Lição 4 Medidas Descritivas Medidas de Tendência Central

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lição 4 Medidas Descritivas Medidas de Tendência Central"

Transcrição

1 81 Lição 4 Medidas Descritivas Medidas de Tendência Central Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa: identifi car o objetivo das medidas de tendência central; identifi car o conceito de média aritmética simples; identifi car o conceito de moda; identifi car o conceito de mediana; executar operações de cálculo de média aritmética simples; executar operações de cálculo de moda; executar operações de cálculo de mediana. Veja os temas que você irá estudar nesta lição: Tema 1 Finalidade das medidas descritivas e de tendência central. Tema 2 Média aritmética simples. Tema 3 Moda. Tema 4 Mediana. Tema 5 Comparação entre média aritmética, moda e mediana.

2 83 CONVERSA INICIAL Até agora você estudou, dentre outros temas, o conceito e a finalidade da Estatística, os modelos estatísticos e as principais técnicas de captação, tabulação, apresentação gráfica e entendimento de dados. Dessa forma, você já realizou um grande avanço no universo da Estatística Básica! Nesta lição, você vai estudar, de forma bastante prática, temas que fazem parte do seu cotidiano pessoal e profi ssional: as medidas descritivas medidas de tendência central. TEMA 1 FINALIDADE DAS MEDIDAS DESCRITIVAS DE TENDÊNCIA CENTRAL Com que objetivo as medidas descritivas são utilizadas? Você conheceu ou já ouviu falar naquelas velhas balanças onde se colocava a mercadoria de um lado e os pesos do outro, até que o ponteiro marcasse zero? As medidas descritivas são classificadas em dois tipos: medidas de tendência central e medidas de dispersão. Nesta lição, você conhecerá alguns tipos de medidas de tendência central utilizadas no nosso dia-a-dia.

3 84 Estatística Básica Qual é a finalidade das medidas de tendência central? As medidas de tendência central indicam os valores centrais ou típicos de um conjunto. Neste curso você irá estudar a média aritmética simples, a moda e a mediana. Existem outras, mas vamos fi car por aqui. TEMA 2 MÉDIA ARITMÉTICA SIMPLES Você se lembra, ou já ouvir dizer, do tempo de escola em que somente era aprovado o aluno que conseguisse alcançar a média? Pois é, esta é a medida de tendência central mais conhecida e chamase média aritmética simples. Acompanhe uma situação em que a média pode ser utilizada.

4 85 Um determinado gerente de Centro de Distribuição Domiciliar CDD, achava que o volume da carga recebida estava superior ao previsto. Entretanto, não pôde apresentar a situação para seu superior imediato, pois não tinha certeza e não possuía informações consistentes. Assim, resolveu fazer um levantamento. Elaborou um formulário simples para anotar a data e o quantitativo de objetos recebidos ao dia e chegou aos seguintes números: (lembra-se dos dados brutos?) Período Quantidade de objetos recebidos 1º dia º dia º dia º dia º dia Ainda tomando como exemplo a situação anteriormente descrita, observe como efetuar o cálculo da média aritmética simples: Para obter a média aritmética simples, você deverá somar os valores e dividi-lo pelo número de parcelas: Para obter a média aritmética simples, você deverá realizar as seguintes operações: 1º - somar as quantidades de objetos; 2º - dividir o resultado obtido da soma das quantidades pelo número de parcelas = = 16,8 5 5 Com base no exemplo, chegamos ao conceito de média aritmética simples: trata-se da medida representada pela soma dos valores, dividida pela quantidade de parcelas.

5 86 Estatística Básica Você provavelmente está pensando na utilidade do uso da média aritmética simples no cotidiano de uma Unidade Operacional nos Correios. Escreva algumas medidas que podem ser tomadas pelo gestor do CDD a partir da obtenção da média diária de objetos recebidos na Unidade. Para reforçar ou complementar suas refl exões, podemos dizer que, de posse dessa informação, o gestor do CDD poderá analisar o quantitativo da carga e tomar uma decisão mais acertada. Sabendo-se da média diária (quantidade aproximada) de objetos recebidos, pode-se, por exemplo: obter o volume da carga mensal; fazer o cálculo do efetivo necessário naquela Unidade; saber se houve aumento ou redução do número de objetos postais recebidos; inferir sobre o crescimento ou retração do mercado. Perceba quantas decisões importantes podem ser tomadas a partir de uma informação! Conheça a seguir outra medida de tendência central: a moda.

6 87 TEMA 3 MODA O que é moda, em estatística? A Moda é a medida de tendência central que consiste no valor observado com mais frequência em um conjunto de dados, ou seja, é o dado do conjunto observado que se repete mais vezes. Por exemplo: Se um determinado time fez, em dez partidas, a seguinte quantidade de gols: 3, 2, 0, 3, 0, 4, 3, 2, 1, 3, 1; a moda desse conjunto é de 3 gols. O símbolo da moda é Mo. Então, quando dizem que você está na moda, querem dizer que você está igual a quase todo mundo, pois é muito comum ver as pessoas com roupas nas mesmas cores, modelos e estilos. Como identificar, num grupo de valores, o tipo de moda? Quantidade de repetições Tipo de tendência 2 bimodal Mais de 2 multimodal Quando nenhum dos valores se repete, não existe moda. Então você não poderá aplicar esta medida.

7 88 Estatística Básica Vamos supor que na pesquisa de satisfação do cliente, aplicada pelos Correios a cada 18 meses, pergunte-se aos clientes quais eram os fatores que ele mais valorizava na distribuição externa. Observe o resultado na tabela a seguir: Pesquisa de Satisfação de Clientes da ECT - Ano X Período de realização da pesquisa Tratamento do carteiro ao morador Entrega no prazo Entrega no endereço certo Inviolabilidade da correspondência Sigilo 1º dia º dia º dia º dia º dia Total Fonte: ECT Considerando os conceitos estudados até o momento, qual é o valor correspondente à moda nos resultados dessa pesquisa de satisfação? Qual é o tipo de tendência? Complete sua resposta: Valor da moda: Tipo de tendência: Pela análise do resultado da pesquisa você pode concluir que a moda é 66, uma vez que uma maior quantidade de clientes respondeu que os aspectos que mais valorizam são a entrega no prazo e a entrega no endereço certo, ou seja, são os dois itens que se repetiram mais vezes. Neste caso, a tendência é bimodal.

