APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 3º BIMESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 3º BIMESTRE"

Transcrição

1 Nome: nº: Bimestre: 3º Ano/série: 3ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 3º BIMESTRE TEORIA 22 OZONÓLISE EM ALCENOS A ozonólise utiliza ozônio (O 3 ) na presença de água (H 2 O) e zinco (Zn). Os átomos de oxigênio do ozônio ligam-se aos carbonos da dupla ligação do alqueno, originando um composto intermediário instável, denominado ozoneto ou ozonida, o qual, por sua vez, se hidrolisa, originando aldeídos e/ou cetonas. Como exemplo, tome-se um alqueno genérico: Essa equação poderia ser escrita de maneira simplificada, omitindo-se o ozoneto: Como exemplo, podemos citar: Observação: A finalidade da utilização do zinco é evitar que o oxigênio, que pode ser produzido pela decomposição da água oxigenada, oxide o aldeído a ácido carboxílico. LISTA 22 OZONÓLISE EM ALCENOS 01. Complete as reações de ozonólise seguidas de hidrólise.

2 02. Equacione as reações de ozonólise seguidas de hidrólise. a) but-2-eno b) 2,3-dimetilbut-2-eno c) propeno d) 3-metilpent-2-eno

3 03. A ozonólise de um alceno A produziu propanona e propanal. Qual é a fórmula estrutural e o nome do alceno A? 04. A ozonólise, seguida de hidrólise, de um alceno de fórmula molecular C 4 H 8 produziu metanal e acetona. Represente a fórmula desse alceno e dê seu nome oficial. 05. (UFMG) A ozonólise e posterior hidrólise em presença de zinco do 2-metil-3-etil-2-penteno produz: a) cetona e aldeído. b) cetona, aldeído e álcool. c) somente cetonas. d) aldeído e álcool. e) cetona, aldeído e ácido carboxílico. 06. (UFBA) Por ozonólise, seguida de hidrólise, o penteno dá dois aldeídos, sendo um deles o propanal. Considerando-se H = 1, C = 12 e O = 16, calcule, em gramas, a massa do penteno necessária para se obter 29 g de propanal.

4 TEORIA 23 OXIDAÇÃO ENÉRGICA EM ALCENOS Os dois agentes oxidantes mais utilizados na reação de oxidação enérgica de alcenos são o permanganato de potássio (KMnO 4 ) e o dicromato de potássio (K 2 Cr 2 O 7 ) concentrados, em meio ácido, a quente. Neste tipo de oxidação, ocorre a quebra da dupla ligação e a formação de ácidos carboxílicos e/ou cetonas. Os átomos de hidrogênio (H) ligados ao carbono da dupla ligação se transformam em hidroxila (OH). Genericamente, essa reação pode ser representada por: Se, no carbono da dupla ligação, existirem dois átomos de hidrogênio, ambos serão transformados em hidroxilas, originando o ácido carbônico (H 2 CO 3 ), que se decompõe, produzindo CO 2 (g) e H 2 O (l). Veja um exemplo: Observação: as reações de combustão também são reações de oxirredução. 01. Complete as reações de oxidação enérgica. LISTA 23 OXIDAÇÃO ENÉRGICA EM ALCENOS

5 02. Equacione as reações de oxidação enérgica das substâncias a seguir e indique o nome dos produtos obtidos. a) but-2-eno b) 2,3-dimetilbut-2-eno c) 3,4-dimetil-hex-3-eno d) 3-hexeno e) 1-hexeno 03. Na oxidação enérgica de um alqueno de fórmula molecular C 4 H 8 foram obtidos ácido propanoico, gás carbônico e água. Escreva o nome e a fórmula estrutural desse alqueno.

6 04. (UFSE) Hidrocarbonetos,, ao serem submetidos a oxidação com ruptura de cadeia carbônica, produzem: a) álcoois. b) cetonas. c) ácidos carboxílicos. d) ésteres. e) éteres. 05. (UFMG) Determine o nome e as fórmulas estruturais das substâncias que completam corretamente as reações indicadas a seguir: 06. (Cesgranrio-RJ) Um alceno X foi oxidado energicamente pela mistura sulfomangânica (KMnO 4 + H 2 SO 4 ). Os produtos da reação foram butanona e ácido metilpropanoico. Logo, o alceno X é: a) 2-metil-3-hexeno. b) 3-metil-3-hexeno. c) 2,4-dimetil-3-hexeno. d) 2,5-dimetil-3-hexeno. e) 3,5-dimetil-3-hexeno.

7 TEORIA 24 OXIDAÇÃO DE ÁLCOOIS Em laboratório, os agentes oxidantes mais utilizados são o KMnO 4 ou o K 2 Cr 2 O 7 (concentrados, em meio ácido, a quente), que produzem oxigênio nascente [O]. Esses oxigênios atacam os hidrogênios (H) pertencentes ao carbono do grupo OH. Oxidação de álcool primário Oxidação de álcool secundário Oxidação de álcool terciário LISTA 24 OXIDAÇÃO DE ÁLCOOIS 01. Existem quatro álcoois alifáticos saturados com a fórmula molecular C 4 H 10 O. Equacione as oxidações desses álcoois, caso ocorram.

8 02. Quando guardado em uma garrafa aberta, um vinho azeda, após certo tempo. Equacione a reação que representa esse fato. 03. (UNESP) Considere o arranjo experimental ao lado. Após forte aquecimento inicial, a espiral de cobre permanece incandescente, mesmo após a interrupção do aquecimento. A mistura de gases formados na reação contém vapor de água e um composto de cheiro penetrante. a) Escreva a fórmula e o nome do produto de cheiro penetrante formado na oxidação parcial do metanol pelo oxigênio do ar. b) Explique o papel do cobre metálico e a necessidade do seu aquecimento para iniciar a reação. 04. (UNICAMP) Considere os álcoois 1-butanol e 2-butanol, ambos de fórmula molecular C 4 H 9 OH. a) Qual deles produzirá, por oxidação, butanal (um aldeído) e butanona (uma cetona)? b) Escreva as fórmulas estruturais dos quatro compostos orgânicos mencionados, colocando os respectivos nomes.

