Relatório de vivências VerSus Verão Recife /01 Inicio das vivências

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório de vivências VerSus Verão Recife /01 Inicio das vivências"

Transcrição

1 Relatório de vivências VerSus Verão Recife /01 Inicio das vivências No período da manhã foi realizado o acolhimento dos viventes no NAE(núcleo de apoio a eventos ). Após o almoço, nos dirigimos ao auditório da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) onde foi realizada a mesa com as convidadas Camille (secretária de gesto em saúde do Recife ) Julianna, psicóloga do trabalho e residente em saúde coletiva e Taynam, assistente social e residente em saúde da família, onde o VerSus foi apresentado aos viventes,foi discutido sobre o foco do VerSus que é conquistar uma militância voltada ao desenvolvimento do Sus, e a oportunidade de desenvolver uma formação atual diferenciada em relação ao SUS e a importância de impulsionar o sistema. Após a apresentação retornamos ao NAE onde ocorreu a apresentação de cada vivente de maneira acolhedora e onde também construímos o contrato de convivência. Após o Jantar, foi realizada a dinâmica O nosso olhar sobre o Sus onde expressamos de diferentes maneiras esse olhar. Seguiu o compartilhamento de cada visão, e logo após ocorreu a divisão dos núcleos de Base (NB S) e a confecção dos carchás e da identidade de cada NB.

2 22/01 Segundo dia de vivências Eixo: Sociedade Foi discutido sobre o texto, perguntas de um trabalhador que lê, em seguida realizado um teatro com os trabalhadores invisíveis). Em Seguida foi reunido os NB S onde junto discutimos o texto, O Papel do Trabalho Na Transformação do macaco em homem, de Em seguida ouve a discursão sobre o texto no grande grupo. No período da tarde, a convidada Taynã assistente social e residente em saúde na família, realizou conosco a dinâmica da MAIS VALIA, um verdadeiro choque de realidade para os viventes seguindo da discursão sobre o conceito de empego. No período noturno, foi realizado o teatro do oprimido, seguindo do documentário se os tubarões fosse homens. Prosseguimos com uma discursão de vídeo, e logo após a confecção pós peixinhos Origami.

3 23/01 Terceiro dia de vivências Eixo: Opressões A plenária foi iniciada com uma mística sobre opressão. Em Seguida, assistimos a um vídeo da rede Nacional de religiões Afro Brasileiras e saúde, sobre o cuidar nos terreiros. Em seguida nos dirigimos ao bairro de peixinhos na cidade de Olinda, visitar o Terreiro de religião de Matriz Africana onde conhecemos mais sobre suas crenças e costumes. Foi um momento único. As 15:30 retornamos as discursões sobre a vivencia do período da manhã, voltado para o eixo opressão religiosa seguindo de uma dinâmica maravilhosa onde os viventes eram levados a verbalizar quem éramos. Momento de confusão interior e emoção. O período noturno foi levado por uma discursão maravilhosa sobre o feminismo por cerca de 04:00 voltados para temas como: Legalização do abroto, feminismos extremistas e machismo.

4 24/01 Quarto dia de vivências Eixo:LGBTfobia / Determinantes Sociais A discursão foi aberta através de uma mística realizada sobre a violência contra a comunidade LGBT onde foi apresentado também um vídeo onde apresentava a historia de Gisberta brutalmente assassinada vitima de LGBTfobia. Também foi mencionado sobre o respeito do profissional de saúde com essa população. Determinantes Sociais No período matutino assistimos o vídeo o ciclo do caranguejo onde foi aberta a discursão no grande grupo sobre a realidade dessas pessoas, onde apesar de o relato ser um pouco antigo, nos das de hoje é bastante atual. Em seguida recebemos nosso brilhante convidado, o professor Itamar Lages, da Universidade de Pernambuco que nos proporcionou uma abertura incrível no nosso modo de pensar sobre Determinantes De Saúde.

5 25/01 Quinto dia de Vivências Promoção á saúde O dia começou pontualmente as 04:30 com a visita a academia as cidades do engenho do meio, Pernambuco onde participamos da aula de educação em saúde com diversos exercícios. Em seguida o educador Emerson sentou conosco e apresentou o maravilhoso projeto Academia das cidades e Academia Recife, onde foi expostas as Maravilhas e dificuldades de levar a frente um projeto como esse. Retornamos ao NAE onde foi dividido os NBS e direcionados aos Serviços de atenção e Promoção a Saúde: NASF: Núcleo de Atenção a Saúde da Família, CTA: Centro de aconselhamento e testagem, e o CIS: Centro integrado de saúde.

6 Retornamos no período da tarde, Onde recebemos a convidada Taynã para onde discutimos sobre os sete atributos da atenção em saúde: Contato, Logitudinalidade,integralidade, coordenação,focalização na família,orientação comunitária e competência cultural. No período noturno, foi realizada as discursões das vivencias do período da manhã.

7 26/02 Sexto dia de Vivencias Eixo: Programa mais Médicos No período da manhã, foi dividido os NB S onde fizemos o estudo da lei que regulamenta o programa mais médicos, lei de 22 de outubro de 2013 que institui o programa e reestrutura o programa de residência medica. É uma parceria entre três ministérios: Ministérios da defesa, saúde e educação, onde visa ofertar vagas e levar a medicina onde há falta desses profissionais. Em seguida a discursão foi aberta ao grande grupo e seguimos a vitória de santo Antão onde aconteceu o Grande encontro do VerSus Pernambuco.

8 A mesa desse grande e maravilhoso encontro foi representada por médicos cubanos e brasileiros onde ocorreu uma gostosa troca de experiência entre diversas realidades. Contamos também com a presença do Professor Paulo Santana. Tarde maravilhosa e proveitosa.

