COLÉGIO MAGNUM BURITIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO MAGNUM BURITIS"

Transcrição

1 COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 1ª ETAPA / º ANO

2 PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA º ANO A verdadeira unidade entre os homens é produzida, reforçada e protegida pela comunhão no amor. Santo Agostinho Prezados pais, Encaminhamos a Programação da 1ª Etapa de 2013, material que serve de apoio para o acompanhamento das habilidades que serão desenvolvidas. Lembramos que este planejamento é flexível e caso seja necessário, poderá sofrer alterações. Atenciosamente, Patrícia Bevilaqua Supervisora Pedagógica da Educação Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental

3 OBJETIVOS DO 1º ANO Consolidar a aprendizagem do código alfabético, avançar nas habilidades lógico-matemáticas e na capacidade de lidar com a informação. Dar continuidade ao trabalho de formação de hábitos adequados para uma boa convivência, de realização dos Deveres de Casa e da autonomia, ampliando a percepção de mundo na busca de uma atuação coerente aos princípios da sustentabilidade. Linguagem Oral e Escrita: HABILIDADES: LÍNGUA PORTUGUESA ( ) Transmitir recados e notícias com clareza e objetividade. ( ) Expressar opiniões em situações diversificadas. ( ) Utilizar palavras e expressões adequadas ao trato social. ( ) Conhecer as letras e o valor sonoro das mesmas. ( ) Representar na escrita unidades da língua oral, fazendo relação de quantidade e sonoridade. ( ) Recontar histórias conhecidas com aproximação às características da história original. ( ) Relatar experiências vividas e narrar fatos em sequência temporal e causal. ( ) Identificar rimas e aliterações em jogos verbais. ( ) Identificar, na fala, os sons que formam as palavras e fazer a correspondência entre sons e letras. ( ) Identificar textos, palavras, sílabas e fonemas. ( ) Realizar segmentação das sílabas mostrando que cada letra tem um som. ( ) Identificar ordem alfabética. ( ) Reproduzir a direcionalidade da escrita. ( ) Realizar hipóteses e antecipações sobre o escrito. ( ) Utilizar acervos da biblioteca voluntariamente. ( ) Conhecer e reproduzir oralmente jogos verbais, trava-línguas, parlendas e adivinhas. ( ) Copiar corretamente do quadro. ( ) Participar de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.

4 ( ) Produzir textos individuais e coletivos para diversos fins. ( ) Reconhecer, identificar, nomear as letras maiúsculas do alfabeto. ( ) Grafar corretamente as letras maiúsculas do alfabeto. ATIVIDADES: Pasta de leitura. Cantar músicas diversificadas. Conversas informais na roda. Cópia de textos variados. Criação do Dicionário Temático. Cruzadinhas. Ditados. Elaborar os combinados da sala. Escrever lista de palavras. História contada. História lida. Histórias variadas. Identificar algumas características de portadores de textos diferentes. Identificar letras de imprensa maiúscula e minúscula. Jogo de bingo. Jogo de formação de palavras. Jogos de leitura e escrita. Projeto literário. Ler textos. Ordem alfabética. Produção coletiva de texto. Realizar atividades de leitura e pseudo-leitura. Realizar diagnóstico de sondagem. Realizar escrita espontânea. Recitar parlendas e trava-línguas. Reconhecer as letras de imprensa minúsculas nos textos lidos. Reescrever histórias. Reescrita de textos narrativos. Transcrever textos escritos com letra de imprensa minúsculas para maiúsculas.

5 Valer-se da linguagem oral para conversar, expressar pontos de vista, transmitir recados. Visitas à biblioteca. DICA CULTURAL: Centro Cultural Maria Lívia de Castro - Buritis. HABILIDADES: MATEMÁTICA ( ) Utilizar a contagem oral. ( ) Identificar e nomear os números escritos até 50, sabendo o que vem antes, depois e entre. ( ) Utilizar estratégias convencionais ou não de cálculo, como ferramenta para resolver problemas. ( ) Comparar quantidades, utilizando diferentes estratégias. ( ) Interpretar e produzir escritas numéricas nos diversos contextos, observando regularidades. ( ) Utilizar estimativas ao trabalhar com quantidades, cálculos e soluções de problemas. ( ) Classificar os objetos, de acordo com seus atributos e verbalizar os critérios de agrupamento. ( ) Seriar objetos, obedecendo a uma lógica de organização e verbalizar os critérios utilizados. ( ) Criar e continuar sequências. ( ) Utilizar linguagem adequada ao deslocamento, a partir de referência. ( ) Diferenciar informações corretas e precisas em relação à localização. ( ) Reconhecer que qualquer objeto orientado indica uma direção e dois sentidos. ( ) Diferenciar sólidos que rolam e que não rolam. ( ) Marcar tempo por meio de calendário mensal, relacionando dia da semana e dia do mês. ( ) Explorar diferentes procedimentos para comparar grandezas. ( ) Localizar-se na rotina diária de aula. ( ) Ler e interpretar mensagens contidas em imagens.