9 TEORIA 25 DESIDRATAÇÃO DE ÁLCOOIS Desidratação intramolecular Nessa reação ocorre a eliminação de uma molécula de água do interior de cada molécula de álcool: Desidratação intermolecular Nessa reação ocorre a eliminação de uma molécula de água a partir de duas moléculas de álcool, pela interação dos grupos OH, através das ligações de hidrogênio: Observação: Como, nessas reações, o produto orgânico obtido é proveniente de uma simples retirada de átomos do reagente, elas podem ser classificadas como reações de eliminação. 01. Complete as reações de desidratação. Intermolecular LISTA 25 DESIDRATAÇÃO DE ÁLCOOIS Intramolecular 02. É possível preparar etileno e éter etílico a partir do álcool etílico, de acordo com o esquema: álcool etílico etileno + substância X álcool etílico éter etílico + substância Y As substâncias X e Y representam, respectivamente: a) água e água. b) hidrogênio e hidrogênio. c) água e hidrogênio. d) oxigênio e hidrogênio. e) oxigênio e água.

10 TEORIA 26 ÁCIDOS GRAXOS Existe uma categoria especial de ácidos carboxílicos, denominados ácidos graxos, que são constituintes de óleos e gorduras. Ácidos graxos são ácidos carboxílicos com 12 ou mais átomos de carbono, geralmente em número par, e de cadeia alifática normal; podem ser saturados ou insaturados. Vejamos alguns exemplos de ácidos graxos: LISTA 26 ÁCIDOS GRAXOS 01. (UEPG-PR) A estrutura CH 3 (CH 2 ) 7 CH = CH (CH 2 ) 7 COOH representa: a) um aminoácido. b) um hidrato de carbono. c) um ácido graxo. d) uma vitamina. e) um alceno. 02. Após uma consulta ao cardiologista, um paciente recebeu a recomendação de fazer uma dieta com baixo teor de ácidos graxos saturados. Observe a tabela a seguir, que apresenta a composição percentual aproximada de dois óleos: Determine qual óleo deve ser consumido pelo paciente. Justifique. 03. (FUVEST) Os ácidos graxos podem ser saturados ou insaturados. São representados por uma fórmula geral RCOOH, em que R representa uma cadeia longa de hidrocarboneto (saturado ou insaturado). Dados os ácidos graxos a seguir, com os seus respectivos pontos de fusão, temos, à temperatura ambiente de 20 C, como ácido insaturado no estado sólido apenas o: a) linoleico. b) erúcico. c) palmítico. d) linoleico e o erúcico. e) erúcico e o palmítico.

11 TEORIA 27 REAÇÃO DE SAPONIFICAÇÃO Os lipídios Os lipídios são também chamados de lipídeos ou lípides. Os mais importantes são os óleos e as gorduras, que apresentam estruturas semelhantes e são elaborados por organismos vivos a partir de ácidos graxos e glicerol. Genericamente, um lipídeo é formado da seguinte maneira: Como na estrutura do lipídeo existem três grupos ( ), ele é classificado como um triéster e é também denominado triglicérido ou triglicerídeo. Um triglicérido pode ser obtido a partir de diferentes ácidos graxos e apresentar até três radicais diferentes (R, R e R ). Quando pelo menos dois desses radicais forem saturados, o triglicérido é classificado como gordura. As gorduras são geralmente de origem animal e, à temperatura ambiente, apresentam-se no estado sólido. Quando prevalecem radicais insaturados, esse triglicérido é um óleo. Os óleos geralmente são de origem vegetal e, à temperatura ambiente, apresentam-se no estado líquido. Vejamos alguns exemplos: Então, pode-se concluir, genericamente: Gorduras: predominam radicais de ácidos graxos saturados. Óleos: predominam radicais de ácidos graxos insaturados. Ceras Embora as ceras sejam uma mistura complexa de vários compostos orgânicos, seus principais constituintes são ésteres de ácidos graxos e álcoois de cadeia longa, ambos não-ramificados. Exemplo: a cera de abelha, extraída do favo das colmeias, apresenta a fórmula: Saponificação Um éster, quando em solução aquosa de base inorgânica ou de sal básico, originará um sal orgânico e um álcool. Simplificadamente, temos:

12 A hidrólise alcalina de um éster é denominada genericamente reação de saponificação porque, quando é utilizado um éster proveniente de um ácido graxo numa reação desse tipo, o sal formado recebe o nome de sabão. Como a principal fonte natural de ácidos graxos são os óleos e as gorduras (triglicerídeos), suas hidrólises alcalinas constituem o principal processo para a produção de sabões. A equação genérica representa a hidrólise alcalina de um óleo ou de uma gordura: LISTA 27 REAÇÃO DE SAPONIFICAÇÃO 01. Complete a equação e indique se o produto orgânico é um óleo ou uma gordura. 02. Considere a reação genérica abaixo, que pode representar uma saponificação e complete as equações a seguir.

13 03. (UFSCar) Ácido carboxílico reage com álcool para produzir éster e água. Quando o éster é tratado com NaOH (aq), ocorre hidrólise e formam-se o sal do ácido carboxílico e o álcool correspondentes. Quando o ácido carboxílico é um ácido graxo de cadeia longa, forma-se um sabão. a) Escreva a equação química correspondente à formação do éster, a partir do ácido palmítico, H 3 C (CH 2 ) 14 CO 2 H, com o n-butanol. Escreva o nome do éster formado. b) Escreva a equação química da reação do éster do ácido palmítico com NaOH (aq), indicando o nome do sabão formado. 04. (FUVEST) Na reação de saponificação CH 3 COOCH 2 CH 2 CH 3 + NaOH X + Y os produtos X e Y são: a) álcool etílico e propionato de sódio. b) ácido acético e propóxido de sódio. c) acetato de sódio e álcool propílico. d) etóxido de sódio e ácido propanoico. e) ácido acético e álcool propílico.

