NOÇÕES DE ESTATÍSTICA. TÓPICOS EM ESTUDO Coleta e organização de dados; Frequência absoluta e relativa; Medidas de tendências central.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOÇÕES DE ESTATÍSTICA. TÓPICOS EM ESTUDO Coleta e organização de dados; Frequência absoluta e relativa; Medidas de tendências central."

Transcrição

1 NOÇÕES DE ESTATÍSTICA TÓPICOS EM ESTUDO Coleta e organização de dados; Frequência absoluta e relativa; Medidas de tendências central.

2 HISTÓRIA Os primeiros registros da Estatística na humanidade nos remetem a cerca de 5000 anos antes de Cristo. Naquela época, egípcio, persas e outros povos antigos utilizavam-se de Estatística para avaliar as condições econômicas do Estado, o fluxo de migração das pessoas e a produção de cada região. Aliás, a palavra estatística provém do latim status, que significa estado.

3 APLICAÇÕES Embora tal palavra esteja relacionada com números específicos de dados, como uma pesquisa que afirma, por exemplo, que cerca de 52% da população brasileira é do sexo feminino, existe um significado mais abrangente para o termo. A Estatística também é utilizada nos esportes. Com base na análise de informações estatísticas, pode-se avaliar o desempenho dos jogadores de um equipe em um determinado fundamento do jogo, corrigir falhas, propor melhorias, planejar e fazer comparações.

4 APLICAÇÕES

5 CONCEITO A Estatística é uma área de conhecimento que dispõe de métodos que visam coletar informações e organizá-las. A análise desses problemas, fazer previsões, planejar experimentos e, acima de tudo, tomar decisões acertadas.

6 TIPOS DE MOSTRAGENS ESTATÍSTICAS

7 TIPOS DE MOSTRAGENS ESTATÍSTICAS Na Economia, os índices estatísticos são bastante úteis. Com base neles, percebem-se variações de preços, acompanha-se a balança comercial entre países ou verifica-se o andamento das ações de uma empresa na bolsa de valores. Muitas dessas informações são valiosas e podem alterar a vida econômica das pessoas.

8 COLETA E ORGANIZAÇÃO DE DADOS Em anos disputas eleitorais, jornais, revistas, partidos políticos e a população em geral demonstram interesse em acompanhar as campanhas e a evolução dos resultados até o dia da votação. Inúmeros institutos de pesquisa são contratados para avaliar as intenções de voto, os índices de rejeição e os anseios da população em relação aos futuros governantes. objeto da pesquisa, deve ser substituída por um subconjunto dessa população, denominado de amostra. Para ser representativa por uma amostra deve conter as mesmas características presentes na população-alvo. Caso contrário, as conclusões da pesquisa podem ser tendenciosas e nada confiáveis. É como se amostra fosse uma fotocópia reduzida da população.

9 COLETA E ORGANIZAÇÃO DE DADOS Se desejássemos realizar na cidade uma pesquisa eleitoral com as mesmas categorias observadas no último levantamento demográfico e socioeconômico, como deveria ser composta uma amostra de 1000 pessoas?

10 FREQUÊNCIA ABSOLUTA Considere uma pesquisa feita em uma escola sobre a preferência dos alunos do Ensino Médio em relação à áreas humanas, biológicas e exatas. Se tivéssemos de coletar e organizar estas informações, como deveríamos proceder? Conceito: Frequência absoluta é quantidade de vezes que um determinado fenômeno ocorre.

11 FREQUÊNCIA RELATIVA Podemos associar a qualquer frequência absoluta uma frequência relativa. Essa frequência relativa pode estar representada na forma de porcentagem ou de um número racional. Dividindo a frequência absoluta pelo total de dados colhidos. Humanas H = = frequência absoluta total de dados 0, = 40%

12 TABELA DE FREQUÊNCIA POR INTERVALO Existem situações, entretanto, em que as categorias ou classes da tabela de frequências devem ser apresentadas na forma de intervalos de números. Em geral, isto ocorre quando se deseja mensurar uma variável.

13 EXEMPLO Imagine que você pilotar uma Ferrari em Maranello, Itália, e o tempo de cada volta fosse registrado numa tabela de frequências. O tempo é contínuo; logo, para um número grande de voltas, seria conveniente registrá-las em intervalos de tempo. Observe como poderíamos representar esses tempos.

14 HISTOGRAMA Após terem sido tabulados, ou seja, organizados numa tabela, os dados podem ser representados na forma gráfica. Na Estatística, existem dezenas de gráficos utilizados para representar as mais variadas informações. Dependendo do que se deseja representar, um gráfico pode ser mais adequado que outro. Além do gráfico de setores utilizado anteriormente, existe um gráfico denominado de histograma, comum na representação de variáveis contínuas. Observe o histograma que representa o número de voltas da Ferrari em determinados intervalos de tempo.

15 HISTOGRAMA Num histograma, os retângulos têm a mesma medida da base, e as alturas são proporcionais às frequências. A frequência utilizada pode ser tanto a absoluta quanto a relativa.

