VER-SUS-Imperatriz-MA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VER-SUS-Imperatriz-MA"

Transcrição

1 VER-SUS-Imperatriz-MA Relatoria de Vivencia Alana Bethyere Rodrigues Silva Acadêmica de Enfermagem-UFMA CCSST

2 VER-SUS (Imperatriz-Ma) 06/01/2016 Foi o dia que a nossa vivência teve início. Fomos para a Regional de Saúde pela manhã. Logo que todos chegaram fomos para o auditório para as devidas apresentações, e logo depois todos os viventes foram levados para o lixão. Todos os viventes foram vendados, e essa experiência de não enxergar nada serviu para impactar e realmente foi um momento inexplicável. Somente nós viventes sabemos o que sentimos.

3 Logo depois do almoço todos foram para a plenária para fazermos uma dinâmica chamada Teia. Onde cada um ficou sabendo características básicas sobre cada vivente. As perguntas eram; Nome, idade, curso (graduação), último filme que viu, e a última música que escutou. Foi bem divertido e cada um se identificou com alguma característica do outro. Pela noite, foram divididos os grupos em NB1, NB2, NB3 e NB4. Esses grupos serviram para a organização do alojamento e o entretenimento. Houve também a divisão dos GV, em GV1, GV2, GV3 e GV4, esses grupos eram para as vivencias externas. E depois assistimos um filme sobre a história do SUS que seria necessário para a palestra do dia seguinte. 07/01/2016 Manhã- Foi feita uma dinâmica e logo depois cada um fez seu crachá como forma de identificação, e o mesmo deveria ter características da pessoa. Logo depois foi apresentado um slide para todos fazendo uma comparação de como seria se os peixes fossem racionais como o homem. E os facilitadores pediram para cada vivente fazer um peixe, e uma analogia de que todos reunidos podemos ser fortes. Depois houve uma dinâmica como forma de entretenimento e fazer com que cada um se sinta à vontade com a coletividade. Tarde- Palestra sobre a história do SUS que durou cerca de 2 horas. Logo depois houve um intervalo para o lanche e fomos para o Centro Espírita. Noite- Assistimos uma palestra tendo como principal objetivo nos esclarecer sobre a religião espirita. Fomos informados das obras básicas e várias dúvidas foram esclarecidas para todos. Foi bastante edificador, creio que saímos de lá diferentes de como entramos.ao retornamos para UFMA, houve mais uma dinâmica tendo a participação de todos. 08/01/2016 Manha- Mística do NB4 (pedras no caminho), foram distribuídas pedras para todos. Logo depois foi recitado o poema Pedras no caminho-fernando Pessoa e foram feitas perguntas para algumas pessoas sobre o que cada um faria com as pedras (obstáculos) como forma de cada um refletir sobre sua vida e saber como lidam com os impasses. Depois houve uma palestra sobre Estrutura, funcionamento e organização do Estado. A palestra começou com a história do trabalho desde o primitivo, ao mais atual. Relacionando

4 com a história do Brasil. Foram explicados todos os poderes, cargos políticos, instituições e órgãos públicos e para que cada um serve. E um debate sobre o assunto proposto. Tarde- Palestra sobre Opressão e violência contra as mulheres. Que teve objetivo esclarecer o que é o movimento feminista, para que ele serve e principalmente desconstruir preconceitos machistas. Mostrar com estatísticas a violência contra as mulheres e mostrar as leis de punição. Logo depois, se deu início um debate contra a Opressão negra, colocando em ênfase que todos nós somos iguais perante a lei e a sociedade. 09/01/2016 Pela manhã não tivemos atividades. Tarde- Avaliação sobre a estrutura do alojamento, sobre os facilitadores, metodologia, vivencia e contrato de vivencia. Noite- Fomos no Terreiro Santa Barbara para conhecermos sobre a religião e perguntar como é o trabalho em saúde que eles realizam. Foi uma experiência extraordinária, muitos viventes, quebraram preconceitos. Foi bastante edificador. 10/01/2016 Manhã- Roda de conversa sobre nossa visita na umbanda, para saber o que achamos da vivencia. Todos gostaram, mesmo muitos não concordando com os pontos doutrinários e sendo vários de religiões diferentes. Mas o resultado foi bem positivo. Logo após, houve outra roda de conversa sobre O que é saúde?. Vários viventes se posicionaram, e todos relacionaram saúde com condições psicossocial. Logo depois cada NB ficou responsável por decorar uma camisa com o tema proposto. Os temas foram: Sociais, econômicos, culturais, éticos, psicológicos e comportamentais.

5 Tarde- Palestra com a professora Maricélia com o tema Saúde Púbica x Privada. Noite- houve a mística do NB1 onde grupos de 3 pessoas deram seu conceito sobre algumas palavras relacionada ao SUS. Logo depois houve um sarau com a participação de todos os viventes. 11/01/2016 Manhã- Os viventes foram divididos em grupos de 10 pessoas (GV). Cada grupo foi para uma UBS, o meu grupo foi para UBS do Itamar Guará, um bairro novo na cidade. La fizemos perguntas para a enfermeira Renata e a técnica de enfermagem Maria Helena. Ela nos contou de toda a precariedade, e do descaso do governo para aquela comunidade. Onde apenas 1 UBS atende um bairro com 1000 casas, não tem enfermeiro 40 horas por semana e o médico só faz atendimento 1 vez por semana. Tarde- O GV foi visitar a UPA (nível dois). Fomos recebidos pela Enfermeira Coordenadora Keylane. A UPA tem apenas 5 anos de funcionamento, todos os equipamentos são novos e o Ministério da Saúde disse que a sala vermelha (casos graves) não estava faltando nada. A enfermeira mostrou todas as salas, e para que cada uma servia. Disse também a média de pacientes mensalmente lá, que é em média 300 pessoas por dia, mas que no começo do ano por causa de viroses o número praticamente triplica. Noite- reunião com todos os viventes para debatermos sobre cada visita. E assistimos um vídeo sobre saúde mental, como forma de se inteirar sobre a vivencia do dia seguinte. 12/01/2016 Manhã- O GV foi a CAPS 2, onde ficam dependentes químicos. A vivencia em si foi bem interessante. Nos vimos toda a estrutura que apesar de ter sido inaugurada em fevereiro de 2015 se encontra bem destruída. Ao entrarmos era notável em todo o corredor pinturas que os pacientes faziam (que por sinal eram bem bonitas). O enfermeiro nos disse sobre o tratamento dos pacientes. Ele disse também que a maior dificuldade e o descaso do governo. E a falta de profissionais. Tarde- Reunião com todos os viventes, para debatermos sobre a vivencia no CAPS.

