Lista de execícios- Petróleo, hidrocarbonetos e cadeias carbônicas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lista de execícios- Petróleo, hidrocarbonetos e cadeias carbônicas"

Transcrição

1 1. (Espcex (Aman)) O composto representado pela fórmula estrutural, abaixo, pertence à função orgânica dos ácidos carboxílicos e apresenta alguns substituintes orgânicos, que correspondem a uma ramificação como parte de uma cadeia carbônica principal, mas, ao serem mostrados isoladamente, como estruturas que apresentam valência livre, são denominados radicais. (Texto adaptado de: Fonseca, Martha Reis Marques da, Química: química orgânica, pág 33, FTD, 2007). O nome dos substituintes orgânicos ligados respectivamente aos carbonos de número principal, são a) etil, toluil e n-propil. b) butil, benzil e isobutil. c) metil, benzil e propil. d) isopropil, fenil e etil. e) butil, etil e isopropil. 4, 5 e 8 da cadeia 2. (Pucrj) Segundo as regras da IUPAC, a nomenclatura do composto representado acima é a) 2-etil-hex-1-ano b) 3-metil-heptano c) 2-etil-hept-1-eno d) 3-metil-hept-1-eno e) 3-etil-hept-1-eno

2 3. (Cefet Mg) A eficiência do motor de um automóvel pode ser comprometida pelo uso de um combustível de baixa qualidade. Nos motores, o aumento da taxa de compressão da mistura ar-gasolina, quando alcança o seu limite, é conhecido como batimento. Esse batimento pode ser minimizado com o uso de gasolinas de alta qualidade, o que está relacionado com a sua composição. Diversos estudos mostraram que hidrocarbonetos ramificados, alcanos cíclicos e compostos aromáticos entram em combustão de forma mais eficiente e suave que os alcanos de cadeia normal. O composto orgânico, em alta concentração na gasolina, que pode minimizar os batimentos de um motor é o a) etanol. b) octano. c) ácido tetradecanoico. d) 2,2,4-trimetil-pentano. e) 2,3-dimetil-butan-2-ol. 4. (Pucrj 2015) A seguir está representada a estrutura do ácido fumárico. A respeito desse ácido, é correto afirmar que ele possui a) somente átomos de carbono secundários e cadeia carbônica normal. b) átomos de carbono primários e secundários, e cadeia carbônica ramificada. c) átomos de carbono primários e secundários, e cadeia carbônica insaturada. d) átomos de carbono primários e terciários, e cadeia carbônica saturada. e) átomos de carbono primários e terciários, e cadeia carbônica ramificada. 5. (Cefet Mg) Sobre o hidrocarboneto 1-etil-2metil-cicloexa-1,4-dieno afirma-se que - apresenta duas ligações ; 2 sp ; - contém quatro carbonos - ostenta cadeia cíclica normal; - possui fórmula molecular - exibe dois carbonos quaternários. C H ; 9 14 O número de afirmações corretas é a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5.

3 6. (Pucrj) A seguir está representada a estrutura do metacrilato de metila. Essa substância possui fórmula molecular a) b) c) C4H6 O2 C H O CHO d) e) e 2 ligações pi ( ). e 4 ligações pi ( ). e 4 ligações pi ( ). CHO e 10 ligações sigma ( σ ). CHO σ e 14 ligações sigma ( ). 7. (Enem PPL 2015) O quadro apresenta a composição do petróleo. Fração Gás Gasolina Querosene Lubrificantes Parafinas Asfalto Faixa de tamanho das moléculas C1a C5 C a C 5 12 C12 a C18 maior que maior que maior que C 16 C 20 C 30 Faixa de ponto de ebulição ( C) 160 a a 200 Usos combustíveis gasosos combustível de motor diesel e combustível de alto-forno maior que 350 lubrificantes sólidos de baixa fusão velas e fósforos 180 a 400 resíduos pastosos pavimentação BROWN, T. L. et al. Química: a ciência central. São Paulo: Person Prentice Hall, Para a separação dos constituintes com o objetivo de produzir a gasolina, o método a ser utilizado é a a) filtração. b) destilação. c) decantação. d) precipitação. e) centrifugação.

4 8. (Mackenzie 2015) A destilação fracionada é um processo de separação no qual se utiliza uma coluna de fracionamento, separando-se diversos componentes de uma mistura homogênea, que apresentam diferentes pontos de ebulição. Nesse processo, a mistura é aquecida e os componentes com menor ponto de ebulição são separados primeiramente pelo topo da coluna. Tal procedimento é muito utilizado para a separação dos hidrocarbonetos presentes no petróleo bruto, como está representado na figura abaixo. Assim, ao se realizar o fracionamento de uma amostra de petróleo bruto os produtos recolhidos em I, II, III e IV são, respectivamente, a) gás de cozinha, asfalto, gasolina e óleo diesel. b) gás de cozinha, gasolina, óleo diesel e asfalto. c) asfalto, gás de cozinha, gasolina e óleo diesel. d) asfalto, gasolina, gás de cozinha e óleo diesel. e) gasolina, gás de cozinha, óleo diesel e asfalto 9. (Pucrj) Considere as afirmativas a seguir sobre o 2-metilpentano. I. Possui cadeia carbônica normal. II. Possui fórmula molecular III. É um hidrocarboneto insaturado. IV. Possui três átomos de carbono primários. C H É correto o que se afirma somente em: a) I e II b) I e III c) I e IV d) II e III e) II e IV 10. (Fgv) De acordo com dados da Agência Internacional de Energia (AIE), aproximadamente 87% de todo o combustível consumido no mundo são de origem fóssil. Essas substâncias são encontradas em diversas regiões do planeta, no estado sólido, líquido e gasoso e são processadas e empregadas de diversas formas. ( Adaptado) Por meio de processo de destilação seca, o combustível I dá origem à matéria-prima para a indústria de produção de aço e alumínio. O combustível II é utilizado como combustível veicular, em usos domésticos, na geração de energia elétrica e também como matéria-prima em processos industriais. O combustível III é obtido por processo de destilação fracionada ou por reação química, e é usado como combustível veicular. Os combustíveis de origem fóssil I, II e III são, correta e respectivamente, a) carvão mineral, gasolina e gás natural. b) carvão mineral, gás natural e gasolina. c) gás natural, etanol e gasolina. d) gás natural, gasolina e etanol. e) gás natural, carvão mineral e etanol.

