PRINCÍPIO DOS TRABALHOS VIRTUAIS APLICADO À FLEXÃO DE BARRAS COM FORTE NÃO LINEARIDADE GEOMÉTRICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRINCÍPIO DOS TRABALHOS VIRTUAIS APLICADO À FLEXÃO DE BARRAS COM FORTE NÃO LINEARIDADE GEOMÉTRICA"

Transcrição

1 3 PRNCÍPO DOS TRABALHOS VRTUAS APLCADO À FLEXÃO DE BARRAS COM FORTE NÃO LNEARDADE GEOMÉTRCA José Mário Feitosa Lima * Li Fernando T. Garcia ** RESUMO No presente trabalho, à l do modelo apresentado por GARCA (987) para a fleão dinâmica de barras prismáticas com forte não linearidade geométrica, são institídas inicialmente as epressões dos trabalhos virtais interno e eterno, as qais, em pblicação posterior, servirão de base a m tratamento nmérico do problema por diferenças finitas energéticas. Dedem-se, ainda, como conseqüência da aplicação do princípio dos trabalhos virtais, as eqações diferenciais e as condições de contorno do problema. PALAVRAS-CHAVE: Fleão de Barras; Análise Dinâmica; Não Linearidade Geométrica. ABSTRACT n the crrent ork, based on a model presented b GARCA (987) for bending problems of prismatic bars ith strong geometric non-linearit and dnamic loads, the eqations for internal and eternal virtal ork ere developed. n a ftre pblication, these eqations ill serve as a basis for the nmerical treatment of the problem in qestion b the energetic finite difference method. Also in the present ork the differential eqations and bondar conditions for the problem are developed from the principle of virtal ork. KEY WORDS: Bending of Bars; Dnamic Analsis; Geometric Non Linearit. * Prof. Assistente. DTEC (UEFS). Engenheiro Civil. Mestre em Engenharia Civil, COPPE (UFRJ). jmflima@efs.br Universidade Estadal de Feira de Santana Dep. de Tecnologia. Tel./Fa (75) BR 6 KM 3, Camps - Feira de Santana/BA CEP ** Engenheiro Civil. Dotor em Engenharia Civil, COPPE (UFRJ). Prof. Adjnto - Programa de Engenharia Civil (PEC) da COPPE (UFRJ). taborda@coc.frj.br Sitientibs, Feira de Santana, n.6, p.3-49, jan./jn.

2 3 NTRODUÇÃO Em sa tese de dotorado, GARCA (987) apresento m modelo estrtral aplicado ao comportamento de barras prismáticas sjeitas à fleão plana, considerando tanto cargas dinâmicas qanto forte não linearidade geométrica. Nesse trabalho, o referido ator formlo, analiticamente, o problema, institindo as eqações diferenciais e correspondentes condições de contorno. Para tanto, visando assegrar ma maior confiabilidade no processo analítico de obtenção dessas eqações, GARCA (987) tiro partido de dois procedimentos distintos, qais sejam: o princípio de D Alembert aplicado ao eqilíbrio dinâmico de barras, estratégia clássica e largamente tiliada por diversos atores, a eemplo de CLOUGH e PENZEN (993) e PAZ (985); e o princípio de Hamilton, qe tem a vantagem de fornecer, de forma natral e consistente, as eqações diferenciais e, simltaneamente, as condições de contorno do problema. Posteriormente, ainda no mesmo trabalho, GARCA (987) implemento m tratamento nmérico sobre as eqações diferenciais do problema, simplificadas para o caso de amortecimento nlo, tiliando diferenças finitas tradicionais, para representar as derivadas dos deslocamentos no espaço, e o método da aceleração constante, visando avaliar as derivadas no tempo. Além disso, ma segnda abordagem tiliando elementos finitos, conjntamente com o método da aceleração constante, foi também apresentada. Nessa fase do trabalho, mais especificamente, qando da tentativa de abordar o problema por diferenças finitas, GARCA (987) destaco m problema qe servi de inspiração para se conceber e empreender ma pesqisa no Departamento de Tecnologia da UEFS, cjos resltados propiciaram a concepção da presente pblicação. O citado ator relato qe, ao trabalhar com as eqações diferenciais gerais de qarta ordem do problema, não obteve resltados nméricos satisfatórios, tradidos, principalmente, pela etrema dificldade de convergência no processo iterativo de Neton-Raphson, mesmo Sitientibs, Feira de Santana, n.6, p.-3, jan./jn.