6 Noite- Palestra com a professora Tamara sobre saúde mental. 13/01/2016 Manha- GV foi a Oncoradium. Lá a gente conheceu toda a estrutura da clínica, que tem um prédio terceirizado e outro particular. Toda a estrutura lá e de ponta. Todas as salas e consultórios são bem equipados. E o único impasse que os profissionais encontram, continua sendo a falta de verba do governo em algumas áreas. Tarde- Roda de conversa com a professora Benta Lopes sobre humaniza SUS. Noite- Debate com todos os viventes sobre o Movimento Estudantil. 14/01/2016 Manhã- Roda de conversa com a professora Euzemar sobre Saúde Indígena. Tarde- Fomos para o Conselho de Saúde Municipal-Imperatriz. Lá acompanhamos profissionais da saúde debatendo por melhorias e apontando os principais impasses da saúde pública. Noite- Socialização sobre as vivencias do dia anterior, nós viventes falamos sobre o ponto positivo e negativo de cada lugar visitado. Houve uma mística falando sobre a cultura indígena (com uma música) e um vídeo falando sobre o descaso com o nosso planeta e nossa raça. Logo depois conversamos sobre a vivencia no Conselho Municipal de Saúde. 15/01/2016 Na madrugada fomos acordados e chamados para uma área da UFMA, lá houve uma dinâmica que teve como objetivo falar sobre a violência contra a mulher. Manhã- Todos foram para a plenária, para debatermos sobre o papel do graduando. Que tinha como objetivo alertar, e orientar, os viventes o quanto essa passagem pela Universidade é importante, e que não devemos ser quaisquer alunos, para futuramente não sermos qualquer profissional.

7 Tarde- Fomos divididos em grupos para a criação de uma fanzine (que se assemelha a uma revista) cada uma com os seguintes temas: Humanização, educação e saúde, controle e participação social, pluralidade cultural/opressão. Noite- Cada vivente se uniu com quem menos teve contato durante toda a vivencia, e cada um fez uma camisa com as principais caraterísticas do outro. 16/01/2016 Pela tarde todo mundo foi a Beira-Rio, lá tiramos as fotos oficiais dessa edição do VER-SUS, foram revelados os anjos e foram entregues alguns presentes. Foi um momento de descontração e ao mesmo tempo de despedida. Mas, foi tudo incrível e essencial para a formação de todos.

O nome grupo vem devido à necessidade de se formar profissionais que possam acolher melhor quem busca atendimento de saúde no âmbito do SUS.

O nome grupo vem devido à necessidade de se formar profissionais que possam acolher melhor quem busca atendimento de saúde no âmbito do SUS. Relatório de vivência VERSUS Imperatriz Local: Universidade Federal do Maranhão Período: 06/01/2016 a 17/01/2016 Facilitadora: Thailane Maria Silva Santana O primeiro contato do grupo aconteceu a partir

Leia mais

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS 2016.2 IMPERATRIZ-MA 2016 A 3º edição do VER-SUS Imperatriz foi realizada no período de 12 a 18 de agosto de 2016. Uma experiência única, proporcionou

Leia mais

VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA

VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA Edith Monielyck Mendonça Batista Período: 01 a 10/08/2015 1 VISÃO SOBRE A VIVÊNCIA O VER-SUS foi uma experiência que permitiu o contato com realidade que talvez não

Leia mais

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO VER-SUS Vivencias e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, um projeto estratégico do ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida que tem como foco a formação de militantes para o SUS. Facilitador:

Leia mais

Local: Universidade Federal do Maranhão UFMA Campus Imperatriz

Local: Universidade Federal do Maranhão UFMA Campus Imperatriz Relatório da Vivência VER-SUS Imperatriz MA Edição 2016.1 Local: Universidade Federal do Maranhão UFMA Campus Imperatriz Período: 06/01/2016 à 17/01/2016 Vivente: Henry Alonso Nery Vaz, 25 anos, acadêmico

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA- FACILITADOR DISCENTE: ALINE SANTANA FIGUEIREDO

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA- FACILITADOR DISCENTE: ALINE SANTANA FIGUEIREDO RELATÓRIO DE VIVÊNCIA- FACILITADOR DISCENTE: ALINE SANTANA FIGUEIREDO VER-SUS IMPERATRIZ 2016.1 1. Visão Geral do Evento Os estágios e vivências constituem importantes dispositivos que permitem tanto aos

Leia mais

Relatório de vivências VerSus Verão Recife /01 Inicio das vivências

Relatório de vivências VerSus Verão Recife /01 Inicio das vivências Relatório de vivências VerSus Verão Recife 2016 21/01 Inicio das vivências No período da manhã foi realizado o acolhimento dos viventes no NAE(núcleo de apoio a eventos ). Após o almoço, nos dirigimos

Leia mais

FERNANDA VICENZI PAVAN RELATÓRIO VERSUS IMPERATRIZ- MARANHÃO

FERNANDA VICENZI PAVAN RELATÓRIO VERSUS IMPERATRIZ- MARANHÃO FERNANDA VICENZI PAVAN RELATÓRIO VERSUS 2016.1 IMPERATRIZ- MARANHÃO VERÃO 2016 Logo no primeiro momento, ainda no aeroporto, vindo de Santa Catarina, três pessoas da comissão organizadora me receberam

Leia mais

PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos

PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), Brasil, Montes Altos-MA, 08 a 14 de janeiro, 2018. Jheimyson Rêgo Barnabé, estudante de medicina Universidade

Leia mais

Relatório VER-SUS Arapiraca / Al,

Relatório VER-SUS Arapiraca / Al, MINISTÉRIO DA SAÚDE- MS Relatório VER-SUS Arapiraca / Al, 2016.1 Acadêmica de enfermagem: Tatiane da Silva Santos Local de Execução: Serviços de saúde do municipio e Universidade Estadual de Alagoas UNEAL,

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL.