9 27/01 Sétimo dia de vivencias Eixo: Serviço Publico X Privado No período da manhã, assistimos o documentário SYCKO SOS SAÚDE, onde fomos levados a uma discursão sobre a diferença do Publico X Privado, temas como saúde como mercadoria, e o poder do conselho de saúde que embora muitas vezes nem sabemos que existe em determinada cidade mais é de extrema importância. No período da tarde, recebemos a convidade marciana, mestre em saúde coletiva onde foram discutidos diversos assuntos como: Nobs 91,92,93, OSC, OSS E OCIP S. No período noturno, assistimos a o vídeo da historia sobre politicas de saúde no Brasil e construímos uma linha do tempo voltada para essa história

10 28/01 Oitavo dia de vivencias Eixo: Saúde Mental No período da manhã foi feita a divisão dos GV S e direcionados a duas unidades de acolhimento em Boa Viagem e em Campo Grande e um centro de Acolhimento Piscico-social. Foi uma experiência única na área de saúde mental onde conhecemos como de fato funciona o serviço, fomos acolhidos por profissionais maravilhosos que nos apresentaram as instalações e questão do acolhimento do individuo que é essencial para que ele se sinta bem e prosseguir o tratamento até o fim com bom êxito. No período da tarde recebemos o Psicólogo Vinícius, responsável por uma residência terapêutica, houve uma troca de experiências incrível sempre voltada para o eixo, onde discutimos sobre RAPS e seus equipamentos, CAPS, CAPS AD,residências terapêuticas entre outros dispositivos.para encerrar essa tarde proveitosa, realizamos um ato de militância sobre a luta antimanicomial.

11 A noite recebemos Convidados do Programa consultório na Rua onde foi apresentado estrutura do programa, áreas de cobertura, como é feita a abordagem dessas pessoas que são atendidas no programa e também nos foi mostrado como é importante levar a essas pessoas,maneiras de redução de danos, que mesmo na rua ela possa ter uma melhor qualidade de vida.

12 29/01 Nono dia de Vivências Eixo: Movimentos sociais Recebemos no período da manhã a convidada Millena que dei inicio a dinâmica inicial onde escrevemos em um papel 10 problemas visíveis pra nos na sociedade. Em seguidas foram selecionados alguns problemas para ser discutido, onde foi esclarecido a penaria também algumas duvidas sobre movimento de direita e esquerda. Em seguida os GV S foram divididos onde recebemos temas de movimentos como: MST,UNE,FEMINISMO E LUTA ANTIMANICOMIAL. Onde ocorreu a apresentação dos gv s em forma de teatros, parodias, voltados para esses temas. No período matutino, nos dirigimos ao assentamento do MST em Paudalho-PE, onde lá conhecemos a verdadeira realidade do movimento sem terra, sua luta, historia, bem diferente do que a mídia mostra para a sociedade.

13 30/01 Decimo dia de vivencias Assentamento Chico Mendes Paudalho-PE. Após os afazeres matinais fomos recebidos por assentados que nos levaram para conhecer sua terra conquistada sempre com muita luta, ficamos bem por dentro das atividades do campo que eles realizam, tarefas do dia a dia ente outras atividades. Em seguida retornamos ao NAE, com a plenária grande momento de compartilhar as experiências de cada Gv s com cada assentado e as grandes lições desses dois dias vivenciados com eles de muito aprendizado.

14 31/02 Decimo Primeiro dia de Vivências Eixo: Papel social do Graduando Pela manhã foi realizada a mística do corredor do cuidado. Momento de muito amor, amizade, e carinho recebido de cada vivente para cada vivente. Sensacional. Após o final do corredor do cuidado iniciamos a confecção das cartas de despedida. No período da tarde, ocorreu a discursão temática dirigida pela professora Paulette (UPE) onde foram discutidos temas de extrema importância entre eles: movimentos estudantis, Carreira única, e importância da participação de estudantes em diversos congressos.

15 01/02 Décimo Segundo Dia de Vivencias Avaliações Avaliações de tudo o que aconteceu no VerSus nas diretrizes que bom, que pena e que tal. Seguimos confeccionando as cartas de despedidas. No período matutino ocorreu o ultimo momento com a aula de biodanza coma professora Lorena. E logo após a customização da nossa bandeira. Sem duvida a melhor experiência da minha vida acadêmica e levarei pra minha pratica sempre cada eixo, cada lição. Maria Karolyna Gonçalves, Vivente, VerSus verão 2016

Relatório de Vivência 206.1

Relatório de Vivência 206.1 Relatório de Vivência 206.1 Larissa Raianne Sanguinete Monteiro dos Santos Graduanda em Saúde Coletiva, UFPE. RECIFE, PE. 2016 No primeiro dia da vivência, fomos recebidos no NAE ( Núcleo de Apoio a Eventos)

Leia mais

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS 2016.2 IMPERATRIZ-MA 2016 A 3º edição do VER-SUS Imperatriz foi realizada no período de 12 a 18 de agosto de 2016. Uma experiência única, proporcionou

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL.

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL. RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL. O Projeto ocorreu entre os dias 10 e 22 de dezembro. Neste período ficamos alojados na Universidade Federal de Alagoas.

Leia mais

VER-SUS-Imperatriz-MA

VER-SUS-Imperatriz-MA VER-SUS-Imperatriz-MA 2016.1 Relatoria de Vivencia Alana Bethyere Rodrigues Silva Acadêmica de Enfermagem-UFMA CCSST VER-SUS (Imperatriz-Ma) 06/01/2016 Foi o dia que a nossa vivência teve início. Fomos

Leia mais

Vivências E Estágios Na Realidade Do Sistema Único De Saúde- Edição / Cidade: Moreno

Vivências E Estágios Na Realidade Do Sistema Único De Saúde- Edição / Cidade: Moreno Vivências E Estágios Na Realidade Do Sistema Único De Saúde- Edição 2016.2 / Cidade: Moreno Portfólio: Experiência Do Projeto Versus 2016 Vivente: Amanda Rodrigues Lima dos Santos Discente do 7 período

Leia mais

Relatório VER-SUS Arapiraca / Al,

Relatório VER-SUS Arapiraca / Al, MINISTÉRIO DA SAÚDE- MS Relatório VER-SUS Arapiraca / Al, 2016.1 Acadêmica de enfermagem: Tatiane da Silva Santos Local de Execução: Serviços de saúde do municipio e Universidade Estadual de Alagoas UNEAL,

Leia mais

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO AGOSTO DE 2016 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 Na segunda-feira de manhã, 01 de agosto, teve o primeiro

