Inequação do Primeiro Grau

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Inequação do Primeiro Grau"

Transcrição

1 CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Inequação do Primeiro Grau Isabelle da Silva Araujo - Engenharia de Produção

2 Definição Equação x Inequação Uma equação é uma igualdade entre dois membros e por isso usa-se o sinal de igual(=) entre eles. Uma inequação é uma desigualdade, então, em vez de um sinal de igual, usa-se sinais de:

3 Definição

4 Inequação Nas inequações utiliza-se a mesma linguagem das equações: membro, termo, incógnita e solução.

5 Inequação Assim, na desigualdade x+2 > 4, tem-se: Incógnita - x 1º membro - X + 2 2º membro - 4 Numa inequação temos muitas soluções: 5 é solução de > 4 3 é solução de > 4 OBS: Uma inequação está resolvida quando se determina o conjunto solução da mesma.

6 Inequação Toda sentença matemática que contém um ou mais elementos desconhecidos e que representa uma desigualdade é denominada inequação. Não é inequações: 5² + 5 > 3² - 2. Embora seja desigualdade, não possui elemento desconhecido. 3x + 1 = 45-4x. É uma equação.

7 Princípios Das Desigualdades

8 Princípio Aditivo Se numa balança tivermos 3kg num prato e 5kg no outro, e se acrescentarmos 2kg a cada um dos pratos, a situação não se altera. Matematicamente 5 > > ou 5 2 > 3-2

9 Princípio Multiplicativo Multiplicação por um número positivo: Observando que 2 é menor que 3 matematicamente escrevemos: 2 < 3 Podemos multiplicar ambos os membros por qualquer número positivo, que a desigualdade não se alterará: 2 x 6 < 3 x 6 2 x 0,01 < 3 x 0,01

10 Princípio Multiplicativo Podemos multiplicar ambos os membros de uma inequação por um n.º positivo, mantendo o sinal da desigualdade, que obtemos uma inequação equivalente à primeira.

11 Princípio Multiplicativo Multiplicação por um número negativo: Tendo que: 2 < 3, se multiplicarmos ambos os lados por -1 verifica-se que: (-1) x 2 = -2 e (-1) x 3 = -3 Nota-se que -2 é maior que -3, por isso ao multiplicarmos uma inequação por um número negativo, deve-se inverter o sinal da desigualdade. 2 x (-1) < 3 x (-1) -2 > -3

12 Princípio Multiplicativo Podemos multiplicar ambos os membros de uma inequação por um n.º negativo, INVERTENDO o sinal da desigualdade, que obtemos uma inequação equivalente à primeira.

13 Inequações Consideremos a seguinte situação: Um retângulo tem y metros de comprimento e x metros de largura, enquanto um triângulo equilátero tem 3 m de lado. Qual a sentença matemática que podemos escrever para expressar o fato de o perímetro do retângulo ser maior que o perímetro do triângulo equilátero?

14 Inequações Resolução: Sendo p1 o perímetro do retângulo e p2 o perímetro do triângulo, temos: p1 = 2x + 2y e p2 = 9 Como, de acordo com a situação, devemos ter p1 > p2, a sentença matemática pedida é: 2x + 2y > 9

15 Inequações do Primeiro Grau Exemplos: Vamos resolver a inequação 7x + 6 > 4x + 7, sendo U = Resolução: 7x - 4x > 7-6; 3x > 1.: x > 1/3 Podemos dizer que todos os números racionais maiores que 1/3 formam o conjunto solução da inequação dada, que representamos por:

16

17 Inequações Do Primeiro Grau Pode-se resolver qualquer inequação do 1 grau por meio do estudo do sinal de uma função do 1 grau, com o seguinte procedimento: 1. Iguala-se a expressão ax + b a zero; 2. Localiza-se a raiz no eixo x; 3. Estuda-se o sinal conforme os exemplos.

18 Inequações Do Primeiro Grau Exemplo 1: -2x + 7 > 0 x (-1) 2x - 7 < 0-2x + 7 = 0 x = 7/2 Exemplo 2: 2x 6 < 0 2x 6 = 0 x = 3

19 Inequações Do Primeiro Grau Exemplo 3: Resolver a inequação (x+3) > (-x-1). (x+3) > (-x-1) x+3 > -x-1 x + x > 0 2x + 4 > 0 Seja y = 2x + 4 2x + 4 = 0 x = -2 Estudando os sinais da função:

20

21 Sistemas De Inequações do 1º Grau Os sistemas são conjuntos de inequações cuja solução satisfaz a todas, simultaneamente. Para resolver um sistema de inequações procedemos da seguinte maneira: Resolvemos individualmente cada inequação; O conjunto-solução do sistema é o conjunto resultado da intersecção das inequações resolvidas individualmente.

22 Sistemas De Inequações Do 1º Grau

23 Inequações Simultâneas Sentenças matemáticas que tem mais de uma desigualdade. Veja o exemplo: -3 < x < 4 Nessa inequação, os valores de x variam de 3 até 4. O processo de resolução das inequações simultâneas é semelhante ao do sistema de inequações. 1. Separamos a inequação em duas desigualdades; 2. Achamos as soluções individuais; 3. A solução procurada é determinada pela intersecção das respostas individuais.

24 Inequações Simultâneas Exemplo 1: Achar o conjunto solução da inequação simultânea -x + 3 < x+ 1 < 2x Resolução Separando as desigualdades, temos: -x + 3 < x + 1 inequação 1 x+1 < 2x inequação 2

25 Inequação Simultâneas Continuando: Encontrando o conjunto solução de cada inequação, individualmente, temos:

26 INEQUAÇÕES SIMULTÂNEAS Resolução (continuação) A solução do sistema é obtida fazendo a intersecção ( ) das soluções individuais, ou seja das soluções da Inequação 1 e 2: 1 2 = {x IR x > 1} {x IR x > 1}= {x IR x > 1} Observe que nesse exemplo, as desigualdades são iguais. Assim, a solução da desigualdade é S = {x IR x >1} = ]1, + )

27

28 Inequações Produto e Quociente Sentenças matemáticas constituídas por desigualdades com produto ou quociente de funções. Essas inequações, em geral, tem sua solução baseada no estudo da variação do sinal de uma função do 1 o grau e nas propriedades dos sinais do produto e do quociente dos números reais.

