Quí. Xandão. Monitora: Thamiris Gouvêa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Quí. Xandão. Monitora: Thamiris Gouvêa"

Transcrição

1 Quí. Professores: Allan Rodrigues Xandão Monitora: Thamiris Gouvêa

2 Isomeria espacial: geométrica 19 set RESUMO O estudo da isomeria plana esclareceu-nos muito a respeito do motivo pelo qual compostos de mesma fórmula molecular possuem propriedades diferentes na prática, na medida em que mostrou a diferença entre a estrutura plana da cadeia desses compostos, chamados de isômeros. No entanto, ficaram mais dúvidas sobre compostos que possuem tanto fórmulas moleculares como fórmulas estruturais planas iguais, contudo apresentam propriedades diferentes na prática. Assim, descobriuse a existência de diferenças entre eles que apenas podem ser observadas em dimensões espaciais, e surgiu o que chamamos de ISOMERIA ESPACIAL ou ESTEREOISOMERIA. Esse tipo de isomeria se divide entre GEOMÉTRICA ou CIS-TRANS (sobre a qual aprendemos neste material) e ÓPTICA (a ser vista posteriormente). A isomeria GEOMÉTRICA ou CIS-TRANS pode ocorrer em 2 tipos de compostos: Cadeia aberta com ligação dupla: CONDIÇÕES DE OCORRÊNCIA: 1) Ter ligação dupla na cadeia; 2) Possuir grupos radicais distintos no mesmo carbono Nestes compostos, a ligação dupla impede a rotação entre os átomos de carbono, que existe quando a ligação entre eles é simples. Exemplo: Ao girarmos um dos carbonos na molécula do etano, a molécula continua a mesma, não altera sua conformação espacial nem suas propriedades. Olha só: Assim como, ao girarmos um dos carbonos na molécula de 1,2-dicloroetano, a molécula não se altera. As 2 estruturas representadas abaixo representam a mesma substância (bolinha verde, bolinha branca e bolinha cinza representam os átomos de cloro, de hidrogênio e de carbono, respectivamente).

3 Contudo, a molécula do 1,2-dicloroeteno não possui essa livre rotação, devido à ligação dupla entre carbonos, motivo pelo qual as 2 estruturas abaixo já representam compostos diferentes, com propriedades diferentes. Já que se trata de compostos diferentes, recebem nomes diferentes, da seguinte maneira: a) CIS + nome do composto quando ligantes iguais estiverem do mesmo lado do plano espacial ou quando o ligante de menor número atômico de um dos carbonos estiver do mesmo lado do plano espacial que o ligante de menor número atômico do outro carbono. b) TRANS + nome do composto quando ligantes iguais estiverem em lados opostos do plano espacial ou quando o ligante de menor número atômico de um dos carbonos estiver no lado oposto ao do ligante de menor número atômico do outro carbono. Exemplos: cis-1,2-dicloroeteno trans-1,2-dicloroeteno cis-1-cloro-1-fluorpropeno trans-1-cloro-1-fluorpropeno

4 cis-11-retinal trans-11-retinal ácido cis-butenodioico ou ácido maleico fumárico ácido trans-butenodioico ou ácido OBS: O composto cis é aquele em que os hidrogênios estão para o mesmo lado, formando uma conformação espacial menos simétrica que na trans, em que os hidrogênios estão em lados opostos. IMPORTANTE À BEÇA: A isomeria CIS-TRANS foi inicialmente designada para compostos em que R1=R4 e R2=R4 ou R1=R4 e R2=R3. Por isso, estabeleceu-se a ISOMERIA E-Z para indicar os casos em que não há igualdade entre ligantes de um e de outro carbonos da dupla, da seguinte maneira: a) Z + nome do composto quando o ligante de menor número atômico de um dos carbonos estiver do mesmo lado do plano espacial que o ligante de menor número atômico do outro carbono. b) E + nome do composto quando o ligante de menor número atômico de um dos carbonos estiver no lado oposto ao do ligante de menor número atômico do outro carbono. Exemplos: Z-1-cloro-1-fluorpropeno e E-1-cloro-1-fluorpropeno Z-11-retinal e E-11-retinal No entanto, hoje em dia usamos mais a isomeria CIS-TRANS até mesmo para estes casos, como abordado inicialmente, sendo o isômero Z correspondente ao CIS e o E, ao TRANS. Cadeia fechada (ISOMERIA BAYERIANA): CONDIÇÃO DE OCORRÊNCIA: Em pelo menos dois átomos de carbono do ciclo, devemos encontrar dois grupos radicais distintos entre si. Nestes compostos, o que impede a rotação entre os átomos de carbono é o fato de a cadeia ser fechada.

5 Exemplo: No composto 1-clorociclopropano, NÃO HÁ isomeria geométrica, pois apenas 1 carbono possui 2 ligantes diferentes, enquanto no 1,2-diclorociclopropano, HÁ isomeria geométrica, já que 2 carbonos possuem 2 ligantes diferentes (Cl e H). Já que se trata de compostos diferentes, recebem nomes diferentes, da seguinte maneira: a) CIS + nome do composto quando ligantes iguais estiverem do mesmo lado do plano; b) TRANS + nome do composto quando ligantes iguais estiverem em lados opostos do plano espacial. cis-1,2-dicloropropano trans-1,2-dicloropropano IMPORTANTE À BEÇA: CIS: Menos estável devido à existência de 2 radicais iguais do mesmo lado, seus pares eletrônicos se repelem com maior intensidade. Isso cria um momento dipolar diferente de zero, o que reduz sua estabilidade; Menos simétrico; Menor ponto de ebulição. TRANS: Mais estável devido à existência de 2 radicais iguais em lados opostos, seus pares eletrônicos se repelem com menor intensidade. Isso cria um momento dipolar igual a zero, o que aumenta sua estabilidade; Mais simétrico; Maior ponto de ebulição. EXERCÍCIOS DE AULA 1. Um hidrocarboneto X sofre combustão resultando como produtos 4 mols de gás carbônico e 4 mols de água. Assinale a alternativa que indica, respectivamente, o número de isômeros do composto e quanto(s) deste(s) apresenta(m) isomeria geométrica? a) 6 e 1 b) 5 e 1 c) 5 e 2 d) 6 e 2 e) 5 e 3

