RELATÓRIO DE VIVÊNCIA- FACILITADOR DISCENTE: ALINE SANTANA FIGUEIREDO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO DE VIVÊNCIA- FACILITADOR DISCENTE: ALINE SANTANA FIGUEIREDO"

Transcrição

1 RELATÓRIO DE VIVÊNCIA- FACILITADOR DISCENTE: ALINE SANTANA FIGUEIREDO VER-SUS IMPERATRIZ

2 1. Visão Geral do Evento Os estágios e vivências constituem importantes dispositivos que permitem tanto aos viventes como aos facilitadores, experimentarem um novo espaço de aprendizagem que é o cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde, entendido enquanto princípio educativo e espaço para desenvolver processos de luta dos setores no campo da saúde, possibilitando a formação de profissionais comprometidos ético e politicamente com as necessidades de saúde da população. O VER-SUS possibilita o despertar de uma visão ampliada do conceito de saúde, abordando temáticas sobre Educação Permanente em Saúde, quadrilátero da formação, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, Redes de Atenção à Saúde, reforma política, discussão de gêneros, movimentos sociais, questões que estão intrinsecamente relacionadas à saúde, ao SUS. A vivência do VER- SUS ocorreu no município de Imperatriz situada no oeste do Estado do Maranhão, na microrregião nº 38, nos dias6 e 17 de janeiro de 2016, em que foi proposta uma metodologia totalmente interdisciplinar e muito lúdica, com vários temas sociais, dentre eles a questão do racismo, o feminismo, movimento LGBT, opressões religiosas, Saúde Pública, dentre outros, e também foram realizadas uma série de questões que foram abordadas de maneira lúdica e interativa. FIGURA 1. Cidade de Imperatriz-MA

3 2. RELATO DE PARTICIPAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO 2.1. Dia 06/01 Manhã: ocorreu o encontro de todos os viventes, na Secretaria Regional de Saúde, nesse momento foi realizada uma dinâmica de integração entre os viventes e uma roda de apresentação dos mesmos. Logo após, todos os viventes foram vendados, por nós facilitadores e pelos membros da Comissão Organizadora. Após serem vendados, os mesmos foram encaminhados ao ônibus e levados ao lixão de Imperatriz, atividade essa que foi realizada sem que os viventes soubessem o local que estavam indo. No trajeto do caminho, foram realizadas dinâmicas e mensagens de reflexão, mensagens essas que foram feitas para que os viventes repensassem sobre suas atitudes e também refletirem sobre o quanto elas poderiam afetar os demais. Chegando lá, todos foram desvendados e apresentados a duas moças que vivem do trabalho reciclável, as quais fizeram uma pequena explanação sobre as mais diversas atividades que estão envolvidas com o lixo e, também, falaram um pouco sobre sua vida e seus sonhos. Esse momento foi de grande comoção e reflexão, pois, apesar de todas as dificuldades, essas mulheres agradecem pela vida que tem, por poder sair dali todos os dias com o dinheiro para seu sustento, por chegar ao final do dia e ter uma cama para dormir e uma comida para comer. Percebeu-se que, apesar de tudo, ali existe esperança, existe luta, existe garra e, sobretudo, existe sonhos e existe fé em dias melhores, existe Deus.

4 FIGURA 2. Visita ao Lixão de Imperatriz/MA. Tarde: As atividades se iniciaram com uma palestra da gestora estadual de saúde, Iracilda, com o tema: Saúde Pública. Foi elucidado que imperatriz dá assistência às microrregiões de Balsas e Açailândia, formando assim, uma macrorregião. Além disso, por conta de sua localização geográfica, também atende na demanda espontânea as pessoas do Pará e Tocantins. Logo após ocorreu outra palestra, com a diretora da Unidade Básica de Saúde Milton Lopes, Débora, que explicou sobre as divisões de trabalho na assistência básica de saúde, falou sobre os profissionais que compõem o NASF e esclareceu dúvidas sobre a atual situação das UBS s e os serviços que elas oferecem. Após as palestras, aconteceram as divisões e subdivisões dos grupos que compõem a vivência, NB s (núcleos de base) e GV s (grupos de vivência), respectivamente, também foi mostrado os facilitadores que ficariam responsáveis por cada NB e cada GV. E explicado a importância de cada um para o beneficio de todos. Noite: a acadêmica de Medicina Rebeca Camacho, explicou a metodologia utilizada pelo VER-SUS, apresentando um histórico de atividades semelhantes durante as últimas décadas no país. Falou sobre os princípios do SUS e o quadrilátero que compõe o VER-SUS. E ressaltando sobre a necessidade de imersão total durante o período de vivência, para melhor aproveitamento das atividades oferecidas. E

5 também foi orientado aos facilitadores que se reunissem com seus NBs e criassem um nome para o mesmo e realizassem uma apresentação lúdica, que explicasse o nome do Núcleo de Base. FIGURA 3. NB 4-Univer-SUS. FIGURA 4. Apresentação do NB HumanizaSUS.

6 2.2. Dia 07/01 Manhã: de início ocorreu a mística sobre as principais doenças da atualidade e suas causas. Logo após cada vivente confeccionou o seu crachá, representando sua personalidade e peculiaridades, depois da confecção cada vivente explicou o significado do seu crachá para o grande grupo. Logo a após a facilitadora Vanessa, realizou a dinâmica sobre os peixes e fez sua correlação com o SUS. Tarde: foi ministrada uma palestra pela Prof. Ma. Francisca Jacinta Feitoza de Oliveira sobre o histórico do SUS, uma apresentação brilhante que fez os participantes refletirem sobre a evolução da saúde no Brasil, além de correlacionar saúde, economia e política. Em seguida a Comissão Organizadora passou as orientações aos viventes quanto à submissão dos relatórios. Após as orientações foi passado um vídeo sobre O Emprego, em que proporcionou a reflexão dos viventes. Noite: ocorreu a visita ao Centro Espírita José Grosso, que proporcionou um momento de desconstrução do viventes e a quebra de paradigmas. FIGURA 5. Centro Espírita José Grosso.