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL. RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL. O Projeto ocorreu entre os dias 10 e 22 de dezembro. Neste período ficamos alojados na Universidade Federal de Alagoas.

Leia mais

Terça feira, 16/01/2018, estávamos no terceiro dia da vivência, foi o dia que aconteceu nossa primeira visita externa para a Unidade de Saúde da

Terça feira, 16/01/2018, estávamos no terceiro dia da vivência, foi o dia que aconteceu nossa primeira visita externa para a Unidade de Saúde da VER-SUS 2018.1 No dia, 14/01/2018, deu início ao VER-SUS Maceió/AL, aproximadamente as 14:00h da tarde. Ao chegarmos fomos para a plenária, local onde aconteceu a apresentação de cada vivente e a separação

Leia mais

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS) IMPERATRIZ MA RELATÓRIO INDIVIDUAL DE VIVÊNCIA

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS) IMPERATRIZ MA RELATÓRIO INDIVIDUAL DE VIVÊNCIA VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS) IMPERATRIZ MA 2016.2 RELATÓRIO INDIVIDUAL DE VIVÊNCIA Bacabal MA 2016 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA CAMPUS BACABAL CURSO

Leia mais

CENTRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO AO TOXICÔMANOS. Coordenador: Renato Carlos Vieira. Endereço: Rua Álvaro Sarlo, 160. Bairro: Ilha de Santa Maria

CENTRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO AO TOXICÔMANOS. Coordenador: Renato Carlos Vieira. Endereço: Rua Álvaro Sarlo, 160. Bairro: Ilha de Santa Maria CENTRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO AO TOXICÔMANOS Coordenador: Renato Carlos Vieira Endereço: Rua Álvaro Sarlo, 160 Bairro: Ilha de Santa Maria CEP: 29051-100 Horários de atendimento: 7 às 19h (Atendimento

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA HELOISA PADESKI RODONISKI 1. SOBRE A FACILITADORA Heloisa Padeski Rodoniski, 20 anos, natural de Curitiba/PR e residente do mesmo. Atualmente graduanda do curso de Farmácia da Universidade

Leia mais

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS Na cidade Paço do Lumiar 2016.1 Vivente: JACYENNE DE ARAUJO BATISTA Acadêmica de Fisioterapia na Universidade Federal do

Leia mais

Relatório de Vivência - VER-SUS. São Luís - MA

Relatório de Vivência - VER-SUS. São Luís - MA Vivente: Icariane Barros de Santana Araújo Relatório de Vivência - VER-SUS São Luís - MA Transmita amor, por onde for! Vivência: 06/09/2016 a 13/09/2016 Data: 06/09/2016 As atividades se iniciaram com

Leia mais

VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO

VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO Facilitadora: Fabiane Santos Barros Acadêmica de Enfermagem UFT Palmas-TO O VER-SUS Tocantins, edição de verão 2016 aconteceu do dia 11 a 17 de janeiro, na cidade

Leia mais

Vivências E Estágios Na Realidade Do Sistema Único De Saúde- Edição / Cidade: Moreno

Vivências E Estágios Na Realidade Do Sistema Único De Saúde- Edição / Cidade: Moreno Vivências E Estágios Na Realidade Do Sistema Único De Saúde- Edição 2016.2 / Cidade: Moreno Portfólio: Experiência Do Projeto Versus 2016 Vivente: Amanda Rodrigues Lima dos Santos Discente do 7 período

Leia mais

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO AGOSTO DE 2016 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 Na segunda-feira de manhã, 01 de agosto, teve o primeiro

Leia mais

Dia 09 Nesse segundo dia foi estabelecido que ele estava separado para conhecer melhor a cidade e para termos uma interação maior. Alugamos um carro e

Dia 09 Nesse segundo dia foi estabelecido que ele estava separado para conhecer melhor a cidade e para termos uma interação maior. Alugamos um carro e Portfolio do dia 8 Finalmente chegou o grande dia, o início de mais uma vivência, o dia que marcaria o inicio de uma caminhada longa e árdua, cheia de desafios e de fortes emoções. Ao desembarcamos no

Leia mais

Roteiro de vivência entre os dias 08/08 a 14/08

Roteiro de vivência entre os dias 08/08 a 14/08 Roteiro de vivência entre os dias 08/08 a 14/08 Dia 08/08/16 O primeiro dia de vivência foi um momento um tanto quanto explicativo nos dando uma noção do que compunha a rede de saúde em Caxias do Sul.

Leia mais

Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia:

Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia: Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia: Teve início a 4ª vivência do VerSus. Cada equipe foi encaminhada para seus locais conforme o sorteio. Minha equipe foi composta

Leia mais

RELATÓRIO VERSUS VERÃO 2016

RELATÓRIO VERSUS VERÃO 2016 RELATÓRIO VERSUS VERÃO 2016 Viviane Correia da Silva Enfermeira/Discente de Educação Física pela UFPE/CAV Facilitadora do NB 5 Vivência realizada na cidade de Vitória de Santo Antão no espaço do Centro

Leia mais

Participei do Grupo 4 que tinha como foco de visitações a Área Programática 5.3, compreendendo os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba.