16 Medidas de Tendência central Quando alguém afirma que a a temperatura média, ontem, na cidade, foi de 20ºC, todo o conjunto de temperaturas de ontem foi representado por um único valor que, nesse caso, foi a média aritmética. A média aritmética é uma das medidas de tendência central. As medidas de tendência central são utilizadas para caracterizar um conjunto de valores, representando-o adequadamente. A denominação medida de tendência central se deve ao fato de que, por ser uma medida que caracteriza um conjunto, tenderá a estar no meio dos valores. Além da média aritmética, estudaremos também a mediana e a moda.

17 Média aritmética Carlos tem costumes de jantar em restaurantes todas as semanas, preocupado com o gasto adicional e por força desse hábito, resolveu registrar o que havia gasto em cada uma dos restaurantes no último mês:

18 Média aritmética Pergunta: Qual foi o gasto médio por restaurante? M a M a = = 24, , , , ,00 4 Portanto, a média do gasto nos restaurantes foi de: M a = 27,00

19 Média aritmética Conceito A média aritmética dos valores desse conjunto é dado por : M a = x 1 + x 2 + x n ou de forma equivalente, temos : x n M 1 n a =. n i= 1 x i

20 Para você fazer - 21 p a = 30% + 10% + 60% + 80% + 40% 5 = 220% 5 = 44% Se o percentual médio de acerto por questão foi de 44% e a nota é igual a 5, então a média das notas na prova é igual a M a 44 = 44 %.5 =.5 = 2,2 100 A nota média foi igual a 2,2 pontos.

21 Moda O termo moda foi utilizada pela primeira vez em 1895 por Karl Pearson ( ), possivelmente em referência ao seu significado usual. Embora a palavra moda possa estar relacionada a desfiles e roupas em geral, em sentido mais amplo, significa uma ação, uma atitude ou um pensamento que é mais prático ou mais frequente. Para ilustrar observe o quadro a seguir;

22 Moda Existe algum curso superior mais citado? O curso mais citado é de Engenharia. Portanto Engenharia é a moda, valor dominante ou valor típico desse grupo. Conceito: Moda é o valor mais frequente em um conjunto de dados.

23 Mediana Mediana é uma medida de tendência central que tem a característica de dividir um conjunto ao meio. Isto é, a mediana de um conjunto o separa em duas partes de modo que 50% dos valores sejam menores que ela e 50% dos valores sejam maiores que ela. Exemplo: Sequência formada por (2; 4; 4; 6; 7; 8) Basta verificar a média aritmética dos dois termos centrais: M a = = 5 2 Veja que a mediana separa o conjunto em duas parte: (2, 4, 4, 50% dos dos valores 5 Mediana,6, 7, 8) 50% valores

24 Mediana Quando Há uma quantidade ímpar de termos, existirá um único central. Nesses casos, a mediana é o própria termo central. Como exemplos, vamos obter a mediana do conjunto X = {5; 7; 9; 1; 2; 2; 6}. Organize em ordem crescente o conjunto: X = {1; 2; 2; 5; 6; 7} Ele apresenta um número ímpar de termos (sete termos). Logo, o termo central é que ocupa a 4ª posição. A mediana é igual a cinco, ou seja, Md = 5.

25 Observação Não existe uma melhor medida de tendência central, pois não há critérios objetivos para essa classificação. Dependendo dos valores que apresentam num conjunto, uma das medidas de tendência central pode ser mais representativas que outra.

26 PARA VOCÊ FAZER p Ma = 5 Ma = 800,00 Mediana Me (350; 350; 600; 700; 2000) Md = 600,00 Moda Mo (350; 350; 600; 700; 2000) Mo = 350,00 =

27 PARA VOCÊ FAZER p. 47 A conclusão é que os três funcionários diziam a verdade. Pelos salários apresentados, a medida de tendência central mais representativa parece ser a mediana. Isto ocorre porque o salário de R$ 2.000,00 aumenta sensivelmente o valor da média aritmética, acarretando falsa percepção sobre o nível salarial da empresa. A moda, apesar de ser equivalente ao salário de dois funcionário, é pouco representativa para os maiores valores salariais da empresa.

28 MEDIDA DE TENDÊNCIA CENTRAL Mas afinal de contas, qual é o melhor medida de tendência central? Infelizmente, não existe uma melhor medida de tendência central, pois não hás critérios objetivos para isso. Dependendo dos valores de que dispõe, uma das medidas pode ser mais representativas que outra.

29 MEDIDA DE TENDÊNCIA CENTRAL Observe o quadro no qual foram descritas duas vantagens e duas desvantagens de cada medida de tendência central

30 RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES P. 41 exercícios 1,2 e 5 P. 45 exercícios 1 à 4 P. 48 e 49 exercícios 2 à 4

ESTATÍSTICA DESCRITIVA E INDUTIVA 2EMA010

ESTATÍSTICA DESCRITIVA E INDUTIVA 2EMA010 ESTATÍSTICA DESCRITIVA E INDUTIVA 2EMA010 Prof.: Tiago V. F. Santana tiagodesantana@uel.br sala 07 www.uel.br/pessoal/tiagodesantana Universidade Estadual de Londrina Departamento de Estatística TVFS (UEL)

Leia mais

meninos =34

meninos =34 Moda e Mediana Profª Ms. Mara Cynthia 3. Moda (Mo) Denominamos moda o valor que ocorre com maior frequência em uma série de valores. Desse modo, o salário modal dos empregados de uma indústria é o salário