3 33 em eemplos com fraca não linearidade geométrica. Para resolver esse impasse, gero das eqações íntegro-diferenciais para o problema, através de ma prévia integração nas eqações diferenciais originais. Em conseqüência disso, o tratamento nmérico passo a envolver, também, integração nmérica. Por otro lado, a redção da ordem da derivada mais alta no espaço, de qarta para terceira ordem, propicio m aspecto favorável, já qe derivadas de ordem mais baia tendem a ter representações em diferenças finitas mais precisas. Com o aílio dos dois tratamentos nméricos citados anteriormente (diferenças finitas e elementos finitos), o modelo de GARCA (987) pôde então ser aferido mediante o estdo de algns casos de carregamento e de vinclação na barra, confrontando-se as solções nméricas entre si e, por vees, comparando-as com solções analíticas disponíveis. No presente artigo, pretendem-se institir, para o modelo de GARCA (987), as epressões dos trabalhos virtais interno e eterno visando m posterior tratamento nmérico alternativo por diferenças finitas energéticas, tradido pela tiliação, na epressão do princípio dos trabalhos virtais (ptv), de representações em diferenças finitas para as derivadas no espaço. Tal abordagem já foi implementada e testada com scesso por LMA (995), para m caso particlar do modelo de GARCA (987). Além disso, como conseqüência direta da aplicação do ptv, são aqi obtidas as eqações diferenciais e as condições de contorno estáticas e cinemáticas para o problema. SSTEMA DE REFERÊNCA Conforme estabelecido por GARCA (987), adota-se o sistema cartesiano de referência X, Y e Z, observando qe o eio X coincide com o próprio eio da barra em sa configração indeformada, e qe os demais eios, Y e Z, estão contidos no plano da seção da etremidade esqerda da barra, conforme eplicita a Figra : Sitientibs, Feira de Santana, n.6, p.3-49, jan./jn.

4 34 Y Z X Figra - Sistema de referência adotado 3 HPÓTESES BÁSCAS As hipóteses consideradas para o problema podem ser apresentadas, segndo a sa natrea, em dois grpos: A) HPÓTESES GEOMÉTRCAS. Admite-se qe, drante a fleão, ocorrem grandes rotações, porém as deformações específicas e distorções mantêmse peqenas em relação à nidade;. As seções transversais da barra permanecem, com a fleão, planas e normais ao eio (Hipótese de Navier-Bernolli). Além disso, admite-se qe a seção permanece indeformada; 3. Considera-se qe a barra é prismática e qe apresenta m plano vertical de simetria XZ, no qal se spõe qe atam todos os carregamentos, acarretando, assim, fleão plana; B) HPÓTESES MECÂNCAS 4. Considera-se qe o material da barra é visco-elástico, comportando-se, segndo a lei constittiva do sólido de Kelvin- Voigt; 5. As componentes normais de tensão σ e são admitidas peqenas, qando comparadas com σ σ Sitientibs, Feira de Santana, n.6, p.3-49, jan./jn.

5 35 4 CAMPO DE DESLOCAMENTOS Com base na Figra e atentando-se para as hipóteses geométricas, o deslocamento de m ponto genérico B da barra pode ser epresso em termos das componentes, v e (associadas aos eios X, Y e Z, respectivamente, e admitidas como positivas qando no mesmo sentido destes) por: (,,, t) (, t) senθ (.a) (,,, t) v (.b) (,,, t) (, t) ( cosθ) (.c) (, ) ( ) onde t e, t são as translações segndo os eios X e Z de m ponto B o localiado sobre o eio da barra, e com θ θ(, t) representando a rotação do eio nesse mesmo ponto, admitida como positiva qando corresponde a m giro de X para Z. S h B o B C o X, d ds ( E o )d cos θ h S* B o * * B C o * θ 'd.. θ ( ' )d Z, sen θ Figra - Deslocamentos, e θ nm certo instante t Sitientibs, Feira de Santana, n.6, p.3-49, jan./jn.

6 36 Etraem-se ainda, da Figra, as segintes relações: sen E o θ (.a) cosθ ' (.b) Ε o tanθ (.c) ds d E onde o termo o d qe representa a deformação específica da fibra elementar B C do eio da barra, foi o o despreado em virtde da premissa de peqenas deformações específicas em presença da nidade. 4. RELAÇÕES DEFORMAÇÃO-DESLOCAMENTO Em atendimento à hipótese, são consideradas as relações deformação-deslocamento gerais da Elasticidade Não Linear, as qais, em virtde da hipótese, qe acarreta a nlidade das componentes ε, ε, γ, γ e γ, redem-se apenas à componente assim epressa: ε v ε (3) Sbstitindo-se as epressões () em (3), e operando, terse-á: ε θ cosθ θ cosθ θ senθ θ (4) Sitientibs, Feira de Santana, n.6, p.3-49, jan./jn.

7 37 Com o so das epressões (a) e (b), pode-se reescrever a epressão anterior na forma seginte: ε θ θ. (5) Mas, face à hipótese, o último termo nesta última pode ' ser despreado em presença de θ, resltando finalmente para ε : ε θ (6) Observando-se qe o conjnto dos três primeiros termos de (6) pode ser identificado como a deformação específica ε de ma fibra elementar do eio da barra, a componente ε fica então escrita na forma mais compacta: ε ε θ (7) com ε o E o. 4.. Relação Constittiva Considerando-se a hipótese 4, a lei constittiva tomada por GARCA (987), correspondente ao sólido de Kelvin-Voigt, pode ser escrita como sege: σ (8) Eε ε Sitientibs, Feira de Santana, n.6, p.3-49, jan./jn.

