VER-SUS MARABÁ. Seja a mudança que você quer ver no mundo. Mahatma Gandhi

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VER-SUS MARABÁ. Seja a mudança que você quer ver no mundo. Mahatma Gandhi"

Transcrição

1 RELATÓRIO DE VIVÊNCIA DISCENTE: MARIA ANDRESSA VIANA CALAÇA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA CAMPUS: MINISTRO REIS VELLOSO VER-SUS MARABÁ Seja a mudança que você quer ver no mundo. Mahatma Gandhi Parnaíba Piauí 2018

2 INTRODUÇÃO O VER-SUS ( Vivências e estágios na realidade do Sistema único de saúde) tem como objetivo primordial inserir o estudante dentro dos mais diferentes âmbitos do SUS e provocar reflexões mais ampliadas sobre o conceito de saúde. O projeto possibilitou discussões sobre equipe multidisciplinar, atenção às comunidades específicas, racismo, saúde para a população afrodescendente dentre outros diversos temas que abordamos em nossos momentos de debates. Entre os dias 13 e 19 de janeiro de 2018 ocorreu pela primeira vez o projeto de vivência na cidade de Marabá no estado do Pará. O projeto contou com a participação de 30 viventes e 6 facilitadores. Contamos com participantes de 15 instituições de ensino superior dentre elas: UNIFESSPA, UFPI, UEPA, UFMA, UEMA, IFMA e outras de 5 estados brasileiros. Dentre os estudantes tivemos diversos cursos: Saúde coletiva, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e muitos outros. A metodologia do VER-SUS Marabá permitia que o vivente estivesse imerso dentre da realidade do SUS o dia todo, se mantendo disponível 24 horas. Durante os dias que estive lá pude vivenciar diversas realidades dentre elas: UBS, Hospitais e comunidade indígena.

3 13/01/2018 (TARDE) A partir das 13 horas da tarde foi dado inicio ao 1 VER-SUS Marabá. Ao iniciar houve a apresentação da comissão organizadora de dos facilitadores que nos ajudariam no processo de imersão ao Sistema Único de Saúde. Após houve a dinâmica da teia onde cada vivente deveria contar um pouco sobre si e suas expectativas para o evento. Entrando pela noite houve ainda o sorteio do Anjo uma dinâmica de interação entre os participantes onde o cada um deveria sortear um numero e essa pessoa que fosse sorteada deveria ser protegida até o fim da vivencia.

4 14/01/2018 (MANHÃ Pela manhã realizamos uma visita ao Lar São Vicente de Paulo onde podemos conhecer um pouco mais da história do lar e dos idosos que lá vivem. O lar abriga cerca de 35 de idosos em situação de vulnerabilidade, principalmente em casos de abandono. O lar existe há cerca de 20 anos e é mantido por doações da comunidade, universidade e empresas. Os idosos realizam 5 refeições diariamente e não realizam nenhuma atividade de lazer no lar. No decorrer da visita notei que o lugar é bem organizado e aparentemente bem limpo, cada dormitório conta com duas camas e um banheiro privativo. Há 10 voluntários que prestam serviços ao lar. A coordenadora do lugar falou que a entrada do idoso precisa passar primeiramente pela assistência social onde procura-se contatar a família para que ela cuide do idoso. Caso isso não ocorra o idoso poderá ficar no lar. Ela ressalta que uma das dificuldades enfrentadas é a chegada de idosos sem documentação nenhuma. O lar conta com um posto médico onde o médico geriatra atende os idosos duas vezes por semana e os técnicos de enfermagem ficam durante toda a semana. Pude notar que existe uma deficiência de enfermeiros no lar.

5 Conversei com um senhor Manuel de 70 anos. Ele me relatou que estuda e que gosta muito de ler para se distrair até mostrou alguns de seus livros preferidos. Segundo idosos não se sentem presos ou obrigados a ficar no lar. Ele falou que todos os dias vai a escola pela noite e durante o dia gosta de passar o tempo cuidando da pequena hortinha que tem no lar. (TARDE)

6 A partir das 15hrs o grupo de viventes se reuniu perto da entrada do salão do café onde ocorreria a próxima atividade. Os viventes foram vendados e cada facilitador aleatoriamente escolheu alguns para compor os NB S (núcleo de base) que seriam subgrupos dentre os viventes. Depois de escolhidos cada grupo foi para um quarto realizar a atividade proposta: criar um símbolo, um nome para o grupo e também uma apresentação para o grupo. O meu NB escolheu o nome de LaSUS que remete à palavra: laços que assim com apresentamos no dia significa união ou está ligado a algo. (NOITE) Durante anoite foi realizada uma atividade para cada um explanar o significado do SUS. Cada um deveria escrever ou ilustrar em um papel qual o significado do SUS para si. Após houve a plenária onde foi discutido como foi a visita ao lar. Foi discutido pontos positivos e negativos do lar. Debatemos também quais seriam as alternativas para acabar com os pontos negativos. 15/01/2018 (MANHÃ) O grupo de viventes foram divididos em 4 subgrupos aleatoriamente os chamados: Grupos de vivência. Cada grupo de vivência foi destinado a visitar uma UBS (Unidade básica de saúde). O grupo o qual eu estava visitou a UBS enfermeira Zezinha. A unidade básica estava com seu prédio em reforma o que fez com que eles fossem realocados para o prédio onde funciona o CAPS.

7 (O grupo responsável por visitar a UBS Enfermeira Zezinha) Ao entrar visitamos a recepção do lugar pude perceber que é bem organizada, as atendentes têm todos os documentos separados e as planilhas de atendimento sempre à mão. A coordenadora do lugar disse que um ponto bem negativo das reformas que estão acontecendo no prédio é que nesse prédio atual fica muito difícil utilizar o E-SUS uma ferramenta online que permite que desde a triagem até a receita do paciente seja tudo informatizado, garantindo assim menor acumulo de papel. Na UBS funciona programas voltados à prevenção de algumas doenças com hipertensão e diabetes. Apesar do ambiente onde seria o auditório a enfermeira ressaltou que os programas continuam funcionando bem.

8 (imagem da porta do auditório onde funcionam os programas) (TARDE) Durante o período da tarde o grupo de viventes foi novamente subdividido agora em 3 grupos. Cada grupo visitaria um lugar que prestasse serviço à população sem fins lucrativos. Eu visitei o Instituto Sorriso legal, o lugar atende crianças e adultos com lábio leporino e fissura no palato. Lá é realizado toda a assistência antes da cirurgia, o encaminhamento para a cirurgia e o tratamento após. O instituto atende além da demanda de Marabá a demanda as cidades vizinhas. O local conta com uma equipe multidisciplinar com: Cirurgião plástico e Cirurgião dentista, ortodontista, assistente social, clinico geral, nutricionista, pedagogo, psicólogo, fisioterapeuta entre outras especialidades. O instituto atende qualquer faixa etária, e partir dos 4 meses de idade a criança já pode realizar a cirurgia. O local já existe há 18 anos e se mantém através de doações. A prefeitura e o estado cedem os hospitais para a realização das cirurgias e empresas entram com todo o aparato financeiro. O local é bem estruturado tem salas para o consultório odontológico com todos os equipamentos necessários. Possui uma brinquedoteca para as crianças passarem o tempo e socializarem com as outras.