Leia mais

Medidas de tendência Central. Leandro Marinho

Medidas de tendência Central. Leandro Marinho Medidas de tendência Central Leandro Marinho Introdução Na estatística, ao analisarmos dados, temos algumas medidas que podem caracterizar um grupo inteiro, são medidas representativas. Nessa aula, estudaremos

Leia mais

TEORIA DA INFORMAÇÃO II

TEORIA DA INFORMAÇÃO II Medidas de Tendência Central Aula n ọ 08 TEORIA DA INFORMAÇÃO II Introdução: Numa empresa, três funcionários discutiam valores salariais, cada um com um diferente ponto de vista. Observe os argumentos

Leia mais

ESTATÍSTICA PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA

ESTATÍSTICA PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA E.E. Dona Antônia Valadares MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO - 3º ANO ESTATÍSTICA PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA http://donaantoniavaladares.comunidades.net ESTATÍSTICA Origem no latim Status (estado) + isticum

Leia mais

Lista de Exercícios de estatística

Lista de Exercícios de estatística Lista de Exercícios de estatística 1 - As notas de um candidato em suas provas de um concurso foram: 8,4; 9,1; 7,2; 6,8; 8,7 e 7,2. A nota média, a nota mediana e a nota modal desse aluno, são respectivamente:

Leia mais

Matemática do Zero ESTATÍSTICA

Matemática do Zero ESTATÍSTICA Matemática do Zero DEFINIÇÃO A ciência encarregada de coletar, organizar e interpretar dados é chamada de. Seu objetivo é obter compreensão sobre os dados coletados. Muitas vezes utiliza-se de técnicas

Leia mais

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Cálculos estatísticos para análise e tomada de decisão Responsável pelo Conteúdo: Prof. Carlos Henrique e Prof. Douglas Mandaji Revisão Textual: Profa. Ms. Alessandra

Leia mais

Estatística Lousã, 07 de Março de 2008

Estatística Lousã, 07 de Março de 2008 Estatística Lousã, 07 de Março de 08 A estatística é um ramo da Matemática que nos ajuda a recolher, organizar e interpretar dados para tirar conclusões e fazer previsões. Recolha, organização e representação

Leia mais

Estatística Descritiva (I)

Estatística Descritiva (I) Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu e esta coleta de dados representa somente um

Leia mais

Material Teórico - Módulo de ESTATÍSTICA BÁSICA I. Primeiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Módulo de ESTATÍSTICA BÁSICA I. Primeiro Ano do Ensino Médio Material Teórico - Módulo de ESTATÍSTICA BÁSICA I Medidas de Posição Primeiro Ano do Ensino Médio Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 1 Introdução Após coletar os

Leia mais

Análise Descritiva de Dados

Análise Descritiva de Dados Análise Descritiva de Dados 1 Estatística estatística descritiva estatística inferencial 2 Estatística descritiva Envolve técnicas que permitem representar, mensurar e analisar um conjunto de dados 3 Estatística

Leia mais

Conceito de Estatística

Conceito de Estatística Conceito de Estatística Estatística Técnicas destinadas ao estudo quantitativo de fenômenos coletivos, observáveis. Unidade Estatística um fenômeno individual é uma unidade no conjunto que irá constituir

Leia mais

,- -r. STAMPAfINA COlDEN llne

,- -r. STAMPAfINA COlDEN llne Cláudia viu estes dois anúncios, procurando vendedoras para duas lojas:.--------------,' r' ------..,- -r STAMPAfINA COlDEN llne. de vendedoras para Precisa de vended PreCIsa hopping. Boas cond' _ ora.

Leia mais

As outras medidas de posição são as separatrizes, que englobam: a própria mediana, os decis, os quartis e os percentis.

As outras medidas de posição são as separatrizes, que englobam: a própria mediana, os decis, os quartis e os percentis. RESUMO Medidas de Posição são as estatísticas que representam uma série de dados orientando-nos quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal do gráfico da curva de frequência As medidas

Leia mais

PROFESSOR: HENRIQUE GOMES DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO: Medidas de tendência central AULA 1

PROFESSOR: HENRIQUE GOMES DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO: Medidas de tendência central AULA 1 PROFESSOR: HENRIQUE GOMES DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO: Medidas de tendência central AULA 1 Vamos destacar três medidas desse tipo: A média aritmética; A mediana; A moda. 2 Das três medidas de tendência

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatística Descritiva 1 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu e esta coleta de dados representa somente um dos

Leia mais

Métodos Quantitativos

Métodos Quantitativos Métodos Quantitativos Unidade 2 Estatística descritiva 1 SUMÁRIO SEÇÃO SLIDES 2.1 Amostragem... 03 11 2.2 Tabelas e gráficos... 12 19 2.3 Medidas de posição... 20 24 2.4 Medidas de dispersão... 25 30 Observação:

Leia mais

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (4º E 5º ANOS) TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO PROFESSOR WESLEY ROCHA GRIPA CEUNES/UFES/DMA Agosto de 2015 Normas/Leis LDB; Diretrizes

Leia mais

Estatística Descritiva (I)

Estatística Descritiva (I) Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística Origem relacionada com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu: a coleta de dados representa somente um dos aspectos

Leia mais

- 1 - EDITAL ANTERIOR PRF 2013 Matemática Noções de estatística. MÉDIA ARITMÉTICA (x )