6 2. Na Inglaterra, não é permitido adicionar querosene (livre de imposto) ao óleo diesel ou à gasolina. com o composto A, que revelará sua presença na mistura após sofrer as seguintes transformações químicas: Obs.: Fluorescente = que emite luz Um técnico tratou uma determinada amostra de combustível com solução aquosa concentrada de hidróxido de sódio e, em seguida, iluminou a mistura com luz ultravioleta. Se no combustível houver querosene (marcado), a) no ensaio, formar-se-ão duas fases, sendo uma delas aquosa e a outra fluorescente. b) o marcador A transformar-se-á em um isômero trans do sal de sódio, que é solúvel em água. c) a luz ultravioleta transformará um isômero trans em um isômero cis. d) a luz ultravioleta transformará um isômero cis em um isômero trans. e) a luz ultravioleta transformará um isômero cis, mais estável, em um isômero trans, menos estável. 3. As balas e as gomas de mascar com sabor de canela contêm o composto cinamaldeído (ou aldeído cinâmico) que apresenta a fórmula estrutural abaixo. O nome oficial deste composto orgânico é: a) trans-3-fenil propenal. b) trans-1-fenil propenal. c) trans-3-fenil propanal. d) trans-3-benzil propenal. e) cis-3-fenil propenal. 4. O bicho-da-seda libera um composto chamado bombicol para se comunicar com outros indivíduos de sua espécie. O bombicol é um álcool primário de cadeia muito longa contendo duas ligações duplas, uma cis e outra trans na cadeia de carbono. Nenhum de seus vários isômeros tem efeito no processo de comunicação entre esses insetos. Qual das estruturas abaixo representa o bombicol? a)

7 b) c) d) e) 5. Admite isomeria geométrica, o alceno: a) 2,3-dimetil pent-2-eno. b) pent-1-eno. c) 3-metil hex-3-eno. d) eteno. e) 4-etil-3-metil hex-3-eno. EXERCÍCIOS DE CASA 1. Quantos isômeros geométricos do aldeído cinâmico são previstos? a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5.

8 2. Assinale a alternativa que contém apenas isômeros do 1-penteno (C 5H 10). a) Penteno, cis pent-2-eno e ciclopenteno. b) Trans pent-2-eno, pentanol e cis pent-3-eno. c) 2-metil pent-1-eno, trans pent-2-eno e ciclopentano. d) Cis pent-2-eno, ciclopentano e 2-metil but-1-eno. e) 2-metil but-1-eno, ciclopentano e 2-metil butan-1-ol. 3. Sobre um par de isômeros cis-trans, é correto dizer que: a) o isômero trans é sempre mais estável. b) suas fórmulas moleculares são diferentes. c) o isômero cis apresenta cadeia mais longa. d) a massa molecular do isômero cis é sempre maior. e) ambos apresentam a mesma disposição no espaço. 4. O aroma dos perfumes, geralmente, resulta de misturas de compostos químicos. Moléculas com estruturas químicas semelhantes não possuem necessariamente aromas similares. Nerol e geraniol são representadas abaixo, são constituintes de perfumes e exalam diferentes aromas. Com relação às moléculas acima representadas, é correto afirmar que nerol e geraniol são isômeros: a) ópticos, por serem visualmente diferentes. b) de posição, pois a hidroxila está em posições diferentes. c) de compensação, pois o isômero trans compensa o isômero cis. d) geométricos, pois há diferença apenas entre a disposição espacial dos compostos cis e trans. e) de função, pois o nerol fornece um aroma diferente do geraniol.

9 5. O óleo de soja, comumente utilizado na cozinha, contém diversos triglicerídeos (gorduras), provenientes de diversos ácidos graxos, dentre os quais temos os mostrados abaixo. Sobre esses compostos, podemos afirmar que: a) o composto 4 é um ácido carboxílico de cadeia aberta contendo duas duplas ligações conjugadas entre si. b) os compostos 2 e 3 são isômeros cis-trans. c) o composto 1 é um ácido carboxílico de cadeia insaturada. d) o composto 2 é um ácido graxo de cadeia aberta contendo uma dupla ligação (cis). e) o composto 3 é um ácido graxo de cadeia fechada contendo uma insaturação (cis). 6. Sabendo-se que 2,46 L de um hidrocarboneto gasoso, medidos à pressão de 1 atm e 27 C, têm massa igual a 5,6 g e que esse hidrocarboneto apresenta isomeria cis-trans, isomeria de cadeia e isomeria de posição, pode-se afirmar que se trata de: a) but-1-eno. b) but-2-eno. c) propeno. d) ciclobutano. e) metilciclobutano. 7. Quantos isômeros estruturais e geométricos, considerando também os cíclicos, são previstos com a fórmula molecular C 3H 5 a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 7 8. Apresenta isomeria geométrica: a) pent-2-eno b) but-1,2-dieno c) propeno d) tetrabromo etileno e) 1,2-dimetil benzeno

10 QUESTÃO CONTEXTO Se considerarmos que frituras são os salgadinhos em geral (coxinhas, bolinhas de queijo, risoles etc.), pastéis, batatas-fritas e tempurás, não existe um tipo mais saudável que outro. Para prepará-los, é necessário usar bastante óleo, e bem quente. Ao fritar o alimento, parte dos nutrientes é perdida devido às inúmeras reações químicas que ele sofre. Nesse processo, sua estrutura também pode ser alterada. Se for submetido a altas temperaturas ou reaproveitado, o óleo também podem causar danos à saúde. Quando reutilizado, pode se tornar gordura transaturada, a famosa gordura trans. Existem frituras menos prejudiciais à saúde que outras? Por Sara Ferrari. VejaSP. Publicado em 19 jul Observe a estrutura dos ácidos graxos abaixo. Explique por que, ao aquecermos, um ácido cis se transforma em trans, mais prejudicial ao organismo.

11 GABARITO Exercícios de aula 1. a 2. d 3. a 4. b 5. a Exercícios de casa 1. b 2. d 3. a 4. d 5. b 6. b 7. d 8. a Questão contexto O composto cis é menos estável que o trans, motivo pelo qual seu aquecimento rompe temporariamente a ligação dupla, que se recompõe posteriormente no isômero trans, mais estável.