Leia mais

RELATÓRIO VERSUS VERÃO 2016

RELATÓRIO VERSUS VERÃO 2016 RELATÓRIO VERSUS VERÃO 2016 Viviane Correia da Silva Enfermeira/Discente de Educação Física pela UFPE/CAV Facilitadora do NB 5 Vivência realizada na cidade de Vitória de Santo Antão no espaço do Centro

Leia mais

PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2

PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2 PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2 VIVENTE: ARTHUR DAYRELL Iniciada dia 12 de novembro de 2016, a segunda edição do VER-SUS realizada em Uberlândia teve início no Centro de Convivências da Universidade

Leia mais

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO VER-SUS Vivencias e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, um projeto estratégico do ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida que tem como foco a formação de militantes para o SUS. Facilitador:

Leia mais

VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA

VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA Edith Monielyck Mendonça Batista Período: 01 a 10/08/2015 1 VISÃO SOBRE A VIVÊNCIA O VER-SUS foi uma experiência que permitiu o contato com realidade que talvez não

Leia mais

VER-SUS Local: Assentamento Che Guevara Moreno/PE Vivente: David Yuri Souto Ayres Período de Vivência: 10/12/2016 à 23/10/2016

VER-SUS Local: Assentamento Che Guevara Moreno/PE Vivente: David Yuri Souto Ayres Período de Vivência: 10/12/2016 à 23/10/2016 VER-SUS 2016.2 Local: Assentamento Che Guevara Moreno/PE Vivente: David Yuri Souto Ayres Período de Vivência: 10/12/2016 à 23/10/2016 Portfólio VER-SUS 2016.2 O acolhimento dos viventes foi bastante dinâmico

Leia mais

Relatório VERSUS Vitória de Santo Antão. Universidade Federal de Pernambuco (CAV) Centro Acadêmico de Vitória.

Relatório VERSUS Vitória de Santo Antão. Universidade Federal de Pernambuco (CAV) Centro Acadêmico de Vitória. Relatório VERSUS 2016.1 Vitória de Santo Antão Universidade Federal de Pernambuco (CAV) Centro Acadêmico de Vitória. Posso afirmar que o VERSUS foi uma oportunidade linda e única em minha vida, pois entre

Leia mais

Terça feira, 16/01/2018, estávamos no terceiro dia da vivência, foi o dia que aconteceu nossa primeira visita externa para a Unidade de Saúde da

Terça feira, 16/01/2018, estávamos no terceiro dia da vivência, foi o dia que aconteceu nossa primeira visita externa para a Unidade de Saúde da VER-SUS 2018.1 No dia, 14/01/2018, deu início ao VER-SUS Maceió/AL, aproximadamente as 14:00h da tarde. Ao chegarmos fomos para a plenária, local onde aconteceu a apresentação de cada vivente e a separação

Leia mais

EDITAL Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - CAPSAD GREGÓRIO DE MATOS

EDITAL Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - CAPSAD GREGÓRIO DE MATOS EDITAL Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - CAPSAD GREGÓRIO DE MATOS O CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (CAPSad) GREGÓRIO DE MATO, com sede no Largo Terreiro de Jesus, s/n Centro

Leia mais

Vera Lúcia Gomes Rocha

Vera Lúcia Gomes Rocha Vera Lúcia Gomes Rocha Relatório da vivência VER-SUS/ 2016.1 Arapiraca Maceió- AL 04-01-16: O período da manhã foi disponibilizado para a chegada dos viventes e para a organização das acomodações no prédio

Leia mais

Relatório Ver-SUS Verão 2016 Recife-PE

Relatório Ver-SUS Verão 2016 Recife-PE Relatório Ver-SUS Verão 2016 Recife-PE Dia 21/01/16 1º dia O caminho trilhado até chegar nesta edição do Ver-SUS estava repleto de obstáculos. As dificuldades em estar na cidade do Recife foram muitas,

Leia mais

EDITAL Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - CAPSAD GREGÓRIO DE MATOS

EDITAL Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - CAPSAD GREGÓRIO DE MATOS EDITAL Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - CAPSAD GREGÓRIO DE MATOS O CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (CAPSad) GREGÓRIO DE MATOS, com sede no Largo Terreiro de Jesus, s/n

Leia mais

PORTIFÓLIO VER-SUS POTIGUARAS RN

PORTIFÓLIO VER-SUS POTIGUARAS RN PORTIFÓLIO VER-SUS POTIGUARAS RN 2016.1 ANDRÉ FELIPE BANDEIRA CAVALCANTE 1 Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós. Manoel de Barros 1 Estudante graduando

Leia mais

Um lugar muito lindo, porém de difícil acesso, mas ainda assim conseguimos chegar fomos recepcionados por a cacique Dorinha, coordenadora de educação

Um lugar muito lindo, porém de difícil acesso, mas ainda assim conseguimos chegar fomos recepcionados por a cacique Dorinha, coordenadora de educação Como dizer que foi só um curso? No dia oito de Janeiro de 2015 embarquei em uma viagem, uma viagem que não imaginava que aprenderia tanto, que conheceria belíssimos lugares e pessoas maravilhosas. Fomos

Leia mais

Relatório de Vivência - VER-SUS. São Luís - MA

Relatório de Vivência - VER-SUS. São Luís - MA Vivente: Icariane Barros de Santana Araújo Relatório de Vivência - VER-SUS São Luís - MA Transmita amor, por onde for! Vivência: 06/09/2016 a 13/09/2016 Data: 06/09/2016 As atividades se iniciaram com

Leia mais

PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos

PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), Brasil, Montes Altos-MA, 08 a 14 de janeiro, 2018. Jheimyson Rêgo Barnabé, estudante de medicina Universidade

Leia mais

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 VIVENTE: Sarah Rakel Barbosa Rocha, acadêmica de Psicologia,7º período da Faculdade Pitágoras- São luís.