5 TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: O conhecimento científico tem sido cada vez mais empregado como uma ferramenta na elucidação de crimes. A química tem fornecido muitas contribuições para a criação da ciência forense. Um exemplo disso são as investigações de impressões digitais empregando-se a substância I (figura). Essa substância interage com resíduos de proteína deixados pelo contato das mãos e, na presença de uma fonte de luz adequada, luminesce e revela vestígios imperceptíveis a olho nu. (R. F. Farias, Introdução à Química Forense, Editora Átomo, Adaptado) 11. (Fgv) A fórmula molecular e o total de ligações sigma na molécula da substância I são, correta e respectivamente: a) C10H10N2O; 16. b) C11H6N2O; 16. c) C10H6N2O; 22. d) C11H10N2O; 22. e) C11H6N2O; (Pucrj) Recentemente, os produtores de laranja do Brasil foram surpreendidos com a notícia de que a exportação de suco de laranja para os Estados Unidos poderia ser suspensa por causa da contaminação pelo agrotóxico carbendazim, representado a seguir. De acordo com a estrutura, afirma-se que o carbendazim possui: a) fórmula molecular C9H11N3O2 e um carbono terciário. b) fórmula molecular C9H9N3O2 e sete carbonos secundários. c) fórmula molecular C9H13N3O2 e três carbonos primários. d) cinco ligações pi e vinte e quatro ligações sigma e) duas ligações pi e dezenove ligações sigma. σ. σ 13. (Espcex (Aman)) Assinale a alternativa correta: Dados: Elemento Químico H (Hidrogênio) C (Carbono) O (Oxigênio) Número Atômico Z=1 Z=6 Z=8 a) O metanol, cuja fórmula estrutural é H3C OH, apresenta quatro ligações do tipo (pi). b) O butano e o metilpropano apresentam a mesma fórmula molecular CH 4 10 e a mesma massa molar de 58 g mol e, por conseguinte, possuem iguais pontos de fusão e ebulição. c) Metano, etano e propano são constituintes de uma série homóloga de hidrocarbonetos. d) Uma cadeia carbônica homogênea é ramificada quando apresenta somente carbonos primários e secundários. e) A união das estruturas dos radicais orgânicos etil e t-butil (ou terc-butil) gera um composto orgânico cuja estrutura é nomeada por 2-metilhexano.

6 14. (Enem PPL 2013) A qualidade de óleos de cozinha, compostos principalmente por moléculas de ácidos graxos, pode ser medida pelo índice de iodo. Quanto maior o grau de insaturação da molécula, maior o índice de iodo determinado e melhor a qualidade do óleo. Na figura, são apresentados alguns compostos que podem estar presentes em diferentes óleos de cozinha: Dentre os compostos apresentados, os dois que proporcionam melhor qualidade para os óleos de cozinha são os ácidos a) esteárico e oleico. b) linolênico e linoleico. c) palmítico e esteárico. d) palmítico e linolênico. e) linolênico e esteárico. 15. (Enem 2013) As moléculas de nanoputians lembram figuras humanas e foram criadas para estimular o interesse de jovens na compreensão da linguagem expressa em fórmulas estruturais, muito usadas em química orgânica. Um exemplo é o NanoKid, representado na figura: Em que parte do corpo do NanoKid existe carbono quaternário? a) Mãos. b) Cabeça. c) Tórax. d) Abdômen. e) Pés.

7 Gabarito: Resposta da questão 1: [D] Resposta da questão 2: [E] Interbits A cadeia principal contém 7 carbonos, e a ramificação está no carbono 3. Portanto, o nome oficial desse composto será: 3-etil-hept-1-eno. Resposta da questão 3: [D] O composto orgânico, em alta concentração na gasolina, que pode minimizar os batimentos de um motor é o hidrocaboneto ramificado 2,2,4-trimetil-pentano ou ISO-octano. Resposta da questão 4: [C] A estrutura do ácido fumárico possui cadeia carbônica insaturada. O número de carbonos primários e secundários é ilustrado abaixo: Resposta da questão 7: [C] A molécula 1-etil-2metil-cicloexa-1,4-dieno, será: [I] Correta. A molécula apresenta 2 ligações ; pois apresenta 2 duplas em sua estrutura, em uma ligação dupla, teremos uma ligação tipo sigma e uma tipo pi.

8 [II] Correta. Cada carbono da dupla, possui hibridação sp 2, assim termos 4 carbonos envolvidos em ligações duplas. [III] Incorreta. Sua cadeia é cíclica ramificada; [IV] Correta. A fórmula molecular do composto é: C9H 14; [V] Incorreta. A molécula não apresenta nenhum carbono quaternário (ligado a 4 outros carbonos). Teremos portanto, 3 afirmações corretas. Resposta da questão 6: [E] A fórmula molecular do composto será: Resposta da questão 7: [B] C5H 8O 2, com 14 ligações tipo sigma ( ). Na separação das frações do petróleo o método utilizado é a destilação fracionada. Os componentes da mistura homogênea são separados a partir da diferença de temperatura de ebulição. Resposta da questão 8: [C] Teremos: σ Resposta da questão 9: [E] [I] Possui cadeia carbônica ramificada. [II] Possui fórmula molecular C6H 14 (6 C e 14 H). [III] É um hidrocarboneto saturado (apresenta ligações simples entre os átomos de carbono). [IV] Possui três átomos de carbono primários.

9 Resposta da questão 10: [B] Teremos: Os combustíveis de origem fóssil I, II e III são, correta e respectivamente, carvão mineral, gás natural e gasolina (obtida a partir da destilação fracionada do petróleo). Resposta da questão 11: [E] Teremos: Resposta da questão 12: [D] Inicialmente, vamos reescrever a estrutura de forma a visualizarmos todas as ligações: Agora, consideramos como ligação sigma Consideramos como ligações pi σ as demais. as simples e uma de cada dupla. A fórmula molecular é C9H9N3O2. De acordo com a estrutura assinalada, há 24 ligações sigma e 5 ligações pi. Resposta da questão 13: [C] Análise das alternativas: a) Incorreta. O metanol, cuja fórmula estrutural é H3 C OH, apresenta cinco ligações do tipo σ (sigma). b) Incorreta. O butano e o metilpropano apresentam a mesma fórmula molecular CH 4 10 e a mesma massa molar de 58 g mol, são isômeros, mas não apresentam os mesmos pontos de ebulição. Como a cadeia do metilpropano é ramificada, seu ponto de ebulição é menor. c) Correta. Metano, etano e propano são constituintes de uma série homóloga de hidrocarbonetos (diferem em um grupo CH 2 ). d) Incorreta. Uma cadeia carbônica homogênea é ramificada quando apresenta carbonos terciários e ou quaternários. e) Incorreta. A união das estruturas dos radicais orgânicos etil e t-butil (ou terc-butil) gera um composto orgânico cuja estrutura é nomeada por 2,2-dimetil-butano.