8 89 A outra medida de tendência central que você estudará agora é a mediana, conhecida pelo símbolo Md. TEMA 4 MEDIANA O que é mediana? A mediana corresponde ao valor que se situa no meio da fila ordenada de valores, desde o mais baixo ao mais alto. Esta medida divide os dados em duas partes iguais: 50% para um lado e 50% para outro. Trata-se da famosa medida em cima do muro. Para se encontrar a mediana, os dados devem estar ordenados como no rol: em ordem crescente ou decrescente. Vamos utilizar o mesmo exemplo estudado na Lição 3 (dados brutos e rol): quantidade de cartas simples postadas na agência x. Assim, observe como obter o cálculo da mediana:

9 90 Estatística Básica Exemplo nº 1 Postagem de cartas simples na agência x Dia da semana Quantidade 1º º º º º º º º º A fórmula para calcular a mediana é representada por (n + 1)/2, onde n é a quantidade de elementos relacionados. No nosso exemplo, os elementos correspondem aos 9 resultados pesquisados, cuja quantidade é ímpar. Observe: (9 + 1) = 10 = 5 2 Neste caso, a mediana é o 5º elemento relacionado, representado pela quantidade de cartas simples postadas. Exemplo nº 2 Quando a quantidade de elementos relacionados é par, o resultado da fórmula (n+1)/2 não terá resultado exato. Observe:

10 91 Postagem de cartas simples na agência x Dia da semana Quantidade 1º º º º º º º º º º Como você pode constatar, há 10 resultados pesquisados. Aplicando a fórmula obtemos o seguinte: (10 + 1) = 11 = 5,5 2 Entretanto, não há posição 5,5... Como fazer? Nesse caso, você deverá somar a 5ª e a 6ª posição e dividir por 2: ( ) = = A mediana, nesse exemplo, é o elemento representado pela quantidade de cartas simples postadas.

11 92 Estatística Básica TEMA 5 COMPARAÇÃO ENTRE MÉDIA ARITMÉTICA, MODA E MEDIANA É importante que você compreenda que não há uma medida de tendência central melhor ou pior do que a outra. Há sim, a mais adequada para o objetivo de cada estudo. Veja agora importantes dicas para melhor utilização das medidas de tendência central. Cabe ao responsável pelo desenvolvimento do trabalho, decidir pela medida mais adequada para cada situação. A média aritmética é muito utilizada em estatísticas, pois possui propriedades matemáticas que permitem seu uso em inúmeras técnicas de análise de dados, além de ser facilmente compreendida pela maioria dos leitores. Por outro lado, não é uma boa representante do conjunto. Quando os dados são muito dispersos, a mediana pode ser mais útil. Assim, a mediana é utilizada, especialmente, para distribuições assimétricas, mas pode ser utilizada para dados com distribuição simétrica também. Uma vez que muitas pessoas não entendem bem suas propriedades, talvez não seja tão utilizada. Já a moda é pouco utilizada, pois serve apenas para demonstrar qual valor é o mais frequente. E isso só tem utilidade no contexto da análise descritiva, que se refere ao exame dos dados e tem a fi nalidade de descrevê-los e resumi-los, para a obtenção de conclusões a respeito das características que se tem interesse.

12 93 Nesta lição você aprendeu que: As medidas descritivas têm o objetivo de equilibrar os dados, ou seja, organizá-los, resumí-los e simplifi cá-los. As medidas descritivas são classifi cadas em dois tipos: medidas de tendência central e medidas de dispersão. As medidas de tendência central são denominadas média aritmética simples, moda e mediana e indicam os valores centrais ou típicos de um conjunto. Não há uma medida melhor do que a outra, mas a mais adequada para cada tipo de estudo e para cada caso. Numa situação em que os dados variam pouco, a média aritmética pode representar melhor o conjunto. Para saber quais são os dados mais frequentes de um conjunto, a moda é muito útil. No entanto, a mediana é uma ótima medida para dados assimétricos, podendo também ser utilizada para dados simétricos.

13 95 EXERCÍCIO Instruções: 1. Este exercício tem o objetivo de consolidar a sua aprendizagem. 2. Após a conclusão, verifi que as Respostas e Comentários das Atividades de Autoavaliação da Aprendizagem, disponíveis no fi nal deste livro didático. 3. Se necessário, retorne aos conteúdos para reforçar a sua aprendizagem. 4. Este exercício não valerá nota. Questão nº 1 Assinale a alternativa CORRETA em relação ao objetivo das medidas de tendência central: A. ( ) As medidas de tendência central têm o objetivo de indicar o quanto os dados estão espalhados em relação à média. B. ( ) As medidas de tendência central têm o objetivo de indicar os dados que mais se repetem num determinado conjunto. C. ( ) As medidas de tendência central têm o objetivo de medir a variação que os dados sofrem, quando organizados em forma de rol. D. ( ) As medidas de tendência central têm o objetivo de equilibrar os dados: organizálos, resumí-los e simplifi cá-los para auxiliar a compreensão do conjunto.