8 38 onde E e representam propriedades do material da barra, sendo a primeira grandea o módlo de elasticidade longitdinal e a segnda, o coeficiente de viscosidade. ntrodindo em (8) a epressão de ε dada em (6), reslta para σ [( ) θ ] σ E θ 4.. Esforços Solicitantes em Fnção dos Deslocamentos Os esforços solicitantes diretamente reqeridos pela formlação, M, e N, respectivamente o momento fletor em torno do eio Y e o esforço normal, são eplicitados, em conjnto com o esforço cortante Q, todos com os ses sentidos positivos, na Figra 3. (9) M Q N Figra 3 - Esforços solicitantes nma seção genérica da barra A avaliação de N e M é feita recorrendo-se às definições clássicas para esses esforços, como resltantes de tensões nma seção transversal genérica de área A da barra: N σ d Α A (.a) M σ dα A (.b) Sitientibs, Feira de Santana, n.6, p.3-49, jan./jn.

9 39, e proce- Mediante sbstitição da epressão (9) de dendo à integração, obtém-se: σ N EA A E θ θ [( ) ] (.a) M (.b) qe são, portanto, as epressões para o esforço normal e o momento fletor em termos dos deslocamentos, com a grandea representando o momento de inércia da seção em relação ao eio Y. Ressalte-se qe, embora o esforço cortante não participe diretamente da formlação aqi apresentada, pode-se, a partir do eqilíbrio dinâmico de m elemento de barra, estabelecer, para o mesmo, a seginte epressão: Q M µ θ E θ θ µ θ () onde a grandea µ é a massa específica do material da barra e o termo µ θ.. representa a força generaliada de inércia de rotação por nidade de comprimento, f, a qal será introdida posteriormente, qando da avaliação da parcela do trabalho virtal eterno. 4. PRNCÍPO DOS TRABALHOS VRTUAS δw et O ptv estabelece a igaldade entre os trabalhos virtais das forças internas δ e eternas δw, o seja, W int et δ W δ o δw δw int W et int et (3) Sitientibs, Feira de Santana, n.6, p.3-49, jan./jn.

10 4 Nos dois sbitens a segir, desenvolvem-se, individalmente essas das parcelas do ptv, tendo como objetivo principal determinar as sas epressões qe, em trabalho posterior, serão tomadas como base para o tratamento nmérico por diferenças finitas energéticas. Na seqüência, será aplicado o ptv e, como decorrência, obter-se-ão as eqações diferenciais e correspondentes condições de contorno do problema. 4.. Trabalho Virtal das Forças nternas O trabalho virtal das forças internas pode ser assim epresso: δw σ δε dv int V onde V representa o volme da barra, o então: (4) L δw ( d int σ δε Α)d A Com base na epressão (6) de variação dessa grandea na forma: δε δ δ δ δθ ε (5), obtém-se a primeira (6) ntrodindo-se então δε ora calclado em (5) e, em segida, procedendo à integração na área da seção, reslta para : δw int [ N( ) δ N δ M δ ] δw l int θ d (7) Em raão do tratamento nmérico a ser posteriormente implementado, torna-se necessário reescrever essa epressão em termos dos deslocamentos incógnitos do problema e. Para tanto, basta, primeiramente, inserir em (7) as epressões dos esforços N e M, (.a) e (.b), respectivamente, obtendo-se: Sitientibs, Feira de Santana, n.6, p.3-49, jan./jn.

11 4 δw int L 3 3 EA [( ) ( ) ] δ A 3 ΕΑ A ( ) [ ] δ ( E θ θ ) δ d θ (8) Em segida, com o aílio das relações (), avaliam-se as grandeas envolvendo nessa epressão, isto é, θ δθ δθ δ δ d θ θ ( ) ( δθ ) δ δ δ ( ) (9) () () as qais, inseridas em (8), condem a: δw int L 3 3 EA E ( ) [ A( ) ] [ A( ) ] Sitientibs, Feira de Santana, n.6, p.3-49, jan./jn.

12 4 ( ) δ 3 EA ( ) E [ A( ) ] [ ] ( ) δ { ( ) A E ( ) [ ] } δ { E ( ) [( ) ( )] [( ) ( ) ] } δ d () qe é a epressão do trabalho virtal interno na forma reqerida para implementação do tratamento nmérico por diferenças finitas energéticas. 4.. Trabalho Virtal das Forças Eternas O trabalho virtal das forças eternas será avaliado, em consonância com a hipótese 3, pela seginte epressão, en- Sitientibs, Feira de Santana, n.6, p.3-49, jan./jn.

13 43 volvendo a contribição das cargas de domínio e das possíveis cargas prescritas nas etremidades da barra: δw et { [ q () f ] δ [ q () f ] δ f δθ } L d [ F ] L δ Fδ M δθ sendo as cargas de domínio representadas por: ( ) ( ) q - carga aial distribída segndo o eio X; q - carga transversal distribída segndo o eio Z; f - força de inércia de translação por nidade de comprimento segndo o eio X ; f f - força de inércia de translação por nidade de comprimento segndo o eio Z; - força generaliada de inércia de rotação por nidade de comprimento; e as cargas de etremidade por: F - força aial prescrita nos etremos da barra; F - força transversal segndo Z, prescrita nos etremos da barra; M - momento em torno de Y, prescrito nas etremidades da barra. Esse caso geral de carregamento está representado na Figra 4, destacando-se qe todas as cargas foram representadas com os sentidos convencionados como positivos. (3) M F f F M L f f q q Figra 4 - Carregamento da barra F L F L Sitientibs, Feira de Santana, n.6, p.3-49, jan./jn.