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO ISOMERIA GEOMÉTRICA EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 01 (Fuvest-SP) Quantos isômeros estruturais e geométricos, considerando também os cíclicos, são previstos com a fórmula molecular C 3 H 5 Cl? a) 2 b) 3 c) 4

Leia mais

CADERNO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 3º ANO. Quantos carbonos existem nessa molécula?

CADERNO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 3º ANO. Quantos carbonos existem nessa molécula? CADERNO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 3º ANO Quantos carbonos existem nessa molécula? 1) Duas substâncias de odores bem distintos curiosamente têm fórmula molecular idêntica C 6 H 12 O 6 o que caracteriza

Leia mais

PROFESSOR: José Augusto NOME SÉRIE 3º ANO LISTA DE EXERCÍCIOS

PROFESSOR: José Augusto NOME SÉRIE 3º ANO LISTA DE EXERCÍCIOS Instituto Santa Teresa PROFESSOR: José Augusto NOME SÉRIE 3º ANO LISTA DE EXERCÍCIOS 01- CESGRANRIO-RJ) A respeito da isomeria nos compostos orgânicos, considere o esquema a seguir: Apresente os produtos

Leia mais

Isomeria h Quantas vezes caiu no ENEM. Complexidade. Tempo de estudo a dedicar. Videoaulas para estudar. Exercícios por resolver

Isomeria h Quantas vezes caiu no ENEM. Complexidade. Tempo de estudo a dedicar. Videoaulas para estudar. Exercícios por resolver TEMAS VESTIBULARES Q1 Isomeria Quantas vezes caiu no ENEM Complexidade Tempo de estudo a dedicar Videoaulas para estudar Exercícios por resolver 8 3 8h 10 20 Isomeria 05 out EXERCÍCIOS DE AULA 1. A isomerização

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 1º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 1º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 1º Ano/série: 3ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 1º BIMESTRE TEORIA 16 ISOMERIA GEOMÉTRICA (CIS-TRANS)

Leia mais

Química 5 - Aula ISOMERIA ISOMERIA PLANA ISOMERIA ESPACIAL

Química 5 - Aula ISOMERIA ISOMERIA PLANA ISOMERIA ESPACIAL Química 5 - Aula 12 7 - ISOMERIA 7.1 - ISOMERIA PLANA 7.2 - ISOMERIA ESPACIAL 7. ISOMERIA Considere duas substâncias, A e B, com a mesma fórmula molecular (C 2 H 6 O): a substância A é um líquido incolor,

Leia mais

OCORRÊNCIA C = C R1 R2

OCORRÊNCIA C = C R1 R2 ISOMERIA GEOMÉTRICA Isomeria geométrica é um tipo de isomeria espacial que analisa e compara a posição no espaço dos ligantes de dois átomos de carbono em uma cadeia. Essa avaliação é feita a partir de

Leia mais

Quí. Monitor: Marcos Melo

Quí. Monitor: Marcos Melo Quí. Professor: Xandão Monitor: Marcos Melo Específicas: Isomeria 11 dez EXERCÍCIOS DE AULA 1. O ciclo-propano e o éter etílico (etóxi-etano) foram muito utilizados, no passado, como anestésicos de inalação.

Leia mais

carbonos hidrogênios oxigênio C 2 H 6 O

carbonos hidrogênios oxigênio C 2 H 6 O ISOMERIA carbonos hidrogênios oxigênio O O 2 6 O 2 6 O Os compostos 3 2 O e 3 O 3 são ISÔMEROS ISÔMEROS são compostos diferentes que possuem a mesma fórmula molecular A este fenômeno damos o nome de ISOMERIA

Leia mais

Pré UFSC Química. Química Orgânica. Alcinos. Funções Orgânicas. Alcadienos. Hidrocarbonetos. Alcanos. Cicloalcanos. Alcenos.

Pré UFSC Química. Química Orgânica. Alcinos. Funções Orgânicas. Alcadienos. Hidrocarbonetos. Alcanos. Cicloalcanos. Alcenos. Química Orgânica Estuda as propriedades e composição dos compostos que apresentam o carbono como principal elemento químico. Alcinos São hidrocarbonetos acíclicos contendo uma única ligação tripla entre

Leia mais

AULA 21 NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E HIDROCARBONETOS

AULA 21 NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E HIDROCARBONETOS AULA 21 NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E HIDROCARBONETOS NOMENCLATURA OFICIAL DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS De acordo com a União Internacional de Química Pura e Aplicada (I.U.P.AC.), o nome de um composto

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 1º

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 1º C O L É G I O K E N N E D Y / R E D E P I T Á G O R A S PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 1º PLANO DE ESTUDO Nº 03 PROFESSORA: Rose Barbosa DATA DA AVALIAÇÃO: 27/04/2018 DISCIPLINA : Química ANO/SÉRIE: 3º ANO

Leia mais

Quí. Monitor: Gabriel Pereira

Quí. Monitor: Gabriel Pereira Quí. Professor: Xandão Monitor: Gabriel Pereira Reação orgânica: Reação de eliminação (exercícios) 09 out EXERCÍCIOS DE AULA 1. Quando o -bromopentano sofre reação de eliminação, os produtos A e B, abaixo,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA ORGÂNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA ORGÂNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA ORGÂNICA ORIENTADORA: PROF.ª DRA. KARLA VIEIRA P R OF.ª LUCAS SIQUEIRA ISOMERIA INTRODUÇÃO (I) Quando

Leia mais

Exercícios sobre reações orgânicas de adição

Exercícios sobre reações orgânicas de adição Exercícios sobre reações orgânicas de adição Enunciado dos exercícios de 01 a 16: Dê as equações químicas globais das reações orgânicas listadas a seguir. bservação: a regra de Markovinikov, resumidamente,

Leia mais

Química Orgânica. Prof. ALEXANDRE D. MARQUIORETO

Química Orgânica. Prof. ALEXANDRE D. MARQUIORETO Química Orgânica Prof. ALEXANDRE D. MARQUIORETO Aspirina (AAS) Sacarina sódica Ácido cítrico Ciclamato de sódio Introdução Função química é uma série de compostos que possuem propriedades químicas semelhantes.