14 96 Estatística Básica Questão nº 2 Associe os conceitos às medidas de tendência central correspondentes: 1. Moda 2. Média aritmética simples 3. Mediana ( ) É o valor que se situa no meio da fi la ordenada de valores, desde o mais baixo ao mais alto. ( ) É o dado do conjunto estudado que se repete mais vezes. ( ) É a medida representada pela soma dos valores, dividida pelo número de parcelas. Selecione a alternativa que apresenta a CORRETA associação, de cima para baixo: A. ( ) 1, 2, 3 B. ( ) 3, 1, 2 C. ( ) 2, 1, 3 D. ( ) 3, 2, 1 Questão nº 3 Para produção de materiais didáticos, a área de educação corporativa de determinada Diretoria Regional consome várias resmas de papel. Quando assumiu a seção administrativa, o gestor X solicitou ao responsável pelo material de consumo o levantamento para avaliar os seguintes aspectos: a) quantidade de resmas consumidas por mês; b) quantidade de resmas consumidas por ano; c) consumo médio mensal; d) valores que mais se repetiam durante o ano. O objetivo do levantamento foi verifi car se era possível reduzir o consumo, avaliar a ocorrência de desperdício e reavaliar algumas rotinas. Confi ra o levantamento realizado pelo responsável pelo material de consumo da seção administrativa:

15 97 Mês Quantidade de resmas consumidas Janeiro 8 Fevereiro 9 Março 12 Abril 15 Maio 15 Junho 13 Julho 10 Agosto 15 Setembro 14 Outubro 13 Novembro 10 Dezembro 9 Tendo como referência a situação anteriormente descrita, calcule a média aritmética simples, a moda e a mediana, preenchendo os valores nos espaços indicados: a) A média aritmética simples é: b) A moda é: c) A mediana é:

16 98 Estatística Básica Parabéns! Você concluiu o estudo da lição 4! Faça, agora, uma autoavaliação da sua aprendizagem. Relembre os objetivos de aprendizagem apresentados no início desta lição: identifi car o objetivo das medidas de tendência central; identifi car o conceito de média aritmética simples; identifi car o conceito de moda; identifi car o conceito de mediana; executar operações de cálculo de média aritmética simples; executar operações de cálculo de moda; executar operações de cálculo de mediana. Verifi que agora: Se você então atingiu os objetivos de aprendizagem desta lição, prossiga ao estudo da Lição 5, onde você estudará sobre Medidas Descritivas Medidas de Dispersão não atingiu os objetivos de aprendizagem desta lição, retorne aos conteúdos necessários para reforçar a sua aprendizagem.

Lição 2 Modelos Estatísticos

Lição 2 Modelos Estatísticos 37 Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa: identifi car o conceito de modelos estatísticos; identifi car a fi nalidade dos modelos estatísticos; identifi car exemplos de modelos estatísticos

Leia mais

Lição 3 Os Manuais e o ECT Normas

Lição 3 Os Manuais e o ECT Normas 57 Lição 3 Os Manuais e o ECT Normas Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa: Identi car a estrutura do ECT Normas. Identi car os benefícios da pesquisa eletrônica no ECT Normas. Veja

Leia mais

Lição 2 O Hábito da Leitura

Lição 2 O Hábito da Leitura Redação Técnica 43 Ao fi nal desta lição, esperamos que você possa: reconhecer o conceito de leitura; identifi car os principais objetivos da leitura; selecionar alguns recursos utilizados para efetuar

Leia mais

Estatística Básica. Parte I GUIA DO PARTICIPANTE

Estatística Básica. Parte I GUIA DO PARTICIPANTE 11 Parte I GUIA DO PARTICIPANTE 13 1. Qual é a finalidade do? Este guia tem por fi nalidade fornecer a você informações claras e organizadas sobre a dinâmica e o funcionamento do curso Estatística Básica.

Leia mais

Medidas de Tendência Central. Introdução Média Aritmética Moda Mediana Análise de Assimetria Separatrizes

Medidas de Tendência Central. Introdução Média Aritmética Moda Mediana Análise de Assimetria Separatrizes Medidas de Tendência Central Introdução Média Aritmética Moda Mediana Análise de Assimetria Separatrizes Introdução A maioria dos dados apresenta uma tendência de se concentrar em torno de um ponto central

Leia mais

Estudo e Aprendizado a Distância. Parte I GUIA DO PARTICIPANTE

Estudo e Aprendizado a Distância. Parte I GUIA DO PARTICIPANTE Estudo e Aprendizado a Distância 11 Parte I GUIA DO PARTICIPANTE Estudo e Aprendizado a Distância 13 1. Qual é a finalidade do? Este guia tem por fi nalidade fornecer a você informações claras e organizadas

Leia mais

ESTATÍSTICA Medidas de Síntese

ESTATÍSTICA Medidas de Síntese 2.3 - Medidas de Síntese Além das tabelas e gráficos um conjunto de dados referente a uma variável QUANTITATIVA pode ser resumido (apresentado) através de Medidas de Síntese, também chamadas de Medidas

Leia mais

Redação Técnica. Parte I GUIA DO PARTICIPANTE

Redação Técnica. Parte I GUIA DO PARTICIPANTE Redação Técnica 11 Parte I GUIA DO PARTICIPANTE Redação Técnica 13 1. Qual é a finalidade do? Este guia tem por fi nalidade fornecer a você informações claras e organizadas sobre a dinâmica e o funcionamento

Leia mais

Vimos que é possível sintetizar os dados sob a forma de distribuições de frequência e gráficos. Pode ser de interesse apresentar esses dados através d

Vimos que é possível sintetizar os dados sob a forma de distribuições de frequência e gráficos. Pode ser de interesse apresentar esses dados através d UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MEDIDAS DE POSIÇÃO E DISPERSÃO Departamento de Estatística Luiz Medeiros Vimos que é possível sintetizar os dados sob a forma de distribuições de frequência e gráficos.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MEDIDAS DESCRITIVAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MEDIDAS DESCRITIVAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MEDIDAS DESCRITIVAS Departamento de Estatística Tarciana Liberal Vimos que é possível sintetizar os dados sob a forma de distribuições de freqüências e gráficos. Pode ser

Leia mais

Dados de identificação do Acadêmico: Nome: Login: CA: Cidade: UF Assinatura: CARTÃO RESPOSTA

Dados de identificação do Acadêmico: Nome: Login: CA: Cidade: UF Assinatura: CARTÃO RESPOSTA ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 4º PERÍODO 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A2 DATA 08/10/2009 ESTATÍSTICA 2009/2 Dados de identificação do Acadêmico: Nome: Login: CA: Cidade: UF Assinatura: CARTÃO

Leia mais

Lição 5 Medidas Descritivas Medidas de Dispersão

Lição 5 Medidas Descritivas Medidas de Dispersão 99 Lição 5 Medidas Descritivas Medidas de Dispersão Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa: identifi car o objetivo das medidas de dispersão; identifi car o conceito de variância;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MEDIDAS DESCRITIVAS Departamento de Estatística Luiz Medeiros http://www.de.ufpb.br/~luiz/ MEDIDAS DESCRITIVAS Vimos que é possível sintetizar os dados sob a forma de distribuições

Leia mais

Estatística descritiva: medidas de tendência central.

