#PRIMEIROdia #PartiuVerSus

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "#PRIMEIROdia #PartiuVerSus"

Transcrição

1 #PRIMEIROdia #PartiuVerSus De mala fechada noite em claro De tanto esperar coração apertado Saindo às 6 horas tão distante imaginei Já era quase onze quando de longe avistei Era Itacoatiara de tão linda que gostei Mas meu rumo era outro e de lancha embarquei A vista era tão linda de se perder na visão Urucurituba hospitaleira estonteante de paixão A viagem foi com sete que pareciam meus irmãos Garotas e garotos que guardarei no coração Nem parecia primeira vez entrosamento foi demais Vidas diferentes a amizade não se desfaz O dia foi intenso que cansada eu fiquei Sempre serei grata pelos amigos que ganhei.

2 #SEGUNDOdia #Conhecendo_O_LUGAR O lugar em que ficamos aconchegante até demais Sentir-me a vontade coração ficou em paz Enfim, um destino Balneário do Arrozal Com beleza garantida Tudo foi tão legal O café era um luxo de tudo regional O almoço nem se fala era sensacional A tarde foi super de boa voltamos para descansar De noite, a mais esperada a hora de conversar O dia prometia de ir pra algum lugar Mas a gente não sabia se teria carro pra nos levar Houve sorteio do anjo de quem iriamos cuidar A missão era até sexta Mas pra mim, nunca vai acabar!

3 #TERCEIROdia #primeirocontato Era o primeiro dia de visita, o mais esperado por mim, ansiosa eu estava, pela manhã nos encontramos com secretário de saúde que logo de cara tive uma boa impressão, mas não fiquei contente que o mesmo era formado em Letras, não desmerecendo essa profissão, porém para esse cargo não era o mais indicado. No município tem duas Unidade Básica de Saúde, Hospital, Cras, Nasf, Escolas, Centro de Convivência do Idoso, Polícia Militar e Civil, Conselho Tutelar e outros. Atualmente não tem coordenadora da atenção básica. Então fomos para primeira UBS Gerson Kettle, onde conversamos com as Agentes Comunitárias de Saúde - ACS que me pareceram bastante interessada em seu trabalha apesar de todas as dificuldades, como: falta de medicamentos, materiais para dentista e planejamento familiar e PCCU, falta de médico e dentista. A estrutura desta unidade era nota dez, continha 22 salas o que surpreendeu e contém duas Equipes de Estratégia de Saúde da Família. Conversando com a população eles reclamaram da demora nos atendimentos, tinha pessoas que chegaram 6:00h e 14:00h ainda não tinha sido atendidos, falta de remédios, as Acs s falaram que tem muita procura pelo dentista, pois quando tem material não tem médico e quando tem médico não tem material, e trabalham na UBS dois médicos, um cubano e outro brasileiro, e o cubano estava de férias. E segundo as ACS elas não recebem capacitação ou curso e as que trabalham na zona rural, elas recebem gasolina para visitar as famílias e a essa gasolina não é suficiente, então ela tem que tirar do bolso dela para poder conseguir atender, para mim isso foi um descaso, falta de planejamento por parte da administração. Não conseguimos falar com a coordenadora da Ubs desta unidade, pois ela estava em reunião, então fomos para a segunda Unidade de Saúde, era um pouco distante ainda mais naquele sol escaldante. Chegando na Ubs Domingas Rolim Mourão pela segunda vez para tentarmos falar com a coordenadora, pois quando fomos logo

4 cedo ela estava em reunião e nos pediu para retornarmos as 11h, retornando conseguimos falar com ela, que nos apresentou os mesmos problemas, agora conta com 2 médicos e uma dentista que só fica no município 3 semanas por mês e tem 2 Equipes de Estratégia de Saúde da Família. À tarde voltamos a Ubs Gerson Kettle para tentar falar com a coordenadora que segundo informações estava muito ocupada. O Secretário de Saúde disponibilizou um profissional do Núcleo de Apoio a Saúde da Família Nasf para nos acompanhar, era o Educador físico, mas ele não nos deu muito apoio, a maioria da população é idosa e nos convidou para acompanhar uma das atividades dos idosos que se realiza no Centro de Convivência do Idoso CCI, e aconteceria no dia seguinte as 6h. Então passamos pela escola Armando Kettle e conversamos com a diretora, ela relatou as dificuldades vivida, o Programa Saúde na Escola PSE não estava fazendo ações e muitos alunos estavam enfrentando problemas que estava comprometendo o aprendizado e tinha muitos casos de carie na escola. Então retornamos para o hotel e debatemos sobre o acontecido do dia e organizamos nosso cronograma.

5 #QUARTOdia #muitaemoção As 6h da manhã fomos para o CCI para participarmos juntos com os idosos. Quando chegamos no local havia cerca de 26 idosos e nos receberam como se fossemos seus filhos, então nos apresentamos, não pude conter a emoção, eles foram receptivos e mui atenciosos, então foi a hora do café, eles oraram, agradecendo pelas bênçãos da semana, depois começou a tocar músicas tipo um forro arrasta pé e começaram a dançar, eles eram muito entusiasmados. Tinha 2 educadores que os acompanhavam, eles se alongavam e iam caminhar e retornavam para cantarem e dançarem. As atividades aconteciam somente terça e quinta e tem 4 voluntarias que ajudam. Eles são alegres e com alta estima de contagiar, sensibilizei-me profundamente, cheguei a chorar, pois percebi que eles não são assistidos como deveriam, não tem enfermeiro para acompanha-los. A psicóloga do Nasf falou que eles estão toda quinta lá para acompanha-los, mas percebi que ainda assim não recebem a atenção necessária, também conversei com uma idosa durante a caminhada e ela disse que a coordenadora só vai lá dizer que é a responsável. Não existe ação permanente direcionada a essa população, as vezes eles têm que inteirar dinheiro para comprar o café da manhã. Eles gostam de ir para o CCI para conversarem, passar tempo. Acredito que poderia ter uma atenção melhor para eles, para utilizarem suas criatividades com artesanato, cultivarem, estudarem, assim como funciona em outros lugares. Mas vi que falta força de vontade na Gestão. Em seguida, fomos para o Hospital, fomos recebidos pela gerente de enfermagem, pois gestora estava viajando, atendimento super precário, não tem medico diariamente, somente 13 dias do mês, atenção secundaria praticamente não funciona. Os partos são realizados pelas técnicas de enfermagem e uma parteira, a maioria dos procedimentos são encaminhados para Itacoatiara, tem só uma ambulância e contam com 17 profissionais, eles agendam muitas

