Ficaram bastante curiosos em saber como um andarilho se sente, de que forma vive, o que o levou a viver desta forma tão pouco comum na sociedade.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ficaram bastante curiosos em saber como um andarilho se sente, de que forma vive, o que o levou a viver desta forma tão pouco comum na sociedade."

Transcrição

1 ANDARILHO, QUEM CUIDA DE VOCÊ? Autor: Maria Bernadete Muniz de Borba Co-autores: Adriana Cristina de Borba Manuela Oliveira Peixoto Mara Lucia P. Rocha Resumo Este projeto tem por objetivo fazer uma reflexão sobre Andarilhos, pois há um considerável número deles em nossa cidade. Após várias sugestões sobre diversos assuntos, os alunos demonstraram interesse em saber sobre a vida destes andarilhos. Alguns alunos, inclusive, citaram ter em suas famílias, pessoas que por diversas razões, se tornaram andarilhos. O grupo decidiu que alguns andarilhos seriam visitados e entrevistados com perguntas informais para que se pudesse conhecê-los melhor, sua forma de vida, o porquê desta vida e alguns aspectos de sua vida pessoal. Tendo em vista que a problemática gira em torno de quem cuida do andarilho, decidiu-se pesquisar como, autoridades de quem seria a responsabilidade destes andarilhos, e como a comunidade se comporta diante da presença destes em nossa cidade. Dos cem entrevistados, a maioria respondeu que os andarilhos representam perigo para sociedade, que se sentem ameaçados temendo serem assaltados por eles. Quanto de quem seria a responsabilidade por eles, a maioria respondeu que a comunidade e os governantes devem se responsabilizar e ajuda-los na medida do possível. Palavras-chave: andarilho pesquisa responsabilidade instituições 1. Problema de Pesquisa Assim que os alunos decidiram que iriam participar do projeto NEPSO(Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião) com o assunto Andarilhos, surgiram várias questões sobre os mesmos, sendo a principal: O que as pessoas sentem e pensam sobre os andarilhos? Ficaram bastante curiosos em saber como um andarilho se sente, de que forma vive, o que o levou a viver desta forma tão pouco comum na sociedade. Sendo assim, com este projeto, conheceremos um pouco mais sobre a vida de pessoas que, por diversas razões, se tornaram andarilhos e principalmente o que as sociedade pensa a respeito destes cidadãos.

2 2. Desenvolvimento O Tema da Pesquisa Com o tema sobre andarilhos, surgiram a curiosidade por parte dos alunos não só em conhecer um pouco sobre sua forma de vida como também, o que as pessoas da comunidade sentem e pensam sobre os andarilhos. Pesquisaram na biblioteca da escola, mas não encontrar material de acordo com o enfoque da pesquisa. Algumas pesquisas no site de busca google foram realizadas, mas sem sucesso. Através de conversas informais com agentes de saúde e social foram esclarecidas algumas dúvidas e adquirida algumas informações específicas dos nosso andarilhos. Ficou decidido então que as entrevistas seriam dirigidas às pessoas da comunidade em geral. Uma outra questão que surgiu foi: de quem seria a responsabilidade por estes andarilhos? Assim decidiram entrevistas também as autoridades da cidade, secretarias de educação, segurança e delegacia de polícia. Ao serem questionados sobre os perigos que um andarilho representa, a maioria respondeu que eles seriam ameaças de assaltos, seqüestros, abuso sexual entre outros. As pessoas vêem no andarilho a figura marginal de alguém que vive, muitas vezes, da boa vontade de alguns que, por compaixão, acabam ajudando de alguma forma.

3 Você acha que um andarilho representa perigo? 8% sim 23% não 69% não quis responder Que tipo de perigo? agressão assalto 10% 14% 1% 28% abuso sexual sequestro 0% 10% 37% outro mais de uma alternativa não quis responder Muitas pessoas deixaram claro que o andarilho representa perigo, pois a maioria das vezes eles se encontram embriagados. E por outro lado, são pessoas desocupadas.

4 3. Aplicação do Conhecimento Ações A turma demonstrou grande vontade em conversar com alguns andarilhos. Pensaram em realizar uma refeição para reuni-los. No entanto, antes disso, resolveram conversar com assistente social que lhes informou que não seria recomendável fazer este tipo de atividade. Que o melhor seria visita-los em pequenos grupos para uma conversa informal. Quando visitados pelos alunos, alguns andarilhos se mostraram bastante carentes, que gostam e lembram de suas famílias. Alguns se tornaram andarilhos por opção e que se sentem bem ao não ter nenhuma responsabilidade. Outros, porém, devido a algum vício, foram abandonados por suas famílias. Um aspecto que chamou atenção dos alunos foi o vovabulário usado por eles, já que a maioria não possui escolaridade. Percebeu-se também que entre eles há solidariedade, pois repassam uns aos outros, roupas que ganham. Alguns sobrevivem catando lixo, outros de doações feitas pela comunidade. Os andarilhos gostam de se reunir com amigos para conversar e tomar chimarrão. Eles moram com cães no antigo presídio(agora desativado), em Santo Antônio. Alguns andarilhos relataram que são da cidade e que não são procurados por seus familiares. Outros mantém contato com os seus filhos. Quanto à questão de quem seria a responsabilidade por estes andarilhos, 55% das pessoas entrevistadas responderam que seria da competência das autoridades governamentais, 37% da comunidade em geral.