Estatística descritiva: medidas de tendência central. Universidade Estadual de Alagoas UNEAL Campus II Santana do Ipanema Disciplina: Estatística Aplicada à Educação Professor: Wellyngton Chaves Monteiro da Silva Estatística descritiva: medidas de tendência

Leia mais

Medidas de tendência Central. Leandro Marinho

Medidas de tendência Central. Leandro Marinho Medidas de tendência Central Leandro Marinho Introdução Na estatística, ao analisarmos dados, temos algumas medidas que podem caracterizar um grupo inteiro, são medidas representativas. Nessa aula, estudaremos

Leia mais

Distribuição de frequências:

Distribuição de frequências: Distribuição de frequências: Uma distribuição de frequências é uma tabela que reúne o conjunto de dados conforme as frequências ou as repetições de seus valores. Esta tabela pode representar os dados em

Leia mais

Métodos Quantitativos

Métodos Quantitativos Métodos Quantitativos Unidade 2 Estatística descritiva 1 SUMÁRIO SEÇÃO SLIDES 2.1 Amostragem... 03 11 2.2 Tabelas e gráficos... 12 19 2.3 Medidas de posição... 20 24 2.4 Medidas de dispersão... 25 30 Observação:

Leia mais

Práticas Administrativas. Parte I GUIA DO PARTICIPANTE

Práticas Administrativas. Parte I GUIA DO PARTICIPANTE 11 Parte I GUIA DO PARTICIPANTE 13 GUIA DO PARTICIPANTE 1. Qual é a nalidade do? Este guia tem por nalidade fornecer a você informações claras e organizadas sobre a dinâmica e o funcionamento do curso

Leia mais

Lição 3 A Organização Básica do Texto

Lição 3 A Organização Básica do Texto Redação Técnica 53 Ao fi nal desta lição, esperamos que você possa: identifi car os meios de obtenção dos insumos para o planejamento da comunicação escrita; reconhecer os principais elementos estruturais

Leia mais

Para caracterizar um conjunto de dados é importante não só a média, mas também a dispersão dos valores em torno da média

Para caracterizar um conjunto de dados é importante não só a média, mas também a dispersão dos valores em torno da média 1 É muito diferente ter uma situação em que o salário médio mensal é R$600 e todos ganham R$600, ou ter o mesmo salário médio mas em que metade das pessoas ganha R$300 e a outra metade ganha R$900. Para

Leia mais

DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS. Estatística Básica. 1ª Edição. Brasília/DF

DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS. Estatística Básica. 1ª Edição. Brasília/DF DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS Estatística Básica 1ª Edição Brasília/DF 2011 Copyright ECT/UniCorreios 2011 Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida por qualquer meio sem prévia autorização

Leia mais

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA ONALDO CHAVES ESTATÍSTICA BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: 1 Estatística Aplicada Autores: Larson e Farber Editora: Pearson 4ª edição 2009 2 Estatística para Ciências Humanas Autor: Levin, Fox e Ford Editora: Pearson

Leia mais

As outras medidas de posição são as separatrizes, que englobam: a própria mediana, os decis, os quartis e os percentis.

As outras medidas de posição são as separatrizes, que englobam: a própria mediana, os decis, os quartis e os percentis. RESUMO Medidas de Posição são as estatísticas que representam uma série de dados orientando-nos quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal do gráfico da curva de frequência As medidas

Leia mais

PROFESSOR: HENRIQUE GOMES DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO: Medidas de tendência central AULA 1

PROFESSOR: HENRIQUE GOMES DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO: Medidas de tendência central AULA 1 PROFESSOR: HENRIQUE GOMES DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO: Medidas de tendência central AULA 1 Vamos destacar três medidas desse tipo: A média aritmética; A mediana; A moda. 2 Das três medidas de tendência

Leia mais

BIOESTATÍSTICA. Unidade III - Medidas de Tendência Central e de Dispersão

BIOESTATÍSTICA. Unidade III - Medidas de Tendência Central e de Dispersão BIOESTATÍSTICA Unidade III - Medidas de Tendência Central e de Dispersão 0 INTRODUÇÃO Vamos abordar um assunto importante no que diz respeito a transmissão das informações relativas à amostra ou população

Leia mais

Medidas - Resumo Exemplo:

Medidas - Resumo Exemplo: Estatística Disciplina de Estatística 01/ Curso de Administração em Gestão Pública Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa e-mail: lessavaleria@gmail.com 1 Medidas - Resumo Eemplo: Em um ponto de ônibus, uma

Leia mais

ESTATÍSTICA PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA

ESTATÍSTICA PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA E.E. Dona Antônia Valadares MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO - 3º ANO ESTATÍSTICA PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA http://donaantoniavaladares.comunidades.net ESTATÍSTICA Origem no latim Status (estado) + isticum

Leia mais

Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site:

Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site: ESTATÍSTICA Ao realizar uma pesquisa é aconselhável realizar um estudo estatístico dos dados apresentados. Através desse estudo podemos tirar as conclusões necessárias sobre o universo pesquisado. A estatística

Leia mais

Medidas de Centralização

Medidas de Centralização Medidas de Centralização Disciplina de Estatística 2012/2 Curso de Administração em Gestão Pública Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa e-mail: lessavaleria@gmail.com 1 Medidas - Resumo Eemplo: Em um ponto

