Distribuição de frequências:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Distribuição de frequências:"

Transcrição

1 Distribuição de frequências: Uma distribuição de frequências é uma tabela que reúne o conjunto de dados conforme as frequências ou as repetições de seus valores. Esta tabela pode representar os dados em classes ou não, de acordo com a classificação dos dados em discretos ou contínuos. Conceitos Básicos: Dados Brutos: São os dados originais, conforme foram coletados, os quais ainda não estão prontos para análise, pois não estão numericamente organizados ou tabelados. Rol: É uma lista onde as observações são dispostas em uma determinada ordem (crescente ou decrescente). Amplitude Total (H, A t ou R): É a diferença entre o maior e menor valor observado da variável em estudo:

2 Distribuição de frequências: Conceitos Básicos: Classe: É cada um dos grupos ou intervalos de valores em que se subdivide a amplitude total do conjunto de tamanho n. Para a determinação do número de classes, existem diversos métodos, dentre os quais se destaca a regra de Sturges, onde o número de classes (k) é calculado por: k=1+3,3logn. Recomenda-se considerar 4 k 12. Limites de Classe: São os valores extremos de cada classe. Limite inferior (L i ): é o menor valor da classe considerada; Limite superior (L s ): é o maior valor da classe considerada.

3 Distribuição de frequências: Conceitos Básicos: AmplitudedeClasse(h):é a diferença entre o limite superior e o limite inferior da classe, ou seja: h=l s L i, quando a distribuição de frequências já existe; ou h=h/k, para a determinação da amplitude de classes para uma distribuição de frequências a ser construída. Ponto Médio de Classe (Xi): é a média aritmética dos limites de classe, sendo o valor representativo da classe:

4 Distribuição de frequências: Conceitos Básicos: Tipos de frequência: Frequência simples absoluta (f i ): é o número de observações que aparece em uma classe ou valor individual. Frequência simples relativa (f ri ): é o quociente entre a frequência simples absoluta e o número total de observações. de:

5 Distribuição de frequências: Conceitos Básicos: Frequência acumulada crescente (fac i ou F ci ): É a soma de todas as frequências anteriores com a frequência do intervalo considerado. Pode ser absoluta ou relativa. Por Pontos: Exemplos de Distribuições de Frequência: Por Intervalo:

6 Distribuição de frequências: Gráficos Representativos: Histograma: é um gráfico de colunas justapostas, cujas alturas são proporcionais às frequências absolutas e cujas bases correspondem ao intervalo de classe da distribuição ou o centro das mesmas.

7 Distribuição de frequências: Gráficos Representativos: Polígono de frequências: É um gráfico de linha, cujos vértices são proporcionais as frequências absolutas e correspondem aos pontos médios da distribuição.

8 Distribuição de frequências: Gráficos Representativos: Ogiva: é um gráfico de linha, cujos vértices são proporcionais às frequências acumuladas e correspondem aos limites inferiores das classes da distribuição.

9 Medidas Descritivas: Classificação das medidas descritivas: A estatística descritiva visa a descrever os dados disponíveis da forma mais completa possível sem, no entanto, preocupar-se em tirar conclusões sobre um conjunto maior de dados (população).

10 Medidas de Tendência Central: Quando se trabalha com dados numéricos, observa-se uma tendência destes de se agruparem em torno de um valor central. Isso indica que algum valor central é característica dos dados, e que pode ser usado para descrevê-los e representá-los. Média Aritmética: Média aritmética para dados não-tabelados: consiste na soma de todas as observações X i dividida pelo número n de observações do grupo. Propriedades da média aritmética: A soma dos desvios em relação à média é nula;

11 Medidas de Tendência Central: Propriedades da média aritmética: A média de uma constante é igual a constante; A média do produto de uma constante por uma variável é igual ao produto da constante pela média da variável; A soma dos quadrados dos desvios em relação a média é um mínimo.

12 Medidas de Tendência Central: Médiaaritméticaparadadostabelados:se os dados estiverem agrupados em uma tabela de frequências, pode-se obter a média aritmética da distribuição, calculando-se. Mediana (Md): A mediana divide em duas partes o conjunto das observações ordenadas. Colocando-se os valores em ordem crescente ou decrescente, a mediana é o elemento que ocupa o valor central.

13 Medidas de Tendência Central: Mediana para dados não-tabelados: 1) Colocam-se os dados em ordem (rol); 2.1) Se o número de elementos n for ímpar, a mediana será o elemento central que ocupa a posição (n+1)/2 do rol; 2.2) Se n for par, a mediana será a média aritmética entre os dois elementos centrais que ocupam as posições n/2 e n/2+1 do rol. Mediana para dados tabelados: Procedimento no caso de distribuição por ponto: 1) Calcula-se a posição da mediana: (n par) ou (n ímpar). onde: n. total de observações e posição da mediana.

14 Medidas de Tendência Central: 2) Se n é ímpar, a mediana será o valor de X i correspondente à primeira F aci P Md. 3) Se n é par, a mediana será o valor de X i correspondente à primeira F aci >P Md. Caso F aci =P Md,seráamédiaentreovalordeX i correspondente a esta F aci e o próximo valor de X i. Mediana para dados tabelados: Procedimento no caso de distribuição por classe: 1) Calcula-se a posição da mediana: 2) A mediana estará localizada na classe onde, pela primeira vez, F aci P Md.

15 Medidas de Tendência Central: 3) Para encontrar o valor da mediana, aplica-se a seguinte fórmula: onde: Li = limite inferior da classe que contém a mediana; F ac ant = frequência acumulada da classe anterior à classe que contém a mediana; h = amplitude de classe que contém a mediana; f Md = frequência da classe que contém a mediana.

16 Medidas de Tendência Central: Moda (Mo): A moda de um grupo de observações é definida como a medida de frequência máxima ou é (são) o(s) valor(es) que se repete(m) mais vezes. Pode ser utilizada para dados qualitativos. Moda para dados não-tabelados: A moda será o valor mais frequente no conjunto de dados, podendo, este mesmo conjunto, possuir mais de uma moda (bimodal ou plurimodal), ou ainda, não apresentar moda (amodal). Moda para dados tabelados: Quando a distribuição é por ponto, a determinação da moda é imediata pela simples inspeção da tabela, já que a Mo é o valor de frequência máxima. Quando a distribuição de frequências é por intervalo, pode-se calcular a moda bruta que é o ponto médio da classe com maior frequência (método rudimentar).