6 ( ) Traçar corretamente os algarismos. ATIVIDADES: Classificação e seriação. Contagem. Jogo: Descubra o número. Jogo: Total 8, total 9 e total 10. Jogos com baralho. Jogo dos pontinhos. Jogo da velha. Jogos que envolvam o raciocínio lógico-matemático. Planejamento diário da rotina. Quebra-cabeça. Registrar os dias do mês no calendário. Resolver situações-problema do dia a dia que envolvam noção de adição e subtração. Trilha. Jogo dos dados. Jogo Super Trunfo Quem tirou a maior carta? Quem tirou a menor carta? Recitada oral até 50. Estimativa. Noção de adição e subtração. Identificação de números. Número maior que e menor que. Antecessor e sucessor. Lateralidade. Blocos lógicos. Escrita correta dos números de 0 até 50. Caderno de atividades de Matemática. Quadro de cem. DICA CULTURAL: Fazer dobraduras

7 NATUREZA E SOCIEDADE HABILIDADES: ( ) Adaptar-se e respeitar progressivamente as normas de convivência. ( ) Desenvolver estratégias de colaboração, interação e relação com o grupo. ( ) Explorar o ambiente e os espaços da escola, observando lugares (organização e localização), pessoas (localização e função) e objetos habituais. ( ) Identificar alguns papéis sociais e estabelecer relações existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição. ( ) Participar de resoluções de problemas da vida cotidiana. ( ) Registrar informações utilizando diferentes formas. ( ) Manifestar opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias. ( ) Utilizar, com a ajuda do professor, diferentes fontes para buscar informações, como objetos, fotografias, documentários, relatos de pessoas, mapas. ( ) Expressar diferentes hipóteses acerca dos fenômenos pertencentes ao mundo natural e social. ( ) Perceber os cuidados com o corpo, prevenindo acidentes. ( ) Reconhecer o processo de alimentação como forma de obtenção de materiais e energia para o funcionamento e crescimento do corpo. ATIVIDADES: Conversas na roda. Criação de um símbolo para a turma. Escolha do nome da turma. Interação na sala de aula. Passeios dentro e ao redor da escola. Pesquisas relacionadas ao tema transversal: Alternativas Sustentáveis: Eu posso contribuir. Registro de informações coletadas. DICA CULTURAL: Visitar o Centro Mineiro de Resíduos.

8 MOVIMENTO HABILIDADES: ( ) Utilizar a expressão do movimento em diversas situações do dia a dia. ( ) Executar os movimentos previstos pelo professor. ( ) Participar de brincadeiras que envolvam a necessidade de corrida, subida, descida. ( ) Desenvolver a habilidade de discriminação auditiva. ( ) Segurar corretamente o lápis e a tesoura. ( ) Participar de brincadeiras que permitam o desenvolvimento de habilidade motora fina. ( ) Participar de jogos cooperativos. ATIVIDADES: Recortar usando corretamente a tesoura. Rasgar papel. Embolar papel. Brincar de roda. Correr, pular, saltar. Noção de lateralidade: andar para frente, dobrar à direita, à esquerda. Jogos cooperativos. Atividades de preensão. DICA CULTURAL: Brincar em praças e parques de BH.

9 CIÊNCIAS HABILIDADES: ( ) Desenvolver habilidade de realizar investigação científica. ( ) Refletir sobre a propagação da luz. ( ) Conhecer os instrumentos necessários para construir um caleidoscópio. ( ) Refletir sobre a interferência exercida pelo formato do espelho sobre a imagem refletida. ( ) Conhecer os diversos tipos de espelho. ( ) Perceber que a luz branca é formada pela mistura de diferentes cores. ( ) Perceber que outras cores podem ser formadas pela adição de luzes de cores diferentes. ( ) Investigar o que acontece quando diferentes cores de tintas são misturadas. ( ) Conhecer e aplicar a técnica do pontilhismo para colorir. ( ) Conhecer a importância do pau-brasil para a história brasileira. ( ) Refletir sobre a importância das cores para alguns animais. CONTEÚDOS: Como fazer gravuras usando luz e sombra? Por onde a sombra passou? Como desviar os raios de luz? O que pode deformar uma imagem? De onde vêm as cores do arco-íris? Luzes de cores diferentes se misturam? Azul e amarelo: que cor dá? Como são produzidas as cores dos jornais? Quantas cores há em cada cor? Qual a importância das cores para os animais?

10 ATIVIDADES: As atividades propostas para esta etapa estão contempladas nos livro de Ciências LUZ, CORES E SOMBRAS e envolvem observações e experimentos. Comparar as diferenças existentes nos formatos das imagens refletidas pelos espelhos planos, cilíndricos, côncavos e convexos. Investigar o que acontece quando diferentes cores de tintas são misturadas. Perceber que a mistura de cores-luz produz cores diferentes da mistura de cores-pigmento. Conhecer e utilizar a técnica do pontilhismo para colorir. Perceber que algumas tintas são compostas pela adição de diferentes cores. Ampliar seus conhecimentos sobre cor, percebendo que as cores vistas no mundo natural vêm de substâncias químicas chamadas pigmento. Reconhecer a importância do pau-brasil para a história brasileira. Refletir sobre a importância das cores e suas finalidades para alguns animais. Criação de um teatro de sombras. Registros em diário das observações feitas pelo grupo por meio de escrita e desenhos de observação. Discussões sobre os diferentes assuntos tratados em sala de aula. Realização das atividades previstas no livro. Montagem e observação de uma caixa de luz. Brincadeiras com sombras. Montagem da caixa de projeção. Desenhar com luz e sombra. Construção de um caleidoscópio. Construção de um espelho cilíndrico. Colorir usando a técnica do pontilhismo. Experiências. DICA CULTURAL: Vídeo:

11 MÚSICA HABILIDADES: ( ) Explorar materiais e escutar obras musicais de diversos gêneros, e estilos de época. ( ) Desenvolver a memória musical. ( ) Perceber os ritmos e identificar músicas. ( ) Brincar com a música utilizando, intencionalmente, as possibilidades expressivas do próprio movimento. ( ) Explorar e criar gestos e ritmos. ( ) Explorar e criar possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras musicais. ( ) Expressar intencionalmente o movimento, sensações e ritmos. ( ) Improvisar tocando, cantando, criando sons, ritmos, canções e melodias. ( ) Explorar materiais sonoros, instrumentos para propiciar o contato com o som e suas qualidades. ( ) Ampliar o repertório de obras, compositores e gêneros musicais. ( ) Explorar, expressar e produzir sons e silêncio, com a voz, o corpo, o entorno e materiais diversos. ( ) Cultivar a voz, brincando do cantar de formas diferentes atentos à melodia, letra e estética. ( ) Interpretar músicas e canções diversas.