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS VIVENTE: GEYSA DA SILVA BEZERRA CURSO: FISIOTERAPIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS VIVENTE: GEYSA DA SILVA BEZERRA CURSO: FISIOTERAPIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI 1 RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS VIVENTE: GEYSA DA SILVA BEZERRA CURSO: FISIOTERAPIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI PARNAÍBA-PI 2016.2 2 RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS MA 2016.2

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA MINISTÉRIO DA SAÚDE VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SUS PROJETO: VER- SUS/NATAL-RN PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA Carol Rebouças da Silva NATAL/RN Janeiro de 2016 08/01/2016 Primeiro dia de vivência Meu dia

Leia mais

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS Na cidade Paço do Lumiar 2016.1 Vivente: JACYENNE DE ARAUJO BATISTA Acadêmica de Fisioterapia na Universidade Federal do

Leia mais

Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde

Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde Ver-SUS - Zona da Mata Paraibana / 2015.2 Vivente: Dilayne Diniz Pereira dos Santos João Pessoa, PB Agosto de 2015 Introdução O Ver-SUS Zona

Leia mais

Saúde Popular, combina com você é pra mudar o SUS e fazer acontecer. Alyne Silva Macedo, Vivência

Saúde Popular, combina com você é pra mudar o SUS e fazer acontecer. Alyne Silva Macedo, Vivência Saúde Popular, combina com você é pra mudar o SUS e fazer acontecer Alyne Silva Macedo, Vivência 2016.2 RELATÓRIO VER SUS 2016.2 10 a 23 de dezembro de 2016, Moreno Região Metropolitana do Recife. INTRODUÇÃO

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Para Instituto de Ciências da Saúde

Serviço Público Federal Universidade Federal do Para Instituto de Ciências da Saúde Serviço Público Federal Universidade Federal do Para Instituto de Ciências da Saúde Vivência e Estágio Na Realidade do Sistema Único de Saúde nos municípios de Breves e Benevides. Edição Inverno 2012 Projeto

Leia mais

VER SUS ALAGOAS: ARAPIRACA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA 04 A 15/01/16

VER SUS ALAGOAS: ARAPIRACA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA 04 A 15/01/16 VER SUS 2016.1 ALAGOAS: ARAPIRACA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA 04 A 15/01/16 Vivente: Luiza Maria Parise Morales RG: 2002006016612 SEDS/AL Curso: Ciências Biomédicas Instituição: USP Universidade de São Paulo

Leia mais

RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016

RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016 RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016 Entre os dias 15 e 22 de fevereiro de 2016, ocorreu o Estágio de Vivência na Realidade do Sistema Único de Saúde VER-SUS, na cidade de Belo Horizonte. Como proposta,

Leia mais

Ousar lutar, Organizando a Juventude para a Constru

Ousar lutar, Organizando a Juventude para a Constru Ousar lutar, Organizando a Juventude para a Constru C onstrução o de um SUS Popular. " Os sonhos verdadeiros são coerentes; espalham em cada passo um bocado de sementes, para fazer o jardim do amanhecer.

Leia mais

Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia:

Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia: Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia: Teve início a 4ª vivência do VerSus. Cada equipe foi encaminhada para seus locais conforme o sorteio. Minha equipe foi composta

Leia mais

Portfólio. Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015

Portfólio. Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015 Portfólio Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015 Um grupo de 27 viventes e 8 facilitadores vindouros de diversos estados do país, inclusive de outro país,

Leia mais

O CUIDADO TERRITORIAL: UM OLHAR SOBRE A SAÚDE MENTAL E A ATENÇÃO BÁSICA 1

O CUIDADO TERRITORIAL: UM OLHAR SOBRE A SAÚDE MENTAL E A ATENÇÃO BÁSICA 1 O CUIDADO TERRITORIAL: UM OLHAR SOBRE A SAÚDE MENTAL E A ATENÇÃO BÁSICA 1 Camila Eichelberg Madruga 2, Valéria Baccarin Ianiski 3, Adriane Cristine Oss-Emer Soares Alpe 4. 1 Relato de experiência desenvolvida

Leia mais

A NOSSA REBELDIA É VER UM SUS POPULAR!

A NOSSA REBELDIA É VER UM SUS POPULAR! A NOSSA REBELDIA É VER UM SUS POPULAR! VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE - 2016.2 PORTFÓLIO DE VIVÊNCIAS Portfólio desenvolvido através da vivência

Leia mais

O nome grupo vem devido à necessidade de se formar profissionais que possam acolher melhor quem busca atendimento de saúde no âmbito do SUS.

O nome grupo vem devido à necessidade de se formar profissionais que possam acolher melhor quem busca atendimento de saúde no âmbito do SUS. Relatório de vivência VERSUS Imperatriz Local: Universidade Federal do Maranhão Período: 06/01/2016 a 17/01/2016 Facilitadora: Thailane Maria Silva Santana O primeiro contato do grupo aconteceu a partir

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS V VER-SUS NO VALE DO SÃO FRANCISCO "A ORGANIZAÇÃO POPULAR NA LUTA PELA SAÚDE NO SEMIÁRIDO" THAYSSA CARVALHO SOUZA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS V VER-SUS NO VALE DO SÃO FRANCISCO A ORGANIZAÇÃO POPULAR NA LUTA PELA SAÚDE NO SEMIÁRIDO THAYSSA CARVALHO SOUZA RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS V VER-SUS NO VALE DO SÃO FRANCISCO "A ORGANIZAÇÃO POPULAR NA LUTA PELA SAÚDE NO SEMIÁRIDO" THAYSSA CARVALHO SOUZA O aumento do conhecimento é como uma esfera dilatando-se no espaço:

Leia mais

RELATÓRIO VERSUS SAÚDE DO CAMPO. Assentamento Normandia, Caruaru, 03 de Agosto de 2015.

