Dia 09 Nesse segundo dia foi estabelecido que ele estava separado para conhecer melhor a cidade e para termos uma interação maior. Alugamos um carro e

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dia 09 Nesse segundo dia foi estabelecido que ele estava separado para conhecer melhor a cidade e para termos uma interação maior. Alugamos um carro e"

Transcrição

1 Portfolio do dia 8 Finalmente chegou o grande dia, o início de mais uma vivência, o dia que marcaria o inicio de uma caminhada longa e árdua, cheia de desafios e de fortes emoções. Ao desembarcamos no porto da cidade, depois de seis horas de viagem, comecei a sentir o peso da reponsabilidade de guiar sete pessoas que nunca tinham se visto antes, em uma terra estranha para todos da equipe. Mas minhas expectativas eram as melhores e confiava que tudo daria certo Nós nem sabíamos, mas essa seria uma experiência que mudaria totalmente o nosso jeito de ser e nos tornaríamos mais humanos, com uma visão diferenciada, com um novo foco e sentimento. Chegamos na cidade no final da tarde todos já estavam cansados da viagem, depois que nós encontramos o hotel e o restaurante fizemos uma roda de conversas para nos conhecermos melhor e devo confessar que me surpreendi com a imediata interação entre o grupo e logo nos tornamos bons amigos.

2 Dia 09 Nesse segundo dia foi estabelecido que ele estava separado para conhecer melhor a cidade e para termos uma interação maior. Alugamos um carro e fomos nos aventurar por Urucurituba, foi um dia bem divertido e descontraído, que serviu para estabelecermos um vínculo de confiança e discutirmos alguns assuntos relacionados a nossa vivência. No final do dia eu fiz uma dinâmica em grupo para tentar sondar o que o grupo sabia e pensava do SUS, foi uma discursão longa, mas que serviu para nós entendermos um pouco sobre o nosso sistema de saúde publica.

3 Dia 10 Nesse terceiro dia de vivência, tivemos a reunião com o secretario pela manhã para conversarmos sobre a realidade da saúde do município e sobre os seus maiores desafios em quanto gestor. Ele falou que o município estava enfrentando uma crise e que a verba para realizar o seu trabalho era pouca, disse que está sem uma coordenadora da atenção básica e que o serviço estava desorganizado, perguntamos sobre o PSE e ele nos falou que na estava funcionando, e que um dos seus maiores problemas era a falta de integração entre as secretarias e gestores. Depois dessa reunião fomos conhecer o funcionamento das UBS s na cidade. No município existem duas unidades básicas ambas com duas equipes que trabalhavam no PSF, compota de aproximadamente 7 pessoas cada. Quando chegamos ao primeiro posto de saúde nós não conseguimos falar com nenhum profissional que trabalha lá pq estavam muito ocupados e disseram que não poderiam nos receber. Na segunda unidade não conseguimos encontrar a coordenadora, mas conversamos com as ACS s tanto da zona urbana quando da rural que nos relataram o funcionamento dos postos de saúde e os problemas que mais enfrentavam, como a falta de medicamentos, que era constante e também nos mostraram todo o funcionamento e mapeamento de lá. Na hora do almoço conseguimos conversar com a coordenadora da primeira UBS e ela nos relatou que muitas vezes a falta de medicamentos e de pessoas para trabalhar, o que, dificulta trabalho desenvolvido por ela.

4 DIA 11 Nesse dia fizemos uma visita ao centro de convivência do idoso, onde fomos recebidos como muito carinho, e podemos participar das atividades físicas com os idosos. Vimos pessoas que tinham tão pouco mas que sempre estavam com um grande sorriso no rosto e com um coração agradecido, o que, nos emocionou muito. Tive a oportunidade de ajuda-los um pouco, ao aferir a pressão deles e a dar orientações sobre o que deviam comer, beber e sobre os remédios que deviam ser tomados todos os dias conforme as orientações medicas. Particularmente sentir-me muito feliz em poder ajuda-los dessa forma e em poder compartilhar um pouco dos meus conhecimentos e aprender muito com cada um deles. Depois fomos visitar o único hospital da cidade, o médico só atende no hospital 15 dias no mês, existe uma enfermeira que fica no hospital durante o dia e o resto do tempo são os técnico que comandam o hospital, que fazem atendimento e muitas outras coisas que não são atribuições deles mas que por causa da falta de profissionais eles que fazem. A estrutura do hospital não é boa, exames como o de raio x, ultrassom, mamografia, e dentre outros não são feitos no município, porque o hospital não tem a estrutura adequada para esses exames e por que não tem esses aparelhos. Pela parte da tarde tivemos uma reunião com o NASF e vimos profissionais comprometidos com o seu trabalho e empenhados em fazer a diferença no município.

5 Dia 12 Nesse dia participamos de um mutirão de saúde com atendimento medico e vacinação, tivemos a oportunidade de ajudar na triagem e no exame físico das crianças e ver de perto o trabalho que o medico da primeira unidade de saúde desempenha com a comunidade e também poder ver a realidade das crianças da região. Fizemos isso pela manhã e pela tarde, quando já tínhamos acabado de triar as crianças e começamos a lanchar uma criança começou a chorar de forma repentina, e logo pensei ela deve estar chorando de fome, foi quando demos o nosso lanche para ela e de uma forma tão simples ela parou de chorar abriu um sorriso no rosto e começou a comer. Foi algo que nos marcou muito e nos fez refletir sobre a as nossas atitudes, e de como temos muitas coisas e não agradecemos. Ninguém veio nos pedir comida mas pela atitude da criança percebemos a verdadeira realidade de muitos moradores de lá que muitas vezes trabalham tendo mais não temo que comer em casa.

