Relatório de Vivência - VER-SUS. São Luís - MA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório de Vivência - VER-SUS. São Luís - MA"

Transcrição

1 Vivente: Icariane Barros de Santana Araújo Relatório de Vivência - VER-SUS São Luís - MA Transmita amor, por onde for! Vivência: 06/09/2016 a 13/09/2016

2 Data: 06/09/2016 As atividades se iniciaram com o acolhimento, realizado pelos facilitadores e comissão organizadora, de todos os viventes. Foi o contato inicial, primeiras conversas, risadas, e muita ansiedade para uma vivência que estava apenas começando. Posteriormente realizamos a dinâmica do barbante: Cada vivente teve um momento para falar um pouco sobre si, sobre suas expectativas para o estágio, cursos, manias, um pouco de cada um. Á medida que íamos se conhecendo, íamos construindo uma rede com um barbante, e se conectando uns aos outros. Ao final da brincadeira, estávamos todos interligados entre si, e percebemos o quanto somos importantes para o trabalho do outro, o quanto uma pessoa faz a diferença, e como a rede está intimamente interligada. Realizou-se o sorteio do anjo, e cada vivente e facilitador ficou responsável por cuidar de um colega ocultamente, até o final da vivência. Para finalizar as atividades da manhã, realizamos a customização dos envelopes, que depois foram usados para guardar lembranças, almoçamos e nos deslocamos para o Hotel. As atividades da tarde foram realizadas na Universidade Ceuma, onde fomos divididos em NBs (Núcleo de Base), esses grupos nos permitiram longas tardes de discussões a respeito da dinâmica que envolve o SUS. Nessa tarde, definimos um nome para cada grupo, e naquele momento nascia o meu NB - LaSUS (nome escolhido a partir da palavra Laço, mostrando que o SUS é uma rede formada de laços, que envolvem todas as áreas da Saúde e que juntas se integram, e se entrelaçam para o bemestar dos usuários). Posteriormente conhecemos os outros NBs, e apresentamos o nosso para os outros viventes, por meio de encenações e paródias. Realizamos também a confecção da bandeira do Ver-SUS 2016, e a divisão das tarefas da semana em que cada NB ficou responsável. Após o jantar, nos deslocamos para o hotel, e fomos surpreendidos com uma dinâmica, em que cada vivente se manteve de olhos fechados, ouvindo apenas algumas palavras, do quanto somos importantes para o outro, do quanto é importante ser tratado com carinho, e ser surpreendido com boas ações, nos trazendo boas reflexões. Ao final, cada um foi presenteado com uma mochila, e uma camisa para utilizar durante a vivência.

3 Data: 07/09/2016 Após o café da manhã, realizamos uma mística, todos juntos formando um círculo, que depois formou um grande nó, e o objetivo da dinâmica seriam todos juntos desfazerem o nó, e reformularem o círculo. Foi difícil, mas percebemos o quanto um precisa do outro para fazer o SUS funcionar, e todos juntos somos capazes de fazer a rede se desenrolar e se reconectar. Posteriormente cada NB se reuniu separadamente para discutir alguns temas: a Universalidade, Integralidade, Equidade, Lei 8080, Lei 8142, PECs e Tentativas de Desmonte do SUS, e ao final das discussões entre grupos nos reunimos para uma troca de conhecimentos entre todos os NBs. O LaSUS ficou responsável por debater sobre a Integralidade, um dos princípios doutrinários do SUS, que visa garantir assistência a prática curativa, contemplando o indivíduos em todos os níveis de atenção à saúde. Pela tarde realizamos um passeio no Reviver, e discutimos sobre a pedofilia, em que cada um expôs seu ponto de vista sobre a temática em questão, e muitos olhares diferentes foram levantados. Tratase de problemas psicológicos? Onde podemos intervir? Como fica a criança? O que fazer? Como tratar? E a família? Ainda no local, realizamos uma dinâmica de olhos fechados, e que ao final, notou-se que cada um dos viventes demonstrou que mesmo de olhos fechados, confiar no outro ainda é preciso, e transmitir confiança é necessário. E o nosso Sistema de Saúde precisa desse tipo de atenção. Ocorreu uma discussão com todos os grupos, sobre as condições de vida dos moradores de rua, e os direitos que esses indivíduos têm frente a atual conjuntura do nosso Sistema de Saúde.

4 Data: 08/09/2016 Iniciamos as atividades com uma mística, do objeto que nos representa. Cada um apresentou um objeto que o representava, e conhecemos mais sobre as diferentes culturas, e como um objeto pode representar algo para alguém, enquanto que para outro pode ser apenas um objeto, ajudando assim entendermos as diferenças dos outros. Em seguida, cada NB se reuniu para discutir sobre diversos temas: Rede Cegonha, Atenção Básica, Serviço de Urgência e Emergência, Atenção á pessoas com Doenças Crônicas, Rede de atenção a pessoas com Deficiências e Atenção a Rede Psicossocial, e posteriormente todos os grupos se reuniram para um debate em conjunto. O LaSUS levantou várias questões à respeito da RAPs (Rede de Atenção Psicossocial), que tem como objetivo atender pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrente do uso de drogas e álcool. A discussão entre os NBs foi bastante proveitosa, e várias abordagens foram levantadas, para esses pacientes, e a função de cada profissional para o atendimento desses usuários. Cada NB se reuniu separadamente, para discutir sobre Políticas de Saúde para Minorias e Populações Específicas, dentre elas: Política Nacional de Doenças Raras, Saúde da População LGBT, Saúde Indígena, Saúde da População Negra, Saúde das Populações do Campo, águas e Florestas e Saúde do Idoso. Após as discussões, cada NB fez uma apresentação para demonstrar de que maneira o SUS pode agir no tratamento desses diversos grupos, dentre essas apresentações tiveram paródias, encenações, que ampliaram nossos conhecimentos diante da prática dos profissionais no Sistema. O LaSUS realizou uma encenação sobre a Saúde da População LGBT. Ao anoitecer, após o jantar, todos os facilitadores e viventes, se deslocaram até a praia onde fizeram mais uma dinâmica. Nesse momento, cada participante teve um espaço para comentar sobre um fato marcante na sua vida, o que permitiu que cada um conhecesse um pouco mais sobre o outro.