17 Medidas de Tendência Central: Observações Não há regra fixa para se escolher entre a média, a mediana e a moda. A média aritmética é a medida de tendência central mais utilizada, principalmente quando não há valores muito extremos no conjunto de dados. A mediana deve ser usada, sempre que possível, como medida representativa de distribuições fortemente assimétricas, ou seja, quando os valores extremos do conjunto são muito distantes dos outros, pois seu valor não é afetado por estes valores. A moda é usada quando há interesse em saber o ponto de concentração do conjunto ou o tipo de distribuição que se está analisando, sendo que o seu valor, em se tratando de dados agrupados, é fortemente afetado pela maneira como as classes são constituídas.

18 Separatrizes: São valores de posição, que dividem o rol. As principais medidas separatrizes são: mediana, quartis, decis e centis ou percentis. Quartis (Q i ): Os Quartis dividem um conjunto de dados em quatro partes iguais. onde: Q 1 = primeiro quartil e separa os primeiros 25% dos 75% restantes; Q 2 = segundo quartil ou mediana e separa o conjunto de dados em 2 partes iguais; Q 3 = terceiro quartil e separa os primeiros 75% dos 25% restantes.

19 Separatrizes: Quartis para dados não-tabelados: 1) Colocam-se os dados em ordem (rol); 2) Calcula-se a posição do quartil através da fórmula: 3) O quartil será o valor que ocupa, no rol, a posição calculada anteriormente. Quartis para dados tabelados: Procedimento no caso de distribuição por ponto 1) Calcula-se a posição do quartil: 2) O quartil será o valor de X i correspondente à primeira F aci P Qi.

20 Separatrizes: Quartis para dados tabelados: Procedimento no caso de distribuição por classe 1) Calcula-se a posição do quartil: 2) O quartil será o valor de X i correspondente à primeira F aci P Qi. 3) Para encontrar o valor do quartil aplica-se a seguinte equação: onde: Li = limite inferior da classe que contém o respectivo quartil; F ac ant = frequência acumulada da classe anterior à classe que contém o quartil; h = amplitude de classe que contém o quartil; f Qi = frequência da classe que contém o quartil.

21 Separatrizes: Decis (D i ): São valores que dividem o conjunto das observações em 10 (dez) partes iguais. Para encontrar o valor do decil desejado, procede-se como no caso dos quartis, sendo que para o cálculo da posição do decil, a fórmula será: Para encontrar o valor do decil quando os dados estão agrupados em classe, a equação será:

22 Separatrizes: Percentis (P i ): São valores que dividem o conjunto das observações em 100 (cem) partes iguais. Para encontrar o valor do percentil desejado, procede-se como no caso dos quartis, sendo que para o cálculo da posição do percentil, a fórmula será: Para encontrar o valor do percentil quando os dados estão agrupados em classe, a equação será:

23 Medidas de Dispersão: As medidas de dispersão visam a descrever os dados no sentido de informar o grau de dispersão ou afastamento dos valores observados em torno de um valor central. Elas indicam se um conjunto é homogêneo (pouca ou nenhuma variabilidade) ou heterogêneo (muita variabilidade). É comum encontra-se séries que, apesar de apresentarem a mesma média, são compostos de maneiras diferentes, o que mostra que as medidas de tendência central são insuficientes para descrever adequadamente uma série estatística.

24 Medidas de Dispersão: Amplitude de Variação (H): É a diferença entre o maior e o menor valor do conjunto. Possui grande instabilidade, porque considera somente os valores extremos do conjunto. Também e chamada de desvio extremo. Soma de Quadrados (SQ): A soma dos quadrados refere-se à soma dos quadrados dos desvios em relação à média.

25 Medidas de Dispersão: Variância (σ² população; s² amostra): A variância populacional (σ²) é a soma de quadrados dividida pelo número de observações N. Quando a variância é calculada a partir de uma amostra para fins de estimação, o denominador passa a ser (n-1), o que nos fornece uma estimativa imparcial da variância populacional. Variância para dados não-tabelados: O denominador (n-1) é denominado de graus de liberdade dessa estimativa.

26 Medidas de Dispersão: Propriedades da Variância: A variância de uma constante é zero; A variância da soma ou diferença de uma constante k com uma variável é igual a variância da variável; A variância da soma de variáveis independentes é igual à soma das variâncias das variáveis; A variância do produto de uma constante por uma variável é igual ao produto do quadrado da constante pela variância da variável.

27 Medidas de Dispersão: Variância para dados tabelados ou Usualmente utiliza-se n-1 para conjuntos de dados com menos de 30 pontos amostrais.

28 Medidas de Dispersão: Desvio Padrão (σ população; s amostra): Avantagemdodesviopadrãosobreavariânciaéqueestepermite uma interpretação direta da variação do grupo, por ser expresso na mesma unidade das medidas observadas. O desvio padrão é a raiz quadrada da variância: Para os dados de medição, especialmente em grandes amostras (n 30), verifica-se que: 68% das observações estarão entre 95% das observações estarão entre praticamente 100% entre

29 Medidas de Dispersão: Coeficiente de Variação (CV ou CV%): É uma medida de dispersão relativa. Utilizada quando se deseja comparar a variação de conjuntos de dados que apresentem diferentes unidades de medição e/ou tamanhos diferentes. O CV independe da unidade de medida dos dados. O CV também pode ser expresso como porcentagem da média. ou

30 Assimetria e Curtose: Estudo da forma que as distribuições apresentam. Assimetria. É o grau de desvio, afastamento da simetria ou grau de deformação de uma distribuição de frequências. Se a curva de frequências de uma distribuição tem uma cauda mais longa à direita da ordenada máxima do que à esquerda, diz-se que a distribuição é desviada para direita ou que ela tem assimetria positiva. Se ocorrer o inverso, diz-se que ela é desviada para esquerda ou que ela tem assimetria negativa.