- 1 - EDITAL ANTERIOR PRF 2013 Matemática Noções de estatística. MÉDIA ARITMÉTICA (x ) EDITAL ANTERIOR PRF 013 Matemática Noções de estatística. MÉDIA ARITMÉTICA (x ) Sejam x1, x,..., xn, portanto n valores da variável X. A média aritmética simples, ou simplesmente média de X, representada

Leia mais

A Estatística é aplicada como auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas para justificar cientificamente as decisões

A Estatística é aplicada como auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas para justificar cientificamente as decisões A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA A Estatística é aplicada como auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas para justificar cientificamente as decisões Governo Indústria Ciências Econômicas, sociais,

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Aula 07 Estatística Descritiva

ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Aula 07 Estatística Descritiva ESTATÍSTICA DESCRITIVA 2 Estatística Descritiva O que fazer com as observações que coletamos? Primeira etapa da análise: Resumo dos dados: organizar, descrever e resumir os dados coletados Estatística

Leia mais

Noções de Estatística Airlane P. Alencar LANE

Noções de Estatística Airlane P. Alencar LANE Noções de Estatística Airlane P. Alencar LANE www.ime.usp.br/~lane 1 Programa Estatística, Amostragem Análise Descritiva Organização dos dados, Tipos de variáveis Medidas resumo: proporção, média, mediana,

Leia mais

AULA Nº 2. Plano de Aula: Aula expositiva sobre os conceitos básicos de estatística

AULA Nº 2. Plano de Aula: Aula expositiva sobre os conceitos básicos de estatística AULA Nº 2 Plano de Aula: Aula expositiva sobre os conceitos básicos de estatística Conceitos Fundamentais A Estatística, que é um ramo da Matemática Aplicada, teve suas origens na Antiguidade, relacionando-se

Leia mais

Estatística I Aula 3. Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc.

Estatística I Aula 3. Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc. Estatística I Aula 3 Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc. Estatística: Prof. André Carvalhal Dados quantitativos: medidas numéricas Propriedades Numéricas Tendência Central Dispersão Formato Média Mediana

Leia mais

RELATÓRIO I Data: 29/04/2015

RELATÓRIO I Data: 29/04/2015 RELATÓRIO I Data: 29/04/2015 Objetivo(s) Ampliar noções de Estatística; Analisar e generalizar gráficos e tabelas. Desenvolvimento da práxis pedagógica Moda: O elemento com maior frequência, ou seja, o

Leia mais

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Séries Estatísticas Responsável pelo Conteúdo: Prof. Carlos Henrique e Prof. Douglas Mandaji Revisão Textual: Profa. Ms. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade

Leia mais

Lista de exercícios extras de Estatística 3º EM Matemática 03 Prof.ª Adriana Massucci

Lista de exercícios extras de Estatística 3º EM Matemática 03 Prof.ª Adriana Massucci Lista de exercícios extras de Estatística 3º EM Matemática 03 Prof.ª Adriana Massucci Exercício 01: Para votar, cinco eleitores demoraram, respectivamente, 3min 38s, 3min 18s, 2min 46s, 2min 57s e 3min

Leia mais

Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade

Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade Prof. Gilberto Rodrigues Liska UNIPAMPA 27 de Março de 2017 Material de Apoio e-mail: gilbertoliska@unipampa.edu.br Sumário 1 Introdução

Leia mais

AULA 2 UNIDADE 1 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS 1.1 INTRODUÇÃO

AULA 2 UNIDADE 1 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS 1.1 INTRODUÇÃO AULA UNIDADE 1 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS 1.1 INTRODUÇÃO As tabelas estatísticas, geralmente, condensam informações de fenômenos que necessitam da coleta de grande quantidade de dados numéricos. No caso

Leia mais

ESTATÍSTICA. PROF. RANILDO LOPES U.E PROF EDGAR TITO

ESTATÍSTICA. PROF. RANILDO LOPES  U.E PROF EDGAR TITO ESTATÍSTICA PROF. RANILDO LOPES http://ueedgartito.wordpress.com U.E PROF EDGAR TITO Introdução à Estatística Básica 1- O que é Estatística? A Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios

Leia mais

Fernando de Pol Mayer

Fernando de Pol Mayer Fernando de Pol Mayer Laboratório de Estatística e Geoinformação (LEG) Departamento de Estatística (DEST) Universidade Federal do Paraná (UFPR) Este conteúdo está disponível por meio da Licença Creative

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos

Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Ribeiro Campos Visão geral da estatística Estatística: Conjunto de métodos e processos destinados a permitir o entendimento de um universo submetido a certas condições

Leia mais

Lição 4 Medidas Descritivas Medidas de Tendência Central

Lição 4 Medidas Descritivas Medidas de Tendência Central 81 Lição 4 Medidas Descritivas Medidas de Tendência Central Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa: identifi car o objetivo das medidas de tendência central; identifi car o conceito

Leia mais

Medidas de Tendência Central. Prof.: Joni Fusinato

Medidas de Tendência Central. Prof.: Joni Fusinato Medidas de Tendência Central Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com 1 Medidas de Tendência Central A Estatística trabalha com diversas informações que são apresentadas por meio

Leia mais

Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão

Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão Aula # 10 Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão Professor: Dr. Wilfredo Falcón Urquiaga Professor Titular Engenheiro em Telecomunicações e Eletrônica Doutor em Ciências Técnicas Email: falconcuba2007@gmail.com