29 Inequação Produto Exemplo: Encontre o conjunto solução da inequação produto do 1º grau (x-4) (x+2)>0 Resolvendo: Cada um dos fatores (x-4) (x+2) representa uma função do 1 o grau. Assim, iniciamos pelo estudo dos sinais dessas expressões que chamaremos de y e z, respectivamente. Para y = x-4 e z = x+2 temos: (1) Se y = x - 4, então sua raiz é obtida fazendo x - 4 = 0 x = 4. (2) Se z = x+2 então sua raiz é obtida fazendo x + 2 = 0 x = -2.

30 Inequação Produto (Continuação) (1) (2) A solução da inequação produto é obtida a partir da integração das análises das variações de sinais de y e z, representadas acima. Após, aplicamos a regra de sinais do produto dos números reais e analisamos o resultado final encontrado.

31 Inequação Produto (Continuação) y z yz Assim, a inequação produto (x-4) (x+2)>0 está definida no intervalo real { x IR x < -2 ou x > 4}

32 Inequação Quociente Exemplo: Encontre o conjunto solução da inequação quociente do 1º grau: < 0 Resolvendo: A resolução da inequação quociente é similar ao da inequação produto pois no conjunto dos números reais, a divisão ou multiplicação de dois números apresenta a mesma regra de sinais. Assim, cada termo do quociente representa uma expressão do 1 o grau. Iniciamos pelo estudo dos sinais dessas expressões que chamamos de a e b, respectivamente.

33 Inequação Quociente (Continuação) Para a = x-1 e b = x+5 temos: (1) Se a = x-1 então sua raiz é obtida fazendo x-1 = 0 x = 1. (2) Se b = x+5 então sua raiz é obtida fazendo x+5 = 0 x = -5. A solução da inequação quociente é obtida a partir da integração das análises das variações de sinais das expressões a e b, representadas acima. Após, aplicamos a regra de sinais do quociente dos números reais e analisamos o resultado final encontrado.

34 Inequação Quociente (Continuação) Observe: Assim, a inequação quociente real { x IR -5 < x < 1} < 0 está definida no intervalo

35 Obrigado pela atenção!

Inequação do Primeiro Grau

Inequação do Primeiro Grau CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2016.1 Inequação do Primeiro Grau Bárbara Simionatto - Engenharia Civil Definição Equação x Inequação Uma equação é uma igualdade entre dois membros e por

Leia mais

Inequação do Primeiro e Segundo Grau

Inequação do Primeiro e Segundo Grau CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2018.1 Inequação do Primeiro e Segundo Grau Leandro Marinho 8º período - Engenharia Civil Introdução As inequações representam uma desigualdade matemática.

Leia mais

Inequação do Segundo Grau

Inequação do Segundo Grau CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2015.1 Inequação do Segundo Grau Iva Emanuelly Pereira Lima - Engenharia Civil Na aula de hoje... Introdução e Exemplos de Inequação do Segundo Grau; Solucionando

Leia mais

Inequação do Segundo Grau

Inequação do Segundo Grau CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2015.2 Inequação do Segundo Grau Vitor Bruno Santos Pereira - Engenharia Civil Na aula de hoje... Introdução e Exemplos de Inequação do Segundo Grau; Solucionando

Leia mais

2 a Edição do Curso de Difusão Pré-Cálculo aos alunos de. Patricia Araripe e Pollyane Vieira. 15 de fevereiro de 2019

2 a Edição do Curso de Difusão Pré-Cálculo aos alunos de. Patricia Araripe e Pollyane Vieira. 15 de fevereiro de 2019 Função do 2 o grau: Equação e Inequação 2 a Edição do Curso de Difusão Pré-Cálculo aos alunos de graduação da ESALQ Patricia Araripe e Pollyane Vieira 15 de fevereiro de 2019 Definição (1) (Função) Dados

Leia mais

O gráfico da função constante é uma reta paralela ao eixo dos x passando pelo ponto (0, c). A imagem é o conjunto Im = {c}.

O gráfico da função constante é uma reta paralela ao eixo dos x passando pelo ponto (0, c). A imagem é o conjunto Im = {c}. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA Funções do 1 o Grau Prof.:

Leia mais

Agrupamento de Escolas Diogo Cão. Nome : N.º Turma : Ficha Informativa - Matemática - 7º Ano

Agrupamento de Escolas Diogo Cão. Nome : N.º Turma : Ficha Informativa - Matemática - 7º Ano Agrupamento de Escolas Diogo Cão Nome : N.º Turma : Equações Ficha Informativa - Matemática - 7º Ano Data: / / O que são equações? A sala de estar da Joana é retangular e tem 18 m 2 de área e m de comprimento.