10 Resposta da questão 14: [B] Dentre os compostos apresentados, os dois que proporcionam melhor qualidade para os óleos de cozinha são os ácidos linolênico (três duplas entre carbonos) e linoleico (duas duplas entre carbonos). Resposta da questão 15: [A] Carbono quaternário é aquele que se liga a quatro outros átomos de carbono, isto ocorre nas mãos do nanokid. Então:

11

Gabarito - Hidrocarbonetos

Gabarito - Hidrocarbonetos Gabarito: Resposta da questão 1: [Resposta do ponto de vista da disciplina de Química] As cenouras de coloração laranja podem ter sido trazidas a Pernambuco durante a invasão holandesa e contêm um pigmento

Leia mais

Classificação das cadeias orgânicas e hibridação

Classificação das cadeias orgânicas e hibridação Classificação das cadeias orgânicas e hibridação Gabarito: Resposta da questão 1: [E] [Resposta do ponto de vista da disciplina de Química] As cenouras de coloração laranja podem ter sido trazidas a Pernambuco

Leia mais

Atividades complementares de Química 1ª etapa/2017 Professora Aline 3ª Série do Ensino Médio

Atividades complementares de Química 1ª etapa/2017 Professora Aline 3ª Série do Ensino Médio Atividades complementares de Química 1ª etapa/017 Professora Aline 3ª Série do Ensino Médio Questão 01: (Puc-rio) Um grupo de compostos, denominado ácidos graxos, constitui a mais importante fonte de energia

Leia mais

QUIMICA: Química Orgânica/Cadeias Carbônicas Prof. Douglas_17/10/2018 1

QUIMICA: Química Orgânica/Cadeias Carbônicas Prof. Douglas_17/10/2018 1 Dentre os compostos apresentados, os dois que proporcionam melhor qualidade para os óleos de cozinha são os ácidos a) esteárico e oleico. d) palmítico e linolênico. b) linolênico e linoleico. e) linolênico

Leia mais

Exercícios de Introdução a Química Orgânica e Hidrocarbonetos

Exercícios de Introdução a Química Orgânica e Hidrocarbonetos Exercícios de Introdução a Orgânica e Hidrocarbonetos 1. A sibutramina (representada a seguir) é um fármaco controlado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária que tem por finalidade agir como moderador

Leia mais

Lista de Exercícios Hidrocarbonetos Classificação e Nomenclatura. 01) Escreva as fórmulas estruturais e moleculares dos seguintes alcanos: a) propano;

Lista de Exercícios Hidrocarbonetos Classificação e Nomenclatura. 01) Escreva as fórmulas estruturais e moleculares dos seguintes alcanos: a) propano; Lista de Exercícios Hidrocarbonetos Classificação e Nomenclatura. 01) Escreva as fórmulas estruturais e moleculares dos seguintes alcanos: a) propano; C H 3 b) pentano; c) 2-metil-heptano; d) 4 etil- 2,2,3

Leia mais

AULA 21 NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E HIDROCARBONETOS

AULA 21 NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E HIDROCARBONETOS AULA 21 NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E HIDROCARBONETOS NOMENCLATURA OFICIAL DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS De acordo com a União Internacional de Química Pura e Aplicada (I.U.P.AC.), o nome de um composto

Leia mais

PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA

PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA ORGÂNICA 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - PARTE 1 ============================================================================================= Hidrocarbonetos

Leia mais

1. (Pucrj 2015) A seguir está representada a estrutura do ácido fumárico.

1. (Pucrj 2015) A seguir está representada a estrutura do ácido fumárico. 1. (Pucrj 2015) A seguir está representada a estrutura do ácido fumárico. A respeito desse ácido, é correto afirmar que ele possui a) somente átomos de carbono secundários e cadeia carbônica normal. b)

Leia mais

Lista de Exercícios. Formulação Orgânica: Alcoóis. Professor Anderson Dino

Lista de Exercícios. Formulação Orgânica: Alcoóis. Professor Anderson Dino Lista de Exercícios Formulação Orgânica: Alcoóis Professor Anderson Dino www.aulasdequimica.com.br 1. Introdução Alcoóis são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional hidroxila ( OH) ligado

Leia mais

Quí. Xandão Monitor: Victor Pontes

Quí. Xandão Monitor: Victor Pontes Quí. Professor: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Victor Pontes Hidrocarbonetos: alcanos, alcenos e alcinos 29 ago RESUMO Hidrocarbonetos são compostos formados por carbono e hidrogênio e constituem uma

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 2º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 2º ANO Dentre os compostos apresentados, os dois que proporcionam melhor qualidade para os óleos de cozinha são os ácidos linolênico (três duplas entre carbonos) e linoleico (duas duplas entre carbonos). Carbono

Leia mais

2 EM Disciplina Professores Natureza Trimestre/Ano Data da entrega Valor

2 EM Disciplina Professores Natureza Trimestre/Ano Data da entrega Valor Nome Nº Ano/Série Ensino Turma 2 EM Disciplina Professores Natureza Trimestre/Ano Data da entrega Valor Química 2 Regina Ap revisão de férias 2º/2017 04/08/2017 0,25 Introdução: Querido(a) aluno(a), Este

Leia mais

Classificação de cadeias

Classificação de cadeias lassificação de cadeias aberta, normal, saturada e homogênea aberta, ramificada, insaturada e homogênea. aberta, ramificada, saturada e heterogênea. fechada, ramificada, insaturada e homogênea. Aromática

Leia mais

Introdução à Química Orgânica

Introdução à Química Orgânica Introdução à Química Orgânica O que é Química Orgânica? Acreditava-se, antigamente, que a química orgânica estudava os compostos extraídos de organismos vivos,na qual esses compostos orgânicos precisariam

Leia mais

Lista de Exercícios 3ª série Hidrocarbonetos Classificação e Nomenclatura

Lista de Exercícios 3ª série Hidrocarbonetos Classificação e Nomenclatura Lista de Exercícios 3ª série Hidrocarbonetos Classificação e Nomenclatura 01) Escreva as fórmulas estruturais e moleculares dos seguintes alcanos: a) propano; b) pentano; c) 2-metil-heptano; d) 4 etil-

Leia mais

Professor: Lourival Neto. Disciplina: Química. Conteúdo: Química Orgânica

Professor: Lourival Neto. Disciplina: Química. Conteúdo: Química Orgânica Professor: Lourival Neto Disciplina: Química Conteúdo: Química Orgânica 2014 NOMENCLATURA Todo nome de composto orgânico possui Prefixo + Parte intermediária (infixo) + sufixo NOMENCLATURA Tabela de Prefixos

Leia mais

Quantos compostos orgânicos existem atualmente? São milhões de compostos orgânicos.

