Aluna do 12º período do curso de medicina da UFMG matrícula

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aluna do 12º período do curso de medicina da UFMG matrícula"

Transcrição

1 Relatório VER-SUS Palmas/TO Agosto/2016 Vivente: Fernanda Cotrim Stefanelli Aluna do 12º período do curso de medicina da UFMG matrícula DIA 1: 01/08/16 Manhã O primeiro dia de vivência foi iniciado com um momento de integração na UFT, junto com um café da manhã para que todos se apresentassem, dissessem seu nome, idade, curso, expectativas em relação ao VERSUS. Montamos nosso alojamento e partimos para uma reunião na FESP. Na FESP, nos foi apresentado, de forma geral, como funciona o sistema de saúde na cidade de Palmas e no estado do Tocantins. Tivemos uma palestra com Dra. Milena, responsável pela região Norte de Canela e sobre a implantação de um novo sistema de saúde em Palmas. A Política de Educação Permanente e a reorganização da rede em 7 regiões com nomes indígenas + uma zona rural é o começo dessa realidade. Nessa mesma reunião, fomos apresentados ao NUPOPS, que insere a arte como um transformador social, uma terapia, junto à cultura popular. A Dra. Juliana, que tem um papel de forte liderança na FESP nos apresentou a Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (RAVS), que trabalha com a premissa da poliarquia, contando com gestão participativa. A implantação de um novo sistema de saúde em Palmas, com mudanças no horário de funcionamento, sem dias fechados (entendidos como segregadores), seguindo os princípios do SUS, inclusive a participação popular, tem trazido grandes mudanças ao estado e sendo visto de forma positiva pela população e profissionais da área da saúde. O NASF e o projeto Palmas para todos vem para atender a demandas específicas da população na Estratégia de Saúde da Família e para atender a situações de vulnerabilidade.

2 Tarde Durante a tarde, fomos para a Cachoeira da Roncadeira, num momento de integração entre viventes, facilitadores e comissão organizadora do VER-SUS. Foi um momento de integração e importante para o bom convívio durante a vivência. Noite Durante a noite fizemos uma dinâmica com todos os viventes e conversamos bastante com a médica de família, Dra. Seyna, que trouxe empolgação a mais ao projeto. Distribuímos os anjos, amigos secretos, uma forma de aproximar os viventes e manter um bom relacionamento.

3 DIA 2: 02/08/16 Manhã Acordamos às 05:50, tomamos café e seguimos para as Unidades de Família. Meu grupo, Xambioá, seguiu para a CSC 307 Norte, onde fomos apresentados à estrutura física, bem como ao funcionamento deste centro pela enfermeira Cida, que nos recebeu muito bem. Compreendemos o fluxo nesse centro, o atendimento dos pacientes, atendimentos específicos, a função de cada profissional e a implementação do NASF. Aproveitamos a saída de uma agente comunitária de saúde, Stéfane, para acompanha-la em suas atividades na casa de 3 famílias. Foi uma experiência diferente andar pelas ruas da região norte de Palmas e conhecer famílias, suas condições de saúde, econômico-social e entender questões importantes que afetam o direcionamento de ações no CSC e a promoção e prevenção de saúde nesse lugar.

4 Tarde Após o almoço segui com meu grupo para o CAPS-AD III e entendemos o funcionamento do acolhimento e da vivência dos usuários no local. Conhecemos a estrutura física do local, as atividades lúdicas realizadas com os viventes, entrevistamos alguns pacientes que dividiram conosco suas experiências e o que o CAPS tem influenciado em suas vidas.

5 Noite Participamos de uma vivência com o Thiago, artista do NUPOPS que trabalha com o Teatro do Oprimido, que nos envolveu em dinâmicas e nos fez entender a importância do olhar para o outro, em relação às atividades e à aplicabilidade em nossa função como profissional da saúde. Além disso, uma a duas pessoas de cada grupo comentou sobre a experiência durante o dia na visita aos serviços de saúde, os pontos positivos, negativos, sentimentos, esperanças. DIA 3: 03/08/16 Manhã Pela manhã, fomos ao assentamento São João, uma região afastada do centro de Palmas, onde o transporte é de difícil acesso e onde não há comunicação via telefone. O assentamento contém um posto de saúde, que só funciona às quartas-feiras, e que por acaso, ao chegarmos numa quarta, não estava funcionando. O local está em precárias condições e a população tem dificuldade de acesso devido à distância, à locomoção e está descrente do atendimento, uma vez que uma moradora do local diz ser comum as desmarcações de consulta. Uma das moradoras que conversou conosco diz ser pequeno o vínculo entre comunidade e pessoal do posto. Conhecemos a escola da comunidade e conversamos muito com o diretor da escola.

6 Tarde Durante a tarde, visitamos o centro de Vigilância Epidemiológica. Fomos recebidos pela gestora Sandra e a responsável pelo Agravo de Saúde do Trabalhador, que nos explicou seu trabalho, a frequência de agravos à saúde, como funciona a emissão de CAT, o índice de dermatoses ocupacionais, intoxicações exógenas, LER/DORT, acidentes com pérfuro-cortantes etc. Fomos apresentados à unidade e a toda a equipe local, bem como o serviço da Vigilância e sua divisão entre as 7 áreas de abrangência em Palmas + zona rural. Seguimos para conhecer o Parque Cesamar no mesmo dia.

7 Noite No período da noite tivemos uma reunião com a médica de Família e Comunidade Dra Seyna e o Secretário de Saúde, Nésio. Discutimos as principais mazelas que encontramos no serviço de saúde em Palmas desde o início de nossas visitas e fizemos diversos questionamentos ao secretário sobre o futuro da cidade e as novas propostas e metas de saúde. Terminamos o dia com uma dinâmica construída por um grupo de viventes.