Leia mais

Conceito de Estatística

Conceito de Estatística Conceito de Estatística Estatística Técnicas destinadas ao estudo quantitativo de fenômenos coletivos, observáveis. Unidade Estatística um fenômeno individual é uma unidade no conjunto que irá constituir

Leia mais

Medidas de Tendência Central

Medidas de Tendência Central ESTATÍSTICA DESCRITIVA Medidas de Tendência Central 3 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL 3.1 Média Aritmética Uma das mais importantes medidas estatísticas utilizadas é a média. Ela é, por exemplo, utilizada

Leia mais

- 1 - EDITAL ANTERIOR PRF 2013 Matemática Noções de estatística. MÉDIA ARITMÉTICA (x )

- 1 - EDITAL ANTERIOR PRF 2013 Matemática Noções de estatística. MÉDIA ARITMÉTICA (x ) EDITAL ANTERIOR PRF 013 Matemática Noções de estatística. MÉDIA ARITMÉTICA (x ) Sejam x1, x,..., xn, portanto n valores da variável X. A média aritmética simples, ou simplesmente média de X, representada

Leia mais

AULA 2 UNIDADE 1 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS 1.1 INTRODUÇÃO

AULA 2 UNIDADE 1 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS 1.1 INTRODUÇÃO AULA UNIDADE 1 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS 1.1 INTRODUÇÃO As tabelas estatísticas, geralmente, condensam informações de fenômenos que necessitam da coleta de grande quantidade de dados numéricos. No caso

Leia mais

Material Teórico - Módulo de ESTATÍSTICA BÁSICA I. Primeiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Módulo de ESTATÍSTICA BÁSICA I. Primeiro Ano do Ensino Médio Material Teórico - Módulo de ESTATÍSTICA BÁSICA I Medidas de Posição Primeiro Ano do Ensino Médio Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 1 Introdução Após coletar os

Leia mais

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Cálculos estatísticos para análise e tomada de decisão Responsável pelo Conteúdo: Prof. Carlos Henrique e Prof. Douglas Mandaji Revisão Textual: Profa. Ms. Alessandra

Leia mais

Estatística Aplicada

Estatística Aplicada Estatística Aplicada Medidas Descritivas Professor Lucas Schmidt www.acasadoconcurseiro.com.br Estatística Aplicada ESTATÍSTICA DESCRITIVA Classificação de variáveis QuaLitativas (categóricas) Descrevem

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Profa. Isabel Espinosa

Unidade I ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Profa. Isabel Espinosa Unidade I ESTATÍSTICA DESCRITIVA Profa. Isabel Espinosa Estatística Veremos nesta unidade: Variáveis Tabela de frequência Gráficos Medidas de tendência central - media,mediana e moda Medidas de dispersão

Leia mais

Estatística Aplicada à Educação

Estatística Aplicada à Educação Estatística Aplicada à Educação Medidas de Resumo p. 79 Mensuração - é o processo do qual resulta uma medida. Medida é o valor (número) resultante da mensuração. Medir algo é atribuir um número. Há 4 níveis

Leia mais

Medidas Estatísticas de Posição

Medidas Estatísticas de Posição Medidas Estatísticas de Posição 1 - Medidas de Tendência Central Denição medida de tendência central é um único valor que representa ou tipica um conjunto de valores. Nunca pode ser menor que o menor valor

Leia mais

MAIS SOBRE MEDIDAS RESUMO. * é muito influenciada por valor atípico

MAIS SOBRE MEDIDAS RESUMO. * é muito influenciada por valor atípico MAIS SOBRE MEDIDAS RESUMO Medidas de Tendência Central (1) média (aritmética) * só para variáveis quantitativas exceção: variável qualitativa nominal dicotômica, com categorias codificadas em 0 e 1; neste

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatística Descritiva Tabela s Gráficos Números x, s 2, s, m o, Q 1, Q 2, Q 3,...etc. 1 Estatística Descritiva 3. Números 3.1. Medidas de posição (ou tendência ) 3.2. Medidas de dispersão 2 3.1. Medidas

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Probabilidade e Estatística Prof. Dr.Narciso Gonçalves da Silva http://paginapessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Estatística Descritiva Distribuição de frequência Para obter informações de interesse sobre a característica

Leia mais

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL Professor Jair Wyzykowski Universidade Estadual de Santa Catarina Média aritmética INTRODUÇÃO A concentração de dados em torno de um valor pode ser usada para representar todos

Leia mais

Medidas-Resumo. Tipos de Variáveis

Medidas-Resumo. Tipos de Variáveis Tipos de Variáveis Medidas-Resumo Exemplo 2.1 Um pesquisador está interessado em fazer um levantamento sobre alguns aspectos socioeconômicos dos empregados da seção de orçamentos da Companhia MB. Usando

Leia mais

Uma livraria vende a seguinte a quantidade de livros de literatura durante uma certa semana:

Uma livraria vende a seguinte a quantidade de livros de literatura durante uma certa semana: Medidas de Tendência Central. Depois de se fazer a coleta e a representação dos dados de uma pesquisa, é comum analisarmos as tendências que essa pesquisa revela. Assim, se a pesquisa envolve muitos dados,

Leia mais

Medidas de Tendência Central

Medidas de Tendência Central Capítulo 3 Medidas de Tendência Central Desenvolvimento: 3.1 Introdução 3.2 Média Aritmética 3.3 Mediana 3.4 Moda 3.5 Média Geométrica 3.6 Média harmônica 3.7 Relação entre as médias 3.8 Separatrizes 3.1

Leia mais

Mapas e Estatística. Professores Ligia Vizeu Barrozo Reinaldo Paul Pérez Machado

Mapas e Estatística. Professores Ligia Vizeu Barrozo Reinaldo Paul Pérez Machado Mapas e Estatística Professores Ligia Vizeu Barrozo Reinaldo Paul Pérez Machado Abordagens Características básicas Ciência Provisório Explicativo Lógico Empírico Filosofia Provisório Explicativo Lógico

Leia mais

Medidas Resumo. Medidas de Posição/ Medidas de Dispersão. A intenção desse trabalho é introduzir os conceitos de Medidas de posição e de dispersão.