9 (NOITE) Durante a noite houve uma discussão sobre as realidades que encontramos tanto nas UBS como nas Instituições. As outras duas equipes da tarde visitaram a ONG focinhos carentes e a Pastoral da terra. A ONG cuida de animais abandonados e sobrevive de doações e a Pastoral da Terra cuida dos direitos do povo a terra junto com o MST. Foi um debate bem produtivo onde pude ver diferentes realidade principalmente das UBS dentro de um mesmo município. 16/01/2018 (MANHÃ) Pela manhã o grupo de viventes orientado a se reunir primeiramente com seus NB s para discutir sobre alguns pontos positivos e negativos da vivência até então. Muitos estavam achando a vivencia exaustiva visto que nas últimas duas noites fomos dormir mais de meia noite. A atividade era avaliar a vivencia de forma que se encaixasse em três pontos : Que bom (algo que até então estava ocorrendo de maneira correta), que pena (algo que está ruim) e que tal (uma sugestão para melhorar). Depois disso todos os grupos se reuniram no salão e debatemos as questões propostas e buscamos soluções. Após algumas horas de conversa conseguimos chegar a conclusões que ajudariam a tornar nossa vivencia mais harmoniosa (TARDE) Durante a tarde fomos orientados a assistir dois filmes que nos ajudariam muito na mesa redonda que iriamos participar anoite. Ambos os filmes falavam sobre intolerância religiosa contra as religiões de raízes afro descentes.

10 O grupo de viventes se reuniu em um dos quartos do hotel e juntos assistiram aos filmes. Um dos filmes se chamava: Casa de santo e o que mais me chamou atenção foi o relato das crianças sobre o preconceito que sofriam dentro da sala de aula. (NOITE) Durante a noite nos dirigimos até o auditório da UMIFESSPA onde participamos de uma mesa redonda com o tema: Saúde da população negra e pratica de cura em terreiros. Participaram dessa mesa redonda: Janílson Macedo, Ruth Santana e Gisela Macambira. Os viventes puderam fazer perguntas e explorar o assunto em questão. O tema foi bem debatido e pudemos que ver que a saúde da população negra ainda é um tema a ser aprofundado.

11 Ao chegar em casa debatemos todo o aprendizado do dia, juntando o que vimos nos dois filmes e o debatemos na mesa redonda. Foi um momento de questionar e nos aprofundar no assunto observando o ponto de vista do outro. 17/01/2018 (MANHÃ) Pela manhã após o café os viventes foram divididos em grupos para visitar locais que faziam parte do SUS. O meu grupo foi visitar o TFD abreviatura para Tratamento Fora do Domicilio. O local agenda procedimentos mais complexos em cidades vizinhas. ao chegar no lugar observei que a estrutura aonde os usuários esperam o atendimento é precária, o teto está com muitos danos, os bancos são desconfortáveis e o ambiente é praticamente na calçada. Os usuários esperam lá fora sem o mínimo de conforto para serem atendidos. A coordenadora do TFD Marabá Ângela conta que o paciente só é encaminhado para outro município quando não há possibilidade de tratamento na cidade. Ela nos contou também que qualquer encaminhamento demora no mínimo 2 meses independente da gravida do problema. O TDF entra com uma ajuda de custo no valor de 24,75 que serve para diminuir as despesas d paciente e do acompanhante na outra cidade.

12 Logo após assistimos uma palestra com os trabalhadores do SAMU com o tema: Conhecendo o SAMU onde a eles nos explicaram como funcionam os atendimentos, os tipos de ambulâncias e como se dar um atendimento deles. Após a palestra eles nos acompanharam até as ambulâncias e nos mostraram os equipamentos que cada tipo de ambulância contava. A enfermeira que coordena o local Walternice explicou que um grande problema que o SAMU enfrenta é a falta de ambulâncias em funcionamento. Apesar de ter uma frota relativamente boa poucas ambulâncias estão em uso. (TARDE) Atarde visitei o Hospital Materno Infantil o hospital que abrange além de Marabá todas as cidades vizinhas. Ao entrar no local algo que me chamou muita atenção foi o fato de estar ocorrendo obras perto das salas de acolhimento. O barulho fazia com que as gestantes que aguardavam para ir para a sala de pré parto ficassem agitadas e sem tanta calma.

13 Primeiramente visitamos o setor administrativo do hospital e conversamos com a enfermeira chefe de lá, onde ela nos contou como é o funcionamento de hospital e as dificuldades que o mesmo enfrenta. Visitamos a UCI do hospital e um ponto negativo que observamos é que não há uma UTI adulto nem neonatal do hospital. Aa enfermeira nos mostrou a sala onde possivelmente será criada a UTI do hospital. Passamos também pelas enfermarias e pude notar que o ambiente é bem limpo e organizado, contudo faltam beços para os recémnascidos ficarem com suas mães no quarto. Tive a oportunidade de adentrar na sala de pré-parto e de parto onde observei que existiam algumas irregularidades como: os materiais eu ajudariam na fase de pré-parto estão em outra sala distante do local, o banheiro é muito estreito, na sala de parto a ventilação é inadequada e o local onde se fica guardado os materiais do parto também é inadequado. Algo que me deixou bem contente no hospital foi a campanha de incentivo a doação de leite materno. Além do incentivo que eles dão às mães eles também instruem elas da forma correta de retirar o leite.

14 (NOITE) Pela noite nos dirigimos até o auditório da UNIFESSPA onde assistimos ao documentário: Holocausto brasileiro que fala principal do hospital psiquiátrico da cidade de Barbacena. O documentário me tocou diversas vezes que imagens fortes e depoimentos profundos. Após debatemos um pouco sobre o documentário e a situação atual da população que sofre de problemas mentais. Após o debate fomos para o hotel onde começamos a confecção da nossa bandeira oficial do evento em Marabá. 18/01/2018 (MANHÂ) Pela manhã houve formação sobre o a cultura indígena na UNIFESSPA. Essa formação foi para sanar algumas dúvidas que tivéssemos sobre a visita à aldeia indígena a qual iriamos atarde. A formação foi ministrada pela antropóloga Rita, ela é professora do curso de história da UNIFESSPA. Ela falou um pouco do seu trabalho denominado Cartografia. Durante a conversa podemos ver também que apesar de mínimo nos últimos anos a entrada de indígenas nas universidades tem sido grande. Foram feitas muitas perguntas sobre os costumes da população e ela nos explicou que a aldeia já está bem familiarizada com a população urbana e que ainda há um pouco de resistência pela população mais velhas mais que isso não afetaria nossa visita. (TARDE) Após o ônibus deixar o outro grupo que faria uma visita ao acampamento Hugo Chaves nos dirigimos até a aldeia indígena Akrâtikatêjê onde a cacique Katia nos recebeu e nos contou primeiramente um pouco da história da aldeia e de como ela surgiu. Após o relato dela alguns viventes fizeram algumas perguntas relacionadas ao acesso à saúde de lá e a cacique nos falou que não existe nenhuma UBS próxima e os médicos raramente vão até a aldeia. Ficou claro que outras especialidades com fisioterapia, nutrição, psicologia não são de fácil acesso para os indígenas. Após toda nossa conversa ficou claro que o poder público vem deixando essa população sem amparo na saúde visto que são raras as vezes que eles recebem alguma assistência.