6 Dia 13 Nesse dia fomos visitar uma comunidade ribeirinha do município, Itapeaçu, ficamos surpresos, pois tivemos um tratamento e uma recepção tão boa e agradável, por parte dos profissionais da única unidade de saúde que tem lá, que não tivemos no polo que é Urucurituba. Conversamos com todos os profissionais da UBS e conhecemos verdadeiramente o funcionamento dela. Tivemos a oportunidade de acompanhar um atendimento de um medico cubano que participa dos mais médicos, e vimos que realmente é um projeto que funciona e que supre a demanda de atendimentos da comunidade. Fomos visitar também o hospital da cidade e foram duas técnicas de enfermagem que nos receberam e que estavam tomando conta do hospital inteiro, nesse não havia medico e nem enfermeira só tinha as duas técnicas que faziam o trabalho. O hospital tem uma estrutura melhor do o hospital de Urucurituba e possui a capacidade de fazer pequenas e médias cirurgias e também vários exames como raio x. E dessa forma chegamos a conclusão de que esse hospital se tornou um elefante branco.

7 DIA 14 Pela manha visitamos o CRAS e conversamos com o gestor do cadastro único, notamos que a falta de integração entre as secretarias e falta de RH dificulta e muito o serviço dele, mas que com comprometimento ele consegue fazer. Nesse mesmo dia apresentamos a nossa devolutiva para o município, escolhemos fazer um ação de educação em saúde em uma escola. Fizemos uma peça de fantoches e depois uma palestra das técnicas corretas de escovação, pois detectamos um grande índice de patologias bucais nas crianças e o cirurgião dentista que está na cidade não tinha como atender todas as microáreas da região. Estávamos muito ansiosos e nervosos e não sabíamos que iriamos palestrar para todas as crianças da escola cerca de 300 crianças, mas deu tudo certo no final a nossa devolutiva foi um sucesso e saímos de lá com um gostinho de quero mais e felizes por ter ajudado essa comunidade.

8 Dia 15 Aprendemos muito com toda essa vivencia e podemos amadurecer ao nos depararmos com uma realidade tão diferente da nossa, vimos um povo carente não só de recursos financeiros mais também de carinho e atenção, vimos pessoas que lutam constantemente para melhorar o sistema de saúde publica e que lutam por essa população, são verdadeiros heróis sem capa, que o seu único super poder, é a vontade de fazer a diferença. Ver SUS deixou saudades, deixo uma marca em nós, e pela experiência que tivemos nos transformou em pessoas melhores e nos fez crescer como pessoas e como profissionais, pois nos proporcionou um grande aprendizado. JUNTOS SOMOS MAIS!!!

Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia:

Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia: Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia: Teve início a 4ª vivência do VerSus. Cada equipe foi encaminhada para seus locais conforme o sorteio. Minha equipe foi composta

Leia mais

Saindo da bolha. Maratona Saúde

Saindo da bolha. Maratona Saúde PORTIFÓLIO Saindo da bolha Domingo, 03 de agosto de 2014. Eu estava muito ansiosa pra viajar e conhecer meus colegas de viagem, até então só tinha falado com o nosso facilitador. Cheguei a rodoviária por

Leia mais

#PRIMEIROdia #PartiuVerSus

#PRIMEIROdia #PartiuVerSus #PRIMEIROdia #PartiuVerSus De mala fechada noite em claro De tanto esperar coração apertado Saindo às 6 horas tão distante imaginei Já era quase onze quando de longe avistei Era Itacoatiara de tão linda

Leia mais

VER-SUS-Imperatriz-MA

VER-SUS-Imperatriz-MA VER-SUS-Imperatriz-MA 2016.1 Relatoria de Vivencia Alana Bethyere Rodrigues Silva Acadêmica de Enfermagem-UFMA CCSST VER-SUS (Imperatriz-Ma) 06/01/2016 Foi o dia que a nossa vivência teve início. Fomos

Leia mais

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS 2016.2 IMPERATRIZ-MA 2016 A 3º edição do VER-SUS Imperatriz foi realizada no período de 12 a 18 de agosto de 2016. Uma experiência única, proporcionou

Leia mais

Portfólio INDIVIDUAL - URUCURITUBA. Primeiro Dia- SÁBADO

Portfólio INDIVIDUAL - URUCURITUBA. Primeiro Dia- SÁBADO Portfólio INDIVIDUAL - URUCURITUBA Primeiro Dia- SÁBADO O grande dia chegou, nos arrumamos, colocamos nossas expectativas na mala e fomos nos aventurar neste projeto que o governo federal juntamente com

Leia mais

1º dia Expectativa. Estava a andar; Sem eira nem beira; Desestimulada com a faculdade de saúde; E com o sistema que sufoca...

1º dia Expectativa. Estava a andar; Sem eira nem beira; Desestimulada com a faculdade de saúde; E com o sistema que sufoca... 1º dia Expectativa Estava a andar; Sem eira nem beira; Desestimulada com a faculdade de saúde; E com o sistema que sufoca... Apareceu a oportunidade, De mudar o SUS; Com vontade e amor; Luta, ação e revolução.