14 44 O cálclo das forças de inércia, a partir das correspondentes definições etraídas de GARCA (987), é eplicitado a segir: f µ da µ ( senθ ) da µ A A A t (4.a) f f [ ( θ )] µ A t µ da µ cos da A A θda µ cos senθda A µ µ θ A (4.b) (4.c) δw et δw et Sbstitindo agora essas epressões em (3), tem-se para : { [ q () µ A ] δ [ q () µ A ] δ µ θδθ } L d [ F δ F δ M δθ ] L (5) δw et Por otro lado, para epressar na forma conveniente ao tratamento nmérico por diferenças finitas energéticas, impõe-se reescrevê-lo somente em fnção dos deslocamentos incógnitos do problema, conforme observado no sbitem anterior para δw. Portanto, atentando-se qe as grandeas int θ e δθ, presentes em (5), podem ser avaliadas com o aílio das epressões (), o seja, θ θ [( ) ] ( ) t t (6) θ θ δθ δθ (, ) δ δ δ ( ) δ (7) Sitientibs, Feira de Santana, n.6, p.3-49, jan./jn.

15 45 e, em segida, sbstitindo essas em (5), reslta finalmente para δ W et : L δ Wet [ q () µ A ] δ [ q ( ) µ A ] δ [ ( ) ] µ δ [( ) ( ) ] µ δ d [ Fδ Fδ M δ M ( ) δ ] 4.3 EQUAÇÕES DFERENCAS QUE REGEM O PROBLE- MA As eqações diferenciais do problema, bem como as condições de contorno, são obtidas diretamente do ptv, isto é, pela igaldade entre δ W int e δ Wet. Com esse objetivo, focalia-se, primeiramente, a parcela δ W int dada em (7), e fa-se ma integração por partes no segndo membro dessa, obtendo-se: δw L [ ( )] ( ) int N δ N δ M δθ d [ N( ) δ N δ δθ ] L δθ Sbstitindo avaliado em (7), no integrando de (9), a epressão de assme então a seginte forma: δw δw int M [ N( ) δ N δ δθ ] L M L (8) (9) [ N( )] δ ( N ) δ M δ M ( ) δ d L int (3) Sitientibs, Feira de Santana, n.6, p.3-49, jan./jn.

16 46 a qal jstifica ma nova integração por partes nos dois últimos termos do integrando, do qe reslta: δw L [ ( ) ] [ ( int N M δ N M )] δ d [ N( ) M ] δ N M ( ) [ ] δm δθ δw et Qanto à otra parcela do ptv, dada em (5), fase nessa a sbstitição das grandeas θ e δθ, presentes no integrando, pelas respectivas epressões (6) e (7), donde se obtém: L δ Wet [ q() µ A ] δ [ q() µ A ] δ [ ( ) ] δ µ [( ) ( ) ] δ µ d [ F δ F δ M δθ ] L Finalmente, procedendo-se a ma integração por partes nos termos do integrando contendo δ e δ, reslta para o trabalho virtal da forças eternas: L (3) (3) δw et [ ] δ L () ( ) q A µ µ Y () A µ µ [( ) ( ) ] δ Y q d [ Fδ Fδ M δθ ] L (33) Sitientibs, Feira de Santana, n.6, p.3-49, jan./jn.

17 47 Sitientibs, Feira de Santana, n.6, p.3-49, jan./jn. Aplicando-se o ptv, o seja, igalando-se as epressões (3) e (33), obtém-se, para o domínio, as segintes eqações diferenciais para o problema, escritas em termos dos esforços N e M : Alternativamente, com o aílio das epressões (.a), (.b), () e (), obtêm-se as eqações diferenciais escritas totalmente em termos dos deslocamentos e no instante t: ( ) ( ) [ ] () q A M N µ µ (34.a) ( ) ( ) ( ) [ ] () q A M N µ µ (34.b) 3 3 EA ( ) E ( ) [ ] ( ) [ ] A A ( ) ( ) ( ) q A µ µ µ (35.a) 3 EA ( ) E ( ) ( ) [ ] ( ) [ ] A A ( ) ( ) ( ) ( ) () q A µ µ µ (35.b)

18 CONDÇÕES DE CONTORNO DO PROBLEMA Da igaldade entre as epressões (3) e (33), dedemse, também, as segintes condições estáticas e cinemáticas nas etremidade da barra (com barra sperior indicando valores prescritos das grandeas): ( ) M F N o (36.a) ( ) F N M o (36.b) M M θ θ o (36.c) o ainda, recorrendo-se às epressões () e () de N e M : 3 3 EA ( ) E [ A( ) ] [ A( ) ] ( ) F EA 3 o (37.a) ( ) E [ ] [ A( ) ( )] A ( ) ( ) ( ) F ( ) [ ( ) ] M E o (37.b) o θ θ (37.c) Sitientibs, Feira de Santana, n.6, p.3-49, jan./jn.