Participei do Grupo 4 que tinha como foco de visitações a Área Programática 5.3, compreendendo os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba. Esse relatório tem como objetivo apresentar os meus dias de vivência no programa VERSUS na cidade do Rio de Janeiro. Foram vários dias muito produtivos e que me trouxeram muito contato com a realidade

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS VIVENTE: GEYSA DA SILVA BEZERRA CURSO: FISIOTERAPIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS VIVENTE: GEYSA DA SILVA BEZERRA CURSO: FISIOTERAPIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI 1 RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS VIVENTE: GEYSA DA SILVA BEZERRA CURSO: FISIOTERAPIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI PARNAÍBA-PI 2016.2 2 RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS MA 2016.2

Leia mais

Relatório final VER SUS Arapiraca, Alagoas. 23 a 31 de Janeiro de º DIA DE VIVÊNCIA 23/01/2015

Relatório final VER SUS Arapiraca, Alagoas. 23 a 31 de Janeiro de º DIA DE VIVÊNCIA 23/01/2015 Relatório final VER SUS 2015.1 Arapiraca, Alagoas. 23 a 31 de Janeiro de 2015 Vivente:Deyse dos Santos Oliveira Enfermagem Centro Universitário Tiradentes - Unit 1º DIA DE VIVÊNCIA 23/01/2015 O VER SUS

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS PINHEIRO - MA VIVENTE: Júlia Stéfanne Santos Simão PINHEIRO MA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS PINHEIRO - MA VIVENTE: Júlia Stéfanne Santos Simão PINHEIRO MA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS PINHEIRO - MA 2016.2 VIVENTE: Júlia Stéfanne Santos Simão PINHEIRO MA 2016 DIA 01 (30/11/2016) Relatório de Vivência Pinheiro, MA 30/11 à 06/12 A primeira edição do Ver-SUS

Leia mais

Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde

Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde Ver-SUS - Zona da Mata Paraibana / 2015.2 Vivente: Dilayne Diniz Pereira dos Santos João Pessoa, PB Agosto de 2015 Introdução O Ver-SUS Zona

Leia mais

Relato de experiência vivenciado em Cuiabá/MT nas unidades do SUS

Relato de experiência vivenciado em Cuiabá/MT nas unidades do SUS Vivente: Érica Gonçalves Silva UFMT de Rondonópolis/MT Relato de experiência vivenciado em Cuiabá/MT nas unidades do SUS Durante o dia 09 até 18 de janeiro de dois mil e dezesseis em Cuiabá/MT, ocorreu

Leia mais

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 VIVENTE: Sarah Rakel Barbosa Rocha, acadêmica de Psicologia,7º período da Faculdade Pitágoras- São luís.

Leia mais

Relatório de Vivência 206.1

Relatório de Vivência 206.1 Relatório de Vivência 206.1 Larissa Raianne Sanguinete Monteiro dos Santos Graduanda em Saúde Coletiva, UFPE. RECIFE, PE. 2016 No primeiro dia da vivência, fomos recebidos no NAE ( Núcleo de Apoio a Eventos)

Leia mais

FACILITADORA: BRUNNA ALINE MUNIZ SILVA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA VERSUS PINHEIRO

FACILITADORA: BRUNNA ALINE MUNIZ SILVA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA VERSUS PINHEIRO FACILITADORA: BRUNNA ALINE MUNIZ SILVA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA VERSUS PINHEIRO 2016.2 PINHEIRO 2016 DIA 01 (30/11/2016) - MANHÃ O versus Pinheiro iniciou em uma quarta-feira pela manhã. Nós, facilitadores,

Leia mais

Um lugar muito lindo, porém de difícil acesso, mas ainda assim conseguimos chegar fomos recepcionados por a cacique Dorinha, coordenadora de educação

Um lugar muito lindo, porém de difícil acesso, mas ainda assim conseguimos chegar fomos recepcionados por a cacique Dorinha, coordenadora de educação Como dizer que foi só um curso? No dia oito de Janeiro de 2015 embarquei em uma viagem, uma viagem que não imaginava que aprenderia tanto, que conheceria belíssimos lugares e pessoas maravilhosas. Fomos

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde Ministério da Saúde RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS Vivente: Jainara Dias da Silva Ciências Farmacêuticas

Leia mais

VER-SUS ITZ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAUDE EM IMPERATRIZ-MA WELLINGTON MACEDO LEITE RELATÓRIO DE VIVÊNCIA IMPERATRIZ-MA

VER-SUS ITZ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAUDE EM IMPERATRIZ-MA WELLINGTON MACEDO LEITE RELATÓRIO DE VIVÊNCIA IMPERATRIZ-MA VER-SUS ITZ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAUDE EM IMPERATRIZ-MA WELLINGTON MACEDO LEITE RELATÓRIO DE VIVÊNCIA IMPERATRIZ-MA Imperatriz, 01 de outubro de 2016 INTRODUÇÃO O VER-SUS

Leia mais

Relatório 06. Dia 13/10/2016

Relatório 06. Dia 13/10/2016 Relatório 06 Dia 13/10/2016 ` Hoje acordamos as 6:30hs e após o café fiquei sabendo que fui uma das sorteadas para ir a uma visita extra a Fundação Gregório F. Baremblitt, uma clínica de saúde mental que

Leia mais

RELATÓRIO VER-SUS IMPERATRIZ

RELATÓRIO VER-SUS IMPERATRIZ RELATÓRIO VER-SUS IMPERATRIZ 2016.2 Dia 12/09/2016 Às 08h00min já nos encontrávamos no Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST), da Universidade Federal do Maranhão - Campus de Imperatriz,

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA IV VER-SUS NO VALE DO SÃO FRANCISCO

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA IV VER-SUS NO VALE DO SÃO FRANCISCO MINISTÉRIO DA SAÚDE REDE UNIDA SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS VIVÊNCIAS E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - VER-SUS JULIAN DOS SANTOS GUIMARÃES Bacharelando em Nutrição (UPE) RELATÓRIO DE

Leia mais

Relatório VERSUS Vitória de Santo Antão. Universidade Federal de Pernambuco (CAV) Centro Acadêmico de Vitória.