15 19/01/2018 (MANHÂ) Pela manhã fomos visitar a vigilância epidemiológica onde conhecemos o local e logo saímos junto com os agentes de endemias para visitar algumas casas. Durante o caminho fomos conversando com os agentes e eles relataram que só existem cerca de 60 agentes de endemias para cobrir toda a área de Marabá, sendo que esse numero ainda decresce em virtude do desvio de função. Eles estimam que atualmente em campo só existem 25 agentes um número quase ineficaz para cobrir uma área territorial tão grande como a de Marabá. Durante a visita em uma das casas a agente que estava comigo coletou vários focos do mosquito Aedes Aegypti sem o equipamento correto. Os agentes falam que é necessário que o poder publico disponibilize verba para a aquisição de EPI s para os agentes como: mascara, luvas, uniforme dentre outros. Um agente relatou o acontecimento de que foi impossibilitado de entrar em uma residência por que estava sem uniforme padrão e sem crachá. Durante a visita notei que a população do bairro vive em um descaso. Não há coleta de lixo que faz com que ele se acumule em diversos pontos do bairro.

16 (TARDE) Durante o período da tarde preparamos a devolutiva para a secretaria de saúde e por volta das cinco horas começamos as apresentações na UNIFESSPA. Cada grupo ficou responsável por falar de dois locais visitados e apresentar pontos positivos e negativos do lugar. (NOITE) Ao voltarmos para o hotel teve a revelação da dinâmica do anjo e um momento de confraternização com o grupo todo.

17 CONCLUSÂO O VER-SUS foi de suma importância em minha vida para o discernimento de muitas coisas a respeito da saúde em nosso pais. Foi um momento lindo e único pois só quem viveu essa incrível experiência sabe o quão importante para nossa vida profissional foi. Com uma frase de um dos facilitadores, Eduardo, termino este relatório: Nunca mais haverá um primeiro VER-SUS Marabá.

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS 2016.2 IMPERATRIZ-MA 2016 A 3º edição do VER-SUS Imperatriz foi realizada no período de 12 a 18 de agosto de 2016. Uma experiência única, proporcionou

Leia mais

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO VER-SUS Vivencias e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, um projeto estratégico do ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida que tem como foco a formação de militantes para o SUS. Facilitador:

Leia mais

VER-SUS-Imperatriz-MA

VER-SUS-Imperatriz-MA VER-SUS-Imperatriz-MA 2016.1 Relatoria de Vivencia Alana Bethyere Rodrigues Silva Acadêmica de Enfermagem-UFMA CCSST VER-SUS (Imperatriz-Ma) 06/01/2016 Foi o dia que a nossa vivência teve início. Fomos

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL.

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL. RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL. O Projeto ocorreu entre os dias 10 e 22 de dezembro. Neste período ficamos alojados na Universidade Federal de Alagoas.

Leia mais

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO AGOSTO DE 2016 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 Na segunda-feira de manhã, 01 de agosto, teve o primeiro

Leia mais

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS Na cidade Paço do Lumiar 2016.1 Vivente: JACYENNE DE ARAUJO BATISTA Acadêmica de Fisioterapia na Universidade Federal do

Leia mais

Relatório VER-SUS Arapiraca / Al,

Relatório VER-SUS Arapiraca / Al, MINISTÉRIO DA SAÚDE- MS Relatório VER-SUS Arapiraca / Al, 2016.1 Acadêmica de enfermagem: Tatiane da Silva Santos Local de Execução: Serviços de saúde do municipio e Universidade Estadual de Alagoas UNEAL,

Leia mais

Debate com Aline Julião, Coordenadora de gestão estratégica e Participativa.

Debate com Aline Julião, Coordenadora de gestão estratégica e Participativa. Angra dos Reis, 15 de Agosto de 2016 Todas as manhãs ela deixa os sonhos na cama, acorda e põe a roupa de viver - Clarice Lispector (Trecho retirado da placa de identificação do programa saúde da mulher

Leia mais

PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos

PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), Brasil, Montes Altos-MA, 08 a 14 de janeiro, 2018. Jheimyson Rêgo Barnabé, estudante de medicina Universidade

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA HELOISA PADESKI RODONISKI 1. SOBRE A FACILITADORA Heloisa Padeski Rodoniski, 20 anos, natural de Curitiba/PR e residente do mesmo. Atualmente graduanda do curso de Farmácia da Universidade

Leia mais

Relatório 06. Dia 13/10/2016

Relatório 06. Dia 13/10/2016 Relatório 06 Dia 13/10/2016 ` Hoje acordamos as 6:30hs e após o café fiquei sabendo que fui uma das sorteadas para ir a uma visita extra a Fundação Gregório F. Baremblitt, uma clínica de saúde mental que

Leia mais

CENTRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO AO TOXICÔMANOS. Coordenador: Renato Carlos Vieira. Endereço: Rua Álvaro Sarlo, 160. Bairro: Ilha de Santa Maria

CENTRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO AO TOXICÔMANOS. Coordenador: Renato Carlos Vieira. Endereço: Rua Álvaro Sarlo, 160. Bairro: Ilha de Santa Maria CENTRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO AO TOXICÔMANOS Coordenador: Renato Carlos Vieira Endereço: Rua Álvaro Sarlo, 160 Bairro: Ilha de Santa Maria CEP: 29051-100 Horários de atendimento: 7 às 19h (Atendimento

Leia mais

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 VIVENTE: Sarah Rakel Barbosa Rocha, acadêmica de Psicologia,7º período da Faculdade Pitágoras- São luís.