Quantos compostos orgânicos existem atualmente? São milhões de compostos orgânicos. Quantos compostos orgânicos existem atualmente? São milhões de compostos orgânicos. Não, isso seria impossível! Mas será que preciso conhecer todos eles? Compostos orgânicos Classes orgânicas São grupo

Leia mais

1.1. Indica a fórmula de estrutura e o nome de cada um dos compostos (de acordo com as regras da IUPAC).

1.1. Indica a fórmula de estrutura e o nome de cada um dos compostos (de acordo com as regras da IUPAC). Escola Secundária de Lagoa Química 12º Ano Paula Melo Silva 1. onsidera os seguintes compostos: (A) (H 3) 3OH (B) H 3HH 3H 2OH () H 3H 2H 2H 2OH Ficha de Trabalho 13 ombustíveis, Energia e Ambiente 1.1.

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR:Taynara. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR:Taynara. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR:Taynara DISCIPLINA: Química Orgânica SÉRIE: 3 Ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É

Leia mais

CADEIAS CARBÔNICAS. 4. (G1 - cftsc) Qual a fórmula molecular do 2-metil-1-buteno? a) C 5 H 12. b) C 5 H 10. c) C 4 H 8. d) C 10 H 10. e) C 10 H 5.

CADEIAS CARBÔNICAS. 4. (G1 - cftsc) Qual a fórmula molecular do 2-metil-1-buteno? a) C 5 H 12. b) C 5 H 10. c) C 4 H 8. d) C 10 H 10. e) C 10 H 5. 1. (Pucpr) Um tema de discussão atual tem sido o uso de sementes transgênicas voltado aos supostos aumento da produção de alimentos e diminuição do uso de pesticidas, tais como o carbofurano (I), o tralometrin

Leia mais

RESUMO. Química Frente II Química Orgânica Vitor Terra Lista 3 - Hidrocarbonetos. fenil

RESUMO. Química Frente II Química Orgânica Vitor Terra Lista 3 - Hidrocarbonetos. fenil Química Frente II Química Orgânica Vitor Terra Lista 3 - Hidrocarbonetos RESUMO Hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados apenas por carbono e hidrogênio. fenil Cadeia Fórmula molecular benzil Alcanos

Leia mais

Cadeias Carbônicas. ecstasy

Cadeias Carbônicas. ecstasy Cadeias Carbônicas ecstasy GEOMETRIA DO CARBONO TETRAÉDRICA 4 ligas simples 109º 28 TRIGONAL 2 ligas simples 1 liga dupla 120º LINEAR 2 ligas duplas ou 1 liga simples 1 liga tripla 180º O átomo de Carbono

Leia mais

Exemplo: classifique os carbonos da molécula: PROF. WILHERMYSON LIMA QUÍMICA ORGÂNICA QUÍMICA. Histórico;

Exemplo: classifique os carbonos da molécula: PROF. WILHERMYSON LIMA QUÍMICA ORGÂNICA QUÍMICA. Histórico; PROF. WILHERMYSON LIMA QUÍMICA ORGÂNICA QUÍMICA Histórico; Em 1777, Bergman define a química orgânica como sendo a química dos compostos existentes nos organismos vivos (animal e vegetal), enquanto a química

Leia mais

Quí. Monitor: Victor Pontes

Quí. Monitor: Victor Pontes Professor: Allan Rodrigues Monitor: Victor Pontes Hidrocarbonetos: cadeia principal e ramificações 22 ago RESUMO Radicais, Ramificações ou Ramos Radicais livres, são agrupamentos orgânicos que possuem

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÊNAS DA NATUREZA E SUAS TENOLOGAS Lista de Exercícios de QUÍMA ORGÂNA- DROARBONETOS / º ano Professor(a): harles Wellington Data: /MARÇO/016. 01 - (UFG GO) Observe as estruturas a seguir: (A) (B) () De

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Química 2º. Trimestre

Atividades de Recuperação Paralela de Química 2º. Trimestre Atividades de Recuperação Paralela de Química 2º. Trimestre 2ª série Ensino Médio Conteúdo para estudos: Setor A;. Livro-texto Capítulo 4 Termoquímica Compreender os processos endotérmicos e exotérmicos,

Leia mais

Mas será que preciso conhecer todos eles?

Mas será que preciso conhecer todos eles? Quantos compostos orgânicos existem atualmente? São milhões de compostos orgânicos. Não, isso seria impossível! Mas será que preciso conhecer todos eles? ompostos orgânicos lasses orgânicas São grupo de

Leia mais

Lista de Exercícios. Nomenclatura Orgânica: Alcoóis. Professor Anderson Dino

Lista de Exercícios. Nomenclatura Orgânica: Alcoóis. Professor Anderson Dino Lista de Exercícios Nomenclatura Orgânica: Alcoóis Professor Anderson Dino www.aulasdequimica.com.br 1. Introdução Alcoóis são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional hidroxila ( OH) ligado

Leia mais

IEE ASSIS BRASIL- QUÍMICA 3º ANO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

IEE ASSIS BRASIL- QUÍMICA 3º ANO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO IEE ASSIS BRASIL- QUÍMICA 3º ANO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO - 2015 Química Orgânica estudo dos compostos do carbono com propriedades específicas. 1 O átomo de carbono é considerado especial pela sua capacidade

Leia mais

a) Escreva a fórmula estrutural desse composto e classifique os átomos de carbono da sua cadeia orgânica principal.

a) Escreva a fórmula estrutural desse composto e classifique os átomos de carbono da sua cadeia orgânica principal. Aluno (a): 01 - (UNESP SP) O composto orgânico 2,2-dimetil--metil-butano é um hidrocarboneto saturado que apresenta cadeia orgânica acíclica, ramificada e homogênea. a) Escreva a fórmula estrutural desse

Leia mais

ORGÂNICA 1 - Propriedades do Carbono e Cadeias Orgânicas. O carbono faz 4 ligações em busca de uma condição de maior estabilidade.