Relatório VERSUS Vitória de Santo Antão. Universidade Federal de Pernambuco (CAV) Centro Acadêmico de Vitória. Relatório VERSUS 2016.1 Vitória de Santo Antão Universidade Federal de Pernambuco (CAV) Centro Acadêmico de Vitória. Posso afirmar que o VERSUS foi uma oportunidade linda e única em minha vida, pois entre

Leia mais

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT Amanda Souza da Silva Araujo Vivência: 23/10/2016 à 29/10/16 Versus é mais do que viver a realidade SUS, é renascer em cada dificuldade, é chorar em cada

Leia mais

Veranwortungsbewussterkonsum

Veranwortungsbewussterkonsum Veranwortungsbewussterkonsum Dia 18 - A partida estava marcada para as 7:40 da manhã, mas o avião só levantou voo as 8:10. Foi uma viagem maravilhosa, sem sustos nem sobressaltos. Aterramos em Frankfurt

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS Vivente: JOCELINE CONRADO DA SILVA Graduanda em Psicologia pela Universidade CEUMA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS Vivente: JOCELINE CONRADO DA SILVA Graduanda em Psicologia pela Universidade CEUMA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS 2016.2 Vivente: JOCELINE CONRADO DA SILVA Graduanda em Psicologia pela Universidade CEUMA VER-SUS SÃO LUÍS 2016 Dia 01: 06/09/2016 Terça-feira O acolhimento dos viventes foi

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA Gardenia Aragão Pereira VER SUS JOÃO PESSOA, 2015 O VER-SUS João Pessoa aconteceu entre os dias 1 a 10 de março de 2015, com sede na Universidade Federal da Paraíba-UFPB e contou

Leia mais

VER-SUS BRAGANÇA 2017/2018 ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS

VER-SUS BRAGANÇA 2017/2018 ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS VER-SUS BRAGANÇA 2017/2018 ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS Portifólio de Vivência Belém, 09 de Fevereiro de 2018 Relato de Experiência de um acadêmico de direito e usuário do SUS a respeito da

Leia mais

RELÁTORIO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA VER-SUS SÃO JOSÉ DO RIBAMAR/MA

RELÁTORIO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA VER-SUS SÃO JOSÉ DO RIBAMAR/MA RELÁTORIO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA VER-SUS SÃO JOSÉ DO RIBAMAR/MA Rafael Cotta Carvalho Vivente São José de Ribamar, 2016 Primeiro dia de vivência - 13/02/2016 (Sábado) Saí de Minas Gerais e vim para um

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA JULIANA SAMBUGARO 1. SOBRE A VIVENTE Juliana Sambugaro, 22 anos. Natural de Imbituba-SC e residente no município de Curitiba-PR. Técnica em Química pela Sociedade Educacional de Santa

Leia mais

VER SUS ALAGOAS: ARAPIRACA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA 04 A 15/01/16

VER SUS ALAGOAS: ARAPIRACA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA 04 A 15/01/16 VER SUS 2016.1 ALAGOAS: ARAPIRACA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA 04 A 15/01/16 Vivente: Luiza Maria Parise Morales RG: 2002006016612 SEDS/AL Curso: Ciências Biomédicas Instituição: USP Universidade de São Paulo

Leia mais

VER-SUS MARABÁ. Seja a mudança que você quer ver no mundo. Mahatma Gandhi

VER-SUS MARABÁ. Seja a mudança que você quer ver no mundo. Mahatma Gandhi RELATÓRIO DE VIVÊNCIA DISCENTE: MARIA ANDRESSA VIANA CALAÇA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA CAMPUS: MINISTRO REIS VELLOSO VER-SUS MARABÁ Seja a mudança que você quer ver

Leia mais

Já tinha feito um passeio como esse?

Já tinha feito um passeio como esse? 1. Você já tinha feito um passeio como esse que fizemos hoje? sim não Já tinha feito um passeio como esse? 9 23 sim 28% não 72% 2. Complete Gostei Não gostei Não participou Casa das Rosas 31 1 Caminhada

Leia mais

No período da tarde fizemos uma socialização com todos, indo conhecer as cachoeiras de Taquaruçu.

No período da tarde fizemos uma socialização com todos, indo conhecer as cachoeiras de Taquaruçu. PORTIFOLIO VER-SUS, PALMAS-TO - 2017/2018 VIVENTE: CECILIA MARQUES TENORIO PEREIRA ACADEMICA DO CURSO DE NUTRIÇÃO, UFT-PALMAS 14/01/2018 Nesta parte do dia, houveram apresentações de todos, falando do

Leia mais

Vera Lúcia Gomes Rocha

Vera Lúcia Gomes Rocha Vera Lúcia Gomes Rocha Relatório da vivência VER-SUS/ 2016.1 Arapiraca Maceió- AL 04-01-16: O período da manhã foi disponibilizado para a chegada dos viventes e para a organização das acomodações no prédio

Leia mais

VER-SUS Local: Assentamento Che Guevara Moreno/PE Vivente: David Yuri Souto Ayres Período de Vivência: 10/12/2016 à 23/10/2016

VER-SUS Local: Assentamento Che Guevara Moreno/PE Vivente: David Yuri Souto Ayres Período de Vivência: 10/12/2016 à 23/10/2016 VER-SUS 2016.2 Local: Assentamento Che Guevara Moreno/PE Vivente: David Yuri Souto Ayres Período de Vivência: 10/12/2016 à 23/10/2016 Portfólio VER-SUS 2016.2 O acolhimento dos viventes foi bastante dinâmico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/UFSC/SC. RELATÓRIO SUCINTO: MÊS março

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/UFSC/SC. RELATÓRIO SUCINTO: MÊS março 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/UFSC/SC 1. Dados do Município ou GERED a) Município: Florianópolis b)município/gered: Secretaria Municipal RELATÓRIO

Leia mais

RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI. Frederico Westphalen

RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI. Frederico Westphalen RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI Frederico Westphalen 2016.2 Cícera Michel Facilitadora A experiência do VERSUS Alto Uruguai após recepção da 19º. Coordenadoria de saúde ficou hospedada

Leia mais

Relatório de vivência do VER-SUS. Período: 16 a 23/07/2015. São Luis-MA. Daianny Cristiny Brenha Saldanha

Relatório de vivência do VER-SUS. Período: 16 a 23/07/2015. São Luis-MA. Daianny Cristiny Brenha Saldanha Relatório de vivência do VER-SUS Período: 16 a 23/07/2015. São Luis-MA Daianny Cristiny Brenha Saldanha Faculdade Pitágoras, 6º período de Psicologia. 1º dia (16/07) manhã: Expectativa, muita expectativas.

