APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 4º BIMESTRE

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 4º BIMESTRE"

Transcrição

1 Nome: nº: Bimestre: 4º Ano/série: 3ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 4º BIMESTRE TEORIA 28 POLÍMEROS Alguns tipos de moléculas pequenas, chamadas monômeros, podem ligar-se entre si, dando origem a macromoléculas, denominadas polímeros (do grego poli = muitos + meros = partes), por meio de uma reação denominada polimerização. Na natureza existem alguns polímeros: celulose, proteínas, látex. Os químicos também criaram polímeros sintéticos, "copiando" os polímeros naturais. POLÍMEROS SINTÉTICOS Os polímeros sintéticos podem ser classificados basicamente em dois grupos: de adição e de condensação. POLÍMEROS DE ADIÇÃO As substâncias utilizadas na produção desses polímeros apresentam obrigatoriamente pelo menos uma dupla ligação entre carbonos. Durante a polimerização, ocorre a ruptura da ligação π e a formação de duas novas ligações simples, como mostra o esquema: deles: O quadro a seguir apresenta alguns monômeros e os respectivos polímeros e objetos obtidos a partir

2 POLÍMEROS DE CONDENSAÇÃO Esses polímeros são formados, geralmente, pela reação entre dois monômeros diferentes, com a eliminação de moléculas pequenas por exemplo, água. Nesse tipo de polimerização, os monômeros não precisam apresentar duplas ligações entre carbonos, mas é necessária a existência de dois tipos de grupos funcionais diferentes. Veja, a seguir, alguns polímeros de condensação e suas aplicações. Poliéster Um dos tipos de poliéster mais comuns é o dracon, obtido pela reação entre ácido tereftálico e o etilenoglicol (etanodiol):

3 A reação pode ser representada pela equação: Poliamida O quadro a seguir apresenta outros polímeros de condensação e alguns objetos obtidos a partir deles:

4 LISTA 28 POLÍMEROS 01. O esquema a seguir mostra uma reação genérica de polimerização por adição. Complete as equações seguintes e indique o nome do polímero formado.

5 02. (UNICAMP) O estireno é polimerizado, formando o poliestireno (um plástico muito utilizado em embalagens e objetos domésticos), de acordo com a seguinte equação: Dos compostos orgânicos relacionados no enunciado desta questão, qual deles poderia se polimerizar numa reação semelhante? Faça a equação correspondente e dê o nome do polímero formado. 03. (FUVEST) Qual das moléculas representadas abaixo tem estrutura adequada à polimerização, formando macromoléculas? Alternativa D.

6 04. (MACKENZIE) A fórmula do polietileno está representada a seguir. O monômero que origina esse polímero: a) é o eteno. b) é um alqueno (ou alceno) de cadeia carbônica ramificada. c) é o metano. d) é o etino. e) não pertence à função hidrocarboneto. 05. (UNESP) Acetileno pode sofrer reações de adição do tipo: A polimerização do acetato de vinila forma o PVA, de fórmula estrutural mostrada acima. a) Escreva a fórmula estrutural do produto de adição do HCl ao acetileno. b) Escreva a fórmula estrutural da unidade básica do polímero formado pelo cloreto de vinila (PVC). 06. (FUVEST) Completa-se adequadamente a tabela a seguir se A, B e C forem, respectivamente: a) polietileno, H 3 C CH 2 Cl, tubulações. b) polietileno, H 2 C = CHCl, roupas. c) poliestireno, H 2 C = CHCl, tomadas elétricas. d) poliestireno, C 6 H 5 CH = CH 2, roupas. e) polipropileno, H 3 C CH 2 Cl, tomadas elétricas.

7 INSTRUÇÕES PARA OS EXERCÍCIOS DE 7 A 10. As equações genéricas a seguir representam reações semelhantes às ocorridas em polimerização por condensação. Com base nessas informações, faça os exercícios a seguir. 07. Uma das fibras mais comuns na indústria têxtil é o poliéster. Um fragmento dessa fibra pode ser representado por: a) Indique o grupo funcional característico dessa fibra. b) A quais funções pertencem os monômeros que devem ser utilizados para produzi-la? Ácido carboxílico e álcool. 08. O náilon foi uma das primeiras fibras sintéticas produzidas pelo homem. Seus monômeros se unem por meio do grupo a) Qual função orgânica é caracterizada por esse grupo? Amida. b) Indique uma substância natural que contém o grupo mencionado. Proteína. 09. (PUCCAMP) O polímero dácron, usado na fabricação de tecidos, é obtido pela condensação de etilenoglicol com ácido tereftálico, mostrado a seguir: Na estrutura do polímero caracteriza-se a função: a) éter. b) aldeído. c) anidrido de ácido. d) cetona. e) éster.

8 10. (UNESP) Garrafas plásticas descartáveis são fabricadas com o polímero PET (polietilenotereftalato), obtido pela reação entre o ácido tereftálico e o etilenoglicol, de fórmulas estruturais: a) Empregando fórmulas estruturais, escreva a equação química da reação entre uma molécula de ácido tereftálico e duas moléculas de etilenoglicol. b) Identifique e assinale a função orgânica formada na fórmula estrutural do produto da reação. 11. (UNESP) O náilon é um polímero obtido da reação entre ácido hexanodioico e 1,6-diaminoexano. As fórmulas moleculares do ácido dicarboxílico e da diamina são, respectivamente: a) C 4 H 8 O 2 e C 4 H 6 N 4 b) C 5 H 10 O 3 e C 6 H 6 N c) C 6 H 8 O 2 e C 6 H 8 N 2 d) C 6 H 10 O 4 e C 6 H 16 N 2 e) C 8 H 12 O 2 e C 6 H 14 N 2 Ácido hexanodioico 1,6-diaminoexano 12. (UNESP) Os monômeros de fórmulas estruturais mostradas são utilizados na obtenção de importantes polímeros sintéticos. Escreva a unidade de repetição dos polímeros formados por reações de condensação (isto é, com eliminação de água) entre:

9 a) ácido dicarboxílico e diol; b) ácido dicarboxílico e diamina. 13. (FUVEST) Os poliésteres são polímeros fabricados por condensação de dois monômeros diferentes, em sucessivas reações de esterificação. Dentre os pares de monômeros a seguir, podem ser formados poliésteres: a) por todos os pares. d) apenas pelos pares I e IV. b) apenas pelos pares II, III e IV. e) apenas pelo par IV. c) apenas pelos pares II e III. 14. (UFRJ) Um dos maiores problemas ambientais da atualidade é o do lixo urbano e, em especial, o do lixo plástico. Dentre os plásticos encontrados no lixo, podemos citar o polietileno (sacos e garrafas) e o politereftalato de etileno, conhecido como PET (garrafas de refrigerantes). A síntese do polietileno se dá pela reação de polimerização do eteno, segundo a equação mostrada em (I). Já o PET é um poliéster formado por unidades condensadas de dois monômeros, um diálcool e um diácido, conforme a estrutura mostrada em (II).

10 Um dos processos de reciclagem das garrafas de PET é a decomposição do polímero em seus monômeros, por meio de uma reação de hidrólise. Com base na estrutura do PET, escreva as fórmulas estruturais dos seus monômeros. 15. (UNESP) Estão representados a seguir fragmentos dos polímeros náilon e dexon, ambos usados como fios de suturas cirúrgicas. a) Identifique os grupos funcionais dos dois polímeros. Náilon: amida; Dexon: éster. b) O dexon sofre hidrólise no corpo humano, sendo integralmente absorvido no período de algumas semanas. Nesse processo, a cadeia polimérica é rompida, gerando um único produto, que apresenta duas funções orgânicas. Escreva a fórmula estrutural do produto e identifique essas funções.

LISTA N 01-3 A, B, C, D, E CATAGUASES PROF. SÍLVIO QUÍMICA ORGÂNICA 3 BIM. ENTREGAR FOLHA DE RESPOSTAS DIA 16/09/2011 (SEXTA FEIRA)

LISTA N 01-3 A, B, C, D, E CATAGUASES PROF. SÍLVIO QUÍMICA ORGÂNICA 3 BIM. ENTREGAR FOLHA DE RESPOSTAS DIA 16/09/2011 (SEXTA FEIRA) 1 LISTA N 01-3 A, B, C, D, E CATAGUASES - 2011 PROF. SÍLVIO QUÍMICA ORGÂNICA 3 BIM. ENTREGAR FOLHA DE RESPOSTAS DIA 16/09/2011 (SEXTA FEIRA) 1. Outra possibilidade para o seqüestro do CO atmosférico é

Leia mais

poli mero macromolécula monômero

poli mero macromolécula monômero A palavra polímero origina-se do grego poli (muitos) e mero (unidade de repetição). Assim, um polímero é uma macromolécula composta por muitas (dezenas a milhares) unidades de repetição denominadas meros,

Leia mais

POLÍMEROS. Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio

POLÍMEROS. Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio POLÍMEROS Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio POLI MERO MUITAS PARTES Para pensar... Nossos descendentes, no futuro, talvez se refiram à nossa época como sendo a era dos plásticos. Muitos

Leia mais

Ferro de construção, Latas de alumínio, Garrafas de cerveja, Casca de ovo, Areia e cimento. Restos de comida, Embalagens de plástico, Casca de coco.

Ferro de construção, Latas de alumínio, Garrafas de cerveja, Casca de ovo, Areia e cimento. Restos de comida, Embalagens de plástico, Casca de coco. 01 Inorgânico Primeiro Ferro de construção, Latas de alumínio, Garrafas de cerveja, Casca de ovo, Areia e cimento. Orgânico Segundo Restos de comida, Embalagens de plástico, Casca de coco. Resposta: D

Leia mais

www.professormazzei.com POLÍMEROS Folha 01 João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com POLÍMEROS Folha 01 João Roberto Mazzei 01. (UFMG 2008) As proteínas são polímeros naturais formados através de ligações peptídicas que se estabelecem quando o grupo amino de um aminoácido reage com o grupo carboxila de outro. Considere a estrutura

Leia mais

O que são Polímeros? Polímeros são macromoléculas compostas pela repetição de uma unidade básica, chamada mero.

O que são Polímeros? Polímeros são macromoléculas compostas pela repetição de uma unidade básica, chamada mero. Polímeros O que são Polímeros? Polímeros são macromoléculas compostas pela repetição de uma unidade básica, chamada mero. O que são Polímeros? o Polietileno (PE), produzido a partir do monômero etileno

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 1º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 1º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 1º Ano/série: 3ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 1º BIMESTRE TEORIA 16 ISOMERIA GEOMÉTRICA (CIS-TRANS)

Leia mais

Exercícios Sobre ReaÇões Orgânicas: mecanismo da adição

Exercícios Sobre ReaÇões Orgânicas: mecanismo da adição Exercícios Sobre ReaÇões rgânicas: mecanismo da adição Enunciado dos exercícios de 01 a 24: Dê as equações químicas globais das reações orgânicas listadas a seguir. 01. H 2= + l 2 02. H 2= + Br 2 03. H

Leia mais

O que são Polímeros?

O que são Polímeros? MATERIAL PARA E-MAIL REFERENTE AO KIT ENEM 2016 - LIXO LIXO - PLÁSTICOS - 3R - POLÍMEROS - ELETROQUÍMICA POTENCIAL DE REDUÇÃO ELETRÓLISE O que são Polímeros? Bom, nos diaspom atuaisser vivemos naou erasintéticos.