Leia mais

Medidas de Tendência Central. Introdução Média Aritmética Moda Mediana Análise de Assimetria Separatrizes

Medidas de Tendência Central. Introdução Média Aritmética Moda Mediana Análise de Assimetria Separatrizes Medidas de Tendência Central Introdução Média Aritmética Moda Mediana Análise de Assimetria Separatrizes Introdução A maioria dos dados apresenta uma tendência de se concentrar em torno de um ponto central

Leia mais

Estatística Descritiva (I)

Estatística Descritiva (I) Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística Origem relacionada com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu: a coleta de dados representa somente um dos aspectos

Leia mais

Estatística Descritiva (aula 2) Curso de Farmácia Prof. Hemílio Fernandes

Estatística Descritiva (aula 2) Curso de Farmácia Prof. Hemílio Fernandes Estatística Descritiva (aula 2) Curso de Farmácia Prof. Hemílio Fernandes 1 Estatística População Características Técnicas de amostragem Amostra Análise descritiva Conclusões sobre as características da

Leia mais

Professor: Alessandro Monteiro Curso: Probabilidade e Estatística Lista 4: Estatística

Professor: Alessandro Monteiro Curso: Probabilidade e Estatística Lista 4: Estatística Professor: Alessandro Monteiro Curso: Probabilidade e Estatística Lista 4: Estatística 01. A distribuição abaixo indica o número de acidentes ocorridos com 80 motoristas de uma empresa de ônibus. Determine:

Leia mais

CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I

CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I Departamento de Estatística Luiz Medeiros http://www.de.ufpb.br/~luiz/ CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATÍSTICA O que a Estatística

Leia mais

Progressões aritméticas

Progressões aritméticas A UUL AL A Progressões aritméticas Quando escrevemos qualquer quantidade de números, um após o outro, temos o que chamamos de seqüência. As seqüências são, freqüentemente, resultado da observação de um

Leia mais

Estatística. Apresentação de Dados em Gráficos

Estatística. Apresentação de Dados em Gráficos Estatística Apresentação de Dados em Gráficos Sobre os gráficos... Cada tipo de gráfico tem uma indicação específica Regra: Deve apresentar título e escala Título abaixo da ilustração Escalas Legendas

Leia mais

Aula 2: Resumo de Dados

Aula 2: Resumo de Dados Aula 2: Resumo de Dados Professor: José Luiz Padilha da Silva email: jlpadilha@ufpr.br Departamento de Estatística Universidade Federal do Paraná Curitiba, 2018 José Luiz Padilha da Silva (UFPR) ce003

Leia mais

Organização de dados

Organização de dados Organização de dados Coletar dados podem envolver diversas atividades tais como experimentos em laboratório, observações de campo, pesquisa de opinião, exame de registros históricos,... A quantidade de

Leia mais

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA A Estatística refere-se às técnicas pelas quais os dados são "coletados", "organizados","apresentados" "apresentados" e"analisados" "analisados". Pode-se dividir a ciência Estatística

Leia mais

Departamento de Estatística

Departamento de Estatística Laboratório de Ciências - Aula 3 Departamento de Estatística 7 de Janeiro de 2014 Introdução Suponha que dispomos de um conjunto de dados, por exemplo, número de gols (ou número de impedimentos, chutes

Leia mais

O papel das investigações estatísticas no programa de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico

O papel das investigações estatísticas no programa de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico O papel das investigações estatísticas no programa de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico 5 de Setembro de 2011 Ana Vieira Lopes & Cristina Roque & Paula Teixeira O ensino da Estatística Perspectiva

Leia mais

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 2019 Estatística Descritiva e Análise Exploratória Etapas iniciais. Utilizadas para descrever e resumir os dados. A disponibilidade de uma grande quantidade

Leia mais

Mediana. Dr. NIELSEN CASTELO DAMASCENO DANTAS AULA 5

Mediana. Dr. NIELSEN CASTELO DAMASCENO DANTAS AULA 5 Mediana Dr. NIELSEN CASTELO DAMASCENO DANTAS AULA 5 Introdução Uma segunda medida de tendência central de um conjunto de números é a mediana. Mediana é o valor que ocupa a posição central do conjunto dos

Leia mais

Tarefas 09, 10, 11 e 12 Professor Mário

Tarefas 09, 10, 11 e 12 Professor Mário 8º ano Matemática Tarefas 09, 10, 11 e 12 Professor Mário 01. Em uma amostra formada por 50 casais, associados de um clube, constatou-se que tinham os números de filhos que estão na tabela ao lado. a)

Leia mais

Distribuição de frequências:

Distribuição de frequências: Distribuição de frequências: Uma distribuição de frequências é uma tabela que reúne o conjunto de dados conforme as frequências ou as repetições de seus valores. Esta tabela pode representar os dados em

Leia mais

Comprovação Estatística de Medidas Elétricas

Comprovação Estatística de Medidas Elétricas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Métodos e Técnicas de Laboratório em Eletrônica Comprovação Estatística de Medidas Elétricas Florianópolis,

Leia mais

n = 25) e o elemento (pois = 19) e terá o valor 8. Verifique que antes e depois do 19 o elemento, teremos 18 elementos.