Leia mais

RYE Nome: Ana Carolina Bragança. Data: 28/10/2016. Patrocinado no Brasil pelo Rotary Club de: Guanabara-Galeão

RYE Nome: Ana Carolina Bragança. Data: 28/10/2016. Patrocinado no Brasil pelo Rotary Club de: Guanabara-Galeão RYE 2016-2017 Nome: Ana Carolina Bragança Data: 28/10/2016 Patrocinado no Brasil pelo Rotary Club de: Guanabara-Galeão Hospedado pelo Rotary Club de: Siracusa País: Itália Minha aventura começou no dia

Leia mais

Atividades durante o Treinamento O desenvolvimento filosófico das pessoas também me chamaram muito minha atenção,

Atividades durante o Treinamento O desenvolvimento filosófico das pessoas também me chamaram muito minha atenção, Depoimento de Bolsista JICA Nome completo: Glauco Fernandes Lopes Nome curso: Programa de Capacitação para Gestão de Empresas de Metrô no Brasil Período do curso: 20/11/2016 a 01/12/2016 Agradecimento

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR RELATÓRIO DE VIVÊNCIA CAXIAS MA 2016 1 RELATÓRIO DE VIVÊNCIA O VER-SUS é um projeto que

Leia mais

Participei do Grupo 4 que tinha como foco de visitações a Área Programática 5.3, compreendendo os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba.

Participei do Grupo 4 que tinha como foco de visitações a Área Programática 5.3, compreendendo os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba. Esse relatório tem como objetivo apresentar os meus dias de vivência no programa VERSUS na cidade do Rio de Janeiro. Foram vários dias muito produtivos e que me trouxeram muito contato com a realidade

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA DO VERSUS AMAZONIA /02/16 (Sábado)

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA DO VERSUS AMAZONIA /02/16 (Sábado) RELATÓRIO DE VIVÊNCIA DO VERSUS AMAZONIA 2016 Vivente: David Gomes Araújo Júnior Município de referência: Tefé Externo/Município de origem: Sobral/CE 20/02/16 (Sábado) Primeiro dia de vivência estava muito

Leia mais

PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos

PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), Brasil, Montes Altos-MA, 08 a 14 de janeiro, 2018. Jheimyson Rêgo Barnabé, estudante de medicina Universidade

Leia mais

RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI. Frederico Westphalen

RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI. Frederico Westphalen RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI Frederico Westphalen 2016.2 Cícera Michel Facilitadora A experiência do VERSUS Alto Uruguai após recepção da 19º. Coordenadoria de saúde ficou hospedada

Leia mais

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT Amanda Souza da Silva Araujo Vivência: 23/10/2016 à 29/10/16 Versus é mais do que viver a realidade SUS, é renascer em cada dificuldade, é chorar em cada

Leia mais

Mais importante é aprender e nunca perder a capacidade de aprender.

Mais importante é aprender e nunca perder a capacidade de aprender. 1º DIA DE SEMANA 13/08/2016 sábado FACILITADORA: ANA PAULA Sou Elibel Jorge estudante de enfermagem, privilegio de esta como vivente participando do VERSU AMAZONAS, hoje de manha acordei cedo as 03h00

Leia mais

Veranwortungsbewussterkonsum

Veranwortungsbewussterkonsum Veranwortungsbewussterkonsum Dia 18 - A partida estava marcada para as 7:40 da manhã, mas o avião só levantou voo as 8:10. Foi uma viagem maravilhosa, sem sustos nem sobressaltos. Aterramos em Frankfurt

Leia mais

HISTÓRIA DO IOGURTE TRABALHO COLETIVO. Professora: Batasina Colombari. Atividade desenvolvida: 4º e 5ª ano

HISTÓRIA DO IOGURTE TRABALHO COLETIVO. Professora: Batasina Colombari. Atividade desenvolvida: 4º e 5ª ano HISTÓRIA DO IOGURTE TRABALHO COLETIVO Professora: Batasina Colombari Atividade desenvolvida: 4º e 5ª ano Tudo começou numa fazenda no Sul da Turquia onde morava um menino chamado Vigor. Vigor era um menino

Leia mais

Terça feira, 16/01/2018, estávamos no terceiro dia da vivência, foi o dia que aconteceu nossa primeira visita externa para a Unidade de Saúde da

Terça feira, 16/01/2018, estávamos no terceiro dia da vivência, foi o dia que aconteceu nossa primeira visita externa para a Unidade de Saúde da VER-SUS 2018.1 No dia, 14/01/2018, deu início ao VER-SUS Maceió/AL, aproximadamente as 14:00h da tarde. Ao chegarmos fomos para a plenária, local onde aconteceu a apresentação de cada vivente e a separação

Leia mais

23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A7 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Portanto a higiene, a alimentação,

Leia mais

Claudio Sérgio Machado Rocha Enfermagem- Faculdade Santo Agostinho (FSA) Modalidade de Participação: Vivente

Claudio Sérgio Machado Rocha Enfermagem- Faculdade Santo Agostinho (FSA) Modalidade de Participação: Vivente Claudio Sérgio Machado Rocha Enfermagem- Faculdade Santo Agostinho (FSA) Modalidade de Participação: Vivente Diário de Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde 2016.1 dos município de

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA HELOISA PADESKI RODONISKI 1. SOBRE A FACILITADORA Heloisa Padeski Rodoniski, 20 anos, natural de Curitiba/PR e residente do mesmo. Atualmente graduanda do curso de Farmácia da Universidade