Leia mais

CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 9ºANO

CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 9ºANO CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 9ºANO Tema: Compostos de carbono. Hidrocarbonetos. Fibras sintéticas, alimentos, cosméticos, medicamentos e combustíveis são alguns dos produtos que envolvem milhões de substâncias

Leia mais

Polimerização e Reações Orgânicas

Polimerização e Reações Orgânicas Polimerização e Reações Orgânicas Material de Apoio para Monitoria 1. (FATEC-SP) A polimerização por adição consiste na reação entre moléculas de uma mesma substância, na qual em sua estrutura, ocorre

Leia mais

7ª Ficha de Avaliação de Química Parte III. Versão 1 Indica claramente a versão na tua folha de resposta

7ª Ficha de Avaliação de Química Parte III. Versão 1 Indica claramente a versão na tua folha de resposta 7ª Ficha de Avaliação de Química Parte III Professora Paula Melo Silva Data: 15/05/2012 Turma:12ºA Ano letivo: 2011/2012 Versão 1 Indica claramente a versão na tua folha de resposta 1. O ácido poliglicólico

Leia mais

Esse tipo de polímero é formado pela adição de moléculas de um só. - Quando o monômero inicial tem o esqueleto C=C, que lembra o radical vinila.

Esse tipo de polímero é formado pela adição de moléculas de um só. - Quando o monômero inicial tem o esqueleto C=C, que lembra o radical vinila. Polímeros de Adição: monômero. Esse tipo de polímero é formado pela adição de moléculas de um só a) Polímeros vinílicos - Quando o monômero inicial tem o esqueleto C=C, que lembra o radical vinila. Polietileno:

Leia mais

Introdução aos Materiais Poliméricos

Introdução aos Materiais Poliméricos Introdução aos Materiais Poliméricos Introdução O que são polímeros? Do que os polímeros são feitos? Quais são os tipos de polímeros? Quais características conferem aos polímeros as suas características?

Leia mais

POLIMEROS. Por que estudar Polimeros?

POLIMEROS. Por que estudar Polimeros? POLIMEROS Por que estudar Polimeros? A estrutura dos polimeros afeta suas propriedades e o comportamento dos materiais poliméricos. Exemplos: (1)O grau de cristalinidade influi na massa específica, rigidez,

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 3º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 3º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 3º Ano/série: 3ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 3º BIMESTRE TEORIA 22 OZONÓLISE EM ALCENOS A ozonólise

Leia mais

Introdução aos Materiais Poliméricos

Introdução aos Materiais Poliméricos Introdução aos Materiais Poliméricos Introdução O que são polímeros? Do que os polímeros são feitos? Quais são os tipos de polímeros? Quais características conferem aos polímeros as suas características?

Leia mais

NOTA: QUÍMICA ORGÂNICA P1 1 BIMESTRE

NOTA: QUÍMICA ORGÂNICA P1 1 BIMESTRE GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR: Taynara Oliveira DISCIPLINA: Química Orgânica SÉRIE:3 Ano ALUNO (a): NOTA: No Anhanguera você é + Enem LISTA DE QUÍMICA ORGÂNICA P1 1 BIMESTRE 1- (Mackenzie 2009) O "cracking"

Leia mais

Materiais Poliméricos. Conceitos Gerais

Materiais Poliméricos. Conceitos Gerais Materiais Poliméricos Conceitos Gerais ESTRUTURA DOS POLIMEROS DEFINIÇÃO São moléculas muito grandes (macromoléculas) formadas pela repetição de pequenas e simples unidades químicas (monômeros), ligadas

Leia mais

Síntese de Polímeros QUÍMICA DE POLÍMEROS FÁBIO H FLORENZANO

Síntese de Polímeros QUÍMICA DE POLÍMEROS FÁBIO H FLORENZANO Síntese de Polímeros QUÍMICA DE POLÍMEROS FÁBIO H FLORENZANO Polimerização Reações sequenciais que levam à formação de macromoléculas a partir de moléculas orgânicas pequenas Podem ser divididas em dois

Leia mais

AULA 21 NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E HIDROCARBONETOS

AULA 21 NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E HIDROCARBONETOS AULA 21 NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E HIDROCARBONETOS NOMENCLATURA OFICIAL DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS De acordo com a União Internacional de Química Pura e Aplicada (I.U.P.AC.), o nome de um composto

Leia mais

POLÍMEROS. Prof.a Cristiane P. T. Polastri

POLÍMEROS. Prof.a Cristiane P. T. Polastri POLÍMEROS Prof.a Cristiane P. T. Polastri Polímeros Polímeros são macromoléculas obtidas pela combinação de um número imenso (da ordem de milhares) de moléculas pequenas (os monômeros). Polimerização 1864

Leia mais

Metais e ligas metálicas Estrutura e propriedades dos metais

Metais e ligas metálicas Estrutura e propriedades dos metais AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Química / Metas Curriculares ENSINO SECUNDÁRIO 12º ANO-QUÍMICA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO

Leia mais

Exercíciosde Funções Orgânicas 1) Identifique as funções químicas presentes em cada uma das estruturas seguintes. Faça um círculo e dê o nome da

Exercíciosde Funções Orgânicas 1) Identifique as funções químicas presentes em cada uma das estruturas seguintes. Faça um círculo e dê o nome da Exercíciosde Funções Orgânicas 1) Identifique as funções químicas presentes em cada uma das estruturas seguintes. Faça um círculo e dê o nome da função. REVISÃO DE ISOMERIA PLANA E GEOMETRICA 1) Indique

Leia mais

Exercícios sobre ReaÇões Orgânicas: mecanismo da SubstituiÇão

Exercícios sobre ReaÇões Orgânicas: mecanismo da SubstituiÇão Exercícios sobre ReaÇões Orgânicas: mecanismo da SubstituiÇão Enunciado dos exercícios de 01 a 07: Dê as equações químicas globais das reações de substituição listadas a seguir. 01. H 3C CH 3 + Cl 2 02.

Leia mais

ESTRUTURA E PROPRIEDADES DE POLIMÉROS. PMT Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 8 a aula autora: Nicole R.