5 4. Considerações Finais Após a realização deste trabalho, pondo em prática diversas atividades como discussões em torno do assunto: Andarilho, quem cuida de você?, conversas informais com assistentes sociais, entrevistas realizadas com pessoas e autoridades da cidade, visitadas feitas aos andarilhos, relatos que os alunos fizeram dos depoimentos dos andarilhos, chega-se a conclusão de que pessoas que vivem à margem da sociedade, que passam de cidade em cidade, que muitas vezes são vítimas da incompreensão de familiares e vizinhos, pessoas estas, que sendo humanos são chamados simplesmente de andarilhos. Muitas vezes são vistos como ameaça e como um quadro feio que desagrada aos olhos de quem passa. Quem sabe, quando todos, governos e comunidade se unirem para melhorar ou pelo menos, amenizar a agonia de quem vive na rua, o quadro fique menos desagradável de se olhar. Pois por mais que uma pessoa diga que é feliz assim, ela precisa das mínimas condições de vida para que não seja confundido com um ser inanimado, como qualquer coisa que está ali e que geralmente é mais cômodo fingir que não se vê. Segundo a opinião da Bruna (aluna do 3º ano participante do projeto): Cada um passa por uma série de problemas acumulados durante a vida. Acredito que estes andarilhos são pessoas que já sofreram muito com a discriminação, com a falta de oportunidades, com o preconceito, entre outros fatores. Todos temos problemas e enfrentamos desafios, porém uma boa estrutura familiar fará a diferença. Os governantes da cidade dizem que fazem o que podem, oferecendo abrigos aos andarilhos. Acreditamos que os alunos cresceram e amadureceram bastante com tudo o que viram e ouviram.

6 Referências: Conversas informais com autoridades da cidade, delegacia de polícia, assistentes sociais e pessoas da comunidade em geral. O material disponível sobre este assunto foi uma das dificuldades encontradas pelos alunos, inclusive tentativas de pesquisa no site de busca google foram feitas, porém sem sucesso.

MERCADO DE TRABALHO: APOSENTADOS E JOVENS PERMANENTEMENTE NA LUTA

MERCADO DE TRABALHO: APOSENTADOS E JOVENS PERMANENTEMENTE NA LUTA MERCADO DE TRABALHO: APOSENTADOS E JOVENS PERMANENTEMENTE NA LUTA * 1Manuela Oliveira Peixoto E.E.E.M. Patrulhense * 2Mara Lúcia Pereira Rocha E.E.E.M. Patrulhense * 3Maria Bernadete Muniz de Borba E.E.E.M.

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PATRULHENSE MERCADO DE TRABALHO: APOSENTADOS E JOVENS PERMANENTEMENTE NA LUTA. Orientadora: Carmem Zeli de Vargas

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PATRULHENSE MERCADO DE TRABALHO: APOSENTADOS E JOVENS PERMANENTEMENTE NA LUTA. Orientadora: Carmem Zeli de Vargas ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PATRULHENSE MERCADO DE TRABALHO: APOSENTADOS E JOVENS PERMANENTEMENTE NA LUTA Orientadora: Carmem Zeli de Vargas Santo Antônio da Patrulha 2008 2 ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO

Leia mais

Estrutura da apresentação

Estrutura da apresentação Estrutura da apresentação Breve contexto sobre as mulheres As mulheres nas outras pesquisas Viver em são Paulo Resultados da pesquisa Viver em São Paulo: Mulher BREVE CONTEXTO SOBRE AS MULHERES 536 mulheres

Leia mais

Metodologia e Amostra

Metodologia e Amostra JOB101629 1 Metodologia e Amostra Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado através de entrevistas pessoais Objetivo Geral O objetivo principal da pesquisa é conhecer os hábitos

Leia mais

O que faz e o que pensa o gestor escolar

O que faz e o que pensa o gestor escolar O que faz e o que pensa o gestor escolar Pesquisa mostrou que esses profissionais ainda se preocupam muito mais com a burocracia que com o pedagógico Cinthia Rodrigues Outubro de 2009 Os diretores de escolas

Leia mais

Primeira Igreja Batista em Andrade Araújo Pequenos Grupos Multiplicadores Kids Semana de 11/03/2018 a 17/03/2018 O MODELO DE CURA DE JESUS

Primeira Igreja Batista em Andrade Araújo Pequenos Grupos Multiplicadores Kids Semana de 11/03/2018 a 17/03/2018 O MODELO DE CURA DE JESUS ] Primeira Igreja Batista em Andrade Araújo Estação Cultivo O MODELO DE CURA DE JESUS 15.7). Objetivo do estudo: Encorajar as crianças a serem instrumento de cura como Jesus. QUEBRA GELO BASE BÍBLICA:

Leia mais

Pesquisa Dimensões da cidade: favela e asfalto

Pesquisa Dimensões da cidade: favela e asfalto Pesquisa Dimensões da cidade: favela e asfalto Coordenação: Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase); os questionários foram aplicados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Objetivos:

Leia mais

CNT DIVULGA PESQUISA INÉDITA SOBRE O PERFIL DOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS URBANOS NO BRASIL

CNT DIVULGA PESQUISA INÉDITA SOBRE O PERFIL DOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS URBANOS NO BRASIL CNT DIVULGA PESQUISA INÉDITA SOBRE O PERFIL DOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS URBANOS NO BRASIL A Confederação Nacional do Transporte divulgou hoje (21/3/2017) a primeira Pesquisa CNT Perfil dos Motoristas de Ônibus

Leia mais

Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Pesquisa de opinião pública nacional

Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Pesquisa de opinião pública nacional Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher Pesquisa de opinião pública nacional Mulheres acham que violência doméstica cresceu. E a proteção legal também Pesquisa nacional do DataSenado, concluída

Leia mais

A Proposta Pedagógica em questão: caminhos e descobertas 1 Alunas do Normal Superior da Faculdade Montserrat

A Proposta Pedagógica em questão: caminhos e descobertas 1 Alunas do Normal Superior da Faculdade Montserrat A Proposta Pedagógica em questão: caminhos e descobertas 1 Alunas do Normal Superior da Faculdade Montserrat Resumo: Esse artigo tem por objetivo fazer uma reflexão mais ampla sobre a pesquisa desenvolvida