7 2.3. Dia 08/01 Manhã: de início foi realizada a mística pelo meu NB, NB4-UniverSUS, intitulada pedras no caminho, que foi feito para proporcionar uma reflexão pros viventes, relacionada aos desafios que são enfrentados do decorrer da vida pessoal e profissional. Também foram debatidos conceitos como: Trabalho, meios de produção, força física, forças produtoras, sistemas de produção. Relações de trabalho como: Comunismo primitivo, escravismo, feudalismo, capitalismo, estado moderno burguês, socialismo. Organização do sistema governamental: Poder legislativo (deputado federal, senado federal, deputado estadual, câmara dos vereadores), Poder executivo (presidência da república, governos estaduais, prefeituras, ministérios), Poder judiciário (supremo tribunal federal, supremo tribunal dos deputados, tribunais regionais, tribunais estaduais, justiça militar, justiça eleitoral, justiça do trabalho). Por fim foi discutido sobre os direitos fundamentais: Moradia, saúde, educação, trabalho, segurança, alimentação, transporte e lazer. Paralelo a isso foi comentado sobre a maioridade penal e suas consequências. Tarde: foi abordado o tema feminismo. O foco do dia girou em torno de uma discussão sobre opressão contra as mulheres, abordando sobre a carga horária exacerbada de trabalho, o problema da sua inserção no mercado de trabalho e os desafios enfrentados pela segregação entre homens e mulheres, principalmente no que diz respeito à diferença salarial, quando exercem a mesma função. Também foi discutido sobre o movimento feminista. Noite: foi realizada uma roda de discussão sobre a opressão dos negros. Foi discutido o extermínio da juventude negra, cotas, os negros e negras na mídia, intolerância religiosa, racismo institucional e racismo na web. Logo após foi realizada uma mística para retratar a questão do movimento LGBT, bem como as opressões que os mesmos sofrem.

8 FIGURA 6. Mística sobre LGBT Dia 09/01 Tarde: foi passado aos viventes o filme Conflito das águas, que mescla diferentes tempos, o passado e o presente, documentando com lirismo a dura realidade das privatizações de setores estratégicos, que prejudica a população mais carente, recorrente na América Latina, sobretudo até o início dos anos O foco do filme é a privatização de toda a água do país pelo governo da Bolívia, inclusive a água da chuva, de modo que qualquer um que a recolhesse enquanto caia do céu estaria cometendo um crime. Isso nos faz refletir sobre a dependência financeira entre países ricos e pobres, a privatização do mercado, a manifestação popular, o acesso à água potável e a saúde como direito. Noite: em seguida levamos os viventes para visitar a Tenda de Umbanda Santa Bárbara, na cidade de Senador Larroque, com o objetivo de

9 desconstruir conceitos pré-estabelecidos e vivenciar um pouco sobre essa crença. FIGURA 7. Visita ao Terreiro Santa Bárbara Dia 10/01 Manhã: ocorreu debate sobre a vivência da visita ao terreiro de umbanda. Troca de opiniões sobre a experiência vivida. Discutimos também sobre os determinantes sociais de saúde, quais valores e quais conceitos são agregados. Cada NB confeccionou uma camisa com um fator dos determinantes sociais de saúde.

10 FIGURA 8. Confecção das Camisas sobre DSS. Tarde: a professora Maricélia Tavares Borges Oliveira colaborou com uma roda de conversa sobre Saúde Pública X Saúde Privada no Brasil. A saúde pública intensifica suas ações na rede de assistência básica. Um fato importante é que no ano de 1994 contava-se com quatro mil ESF, já em 2012 esse número aumentou para 33 mil Dia 11/01 Manhã: iniciaram-se as visitas nas unidades de saúde da cidade de Imperatriz. Em que cada facilitador ficou responsável por um grupo de vivência. Os viventes foram direcionados a três Unidades Básicas de Saúde: Milton Lopes, Vila Lobão e Itamar Guará. FIGURA 9. Unidade de Saúde Milton Lopes.

11 FIGURA 10. Unidade de Saúde Itamar Guará. Tarde: continuaram as visitas no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), Hospital Santa Mônica, Hospital Regional de Imperatriz e a UPA 24 horas. FIGURA 11. Visita a UPA Dia 12/01 Manhã: foram visitados os CAPS I, II e III e a Residência Terapêutica.

12 FIGURA 12. Visita ao CAPS III. Tarde: ocorreu o debate sobre as vivências e uma roda de conversa com a professora Tâmara, sobre Saúde Mental Dia 13/01 Manhã: visita ao Complexo DST/AIDS, Serviço de Atendimento Móvel do Urgência, Hemomar e Oncorradium. Tarde: ocorreu a roda de connversa com a consultora do HumanizaSUS, Benta Lopes Silva. FIGURA 13. Finalização da palestra.

13 2.9. Dia 14/01 Manhã: ocorreu uma palestra sobre saúde indígena, com a professora da Universidade Federal do Maranhão, Euzamar Santanna. Também teve uma roda de conversa sobre opressões religiosas Dia 15/01 Manhã: ocorreu uma roda de conversa sobre o papel dos estudantes na sociedade, promovendo uma reflexão sobre as atitudes dos mesmos no decorrer na vida acadêmica Dia 16/01 Manhã: foi realizada a confecção da bandeira, em que todos os viventes assinaram seus nomes e também foi feito a gravação do vídeo. FIGURA 14. Bandeira VER-SUS Imperatriz

14 Tarde: os viventes foram levados à Beira Rio, ponto turístico da cidade, e lá fizeram uma ciranda e finalizaram o VER-SUS Analise Geral do evento Posso dizer que minha satisfação em ter participado de mais um estágio de vivência, foi imensurável. Pois posso dizer que nada se compara à experiência vivida nesses 11 dias, me sinto extremante realizada por ter contribuído na formação desses viventes, pois o sentimento de gratidão é incomparável, só posso dizer que participar do VER-SUS como facilitadora foi uma experiência rica, cheia de inovação e principalmente amor, se eu fosse resumir o VER-SUS em uma palavra seria simplesmente GRATIDÃO! Falar sobre VER-SUS IMPERATRIZ, é pensar coração não é tão simples quanto pense, nele cabe o que não cabe na dispensa, cabe o meu amor..., é sentir a felicidade a cada fechar de olhos e a sensação de quero mais, é sentir o amor, o companheirismo, a diversão, o cuidado, a amizade, todo o misto de sentimentos que nele cabe ( CARINE MEDEIROS).