ESTRUTURA E PROPRIEDADES DE POLIMÉROS. PMT Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 8 a aula autora: Nicole R. ESTRUTURA E PROPRIEDADES DE POLIMÉROS PMT 2100 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 8 a aula autora: Nicole R. Demarquete 1 Roteiro da Aula Histórico Química das moléculas poliméricas Estrutura

Leia mais

CADERNO DE ESTUDOS DIVERTIMENTOS EXTRAS N.7 CADEIAS ORGÂNICAS

CADERNO DE ESTUDOS DIVERTIMENTOS EXTRAS N.7 CADEIAS ORGÂNICAS CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII NOME: TURMA: DATA: "A vida sem ciência é uma espécie de morte." Sócrates CADERNO DE ESTUDOS DIVERTIMENTOS EXTRAS N.7 CADEIAS ORGÂNICAS 1. (Fuvest 2012) Na

Leia mais

H 2 C OCH 3 H 2 C OH EXERCÍCIOS DE CLASSE

H 2 C OCH 3 H 2 C OH EXERCÍCIOS DE CLASSE EXERCÍCIOS DE CLASSE 1- De um modo geral, o ponto de ebulição dos compostos orgânicos cresce com o aumento do peso molecular, o que não acontece com os compostos do quadro abaixo: COMPOSTO PESO MOLECULAR

Leia mais

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Introdução à Química Orgânica

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Introdução à Química Orgânica FCAV/UNESP DISCIPLINA: Química Orgânica ASSUNTO: Introdução à Química Orgânica 1 QUÍMICA ORGÂNICA Química Orgânica é a área da Química que estuda os compostos que contêm carbono, chamados de compostos

Leia mais

Polímeros. saturada (ex.: CH 4 ). Se fizer ligações duplas ou

Polímeros. saturada (ex.: CH 4 ). Se fizer ligações duplas ou Introdução Os polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização. Eles podem ser naturais, quando originados de plantas e animais (madeira, borracha,

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS

CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS Curso: Engenharia Mecânica - Terceiro Semestre Letivo Período: Primeiro Semestre 2010 Carga Horária: 60 horas Docente: Prof. Dr. Wagner M. Pachekoski As formas geralmente utilizadas

Leia mais

Compostos de carbono

Compostos de carbono Compostos de carbono aroma de banana canela ácido fórmico O que são? Como podemos classificá-los? Compostos de carbono Como podemos obtê-los? Porque são importantes? Respostas às questões Podem ser constituídos

Leia mais

Reações orgânicas: mecanismo da substituição

Reações orgânicas: mecanismo da substituição Reações orgânicas: mecanismo da substituição Enunciado dos exercícios de 01 a 07: Dê as equações químicas globais das reações de substituição listadas a seguir. 01. H 3 C CH 3 + Cl 2 02. H 3 C CH 3 + 2Cl

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS N 01 DE QUÍMICA ORGÂNICA PROF. SÍLVIO 2 BIM. PARA TERCEIROS ANOS

LISTA DE EXERCÍCIOS N 01 DE QUÍMICA ORGÂNICA PROF. SÍLVIO 2 BIM. PARA TERCEIROS ANOS 1. Assinale a alternativa que apresenta um composto orgânico que descora rapidamente uma solução de bromo em tetracloreto de carbono. a) Butino-2. b) Butano. c) Éter etílico. d) Benzeno. e) clorofórmio.

Leia mais

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Introdução à Química Orgânica

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Introdução à Química Orgânica FCAV/UNESP DISCIPLINA: Química Orgânica ASSUNTO: Introdução à Química Orgânica QUÍMICA ORGÂNICA Química Orgânica é a área da Química que estuda os compostos que contêm carbono, chamados de compostos orgânicos.

Leia mais

METAIS E LIGAS METÁLICAS

METAIS E LIGAS METÁLICAS DEPARTAMENTO DE C. Físico-Químicas DISCIPLINA: Química COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS 12º ano... Domínios / Objetivos Conceitos/ Conteúdos Calendarização (blocos) METAIS E LIGAS METÁLICAS METAIS E LIGAS METÁLICAS

Leia mais

Polímeros: fabricação.

Polímeros: fabricação. Polímeros: fabricação http://en.wikipedia.org/wiki/file:single_polymer_chains_afm.jpg Polímeros naturais e sintéticos Naturais Celulose, amido, borracha natural, quitosana Sintéticos Fabricados com matérias-primas

Leia mais

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB 1ª QUESTÃO O aspartame, estrutura representada a seguir, é uma substância que tem sabor doce ao paladar. Pequenas quantidades dessa substância são suficientes para

Leia mais

POLÍMEROS O que são, suas aplicações e as áreas de formações técnicas e acadêmicas VII Semana de Polímeros

POLÍMEROS O que são, suas aplicações e as áreas de formações técnicas e acadêmicas VII Semana de Polímeros Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano - IMA POLÍMEROS O que são, suas aplicações e as áreas de formações técnicas e acadêmicas VII Semana de Polímeros

Leia mais

Seu pé direito nas melhores faculdades

Seu pé direito nas melhores faculdades Seu pé direito nas melhores faculdades FUVEST 2 a Fase 11/janeiro/2011 QUÍMICA 01. s componentes principais dos óleos vegetais são os triglicerídeos, que possuem a seguinte fórmula genérica: Nessa fórmula,

Leia mais

Oficina de Identificação de Plásticos. Grupo Lavoisier Escola Frei Plácido

Oficina de Identificação de Plásticos. Grupo Lavoisier Escola Frei Plácido Oficina de Identificação de Plásticos Grupo Lavoisier Escola Frei Plácido O que são plásticos? São polímeros sintéticos, ou seja, grandes moléculas fabricadas para suprir nossas necessidades com custo

Leia mais

Reações em Aromáticos

Reações em Aromáticos Reações em Aromáticos 01 (Unicamp-SP) Um dos átomos de hidrogênio do anel benzênico pode ser substituído por CH3, OH, Cℓ ou COOH. a) Escreva as fórmulas e os nomes dos derivados benzênicos obtidos por

Leia mais

Química Orgânica. Química orgânica: Estrutura das moléculas. Grupos funcionais. Estereoquímica. Reatividade..