8 DIA 4: 04/08/16 Manhã No período da manhã visitamos a CSC Eugênio Pinheiro, na região do Aureny I Território de Saúde Karajá. Conhecemos a região e fomos apresentados à gerente do CSC, que nos explicou o funcionamento e fluxo dentro do serviço. Conhecemos também a enfermeira do projeto Palmas para todos, que supre também a função da enfermagem do NASF, que explicou para nós o projeto e suas metas, iniciado há 2 semanas nesse local. Conhecemos a nutricionista do NASF, que também começou a trabalhar no serviço há 2 semanas e que diz que por enquanto seu trabalho está tranquilo, sendo que o maior público é de obesos. Por fim, conhecemos a agente comunitária de saúde Aline, que está há 2 anos nesse CSC e que relatou sua história no local, sendo trocada de abrangência por 3 vezes devido aos riscos de caminhar por algumas áreas mais perigosas. A região do Areuny foi dita a nós como um local de violência e muitos assaltos, sendo que esse posto de saúde já fora furtado e roubado 2 vezes.

9 Tarde No período da tarde, seguimos para o Centro de Fisioterapia. Fomos recebidos pelo estagiário Victor, que nos explicou o funcionamento do local e como se dá o fluxo do centro de saúde até o atendimento para pacientes que necessitam de cuidados especiais. O foco do local é promoção da saúde, prevenção de outras complicações e reabilitação de possíveis danos/sequelas. O local é bastante organizado e equipado, sendo o principal público pacientes idosos sequelados por AVE. A piscina do local está inutilizada há 4 meses para terapia por não esquentar até 38 graus Celsius, o que promove a melhora de algumas sequelas articulares. No entanto, é utilizado para atividades lúdicas para crianças. Conhecemos também a fisioterapeuta Juliana, que nos mostrou seu trabalho e como funciona cada box no local, com aparelhos para eletrovibrações em áreas com deficiência motora, modelos chave-fechadura para exercício de movimentos finos das mãos, dentre outros equipamentos. Noite No período da noite tivemos uma conversa com dois profissionais da área da psicologia, sendo um deles uma recém-formada, Juliana, e outro profissional, Jonatha, professor na UFT e psicólogo no SUS em Palmas. Juntos discutimos questões acerca das melhoras necessárias para o sistema. Mais tarde, tivemos um momento de integração entre viventes, facilitadores e comissão organizadora no campus da UFT.

10 DIA 5: 05/08/16 Manhã No período da manhã fomos conhecer a Sede da ECO-Terra em Palmas, presidida pelo geógrafo Fernando Beija-Flor. Começamos o dia com uma dinâmica de mãos dadas entre todos os viventes, com o Fernando conduzindo a atividade. Tivemos uma reflexão com a nutricionista Heloíse sobre comer bem e alimentação saudável. Foi-nos apresentado o ambiente, totalmente ecológico, sendo uma casa construída pelo próprio Fernando e ajuda da comunidade. A sede é constituída também de um banheiro ecológico, cercado por bambus e com reaproveitamento da água utilizada na casa para descarga. Em seguida assistimos a um vídeo sobre a força da natureza e a necessidade de cuidarmos dela. Outra pessoa, a Vera, especialista em medicina oriental holística, fez conosco uma atividade reflexiva com a água, como substância terapêutica e fundamental à vida.

11 Tarde Durante a tarde visitamos a região da Capadócia e tomamos conhecimento de como funciona a vida de algumas pessoas que moram lá, cujas casas, em sua maioria, não são regularizadas, e cujo saneamento básico ainda se encontra precário. As casas são construídas pelos próprios moradores locais, de forma improvisada; não há assistência médica,

12 as escolas/creches para as crianças é demasiado longe e não há transporte público. A energia elétrica é improvisada sob a forma de gato e algumas famílias vivem com menos de 35,00/dia. Andamos pela região e conhecemos outras famílias em situações semelhantes a essa. Noite Na parte da noite tivemos uma discussão com os doutores Alexandre, Sâmia e Bernardete, envolvidos na redução de danos para pessoas em situações de vulnerabilidade, como usuários de drogas, LGBT, prostitutas, que vivem em situações difíceis e cuja ONG fornece recursos para que tenham uma vida mais digna. O trabalho envolve redução de danos no que tange à contaminação de doenças, suporte a necessidades básicas, como remédios para dor de cabeça, roupas e outros recursos, e uma prestação de atendimento próximo à Saroba. Conhecemos também o Artur, que faz parte do Projeto Palmas que te acolhe e Poliana, odontóloga, que faz parte do Projeto Palmas para todos, que explicaram a atuação de cada um deles dentro desse projeto hoje.

13 DIA 6: 06/08/16 Manhã No período da manhã fomos conhecer a UPA-Sul, quando fomos então recepcionados pelo enfermeiro Rui Carlos, que nos apresentou a Unidade e explicou o funcionamento da mesma. Nesse Pronto Atendimento os pacientes são classificados em azul, verde, amarelo, vermelho. Pacientes teoricamente na classificação laranja, que deveriam ser atendidos em 10 minutos, são redirecionados para ficha amarela, mas a equipe é comunicada. Funciona nesse local o serviço social, enfermarias masculina e feminina, sala de vacinação, serviço de radiologia, suporte para acidentes por animais peçonhentos, emergência, dentre outros serviços. Para mim foi um dos melhores locais, em relação à estrutura, que visitei. No entanto, está no momento sem ultrassom, que faz muita falta e requer encaminhamento muitas vezes para o HGP.

14 Tarde Durante a tarde visitamos a aldeia indígena Xerente, onde fomos recebidos pela população que estava no local e por um dos indígenas, que já conhece o projeto e que estuda teatro na UFT. Ele nos explicou a estrutura que existe na aldeia e as condições de moradia. Outro indígena no local nos recepcionou em frente ao posto de saúde que existe no local e nos explicou que infelizmente os atendimentos costumam ocorrer somente 1 turno no mês. Problemas simples ou graves de saúde requer na maioria das vezes o deslocamento da população para o centro da cidade, onde há mais recursos. A maioria da população nessa visita estava próximo à porteira, onde há um campo grande de futebol, em que os jogos aos domingos são tradição. Visitamos esse local também, onde há uma mistura de alegria e interação muito grande entre todo o povo.