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO VER-SUS BRASIL EM CAJAZEIRAS-PB EDIÇÃO VIVENTE: KELY LAINNE BARBOSA DE BRITO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO VER-SUS BRASIL EM CAJAZEIRAS-PB EDIÇÃO VIVENTE: KELY LAINNE BARBOSA DE BRITO RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO VER-SUS BRASIL EM CAJAZEIRAS-PB EDIÇÃO 2018.1 VIVENTE: KELY LAINNE BARBOSA DE BRITO QUINTO DIA (05.02.2018) TEMA: CENÁRIO DO SUS E REALIDADES INSTITUCIONAIS MANHÃ Inicialmente

Leia mais

PORTIFÓLIO VER-SUS POTIGUARAS RN

PORTIFÓLIO VER-SUS POTIGUARAS RN PORTIFÓLIO VER-SUS POTIGUARAS RN 2016.1 ANDRÉ FELIPE BANDEIRA CAVALCANTE 1 Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós. Manoel de Barros 1 Estudante graduando

Leia mais

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS Na cidade Paço do Lumiar 2016.1 Vivente: JACYENNE DE ARAUJO BATISTA Acadêmica de Fisioterapia na Universidade Federal do

Leia mais

30 ANOS DE PODER LOCAL - EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA Tartarugas em referendo

30 ANOS DE PODER LOCAL - EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA Tartarugas em referendo 30 ANOS DE PODER LOCAL - EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA Tartarugas em referendo Aqui no pátio da escola apareceram há cerca de um ano duas simpáticas tartarugas. De onde elas vieram permanece um mistério. O

Leia mais

Minha História de amor

Minha História de amor Minha História de amor Hoje eu vou falar um pouco sobre a minha história de amor! Bem, eu namoro à distância faz algum tempinho. E não é uma distância bobinha não, são 433 km, eu moro em Natal-Rn, e ela

Leia mais

VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO

VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO Facilitadora: Fabiane Santos Barros Acadêmica de Enfermagem UFT Palmas-TO O VER-SUS Tocantins, edição de verão 2016 aconteceu do dia 11 a 17 de janeiro, na cidade

Leia mais

A chave do sucesso de uma confeitaria, padaria, ou cafeteria

A chave do sucesso de uma confeitaria, padaria, ou cafeteria Todos os direitos reservados. O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. Não é autorizada a reprodução deste manual sem a autorização expressa e por escrito dos autores. O manual não

Leia mais

ENQUANTO ESTOU NO HOSPITAL.

ENQUANTO ESTOU NO HOSPITAL. Simone Lopes de Mattos e Vívian Lopes de Mattos ENQUANTO ESTOU NO HOSPITAL. Para colorir o cenário. Ilustrações de Ana Kléa Moraes Simone Lopes de Mattos e Vívian Lopes de Mattos ENQUANTO ESTOU NO HOSPITAL.

Leia mais

Conteúdo. Estás pronto para viver uma aventura? Junta-te a nós e vem descobrir o que andam os adultos a fazer durante o dia. Página 6.

Conteúdo. Estás pronto para viver uma aventura? Junta-te a nós e vem descobrir o que andam os adultos a fazer durante o dia. Página 6. Conteúdo Estás pronto para viver uma aventura? Junta-te a nós e vem descobrir o que andam os adultos a fazer durante o dia Página 6 Página 18 Na nossa escola Na obra Página 10 Página 22 Nas lojas No hospital

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 4. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 4. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 4 Profª. Lívia Bahia Atenção Básica e Saúde da Família Programa de Agentes Comunitários de Saúde PACS Existente desde o início da década de 1990, porém

Leia mais

Textos. O Natal que eu gostaria de ter! Miguel Feijó O Natal que eu gostaria de ter Bia da Rosa Ferreira... 3

Textos. O Natal que eu gostaria de ter! Miguel Feijó O Natal que eu gostaria de ter Bia da Rosa Ferreira... 3 Textos O Natal que eu gostaria de ter!... 2 Miguel Feijó... 2 O Natal que eu gostaria de ter... 3 Bia da Rosa Ferreira... 3 O NATAL QUE GOSTARIA DE TER!... 4 Francisca Carvalho... 4 O NATAL QUE GOSTARIA

Leia mais

Projeto VER-SUS/Brasil.

Projeto VER-SUS/Brasil. Projeto VER-SUS/Brasil. Parceria com o Ministerio da Saude-2016/2. Estágios e Vivencias na Realidade SUS. Relato Diário. Data :13/08/2016 a 21/08/2016. Introdução Uns trabalham 8h por um salario,outros

Leia mais

Este livro pertence a

Este livro pertence a Cristais em meus olhos Este livro pertence a Em seu consultório, a médica está explicando tudo sobre cistinose para Bruno. Seu corpo é feito de milhares e milhares de células pequeninas, ela disse. Imagine

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Igor Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 05 de dezembro de 2013 Horário: 15:05 Duração da entrevista:

Leia mais

Conhece a Ana. // Perfil

Conhece a Ana. // Perfil Conhece a Ana // Perfil Nome: Ana Rodrigues Idade: 21 anos Nacionalidade: Portuguesa Cidade: Caxarias/Ourém Escola: Escola Superior de Saúde (ESSLei) Curso: Licenciatura em Dietética País Escolhido: Lituânia

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS PINHEIRO - MA VIVENTE: Júlia Stéfanne Santos Simão PINHEIRO MA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS PINHEIRO - MA VIVENTE: Júlia Stéfanne Santos Simão PINHEIRO MA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA VER-SUS PINHEIRO - MA 2016.2 VIVENTE: Júlia Stéfanne Santos Simão PINHEIRO MA 2016 DIA 01 (30/11/2016) Relatório de Vivência Pinheiro, MA 30/11 à 06/12 A primeira edição do Ver-SUS

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO ANO ACADÊMICO [2013.2] Após o preenchimento, enviar via para:

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO ANO ACADÊMICO [2013.2] Após o preenchimento, enviar via  para: RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO ANO ACADÊMICO [2013.2] Esta é uma contribuição para ajudar futuros intercambistas no exterior. As informações aqui disponibilizadas serão de grande valia para os alunos da UFPB

Leia mais

Portfólio. Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015

Portfólio. Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015 Portfólio Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015 Um grupo de 27 viventes e 8 facilitadores vindouros de diversos estados do país, inclusive de outro país,

Leia mais

Finalmente chegou a hora, meu pai era que nos levava todos os dias de bicicleta. --- Vocês não podem chegar atrasado no primeiro dia de aula.