QUÍMICA 6 AULA REAÇÕES DE OXI-REDUÇÃO

QUÍMICA 6 AULA REAÇÕES DE OXI-REDUÇÃO QUÍMICA 6 AULA 10 5 - REAÇÕES DE OXI-REDUÇÃO INTRODUÇÃO - Reações de oxi-redução são aquelas nas quais um composto orgânico é submetido a um agente oxidante sofrendo, assim, oxidação. OXIDAÇÃO: perda de

Leia mais

Lista de Exercícios Prova Mensal

Lista de Exercícios Prova Mensal Lista de Exercícios Prova Mensal Nome: nº: Ano: 3º A E.M. Professor: Cassio Pacheco Oxidação de Álcoois 1- (Vunesp-SP) Considere o seguinte arranjo experimental: 2- (Fuvest-SP) Para distinguir o butan-1-ol

Leia mais

Reações Orgânicas - 1

Reações Orgânicas - 1 Ensino Médio QUÍMICA Exercícios Complementares - Recuperação Paralela Classe: 2 2 a série Reações Orgânicas - 1 1. (Fuvest 1995) O composto A, B e C são alcenos em que os átomos ou grupos de átomos estão

Leia mais

Exercíciosde Funções Orgânicas 1) Identifique as funções químicas presentes em cada uma das estruturas seguintes. Faça um círculo e dê o nome da

Exercíciosde Funções Orgânicas 1) Identifique as funções químicas presentes em cada uma das estruturas seguintes. Faça um círculo e dê o nome da Exercíciosde Funções Orgânicas 1) Identifique as funções químicas presentes em cada uma das estruturas seguintes. Faça um círculo e dê o nome da função. REVISÃO DE ISOMERIA PLANA E GEOMETRICA 1) Indique

Leia mais

QUÍMICA. Química Orgânica. Tipos de Reações Orgânicas: Oxidação, Redução e Polimerização. Prof. Giselle Blois

QUÍMICA. Química Orgânica. Tipos de Reações Orgânicas: Oxidação, Redução e Polimerização. Prof. Giselle Blois QUÍMICA Química Orgânica Tipos de Reações Orgânicas: Prof. Giselle Blois REAÇÕES DE OXIDAÇÃO São reações nas quais ocorre adição de oxigênio na molécula orgânica ou há liberação de hidrogênio na mesma.

Leia mais

RESPOSTAS DAS TAREFAS 2ª SÉRIE. Química - Setor A. Aulas 37 e 38. Aula 37. Aula 38 ENSINO MÉDIO. 1. a) 2-metil-hex-2-eno H 3 C C C CH 2 CH 2 CH 3 CH 3

RESPOSTAS DAS TAREFAS 2ª SÉRIE. Química - Setor A. Aulas 37 e 38. Aula 37. Aula 38 ENSINO MÉDIO. 1. a) 2-metil-hex-2-eno H 3 C C C CH 2 CH 2 CH 3 CH 3 ENSIN MÉDI RESPSTAS DAS TAREFAS 2ª SÉRIE 15 Química - Setor A Aulas 37 e 38 Aula 37 1. a) 2-metil-hex-2-eno b) 3 C C C C 2 C 2 c) 3 2 /Zn 3 C [] enérgica 3 C C + C C 2 C 2 3 C C + C C 2 C 2 2. 3 C C C

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 1º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 1º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 1º Ano/série: 3ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 1º BIMESTRE TEORIA 16 ISOMERIA GEOMÉTRICA (CIS-TRANS)

Leia mais

sp presentes na estrutura da prednisona?

sp presentes na estrutura da prednisona? QUÍMICA ORGÂNICA - PROF. SÍLVIO LISTA TAREFA - 3 BIMESTRE TERCEIROS ANOS (0,25) 1. Os alcenos, também conhecidos como alquenos ou olefinas, são hidrocarbonetos insaturados por apresentarem pelo menos uma

Leia mais

Roteiro de Estudos Prova de Recuperação 1 Trimestre. Setor A

Roteiro de Estudos Prova de Recuperação 1 Trimestre. Setor A Roteiro de Estudos Prova de Recuperação 1 Trimestre Nome: Ano: 3º E.M. Professor: Cassio Pacheco Setor A 1- A solubilidade do fluoreto de cálcio, a 18 C, é 2.10-5 mol/litro. Qual o produto de solubilidade

Leia mais

QUÍ MÍCA: ORGA NÍCA ÍV (REAÇO ES)

QUÍ MÍCA: ORGA NÍCA ÍV (REAÇO ES) QUÍ MÍCA: ORGA NÍCA ÍV (REAÇO ES) REAÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO São assim denominadas porque um hidrogênio da molécula orgânica é substituído por um átomo de halogênio, por um grupo nitro (NO 2 ) ou um grupo

Leia mais

O que você deve saber sobre REAÇÕES ORGÂNICAS

O que você deve saber sobre REAÇÕES ORGÂNICAS O que você deve saber sobre São reações químicas que ocorrem com compostos orgânicos, e normalmente são lentas. Para que haja uma reação, é necessária a quebra das ligações moleculares dos reagentes. Tais

Leia mais

Ciências Físico-Químicas 9ºAno Prof. Carla Bastos

Ciências Físico-Químicas 9ºAno Prof. Carla Bastos Ciências Físico-Químicas 9ºAno Prof. Carla Bastos O que são? Compostos orgânicos Compostos que contêm carbono e hidrogénio, podendo ainda conter outros elementos. Isómeros Compostos com a mesma fórmula

Leia mais

Quí. Monitor: Gabriel Pereira

Quí. Monitor: Gabriel Pereira Quí. Professor: Xandão Monitor: Gabriel Pereira Reação orgânica: Reação de eliminação (exercícios) 09 out EXERCÍCIOS DE AULA 1. Quando o -bromopentano sofre reação de eliminação, os produtos A e B, abaixo,

Leia mais

Exercícios. 1. No alcatrão da hulha são encontradas, entre outras, as substâncias A e B. Tais substâncias são, ou não, álcoois? Justifique.

Exercícios. 1. No alcatrão da hulha são encontradas, entre outras, as substâncias A e B. Tais substâncias são, ou não, álcoois? Justifique. FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS, FCAV UNESP Jaboticabal CURSO: Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) DISCIPLINA: Química Orgânica DOCENTE RESPONSÁVEL: Prof a. Dr a. Luciana Maria

Leia mais

QUÍMICA MINERAL. Para continuarmos a aula, será necessária uma noção sobre reação de esterificação, ou seja, reação entre ácido e álcool.

QUÍMICA MINERAL. Para continuarmos a aula, será necessária uma noção sobre reação de esterificação, ou seja, reação entre ácido e álcool. QUÍMICA MINERAL Prof. Borges LIPÍDIOS É importante lembrarmos de alguns conceitos básicos antes de iniciarmos a aula de bioquímica. Todo hidrocarboneto é apolar e, portanto insolúvel em água e solúvel

Leia mais

Aula: 26 Temática: Estrutura dos lipídeos parte I

Aula: 26 Temática: Estrutura dos lipídeos parte I Aula: 26 Temática: Estrutura dos lipídeos parte I Os lipídeos são abundantes em animais e vegetais. Compreendem os óleos, as gorduras, as ceras, os lipídios compostos como os fosfolipídios e os esteróides

Leia mais

REAÇÕES ORGÂNICAS As principais reações orgânicas são classificadas em: 1. Adição 2. Eliminação 3. Substituição 4. Esterificação 5. Saponificação 6.