5 Data: 09/09/2016 Cada GV (Grupo de Visita) ficou responsável por visitar diferentes hospitais, UPAs, Unidades de Saúde para entender a dinâmica do nosso Sistema em diferentes âmbitos. O meu grupo ficou responsável pela visita ao Hospital Socorrão II, onde conhecemos todo hospital, os programas que o englobam, os pacientes, as diferentes alas, acompanhados pelo Dr. Francisco. Realizamos uma visita na Hemomar, conhecemos todo o Centro de Hematologia do Maranhão, assistimos à palestra a respeito da doação de Sangue e de Medula Óssea. Ao final, alguns membros aproveitaram para realizar a doação de Sangue, e outros se cadastraram no Redome. Participamos de uma palestra a respeito da Reforma Psiquiátrica com o Dr. João Arnaud.

6 Data: 10/09/2016 As atividades se iniciaram com uma mística, em que cada integrante pôde resumir o colega por meio de uma única palavra. Foi importante para conhecermos como nosso colega nos ver, qual imagem transmitimos para as outras pessoas, e o quanto isso é importante para nosso futuro profissional. Em seguida assistimos à palestra com a Enfermeira Poliana Costa, sobre doação de Órgãos, juntamente com um relato de caso de uma funcionária da Central de Transplante do Maranhão, Maria Luíza. Aprendemos como funciona a Central. Quem pode doar? Por que doar? Como funciona a doação com doador vivo, e como funciona com doador morto, dentre outras informações. Na UFMA, assistimos a uma discussão sobre Educação em Saúde, com as palestrantes Maria do Carmo, Walquíria e Adriana, docentes da Universidade Federal do Maranhão. Em seguida participamos da dinâmica do corredor do afeto, em que os viventes entraram de olhos fechados, em uma sala, e foram presenteados com abraços, carinhos, beijos, e percebemos o quanto somos essenciais para os outros, e o quanto é importante confiarmos no outro, e refletimos ao final, o papel dos profissionais da saúde na transmissão dessa confiança para os usuários do nosso Sistema de Saúde. Para finalizar as atividades, terminamos a confecção da bandeira. Cada NB assistiu com seu grupo ao filme: Ilha das Flores, e posteriormente discutimos em grupo. O quanto os seres humanos tem o encéfalo desenvolvido, mas infelizmente ainda há muitos indivíduos que vivem em situações subumanas como animais que tem pouco desenvolvimento do encéfalo.

7 Data: 11/09/2016 Os viventes e facilitadores realizaram uma mística, em que foi lida uma história, e a cada palavra de amor, abraço entre outras, todos deveriam fazer tais demonstrações de afeto, e ao final observamos o quanto um simples ato de carinho, torna o dia do outro melhor. Cada GV expôs sobre a sua vivência nos locais visitados no dia 09, e foram elencados vários problemas, e levantados várias soluções. Foram observados também os olhares diferentes que cada profissional, que cada área de atuação tem frente aos hospitais, as unidades de saúde, e as unidades visitadas. Cada NB recebeu um caso clínico para ser estudado, e então ser apresentado posteriormente. O objetivo do estudo foi entender de que maneira os profissionais de Saúde podem intervir diante diversas situações. O LaSUS ficou responsável pela apresentação do caso de uma criança de rua, criada pela avó, que precisou trabalhar nas ruas para ajudar no sustento da casa, e teve contato com crack e outras drogas. O grupo realizou uma encenação do caso, e cada profissional de saúde assumiu sua postura, e sua função diante do caso. Cada NB se reuniu novamente para discutir sobre os cuidados paliativos, e posteriormente foi realizada uma discussão com todos os outros NBs, e muitos aspectos foram levantados. Qual o papel do SUS nos cuidados paliativos? Em que aspecto o profissional da saúde pode ajudar? Quais programas? Tal discussão foi de grande importância para o entendimento dos cuidados paliativos par o profissional da Saúde.

8 Data: 12/09/2016 No Ceuma, assistimos a uma palestra sobre Controle Social, com o Dr. Antônio Maris, que esclareceu muitas dúvidas sobre o assunto em questão. Visitamos o CSU do Vinhais (Centro Social Urbano), acompanhamos uma Conferência Municipal de Saúde, vimos diversos pontos de vistas, e a apresentação de vários projetos. Foi de grande importância, já que muitos de nós nunca tínhamos acompanhado aquele tipo de rotina. Em seguida fomos conhecer o Espigão Costeiro, cada NB se reuniu para tirar fotos, e registrar cada momento. Todos nós nos reunimos para uma breve discussão a respeito da visita feita pela manhã na Conferência de Saúde, e foram levantadas algumas críticas, algumas discussões, e ao final chegamos a conclusão de que ainda é necessário colocarmos em práticas os nossos projetos que ainda estão no papel, para termos uma saúde mais digna, e que possa atingir à todos.

9 Data: 13/09/2016 No último dia de vivência, cada um teve um espaço para contar sobre sua experiência, sobre os pontos positivos, e negativos da vivência, o que aprendeu, e tantas outras coisas que foram adquiridas naquele espaço de tempo. Foi um momento de descontração, choros e muitas gargalhadas. Nesse momento cada um aproveitou para escrever cartas e recados para serem colocados nos envelopes dos colegas de vivência e que seriam lidos apenas ao chegar a suas casas, ao final de tudo. Após o almoço, ocorreu a revelação dos anjos, que haviam sido escolhidos no primeiro dia de vivência, com a entrega de lembranças simbólicas. E para finalizar as atividades, em clima de muito carinho e emoção. Os viventes ofereceram uma surpresa para todos os facilitadores e comissão organizadora, pelo excelente trabalho, e excelente vivência! Fim!