12 ATIVIDADES: Repetir séries de movimentos com as mãos, pés para afirmar o pulso musical. Brincadeira na roda com música (Movimento anterior, onde está o som, qual é o instrumento). De pé, fazer vários movimentos de acordo com o trecho da música Samba do Avestruz (CD O Caso do Pote Quebrado). A partir da música Canção do Sapo, criar movimentos para expressar a melodia. Dia da criação musical: apresentada a ideia central (Próprias Ideias) da música Samba do Pote Quebrado, criaremos ritmos, melodias e sons que farão parte daquela canção. Manipulação dos instrumentos Pandeirola e Zabumba, e apresentação em roda de sons com o que cada um conseguiu extrair daquele instrumento/ objeto sonoro. Audição passiva: ao som de Villa-Lobos, as crianças irão imitar os movimentos do mestre. Apresentação da história do compositor Villa-Lobos. História musicada: criada com o tema central da música da Foca Vinicius de Moraes. Cantar a música da história com a voz grave, aguda e fanhosa; com a boca fechada e outras possibilidades que sejam apontadas pelas crianças. Cantar o hino nacional brasileiro. DICA CULTURAL: CD Pé com pé Paulo Tatit e Sandra Peres.

13 ARTES VISUAIS HABILIDADES: ( ) Compreender os valores culturais dos povos através da arte. ( ) Criar experimentando novas cores, significados, combinações, traços e formas. ( ) Cuidar do próprio corpo e dos colegas no contato com materiais de artes. ( ) Cuidar dos materiais e dos trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo. ( ) Desenvolver e ampliar o conhecimento artístico. ( ) Experimentar mistura de cores. ( ) Explorar espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos. ( ) Expressar ideias individuais e coletivas, utilizando suporte de grande dimensão. ( ) Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras e pelas diversas obras artísticas com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura. ( ) Realizar experiências com desenho, obtendo diferentes resultados. ( ) Respeitar os trabalhos dos colegas. ( ) Respeitar a opinião do colega a respeito do seu gosto. ( ) Utilizar sem desperdício os materiais oferecidos. ( ) Conhecer e valorizar a produção como objeto de conhecimento. ( ) Observar imagens, analisando suas composições. ATIVIDADES: Cor e harmonia na pintura. Experimentar e misturar cores para formar novas cores. Leitura de imagens. Modelagem com argila. Perfuração em papel. Representação da figura humana. Análise de obras artísticas. Jogos cooperativos. Confecção de trabalhos coletivos. Dica cultural: Visitar o museu de arte da Pampulha

14 FILOSOFIA HABILIDADES: ( ) Escutar o outro com muita atenção. ( ) Esclarecer dúvidas quando necessário. ( ) Reconhecer a importância dos hábitos saudáveis. ( ) Refletir sobre a origem das ideias. ( ) Buscar formas de convivência. ( ) Cuidar do patrimônio da escola. ( ) Relacionar filosofia e sabedoria. ( ) Respeitar as regras de convivência. ( ) Identificar os cinco sentidos. ( ) Utilizar vocabulário adequado. CONTEÚDOS E ATIVIDADES: Desejo Felicidade Sensação Percepção Paz interior Dignidade humana Origem das ideias DICA CULTURAL: Atividades nos livros de Celito Meier Do desejo e da felicidade Das sensações e da percepção.

15 FORMAÇÃO HUMANA E CRISTÃ HABILIDADES: ( ) Identificar e reconhecer a aula de FHC como momento de partilha, de amor e de relação com o transcendente. ( ) Relacionar o tema da Campanha da Fraternidade com informações do cotidiano. ( ) Conhecer valores e atitudes da família, que sirvam para uma vida feliz. ( ) Identificar o próprio corpo como meio de crescimento e realização pessoal. ( ) Reconhecer a necessidade de cuidar do próprio corpo e do corpo do outro. EIXOS TEMÁTICOS E ATIVIDADES: Apresentação do cartaz da campanha da fraternidade. Meu mundo. Meu corpo. Entendendo o nosso mundo. Tema Transversal: Atitudes sustentáveis: Eu posso contribuir. Campanha da Fraternidade 2013 Fraternidade e Juventude. Textos. Registro das aulas. Músicas. DICA CULTURAL: Coleção Inspiração Karissa Jekel Eu admiro as maravilhas da criação. Eu acredito no amor de Deus. Mundinho Ed. DCL Ingrid B. B. Ausen

16 EDUCAÇÃO FÍSICA HABILIDADES: ( ) Conhecer e vivenciar diferentes formas de jogos. ( ) Criar e definir (escolha) estratégias individuais e em grupo para cumprir tarefas. ( ) Desenvolver habilidades motoras. ( ) Compreender e adaptar-se às regras. ( ) Saber ouvir e falar. ( ) Compreender a vitória e derrota. ( ) Respeitar as diferenças e semelhanças entre as pessoas. ( ) Desenvolver novas habilidades no meio líquido (mergulho, flutuação e deslocamento). ( ) Experimentar o aprendizado de movimentos básicos das lutas. ( ) Identificar a relação entre lutas e violência. ( ) Improvisar e criar movimentos com ritmos do corpo, sons, música e outros. ( ) Vivenciar os passos das danças/festas mais populares no Brasil (frevo). ( ) Conscientizar os alunos da importância das práticas de higiene e alimentação no seu dia a dia. ATIVIDADES: Jogos. Ginástica. Lutas. Danças. Jogos cooperativos. DICA DE APROFUNDAMENTO: Leve seu filho(a) para assistir aos espetáculos da 39ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança que acontece em Belo Horizonte de 28 de Janeiro/2013 a 03 de Março/2013. Estimule o gosto pelas atividades artísticos-culturais, afinal não há nada mais agradável do que um programa cultural em família.