15

16

17 Noite Na parte da noite tivemos uma roda de conversa em que cada um contou como foi sua experiência durante o dia. Alguns viventes visitaram durante a manhã a UPA-Norte e outros, o SAMU. Durante a tarde, todos nós havíamos ido à aldeia, porém cada um teve um relato diferente, o que tornou a discussão muito rica. DIA 7: 07/08/16 Manhã No período da manhã fomos a um dos assentamentos do MST, que fica a 1h30min de Palmas. Foi a primeira vez que visitei um dos acampamentos e pude conversar com a população do local, entender a história da ocupação desse local, como se dá a assistência à saúde dessa população, a dificuldade do deslocamento da população até o local e sua reivindicação ao espaço conquistado. Fizemos uma pequena apresentação teatral, que já havia sido ensaiada no dia do contato com o NUPOPS. De lá, seguimos 1,5km a pé até outra região onde há mais algumas casas improvisadas do acampamento, atravessamos o rio numa voadeira e reencontramos o grupo para retornar a Palmas por volta de 12h30min.

18

19 Tarde Durante a tarde iniciamos o encerramento das atividades do VERSUS. Fizemos nosso amigo oculto, em que houve uma grande interação entre viventes, facilitadores e comissão organizadora. Depois discutimos sobre como foi o projeto, as boas experiências vividas nessa 4ª edição do VERSUS em Tocantins, os pontos negativos e positivos e o que pode ser melhorado para a próxima edição. Foi uma experiência incrível, a melhor que tive nos meus 6 anos de faculdade. E o projeto deve seguir, fortalecido, envolvendo cada vez mais os alunos para refletirmos e criarmos propostas concretas e aplicáveis para melhoria continuada do nosso SUS.

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO AGOSTO DE 2016 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 Na segunda-feira de manhã, 01 de agosto, teve o primeiro

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE VERSUS EM PALMAS/TO

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE VERSUS EM PALMAS/TO PORTFÓLIO DE VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE VERSUS EM PALMAS/TO 01 de agosto de 2016 Os viventes chegaram às 8h30min no campus da Universidade Federal do Tocantins UFT, bloco

Leia mais

Relatório VER-SUS TOCANTINS 2016/2 Vivente: Curso: Matricula: Período da vivencia: Primeiro dia - 01/08/2016

Relatório VER-SUS TOCANTINS 2016/2 Vivente: Curso: Matricula: Período da vivencia: Primeiro dia - 01/08/2016 Relatório VER-SUS TOCANTINS 2016/2 Vivente: MARYANA ZANON DA SILVA Curso: NUTRIÇÃO UFT Matricula: 2014212903 Período da vivencia: 01/08/2016 a 07/08/2016 Primeiro dia - 01/08/2016 O primeiro dia da vivencia,

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA Victor Roberto Silva Neto RELATÓRIO DE VIVÊNCIA 4ª Edição VER-SUS-TO Palmas TO Agosto 2016 Relatório VER-SUS-PALMAS-TO Realizado do dia 01 a 07 de Agosto de 2016. Vivente: Victor Roberto Silva Neto Aluno

Leia mais

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS Na cidade Paço do Lumiar 2016.1 Vivente: JACYENNE DE ARAUJO BATISTA Acadêmica de Fisioterapia na Universidade Federal do

Leia mais

VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO

VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO Facilitadora: Fabiane Santos Barros Acadêmica de Enfermagem UFT Palmas-TO O VER-SUS Tocantins, edição de verão 2016 aconteceu do dia 11 a 17 de janeiro, na cidade

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVENCIA

RELATÓRIO DE VIVENCIA RELATÓRIO DE VIVENCIA Acadêmica: Vanessa Gomes Matos dos Santos Curso: Enfermagem Instituição: ITPAC-PORTO NACIONAL Relatório de Vivencia da Acadêmica de Enfermagem do ITPAC-PORTO, Vanessa Gomes Matos

Leia mais

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Prevenção Educação, Informação e Capacitação Cuidado Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Autoridade Enfrentamento ao tráfico de drogas e às organizações criminosas Crack, é

Leia mais

Portfolio VER-SUS 2016/2 Facilitador: John Lenon Assunção Santana Curso: Nutrição UFT

Portfolio VER-SUS 2016/2 Facilitador: John Lenon Assunção Santana Curso: Nutrição UFT Portfolio VER-SUS 2016/2 Facilitador: John Lenon Assunção Santana Curso: Nutrição UFT A quarta edição do VER-SUS Tocantins, a edição de 2016/2 teve como início de suas atividades na manhã do dia 01 de

Leia mais

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS 2016.2 IMPERATRIZ-MA 2016 A 3º edição do VER-SUS Imperatriz foi realizada no período de 12 a 18 de agosto de 2016. Uma experiência única, proporcionou

Leia mais

No período da tarde fizemos uma socialização com todos, indo conhecer as cachoeiras de Taquaruçu.

No período da tarde fizemos uma socialização com todos, indo conhecer as cachoeiras de Taquaruçu. PORTIFOLIO VER-SUS, PALMAS-TO - 2017/2018 VIVENTE: CECILIA MARQUES TENORIO PEREIRA ACADEMICA DO CURSO DE NUTRIÇÃO, UFT-PALMAS 14/01/2018 Nesta parte do dia, houveram apresentações de todos, falando do

Leia mais

Relatório de Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) GUSTAVO FILIPOWSKI PSICOLOGIA UNICENTRO

Relatório de Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) GUSTAVO FILIPOWSKI PSICOLOGIA UNICENTRO Relatório de Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) GUSTAVO FILIPOWSKI PSICOLOGIA UNICENTRO O VER-SUS sendo um projeto do Ministério da Saúde tem como objetivo levar estudantes,

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA HELOISA PADESKI RODONISKI 1. SOBRE A FACILITADORA Heloisa Padeski Rodoniski, 20 anos, natural de Curitiba/PR e residente do mesmo. Atualmente graduanda do curso de Farmácia da Universidade

Leia mais

RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI. Frederico Westphalen

RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI. Frederico Westphalen RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI Frederico Westphalen 2016.2 Cícera Michel Facilitadora A experiência do VERSUS Alto Uruguai após recepção da 19º. Coordenadoria de saúde ficou hospedada

Leia mais

PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2

PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2 PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2 VIVENTE: ARTHUR DAYRELL Iniciada dia 12 de novembro de 2016, a segunda edição do VER-SUS realizada em Uberlândia teve início no Centro de Convivências da Universidade

Leia mais

Participei do Grupo 4 que tinha como foco de visitações a Área Programática 5.3, compreendendo os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba.