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS VIVENTE: GEYSA DA SILVA BEZERRA CURSO: FISIOTERAPIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS VIVENTE: GEYSA DA SILVA BEZERRA CURSO: FISIOTERAPIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI 1 RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS VIVENTE: GEYSA DA SILVA BEZERRA CURSO: FISIOTERAPIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI PARNAÍBA-PI 2016.2 2 RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS SÃO LUÍS MA 2016.2

Leia mais

RELATOS DIÁRIOS DE VIVÊNCIA DO VERSUS Vivente: Kaique Queiroz da Silva

RELATOS DIÁRIOS DE VIVÊNCIA DO VERSUS Vivente: Kaique Queiroz da Silva RELATOS DIÁRIOS DE VIVÊNCIA DO VERSUS 2016.2 Vivente: Kaique Queiroz da Silva São Luís MA 2016 São Luís, 06 de setembro de 2016. O VERSUS iniciou no dia seis de setembro, às 8 horas, na Universidade CEUMA

Leia mais

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS 2016.2 IMPERATRIZ-MA 2016 A 3º edição do VER-SUS Imperatriz foi realizada no período de 12 a 18 de agosto de 2016. Uma experiência única, proporcionou

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS Vivente: JOCELINE CONRADO DA SILVA Graduanda em Psicologia pela Universidade CEUMA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS Vivente: JOCELINE CONRADO DA SILVA Graduanda em Psicologia pela Universidade CEUMA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS 2016.2 Vivente: JOCELINE CONRADO DA SILVA Graduanda em Psicologia pela Universidade CEUMA VER-SUS SÃO LUÍS 2016 Dia 01: 06/09/2016 Terça-feira O acolhimento dos viventes foi

Leia mais

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO VER-SUS Vivencias e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, um projeto estratégico do ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida que tem como foco a formação de militantes para o SUS. Facilitador:

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL.

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL. RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL. O Projeto ocorreu entre os dias 10 e 22 de dezembro. Neste período ficamos alojados na Universidade Federal de Alagoas.

Leia mais

VER-SUS-Imperatriz-MA

VER-SUS-Imperatriz-MA VER-SUS-Imperatriz-MA 2016.1 Relatoria de Vivencia Alana Bethyere Rodrigues Silva Acadêmica de Enfermagem-UFMA CCSST VER-SUS (Imperatriz-Ma) 06/01/2016 Foi o dia que a nossa vivência teve início. Fomos

Leia mais

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS Na cidade Paço do Lumiar 2016.1 Vivente: JACYENNE DE ARAUJO BATISTA Acadêmica de Fisioterapia na Universidade Federal do

Leia mais

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO AGOSTO DE 2016 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 Na segunda-feira de manhã, 01 de agosto, teve o primeiro

Leia mais

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 VIVENTE: Sarah Rakel Barbosa Rocha, acadêmica de Psicologia,7º período da Faculdade Pitágoras- São luís.

Leia mais

VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA

VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA Edith Monielyck Mendonça Batista Período: 01 a 10/08/2015 1 VISÃO SOBRE A VIVÊNCIA O VER-SUS foi uma experiência que permitiu o contato com realidade que talvez não

Leia mais

RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI. Frederico Westphalen

RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI. Frederico Westphalen RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI Frederico Westphalen 2016.2 Cícera Michel Facilitadora A experiência do VERSUS Alto Uruguai após recepção da 19º. Coordenadoria de saúde ficou hospedada

Leia mais

Relatório de vivências VerSus Verão Recife /01 Inicio das vivências

Relatório de vivências VerSus Verão Recife /01 Inicio das vivências Relatório de vivências VerSus Verão Recife 2016 21/01 Inicio das vivências No período da manhã foi realizado o acolhimento dos viventes no NAE(núcleo de apoio a eventos ). Após o almoço, nos dirigimos

Leia mais

Relatório VER-SUS Arapiraca / Al,

Relatório VER-SUS Arapiraca / Al, MINISTÉRIO DA SAÚDE- MS Relatório VER-SUS Arapiraca / Al, 2016.1 Acadêmica de enfermagem: Tatiane da Silva Santos Local de Execução: Serviços de saúde do municipio e Universidade Estadual de Alagoas UNEAL,

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA HELOISA PADESKI RODONISKI 1. SOBRE A FACILITADORA Heloisa Padeski Rodoniski, 20 anos, natural de Curitiba/PR e residente do mesmo. Atualmente graduanda do curso de Farmácia da Universidade

Leia mais

Terça feira, 16/01/2018, estávamos no terceiro dia da vivência, foi o dia que aconteceu nossa primeira visita externa para a Unidade de Saúde da

Terça feira, 16/01/2018, estávamos no terceiro dia da vivência, foi o dia que aconteceu nossa primeira visita externa para a Unidade de Saúde da VER-SUS 2018.1 No dia, 14/01/2018, deu início ao VER-SUS Maceió/AL, aproximadamente as 14:00h da tarde. Ao chegarmos fomos para a plenária, local onde aconteceu a apresentação de cada vivente e a separação

Leia mais

O nome grupo vem devido à necessidade de se formar profissionais que possam acolher melhor quem busca atendimento de saúde no âmbito do SUS.

O nome grupo vem devido à necessidade de se formar profissionais que possam acolher melhor quem busca atendimento de saúde no âmbito do SUS. Relatório de vivência VERSUS Imperatriz Local: Universidade Federal do Maranhão Período: 06/01/2016 a 17/01/2016 Facilitadora: Thailane Maria Silva Santana O primeiro contato do grupo aconteceu a partir

Leia mais

Roteiro de vivência entre os dias 08/08 a 14/08

Roteiro de vivência entre os dias 08/08 a 14/08 Roteiro de vivência entre os dias 08/08 a 14/08 Dia 08/08/16 O primeiro dia de vivência foi um momento um tanto quanto explicativo nos dando uma noção do que compunha a rede de saúde em Caxias do Sul.

Leia mais

Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia:

Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia: Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia: Teve início a 4ª vivência do VerSus. Cada equipe foi encaminhada para seus locais conforme o sorteio. Minha equipe foi composta

Leia mais

Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental

Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental Dia: 04/05 Local: Anf. da Biblioteca Horário: 13 às 14h Apresentadoras: Caroline Pascon 4º ano Chrishinau Silva 2º ano Orientadora: Drª Fgaª Ariadnes Nobrega de

Leia mais

Ousar lutar, Organizando a Juventude para a Constru

Ousar lutar, Organizando a Juventude para a Constru Ousar lutar, Organizando a Juventude para a Constru C onstrução o de um SUS Popular. " Os sonhos verdadeiros são coerentes; espalham em cada passo um bocado de sementes, para fazer o jardim do amanhecer.

Leia mais

A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL NO HOSPITAL DE EMERGÊNCIA PSIQUIÁTRICA.

A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL NO HOSPITAL DE EMERGÊNCIA PSIQUIÁTRICA. A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL NO HOSPITAL DE EMERGÊNCIA PSIQUIÁTRICA. SUZANNA GALVÃO SOARES MUNIZ ASSISTENTE SOCIAL ESPECIALISTA EM SAÚDE

Leia mais

Participei do Grupo 4 que tinha como foco de visitações a Área Programática 5.3, compreendendo os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba.