19 49 5 CONSDERAÇÕES FNAS Com este trabalho, de cnho eminentemente analítico, pode-se considerar cmprida a primeira parte dos objetivos globais da pesqisa, qal seja: a) nstitição das epressões dos trabalhos virtais interno e eterno para o problema em estdo, eqações () e (8), respectivamente, escritas, eclsivamente, em termos dos deslocamentos e, forma essa apropriada à implementação posterior do tratamento nmérico por diferenças finitas energéticas; b) Dedção, a partir do ptv, das eqações diferenciais qe regem o problema e correspondentes condições de contorno estáticas e cinemáticas, eqações (35) e (37), tendo-se, assim, a formlação analítica completa do problema. A esse respeito, cabe destacar qe a dedção de GARCA (987) baseo-se no princípio de Hamilton, o qe é eqivalente à tiliação do ptv. Resta, por fim, enfatiar qe, dada a compleibilidade das eqações geradas, jstifica-se, plenamente, a implementação de abordagens nméricas visando gerar ferramentas comptacionais para eplorar o potencial da teoria. Portanto, à l desse entendimento, será apresentada, nma próima pblicação, a formlação nmérica por diferenças finitas energéticas para o problema, combinada com o método da aceleração constante como procedimento de marcha no tempo. REFERÊNCAS CLOGH, R. W. ; PENZEN, J. Dnamics of strctres,. ed. Ne York: McGra-Hill, 993. GARCA, L. F. T. Uma contribição ao estdo da fleão de barras com forte não linearidade geométrica Tese (Dotorado em Engenharia Civil) - COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro. LMA, J. M. F. Análise dinâmica da fleão de barras com não linearidade geométrica tiliando diferenças finitas energéticas Tese (Mestrado em Engenharia Civil) - COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro. PAZ, M. Strctral Dnamics,.ed. Ne York: Van Nostrand, 985. Sitientibs, Feira de Santana, n.6, p.3-49, jan./jn.

ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DE ESTRUTURAS VIA ANSYS

ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DE ESTRUTURAS VIA ANSYS 3 ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DE ESRUURAS VIA ANSYS Geralmente o MEF é o método nmérico de análise tilizado pare se obter os valores das fnções objetivo e das restrições, no qe diz respeito à maioria dos

Leia mais

Capítulo 3 Comportamento mecânico dos materiais = = = =

Capítulo 3 Comportamento mecânico dos materiais = = = = apítlo omportamento mecânico dos materiais Problema Uma peça prismática de comprimento L e secção transversal rectanglar de altra 0cm e largra 0cm foi sjeita ao ensaio de tracção. variação de comprimento

Leia mais

2 - ELEMENTOS FINITOS DE BARRA ARTICULADA. CONCEITOS BÁSICOS

2 - ELEMENTOS FINITOS DE BARRA ARTICULADA. CONCEITOS BÁSICOS Método dos elementos finitos aplicado a estrtras reticladas Capítlo - EEMETOS FIITOS DE BARRA ARTICUADA. COCEITOS BÁSICOS. - Introdção este capítlo o método dos elementos finitos (MEF vai ser aplicado

Leia mais

4 Análise dimensional para determinação da frequência e fator de amplificação do pico máximo

4 Análise dimensional para determinação da frequência e fator de amplificação do pico máximo 4 Análise dimensional para determinação da freqência e fator de amplificação do pico máimo A análise cidadosa das eqações qe regem o escoamento pode fornecer informações sobre os parâmetros importantes

Leia mais

Osciladores lineares contínuos

Osciladores lineares contínuos Osciladores lineares contínos Apontamentos da Disciplina de Dinâmica e Engenharia Sísmica Mestrado em Engenharia de Estrtras Institto Sperior Técnico ís Gerreiro Março de 1999 Osciladores ineares Contínos

Leia mais

Capítulo 5. TERMOELASTICIDADE LINEAR 1D PERMANENTE

Capítulo 5. TERMOELASTICIDADE LINEAR 1D PERMANENTE Capítlo 5. ermoelasticidade linear D permanente 65 Capítlo 5. RMOASICIDAD INAR D RMANN Neste capítlo, o modelo matemático é composto por das eações diferenciais: a problema térmico; e a problema elástico.

Leia mais

2 a Prova de Mecânica dos Fluidos II PME /05/2012 Nome: No. USP

2 a Prova de Mecânica dos Fluidos II PME /05/2012 Nome: No. USP a Prova de Mecânica dos Flidos II PME 8/5/ Nome: No. USP ª. Qestão (. pontos). Vamos admitir m escoamento trblento de ar (ρ=,kg/m ; ν=,6-5 m /s) sobre m aerofólio esbelto em regime permanente. Medidas

Leia mais

Conceitos Fundamentais 1.1

Conceitos Fundamentais 1.1 Conceitos Fndamentais. Capítlo Conceitos Fndamentais. Introdção Um sólido deformável sob a acção de forças eternas, deformar-se-á e no sólido desenvolver-se-ão esforços internos. Estes esforços serão em

Leia mais

3 Teoria de Ondas Marítimas

3 Teoria de Ondas Marítimas 3 Teoria de Ondas Marítimas 3.1. Introdção Ondas do mar resltam da ação de forças sobre m flido de maneira a pertrbar o se estado inicial, isto é, deformá-lo. Estas forças são provocadas por diversos agentes