Participei do Grupo 4 que tinha como foco de visitações a Área Programática 5.3, compreendendo os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba. Esse relatório tem como objetivo apresentar os meus dias de vivência no programa VERSUS na cidade do Rio de Janeiro. Foram vários dias muito produtivos e que me trouxeram muito contato com a realidade

Leia mais

Igor Rodrigues Arouca- Universidade Federal do Rio de Janeiro-VER-SUS Tocantins 2ªedição-Inverno

Igor Rodrigues Arouca- Universidade Federal do Rio de Janeiro-VER-SUS Tocantins 2ªedição-Inverno PORTFÓLIO ACERCA DAS VIVÊNCIAS NO VER-SUS TOCANTINS 2015/2- EDIÇÃO DE INVERSO Este portfólio objetiva apresentar as atividades desenvolvidas nos estágios e vivências da segunda edição e de inverno do projeto

Leia mais

Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde

Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde Ver-SUS - Zona da Mata Paraibana / 2015.2 Vivente: Dilayne Diniz Pereira dos Santos João Pessoa, PB Agosto de 2015 Introdução O Ver-SUS Zona

Leia mais

Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia:

Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia: Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia: Teve início a 4ª vivência do VerSus. Cada equipe foi encaminhada para seus locais conforme o sorteio. Minha equipe foi composta

Leia mais

Roteiro de vivência entre os dias 08/08 a 14/08

Roteiro de vivência entre os dias 08/08 a 14/08 Roteiro de vivência entre os dias 08/08 a 14/08 Dia 08/08/16 O primeiro dia de vivência foi um momento um tanto quanto explicativo nos dando uma noção do que compunha a rede de saúde em Caxias do Sul.

Leia mais

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS RELATÓRIO DO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL: JOÃO

Leia mais

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT Amanda Souza da Silva Araujo Vivência: 23/10/2016 à 29/10/16 Versus é mais do que viver a realidade SUS, é renascer em cada dificuldade, é chorar em cada

Leia mais

Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT

Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT Campo Temático Saúde da População LGBT Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde Diretoria de Atenção à Saúde Secretaria Municipal da Saúde de Salvador CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 VIVENTE: Sarah Rakel Barbosa Rocha, acadêmica de Psicologia,7º período da Faculdade Pitágoras- São luís.

Leia mais

RELATÓRIO VER-SUS 2016/1- EDIÇÃO DE VERÃO. Mayara Araújo Rocha 1 CAJAZEIRAS/PB

RELATÓRIO VER-SUS 2016/1- EDIÇÃO DE VERÃO. Mayara Araújo Rocha 1 CAJAZEIRAS/PB RELATÓRIO VER-SUS 2016/1- EDIÇÃO DE VERÃO Mayara Araújo Rocha 1 CAJAZEIRAS/PB 1.0 VIVÊNCIAS DO DIA: 15 DE JANEIRO DE 2016 Foi dado inicio ao VER-SUS (Vivências Estágios na Realidade do Sistema Único de

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da VI Seminário Internacional da Atenção Básica A construção de modelagens de AB em grandes centros urbanos Aparecida Linhares Pimenta SMS de Diadema Vice presidente do CONASEMS REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE

Leia mais

Portfólio. Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015

Portfólio. Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015 Portfólio Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015 Um grupo de 27 viventes e 8 facilitadores vindouros de diversos estados do país, inclusive de outro país,

Leia mais

Relatório VER-SUS Arapiraca / Al,

Relatório VER-SUS Arapiraca / Al, MINISTÉRIO DA SAÚDE- MS Relatório VER-SUS Arapiraca / Al, 2016.1 Acadêmica de enfermagem: Tatiane da Silva Santos Local de Execução: Serviços de saúde do municipio e Universidade Estadual de Alagoas UNEAL,

Leia mais

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO VER-SUS Vivencias e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, um projeto estratégico do ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida que tem como foco a formação de militantes para o SUS. Facilitador:

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL.

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL. RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL. O Projeto ocorreu entre os dias 10 e 22 de dezembro. Neste período ficamos alojados na Universidade Federal de Alagoas.

Leia mais

Relato Experiência VER-SUS

Relato Experiência VER-SUS Relato Experiência VER-SUS 2015.2 Karinne Rocha Gomes 1 O Projeto VER-SUS/BRASIL, faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde e do Movimento Estudantil, que por meio de estágios e vivências objetiva

Leia mais

Debate com Aline Julião, Coordenadora de gestão estratégica e Participativa.

Debate com Aline Julião, Coordenadora de gestão estratégica e Participativa. Angra dos Reis, 15 de Agosto de 2016 Todas as manhãs ela deixa os sonhos na cama, acorda e põe a roupa de viver - Clarice Lispector (Trecho retirado da placa de identificação do programa saúde da mulher

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMENARA MG PROCESSO SELETIVO EDITAL 1/2019 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMENARA MG PROCESSO SELETIVO EDITAL 1/2019 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS CÓDIGO DE INSCRIÇÃO CARGO TOTAIS VAGAS DO CONCURSO GERAIS RESERVA PD 10% 1 Agente de Serviços em Saúde 10 9 1 2 Agente de Serviços Sociais 3 Auxiliar em Saúde Bucal 12 11 1 4 Auxiliar em Saúde Bucal Pedra

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini ENGAJAMENTO PÚBLICO BLOCO A CONTROLE SOCIAL 1. Existe Conselho

Leia mais

RAFAEL BRUNO DA SILVEIRA ALVES. 27 ANOS. ACADÊMICO DE MEDICINA DA UFCG, 12º SEMESTRE. PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIA. VIVÊNCIA

RAFAEL BRUNO DA SILVEIRA ALVES. 27 ANOS. ACADÊMICO DE MEDICINA DA UFCG, 12º SEMESTRE. PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIA. VIVÊNCIA RAFAEL BRUNO DA SILVEIRA ALVES. 27 ANOS. ACADÊMICO DE MEDICINA DA UFCG, 12º SEMESTRE. PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIA. VIVÊNCIA 2016.2. CAJAZEIRAS-PB. 1º Dia (27/10/2016) No primeiro dia, após o jantar