6 consultas pelo SISREG e tem mais demanda para neurologista. Tem equipamentos de médio porte, mas só poderão ser instalados depois que terminar a reforma do hospital, que já tem um ano. Mais tarde fomos visitar a polícia militar e o conselho tutelar que funcionam no mesmo estabelecimento, o policial super filosófico nos relatou muitos casos tráfico de droga na cidade. O município não tem presidio e tem 26 presos na delegacia da polícia civil, e tem casos de pessoas condenadas até 20 anos. A segurança da cidade é feita por 10 policiais, por dia apenas 3 trabalham. O conselho tutelar recebe muitos casos, principalmente com suspeita de estupro e problemas familiares, e eles contam com uma assistente social que não consegue atender a grande demanda. A situação do município me choca muito, eu vejo a falta de compromisso da gestão municipal com a população. E como todas as noites nos reunimos para conversar sobre os ocorridos do dia.

7 #QUINTOdia #diaespecial Fomos convidados para participarmos de um mutirão com ação voltada para as crianças. A maioria das crianças estavam com virose e tosse, percebi um grande interesse do médico em estar realizando aquela ação, ali pude ver que apesar de todas as dificuldades existem profissionais que realmente se importam em estar levando saúde a população. Ali também consegui ver a necessidade que aquelas famílias enfrentam, crianças choravam de fome, era constrangedor ver e não poder ajudar. A melhor parte foi poder ajudar, poder fazer a diferença da melhor forma possível.

8 #SEXTOdia #tudoenada Tínhamos marcado de ir visitar a comunidade Itapeaçu, que fica mais ou menos 30 min de Urucurituba. Fomos bem recebidos pela tec. de enfermagem que nos apresentou a realidade e tirou todas nossas dúvidas. A ESF consegue cobrir 90% de sua área, pois existem comunidades ribeirinhas que só são atendidas 2 vezes no ano, quanto a UBS, estrutura boa, mas só tem ar condicionado na sala dos médicos e dentista, eles coletam PCCU de janela aberta por causa do calor. Eles recebem ajuda de medicamentos do hospital da comunidade e também realizam exames básicos lá. Fomos ao hospital e a estrutura é de cair o queixo, muito lindo. Porem de cair o queixo mais ainda é a falta de profissionais, eles não têm medico a quase 3 anos, são os técnicos de enfermagem que fazem tudo. É feito mutirão de cirurgia neste hospital, pois o de Urucurituba não tem estrutura adequada. É difícil ver um local que tem toda estrutura não funcionar e ver um local precário atender as necessidades dessa população.

9 #SETIMOdia #devolutiva #ULTIMOdia Para nossa devolutiva passamos a tarde do dia anterior organizando para apresentarmos Fantoche para as crianças. Pela manhã fomos para o CRAS, saber das ações e atividades realizadas por ele. Existe carência de profissionais para que certas atividades sejam realizadas de forma correta, o que acaba sobrecarregando os que estão ativos, trabalham com um assistente social e psicóloga. A demanda é grande e eles tentam trabalhar na medida do possível. A questão do bolsa família, muitas pessoas necessitam essencialmente deste benefício, acabando de colaborar para grande índice de pobreza do município. A tarde fomos para a escola realizar nossa devolutiva, tínhamos nos programado para fazermos nas salas, mas quando chegamos estavam todas no pátio, o nervosismo foi a mil, iriamos apresentar fantoches sobre Saúde Bucal, conseguimos alcançar nosso objetivo, elas aprenderam e interagiram. Foi super legal, toda a vivencia, seria nossa última janta juntos, última reunião no quarto, na terça já queria voltar para casa e abraçar minha família e na sexta sentimento de querer ficar, foram muitas emoções, pessoas que tocaram meu coração mesmo sem perceber, hoje eu só quero me formar e poder lutar e contribuir de alguma forma para que o SUS melhore.

10 #Oitavodia #ESTAMOS_INDO_DE_VOLTA_PRA_CASA Saindo de Urucurituba outra pessoa, renovada, que se importa mais com seu próximo, imaginando o quanto sua vida é boa na frente de muitos por aí, ganhei amigos, experiências, esperança, vontade de lutar. O sistema só funcionara quando tivermos gestores comprometidos, pessoas que realmente sabem seu papel. Na viagem fiquei pensando em como uma simples ação pode mudar a vidas das pessoas, passou um filme na minha vida. A volta foi muito melhor do que a ida, aliás, na ida estava cercada de desconhecidos e na volta estava cercada de amigos. Obrigada VERSUS AMAZONAS VERSUS URUCURITUBA!