Leia mais

RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI. Frederico Westphalen

RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI. Frederico Westphalen RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI Frederico Westphalen 2016.2 Cícera Michel Facilitadora A experiência do VERSUS Alto Uruguai após recepção da 19º. Coordenadoria de saúde ficou hospedada

Leia mais

Dia 09 Nesse segundo dia foi estabelecido que ele estava separado para conhecer melhor a cidade e para termos uma interação maior. Alugamos um carro e

Dia 09 Nesse segundo dia foi estabelecido que ele estava separado para conhecer melhor a cidade e para termos uma interação maior. Alugamos um carro e Portfolio do dia 8 Finalmente chegou o grande dia, o início de mais uma vivência, o dia que marcaria o inicio de uma caminhada longa e árdua, cheia de desafios e de fortes emoções. Ao desembarcamos no

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS VIVENTE: GEYSA DA SILVA BEZERRA CURSO: FISIOTERAPIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS VIVENTE: GEYSA DA SILVA BEZERRA CURSO: FISIOTERAPIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI 1 RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS VIVENTE: GEYSA DA SILVA BEZERRA CURSO: FISIOTERAPIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI PARNAÍBA-PI 2016.2 2 RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS MA 2016.2

Leia mais

VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO

VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO Facilitadora: Fabiane Santos Barros Acadêmica de Enfermagem UFT Palmas-TO O VER-SUS Tocantins, edição de verão 2016 aconteceu do dia 11 a 17 de janeiro, na cidade

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA JULIANA SAMBUGARO 1. SOBRE A VIVENTE Juliana Sambugaro, 22 anos. Natural de Imbituba-SC e residente no município de Curitiba-PR. Técnica em Química pela Sociedade Educacional de Santa

Leia mais

VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA

VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA Edith Monielyck Mendonça Batista Período: 01 a 10/08/2015 1 VISÃO SOBRE A VIVÊNCIA O VER-SUS foi uma experiência que permitiu o contato com realidade que talvez não

Leia mais

Portfólio. Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015

Portfólio. Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015 Portfólio Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015 Um grupo de 27 viventes e 8 facilitadores vindouros de diversos estados do país, inclusive de outro país,

Leia mais

PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO EM REDE NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE

PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO EM REDE NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO EM REDE NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE Tatiane Pecoraro Psicóloga Coordenadora de Saúde Mental Salgado Filho -PR Caracterização do Município Município de

Leia mais

O nome grupo vem devido à necessidade de se formar profissionais que possam acolher melhor quem busca atendimento de saúde no âmbito do SUS.

O nome grupo vem devido à necessidade de se formar profissionais que possam acolher melhor quem busca atendimento de saúde no âmbito do SUS. Relatório de vivência VERSUS Imperatriz Local: Universidade Federal do Maranhão Período: 06/01/2016 a 17/01/2016 Facilitadora: Thailane Maria Silva Santana O primeiro contato do grupo aconteceu a partir

Leia mais

Atividades do Curso de Psicologia 2016

Atividades do Curso de Psicologia 2016 Atividades do Curso de Psicologia 2016 NOTÍCIAS DE ABRIL 1) Palestra sobre o autismo é realizada no curso de Psicologia Na sexta-feira, dia 1º de abril, o curso de Psicologia organizou palestra sobre o

Leia mais

Participei do Grupo 4 que tinha como foco de visitações a Área Programática 5.3, compreendendo os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba.

Participei do Grupo 4 que tinha como foco de visitações a Área Programática 5.3, compreendendo os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba. Esse relatório tem como objetivo apresentar os meus dias de vivência no programa VERSUS na cidade do Rio de Janeiro. Foram vários dias muito produtivos e que me trouxeram muito contato com a realidade

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da VI Seminário Internacional da Atenção Básica A construção de modelagens de AB em grandes centros urbanos Aparecida Linhares Pimenta SMS de Diadema Vice presidente do CONASEMS REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE

Leia mais

Acadêmica do oitavo período do curso de medicina da UFSJ (Universidade Federal de São João del-rei)

Acadêmica do oitavo período do curso de medicina da UFSJ (Universidade Federal de São João del-rei) RELATÓRIO FINAL VER-SUS UBERABA 2016/1 - Raquel Yumi Sakamoto Acadêmica do oitavo período do curso de medicina da UFSJ (Universidade Federal de São João del-rei) Quem quer passar além do Bojador Tem que

Leia mais

Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde

Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde Ver-SUS - Zona da Mata Paraibana / 2015.2 Vivente: Dilayne Diniz Pereira dos Santos João Pessoa, PB Agosto de 2015 Introdução O Ver-SUS Zona

Leia mais

Roteiro de vivência entre os dias 08/08 a 14/08

Roteiro de vivência entre os dias 08/08 a 14/08 Roteiro de vivência entre os dias 08/08 a 14/08 Dia 08/08/16 O primeiro dia de vivência foi um momento um tanto quanto explicativo nos dando uma noção do que compunha a rede de saúde em Caxias do Sul.

Leia mais

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT Amanda Souza da Silva Araujo Vivência: 23/10/2016 à 29/10/16 Versus é mais do que viver a realidade SUS, é renascer em cada dificuldade, é chorar em cada

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS PINHEIRO - MA VIVENTE: Júlia Stéfanne Santos Simão PINHEIRO MA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS PINHEIRO - MA VIVENTE: Júlia Stéfanne Santos Simão PINHEIRO MA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS PINHEIRO - MA 2016.2 VIVENTE: Júlia Stéfanne Santos Simão PINHEIRO MA 2016 DIA 01 (30/11/2016) Relatório de Vivência Pinheiro, MA 30/11 à 06/12 A primeira edição do Ver-SUS

Leia mais

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Prevenção Educação, Informação e Capacitação Cuidado Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Autoridade Enfrentamento ao tráfico de drogas e às organizações criminosas Crack, é

Leia mais

Relatório de Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) GUSTAVO FILIPOWSKI PSICOLOGIA UNICENTRO

Relatório de Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) GUSTAVO FILIPOWSKI PSICOLOGIA UNICENTRO Relatório de Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) GUSTAVO FILIPOWSKI PSICOLOGIA UNICENTRO O VER-SUS sendo um projeto do Ministério da Saúde tem como objetivo levar estudantes,

Leia mais

INVENTÁRIO SÓCIO-DEMOGRÁFICO DE UTILIZAÇÃO E CUSTOS DE SERVIÇOS I S D U C S

INVENTÁRIO SÓCIO-DEMOGRÁFICO DE UTILIZAÇÃO E CUSTOS DE SERVIÇOS I S D U C S UNIDADE Nº PACIENTE DATA DO NASCIMENTO / / 1. INFORMAÇÕES SÓCIO - DEMOGRÁFICAS 1.1 DOCUMENTAÇÃO 1.2 ESTADO CIVIL 1.3 SEXO Sim Não D.N.O. SOLTEIRO VIÚVO FEMININO 1.1.a CERT. NASCIMENTO CASADO/AMASIADO NÃO

Leia mais

Relatório de Vivência - VER-SUS. São Luís - MA

Relatório de Vivência - VER-SUS. São Luís - MA Vivente: Icariane Barros de Santana Araújo Relatório de Vivência - VER-SUS São Luís - MA Transmita amor, por onde for! Vivência: 06/09/2016 a 13/09/2016 Data: 06/09/2016 As atividades se iniciaram com

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO VER-SUS BRASIL EM CAJAZEIRAS-PB EDIÇÃO VIVENTE: KELY LAINNE BARBOSA DE BRITO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO VER-SUS BRASIL EM CAJAZEIRAS-PB EDIÇÃO VIVENTE: KELY LAINNE BARBOSA DE BRITO RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO VER-SUS BRASIL EM CAJAZEIRAS-PB EDIÇÃO 2018.1 VIVENTE: KELY LAINNE BARBOSA DE BRITO QUINTO DIA (05.02.2018) TEMA: CENÁRIO DO SUS E REALIDADES INSTITUCIONAIS MANHÃ Inicialmente

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania e do Consumidor

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania e do Consumidor Dados de Identificação Questionário PSF Equipe de Saúde da Família Nome da unidade visitada:...data da visita:... Endereço:... Bairro:...Telefone:... Nome do(a) responsável pela Unidade de Saúde:... Qualificação

Leia mais

No período da tarde fizemos uma socialização com todos, indo conhecer as cachoeiras de Taquaruçu.