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA MINISTÉRIO DA SAÚDE VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SUS PROJETO: VER- SUS/NATAL-RN PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA Carol Rebouças da Silva NATAL/RN Janeiro de 2016 08/01/2016 Primeiro dia de vivência Meu dia

Leia mais

Relatório de vivência no sertão do Pajeú

Relatório de vivência no sertão do Pajeú Relatório de vivência no sertão do Pajeú Do dia 08 a 21 de janeiro de 2015, houve o primeiro estágio de vivência do ano o qual tive o privilegio de participar. Este estágio ocorreu no sertão do Pajeú na

Leia mais

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS RELATÓRIO DO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL: JOÃO

Leia mais

ROTEIRO PARA CONSTRUÇÃO DE RELATÓRIO DA SÉTIMA EDIÇÃO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA NO SUS BAHIA (EVSUS-BA) MEDIADORES DE APRENDIZAGEM VER-SUS 2015.

ROTEIRO PARA CONSTRUÇÃO DE RELATÓRIO DA SÉTIMA EDIÇÃO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA NO SUS BAHIA (EVSUS-BA) MEDIADORES DE APRENDIZAGEM VER-SUS 2015. ROTEIRO PARA CONSTRUÇÃO DE RELATÓRIO DA SÉTIMA EDIÇÃO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA NO SUS BAHIA (EVSUS-BA) MEDIADORES DE APRENDIZAGEM VER-SUS 2015.1 1ª PARTE IDENTIFICAÇÃO Mediadora: Anne Caroline Santos Formação:

Leia mais

4º CONGRESSO DE JUVENTUDES ESPÍRITAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA

4º CONGRESSO DE JUVENTUDES ESPÍRITAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA S Á B A D O 18 de novembro/17 Início Tempo Local Atividade Desenvolvimento Responsável 07:00-11:00 3 h Abertura com os trabalhadores Prece Coordenação Geral 11:00-13:30 2h30 Pátio Recepção e Credenciamento

Leia mais

Claudio Sérgio Machado Rocha Enfermagem- Faculdade Santo Agostinho (FSA) Modalidade de Participação: Vivente

Claudio Sérgio Machado Rocha Enfermagem- Faculdade Santo Agostinho (FSA) Modalidade de Participação: Vivente Claudio Sérgio Machado Rocha Enfermagem- Faculdade Santo Agostinho (FSA) Modalidade de Participação: Vivente Diário de Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde 2016.1 dos município de

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA. 1º dia:

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA. 1º dia: RELATÓRIO DE VIVÊNCIA 1º dia: Iniciamos o primeiro dia de nossa vivência com o acolhimento na Universidade Ceuma, onde os Facilitadores e Comissão Organizadora se apresentaram e depois cada vivente fez

Leia mais

Relatório Ver-SUS Verão 2016 Recife-PE

Relatório Ver-SUS Verão 2016 Recife-PE Relatório Ver-SUS Verão 2016 Recife-PE Dia 21/01/16 1º dia O caminho trilhado até chegar nesta edição do Ver-SUS estava repleto de obstáculos. As dificuldades em estar na cidade do Recife foram muitas,

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVENCIA

RELATÓRIO DE VIVENCIA RELATÓRIO DE VIVENCIA Acadêmica: Vanessa Gomes Matos dos Santos Curso: Enfermagem Instituição: ITPAC-PORTO NACIONAL Relatório de Vivencia da Acadêmica de Enfermagem do ITPAC-PORTO, Vanessa Gomes Matos

Leia mais

Relatório VER-SUS Lapa,Paraná

Relatório VER-SUS Lapa,Paraná Relatório VER-SUS Lapa,Paraná Sou Ana Flavia Fontes, acadêmica de Nutrição na Universidade Federal do Paraná e venho através deste, descrever a minha experiência de vivente no VER- SUS. Ocorreu na cidade

Leia mais

PORTFÓLIO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA DO SUS

PORTFÓLIO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA DO SUS PORTFÓLIO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA DO SUS VIVENTE: DINORAH DE FRANÇA LIMA NATAL/ RN Primeiro dia de vivência (08/01) A partir do momento da concentração do grupo percebi a diversidade dos viventes, de como

Leia mais

Ministério da Saúde VERSUS (Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde)

Ministério da Saúde VERSUS (Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde) Ministério da Saúde VERSUS (Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde) Maria Beatriz de Azevedo Barbalho Silva Facilitadora Rodolfo Fernandes/RN Rodolfo Fernandes-RN Janeiro/2015 12 de

Leia mais

PROJETO INTEGRADOR: O Serviço Social na luta Contra o Racismo

PROJETO INTEGRADOR: O Serviço Social na luta Contra o Racismo FACULDADE EVANGÉLICA DO PIAUÍ - FAEPI COORDENAÇÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PROJETO INTEGRADOR: O Serviço Social na luta Contra o Racismo TERESINA PI 2018.2 I - IDENTIFICAÇÃO TEMA DO EIXO: Racismo TURMAS

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR RELATÓRIO DE VIVÊNCIA CAXIAS MA 2016 1 RELATÓRIO DE VIVÊNCIA O VER-SUS é um projeto que

Leia mais

VERSUS 21/07/2014 Larissa Drummond Alvarenga

VERSUS 21/07/2014 Larissa Drummond Alvarenga VERSUS 21/07/2014 Larissa Drummond Alvarenga O dia começou com a visita ao Observatório, na cidade universitária de Macaé, aonde fica localizada as faculdades UFRJ, UFF e FEMASS. Tivemos a oportunidade

Leia mais

Relatório VER-SUS Bezerros Verão Jadson de Aguiar Arruda. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura.