11 Paula Daiane Santos Saúde Coletiva

Dia 09 Nesse segundo dia foi estabelecido que ele estava separado para conhecer melhor a cidade e para termos uma interação maior. Alugamos um carro e

Dia 09 Nesse segundo dia foi estabelecido que ele estava separado para conhecer melhor a cidade e para termos uma interação maior. Alugamos um carro e Portfolio do dia 8 Finalmente chegou o grande dia, o início de mais uma vivência, o dia que marcaria o inicio de uma caminhada longa e árdua, cheia de desafios e de fortes emoções. Ao desembarcamos no

Leia mais

Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia:

Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia: Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia: Teve início a 4ª vivência do VerSus. Cada equipe foi encaminhada para seus locais conforme o sorteio. Minha equipe foi composta

Leia mais

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT Amanda Souza da Silva Araujo Vivência: 23/10/2016 à 29/10/16 Versus é mais do que viver a realidade SUS, é renascer em cada dificuldade, é chorar em cada

Leia mais

Portfólio INDIVIDUAL - URUCURITUBA. Primeiro Dia- SÁBADO

Portfólio INDIVIDUAL - URUCURITUBA. Primeiro Dia- SÁBADO Portfólio INDIVIDUAL - URUCURITUBA Primeiro Dia- SÁBADO O grande dia chegou, nos arrumamos, colocamos nossas expectativas na mala e fomos nos aventurar neste projeto que o governo federal juntamente com

Leia mais

Como chegar na Cachoeira Lagoa Azul/Capitólio MG?

Como chegar na Cachoeira Lagoa Azul/Capitólio MG? Na nossa viagem para Capitólio MG, um dos lugares que mais estávamos ansiosos para conhecer é a Cachoeira Lagoa Azul. Ela fica dentro do espaço da Pousada Lagoa Azul (uma das melhores pousadas de Capitólio

Leia mais

VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO

VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO Facilitadora: Fabiane Santos Barros Acadêmica de Enfermagem UFT Palmas-TO O VER-SUS Tocantins, edição de verão 2016 aconteceu do dia 11 a 17 de janeiro, na cidade

Leia mais

PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO EM REDE NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE

PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO EM REDE NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO EM REDE NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE Tatiane Pecoraro Psicóloga Coordenadora de Saúde Mental Salgado Filho -PR Caracterização do Município Município de

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Igor Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 05 de dezembro de 2013 Horário: 15:05 Duração da entrevista:

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO VER-SUS BRASIL EM CAJAZEIRAS-PB EDIÇÃO VIVENTE: KELY LAINNE BARBOSA DE BRITO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO VER-SUS BRASIL EM CAJAZEIRAS-PB EDIÇÃO VIVENTE: KELY LAINNE BARBOSA DE BRITO RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO VER-SUS BRASIL EM CAJAZEIRAS-PB EDIÇÃO 2018.1 VIVENTE: KELY LAINNE BARBOSA DE BRITO QUINTO DIA (05.02.2018) TEMA: CENÁRIO DO SUS E REALIDADES INSTITUCIONAIS MANHÃ Inicialmente

Leia mais

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS 2016.2 IMPERATRIZ-MA 2016 A 3º edição do VER-SUS Imperatriz foi realizada no período de 12 a 18 de agosto de 2016. Uma experiência única, proporcionou

Leia mais

Debate com Aline Julião, Coordenadora de gestão estratégica e Participativa.

Debate com Aline Julião, Coordenadora de gestão estratégica e Participativa. Angra dos Reis, 15 de Agosto de 2016 Todas as manhãs ela deixa os sonhos na cama, acorda e põe a roupa de viver - Clarice Lispector (Trecho retirado da placa de identificação do programa saúde da mulher

Leia mais

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS Na cidade Paço do Lumiar 2016.1 Vivente: JACYENNE DE ARAUJO BATISTA Acadêmica de Fisioterapia na Universidade Federal do

Leia mais

Conhece a Ana. // Perfil

Conhece a Ana. // Perfil Conhece a Ana // Perfil Nome: Ana Rodrigues Idade: 21 anos Nacionalidade: Portuguesa Cidade: Caxarias/Ourém Escola: Escola Superior de Saúde (ESSLei) Curso: Licenciatura em Dietética País Escolhido: Lituânia

Leia mais

MINHAS PALAVRAS. 1 Ebook. EscreviNoMeuDiário

MINHAS PALAVRAS. 1 Ebook. EscreviNoMeuDiário MINHAS PALAVRAS 1 Ebook EscreviNoMeuDiário Esse Ebook é composto por vários temas que em várias palavras temos que Esse Ebook é composto por vários temas que em várias palavras temos que abrir a imaginação

Leia mais

Saindo da bolha. Maratona Saúde

Saindo da bolha. Maratona Saúde PORTIFÓLIO Saindo da bolha Domingo, 03 de agosto de 2014. Eu estava muito ansiosa pra viajar e conhecer meus colegas de viagem, até então só tinha falado com o nosso facilitador. Cheguei a rodoviária por

Leia mais

Entrevista Bernardo

Entrevista Bernardo Entrevista 1.25 - Bernardo (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Pesquisa. Setembro 2014

Pesquisa. Setembro 2014 Pesquisa Setembro 2014 Perfil Quem é o nosso time? 66% está conosco há mais de 1 ano 69% são casadas 68% tem Filhos, 42% desses adolescentes Média de Idade 32 anos (20 a 56) 93% são mulheres 61% cursando

Leia mais

10 coisas que você precisa saber antes de viajar a Madrid

10 coisas que você precisa saber antes de viajar a Madrid 10 coisas que você precisa saber antes de viajar a Madrid Na hora de organizar uma viagem para outro país sempre surgem muitas dúvidas e é importante se preparar com antecedência para que a viagem aconteça

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Sonia Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 5 de dezembro de 2013 Horário: 15:05 Duração da entrevista:

Leia mais

Conteúdo. Estás pronto para viver uma aventura? Junta-te a nós e vem descobrir o que andam os adultos a fazer durante o dia. Página 6.