Leia mais

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 3

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 3 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 Assinale a alternativa correta.

Leia mais

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 4

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 4 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 Assinale a alternativa incorreta.

Leia mais

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 1

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 1 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 A quantidade de Na 2 CO 3.10H 2

Leia mais

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 2

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 2 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 Considere que, a 25 o C, temos

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO QUESTÕES. Escolha 12 exercícios dos mostrados abaixo e responda-os.

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO QUESTÕES. Escolha 12 exercícios dos mostrados abaixo e responda-os. 3º EM Química A Wesley Av. Dissertativa 19/10/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

Química D Extensivo V. 5

Química D Extensivo V. 5 Química D Extensivo V. 5 Exercícios 01) D H 3 C O 02) D éter H 3 C OH álcool C 2 H 6 O (isômeros) Funções diferentes isomeria de função. 06) D I. C 3 O P III. C 3 H 6 O O II. C 3 O P IV. C 3 O P Isômeros

Leia mais

3 o EM. Lista de Isomeria QUÍMICA

3 o EM. Lista de Isomeria QUÍMICA 3 o EM QUÍMIA Lista de Isomeria Lista de isomeria plana, geométrica e ótica. Plana 1) A tabela mostra as propriedades de duas substâncias A e B. Propriedades A B Estado físico nas condições ambientes líquido

Leia mais

Quí. Monitor: Victor Pontes

Quí. Monitor: Victor Pontes Professor: Allan e Xandão Monitor: Victor Pontes Isomeria plana: função, posição, cadeia, metameria e tautomeria 12 set RESUMO Isomeria É o fenômeno quando dois ou mais compostos apresentam a mesma fórmula

Leia mais

compostos de mesma fórmula molecular

compostos de mesma fórmula molecular Isomeria Estudo dos isômeros Isômeros compostos de mesma fórmula molecular Apresentam propriedades (físicas, químicas ou fisiológicas) diferentes devido às diferenças em suas fórmulas estruturais. O próprio

Leia mais

2. Explique o que acontece com o ponto de ebulição dos hidrocarbonetos à medida que aumenta o tamanho de suas moléculas.

2. Explique o que acontece com o ponto de ebulição dos hidrocarbonetos à medida que aumenta o tamanho de suas moléculas. FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS, FCAV UNESP Jaboticabal CURSO: Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) DISCIPLINA: Química Orgânica DOCENTE RESPONSÁVEL: Prof a. Dr a. Luciana Maria

Leia mais

Química D Superintensivo

Química D Superintensivo GABARIT Superintensivo Exercícios 0) 9 02) B 03) A 0. erta. Devido à propriedade de encadeamento do carbono, o número de compostos orgânicos é muito grande, com grande variação no arranjo dos átomos das

Leia mais

ISOMERIA. Prof. César Lourenço

ISOMERIA. Prof. César Lourenço ISOMERIA Prof. ésar Lourenço carbonos hidrogênios oxigênio O O 2 6 O 2 6 O Os compostos 3 2 O e 3 O 3 são ISÔMEROS ISÔMEROS são compostos diferentes que possuem a mesma fórmula molecular A este fenômeno

Leia mais

1. A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que apresenta, dentre outros, os seguintes componentes:

1. A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que apresenta, dentre outros, os seguintes componentes: Isomeria Tipos de Isomeria Isomeria Plana De cadeia De posição Metameria De função Tautomeria Isomeria Espacial Geométrica (Cis-Trans) Ótica 1. A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que

Leia mais

Exercícios sobre isomeria espacial geométrica

Exercícios sobre isomeria espacial geométrica Exercícios sobre isomeria espacial geométrica 01. (UFRGS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. cis-1,2-dicloroeteno é uma molécula,

Leia mais

HIDROCARBONETOS FUNÇÕES ORGÂNICAS

HIDROCARBONETOS FUNÇÕES ORGÂNICAS HIDROCARBONETOS FUNÇÕES ORGÂNICAS FUNÇÕES ORGÂNICAS O átomo de carbono: Apresenta capacidade singular de compartilhar elétrons com outros átomos de carbono formando ligações carbono-carbono estáveis. Permite

Leia mais

Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades

Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades Ensino Médio QUÍMICA Data: / / 2012 Atividade: Exercícios de Recuperação Paralela e Anual aula 3 Nome : n o Classe: 2 2MA Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades 1. (Espcex (Aman) 2013) A tabela abaixo

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA I. ISOMERIA GEOMÉTRICA

QUÍMICA ORGÂNICA I. ISOMERIA GEOMÉTRICA Prof. Sandro Lyra QUÍMICA ORGÂNICA AULA 10 - ISOMERIA ESPACIAL OU ESTEREOISOMERIA A estereoisomeria aborda dois diferentes fenômenos da isomeria espacial. I. Isomeria geométrica (Cis / Trans ou Z/E) II.

Leia mais

Alcenos e Alcinos. Aula 5

Alcenos e Alcinos. Aula 5 Universidade Federal de Ouro Preto Alcenos e Alcinos Aula 5 Flaviane Francisco Hilário 1 1 Alcenos 1.1 - Estrutura Hidrocarbonetos cujas moléculas contêm ligação dupla carbono-carbono. (olefinas) Hidrocarbonetos

Leia mais

Química D Semiextensivo V. 3

Química D Semiextensivo V. 3 GABARIT Química D Semiextensivo V 3 Exercícios 01) B 02) B 03) E omposto A: éter omposto B: fenol omposto : álcool Fórmula molecular dos três compostos: 7 8 éter fenol 2 álcool ompostos de mesma fórmula

Leia mais

Química. Xandão e Allan Rodrigues (Aline Costa) Isomeria Plana

Química. Xandão e Allan Rodrigues (Aline Costa) Isomeria Plana Isomeria Plana Isomeria Plana 1. Na natureza, várias substâncias possuem isômeros, que podem ser classificados de várias maneiras, sendo uma delas a isomeria funcional. Assinale a opção que apresenta um