Participei do Grupo 4 que tinha como foco de visitações a Área Programática 5.3, compreendendo os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba. Esse relatório tem como objetivo apresentar os meus dias de vivência no programa VERSUS na cidade do Rio de Janeiro. Foram vários dias muito produtivos e que me trouxeram muito contato com a realidade

Leia mais

Relatório de vivência do VER-SUS. Período: 16 a 23/07/2015. São Luis-MA. Daianny Cristiny Brenha Saldanha

Relatório de vivência do VER-SUS. Período: 16 a 23/07/2015. São Luis-MA. Daianny Cristiny Brenha Saldanha Relatório de vivência do VER-SUS Período: 16 a 23/07/2015. São Luis-MA Daianny Cristiny Brenha Saldanha Faculdade Pitágoras, 6º período de Psicologia. 1º dia (16/07) manhã: Expectativa, muita expectativas.

Leia mais

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT Amanda Souza da Silva Araujo Vivência: 23/10/2016 à 29/10/16 Versus é mais do que viver a realidade SUS, é renascer em cada dificuldade, é chorar em cada

Leia mais

VER-SUS PAÇO DO LUMIAR VIVENTE: MILENA VIEIRA SILVA RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS

VER-SUS PAÇO DO LUMIAR VIVENTE: MILENA VIEIRA SILVA RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS VER-SUS PAÇO DO LUMIAR VIVENTE: MILENA VIEIRA SILVA RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS Paço do Lumiar, Brasil Agosto, 2016 O VER-SUS Paço do Lumiar 1ª edição começou dia 22 de agosto e encerrou dia 28 do mesmo mês.

Leia mais

Relatório de Vivência VER-SUS SÃO LUÍS Bruno Campêlo de Andrade Medicina (8ºs) Universidade CEUMA Facilitador

Relatório de Vivência VER-SUS SÃO LUÍS Bruno Campêlo de Andrade Medicina (8ºs) Universidade CEUMA Facilitador Relatório de Vivência VER-SUS SÃO LUÍS 2015.2 Bruno Campêlo de Andrade Medicina (8ºs) Universidade CEUMA Facilitador Dentro da proposta do projeto VER-SUS, estudantes são apresentados ao SUS de uma maneira

Leia mais

Relatório final VER SUS Arapiraca, Alagoas. 23 a 31 de Janeiro de º DIA DE VIVÊNCIA 23/01/2015

Relatório final VER SUS Arapiraca, Alagoas. 23 a 31 de Janeiro de º DIA DE VIVÊNCIA 23/01/2015 Relatório final VER SUS 2015.1 Arapiraca, Alagoas. 23 a 31 de Janeiro de 2015 Vivente:Deyse dos Santos Oliveira Enfermagem Centro Universitário Tiradentes - Unit 1º DIA DE VIVÊNCIA 23/01/2015 O VER SUS

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CASA DA CRIANÇA DE JAÚ Rua: Botelho de Miranda, 64 Fone: (14) CEP: Jaú SP

ASSOCIAÇÃO CASA DA CRIANÇA DE JAÚ Rua: Botelho de Miranda, 64 Fone: (14) CEP: Jaú SP MÊS JANEIRO- TEMA NOSSAS FÉRIAS Criar um contato com as Educadores, Crianças e Criar um vínculo através da Fazendo parte do dia a dia, crianças e educadores do funcionários da instituição do comunicação.

Leia mais

SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL Prof. João Gregório Neto 2013 REFORMA PSIQUIÁTRICA Ampla mudança do atendimento público em Saúde Mental, objetivando garantir o acesso da população

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS PINHEIRO - MA VIVENTE: Júlia Stéfanne Santos Simão PINHEIRO MA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS PINHEIRO - MA VIVENTE: Júlia Stéfanne Santos Simão PINHEIRO MA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS PINHEIRO - MA 2016.2 VIVENTE: Júlia Stéfanne Santos Simão PINHEIRO MA 2016 DIA 01 (30/11/2016) Relatório de Vivência Pinheiro, MA 30/11 à 06/12 A primeira edição do Ver-SUS

Leia mais

VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO

VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO Facilitadora: Fabiane Santos Barros Acadêmica de Enfermagem UFT Palmas-TO O VER-SUS Tocantins, edição de verão 2016 aconteceu do dia 11 a 17 de janeiro, na cidade

Leia mais

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS RELATÓRIO DO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL: JOÃO

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA- FACILITADOR DISCENTE: ALINE SANTANA FIGUEIREDO

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA- FACILITADOR DISCENTE: ALINE SANTANA FIGUEIREDO RELATÓRIO DE VIVÊNCIA- FACILITADOR DISCENTE: ALINE SANTANA FIGUEIREDO VER-SUS IMPERATRIZ 2016.1 1. Visão Geral do Evento Os estágios e vivências constituem importantes dispositivos que permitem tanto aos

Leia mais

Relatório 04. Dia: 11/10/2016

Relatório 04. Dia: 11/10/2016 Relatório 04 Dia: 11/10/2016 Hoje fomos acordados pelo grupo alvorada as 6:30hs e o café foi servido as 7:30hs. Depois do café tivemos um momento de interação, meu grupo ficou responsável pela faxina e

Leia mais

Aprendizados, emoções, reencontros e muita vontade de trabalhar em conjunto!

Aprendizados, emoções, reencontros e muita vontade de trabalhar em conjunto! Aprendizados, emoções, reencontros e muita vontade de trabalhar em conjunto! O 1º Encontro Nacional de Desenvolvimento de Associações de Fibrose Cística buscou, acima de tudo, demonstrar à todas as associações

Leia mais

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS) IMPERATRIZ MA RELATÓRIO INDIVIDUAL DE VIVÊNCIA

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS) IMPERATRIZ MA RELATÓRIO INDIVIDUAL DE VIVÊNCIA VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS) IMPERATRIZ MA 2016.2 RELATÓRIO INDIVIDUAL DE VIVÊNCIA Bacabal MA 2016 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA CAMPUS BACABAL CURSO

Leia mais

Financiamento. Consultório na Rua PORTARIA Nº 123, DE 25 DE JANEIRO DE Sem portaria convivência e cultura. Estabelece, no âmbito Especializada/

Financiamento. Consultório na Rua PORTARIA Nº 123, DE 25 DE JANEIRO DE Sem portaria convivência e cultura. Estabelece, no âmbito Especializada/ Rede De (RAPS) Componentes da RAPS Pontos da RAPS Nº da Portaria de Financiamento Caracterização da portaria Atenção Básica Unidade Básica de PORTARIA 2488/11 Institui a Política Saúde Nacional de Atenção