Conteúdo. Estás pronto para viver uma aventura? Junta-te a nós e vem descobrir o que andam os adultos a fazer durante o dia. Página 6. Conteúdo Estás pronto para viver uma aventura? Junta-te a nós e vem descobrir o que andam os adultos a fazer durante o dia Página 6 Página 18 Na nossa escola Na obra Página 10 Página 22 Nas lojas No hospital

Leia mais

Venho através desta busca ajuda,

Venho através desta busca ajuda, Venho através desta busca ajuda, Na loja em que trabalho está sem folga, ficamos trinta dias das férias de um dos gerentes sem descanso, perdendo todos os domingos, a loja me deve 8 folgas, tem funcionário

Leia mais

RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI. Frederico Westphalen

RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI. Frederico Westphalen RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI Frederico Westphalen 2016.2 Cícera Michel Facilitadora A experiência do VERSUS Alto Uruguai após recepção da 19º. Coordenadoria de saúde ficou hospedada

Leia mais

Chico. só queria ser feliz. Ivam Cabral Ilustrações: Marcelo Maffei 5

Chico. só queria ser feliz. Ivam Cabral Ilustrações: Marcelo Maffei 5 3 4 Chico só queria ser feliz Ivam Cabral Ilustrações: Marcelo Maffei 5 6 Para Cacilda e Mocinha, com amor 7 8 Fazia um tempo que Chico, o labrador caramelo, percebia o movimento estranho que vinha de

Leia mais

Espalhando Alegria no Natal

Espalhando Alegria no Natal Espalhando Alegria no Natal --Eu tenho que ir no Bingo de Natal da Vovó amanhã? perguntou Érica, enquanto ajudava a mãe a fazer saquinhos de guloseimas. Minha amiga Amanda perguntou se podia vir aqui brincar.

Leia mais

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar.

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar. 2ª FEIRA 11 de março QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz GPS Bom dia! Iniciamos o tempo da quaresma. 40 dias antes da Páscoa. Como tem acontecido todos os anos, temos para a comunidade alguns

Leia mais

Primeiro dia de vivência, apenas viajamos de Manaus para Itacoatiara, para depois irmos para Urucurituba, o destino final da equipe.

Primeiro dia de vivência, apenas viajamos de Manaus para Itacoatiara, para depois irmos para Urucurituba, o destino final da equipe. Portfólio Ver-SUS Urucurituba 2015.2 dia 8 sábado primeiro dia. Primeiro dia de vivência, apenas viajamos de Manaus para Itacoatiara, para depois irmos para Urucurituba, o destino final da equipe. Novas

Leia mais

Bárbara uma mulher de 25 anos, queria atrasar o livro de uma escritora famosa chamada Natália, Bárbara queria contar uns segredos bombásticos antes

Bárbara uma mulher de 25 anos, queria atrasar o livro de uma escritora famosa chamada Natália, Bárbara queria contar uns segredos bombásticos antes O ATAQUE NA PISCINA Bárbara uma mulher de 25 anos, queria atrasar o livro de uma escritora famosa chamada Natália, Bárbara queria contar uns segredos bombásticos antes de Natália, Bárbara não queria que

Leia mais

RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL No mês de fevereiro promovemos um treinamento interno com os colaborados da Pedagogia a fim

Leia mais

* Nascimento: 11/10/2011

* Nascimento: 11/10/2011 Homenagem a Davi Henrique da Silva Schmidt * Nascimento: 11/10/2011 Falecimento: 15/10/2011 Em 11 de outubro de 2012, no Hospital Santa Cruz, nascia Davi Schmidt, filho de Fernanda da Silva Schmidt e Paulo

Leia mais

Oficina de Comunicação #4

Oficina de Comunicação #4 Oficina de Comunicação #4 Para se ter EMPATIA: ü Excluir opiniões e julgamentos ü Ouvir sem qualquer intenção ü Simplesmente esteja presente ü Deixamos nossos mapas de lado Tô cansado desse emprego, estou

Leia mais

Finalmente chegou a hora, meu pai era que nos levava todos os dias de bicicleta. --- Vocês não podem chegar atrasado no primeiro dia de aula.

Finalmente chegou a hora, meu pai era que nos levava todos os dias de bicicleta. --- Vocês não podem chegar atrasado no primeiro dia de aula. UM CONTO DE ESCOLA Por Isaque Correia Rocha 1 Começou mais um ano e desta vez aproveitei bastante porque a folga de comer, brincar e dormir havia acabado. Era o ano em que eu e minha irmã Rose, iríamos

Leia mais

comunitários serem os responsáveis por agendar a consulta facilitando assim o serviço dos profissionais do barco. Por serem bem entrosados, a equipe d

comunitários serem os responsáveis por agendar a consulta facilitando assim o serviço dos profissionais do barco. Por serem bem entrosados, a equipe d 7 o DIA Acordei cedo com o barulho do Catuiara dançando sobre o Amazonas. Organizei minhas bolsas e bagagens, já que esse era o último dia a bordo. Retornaríamos a Manaus no final da tarde. Aproveitei

Leia mais

RYE Nome: Ana Carolina Bragança. Data: 28/10/2016. Patrocinado no Brasil pelo Rotary Club de: Guanabara-Galeão

RYE Nome: Ana Carolina Bragança. Data: 28/10/2016. Patrocinado no Brasil pelo Rotary Club de: Guanabara-Galeão RYE 2016-2017 Nome: Ana Carolina Bragança Data: 28/10/2016 Patrocinado no Brasil pelo Rotary Club de: Guanabara-Galeão Hospedado pelo Rotary Club de: Siracusa País: Itália Minha aventura começou no dia

Leia mais

Suelen e Sua História

Suelen e Sua História Suelen e Sua História Nasci em Mogi da Cruzes, no maternidade Santa Casa de Misericórdia no dia 23 de outubro de 1992 às 18 horas. Quando eu tinha 3 anos de idade fui adotada pela tia da minha irmã, foi

Leia mais

Garoto extraordinário

Garoto extraordinário Garoto extraordinário (adequada para crianças de 6 a 8 anos) Texto: Lucas 2:40-52 Princípio: ser como Jesus Você vai precisar de um fantoche de cara engraçada, um adulto para manipular o fantoche atrás

Leia mais

Do Vácuo ao Encontro

Do Vácuo ao Encontro Do Vácuo ao Encontro INTRODUÇÃO Todos nós homens já passamos por situações constrangedoras de puxar conversa com uma bela mulher e não obtemos nada além de um Belo de um vácuo, eu mesmo já passei por isso.