17

18

19

20

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 1ª ETAPA / 2013 MATERNAL III PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 2013 MATERNAL 3 ANOS Organize suas atividades de forma ordenada, dando a cada uma o seu tempo

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 1º PERÍODO

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 1º PERÍODO 1º PERÍODO Prezados pais, Encaminhamos a Programação da 3ª Etapa de 2015, material que serve de apoio para o acompanhamento das habilidades que serão desenvolvidas. Lembramos que este planejamento é flexível

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL. PRÉ I Professoras Caroline e Ana Lucia Habilidades vivenciadas no 2º bimestre 2011

EDUCAÇÃO INFANTIL. PRÉ I Professoras Caroline e Ana Lucia Habilidades vivenciadas no 2º bimestre 2011 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezados Pais e/ou Responsáveis, Estamos vivenciando o segundo bimestre letivo e o processo de aprendizagem representa pra nós, motivo de alegria e conquistas diárias. Confiram as habilidades

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 3ª ETAPA / 2014 MATERNAL III Srs. pais ou responsáveis, caros alunos, Vocês estão recebendo a programação da 3ª Etapa de 2014. Este material serve

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 1º VOLUME ARTES VISUAIS O FAZER ARTÍSTICO Criação de desenhos, pinturas e colagens, com base em seu próprio repertório. Exploração das possibilidades oferecidas por diferentes

Leia mais

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem.

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem. Brasília, 24 de fevereiro de 2014. Senhores Pais e/ou Responsáveis, Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Maternal II, durante o 1º

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Infantil II Segmento I

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Infantil II Segmento I Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2010 Infantil II Segmento I PLANO DE CURSO 2009 INFANTIL II Disciplina: ARTES Série: INFANTIL II Segmento: I COMPETÊNCIAS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS -

Leia mais

Pré-Escola 4 e 5 anos

Pré-Escola 4 e 5 anos PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC DIÁRIO DE CLASSE Educação Infantil Pré-Escola 4 e 5 anos DIÁRIO DE CLASSE ESCOLA: CRE: ATO DE CRIAÇÃO DIÁRIO OFICIAL / /

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MATERNAL 3 ANOS

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MATERNAL 3 ANOS Programação da 1ª Etapa Maternal 3 Educação Infantil PROGRAMAÇÃO O FATO DE DAR JÁ SUPÕE O MÉRITO DE RECEBER. Sto. Agostinho DA 3ª ETAPA Prezados Pais: Vocês estão recebendo a programação do trabalho pedagógico

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS EDUCAÇÃO INFANTIL PROGRAMAÇÃO 1ª ETAPA / 2013 1º PERÍODO PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 2013 1º PERÍODO Põe amor em tudo o que fazes e as coisas terão sentido. Retira delas o amor, e elas

Leia mais

INFORMATIVO 2015 GRUPO

INFORMATIVO 2015 GRUPO INFORMATIVO 2015 GRUPO 5 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM CURRÍCULO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM ORALIDADE Formar frases com seqüência e sentido. Relacionar palavras que iniciam com vogais. Associar primeira letra/som em palavras iniciadas por vogal. Falar

Leia mais

Programação da 1ª Etapa Maternal 3 anos Educação Infantil

Programação da 1ª Etapa Maternal 3 anos Educação Infantil Programação da 1ª Etapa Maternal 3 anos Educação Infantil Prezados Pais: Nunca falamos tanto em autonomia, quando tratamos da educação dos mais novos. Está muito claro para nós que o processo de construção

Leia mais

Programação da 3ª Etapa 2º Período Educação Infantil

Programação da 3ª Etapa 2º Período Educação Infantil Programação da 3ª Etapa 2º Período Educação Infantil Prezados Pais: Este material foi preparado com o objetivo de oferecer a vocês informações sobre o trabalho que será realizado com as crianças durante

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 3ª ETAPA / 2012 1º ANO HABILIDADES: LÍNGUA PORTUGUESA Expressar os seus pontos de vista, seus desejos e necessidades. Manipular a linguagem oral, percebendo

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME. Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME. Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados Unidade 4 O mundo secreto das tocas e dos ninhos Unidade 5 Luz, sombra e ação! Unidade

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 3ª ETAPA / 2014 2º PERÍODO

COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 3ª ETAPA / 2014 2º PERÍODO COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 3ª ETAPA / 2014 2º PERÍODO COLÉGIO MAGNUM BURITIS (31) 2138-9000 www.magnumburitis.com.br 30/09/2014 09:11 PAG. 1 Srs. pais ou responsáveis, caros

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS EDUCAÇÃO INFANTIL PROGRAMAÇÃO 3ª ETAPA / 2012 2º PERÍODO LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Utilizar palavras adequadas ao trato social. Respeitar a fala do outro e interferir sem sair do

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 3ª ETAPA / 2014 MATERNAL II Srs. pais ou responsáveis, caros alunos, Vocês estão recebendo a programação da 3ª Etapa de 2014. Este material serve de

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL III - 2012 OBJETIVOS - CRIANÇAS DE TRÊS ANOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL III - 2012 OBJETIVOS - CRIANÇAS DE TRÊS ANOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL III - 2012 OBJETIVOS - CRIANÇAS DE TRÊS ANOS De acordo com o PCN e o Referencial Curricular da Educação Infantil, a instituição deve criar um ambiente

Leia mais

MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 1º ANO

MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 1º ANO Formação Pessoal e Social Identidade e Autonomia Posturas de Estudante Conteúdos

Leia mais

INFORMATIVO 2015 II UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA

INFORMATIVO 2015 II UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA INFORMATIVO 2015 II UNIDADE 3 ano Com o objetivo de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores

Leia mais

Programação da 2ª Etapa 2º Período Educação Infantil

Programação da 2ª Etapa 2º Período Educação Infantil Programação da 2ª Etapa 2º Período Educação Infantil Prezados Pais: Este documento foi preparado com o objetivo de oferecer a vocês informações sobre o trabalho que será realizado com as crianças durante