Química Orgânica. Química orgânica: Estrutura das moléculas. Grupos funcionais. Estereoquímica. Reatividade.. Química Orgânica X Química orgânica: Estrutura das moléculas. Grupos funcionais. Estereoquímica. Reatividade.. Química Orgânica Os compostos orgânicos são as substâncias químicas que contêm carbono e hidrogénio,

Leia mais

Como Passar no ENEM Prof. Alexandre Oliveira

Como Passar no ENEM Prof. Alexandre Oliveira Polímeros 1. (Unesp 2002) Considere a seguinte seqüência de reações: Com respeito a estas reações, são feitas as afirmações: I. X é CaC. II. Y é H C = CH. III. O produto final é o polímero polivinilacetileno.

Leia mais

Aula teórica sobre: Biopolímeros. Biopolímeros

Aula teórica sobre: Biopolímeros. Biopolímeros Disciplina: Química Prof.: Arthur Kael Turma: T / R 11/07/2017 Aula teórica sobre: Biopolímeros Biopolímeros Polímeros Definição: Polímeros são macromoléculas formadas por repetições de unidades moleculares

Leia mais

Ciências Físico-Químicas 9ºAno Prof. Carla Bastos

Ciências Físico-Químicas 9ºAno Prof. Carla Bastos Ciências Físico-Químicas 9ºAno Prof. Carla Bastos O que são? Compostos orgânicos Compostos que contêm carbono e hidrogénio, podendo ainda conter outros elementos. Isómeros Compostos com a mesma fórmula

Leia mais

HIDROCARBONETOS FUNÇÕES ORGÂNICAS

HIDROCARBONETOS FUNÇÕES ORGÂNICAS HIDROCARBONETOS FUNÇÕES ORGÂNICAS FUNÇÕES ORGÂNICAS O átomo de carbono: Apresenta capacidade singular de compartilhar elétrons com outros átomos de carbono formando ligações carbono-carbono estáveis. Permite

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA QUÍMICA ORGÂNICA REAÇÕES ORGÂNICAS DE ELIMINAÇÃO PROF. JACKSON ALVES.

QUÍMICA ORGÂNICA QUÍMICA ORGÂNICA REAÇÕES ORGÂNICAS DE ELIMINAÇÃO PROF. JACKSON ALVES. QUÍMICA ORGÂNICA QUÍMICA ORGÂNICA REAÇÕES ORGÂNICAS DE ELIMINAÇÃO E POLÍMEROS REAÇÕES ORGÂNICAS DE ELIMINAÇÃO PROF. JACKSON ALVES PROF. JACKSON ALVES REAÇÕES ORGÂNICAS DE ELIMINAÇÃO São as reações em que

Leia mais

XII Olimpíada Baiana de Química Exame 2017

XII Olimpíada Baiana de Química Exame 2017 Questão 01 (Peso 1) Questões objetivas (QUESTÕES DE 01 A 30) A fórmula estrutural condensada, CH 3 CH 2 CH 2 COOCH 3, representa: A) um éster B) uma amida C) um aldeído D) um anidrido E) um ácido carboxílico

Leia mais

Exercícios. 1. No alcatrão da hulha são encontradas, entre outras, as substâncias A e B. Tais substâncias são, ou não, álcoois? Justifique.

Exercícios. 1. No alcatrão da hulha são encontradas, entre outras, as substâncias A e B. Tais substâncias são, ou não, álcoois? Justifique. FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS, FCAV UNESP Jaboticabal CURSO: Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) DISCIPLINA: Química Orgânica DOCENTE RESPONSÁVEL: Prof a. Dr a. Luciana Maria

Leia mais

QUÍMICA Prof. Alison Cosme Souza Gomes. Funções Orgânicas Resumo UERJ

QUÍMICA Prof. Alison Cosme Souza Gomes. Funções Orgânicas Resumo UERJ QUÍMICA Prof. Alison Cosme Souza Gomes Funções Orgânicas Resumo UERJ A Química Orgânica é a parte da química que estuda os diversos compostos de carbonos existentes. São compostos com sua base nos átomos

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO QUESTÕES. Escolha 12 exercícios dos mostrados abaixo e responda-os.

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO QUESTÕES. Escolha 12 exercícios dos mostrados abaixo e responda-os. 3º EM Química A Wesley Av. Dissertativa 19/10/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

LISTA DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS

LISTA DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS Orgânica Na pré-história, o ser humano se limitava a usar materiais que encontrava na natureza, sem provocar neles grandes modificações. A descoberta do fogo trouxe ao ser humano a primeira maneira efetiva

Leia mais

POLÍMEROS. 1. Monômeros e polímeros. 2. Polímeros de Adição 2.1 Borracha natural e vulcanização 2.2 Borracha sintética (copolímero)

POLÍMEROS. 1. Monômeros e polímeros. 2. Polímeros de Adição 2.1 Borracha natural e vulcanização 2.2 Borracha sintética (copolímero) POLÍMEROS 1. Monômeros e polímeros 2. Polímeros de Adição 2.1 Borracha natural e vulcanização 2.2 Borracha sintética (copolímero) 3. Polímeros de Condensação 3.1 Silicones 4. Polímeros de Rearranjo 1.

Leia mais

QUESTÃO 34 Podemos considerar que Dalton foi o primeiro cientista a formalizar, do ponto de vista quantitativo, a existência dos átomos Com base na ev

QUESTÃO 34 Podemos considerar que Dalton foi o primeiro cientista a formalizar, do ponto de vista quantitativo, a existência dos átomos Com base na ev QUÍMICA QUESTÃO 31 Polímeros são macromoléculas orgânicas construídas a partir de muitas unidades pequenas que se repetem, chamadas monômeros Assinale a alternativa que apresenta somente polímeros naturais

Leia mais

VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O PLÁSTICO????

VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O PLÁSTICO???? VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O PLÁSTICO???? O que é polímero? Poli = vários Mero = unidades de repetição Polímero = União de várias unidades de repetição. Polímero Mero Polímero é o mesmo que Plástico?

Leia mais

Assinale a alternativa que apresenta as funções orgânicas representadas na fórmula.