Leia mais

Entrevista Claudia

Entrevista Claudia Entrevista 1.03 - Claudia (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

A minha história de Vida

A minha história de Vida Área: Cultura, Língua e Comunicação NG7: Saberes Fundamentais DR2 Curso EFA A minha história de Vida Professora: Elisabete Pereira Aluno: Ana Fonseca O meu nome é Ana Rita Marques Fonseca, tenho 19 anos

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA HELOISA PADESKI RODONISKI 1. SOBRE A FACILITADORA Heloisa Padeski Rodoniski, 20 anos, natural de Curitiba/PR e residente do mesmo. Atualmente graduanda do curso de Farmácia da Universidade

Leia mais

DESAFIO CRIATIVO NOME: DATA: Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade

DESAFIO CRIATIVO NOME: DATA: Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade DESAFIO CRIATIVO Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade NOME: DATA: BORA CRIAR? Parabéns por ter abraçado este desafio. Significa que você está agindo a respeito dos desafios que

Leia mais

PROJETO DE APRENDIZAGEM

PROJETO DE APRENDIZAGEM PROJETO DE APRENDIZAGEM CENTRO DE ENSINO MÉDIO ANTÔNIO PÓVOA PROJETO DE APRENDIZAGEM ANO: 2016 SÉRIE: 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - TURMA: 01 PROFESSORAS ORIENTADORAS: Firminízia Alves e Graziela Rocha Assunto:

Leia mais

Veranwortungsbewussterkonsum

Veranwortungsbewussterkonsum Veranwortungsbewussterkonsum Dia 18 - A partida estava marcada para as 7:40 da manhã, mas o avião só levantou voo as 8:10. Foi uma viagem maravilhosa, sem sustos nem sobressaltos. Aterramos em Frankfurt

Leia mais

PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos

PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), Brasil, Montes Altos-MA, 08 a 14 de janeiro, 2018. Jheimyson Rêgo Barnabé, estudante de medicina Universidade

Leia mais

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA COMPREENSÃO DA LEITURA PRODUÇÃO E INTERAÇÃO ESCRITAS INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES Esta componente tem a duração de 75 minutos. Esta componente tem

Leia mais

Natal, janeiro de Olá Sus!

Natal, janeiro de Olá Sus! Natal, janeiro de 2016 Olá Sus! Tenho muitas coisas pra te contar sobre você. Sim, isso mesmo, sobre você. Acredita que passei onze dias com mais cinqüenta e nove pessoas discutindo, vivendo, convivendo,

Leia mais

Escrito por Sáb, 18 de Julho de :00 - Última atualização Qui, 13 de Dezembro de :18

Escrito por Sáb, 18 de Julho de :00 - Última atualização Qui, 13 de Dezembro de :18 TRIBUNAL ECLESIÁSTICO Dte // Dda Libelo da Autora (Parte Demandante) Meu nome é XXX XXXX Dte, nasci em JesuCity no dia 00 de mês de Ano, e resido na RUA N, CEP. No dia de 27 de Mês de 1983 na Igreja Nossa

Leia mais

A chave do sucesso de uma confeitaria, padaria, ou cafeteria

A chave do sucesso de uma confeitaria, padaria, ou cafeteria Todos os direitos reservados. O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. Não é autorizada a reprodução deste manual sem a autorização expressa e por escrito dos autores. O manual não

Leia mais

INSTITUTO SUPERAR RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES

INSTITUTO SUPERAR RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES INSTITUTO SUPERAR RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2016 ÍNDICE 01. Introdução 02. Principais acontecimentos de 2016 03. Projeto Lutando pela Inclusão 04. Projeto Educando 05. Prestação de contas 06. Planejamento

Leia mais

Eu acho que eles têm uma dificuldade de falar de si mesmo e isso é nítido (Paloma). As mulheres ficam mais dispostas a falar, mais dispostas a voltar (...) O homem vai vir menos vezes. Ele vai abandonar

Leia mais

HISTÓRIA DO IOGURTE TRABALHO COLETIVO. Professora: Batasina Colombari. Atividade desenvolvida: 4º e 5ª ano

HISTÓRIA DO IOGURTE TRABALHO COLETIVO. Professora: Batasina Colombari. Atividade desenvolvida: 4º e 5ª ano HISTÓRIA DO IOGURTE TRABALHO COLETIVO Professora: Batasina Colombari Atividade desenvolvida: 4º e 5ª ano Tudo começou numa fazenda no Sul da Turquia onde morava um menino chamado Vigor. Vigor era um menino

Leia mais

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 VIVENTE: Sarah Rakel Barbosa Rocha, acadêmica de Psicologia,7º período da Faculdade Pitágoras- São luís.

Leia mais

VER-SUS-Imperatriz-MA

VER-SUS-Imperatriz-MA VER-SUS-Imperatriz-MA 2016.1 Relatoria de Vivencia Alana Bethyere Rodrigues Silva Acadêmica de Enfermagem-UFMA CCSST VER-SUS (Imperatriz-Ma) 06/01/2016 Foi o dia que a nossa vivência teve início. Fomos

Leia mais

Uma história escrita pelo dedo de Deus!