Leia mais

PROVA 3 conhecimentos específicos

PROVA 3 conhecimentos específicos PROVA 3 conhecimentos específicos Química QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE química. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado GABARITO

Leia mais

PROVA 3 conhecimentos específicos

PROVA 3 conhecimentos específicos PROVA 3 conhecimentos específicos QUÍMICA QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado GABARITO

Leia mais

PROVA 3 conhecimentos específicos

PROVA 3 conhecimentos específicos PROVA 3 conhecimentos específicos QUÍMICA QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado GABARITO

Leia mais

Alcenos e Alcinos. Aula 14

Alcenos e Alcinos. Aula 14 Universidade Federal de Ouro Preto Alcenos e Alcinos Aula 14 Flaviane Francisco Hilário 1 1 Alcenos 1.1 - Estrutura Hidrocarbonetos cujas moléculas contêm ligação dupla carbono-carbono. (olefinas) Hidrocarbonetos

Leia mais

Exemplos: petróleo, metano, gás de cozinha, gasolina, querosene, etc.

Exemplos: petróleo, metano, gás de cozinha, gasolina, querosene, etc. QUÍMICA 5 AULA 3 4 HIDROCARBONETOS Constituem uma classe de compostos orgânicos muito grande, variada e importante, pois englobam o petróleo e seus derivados, o gás natural etc. Em função do tipo de ligação

Leia mais

NORMAL: RAMIFICADA: H H H C C

NORMAL: RAMIFICADA: H H H C C C4 OBS.: C Carbono primário: Se o átomo de carbono estiver ligado a um átomo de carbono. Carbono secundário: se um átomo de carbono estiver ligado a dois átomos de carbono. Carbono terciário: se estiver

Leia mais

GRUPO DE ESTUDO

GRUPO DE ESTUDO GRUP DE ESTUD - 2012 QUÍMIA I PRFESSR SUZA 13/08/2012 ISMERIA Isomeria é a propriedade em que compostos diferentes apresentam fórmulas moleculares iguais mais diferentes fórmulas estruturais diferentes.

Leia mais

ISOMERIA. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I

ISOMERIA. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I ISOMERIA Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I Conceito Podem existir substâncias diferentes com a mesma fórmula molecular fenômeno chamado isomeria; Iso: igual; meros: parte; Portanto,

Leia mais

Fala Gás Nobre! Preparado para reagir? O tema dessa semana é isomeria! Mas o que é isso? Você sabe?

Fala Gás Nobre! Preparado para reagir? O tema dessa semana é isomeria! Mas o que é isso? Você sabe? ISOMERIA Fala Gás Nobre! Preparado para reagir? O tema dessa semana é isomeria! Mas o que é isso? Você sabe? Bem, a isomeria é um fenômeno em que duas ou mais substâncias diferentes, apresentam a mesma

Leia mais

4. Represente os isômeros geométricos do ácido butenodióico (ácido maléico cis) e (ácido fumárico trans).

4. Represente os isômeros geométricos do ácido butenodióico (ácido maléico cis) e (ácido fumárico trans). LISTA DE EXERÍIOS DE ISOMERIA ESPAIAL www.heltonsalles.com.br ISOMERIA GEOMÉTRIA 1. Quais são as condições necessárias para um composto apresentar isomeria geométrica? Represente os isômeros geométricos

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. [E] D possui cadeia aberta e heterogênea. A reação entre A e B, em meio ácido, forma o éster butanoato de secbutila. B e D são isômeros de função. O composto C possui

Leia mais

Carbonos Hidrogênios Oxigênios C 2 H 6 O

Carbonos Hidrogênios Oxigênios C 2 H 6 O Prof. Edson Cruz ISOMERIA Carbonos Hidrogênios Oxigênios H H H C C O H H C O C H H H H H H H C 2 H 6 O C 2 H 6 O Os compostos H 3 C CH 2 OH e H 3 C O CH 3 são ISÔMEROS. ISÔMEROS são compostos diferentes

Leia mais

Química D Superintensivo

Química D Superintensivo GABARIT Superintensivo Exercícios 0) 9 02) B 03) A 0. erta devido à propriedade de encadeamento do carbono, o número de compostos orgânicos é muito grande, com grande variação no arranjo dos átomos das

Leia mais

Química E Extensivo V. 2

Química E Extensivo V. 2 Química E Extensivo V Exercícios 01) E Propano e butano são hidrocarbonetos pertencentes à subfunção alcano Para a diferenciação dos nomes de cada substância, deve-se observar o sufixo (ano) de alcano,

Leia mais

Esse é um exemplo do fenômeno denominado isomeria. O estudo da isomeria será dividido em duas partes: plana e espacial (estereoisomeria).

Esse é um exemplo do fenômeno denominado isomeria. O estudo da isomeria será dividido em duas partes: plana e espacial (estereoisomeria). ISOMERIA O QUE É ISOMERIA? Quando se substitui um átomo de hidrogênio do etano por um átomo de cloro, pode-se obter somente uma substância, pois, qualquer que seja o hidrogênio substituído, a estrutura

Leia mais

Isomeria. Profº Jaqueline Química Kapa Tarde. Resposta da questão 1: [D]

Isomeria. Profº Jaqueline Química Kapa Tarde. Resposta da questão 1: [D] Resposta da questão 1: [D] [Resposta do ponto de vista da disciplina Biologia] A forma S da talidomida parece comprometer a formação dos vasos sanguíneos nos tecidos embrionários formadores de diversas

Leia mais

FCAV/ UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Isomeria

FCAV/ UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Isomeria FCAV/ UNESP DISCIPLINA: Química Orgânica ASSUNTO: Isomeria Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran 1 1. ISÔMEROS Isômeros: dois ou mais compostos diferentes que apresentam a mesma fórmula molecular. Isomeria

Leia mais

Roteiro de Estudos Prova de Recuperação 1 Trimestre. Setor A

Roteiro de Estudos Prova de Recuperação 1 Trimestre. Setor A Roteiro de Estudos Prova de Recuperação 1 Trimestre Nome: Ano: 3º E.M. Professor: Cassio Pacheco Setor A 1- A solubilidade do fluoreto de cálcio, a 18 C, é 2.10-5 mol/litro. Qual o produto de solubilidade