ORGÂNICA 1 - Propriedades do Carbono e Cadeias Orgânicas. O carbono faz 4 ligações em busca de uma condição de maior estabilidade. Estado do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Macaé Secretaria Municipal de Educação Pré-Vestibular Social A UNIVERSIDADE MAIS PERTO DE VOCÊ. Professor: Marcelo Vizeu Disciplina: Química 1 O carbono

Leia mais

Tarefa 09 Professor Negri. 01. Quanto à classificação e nomenclatura da estrutura abaixo, assinale a alternativa CORRETA:

Tarefa 09 Professor Negri. 01. Quanto à classificação e nomenclatura da estrutura abaixo, assinale a alternativa CORRETA: Tarefa 09 Professor Negri 01. Quanto à classificação e nomenclatura da estrutura abaixo, assinale a alternativa ORRETA: a) hidrocarboneto de cadeia aberta, alcano, metano b) hidrocarboneto de cadeia aberta,

Leia mais

Petróleo. Prof. Iraê Peroni. etimologia. formação. óleo de pedra

Petróleo. Prof. Iraê Peroni. etimologia. formação. óleo de pedra Petróleo Prof. Iraê Peroni etimologia petra oleum Pedra óleo óleo de pedra formação decomposição de animais, plâncton e vegetais no fundo dos mares. Soterrados pelos movimentos da crosta terrestre = pressão.

Leia mais

Química E Extensivo V. 2

Química E Extensivo V. 2 Química E Extensivo V Exercícios 01) E Propano e butano são hidrocarbonetos pertencentes à subfunção alcano Para a diferenciação dos nomes de cada substância, deve-se observar o sufixo (ano) de alcano,

Leia mais

FUNÇÕES ORGÂNICAS: HIDROCARBONETOS. Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro

FUNÇÕES ORGÂNICAS: HIDROCARBONETOS. Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro FUNÇÕES ORGÂNICAS: HIDROCARBONETOS Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro giseli.menegat@caxias.ifrs.edu.br maira.manfro@caxias.ifrs.edu.br O QUE SÃO HIDROCARBONETOS? São compostos formados exclusivamente

Leia mais

QUÍMICA 4 VOLUME 1 RESOLUÇÕES - EXERCITANDO EM CASA

QUÍMICA 4 VOLUME 1 RESOLUÇÕES - EXERCITANDO EM CASA QUÍMICA 4 VOLUME 1 RESOLUÇÕES - EXERCITANDO EM CASA Aula 1 01. D 02. B Carbono terciário é aquele ligado a 3 outros átomos de carbono e, nesse caso, esse carbono deve possuir hibridização do tipo sp 3,

Leia mais

Resoluções das Atividades

Resoluções das Atividades LIVR QUÍMIA Resoluções das Atividades umário Módulo Introdução à Química orgânica Estudo das cadeias carbônicas Estudo das funções orgânicas Módulo Regras gerais de nomenclatura orgânica idrocarbonetos

Leia mais

IPT. Hidrocarbonetos alifáticos. Sumário. Hidrocarbonetos. Hidrocarbonetos Aromáticos. Hidrocarbonetos. Química 2.

IPT. Hidrocarbonetos alifáticos. Sumário. Hidrocarbonetos. Hidrocarbonetos Aromáticos. Hidrocarbonetos. Química 2. IPT Química 2 idrocarbonetos João Luís Farinha Antunes Escola Superior de Tecnologia de Tomar Departamento de Arte, onservação e Restauro Sumário idrocarbonetos alifáticos lassificação Nomenclatura Variação

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS CARBÔNICAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS CARBÔNICAS QUÍMICA ORGÂNICA 1 Profª Márcia Ribeiro Representação dos Compostos Orgânicos Os compostos orgânicos podem ser representados por diferentes fórmulas: Fórmula Estrutural Plana Fórmula Estrutural Condensada

Leia mais

DISCIPLINA: Química Orgânica SÉRIE: 3 Ano. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

DISCIPLINA: Química Orgânica SÉRIE: 3 Ano. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2018 PROFESSOR:Taynara DISCIPLINA: Química Orgânica SÉRIE: 3 Ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É

Leia mais

Maratona ENEM Química Prof. Geovani Barros

Maratona ENEM Química Prof. Geovani Barros Maratona ENEM 2016 Química Prof. Geovani Barros Histórico *Fonte: Revista Superinteressante Química Orgânica Classificação dos átomos de carbono Classificação dos átomos de carbono As moléculas de nanoputians

Leia mais

Química D Superintensivo

Química D Superintensivo GABARIT Superintensivo Exercícios 0) 9 02) B 03) A 0. erta. Devido à propriedade de encadeamento do carbono, o número de compostos orgânicos é muito grande, com grande variação no arranjo dos átomos das

Leia mais

2. Explique o que acontece com o ponto de ebulição dos hidrocarbonetos à medida que aumenta o tamanho de suas moléculas.

2. Explique o que acontece com o ponto de ebulição dos hidrocarbonetos à medida que aumenta o tamanho de suas moléculas. FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS, FCAV UNESP Jaboticabal CURSO: Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) DISCIPLINA: Química Orgânica DOCENTE RESPONSÁVEL: Prof a. Dr a. Luciana Maria

Leia mais

VERSÃO 1 Indica claramente a versão na tua folha de resposta.

VERSÃO 1 Indica claramente a versão na tua folha de resposta. 5ª Ficha de Avaliação de Química Professora Paula Melo Silva Data: 26/3/2012 Turma:12ºA Ano letivo: 2011/2012 VERSÃO 1 Indica claramente a versão na tua folha de resposta. Questões 1.1 1.2 1.3 2.1 2.2.1

Leia mais

Química Exercícios complementares 3ª série 1º período/2017 TESTOSTERONA

Química Exercícios complementares 3ª série 1º período/2017 TESTOSTERONA Química Exercícios complementares 3ª série 1º período/2017 Questão 1 Uma pesquisa feita pelo Instituto Weizman, de Israel, analisou lágrimas de mulheres, e foi observado que o choro delas mexe com os homens,

Leia mais

Estudo Estudo da Química

Estudo Estudo da Química Estudo Estudo da Química Prof. Railander Borges Fale com o Professor: Email: rayllander.silva.borges@gmail.com Instagram: @rayllanderborges Facebook: Raylander Borges Aula 22 HIDROCARBONETOS - ORGANICA

Leia mais

Química E Extensivo V. 1

Química E Extensivo V. 1 Química E Extensivo V. 1 Exercícios 01) B 02) D 03) C 04) D 05) C 06) E a) Errada. Cada ligação dupla possui dois elétrons pi. Como existem 11 ligações duplas, segue que o número de elétrons pi é 22. b)

Leia mais

Fórmula estrutural do AZT

Fórmula estrutural do AZT Questões sobre Química Orgânica Trabalho Dirigido TD Prof. Brenno Aula: 24/03 1) A zidovudina ou AZT (azidotimidina) é um fármaco utilizado para inibir a infecção e os efeitos citopáticos do vírus da imunodeficiência