15

16

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS 2016.2 IMPERATRIZ-MA 2016 A 3º edição do VER-SUS Imperatriz foi realizada no período de 12 a 18 de agosto de 2016. Uma experiência única, proporcionou

Leia mais

O nome grupo vem devido à necessidade de se formar profissionais que possam acolher melhor quem busca atendimento de saúde no âmbito do SUS.

O nome grupo vem devido à necessidade de se formar profissionais que possam acolher melhor quem busca atendimento de saúde no âmbito do SUS. Relatório de vivência VERSUS Imperatriz Local: Universidade Federal do Maranhão Período: 06/01/2016 a 17/01/2016 Facilitadora: Thailane Maria Silva Santana O primeiro contato do grupo aconteceu a partir

Leia mais

Local: Universidade Federal do Maranhão UFMA Campus Imperatriz

Local: Universidade Federal do Maranhão UFMA Campus Imperatriz Relatório da Vivência VER-SUS Imperatriz MA Edição 2016.1 Local: Universidade Federal do Maranhão UFMA Campus Imperatriz Período: 06/01/2016 à 17/01/2016 Vivente: Henry Alonso Nery Vaz, 25 anos, acadêmico

Leia mais

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO VER-SUS Vivencias e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, um projeto estratégico do ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida que tem como foco a formação de militantes para o SUS. Facilitador:

Leia mais

VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA

VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA Edith Monielyck Mendonça Batista Período: 01 a 10/08/2015 1 VISÃO SOBRE A VIVÊNCIA O VER-SUS foi uma experiência que permitiu o contato com realidade que talvez não

Leia mais

VER-SUS-Imperatriz-MA

VER-SUS-Imperatriz-MA VER-SUS-Imperatriz-MA 2016.1 Relatoria de Vivencia Alana Bethyere Rodrigues Silva Acadêmica de Enfermagem-UFMA CCSST VER-SUS (Imperatriz-Ma) 06/01/2016 Foi o dia que a nossa vivência teve início. Fomos

Leia mais

PORTIFÓLIO VER-SUS POTIGUARAS RN

PORTIFÓLIO VER-SUS POTIGUARAS RN PORTIFÓLIO VER-SUS POTIGUARAS RN 2016.1 ANDRÉ FELIPE BANDEIRA CAVALCANTE 1 Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós. Manoel de Barros 1 Estudante graduando

Leia mais

Relatório VER-SUS Arapiraca / Al,

Relatório VER-SUS Arapiraca / Al, MINISTÉRIO DA SAÚDE- MS Relatório VER-SUS Arapiraca / Al, 2016.1 Acadêmica de enfermagem: Tatiane da Silva Santos Local de Execução: Serviços de saúde do municipio e Universidade Estadual de Alagoas UNEAL,

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL.

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL. RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL. O Projeto ocorreu entre os dias 10 e 22 de dezembro. Neste período ficamos alojados na Universidade Federal de Alagoas.

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO

PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO BRASIL VER-SUS SÃO PAULO 2016: VIVER A REALIDADE DA SAÚDE E MORADIA EM SÃO PAULO. 1- APRESENTAÇÃO Os estágios

Leia mais

PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos

PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), Brasil, Montes Altos-MA, 08 a 14 de janeiro, 2018. Jheimyson Rêgo Barnabé, estudante de medicina Universidade

Leia mais

Relatório de vivências VerSus Verão Recife /01 Inicio das vivências

Relatório de vivências VerSus Verão Recife /01 Inicio das vivências Relatório de vivências VerSus Verão Recife 2016 21/01 Inicio das vivências No período da manhã foi realizado o acolhimento dos viventes no NAE(núcleo de apoio a eventos ). Após o almoço, nos dirigimos

Leia mais

PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2

PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2 PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2 VIVENTE: ARTHUR DAYRELL Iniciada dia 12 de novembro de 2016, a segunda edição do VER-SUS realizada em Uberlândia teve início no Centro de Convivências da Universidade

Leia mais

A Construção do SUS no contexto das Políticas Públicas

A Construção do SUS no contexto das Políticas Públicas A Construção do SUS no contexto das Políticas Públicas O VER-SUS/Brasil como ferramenta de aproximação do estudante universitário à realidade do Sistema Único de Saúde Autores: Giovanna Carla Costa Rangel

Leia mais

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO AGOSTO DE 2016 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 Na segunda-feira de manhã, 01 de agosto, teve o primeiro

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA HELOISA PADESKI RODONISKI 1. SOBRE A FACILITADORA Heloisa Padeski Rodoniski, 20 anos, natural de Curitiba/PR e residente do mesmo. Atualmente graduanda do curso de Farmácia da Universidade

Leia mais

RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016

RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016 RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016 Entre os dias 15 e 22 de fevereiro de 2016, ocorreu o Estágio de Vivência na Realidade do Sistema Único de Saúde VER-SUS, na cidade de Belo Horizonte. Como proposta,

Leia mais

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional)

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) O Curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família: uma abordagem multiprofissional

Leia mais

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS RELATÓRIO DO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL: JOÃO

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR RELATÓRIO DE VIVÊNCIA CAXIAS MA 2016 1 RELATÓRIO DE VIVÊNCIA O VER-SUS é um projeto que

Leia mais

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS) IMPERATRIZ MA RELATÓRIO INDIVIDUAL DE VIVÊNCIA

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS) IMPERATRIZ MA RELATÓRIO INDIVIDUAL DE VIVÊNCIA VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS) IMPERATRIZ MA 2016.2 RELATÓRIO INDIVIDUAL DE VIVÊNCIA Bacabal MA 2016 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA CAMPUS BACABAL CURSO

Leia mais

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT Amanda Souza da Silva Araujo Vivência: 23/10/2016 à 29/10/16 Versus é mais do que viver a realidade SUS, é renascer em cada dificuldade, é chorar em cada

Leia mais

Ousar lutar, Organizando a Juventude para a Constru

Ousar lutar, Organizando a Juventude para a Constru Ousar lutar, Organizando a Juventude para a Constru C onstrução o de um SUS Popular. " Os sonhos verdadeiros são coerentes; espalham em cada passo um bocado de sementes, para fazer o jardim do amanhecer.