Leia mais

Tarefa 09 Professor Negri. 01. Quanto à classificação e nomenclatura da estrutura abaixo, assinale a alternativa CORRETA:

Tarefa 09 Professor Negri. 01. Quanto à classificação e nomenclatura da estrutura abaixo, assinale a alternativa CORRETA: Tarefa 09 Professor Negri 01. Quanto à classificação e nomenclatura da estrutura abaixo, assinale a alternativa ORRETA: a) hidrocarboneto de cadeia aberta, alcano, metano b) hidrocarboneto de cadeia aberta,

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA parte 1

QUÍMICA ORGÂNICA parte 1 QUÍMICA ORGÂNICA parte 1 1 QUÍMICA ORGÂNICA Cafeína Vinagre Glicose (É o ramo da Química que estuda os compostos do CARBONO) 2 CLASSIFICAÇÃO DO CARBONO Carbono primário Ligado diretamente, no máximo, a

Leia mais

Lista de execícios- Petróleo, hidrocarbonetos e cadeias carbônicas

Lista de execícios- Petróleo, hidrocarbonetos e cadeias carbônicas 1. (Espcex (Aman)) O composto representado pela fórmula estrutural, abaixo, pertence à função orgânica dos ácidos carboxílicos e apresenta alguns substituintes orgânicos, que correspondem a uma ramificação

Leia mais

Quí. Monitor: João Castro

Quí. Monitor: João Castro Quí. Professor: Abner Camargo Monitor: João Castro Nomenclatura: álcoois, aldeídos, cetonas e éteres 21 set RESUMO Nomenclatura: álcoois, aldeídos, cetonas e éteres Nomenclatura oficial dos álcoois A nomenclatura

Leia mais

Química Orgânica. Química orgânica: Estrutura das moléculas. Grupos funcionais. Estereoquímica. Reatividade..

Química Orgânica. Química orgânica: Estrutura das moléculas. Grupos funcionais. Estereoquímica. Reatividade.. Química Orgânica X Química orgânica: Estrutura das moléculas. Grupos funcionais. Estereoquímica. Reatividade.. Química Orgânica Os compostos orgânicos são as substâncias químicas que contêm carbono e hidrogénio,

Leia mais

Quí. Xandão Monitor: Victor Pontes

Quí. Xandão Monitor: Victor Pontes Quí. Professor: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Victor Pontes Hidrocarbonetos: alcanos, alcenos e alcinos 29 ago RESUMO Hidrocarbonetos são compostos formados por carbono e hidrogênio e constituem uma

Leia mais

Alfa Química Série 23 Reações de adição. Propano. 2-cloropropano. 1-bromopropano. Propano-2-ol

Alfa Química Série 23 Reações de adição. Propano. 2-cloropropano. 1-bromopropano. Propano-2-ol 01 Propano 2-cloropropano 1-bromopropano Propano-2-ol 1 02 But-1-eno Butano 1,2-dibromobut-1-eno 2-bromobut-1-eno Butanona 2 03 I. II. Resposta: D 3 04 O esquema apresentado corresponde à reação de hidrogenação

Leia mais

QUÍMICA Prof. Alison Cosme Souza Gomes. Funções Orgânicas Resumo UERJ

QUÍMICA Prof. Alison Cosme Souza Gomes. Funções Orgânicas Resumo UERJ QUÍMICA Prof. Alison Cosme Souza Gomes Funções Orgânicas Resumo UERJ A Química Orgânica é a parte da química que estuda os diversos compostos de carbonos existentes. São compostos com sua base nos átomos

Leia mais

AULA Com a fórmula molecular C7H8O existem vários compostos aromáticos, como, por exemplo,

AULA Com a fórmula molecular C7H8O existem vários compostos aromáticos, como, por exemplo, AULA 13 1.. Considere os compostos orgânicos: (I) 1-butanol, (II) metóxi-propano, (III) ácido butanóico, (IV) butanal e (V) 2-butanona. O etanoato de etila é isômero do composto a) I. b) II. c) III. d)

Leia mais

Classificação das cadeias orgânicas e hibridação

Classificação das cadeias orgânicas e hibridação Classificação das cadeias orgânicas e hibridação Gabarito: Resposta da questão 1: [E] [Resposta do ponto de vista da disciplina de Química] As cenouras de coloração laranja podem ter sido trazidas a Pernambuco

Leia mais

Química 12.º Ano Unidade 2 Combustíveis, Energia e Ambiente Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Química 12.º Ano Unidade 2 Combustíveis, Energia e Ambiente Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo Química 12.º Ano Unidade 2 Combustíveis, Energia e Ambiente Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo Lição n.º 56 Sumário: Isomeria constitucional e estereoisomeria. COMPETÊNCIAS A PROMOVER ESTRATÉGIAS

Leia mais

RESPOSTAS DAS TAREFAS 2ª SÉRIE. Química - Setor A. Aula 25. Aulas 27 e 28. Aula 27. Aula 26 ENSINO MÉDIO. 2. Função : H 3 C CH 2 CH 2 CH 2 C

RESPOSTAS DAS TAREFAS 2ª SÉRIE. Química - Setor A. Aula 25. Aulas 27 e 28. Aula 27. Aula 26 ENSINO MÉDIO. 2. Função : H 3 C CH 2 CH 2 CH 2 C ENSIN MÉDI RESPSTAS DAS TAREFAS 2ª SÉRIE 13 Química - Setor A Aula 25 1. Substâncias diferentes com a mesma fórmula molecular. 2. a) metilpropano e butano b) propano e propano c) ciclopropano e propeno

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Química A

Atividades de Recuperação Paralela de Química A Atividades de Recuperação Paralela de Química A 3ª série Ensino Médio. Conteúdos para estudos: Setor A: calcular ph e poh de soluções; equacionar hidrólises de sais ácidos e básicos; calcular a solubilidade

Leia mais

Exercícios de Isomeria

Exercícios de Isomeria Exercícios de Isomeria 1. Cientistas brasileiros definem como transgênico um "organismo cujo genoma foi alterado pela introdução de DNA exógeno, que pode ser derivado de outros indivíduos da mesma espécie,