Leia mais

Eixo Temático ET-07-010 - Desenvolvimento de Estratégias Didáticas

Eixo Temático ET-07-010 - Desenvolvimento de Estratégias Didáticas 75 Eixo Temático ET-07-010 - Desenvolvimento de Estratégias Didáticas SANEAMENTO BÁSICO E A PERSPECTIVA DA COMUNIDADE COM RELAÇÃO AOS BENEFÍCIOS E IMPACTOS AMBIENTAIS Mara Araújo Ferreira*; Edna Lúcia

Leia mais

Diálogos sobre as Gerações

Diálogos sobre as Gerações Diálogos sobre as Gerações Vídeo - Nós todos queremos ser jovem Segundo o vídeo, o jovem é encantador, tentador, sem medo, sadio e consumista. Mas o vídeo ressalta sobre as 3 gerações, a Geração Y é primeira

Leia mais

PESQUISA VIOLÊNCIA SEXUAL Percepções e comportamentos sobre violência sexual no Brasil

PESQUISA VIOLÊNCIA SEXUAL Percepções e comportamentos sobre violência sexual no Brasil PESQUISA VIOLÊNCIA SEXUAL Percepções e comportamentos sobre violência sexual no Brasil Apoio: Dezembro/2016 Metodologia e objetivos Metodologia: Pesquisa pessoal em pontos de fluxo Abrangência: Nacional

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS UTILIZADOS PARA AS COMPRAS DE NATAL 2016

RECURSOS FINANCEIROS UTILIZADOS PARA AS COMPRAS DE NATAL 2016 RECURSOS FINANCEIROS UTILIZADOS PARA AS COMPRAS DE NATAL 2016 Novembro 2016 81% possuem expectativas de que 2017 será um ano financeiramente melhor O ano de 2016 não tem sido fácil para boa parte dos brasileiros.

Leia mais

DISCRIMINAÇÃO RACIAL PRECONCEITO DE COR NO BRASIL

DISCRIMINAÇÃO RACIAL PRECONCEITO DE COR NO BRASIL DISCRIMINAÇÃO RACIAL E PRECONCEITO DE COR NO BRASIL Fundação Perseu Abramo Fundação Rosa Luxemburgo DISCRIMINAÇÃO RACIAL E PRECONCEITO DE COR NO BRASIL CONTATO COM MORTE VIOLENTA: (Espontânea e única,

Leia mais

IDEIAS INICIAIS DAS CRIANÇAS DO GRUPO 5

IDEIAS INICIAIS DAS CRIANÇAS DO GRUPO 5 A cada ano que inicia, a Escola elege um novo tema com o propósito de mobilizar a Comunidade Escolar para uma reflexão, novos diálogos, para a ampliação e transformação de ideias, enfim, para uma mudança

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 4 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 4 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao quarto bimestre escolar ou à Unidade 4 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 5 o ano Avaliação 4 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:

Leia mais

Imagem do SEBRAE junto a sociedade

Imagem do SEBRAE junto a sociedade Imagem do SEBRAE junto a sociedade 2017 Objetivo: Avaliar a imagem da sociedade em geral perante o SEBRAE Amostra: 10.120 entrevistas por telefone (C.A.T.I) Período de coleta: De 06/09 a 20/10 de 2017

Leia mais

Levantamento junto à torcida feminina do Bahia sobre a sua vivência no estádio em jogos do clube

Levantamento junto à torcida feminina do Bahia sobre a sua vivência no estádio em jogos do clube NÚCLEO DE AÇÕES AFIRMATIVAS Levantamento junto à torcida feminina do Bahia sobre a sua vivência no estádio em jogos do clube Questionário disponibilizado pela ferramenta Google nas redes sociais do Esquadrão

Leia mais

PROJETO DE APRENDIZAGEM

PROJETO DE APRENDIZAGEM PROJETO DE APRENDIZAGEM CENTRO DE ENSINO MÉDIO ANTÔNIO PÓVOA PROJETO DE APRENDIZAGEM ANO: 2016 SÉRIE: 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - TURMA: 01 PROFESSORAS ORIENTADORAS: Firminízia Alves e Graziela Rocha Assunto:

Leia mais

INTENÇÃO DE COMPRAS IPA - Instituto de Pesquisa ACIR ACIR - Associação Comercial, Industrial Empresarial de Rondonópolis 1

INTENÇÃO DE COMPRAS IPA - Instituto de Pesquisa ACIR ACIR - Associação Comercial, Industrial Empresarial de Rondonópolis 1 INTENÇÃO DE COMPRAS 2017 Intenção de Compras Dia das Mães 2017 ACIR - Associação Comercial, Industrial Empresarial de Rondonópolis 1 ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E EMPRESARIAL DE RONDONÓPOLIS ACIR.

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA COM OS CALOUROS 2016

RELATÓRIO DA PESQUISA COM OS CALOUROS 2016 RELATÓRIO DA PESQUISA COM OS CALOUROS 2016 Por Elane Dalpiaz O Setor de Ciências Sociais Aplicadas (SCSA), da Universidade Federal do Paraná, pelo terceiro ano consecutivo, realizou uma pesquisa com os

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos

Plano de Trabalho com Projetos PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL 1. Identificação: Plano de Trabalho com Projetos Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi Professora:

Leia mais

2. Análise de Mercado

2. Análise de Mercado 22 2. Análise de Mercado 2.1. Estudo dos clientes O que é e como fazer Esta é uma das etapas mais importantes da elaboração do seu plano. Afinal, sem clientes não há negócios. Os clientes não compram apenas

Leia mais

A CRISE FINANCEIRA NORTE-AMERICANA

A CRISE FINANCEIRA NORTE-AMERICANA A CRISE FINANCEIRA NORTE-AMERICANA Dihego Pansini de Souza A crise financeira norte-americana está repercutindo em todo mundo. Tal crise não pode ser considerada apenas norte-americana, mas sim, global.