Uma história escrita pelo dedo de Deus! Uma história escrita pelo dedo de Deus! João 3:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" Assim começa

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

Como organizar sua rotina de trabalho. Diretora Carol Drumond

Como organizar sua rotina de trabalho. Diretora Carol Drumond Como organizar sua rotina de trabalho Diretora Carol Drumond Para consultoras que tem outro emprego Decidir se você realmente está disposta a encarar esse negócio como um NEGÓCIO e não como um BICO Fazer

Leia mais

1º dia Expectativa. Estava a andar; Sem eira nem beira; Desestimulada com a faculdade de saúde; E com o sistema que sufoca...

1º dia Expectativa. Estava a andar; Sem eira nem beira; Desestimulada com a faculdade de saúde; E com o sistema que sufoca... 1º dia Expectativa Estava a andar; Sem eira nem beira; Desestimulada com a faculdade de saúde; E com o sistema que sufoca... Apareceu a oportunidade, De mudar o SUS; Com vontade e amor; Luta, ação e revolução.

Leia mais

Depois do almoço e do soninho da tarde...

Depois do almoço e do soninho da tarde... Marquinhos e sua querida mãe tiveram uma tarde muito especial. Como será que foi? Vamos ver? Mamãe! Mamãe!! Oi, filho! Mamãe! Hoje, lá na Escola das Escrituras, as professoras pediram que nós orássemos

Leia mais

CUIDANDO DA SAÚDE MENTAL AÇÃO AINDA NÃO VALORIZADA, MAS QUE TEM RESULTADO TERAPIA

CUIDANDO DA SAÚDE MENTAL AÇÃO AINDA NÃO VALORIZADA, MAS QUE TEM RESULTADO TERAPIA CUIDANDO DA SAÚDE MENTAL AÇÃO AINDA NÃO VALORIZADA, MAS QUE TEM RESULTADO TERAPIA COMUNITÁRIA Maira Sayuri Sakay Bortoletto Enfermeira do município de Londrina PR Colaboração: Maria da Graça P. Martini

Leia mais

INFORMAÇÃO Nº 009/2016-GT/LAVAJATO/DRCOR/SR/DPF/PR

INFORMAÇÃO Nº 009/2016-GT/LAVAJATO/DRCOR/SR/DPF/PR INFORMAÇÃO Nº 009/2016-GT/LAVAJATO/DRCOR/SR/DPF/PR Ao: DPF ALBERTO FERREIRA NETO Do: APF WILLIAM COSER STOFFELS Ref: 5044444-11.2015.4.04.7000/PR Senhor Delegado, Esta INFORMAÇÃO DE POLICIA JUDICIARIA

Leia mais

14:35 15:10 -Persona, Jornada e Analogia + Cases 15:10 15:20 Sharing com cluster 15:30 16:00 Persona 16:00 16:30 Jornada 16:30 16:50 Analogia +

14:35 15:10 -Persona, Jornada e Analogia + Cases 15:10 15:20 Sharing com cluster 15:30 16:00 Persona 16:00 16:30 Jornada 16:30 16:50 Analogia + AQUECIMENTO 14:35 15:10 -Persona, Jornada e Analogia + Cases 15:10 15:20 Sharing com cluster 15:30 16:00 Persona 16:00 16:30 Jornada 16:30 16:50 Analogia + Redefinição Desafio 16:50 17:00 D.Brief em grupos

Leia mais

Script de Ligação Ativa. Saiba como ligar para os seus contatos e gerar agendamentos para realizar uma apresentação de negócio.

Script de Ligação Ativa. Saiba como ligar para os seus contatos e gerar agendamentos para realizar uma apresentação de negócio. Script de Ligação Ativa. Saiba como ligar para os seus contatos e gerar agendamentos para realizar uma apresentação de negócio. Script de Ligação ativa. Temas. Como ligar para os seus amigos?. Como ligar

Leia mais

2 TU-AFETIVIDADE E SEXUALIDADE. Meus primeiros amores. Na construção do amor

2 TU-AFETIVIDADE E SEXUALIDADE. Meus primeiros amores. Na construção do amor E acima de tudo isto, o amor, que é vínculo da unidade perfeita. Col. 3,1 1 E acima de tudo isto, o amor, que é vínculo da unidade perfeita. Col 3,1 Te convidamos para ler estas histórias... Um homem de

Leia mais

Uma Aflição Imperial.

Uma Aflição Imperial. Uma Aflição Imperial. Amanda Silva C. Prefácio Uma aflição Imperial conta a história de uma garota chamada Anna que é diagnosticada com tipo raro de câncer leucemia sua mãe é paisagista e tem apenas um

Leia mais

RELATO MINHAS VIVÊNCIAS COMO ESTUDANTE NA CIDADE DE ASSUNÇÃO - PARAGUAI

RELATO MINHAS VIVÊNCIAS COMO ESTUDANTE NA CIDADE DE ASSUNÇÃO - PARAGUAI RELATO MINHAS VIVÊNCIAS COMO ESTUDANTE NA CIDADE DE ASSUNÇÃO - PARAGUAI 2016 INTRODUÇÃO Entre os constantes desafios colocados à minha frente pode se apontar as severas transformações que passei durante

Leia mais

UECE ) Bloco dos Cursos. Começar do simples, falar sobre os blocos de cada curso que vocês terão aula pelo resto da graduação.

UECE ) Bloco dos Cursos. Começar do simples, falar sobre os blocos de cada curso que vocês terão aula pelo resto da graduação. UECE 2015.2 Fala bicharada, beleza? Então como prometi, venho aqui disponibilizar algumas informações para vocês sobre a 1ª semana de aula. E parabenizar mais uma vez a todos que conseguiram essa vitória

Leia mais

História de Ademir Neves de Quadros

História de Ademir Neves de Quadros História de Ademir Neves de Quadros Nascimento: 24 de julho de 1956 Falecimento: 06 de maio de 2010 Uma pessoa de idade média, quase 54 anos, bem de saúde e cabelo grisalho. É assim que o filho Jeferson

Leia mais

Seminário de Vendas com Manuela Leite

Seminário de Vendas com Manuela Leite Seminário de Vendas com Manuela Leite Diferencie-se da Massa Seminário de Vendas com Manuela Leite Diferencie-se da Massa Fluxo de Vendas Mary Kay AULA 2 Agendamento Quer sucesso? Sua agenda

Leia mais

Como organizar a Atenção Básica para cumprir com os compromissos assumidos e atender as necessidades da população?