31 Assimetria e Curtose: Coeficiente de Assimetria de Pearson (C.A.) Interpretação: Coeficiente negativo: distribuição assimétrica negativa (à esquerda), sendo: Coeficiente nulo: distribuição simétrica, sendo: Coeficiente positivo: distribuição assimétrica positiva (à direita), sendo:

32 Assimetria e Curtose: Curtose É o grau de achatamento (afilamento) de uma curva em relação à curva normal (gaussiana), tomada como padrão. Uma distribuição pode ser classificada quanto à curtose, como: Platicúrtica: a curva é mais achatada do que a normal (σ ou s grandes). Mesocúrtica: a curva é normal(σ ou s intermediários). Leptocúrtica: a curva é mais alta do que a normal (σ ou s pequenos). Para medir o grau de curtose de uma distribuição, pode-se usar os seguinte coeficiente.

33 Assimetria e Curtose: Coeficiente centrílico de curtose (K) Interpretação: onde: Q 1 = primeiro quartil; Q 3 = terceiro quartil; D 1 = primeiro decil; D 9 = nono decil. K < 0,263 curva leptocúrtica; K = 0,263 curva mesocúrtica; K > 0,263 curva platicúrtica.

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Probabilidade e Estatística Prof. Dr.Narciso Gonçalves da Silva http://paginapessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Estatística Descritiva Distribuição de frequência Para obter informações de interesse sobre a característica

Leia mais

n = 25) e o elemento (pois = 19) e terá o valor 8. Verifique que antes e depois do 19 o elemento, teremos 18 elementos.

n = 25) e o elemento (pois = 19) e terá o valor 8. Verifique que antes e depois do 19 o elemento, teremos 18 elementos. V) Mediana: A Mediana de um conjunto de números, ordenados crescente ou decrescentemente em ordem de grandeza (isto é, em um rol), será o elemento que ocupe a posição central da distribuição de freqüência

Leia mais

AULA 2 UNIDADE 1 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS 1.1 INTRODUÇÃO

AULA 2 UNIDADE 1 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS 1.1 INTRODUÇÃO AULA UNIDADE 1 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS 1.1 INTRODUÇÃO As tabelas estatísticas, geralmente, condensam informações de fenômenos que necessitam da coleta de grande quantidade de dados numéricos. No caso

Leia mais

Estatística. 1 Medidas de Tendência Central 2 Medidas de Posição 3 Medidas de Dispersão. Renata Souza

Estatística. 1 Medidas de Tendência Central 2 Medidas de Posição 3 Medidas de Dispersão. Renata Souza Estatística 1 Medidas de Tendência Central 2 Medidas de Posição 3 Medidas de Dispersão Renata Souza Medidas Depois que você conheceu os conceitos de coleta de dados, variação, causas comuns e causas especiais,

Leia mais

Medidas resumo numéricas

Medidas resumo numéricas Medidas descritivas Medidas resumo numéricas Tendência central dos dados Média Mediana Moda Dispersão ou variação em relação ao centro Amplitude Intervalo interquartil Variância Desvio Padrão Coeficiente

Leia mais

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL Professor Jair Wyzykowski Universidade Estadual de Santa Catarina Média aritmética INTRODUÇÃO A concentração de dados em torno de um valor pode ser usada para representar todos

Leia mais

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA DESCRITIVA

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA DESCRITIVA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA DESCRITIVA Prof.ª Sheila Regina Oro Projeto Recursos Educacionais Digitais Autores: Bruno Baierle e Maurício Furigo ESTATÍSTICA DESCRITIVA A Estatística Descritiva

Leia mais

Bioestatística. October 28, UFOP October 28, / 57

Bioestatística. October 28, UFOP October 28, / 57 Bioestatística October 28, 2013 UFOP October 28, 2013 1 / 57 NOME 1 Medidas de Tendência Central Média aritmética Mediana Moda Separatrizes 2 Medidas de Dispersão Amplitude Total Variância e Desvio-padrão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MEDIDAS DESCRITIVAS Departamento de Estatística Luiz Medeiros http://www.de.ufpb.br/~luiz/ As medidas de posição apresentadas fornecem a informação dos dados apenas a nível

Leia mais

Medidas de Posição ou Tendência Central

Medidas de Posição ou Tendência Central Medidas de Posição ou Tendência Central Medidas de Posição ou Tendência Central Fornece medidas que podem caracterizar o comportamento dos elementos de uma série; Possibilitando determinar se um valor

Leia mais

NOTAS DE AULA. Medidas Descritivas. Prof.: Idemauro Antonio Rodrigues de Lara

NOTAS DE AULA. Medidas Descritivas. Prof.: Idemauro Antonio Rodrigues de Lara 1 NOTAS DE AULA Medidas Descritivas Prof.: Idemauro Antonio Rodrigues de Lara 2 PRINCIPAIS MEDIDAS DESCRITIVAS 1. Medidas de tendência central 1.1 Média 1.2 Mediana 1.3 Moda 2. Medidas de dispersão 2.1

Leia mais

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS 2ª PARTE

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS 2ª PARTE ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS 2ª PARTE 1 Medidas de síntese TERCEIRA maneira de resumir um conjunto de dados referente a uma variável quantitativa. Separatrizes Locação x % x % x % x % Dispersão Forma

Leia mais

Vimos que é possível sintetizar os dados sob a forma de distribuições de frequência e gráficos. Pode ser de interesse apresentar esses dados através d

Vimos que é possível sintetizar os dados sob a forma de distribuições de frequência e gráficos. Pode ser de interesse apresentar esses dados através d UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MEDIDAS DE POSIÇÃO E DISPERSÃO Departamento de Estatística Luiz Medeiros Vimos que é possível sintetizar os dados sob a forma de distribuições de frequência e gráficos.