Leia mais

A alga que queria ser flor

A alga que queria ser flor A alga que queria ser flor Ana Cristina Tavares Ilustração Joana Barata IMPRENSA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA COIMBRA UNIVERSITY PRESS Inquire is funded by the European Union within the 7th Framework Programme

Leia mais

QUESTÃO 1: Sexo dos entrevistados: Coluna B

QUESTÃO 1: Sexo dos entrevistados: Coluna B QUESTÃO 1: Sexo dos entrevistados: 60 50 40 30 20 10 0 masculino feminino Na entrevista realizada com (cem) 100 alunos, constatamos que 53 são do sexo masculino e que 47 são do sexo feminino. Os alunos

Leia mais

IGUALDADE NÃO É (SÓ) QUESTÃO DE MULHERES

IGUALDADE NÃO É (SÓ) QUESTÃO DE MULHERES IGUALDADE NÃO É (SÓ) QUESTÃO DE MULHERES TERESA MANECA LIMA SÍLVIA ROQUE DIFERENÇAS ENTRE HOMENS E MULHERES APENAS UMA QUESTÃO DE SEXO? SEXO GÉNERO SEXO: conjunto de características biológicas e reprodutivas

Leia mais

Desde a sua construção, há cinco anos. O lar funciona há 4 anos. 1. Sou Vice-Provedor. Conforme os projectos, a minha intervenção varia.

Desde a sua construção, há cinco anos. O lar funciona há 4 anos. 1. Sou Vice-Provedor. Conforme os projectos, a minha intervenção varia. Entrevista A19 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Desde a sua construção, há cinco anos. O lar funciona há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Sou Vice-Provedor. Conforme os projectos,

Leia mais

A - Para comunicar precisamos pelo menos de duas pessoas uma que se expressa e outra que ouve!

A - Para comunicar precisamos pelo menos de duas pessoas uma que se expressa e outra que ouve! COMUNICAÇÃO A - Para comunicar precisamos pelo menos de duas pessoas uma que se expressa e outra que ouve! B Comunicar é expressar através de mensagens o que somos, o que queremos, pensamos e sentimos.

Leia mais

PESQUISA SOBRE REDES SOCIAIS RESUMO

PESQUISA SOBRE REDES SOCIAIS RESUMO 19 PESQUISA SOBRE REDES SOCIAIS Cintia dos Santos Moura 1 Denise Lul Vieira ¹ Eliziane Amengual ¹ Graziele Moraes da Rosa¹ Joel Wagner¹ Ivone Chassot Greis 2 RESUMO Atualmente as redes sociais estão presentes

Leia mais

Metodologia. PONDERAÇÃO Os resultados foram ponderados para restabelecer o peso de cada região da cidade e o perfil dos(as) respondentes

Metodologia. PONDERAÇÃO Os resultados foram ponderados para restabelecer o peso de cada região da cidade e o perfil dos(as) respondentes Metodologia PERÍODO DE CAMPO 01 Entrevistas realizadas entre 03 os dias 05 e 22 de abril de 2018 por meio de coleta Face-a-face e Online. PONDERAÇÃO Os resultados foram ponderados para restabelecer o peso

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL LUIZ CLÁUDIO MAGNANTE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. Orientadora: Pricila Rocha dos Santos

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL LUIZ CLÁUDIO MAGNANTE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. Orientadora: Pricila Rocha dos Santos ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL LUIZ CLÁUDIO MAGNANTE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA Orientadora: Pricila Rocha dos Santos Capão da Canoa 2008 2 ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL LUIZ CLÁUDIO MAGNANTE

Leia mais

DOIS ANOS DA LEI MARIA DA PENHA: O QUE PENSA A SOCIEDADE?

DOIS ANOS DA LEI MARIA DA PENHA: O QUE PENSA A SOCIEDADE? DOIS ANOS DA LEI MARIA DA PENHA: O QUE PENSA A SOCIEDADE? Principais resultados da PESQUISA IBOPE / THEMIS Realização Ibope / Themis - Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero Parceria Instituto Patrícia

Leia mais

Instrumento para construção de mapas sobre fome, pobreza e direitos no Brasil

Instrumento para construção de mapas sobre fome, pobreza e direitos no Brasil Instrumento para construção de mapas sobre fome, pobreza e direitos no Brasil OBJETIVO Realizar uma escuta junto às pessoas em situação de vulnerabilidade social e de insegurança alimentar, que subsidie

Leia mais

Anexo Entrevista G2.1

Anexo Entrevista G2.1 Entrevista G2.1 Entrevistado: E2.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência e 42 anos Masculino Ucrânia 13 anos m Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias: 12º ano Não Língua materna: Ucraniano

Leia mais

48% dos brasileiros que moram sozinhos tomaram essa decisão por vontade própria, revela estudo do SPC Brasil

48% dos brasileiros que moram sozinhos tomaram essa decisão por vontade própria, revela estudo do SPC Brasil 48% dos brasileiros que moram sozinhos tomaram essa decisão por vontade própria, revela estudo do SPC Brasil 72% acreditam que viver sozinho dá mais liberdades para gastar dinheiro; 42% sentem falta de

Leia mais

Há 23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A5 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Assistente social. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Das mais variadas, desde o acompanhamento

Leia mais

Ficou interessado? Informe se! Não se separe de seu animal por desconhecimento da lei.