No período da tarde fizemos uma socialização com todos, indo conhecer as cachoeiras de Taquaruçu. PORTIFOLIO VER-SUS, PALMAS-TO - 2017/2018 VIVENTE: CECILIA MARQUES TENORIO PEREIRA ACADEMICA DO CURSO DE NUTRIÇÃO, UFT-PALMAS 14/01/2018 Nesta parte do dia, houveram apresentações de todos, falando do

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES VIVÊNCIA E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EDIÇÃO 2016.2 VER SUS PARÁ/ MOSQUEIRO VIVENTE: Benedita Rafaela Silva Barreiros FACILITADORA: Juliana RELATÓRIO DAS ATIVIDADES CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Leia mais

PORTIFÓLIO VER-SUS POTIGUARAS RN

PORTIFÓLIO VER-SUS POTIGUARAS RN PORTIFÓLIO VER-SUS POTIGUARAS RN 2016.1 ANDRÉ FELIPE BANDEIRA CAVALCANTE 1 Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós. Manoel de Barros 1 Estudante graduando

Leia mais

Emergência HUAP. Daniel Garbin Diogo Costa Diogo Murtinho Fernanda Boldrini Juliana Guerra Juliana Santos

Emergência HUAP. Daniel Garbin Diogo Costa Diogo Murtinho Fernanda Boldrini Juliana Guerra Juliana Santos Universidade Federal Fluminense Faculdade de Medicina PGS II Emergência HUAP Daniel Garbin Diogo Costa Diogo Murtinho Fernanda Boldrini Juliana Guerra Juliana Santos Reconhecimento do cenário, Identificação

Leia mais

ASILO irtv1ão JOAQUIM

ASILO irtv1ão JOAQUIM ASILO irtv1ão Av. Mauro Ramos, no 901- Centro/Fpolis-CEP: 88020-301 Identificação da Entidade: Nome: Associação Irmão Joaquim Endereço: Avenida Mauro Ramos, 901, Centro-Florianópolis/SC-CEP: 88020-301.

Leia mais

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento.

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento. Relatório de Fiscalização CASE CARUARU Rua Presidente Castelo Branco, s/nº - Cidade Alta Caruaru Diretor técnico: não tem Telefone: (81) 3719 9433 Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento

Leia mais

Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia:

Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia: Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia: Teve início a 4ª vivência do VerSus. Cada equipe foi encaminhada para seus locais conforme o sorteio. Minha equipe foi composta

Leia mais

PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2

PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2 PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2 VIVENTE: ARTHUR DAYRELL Iniciada dia 12 de novembro de 2016, a segunda edição do VER-SUS realizada em Uberlândia teve início no Centro de Convivências da Universidade

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde Ministério da Saúde RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS Vivente: Jainara Dias da Silva Ciências Farmacêuticas

Leia mais

ESTRATÉGIAS SINGULARES DE IMPLANTAÇÃO DA CADERNETA DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL - RS

ESTRATÉGIAS SINGULARES DE IMPLANTAÇÃO DA CADERNETA DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL - RS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE ESTRATÉGIAS SINGULARES DE IMPLANTAÇÃO DA CADERNETA DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL - RS Nadia Peresin Perottoni Enfermeira Atenção

Leia mais

EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: Melhorar a capacidade dos recursos humanos para alcançar a saúde universal

EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: Melhorar a capacidade dos recursos humanos para alcançar a saúde universal EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: Melhorar a capacidade dos recursos humanos para alcançar a saúde universal 2a. Reunião Técnica Regional sobre Educação Interprofissional Dezembro - 2017 Mais de 70%

Leia mais

IMPORTANTE COMEÇA: 01/06/2017 TÉRMINO: 28/06/2017 FALTAS: 90 HORAS / AULA AVALIAÇÕES:

IMPORTANTE COMEÇA: 01/06/2017 TÉRMINO: 28/06/2017 FALTAS: 90 HORAS / AULA AVALIAÇÕES: COMEÇA: 01/06/2017 TÉRMINO: 28/06/2017 FALTAS: 90 HORAS / AULA AVALIAÇÕES: IMPORTANTE 1ª Avaliação - escrita 06/06/2017 2ª Avaliação- diária no laboratório 3ª Avaliação -prática 27/06/2016 4ª Avaliação-

Leia mais

Relatório de vivências VerSus Verão Recife /01 Inicio das vivências

Relatório de vivências VerSus Verão Recife /01 Inicio das vivências Relatório de vivências VerSus Verão Recife 2016 21/01 Inicio das vivências No período da manhã foi realizado o acolhimento dos viventes no NAE(núcleo de apoio a eventos ). Após o almoço, nos dirigimos

Leia mais

- Como funciona o CTI?

- Como funciona o CTI? - O que é e para que serve o CTI? A sigla CTI significa Centro de Terapia Intensiva, uma unidade que, como o nome diz, é destinada a proporcionar um tratamento intensivo a seus pacientes, contando com

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVENCIA

RELATÓRIO DE VIVENCIA RELATÓRIO DE VIVENCIA Acadêmica: Vanessa Gomes Matos dos Santos Curso: Enfermagem Instituição: ITPAC-PORTO NACIONAL Relatório de Vivencia da Acadêmica de Enfermagem do ITPAC-PORTO, Vanessa Gomes Matos

Leia mais

Claudio Sérgio Machado Rocha Enfermagem- Faculdade Santo Agostinho (FSA) Modalidade de Participação: Vivente

Claudio Sérgio Machado Rocha Enfermagem- Faculdade Santo Agostinho (FSA) Modalidade de Participação: Vivente Claudio Sérgio Machado Rocha Enfermagem- Faculdade Santo Agostinho (FSA) Modalidade de Participação: Vivente Diário de Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde 2016.1 dos município de

Leia mais

RELATÓRIO VER-SUS 2016/1- EDIÇÃO DE VERÃO. Mayara Araújo Rocha 1 CAJAZEIRAS/PB

RELATÓRIO VER-SUS 2016/1- EDIÇÃO DE VERÃO. Mayara Araújo Rocha 1 CAJAZEIRAS/PB RELATÓRIO VER-SUS 2016/1- EDIÇÃO DE VERÃO Mayara Araújo Rocha 1 CAJAZEIRAS/PB 1.0 VIVÊNCIAS DO DIA: 15 DE JANEIRO DE 2016 Foi dado inicio ao VER-SUS (Vivências Estágios na Realidade do Sistema Único de