Leia mais

Isomeria. Profº Jaqueline Química Kapa Tarde. Resposta da questão 1: [D]

Isomeria. Profº Jaqueline Química Kapa Tarde. Resposta da questão 1: [D] Resposta da questão 1: [D] [Resposta do ponto de vista da disciplina Biologia] A forma S da talidomida parece comprometer a formação dos vasos sanguíneos nos tecidos embrionários formadores de diversas

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto Pré-Vestibular/ENEM Rumo à Universidade Campus João Monlevade. Hidrocarbonetos

Universidade Federal de Ouro Preto Pré-Vestibular/ENEM Rumo à Universidade Campus João Monlevade. Hidrocarbonetos Hidrocarbonetos Orientadora: Drª Lucília Alves Linhares Professor Monitor: Gabriel Silveira Resumo da última aula Hidrocarbonetos Hidrocarbonetos: Compostos orgânicos que possuem apenas Carbono (C) e (H):

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINONA E MUCURI PROVA DE QUÍMICA Questão 01 Um recipiente de volume desconhecido V contém um gás ideal sob pressão de 760 torr. Uma válvula reguladora é aberta, permitindo

Leia mais

Apostila de Química (3º bimestre-2009) Professor: Eduardo Mesquita 3º ano Ensino Médio. Química Orgânica

Apostila de Química (3º bimestre-2009) Professor: Eduardo Mesquita 3º ano Ensino Médio. Química Orgânica Apostila de Química (3º bimestre-2009) Professor: Eduardo Mesquita 3º ano Ensino Médio Química Orgânica 1- PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo A carvona é o componente ativo principal

Leia mais

Introdução à Química Orgânica. Ana Clara Vasconcelos Helber Cardoso Heloísa Miranda Edirley Maruzo Costa Michelle Rodrigues Thaís Andrade

Introdução à Química Orgânica. Ana Clara Vasconcelos Helber Cardoso Heloísa Miranda Edirley Maruzo Costa Michelle Rodrigues Thaís Andrade Introdução à Química Orgânica Ana Clara Vasconcelos Helber Cardoso Heloísa Miranda Edirley Maruzo Costa Michelle Rodrigues Thaís Andrade Química Orgânica é o ramo da Química que estuda os compostos de

Leia mais

EJA III - Unidade 10 Química professora Karine 1

EJA III - Unidade 10 Química professora Karine 1 Conteúdo 17 Introdução à Química Orgânica, carbono, características e propriedades; Química orgânica Desde a pré hitória já se manipulavam substâncias orgânicas, por meio de processos como a fermentação

Leia mais

Lista de exercícios - Bloco 3 - Aula 15 - Isomeria Plana 1. (Fac. Santa Marcelina - Medicin 2016) Quando há falta de insulina e o corpo não consegue usar a glicose como fonte de energia, as células utilizam

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 4. Química 12º Ano Paula Melo Silva. Conteúdos e Metas

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 4. Química 12º Ano Paula Melo Silva. Conteúdos e Metas Escola Secundária de Lagoa Química 12º Ano Paula Melo Silva Ficha de Trabalho 4 Combustíveis, energia e ambiente Conteúdos e Metas Combustíveis fósseis: o carvão, o crude e o gás natural Compreender processos

Leia mais

Abaixo são indicadas três possibilidades de nomenclatura usual para representar o p

Abaixo são indicadas três possibilidades de nomenclatura usual para representar o p 1. (Ufg 2013) A fórmula de um alcano é CH n 2n+ 2, onde n é um inteiro positivo. Neste caso, a massa molecular do alcano, em função de n, é, aproximadamente: a) 12n b) 14n c) 12n + 2 d) 14n + 2 e) 14n

Leia mais

PRÉ VESTIBULAR UFU Prof.Lourival/COLÉGIO INTEGRAÇÃO/ ANGLO

PRÉ VESTIBULAR UFU Prof.Lourival/COLÉGIO INTEGRAÇÃO/ ANGLO PRÉ VESTIBULAR UFU 2015 Prof.Lourival/COLÉGIO INTEGRAÇÃO/ ANGLO 1. QUÍMICA DOS COMPOSTOS DE CARBONO DEFINIÇÃO: 2 HIDROCARBONETOS - OBTENÇÃO (DESTILAÇÃO FRACIONADA DO PETRÓLEO) - ESTRUTURA - NOMENCLATURA

Leia mais

Estrutura de moléculas orgânicas e biológicas

Estrutura de moléculas orgânicas e biológicas Hidrocarbonetos Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados exclusivamente por átomos de carbono e hidrogénio, ligados por ligações covalentes simples (C H e C C), duplas (C = C) ou triplas (C

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: QUÍMICA Ano: 2º Professora: MARIA LUIZA ENSINO MÉDIO Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Mas será que preciso conhecer todos eles?

Mas será que preciso conhecer todos eles? Quantos compostos orgânicos existem atualmente? São milhões de compostos orgânicos. Não, isso seria impossível! Mas será que preciso conhecer todos eles? ompostos orgânicos lasses orgânicas São grupo de

Leia mais

Quí. Monitor: Victor Pontes

Quí. Monitor: Victor Pontes Professor: Allan e Xandão Monitor: Victor Pontes Isomeria plana: função, posição, cadeia, metameria e tautomeria 12 set RESUMO Isomeria É o fenômeno quando dois ou mais compostos apresentam a mesma fórmula

Leia mais

C o l é g i o R i c a r d o R o d r i g u e s A l v e s

C o l é g i o R i c a r d o R o d r i g u e s A l v e s C o l é g i o R i c a r d o R o d r i g u e s A l v e s Educação Infantil - Ensino Fundamental I - Ensino Médio 1º TRIMESTRE Química 3ª Série do Ensino Médio Conteúdo Introdução a Química Orgânica Características

Leia mais

Assunto: Petróleo Folha 13.1 Prof.: João Roberto Mazzei

Assunto: Petróleo Folha 13.1 Prof.: João Roberto Mazzei www.professormazzei.com Assunto: Petróleo Folha 13.1 Prof.: João Roberto Mazzei 01. (MACKENZIE 2009) O "cracking" ou craqueamento do petróleo consiste na quebra de moléculas de cadeia longa, obtendo-se

Leia mais

Química Orgânica Aula 2 (Curso) Profº.: Wesley de Paula

Química Orgânica Aula 2 (Curso) Profº.: Wesley de Paula Química Orgânica Aula 2 (urso) Profº.: Wesley de Paula São compostos constituídos apenas por átomos de ARBONO e IDROGÊNIO 3 3 2 3 3 3 3 3 3 2 2 3 Os hidrocarbonetos apresentam as seguintes características:

Leia mais

Lista de execícios- Petróleo

Lista de execícios- Petróleo TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: O debate sobre a reserva de petróleo da camada pré-sal é um dos temas polêmicos neste segundo semestre de 2008, já que envolve política e economia. No início de setembro,

Leia mais

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 12ºA. Química - 12ºAno

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 12ºA. Química - 12ºAno 3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 12ºA Química - 12ºAno Data: 6 fevereiro 2017 Ano Letivo: 2016/2017 Professora Paula Melo Silva 90 min + 15 min 1. A partir do petróleo também se obtêm, além

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO QUESTÕES. Escolha 12 exercícios dos mostrados abaixo e responda-os.