Leia mais

CAPÍTULO 4 DESCRIÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS DADOS 2ª parte

CAPÍTULO 4 DESCRIÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS DADOS 2ª parte CAPÍTULO 4 DESCRIÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS DADOS 2ª parte 4.3 Medidas de posição 4.4 Medidas de dispersão 4.5 Separatrizes Prof. franke 2 Vimos que a informação contida num conjunto de dados pode ser resumida

Leia mais

ESTATÍSTICA Medidas de Síntese

ESTATÍSTICA Medidas de Síntese 2.3 - Medidas de Síntese Além das tabelas e gráficos um conjunto de dados referente a uma variável QUANTITATIVA pode ser resumido (apresentado) através de Medidas de Síntese, também chamadas de Medidas

Leia mais

Unidade III Medidas Descritivas

Unidade III Medidas Descritivas Unidade III Medidas Descritivas Autor: Anderson Garcia Silveira Anderson Garcia Silveira Na aula anterior... Medidas de Tendência Central 2 Na aula anterior... Medidas de Tendência Central Moda Mediana

Leia mais

Métodos Estatísticos Básicos

Métodos Estatísticos Básicos Aula 4 - Medidas de dispersão Departamento de Economia Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Abril de 2014 Amplitude total Amplitude total: AT = X max X min. É a única medida de dispersão que não tem

Leia mais

Medidas de Tendência Central. Introdução Média Aritmética Moda Mediana Análise de Assimetria Separatrizes

Medidas de Tendência Central. Introdução Média Aritmética Moda Mediana Análise de Assimetria Separatrizes Medidas de Tendência Central Introdução Média Aritmética Moda Mediana Análise de Assimetria Separatrizes Introdução A maioria dos dados apresenta uma tendência de se concentrar em torno de um ponto central

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PONTA GROSSA METROLOGIA II

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PONTA GROSSA METROLOGIA II METROLOGIA II Professor: Eng. PAULO ROBERTO CAMPOS ALCOVER JUNIOR Curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica 2 Período ; ; ; ; ;. 2 : Definições de Estatística; Conceitos Básicos; Medidas Descritivas:

Leia mais

5.1 Introdução: As distribuições de freqüências não diferem apenas quanto ao valor médio e a variabilidade, mas também quanto a sua forma.

5.1 Introdução: As distribuições de freqüências não diferem apenas quanto ao valor médio e a variabilidade, mas também quanto a sua forma. Capítulo 5 Assimetria e Curtose Desenvolvimento: 5.1 Introdução 5.2 Assimetria 5.3 Curva simétrica 5.4 Curtose 5.5 Graus de achatamento 5.1 Introdução: As distribuições de freqüências não diferem apenas

Leia mais

ESTATÍSTICA. June 4, UFOP June 4, / 87

ESTATÍSTICA. June 4, UFOP June 4, / 87 ESTATÍSTICA June 4, 2013 UFOP June 4, 2013 1 / 87 NOME 1 Medidas de Tendência Central Média aritmética Mediana Moda Separatrizes 2 Medidas de Dispersão Amplitude Total Variância e Desvio-padrão Coeficiente

Leia mais

Aula 03. Medidas Descritivas de Variáveis Quantitativas. Parte 1 Medidas de Tendência Central

Aula 03. Medidas Descritivas de Variáveis Quantitativas. Parte 1 Medidas de Tendência Central Aula 03 Medidas Descritivas de Variáveis Quantitativas Parte 1 Medidas de Tendência Central Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Medidas de Tendência Central dos Dados Para uma variável quantitativa, uma medida

Leia mais

ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL AULA 5 ASSIMETRIA E CURTOSE

ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL AULA 5 ASSIMETRIA E CURTOSE ASSIMETRIA E CURTOSE 1 RELAÇÃO ENTRE MÉDIA, MEDIANA E MODA O valor da mediana, como o próprio nome diz, ocupa a posição central numa distribuição de frequência. A mediana deve estar em algum lugar entre

Leia mais

Aula 03. Medidas Descritivas de Variáveis Quantitativas. Parte 1 Medidas de Tendência Central

Aula 03. Medidas Descritivas de Variáveis Quantitativas. Parte 1 Medidas de Tendência Central Aula 03 Medidas Descritivas de Variáveis Quantitativas Parte 1 Medidas de Tendência Central Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 2. Medidas de Tendência Central dos Dados Para uma variável quantitativa, uma

Leia mais

ASSIMETRIA E CURTOSE

ASSIMETRIA E CURTOSE ASSIMETRIA E CURTOSE Lucas Santana da Cunha lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 15 de maio de 2017 Assimetria Numa distribuição estatística, a assimetria

Leia mais

Métodos Experimentais em Ciências Mecânicas

Métodos Experimentais em Ciências Mecânicas Métodos Experimentais em Ciências Mecânicas Professor Jorge Luiz A. Ferreira Pertencem ao grupo de ferramentas estatísticas que permitem caracterizar um conjunto de dados sob ponto de vista da tendência

Leia mais

ASSIMETRIA E CURTOSE

ASSIMETRIA E CURTOSE ASSIMETRIA E CURTOSE Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br Universidade Estadual de Londrina 11 de maio de 2016 Assimetria Numa distribuição estatística, a assimetria é o quanto sua curva de frequência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MEDIDAS DESCRITIVAS Departamento de Estatística Luiz Medeiros http://www.de.ufpb.br/~luiz/ MEDIDAS DESCRITIVAS Vimos que é possível sintetizar os dados sob a forma de distribuições

Leia mais

Medidas Estatísticas NILO FERNANDES VARELA

Medidas Estatísticas NILO FERNANDES VARELA Medidas Estatísticas NILO FERNANDES VARELA Tendência Central Medidas que orientam quanto aos valores centrais. Representam os fenômenos pelos seus valores médios, em torno dos quais tendem a se concentrar

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatística Descritiva Cristian Villegas clobos@usp.br Departamento Ciências Exatas, ESALQ (USP) Agosto de 2012 Cristian Villegas. Departamento Ciências Exatas, ESALQ-USP 1 1 Medidas de tendência central

Leia mais

Estatística Aplicada

Estatística Aplicada Estatística Aplicada Medidas Descritivas Professor Lucas Schmidt www.acasadoconcurseiro.com.br Estatística Aplicada ESTATÍSTICA DESCRITIVA Classificação de variáveis QuaLitativas (categóricas) Descrevem