Leia mais

FERNANDA VICENZI PAVAN RELATÓRIO VERSUS IMPERATRIZ- MARANHÃO

FERNANDA VICENZI PAVAN RELATÓRIO VERSUS IMPERATRIZ- MARANHÃO FERNANDA VICENZI PAVAN RELATÓRIO VERSUS 2016.1 IMPERATRIZ- MARANHÃO VERÃO 2016 Logo no primeiro momento, ainda no aeroporto, vindo de Santa Catarina, três pessoas da comissão organizadora me receberam

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/VER-SUS 1

PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/VER-SUS 1 PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/VER-SUS 1 PESERICO, Anahlú 2 ; COLOMÉ, Juliana Silveira 3 RESUMO O trabalho tem como objetivo socializar

Leia mais

Terça feira, 16/01/2018, estávamos no terceiro dia da vivência, foi o dia que aconteceu nossa primeira visita externa para a Unidade de Saúde da

Terça feira, 16/01/2018, estávamos no terceiro dia da vivência, foi o dia que aconteceu nossa primeira visita externa para a Unidade de Saúde da VER-SUS 2018.1 No dia, 14/01/2018, deu início ao VER-SUS Maceió/AL, aproximadamente as 14:00h da tarde. Ao chegarmos fomos para a plenária, local onde aconteceu a apresentação de cada vivente e a separação

Leia mais

EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA DOCUMENTO FINAL DO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA

EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA DOCUMENTO FINAL DO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA DOCUMENTO FINAL DO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA João Pessoa, 31 de janeiro de 2015. Nós, estudantes de Fisioterapia, presentes no

Leia mais

VER SUS DIAMANTINA E VALE DO JEQUITINHONHA

VER SUS DIAMANTINA E VALE DO JEQUITINHONHA VER SUS DIAMANTINA E VALE DO JEQUITINHONHA 2016.2 PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO BRASIL VER SUS DIAMANTINA E VALE DO JEQUITINHONHA 2016.2

Leia mais

(Atenção Links não estão ativos) Tribunais Superiores. Justiça Federal. União Internacional do Notariado Latino Colégio Notarial do Brasil

(Atenção Links não estão ativos) Tribunais Superiores. Justiça Federal. União Internacional do Notariado Latino Colégio Notarial do Brasil Links Notariais (Atenção Links não estão ativos) União Internacional do Notariado Latino Colégio Notarial do Brasil Tribunais Superiores Supremo Tribunal Federal - STF Superior Tribunal de Justiça - STJ

Leia mais

Relatório de Vivência - VER-SUS. São Luís - MA

Relatório de Vivência - VER-SUS. São Luís - MA Vivente: Icariane Barros de Santana Araújo Relatório de Vivência - VER-SUS São Luís - MA Transmita amor, por onde for! Vivência: 06/09/2016 a 13/09/2016 Data: 06/09/2016 As atividades se iniciaram com

Leia mais

OFICINA DE FUTEBOL MASCULINO E FEMININO TRABALHANDO MENTES E FORMANDO CIDADÃOS ATRAVÉS DO ESPORTE

OFICINA DE FUTEBOL MASCULINO E FEMININO TRABALHANDO MENTES E FORMANDO CIDADÃOS ATRAVÉS DO ESPORTE OFICINA DE FUTEBOL MASCULINO E FEMININO TRABALHANDO MENTES E FORMANDO CIDADÃOS ATRAVÉS DO ESPORTE É sabido que através da prática esportiva, o indivíduo pode ser norteado a caminhos contrários a violência,

Leia mais

tomada de decisão de compra está relacionada a uma resposta a partir de um estímulo inicial

tomada de decisão de compra está relacionada a uma resposta a partir de um estímulo inicial Slide 1 Marketing Planejamento Estratégico Profa. Tathyane Chaves Slide 2 Saber o que motiva o consumidor a escolher um determinado tipo de produto ou marca é a chave do marketing bem sucedido tomada de

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS VIVENTE: GEYSA DA SILVA BEZERRA CURSO: FISIOTERAPIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS VIVENTE: GEYSA DA SILVA BEZERRA CURSO: FISIOTERAPIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI 1 RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS VIVENTE: GEYSA DA SILVA BEZERRA CURSO: FISIOTERAPIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI PARNAÍBA-PI 2016.2 2 RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS MA 2016.2

Leia mais

RELATÓRIO VER-SUS IMPERATRIZ

RELATÓRIO VER-SUS IMPERATRIZ RELATÓRIO VER-SUS IMPERATRIZ 2016.2 Dia 12/09/2016 Às 08h00min já nos encontrávamos no Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST), da Universidade Federal do Maranhão - Campus de Imperatriz,

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO:

POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO: Princípios, objetivos e diretrizes 19/05/2014 Dorisângela Lima - Assistente

Leia mais

Relatório de Vivência 206.1

Relatório de Vivência 206.1 Relatório de Vivência 206.1 Larissa Raianne Sanguinete Monteiro dos Santos Graduanda em Saúde Coletiva, UFPE. RECIFE, PE. 2016 No primeiro dia da vivência, fomos recebidos no NAE ( Núcleo de Apoio a Eventos)

Leia mais

MÓDULO I: Sociedade, patriarcado e a luta das mulheres. 02 a 06 de julho de 2018

MÓDULO I: Sociedade, patriarcado e a luta das mulheres. 02 a 06 de julho de 2018 MÓDULO I: Sociedade, patriarcado e a luta das mulheres. 02 a 06 de julho de 2018 PERCURSO I: Eu com as outras - questionamos as dominações e somamos forças para potencializar as resistências e o agir coletivo.