n = 25) e o elemento (pois = 19) e terá o valor 8. Verifique que antes e depois do 19 o elemento, teremos 18 elementos. V) Mediana: A Mediana de um conjunto de números, ordenados crescente ou decrescentemente em ordem de grandeza (isto é, em um rol), será o elemento que ocupe a posição central da distribuição de freqüência

Leia mais

Métodos Estocásticos da Engenharia II

Métodos Estocásticos da Engenharia II Métodos Estocásticos da Engenharia II Capítulo 1 - Princípios de Amostragem Prof. Magno Silvério Campos 2019/1 (UFOP/EM/DEPRO) Métodos Estocásticos da Engenharia II 2019/1 1 / 35 Bibliografia Bibliografia

Leia mais

Introdução à Bioestatística. Profº Lucas Neiva-Silva Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre 2008

Introdução à Bioestatística. Profº Lucas Neiva-Silva Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre 2008 Introdução à Bioestatística Profº Lucas Neiva-Silva lucasneiva@yahoo.com.br Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre 2008 Estatística Do grego statistós, de statízo, que significa estabelecer,

Leia mais

Uma livraria vende a seguinte a quantidade de livros de literatura durante uma certa semana:

Uma livraria vende a seguinte a quantidade de livros de literatura durante uma certa semana: Medidas de Tendência Central. Depois de se fazer a coleta e a representação dos dados de uma pesquisa, é comum analisarmos as tendências que essa pesquisa revela. Assim, se a pesquisa envolve muitos dados,

Leia mais

Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade

Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade Prof. Gilberto Rodrigues Liska UNIPAMPA 29 de Agosto de 2017 Material de Apoio e-mail: gilbertoliska@unipampa.edu.br Local: Sala dos professores

Leia mais

RELATÓRIO DE PESQUISA

RELATÓRIO DE PESQUISA INSTITUTO OPINIÃO MARKETING, PUBLICIDADE, PROMOÇÕES E SERVIÇOS RELATÓRIO DE PESQUISA Pesquisa sobre a preferência eleitoral do Município de Ibotirama BA para o cargo de Prefeito, realizada nos dias 20

Leia mais

Após essa disciplina você vai ficar convencido que a estatística tem enorme aplicação em diversas áreas.

Após essa disciplina você vai ficar convencido que a estatística tem enorme aplicação em diversas áreas. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ESTATÍSTICA DESCRITIVA Departamento de Estatística Luiz Medeiros CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATÍSTICA O que a Estatística significa para você? Pesquisas eleitorais Taxa

Leia mais

Descrevendo Distribuições com Números TADI

Descrevendo Distribuições com Números TADI Descrevendo Distribuições com Números TADI 1 Quanto ganha quem tem curso superior? Entrevistamos 15 pessoas que responderam (em milhares de R$/mês): 11 2,5 5 5 5,5 3 3,5 3 0,4 3,2 5 3 3,2 7,4 6 Salário

Leia mais

Tutorial para o desenvolvimento das Oficinas

Tutorial para o desenvolvimento das Oficinas Tutorial para o desenvolvimento das Oficinas 1 Métodos Quantitativos Profa. Msc. Regina Albanese Pose 2 Objetivos Objetivo Geral Este tutorial tem como objetivo parametrizar o desenvolvimento da oficina

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Luiz Felix

Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Luiz Felix Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA Prof. Luiz Felix O termo estatística Provém da palavra Estado e foi utilizado originalmente para denominar levantamentos de dados, cuja finalidade era orientar o Estado em

Leia mais

MATEMÁTICA MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL

MATEMÁTICA MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL MATEMÁTICA Prof. Marcelo Renato MEDIDA DE TENDÊNCIA CENTRAL. (Livro Novo Olhar da Matemática) O gráfico mostra as notas obtidas na prova da a fase de certo processo de seleção. abendo que se classificaram

Leia mais

Adilson Cunha Rusteiko

Adilson Cunha Rusteiko Janeiro, 2015 Estatística , A Estatística Estatística: É a parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação

Leia mais

Para Recordar: PORCENTAGEM

Para Recordar: PORCENTAGEM E S T A T Í S T I C A Para Recordar: PORCENTAGEM Em Estatística, os cálculos com porcentagem são bastante utilizados. Por isso, vamos relembrar o significado de porcentagem e algumas situações que a envolvem.

Leia mais

Unidade II ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Luiz Felix

Unidade II ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Luiz Felix Unidade II ESTATÍSTICA APLICADA Prof. Luiz Felix Distribuição de frequências - média Cálculo da Média x = X i. f i n Onde: x média aritmética da distribuição de frequência X i ponto médio de cada classe

Leia mais

CAPÍTULO 4 DESCRIÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS DADOS 2ª parte

CAPÍTULO 4 DESCRIÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS DADOS 2ª parte CAPÍTULO 4 DESCRIÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS DADOS 2ª parte 4.3 Medidas de posição 4.4 Medidas de dispersão 4.5 Separatrizes Prof. franke 2 Vimos que a informação contida num conjunto de dados pode ser resumida