Medidas Resumo. Medidas de Posição/ Medidas de Dispersão. A intenção desse trabalho é introduzir os conceitos de Medidas de posição e de dispersão. Medidas Resumo Medidas de Posição/ Medidas de Dispersão A intenção desse trabalho é introduzir os conceitos de Medidas de posição e de dispersão. Prof. MSc. Herivelto Marcondes Março/2009 1 Medidas Resumo

Leia mais

n = 25) e o elemento (pois = 19) e terá o valor 8. Verifique que antes e depois do 19 o elemento, teremos 18 elementos.

n = 25) e o elemento (pois = 19) e terá o valor 8. Verifique que antes e depois do 19 o elemento, teremos 18 elementos. V) Mediana: A Mediana de um conjunto de números, ordenados crescente ou decrescentemente em ordem de grandeza (isto é, em um rol), será o elemento que ocupe a posição central da distribuição de freqüência

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE ESTATÍSTICA

NOÇÕES BÁSICAS DE ESTATÍSTICA NOÇÕES BÁSICAS DE ESTATÍSTICA Tipos de Estatísticas Estatística descritiva É a parte mais conhecida. Quem vê o noticiário, na televisão ou nos jornais, sabe o quão freqüente é o uso de médias, índices

Leia mais

Estatística Aplicada. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz

Estatística Aplicada. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz Estatística Aplicada UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz Estatística Descritiva A estatística descritiva preocupa-se com a forma pela qual podemos apresentar um conjunto de dados

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS

VICE-PRESIDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS VICE-PRESIDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS VICE-PRESIDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS Práticas Administrativas 1ª Edição Brasília/DF 2011 Copyright ECT/UniCorreios 2011 Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida

Leia mais

Adilson Cunha Rusteiko

Adilson Cunha Rusteiko Janeiro, 2015 Estatística , A Estatística Estatística: É a parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação

Leia mais

25/08/2016. Estatística. Estatística. Medidas Estatísticas Medidas de Posição. Mariele Bernardes. Mariele Bernardes

25/08/2016. Estatística. Estatística. Medidas Estatísticas Medidas de Posição. Mariele Bernardes. Mariele Bernardes s 12/08/2016 As medidas estatísticas resumem as informações obtidas dando uma visão global dos dados. s ou estimadores dados da amostra Parâmetros dados populacionais. de posição de dispersão de posição

Leia mais

Módulo III Medidas de Tendência Central ESTATÍSTICA

Módulo III Medidas de Tendência Central ESTATÍSTICA Módulo III Medidas de Tendência Central ESTATÍSTICA Objetivos do Módulo III Determinar a média, mediana e moda de uma população e de uma amostra Determinar a média ponderada de um conjunto de dados e a

Leia mais

Mas, para começar a aplicar métodos estatísticos, é preciso conhecer alguns conceitos básicos.

Mas, para começar a aplicar métodos estatísticos, é preciso conhecer alguns conceitos básicos. Na Criptologia, assim como em outras ciências, são realizados estudos experimentais ou obser vacionais que resultam numa coleção de dados numéricos. O propósito da investigação é responder uma questão

Leia mais

Fernando de Pol Mayer

Fernando de Pol Mayer Fernando de Pol Mayer Laboratório de Estatística e Geoinformação (LEG) Departamento de Estatística (DEST) Universidade Federal do Paraná (UFPR) Este conteúdo está disponível por meio da Licença Creative

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatística Descritiva Tabela s Gráficos Números x, s 2, s, m o, Q 1, Q 2, Q 3,...etc. 1 Estatística Descritiva 3. Números 3.1. Medidas de posição (ou tendência ) 3.2. Medidas de dispersão 2 3.1. Medidas

Leia mais

Medidas de Tendência Central. Prof.: Joni Fusinato

Medidas de Tendência Central. Prof.: Joni Fusinato Medidas de Tendência Central Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com 1 Medidas de Tendência Central A Estatística trabalha com diversas informações que são apresentadas por meio

Leia mais

Comprovação Estatística de Medidas Elétricas

Comprovação Estatística de Medidas Elétricas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Métodos e Técnicas de Laboratório em Eletrônica Comprovação Estatística de Medidas Elétricas Florianópolis,

Leia mais

Estatística e Probabilidade

Estatística e Probabilidade Aula 3 Cap 02 Estatística Descritiva Nesta aula... estudaremos medidas de tendência central, medidas de variação e medidas de posição. Medidas de tendência central Uma medida de tendência central é um

Leia mais

PROBABILIDADE E ESTATISTICA. Unidade III Medidas de Posição

PROBABILIDADE E ESTATISTICA. Unidade III Medidas de Posição PROBABILIDADE E ESTATISTICA Unidade III Medidas de Posição 0 1 MEDIDAS DE POSIÇÃO As medidas de posições mais importantes são as medidas de tendência central e as medidas separatrizes. As medidas de tendência

Leia mais

Estatística. O que é Estatística? Estatística pode ser: Estatística Descritiva. Ivonete Melo de Carvalho. Conteúdo

Estatística. O que é Estatística? Estatística pode ser: Estatística Descritiva. Ivonete Melo de Carvalho. Conteúdo Estatística Estatística Descritiva Ivonete Melo de Carvalho Conteúdo Definições; Tabelas e Gráficos; Medidas de tendência central; Medidas de dispersão. Objetivos Diferenciar população e amostra. Elaborar

Leia mais

Depois passamos para a Tabela de Frequências, separar os valores da variável e depois numa outra coluna, colocar sua frequência absoluta, assim:

Depois passamos para a Tabela de Frequências, separar os valores da variável e depois numa outra coluna, colocar sua frequência absoluta, assim: Aula 2 5Tabelas de frequência Para atingir os objetivos de uma pesquisa, é preciso que os dados estejam organizados de forma a facilitar o entendimento do leitor A primeira etapa após o levantamento dos

Leia mais

Estatística I Aula 3. Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc.