Leia mais

Competências Gerais a Desenvolver no Pré-Escolar

Competências Gerais a Desenvolver no Pré-Escolar Competências Gerais a Desenvolver no Pré-Escolar ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL SOCIALIZAÇÃO Desenvolver atitudes procedimentos e conceitos Interiorizar valores espirituais morais e críticos Desenvolver

Leia mais

CONTEÚDO ANUAL 2016 OBJETIVOS GERAIS:

CONTEÚDO ANUAL 2016 OBJETIVOS GERAIS: CONTEÚDO ANUAL 2016 SEGMENTO: Ensino Fundamental I SÉRIE: 1º ano OBJETIVOS GERAIS: Criar condições para o desenvolvimento integral das crianças, considerando as possibilidades de aprendizagem que apresentam,

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 2 PERÍODO

CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 2 PERÍODO CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 2 PERÍODO Falar de educação é em primeiro lugar falar de ser humano. E falar de ser humano é pensar e sentir, deslocar-se de lugares e posições

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: Nível 3 PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Maria Helena Walber Criar desenhos, pinturas, modelagens, colagens a partir do próprio repertório;

Leia mais

INFORMATIVO 2015 GRUPO 3

INFORMATIVO 2015 GRUPO 3 INFORMATIVO 2015 GRUPO 3 3 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL II OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

Leia mais

Programação da 1ª Etapa Maternal 3 Educação Infantil

Programação da 1ª Etapa Maternal 3 Educação Infantil Programação da 1ª Etapa Maternal 3 Educação Infantil Prezados Pais: Vocês estão recebendo a programação do trabalho pedagógico que será desenvolvido com os alunos do Maternal 3, na 1ª Etapa. As atividades

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas Departamento Curricular/Ciclo: 1º Ciclo Disciplina: Expressões Artísticas e Físico-Motora Ano de escolaridade: 4º ano Ano letivo: 2015/2016 Perfil do aluno à saída do 1º ciclo: Participar na vida sala

Leia mais

Condutas psicomotoras: brinquedos tradicionais e diversões de antigamente ainda encantam?

Condutas psicomotoras: brinquedos tradicionais e diversões de antigamente ainda encantam? Condutas psicomotoras: brinquedos tradicionais e diversões de antigamente ainda encantam? Profª. Ms. Cláudia Yazlle Profª. Ms. Gabriela Maffei 5 e 6 de junho Objetivos da aula de hoje As crianças de 4

Leia mais

AVALIAÇÃO SEMESTRAL DO ALUNO Maternal I

AVALIAÇÃO SEMESTRAL DO ALUNO Maternal I Departamento Pedagógico Seção de Educação Infantil AVALIAÇÃO SEMESTRAL DO ALUNO Maternal I...a mudança da avaliação é fundamental para que deixe de atrapalhar a prática pedagógica e ajude a qualificá-la.

Leia mais

Programação da 1ª Etapa 1º Período Educação Infantil

Programação da 1ª Etapa 1º Período Educação Infantil Programação da 1ª Etapa 1º Período Educação Infantil Prezados Pais: Nunca falamos tanto em autonomia, quando tratamos da educação dos mais novos. Está muito claro para nós que o processo de construção

Leia mais

Composição de pequenas músicas a partir de outras já existentes e de versos; a partir de objetos, da voz, do corpo, do silêncio.

Composição de pequenas músicas a partir de outras já existentes e de versos; a partir de objetos, da voz, do corpo, do silêncio. MÚSICA A música é uma linguagem expressiva importante a ser incentivada desde os primeiros anos de vida. O trabalho com música na escola de Educação Infantil deve respeitar as diferenças regionais e suas

Leia mais

Programação da 3ª Etapa 1º Período da Educação Infantil

Programação da 3ª Etapa 1º Período da Educação Infantil Programação da 3ª Etapa 1º Período da Educação Infantil Prezados Pais: Este documento tem como objetivo principal favorecer o acompanhamento do trabalho pedagógico que será desenvolvido com os alunos do

Leia mais

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE Unidade II ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL Profa. Ana Lucia M. Gasbarro A formação pessoal e social da criança, áreas de conhecimento e desenvolvimento da criança Introdução A importância

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

Planejamento Anual 2016. Educação Infantil Infantil II

Planejamento Anual 2016. Educação Infantil Infantil II Planejamento Anual 2016 Educação Infantil Infantil II Em nossa ação educativa, pretendemos colaborar para todos trabalharem pela harmonia nas relações entre os homens e os povos, fundada no amor ao outro,

Leia mais

Maternal 3 anos Educação Infantil

Maternal 3 anos Educação Infantil Maternal 3 anos Educação Infantil Eixo temático: Tema: Joca e suas aventuras As crianças, nesta fase, caracterizam-se pelo movimento e pela ação. Agem ativamente em seu entorno, acompanhando seus movimentos

Leia mais

Planejamento Anual 2014. Educação Infantil. Infantil I (NMPE 91)

Planejamento Anual 2014. Educação Infantil. Infantil I (NMPE 91) Planejamento Anual 2014 Educação Infantil Infantil I Em nossa ação educativa, pretendemos colaborar para todos trabalharem pela harmonia nas relações entre os homens e os povos, fundada no amor ao outro,

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL Disciplina: NATUREZA e SOCIEDADE Ano: INFANTIL IV Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO EANES LOBATO Critérios de Avaliação Educação Pré Escolar Departamento Educação Pré Escolar Ano letivo 2013/2014 A avaliação do processo permite reconhecer a pertinência e sentido

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL Programação da 2ª Etapa 1º Período da Educação Infantil NÃO HÁ DOENTE MAIS INCURÁVEL DO QUE AQUELE QUE NÃO RECONHECE A SUA DOENÇA. Sto. Agostinho Prezados Pais: É com a família e com a escola que a criança