Leia mais

12/06/14. Estatística Descritiva. Estatística Descritiva. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Separatrizes. Resumindo numericamente

12/06/14. Estatística Descritiva. Estatística Descritiva. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Separatrizes. Resumindo numericamente Resumindo numericamente Para resumir numericamente dados quantitativos o objetivo é escolher medidas apropriadas de locação (``qual o tamanho dos números envolvidos?'') e de dispersão (``quanta variação

Leia mais

Unidade II ESTATÍSTICA. Prof. Celso Guidugli

Unidade II ESTATÍSTICA. Prof. Celso Guidugli Unidade II ESTATÍSTICA Prof. Celso Guidugli Medidas ou parâmetros estatísticos Valores que permitem uma imagem sintetizada do comportamento de uma amostra. Dividem-se em dois grandes grupos: medidas de

Leia mais

ESTATÍSTICA. PROF. RANILDO LOPES U.E PROF EDGAR TITO

ESTATÍSTICA. PROF. RANILDO LOPES  U.E PROF EDGAR TITO ESTATÍSTICA PROF. RANILDO LOPES http://ueedgartito.wordpress.com U.E PROF EDGAR TITO 1 ESTATÍSTICA MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL MEDIDAS DE DISPERSÃO 2 Estatística ELEMENTOS TÍPICOS DE UMA DISTRIBUIÇÃO:

Leia mais

Prof. Dr. Engenharia Ambiental, UNESP

Prof. Dr. Engenharia Ambiental, UNESP INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA ESPACIAL Análise Exploratória dos Dados Estatística Descritiva Univariada Roberto Wagner Lourenço Roberto Wagner Lourenço Prof. Dr. Engenharia Ambiental, UNESP Estrutura da Apresentação

Leia mais

Professora Ana Hermínia Andrade. Período

Professora Ana Hermínia Andrade. Período Estatística Descritiva Professora Ana Hermínia Andrade Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise Período 2016.2 Por que devo estudar estatística?

Leia mais

Estatística Computacional Profª Karine Sato da Silva

Estatística Computacional Profª Karine Sato da Silva Estatística Computacional Profª Karine Sato da Silva karine.sato.silva@gmail.com Introdução Quando analisamos uma variável qualitativa, basicamente, construímos sua distribuição de frequências. Ao explorarmos

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr. Prof. Lorí Viali, Dr. PUCRS FAMAT: Departamento de Estatística

Prof. Lorí Viali, Dr.   Prof. Lorí Viali, Dr. PUCRS FAMAT: Departamento de Estatística Prof. Lorí Viali, Dr. viali@mat.ufrgs.br http://www.ufrgs.br/~viali/ Coleção de números n estatísticas sticas O número n de carros vendidos no país aumentou em 30%. A taxa de desemprego atinge, este mês,

Leia mais

Sumário. Estatistica.indb 11 16/08/ :47:41

Sumário. Estatistica.indb 11 16/08/ :47:41 Sumário CAPÍTULO 1 CONCEITOS INICIAIS... 19 1.1. Introdução... 19 1.2. Estatística... 19 1.2.1. Estatística Descritiva ou Dedutiva... 21 1.2.2. Estatística Indutiva ou Inferencial... 21 1.3. População...

Leia mais

Assimetria e Curtose

Assimetria e Curtose Assimetria e Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 16 de abril de 2018 Londrina 1 / 15 Assimetria Coeficiente de assimetria Numa distribuição de frequências

Leia mais

ESTATÍSTICA. Estatística é o conjunto de métodos para a obtenção, organização, resumo, análise e interpretação dos dados.

ESTATÍSTICA. Estatística é o conjunto de métodos para a obtenção, organização, resumo, análise e interpretação dos dados. ESTATÍSTICA Termo vem de status Aspectos de um país (tamanho da população, taxas de mortalidade, taxas de desemprego, renda per capita). Estatística é o conjunto de métodos para a obtenção, organização,

Leia mais

Bioestatística. Luiz Ricardo Nakamura Cristiane Mariana Rodrigues da Silva. Ciências biológicas a USP ESALQ. Estatística

Bioestatística. Luiz Ricardo Nakamura Cristiane Mariana Rodrigues da Silva. Ciências biológicas a USP ESALQ. Estatística Bioestatística Luiz Ricardo Nakamura Cristiane Mariana Rodrigues da Silva Ciências biológicas a USP ESALQ LR Nakamura Estatística ESALQ 1 / 67 Estatística e o método científico Circularidade do método

Leia mais

22/02/2014. AEA Leitura e tratamento de dados estatísticos apoiado pela tecnologia da informação. Medidas Estatísticas. Medidas Estatísticas

22/02/2014. AEA Leitura e tratamento de dados estatísticos apoiado pela tecnologia da informação. Medidas Estatísticas. Medidas Estatísticas Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis AEA Leitura e tratamento de dados estatísticos apoiado pela tecnologia da informação Prof. Elisabete

Leia mais

MAIS SOBRE MEDIDAS RESUMO. * é muito influenciada por valor atípico

MAIS SOBRE MEDIDAS RESUMO. * é muito influenciada por valor atípico MAIS SOBRE MEDIDAS RESUMO Medidas de Tendência Central (1) média (aritmética) * só para variáveis quantitativas exceção: variável qualitativa nominal dicotômica, com categorias codificadas em 0 e 1; neste

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA

ESTATÍSTICA DESCRITIVA ESTATÍSTICA DESCRITIVA O principal objectivo da ESTATÍSTICA DESCRITIVA é a redução de dados. A importância de que se revestem os métodos que visam exprimir a informação relevante contida numa grande massa

Leia mais

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA A Estatística refere-se às técnicas pelas quais os dados são "coletados", "organizados","apresentados" "apresentados" e"analisados" "analisados". Pode-se dividir a ciência Estatística

Leia mais

Medidas de Tendência Central

Medidas de Tendência Central Capítulo 3 Medidas de Tendência Central Desenvolvimento: 3.1 Introdução 3.2 Média Aritmética 3.3 Mediana 3.4 Moda 3.5 Média Geométrica 3.6 Média harmônica 3.7 Relação entre as médias 3.8 Separatrizes 3.1