Leia mais

Vivências E Estágios Na Realidade Do Sistema Único De Saúde- Edição / Cidade: Moreno

Vivências E Estágios Na Realidade Do Sistema Único De Saúde- Edição / Cidade: Moreno Vivências E Estágios Na Realidade Do Sistema Único De Saúde- Edição 2016.2 / Cidade: Moreno Portfólio: Experiência Do Projeto Versus 2016 Vivente: Amanda Rodrigues Lima dos Santos Discente do 7 período

Leia mais

VER-SUS BRAGANÇA 2017/2018 ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS

VER-SUS BRAGANÇA 2017/2018 ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS VER-SUS BRAGANÇA 2017/2018 ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS Portifólio de Vivência Belém, 09 de Fevereiro de 2018 Relato de Experiência de um acadêmico de direito e usuário do SUS a respeito da

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO (VER-SUS SALTO DO CÉU/MT)

PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO (VER-SUS SALTO DO CÉU/MT) PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO BRASIL (VER-SUS SALTO DO CÉU/MT) 1- APRESENTAÇÃO Os estágios e vivências constituem importantes dispositivos

Leia mais

Mesmo com bastante aproximação conceitual e ética e com um quadro tão favorável no que se refere ao número de assistentes sociais atuantes nas

Mesmo com bastante aproximação conceitual e ética e com um quadro tão favorável no que se refere ao número de assistentes sociais atuantes nas 13 1. Introdução Muito trabalhada e discutida pelos profissionais, docentes, pesquisadores e autores da área do Serviço Social, a área da saúde tem se apresentado como um dos leques de atuação profissional

Leia mais

Alana de Paiva Nogueira Fornereto Gozzi Março/2018

Alana de Paiva Nogueira Fornereto Gozzi Março/2018 Apoio à implantação e implementação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) em uma região do estado de São Paulo: a Educação Permanente como instrumento para lidar com desafios e possibilidades

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1.1 Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIRECIONADA À CONSERVAÇÃO DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL NASCENTES DO RIO BALSAS 1.2 Área temática Principal: ( ) Comunicação ( ) Educação ( )

Leia mais

Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde

Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde Ver-SUS - Zona da Mata Paraibana / 2015.2 Vivente: Dilayne Diniz Pereira dos Santos João Pessoa, PB Agosto de 2015 Introdução O Ver-SUS Zona

Leia mais

O CUIDADO TERRITORIAL: UM OLHAR SOBRE A SAÚDE MENTAL E A ATENÇÃO BÁSICA 1

O CUIDADO TERRITORIAL: UM OLHAR SOBRE A SAÚDE MENTAL E A ATENÇÃO BÁSICA 1 O CUIDADO TERRITORIAL: UM OLHAR SOBRE A SAÚDE MENTAL E A ATENÇÃO BÁSICA 1 Camila Eichelberg Madruga 2, Valéria Baccarin Ianiski 3, Adriane Cristine Oss-Emer Soares Alpe 4. 1 Relato de experiência desenvolvida

Leia mais

III Seminário PET-GraduaSUS / VERSUS / Residência Centro de Ciências da Saúde CCS

III Seminário PET-GraduaSUS / VERSUS / Residência Centro de Ciências da Saúde CCS III Seminário PET-GraduaSUS / VERSUS / Residência -2017 1 SUMÁRIO PET-SAÚDE PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: COMPROMETIMENTO COM O VINCULO ENTRE USUÁRIO E SISTEMA... 1 O OLHAR DO

Leia mais

Atividades do Curso de Psicologia 2016

Atividades do Curso de Psicologia 2016 Atividades do Curso de Psicologia 2016 NOTÍCIAS DE ABRIL 1) Palestra sobre o autismo é realizada no curso de Psicologia Na sexta-feira, dia 1º de abril, o curso de Psicologia organizou palestra sobre o

Leia mais

DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: construindo espaços de promoção de cidadania

DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: construindo espaços de promoção de cidadania DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: construindo espaços de promoção de cidadania ARAÚJO, Luana de 1 FONSECA, Ana Rafaella Martins 2 GONZAGA, Gigliolla Marcelino 3 MOREIRA, Camilla Gambarra 4 AMORIM,

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL NOTAS DOUTRINÁRIAS DA ESTRUTURA DA CONSTITUIÇÃO... 08 DOS ELEMENTOS DA CONSTITUIÇÃO... 09 PREÂMBULO CONSTITUCIONAL PREÂMBULO... 10 TÍTULO

Leia mais

Perspectivas da promoção da saúde: políticas e gestão U N I V E R S I D A D E COMUNITÁ R I A DA REGIÃO DE CHAPECÓ ( U N O C H A P E C Ó )

Perspectivas da promoção da saúde: políticas e gestão U N I V E R S I D A D E COMUNITÁ R I A DA REGIÃO DE CHAPECÓ ( U N O C H A P E C Ó ) Perspectivas da promoção da saúde: políticas e gestão MARIA ELISABETH KLEBA U N I V E R S I D A D E COMUNITÁ R I A DA REGIÃO DE CHAPECÓ ( U N O C H A P E C Ó ) Pontos para refletir Sobre saúde e o Sistema

Leia mais

MOVIMENTOS SOCIAIS. Prof. Lucas do Prado Sociologia

MOVIMENTOS SOCIAIS. Prof. Lucas do Prado Sociologia MOVIMENTOS SOCIAIS Prof. Lucas do Prado Sociologia DEFINIÇÃO Trata-se da ação conjunta de homens, a partir de uma determinada visão de mundo, objetivando a mudança ou conservação das relações sociais numa

Leia mais

QUESTIONÁRIO REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

QUESTIONÁRIO REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL Diagnóstico e Avaliação do Atual Estágio de Desenvolvimento das Redes Regionais da Atenção à Saúde nas regiões priorizadas pelo Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual da Saúde 2016 QUESTIONÁRIO REDE

Leia mais

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 VIVENTE: Sarah Rakel Barbosa Rocha, acadêmica de Psicologia,7º período da Faculdade Pitágoras- São luís.

Leia mais

VER-SUS Litoral Piauiense 2016 A INTENSIDADE DE VIVER SÓ ENQUANTO EU RESPIRAR VOU ME LEMBRAR DE VOCÊ (S)

VER-SUS Litoral Piauiense 2016 A INTENSIDADE DE VIVER SÓ ENQUANTO EU RESPIRAR VOU ME LEMBRAR DE VOCÊ (S) VER-SUS Litoral Piauiense 2016 A INTENSIDADE DE VIVER SÓ ENQUANTO EU RESPIRAR VOU ME LEMBRAR DE VOCÊ (S) Lanniely Sousa Lima 1º Dia - 23/01/2016 As primeiras impressões ao adentra no campo de vivencia

Leia mais

Dia 30 de setembro de ª. Feira

Dia 30 de setembro de ª. Feira 1 1 Dia 30 de setembro de 2015-4ª. Feira MANHÃ 9:30 / 12:00 AUDITÓRIO Abertura do II SEGRAF - 2015 - Direção da FEBF - Representantes da SR1 / SR2 / SR3 - Uma reflexão sobre o ensino, a pesquisa e a extensão

Leia mais

A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros

A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros Discente do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, campus

Leia mais

Natal, janeiro de Olá Sus!