Assinale a alternativa que apresenta as funções orgânicas representadas na fórmula. 1- Nas cadeias carbônicas existem algumas características que podem ser observadas nos compostos orgânicos, tais como: cadeias insaturadas, saturadas, homogêneas, heterogêneas, alifáticas, alicíclicas,

Leia mais

NOME: TURMA: 3T3 AC Nº PROFESSORA: Idvani NOTA: TRABALHO DE QUÍMICA RECUPERAÇÃO FINAL. 1) Dê o nome dos compostos a seguir, segundo a IUPAC:

NOME: TURMA: 3T3 AC Nº PROFESSORA: Idvani NOTA: TRABALHO DE QUÍMICA RECUPERAÇÃO FINAL. 1) Dê o nome dos compostos a seguir, segundo a IUPAC: NOME: TURMA: 3T3 AC Nº PROFESSORA: Idvani NOTA: TRABALHO DE QUÍMICA RECUPERAÇÃO FINAL 1) Dê o nome dos compostos a seguir, segundo a IUPAC: a) b) c) d) 1 e) f) g) 5) É correto afirmar que determinado alcino

Leia mais

Prof: Alex

Prof: Alex www.portalmedquimica.com.br Prof: onceito 2 Polímeros são macromoléculas formadas pela união de grande número de moléculas menores iguais ou diferentes demoninadas monômeros. Monômero Repetição n vezes

Leia mais

Materiais Poliméricos

Materiais Poliméricos Materiais Poliméricos -Introdução O termo "plástico" é geralmente empregado para designar os materiais orgânicos que podem ser moldados por deformação plástica, adquirindo e conservando uma forma planejada,

Leia mais

Capítulo 54. Filamentos sintéticos ou artificiais; lâminas e formas semelhantes de matérias têxteis sintéticas ou artificiais

Capítulo 54. Filamentos sintéticos ou artificiais; lâminas e formas semelhantes de matérias têxteis sintéticas ou artificiais Capítulo 54 Filamentos sintéticos ou artificiais; lâminas e formas semelhantes de matérias têxteis sintéticas ou artificiais Notas. 1.- Na Nomenclatura, a expressão fibras sintéticas ou artificiais refere-se

Leia mais

Carbonos Hidrogênios Oxigênios C 2 H 6 O

Carbonos Hidrogênios Oxigênios C 2 H 6 O Prof. Edson Cruz ISOMERIA Carbonos Hidrogênios Oxigênios H H H C C O H H C O C H H H H H H H C 2 H 6 O C 2 H 6 O Os compostos H 3 C CH 2 OH e H 3 C O CH 3 são ISÔMEROS. ISÔMEROS são compostos diferentes

Leia mais

Polímeros, Hidratos de Carbono, Lipídios e Proteínas

Polímeros, Hidratos de Carbono, Lipídios e Proteínas Polímeros, Hidratos de Carbono, Lipídios e Proteínas Polímeros, Hidratos de Carbono, Lipídios e Proteínas 1. naturais ou artificiais formados por macromoléculas que, por sua vez, são constituídas por unidades

Leia mais

Polímeros. a) Escreva a fórmula estrutural do produto de adição do ácido acético ao acetileno.

Polímeros. a) Escreva a fórmula estrutural do produto de adição do ácido acético ao acetileno. Polímeros 01. (Fuvest) Qual das moléculas representadas adiante tem estrutura adequada à polimerização, formando macromoléculas? 02. (Fuvest) O cianeto de vinila pode ser produzido como mostrado adiante.

Leia mais

Polimerização em Cadeia via Radical Livre. Free Radical Polymerization

Polimerização em Cadeia via Radical Livre. Free Radical Polymerization Polimerização em Cadeia via Radical Livre Free Radical Polymerization Polimerização por Adição em cadeia Um centro ativo é formado e o polímero cresce até atingir uma massa molar alta (os intermediários

Leia mais

LISTA N 01-2 A, B, F CATAGUASES E TREMEMBÉ PROF. SÍLVIO QUÍMICA ORGÂNICA 3 BIM. ENTREGAR FOLHA DE RESPOSTAS DIA 16/09/2011 (SEXTA FEIRA)

LISTA N 01-2 A, B, F CATAGUASES E TREMEMBÉ PROF. SÍLVIO QUÍMICA ORGÂNICA 3 BIM. ENTREGAR FOLHA DE RESPOSTAS DIA 16/09/2011 (SEXTA FEIRA) 1 LISTA N 01-2 A, B, F CATAGUASES E TREMEMBÉ - 2011 PROF. SÍLVIO QUÍMICA ORGÂNICA 3 BIM. ENTREGAR FOLHA DE RESPOSTAS DIA 16/09/2011 (SEXTA FEIRA) 1. A auroglaucina é um pigmento laranja natural que apresenta

Leia mais

Petróleo. Prof. Iraê Peroni. etimologia. formação. óleo de pedra

Petróleo. Prof. Iraê Peroni. etimologia. formação. óleo de pedra Petróleo Prof. Iraê Peroni etimologia petra oleum Pedra óleo óleo de pedra formação decomposição de animais, plâncton e vegetais no fundo dos mares. Soterrados pelos movimentos da crosta terrestre = pressão.