Leia mais

MAIS SOBRE MEDIDAS RESUMO. * é muito influenciada por valor atípico

MAIS SOBRE MEDIDAS RESUMO. * é muito influenciada por valor atípico MAIS SOBRE MEDIDAS RESUMO Medidas de Tendência Central (1) média (aritmética) * só para variáveis quantitativas exceção: variável qualitativa nominal dicotômica, com categorias codificadas em 0 e 1; neste

Leia mais

1. Registou-se o número de assoalhadas de 100 apartamentos vendidos num bairro residencial

1. Registou-se o número de assoalhadas de 100 apartamentos vendidos num bairro residencial Escola Superior de Tecnologia de Viseu Fundamentos de Estatística 2006/2007 Ficha nº 1 1. Registou-se o número de assoalhadas de 100 apartamentos vendidos num bairro residencial 0; 0; 0; 1; 2; 0; 0; 1;

Leia mais

Conceito de Estatística

Conceito de Estatística Conceito de Estatística Estatística Técnicas destinadas ao estudo quantitativo de fenômenos coletivos, observáveis. Unidade Estatística um fenômeno individual é uma unidade no conjunto que irá constituir

Leia mais

IFF FLUMINENSE CST EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

IFF FLUMINENSE CST EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL IFF FLUMINENSE CST EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL Estatística e Probabilidade CH: 40 h/a Classificação de variáveis, Levantamento de Dados: Coleta; Apuração; Apresentação; e Análise de resultados. Séries Estatísticas.

Leia mais

André Arruda e Rafael Medeiros

André Arruda e Rafael Medeiros 1. ESTATÍSTICA DESCRITIVA 01. Assinale a opção que expresse a relação entre as médias aritmética (X), geométrica (G) e harmônica (H), para um conjunto de n valores positivos (X1, X2,..., Xn): a) G H X,

Leia mais

Aula 3 MEDIDAS DE DISPERSÃO, ASSIMETRIA E CURTOSE.

Aula 3 MEDIDAS DE DISPERSÃO, ASSIMETRIA E CURTOSE. MEDIDAS DE DISPERSÃO, ASSIMETRIA E CURTOSE. Aula META Mensurar a dimensão média do afastamento dos valores de um conjunto de dados em relação à determinada Medida de Tendência Central, bem como de que

Leia mais

Unidade III Medidas Descritivas

Unidade III Medidas Descritivas Unidade III Medidas Descritivas Medidas separatrizes Quantis Medidas de dispersão Amplitude total Desvio Médio Variância Desvio Padrão Coeficiente de Variabilidade Desvio Interquartílico Na aula anterior...

Leia mais

Introdução à Bioestatística Turma Nutrição Aula 3 Análise Descritiva: Medidas de Tendência Central Medidas de Variabilidade

Introdução à Bioestatística Turma Nutrição Aula 3 Análise Descritiva: Medidas de Tendência Central Medidas de Variabilidade Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Estatística Introdução à Bioestatística Turma Nutrição Aula 3 Análise Descritiva: Medidas de Tendência Central Medidas

Leia mais

Química e Estatística

Química e Estatística Revisão dos Conceitos Básicos de Química e Revisão dos Conceitos Básicos de Definições Básicas de Média Separatrizes (Quartil, Decis e Percentil) Desvio Padrão Variância Função de Distribuição de Probabilidade

Leia mais

Estatística Aplicada a Negócios

Estatística Aplicada a Negócios Prof. Dr. Gilberto de Andrade Martins aula 02 1 Estatística Descritiva Aula 2 Ao final desta aula você : - Conhecerá a Estatística Descritiva. - Saberá quais são as principais medidas de dispersão. 2 Medidas

Leia mais

Elementos de Estatística

Elementos de Estatística Elementos de Estatística Lupércio F. Bessegato & Marcel T. Vieira UFJF Departamento de Estatística 2013 Medidas Resumo Medidas Resumo Medidas que sintetizam informações contidas nas variáveis em um único

Leia mais

Medidas Estatísticas de Posição

Medidas Estatísticas de Posição Medidas Estatísticas de Posição 1 - Medidas de Tendência Central Denição medida de tendência central é um único valor que representa ou tipica um conjunto de valores. Nunca pode ser menor que o menor valor

Leia mais

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Medidas de Posição e Dispersão Professora Renata Alcarde Piracicaba fevereiro 2014 Renata Alcarde Estatística Geral 7 de Março de

Leia mais

PARTE 2- MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL VERSÃO: JANEIRO DE 2017

PARTE 2- MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL VERSÃO: JANEIRO DE 2017 COMUNICAÇÃO SOCIAL E MARKETING CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS ESTATÍSTICA APLICADA PARA PESQUISA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO (BASEADO NO MATERIAL DE AULA DO PROFESSOR

Leia mais

MEDIDAS DE DISPERSÃO. Os dados a seguir referem-se ao índice pluviométrico de três cidades no Estado de São Paulo, em 3 diferentes ocasiões

MEDIDAS DE DISPERSÃO. Os dados a seguir referem-se ao índice pluviométrico de três cidades no Estado de São Paulo, em 3 diferentes ocasiões MEDIDAS DE DISPERSÃO Os dados a seguir referem-se ao índice pluviométrico de três cidades no Estado de São Paulo, em 3 diferentes ocasiões Cidade A: 185, 185, 185 x 185mm Cidade B: 18, 184, 189 x 185mm

Leia mais

3.1 - Medidas de Posição Medidas de Dispersão Quantis Empiricos Box-plots Graficos de simetria 3.