Natal, janeiro de Olá Sus! Natal, janeiro de 2016 Olá Sus! Tenho muitas coisas pra te contar sobre você. Sim, isso mesmo, sobre você. Acredita que passei onze dias com mais cinqüenta e nove pessoas discutindo, vivendo, convivendo,

Leia mais

São Paulo, 22 de novembro de 2013 Prédio da Faculdade de Medicina da USP - Av. Dr. Arnaldo, 455 Cerqueira César

São Paulo, 22 de novembro de 2013 Prédio da Faculdade de Medicina da USP - Av. Dr. Arnaldo, 455 Cerqueira César PROJETO REGIÃO OESTE Fundação Faculdade de Medicina São Paulo, 22 de novembro de 2013 Prédio da Faculdade de Medicina da USP - Av. Dr. Arnaldo, 455 Cerqueira César Agenda Institucional Projeto Região Oeste

Leia mais

Diretoria da Diversidade

Diretoria da Diversidade Relatório de Atividades e Eventos da Diretoria da Diversidade DIV Coordenação dos Direitos da Mulher 2016 2 Coordenação dos Direitos da Mulher A Coordenação dos Direitos das Mulheres é uma coordenação

Leia mais

Inovação em Serviços Públicos

Inovação em Serviços Públicos Inovação em Serviços Públicos Introdução às Mudanças do Estado Mudanças recentes nas Organizações Anos 70/80 1. Fatores que exigem mudanças nas organizações Internacionalização da economia (concorrência

Leia mais

PERFIL E MOTIVAÇÕES DOS MANIFESTANTES PRÓ-BOLSONARO, MACEIÓ-AL (26/05/19)

PERFIL E MOTIVAÇÕES DOS MANIFESTANTES PRÓ-BOLSONARO, MACEIÓ-AL (26/05/19) PERFIL E MOTIVAÇÕES DOS MANIFESTANTES PRÓ-BOLSONARO, MACEIÓ-AL (26/05/19) EQUIPE REALIZADORA DA PESQUISA Coordenador: Cristiano Bodart, professor do Programa de Mestrado em Sociologia da UFAL. Doutor em

Leia mais

Portfólio. Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015

Portfólio. Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015 Portfólio Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015 Um grupo de 27 viventes e 8 facilitadores vindouros de diversos estados do país, inclusive de outro país,

Leia mais

Pronunciamento do reitor Reinaldo Centoducatte em sessão solene na Câmara dos Deputados realizada em homenagem aos 50 anos do Hospital Universitário

Pronunciamento do reitor Reinaldo Centoducatte em sessão solene na Câmara dos Deputados realizada em homenagem aos 50 anos do Hospital Universitário Pronunciamento do reitor Reinaldo Centoducatte em sessão solene na Câmara dos Deputados realizada em homenagem aos 50 anos do Hospital Universitário Bom dia a todos. Meus cumprimentos ao deputado Givaldo

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Para Instituto de Ciências da Saúde

Serviço Público Federal Universidade Federal do Para Instituto de Ciências da Saúde Serviço Público Federal Universidade Federal do Para Instituto de Ciências da Saúde Vivência e Estágio Na Realidade do Sistema Único de Saúde nos municípios de Breves e Benevides. Edição Inverno 2012 Projeto

Leia mais

PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DAS (OS) ACADÊMICAS (OS) DA UEMASUL

PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DAS (OS) ACADÊMICAS (OS) DA UEMASUL PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DAS (OS) ACADÊMICAS (OS) DA UEMASUL *Conceição de Maria Amorim 1 Crisleide do Socorro Nascimento Souza 2 Os dados disponibilizados no presente documento foram levantados

Leia mais

VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017

VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017 VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017 Comissão Organizadora: Secretaria Municipal de Saúde, Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Secretaria Municipal de Educação e Juventude,

Leia mais

Memorias Convención Internacional de Salud Pública. Cuba Salud La Habana 3-7 de diciembre de 2012 ISBN

Memorias Convención Internacional de Salud Pública. Cuba Salud La Habana 3-7 de diciembre de 2012 ISBN ESTÁGIO DE VIVÊNCIA NO SUS XIQUE XIQUE/BAHIA: UMA EXPERIÊNCIA DA REORIENTAÇÃO NA FORMAÇÃO EM SAÚDE. Resumo Lumena Aleluia- Univerisdade Salvador(UNIFACS) Email: luma.aleluia@gmail.com (71) 92631073 Bahia/Brasil

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES CURSO DE TURISMO 2018 ATIVIDADE: FEIRA DE PÁSCOA ARTESANATO, CHOCOLATES, GASTRONOMIA COLONIAL E REGIONAL

RELATÓRIO DE ATIVIDADES CURSO DE TURISMO 2018 ATIVIDADE: FEIRA DE PÁSCOA ARTESANATO, CHOCOLATES, GASTRONOMIA COLONIAL E REGIONAL RELATÓRIO DE ATIVIDADES CURSO DE TURISMO 2018 ATIVIDADE: FEIRA DE PÁSCOA ARTESANATO, CHOCOLATES, GASTRONOMIA COLONIAL E REGIONAL Feira Comemorativa de Páscoa do Curso de Turismo: Venda de artesanato e

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO RAIO-X DAS QUESTÕES... 13

Sumário APRESENTAÇÃO RAIO-X DAS QUESTÕES... 13 Sumário APRESENTAÇÃO... 11 RAIO-X DAS QUESTÕES... 13 Análise dos dados... 17 Assuntos que tiveram maior número de questões com base na doutrina... 19 Assuntos que tiveram maior número de questões com base

Leia mais

VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO

VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO Facilitadora: Fabiane Santos Barros Acadêmica de Enfermagem UFT Palmas-TO O VER-SUS Tocantins, edição de verão 2016 aconteceu do dia 11 a 17 de janeiro, na cidade

Leia mais

TECENDO A REDE: O DESAFIO DO EMPODERAMENTO DE USUÁRIOS E FAMILIARES NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, EM CRICIÚMA (SC)