Leia mais

XXVI COSEMS. A experiência do Programa de Redução de Danos/Consultório de Rua de São Bernardo do Campo - SP Marília, Março de 2012

XXVI COSEMS. A experiência do Programa de Redução de Danos/Consultório de Rua de São Bernardo do Campo - SP Marília, Março de 2012 XXVI COSEMS A experiência do Programa de Redução de Danos/Consultório de Rua de São Bernardo do Campo - SP Marília, Março de 2012 DA CRIAÇÃO Foi criado em SBC em outubro de 2010,pela Secretaria Municipal

Leia mais

FERNANDA VICENZI PAVAN RELATÓRIO VERSUS IMPERATRIZ- MARANHÃO

FERNANDA VICENZI PAVAN RELATÓRIO VERSUS IMPERATRIZ- MARANHÃO FERNANDA VICENZI PAVAN RELATÓRIO VERSUS 2016.1 IMPERATRIZ- MARANHÃO VERÃO 2016 Logo no primeiro momento, ainda no aeroporto, vindo de Santa Catarina, três pessoas da comissão organizadora me receberam

Leia mais

Terça feira, 16/01/2018, estávamos no terceiro dia da vivência, foi o dia que aconteceu nossa primeira visita externa para a Unidade de Saúde da

Terça feira, 16/01/2018, estávamos no terceiro dia da vivência, foi o dia que aconteceu nossa primeira visita externa para a Unidade de Saúde da VER-SUS 2018.1 No dia, 14/01/2018, deu início ao VER-SUS Maceió/AL, aproximadamente as 14:00h da tarde. Ao chegarmos fomos para a plenária, local onde aconteceu a apresentação de cada vivente e a separação

Leia mais

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS RELATÓRIO DO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL: JOÃO

Leia mais

Aluna do 12º período do curso de medicina da UFMG matrícula

Aluna do 12º período do curso de medicina da UFMG matrícula Relatório VER-SUS Palmas/TO Agosto/2016 Vivente: Fernanda Cotrim Stefanelli Aluna do 12º período do curso de medicina da UFMG matrícula 2011039902 DIA 1: 01/08/16 Manhã O primeiro dia de vivência foi iniciado

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARRA DO PIRAI DIA 07 DE JUNHO DE 2014 ATENÇÃO BÁSICA GRUPO 1

RELATÓRIO FINAL DA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARRA DO PIRAI DIA 07 DE JUNHO DE 2014 ATENÇÃO BÁSICA GRUPO 1 RELATÓRIO FINAL DA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARRA DO PIRAI DIA 07 DE JUNHO DE 2014 ATENÇÃO BÁSICA GRUPO 1 1) Atenção domiciliar aos pacientes em dificuldades de locomoção dependente de ventilação

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA- FACILITADOR DISCENTE: ALINE SANTANA FIGUEIREDO

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA- FACILITADOR DISCENTE: ALINE SANTANA FIGUEIREDO RELATÓRIO DE VIVÊNCIA- FACILITADOR DISCENTE: ALINE SANTANA FIGUEIREDO VER-SUS IMPERATRIZ 2016.1 1. Visão Geral do Evento Os estágios e vivências constituem importantes dispositivos que permitem tanto aos

Leia mais

Estado do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Carapebus Secretaria Municipal de Saúde

Estado do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Carapebus Secretaria Municipal de Saúde Unidades & Serviços Estado do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Carapebus Secretaria Municipal de Saúde Atenção Especializada Atenção Especializada Centro de Especialidades Médicas: O Centro de Especialidades

Leia mais

Diretor técnico: AFRÂNIO JORGE COSTA MAGALHÃES (CRM: 9692)

Diretor técnico: AFRÂNIO JORGE COSTA MAGALHÃES (CRM: 9692) Relatório de Fiscalização Diretor técnico: AFRÂNIO JORGE COSTA MAGALHÃES (CRM: 9692) Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento. Tal

Leia mais

RAFAEL BRUNO DA SILVEIRA ALVES. 27 ANOS. ACADÊMICO DE MEDICINA DA UFCG, 12º SEMESTRE. PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIA. VIVÊNCIA

RAFAEL BRUNO DA SILVEIRA ALVES. 27 ANOS. ACADÊMICO DE MEDICINA DA UFCG, 12º SEMESTRE. PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIA. VIVÊNCIA RAFAEL BRUNO DA SILVEIRA ALVES. 27 ANOS. ACADÊMICO DE MEDICINA DA UFCG, 12º SEMESTRE. PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIA. VIVÊNCIA 2016.2. CAJAZEIRAS-PB. 1º Dia (27/10/2016) No primeiro dia, após o jantar

Leia mais

VER-SUS: A REALIDADE DO SUS SOBRE DIFERENTES OLHARES¹. BARRETO, Camila Nunes²; RESSEL, Lúcia Beatriz³

VER-SUS: A REALIDADE DO SUS SOBRE DIFERENTES OLHARES¹. BARRETO, Camila Nunes²; RESSEL, Lúcia Beatriz³ VER-SUS: A REALIDADE DO SUS SOBRE DIFERENTES OLHARES¹ BARRETO, Camila Nunes²; RESSEL, Lúcia Beatriz³ RESUMO: O presente trabalho apresenta um relato de experiência a partir da vivência do VER-SUS: Estágio

Leia mais

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE: relatório de estágio curricular

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE: relatório de estágio curricular 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM Raissa Ribeiro Saraiva de Carvalho CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE: relatório de estágio curricular

Leia mais

Quem Somos: Com o decorrer do tempo a equipe detectou que a maior demanda correspondia a crianças e adolescentes com câncer.

Quem Somos: Com o decorrer do tempo a equipe detectou que a maior demanda correspondia a crianças e adolescentes com câncer. Quem Somos: A AURA - Associação Unificada de Recuperação e Apoio, fundada em fevereiro de 1998, é uma organização sem fins lucrativos, que desde 2000, cuida de crianças e adolescentes com câncer. Em 2018

Leia mais

COMISSÃO DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ PARANÁ: AÇÕES NO ANO DE 2009

COMISSÃO DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ PARANÁ: AÇÕES NO ANO DE 2009 COMISSÃO DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ PARANÁ: AÇÕES NO ANO DE 2009 Robsmeire Calvo Melo Zurita 1 ; Alessandra Massi Puziol Alves 2 Neide Barboza Lopes 3 INTRODUÇÃO: No Brasil ainda

Leia mais

Dia Mundial do Rim. APREPI-Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Estado do Piauí 01/04/2019

Dia Mundial do Rim. APREPI-Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Estado do Piauí 01/04/2019 2019 Dia Mundial do Rim APREPI-Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Estado do Piauí 01/04/2019 BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO: A APREPI iniciou suas atividade no dia 14 de junho de 2015, um grupo

Leia mais

VER-SUS edição de verão 2016/1 Santa Maria- Rio Grande do Sul Fernanda Soares Martins