Finalmente chegou a hora, meu pai era que nos levava todos os dias de bicicleta. --- Vocês não podem chegar atrasado no primeiro dia de aula. UM CONTO DE ESCOLA Por Isaque Correia Rocha 1 Começou mais um ano e desta vez aproveitei bastante porque a folga de comer, brincar e dormir havia acabado. Era o ano em que eu e minha irmã Rose, iríamos

Leia mais

Roteiro de vivência entre os dias 08/08 a 14/08

Roteiro de vivência entre os dias 08/08 a 14/08 Roteiro de vivência entre os dias 08/08 a 14/08 Dia 08/08/16 O primeiro dia de vivência foi um momento um tanto quanto explicativo nos dando uma noção do que compunha a rede de saúde em Caxias do Sul.

Leia mais

«Unidade dos afetos»: miniequipas ajudam a estabelecer uma relação mais próxima com os utentes

«Unidade dos afetos»: miniequipas ajudam a estabelecer uma relação mais próxima com os utentes 2016-10-19 18:47:05 http://justnews.pt/noticias/usf-santa-maria-unidade-dos-afetos-promove-atendimento-personalizado-e-integridade-nocuidar «Unidade dos afetos»: miniequipas ajudam a estabelecer uma relação

Leia mais

Escrito por Sáb, 18 de Julho de :00 - Última atualização Qui, 13 de Dezembro de :18

Escrito por Sáb, 18 de Julho de :00 - Última atualização Qui, 13 de Dezembro de :18 TRIBUNAL ECLESIÁSTICO Dte // Dda Libelo da Autora (Parte Demandante) Meu nome é XXX XXXX Dte, nasci em JesuCity no dia 00 de mês de Ano, e resido na RUA N, CEP. No dia de 27 de Mês de 1983 na Igreja Nossa

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini ENGAJAMENTO PÚBLICO BLOCO A CONTROLE SOCIAL 1. Existe Conselho

Leia mais

Escola e Família. Parceria e Corresponsabilidade

Escola e Família. Parceria e Corresponsabilidade Escola e Família Parceria e Corresponsabilidade Escola Diagnóstico das necessidades dos estudantes; Contexto social em que a escola está inserida; Expectativa dos estudantes e suas famílias. Alunos e Comunidade

Leia mais

Olá, aqui é Marina e é um prazer para mim estar aqui com você, no nosso terceiro vídeo dessa palestra especial...

Olá, aqui é Marina e é um prazer para mim estar aqui com você, no nosso terceiro vídeo dessa palestra especial... Olá, aqui é Marina e é um prazer para mim estar aqui com você, no nosso terceiro vídeo dessa palestra especial... Como conquistar suas metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de ontem,

Leia mais

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO AGOSTO DE 2016 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 Na segunda-feira de manhã, 01 de agosto, teve o primeiro

Leia mais

Pesquisa. Setembro 2014

Pesquisa. Setembro 2014 Pesquisa Setembro 2014 Perfil Quem é o nosso time? 66% está conosco há mais de 1 ano 69% são casadas 68% tem Filhos, 42% desses adolescentes Média de Idade 32 anos (20 a 56) 93% são mulheres 61% cursando

Leia mais

No período da tarde fizemos uma socialização com todos, indo conhecer as cachoeiras de Taquaruçu.

No período da tarde fizemos uma socialização com todos, indo conhecer as cachoeiras de Taquaruçu. PORTIFOLIO VER-SUS, PALMAS-TO - 2017/2018 VIVENTE: CECILIA MARQUES TENORIO PEREIRA ACADEMICA DO CURSO DE NUTRIÇÃO, UFT-PALMAS 14/01/2018 Nesta parte do dia, houveram apresentações de todos, falando do

Leia mais

Doze dias com muitos ensinamentos e conhecimentos que levarei para toda vida.

Doze dias com muitos ensinamentos e conhecimentos que levarei para toda vida. Thiago da Silva Ramalho Acadêmico do Curso de Fisioterapia Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF Modalidade: Vivente Doze dias com muitos ensinamentos e conhecimentos que levarei para toda vida.