TECENDO A REDE: O DESAFIO DO EMPODERAMENTO DE USUÁRIOS E FAMILIARES NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, EM CRICIÚMA (SC) http://dx.doi.org/10.18616/gcsaude9 TECENDO A REDE: O DESAFIO DO EMPODERAMENTO DE USUÁRIOS E FAMILIARES NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, EM CRICIÚMA (SC) Priscila Schacht Cardozo Mestranda em Saúde Coletiva,

Leia mais

Apresentação. Freire Neto

Apresentação. Freire Neto Bem vindos!!! Apresentação Freire Neto freire.rapaduracultural@gmail.com 984151051 Não precisa ser fácil, basta ser possível. Quem é você? Quem é você? X Parceria... Questão 3 Fortaleza - Ce Regional

Leia mais

Constituição Brasileira Completa 30 Anos

Constituição Brasileira Completa 30 Anos 30 anos da constituição Federal Constituição Brasileira Completa 30 Anos A Constituição é o conjunto de leis do país. É considerada a Lei máxima e determina o papel do Estado. Nela estão as regras que

Leia mais

o sus e as políticas de saúde mental no brasil

o sus e as políticas de saúde mental no brasil O que é atenção psicossocial? 1. antagônica ao isolamento hospitalar, um lugar de cuidado, disponível à circulação de pessoas e acontecimentos (visitantes, alunos, professores, políticos, voluntários,

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA COMO FACILITADOR NO VER-SUS DE IMPERATRIZ DO MARANHÃO. 1 Autor: Marcos Moreira Lira

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA COMO FACILITADOR NO VER-SUS DE IMPERATRIZ DO MARANHÃO. 1 Autor: Marcos Moreira Lira RELATÓRIO DE VIVÊNCIA COMO FACILITADOR NO VER-SUS 2016.2 DE IMPERATRIZ DO MARANHÃO. 1 Autor: Marcos Moreira Lira Graduando de Ciências Humanas Sociologia. Universidade Federal Do Maranhão. marcosliraoficial@outlook.com

Leia mais

As boas práticas de participação

As boas práticas de participação As boas práticas de participação Clique para editar o estilo do subtítulo mestre popular no Poder Legislativo Regina Medeiros PUC Minas repameca@pucminas.br Participação Juvenil no legislativo local e

Leia mais

Lidiane Bezerra Oliveira Instituto Federal do Piauí

Lidiane Bezerra Oliveira Instituto Federal do Piauí Lidiane Bezerra Oliveira Instituto Federal do Piauí lidianeoliveira@ifpi.edu.br A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E A PRÁTICA DOCENTE: NOVAS POSSIBILIDADES ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO

Leia mais

RAFAEL BRUNO DA SILVEIRA ALVES. 27 ANOS. ACADÊMICO DE MEDICINA DA UFCG, 12º SEMESTRE. PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIA. VIVÊNCIA

RAFAEL BRUNO DA SILVEIRA ALVES. 27 ANOS. ACADÊMICO DE MEDICINA DA UFCG, 12º SEMESTRE. PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIA. VIVÊNCIA RAFAEL BRUNO DA SILVEIRA ALVES. 27 ANOS. ACADÊMICO DE MEDICINA DA UFCG, 12º SEMESTRE. PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIA. VIVÊNCIA 2016.2. CAJAZEIRAS-PB. 1º Dia (27/10/2016) No primeiro dia, após o jantar

Leia mais

A BRINCADEIRA AMARELINHA COMO MÉTODO DE ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A BRINCADEIRA AMARELINHA COMO MÉTODO DE ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A BRINCADEIRA AMARELINHA COMO MÉTODO DE ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Liliane A. LIMA 1 ; Miller M. SANCHES 2 ; Fabiana L. OLIVEIRA 3 RESUMO A educação não é apenas promover

Leia mais

EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA ATENÇÃO ÀS GESTANTES E PUÉRPERAS

EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA ATENÇÃO ÀS GESTANTES E PUÉRPERAS EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA ATENÇÃO ÀS GESTANTES E PUÉRPERAS ANDRADE 1, Mariana Fernandes Ferreira de; MENESES 2, Danielle Barros Pires de Meneses; BARRETO 2, Djanilson Kleber da Rocha; MORAIS 3, Maria

Leia mais

CARTA CONVOCATÓRIA AO IV ERA

CARTA CONVOCATÓRIA AO IV ERA CARTA CONVOCATÓRIA AO IV ERA AGROECOLOGIA E DEMOCRACIA UNINDO CAMPO E CIDADE Por Territórios Livres e Soberania Popular na Amazônia A Articulação Nacional de Agroecologia Amazônia (ANA Amazônia) convoca

Leia mais

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Prevenção Educação, Informação e Capacitação Cuidado Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Autoridade Enfrentamento ao tráfico de drogas e às organizações criminosas Crack, é

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA JULIANA SAMBUGARO 1. SOBRE A VIVENTE Juliana Sambugaro, 22 anos. Natural de Imbituba-SC e residente no município de Curitiba-PR. Técnica em Química pela Sociedade Educacional de Santa

Leia mais

BRASIL: REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO

BRASIL: REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO BRASIL: REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO Professora: Kelly Soares Figueiredo 7º ano Capítulo 1 Página 9 FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO PERÍODO REPUBLICANO: FEDERAÇÃO Estrutura que confere maior liberdade política

Leia mais

Assembleia Geral Ordinária

Assembleia Geral Ordinária CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL DE MINAS GERAIS Assembleia Geral Ordinária 29 de outubro de 2013, Pauta: Apresentação das Deliberações do 42º Encontro Nacional; Prestação de Contas Parcial 2012/2013;

Leia mais

Relato de experiência vivenciado em Cuiabá/MT nas unidades do SUS

Relato de experiência vivenciado em Cuiabá/MT nas unidades do SUS Vivente: Érica Gonçalves Silva UFMT de Rondonópolis/MT Relato de experiência vivenciado em Cuiabá/MT nas unidades do SUS Durante o dia 09 até 18 de janeiro de dois mil e dezesseis em Cuiabá/MT, ocorreu

Leia mais

RELATÓRIO FINAL. Endereço: Avenida Délio Silva Brito, 630, Ed. Corumbá, 302, Coqueiral de Itaparica, Vila Velha-ES

RELATÓRIO FINAL. Endereço: Avenida Délio Silva Brito, 630, Ed. Corumbá, 302, Coqueiral de Itaparica, Vila Velha-ES 1 RELATÓRIO FINAL Nome: Vera Lucia Dias Santos Idade: 48 anos Escolaridade: Especialização em Saúde Coletiva e Profissão: Assistente Social e Licenciatura em Pedagogia Endereço: Avenida Délio Silva Brito,