Leia mais

Plano de Estudo 3ª Etapa

Plano de Estudo 3ª Etapa Plano de Estudo 3ª Etapa NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL I ANO: 1º Srs. Pais, SAÚDE E PAZ! Esse plano de estudo tem como finalidade levá-los a conhecer melhor a proposta desenvolvida no 1º ano. Nele

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM

EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM COMUNICAÇÃO FASE I FASE II ORALIDADE Transmitir recados simples. Formar frases com seqüência. Argumentar para resolver conflitos. Verbalizar suas necessidades e

Leia mais

Planejamento Anual 2016 Educação Infantil. Infantil I

Planejamento Anual 2016 Educação Infantil. Infantil I Planejamento Anual 2016 Educação Infantil Infantil I Em nossa ação educativa, pretendemos colaborar para todos trabalharem pela harmonia nas relações entre os homens e os povos, fundada no amor ao outro,

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE Disciplina Eixos temáticos (conteúdos) Habilidades prioritárias a serem desenvolvidas pelo educando. Matemática Natureza e Arte Ampliação do vocabulário; Coordenação motora; Linguagem

Leia mais

Jussara / Thaís TEMA TRANSVERSAL 2016: SOMENTE UM CORAÇÃO GENEROSO PODE AMAR O PRÓXIMO SEM MEDIDA!. EVENTO / DATA COMEMORATIVA:

Jussara / Thaís TEMA TRANSVERSAL 2016: SOMENTE UM CORAÇÃO GENEROSO PODE AMAR O PRÓXIMO SEM MEDIDA!. EVENTO / DATA COMEMORATIVA: TEMA TRANSVERSAL 2016: SOMENTE UM CORAÇÃO GENEROSO PODE AMAR O PRÓXIMO SEM MEDIDA!. PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA Jussara / Thaís MATERNAL II Ter fé é acreditar naquilo que você não vê; a recompensa por essa

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR 2015/2016

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR 2015/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR 2015/2016 Critérios de Avaliação da Educação Pré-Escolar Página 1 Introdução O princípio consensualmente partilhado de que a avaliação é um elemento integrante e regulador

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAÇARI SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO TÉCNICA - PEDAGÓGICA PROINFÂNCIA 2009

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAÇARI SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO TÉCNICA - PEDAGÓGICA PROINFÂNCIA 2009 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO INFANTIL I - CONHECENDO A SI MESMO E APRENDENDO A SE RELACIONAR Com relação à aprendizagem sobre si mesmo e sobre as relações espera-se que as crianças aprendam:

Leia mais

Propiciar a socialização da criança através da participação numa comunidade mais ampla, onde descubra e domine regras próprias do convívio social.

Propiciar a socialização da criança através da participação numa comunidade mais ampla, onde descubra e domine regras próprias do convívio social. EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (4 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (4 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (4 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Expressar curiosidade e desejo de saber; Reconhecer aspetos do mundo exterior mais próximo; Perceber a utilidade de usar os materiais do seu quotidiano;

Leia mais

Departamento da Educação Pré-Escolar/1.º Ciclo. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pré-Escolar

Departamento da Educação Pré-Escolar/1.º Ciclo. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pré-Escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA BÁRBARA Departamento Pré-Escolar/1º Ciclo 151 956 Departamento da Educação Pré-Escolar/1.º Ciclo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pré-Escolar Área

Leia mais

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 LÍNGUA PORTUGUESA Reconhecer o gênero de um texto a partir de seu contexto; Analisar textos de diferentes gêneros;

Leia mais

Planejamento Anual 2015. Educação Infantil Maternal II

Planejamento Anual 2015. Educação Infantil Maternal II Planejamento Anual 2015 Educação Infantil Maternal II Em nossa ação educativa, pretendemos colaborar para todos trabalharem pela harmonia nas relações entre os homens e os povos, fundada no amor ao outro,

Leia mais

Planejamento. Anual 2016 Educação Infantil. Maternal III

Planejamento. Anual 2016 Educação Infantil. Maternal III Planejamento Anual 2016 Educação Infantil Maternal III Em nossa ação educativa, pretendemos colaborar para todos trabalharem pela harmonia nas relações entre os homens e os povos, fundada no amor ao outro,

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV DISCIPLINA : LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS GERAIS Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e

Leia mais

Anexos I. Objetivos para a Educação Pré-Escolar

Anexos I. Objetivos para a Educação Pré-Escolar Anexos I Objetivos para a Educação Pré-Escolar Domínio da Matemática CONHECI MENTO DO MUNDO FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL 3 ANOS 1.º PERÍODO Independência/Autonomia Saber o seu nome Conhecer e utilizar o seu

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO MÚSICA

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO MÚSICA CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO MÚSICA OBJETIVOS GERAIS Explorar e identificar elementos da música para se expressar e interagir com outros; Interpretar músicas

Leia mais

Presença das artes visuais na educação infantil: idéias e práticas correntes

Presença das artes visuais na educação infantil: idéias e práticas correntes Capítulo 15 - Artes Visuais Introdução As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto

Leia mais

Projeto de intervenção

Projeto de intervenção Projeto de intervenção Tema: trabalhando com artes na educação infantil. Por: Cristiane Salvador Batista¹ Vivalda de Jesus Souza² INTRODUÇÃO Pretende-se por meio deste projeto Trabalhando Com Artes Na

Leia mais

3. Encaminhamento metodológico e sugestões de atividades complementares

3. Encaminhamento metodológico e sugestões de atividades complementares 3. Encaminhamento metodológico e sugestões de atividades complementares UNIDADE 1 BICHO E GENTE, CADA UM TEM UM JEITO DIFERENTE! A proposta deste tema é estimular a criança a perceber as diferenças existentes

Leia mais

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. TÍTULO DO PROGRAMA As letrinhas mágicas 2. EPISÓDIO(S) TRABALHADO(S): A máquina de pesadelos 3. SINOPSE DO(S) EPISÓDIO(S) ESPECÍFICO(S) Na série As letrinhas mágicas,