Leia mais

VER-SUS BRAGANÇA 2017/2018 ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS

VER-SUS BRAGANÇA 2017/2018 ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS VER-SUS BRAGANÇA 2017/2018 ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS Portifólio de Vivência Belém, 09 de Fevereiro de 2018 Relato de Experiência de um acadêmico de direito e usuário do SUS a respeito da

Leia mais

Local: Universidade Federal do Maranhão UFMA Campus Imperatriz

Local: Universidade Federal do Maranhão UFMA Campus Imperatriz Relatório da Vivência VER-SUS Imperatriz MA Edição 2016.1 Local: Universidade Federal do Maranhão UFMA Campus Imperatriz Período: 06/01/2016 à 17/01/2016 Vivente: Henry Alonso Nery Vaz, 25 anos, acadêmico

Leia mais

PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos

PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), Brasil, Montes Altos-MA, 08 a 14 de janeiro, 2018. Jheimyson Rêgo Barnabé, estudante de medicina Universidade

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL

REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL FONTE: Google Região de Saúde Espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de municípios limítrofes (identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de

Leia mais

O CUIDADO TERRITORIAL: UM OLHAR SOBRE A SAÚDE MENTAL E A ATENÇÃO BÁSICA 1

O CUIDADO TERRITORIAL: UM OLHAR SOBRE A SAÚDE MENTAL E A ATENÇÃO BÁSICA 1 O CUIDADO TERRITORIAL: UM OLHAR SOBRE A SAÚDE MENTAL E A ATENÇÃO BÁSICA 1 Camila Eichelberg Madruga 2, Valéria Baccarin Ianiski 3, Adriane Cristine Oss-Emer Soares Alpe 4. 1 Relato de experiência desenvolvida

Leia mais

Dia 09 Nesse segundo dia foi estabelecido que ele estava separado para conhecer melhor a cidade e para termos uma interação maior. Alugamos um carro e

Dia 09 Nesse segundo dia foi estabelecido que ele estava separado para conhecer melhor a cidade e para termos uma interação maior. Alugamos um carro e Portfolio do dia 8 Finalmente chegou o grande dia, o início de mais uma vivência, o dia que marcaria o inicio de uma caminhada longa e árdua, cheia de desafios e de fortes emoções. Ao desembarcamos no

Leia mais

RAPS. Saúde Mental 26/08/2016. Prof.: Beto Cruz PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*)

RAPS. Saúde Mental 26/08/2016. Prof.: Beto Cruz PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*) Saúde Mental Prof.: Beto Cruz betocais2@gmail.com PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*) Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades

Leia mais

RELATÓRIO VER-SUS 2016/1- EDIÇÃO DE VERÃO. Mayara Araújo Rocha 1 CAJAZEIRAS/PB

RELATÓRIO VER-SUS 2016/1- EDIÇÃO DE VERÃO. Mayara Araújo Rocha 1 CAJAZEIRAS/PB RELATÓRIO VER-SUS 2016/1- EDIÇÃO DE VERÃO Mayara Araújo Rocha 1 CAJAZEIRAS/PB 1.0 VIVÊNCIAS DO DIA: 15 DE JANEIRO DE 2016 Foi dado inicio ao VER-SUS (Vivências Estágios na Realidade do Sistema Único de

Leia mais

REDAÇÃO Desafios Para Reabilitação De Usuários De Drogas No Brasil

REDAÇÃO Desafios Para Reabilitação De Usuários De Drogas No Brasil REDAÇÃO Desafios Para Reabilitação De Usuários De Drogas No Brasil INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija

Leia mais

FERNANDA VICENZI PAVAN RELATÓRIO VERSUS IMPERATRIZ- MARANHÃO

FERNANDA VICENZI PAVAN RELATÓRIO VERSUS IMPERATRIZ- MARANHÃO FERNANDA VICENZI PAVAN RELATÓRIO VERSUS 2016.1 IMPERATRIZ- MARANHÃO VERÃO 2016 Logo no primeiro momento, ainda no aeroporto, vindo de Santa Catarina, três pessoas da comissão organizadora me receberam

Leia mais

VERSUS MARANHÃO

VERSUS MARANHÃO VERSUS MARANHÃO 2014.2 JÉSSICA COSTA MOURÃO 15/07 O acolhimento dos viventes foi realizado nas dependências Universidade Ceuma. Momento de entrosamento e reconhecimento de viventes/facilitadores e comissão

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA. 1º dia:

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA. 1º dia: RELATÓRIO DE VIVÊNCIA 1º dia: Iniciamos o primeiro dia de nossa vivência com o acolhimento na Universidade Ceuma, onde os Facilitadores e Comissão Organizadora se apresentaram e depois cada vivente fez

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL Conceituação é o instrumento de intervenção através do qual operacionaliza-se o processo de cuidar em enfermagem em saúde mental o relacionamento enfermeira-paciente:

Leia mais

VERSUS 21/07/2014 Larissa Drummond Alvarenga

VERSUS 21/07/2014 Larissa Drummond Alvarenga VERSUS 21/07/2014 Larissa Drummond Alvarenga O dia começou com a visita ao Observatório, na cidade universitária de Macaé, aonde fica localizada as faculdades UFRJ, UFF e FEMASS. Tivemos a oportunidade

Leia mais

Portfólio. Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015

Portfólio. Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015 Portfólio Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015 Um grupo de 27 viventes e 8 facilitadores vindouros de diversos estados do país, inclusive de outro país,

Leia mais

PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2

PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2 PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2 VIVENTE: ARTHUR DAYRELL Iniciada dia 12 de novembro de 2016, a segunda edição do VER-SUS realizada em Uberlândia teve início no Centro de Convivências da Universidade

Leia mais

comunitários serem os responsáveis por agendar a consulta facilitando assim o serviço dos profissionais do barco. Por serem bem entrosados, a equipe d

comunitários serem os responsáveis por agendar a consulta facilitando assim o serviço dos profissionais do barco. Por serem bem entrosados, a equipe d 7 o DIA Acordei cedo com o barulho do Catuiara dançando sobre o Amazonas. Organizei minhas bolsas e bagagens, já que esse era o último dia a bordo. Retornaríamos a Manaus no final da tarde. Aproveitei