Leia mais

Cap. 7. Princípio dos trabalhos virtuais

Cap. 7. Princípio dos trabalhos virtuais Ca. 7. Princíio dos trabalhos virtais 1. Energia de deformação interna 1.1 Definição e ressostos adotados 1.2 Densidade de energia de deformação interna 1.3 Caso articlar: Lei constittiva é reresentada

Leia mais

Departamento de Engenharia Mecânica ENG Mecânica dos Sólidos II. Teoria de Vigas. Prof. Arthur Braga

Departamento de Engenharia Mecânica ENG Mecânica dos Sólidos II. Teoria de Vigas. Prof. Arthur Braga Departamento de Engenharia Mecânica ENG 174 - Teoria de Vigas Prof. rthur Braga Tensões de Fleão em Barras (vigas Deformação do segmento IJ M N ρ Δφ I J ( ρ y Δφ Compresão ρ ρ y I J y M N Eio Neutro (deformação

Leia mais

2. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA DA ELASTICIDADE

2. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA DA ELASTICIDADE strtras I Capítlo - Conceitos básicos da teoria da elasticidade. CONCITOS FUNDAMNTAIS DA TORIA DA LASTICIDAD. - Introdção No presente capítlo são apresentados de m modo scinto os conceitos básicos da teoria

Leia mais

Curso de Análise Matricial de Estruturas 1

Curso de Análise Matricial de Estruturas 1 Crso de Análise Matricial de Estrtras IV MÉODO DA IIDEZ IV. Solção eral A modelagem de m sistema estrtral para sa resolção através do método da rigidez deve preferencialmente apretar m número de coordenadas

Leia mais

PRIMITIVAS 1. INTRODUÇÃO

PRIMITIVAS 1. INTRODUÇÃO Material de apoio referente ao tópico: Integrais Módlo I. Adaptado de: Prof. Dr. José Donizetti Lima por Prof. Dra. Dayse Regina Batists.. INTRODUÇÃO PRIMITIVAS Em mitos problemas, embora a derivada de

Leia mais

MÉTODOS NUMÉRICOS PARA A ENGENHARIA

MÉTODOS NUMÉRICOS PARA A ENGENHARIA CEFET/PR - CENTRO FEDERA DE EDUCAÇÃO PARANÁ TECNOÓGICA DO PARANÁ DAMEC - DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MECÂNICA MÉTODOS NUMÉRICOS PARA A ENGENHARIA INTRODUÇÃO AO MÉTODO DOS EEMENTOS FINITOS Fndamentos Teóricos

Leia mais

2 Formulação do Problema

2 Formulação do Problema Formulação do Problema Neste capítulo apresenta-se a formulação para a obtenção do funcional de energia de deformação usando tanto uma formulação linear quanto não-linear objetivando a obtenção das equações

Leia mais

4 Estudos sobre Ductilidade de Vigas Reforçadas

4 Estudos sobre Ductilidade de Vigas Reforçadas 4 Estdos sobre Dctilidade de Vigas Reforçadas 4.1. Introdção Este capítlo apresenta algns estdos teóricos e experimentais encontrados na literatra sobre vigas de concreto armado reforçadas com compósitos

Leia mais

5 Exemplos de análise determinística 5.1. Introdução

5 Exemplos de análise determinística 5.1. Introdução 5 Exemplos de análise determinística 5.1. Introdção Para validação dos modelos nméricos determinísticos e comparações entre os procedimentos de solção, são efetadas análises de qatro exemplos. O primeiro

Leia mais

AULA Exercícios. DETERMINAR A EXPRESSÃO GERAL E A MATRIZ DE UMA TL CONHECIDAS AS IMAGENS DE UMA BASE DO

AULA Exercícios. DETERMINAR A EXPRESSÃO GERAL E A MATRIZ DE UMA TL CONHECIDAS AS IMAGENS DE UMA BASE DO Note bem: a leitra destes apontamentos não dispensa de modo algm a leitra atenta da bibliografia principal da cadeira Chama-se a atenção para a importância do trabalho pessoal a realizar pelo alno resolvendo

Leia mais

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Problemas Planos

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Problemas Planos Método dos Elementos Finitos Aplicado à Problemas Planos Profa Mildred Ballin Hecke, D.Sc CESEC/UFPR Método dos Elementos Finitos Aplicado a Problemas Planos 1 Introdução Ocorre ESTADO PLANO DE TENSÕES

Leia mais

Aula 2: Vetores tratamento algébrico

Aula 2: Vetores tratamento algébrico Ala : Vetores tratamento algébrico Vetores no R e no R Decomposição de etores no plano ( R ) Dados dois etores e não colineares então qalqer etor pode ser decomposto nas direções de e. O problema é determinar

Leia mais

Teoria Clássica das Placas

Teoria Clássica das Placas Universidade Federal do Ceará Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil Fleão de Placas ANÁLISE DE ESTRUTURAS I PROF. EVANDRO PARENTE JUNIOR (UFC) PROF. ANTÔNIO MACÁRIO