Leia mais

Formas de organização do trabalho de alfabetização e letramento

Formas de organização do trabalho de alfabetização e letramento Formas de organização do trabalho de alfabetização e letramento Isabel Cristina Alves da Silva Frade(1) Introdução Como realizar um planejamento de trabalho de alfabetização e letramento com crianças de

Leia mais

Planejamento Anual. 1º Ano. Ensino Fundamental

Planejamento Anual. 1º Ano. Ensino Fundamental Planejamento Anual 1º Ano Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2 Objetivos: 1. Utilizar as mais diferentes linguagens para comunicar-se e expressar suas ideias; 2. Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL GRUPO IV (4 ANOS) Desenvolvimento físico-motor: Pula em um pé só sem perder o equilíbrio. Consegue recortar com facilidade uma

PLANEJAMENTO ANUAL GRUPO IV (4 ANOS) Desenvolvimento físico-motor: Pula em um pé só sem perder o equilíbrio. Consegue recortar com facilidade uma PLANEJAMENTO ANUAL GRUPO IV (4 ANOS) Desenvolvimento físico-motor: Pula em um pé só sem perder o equilíbrio. Consegue recortar com facilidade uma figura utilizando tesoura. É possível que ainda não seja

Leia mais

2º ANO. PROPOSTA PEDAGÓGICA DA SÉRIE Procedimentos pedagógicos das Áreas. Ensino Fundamental I Ano: 2012

2º ANO. PROPOSTA PEDAGÓGICA DA SÉRIE Procedimentos pedagógicos das Áreas. Ensino Fundamental I Ano: 2012 2º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA DA SÉRIE Procedimentos pedagógicos das Áreas Ensino Fundamental I Ano: 2012 Sumário Currículo por Competências. 03 Competências Pessoais e Sociais. 04 Competências Metodológicas.

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação

Critérios Gerais de Avaliação Critérios Gerais de Avaliação Educação Pré-Escolar 2014/15 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa em cada nível de educação e

Leia mais

CRECHE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2012/2013. Telef: 238490000 Fax: 238490003 Av. Cidade da Covilhã Apto. 52 6290-322 Gouveia - www.abpg.

CRECHE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2012/2013. Telef: 238490000 Fax: 238490003 Av. Cidade da Covilhã Apto. 52 6290-322 Gouveia - www.abpg. CRECHE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2012/2013 Unidade 1 Vamos à escola PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2012/2013 Unidade 2 Uma árvore de Natal muito familiar Mês: Outubro/Novembro/Dezembro Objetivos

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS: 1 ano Levar o estudante a realizar a escrita do próprio nome e outros nomes. Promover a escrita das letras do alfabeto. Utilizar a linguagem oral para conversar,

Leia mais

A LINGUAGEM ESCRITA COMO UMA DAS MÚLTIPLAS

A LINGUAGEM ESCRITA COMO UMA DAS MÚLTIPLAS A LINGUAGEM ESCRITA COMO UMA DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DA CRIANÇA Professor(a), no tema anterior, A criança de seis anos no ensino fundamental, falamos sobre quem são e como são essas crianças que ingressam

Leia mais

PLANEJAMENTO TURMA 3º ano DISCIPLINA CONTEÚDOS Vol. 1 e 2 Língua Portuguesa

PLANEJAMENTO TURMA 3º ano DISCIPLINA CONTEÚDOS Vol. 1 e 2 Língua Portuguesa COLÉGIO SANTA TERESINHA - CAMPO BOM Fone 3597-1215 Rua Santo Inácio de Loiola, 196 Centro Campo Bom RS. PLANEJAMENTO TURMA 3º ano DISCIPLINA CONTEÚDOS Vol. 1 e 2 Língua Portuguesa Gêneros textuais: Poemas,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL Programação da 1ª Etapa 2º Período da Educação Infantil A ESPERANÇA É NECESSÁRIA AO PEREGRINO, ELA É SEU CONSOLO NO CAMINHO. Sto. Agostinho Prezados Pais: Vocês estão recebendo a programação do trabalho

Leia mais

Planificação Anual da Sala dos 5anos

Planificação Anual da Sala dos 5anos Nome do Aluno: Janine Colaço Reis Planificação Anual da Sala dos 5anos Calendarizaçã o (mês) Áreas de conteúdo/ Conteúdos Curriculares Competências Situações de aprendizagem/ Estratégias Recursos Humanos/

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III DISCIPLINA : LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS GERAIS Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer

Leia mais

Uma Visão Geral do Currículo para os Pais Seu Filho na Primeira Série

Uma Visão Geral do Currículo para os Pais Seu Filho na Primeira Série Uma Visão Geral do Currículo para os Pais Seu Filho na Primeira Série Caros Pais e Guardiões: Seus filhos vêm para a escola trazendo com eles uma grande bagagem de conhecimento e uma carga de varias experiências

Leia mais

Planejamento (Música)

Planejamento (Música) Planejamento (Música) Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin MÚSICA Competências Objetivo Geral Objetivos Específicos Estratégias em Língua Portuguesa Estratégias de outras áreas do conhecimento

Leia mais

PROJETO CURRICULAR DE ESCOLA

PROJETO CURRICULAR DE ESCOLA PROJETO CURRICULAR DE ESCOLA ANO LETIVO 2015/ 2016 1 Índice Introdução... 3 Definindo Projeto Curricular de Jardim de Infância... 4 Projeto Curricular de Jardim de Infância MENINO DO MUNDO Intencionalidades...