Relatório VER-SUS Bezerros Verão Jadson de Aguiar Arruda. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura. Relatório VER-SUS Bezerros Verão 2016.1 Jadson de Aguiar Arruda Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura. Guimarães Rosa 1 dia - Eixo: Acolhimento e Impressões do SUS A iniciação

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FEUSP JENIFER CARVALHO DE ALMEIDA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FEUSP JENIFER CARVALHO DE ALMEIDA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FEUSP JENIFER CARVALHO DE ALMEIDA Metodologia de ensino de português: a alfabetização São Paulo 2012 PARTE I Caracterização da escola e da comunidade

Leia mais

SABERES E PRÁTICAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E ENFERMEIROS SOBRE BIOSSEGURANÇA E SUA APLICAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

SABERES E PRÁTICAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E ENFERMEIROS SOBRE BIOSSEGURANÇA E SUA APLICAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE SABERES E PRÁTICAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E ENFERMEIROS SOBRE BIOSSEGURANÇA E SUA APLICAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE Maria Maiara da Silva Martins 1, Mirtes de Oliveira Costa 2, Edmara Chaves Costa

Leia mais

RELATÓRIO VER-SUS 2016/1- EDIÇÃO DE VERÃO. Mayara Araújo Rocha 1 CAJAZEIRAS/PB

RELATÓRIO VER-SUS 2016/1- EDIÇÃO DE VERÃO. Mayara Araújo Rocha 1 CAJAZEIRAS/PB RELATÓRIO VER-SUS 2016/1- EDIÇÃO DE VERÃO Mayara Araújo Rocha 1 CAJAZEIRAS/PB 1.0 VIVÊNCIAS DO DIA: 15 DE JANEIRO DE 2016 Foi dado inicio ao VER-SUS (Vivências Estágios na Realidade do Sistema Único de

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/VER-SUS 1

PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/VER-SUS 1 PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/VER-SUS 1 PESERICO, Anahlú 2 ; COLOMÉ, Juliana Silveira 3 RESUMO O trabalho tem como objetivo socializar

Leia mais

MÓDULO I: Sociedade, patriarcado e a luta das mulheres. 02 a 06 de julho de 2018

MÓDULO I: Sociedade, patriarcado e a luta das mulheres. 02 a 06 de julho de 2018 MÓDULO I: Sociedade, patriarcado e a luta das mulheres. 02 a 06 de julho de 2018 PERCURSO I: Eu com as outras - questionamos as dominações e somamos forças para potencializar as resistências e o agir coletivo.

Leia mais

RELATOS DIÁRIOS DE VIVÊNCIA DO VERSUS Vivente: Kaique Queiroz da Silva

RELATOS DIÁRIOS DE VIVÊNCIA DO VERSUS Vivente: Kaique Queiroz da Silva RELATOS DIÁRIOS DE VIVÊNCIA DO VERSUS 2016.2 Vivente: Kaique Queiroz da Silva São Luís MA 2016 São Luís, 06 de setembro de 2016. O VERSUS iniciou no dia seis de setembro, às 8 horas, na Universidade CEUMA

Leia mais

VER-SUS PAÇO DO LUMIAR VIVENTE: MILENA VIEIRA SILVA RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS

VER-SUS PAÇO DO LUMIAR VIVENTE: MILENA VIEIRA SILVA RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS PAÇO DO LUMIAR VIVENTE: MILENA VIEIRA SILVA RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS Paço do Lumiar, Brasil Agosto, 2016 O VER-SUS Paço do Lumiar 1ª edição começou dia 22 de agosto e encerrou dia 28 do mesmo mês.

Leia mais

CARTA DE APRESENTAÇÃO E CONVITE

CARTA DE APRESENTAÇÃO E CONVITE Os jovens são um motor potente para a Igreja e para a sociedade. (Papa Francisco, julho 2013) CARTA DE APRESENTAÇÃO E CONVITE Pjoteir@s de caminhada... Nossos cumprimentos, No período de 02 a 04 de março/2018

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA COMO FACILITADOR NO VER-SUS DE IMPERATRIZ DO MARANHÃO. 1 Autor: Marcos Moreira Lira

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA COMO FACILITADOR NO VER-SUS DE IMPERATRIZ DO MARANHÃO. 1 Autor: Marcos Moreira Lira RELATÓRIO DE VIVÊNCIA COMO FACILITADOR NO VER-SUS 2016.2 DE IMPERATRIZ DO MARANHÃO. 1 Autor: Marcos Moreira Lira Graduando de Ciências Humanas Sociologia. Universidade Federal Do Maranhão. marcosliraoficial@outlook.com

Leia mais

Semana da Saúde Mental-DF. Programação (16 a 20 de Maio de 2011). Os eventos, em sua maioria, serão abertos ao público em geral.

Semana da Saúde Mental-DF. Programação (16 a 20 de Maio de 2011). Os eventos, em sua maioria, serão abertos ao público em geral. Semana da Saúde Mental-DF Programação (16 a 20 de Maio de 2011). Os eventos, em sua maioria, serão abertos ao público em geral. No dia 18/05/2011, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, será realizada um

Leia mais

RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016

RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016 RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016 Entre os dias 15 e 22 de fevereiro de 2016, ocorreu o Estágio de Vivência na Realidade do Sistema Único de Saúde VER-SUS, na cidade de Belo Horizonte. Como proposta,

Leia mais

comunitários serem os responsáveis por agendar a consulta facilitando assim o serviço dos profissionais do barco. Por serem bem entrosados, a equipe d

comunitários serem os responsáveis por agendar a consulta facilitando assim o serviço dos profissionais do barco. Por serem bem entrosados, a equipe d 7 o DIA Acordei cedo com o barulho do Catuiara dançando sobre o Amazonas. Organizei minhas bolsas e bagagens, já que esse era o último dia a bordo. Retornaríamos a Manaus no final da tarde. Aproveitei

Leia mais

Projeto Surdo SIM, Mudo NÃO

Projeto Surdo SIM, Mudo NÃO Termo de Fomento: 002/18 Projeto Surdo SIM, Mudo NÃO RELATÓRIO DE EXECUÇÃO Novembro de 2018 De: 01/11/2018 Até: 30/11/2018 1 I IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE SOCIAL Nome da Instituição: Associação de Apoio

Leia mais

Programação mês da Mulher GHC. Todo dia é dia da Saúde da Mulher!