Leia mais

Exercíciosde Funções Orgânicas 1) Identifique as funções químicas presentes em cada uma das estruturas seguintes. Faça um círculo e dê o nome da

Exercíciosde Funções Orgânicas 1) Identifique as funções químicas presentes em cada uma das estruturas seguintes. Faça um círculo e dê o nome da Exercíciosde Funções Orgânicas 1) Identifique as funções químicas presentes em cada uma das estruturas seguintes. Faça um círculo e dê o nome da função. REVISÃO DE ISOMERIA PLANA E GEOMETRICA 1) Indique

Leia mais

Química E Intensivo V. 1

Química E Intensivo V. 1 GABARIT Química E Intensivo V. Exercícios 0 adeia carbônica normal é a cadeia não ramificada. Nesse tipo de cadeia, existirão apenas carbonos primários e secundários. 0 99 Na cadeia carbônica saturada,

Leia mais

Colégio Ressurreição Nossa Senhora

Colégio Ressurreição Nossa Senhora Colégio Ressurreição Nossa Senhora 3º ano do Ensino Médio Isomeria: plana, geométrica e óptica Prof. Enio S. Santos Isomeria vem do grego e significa "mesma composição" (iso = mesma(s); meros = partes).

Leia mais

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V3 Frente D

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V3 Frente D 01) B Composto A: éter Composto B: fenol Composto C: álcool Fórmula molecular dos 3 compostos: C 7 H 8 O Compostos de mesma fórmula molecular e função química diferente isomeria de função. 02) B I. Álcool

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 3º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 3º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 3º Ano/série: 3ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 3º BIMESTRE TEORIA 22 OZONÓLISE EM ALCENOS A ozonólise

Leia mais

Exercícios Sobre ReaÇões Orgânicas: mecanismo da adição

Exercícios Sobre ReaÇões Orgânicas: mecanismo da adição Exercícios Sobre ReaÇões rgânicas: mecanismo da adição Enunciado dos exercícios de 01 a 24: Dê as equações químicas globais das reações orgânicas listadas a seguir. 01. H 2= + l 2 02. H 2= + Br 2 03. H

Leia mais

PROVA 3 conhecimentos específicos

PROVA 3 conhecimentos específicos PROVA 3 conhecimentos específicos QUÍMICA QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado GABARITO

Leia mais

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB 1ª QUESTÃO O aspartame, estrutura representada a seguir, é uma substância que tem sabor doce ao paladar. Pequenas quantidades dessa substância são suficientes para

Leia mais

Reações Orgânicas - Adição e Eliminação

Reações Orgânicas - Adição e Eliminação Reações Orgânicas - Adição e Eliminação Reações Orgânicas - Adição e Eliminação 1. São apresentados, abaixo, quatro compostos pertencentes a várias funções orgânicas: CH 3OH CH 3NH 2 CH 2 = CH 2 A alternativa

Leia mais

Revisão III Unidade Isomeria

Revisão III Unidade Isomeria 1 Revisão III Unidade Isomeria 1) Em relação ao ácido lático, cujas fórmulas espaciais estão representadas abaixo, estão corretas as opções, exceto: a) Possui átomo de carbono assimétrico. b) Possui atividade

Leia mais

FCAV/ UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Isomeria

FCAV/ UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Isomeria FCAV/ UNESP DISCIPLINA: Química Orgânica ASSUNTO: Isomeria Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran 1 1. ISÔMEROS Isômeros: dois ou mais compostos diferentes que apresentam a mesma fórmula molecular. Isomeria

Leia mais

ISOMERIA EM QUÍMICA ORGÂNICA Profº.: Wesley de Paula

ISOMERIA EM QUÍMICA ORGÂNICA Profº.: Wesley de Paula Química Orgânica Aula 1 (Específica) ISOMERIA EM QUÍMICA ORGÂNICA Profº.: Wesley de Paula ISOMERIA INTRODUÇÃO a substância A é um álcool: CH 3 -CH 2 -OH; a substância B é um éter: CH 3 -O-CH 3 ; A e B

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA ISOMERIA ÓPTICA

QUÍMICA ORGÂNICA ISOMERIA ÓPTICA Prof. Sandro Lyra QUÍMICA ORGÂNICA ISOMERIA ÓPTICA 1. Conceitos básicos a) A isomeria óptica ocorre em moléculas assimétricas ou quirais; b) Cada carbono quiral (centro esterogênicos) produz em par de

Leia mais

Ciências Físico-Químicas 9ºAno Prof. Carla Bastos

Ciências Físico-Químicas 9ºAno Prof. Carla Bastos Ciências Físico-Químicas 9ºAno Prof. Carla Bastos O que são? Compostos orgânicos Compostos que contêm carbono e hidrogénio, podendo ainda conter outros elementos. Isómeros Compostos com a mesma fórmula

Leia mais

Quí. Monitor: Victor Pontes

Quí. Monitor: Victor Pontes Professor: Allan Rodrigues Monitor: Victor Pontes Isomeria Plana: Função, posição, cadeia, metameria e tautomeria 05 set RESUMO Isomeria É o fenômeno quando dois ou mais compostos apresentam a mesma fórmula

Leia mais

Quantos compostos orgânicos existem atualmente? São milhões de compostos orgânicos.

Quantos compostos orgânicos existem atualmente? São milhões de compostos orgânicos. Quantos compostos orgânicos existem atualmente? São milhões de compostos orgânicos. Não, isso seria impossível! Mas será que preciso conhecer todos eles? Compostos orgânicos Classes orgânicas São grupo

Leia mais

Exemplo: classifique os carbonos da molécula: PROF. WILHERMYSON LIMA QUÍMICA ORGÂNICA QUÍMICA. Histórico;

Exemplo: classifique os carbonos da molécula: PROF. WILHERMYSON LIMA QUÍMICA ORGÂNICA QUÍMICA. Histórico; PROF. WILHERMYSON LIMA QUÍMICA ORGÂNICA QUÍMICA Histórico; Em 1777, Bergman define a química orgânica como sendo a química dos compostos existentes nos organismos vivos (animal e vegetal), enquanto a química

Leia mais

Lista de Química P1 2 Ano III Bimeste 2014 Professora: Núbia de Andrade Aluno:

Lista de Química P1 2 Ano III Bimeste 2014 Professora: Núbia de Andrade Aluno: Lista de Química P1 Ano III Bimeste 014 Professora: Núbia de Andrade Aluno: 01) O acetileno (etino) é um gás que, ao ser queimado, atinge altas temperaturas e, por isso, tem aplicação em processos de soldas

Leia mais

Prof. Willame Bezerra

Prof. Willame Bezerra 1. Os feromônios são compostos emitidos por animais para atrair outros da mesma espécie e sexo oposto. Um dos tipos de feromônios são os chamados atraentes sexuais de insetos, que facilitam sua reprodução.