REAÇÕES ORGÂNICAS As principais reações orgânicas são classificadas em: 1. Adição 2. Eliminação 3. Substituição 4. Esterificação 5. Saponificação 6. As principais reações orgânicas são classificadas em: 1. Adição 2. Eliminação 3. Substituição 4. Esterificação 5. Saponificação 6. Oxidação. 1. Adição Na reação de adição, há um aumento no número de grupos

Leia mais

AULA 17. Reações Orgânicas. Prof Taynara Oliveira

AULA 17. Reações Orgânicas. Prof Taynara Oliveira AULA 17 Reações Orgânicas Prof Taynara Oliveira Para que ocorra uma reação química, é necessário que as ligações existentes entre os átomos de uma molécula se rompam e esses átomos se rearranjem, formando

Leia mais

REAÇÕES ORGÂNICAS. Prof: WELLINGTON DIAS

REAÇÕES ORGÂNICAS. Prof: WELLINGTON DIAS REAÇÕES ORGÂNICAS Prof: WELLINGTON DIAS REAÇÕES ORGÂNICAS 1. REAÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO. 1.1. ALCANOS: Por serem apolares sofrem cisão homolítica e a reação ocorre por meio de radicais livres. EXEMPLO: Halogenação

Leia mais

Exercícios Sobre ReaÇões Orgânicas: mecanismo da adição

Exercícios Sobre ReaÇões Orgânicas: mecanismo da adição Exercícios Sobre ReaÇões rgânicas: mecanismo da adição Enunciado dos exercícios de 01 a 24: Dê as equações químicas globais das reações orgânicas listadas a seguir. 01. H 2= + l 2 02. H 2= + Br 2 03. H

Leia mais

Introdução à Química Orgânica. Ana Clara Vasconcelos Helber Cardoso Heloísa Miranda Edirley Maruzo Costa Michelle Rodrigues Thaís Andrade

Introdução à Química Orgânica. Ana Clara Vasconcelos Helber Cardoso Heloísa Miranda Edirley Maruzo Costa Michelle Rodrigues Thaís Andrade Introdução à Química Orgânica Ana Clara Vasconcelos Helber Cardoso Heloísa Miranda Edirley Maruzo Costa Michelle Rodrigues Thaís Andrade Química Orgânica é o ramo da Química que estuda os compostos de

Leia mais

Alfa Química Série 23 Reações de adição. Propano. 2-cloropropano. 1-bromopropano. Propano-2-ol

Alfa Química Série 23 Reações de adição. Propano. 2-cloropropano. 1-bromopropano. Propano-2-ol 01 Propano 2-cloropropano 1-bromopropano Propano-2-ol 1 02 But-1-eno Butano 1,2-dibromobut-1-eno 2-bromobut-1-eno Butanona 2 03 I. II. Resposta: D 3 04 O esquema apresentado corresponde à reação de hidrogenação

Leia mais

1.1. REAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO CARACTERÍSTICA DE COMPOSTOS SATURADOS ( ALCANOS E HALETOS ORGÂNICOS) C A + B X C B + A X

1.1. REAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO CARACTERÍSTICA DE COMPOSTOS SATURADOS ( ALCANOS E HALETOS ORGÂNICOS) C A + B X C B + A X 1.1. REAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO CARACTERÍSTICA DE COMPOSTOS SATURADOS ( ALCANOS E HALETOS ORGÂNICOS) C A + B X C B + A X 1.1.1. SUBSTITUIÇÃO EM ALCANOS ( APOLARES SOFREM CISÃO HOMOLÍTICA) SUBSTITUIÇÃO POR

Leia mais

Química E Extensivo V. 8

Química E Extensivo V. 8 Química E Extensivo V. 8 Resolva Aula 9 Aula 0 9.01) E [ ] alceno ácido acético e ácido propanóico enérgica 0.01) ácido acético ácido propanóico U penteno- Aula 1 1.01) Método ofmann :N Rx x R Ṅ (primária)

Leia mais

Exercício de revisão do 3º Ano Ensino Médio 3ª UNIDADE

Exercício de revisão do 3º Ano Ensino Médio 3ª UNIDADE Exercício de revisão do 3º Ano Ensino Médio 3ª UNIDADE 1. O propeno e o ciclopropano são representados, respectivamente, pelas fórmulas. Pela análise dessas substâncias, pode-se afirmar que: a) são polares.

Leia mais

Revisão dos Conteúdos de Química

Revisão dos Conteúdos de Química Revisão dos Conteúdos de Química Profª Rejane C. Barcellos 3º ANO Ensino Médio Assuntos trabalhados em Química: 1 Trimestre: Propriedades Físicas dos compostos orgânicos e Reações Químicas 2 Trimestre:

Leia mais

Quí. Quí. Xandão. Monitor: Victor Pontes

Quí. Quí. Xandão. Monitor: Victor Pontes Professor: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Victor Pontes Reação orgânica: reação de oxidação e eliminação 10 out RESUMO Reações de Oxidação 1) Oxidação em Alcenos(ligações duplas) a) Oxidação branda É

Leia mais

EXERCÍCIOS - REAÇÕES ORGÂNICAS Prof. Flokinho

EXERCÍCIOS - REAÇÕES ORGÂNICAS Prof. Flokinho EXERCÍCIOS - REAÇÕES ORGÂNICAS Prof. Flokinho 1) (UEL-PR) Na seqüência de transformações a seguir estão representadas reações de a) combustão e hidrólise. b) oxidação e esterificação. c) hidratação e saponificação.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL QUÍMICA

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL QUÍMICA LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL QUÍMICA ALUNO(a): Valor: Nº: SÉRIE: 2ª TURMA: 20,0 UNIDADE: VV JC JP PC DATA: / /2018 Obs.: Esta lista deve ser entregue resolvida no dia da prova de Recuperação.

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO QUESTÕES. Escolha 12 exercícios dos mostrados abaixo e responda-os.