Leia mais

Centro de Ação Voluntária de Curitiba

Centro de Ação Voluntária de Curitiba Centro de Ação Voluntária de Curitiba O Centro de Ação Voluntária de Curitiba (CAV) é uma organização não governamental, sem fins econômicos, criada em 1998, com objetivo de estimular e fortalecer o voluntariado

Leia mais

Nesse artigo falaremos sobre: Porque a redução de custos é tão importante. Como fazer redução de custos usando o seu fluxo de caixa

Nesse artigo falaremos sobre: Porque a redução de custos é tão importante. Como fazer redução de custos usando o seu fluxo de caixa Este conteúdo faz parte da série: Fluxo de caixa Ver 13 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Porque a reduçaõ de custos é tão importante Como reduzir custos na prática Dois exemplos de redução

Leia mais

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO VER-SUS Vivencias e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, um projeto estratégico do ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida que tem como foco a formação de militantes para o SUS. Facilitador:

Leia mais

PROJETO CUIDADORES EM SAÚDE

PROJETO CUIDADORES EM SAÚDE PROJETO CUIDADORES RELATÓRIO FOTOGRÁFICO ITAPECURU MIRIM MA MAR A JUN 16 Coordenação: Iniciativa: Apropriação Nossa comunidade recebe de braços abertos o Projeto Cuidadores em Saúde, pois temos a necessidade

Leia mais

Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica. Profra Dra Rejane Queiroz

Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica. Profra Dra Rejane Queiroz Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica Profra Dra Rejane Queiroz Atenção Primária à Saúde: marco histórico Conferência Internacional de Cuidados Primários em Saúde,

Leia mais

Relatório de Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) GUSTAVO FILIPOWSKI PSICOLOGIA UNICENTRO

Relatório de Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) GUSTAVO FILIPOWSKI PSICOLOGIA UNICENTRO Relatório de Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) GUSTAVO FILIPOWSKI PSICOLOGIA UNICENTRO O VER-SUS sendo um projeto do Ministério da Saúde tem como objetivo levar estudantes,

Leia mais

Feriado de solidariedade e fé

Feriado de solidariedade e fé Feriado de solidariedade e fé Feriado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Nesta data também se comemora o Dia das Crianças. Mas, enquanto muitos descansam no feriado,

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVENCIA

RELATÓRIO DE VIVENCIA RELATÓRIO DE VIVENCIA Acadêmica: Vanessa Gomes Matos dos Santos Curso: Enfermagem Instituição: ITPAC-PORTO NACIONAL Relatório de Vivencia da Acadêmica de Enfermagem do ITPAC-PORTO, Vanessa Gomes Matos

Leia mais

* Nascimento: 22/01/39

* Nascimento: 22/01/39 História de Antônio Vicente Ceretta * Nascimento: 22/01/39 Falecimento: 09/10/11 Antônio Vicente Ceretta, filho de Augusto Ceretta e Paulina Puntel Ceretta, teve seis irmãos, são eles: Maria, Ivo, Celestino,

Leia mais

MÃE, QUANDO EU CRESCER...

MÃE, QUANDO EU CRESCER... MÃE, QUANDO EU CRESCER... Dedico este livro a todas as pessoas que admiram e valorizam a delicadeza das crianças! Me chamo Carol, mas prefiro que me chamem de Cacau, além de ser um apelido que acho carinhoso,

Leia mais

INSTITUTO SUPERAR RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES

INSTITUTO SUPERAR RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES INSTITUTO SUPERAR RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2016 ÍNDICE 01. Introdução 02. Principais acontecimentos de 2016 03. Projeto Lutando pela Inclusão 04. Projeto Educando 05. Prestação de contas 06. Planejamento

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Sonia Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 5 de dezembro de 2013 Horário: 15:05 Duração da entrevista:

Leia mais

O NOSSO CANTINHO. EDITORIAL Este é o nosso Cantinho sempre em movimento! Direção. Distribuição Gratuita Maio a Agosto 2017

O NOSSO CANTINHO. EDITORIAL Este é o nosso Cantinho sempre em movimento! Direção. Distribuição Gratuita Maio a Agosto 2017 REVISTA DO CENTRO SOCIAL CORTEGACENSE Distribuição Gratuita Maio a Agosto 2017 O NOSSO CANTINHO EDITORIAL Este é o nosso Cantinho sempre em movimento! Bem hajam todos! Maria do Rosário, Direção. BEBÉS

Leia mais

Dois terços dos brasileiros dependem do SUS Segundo Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, a faixa etária que mais recorreu a internações no SUS é até 17 anos A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013, divulgada

Leia mais

UPE UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO DISCIPLINA: PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL I ALUNA: FRANCY L. C. LIMA ANAMNESE HOSPITALAR

UPE UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO DISCIPLINA: PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL I ALUNA: FRANCY L. C. LIMA ANAMNESE HOSPITALAR UPE UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO DISCIPLINA: PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL I ALUNA: FRANCY L. C. LIMA ANAMNESE HOSPITALAR GARANHUNS 2011 ANAMNESE HOSPITALAR DIÁRIO DE CAMPO RELATO DA VISITA E ANAMNESE 24/10/2011

Leia mais

Como chegar na Cachoeira Lagoa Azul/Capitólio MG?

Como chegar na Cachoeira Lagoa Azul/Capitólio MG? Na nossa viagem para Capitólio MG, um dos lugares que mais estávamos ansiosos para conhecer é a Cachoeira Lagoa Azul. Ela fica dentro do espaço da Pousada Lagoa Azul (uma das melhores pousadas de Capitólio

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA MANTER A ESTABILIDADE EMOCIONAL. Silvana Lopes Ribeiro Futura Diretora Executiva Mary Kay

A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA MANTER A ESTABILIDADE EMOCIONAL. Silvana Lopes Ribeiro Futura Diretora Executiva Mary Kay A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA MANTER A ESTABILIDADE EMOCIONAL OBJETIVO Apenas quando conseguimos equilibrar nossa vida espiritual-pessoal-profissional, vislumbramos as reais possibilidades em

Leia mais

DATA: / / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

DATA: / / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 205 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR:

Leia mais

Relatório da reunião de projeto em Siauliai

Relatório da reunião de projeto em Siauliai Relatório da reunião de projeto em Siauliai de 09 a 13 de maio Dia 09-05-2016 Hoje foi o nosso primeiro dia de trabalho. Fomos recebidos calorosamente na Escola de Siauliai Sport Gymnasium pelos alunos,

Leia mais

Atividades Pedagógicas

Atividades Pedagógicas Atividades Pedagógicas IV B CANTIGAS DE RODA Cantar é um momento de convivência entre as crianças. É importante cantar, não só pensando na linguagem musical, como podemos sensibilizar a criança para a

Leia mais

Organizámos convites e construímos crachás para todos os participantes.