Leia mais

Relatório VER-SUS São Luís - MA Vivente: Anne Gabriela Menezes Maia

Relatório VER-SUS São Luís - MA Vivente: Anne Gabriela Menezes Maia Relatório VER-SUS São Luís - MA 2015.02 Vivente: Anne Gabriela Menezes Maia Este relatório contém descrições sobre a Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde VER-SUS São Luís em sua segunda

Leia mais

Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem. Prof.ª Natale Souza

Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem. Prof.ª Natale Souza Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem Prof.ª Natale Souza Um pouco de história... A atual política de saúde mental brasileira é resultado da mobilização de usuários, familiares e trabalhadores

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA JULIANA SAMBUGARO 1. SOBRE A VIVENTE Juliana Sambugaro, 22 anos. Natural de Imbituba-SC e residente no município de Curitiba-PR. Técnica em Química pela Sociedade Educacional de Santa

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO VER-SUS BRASIL EM CAJAZEIRAS-PB EDIÇÃO VIVENTE: KELY LAINNE BARBOSA DE BRITO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO VER-SUS BRASIL EM CAJAZEIRAS-PB EDIÇÃO VIVENTE: KELY LAINNE BARBOSA DE BRITO RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO VER-SUS BRASIL EM CAJAZEIRAS-PB EDIÇÃO 2018.1 VIVENTE: KELY LAINNE BARBOSA DE BRITO QUINTO DIA (05.02.2018) TEMA: CENÁRIO DO SUS E REALIDADES INSTITUCIONAIS MANHÃ Inicialmente

Leia mais

Relato de experiência vivenciado em Cuiabá/MT nas unidades do SUS

Relato de experiência vivenciado em Cuiabá/MT nas unidades do SUS Vivente: Érica Gonçalves Silva UFMT de Rondonópolis/MT Relato de experiência vivenciado em Cuiabá/MT nas unidades do SUS Durante o dia 09 até 18 de janeiro de dois mil e dezesseis em Cuiabá/MT, ocorreu

Leia mais

Caracterizando a unidade. 24/03/2011 Inauguração da Unidade de Pronto Atendimento / UPA 24h Carapina.

Caracterizando a unidade. 24/03/2011 Inauguração da Unidade de Pronto Atendimento / UPA 24h Carapina. RELATANDO NOSSA EXPERIÊNCIA: O ATENDIMENTO ÀS TENTATIVAS DE SUICÍDIO NA UPA 24h CARAPINA FRANCISCA MARIA PIMENTEL Caracterizando a unidade 24/03/2011 Inauguração da Unidade de Pronto Atendimento / UPA

Leia mais

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS)

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS) VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS) JÉSSICA BIANCA MACHADO DO NASCIMENTO RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO DIA 16 AO 23 DE JULHO DE 2015 (SÃO LUÍS - MA) SÃO LUÍS - MA 2015 1º

Leia mais

RELÁTORIO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA VER-SUS SÃO JOSÉ DO RIBAMAR/MA

RELÁTORIO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA VER-SUS SÃO JOSÉ DO RIBAMAR/MA RELÁTORIO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA VER-SUS SÃO JOSÉ DO RIBAMAR/MA Rafael Cotta Carvalho Vivente São José de Ribamar, 2016 Primeiro dia de vivência - 13/02/2016 (Sábado) Saí de Minas Gerais e vim para um

Leia mais

RAFAEL BRUNO DA SILVEIRA ALVES. 27 ANOS. ACADÊMICO DE MEDICINA DA UFCG, 12º SEMESTRE. PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIA. VIVÊNCIA

RAFAEL BRUNO DA SILVEIRA ALVES. 27 ANOS. ACADÊMICO DE MEDICINA DA UFCG, 12º SEMESTRE. PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIA. VIVÊNCIA RAFAEL BRUNO DA SILVEIRA ALVES. 27 ANOS. ACADÊMICO DE MEDICINA DA UFCG, 12º SEMESTRE. PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIA. VIVÊNCIA 2016.2. CAJAZEIRAS-PB. 1º Dia (27/10/2016) No primeiro dia, após o jantar

Leia mais

Política Nacional de Saúde Mental

Política Nacional de Saúde Mental Política Nacional de Saúde Mental Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas/DAPES Secretaria de Atenção à Saúde Brasília, Agosto de 2017 Política

Leia mais

Vivências E Estágios Na Realidade Do Sistema Único De Saúde- Edição / Cidade: Moreno

Vivências E Estágios Na Realidade Do Sistema Único De Saúde- Edição / Cidade: Moreno Vivências E Estágios Na Realidade Do Sistema Único De Saúde- Edição 2016.2 / Cidade: Moreno Portfólio: Experiência Do Projeto Versus 2016 Vivente: Amanda Rodrigues Lima dos Santos Discente do 7 período

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES VIVÊNCIA E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EDIÇÃO 2016.2 VER SUS PARÁ/ MOSQUEIRO VIVENTE: Benedita Rafaela Silva Barreiros FACILITADORA: Juliana RELATÓRIO DAS ATIVIDADES CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Leia mais

EIXO 1 SAÚDE DE POPULAÇÕES ESPECÍFICAS E VULNERÁVEIS

EIXO 1 SAÚDE DE POPULAÇÕES ESPECÍFICAS E VULNERÁVEIS RESULTADO FINAL DA OFICINA DE SELEÇÃO DE PRIORIDADES DE PESQUISA EM SAÚDE PARA A EDIÇÃO 2015/2016 DO PROGRAMA PESQUISA PARA O SUS: GESTÃO COMPARTILHADA EM SAÚDE (PPSUS) DO ESTADO DE ALAGOAS (AL) A Fundação

Leia mais

RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016

RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016 RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016 Entre os dias 15 e 22 de fevereiro de 2016, ocorreu o Estágio de Vivência na Realidade do Sistema Único de Saúde VER-SUS, na cidade de Belo Horizonte. Como proposta,

Leia mais

FACILITADORA: BRUNNA ALINE MUNIZ SILVA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA VERSUS PINHEIRO

FACILITADORA: BRUNNA ALINE MUNIZ SILVA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA VERSUS PINHEIRO FACILITADORA: BRUNNA ALINE MUNIZ SILVA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA VERSUS PINHEIRO 2016.2 PINHEIRO 2016 DIA 01 (30/11/2016) - MANHÃ O versus Pinheiro iniciou em uma quarta-feira pela manhã. Nós, facilitadores,

Leia mais

Palavras-chave: Educação em saúde; informações em saúde; inclusão.