Ficou interessado? Informe se! Não se separe de seu animal por desconhecimento da lei. Quem tem um animal e mora em condomínio, possivelmente já foi vítima de algum comentário sobre a inconveniência de seu bichinho para o edifício. Proibição de usar o elevador até de andar pelas áreas comuns!,

Leia mais

Infraestrutura para a Copa do Mundo: moradores das cidades-sede dão boas notas para estádios, bares e restaurantes, aeroportos, hotéis e turismo, mas reprovam transporte e saúde. Até o dia 27 de junho,

Leia mais

PARTE 1: DADOS PESSOAIS, FAMILIARES E CLÍNICOS

PARTE 1: DADOS PESSOAIS, FAMILIARES E CLÍNICOS PARTE 1: DADOS PESSOAIS, FAMILIARES E CLÍNICOS 1. Idade: DADOS PESSOAIS 2. Escolaridade completa 10. Rendimento mensal do agregado? Euros (aproximadamente) Obs: 3. Nacionalidade: 4. Concelho de residência

Leia mais

4ª RODADA NOVA S/B-IBOPE Comunicação de Interesse Público PESQUISA TELEFÔNICA NACIONAL SOBRE INSEGURANÇA

4ª RODADA NOVA S/B-IBOPE Comunicação de Interesse Público PESQUISA TELEFÔNICA NACIONAL SOBRE INSEGURANÇA 4ª RODADA NOVA S/B-IBOPE Comunicação de Interesse Público PESQUISA TELEFÔNICA NACIONAL SOBRE INSEGURANÇA Metodologia Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado através de entrevistas

Leia mais

OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O ABANDONO DE CÃES E GATOS EM UM BAIRRO DA CIDADE DE AQUIDAUANA, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O ABANDONO DE CÃES E GATOS EM UM BAIRRO DA CIDADE DE AQUIDAUANA, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O ABANDONO DE CÃES E GATOS EM UM BAIRRO DA CIDADE DE AQUIDAUANA, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL Daniely Rocha INSABRAL 1, Bruna Gasparini DIONIZIO 1, Taynara da Silva ALMEIDA 1, Vitória

Leia mais

Agradecimento. Entidades que colaboraram no projeto:

Agradecimento. Entidades que colaboraram no projeto: Agradecimento Esta história foi enriquecida com os contributos de mais de 100 crianças que, com as suas palavras sábias, nos transmitiram o que era para elas uma Família. Chegámos até estas crianças com

Leia mais

Violência Doméstica Contra a Mulher

Violência Doméstica Contra a Mulher SENADO FEDERAL SECRETARIA ESPECIAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RELATÓRIO DE PESQUISA SEPO 03/2005 Violência Doméstica Contra a Mulher Brasília, março de 2005 RELATÓRIO DE PESQUISA Violência Doméstica Contra

Leia mais

DISCUTINDO VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS

DISCUTINDO VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS DISCUTINDO VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS Eliene dos Santos Costa 1 Universidade Federal de Campina Grande, eliene.costa@hotmail.com.br Lucivania da Silva Costa ¹ INTRODUÇÃO Universidade

Leia mais

Explorando estratégias pedagógicas através de Nós no mundo

Explorando estratégias pedagógicas através de Nós no mundo Explorando estratégias pedagógicas através de Nós no mundo Mary Lúcia Pedroso Konrath Mara Lúcia Fernandes Carneiro Marie Jane Soares Carvalho Liane Margarida Rockenbach Tarouco Dezembro de 2006. Desenvolvimento

Leia mais

PROFESSORA EM MINHA CASA Maria de Fátima Destro de Arruda SME-Prefeitura de Caieiras, SP

PROFESSORA EM MINHA CASA Maria de Fátima Destro de Arruda SME-Prefeitura de Caieiras, SP PROFESSORA EM MINHA CASA Maria de Fátima Destro de Arruda SME-Prefeitura de Caieiras, SP arrudadestro@yahoo.com.br RESUMO O projeto Professora em minha casa tem como objetivo a interação efetiva de professor

Leia mais

Trabalho voluntário. : : : : Menu Principal : : : :

Trabalho voluntário. : : : : Menu Principal : : : : Trabalho voluntário : : : : Menu Principal : : : : Metade (51%) dos brasileiros afirma que acredita muito nas entidades que utilizam o serviço de voluntários. Dizem acreditar um pouco nessas entidades

Leia mais

Fica comigo. Abelha, vem brincar comigo. Não posso. Vou procurar a ave. Ave, vem cantar comigo. Não posso. Vou procurar o gato.

Fica comigo. Abelha, vem brincar comigo. Não posso. Vou procurar a ave. Ave, vem cantar comigo. Não posso. Vou procurar o gato. GiraG i a Sol o l Revista Infantil da Associação Progresso Nº 5 Setembro 2012 Praia do Tofo S Nº 5 Sete Página - Sumário 2 Um Conto 5 Os nossos direitos 6 O respeito 7 Como fazer... 8 A nossa saúde 9 O

Leia mais

Resultados parciais da pesquisa "Mais Justiça e Sociedade" Centro de Justiça e Sociedade Pesquisadora Luci Oliveira

Resultados parciais da pesquisa Mais Justiça e Sociedade  Centro de Justiça e Sociedade Pesquisadora Luci Oliveira Resultados parciais da pesquisa "Mais Justiça e Sociedade" www.fgv.br/direitorio Centro de Justiça e Sociedade Pesquisadora Luci Oliveira ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA COMUNIDADE Se o(a) Sr(a) pudesse

Leia mais

O ENVELHECER NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

O ENVELHECER NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS O ENVELHECER NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS Emília P. Silva UFV emilia.ergo@ufv.br Alessandra V. Almeida UFV avaalessandra@yahoo.com.br Nubia C. Freitas - UFV nubia.freitas@ufv.br

Leia mais

15 elementos de Copywriting para turbinar suas vendas

15 elementos de Copywriting para turbinar suas vendas 15 elementos de Copywriting para turbinar suas vendas INTRODUÇÃO Vender na internet pode ser mais difícil para quem não sabe usar as técnicas de Copywriting. Escolher as palavras certas para se comunicar

Leia mais

GUIÃO DA ENTREVISTA. A Perfil sociodemográfico do cuidador informal

GUIÃO DA ENTREVISTA. A Perfil sociodemográfico do cuidador informal Data da entrevista: Numero: 28 / 04 /012 GUIÃO DA ENTREVISTA 6 A Perfil sociodemográfico do cuidador informal 1) Género 2) Idade 3) Estado Civil Feminino Masculino 4) Composição do Agregado Familiar Anos