Como organizar a Atenção Básica para cumprir com os compromissos assumidos e atender as necessidades da população? Como organizar a Atenção Básica para cumprir com os compromissos assumidos e atender as necessidades da população? Apresentação de experiência municipal Amparo Deolinda Marcia Pompeu Bueno Enfermeira,

Leia mais

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14. R - não. Porque eu to deficiente. Eu trabalho m casa. Amputei a perna.

ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14. R - não. Porque eu to deficiente. Eu trabalho m casa. Amputei a perna. ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14 P - por favor, me diga sua idade. R - 56. Vou fazer para o mês. P - a senhora estudou? R - estudei até a 3ª série. P - 3ª série. A senhora tem alguma ocupação,

Leia mais

Ilha Misteriosa O Mundo Secreto

Ilha Misteriosa O Mundo Secreto 1 2 Conto para maiores de 18 anos, certamente, talvez até para maiores de 21, talvez até para maiores de 30. Alguns assuntos tratados na estória: Femdom, Bondage, slave, tease and denial, BDSM no geral.

Leia mais

Amor Pra Valer Tony Sabetta ISRC BR MKP Nunca É Tarde A. Hammond e J. Bettis Versão: Marina de Oliveira ISRC BR MKP

Amor Pra Valer Tony Sabetta ISRC BR MKP Nunca É Tarde A. Hammond e J. Bettis Versão: Marina de Oliveira ISRC BR MKP Nunca É Tarde A. Hammond e J. Bettis ISRC BR MKP 0400448 No meu viver, quero buscar e conhecer O amor sem par de de um certo alguém Que soube amar e perdoar como ninguém Meu coração, já entreguei Se sou

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES SÃO PAULO - SP ABR. 2018

RELATÓRIO DE ATIVIDADES SÃO PAULO - SP ABR. 2018 RELATÓRIO DE ATIVIDADES SÃO PAULO - SP ABR. 2018 Novos horizontes começam a serem vistos por nós nesse mês de abril. Abrindo e ampliando nossos olhos para um novo desafio. Experimentando novos caminhos

Leia mais

Estudo de Casos: Psicofarmacologia. Alexandre Pereira

Estudo de Casos: Psicofarmacologia. Alexandre Pereira Estudo de Casos: Psicofarmacologia Alexandre Pereira Caso 1 Cena 1 Você é interpelado pelos pais de um usuário e resolve fazer uma visita domiciliar já que ele se recusa a comparecer a uma consulta médica.

Leia mais

Tens alguma bagagem? Sim, tenho a minha mochila e um saco grande. Bom, eu fico com o saco e tu ficas com a mochila. Está bem?

Tens alguma bagagem? Sim, tenho a minha mochila e um saco grande. Bom, eu fico com o saco e tu ficas com a mochila. Está bem? Nível 1 CHEGADA Olá! És a Sandra? Sou, sim, e tu, és o João? Sim, finalmente! Como estás? Estou bem, e tu? Muito bem, obrigada. E a viagem, foi boa? Não foi má... Estou um pouco cansada e tenho sede. Está

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex Praticante Denise Local: Núcleo de Arte Albert Einstein Data: 03.12.2013 Horário: 10 h30 Duração da entrevista: 1h.

Leia mais

Entrevista Jessica

Entrevista Jessica Entrevista 1.10 - Jessica (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento).

Leia mais

DEIXA-ME SENTIR TUA ALMA ATRAVÉS DO TEU CALOROSO ABRAÇO

DEIXA-ME SENTIR TUA ALMA ATRAVÉS DO TEU CALOROSO ABRAÇO EU AMO VOCÊ: DEIXA-ME SENTIR TUA ALMA ATRAVÉS DO TEU CALOROSO ABRAÇO Cleber Chaves da Costa 1 O amor é paciente, o amor é benigno, não é invejoso; o amor não é orgulhoso, não se envaidece; não é descortês,

Leia mais

9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR

9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR 9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR 9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR Pense nessas mensagens de texto que virão a seguir como as flechas do seu arco. Quando disparado,

Leia mais

O caos na esquina. Acho incrível como os ciclistas não se intimidam mesmo diante dos ônibus.

O caos na esquina. Acho incrível como os ciclistas não se intimidam mesmo diante dos ônibus. Ni hao A semana começou com engarrafamentos. Saímos de casa às 7h50 e a mocinha da recepção nos cumprimentou avisando que o tráfego estava terrível. Fomos para o ponto de ônibus e após esperar o 333 por

Leia mais

EXPERIÊNCIAS EM PSIQUIATRIA COMUNITÁRIA

EXPERIÊNCIAS EM PSIQUIATRIA COMUNITÁRIA EXPERIÊNCIAS EM PSIQUIATRIA COMUNITÁRIA Em primeiro lugar, gostaria de agradecer o convite para estar aqui expondo um pouco da minha experiência como psiquiatra. Bom, sou psiquiatra e trabalho em uma cidade

Leia mais

O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em

O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em O Amor O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em ter alguém por perto ou fazer algo que goste.

Leia mais

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática.

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Fim de semana Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Dois programas diferentes 1. Complete as lacunas

Leia mais

Manual da Conversa. Nesse ebook você irá aprender algumas estratégias para manter sua conversa rolando e evitar aquele temido "branco".