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO QUESTÕES. Escolha 12 exercícios dos mostrados abaixo e responda-os. 3º EM Química A Wesley Av. Dissertativa 19/10/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

Apostila de Química (3º bimestre-2009) Professor: Eduardo Mesquita 3º ano Ensino Médio. Química Orgânica

Apostila de Química (3º bimestre-2009) Professor: Eduardo Mesquita 3º ano Ensino Médio. Química Orgânica Apostila de Química (3º bimestre-2009) Professor: Eduardo Mesquita 3º ano Ensino Médio Química Orgânica 1- PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo A carvona é o componente ativo principal

Leia mais

SOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO

SOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO SOLUÇÃO OMEE DO BÁSIO SOLUÇÃO B1. [B] Adolf Von Baeyer (1835-1917), diz que: quanto maior a diferença entre o ângulo real e o teórico (afastamento em relação ao ângulo de estabilidade) de um ciclano, maior

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Química A

Atividades de Recuperação Paralela de Química A Atividades de Recuperação Paralela de Química A 3ª série Ensino Médio. Conteúdos para estudos: Setor A: calcular ph e poh de soluções; equacionar hidrólises de sais ácidos e básicos; calcular a solubilidade

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 4º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 4º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 4º Ano/série: 3ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 4º BIMESTRE TEORIA 28 POLÍMEROS Alguns tipos de moléculas

Leia mais

Nome: Nº. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 3 série. 1- Nos compostos orgânicos, além do carbono e do hidrogênio, é muito frequente a presença do oxigênio.

Nome: Nº. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 3 série. 1- Nos compostos orgânicos, além do carbono e do hidrogênio, é muito frequente a presença do oxigênio. 3 Série -4 Bimestre Nome: Nº TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 3 série SETOR A- QUÍMICA ORGÂNICA 1- Nos compostos orgânicos, além do carbono e do hidrogênio, é muito frequente a presença do oxigênio. Assinale a

Leia mais

Resumo das Funções orgânicas oxigenadas.

Resumo das Funções orgânicas oxigenadas. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 3º anos TURMA(S):

Leia mais

QUÍMICA Prof. Alison Cosme Souza Gomes. Funções Orgânicas Resumo UERJ

QUÍMICA Prof. Alison Cosme Souza Gomes. Funções Orgânicas Resumo UERJ QUÍMICA Prof. Alison Cosme Souza Gomes Funções Orgânicas Resumo UERJ A Química Orgânica é a parte da química que estuda os diversos compostos de carbonos existentes. São compostos com sua base nos átomos

Leia mais

Exercícios sobre reações orgânicas de adição

Exercícios sobre reações orgânicas de adição Exercícios sobre reações orgânicas de adição Enunciado dos exercícios de 01 a 16: Dê as equações químicas globais das reações orgânicas listadas a seguir. bservação: a regra de Markovinikov, resumidamente,

Leia mais

AULA 21 NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E HIDROCARBONETOS

AULA 21 NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E HIDROCARBONETOS AULA 21 NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E HIDROCARBONETOS NOMENCLATURA OFICIAL DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS De acordo com a União Internacional de Química Pura e Aplicada (I.U.P.AC.), o nome de um composto

Leia mais

FUNÇÕES ORGÂNICAS. É um conjunto de compostos que apresentam propriedades químicas semelhantes.

FUNÇÕES ORGÂNICAS. É um conjunto de compostos que apresentam propriedades químicas semelhantes. FUNÇÕES RGÂNIAS É um conjunto de compostos que apresentam propriedades químicas semelhantes. Hidrocarbonetos ompostos formados por somente hidrogênio e carbono. São apolares, portanto: Insolúveis em água

Leia mais

Polimerização e Reações Orgânicas

Polimerização e Reações Orgânicas Polimerização e Reações Orgânicas Material de Apoio para Monitoria 1. (FATEC-SP) A polimerização por adição consiste na reação entre moléculas de uma mesma substância, na qual em sua estrutura, ocorre

Leia mais

Reações Orgânicas - Adição e Eliminação

Reações Orgânicas - Adição e Eliminação Reações Orgânicas - Adição e Eliminação Reações Orgânicas - Adição e Eliminação 1. São apresentados, abaixo, quatro compostos pertencentes a várias funções orgânicas: CH 3OH CH 3NH 2 CH 2 = CH 2 A alternativa

Leia mais

Dra. Kátia R. P. de Araújo Sgrillo.

Dra. Kátia R. P. de Araújo Sgrillo. Dra. Kátia R. P. de Araújo Sgrillo Sgrillo.ita@ftc.br quimicamente diferentes entre si - mesma característica Desempenham papel importante tanto na estrutura como nas funções celulares. Solubilidade em

Leia mais

Lipídeos. Carboidratos (Açúcares) Aminoácidos e Proteínas

Lipídeos. Carboidratos (Açúcares) Aminoácidos e Proteínas BIOQUÍMICA Lipídeos Carboidratos (Açúcares) Aminoácidos e Proteínas LIPÍDEOS São ÉSTERES derivados de ácidos graxos superiores. Ex1: São divididos em: Cerídeos Glicerídeos Fosfatídeos Esteroides CERÍDEOS

Leia mais

Ano: 3º EM. Recursos para Estudo / Atividades. Conteúdo. 2ª Etapa Unidades de Estudo conceitos e habilidades. Caderno

Ano: 3º EM. Recursos para Estudo / Atividades. Conteúdo. 2ª Etapa Unidades de Estudo conceitos e habilidades. Caderno Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo Colégio Nossa Senhora da Piedade Av. Amaro Cavalcanti, 2591 Encantado Rio de Janeiro / RJ CEP: 20735042 Tel: 2594-5043 Fax: 2269-3409 E-mail: cnsp@terra.com.br

Leia mais

ÓLEOS E GORDURAS (LIPÍDEOS) - TRIGLICERÍDEOS

ÓLEOS E GORDURAS (LIPÍDEOS) - TRIGLICERÍDEOS Moléculas Orgânicas constituintes dos seres vivos (Biomoléculas Orgânicas) Gorduras ou Lipídeos (Triglicerídeos) Derivadas de ácidos graxos e podem se classificar em: Gorduras Saturadas Gorduras insaturadas

Leia mais

Exercícios de Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos

Exercícios de Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos Exercícios de Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos Material de apoio do Extensivo 1. Assinale a opção que apresenta o ácido mais forte, considerando que todos se encontram nas mesmas condições

Leia mais

Química 5 - Aula ISOMERIA ISOMERIA PLANA ISOMERIA ESPACIAL

Química 5 - Aula ISOMERIA ISOMERIA PLANA ISOMERIA ESPACIAL Química 5 - Aula 12 7 - ISOMERIA 7.1 - ISOMERIA PLANA 7.2 - ISOMERIA ESPACIAL 7. ISOMERIA Considere duas substâncias, A e B, com a mesma fórmula molecular (C 2 H 6 O): a substância A é um líquido incolor,