Leia mais

Métodos Quantitativos Aplicados Aulas 1 e 2. 1 Profa. Msc. Érica Siqueira

Métodos Quantitativos Aplicados Aulas 1 e 2. 1 Profa. Msc. Érica Siqueira Métodos Quantitativos Aplicados Aulas 1 e 2 1 Profa. Msc. Érica Siqueira Métodos Quantitativos Aplicados Objetivos de aprendizagem: Depois de ler e discutir este tópico você será capaz entender Entender

Leia mais

Escola de Civismo e Cidadania ATIVIDADE REFERENTE À ESTATÍSTICA: GABARITO LISTA 04

Escola de Civismo e Cidadania ATIVIDADE REFERENTE À ESTATÍSTICA: GABARITO LISTA 04 COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ANO LETIVO 2019 2º BIMESTRE ATIVIDADE COMPLEMENTAR Série Turma (s) Turno 3ª do Ensino Médio H I MATUTINO Professor: JUNIO CESAR MENDES

Leia mais

Estatística Aplicada. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz

Estatística Aplicada. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz Estatística Aplicada UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz Estatística Descritiva A estatística descritiva preocupa-se com a forma pela qual podemos apresentar um conjunto de dados

Leia mais

CURSO DE SPSS AULA 2 MEDIDAS DESCRITIVAS. UFBA/FACED José Albertino Lordello Sheila Regina Pereira

CURSO DE SPSS AULA 2 MEDIDAS DESCRITIVAS. UFBA/FACED José Albertino Lordello Sheila Regina Pereira CURSO DE SPSS AULA 2 MEDIDAS DESCRITIVAS UFBA/FACED José Albertino Lordello Sheila Regina Pereira MEDIDAS RESUMO Uma maneira conveniente de descrever um grupo como um todo é achar um número único que represente

Leia mais

CAD. 8 SETOR A AULAS 45-48

CAD. 8 SETOR A AULAS 45-48 CAD. 8 SETOR A AULAS 45-48 48 ESTATÍSTICA STICA Prof. Suzart ESTATÍSTICA Elabora métodos para coleta, organização, descrição, análise e intepretação de dados. Experimentos não-determinísticos. Determinação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I Departamento de Estatística Tarciana Liberal CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATÍSTICA O que a Estatística significa para você? Pesquisas

Leia mais

Medidas de Centralidade

Medidas de Centralidade Medidas de Centralidade Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 28 de março de 2018 Londrina 1 / 26 Medidas de centralidade São utilizadas para sintetizar,

Leia mais

MEDIDAS DE POSIÇÃO. Lucas Santana da Cunha Universidade Estadual de Londrina. 26 de abril de 2017

MEDIDAS DE POSIÇÃO. Lucas Santana da Cunha  Universidade Estadual de Londrina. 26 de abril de 2017 MEDIDAS DE POSIÇÃO Lucas Santana da Cunha lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 26 de abril de 2017 Introdução Medidas de posição São utilizadas para sintetizar,

Leia mais

Métodos Quantitativos II

Métodos Quantitativos II Métodos Quantitativos II MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL O que você deve aprender? o Como encontrar a média, a mediana e a moda de uma população ou de uma amostra; o Como encontrar a média ponderada de um

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOSÉ AFONSO

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOSÉ AFONSO ESCOLA SECUDÁRIA DR. JOSÉ AFOSO úcleo Gerador: Saberes Fundamentais Sociedade, Tecnologia e Ciência EFA_EF_SE1 Ano Lectivo 010/11 Ficha de Trabalho º 1 - Estatística Unidade de Competência 7 - Identificar,

Leia mais

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA NOÇÕES DE ESTATÍSTICA 1. INTRODUÇÃO A Estatística trata dos métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados, visando também a tomada de decisões. . POPULAÇÃO E AMOSTRA

Leia mais

Professora Ana Hermínia Andrade. Período

Professora Ana Hermínia Andrade. Período Estatística Descritiva Professora Ana Hermínia Andrade Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise Período 2016.2 Por que devo estudar estatística?

Leia mais

Medidas-Resumo. Tipos de Variáveis

Medidas-Resumo. Tipos de Variáveis Tipos de Variáveis Medidas-Resumo Exemplo 2.1 Um pesquisador está interessado em fazer um levantamento sobre alguns aspectos socioeconômicos dos empregados da seção de orçamentos da Companhia MB. Usando

Leia mais

NOTAS DE AULA. Medidas Descritivas. Prof.: Idemauro Antonio Rodrigues de Lara

NOTAS DE AULA. Medidas Descritivas. Prof.: Idemauro Antonio Rodrigues de Lara 1 NOTAS DE AULA Medidas Descritivas Prof.: Idemauro Antonio Rodrigues de Lara 2 PRINCIPAIS MEDIDAS DESCRITIVAS 1. Medidas de tendência central 1.1 Média 1.2 Mediana 1.3 Moda 2. Medidas de dispersão 2.1

Leia mais

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA ONALDO CHAVES ESTATÍSTICA BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: 1 Estatística Aplicada Autores: Larson e Farber Editora: Pearson 4ª edição 2009 2 Estatística para Ciências Humanas Autor: Levin, Fox e Ford Editora: Pearson

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ESTATÍSTICA VITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ESTATÍSTICA VITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ESTATÍSTICA VITAL Departamento de Estatística Tarciana Liberal CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATÍSTICA O que a Estatística significa para você? Pesquisas eleitorais Taxa de