3.1 - Medidas de Posição Medidas de Dispersão Quantis Empiricos Box-plots Graficos de simetria 3. 3 - MEDIDAS RESUMO 3.1 - Medidas de Posição 3.2 - Medidas de Dispersão 3.3 - Quantis Empiricos 3.4 - Box-plots 3.5 - Graficos de simetria 3.6 - Transformações 1/17 3.1 - Medidas de Posição Muitas vezes

Leia mais

Medidas de Tendência Central

Medidas de Tendência Central ESTATÍSTICA DESCRITIVA Medidas de Tendência Central 3 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL 3.1 Média Aritmética Uma das mais importantes medidas estatísticas utilizadas é a média. Ela é, por exemplo, utilizada

Leia mais

UAlg esght MEDIDAS DE LOCALIZAÇÃO E DISPERSÃO. Paulo Batista Basílio ( )

UAlg esght MEDIDAS DE LOCALIZAÇÃO E DISPERSÃO. Paulo Batista Basílio ( ) UAlg esght MEDIDAS DE LOCALIZAÇÃO E DISPERSÃO ( pbasilio@ualg.pt ) Dezembro 2014 Medidas de localização e dispersão 1 Em primeiro lugar o cálculo das estatísticas descritivas depende da forma em que os

Leia mais

Análise Exploratória e Estimação PARA COMPUTAÇÃO

Análise Exploratória e Estimação PARA COMPUTAÇÃO Análise Exploratória e Estimação MONITORIA DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA COMPUTAÇÃO Médias Média Aritmética (valor médio de uma distribuição) n x = 1 n i=1 x i = 1 n x 1 + + x n Média Aritmética

Leia mais

Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão

Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão Aula # 10 Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão Professor: Dr. Wilfredo Falcón Urquiaga Professor Titular Engenheiro em Telecomunicações e Eletrônica Doutor em Ciências Técnicas Email: falconcuba2007@gmail.com

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Profa. Isabel Espinosa

Unidade I ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Profa. Isabel Espinosa Unidade I ESTATÍSTICA DESCRITIVA Profa. Isabel Espinosa Estatística Veremos nesta unidade: Variáveis Tabela de frequência Gráficos Medidas de tendência central - media,mediana e moda Medidas de dispersão

Leia mais

Fernando de Pol Mayer

Fernando de Pol Mayer Fernando de Pol Mayer Laboratório de Estatística e Geoinformação (LEG) Departamento de Estatística (DEST) Universidade Federal do Paraná (UFPR) Este conteúdo está disponível por meio da Licença Creative

Leia mais

2. Estatística Descritiva

2. Estatística Descritiva 2. Estatística Descritiva ESTATÍSTICA Conjunto de técnicas e ferramentas que descreve, organiza, resume e interpreta as informações a partir dos dados coletados Estatística descritiva Conjunto de técnicas

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Estatística e Probabilidade Carga Horária: 40h Período: 1º. Ementa

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Estatística e Probabilidade Carga Horária: 40h Período: 1º. Ementa Disciplina: Estatística e Probabilidade Carga Horária: 40h Período: 1º PLANO DE ENSINO Ementa Classificação de variáveis, Levantamento de Dados: Coleta; Apuração; Apresentação e Análise de resultados.

Leia mais

Bioestatística. Parte I. Prof a Dr a Alcione Miranda dos Santos. Abril, 2011

Bioestatística. Parte I. Prof a Dr a Alcione Miranda dos Santos. Abril, 2011 Bioestatística Parte I Prof a Dr a Alcione Miranda dos Santos Universidade Federal do Maranhão Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva email:alcione.miranda@gmail.com Abril, 2011 1 / 57 Sumário Introdução

Leia mais

SUMÁRIO. 1.1 Introdução, Conceitos Fundamentais, 2

SUMÁRIO. 1.1 Introdução, Conceitos Fundamentais, 2 SUMÁRIO 1 CONCEITOS BÁSICOS, 1 1.1 Introdução, 1 1.2 Conceitos Fundamentais, 2 1.2.1 Objetivo, 2 1.2.2 População e amostra, 2 1.3 Processos estatísticos de abordagem, 2 1.4 Dados estatísticos, 3 1.5 Estatística

Leia mais

Representação de dados

Representação de dados Representação de dados Passos para construção de um Histograma Passo 1: ordenar o conjunto de dados, ou seja colocar os dados em ordem crescente de grandeza; Passo 2: Determinar o número de classes da

Leia mais

Bioestatística. Aula 3. MEDIDAS SEPARATRIZES Quartis, Decis e percentis. Profa. Alessandra Bussador

Bioestatística. Aula 3. MEDIDAS SEPARATRIZES Quartis, Decis e percentis. Profa. Alessandra Bussador Bioestatística Aula 3 MEDIDAS SEPARATRIZES Quartis, Decis e percentis Profa. Alessandra Bussador Quartis dados não agrupados Dividem os dados ordenados em quatro partes: Primeiro Quartil (Q1): valor que

Leia mais

Bioestatística UNESP. Prof. Dr. Carlos Roberto Padovani Prof. Titular de Bioestatística IB-UNESP/Botucatu-SP

Bioestatística UNESP. Prof. Dr. Carlos Roberto Padovani Prof. Titular de Bioestatística IB-UNESP/Botucatu-SP Bioestatística UNESP Prof. Dr. Carlos Roberto Padovani Prof. Titular de Bioestatística IB-UNESP/Botucatu-SP Perguntas iniciais para reflexão I - O que é Estatística? II - Com que tipo de informação (dados)

Leia mais

Tutorial para o desenvolvimento das Oficinas

Tutorial para o desenvolvimento das Oficinas Tutorial para o desenvolvimento das Oficinas 1 Métodos Quantitativos Profa. Msc. Regina Albanese Pose 2 Objetivos Objetivo Geral Este tutorial tem como objetivo parametrizar o desenvolvimento da oficina

Leia mais

Estatística Aplicada. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz

Estatística Aplicada. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz Estatística Aplicada UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz Estatística Descritiva A estatística descritiva preocupa-se com a forma pela qual podemos apresentar um conjunto de dados

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva C E N T R O D E M A T E M Á T I C A, C O M P U T A Ç Ã O E C O G N I Ç Ã O UFABC Estatística Descritiva Centro de Matemática, Computação e Cognição March 17, 2013 Slide 1/52 1 Definições Básicas Estatística

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Luiz Felix

Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Luiz Felix Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA Prof. Luiz Felix O termo estatística Provém da palavra Estado e foi utilizado originalmente para denominar levantamentos de dados, cuja finalidade era orientar o Estado em