Estatística I Aula 3. Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc. Estatística I Aula 3 Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc. Estatística: Prof. André Carvalhal Dados quantitativos: medidas numéricas Propriedades Numéricas Tendência Central Dispersão Formato Média Mediana

Leia mais

Introdução à Bioestatística Turma Nutrição Aula 3 Análise Descritiva: Medidas de Tendência Central Medidas de Variabilidade

Introdução à Bioestatística Turma Nutrição Aula 3 Análise Descritiva: Medidas de Tendência Central Medidas de Variabilidade Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Estatística Introdução à Bioestatística Turma Nutrição Aula 3 Análise Descritiva: Medidas de Tendência Central Medidas

Leia mais

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA Profa. Dra. Yara de Souza Tadano yaratadano@utfpr.edu.br Aula 3 09/2014 Estatística Descritiva Medidas de Centro Probabilidade e Estatística 3/19 Medidas de Centro Uma medida

Leia mais

Unidade III ESTATÍSTICA. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade III ESTATÍSTICA. Prof. Fernando Rodrigues Unidade III ESTATÍSTICA Prof. Fernando Rodrigues Medidas de dispersão Estudamos na unidade anterior as medidas de tendência central, que fornecem importantes informações sobre uma sequência numérica. Entretanto,

Leia mais

Métodos Estatísticos Básicos

Métodos Estatísticos Básicos Aula 3 - Medidas de tendência central Departamento de Economia Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Abril de 014 Média aritmética Denição As medidas de tendência central são estatísticas que caracterizam

Leia mais

Profa. Janaina Fracaro Engenharia Mecânica 2015

Profa. Janaina Fracaro Engenharia Mecânica 2015 Profa. Janaina Fracaro Engenharia Mecânica 2015 Medidas de Posição ou tendência central Buscam identificar valores característicos de uma relação de valores medidos. Média Aritmética: EX: Suponha que a

Leia mais

AULA 5 MEDIDAS DESCRITIVAS DOCENTE: CIRA SOUZA PITOMBO

AULA 5 MEDIDAS DESCRITIVAS DOCENTE: CIRA SOUZA PITOMBO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA MEAU- MESTRADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL URBANA ENG C 18 Métodos de Pesquisa Quantitativos e Qualitativos AULA 5 MEDIDAS DESCRITIVAS DOCENTE: CIRA SOUZA PITOMBO

Leia mais

Estatística. O que é: Conceitos: Divisão da estatística: 2. Estatística indutiva

Estatística. O que é: Conceitos: Divisão da estatística: 2. Estatística indutiva Estatística O que é: É a ciência que coleta, organiza e interpreta dados colhidos entre um grupo aleatório de pessoas. Divisão da estatística: Estatística geral Visa elaborar métodos gerais aplicáveis

Leia mais

Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão

Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão Aula # 10 Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão Professor: Dr. Wilfredo Falcón Urquiaga Professor Titular Engenheiro em Telecomunicações e Eletrônica Doutor em Ciências Técnicas Email: falconcuba2007@gmail.com

Leia mais

1) A variância de um conjunto de dados é 16. O desvio padrão será: 1.1 DESVIO MÉDIO ABSOLUTO (Dm) Distribuição de Dados não- Agrupados

1) A variância de um conjunto de dados é 16. O desvio padrão será: 1.1 DESVIO MÉDIO ABSOLUTO (Dm) Distribuição de Dados não- Agrupados RESUMO É de extrema importância para a análise dos dados, verificar o comportamento dos valores tabelados em relação à média. Isto é, estudar a dispersão dos dados em relação à média. No estudo dessa dispersão

Leia mais

Estatística

Estatística Estatística 1 2016.2 Sumário Capítulo 1 Conceitos Básicos... 3 MEDIDAS DE POSIÇÃO... 3 MEDIDAS DE DISPERSÃO... 5 EXERCÍCIOS CAPÍTULO 1... 8 Capítulo 2 Outliers e Padronização... 12 VALOR PADRONIZADO (Z)...

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA

QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA 1) Um pesquisador que ordena uma lista de cidades segundo o ritmo de vida, do mais lento para o mais acelerado, está operando no nível de medida: (A)

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr. Prof. Lorí Viali, Dr. PUCRS FAMAT: Departamento de Estatística

Prof. Lorí Viali, Dr.   Prof. Lorí Viali, Dr. PUCRS FAMAT: Departamento de Estatística Prof. Lorí Viali, Dr. viali@mat.ufrgs.br http://www.ufrgs.br/~viali/ Coleção de números n estatísticas sticas O número n de carros vendidos no país aumentou em 30%. A taxa de desemprego atinge, este mês,

Leia mais

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS GRÁFICOS ESTATÍSTICOS DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA Suponhamos termos feito uma coleta de dados relativos às estaturas de quarenta alunos, que compõem uma amostra dos alunos de um colégio A, resultando a

Leia mais

Inferência Estatística. Medidas de Tendência Central Medidas de Variação Medidas de Posição

Inferência Estatística. Medidas de Tendência Central Medidas de Variação Medidas de Posição Inferência Estatística Medidas de Tendência Central Medidas de Variação Medidas de Posição Notações Estatísticas Característica amostra população Somatório de um conjunto de valores Valores individuais

Leia mais

Parte I Estatística descritiva

Parte I Estatística descritiva Parte I Estatística descritiva. Medidas de tendência central Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros FEIJOO, AMLC. Medidas de tendência central. In: A pesquisa e a

Leia mais

Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade

Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade Prof. Gilberto Rodrigues Liska UNIPAMPA 27 de Março de 2017 Material de Apoio e-mail: gilbertoliska@unipampa.edu.br Sumário 1 Introdução

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Luiz Felix

Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Luiz Felix Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA Prof. Luiz Felix O termo estatística Provém da palavra Estado e foi utilizado originalmente para denominar levantamentos de dados, cuja finalidade era orientar o Estado em