Leia mais

01. O par (0, 3) também é solução da equação 2x + y = 3 e o par (1, 2) não é solução. Verifique.

01. O par (0, 3) também é solução da equação 2x + y = 3 e o par (1, 2) não é solução. Verifique. ALUNO(A): PROFESSOR(A): WELLINGTON DATA: / / ANO: 7 o E.F. II TURMA: N o MATEMÁTICA LISTA DE REVISÃO - º TRIMESTRE Equações do 1º grau com duas incógnitas: As equações do tipo ax + by = c, em que a, b

Leia mais

Unidade I MATEMÁTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos

Unidade I MATEMÁTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos Unidade I MATEMÁTICA Prof. Celso Ribeiro Campos Números reais Três noções básicas são consideradas primitivas, isto é, são aceitas sem a necessidade de definição. São elas: a) Conjunto. b) Elemento. c)

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Potenciação. Lucas Araújo - Engenharia de Produção

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Potenciação. Lucas Araújo - Engenharia de Produção CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2014.1 Potenciação Lucas Araújo - Engenharia de Produção Potenciação No século 3 a.c na Grécia antiga, Arquimedes resolveu calcular quantos grãos de areia

Leia mais

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 06 Licenciatura em Matemática Osasco ou x > 3

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 06 Licenciatura em Matemática Osasco ou x > 3 1. Inequações Uma inequação é uma expressão algébrica dada por uma desigualdade. Por exemplo: 3x 5 < 1 ou 2x+1 2 > 5x 7 3 ou x 1 2 + 2 > 3 Resolver a inequação significa encontrar os intervalos de números

Leia mais

21/08/ x + 2 y > 15. Considere a situação a seguir: Das sentenças matemáticas a seguir, quais são inequações?

21/08/ x + 2 y > 15. Considere a situação a seguir: Das sentenças matemáticas a seguir, quais são inequações? Considere a situação a seguir: Um retângulo tem metros de comprimento e y metros de largura, e um triângulo equilátero tem 5 m de lado. Supondo que o perímetro do retângulo seja maior que o perímetro do

Leia mais

a) 4x 10 = 0, onde x é a incógnita e 4 é 10 são os coeficientes. b) x + 3 = 4x + 8

a) 4x 10 = 0, onde x é a incógnita e 4 é 10 são os coeficientes. b) x + 3 = 4x + 8 Equação do 1º Grau Introdução Equação é uma sentença matemática aberta epressa por uma igualdade envolvendo epressões matemáticas. Uma equação é composta por incógnitas e coeficientes (esses são conhecidos).

Leia mais

Teste de Avaliação Nº 2. 9ºA. Matemática. 9/12/2004 Duração do teste: 90 minutos

Teste de Avaliação Nº 2. 9ºA. Matemática. 9/12/2004 Duração do teste: 90 minutos Agrupamento Vertical de Souselo Escola E.B., de Souselo Teste de Avaliação Nº. 9ºA Matemática 9//004 Duração do teste: 90 minutos Em todas as questões apresenta o teu raciocínio de forma clara, indicando

Leia mais

PLANEJAMENTO Disciplina: Matemática Série: 7º Ano Ensino: Fundamental Prof.:

PLANEJAMENTO Disciplina: Matemática Série: 7º Ano Ensino: Fundamental Prof.: Disciplina: Matemática Série: 7º Ano Ensino: Fundamental Prof.: II ) Compreensão de fenômenos 1ª UNIDADE Números inteiros (Z) 1. Números positivos e números negativos 2. Representação geométrica 3. Relação

Leia mais

Capítulo 1-Sistemas de Coordenadas, Intervalos e Inequações

Capítulo 1-Sistemas de Coordenadas, Intervalos e Inequações Capítulo 1-Sistemas de Coordenadas, Intervalos e Inequações 1 Sistema Unidimensional de Coordenadas Cartesianas Conceito: Neste sistema, também chamado de Sistema Linear, um ponto pode se mover livremente

Leia mais

Geometria Euclidiana Plana

Geometria Euclidiana Plana CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 014. Geometria Euclidiana Plana Parte II Joyce Danielle de Araújo - Engenharia de Produção Vitor Bruno - Engenharia Civil Introdução Desde os egípcios,

Leia mais

Professor conteudista: Renato Zanini

Professor conteudista: Renato Zanini Matemática Professor conteudista: Renato Zanini Sumário Matemática Unidade I 1 OS NÚMEROS REAIS: REPRESENTAÇÕES E OPERAÇÕES... EXPRESSÕES LITERAIS E SUAS OPERAÇÕES...6 3 RESOLVENDO EQUAÇÕES...7 4 RESOLVENDO

Leia mais

Introdução: A necessidade de ampliação dos conjuntos Numéricos. Considere incialmente o conjunto dos números naturais :

Introdução: A necessidade de ampliação dos conjuntos Numéricos. Considere incialmente o conjunto dos números naturais : Introdução: A necessidade de ampliação dos conjuntos Numéricos Considere incialmente o conjunto dos números naturais : Neste conjunto podemos resolver uma infinidade de equações do tipo A solução pertence

Leia mais

CÁLCULO I. 1 Número Reais. Objetivos da Aula

CÁLCULO I. 1 Número Reais. Objetivos da Aula CÁLCULO I Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida EMENTA: Conceitos introdutórios de limite, limites trigonométricos, funções contínuas, derivada e aplicações. Noções introdutórias sobre a integral

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Função do 1 Grau. Patricia Figuereido de Sousa - Engenharia Civil

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Função do 1 Grau. Patricia Figuereido de Sousa - Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2016.2 Função do 1 Grau Patricia Figuereido de Sousa - Engenharia Civil Equações do primeiro grau Equação é toda sentença matemática aberta que exprime

Leia mais

Geometria Euclidiana Plana

Geometria Euclidiana Plana CURSO INTRODUTÓRIO DE MTEMÁTIC PR ENGENHRI 016. Geometria Euclidiana Plana Parte II Danielly Guabiraba Dantas - Engenharia Civil Rafael lves da Silva - Engenharia Civil Introdução Desde os egípcios, que

Leia mais

Matemática & Raciocínio Lógico

Matemática & Raciocínio Lógico Matemática & Raciocínio Lógico para concursos Prof. Me. Jamur Silveira www.professorjamur.com.br facebook: Professor Jamur EQUAÇÕES EQUAÇÕES DE 1º GRAU (COM UMA VARIÁVEL) Equação é toda sentença matemática