Programação mês da Mulher GHC. Todo dia é dia da Saúde da Mulher! Programação mês da Mulher GHC Todo dia é dia da Saúde da Mulher! De 18 a 22 de março Realização do TESTE TUBERCULÍNICO Local: Saúde do Trabalhador no HNSC, HCR E HF Público alvo: trabalhadoras Organização:

Leia mais

Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental

Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental Pauta da Reunião 1. Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental. 2. Apresentação do projeto de campo - locais visitados e assuntos abordados. 3. Apresentação das equipes de campo. 4. Logística do campo

Leia mais

VER-SUS: A REALIDADE DO SUS SOBRE DIFERENTES OLHARES¹. BARRETO, Camila Nunes²; RESSEL, Lúcia Beatriz³

VER-SUS: A REALIDADE DO SUS SOBRE DIFERENTES OLHARES¹. BARRETO, Camila Nunes²; RESSEL, Lúcia Beatriz³ VER-SUS: A REALIDADE DO SUS SOBRE DIFERENTES OLHARES¹ BARRETO, Camila Nunes²; RESSEL, Lúcia Beatriz³ RESUMO: O presente trabalho apresenta um relato de experiência a partir da vivência do VER-SUS: Estágio

Leia mais

Publico Alvo: Colégio Inteiro. Equipe: Melina Gonçalves, Marília Andrade, Millena Sampaio, Grazielly Lima, Elloisa Fonseca Pedro Davi, Kid Alencar

Publico Alvo: Colégio Inteiro. Equipe: Melina Gonçalves, Marília Andrade, Millena Sampaio, Grazielly Lima, Elloisa Fonseca Pedro Davi, Kid Alencar Publico Alvo: Colégio Inteiro. Equipe: Melina Gonçalves, Marília Andrade, Millena Sampaio, Grazielly Lima, Elloisa Fonseca Pedro Davi, Kid Alencar As questões de lixo, reciclagem e reutilização vem sendo

Leia mais

Relatório de Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) GUSTAVO FILIPOWSKI PSICOLOGIA UNICENTRO

Relatório de Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) GUSTAVO FILIPOWSKI PSICOLOGIA UNICENTRO Relatório de Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) GUSTAVO FILIPOWSKI PSICOLOGIA UNICENTRO O VER-SUS sendo um projeto do Ministério da Saúde tem como objetivo levar estudantes,

Leia mais

VER SUS. Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde. João Pessoa Paraíba

VER SUS. Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde. João Pessoa Paraíba VER SUS Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde João Pessoa Paraíba [...] Assim a terra se converte em causa, a liberdade se converte em sonho, o grito forte se converte em guerra e

Leia mais

Índice. Ano Lectivo

Índice. Ano Lectivo Ano Lectivo 2016-17 3º Período Índice Dia Saudável............................ 2 Escola Aberta............................ 3 Dia da Mãe.............................. 3 Dia do Vizinho...........................

Leia mais

A Construção do SUS no contexto das Políticas Públicas

A Construção do SUS no contexto das Políticas Públicas A Construção do SUS no contexto das Políticas Públicas O VER-SUS/Brasil como ferramenta de aproximação do estudante universitário à realidade do Sistema Único de Saúde Autores: Giovanna Carla Costa Rangel

Leia mais

Relatório Situacional

Relatório Situacional Relatório Situacional VER-SUS PINHEIRO, UM RELATO DE VIVÊNCIA DE UMA ACADÊMICA DE MEDICINA SOBRE A EXPERIÊNCIA DE IMERSÃO NO COTIDIANO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PINHEIRO VIVENTE: BÁRBARA

Leia mais

Ousar lutar, Organizando a Juventude para a Constru

Ousar lutar, Organizando a Juventude para a Constru Ousar lutar, Organizando a Juventude para a Constru C onstrução o de um SUS Popular. " Os sonhos verdadeiros são coerentes; espalham em cada passo um bocado de sementes, para fazer o jardim do amanhecer.

Leia mais

RAFAEL BRUNO DA SILVEIRA ALVES. 27 ANOS. ACADÊMICO DE MEDICINA DA UFCG, 12º SEMESTRE. PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIA. VIVÊNCIA

RAFAEL BRUNO DA SILVEIRA ALVES. 27 ANOS. ACADÊMICO DE MEDICINA DA UFCG, 12º SEMESTRE. PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIA. VIVÊNCIA RAFAEL BRUNO DA SILVEIRA ALVES. 27 ANOS. ACADÊMICO DE MEDICINA DA UFCG, 12º SEMESTRE. PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIA. VIVÊNCIA 2016.2. CAJAZEIRAS-PB. 1º Dia (27/10/2016) No primeiro dia, após o jantar

Leia mais

PROJETO POLITICO XXXI Conselho de entidades de Letras - CONEL

PROJETO POLITICO XXXI Conselho de entidades de Letras - CONEL PROJETO POLITICO XXXI Conselho de entidades de Letras - CONEL TEMA: 1. A Executiva Nacional dos Estudantes de Letras - EXNEL A Executiva Nacional dos Estudantes de Letras é a representatividade máxima

Leia mais

VER-SUS BARRA DO GARÇAS/MT.

VER-SUS BARRA DO GARÇAS/MT. VER-SUS BARRA DO GARÇAS/MT. THAIS PRISCILA MARQUES PSICOLOGIA UFMT CAMPUS CUIABÁ. Portfólio sobre vivência e estágio na realidade do Sistema Único de Saúde entre os dias 23 à 29 de outubro de 2016, em

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS V VER-SUS NO VALE DO SÃO FRANCISCO "A ORGANIZAÇÃO POPULAR NA LUTA PELA SAÚDE NO SEMIÁRIDO" THAYSSA CARVALHO SOUZA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS V VER-SUS NO VALE DO SÃO FRANCISCO A ORGANIZAÇÃO POPULAR NA LUTA PELA SAÚDE NO SEMIÁRIDO THAYSSA CARVALHO SOUZA RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS V VER-SUS NO VALE DO SÃO FRANCISCO "A ORGANIZAÇÃO POPULAR NA LUTA PELA SAÚDE NO SEMIÁRIDO" THAYSSA CARVALHO SOUZA O aumento do conhecimento é como uma esfera dilatando-se no espaço:

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE EXECUÇÃO DO OBJETO

RELATÓRIO FINAL DE EXECUÇÃO DO OBJETO RELATÓRIO FINAL DE EXECUÇÃO DO OBJETO OSC Executora: Centro Educacional de Apoio, Desenvolvimento Social e Cultura - CEADS Serviço: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Processo Termo de

Leia mais