Leia mais

Química Orgânica. Sinopse das Funções Orgânicas Prof. Jackson Alves

Química Orgânica. Sinopse das Funções Orgânicas Prof. Jackson Alves Química rgânica Sinopse das Funções rgânicas Prof. Jackson Alves idrocarbonetos Grupo funcional: Carbono e idrogênio aletos rgânicos ou Derivados alogenados Grupo funcional: R X (X = F, Cl, Br ou I) Cl

Leia mais

Resumo introdução á química orgânica

Resumo introdução á química orgânica Resumo introdução á química orgânica Exercícios Quais as ligações (simples, duplas ou triplas) entre átomos de carbono que completam de maneira adequada as estruturas, nas posições indicadas por 1, 2,

Leia mais

Vestibular Comentado - UVA/2011.1

Vestibular Comentado - UVA/2011.1 Vestibular omentado - UVA/2011.1 onhecimentos Gerais QUÍMIA omentários: Profs. Bibil e Tupinambá 45. A Figura 1 apresenta, de forma genérica, a reação química de formação de um triacilglicerol a partir

Leia mais

E X E R C Í C I O S:

E X E R C Í C I O S: E X E R C Í C I O S: Unidade I Introdução à Química do Carbono Unidade II Hidrocarbonetos Unidade III Funções Orgânicas Unidade IV Noções de Bioquímica... 1 COMPLETE ADEQUADAMENTE AS LACUNAS. 1) (0.4)

Leia mais

Aparecida de Goiânia, / /2016. Aluno(a): 2ª Série Professor(a): Anderson. Lista de Química Data da entrega: 07/03/2016

Aparecida de Goiânia, / /2016. Aluno(a): 2ª Série Professor(a): Anderson. Lista de Química Data da entrega: 07/03/2016 UIDADE - I Aparecida de Goiânia, / /2016. Aluno(a): 2ª Série Professor(a): Anderson bservação: Justifique suas respostas. Lista de Química Data da entrega: 07/03/2016 1) Dentre os átomos de carbono que

Leia mais

UFSC. Química (Amarela) , temos 10 mol de Mg, ou seja, 243 g de Mg. Resposta: = 98. Comentário

UFSC. Química (Amarela) , temos 10 mol de Mg, ou seja, 243 g de Mg. Resposta: = 98. Comentário Resposta: 02 + 32 + 64 = 98 01. Incorreta. carbonato de magnésio é um sal insolúvel em H 2, logo não dissocia-se em Mg 2+ e (aq) C2. 3(aq) 02. Correta. 12 Mg 2+ = 1s 2 2s 2 2p 6 K L 04. Incorreta. É um

Leia mais

Solução Comentada Prova de Química

Solução Comentada Prova de Química 34. A histamina, estrutura mostrada abaixo, é uma substância orgânica que provoca inchaço e coceira, e que é liberada pelas células de defesa, quando somos picados por insetos. N NH 2 N H Se quisermos

Leia mais

Funções inorgânicas - Ácidos

Funções inorgânicas - Ácidos Funções inorgânicas - Ácidos 01. O que é função química? 02. Conceitue os ácidos. Qual a diferença entre oxiácidos e hidrácidos? Exemplifique. 03. (PUCCAMP) A respeito das substâncias denominadas ácidos,

Leia mais

R4 - GABARITO Profº Almir Química. 126 mg 0,126g 126 mg/ dl 0,126 g/ 0,10L 1,26 g/l 1dL 0,10 L Em 1L : 1 mol (glicos e) n.

R4 - GABARITO Profº Almir Química. 126 mg 0,126g 126 mg/ dl 0,126 g/ 0,10L 1,26 g/l 1dL 0,10 L Em 1L : 1 mol (glicos e) n. Gabarito: Resposta da questão 1: [Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia] a) As células β das ilhotas pancreáticas produzem e secretam o hormônio insulina. Esse hormônio determina a redução

Leia mais

sp presentes na estrutura da prednisona?

sp presentes na estrutura da prednisona? QUÍMICA ORGÂNICA - PROF. SÍLVIO LISTA TAREFA - 3 BIMESTRE TERCEIROS ANOS (0,25) 1. Os alcenos, também conhecidos como alquenos ou olefinas, são hidrocarbonetos insaturados por apresentarem pelo menos uma

Leia mais

UDESC 2014/2 QUÍMICA. 15) Resposta: B. Comentário

UDESC 2014/2 QUÍMICA. 15) Resposta: B. Comentário QUÍMICA 15) Resposta: B a) Correta. b) Incorreta. O modelo atômico constituído por núcleo positivo e eletrosfera de carga negativa é de autoria de Rutherford. c) Correta. d) Correta. e) Correta. 16) Resposta:

Leia mais

Química Orgânica. Polímeros sintéticos by Pearson Education

Química Orgânica. Polímeros sintéticos by Pearson Education Química Orgânica Polímeros sintéticos Um polímero é uma molécula grande feita pela junção de unidades repetidas de moléculas pequenas chamadas monômeros. Polímeros de crescimento de cadeia, também conhecidos

Leia mais

Química de Polímeros LOM3058 PROF. FÁBIO HERBST FLORENZANO

Química de Polímeros LOM3058 PROF. FÁBIO HERBST FLORENZANO Química de Polímeros LOM3058 PROF. FÁBIO HERBST FLORENZANO Estrutura da disciplina Aulas Expositivas Listas de Exercícios Provas teóricas Apoio didático por meio do STOA Avaliação Provas teóricas (26/4

Leia mais

01- (FGV 2000) Em um recipiente contendo 200g de água (H O) foram dissolvidos 15g de

01- (FGV 2000) Em um recipiente contendo 200g de água (H O) foram dissolvidos 15g de 01- (FGV 2000) Em um recipiente contendo 200g de água (H O) foram dissolvidos 15g de sacarose (C 1 H O 11 ). Considerando as massas molares do carbono=12g.mol, hidrogênio=1g.mol e oxigênio=16g.mol, os

Leia mais

2. Explique o que acontece com o ponto de ebulição dos hidrocarbonetos à medida que aumenta o tamanho de suas moléculas.

2. Explique o que acontece com o ponto de ebulição dos hidrocarbonetos à medida que aumenta o tamanho de suas moléculas. FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS, FCAV UNESP Jaboticabal CURSO: Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) DISCIPLINA: Química Orgânica DOCENTE RESPONSÁVEL: Prof a. Dr a. Luciana Maria

Leia mais

LABORATÓRIO DE ORGÂNICA II

LABORATÓRIO DE ORGÂNICA II COLÉGIO META LABORATÓRIO DE ORGÂNICA II Prof. ABEL SCUPELITI ARTILHEIRO SÃO PAULO 2012 1 LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA II EXPERIÊNCIA 1 OBTENÇÃO DE POLÍMEROS 1. OBJETIVO Este experimento tem como objetivo