Leia mais

Relatório 06. Dia 13/10/2016

Relatório 06. Dia 13/10/2016 Relatório 06 Dia 13/10/2016 ` Hoje acordamos as 6:30hs e após o café fiquei sabendo que fui uma das sorteadas para ir a uma visita extra a Fundação Gregório F. Baremblitt, uma clínica de saúde mental que

Leia mais

PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE Enfermeira Sandra Joseane F. Garcia Promoção da Saúde- Divisão de Vigilância Epidemiológica/SC. Divisão de doenças e Agravos

Leia mais

SETEMBRO AMARELO. Ministério da Saúde lança Agenda Estratégica de Prevenção do Suicídio

SETEMBRO AMARELO. Ministério da Saúde lança Agenda Estratégica de Prevenção do Suicídio SETEMBRO AMARELO Ministério da Saúde lança Agenda Estratégica de Prevenção do Suicídio A meta é reduzir em 10% a mortalidade por suicídio até 2020 Brasil é signatário do Plano de Ação em Saúde Mental,

Leia mais

NASF e PAIF/CRAS: a contribuição de cada serviço para a garantia dos direitos. Débora Martini

NASF e PAIF/CRAS: a contribuição de cada serviço para a garantia dos direitos. Débora Martini NASF e PAIF/CRAS: a contribuição de cada serviço para a garantia dos direitos Débora Martini Saúde Direito de todos Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF Atenção Primária à Saúde Centros de Saúde Assistência

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/VER-SUS 1

PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/VER-SUS 1 PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/VER-SUS 1 PESERICO, Anahlú 2 ; COLOMÉ, Juliana Silveira 3 RESUMO O trabalho tem como objetivo socializar

Leia mais

Relatório de vivências VerSus Verão Recife /01 Inicio das vivências

Relatório de vivências VerSus Verão Recife /01 Inicio das vivências Relatório de vivências VerSus Verão Recife 2016 21/01 Inicio das vivências No período da manhã foi realizado o acolhimento dos viventes no NAE(núcleo de apoio a eventos ). Após o almoço, nos dirigimos

Leia mais

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento.

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento. Relatório de Fiscalização CASE CARUARU Rua Presidente Castelo Branco, s/nº - Cidade Alta Caruaru Diretor técnico: não tem Telefone: (81) 3719 9433 Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES VIVÊNCIA E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EDIÇÃO 2016.2 VER SUS PARÁ/ MOSQUEIRO VIVENTE: Benedita Rafaela Silva Barreiros FACILITADORA: Juliana RELATÓRIO DAS ATIVIDADES CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL

REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL FONTE: Google Região de Saúde Espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de municípios limítrofes (identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de

Leia mais

Relatório 04. Dia: 11/10/2016

Relatório 04. Dia: 11/10/2016 Relatório 04 Dia: 11/10/2016 Hoje fomos acordados pelo grupo alvorada as 6:30hs e o café foi servido as 7:30hs. Depois do café tivemos um momento de interação, meu grupo ficou responsável pela faxina e

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA Gardenia Aragão Pereira VER SUS JOÃO PESSOA, 2015 O VER-SUS João Pessoa aconteceu entre os dias 1 a 10 de março de 2015, com sede na Universidade Federal da Paraíba-UFPB e contou

Leia mais

Relatório de Vivência 3ª Edição VERSUS TO Wendy Delgado da Cunha

Relatório de Vivência 3ª Edição VERSUS TO Wendy Delgado da Cunha Relatório de Vivência 3ª Edição VERSUS TO Wendy Delgado da Cunha Palmas TO 2016 Índice Introdução --------------------------------------------------------------------------------------------------- 2 1º

Leia mais

Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias

Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias PLANO VIVER SEM LIMITE O Plano está organizado em quatro eixos: Acesso à Educação; Atenção à Saúde; Inclusão Social e Acessibilidade;

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde Ministério da Saúde RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS Vivente: Jainara Dias da Silva Ciências Farmacêuticas

Leia mais

VER-SUS-Imperatriz-MA

VER-SUS-Imperatriz-MA VER-SUS-Imperatriz-MA 2016.1 Relatoria de Vivencia Alana Bethyere Rodrigues Silva Acadêmica de Enfermagem-UFMA CCSST VER-SUS (Imperatriz-Ma) 06/01/2016 Foi o dia que a nossa vivência teve início. Fomos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMENARA MG PROCESSO SELETIVO EDITAL 1/2019 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMENARA MG PROCESSO SELETIVO EDITAL 1/2019 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS CÓDIGO DE INSCRIÇÃO CARGO TOTAIS VAGAS DO CONCURSO GERAIS RESERVA PD 10% 1 Agente de Serviços em Saúde 10 9 1 2 Agente de Serviços Sociais 3 Auxiliar em Saúde Bucal 12 11 1 4 Auxiliar em Saúde Bucal Pedra

Leia mais

CURSO DE ACOLHIMENTO EM REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE

CURSO DE ACOLHIMENTO EM REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE CURSO DE ACOLHIMENTO EM REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE AUTORES JAMISON PEREIRA NASCIMENTO (APRESENTADOR) LIANA BARCELAR EVANGELISTA GUIMARÃES MARGARIDA ARAÚJO BARBOSA MIRANDA INTRODUÇÃO Emerge da construção

Leia mais

CENTRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO AO TOXICÔMANOS. Coordenador: Renato Carlos Vieira. Endereço: Rua Álvaro Sarlo, 160. Bairro: Ilha de Santa Maria

CENTRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO AO TOXICÔMANOS. Coordenador: Renato Carlos Vieira. Endereço: Rua Álvaro Sarlo, 160. Bairro: Ilha de Santa Maria CENTRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO AO TOXICÔMANOS Coordenador: Renato Carlos Vieira Endereço: Rua Álvaro Sarlo, 160 Bairro: Ilha de Santa Maria CEP: 29051-100 Horários de atendimento: 7 às 19h (Atendimento