VER-SUS edição de verão 2016/1 Santa Maria- Rio Grande do Sul Fernanda Soares Martins VER-SUS edição de verão 2016/1 Santa Maria- Rio Grande do Sul Fernanda Soares Martins Relatório de Vivência 2016/1 Inicialmente ocorreu o acolhimento. Apresentação do projeto, histórico, estabelecimento

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL E A MEDICINA PREVENTIVA

SERVIÇO SOCIAL E A MEDICINA PREVENTIVA SERVIÇO SOCIAL E A MEDICINA PREVENTIVA NOSSA CASA A importância do Trabalho em Equipe Multidisciplinar Assistente Social Enfermeira Técnicos de enfermagem Fisioterapeuta Nutricionista Médico Psicólogo

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA Gardenia Aragão Pereira VER SUS JOÃO PESSOA, 2015 O VER-SUS João Pessoa aconteceu entre os dias 1 a 10 de março de 2015, com sede na Universidade Federal da Paraíba-UFPB e contou

Leia mais

NORMAS E ROTINAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA - UFJF/GV

NORMAS E ROTINAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA - UFJF/GV NORMAS E ROTINAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA - UFJF/GV Local e endereço: O estágio supervisionado de fisioterapia na atenção primária da UFJF/GV acontece em três campos

Leia mais

Diretor técnico: EMANUEL ROBSON MACEDO SILVA (CRM: )

Diretor técnico: EMANUEL ROBSON MACEDO SILVA (CRM: ) Relatório de Fiscalização UPA Maria José de Albuquerque Rosendo BR 408 Km 29, s/n Araruna Timbaúba - PE Diretor técnico: EMANUEL ROBSON MACEDO SILVA (CRM: 23.610) Por determinação deste Conselho fomos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO JABOATÃO DOS GUARARAPES ESTADO DO PERNAMBUCO. Concurso Público REF. EDITAL N 001/2015 GABARITO PRELIMINAR TARDE

PREFEITURA MUNICIPAL DO JABOATÃO DOS GUARARAPES ESTADO DO PERNAMBUCO. Concurso Público REF. EDITAL N 001/2015 GABARITO PRELIMINAR TARDE PREFEITURA MUNICIPAL DO JABOATÃO DOS GUARARAPES ESTADO DO PERNAMBUCO Concurso Público REF. EDITAL N 001/2015 GABARITO PRELIMINAR TARDE 2. GRUPO OCUPACIONAL INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE NIVEL TÉCNICO

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR

A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR PROGRAMA DE ATENÇÃO DOMICILIAR UNIMED-BH CAMILA CARNEIRO DA FONSECA Assistente Social Serviço de Atenção Domiciliar Atenção Domiciliar

Leia mais

O CONFRONTO COM O BEBÊ REAL PRÉ-TERMO: PRINCIPAIS DIFICULDADES APRESENTADAS POR MÃES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL.

O CONFRONTO COM O BEBÊ REAL PRÉ-TERMO: PRINCIPAIS DIFICULDADES APRESENTADAS POR MÃES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. O CONFRONTO COM O BEBÊ REAL PRÉ-TERMO: PRINCIPAIS DIFICULDADES APRESENTADAS POR MÃES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. Rafaela MEZZOMO, rafinhamezzomo@hotmail.com, Cléa Maria BALLÃO, clea.ballao@uol.com.br,

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICIPIO DE CRICIÚMA EDITAL Nº 005/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICIPIO DE CRICIÚMA EDITAL Nº 005/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO ANEXO I DOS S,, REMUNERAÇÃO E HORÁRIA S ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO 1. Agente de Serviços Ensino Fundamental incompleto 1,7 Escrita R$ 40,00 2. Carpinteiro Ensino Fundamental incompleto 2,0 Escrita R$

Leia mais

Relatório VER-SUS Lapa,Paraná

Relatório VER-SUS Lapa,Paraná Relatório VER-SUS Lapa,Paraná Sou Ana Flavia Fontes, acadêmica de Nutrição na Universidade Federal do Paraná e venho através deste, descrever a minha experiência de vivente no VER- SUS. Ocorreu na cidade

Leia mais

PROFESSORA EM MINHA CASA Maria de Fátima Destro de Arruda SME-Prefeitura de Caieiras, SP

PROFESSORA EM MINHA CASA Maria de Fátima Destro de Arruda SME-Prefeitura de Caieiras, SP PROFESSORA EM MINHA CASA Maria de Fátima Destro de Arruda SME-Prefeitura de Caieiras, SP arrudadestro@yahoo.com.br RESUMO O projeto Professora em minha casa tem como objetivo a interação efetiva de professor

Leia mais

Igor Rodrigues Arouca- Universidade Federal do Rio de Janeiro-VER-SUS Tocantins 2ªedição-Inverno

Igor Rodrigues Arouca- Universidade Federal do Rio de Janeiro-VER-SUS Tocantins 2ªedição-Inverno PORTFÓLIO ACERCA DAS VIVÊNCIAS NO VER-SUS TOCANTINS 2015/2- EDIÇÃO DE INVERSO Este portfólio objetiva apresentar as atividades desenvolvidas nos estágios e vivências da segunda edição e de inverno do projeto

Leia mais

FUNDAÇÃO REVIVER E ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE REVIVER HELP. Igreja Pentecostal Deus é Amor

FUNDAÇÃO REVIVER E ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE REVIVER HELP. Igreja Pentecostal Deus é Amor FUNDAÇÃO REVIVER E ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE REVIVER HELP Igreja Pentecostal Deus é Amor QUEM SOMOS? A Fundação Reviver é uma ONG, seu objetivo é de anunciar o amor de Jesus através das obras sociais. Nós

Leia mais

Seminário Reforma Gerencial CIDADE DE CURITIBA Gustavo Fruet Prefeito

Seminário Reforma Gerencial CIDADE DE CURITIBA Gustavo Fruet Prefeito Seminário Reforma Gerencial 20+20 CIDADE DE CURITIBA Gustavo Fruet Prefeito SÃO PAULO CURITIBA População: 1.848.943 hab. (censo de 2013) Taxa de crescimento populacional 2000-2010: 0.96% (ao ano) RMC (29

Leia mais

Ficaram bastante curiosos em saber como um andarilho se sente, de que forma vive, o que o levou a viver desta forma tão pouco comum na sociedade.

Ficaram bastante curiosos em saber como um andarilho se sente, de que forma vive, o que o levou a viver desta forma tão pouco comum na sociedade. ANDARILHO, QUEM CUIDA DE VOCÊ? Autor: Maria Bernadete Muniz de Borba Co-autores: Adriana Cristina de Borba Manuela Oliveira Peixoto Mara Lucia P. Rocha Resumo Este projeto tem por objetivo fazer uma reflexão

Leia mais

PRGRAMAÇÃO DE ACOLHIDA AOS CALOUROS 2018 CENTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA - CCV. Auditório. Monsenhor. Salim. Campus II. Sala de aula e.