Leia mais

TEXTO COMPLEMENTAR PARA LEITURA DA AULA 03 PROFESSORA ANDRÉA ZELAQUETT - CURCEP ENTREVISTA COMPLETA COM MARIA DA PENHA

TEXTO COMPLEMENTAR PARA LEITURA DA AULA 03 PROFESSORA ANDRÉA ZELAQUETT - CURCEP ENTREVISTA COMPLETA COM MARIA DA PENHA TEXTO COMPLEMENTAR PARA LEITURA DA AULA 03 PROFESSORA ANDRÉA ZELAQUETT - CURCEP ENTREVISTA COMPLETA COM MARIA DA PENHA Onze anos depois, publicou o livro Sobrevivi... Posso contar, que serviu para denunciar

Leia mais

IMSI16. Contributo para a Democracia. Adriano Neves José Fernandes Luis Silva Paulo Gama

IMSI16. Contributo para a Democracia. Adriano Neves José Fernandes Luis Silva Paulo Gama IMSI16 Contributo para a Democracia Adriano Neves José Fernandes Luis Silva Paulo Gama Instituição Particular de Solidariedade Social Organização de voluntariado que apoia de forma individualizada vítimas

Leia mais

Nº 5 - Dez/14. PRESTA atenção SOLIDARIEDADE FAZ BEM

Nº 5 - Dez/14. PRESTA atenção SOLIDARIEDADE FAZ BEM Nº 5 - Dez/14 PRESTA atenção SOLIDARIEDADE FAZ BEM! Apresentação A Coleção PRESTA ATENÇÃO! do AfroRegge chega a sua quinta edição sempre com a intenção de facilitar práticas sociais e coletivas. O Natal

Leia mais

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Identificação ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista 4-8-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Leia mais

Fraudes no carnaval Fevereiro 2018

Fraudes no carnaval Fevereiro 2018 Fraudes no carnaval 2018 Fevereiro 2018 Oito em cada dez temem ser vítimas de fraudes. 30% passaram por problemas durante o carnaval DE 2017 Em feriados prolongados é comum haver aumento nas estatísticas

Leia mais

Anexo IV. Guião de entrevista

Anexo IV. Guião de entrevista Anexo IV Guião de entrevista 72 Guião de entrevista 0. Apresentação e explicação da entrevista I. Ela e o passado: trajectória de vida Origem social e percepção da vida passada O que faziam os seus pais

Leia mais

PESQUISA PULSO BRASIL FIESP/CIESP AVALIAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2012 JULHO/2012

PESQUISA PULSO BRASIL FIESP/CIESP AVALIAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2012 JULHO/2012 PESQUISA PULSO BRASIL FIESP/CIESP AVALIAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2012 JULHO/2012 RESUMO: Na comparação entre as pesquisas deste ano e do ano passado observou-se uma inversão nos resultados. Na comparação entre

Leia mais

Lei Maria da Penha completa 12 anos em agosto, porém, políticas públicas ainda são ineficientes e muitas cidades

Lei Maria da Penha completa 12 anos em agosto, porém, políticas públicas ainda são ineficientes e muitas cidades Lei Maria da Penha completa 12 anos em agosto, porém, políticas públicas ainda são ineficientes e muitas cidades O combate à violência doméstica e ao feminicídio, no Brasil, é amparado, entre outras legislações,

Leia mais

Pesquisa de Opinião: Conhecimento e Avaliação dos Programas Sociais do MDS pela População de Baixa Renda

Pesquisa de Opinião: Conhecimento e Avaliação dos Programas Sociais do MDS pela População de Baixa Renda Sumário Executivo Pesquisa de Opinião: Conhecimento e Avaliação dos Programas Sociais do MDS pela População de Baixa Renda Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Ministério do Desenvolvimento Social

Leia mais

VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES Dihego Pansini A Futura Pesquisa e Consultoria foi às ruas medir a opinião da população da Grande Vitória sobre um tema muito polêmico e que está em evidência atualmente, a

Leia mais

O DEVER DE ESTAR INSERIDO NAS REDES SOCIAIS. EXISTE DISCRIMINAÇÃO COM QUEM NÃO UTILIZA AS REDES?

O DEVER DE ESTAR INSERIDO NAS REDES SOCIAIS. EXISTE DISCRIMINAÇÃO COM QUEM NÃO UTILIZA AS REDES? O DEVER DE ESTAR INSERIDO NAS REDES SOCIAIS. EXISTE DISCRIMINAÇÃO COM QUEM NÃO UTILIZA AS REDES? PIASSI, Larissa Marchiori 1 MAZIOLI, Luciana Moreira 2 CASAGRANDE, Raphael Pontes 3 RODRIGUES, Rita de Cassia

Leia mais

Orientação Vocacional e Coaching Carlos Gomes

Orientação Vocacional e Coaching Carlos Gomes Índice Introdução... 2 Método Orienta... 3 Técnica das Frases para Completar... 6 Realização de Testes Vocacionais... 8 Autoavaliação dos Testes Vocacionais... 9 Exploração de Valores... 10 Sucesso Profissional

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR MILTON PACHECO FUNK: UMA ESCOLHA PESSOAL. Orientadora: Pricila Rocha dos Santos

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR MILTON PACHECO FUNK: UMA ESCOLHA PESSOAL. Orientadora: Pricila Rocha dos Santos ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR MILTON PACHECO FUNK: UMA ESCOLHA PESSOAL Orientadora: Pricila Rocha dos Santos Osório 2008 2 ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR MILTON PACHECO

Leia mais

maira@datapopular.com.br Metodologia Fase Quantitativa Questionário online com universitários Fase Qualitativa Universitários e especialistas 1.823 entrevistas 99% dos universitários brasileiros acessam