Leia mais

TAREFA 4 ESTATÍSTICA PONTOS POSITIVOS PONTOS NEGATIVOS IMPRESSÕES DOS ALUNOS ALTERAÇÕES

TAREFA 4 ESTATÍSTICA PONTOS POSITIVOS PONTOS NEGATIVOS IMPRESSÕES DOS ALUNOS ALTERAÇÕES TAREFA 4 ESTATÍSTICA Maria de Fátima Cabral de Souza mfatima1958@bol.com.br PONTOS POSITIVOS No meu plano de trabalho utilizei algumas atividades do roteiro de ação. O material disponibilizado na plataforma

Leia mais

Formação Continuada em Matemática. Matemática - 9º Ano - 4º Bimestre/2014. Plano de Trabalho 1. Análise de Gráficos e Tabelas

Formação Continuada em Matemática. Matemática - 9º Ano - 4º Bimestre/2014. Plano de Trabalho 1. Análise de Gráficos e Tabelas Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ Matemática - 9º Ano - 4º Bimestre/2014 Plano de Trabalho 1 Análise de Gráficos e Tabelas Tarefa 1: Cursista: Paula Leite Pinto Tutora: Bianca Coloneze

Leia mais

Medidas de Tendência Central. Prof.: Joni Fusinato

Medidas de Tendência Central. Prof.: Joni Fusinato Medidas de Tendência Central Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com 1 Medidas de Tendência Central Informam o valor em torno do qual os dados se distribuem. Tem por objetivo

Leia mais

Métodos Estatísticos Básicos

Métodos Estatísticos Básicos Aula 3 - Medidas de tendência central Departamento de Economia Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Abril de 014 Média aritmética Denição As medidas de tendência central são estatísticas que caracterizam

Leia mais

rofessor oaquim cel.: ou

rofessor oaquim   cel.: ou Estatística Conjunto de métodos e processos quantitativos que servem para estudar e medir os fenômenos coletivos. Dessa forma, podemos dizer que a ESTATÍSTICA é uma parte da Matemática Aplicada que fornece

Leia mais

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID. Subprojeto Matemática Campus Itaqui. RELATÓRIO I Data: 29/04/2015.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID. Subprojeto Matemática Campus Itaqui. RELATÓRIO I Data: 29/04/2015. RELATÓRIO I Data: 29/04/2015 Objetivo(s) Ampliar noções de Estatística; Analisar e generalizar gráficos e tabelas. Desenvolvimento da práxis pedagógica Moda:O elemento com maior frequência, ou seja, o

Leia mais

Probabilidade e Estatística (Aula Prática - 23/05/16 e 24/05/16)

Probabilidade e Estatística (Aula Prática - 23/05/16 e 24/05/16) Probabilidade e Estatística (Aula Prática - 23/05/16 e 24/05/16) Resumo: Veremos nesta aula tabelas, cálculos de porcentagem e gráficos; amostras e tipo de amostragem; Medidas de tendência central e medidas

Leia mais

Estatística

Estatística Estatística 1 2016.2 Sumário Capítulo 1 Conceitos Básicos... 3 MEDIDAS DE POSIÇÃO... 3 MEDIDAS DE DISPERSÃO... 5 EXERCÍCIOS CAPÍTULO 1... 8 Capítulo 2 Outliers e Padronização... 12 VALOR PADRONIZADO (Z)...

Leia mais

ESTATÍSTICA Medidas de Síntese

ESTATÍSTICA Medidas de Síntese 2.3 - Medidas de Síntese Além das tabelas e gráficos um conjunto de dados referente a uma variável QUANTITATIVA pode ser resumido (apresentado) através de Medidas de Síntese, também chamadas de Medidas

Leia mais

Linguagem estatística tópicos básicos

Linguagem estatística tópicos básicos UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: LINGUAGEM MATEMÁTICA 2019.1 Linguagem estatística tópicos básicos Prof. Adriano Vargas Freitas Principais destaques do

Leia mais

ESTATÍSTICA BÁSICA. Freqüência Absoluta: Número de vezes que um elemento ocorre em uma amostra.

ESTATÍSTICA BÁSICA. Freqüência Absoluta: Número de vezes que um elemento ocorre em uma amostra. ESTATÍSTICA BÁSICA. Apresentação Estatística é a parte da Matemática que organiza e analisa dados coletados em uma amostra de um conjunto. Com base nos resultados, faz projeções para todo o conjunto com

Leia mais

Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica Professor: Carlos Sérgio

Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica Professor: Carlos Sérgio Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica Professor: Carlos Sérgio LISTA DE EXERCÍCIOS I - ESTATÍSTICA BÁSICA 1. Classifique as seguintes variáveis como

Leia mais

MAE116 Farmácia Estatística Descritiva (I)

MAE116 Farmácia Estatística Descritiva (I) MAE116 Farmácia 2017 Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística A estatística desempenha o papel importante em muitos processos de tomada de decisão. Um pesquisador, em muitas situações, necessita

Leia mais

Estatística Fácil. Prof.º Mario César Castro 2015

Estatística Fácil. Prof.º Mario César Castro 2015 Estatística Fácil Prof.º Mario César Castro 2015 A Estatística é um ramos da Matemática que dispõe de processos apropriados para recolher, organizar, classificar, apresentar e interpretar determinados

Leia mais