Organizámos convites e construímos crachás para todos os participantes. MAIO E JUNHO Logo que iniciou o mês de maio relembrámos a ideia de que é Maio, mês do Coração. Neste âmbito começamos logo a pensar em ações de ajuda e prevenção de doenças do coração. Foi assim que á

Leia mais

* Nascimento: 02/08/1977

* Nascimento: 02/08/1977 Narciso de Oliveira * Nascimento: 02/08/1977 Falecimento: 10/02/2013 Fazia 10 anos que Marisa Conceição Bechert estava separada de Narciso de Oliveira, quando ele faleceu em 10 de fevereiro de 2013. Porém,

Leia mais

Uma lição de vida. Graziele Gonçalves Rodrigues

Uma lição de vida. Graziele Gonçalves Rodrigues Uma lição de vida Graziele Gonçalves Rodrigues Ele: Sente sua falta hoje na escola, por que você não foi? Ela: É, eu tive que ir ao médico. Ele: Ah, mesmo? Por que? Ela: Ah, nada. Consultas anuais, só

Leia mais

Já tinha feito um passeio como esse?

Já tinha feito um passeio como esse? 1. Você já tinha feito um passeio como esse que fizemos hoje? sim não Já tinha feito um passeio como esse? 9 23 sim 28% não 72% 2. Complete Gostei Não gostei Não participou Casa das Rosas 31 1 Caminhada

Leia mais

PROJETO DE APRENDIZAGEM

PROJETO DE APRENDIZAGEM PROJETO DE APRENDIZAGEM CENTRO DE ENSINO MÉDIO ANTÔNIO PÓVOA PROJETO DE APRENDIZAGEM ANO: 2016 SÉRIE: 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - TURMA: 01 PROFESSORAS ORIENTADORAS: Firminízia Alves e Graziela Rocha Assunto:

Leia mais

Um ato de amor sonhador ao mundo

Um ato de amor sonhador ao mundo Um ato de amor sonhador ao mundo Este livro esta aberto para qualquer idade, pois relata uma historia de amor com a nossa sociedade, uma garotinha de 09 anos de idade busca fazer a diferença sempre dando

Leia mais

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 VIVENTE: Sarah Rakel Barbosa Rocha, acadêmica de Psicologia,7º período da Faculdade Pitágoras- São luís.

Leia mais

Projeto Comenius 2012/2014

Projeto Comenius 2012/2014 Projeto Comenius 2012/2014 Veranwortungsbewussterkonsum Consumir em consciência No âmbito do 6º encontro do projeto comenius, que se realizou na Roménia, na escola Cu Clasele I-VIII lon Luca Caragiale

Leia mais

As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs

As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs Anexo I As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs As atribuições globais abaixo descritas podem ser complementadas com diretrizes e normas da gestão local.

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA PROMOÇÃO DO CUIDADO EM GRUPO DE IDOSOS E ADULTOS DO PROJETO EADASC

PARTICIPAÇÃO DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA PROMOÇÃO DO CUIDADO EM GRUPO DE IDOSOS E ADULTOS DO PROJETO EADASC PARTICIPAÇÃO DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA PROMOÇÃO DO CUIDADO EM GRUPO DE IDOSOS E ADULTOS DO PROJETO EADASC Thaís Manuella Ferreira¹, Ingrid Franciny Nascimento Ferreira¹, Josineide Francisco Sampaio

Leia mais

FERNANDA PIÇARRA. De: ALFREDO DE SOUZA

FERNANDA PIÇARRA. De: ALFREDO DE SOUZA Pág 1 De: ALFREDO DE SOUZA FERNANDA PIÇARRA Pág 2 Eu escolhi um poema porque adoro ler este tipo de texto. Seleccionei este, em especial, visto que me tem acompanhado já há alguns anos. Encontrei-o, pela

Leia mais

RESUMÃO VOLUME 1 - MOTIVAÇÃO E PROSPECÇÃO

RESUMÃO VOLUME 1 - MOTIVAÇÃO E PROSPECÇÃO RESUMÃO VOLUME 1 - MOTIVAÇÃO E PROSPECÇÃO O que você vai encontrar neste ebook Passo 1 - Motivação Passo 2 - Prospecção INTRODUÇÃO Este E-book foi escrito com a intenção de facilitar as vendas e negociações

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Valmir Ferreira da Silva Junior

MINISTÉRIO DA SAÚDE VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Valmir Ferreira da Silva Junior MINISTÉRIO DA SAÚDE VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Valmir Ferreira da Silva Junior FISIOTERAPIA FACULDADE NATALENSE DE ENSINO E CULTURA - FANEC Modalidade de Participação:

Leia mais

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Entrevista A4 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa, no apoio a idosos. Que tarefas desempenha

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

Pretérito Perfeito Simples do Indicativo

Pretérito Perfeito Simples do Indicativo Pretérito Perfeito Simples do Indicativo eu tu você ele ela nós vós vocês eles elas Pretérito perfeito simples formas -ar falei falaste falou falámos BR falamos falastes falaram Verbos regulares -er comi

Leia mais

Primeiro dia de vivência, apenas viajamos de Manaus para Itacoatiara, para depois irmos para Urucurituba, o destino final da equipe.