RELATÓRIO VERSUS SAÚDE DO CAMPO. Assentamento Normandia, Caruaru, 03 de Agosto de 2015. RELATÓRIO VERSUS SAÚDE DO CAMPO Taynan Barbosa Mendes Barreto Assistente Social, Residente em Saúde da Família UPE Facilitadora do NB: LutaSUS Assentamento Normandia, Caruaru, 03 de Agosto de 2015. Eixo

Leia mais

INTERFACE CAPS E PSF UMA EXPERIÊNCIA DE

INTERFACE CAPS E PSF UMA EXPERIÊNCIA DE INTERFACE CAPS E PSF UMA EXPERIÊNCIA DE RESPEITO E SUCESSO EXPERIÊNCIA DE ARACAJU 2002 Ampliação do PSF cobertura de 70% da população; Implantação do Acolhimento; Na Saúde Mental a implantação de equipes

Leia mais

VER-SUS edição de verão 2016/1 Santa Maria- Rio Grande do Sul Fernanda Soares Martins

VER-SUS edição de verão 2016/1 Santa Maria- Rio Grande do Sul Fernanda Soares Martins VER-SUS edição de verão 2016/1 Santa Maria- Rio Grande do Sul Fernanda Soares Martins Relatório de Vivência 2016/1 Inicialmente ocorreu o acolhimento. Apresentação do projeto, histórico, estabelecimento

Leia mais

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT Amanda Souza da Silva Araujo Vivência: 23/10/2016 à 29/10/16 Versus é mais do que viver a realidade SUS, é renascer em cada dificuldade, é chorar em cada

Leia mais

FERNANDA VICENZI PAVAN RELATÓRIO VERSUS IMPERATRIZ- MARANHÃO

FERNANDA VICENZI PAVAN RELATÓRIO VERSUS IMPERATRIZ- MARANHÃO FERNANDA VICENZI PAVAN RELATÓRIO VERSUS 2016.1 IMPERATRIZ- MARANHÃO VERÃO 2016 Logo no primeiro momento, ainda no aeroporto, vindo de Santa Catarina, três pessoas da comissão organizadora me receberam

Leia mais

RAFAEL BRUNO DA SILVEIRA ALVES. 27 ANOS. ACADÊMICO DE MEDICINA DA UFCG, 12º SEMESTRE. PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIA. VIVÊNCIA

RAFAEL BRUNO DA SILVEIRA ALVES. 27 ANOS. ACADÊMICO DE MEDICINA DA UFCG, 12º SEMESTRE. PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIA. VIVÊNCIA RAFAEL BRUNO DA SILVEIRA ALVES. 27 ANOS. ACADÊMICO DE MEDICINA DA UFCG, 12º SEMESTRE. PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIA. VIVÊNCIA 2016.2. CAJAZEIRAS-PB. 1º Dia (27/10/2016) No primeiro dia, após o jantar

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA- FACILITADOR DISCENTE: ALINE SANTANA FIGUEIREDO

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA- FACILITADOR DISCENTE: ALINE SANTANA FIGUEIREDO RELATÓRIO DE VIVÊNCIA- FACILITADOR DISCENTE: ALINE SANTANA FIGUEIREDO VER-SUS IMPERATRIZ 2016.1 1. Visão Geral do Evento Os estágios e vivências constituem importantes dispositivos que permitem tanto aos

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde Ministério da Saúde RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS Vivente: Jainara Dias da Silva Ciências Farmacêuticas

Leia mais

REDUÇÃO DE DANOS COMO ESTRATÉGIA DE ATENÇÃO E CUIDADO INTEGRAL EM SAÚDE: Políticas, vivências, intervenções e qualificação profissional

REDUÇÃO DE DANOS COMO ESTRATÉGIA DE ATENÇÃO E CUIDADO INTEGRAL EM SAÚDE: Políticas, vivências, intervenções e qualificação profissional UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL REDUÇÃO DE DANOS COMO ESTRATÉGIA DE ATENÇÃO E CUIDADO

Leia mais

Participei do Grupo 4 que tinha como foco de visitações a Área Programática 5.3, compreendendo os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba.

Participei do Grupo 4 que tinha como foco de visitações a Área Programática 5.3, compreendendo os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba. Esse relatório tem como objetivo apresentar os meus dias de vivência no programa VERSUS na cidade do Rio de Janeiro. Foram vários dias muito produtivos e que me trouxeram muito contato com a realidade

Leia mais

Oficina de Lambe Coletiva Armoço Oficinas para Calouras CCM Distribuição de Panfletos Coletiva Afetadas Organização: Coletiva Armoço, DOCCA e DIV

Oficina de Lambe Coletiva Armoço Oficinas para Calouras CCM Distribuição de Panfletos Coletiva Afetadas Organização: Coletiva Armoço, DOCCA e DIV SEGUNDA 5 de março de 2018 Mesa de abertura da Semana da Mulher Prof.ª Marcia Abrahão Reitora da Prof. André Reis Decano de Assuntos Comunitários da Conferência Gênero e os desafios para a democracia Prof.ª

Leia mais

UECE ) Bloco dos Cursos. Começar do simples, falar sobre os blocos de cada curso que vocês terão aula pelo resto da graduação.

UECE ) Bloco dos Cursos. Começar do simples, falar sobre os blocos de cada curso que vocês terão aula pelo resto da graduação. UECE 2015.2 Fala bicharada, beleza? Então como prometi, venho aqui disponibilizar algumas informações para vocês sobre a 1ª semana de aula. E parabenizar mais uma vez a todos que conseguiram essa vitória

Leia mais

Ministério da Saúde. Rede Unida. Sistema Único de Saúde. Vivencias e Estágios na Realidade do Sistema Único de saúde- VERSUS

Ministério da Saúde. Rede Unida. Sistema Único de Saúde. Vivencias e Estágios na Realidade do Sistema Único de saúde- VERSUS Ministério da Saúde Rede Unida Sistema Único de Saúde Vivencias e Estágios na Realidade do Sistema Único de saúde- VERSUS MONIQUE MAIARA ALMEIDA DE OLIVEIRA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA V EDIÇÃO DO VER-SUS NO

Leia mais

Relatório de vivência no sertão do Pajeú

Relatório de vivência no sertão do Pajeú Relatório de vivência no sertão do Pajeú Do dia 08 a 21 de janeiro de 2015, houve o primeiro estágio de vivência do ano o qual tive o privilegio de participar. Este estágio ocorreu no sertão do Pajeú na

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA Gardenia Aragão Pereira VER SUS JOÃO PESSOA, 2015 O VER-SUS João Pessoa aconteceu entre os dias 1 a 10 de março de 2015, com sede na Universidade Federal da Paraíba-UFPB e contou

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO:

POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO: Princípios, objetivos e diretrizes 19/05/2014 Dorisângela Lima - Assistente