Leia mais

Matemática Básica Função polinomial do primeiro grau

Matemática Básica Função polinomial do primeiro grau Matemática Básica Função polinomial do primeiro grau 05 1. Função polinomial do primeiro grau (a) Função constante Toda função f :R R definida como f ()=c, com c R é denominada função constante. Por eemplo:

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Função do 2º grau. Lucas Araújo Engenharia de Produção Rafael Carvalho Engenharia Civil

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Função do 2º grau. Lucas Araújo Engenharia de Produção Rafael Carvalho Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2016.1 Função do 2º grau Lucas Araújo Engenharia de Produção Rafael Carvalho Engenharia Civil Roteiro Função do Segundo Grau; Gráfico da Função Quadrática;

Leia mais

Equações de 2º grau. Denomina-se equação do 2º grau na incógnita x, toda equação da forma: IR e

Equações de 2º grau. Denomina-se equação do 2º grau na incógnita x, toda equação da forma: IR e Equações de 2º grau Definições Denomina-se equação do 2º grau na incógnita x, toda equação da forma: ax 2 + bx + c = 0; a, b, c IR e Exemplo: x 2-5x + 6 = 0 é um equação do 2º grau com a = 1, b = -5 e

Leia mais

5. EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARÍTMICAS

5. EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARÍTMICAS 57 5. EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARÍTMICAS 5.. EQUAÇÕES EXPONENCIAIS Equações que envolvem termos em que a incógnita aparece no epoente são chamadas de equações eponenciais. Por eemplo, =

Leia mais

Aula 1. e o conjunto dos inteiros é :

Aula 1. e o conjunto dos inteiros é : Aula 1 1. Números reais O conjunto dos números reais, R, pode ser visto como o conjunto dos pontos da linha real, que serão em geral denotados por letras minúsculas: x, y, s, t, u, etc. R é munido de quatro

Leia mais

a é sempre o coeficiente de x²; b é sempre o coeficiente de x, c é o coeficiente ou termo independente.

a é sempre o coeficiente de x²; b é sempre o coeficiente de x, c é o coeficiente ou termo independente. Definições Denomina-se equação do 2º grau na incógnita x, toda equação da forma: ax 2 + bx + c = 0; a, b, c Exemplo: x 2-5x + 6 = 0 é um equação do 2º grau com a = 1, b = -5 e c = 6. 6x 2 - x - 1 = 0 é

Leia mais

EQUAÇÕES BIQUADRADAS

EQUAÇÕES BIQUADRADAS EQUAÇÕES BIQUADRADAS Acredito que só pelo nome dar pra você ter uma idéia de como seja uma equação biquadrada, Se um time é campeão duas vezes, dizemos ele é bicampeão, se uma equação é do grau quando

Leia mais

LTDA APES PROF. RANILDO LOPES SITE:

LTDA APES PROF. RANILDO LOPES SITE: Matemática Aplicada - https://ranildolopes.wordpress.com/ - Prof. Ranildo Lopes - FACET 1 Faculdade de Ciências e Tecnologia de Teresina Associação Piauiense de Ensino Superior LTDA APES PROF. RANILDO

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Função do 2º Grau. Alex Oliveira Engenharia Civil

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Função do 2º Grau. Alex Oliveira Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2014.2 Função do 2º Grau Alex Oliveira Engenharia Civil Função do Segundo Grau Chama-se função do segundo grau ou função quadrática a função f: R R que

Leia mais

Geometria Analítica I

Geometria Analítica I Geom. Analítica I Respostas do Módulo I - Aula 17 1 Geometria Analítica I 10/04/2011 Respostas dos Exercícios do Módulo I - Aula 17 Aula 17 1. Nas equações deste exercício, o y está escrito em função quadrática

Leia mais

TEORIA 6: EQUAÇÕES E SISTEMAS DO 2º GRAU MATEMÁTICA BÁSICA

TEORIA 6: EQUAÇÕES E SISTEMAS DO 2º GRAU MATEMÁTICA BÁSICA TEORIA 6: EQUAÇÕES E SISTEMAS DO 2º GRAU MATEMÁTICA BÁSICA Nome: Turma: Data / / Prof: Walnice Brandão Machado Equações de 2º grau Definições Denomina-se equação do 2º grau na incógnita x, toda equação

Leia mais

NOME: TURMA: 1F8 C Nº PROFESSOR(A): Gerson Delcolle

NOME: TURMA: 1F8 C Nº PROFESSOR(A): Gerson Delcolle NOME: TURMA: 1F8 C Nº PROFESSOR(A): Gerson Delcolle ATIVIDADE DE: Matemática (Trabalho) AVALIAÇÃO: (X) A ( ) B A1 A2 ( )A3 NOTA: Data: /12/2018 Recuperação Semestral ( x ) Recuperação Final Substitutiva

Leia mais

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS BANCO DE EXERCÍCIOS - HORAS 9º ANO ESPECIALIZADO/CURSO ESCOLAS TÉCNICAS E MILITARES FOLHA Nº GABARITO COMENTADO ) A função será y,5x +, onde y (preço a ser pago) está em função de x (número de quilômetros

Leia mais

MATEMÁTICA. Equações do Primeiro Grau. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1

MATEMÁTICA. Equações do Primeiro Grau. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1 MATEMÁTICA Equações do Primeiro Grau Professor : Dêner Rocha Monster Concursos 1 Equações do primeiro grau Objetivo Definir e resolver equações do primeiro grau. Definição Chama-se equação do 1º grau,

Leia mais

Como é possível afirmar que a sala ficou com 5,5 m de comprimento após a ampliação?

Como é possível afirmar que a sala ficou com 5,5 m de comprimento após a ampliação? EQUAÇÕES DO º GRAU CONTEÚDOS Equações do º grau Processo resolutivo de uma equação Discriminante de uma equação AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Iniciaremos agora o estudo das equações do º grau com uma incógnita.