Leia mais

QUESTÃO 46 QUESTÃO 47 QUESTÃO 48 QUESTÃO 49 PROVA DE QUÍMICA I

QUESTÃO 46 QUESTÃO 47 QUESTÃO 48 QUESTÃO 49 PROVA DE QUÍMICA I 17 PROVA DE QUÍMICA I QUESTÃO 46 O alumínio metálico, obtido na indústria à alta temperatura na forma líquida, reage com vapor d`água da atmosfera, produzindo óxido de alumínio e gás hidrogênio, conforme

Leia mais

EXERCÍCIOS REAÇÕES ORGÂNICAS. 2º ano Química Cirilo 4º Bimestre

EXERCÍCIOS REAÇÕES ORGÂNICAS. 2º ano Química Cirilo 4º Bimestre EXERCÍCIOS REAÇÕES ORGÂNICAS 2º ano Química Cirilo 4º Bimestre REAÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO 1. (UEG GO/2011) O composto abaixo é a acetofenona, que pode atuar como matéria-prima para a síntese dos mais diferentes

Leia mais

O aluno deverá elaborar resumos teóricos dos textos do livro e de outras fontes sobre os tópicos do conteúdo.

O aluno deverá elaborar resumos teóricos dos textos do livro e de outras fontes sobre os tópicos do conteúdo. Disciplina QUÍMICA Curso ENSINO MÉDIO Professor GUILHERME Série 3ª SÉRIE ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE / 2012 Aluno (a): Número: 1 - Conteúdo: Forças intermoleculares e geometria

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL 3 a SÉRIE - 1 o BIMESTRE de 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL 3 a SÉRIE - 1 o BIMESTRE de 2017 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL 3 a SÉRIE - 1 o BIMESTRE de 2017 Nome: N o Série: 3 a Nota: Professor: Edson / Manolo / Priscila 1. APRESENTAÇÃO: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais

Quí. Monitor: Victor Pontes

Quí. Monitor: Victor Pontes Professor: Allan e Xandão Monitor: Victor Pontes Isomeria plana: função, posição, cadeia, metameria e tautomeria 12 set RESUMO Isomeria É o fenômeno quando dois ou mais compostos apresentam a mesma fórmula

Leia mais

Química D Semiextensivo V. 3

Química D Semiextensivo V. 3 GABARIT Química D Semiextensivo V 3 Exercícios 01) B 02) B 03) E omposto A: éter omposto B: fenol omposto : álcool Fórmula molecular dos três compostos: 7 8 éter fenol 2 álcool ompostos de mesma fórmula

Leia mais

Funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas.

Funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas. Funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas Funções que possuem ou derivam do grupo funcional hidroxila ( OH) Ex: a) Etanol Álcool b) Prop 2 en 1 ol Ex:... estiver ligado a um carbono saturado...... estiver

Leia mais

QUÍMICA. Prof. Jorginho. QUESTÃO 1 Considere o composto abaixo responda as perguntas:

QUÍMICA. Prof. Jorginho. QUESTÃO 1 Considere o composto abaixo responda as perguntas: QUÍMICA Prof. Jorginho QUESTÃO 1 Considere o composto abaixo responda as perguntas: I Acidez e basicidade: a) Identifique o grupo funcional de caráter básico acentuado. b) Identifique o grupo de caráter

Leia mais

Química Orgânica. Profª Drª Cristiane de Abreu Dias

Química Orgânica. Profª Drª Cristiane de Abreu Dias Química Orgânica Profª Drª Cristiane de Abreu Dias Composição dos Compostos Orgânicos Características Gerais dos Compostos Orgânicos Capacidade de formar Cadeias Representação usual das Cadeias Carbônicas

Leia mais

Funções Orgânicas. alexquimica.blog. Prof: Alex

Funções Orgânicas. alexquimica.blog. Prof: Alex Funções Orgânicas alexquimica.blog Prof: Alex Funções Orgânicas Definição: Em química orgânica, grupo funcional se define como uma estrutura molecular que confere às substâncias comportamentos químicos

Leia mais

Química E Extensivo V. 3

Química E Extensivo V. 3 Química E Extensivo V. 3 01) Alternativa correta: A Exercícios O clorofórmio, nome usual do Triclorometano fórmula CHCl 3. É um polialeto, pois possui 3 átomos de Cloro. 02) Respostas: Pentaclorofenol

Leia mais

Exercícios de hidrocarbonetos, álcoois, Fenóis, aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos.

Exercícios de hidrocarbonetos, álcoois, Fenóis, aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos. Exercícios de hidrocarbonetos, álcoois, Fenóis, aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos. 1- Use o programa chemisk. Monte a estrutura da molécula, identifique a função, dê seu nome (segundo a IUPAC) e

Leia mais

Semana 12. R X Nu R Nu X

Semana 12. R X Nu R Nu X 01. (Enem 2ª aplicação 2016) A descoberta dos organismos extremófilos foi uma surpresa para os pesquisadores. Alguns desses organismos, chamados de acidófilos, são capazes de sobreviver em ambientes extremamente

Leia mais

Abuso Sexual nas Escolas Não dá para aceitar

Abuso Sexual nas Escolas Não dá para aceitar Abuso Sexual nas Escolas Não dá para aceitar Por uma Escola livre do SIDA República de Moçambique Química Ministério da Educação 1ª Época 12ª Classe / 2011 Conselho Nacional de Exames, Certificação e Equivalências

Leia mais

UNISA MEDICINA 2018 UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO

UNISA MEDICINA 2018 UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO UNISA MEDIINA 018 UNIVERSIDADE DE SANT AMAR 01. A figura mostra a decomposição térmica do carbonato de cobre (II), produzindo óxido de cobre (II) e dióxido de carbono, conforme a equação: u (s) u(s) +

Leia mais

Química D Extensivo V. 8

Química D Extensivo V. 8 Química D Extensivo V. 8 Exercícios 01) B 02) D 1 mol ALCENO 4 mol CO 2 (4 carbonos) Conclui-se que o alceno possui 4 carbonos. 03) E Combustão: C 4 H 8 + 6O 2 4CO 2 + 4H 2 O Forma-se cetona quando o carbono

Leia mais

E X E R C Í C I O S:

E X E R C Í C I O S: E X E R C Í C I O S: Unidade I Introdução à Química do Carbono Unidade II Hidrocarbonetos Unidade III Funções Orgânicas Unidade IV Noções de Bioquímica... 1 COMPLETE ADEQUADAMENTE AS LACUNAS. 1) (0.4)