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO QUESTÕES. Escolha 12 exercícios dos mostrados abaixo e responda-os. 3º EM Química A Wesley Av. Dissertativa 19/10/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

Química 2 aula 1 COMENTÁRIOS ATIVIDADES PARA SALA COMENTÁRIOS ATIVIDADES PROPOSTAS. 4. Seja a estrutura do β-caroteno abaixo:

Química 2 aula 1 COMENTÁRIOS ATIVIDADES PARA SALA COMENTÁRIOS ATIVIDADES PROPOSTAS. 4. Seja a estrutura do β-caroteno abaixo: Química aula. Seja a estrutura do β-caroteno abaixo: MENTÁRIS ATIVIDADES PARA SALA. π π Veja que a estrutura só apresenta ligações do tipo simples e dupla. Logo, as hibridações são do tipo sp e sp.. No

Leia mais

Com relação a estas substâncias citadas, são feitas as afirmativas abaixo.

Com relação a estas substâncias citadas, são feitas as afirmativas abaixo. Aula 1 Prova de Química - omentada 1. [EsPEx-2014] A Aspirina foi um dos primeiros medicamentos sintéticos desenvolvido e ainda é um dos fármacos mais consumidos no mundo. ontém como princípio ativo o

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA PARTE1 PROFESSOR: JOÃO RODRIGO ESCALARI QUINTILIANO

QUÍMICA ORGÂNICA PARTE1 PROFESSOR: JOÃO RODRIGO ESCALARI QUINTILIANO QUÍMICA ORGÂNICA PARTE1 PROFESSOR: JOÃO RODRIGO ESCALARI QUINTILIANO 1 QUÍMICA ORGÂNICA Cafeína Vinagre Glicose (É o ramo da Química que estuda os compostos do CARBONO) 2 CLASSIFICAÇÃO DO CARBONO Carbono

Leia mais

03 - (UFU MG) O anuleno é um hidrocarboneto aromático que apresenta a seguinte fórmula estrutural simplificada:

03 - (UFU MG) O anuleno é um hidrocarboneto aromático que apresenta a seguinte fórmula estrutural simplificada: Professor: élio 01 - (UFU MG) Estradiol, um hormônio esteróide de fundamental importância no desenvolvimento dos caracteres sexuais femininos e na própria fisiologia da reprodução, possui a seguinte fórmula

Leia mais

QUÍMICA LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO

QUÍMICA LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO QUÍMICA LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO Questão 1 (Ufjf 2002) O tetrahidrocanabinol, principal componente da maconha, que causa, entre outros males, a diminuição acentuada do desejo sexual, apresenta a estrutura

Leia mais

Química E Semi-Extensivo V. 1

Química E Semi-Extensivo V. 1 Química E Semi-Extensivo V. Exercícios 0) D Principais organógenos:,,, 0) oluna I oluna II () () Diferença ( ) = 0) B al : composto iônico; PE e PF altos bservação: PE: ponto de ebulição PF: ponto de fusão

Leia mais

1º BIMESTRE. Série Turma (s) Turno 2º A B C D E F G H MATUTINO Disciplina: QUÍMICA SMA Professor: CHARLYS FERNANDES Data: / / 2017 Aluno (a): Nº

1º BIMESTRE. Série Turma (s) Turno 2º A B C D E F G H MATUTINO Disciplina: QUÍMICA SMA Professor: CHARLYS FERNANDES Data: / / 2017 Aluno (a): Nº 1º BIMESTRE Visto do Professor Nota Série Turma (s) Turno 2º A B C D E F G H MATUTINO Disciplina: QUÍMICA SMA Professor: CHARLYS FERNANDES Data: / / 2017 Aluno (a): Nº Hibridização do Carbono RESUMO 01

Leia mais

Resumo introdução á química orgânica

Resumo introdução á química orgânica Resumo introdução á química orgânica Exercícios Quais as ligações (simples, duplas ou triplas) entre átomos de carbono que completam de maneira adequada as estruturas, nas posições indicadas por 1, 2,

Leia mais

Exemplos: petróleo, metano, gás de cozinha, gasolina, querosene, etc.

Exemplos: petróleo, metano, gás de cozinha, gasolina, querosene, etc. QUÍMICA 5 AULA 3 4 HIDROCARBONETOS Constituem uma classe de compostos orgânicos muito grande, variada e importante, pois englobam o petróleo e seus derivados, o gás natural etc. Em função do tipo de ligação

Leia mais

IntroduçãoQuímOrgânica Folha 03- Prof.: João Roberto Mazzei

IntroduçãoQuímOrgânica Folha 03- Prof.: João Roberto Mazzei Questão 01 A estrutura do Geraniol, precursor de um aromatizante com odor de rosas, está colocada a seguir. Em relação à molécula, pode-se afirmar que a) apresenta 8 ligações sigmas (σ) e 1 pi (π). b)

Leia mais

TRANBALHO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 3ºS ANOS NOTURNO. Nome: Nº: Turma: Data:

TRANBALHO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 3ºS ANOS NOTURNO. Nome: Nº: Turma: Data: TRANBALHO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 3ºS ANOS NOTURNO Nome: Nº: Turma: Data: 1) Complete as ligações simples, duplas e triplas que estão faltando nas estruturas abaixo: 2) Complete as seguintes fórmulas

Leia mais

Quí. Monitor: Gabriel Pereira Thamiris Gouvêa

Quí. Monitor: Gabriel Pereira Thamiris Gouvêa Quí. Professor: Allan Rodrigues Monitor: Gabriel Pereira Thamiris Gouvêa Introdução a química orgânica 15 ago RESUMO I - O que é química orgânica? A química orgânica é o ramo da química responsável pelo

Leia mais

Exercícios de Introdução à química orgânica (ex. 1 a 8)

Exercícios de Introdução à química orgânica (ex. 1 a 8) Exercícios de Introdução à química orgânica (ex. 1 a 8) 1. O besouro bombardeiro (Brachynus creptans) possui uma arma química extremamente poderosa. Quando necessário, ele gera uma reação química em seu