Leia mais

Professor conteudista: Renato Zanini

Professor conteudista: Renato Zanini Matemática Básica Professor conteudista: Renato Zanini Sumário Matemática Básica Unidade I 1 OS NÚMEROS REAIS: REPRESENTAÇÕES E OPERAÇÕES... EXPRESSÕES LITERAIS E SUAS OPERAÇÕES...6 3 RESOLVENDO EQUAÇÕES...7

Leia mais

Resolver uma equação do 1º grau é determinar o valor da incógnita [letra] que satisfaz a equação.

Resolver uma equação do 1º grau é determinar o valor da incógnita [letra] que satisfaz a equação. EQUAÇÃO DO º GRAU Definição: Uma equação do grau [com uma incógnita] é toda equação que pode ser reduzida à forma ax = b, onde a e b são números reais, com a 0. Veja alguns exemplos e suas formas reduzidas

Leia mais

AULÃO DE MATEMÁTICA E GEOMETRIA DO 7º ANO. Professores: Zélia e Edcarlos

AULÃO DE MATEMÁTICA E GEOMETRIA DO 7º ANO. Professores: Zélia e Edcarlos AULÃO DE MATEMÁTICA E GEOMETRIA DO 7º ANO Professores: Zélia e Edcarlos . Um ciclista percorreu 4,5 km de manhã. À tarde ele percorreu duas vezes e meia essa distância. Quantos quilômetros ele percorreu

Leia mais

Curso Satélite de. Matemática. Sessão n.º 1. Universidade Portucalense

Curso Satélite de. Matemática. Sessão n.º 1. Universidade Portucalense Curso Satélite de Matemática Sessão n.º 1 Universidade Portucalense Conceitos Algébricos Propriedades das operações de números reais Considerem-se três números reais quaisquer, a, b e c. 1. A adição de

Leia mais

E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos

E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através de pedras, ossos, desenhos, dos dedos ou outra forma qualquer, em

Leia mais

EQUAÇÃO DO 2º GRAU. Prof. Patricia Caldana

EQUAÇÃO DO 2º GRAU. Prof. Patricia Caldana EQUAÇÃO DO 2º GRAU Prof. Patricia Caldana Uma equação é uma expressão matemática que possui em sua composição incógnitas, coeficientes, expoentes e um sinal de igualdade. As equações são caracterizadas

Leia mais

Equação de 1º Grau. ax = -b

Equação de 1º Grau. ax = -b Introdução Equação é toda sentença matemática aberta que exprime uma relação de igualdade. A palavra equação tem o prefixo equa, que em latim quer dizer "igual". Exemplos: 2x + 8 = 0 5x - 4 = 6x + 8 3a

Leia mais

IGUALDADES EM IR IDENTIDADES NOTÁVEIS

IGUALDADES EM IR IDENTIDADES NOTÁVEIS IGUALDADES EM IR Uma relação muito importante definida em IR (conjunto dos números reais) é a relação de igualdade. Na igualdade A = B, A é o primeiro membro e B é o segundo membro. As igualdades entre

Leia mais

4. Números Racionais (continuação)

4. Números Racionais (continuação) 4. Números Racionais (continuação) Quando falamos em números, com as pessoas comuns, estamos nos referindo a uma classe bem especial de números racionais (Q) os chamados números decimais. Números Decimais

Leia mais

A evolução do caderno. matemática. 8 o ano ENSINO FUNDAMENTAL

A evolução do caderno. matemática. 8 o ano ENSINO FUNDAMENTAL A evolução do caderno matemática 8 o ano ENSINO FUNDAMENTAL 3 a edição são paulo 013 Coleção Caderno do Futuro Matemática IBEP, 013 Diretor superintendente Jorge Yunes Gerente editorial Célia de Assis

Leia mais

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Números inteiros adição e subtração

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Números inteiros adição e subtração Unidade 1 Números inteiros adição e subtração 1. Números positivos e números negativos Reconhecer o uso de números negativos e positivos no dia a dia. 2. Conjunto dos números inteiros 3. Módulo ou valor

Leia mais

Matemática I Capítulo 11 Função Modular

Matemática I Capítulo 11 Função Modular Nome: Nº Curso: Mecânica Integrado Disciplina: Matemática I 1 Ano Prof. Leonardo Data: / /016 Matemática I Capítulo 11 Função Modular 11.1 - Módulo O módulo, ou valor absoluto, de um número real x representado

Leia mais

216 e) 10 1 = 10 f) (-0,4) 0 = 1 g) (-4,3) 1 = - 4,3

216 e) 10 1 = 10 f) (-0,4) 0 = 1 g) (-4,3) 1 = - 4,3 1 Prof. Ranildo Lopes U. E. PROFª HELENA CARVALHO Obrigado pela preferência de nossa ESCOLA! Pegue o material no http://uehelenacarvalho.wordpress.com ESTUDANDO A POTENCIAÇÃO E SUAS PROPRIEDADES POTENCIAÇÃO

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Conjuntos. Rafael Carvalho 7º Período Engenharia Civil

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Conjuntos. Rafael Carvalho 7º Período Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2016.2 Conjuntos Rafael Carvalho 7º Período Engenharia Civil Definição Noção intuitiva: São coleções de elementos da mesma espécie. - O conjunto de todos

Leia mais

ALUNO(A): Prof.: André Luiz Acesse: 02/05/2012

ALUNO(A): Prof.: André Luiz Acesse:  02/05/2012 1. FUNÇÃO 1.1. DEFINIÇÃO Uma função é um conjunto de pares ordenados de números (x,y) no qual duas duplas ordenadas distintas não podem ter o mesmo primeiro número, ou seja, garante que y seja único para

Leia mais

1. Arcos de mais de uma volta. Vamos generalizar o conceito de arco, admitindo que este possa dar mais de uma volta completa na circunferência.