Leia mais

FATOR DE CONCENTRAÇÃO DE TENSÃO À FADIGA - COMPARAÇÃO ENTRE VALORES EXPERIMENTAIS E OBTIDOS COM A UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE ELEMENTOS FINITOS

FATOR DE CONCENTRAÇÃO DE TENSÃO À FADIGA - COMPARAÇÃO ENTRE VALORES EXPERIMENTAIS E OBTIDOS COM A UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE ELEMENTOS FINITOS FATOR DE CONCENTRAÇÃO DE TENSÃO À FADIGA - COMPARAÇÃO ENTRE VALORES EXPERIMENTAIS E OBTIDOS COM A UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE EMENTOS FINITOS Liz Daré Neto Gstavo Tietz Cazeri Edardo Carlos Bianchi Rodrigo

Leia mais

Curso de Engenharia Civil. Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil CAPÍTULO 3: FLEXÃO

Curso de Engenharia Civil. Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil CAPÍTULO 3: FLEXÃO Curso de Engenharia Civil Universidade Estadual de aringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil CÍTULO 3: FLEXÃO 3. Revisão de Esforços nternos étodo das Seção: 3. Revisão de Esforços nternos

Leia mais

Representação de vetores

Representação de vetores UL PSSD Representação de vetores Modo Gráfico: Segmento de reta orientado com a mesma direção e sentido qe o vetor considerado e cjo comprimento é proporcional à magnitde do mesmo. Modo escrito: Letras

Leia mais

Cálculo Vetorial. Geometria Analítica e Álgebra Linear - MA Aula 04 - Vetores. Profa Dra Emília Marques Depto de Matemática

Cálculo Vetorial. Geometria Analítica e Álgebra Linear - MA Aula 04 - Vetores. Profa Dra Emília Marques Depto de Matemática Cálclo Vetorial Estdaremos neste tópico as grandezas etoriais, sas operações, propriedades e aplicações. Este estdo se jstifica pelo fato de, na natreza, se apresentarem 2 tipo de grandezas, as escalares

Leia mais

PROVAS DE ACESSO E INGRESSO PARA OS MAIORES DE 23 ANOS

PROVAS DE ACESSO E INGRESSO PARA OS MAIORES DE 23 ANOS PROVAS DE ACESSO E INGRESSO PARA OS MAIORES DE ANOS Ano Lectivo: 009 / 00 Folha de Escola onde se realiza esta prova: Data: 6 / 0 / 009 Prova: MATEMÁTICA Nome do Candidato: Docente(s): Docmento de Identificação

Leia mais

CURSO de ENGENHARIA DE PRODUÇÃO e MECÂNICA VOLTA REDONDA Gabarito

CURSO de ENGENHARIA DE PRODUÇÃO e MECÂNICA VOLTA REDONDA Gabarito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA o semestre letivo de 010 e 1 o semestre letivo de 011 CURSO de ENGENHARIA DE PRODUÇÃO e MECÂNICA VOLTA REDONDA Gabarito INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Verifiqe se

Leia mais

6 Análise dos Resultados

6 Análise dos Resultados 6 Análise dos Resltados 6.. Introdção Neste capítlo são apresentados e analisados os resltados obtidos nos ensaios das sete vigas e a determinação dos ses índices de dctilidade. As resistências das vigas

Leia mais

26 a 28 de maio de 2010 Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia

26 a 28 de maio de 2010 Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia Universidade Federal de São João Del-Rei MG 6 a 8 de maio de 010 Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia Um Estudo sobre a Validade da Hipótese de Pequenos Deslocamentos em Projetos

Leia mais

8.º Ano de escolaridade 2014/2015

8.º Ano de escolaridade 2014/2015 8.º Ano de escolaridade 2014/2015 A cada período serão acrescidas as alas de avaliação DOMÍNIO ÁLGEBRA (ALG8) NÚMEROS E OPERAÇÕES (NO8) CONTEÚDOS 1. Números reais Tempos previstos (45 min) 22 Distribição

Leia mais

Integral Indefinido - Continuação

Integral Indefinido - Continuação - Continação Técnicas de Integração (Primitivação) OBJETIVO: Apresentar técnicas para determinar a fnção F() conhecida como primitiva tal qe F () f() o: f() d F() As principais técnicas de primitivação

Leia mais

Vibrações mecânicas. Este movimento chama-se vibração mecânica, em princípio representa sempre efeitos indesejáveis

Vibrações mecânicas. Este movimento chama-se vibração mecânica, em princípio representa sempre efeitos indesejáveis Vibrações mecânicas Jstiicação da ocorrência Sistema mecânico em eqilíbrio estável Introdz-se ma pertrbação por exemplo na orma do deslocamento Liberta-se Depois disso o sistema tende voltar à sa posição

Leia mais

Deslocamento. Mecânica dos Sólidos I

Deslocamento. Mecânica dos Sólidos I Deslocamento Q P z Deslocamento Q Q P Q P P Translação z Deslocamento P Q Q Q P P Movimento de Corpo Rígido Translação Rotação z Deslocamento P P Q Q Q P Translação Rotação Deformação z Deslocamento z