Leia mais

PORTFÓLIO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA DO SUS

PORTFÓLIO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA DO SUS PORTFÓLIO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA DO SUS VIVENTE: DINORAH DE FRANÇA LIMA NATAL/ RN Primeiro dia de vivência (08/01) A partir do momento da concentração do grupo percebi a diversidade dos viventes, de como

Leia mais

Relato de experiência vivenciado em Cuiabá/MT nas unidades do SUS

Relato de experiência vivenciado em Cuiabá/MT nas unidades do SUS Vivente: Érica Gonçalves Silva UFMT de Rondonópolis/MT Relato de experiência vivenciado em Cuiabá/MT nas unidades do SUS Durante o dia 09 até 18 de janeiro de dois mil e dezesseis em Cuiabá/MT, ocorreu

Leia mais

Aluna do 12º período do curso de medicina da UFMG matrícula

Aluna do 12º período do curso de medicina da UFMG matrícula Relatório VER-SUS Palmas/TO Agosto/2016 Vivente: Fernanda Cotrim Stefanelli Aluna do 12º período do curso de medicina da UFMG matrícula 2011039902 DIA 1: 01/08/16 Manhã O primeiro dia de vivência foi iniciado

Leia mais

RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI. Frederico Westphalen

RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI. Frederico Westphalen RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI Frederico Westphalen 2016.2 Cícera Michel Facilitadora A experiência do VERSUS Alto Uruguai após recepção da 19º. Coordenadoria de saúde ficou hospedada

Leia mais

Relatório VER-SUS Bezerros Verão Jadson de Aguiar Arruda. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura.

Relatório VER-SUS Bezerros Verão Jadson de Aguiar Arruda. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura. Relatório VER-SUS Bezerros Verão 2016.1 Jadson de Aguiar Arruda Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura. Guimarães Rosa 1 dia - Eixo: Acolhimento e Impressões do SUS A iniciação

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA. 1º dia:

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA. 1º dia: RELATÓRIO DE VIVÊNCIA 1º dia: Iniciamos o primeiro dia de nossa vivência com o acolhimento na Universidade Ceuma, onde os Facilitadores e Comissão Organizadora se apresentaram e depois cada vivente fez

Leia mais

EDITAL - CURSO DE EXTENSÃO PROMOVIDO PELA PUCPR EM PARCERIA COM KENT STATE UNIVERSITY SEDE CAMPUS FLORENÇA/ITÁLIA

EDITAL - CURSO DE EXTENSÃO PROMOVIDO PELA PUCPR EM PARCERIA COM KENT STATE UNIVERSITY SEDE CAMPUS FLORENÇA/ITÁLIA EDITAL - CURSO DE EXTENSÃO PROMOVIDO PELA PUCPR EM PARCERIA COM KENT STATE UNIVERSITY SEDE CAMPUS FLORENÇA/ITÁLIA Kent State University Campus Florença 1. APRESENTAÇÃO A parceria internacional entre a

Leia mais

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS RELATÓRIO DO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL: JOÃO

Leia mais

DIÁRIO DE CAMPO VERSUS Saúde no Campo

DIÁRIO DE CAMPO VERSUS Saúde no Campo DIÁRIO DE CAMPO VERSUS Saúde no Campo Primeiro Dia (03/08/2015 Segunda-feira) Eixo: Acolhimento Após chegarmos no Assentamento Paulo Freire em Normandia/Caruaru foi nos apresentado o nosso quarto e as

Leia mais

Relatório final VER SUS Arapiraca, Alagoas. 23 a 31 de Janeiro de º DIA DE VIVÊNCIA 23/01/2015

Relatório final VER SUS Arapiraca, Alagoas. 23 a 31 de Janeiro de º DIA DE VIVÊNCIA 23/01/2015 Relatório final VER SUS 2015.1 Arapiraca, Alagoas. 23 a 31 de Janeiro de 2015 Vivente:Deyse dos Santos Oliveira Enfermagem Centro Universitário Tiradentes - Unit 1º DIA DE VIVÊNCIA 23/01/2015 O VER SUS

Leia mais

8 a 10 de outubro de 2015 Auditório da Universidade FUMEC (Rua Cobre, 200, Bairro Cruzeiro BH/MG)

8 a 10 de outubro de 2015 Auditório da Universidade FUMEC (Rua Cobre, 200, Bairro Cruzeiro BH/MG) 8 de outubro 8h30 - ABERTURA OFICIAL 8 a 10 de outubro de 2015 Auditório da Universidade FUMEC (Rua Cobre, 200, Bairro Cruzeiro BH/MG) - CRP-MG - SES/MG - Coordenação Estadual de Saúde Mental de Minas

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO Nº 01/ BASQUETE

BOLETIM INFORMATIVO Nº 01/ BASQUETE INFORMATIVO Nº 01/05-2015 BASQUETE No Centro de Referência Esportiva do Recôncavo da Bahia, a modalidade Basquete iniciou o mês de maio construindo a nova sequencia didática, selecionando os conteúdos

Leia mais

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Prevenção Educação, Informação e Capacitação Cuidado Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Autoridade Enfrentamento ao tráfico de drogas e às organizações criminosas Crack, é

Leia mais

Ações do Setembro Amarelo em Pernambuco

Ações do Setembro Amarelo em Pernambuco Ações do Setembro Amarelo em Pernambuco Promovidas pela Sociedade Pernambucana de Psiquiatria, instituições parceiras, universidades e estimuladas pela mídia. COLETIVA DE IMPRENSA PARA DIVULGAR AÇÕES Para

Leia mais

Ministério da Saúde. Sistema Único de Saúde. Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF

Ministério da Saúde. Sistema Único de Saúde. Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF Ministério da Saúde Sistema Único de Saúde Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF Vivencias e Estágios na Realidade do Sistema Único de saúde- VERSUS LÍVIA THAÍS LIMA DE SOUSA RELATÓRIO

Leia mais

ATIVIDADES FEVEREIRO

ATIVIDADES FEVEREIRO RELATÓRIO PARCIAL DE DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES FEVEREIRO - 2016 Equipe Coordenação: Hugo Felipe da Silva Lima Técnicos/as Recife-PE: Laura Souto Maior Kerstenetzky Advogada Vinícius Araújo do Nascimento