1. Arcos de mais de uma volta. Vamos generalizar o conceito de arco, admitindo que este possa dar mais de uma volta completa na circunferência. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA Trigonometria II Prof.: Rogério

Leia mais

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 3. MATEMÁTICA III 1 ESTUDO DA CIRCUNFERÊNCIA

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 3. MATEMÁTICA III 1 ESTUDO DA CIRCUNFERÊNCIA DEFINIÇÃO... EQUAÇÃO REDUZIDA... EQUAÇÃO GERAL DA CIRCUNFERÊNCIA... 3 RECONHECIMENTO... 3 POSIÇÃO RELATIVA ENTRE PONTO E CIRCUNFERÊNCIA... 1 POSIÇÃO RELATIVA ENTRE RETA E CIRCUNFERÊNCIA... 17 PROBLEMAS

Leia mais

INTRODUÇÃO À TEORIA DOS CONJUNTOS

INTRODUÇÃO À TEORIA DOS CONJUNTOS 1 INTRODUÇÃO À TEORIA DOS CONJUNTOS Gil da Costa Marques 1.1 Introdução 1.2 Conceitos básicos 1.3 Subconjuntos e intervalos 1.4 O conjunto dos números reais 1.4.1 A relação de ordem em 1.5 Intervalos 1.5.1

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Função do 1 Grau. Rafael Carvalho - Engenharia Civil

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Função do 1 Grau. Rafael Carvalho - Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 06. Função do Grau Rafael Carvalho - Engenharia Civil Equações do primeiro grau Equação é toda sentença matemática aberta que exprime uma relação de igualdade.

Leia mais

1.1. Expressão geral de arcos com uma mesma extremidade Expressão geral de arcos com uma mesma extremidade

1.1. Expressão geral de arcos com uma mesma extremidade Expressão geral de arcos com uma mesma extremidade UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA 1.1. Expressão geral de arcos

Leia mais

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 02 Licenciatura em Matemática Osasco -2010

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 02 Licenciatura em Matemática Osasco -2010 Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 0 Licenciatura em Matemática Osasco -010 Equações Polinomiais do primeiro grau Significado do termo Equação : As equações do primeiro grau são aquelas que podem

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Conjuntos. Isabelle Araujo 5º período de Engenharia de Produção

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Conjuntos. Isabelle Araujo 5º período de Engenharia de Produção CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2014.1 Conjuntos Isabelle Araujo 5º período de Engenharia de Produção Definição Noção intuitiva: São coleções de elementos da mesma espécie. - O conjunto

Leia mais

Plano Cartesiano. Relação Binária

Plano Cartesiano. Relação Binária Plano Cartesiano O plano cartesiano ortogonal é constituído por dois eixos x e y perpendiculares entre si que se cruzam na origem. O eixo horizontal é o eixo das abscissas (eixo OX) e o eixo vertical é

Leia mais

Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau. Sistemas de inequações. Primeiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau. Sistemas de inequações. Primeiro Ano do Ensino Médio Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau Sistemas de inequações Primeiro Ano do Ensino Médio Autor: Prof. Fabrício Siqueira Benevides Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 5

Leia mais

Inequações do 1º grau

Inequações do 1º grau A UUL AL A Inequações do 1º grau Analisando as condições de vida da população brasileira, certamente encontraremos um verdadeiro desequilíbrio, tanto na área social como na área econômica. Esse desequilíbrio

Leia mais

Fundamentos da Matemática

Fundamentos da Matemática Fundamentos da Matemática Aula 09 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral Química Notas de Aula

Cálculo Diferencial e Integral Química Notas de Aula Cálculo Diferencial e Integral Química Notas de Aula João Roberto Gerônimo 1 1 Professor Associado do Departamento de Matemática da UEM. E-mail: jrgeronimo@uem.br. ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO Esta notas de aula

Leia mais

EQUAÇÃO DO 1º GRAU. Toda sentença aberta expressa por uma igualdade é uma equação

EQUAÇÃO DO 1º GRAU. Toda sentença aberta expressa por uma igualdade é uma equação EQUAÇÃO DO 1º GRAU Toda sentença aberta epressa por uma igualdade é uma equação Interessante : A palavra equação apresenta o prefio equa que em latim quer dizer igual. São Equações + 12 = 21 3 + 7 = 23

Leia mais

Aula 1: Revisando o Conjunto dos Números Reais

Aula 1: Revisando o Conjunto dos Números Reais Aula 1: Revisando o Conjunto dos Números Reais Caro aluno, nesta aula iremos retomar um importante assunto, já estudado em anos anteriores: o conjunto dos números reais. Frequentemente, encontramo-nos

Leia mais

Ponto de equilíbrio P R O F. ª : A L I N E F I G U E I R Ê D O N A S C I M E N T O

Ponto de equilíbrio P R O F. ª : A L I N E F I G U E I R Ê D O N A S C I M E N T O Ponto de equilíbrio P R O F. ª : A L I N E F I G U E I R Ê D O N A S C I M E N T O Ponto de equilíbrio Para resolver uma equação de 1º grau, uma técnica útil é imaginar uma balança. Entenda o conceito

Leia mais

REVISÃO DE ÁLGEBRA. Apareceu historicamente em processos de contagem. Obs.: dependendo da conveniência, o zero pode pertencer aos naturais.

REVISÃO DE ÁLGEBRA. Apareceu historicamente em processos de contagem. Obs.: dependendo da conveniência, o zero pode pertencer aos naturais. REVISÃO DE ÁLGEBRA 1ª. AULA CONJUNTOS BÁSICOS: Conjuntos dos números naturais: * + Apareceu historicamente em processos de contagem. Obs.: dependendo da conveniência, o zero pode pertencer aos naturais.