Leia mais

Caderno de Acompanhamento Progressão Aritmética e Função Afim Escola Estadual Judith Vianna. Estudante: Turma:

Caderno de Acompanhamento Progressão Aritmética e Função Afim Escola Estadual Judith Vianna. Estudante: Turma: Estudante: Turma: Sequências A natureza apresenta padrões e regularidades. Dessa forma, muitas teorias matemáticas são desenvolvidas a partir do estudo desses padrões e regularidades. Por exemplo, o estudo

Leia mais

meninos =34

meninos =34 Moda e Mediana Profª Ms. Mara Cynthia 3. Moda (Mo) Denominamos moda o valor que ocorre com maior frequência em uma série de valores. Desse modo, o salário modal dos empregados de uma indústria é o salário

Leia mais

Estudo e Aprendizado a Distância

Estudo e Aprendizado a Distância DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS Estudo e Aprendizado a Distância 1ª Edição Brasília/DF 2011 Copyright ECT/UniCorreios 2011 Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida por qualquer meio sem prévia

Leia mais

Aula 03. Medidas Descritivas de Variáveis Quantitativas. Parte 1 Medidas de Tendência Central

Aula 03. Medidas Descritivas de Variáveis Quantitativas. Parte 1 Medidas de Tendência Central Aula 03 Medidas Descritivas de Variáveis Quantitativas Parte 1 Medidas de Tendência Central Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 2. Medidas de Tendência Central dos Dados Para uma variável quantitativa, uma

Leia mais

Aula 03. Medidas Descritivas de Variáveis Quantitativas. Parte 1 Medidas de Tendência Central

Aula 03. Medidas Descritivas de Variáveis Quantitativas. Parte 1 Medidas de Tendência Central Aula 03 Medidas Descritivas de Variáveis Quantitativas Parte 1 Medidas de Tendência Central Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Medidas de Tendência Central dos Dados Para uma variável quantitativa, uma medida

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO Título do Podcast Área Segmento Duração Progressão Aritmética Matemática Ensino médio 5min03seg Habilidades: H15. Relacionar padrões e regularidades

Leia mais

Introdução à probabilidade e estatística I

Introdução à probabilidade e estatística I Introdução à probabilidade e estatística I Medidas resumo para tabelas de frequências Prof. Alexandre G Patriota Sala: 298A Email: patriota@ime.usp.br Site: www.ime.usp.br/ patriota Medidas resumo para

Leia mais

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA. TÓPICOS EM ESTUDO Coleta e organização de dados; Frequência absoluta e relativa; Medidas de tendências central.

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA. TÓPICOS EM ESTUDO Coleta e organização de dados; Frequência absoluta e relativa; Medidas de tendências central. NOÇÕES DE ESTATÍSTICA TÓPICOS EM ESTUDO Coleta e organização de dados; Frequência absoluta e relativa; Medidas de tendências central. HISTÓRIA Os primeiros registros da Estatística na humanidade nos remetem

Leia mais

MAIS SOBRE MEDIDAS RESUMO. * é muito influenciada por valor atípico

MAIS SOBRE MEDIDAS RESUMO. * é muito influenciada por valor atípico MAIS SOBRE MEDIDAS RESUMO Medidas de Tendência Central (1) média (aritmética) * só para variáveis quantitativas exceção: variável qualitativa nominal dicotômica, com categorias codificadas em 0 e 1; neste

Leia mais

Cap. 6 Medidas descritivas

Cap. 6 Medidas descritivas Estatística Aplicada às Ciências Sociais Sexta Edição Pedro Alberto Barbetta Florianópolis: Editora da UFSC, 2006 Cap. 6 Medidas descritivas Análise descritiva e exploratória de variáveis quantitativas

Leia mais

Probabilidade e Estatística. Medidas de Tendência Central. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues, M. Sc.

Probabilidade e Estatística. Medidas de Tendência Central. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues, M. Sc. Probabilidade e Estatística Medidas de Tendência Central Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues, M. Sc. Introdução No estudo de uma série estatística é conveniente o cálculo de algumas medidas que a caracterizam

Leia mais

Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade

Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade Prof. Gilberto Rodrigues Liska UNIPAMPA 29 de Agosto de 2017 Material de Apoio e-mail: gilbertoliska@unipampa.edu.br Local: Sala dos professores

Leia mais

Métodos Quantitativos II

Métodos Quantitativos II Métodos Quantitativos II MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL O que você deve aprender? o Como encontrar a média, a mediana e a moda de uma população ou de uma amostra; o Como encontrar a média ponderada de um

Leia mais

1 FUNÇÃO - DEFINIÇÃO. Chama-se função do 1. grau toda função definida de por f(x) = ax + b com a, b e a 0.

1 FUNÇÃO - DEFINIÇÃO. Chama-se função do 1. grau toda função definida de por f(x) = ax + b com a, b e a 0. MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO FUNÇÃO - DEFINIÇÃO FUNÇÃO - DEFINIÇÃO Chama-se função do 1. grau toda função definida de por f(x) = ax + b com a, b e a 0. EXEMPLOS: f(x) = 5x 3, onde a = 5 e b = 3 (função afim)

Leia mais

Análise Descritiva de Dados

Análise Descritiva de Dados Análise Descritiva de Dados Resumindo os dados de variáveis quantitativas Síntese Numérica Descrição e Apresentação de Dados Dados 37 39 34 34 30 35 38 32 32 30 46 36 40 31 39 33 33 35 29 27 39 Ferramentas

Leia mais

Professora Ana Hermínia Andrade. Período

Professora Ana Hermínia Andrade. Período Estatística Descritiva Professora Ana Hermínia Andrade Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise Período 2016.2 Por que devo estudar estatística?

Leia mais

Química e Estatística

Química e Estatística Revisão dos Conceitos Básicos de Química e Revisão dos Conceitos Básicos de Definições Básicas de Média Separatrizes (Quartil, Decis e Percentil) Desvio Padrão Variância Função de Distribuição de Probabilidade

Leia mais