Leia mais

14 e 15 de Novembro de 2008

14 e 15 de Novembro de 2008 IV SIMPÓSIO DE SAÚDE COLETIVA E SAÚDE MENTAL: CONTRA OS EXCESSOS DE TEORIA OU DE PRATICA: UMA INTERLO(U)CUÇÃO 14 e 15 de Novembro de 2008 1) Apresentação: O Simpósio, que vem sendo realizado anualmente

Leia mais

Atividades do Curso de Psicologia 2016

Atividades do Curso de Psicologia 2016 Atividades do Curso de Psicologia 2016 NOTÍCIAS DE ABRIL 1) Palestra sobre o autismo é realizada no curso de Psicologia Na sexta-feira, dia 1º de abril, o curso de Psicologia organizou palestra sobre o

Leia mais

SAÚDE COLETIVA HISTÓRICO DA SAÚDE NO BRASIL

SAÚDE COLETIVA HISTÓRICO DA SAÚDE NO BRASIL SAÚDE COLETIVA HISTÓRICO DA SAÚDE NO BRASIL Prof.ª Dr.ª Rosana Carneiro Tavares I. Histórico do sistema de saúde brasileiro: Linha do tempo Brasil: um século de historia... 1900 - Sanitarismo Campanhista

Leia mais

Endereço: Rua Mario Batalha, nº 57, Bairro de Fátima, Serra. ES

Endereço: Rua Mario Batalha, nº 57, Bairro de Fátima, Serra. ES RELATÓRIO FINAL Nome: Nilzete dos Santos Aguiar Escolaridade: Pós graduada Idade: 45 anos Profissão: Assistente Social Endereço: Rua Mario Batalha, nº 57, Bairro de Fátima, Serra. ES. 29160-781. DESENVOLVIMENTO:

Leia mais

VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO

VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO Facilitadora: Fabiane Santos Barros Acadêmica de Enfermagem UFT Palmas-TO O VER-SUS Tocantins, edição de verão 2016 aconteceu do dia 11 a 17 de janeiro, na cidade

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA O PET-SAÚDE NO ANO LETIVO DE /2013.1

EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA O PET-SAÚDE NO ANO LETIVO DE /2013.1 EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA O PET-SAÚDE NO ANO LETIVO DE 2012.2/2013.1 O Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde constitui-se em um instrumento para viabilizar programas de aperfeiçoamento

Leia mais

ATIVIDADES ABRIL

ATIVIDADES ABRIL RELATÓRIO PARCIAL DE DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES ABRIL - 2016 Equipe Coordenação: Hugo Felipe da Silva Lima Técnicos/as Recife-PE: Laura Souto Maior Kerstenetzky Advogada Vinícius Araújo do Nascimento

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES VIVÊNCIA E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EDIÇÃO 2016.2 VER SUS PARÁ/ MOSQUEIRO VIVENTE: Benedita Rafaela Silva Barreiros FACILITADORA: Juliana RELATÓRIO DAS ATIVIDADES CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Leia mais

Relatório VER-SUS Lapa,Paraná

Relatório VER-SUS Lapa,Paraná Relatório VER-SUS Lapa,Paraná Sou Ana Flavia Fontes, acadêmica de Nutrição na Universidade Federal do Paraná e venho através deste, descrever a minha experiência de vivente no VER- SUS. Ocorreu na cidade

Leia mais

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS) IMPERATRIZ MA RELATÓRIO INDIVIDUAL DE VIVÊNCIA

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS) IMPERATRIZ MA RELATÓRIO INDIVIDUAL DE VIVÊNCIA VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS) IMPERATRIZ MA 2016.2 RELATÓRIO INDIVIDUAL DE VIVÊNCIA Bacabal MA 2016 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA CAMPUS BACABAL CURSO

Leia mais

O SUS como escola: relato de experiência de uma Unidade docente-assistencial do município de Florianópolis

O SUS como escola: relato de experiência de uma Unidade docente-assistencial do município de Florianópolis TÍTULO DA PRÁTICA: O SUS como escola: relato de experiência de uma Unidade docente-assistencial do município de Florianópolis CÓDIGO DA PRÁTICA: T71 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA HELOISA PADESKI RODONISKI 1. SOBRE A FACILITADORA Heloisa Padeski Rodoniski, 20 anos, natural de Curitiba/PR e residente do mesmo. Atualmente graduanda do curso de Farmácia da Universidade

Leia mais

Shanna Duarte Lima Estagiária do Curso de Bacharelado em Turismo. Equipe: Ivone Maio Gerente Roque Lemanski Guia de Turismo

Shanna Duarte Lima Estagiária do Curso de Bacharelado em Turismo. Equipe: Ivone Maio Gerente Roque Lemanski Guia de Turismo A Escola Social de Turismo de Porto Alegre atua desde 2011 para a qualificação profissional e a sensibilização turística de residentes. As atividades são desenvolvidas por meio de palestras, encontros

Leia mais

Dia 09 Nesse segundo dia foi estabelecido que ele estava separado para conhecer melhor a cidade e para termos uma interação maior. Alugamos um carro e

Dia 09 Nesse segundo dia foi estabelecido que ele estava separado para conhecer melhor a cidade e para termos uma interação maior. Alugamos um carro e Portfolio do dia 8 Finalmente chegou o grande dia, o início de mais uma vivência, o dia que marcaria o inicio de uma caminhada longa e árdua, cheia de desafios e de fortes emoções. Ao desembarcamos no

Leia mais

ATIVIDADES MARÇO

ATIVIDADES MARÇO RELATÓRIO PARCIAL DE DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES MARÇO - 2016 Equipe Coordenação: Hugo Felipe da Silva Lima Técnicos/as Recife-PE: Laura Souto Maior Kerstenetzky Advogada Vinícius Araújo do Nascimento

Leia mais

VER-SUS BRAGANÇA 2017/2018 ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS

VER-SUS BRAGANÇA 2017/2018 ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS VER-SUS BRAGANÇA 2017/2018 ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS Portifólio de Vivência Belém, 09 de Fevereiro de 2018 Relato de Experiência de um acadêmico de direito e usuário do SUS a respeito da

Leia mais

União dos Estudantes da Bahia

União dos Estudantes da Bahia União dos Estudantes da Bahia Filiada à: União Nacional dos Estudantes PROGRAMAÇÃO DO 5 CONGRESSO DA UEB Vitória da Conquista BA 2013 TEMA: 70 anos na Terra do Sol: Universidade, Sertão e Desenvolvimento.