Leia mais

1. Um exemplo de número irracional é (A) 4, (B) 4, (C) 4, (D) 3,42 4,

1. Um exemplo de número irracional é (A) 4, (B) 4, (C) 4, (D) 3,42 4, 1. Um exemplo de número irracional é (A) 4,2424242... (B) 4,2426406... (C) 4,2323... (D) 3,42 4,2426406... Solução: Número irracional é o número decimal infinito e não periódico. (A) A parte decimal é

Leia mais

Aula 10 Regiões e inequações no plano

Aula 10 Regiões e inequações no plano MÓDULO 1 - AULA 10 Aula 10 Regiões e inequações no plano Objetivos Resolver inequações do segundo grau. Analisar sistemas envolvendo inequações do primeiro e segundo graus. Resolver inequações modulares

Leia mais

FUNÇÃO MODULAR. Para qualquer número real m, representamos módulo de m por m, e o definimos do seguinte modo: m, se m 0 m = -m, se m < 0

FUNÇÃO MODULAR. Para qualquer número real m, representamos módulo de m por m, e o definimos do seguinte modo: m, se m 0 m = -m, se m < 0 IFSP - EAD FUNÇÃO MODULAR DEFINIÇÃO : MÓDULO DE UM NÚMERO REAL : Para qualquer número real m, representamos módulo de m por m, e o definimos do seguinte modo: m, se m 0 m = -m, se m < 0 EXEMPLOS : De acordo

Leia mais

Formação Continuada Nova Eja. Plano de Ação II INTRODUÇÃO

Formação Continuada Nova Eja. Plano de Ação II INTRODUÇÃO Nome: Armando dos Anjos Fernandes Formação Continuada Nova Eja Plano de Ação II Regional: Metro VI Tutor: Deivis de Oliveira Alves Este plano de ação contemplará as unidades 29 e 30. Unidade 29 I - Matrizes

Leia mais

Os números reais. Capítulo O conjunto I

Os números reais. Capítulo O conjunto I Capítulo 4 Os números reais De todos os conjuntos numéricos que estudamos agora, a transição de um para outro sempre era construída de forma elementar A passagem do conjunto dos números racionais aos reais

Leia mais

Objetivos. Expressar o vértice da parábola em termos do discriminante e dos

Objetivos. Expressar o vértice da parábola em termos do discriminante e dos MÓDULO 1 - AULA 17 Aula 17 Parábola - aplicações Objetivos Expressar o vértice da parábola em termos do discriminante e dos coeficientes da equação quadrática Expressar as raízes das equações quadráticas

Leia mais

Conjuntos. Notações e Símbolos

Conjuntos. Notações e Símbolos Conjuntos A linguagem de conjuntos é interessante para designar uma coleção de objetos. Quando os estatísticos selecionam indivíduos de uma população eles usam a palavra amostra, frequentemente. Todas

Leia mais

Atividade Complementar Resolução de exercícios

Atividade Complementar Resolução de exercícios UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Projeto PIBID/Matemática Bolsista: Victor Lucas Andrade Sá 11318110 Colégio sesquicentenário Atividade Complementar Resolução de exercícios Objetivos Específicos Conteúdos

Leia mais

Matemática. Operações Básicas. Professor Dudan.

Matemática. Operações Básicas. Professor Dudan. Matemática Operações Básicas Professor Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática OPERAÇÕES MATEMÁTICAS Observe que cada operação tem nomes especiais: Adição: + 4 = 7, em que os números e 4 são as

Leia mais

INTERVALOS, INEQUAÇÕES E MÓDULO

INTERVALOS, INEQUAÇÕES E MÓDULO Revisão de Pré-Cálculo INTERVALOS, INEQUAÇÕES E MÓDULO Prof. Dr. José Ricardo de Rezende Zeni Departamento de Matemática, FEG, UNESP Lc. Ismael Soares Madureira Júnior Guaratinguetá, SP, outubro 2016 Direitos

Leia mais

Derivadas Parciais Capítulo 14

Derivadas Parciais Capítulo 14 Derivadas Parciais Capítulo 14 DERIVADAS PARCIAIS Como vimos no Capítulo 4, no Volume I, um dos principais usos da derivada ordinária é na determinação dos valores máximo e mínimo. DERIVADAS PARCIAIS 14.7

Leia mais

UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná CLM - Campus Luiz Meneghel / CCT - Centro de Ciências Tecnológicas Disciplina de Matemática Discreta

UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná CLM - Campus Luiz Meneghel / CCT - Centro de Ciências Tecnológicas Disciplina de Matemática Discreta Termos Semelhantes(redução) a) + (não há termos semelhantes) b) ²+3-5 (não há termos semelhantes) c) +3+ => 5+ d) 5 + (3 ) - ( 9) 5 + 3 + 9 5 + 3 + 9 6 + 5 e) 8 [ - + ( + 3 7)] 8 [ - + +3 7] 8 + 3 + 7

Leia mais

Quando comparamos dois números reais a e b, somente uma das três afirmações é verdadeira: a < b ou a = b ou a > b

Quando comparamos dois números reais a e b, somente uma das três afirmações é verdadeira: a < b ou a = b ou a > b Inequações do Primeiro Grau Quando comparamos dois números reais a e b, somente uma das três afirmações é verdadeira: a < b ou a = b ou a > b Se os números a e b forem distintos, então a < b ou a > b e

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º

Leia mais

INEQUAÇÕES : Conceito:

INEQUAÇÕES : Conceito: INEQUAÇÕES : Conceito: Toda inequação é uma desigualdade aberta, o que significa que ela contém ao menos uma incógnita Trabalharemos a seguir com inequações de º e de º graus com uma só incógnita, e para

Leia mais

Análise Matemática I. Tema I: Fundamentos de Matemática Equações e inequações. Sistemas de equações.

Análise Matemática I. Tema I: Fundamentos de Matemática Equações e inequações. Sistemas de equações. Análise Matemática I Tema I: Fundamentos de Matemática Equações e inequações. Sistemas de equações. Ano acadêmico 2017 Sumário Definição de equações lineares e quadráticas. Domínio e conjunto solução.