Palavras-chave: Educação em saúde; informações em saúde; inclusão. EDUCAÇÃO EM SAÚDE: APRENDENDO A APRENDER Josyenne Assis Rodrigues 1 Gleice Kelli Santana de Andrade 2 Edivania Anacleto Pinheiro 3 Grupo de trabalho: Educação em Direitos Humanos e Inclusão RESUMO INTRODUÇÃO:

Leia mais

Plano de/ Intervenção Doação de órgãos

Plano de/ Intervenção Doação de órgãos Plano de/ Intervenção Doação de órgãos Jessica Queretti Pereira CONTEXTUALIZAÇÃO Segundo o portal da saúde, A doação de órgãos ou de tecidos é um ato pelo qual manifestamos a vontade de doar uma ou mais

Leia mais

Relatório 06. Dia 13/10/2016

Relatório 06. Dia 13/10/2016 Relatório 06 Dia 13/10/2016 ` Hoje acordamos as 6:30hs e após o café fiquei sabendo que fui uma das sorteadas para ir a uma visita extra a Fundação Gregório F. Baremblitt, uma clínica de saúde mental que

Leia mais

CARTILHA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

CARTILHA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO CARTILHA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO Esta cartilha foi produzida pela equipe de saúde mental do município de Encantado, com recursos oriundos do Ministério da Saúde através do Projeto Percursos

Leia mais

Da notícia à crônica

Da notícia à crônica PIBID - Língua Portuguesa Escola Estadual Professor José Fernandes Machado Turma: 1º ano A Vespertino Bolsistas: Supervisor: Ladmires Carvalho Coordenadora de área: Érica Iliovtiz Sequência didática Crônica

Leia mais

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA DO MEC/INEP AVALIA CURSO DE MEDICI-

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA DO MEC/INEP AVALIA CURSO DE MEDICI- Este boletim traz como destaque a avaliação externa do Curso de Medicina da Faculdade Campo Real, realizada pela Comissão de Avaliação do MEC/INEP, a aprovação da estrutura municipal e institucional pela

Leia mais

Igor Rodrigues Arouca- Universidade Federal do Rio de Janeiro-VER-SUS Tocantins 2ªedição-Inverno

Igor Rodrigues Arouca- Universidade Federal do Rio de Janeiro-VER-SUS Tocantins 2ªedição-Inverno PORTFÓLIO ACERCA DAS VIVÊNCIAS NO VER-SUS TOCANTINS 2015/2- EDIÇÃO DE INVERSO Este portfólio objetiva apresentar as atividades desenvolvidas nos estágios e vivências da segunda edição e de inverno do projeto

Leia mais

PROMOÇÃO DA SAÚDE: UM NOVO OLHAR AO PACIENTE COM TRANSTORNO MENTAL

PROMOÇÃO DA SAÚDE: UM NOVO OLHAR AO PACIENTE COM TRANSTORNO MENTAL http://dx.doi.org/10.18616/gcsaude34 PROMOÇÃO DA SAÚDE: UM NOVO OLHAR AO PACIENTE COM TRANSTORNO MENTAL Giseli Orben gisele_riof@hotmail.com Lucas Corrêa Preis Acadêmico do Curso de Enfermagem, Centro

Leia mais

Um lugar muito lindo, porém de difícil acesso, mas ainda assim conseguimos chegar fomos recepcionados por a cacique Dorinha, coordenadora de educação

Um lugar muito lindo, porém de difícil acesso, mas ainda assim conseguimos chegar fomos recepcionados por a cacique Dorinha, coordenadora de educação Como dizer que foi só um curso? No dia oito de Janeiro de 2015 embarquei em uma viagem, uma viagem que não imaginava que aprenderia tanto, que conheceria belíssimos lugares e pessoas maravilhosas. Fomos

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA Gardenia Aragão Pereira VER SUS JOÃO PESSOA, 2015 O VER-SUS João Pessoa aconteceu entre os dias 1 a 10 de março de 2015, com sede na Universidade Federal da Paraíba-UFPB e contou

Leia mais

MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL. Prof. João Gregório Neto

MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL. Prof. João Gregório Neto MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL Prof. João Gregório Neto PREVENÇÃO Ato ou efeito de prevenir-se Disposição ou preparo antecipado e preventivo Precaução, cautela Modo de ver antecipado, premeditado

Leia mais

PSIQUIATRIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL PROGRAMAÇÃO 23 E 24 LOCAL: CERTIFICADO: 20 HORAS AUDITÓRIO DO CRM NOVEMBRO2018 SÃO LUÍS - MARANHÃO

PSIQUIATRIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL PROGRAMAÇÃO 23 E 24 LOCAL: CERTIFICADO: 20 HORAS AUDITÓRIO DO CRM NOVEMBRO2018 SÃO LUÍS - MARANHÃO PSIQUIATRIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL 23 E 24 AUDITÓRIO DO CRM SÃO LUÍS - MARANHÃO NOVEMBRO2018 LOCAL: CERTIFICADO: 20 HORAS 23/11/18 1º DIA 08:00-08:30 CERIMÔNIA DE ABERTURA 08:30-09:30 CONFERÊNCIA DE

Leia mais

O QUE É O FÓRUM DE SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL?

O QUE É O FÓRUM DE SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL? O QUE É O FÓRUM DE SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL? O Fórum Nacional de Saúde Mental Infantojuvenil foi criado em 2004, como espaço de discussão que visa debater as diferentes questões relacionadas à saúde

Leia mais

III Seminário PET-GraduaSUS / VERSUS / Residência Centro de Ciências da Saúde CCS

III Seminário PET-GraduaSUS / VERSUS / Residência Centro de Ciências da Saúde CCS III Seminário PET-GraduaSUS / VERSUS / Residência -2017 1 SUMÁRIO PET-SAÚDE PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: COMPROMETIMENTO COM O VINCULO ENTRE USUÁRIO E SISTEMA... 1 O OLHAR DO

Leia mais

Exemplos de integração socio -sanitárias em atenção básica: a experiência de São Paulo. Carmen L. A. de Santana

Exemplos de integração socio -sanitárias em atenção básica: a experiência de São Paulo. Carmen L. A. de Santana Exemplos de integração socio -sanitárias em atenção básica: a experiência de São Paulo Carmen L. A. de Santana 2014 Princípios do SUS 1) 1) 3) 4) 5) Acesso universal, Equidade da oferta de serviços, Descentralização,