Manual da Conversa. Nesse ebook você irá aprender algumas estratégias para manter sua conversa rolando e evitar aquele temido branco. Manual da Conversa Nesse ebook você irá aprender algumas estratégias para manter sua conversa rolando e evitar aquele temido "branco". www.setimoamoroficial.com.br Evite o Questionário Um erro muito comum

Leia mais

Iracema ia fazer aniversário. Não

Iracema ia fazer aniversário. Não Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães Iracema ia fazer aniversário. Não sabia muito bem se ela podia convidar a turma do Hospital por motivos fáceis de explicar,

Leia mais

Da vida, não quero muito. Quero apenas saber que tentei tudo o que quis. Tive tudo o que pude. Amei tudo o que valia. E perdi apenas o que, no fundo,

Da vida, não quero muito. Quero apenas saber que tentei tudo o que quis. Tive tudo o que pude. Amei tudo o que valia. E perdi apenas o que, no fundo, Da vida, não quero muito. Quero apenas saber que tentei tudo o que quis. Tive tudo o que pude. Amei tudo o que valia. E perdi apenas o que, no fundo, nunca foi meu. - Sonhava em Cursar Direito - Queria

Leia mais

João. presta atenção!

João. presta atenção! João presta atenção!, Patrícia Secco João, presta atenção! Ilustrado por Edu A. Engel Fundação EDUCAR DPaschoal www.educardpaschoal.org.br F: (19) 3728-8129 Esse livro é dedicado ao meu amigo Luiz Antonio

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini ENGAJAMENTO PÚBLICO BLOCO A CONTROLE SOCIAL 1. Existe Conselho

Leia mais

Entrevista Sara

Entrevista Sara Entrevista 1.18 - Sara (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

FAÇA CONTATO E CONVITE

FAÇA CONTATO E CONVITE FAÇA CONTATO E CONVITE Concentra-se em criar um relacionamento e descobrir em que ponto da vida dessa pessoa o negócio pode ajudar. Seja simpático, atento e ouça as necessidades das pessoas e muitas portas

Leia mais

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO VER-SUS Vivencias e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, um projeto estratégico do ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida que tem como foco a formação de militantes para o SUS. Facilitador:

Leia mais

MINHA AVÓ QUE ME CONTAVA, QUE LÁ PRA ANTIGAMENTE, A NOITE ERA CHEIA DE MUITA ESTRELA, TINHA MAIS BICHO DO QUE GENTE E AS ÁRVORES MAIS CRESCIAM QUANTO

MINHA AVÓ QUE ME CONTAVA, QUE LÁ PRA ANTIGAMENTE, A NOITE ERA CHEIA DE MUITA ESTRELA, TINHA MAIS BICHO DO QUE GENTE E AS ÁRVORES MAIS CRESCIAM QUANTO APRESENTA MINHA AVÓ QUE ME CONTAVA, QUE LÁ PRA ANTIGAMENTE, A NOITE ERA CHEIA DE MUITA ESTRELA, TINHA MAIS BICHO DO QUE GENTE E AS ÁRVORES MAIS CRESCIAM QUANTO MAIS O POVO CAPINAVA. E QUE AÍ, AOS POUQUINHOS,

Leia mais

(índice) verbo 1. recomeçar... pág.21. verbo 5. aceitar... pág.93. verbo 3. confiar... pág.57 verbo 4. esperar... pág.75

(índice) verbo 1. recomeçar... pág.21. verbo 5. aceitar... pág.93. verbo 3. confiar... pág.57 verbo 4. esperar... pág.75 (índice) introdução... pág.11 verbo 1. recomeçar... pág.21 verbo 2. acreditar... pág.39 verbo 3. confiar... pág.57 verbo 4. esperar... pág.75 verbo 5. aceitar... pág.93 verbo 6. entregar... pág.111 verbo

Leia mais

Textos. O Natal que eu gostaria de ter! Miguel Feijó O Natal que eu gostaria de ter Bia da Rosa Ferreira... 3

Textos. O Natal que eu gostaria de ter! Miguel Feijó O Natal que eu gostaria de ter Bia da Rosa Ferreira... 3 Textos O Natal que eu gostaria de ter!... 2 Miguel Feijó... 2 O Natal que eu gostaria de ter... 3 Bia da Rosa Ferreira... 3 O NATAL QUE GOSTARIA DE TER!... 4 Francisca Carvalho... 4 O NATAL QUE GOSTARIA

Leia mais

Você já ouviu a história de uma tal "garota legal"? Bem, se não, deixeme contar uma história:

Você já ouviu a história de uma tal garota legal? Bem, se não, deixeme contar uma história: Você já ouviu a história de uma tal "garota legal"? Bem, se não, deixeme contar uma história: Uma garota legal é alguém que se dedica de alma e coração em um relacionamento. Ela é alguém que poderia esperar

Leia mais

Em Círculos. Mateus Milani

Em Círculos. Mateus Milani Em Círculos Mateus Milani Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas Ariano Suassuna. Sinopse Círculos. A vida

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES VIVÊNCIA E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EDIÇÃO 2016.2 VER SUS PARÁ/ MOSQUEIRO VIVENTE: Benedita Rafaela Silva Barreiros FACILITADORA: Juliana RELATÓRIO DAS ATIVIDADES CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Leia mais

VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017

VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017 VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017 Comissão Organizadora: Secretaria Municipal de Saúde, Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Secretaria Municipal de Educação e Juventude,

Leia mais

Você não precisa decorar nada

Você não precisa decorar nada Que aprender inglês é importante e vai mudar a sua vida você já sabe, mas como aprender inglês e como fazer isso por conta própria? Nós separamos abaixo algumas dicas inéditas e que sem dúvida vão fazer

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL.

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL. RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL. O Projeto ocorreu entre os dias 10 e 22 de dezembro. Neste período ficamos alojados na Universidade Federal de Alagoas.

Leia mais