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM OBSTETRÍCIA. ENFERMAGEM EM CENTRO OBSTÉTRICO FACULDADE PITÁGORAS BETIM PROFa: DANIELE REZENDE SILVA

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM OBSTETRÍCIA. ENFERMAGEM EM CENTRO OBSTÉTRICO FACULDADE PITÁGORAS BETIM PROFa: DANIELE REZENDE SILVA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM OBSTETRÍCIA ENFERMAGEM EM CENTRO OBSTÉTRICO FACULDADE PITÁGORAS BETIM PROFa: DANIELE REZENDE SILVA Introdução Segundo a Política Nacional de Humanização acolhimento traduz-se

Leia mais

Projeto Implantação de Linha de Cuidado: Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho DVRT. Rede e Linha de Cuidado

Projeto Implantação de Linha de Cuidado: Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho DVRT. Rede e Linha de Cuidado Projeto Implantação de Linha de Cuidado: Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho DVRT Rede e Linha de Cuidado FATORES DETERMINANTES E CONDICIONANTES DA SAÚDE (LEI 8.080/90) Moradia Educação Alimentação

Leia mais

Dia 09 Nesse segundo dia foi estabelecido que ele estava separado para conhecer melhor a cidade e para termos uma interação maior. Alugamos um carro e

Dia 09 Nesse segundo dia foi estabelecido que ele estava separado para conhecer melhor a cidade e para termos uma interação maior. Alugamos um carro e Portfolio do dia 8 Finalmente chegou o grande dia, o início de mais uma vivência, o dia que marcaria o inicio de uma caminhada longa e árdua, cheia de desafios e de fortes emoções. Ao desembarcamos no

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Para Instituto de Ciências da Saúde

Serviço Público Federal Universidade Federal do Para Instituto de Ciências da Saúde Serviço Público Federal Universidade Federal do Para Instituto de Ciências da Saúde Vivência e Estágio Na Realidade do Sistema Único de Saúde nos municípios de Breves e Benevides. Edição Inverno 2012 Projeto

Leia mais

PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)

PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA) 8H ÀS 18H PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA) 8h - Mesa de Abertura O trabalho social com famílias no âmbito da Psicologia Rodrigo Monteiro (CRP-23), Ana Carolina Peixoto do Nascimento (CEPPAS), Hareli

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA JULIANA SAMBUGARO 1. SOBRE A VIVENTE Juliana Sambugaro, 22 anos. Natural de Imbituba-SC e residente no município de Curitiba-PR. Técnica em Química pela Sociedade Educacional de Santa

Leia mais

ESTRATÉGIAS SINGULARES DE IMPLANTAÇÃO DA CADERNETA DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL - RS

ESTRATÉGIAS SINGULARES DE IMPLANTAÇÃO DA CADERNETA DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL - RS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE ESTRATÉGIAS SINGULARES DE IMPLANTAÇÃO DA CADERNETA DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL - RS Nadia Peresin Perottoni Enfermeira Atenção

Leia mais

BANDEIRA CIENTÍFICA 2015

BANDEIRA CIENTÍFICA 2015 BANDEIRA CIENTÍFICA 2015 INTRODUÇÃO A Bandeira Científica (BC) edição 2015 escolheu Limoeiro de Anadia em Alagoas para executar suas atividades assistenciais, educativas e científicas. É notável que Alagoas

Leia mais

ALICE ROMÃO DA SILVA

ALICE ROMÃO DA SILVA 1 ALICE ROMÃO DA SILVA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL Trabalho apresentado como instrumento de avaliação da(s) disciplina(s) "Gestão Escolar" do curso de Pedagogia. PARANAGUÁ 2012 2 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 03 2. EDUCAÇÃO

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS 7ºE 8º -CURSO DE ATENÇÃO AOS USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS 7ºE 8º -CURSO DE ATENÇÃO AOS USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS CENTRO DE REFERÊNCIA DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS 7ºE 8º -CURSO DE ATENÇÃO AOS USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS AGOSTO/2008 SEJAM BEM VINDOS Missão CRATOD Referência para a definição de políticas

Leia mais

9h às 10h15 Oficina - Tema: interação homem x animal na sociedade moderna Local: Laboratório (Microscopia)

9h às 10h15 Oficina - Tema: interação homem x animal na sociedade moderna Local: Laboratório (Microscopia) 4 DE MAIO (SEXTA-FEIRA) * CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (CCS) CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - MANHÃ MEDICINA Conhecendo o curso de Medicina Local: Campus MEDICINA VETERINÁRIA 9h30 às 10h30 Apresentação do

Leia mais

PORTFÓLIO PIBID. Bolsista: Aline Palma Meirelles

PORTFÓLIO PIBID. Bolsista: Aline Palma Meirelles PORTFÓLIO PIBID Bolsista: Aline Palma Meirelles Bagé/RS 2017 PORTFÓLIO PIBID Relatório da 2ª semana do mês de Abril 10 de abril de 2017 (segunda-feira): Foi realizada observação e monitoria na E.M.E.F.

Leia mais

DEVISA_VE_DANT_ VIGILÂNCIA VIOLÊNCIA

DEVISA_VE_DANT_ VIGILÂNCIA VIOLÊNCIA Orientações sobre a notificação de violência doméstica, sexual, tentativa de suicídio e de outras violências, no âmbito da Portaria GM/MS nº 1.271, de 06 de junho de 2014 e alterações na ficha de notificação

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DADOS DA ENTIDADE (sede administrativa): Nome da Entidade: MUTIRÃO NO BEM CNPJ: 23.640.714/0001-60 Data de inscrição no CNPJ: 23/09/2015 Endereço: RUA FORMOSA, 75 1o ANDAR Bairro: CENTRO CEP: 01049-000

Leia mais

Fortaleza/CE 2018

Fortaleza/CE 2018 Fortaleza/CE 2018 1 Enfermeiro 30h - 160 vagas - R$ 2.472,11 Enfermeiro 40h - 171 vagas - R$ 2.865,66 Cargos, Vagas e Carga Horaria Enfermeiro (12x36) - 80 vagas - R$ 2.865,66 Enfermeiro (SAMU) 30h - 32

Leia mais

RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016

RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016 RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016 Entre os dias 15 e 22 de fevereiro de 2016, ocorreu o Estágio de Vivência na Realidade do Sistema Único de Saúde VER-SUS, na cidade de Belo Horizonte. Como proposta,

Leia mais

Sistematização e análise de casos notificados de violência contra a mulher em Viçosa-MG.