PRGRAMAÇÃO DE ACOLHIDA AOS CALOUROS 2018 CENTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA - CCV. Auditório. Monsenhor. Salim. Campus II. Sala de aula e. PRGRAMAÇÃO DE ACOLHIDA AOS CALOUROS 2018 CENTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA - CCV Ciências Biológicas 20/02 Matutino Sala de aula e viveiro de mudas da Recepção, concurso de fotografia O que a biologia representa

Leia mais

RAQUEL RIBEIRO DESIGN JOÃO ERNANI

RAQUEL RIBEIRO DESIGN JOÃO ERNANI 1 Quem sou? Meu nome é Raquel Noel Ribeiro, sou psicóloga (CRP 06/73384) e doutora em Ciências - Psicologia Social pela USP. Desde que me formei, em 2003, trabalho com idosos. Tudo começou no aprimoramento

Leia mais

CARGO PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 004/2019 ANEXO I - RELAÇÃO DE CARGOS / JORNADA/ REMUNERAÇÃO/ VAGAS JORNADA SEMANAL SEÇÃO QTD/VAGAS UNIDADE PCD***

CARGO PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 004/2019 ANEXO I - RELAÇÃO DE CARGOS / JORNADA/ REMUNERAÇÃO/ VAGAS JORNADA SEMANAL SEÇÃO QTD/VAGAS UNIDADE PCD*** CARGO PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 004/2019 ANEXO I - RELAÇÃO DE CARGOS / JORNADA/ REMUNERAÇÃO/ VAGAS JORNADA SEMANAL SEÇÃO QTD/VAGAS UNIDADE PCD*** AC*** ASSISTENTE DE RECURSOS HUMANOS 44H RECURSOS

Leia mais

Relato Experiência VER-SUS

Relato Experiência VER-SUS Relato Experiência VER-SUS 2015.2 Karinne Rocha Gomes 1 O Projeto VER-SUS/BRASIL, faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde e do Movimento Estudantil, que por meio de estágios e vivências objetiva

Leia mais

Novas diretrizes da atenção básica no SUS entram em vigor; estrutura de equipes e gestão de recursos irão mudar

Novas diretrizes da atenção básica no SUS entram em vigor; estrutura de equipes e gestão de recursos irão mudar Novas diretrizes da atenção básica no SUS entram em vigor; estrutura de equipes e gestão de recursos irão mudar g1.globo.com /bemestar/noticia/novas-diretrizes-da-atencao-basica-no-sus-entram-em-vigor-estrutura-deequipes-e-gestao-de-recursos-irao-mudar.ghtml

Leia mais

Programa Qualidade de Vida e Saúde do Trabalhador. Categoria: Gestão de Pessoas Subcategoria: Classe 1

Programa Qualidade de Vida e Saúde do Trabalhador. Categoria: Gestão de Pessoas Subcategoria: Classe 1 Programa Qualidade de Vida e Saúde do Trabalhador Categoria: Gestão de Pessoas Subcategoria: Classe 1 Hospital Independência: Infraestrutura: Reconhecimento: Programa: Justificativa: Assistir a saúde do

Leia mais

Relatório 04. Dia: 11/10/2016

Relatório 04. Dia: 11/10/2016 Relatório 04 Dia: 11/10/2016 Hoje fomos acordados pelo grupo alvorada as 6:30hs e o café foi servido as 7:30hs. Depois do café tivemos um momento de interação, meu grupo ficou responsável pela faxina e

Leia mais

Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau. Exames e Resposta do Ano 2017/2018.

Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau. Exames e Resposta do Ano 2017/2018. Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau Exames e Resposta do Ano 2017/2018 Português B I Leia o seguinte texto com atenção. A Chan Sut Ieng é

Leia mais

RESGATANDO AS ATIVIDADES BÁSICAS DA ESTRATÉGIA E SAÚDE DA FAMIÍLIA: ENFOQUE EM SAÚDE DO TRABALHADOR

RESGATANDO AS ATIVIDADES BÁSICAS DA ESTRATÉGIA E SAÚDE DA FAMIÍLIA: ENFOQUE EM SAÚDE DO TRABALHADOR RESGATANDO AS ATIVIDADES BÁSICAS DA ESTRATÉGIA E SAÚDE DA FAMIÍLIA: ENFOQUE EM SAÚDE DO TRABALHADOR Camila Costa Ribeiro Simionato Luciana Caluz Carvalho Pereira MUNICÍPIO DE MARÍLIA População Estimada:

Leia mais

Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT

Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT Campo Temático Saúde da População LGBT Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde Diretoria de Atenção à Saúde Secretaria Municipal da Saúde de Salvador CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

Um lugar muito lindo, porém de difícil acesso, mas ainda assim conseguimos chegar fomos recepcionados por a cacique Dorinha, coordenadora de educação

Um lugar muito lindo, porém de difícil acesso, mas ainda assim conseguimos chegar fomos recepcionados por a cacique Dorinha, coordenadora de educação Como dizer que foi só um curso? No dia oito de Janeiro de 2015 embarquei em uma viagem, uma viagem que não imaginava que aprenderia tanto, que conheceria belíssimos lugares e pessoas maravilhosas. Fomos

Leia mais

RELATÓRIO FINAL: VERSUS, Edição de inverno Blumenau/SC, julho de 2014.

RELATÓRIO FINAL: VERSUS, Edição de inverno Blumenau/SC, julho de 2014. RELATÓRIO FINAL: VERSUS, Edição de inverno Blumenau/SC, julho de Grupo: 10 2014. Componentes: Bruna Crisleine Beck Hoeppers; Bruna Schneider; Izabel Cristina Greuel; Janise Cristiane Frees; Kathllen Alves

Leia mais

Processo de trabalho em Unidade Básica de Saúde

Processo de trabalho em Unidade Básica de Saúde Universidade Federal de Pelotas Centro de Pesquisas Epidemiológicas Departamento de Medicina Social Departamento de Enfermagem Monitoramento e Avaliação do Programa de Expansão e Consolidação da Saúde

Leia mais

Associação dos Lojistas de Decoração do ABC

Associação dos Lojistas de Decoração do ABC Associação dos Lojistas de Decoração do ABC Projeto Social Projeto Social Desde 2005, o Polo Design Center, realiza projetos de revitalização nas estruturas?sicas de InsAtuições Assistenciais da região

Leia mais

Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias

Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias PLANO VIVER SEM LIMITE O Plano está organizado em quatro eixos: Acesso à Educação; Atenção à Saúde; Inclusão Social e Acessibilidade;

Leia mais

EXPERIÊNCIAS EM PSIQUIATRIA COMUNITÁRIA

EXPERIÊNCIAS EM PSIQUIATRIA COMUNITÁRIA EXPERIÊNCIAS EM PSIQUIATRIA COMUNITÁRIA Em primeiro lugar, gostaria de agradecer o convite para estar aqui expondo um pouco da minha experiência como psiquiatra. Bom, sou psiquiatra e trabalho em uma cidade

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR RELATÓRIO DE VIVÊNCIA CAXIAS MA 2016 1 RELATÓRIO DE VIVÊNCIA O VER-SUS é um projeto que

Leia mais