Leia mais

Polícia e vítimas de violência de género Ana Sani e Cristina Morais

Polícia e vítimas de violência de género Ana Sani e Cristina Morais Polícia e vítimas de violência de género Ana Sani e Cristina Morais Universidade Fernando Pessoa Empowerment Tem como objectivo a saúde, a adaptação e a competência, incluindo também a perspectiva de que

Leia mais

Barómetro APAV INTERCAMPUS Vitimação de Estabelecimentos Comerciais Preparado para: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) Dezembro de 2013

Barómetro APAV INTERCAMPUS Vitimação de Estabelecimentos Comerciais Preparado para: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) Dezembro de 2013 1 Barómetro APAV Vitimação de Estabelecimentos Comerciais Preparado para: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) Dezembro de 2013 2 Índice 2 Metodologia 3 3 Síntese 8 4 Resultados 11 3 1 Metodologia

Leia mais

Projeto de Extensão SOS Imprensa realiza estudos sobre a mídia na Universidade de Brasília* Palavras-chave: Mídia, Sociedade, Comunicação, Ética

Projeto de Extensão SOS Imprensa realiza estudos sobre a mídia na Universidade de Brasília* Palavras-chave: Mídia, Sociedade, Comunicação, Ética Projeto de Extensão SOS Imprensa realiza estudos sobre a mídia na Universidade de Brasília* CURADO, Camila Cristina, GUAZINA, Liziane Soares¹ Palavras-chave: Mídia, Sociedade, Comunicação, Ética Introdução

Leia mais

Uma Ponte para a Paz

Uma Ponte para a Paz www.possibilidade.pt Uma Ponte para a Paz Prem Rawat no Palácio de Kensington, Londres Uma Ponte para a Paz, Página 1 O evento no Palácio de Kensington teve como objetivo apoiar o trabalho do Hospital

Leia mais

Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Pesquisa de opinião pública nacional

Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Pesquisa de opinião pública nacional Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher Pesquisa de opinião pública nacional Metodologia As pesquisas do DataSenado são feitas por meio de entrevistas telefônicas, usando levantamentos por amostragem.

Leia mais

Mas, antes de descobrir um mundo mágico, baixe o aplicativo do

Mas, antes de descobrir um mundo mágico, baixe o aplicativo do O Shopping guarda muitas histórias. Esta que eu vou contar agora tem aventura, mistério e muito mais. Mas, antes de descobrir um mundo mágico, baixe o aplicativo do Shopping para o seu celular. Os personagens

Leia mais

Projeto: Aprendendo Formas Geométricas Utilizando Recursos Tecnológicos

Projeto: Aprendendo Formas Geométricas Utilizando Recursos Tecnológicos Integração de Tecnologias na Educação: Práticas Inovadoras na Educação Básica 77 Projeto: Aprendendo Formas Geométricas Utilizando Recursos Tecnológicos Samira Micheleto Pacheco Centro de Educação de Jovens

Leia mais

ANEXO 1 INSTRUMENTO USADO PARA FAZER A PESQUISA COM OS PAIS OU RESPONSÁVEIS

ANEXO 1 INSTRUMENTO USADO PARA FAZER A PESQUISA COM OS PAIS OU RESPONSÁVEIS 148 ANEXO 1 INSTRUMENTO USADO PARA FAZER A PESQUISA COM OS PAIS OU RESPONSÁVEIS 149 QUESTIONÁRIO PARA PAIS OU RESPONSÁVEIS O presente questionário faz parte da pesquisa sobre Violências nas Escolas, realizada

Leia mais

Pesquisa Flash. Décima terceira edição. Pesquisa sobre a Opinião dos Gestores das Indústrias Goianas sobre o Legado da Copa do Mundo para o Brasil

Pesquisa Flash. Décima terceira edição. Pesquisa sobre a Opinião dos Gestores das Indústrias Goianas sobre o Legado da Copa do Mundo para o Brasil Pesquisa Flash Décima terceira edição Pesquisa sobre a Opinião dos Gestores das Indústrias Goianas sobre o Legado da Copa do Mundo para o Brasil Goiânia, abril de 2014 Execução Pesquisa Sobre a Opinião

Leia mais

Relacionamento Homossexual

Relacionamento Homossexual Relacionamento Homossexual Roberta Atherton O relacionamento entre pessoas do mesmo sexo ainda é uma questão controversa para a maior parte da população da Grande Vitória, conforme pode ser averiguado

Leia mais

Barómetro APAV INTERCAMPUS Criminalidade e Insegurança 2ª vaga Preparado para: Associação de Apoio à Vítima (APAV) Dezembro de 2012

Barómetro APAV INTERCAMPUS Criminalidade e Insegurança 2ª vaga Preparado para: Associação de Apoio à Vítima (APAV) Dezembro de 2012 1 Barómetro APAV INTERCAMPUS Criminalidade e Insegurança 2ª vaga Preparado para: Associação de Apoio à Vítima (APAV) Dezembro de 2012 2 Índice 2 Metodologia 3 3 Síntese 7 4 Resultados 10 3 1 Metodologia

Leia mais

Futuro & Economia: O que os brasileiros pensam. Pesquisa realizada em outubro de 2018

Futuro & Economia: O que os brasileiros pensam. Pesquisa realizada em outubro de 2018 Futuro & Economia: O que os brasileiros pensam Pesquisa realizada em outubro de 2018 Com quem falamos 1.014 entrevistas pessoais Homens e mulheres Cidades: Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de

Leia mais

Metodologia. 04 a 21 de dezembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado

Metodologia. 04 a 21 de dezembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado JOB 18_1194 Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo UNIVERSO: Moradores de 16 anos ou mais

Leia mais

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE Rodada 117 09 a 14 de fevereiro de 2014 Registro TSE: BR - 00012/2014 ÍNDICE 1. DADOS TÉCNICOS... 3 2. ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2014... 4 3. AVALIAÇÃO DO GOVERNO... 14 4.