Leia mais

CONSELHO DE DOCENTES DO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CONSELHO DE DOCENTES DO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Agrupamento de Vale de Ovil Escola Básica e Secundária do Vale de Ovil Código 345702 CONSELHO DE DOCENTES DO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A avaliação é qualitativa e contínua com o objectivo de reconhecer

Leia mais

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III 1ª ETAPA COMPONENTE CURRICULAR - BRINCAR Objetos e Significados na brincadeira Participar das brincadeiras exploradas. Utilizar os brinquedos de maneira cuidadosa. Participar de jogos com ou sem a intervenção

Leia mais

MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 0 a 3 Anos

MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 0 a 3 Anos Prefeitura Municipal do Salvador Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico CENAP MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 0 a 3 Anos COMPETÊNCIA CONTEÚDO

Leia mais

NOME DO PROJETO PROJETO MERGULHANDO NA LEITURA 2013 PÚBLICO ALVO Educação Infantil e Ensino Fundamental I

NOME DO PROJETO PROJETO MERGULHANDO NA LEITURA 2013 PÚBLICO ALVO Educação Infantil e Ensino Fundamental I NOME DO PROJETO PROJETO MERGULHANDO NA LEITURA 2013 PÚBLICO ALVO Educação Infantil e Ensino Fundamental I OBJETIVOS GERAIS: Promover o hábito da leitura entre os alunos; Proporcionar ao aluno o prazer

Leia mais

VISÃO: ser referência na comunidade na área de educação Infantil

VISÃO: ser referência na comunidade na área de educação Infantil VISÃO: ser referência na comunidade na área de educação Infantil NOSSA MISSÃO: Por meio da educação formar cidadãos felizes, independentes, éticos e solidários VALORES: Respeito, honestidade, boa moral

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Educação Infantil III Área de conhecimento: Linguagem Série: Infantil III Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo Linguagem Letras do alfabeto Nome próprio, nome da escola, histórias Nome das profissões, histórias, músicas Histórias, nome das plantas Histórias em quadrinho, brincadeiras, nome dos brinquedos Nome dos

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CHAPECÓ SC

A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CHAPECÓ SC A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CHAPECÓ SC FIGUEIREDO, Anelice Maria Banhara - SME / Chapecó/SC anelicefigueiredo@gmail.com LORENZET, Simone Vergínia - SME

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª 1ª ETAPA MATERNAL II

PROGRAMAÇÃO DA 2ª 1ª ETAPA MATERNAL II PROGRAMAÇÃO DA 2ª 1ª ETAPA MATERNAL II Srs. pais ou responsáveis, caros alunos, Vocês estão recebendo a programação da 2ª Etapa de 2014. Este material serve de apoio para o acompanhamento das habilidades

Leia mais

Marcos de Aprendizagem Música. Eixo Competência Conteúdos Habilidades

Marcos de Aprendizagem Música. Eixo Competência Conteúdos Habilidades Apreciação e Percepção Musical Alcance progressivo do desenvolvimento auditivo musical, rítmico, melódico, harmônico e tímbrico e a memória musical nos processos de apreciação e percepção. Som e suas propriedades

Leia mais

Propostas para melhorias da fala de crianças com síndrome de down

Propostas para melhorias da fala de crianças com síndrome de down Propostas para melhorias da fala de crianças com síndrome de down Resumo Esse vídeo pretende oferecer instrumentos aos professores da educação infantil e do ensino fundamental para as tarefas da educação

Leia mais

BLOCOS CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES

BLOCOS CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES 1.º PERÍODO PLANIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR BLOCOS CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES. Reconhecimento da importância das artes plásticas;. Desenvolvimento progressivo das possibilidades

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS EDUCAÇÃO INFANTIL PROGRAMAÇÃO 3ª ETAPA / 2012 1º PERÍODO LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Manter a atenção nos momentos de escuta e leitura de diversos tipos de textos (narrativas literárias,

Leia mais

Coordenação Pedagógica Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental I Profª. Hevelyn Tatiane Silva Barcelos Campelo

Coordenação Pedagógica Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental I Profª. Hevelyn Tatiane Silva Barcelos Campelo 01 Direção: Profª Renata Teixeira Junqueira Freire Vice Direção Administrativa: Márcio Lóes Alcalá Coordenação Pedagógica Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental I Profª. Hevelyn Tatiane Silva Barcelos

Leia mais

Planificação Anual. Competências Aprendizagens Atividades/Estratégias Avaliação. Registo e produções - Confiança

Planificação Anual. Competências Aprendizagens Atividades/Estratégias Avaliação. Registo e produções - Confiança Planificação Anual Professor: Gabriela Maria R. D. T. L. C. Silva Disciplina: Ano: préescolar Turma: I Ano letivo: 2014-2015 Competências Aprendizagens Atividades/Estratégias Avaliação Facilitar a adaptação

Leia mais

1 o Período Educação Infantil

1 o Período Educação Infantil 1 o Período Educação Infantil Eixo temático: O tema Imaginação visa a estimular as distintas áreas de desenvolvimento integral das crianças, bem como favorecer o crescimento de suas habilidades e competências.

Leia mais

Planejamento Anual 2016. Maternal I

Planejamento Anual 2016. Maternal I Planejamento Anual 2016 Maternal I Em nossa ação educativa, pretendemos colaborar para todos trabalharem pela harmonia nas relações entre os homens e os povos, fundada no amor ao outro, seja quem for,

Leia mais

Escola Bem-Me-Quer - Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial Rua Bonfim, 1621 - CEP 85.901-150 Toledo - Paraná

Escola Bem-Me-Quer - Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial Rua Bonfim, 1621 - CEP 85.901-150 Toledo - Paraná Escola Bem-Me-Quer - Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial Rua Bonfim, 1621 - CEP 85.901-150 Toledo - Paraná Plano de Trabalho Docente 2014 Educação Infantil Estimulação

Leia mais

CONHECIMENTOS E CAPACIDADES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 1

CONHECIMENTOS E CAPACIDADES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 1 . PREFEITURA MUNICIPAL DO SALVADOR Secretaria Municipal de Educação e Cultura SMEC Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico CENAP CONHECIMENTOS E CAPACIDADES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E

Leia mais