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina QUI131 Química Orgânica I

Programa Analítico de Disciplina QUI131 Química Orgânica I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Química - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4 Períodos

Leia mais

Exercícios sobre Polímeros

Exercícios sobre Polímeros Exercícios sobre Polímeros 01. (Fuvest) Qual das moléculas representadas adiante tem estrutura adequada à polimerização, formando macromoléculas? a) l b) c) l l l d) e) l 02. (Fuvest) cianeto de vinila

Leia mais

Reações Orgânicas - Adição e Eliminação

Reações Orgânicas - Adição e Eliminação Reações Orgânicas - Adição e Eliminação Reações Orgânicas - Adição e Eliminação 1. São apresentados, abaixo, quatro compostos pertencentes a várias funções orgânicas: CH 3OH CH 3NH 2 CH 2 = CH 2 A alternativa

Leia mais

QUÍMICA. a) linha horizontal. b) órbita. c) família. d) série. e) camada de valência.

QUÍMICA. a) linha horizontal. b) órbita. c) família. d) série. e) camada de valência. 13 QUÍMICA A posição dos elementos na Tabela Periódica permite prever as fórmulas das substâncias que contêm esses elementos e os tipos de ligação apropriados a essas substâncias. Na Tabela Periódica atual,

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Controle e Processos Industriais CURSO: Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio FORMA/GRAU:( x )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( )

Leia mais

Classificação dos Materiais Poliméricos

Classificação dos Materiais Poliméricos Fusibilidade: termoplásticos/termofixos. Tipos de Cadeias: lineares/ramificadas/ligações cruzadas. Taticidade: isotático, sindiotático, atático Comportamento Mecânico: elastômeros, fibras. Homopolímero

Leia mais

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V3 Frente D

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V3 Frente D 01) B Composto A: éter Composto B: fenol Composto C: álcool Fórmula molecular dos 3 compostos: C 7 H 8 O Compostos de mesma fórmula molecular e função química diferente isomeria de função. 02) B I. Álcool

Leia mais

QUÍMICA (19) O ELITE RESOLVE FUVEST ª FASE PROVA ESPECÍFICA QUÍMICA

QUÍMICA (19) O ELITE RESOLVE FUVEST ª FASE PROVA ESPECÍFICA QUÍMICA (19) 351-101 ELITE ESLVE FUVEST 011 ª FASE PVA ESPEÍFIA QUÍMIA QUÍMIA QUESTÃ 01 s componentes principais dos óleos vegetais são os triglicerídeos, que possuem a seguinte fórmula genérica: '' Nessa fórmula,

Leia mais

QUÍMICA. UFBA 99 2ª etapa Quím. 12

QUÍMICA. UFBA 99 2ª etapa Quím. 12 QUÍMICA UFBA 99 2ª etapa Quím. 12 QUESTÕES DE 11 A 20 QUESTÕES DE 11 A 18 INSTRUÇÃO: Assinale as proposições verdadeiras, some os números a elas associados e marque o resultado na Folha de Respostas. Questão

Leia mais

Com relação a estas substâncias citadas, são feitas as afirmativas abaixo.

Com relação a estas substâncias citadas, são feitas as afirmativas abaixo. Aula 1 Prova de Química - omentada 1. [EsPEx-2014] A Aspirina foi um dos primeiros medicamentos sintéticos desenvolvido e ainda é um dos fármacos mais consumidos no mundo. ontém como princípio ativo o

Leia mais

NORMAL: RAMIFICADA: H H H C C

NORMAL: RAMIFICADA: H H H C C C4 OBS.: C Carbono primário: Se o átomo de carbono estiver ligado a um átomo de carbono. Carbono secundário: se um átomo de carbono estiver ligado a dois átomos de carbono. Carbono terciário: se estiver

Leia mais

QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 17 REAÇÕES QUÍMICAS DE SÍNTESE E ANÁLISE

QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 17 REAÇÕES QUÍMICAS DE SÍNTESE E ANÁLISE QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 17 REAÇÕES QUÍMICAS DE SÍNTESE E ANÁLISE Como pode cair no enem (ENEM) Os oceanos absorvem aproximadamente um terço das emissões de CO 2 procedentes de atividades humanas, como

Leia mais

QUÍMICA (A) (B) (C) (D) (E)

QUÍMICA (A) (B) (C) (D) (E) QUÍMICA A octanagem é uma medida da resistência à compressão da gasolina. O isoctano é utilizado como padrão de índice de octanagem por ser o composto que mais resiste à compressão sem explodir. A respeito

Leia mais

Química E Extensivo V. 4

Química E Extensivo V. 4 Química E Extensivo V. 4 Exercícios 01) D 02) A Exemplo de obtenção de benzoato de sódio: O O COH + NaHCO 3(aq) + CO Na + HO l + CO 2 () 2(g) Ácido benzoico + bicarbonato de sódio Benzoato de sódio 03)

Leia mais

QUÍ MÍCA: ORGA NÍCA ÍV (REAÇO ES)

QUÍ MÍCA: ORGA NÍCA ÍV (REAÇO ES) QUÍ MÍCA: ORGA NÍCA ÍV (REAÇO ES) REAÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO São assim denominadas porque um hidrogênio da molécula orgânica é substituído por um átomo de halogênio, por um grupo nitro (NO 2 ) ou um grupo

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EXERÍS DE FXAÇÃ 01 (UFV-MG) composto denominado arolignana A, cuja fórmula está representada a seguir, foi isolado no Departamento de Química da UFV a partir da planta chroma lagopus, popularmente conhecida

Leia mais

Classificação das cadeias orgânicas e hibridação

Classificação das cadeias orgânicas e hibridação Classificação das cadeias orgânicas e hibridação Gabarito: Resposta da questão 1: [E] [Resposta do ponto de vista da disciplina de Química] As cenouras de coloração laranja podem ter sido trazidas a Pernambuco

Leia mais