Leia mais

25/08/2016. Estatística. Estatística. Medidas Estatísticas Medidas de Posição. Mariele Bernardes. Mariele Bernardes

25/08/2016. Estatística. Estatística. Medidas Estatísticas Medidas de Posição. Mariele Bernardes. Mariele Bernardes s 12/08/2016 As medidas estatísticas resumem as informações obtidas dando uma visão global dos dados. s ou estimadores dados da amostra Parâmetros dados populacionais. de posição de dispersão de posição

Leia mais

Medidas de Dispersão. Introdução Amplitude Variância Desvio Padrão Coeficiente de Variação

Medidas de Dispersão. Introdução Amplitude Variância Desvio Padrão Coeficiente de Variação Medidas de Dispersão Introdução Amplitude Variância Desvio Padrão Coeficiente de Variação Introdução Estudo de medidas que mostram a dispersão dos dados em torno da tendência central Analisaremos as seguintes

Leia mais

Introdução à Estatística Estatística Descritiva 22

Introdução à Estatística Estatística Descritiva 22 Introdução à Estatística Estatística Descritiva 22 As tabelas de frequências e os gráficos constituem processos de redução de dados, no entanto, é possível resumir de uma forma mais drástica esses dados

Leia mais

Análise Descritiva de Dados

Análise Descritiva de Dados Análise Descritiva de Dados Resumindo os dados de variáveis quantitativas Síntese Numérica Descrição e Apresentação de Dados Dados 37 39 34 34 30 35 38 32 32 30 46 36 40 31 39 33 33 35 29 27 39 Ferramentas

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PONTA GROSSA METROLOGIA II

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PONTA GROSSA METROLOGIA II METROLOGIA II Professor: Eng. PAULO ROBERTO CAMPOS ALCOVER JUNIOR Curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica 2 Período Introdução à Estatística; Medidas de Tendência Central; Medidas Separatrizes; Medidas

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Aula 07 Estatística Descritiva

ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Aula 07 Estatística Descritiva ESTATÍSTICA DESCRITIVA 2 Estatística Descritiva O que fazer com as observações que coletamos? Primeira etapa da análise: Resumo dos dados: organizar, descrever e resumir os dados coletados Estatística

Leia mais

Métodos Estatísticos Básicos

Métodos Estatísticos Básicos Aula 3 - Medidas de tendência central Departamento de Economia Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Abril de 014 Média aritmética Denição As medidas de tendência central são estatísticas que caracterizam

Leia mais

Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade

Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade Prof. Gilberto Rodrigues Liska UNIPAMPA 29 de Agosto de 2017 Material de Apoio e-mail: gilbertoliska@unipampa.edu.br Local: Sala dos professores

Leia mais

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA: Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA: Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA: Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Relembrando!!! Não é uma CIÊNCIA EXATA!!! É UMA CIÊNCIA PROBABILÍSTICA!!!!!!! Serve

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatística Descritiva Cristian Villegas clobos@usp.br http://www.lce.esalq.usp.br/arquivos/aulas/2014/lce0216/ 1 Parte I Tabela de frequências e gráficos http://www.lce.esalq.usp.br/arquivos/aulas/2014/lce0216/

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatística Descritiva Cristian Villegas clobos@usp.br http://disciplinas.stoa.usp.br/course/view.php?id=8049 1 Parte I Tabela de frequências e gráficos http://disciplinas.stoa.usp.br/course/view.php?id=8049

Leia mais

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Cálculos estatísticos para análise e tomada de decisão Responsável pelo Conteúdo: Prof. Carlos Henrique e Prof. Douglas Mandaji Revisão Textual: Profa. Ms. Alessandra

Leia mais

Errata. Mattos/Konrath/Azambuja Introdução à Estatística - Aplicações em Ciências Exatas 1ª Edição/2017 1ª Impressão

Errata. Mattos/Konrath/Azambuja Introdução à Estatística - Aplicações em Ciências Exatas 1ª Edição/2017 1ª Impressão Errata Mattos/Konrath/Azambuja Introdução à Estatística - Aplicações em Ciências Exatas 1ª Edição/017 1ª Impressão Página 3 Tabela.8, ª coluna Onde se lê: Idades (anos) Leia-se: Temperaturas ( C) Página

Leia mais

Adilson Cunha Rusteiko

Adilson Cunha Rusteiko Janeiro, 2015 Estatística , A Estatística Estatística: É a parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação

Leia mais

Universidade Federal de Lavras Departamento de Estatística Prof. Daniel Furtado Ferreira 4 a Aula Prática Medidas de Dispersão

Universidade Federal de Lavras Departamento de Estatística Prof. Daniel Furtado Ferreira 4 a Aula Prática Medidas de Dispersão Universidade Federal de Lavras Departamento de Estatística Prof. Daniel Furtado Ferreira 4 a Aula Prática Medidas de Dispersão 1) Os dados apresentados a seguir referem-se ao levantamento dos intervalos

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatística Descritiva Prof. Henrique Dantas Neder Instituto de Economia Universidade Federal de Uberlândia Typeset by FoilTEX 1 Tópicos introdutórios A estatística descritiva trata dos métodos estatísticos

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatística Descritiva Cristian Villegas clobos@usp.br Agosto de 2013 Apostila de Estatística (Cristian Villegas) 1 Parte I Tabela de frequências e gráficos Apostila de Estatística (Cristian Villegas)

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatística Descritiva Tabela s Gráficos Números x, s 2, s, m o, Q 1, Q 2, Q 3,...etc. 1 Estatística Descritiva 3. Números 3.1. Medidas de posição (ou tendência ) 3.2. Medidas de dispersão 2 3.1. Medidas

Leia mais

Métodos Estocásticos da Engenharia II

Métodos Estocásticos da Engenharia II Métodos Estocásticos da Engenharia II Capítulo 2 - Estatística e Descrição de Dados Prof. Magno Silvério Campos 2019/1 (UFOP/EM/DEPRO) Métodos Estocásticos da Engenharia II 2019/1 1 / 70 Bibliografia Bibliografia

Leia mais