Primeiro dia de vivência, apenas viajamos de Manaus para Itacoatiara, para depois irmos para Urucurituba, o destino final da equipe. Portfólio Ver-SUS Urucurituba 2015.2 dia 8 sábado primeiro dia. Primeiro dia de vivência, apenas viajamos de Manaus para Itacoatiara, para depois irmos para Urucurituba, o destino final da equipe. Novas

Leia mais

comunitários serem os responsáveis por agendar a consulta facilitando assim o serviço dos profissionais do barco. Por serem bem entrosados, a equipe d

comunitários serem os responsáveis por agendar a consulta facilitando assim o serviço dos profissionais do barco. Por serem bem entrosados, a equipe d 7 o DIA Acordei cedo com o barulho do Catuiara dançando sobre o Amazonas. Organizei minhas bolsas e bagagens, já que esse era o último dia a bordo. Retornaríamos a Manaus no final da tarde. Aproveitei

Leia mais

EXPERIMENTOS E EXERCÍCIOS DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO

EXPERIMENTOS E EXERCÍCIOS DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO EXPERIMENTOS E EXERCÍCIOS DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO Gabriela Ribeiro gabriela.candidor@gmail.com Matheus Noberto sorriso.matheus@hotmail.com Clodoaldo Valverde valverde@ueg.br RESUMO: Com o objetivo

Leia mais

NAMORADO NA CASA DA AVÓ

NAMORADO NA CASA DA AVÓ PB Episódio #42 Nível III Intermédio (B1-B2) Texto e Voz: Thaïs Machado-Borges Didatização: Telma Rodrigues NAMORADO NA CASA DA AVÓ Essa história se passou nos anos noventa, quando ainda não havia internet

Leia mais

Carnaval. Dia da Mulher

Carnaval. Dia da Mulher Amigos leitores, demos início ao 2º Período da melhor maneira possível, pois o ano começa com a celebração do Dia Mundial da Paz, lembrando a todos nós a importância de vivermos em harmonia e construirmos

Leia mais

Relatório da actividade de Tribo/ Patrulha

Relatório da actividade de Tribo/ Patrulha Relatório da actividade de Tribo/ Patrulha por Tiago Ribeiro Patrulha Leão Actividade de carnaval 4 a 6 de Março de 2011 Local da actividade: PNEC Dias: 4 a 6 de Março de 2011 Relatorio da actvidade: Nos

Leia mais

Foram poucos dias que passamos no Atacama, mas entre um passeio e outro o nosso programa preferido era claro Comer! rsrsrsrs.

Foram poucos dias que passamos no Atacama, mas entre um passeio e outro o nosso programa preferido era claro Comer! rsrsrsrs. Foram poucos dias que passamos no Atacama, mas entre um passeio e outro o nosso programa preferido era claro Comer! rsrsrsrs. Em meio a tantas opções de restaurantes em San Pedro de Atacama, era difícil

Leia mais

Kid Punk Book. By: Victor Pereira

Kid Punk Book. By: Victor Pereira Kid Punk Book By: Victor Pereira Indroducao: Sim, pedi emprego pra Isabela Freitas, estranho, não? Pois bem, como os meus livros, não estão vendendo o esperado, estou juntando a fome com a vontade de comer.

Leia mais

Kit para Diagnóstico do Paciente

Kit para Diagnóstico do Paciente Desenvolvido por: Sociedade de Melhoria de Diagnósticos na Medicina (SMDM-SIDM) Comitê do Paciente O kit para diagnóstico do paciente foi criado para pessoas que não estão se sentindo bem e que querem

Leia mais

ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14. R - não. Porque eu to deficiente. Eu trabalho m casa. Amputei a perna.

ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14. R - não. Porque eu to deficiente. Eu trabalho m casa. Amputei a perna. ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14 P - por favor, me diga sua idade. R - 56. Vou fazer para o mês. P - a senhora estudou? R - estudei até a 3ª série. P - 3ª série. A senhora tem alguma ocupação,

Leia mais

Entrevista 3. Alunos entrevistados: Aluno 1- Rita Campos Aluno 2 Ana Rita Aluno 3- Catarina Monsanto Aluno 4-Ivo Morais

Entrevista 3. Alunos entrevistados: Aluno 1- Rita Campos Aluno 2 Ana Rita Aluno 3- Catarina Monsanto Aluno 4-Ivo Morais Entrevista 3 Alunos entrevistados: Aluno 1- Rita Campos Aluno 2 Ana Rita Aluno 3- Catarina Monsanto Aluno 4-Ivo Morais Eu- Primeiro que tudo que quero saber se vocês, a nível geral, se gostaram do trabalho

Leia mais

Projetos de integração oferecidos pelo governo suíço ajudam a melhorar qualidade de vida no país

Projetos de integração oferecidos pelo governo suíço ajudam a melhorar qualidade de vida no país 02 DE JULHO DE 2018 Projetos de integração oferecidos pelo governo suíço ajudam a melhorar qualidade de vida no país 02. JULHO 2018-12:45 Uma boa dica para quem chegou à Suíça é procurar a prefeitura da

Leia mais

Tudo no hospital ia na mais perfeita

Tudo no hospital ia na mais perfeita Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães Tudo no hospital ia na mais perfeita calma. E o movimento era o de sempre pelos corredores: crianças fazendo exames, mães aguardando

Leia mais