Leia mais

PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA

PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA ORGÂNICA 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - PARTE 1 ============================================================================================= Hidrocarbonetos

Leia mais

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V4 Frente E

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V4 Frente E 01) D A preferência de substituição obedece a ordem: C terciário C secundário C primário. A halogenação de um alcano se dá por substituição de um átomo de hidrogênio por um halogênio, resultando em um

Leia mais

RESPOSTAS DAS TAREFAS 2ª SÉRIE. Química - Setor A. Aulas 31 e 32. Aula 31. Aula 32 ENSINO MÉDIO 1. D. 2. H 3 C CH CH 2 CH 3 ; butan-2-ol

RESPOSTAS DAS TAREFAS 2ª SÉRIE. Química - Setor A. Aulas 31 e 32. Aula 31. Aula 32 ENSINO MÉDIO 1. D. 2. H 3 C CH CH 2 CH 3 ; butan-2-ol ENSIN MÉDI RESPSTAS DAS TAREFAS 2ª SÉRIE 14 Química - Setor A Aulas 31 e 32 Aula 31 1. D 2. 3 2 3 ; butan-2-ol 3. 3 2 1 2 3 2 2 ; propan-1-ol 3 3 1 2 3 3 ; propan-2-ol Aula 32 l l 1. 2 3 1 Zn 2 3 1 Znl

Leia mais

Quí. Monitor: Gabriel Pereira

Quí. Monitor: Gabriel Pereira Quí. Professor: Xandão Monitor: Gabriel Pereira Reação orgânica: Reação de adição (exercícios) 25 set EXERCÍCIOS DE AULA 1. O cloro ficou muito conhecido devido a sua utilização em uma substância indispensável

Leia mais

Reações Orgânicas - 1

Reações Orgânicas - 1 Ensino Médio QUÍMICA Exercícios Complementares - Recuperação Paralela Classe: 2 2 a série Reações Orgânicas - 1 1. (Fuvest 1995) O composto A, B e C são alcenos em que os átomos ou grupos de átomos estão

Leia mais

Química Básica RESUMO. Compostos orgânicos do seu dia-a-dia. Química 1

Química Básica RESUMO. Compostos orgânicos do seu dia-a-dia. Química 1 Compostos orgânicos do seu dia-a-dia RESUMO A química orgânica se dedica ao estudo das substâncias que contêm carbono. O carbono é um elemento especial pois consegue formar moléculas muito grandes e de

Leia mais

FUNÇÕES ORGÂNICAS: HIDROCARBONETOS. Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro

FUNÇÕES ORGÂNICAS: HIDROCARBONETOS. Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro FUNÇÕES ORGÂNICAS: HIDROCARBONETOS Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro giseli.menegat@caxias.ifrs.edu.br maira.manfro@caxias.ifrs.edu.br O QUE SÃO HIDROCARBONETOS? São compostos formados exclusivamente

Leia mais

Quí. Monitor: Victor Pontes

Quí. Monitor: Victor Pontes Professor: Allan Rodrigues Monitor: Victor Pontes Hidrocarbonetos: cadeia principal e ramificações 22 ago RESUMO Radicais, Ramificações ou Ramos Radicais livres, são agrupamentos orgânicos que possuem

Leia mais

LOUCOS POR QUÍMICA. Prof. Neif Nagib

LOUCOS POR QUÍMICA. Prof. Neif Nagib LUS PR QUÍMIA Prof. Neif Nagib São dois ou mais compostos orgânicos diferentes que apresentam a mesma fórmula molecular. 3 2 Etanol 2 6 3 Metoximetano A isomeria se divide em: Isomeria Plana ou onstitucional.

Leia mais

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA ORGÂNICA RECUPERAÇÃO FINAL ª SÉRIE. 1º) Escreva as fórmulas estruturais dos seguintes hidrocarbonetos:

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA ORGÂNICA RECUPERAÇÃO FINAL ª SÉRIE. 1º) Escreva as fórmulas estruturais dos seguintes hidrocarbonetos: EXERCÍCIOS DE QUÍMICA ORGÂNICA RECUPERAÇÃO FINAL 2016 3ª SÉRIE 1º) Escreva as fórmulas estruturais dos seguintes hidrocarbonetos: a. Propano b. Heptano c. 1-penteno d. 3-hexino e. Ciclopentano f. Ciclopenteno

Leia mais

Ano: 3º EM. Recursos para Estudo / Atividades. Conteúdo. 2ª Etapa Unidades de Estudo conceitos e habilidades. Caderno

Ano: 3º EM. Recursos para Estudo / Atividades. Conteúdo. 2ª Etapa Unidades de Estudo conceitos e habilidades. Caderno Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo Colégio Nossa Senhora da Piedade Av. Amaro Cavalcanti, 2591 Encantado Rio de Janeiro / RJ CEP: 20735042 Tel: 2594-5043 Fax: 2269-3409 E-mail: cnsp@terra.com.br

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA - QUÍMICA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA - QUÍMICA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA - QUÍMICA SOLUÇÃO PC1. A) As estruturas são sobreponíveis, ou seja, pertencem ao mesmo composto. B) Diasteroisômeros, ou seja, são estéreo isômeros, mas um não é imagem do outro.

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS CARBÔNICAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS CARBÔNICAS QUÍMICA ORGÂNICA 1 Profª Márcia Ribeiro Representação dos Compostos Orgânicos Os compostos orgânicos podem ser representados por diferentes fórmulas: Fórmula Estrutural Plana Fórmula Estrutural Condensada

Leia mais