Sistematização e análise de casos notificados de violência contra a mulher em Viçosa-MG. Sistematização e análise de casos notificados de violência contra a mulher em Viçosa-MG. Projeto A violência contra a mulher em Viçosa MG: compreensão do fenômeno por profissionais de saúde e análise da

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE. Humanização Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE. Humanização Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Parte 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Parâmetros para acompanhamento da implementação Na Atenção Básica - Elaboração de projetos de saúde individuais e coletivos para usuários

Leia mais

SUICÍDIO CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO DE CURITIBA

SUICÍDIO CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO DE CURITIBA SUICÍDIO CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO DE CURITIBA Flavia Adachi Coordenação de Saúde Mental - SMS NOTIFICAÇÕES DE VIOLÊNCIA AUTOPROVOCADA/AUTOINFLINGIDA 2012: Sistema Nacional de Agravos de notificação - SINAN

Leia mais

(a) Metropolitana Garanhuns TOTAIS QUANTITATIVO DE VAGAS FUNÇÃO. Metropolitana Garanhuns TOTAIS

(a) Metropolitana Garanhuns TOTAIS QUANTITATIVO DE VAGAS FUNÇÃO. Metropolitana Garanhuns TOTAIS ANEXO I QUADRO DE VAGAS, REQUISITOS, REMUNERAÇÃO MENSAL, JORNADA DE TRABALHO E ATRIBUIÇÕES. I VAGAS POR LOTAÇÃO, COM RESERVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 1.1 Nível Superior Advogado Região 02 01 03 (a)

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 68 Territórios Sociais 23 de Janeiro de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e

Leia mais

Fiscalização dos Abrigos e Casas de Acolhida da PCR

Fiscalização dos Abrigos e Casas de Acolhida da PCR Fiscalização dos Abrigos e Casas de Acolhida da PCR PERFIL: O espaço Andaluz acolhe em caráter temporário mães adolescentes com filhos ou filhas com trajetória de rua. As usuárias as escolas da rede pública,

Leia mais

Está localizada no Sudoeste do Ceará, no sertão dos Inhamuns, à 344,7km da capital Fortaleza. Sua extensão territorial compreende uma área de

Está localizada no Sudoeste do Ceará, no sertão dos Inhamuns, à 344,7km da capital Fortaleza. Sua extensão territorial compreende uma área de Está localizada no Sudoeste do Ceará, no sertão dos Inhamuns, à 344,7km da capital Fortaleza. Sua extensão territorial compreende uma área de 4.018,162km², densidade de 13,87hab/km²; população estimada

Leia mais

ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA UPA E CORPO DE BOMBEIRO. Maria Inês Lemos Coelho Ribeiro 1 RESUMO

ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA UPA E CORPO DE BOMBEIRO. Maria Inês Lemos Coelho Ribeiro 1 RESUMO 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA UPA E CORPO DE BOMBEIRO Maria Inês

Leia mais

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO-JUVENIL (CAPSi)

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO-JUVENIL (CAPSi) DATA DA VISITA: 13/10/2014 Coordenador (a): João Paulo Guidoni E-mail: crcapsinfantil@correio1.vitoria.es.gov.br Endereço: Avenida Amélia da Cunha Ornelas, 431 Bairro: Bento Ferreira Telefone: (27) 3225-5497

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL - 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL - 2014 SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL - 2014 A MODELAGEM DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL 1. A análise de situação de saúde 2. A escolha do modelo de 3. A definição do

Leia mais

Emergência HUAP. Daniel Garbin Diogo Costa Diogo Murtinho Fernanda Boldrini Juliana Guerra Juliana Santos

Emergência HUAP. Daniel Garbin Diogo Costa Diogo Murtinho Fernanda Boldrini Juliana Guerra Juliana Santos Universidade Federal Fluminense Faculdade de Medicina PGS II Emergência HUAP Daniel Garbin Diogo Costa Diogo Murtinho Fernanda Boldrini Juliana Guerra Juliana Santos Reconhecimento do cenário, Identificação

Leia mais

PSICOLOGIA, SISTEMA ÚNICO DE SAUDE E DIREITOS HUMANOS: RELATO DE UMA PSICÓLOGA SOBRE SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL.

PSICOLOGIA, SISTEMA ÚNICO DE SAUDE E DIREITOS HUMANOS: RELATO DE UMA PSICÓLOGA SOBRE SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL. PSICOLOGIA, SISTEMA ÚNICO DE SAUDE E DIREITOS HUMANOS: RELATO DE UMA PSICÓLOGA SOBRE SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL. BARROS, Aline; RISSON, Ana Paula; GORCZVESKI, Jucilane. Resumo Apresentação: Este trabalho

Leia mais

ANEXO X Resolução nº 176/2013

ANEXO X Resolução nº 176/2013 ANEXO X Resolução nº 176/2013 RELATÓRIO DE VISITA Data da visita: Dados da Entidade: CNPJ: Nome da Entidade: Endereço: Bairro: Telefone: E-mail: CORAS: Inscrição solicitada: Inscrição de entidade de assistência

Leia mais

PRICILA MARTINS DE OLIVEIRA ACADÊMICA MEDICINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS 12º PERÍODO PORTFÓLIO VIVENCIAL VERSUS-TO 2016/2

PRICILA MARTINS DE OLIVEIRA ACADÊMICA MEDICINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS 12º PERÍODO PORTFÓLIO VIVENCIAL VERSUS-TO 2016/2 PRICILA MARTINS DE OLIVEIRA ACADÊMICA MEDICINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS 12º PERÍODO PORTFÓLIO VIVENCIAL VERSUS-TO 2016/2 INTRODUÇÃO Meu grupo foi o Krahô/Ipê Rosa, e esse portfólio fala da melhor