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR. Escola de Civismo e Cidadania

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR. Escola de Civismo e Cidadania COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ANO LETIVO 2018 1º BIMESTRE ATIVIDADE COMPLEMENTAR Série Turma (s) Turno 2º do Ensino Médio A B C D E F G H I MATUTINO Professor: CHARLYS/

Leia mais

EJA III - Unidade 10 Química professora Karine 1

EJA III - Unidade 10 Química professora Karine 1 Conteúdo 17 Introdução à Química Orgânica, carbono, características e propriedades; Química orgânica Desde a pré hitória já se manipulavam substâncias orgânicas, por meio de processos como a fermentação

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA parte 1

QUÍMICA ORGÂNICA parte 1 QUÍMICA ORGÂNICA parte 1 1 QUÍMICA ORGÂNICA Cafeína Vinagre Glicose (É o ramo da Química que estuda os compostos do CARBONO) 2 CLASSIFICAÇÃO DO CARBONO Carbono primário Ligado diretamente, no máximo, a

Leia mais

// QUESTÃO 01 PROENEM 26/02/2019 QUÍMICA

// QUESTÃO 01 PROENEM 26/02/2019 QUÍMICA QUÍMICA PROF. AMANDA THOMÉ // QUESTÃO 01 Vem de uma flor, cura a dor, mas causa morte e pavor. É a aspirina, o remédio mais conhecido do mundo. Contém o ácido acetilsalicílico existente em flores do gênero

Leia mais

Roteiro de Estudos 1 trimestre Disciplina: Química 3ª série Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa

Roteiro de Estudos 1 trimestre Disciplina: Química 3ª série Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa Roteiro de Estudos 1 trimestre - 2015 Disciplina: Química 3ª série Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa Unidade 1: Capítulos 2 Unidade 2: Capítulos 3, 4, 5, 6 e 7 - Fórmulas estruturais do carbono,

Leia mais

Química D Intensivo V. 1

Química D Intensivo V. 1 Química D Intensivo V. 1 Exercícios 01) A 07) B Na síntese de Wöhler, o cianato de amônio (inorgânico) foi transformado em ureia (orgânica). 02) 63 01. Certa. 02. Certa. 04. Certa. 08. Certa. 16. Certa.

Leia mais

DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Fundamentos de Química Orgânica

DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Fundamentos de Química Orgânica Universidade Estadual Paulista UNESP Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Fundamentos de Química Orgânica 1 1ª Semana 21/02/2019: Composição e estrutura

Leia mais

HIDROCARBONETOS FUNÇÕES ORGÂNICAS

HIDROCARBONETOS FUNÇÕES ORGÂNICAS HIDROCARBONETOS FUNÇÕES ORGÂNICAS FUNÇÕES ORGÂNICAS O átomo de carbono: Apresenta capacidade singular de compartilhar elétrons com outros átomos de carbono formando ligações carbono-carbono estáveis. Permite

Leia mais

Prof. Msc. João Neto Prof.

Prof. Msc. João Neto Prof. Prof. Msc João Neto Fórmulas A fórmula molecular indica o número de átomos de cada elemento na molécula; A fórmula mínima ou empírica fornece a proporção entre números de átomos expressa pelos menores

Leia mais

Carbonos Hidrogênios Oxigênios C 2 H 6 O

Carbonos Hidrogênios Oxigênios C 2 H 6 O Prof. Edson Cruz ISOMERIA Carbonos Hidrogênios Oxigênios H H H C C O H H C O C H H H H H H H C 2 H 6 O C 2 H 6 O Os compostos H 3 C CH 2 OH e H 3 C O CH 3 são ISÔMEROS. ISÔMEROS são compostos diferentes

Leia mais

RESPOSTAS DAS TAREFAS 2ª SÉRIE. Química - Setor A. Aulas 7, 8 e 9

RESPOSTAS DAS TAREFAS 2ª SÉRIE. Química - Setor A. Aulas 7, 8 e 9 ENSINO MÉDIO RESPOSTAS DAS TAREFAS 2ª SÉRIE 10 Química - Setor A Aulas 7, 8 e 9 e) 1. A maior sequência de carbonos que contenha o maior número de insaturações possível, se houver insaturações. Etil 2

Leia mais

Exemplo: Quando a molécula tiver 3 átomos de carbono (n=3). Ela terá 8 átomos de hidrogênio, pois H = 2n+2 = 8.

Exemplo: Quando a molécula tiver 3 átomos de carbono (n=3). Ela terá 8 átomos de hidrogênio, pois H = 2n+2 = 8. Hidrocarbonetos Hidrocarbonetos como o próprio nome sugere, são compostos cujas moléculas contêm apenas átomos de carbono e hidrogênio. Dentro da família dos hidrocarbonetos existem várias subfamílias,

Leia mais

AULA 2. - Petróleo, obtenção de combustíveis, destilação; - Funções orgânicas; - Reações de combustão; - Termoquímica; - Lei de Hess.

AULA 2. - Petróleo, obtenção de combustíveis, destilação; - Funções orgânicas; - Reações de combustão; - Termoquímica; - Lei de Hess. AULA 2 - Petróleo, obtenção de combustíveis, destilação; - Funções orgânicas; - Reações de combustão; - Termoquímica; - Lei de Hess. GLP Gasolina Parafina Asfalto Destilação fracionada do petróleo: baseia-se

Leia mais

RECUPERAÇÃO SEMESTRAL (RS) PROJETO DE RECUPERAÇÃO

RECUPERAÇÃO SEMESTRAL (RS) PROJETO DE RECUPERAÇÃO 9 anos ETAPA Rec Final 2017 RECUPERAÇÃO SEMESTRAL (RS) PROJETO DE RECUPERAÇÃO DISCIPLINA PROFESSOR CONTEÚDOS QUÍMICA Claudia Figueiredo Química Ambiental: combustíveis fósseis e renováveis, poluição atmosférica

Leia mais

Prof: Francisco Sallas

Prof: Francisco Sallas Prof: Francisco Sallas Classificado como hidrocarboneto aromático. Todos os aromáticos possuem um anel benzênico (benzeno), que, por isso, é também chamado de anel aromático. É líquido, inflamável, incolor

Leia mais

Química E Intensivo V. 1

Química E Intensivo V. 1 GABARIT Química E Intensivo V. Exercícios 0 adeia carbônica normal é a cadeia não ramificada. Nesse tipo de cadeia, existirão apenas carbonos primários e secundários. 0 99 Na cadeia carbônica saturada,

Leia mais