Leia mais

Estrutura de moléculas orgânicas e biológicas

Estrutura de moléculas orgânicas e biológicas Hidrocarbonetos Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados exclusivamente por átomos de carbono e hidrogénio, ligados por ligações covalentes simples (C H e C C), duplas (C = C) ou triplas (C

Leia mais

Seu pé direito nas melhores faculdades

Seu pé direito nas melhores faculdades Seu pé direito nas melhores faculdades FUVEST 2 a Fase 11/janeiro/2011 QUÍMICA 01. s componentes principais dos óleos vegetais são os triglicerídeos, que possuem a seguinte fórmula genérica: Nessa fórmula,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA ORGÂNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA ORGÂNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA ORGÂNICA ORIENTADORA: PROF.ª DRA. KARLA VIEIRA P R OF.ª LUCAS SIQUEIRA ÁCIDOS CARBOXÍLICOS Ácidos carboxílicos

Leia mais

Carbonos Hidrogênios Oxigênios C 2 H 6 O

Carbonos Hidrogênios Oxigênios C 2 H 6 O Prof. Edson Cruz ISOMERIA Carbonos Hidrogênios Oxigênios H H H C C O H H C O C H H H H H H H C 2 H 6 O C 2 H 6 O Os compostos H 3 C CH 2 OH e H 3 C O CH 3 são ISÔMEROS. ISÔMEROS são compostos diferentes

Leia mais

ÁLCOOIS, FENÓIS, ÉTERES,ALDEÍDOS E CETONAS. Karla Gomes Diamantina-MG

ÁLCOOIS, FENÓIS, ÉTERES,ALDEÍDOS E CETONAS. Karla Gomes Diamantina-MG ÁLCOOIS, FENÓIS, ÉTERES,ALDEÍDOS E CETONAS Karla Gomes Diamantina-MG ÁLCOOIS Grupo funcional OH, hidroxila, ligada diretamente a um carbono saturado. Classificação quanto ao número de hidroxilas: monoálcool,

Leia mais

Quí. Monitor: João Castro

Quí. Monitor: João Castro Quí. Professor: Abner Camargo Monitor: João Castro Nomenclatura: álcoois, aldeídos, cetonas e éteres 21 set RESUMO Nomenclatura: álcoois, aldeídos, cetonas e éteres Nomenclatura oficial dos álcoois A nomenclatura

Leia mais

DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Fundamentos de Química Orgânica

DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Fundamentos de Química Orgânica Universidade Estadual Paulista UNESP Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Fundamentos de Química Orgânica 1 1ª Semana 21/02/2019: Composição e estrutura

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III TRIMESTRE. Hidrocarbonetos

ROTEIRO DE ESTUDOS III TRIMESTRE. Hidrocarbonetos RTEIR DE ESTUDS III TRIMESTRE Nome: nº: Ano: 2º E.M. Professor: assio Pacheco 1- Dê a nomenclatura dos compostos orgânicos. Hidrocarbonetos H Álcool H Enol H Fenol Aldeído H H H etona H3 Ácidos arboxílicos

Leia mais

CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 9ºANO

CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 9ºANO CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 9ºANO Tema: Compostos de carbono. Hidrocarbonetos. Fibras sintéticas, alimentos, cosméticos, medicamentos e combustíveis são alguns dos produtos que envolvem milhões de substâncias

Leia mais

Compostos de carbono

Compostos de carbono Compostos de carbono aroma de banana canela ácido fórmico O que são? Como podemos classificá-los? Compostos de carbono Como podemos obtê-los? Porque são importantes? Respostas às questões Podem ser constituídos

Leia mais

Funções oxigenadas. Vamos aprender

Funções oxigenadas. Vamos aprender Funções oxigenadas São funções orgânicas em que o grupo funcional apresenta o átomo oxigênio álcool Aldeído cetona Ácido carboxílico éter Vamos aprender 1) Identificar o grupo funcional 2) Nomear a função

Leia mais

Questão 1 O composto químico abaixo representa um hidrocarboneto insaturado (alceno). Sobre ele, responda ao que se pede.

Questão 1 O composto químico abaixo representa um hidrocarboneto insaturado (alceno). Sobre ele, responda ao que se pede. Questão 1 O composto químico abaixo representa um hidrocarboneto insaturado (alceno). Sobre ele, responda ao que se pede. a) Escreva a fórmula estrutural do seu isômero geométrico. b) A reação de hidrogenação

Leia mais

Química D Superintensivo

Química D Superintensivo GABARIT Superintensivo Exercícios 0) 9 02) B 03) A 0. erta. Devido à propriedade de encadeamento do carbono, o número de compostos orgânicos é muito grande, com grande variação no arranjo dos átomos das

Leia mais

PROVA 3 conhecimentos específicos

PROVA 3 conhecimentos específicos PROVA 3 conhecimentos específicos Química QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE química. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado GABARITO

Leia mais

PROVA 3 conhecimentos específicos

PROVA 3 conhecimentos específicos PROVA 3 conhecimentos específicos QUÍMICA QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado GABARITO

Leia mais

PROVA 3 conhecimentos específicos

PROVA 3 conhecimentos específicos PROVA 3 conhecimentos específicos QUÍMICA QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado GABARITO

Leia mais

Reações Orgânica Profº Armando J. De Azevedo

Reações Orgânica Profº Armando J. De Azevedo Reações Orgânica Profº Armando J. De Azevedo + l l ouve a troca do IDROGÊNIO pelo LORO REAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO É quando um átomo ou grupo de átomos é substituído por um radical do outro reagente. l + l

Leia mais

3º BIMESTRE. Série Turma (s) Turno 2º A B C D E F G H I MATUTINO Disciplina: QUÍMICA Professor: CHARLYS/ EMERSON/HUMBERTO Data: / / 2017 Aluno (a): Nº

3º BIMESTRE. Série Turma (s) Turno 2º A B C D E F G H I MATUTINO Disciplina: QUÍMICA Professor: CHARLYS/ EMERSON/HUMBERTO Data: / / 2017 Aluno (a): Nº 3º BIMESTRE Visto do Professor Nota QUESTÃO 01 - (UFG-GO) A equação química de conversão do cistrolenol em citronela é mostrada a seguir: Nessa reação, tem-se a conversão de um: a) Fenol em aldeído b)