Leia mais

REGULAMENTO DA MOSTRA BRASIL AQUI TEM SUS-2013

REGULAMENTO DA MOSTRA BRASIL AQUI TEM SUS-2013 REGULAMENTO DA MOSTRA BRASIL AQUI TEM SUS-2013 1. Introdução: O principal objetivo desta mostra é propiciar o intercâmbio de trabalhos bem sucedidos no SUS, e assim estimular, fortalecer e divulgar as

Leia mais

Agente de transformação social Orientador do desenvolvimento sócio-cognitivo do estudante Paradigma de conduta sócio-política

Agente de transformação social Orientador do desenvolvimento sócio-cognitivo do estudante Paradigma de conduta sócio-política CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO Ana Maria Iorio Dias março/2012 Educação função social primordial a incorporação ativa de conhecimentos e experiências i produzidas por gerações e sua socialização; produção do

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE, REDE GOVERNO COLABORATIVO EM SAÚDE, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA REDE UNIDA, EDITAL Nº 01- VER-SUS/MS, DE 01 DE ABRIL DE 2014

MINISTÉRIO DA SAÚDE, REDE GOVERNO COLABORATIVO EM SAÚDE, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA REDE UNIDA, EDITAL Nº 01- VER-SUS/MS, DE 01 DE ABRIL DE 2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE, REDE GOVERNO COLABORATIVO EM SAÚDE, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA REDE UNIDA, EDITAL Nº 01- VER-SUS/MS, DE 01 DE ABRIL DE 2014 A Comissão Estadual do VER-SUS, Coletivo MovSUS, Comissão

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS-PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO -PIBEX EDITAL Nº 002/2012 PROEXAE/UEMA

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS-PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO -PIBEX EDITAL Nº 002/2012 PROEXAE/UEMA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS-PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO -PIBEX EDITAL Nº 002/2012 PROEXAE/UEMA A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade

Leia mais

1.4 Centro/Departamento/Coordenação de origem: CCME - Coordenação do curso de Medicina-UFMA Pinheiro

1.4 Centro/Departamento/Coordenação de origem: CCME - Coordenação do curso de Medicina-UFMA Pinheiro 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1.1 Título: EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA A MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA DA COMUNIDADE 1.2 Área temática Principal: ( ) Comunicação ( ) Educação ( ) Direitos Humanos

Leia mais

Conselhos e Conferências Nacionais

Conselhos e Conferências Nacionais Conselhos e Conferências Nacionais Conferências Nacionais Caro prefeito e cara prefeita, As conferências constituem importantes instrumentos de participação popular na construção e acompanhamento de políticas

Leia mais

VER-SUS ITZ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAUDE EM IMPERATRIZ-MA WELLINGTON MACEDO LEITE RELATÓRIO DE VIVÊNCIA IMPERATRIZ-MA

VER-SUS ITZ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAUDE EM IMPERATRIZ-MA WELLINGTON MACEDO LEITE RELATÓRIO DE VIVÊNCIA IMPERATRIZ-MA VER-SUS ITZ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAUDE EM IMPERATRIZ-MA WELLINGTON MACEDO LEITE RELATÓRIO DE VIVÊNCIA IMPERATRIZ-MA Imperatriz, 01 de outubro de 2016 INTRODUÇÃO O VER-SUS

Leia mais

Nota Técnica nº 307/2017

Nota Técnica nº 307/2017 Nota Técnica nº 307/2017 Em 12 de dezembro 2017 Assunto: Despesas com auxílio-moradia Interessado: Senador Randolfe Rodrigues 1 Introdução Por meio da STO nº 1172/2017, o Sen. Randolfe Rodrigues solicitou

Leia mais

CAFÉ COM SAÚDE: RODA DE CONVERSA PARA DISCUTIR O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

CAFÉ COM SAÚDE: RODA DE CONVERSA PARA DISCUTIR O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE CAFÉ COM SAÚDE: RODA DE CONVERSA PARA DISCUTIR O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Bruna Fernandes SILVA¹; Gabriela Rodrigues ALVES²; Lorrayne Emanuela Duarte da SILVA³; Ilda Estefani Ribeiro MARTA

Leia mais

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS Na cidade Paço do Lumiar 2016.1 Vivente: JACYENNE DE ARAUJO BATISTA Acadêmica de Fisioterapia na Universidade Federal do

Leia mais

Edital aberto de 18 de fevereiro a 15 de março pessoas alcançadas nas redes sociais. Total de 77 inscritos, sendo 53 elegíveis.

Edital aberto de 18 de fevereiro a 15 de março pessoas alcançadas nas redes sociais. Total de 77 inscritos, sendo 53 elegíveis. Edital aberto de 18 de fevereiro a 15 de março. 9.151 pessoas alcançadas nas redes sociais. Total de 77 inscritos, sendo 53 elegíveis. Observação: A gestão do edital 2019 do Instituto Rio, ficou a cargo

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA SELEÇÃO DE MONITORES XI SEMANA DE ENFERMAGEM II SEMINÁRIO VER-SUS IMPERATRIZ

CHAMADA PÚBLICA SELEÇÃO DE MONITORES XI SEMANA DE ENFERMAGEM II SEMINÁRIO VER-SUS IMPERATRIZ CHAMADA PÚBLICA SELEÇÃO DE MONITORES XI SEMANA DE ENFERMAGEM II SEMINÁRIO VER-SUS IMPERATRIZ A XI Semana de Enfermagem da UNISULMA e II Seminário VER-SUS Imperatriz, será realizada na cidade de Imperatriz,

Leia mais

MANIFESTO VERDE PELA PAZ DA HUMANIDADE, DA NATUREZA E DO PLANETA TERRA.

MANIFESTO VERDE PELA PAZ DA HUMANIDADE, DA NATUREZA E DO PLANETA TERRA. MANIFESTO VERDE PELA PAZ DA HUMANIDADE, DA NATUREZA E DO PLANETA TERRA. Um mantra de paz nessa primeira década do século XXI Paz em seu coração. Paz em sua vida. Paz em você. Paz em sua saúde. Paz em sua

Leia mais