Leia mais

Sondagem conjuntural dos Pequenos Negócios BR. junho de 2017

Sondagem conjuntural dos Pequenos Negócios BR. junho de 2017 Sondagem conjuntural dos Pequenos Negócios BR junho de 2017 Sondagem conjuntural dos pequenos negócios Objetivo da Pesquisa Metodologia Tópicos da Pesquisa Informações técnicas Conhecer as expectativas

Leia mais

A p r e s e n t a a p e s q u i s a MULHERES NA POLÍTICA. S e t e m b r o /

A p r e s e n t a a p e s q u i s a MULHERES NA POLÍTICA. S e t e m b r o / A p r e s e n t a a p e s q u i s a MULHERES NA POLÍTICA S e t e m b r o / 2 0 1 8 METODOLOGIA Metodologia: Pesquisa quantitativa nacional Pesquisas qualitativas e análise de dados secundários Amostra

Leia mais

A PERCEPÇÃO DO INDIVÍDUO SURDO PELA SOCIEDADE OUVINTE

A PERCEPÇÃO DO INDIVÍDUO SURDO PELA SOCIEDADE OUVINTE A PERCEPÇÃO DO INDIVÍDUO SURDO PELA SOCIEDADE OUVINTE Geane Almeida Cunha 1, Ricardo Baratella 2 1 PIDIB: CAPES / UNIUBE / Universidade de Uberaba, geane.biomedicina@uniube.br; 2 PIDIB: CAPES / UNIUBE

Leia mais

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE USUÁRIO

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE USUÁRIO PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE USUÁRIO Nos 100 anos da Biblioteca de Ciências da Saúde da UFPR tomamos a iniciativa de realizar uma pesquisa de satisfação dos usuários, objetivando saber o que eles pensam da

Leia mais

Sonhos e desencantos

Sonhos e desencantos ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS, GUIMARÃES Sonhos e desencantos O M à descoberta Ano letivo: 2014/2015 É-se jovem enquanto houver capacidade para, em cima da ruína de um sonho, construir um novo

Leia mais

Rondonópolis- MT, Agosto de 2016.

Rondonópolis- MT, Agosto de 2016. ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E EMPRESARIAL DE RONDONÓPOLIS ACIR Presidente José Luiz Gonçales Ferreira Vice Presidente Armando Pereira Chaves Diretor Tesoureiro - Sérgio José Pradella EQUIPE DE PESQUISA

Leia mais

PRIMEIRA INFÂNCIA - CRECHE -

PRIMEIRA INFÂNCIA - CRECHE - PRIMEIRA INFÂNCIA - CRECHE - Apresentação dos principais resultados da pesquisa Ana Lúcia Lima NECESSIDADES E INTERESSES DE FAMÍLIAS E CRIANÇAS PESQUISA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA - CRECHE - Realização: Fundação

Leia mais

Rondonópolis- MT, Junho de 2016.

Rondonópolis- MT, Junho de 2016. ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E EMPRESARIAL DE RONDONÓPOLIS ACIR Presidente José Luiz Gonçales Ferreira Vice Presidente Armando Pereira Chaves Diretor Tesoureiro - Sérgio José Pradella EQUIPE DE PESQUISA

Leia mais

Getúlio Cantão é graduando em Comunicação Social - Publicidade e editor da Futura /

Getúlio Cantão é graduando em Comunicação Social - Publicidade e editor da Futura / TRAIÇÃO Getúlio Cantão Patrícia Gonoring A traição é um assunto constante no cotidiano das pessoas. Sempre exposto na mídia, principalmente através das novelas, dos reality shows e das revistas de celebridade,

Leia mais

"Entrevistês" traduzido

Entrevistês traduzido Fonte: http://brasil247.com/pt/247/seudinheiro/63017/entrevist%c3%aas-traduzido.htm "Entrevistês" traduzido Foto: Shutterstock O QUE OS RECRUTADORES REALMENTE QUEREM SABER COM QUATRO DAS PERGUNTAS MAIS

Leia mais

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 2ª FEIRA 13 de maio NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Hoje é um dia muito especial, sabem porquê? É dia de Nossa Senhora de Fátima, faz hoje 102 anos que Nossa Senhora desceu do Céu para visitar a nossa terra. Já

Leia mais

VILA NOVA ESPerança. INFORMações e dados da comunidade

VILA NOVA ESPerança. INFORMações e dados da comunidade VILA NOVA ESPerança INFORMações e dados da comunidade A vila nova esperança Localizada na Zona Oeste de São Paulo, a comunidade Vila Nova Esperança é formada por cerca de 500 famílias, muitas delas presentes

Leia mais

A VISÃO DA MODA PELOS CAPIXABAS

A VISÃO DA MODA PELOS CAPIXABAS A VISÃO DA MODA PELOS CAPIXABAS Patrícia Gonoring Na sociedade contemporânea, existe uma preocupação dos indivíduos com sua imagem, presente na intensificação do culto ao corpo, em que indivíduos experimentam

Leia mais

Como Montar Um Perfil Campeão No LinkedIn. 10 dicas para melhorar (e muito) a visibilidade do seu perfil no LinkedIn

Como Montar Um Perfil Campeão No LinkedIn. 10 dicas para melhorar (e muito) a visibilidade do seu perfil no LinkedIn Como Montar Um Perfil Campeão No LinkedIn 10 dicas para melhorar (e muito) a visibilidade do seu perfil no LinkedIn Por que usar o LinkedIn? O LinkedIn é uma importante rede social profissional. Ela ajuda

Leia mais

DATA: / / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

DATA: / / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 206 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Segurança em Uberlândia 2016

Segurança em Uberlândia 2016 Segurança em Uberlândia 2016 Realizada em setembro de 2016, a quinta pesquisa sobre segurança pública passa a compor um painel evolutivo sobre o tema no município de Uberlândia, com resultados que reforçam

Leia mais