Leia mais

Quinta-feira, 14 de junho de 2018 Ano V Edição nº 1019 Página 1 de 19

Quinta-feira, 14 de junho de 2018 Ano V Edição nº 1019 Página 1 de 19 Quinta-feira, 14 de junho de 2018 Ano V Edição nº 1019 Página 1 de 19 SUMÁRIO PODER EXECUTIVO DE PEREIRA BARRETO 2 Atos Oficiais 2 Decretos 2 Concursos Públicos / Processos Seletivos 2 Outros atos 2 Atos

Leia mais

Atenção Pisicosocial P R O F E N F º D I O G O J A C I N T H O

Atenção Pisicosocial P R O F E N F º D I O G O J A C I N T H O Atenção Pisicosocial P R O F E N F º D I O G O J A C I N T H O Centro de Atenção Psicossocial - CAPS CAPS são serviços da Rede de Atenção Psicossocial - RAPS abertos destinados a prestar atenção diária

Leia mais

VER-SUS edição de verão 2016/1 Santa Maria- Rio Grande do Sul Fernanda Soares Martins

VER-SUS edição de verão 2016/1 Santa Maria- Rio Grande do Sul Fernanda Soares Martins VER-SUS edição de verão 2016/1 Santa Maria- Rio Grande do Sul Fernanda Soares Martins Relatório de Vivência 2016/1 Inicialmente ocorreu o acolhimento. Apresentação do projeto, histórico, estabelecimento

Leia mais

CRONOGRAMA PARA DEFESA MONOGRAFIA TCC II CURSO DE ENFERMAGEM (2017/2) 28/11/2017 (TERÇA-FEIRA) - MANHÃ

CRONOGRAMA PARA DEFESA MONOGRAFIA TCC II CURSO DE ENFERMAGEM (2017/2) 28/11/2017 (TERÇA-FEIRA) - MANHÃ 28/11/2017 (TERÇA-FEIRA) - MANHÃ 40min Fatores associados a mortalidade infantil, Palmas-TO Incidência de mortalidade de mulheres em idade fértil por causas externas atendidas pelo SAMU em Palmas - TO

Leia mais

A Vida Continua CAMPANHA DE COMBATE AO AVC 2017

A Vida Continua CAMPANHA DE COMBATE AO AVC 2017 CAMPANHA DE COMBATE AO AVC 2017 A Vida Continua AVC A Vida Continua CAMPANHA DE COMBATE AO AVC 2017 É com satisfação que apresentamos a Programação da Campanha de Combate ao AVC 2017, AVC A Vida Continua

Leia mais

4 - DE ACORDO COM A COR DA PELE, VOCÊ SE CONSIDERA:

4 - DE ACORDO COM A COR DA PELE, VOCÊ SE CONSIDERA: ANEXO C QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO PARA RESERVA DE VAGAS E/OU SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO ESTUDANTIL 1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Nome completo da/o candidata/o: CPF nº: Identidade nº Data nascimento: / / Idade:

Leia mais

ANEXO I FUNÇÕES PÚBLICAS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL QUADRO DE VAGAS POR PROGRAMA

ANEXO I FUNÇÕES PÚBLICAS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL QUADRO DE VAGAS POR PROGRAMA Ano IX - Edição Ordinária nº 339 de 6 de maio de 209 - Pg 5 ANEXO I FUNÇÕES PÚBLICAS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL QUADRO DE VAGAS POR PROGRAMA Tabela BOLSA FAMÍLIA Entrevistador CADÚNICO 02 40 horas

Leia mais

PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos

PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), Brasil, Montes Altos-MA, 08 a 14 de janeiro, 2018. Jheimyson Rêgo Barnabé, estudante de medicina Universidade

Leia mais

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE AULA 5

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE AULA 5 AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE AULA 5 ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Atenção Primária à Saúde e/ou Atenção Básica No Brasil, observa-se mudanças na concepção de APS desde a NOB

Leia mais

Centro de Convivência da Pessoa Idosa

Centro de Convivência da Pessoa Idosa Centro de Convivência da Pessoa Idosa Deve-se basear numa concepção de cuidado para um envelhecimento ativo, que privilegie a reintegração sócio-política cultural da pessoa idosa, em conformidade com a

Leia mais

Ruth de Cássia Alves de Mattos

Ruth de Cássia Alves de Mattos CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Ações educativas: Promoção e prevenção na saúde dos trabalhadores das Equipes de Saúde da Família do município de

Leia mais

ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS

ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS TEMÁTICA CATEGORIA ESPECIFICAÇÃO DE RELATO Inclui relatos sobre práticas na elaboração e acompanhamento dos Instrumentos: 1.A FERRAMENTAS DO PLANEJAMENTO

Leia mais

Sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania Vagas para pessoa com deficiência. Assistente Social ,00 30 horas semanais

Sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania Vagas para pessoa com deficiência. Assistente Social ,00 30 horas semanais Sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania Assistente Social 03 1.478,00 30 horas semanais Motorista 04 01 954,00 40 horas semanais Analista de Cadastro para Habitação Popular PMCMV

Leia mais

O TRABALHO POR LINHAS PROGRAMÁTICAS

O TRABALHO POR LINHAS PROGRAMÁTICAS O TRABALHO POR LINHAS PROGRAMÁTICAS O ano de 1999 foi um piloto para a classificação das ações de extensão segundo as linhas programáticas que já foram divulgadas e estão disponíveis para consulta no Sistema

Leia mais

PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO EM REDE NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE

PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO EM REDE NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO EM REDE NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE Tatiane Pecoraro Psicóloga Coordenadora de Saúde Mental Salgado Filho -PR Caracterização do Município Município de

Leia mais

Agora vou lhe fazer perguntas sobre o estado de saúde e utilização de serviços de saúde dos moradores do domicílio. J001

Agora vou lhe fazer perguntas sobre o estado de saúde e utilização de serviços de saúde dos moradores do domicílio. J001 Módulo J - Utilização de Serviços de Saúde Agora vou lhe fazer perguntas sobre o estado de saúde e utilização de serviços de saúde dos moradores do domicílio. J1. De um modo geral, como é o estado de saúde

Leia mais