Leia mais

Aula 2 A distância no espaço

Aula 2 A distância no espaço MÓDULO 1 - AULA 2 Objetivos Aula 2 A distância no espaço Determinar a distância entre dois pontos do espaço. Estabelecer a equação da esfera em termos de distância. Estudar a posição relativa entre duas

Leia mais

MÓDULO XI. INEQUAÇÕES 2x 20

MÓDULO XI. INEQUAÇÕES 2x 20 MÓDULO XI. Inequação INEQUAÇÕES < Logo, o conjunto solução será S. Vamos supor que, na nossa escola, a média mínima para aprovação automática seja 6 e que essa média, em cada matéria, seja calculada pela

Leia mais

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO QUADRÁTICA PARTE 2

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO QUADRÁTICA PARTE 2 EIXO DE SIMETRIA... COEFICIENTES a, b E c NO GRÁFICO... SINAL DA FUNÇÃO QUADRÁTICA...4 INEQUAÇÕES DO º GRAU...9 INEQUAÇÕES PRODUTO E QUOCIENTE... 4 SISTEMA DE INEQUAÇÕES DO º GRAU... 8 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA...

Leia mais

Matemática PROFESSOR: Francisco Monteiro OBJETIVO GERAL

Matemática PROFESSOR: Francisco Monteiro OBJETIVO GERAL ANO DE ESCOLARIDADE: 8º ano (A e B matutino e A vespertino) DISCIPLINA: Matemática PROFESSOR: Francisco Monteiro OBJETIVO GERAL Resolver situações-problema, construindo estratégias e fazendo uso de diversas

Leia mais

7. Subtração de números inteiros Adição algébrica de números inteiros 31 Expressões numéricas com adição algébrica 33

7. Subtração de números inteiros Adição algébrica de números inteiros 31 Expressões numéricas com adição algébrica 33 Sumário CAPÍTULO 1 Os números inteiros 1. A necessidade de outros números 11 2. Representação dos números inteiros na reta numérica 14 3. Valor absoluto ou módulo de um número inteiro 15 4. Números inteiros

Leia mais

As equações que pensam

As equações que pensam As equações que pensam Aula 15 Ricardo Ferreira Paraizo e-tec Brasil Matemática Instrumental Meta Apresentar resoluções de problemas envolvendo sistemas de duas equações e duas variáveis. Objetivos Após

Leia mais

Apostila de Pré-Cálculo- Parte 1. Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Instituto de Matemática Estatística e Física - IMEF

Apostila de Pré-Cálculo- Parte 1. Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Instituto de Matemática Estatística e Física - IMEF Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Matemática Estatística e Física - IMEF Apostila de Pré-Cálculo- Parte 1 Alessandro da Silva Saadi Felipe Morais da Silva 2017 2 3 Sobre os autores:

Leia mais

[ ] EXEMPLOS: Muitas vezes precisamos montar uma Matriz a partir de uma lei geral. Analise os exemplos a seguir:

[ ] EXEMPLOS: Muitas vezes precisamos montar uma Matriz a partir de uma lei geral. Analise os exemplos a seguir: MATRIZES CONCEITO: Um conjunto de elementos algébricos dispostos em uma tabela retangular com linhas e colunas é uma Matriz. A seguir, vemos um exemplo de Matriz de 3 linhas e 4 colunas, e que representaremos

Leia mais

MATEMÁTICA I. Ana Paula Figueiredo

MATEMÁTICA I. Ana Paula Figueiredo I Ana Paula Figueiredo Números Reais IR O conjunto dos números Irracionais reunido com o conjunto dos números Racionais (Q), formam o conjunto dos números Reais (IR ). Assim, os principais conjuntos numéricos

Leia mais

Oficina Álgebra 2. Após os problemas 1 e 2, há dois desafios para que você possa explorar esse novo conhecimento sobre as equações do 2º grau.

Oficina Álgebra 2. Após os problemas 1 e 2, há dois desafios para que você possa explorar esse novo conhecimento sobre as equações do 2º grau. Caro aluno, Oficina Álgebra 2 Nesta atividade, você será convidado a trabalhar com problemas que podem ser representados por meio de equações do 2º grau. Nos problemas 1 e 2, é proposto que, primeiramente,

Leia mais

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 CONJUNTOS NUMÉRICOS

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 CONJUNTOS NUMÉRICOS CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS... 2 RETA NUMERADA... 2 CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS... 4 SUBCONJUNTOS DE Z... 5 NÚMEROS OPOSTOS... 5 VALOR ABSOLUTO DE UM NÚMERO INTEIRO... 6 CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS...

Leia mais

Chama-se inequação toda sentença matemática que é aberta por uma desigualdade.

Chama-se inequação toda sentença matemática que é aberta por uma desigualdade. Módulo 14 Inequações Polinomiais! 14.1. Definição Chama-se inequação toda sentença matemática que é aberta por uma desigualdade. Eemplos: 1) - > 0; ) + 5 0; 3 3)- < + 1; 4) + < 0; A resolução das inequações

Leia mais

4 de outubro de MAT140 - Cálculo I - Método de integração: Frações Parciais

4 de outubro de MAT140 - Cálculo I - Método de integração: Frações Parciais MAT140 - Cálculo I - Método de integração: Frações Parciais 4 de outubro de 2015 Iremos agora desenvolver técnicas para resolver integrais de funções racionais, conhecido como método de integração por

Leia mais

Tarefas 24 Professor Anthony MÓDULO DE UM NÚMERO

Tarefas 24 Professor Anthony MÓDULO DE UM NÚMERO Módulo de um número real; Equações modulares; Funções modulares. 9º ano Matemática Tarefas 4 Professor Anthony MÓDULO DE UM NÚMERO Dado um número real x, definimos módulo de x, ou valor absoluto de x como:

Leia mais