Leia mais

MÓDULO 2 PROCESSO DE TRABALHO COLABORATIVO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA CELINA RAGONI DE MORAES CORREIA / CAROLINA CARDOSO MANSO

MÓDULO 2 PROCESSO DE TRABALHO COLABORATIVO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA CELINA RAGONI DE MORAES CORREIA / CAROLINA CARDOSO MANSO MÓDULO 2 PROCESSO DE TRABALHO COLABORATIVO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA CELINA RAGONI DE MORAES CORREIA / CAROLINA CARDOSO MANSO GABARITO DAS QUESTÕES NORTEADORAS QUESTÃO NORTEADORA 1: Histórias

Leia mais

Relatório da reunião de projeto em Siauliai

Relatório da reunião de projeto em Siauliai Relatório da reunião de projeto em Siauliai de 09 a 13 de maio Dia 09-05-2016 Hoje foi o nosso primeiro dia de trabalho. Fomos recebidos calorosamente na Escola de Siauliai Sport Gymnasium pelos alunos,

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Tópicos em Enfermagem III - Políticas Públicas em Saúde Mental e em Álcool e Outras Drogas CÓDIGO: EFM067 COORDENADOR: CARGA HORÁRIA TEÓRICA CARGA HORÁRIA PRÁTICA 45

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO NEXT. De junho/2017 a junho/2018

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO NEXT. De junho/2017 a junho/2018 RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO NEXT De junho/0 a junho/0 O Núcleo de Extensão (NEXT) foi criado por meio da Portaria FMB nº0/0, de /0/0, com o intuito de acompanhar as atividades de extensão universitária

Leia mais

Redes de Atenção à Saúde no SUS Adriano de Oliveira DARAS/SAS/MS

Redes de Atenção à Saúde no SUS Adriano de Oliveira DARAS/SAS/MS Redes de Atenção à Saúde no SUS Adriano de Oliveira DARAS/SAS/MS 12 de setembro de 2011 Articulação para Produção da Saúde RAS Assistência à Saúde Vigilância em Saúde Promoção da Saúde Vasos Comunicantes

Leia mais

REGULAMENTO DA MOSTRA ALAGOAS AQUI TEM SUS

REGULAMENTO DA MOSTRA ALAGOAS AQUI TEM SUS 1. INTRODUÇÃO: REGULAMENTO DA MOSTRA ALAGOAS AQUI TEM SUS - 2014 A realização da MOSTRA Alagoas aqui tem SUS tem por objeto propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem sucedidas no SUS e assim

Leia mais

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Atenção psicológica V- Hospital de Saúde Mental. Ementa:

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Atenção psicológica V- Hospital de Saúde Mental. Ementa: PLANO DE ENSINO Curso: Pós graduação em Psicologia Hospitalar Docente: Profa. Ms. Roxane Mangueira Sales Carga horária : 8HORAS/Aula Ano/Semestre 2018.1 DISCIPLINA: Atenção psicológica V- Hospital de Saúde

Leia mais

Estava tudo muito calmo, até. Ao menos, na superfície.

Estava tudo muito calmo, até. Ao menos, na superfície. Fora Valencius quando a luta reacende o desejo Por Bruno C. Dias Fotografias de PÂmela Perez Estava tudo muito calmo, até. Ao menos, na superfície. Transformada em lei há quase 15 anos (completou no último

Leia mais

SAÚDE MENTAL NO BRASIL E O CAPS. Política Social e trabalho

SAÚDE MENTAL NO BRASIL E O CAPS. Política Social e trabalho SAÚDE MENTAL NO BRASIL E O CAPS ISSN 2359-1277 Denise Santos Borges- dehtaa@hotmail.com Ana Leticia Soares- Soares2329@hotmail.com Carlos Henrique Jessica Ruotolo- jessicaruotolo1@hotmail.com Prof. Me.

Leia mais

l. Você notou algum padrão nessas reações (os momentos em que as coisas melhoram, horário do dia, semana, estação)?

l. Você notou algum padrão nessas reações (os momentos em que as coisas melhoram, horário do dia, semana, estação)? Entrevista inicial para terapia cognitivo-comportamental Nome: Data: 1. Data de nascimento e idade. 2. Estado civil, filhos (nome e idade). 3. Situação de vida atual. Com quem você vive? Como é o local?

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM CURSO DE ENFERMAGEM ESTÁGIO CURRICULAR III. Bruna Zoehler Baumgart

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM CURSO DE ENFERMAGEM ESTÁGIO CURRICULAR III. Bruna Zoehler Baumgart UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM CURSO DE ENFERMAGEM ESTÁGIO CURRICULAR III Bruna Zoehler Baumgart Relatório de Estágio na Unidade de Internação Psiquiátrica do Hospital de

Leia mais

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Prevenção Educação, Informação e Capacitação Cuidado Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Autoridade Enfrentamento ao tráfico de drogas e às organizações criminosas Crack, é

Leia mais

Atenção Pisicosocial P R O F E N F º D I O G O J A C I N T H O

Atenção Pisicosocial P R O F E N F º D I O G O J A C I N T H O Atenção Pisicosocial P R O F E N F º D I O G O J A C I N T H O Centro de Atenção Psicossocial - CAPS CAPS são serviços da Rede de Atenção Psicossocial - RAPS abertos destinados a prestar atenção diária

Leia mais

RELATÓRIO PREVISTO E REALIZADO PROJETO VARGEM GRANDE: COMUNIDADE SAUDÁVEL AGOSTO INTRODUÇÃO

RELATÓRIO PREVISTO E REALIZADO PROJETO VARGEM GRANDE: COMUNIDADE SAUDÁVEL AGOSTO INTRODUÇÃO RELATÓRIO PREVISTO E REALIZADO PROJETO VARGEM GRANDE: COMUNIDADE SAUDÁVEL AGOSTO 2016 1. INTRODUÇÃO Neste mês, inúmeras transformações aconteceram no projeto. Temos um grande desafio: a mudança de endereço

Leia mais

TIMBIRAS Belo Horizonte, abril 2018

TIMBIRAS Belo Horizonte, abril 2018 TIMBIRAS Belo Horizonte, abril 2018 DIA MUNDIAL DA SAÚDE No dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, esta data foi criada com o principal objetivo de conscientizar a população sobre aspectos

Leia mais