Leia mais

Quí. Monitor: Gabriel Pereira

Quí. Monitor: Gabriel Pereira Quí. Professor: Xandão Monitor: Gabriel Pereira Reação orgânica: Reação de adição (exercícios) 25 set EXERCÍCIOS DE AULA 1. O cloro ficou muito conhecido devido a sua utilização em uma substância indispensável

Leia mais

Química. Questão 17 A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que apresenta, dentre outros, os seguintes componentes:

Química. Questão 17 A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que apresenta, dentre outros, os seguintes componentes: Questão 16 Uma molécula de água, isolada, não apresenta certas propriedades físicas - como ponto de fusão e de ebulição - que dependem de interações entre moléculas. Em 1998, um grupo de pesquisadores

Leia mais

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA - 1998 QUESTÃO 01 Uma mistura de hidrogênio, H 2 (g), e oxigênio, O 2 (g), reage, num recipiente hermeticamente fechado, em alta temperatura e em presença de um catalisador, produzindo

Leia mais

QFL-306 Prof. Luiz F. Silva Jr 1. Aldeídos e Cetonas - Parte 1

QFL-306 Prof. Luiz F. Silva Jr 1. Aldeídos e Cetonas - Parte 1 10. Aldeídos e Cetonas 10.1. Introdução Grupo Carbonílico: provavelmente o grupo funcional mais importante Aldeídos e Cetonas são responsáveis por aromas e sabores. Além disso, são empregados como solventes,

Leia mais

O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS.

O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS. Lista de exercícios para a prova de recuperação final 2º ano EM Conteúdo. O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS. - Química orgânica. - Termoquímica. - Estudo

Leia mais

Química E Intensivo V. 1

Química E Intensivo V. 1 GABARIT Química E Intensivo V. Exercícios 0 adeia carbônica normal é a cadeia não ramificada. Nesse tipo de cadeia, existirão apenas carbonos primários e secundários. 0 99 Na cadeia carbônica saturada,

Leia mais

FACULDADE SANTA MARIA-COCVES-VESTIBULAR

FACULDADE SANTA MARIA-COCVES-VESTIBULAR PROVA DE QUIMICA 1. Considere os compostos: Ca 5 (PO 4 ) 3 OH (S) conhecido como hidroxiapatita, mineral presente em ossos e dentes. NaCl, composto utilizado na alimentação humana. O 3, variedade alotrópica

Leia mais

Lista de Exercícios Prova Trimestral. Hidrocarbonetos

Lista de Exercícios Prova Trimestral. Hidrocarbonetos Lista de Exercícios Prova Trimestral Nome: nº: Ano: 2º E.M. Professor: assio Pacheco 1- Dê a nomenclatura dos compostos orgânicos. Hidrocarbonetos H Álcool H H H H H H H H Unidade I: Av. Mascote, 913 -

Leia mais

NORMAL: RAMIFICADA: H H H C C

NORMAL: RAMIFICADA: H H H C C C4 OBS.: C Carbono primário: Se o átomo de carbono estiver ligado a um átomo de carbono. Carbono secundário: se um átomo de carbono estiver ligado a dois átomos de carbono. Carbono terciário: se estiver

Leia mais

Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades

Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades Ensino Médio QUÍMICA Data: / / 2012 Atividade: Exercícios de Recuperação Paralela e Anual aula 3 Nome : n o Classe: 2 2MA Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades 1. (Espcex (Aman) 2013) A tabela abaixo

Leia mais

Resoluções Química. - Cálculo da massa de ferro que restou na peça sem ter sido oxidada (z): z = 56,0 2,8 = 53,2 g

Resoluções Química. - Cálculo da massa de ferro que restou na peça sem ter sido oxidada (z): z = 56,0 2,8 = 53,2 g Resoluções Química Comentários sobre as questões de Química. 19 Resposta E. - Cálculo da quantidade de ferrugem formada, em mol (x): Fe 2 O 3.H 2 O (s) + 2H 3 PO 4 (aq) 2FePO 4 (s) + 4H 2 O (l) 1mol 2.

Leia mais

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V4 Frente E

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V4 Frente E 01) D A preferência de substituição obedece a ordem: C terciário C secundário C primário. A halogenação de um alcano se dá por substituição de um átomo de hidrogênio por um halogênio, resultando em um

Leia mais

Pb 2e Pb E 0,13 v. Ag 2e Ag E +0,80 v. Zn 2e Zn E 0,76 v. Al 3e Al E 1,06 v. Mg 2e Mg E 2,4 v. Cu 2e Cu E +0,34 v

Pb 2e Pb E 0,13 v. Ag 2e Ag E +0,80 v. Zn 2e Zn E 0,76 v. Al 3e Al E 1,06 v. Mg 2e Mg E 2,4 v. Cu 2e Cu E +0,34 v QUÍMICA 1ª QUESTÃO Umas das reações possíveis para obtenção do anidrido sulfúrico é a oxidação do anidrido sulfuroso por um agente oxidante forte em meio aquoso ácido, como segue a reação. Anidrido sulfuroso

Leia mais

Reações de Oxidação e Substituição. Karla Gomes Diamantina-MG

Reações de Oxidação e Substituição. Karla Gomes Diamantina-MG Reações de Oxidação e Substituição Karla Gomes Diamantina-MG Reações de oxidação Envolvem aumento no estado de oxidação (Nox) dos átomos presentes em uma molécula. De forma geral: Substância orgânica (redutora)

Leia mais

1. (Fuvest modificado) Ao misturar acetona com bromo, na presença de ácido, ocorre a transformação representada pela equação química:

1. (Fuvest modificado) Ao misturar acetona com bromo, na presença de ácido, ocorre a transformação representada pela equação química: Química Avaliação Mensal 3 os anos Décio e Vivian mar/12 Nome: Nº: Turma: GABARITO PROVA MENSAL 1º BIMESTRE 1. (Fuvest 2012 - modificado) Ao misturar acetona com bromo, na presença de ácido, ocorre a transformação

Leia mais

Química Orgânica. Química orgânica: Estrutura das moléculas. Grupos funcionais. Estereoquímica. Reatividade..

Química Orgânica. Química orgânica: Estrutura das moléculas. Grupos funcionais. Estereoquímica. Reatividade.. Química Orgânica X Química orgânica: Estrutura das moléculas. Grupos funcionais. Estereoquímica. Reatividade.. Química Orgânica Os compostos orgânicos são as substâncias químicas que contêm carbono e hidrogénio,

Leia mais