Leia mais

SEMINÁRIO REGIONAL: PERNAMBUCO PELOS DIREITOS HUMANOS.

SEMINÁRIO REGIONAL: PERNAMBUCO PELOS DIREITOS HUMANOS. SEMINÁRIO REGIONAL: PERNAMBUCO PELOS DIREITOS HUMANOS. O GOVERNO DE PERNAMBUCO REALIZARÁ NAS 12 REGIÕES DE DESENVOLVIMENTO DO NOSSO ESTADO AS SEMANAS DE DIREITOS HUMANOS. A INICIATIVA FORTALECE A DEFESA

Leia mais

ATIVIDADES JANEIRO

ATIVIDADES JANEIRO RELATÓRIO PARCIAL DE DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES JANEIRO - 2015 Equipe Coordenação: Hugo Felipe da Silva Lima Técnicos/as Recife-PE: Laura Souto Maior Kerstenetzky Advogada Edivânia Caitano de Souza

Leia mais

Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias

Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias PLANO VIVER SEM LIMITE O Plano está organizado em quatro eixos: Acesso à Educação; Atenção à Saúde; Inclusão Social e Acessibilidade;

Leia mais

TROCANDO SABERES: EXPERIÊNCIA DE ACOLHIMENTO AOS ESTUDANTES INGRESSOS DO CURSO DE MEDICINA EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS

TROCANDO SABERES: EXPERIÊNCIA DE ACOLHIMENTO AOS ESTUDANTES INGRESSOS DO CURSO DE MEDICINA EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS TROCANDO SABERES: EXPERIÊNCIA DE ACOLHIMENTO AOS ESTUDANTES INGRESSOS DO CURSO DE MEDICINA EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS Wanessa da Silva Gomes (1); Mariana de Araújo Barros Tavares (1); Thaysa Monteiro Sobreira

Leia mais

Projeto Comenius 2012/2014

Projeto Comenius 2012/2014 Projeto Comenius 2012/2014 Veranwortungsbewussterkonsum Consumir em consciência No âmbito do 6º encontro do projeto comenius, que se realizou na Roménia, na escola Cu Clasele I-VIII lon Luca Caragiale

Leia mais

Programa de Atenção Integral às Vítimas da Violência

Programa de Atenção Integral às Vítimas da Violência O que fazemos? Buscamos prevenir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que agregam homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Objetivos Assegurar a assistência jurídica,

Leia mais

III Encontro dos Grupos PET de Minas Gerais (III UAI PET) Relato de Viagem. Pompilio Guimarães Reis Filho

III Encontro dos Grupos PET de Minas Gerais (III UAI PET) Relato de Viagem. Pompilio Guimarães Reis Filho III Encontro dos Grupos PET de Minas Gerais (III UAI PET) Relato de Viagem Pompilio Guimarães Reis Filho 28/04/2011 1 Introdução O presente relatório apresenta dados da viagem realizada pelo grupo PET-

Leia mais

REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: PRINCÍPIOS, DIREITOS E ORIENTAÇÕES. ENSINO RELIGIOSO 1.º ao 9.º Ensino Fundamental

REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: PRINCÍPIOS, DIREITOS E ORIENTAÇÕES. ENSINO RELIGIOSO 1.º ao 9.º Ensino Fundamental REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: PRINCÍPIOS, DIREITOS E ORIENTAÇÕES ENSINO RELIGIOSO 1.º ao 9.º Ensino Fundamental REDATORES DE CURRÍCULO PARANÁ ENSINO RELIGIOSO Prof.ª Brígida K. Liechocki ASSINTEC Prof.

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DO RESIDENTE MULTIPROFISSIONAL NA RELATORIA DAS PRÉ- CONFERÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE CANOAS/RS

A EXPERIÊNCIA DO RESIDENTE MULTIPROFISSIONAL NA RELATORIA DAS PRÉ- CONFERÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE CANOAS/RS Anais Expoulbra 20 22 Outubro 2015 Canoas, RS, Brasil A EXPERIÊNCIA DO RESIDENTE MULTIPROFISSIONAL NA RELATORIA DAS PRÉ- CONFERÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE CANOAS/RS Bruno H. Santos Residente do Programa de

Leia mais

RELÁTORIO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA VER-SUS SÃO JOSÉ DO RIBAMAR/MA

RELÁTORIO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA VER-SUS SÃO JOSÉ DO RIBAMAR/MA RELÁTORIO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA VER-SUS SÃO JOSÉ DO RIBAMAR/MA Rafael Cotta Carvalho Vivente São José de Ribamar, 2016 Primeiro dia de vivência - 13/02/2016 (Sábado) Saí de Minas Gerais e vim para um

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO 3º CONGRESSO DA CSP-CONLUTAS CENTRAL SINDICAL E POPULAR

REGIMENTO INTERNO DO 3º CONGRESSO DA CSP-CONLUTAS CENTRAL SINDICAL E POPULAR REGIMENTO INTERNO DO 3º CONGRESSO DA CSP-CONLUTAS CENTRAL SINDICAL E POPULAR Capítulo I da Convocação, objetivos, organização, local, data e participantes: Art. 1º O 3º Congresso da CSP-Conlutas Central

Leia mais

Relatório de vivencias Ver SUS

Relatório de vivencias Ver SUS Relatório de vivencias Ver SUS Por : Ana Daniele Linard do Vale Estudante do quinto período de Terapia Ocupacional Universidade Federal da Paraíba. Primeiro dia (01-03-15) O primeiro dia foi de acolhimento.

Leia mais

VI FitoRJ 2016 e II Encontro de Fitoterapia do Hospital Federal do Andaraí

VI FitoRJ 2016 e II Encontro de Fitoterapia do Hospital Federal do Andaraí Experiências de Ensino e Pesquisa em Fitoterapia Márcia Augusta Pereira dos Santos Professora Assistente Depto de Medicina de Família e Comunidade Faculdade de Medicina UFRJ Médica de Família - Fitoterapeuta

Leia mais