Leia mais

Programação Dinâmica Determinística

Programação Dinâmica Determinística Programação Dinâmica Determinística Processos de Decisão Mltiestágios Um processo de decisão mltiestágios é m processo qe pode ser desdobrado segndo m certo número de etapas seqênciais, o estágios, qe

Leia mais

PROF. GILBERTO SANTOS JR VETORES

PROF. GILBERTO SANTOS JR VETORES . Introdção Listas de números Sponha qe os pesos de oito estdantes estão listados abaio: 6,, 4, 4, 78, 4, 6, 9 Podemos denotar todos os alores dessa lista sando apenas m símbolo, por eemplo w, com diferentes

Leia mais

3. IDEALIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE BARRAS

3. IDEALIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE BARRAS 3. IDEALIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE BARRAS Como discutido no Capítulo 1, a análise estrutural de estruturas reticuladas está fundamentada na concepção de um modelo matemático, aqui chamado de modelo estrutural,

Leia mais

CÁLCULO I. 1 Teorema do Confronto. Objetivos da Aula

CÁLCULO I. 1 Teorema do Confronto. Objetivos da Aula CÁLCULO I Prof. Marcos Diniz Prof. André Almeida Prof. Edilson Neri Júnior Prof. Emerson Veiga Prof. Tiago Coelho Ala n o 07: Teorema do Confronto. Limite Fndamental Trigonométrico. Teorema do Valor Intermediário.

Leia mais

Capítulo 1 Introdução

Capítulo 1 Introdução Capítlo 1 Introdção Nas últimas décadas, o Método de Elementos Finitos tem sido ma das principais ferramentas da mecânica comptacional na representação dos mais diversos tipos de fenômenos físicos presentes

Leia mais

Lista de Exercício 3 Elastoplasticidade e Análise Liimite 18/05/2017. A flexão na barra BC ocorre no plano de maior inércia da seção transversal.

Lista de Exercício 3 Elastoplasticidade e Análise Liimite 18/05/2017. A flexão na barra BC ocorre no plano de maior inércia da seção transversal. Exercício 1 Para o sistema estrutural da figura 1a, para o qual os diagramas de momento fletor em AB e força normal em BC da solução elástica são indicados na figura 1b, estudar pelo método passo-a-passo

Leia mais

a. com fontes emissoras pontuais (chaminés); b. com fontes emissoras lineares (estradas);

a. com fontes emissoras pontuais (chaminés); b. com fontes emissoras lineares (estradas); MODELAÇÃO DE POLUIÇÃO ATMOSFÉRIA A fnção dos modelos de qalidade do ar é representar matematicamente os processos de dilição, transporte e mistra dos polentes emitidos para o ar. Eistem vários tipos de

Leia mais

AULA 2: RESPOSTAS DOS MATERIAIS SEGUNDO A MECÂNICA DOS MEIOS CONTÍNUOS

AULA 2: RESPOSTAS DOS MATERIAIS SEGUNDO A MECÂNICA DOS MEIOS CONTÍNUOS Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações Laboratório de Mecânica Computacional Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos Departamento

Leia mais

ALBERT EINSTEIN INSTITUTO ISRAELITA DE ENSINO E PESQUISA CENTRO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE ABRAM SZAJMAN

ALBERT EINSTEIN INSTITUTO ISRAELITA DE ENSINO E PESQUISA CENTRO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE ABRAM SZAJMAN ALBERT EINSTEIN INSTITUTO ISRAELITA DE ENSINO E PESQUISA CENTRO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE ABRAM SZAJMAN CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA CLÍNICA DISCIPLINA: GESTÃO DE TECNOLOGIAS MÉDICAS TEMA:REGULAÇÃO

Leia mais

Aprendizagens Académicas

Aprendizagens Académicas AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO LOURENÇO VALONGO Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Matemática 3º Ciclo 2016/2017 PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS 8º ANO O perfil do alno foi definido

Leia mais

MÉTODOS DE INTEGRAÇÃO

MÉTODOS DE INTEGRAÇÃO ÁLULO DIFERENIL E INTEGRL MÉTODOS DE INTEGRÇÃO Nem todas as integrais são imediatas segndo o formlário dado, porém algns métodos simples ajdam a obter as primitivas das fnções qe não têm integração imediata.

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA NOTAS COMPLEMENTARES

COMPUTAÇÃO GRÁFICA NOTAS COMPLEMENTARES Uniersidade Estadal do Oeste do Paraná - UNIOESTE Centro de Ciências Eatas e Tecnológicas - CCET Crso de Ciência da Comptação COMPUTAÇÃO GRÁFICA NOTAS COMPLEMENTARES CASCAVEL - PR 9 SUMÁRIO PRINCÍPIOS

Leia mais

2 Fundamentos Teóricos

2 Fundamentos Teóricos 8 Fundamentos Teóricos Todos os elementos estruturais correspondem a domínios tridimensionais, mas podem ter sua formulação simplificada quando se introduem algumas hipóteses, tais como: a. fibras paralelas

Leia mais

Matemática A. Versão 1. Na sua folha de respostas, indique de forma legível a versão do teste. Teste Intermédio de Matemática A.

Matemática A. Versão 1. Na sua folha de respostas, indique de forma legível a versão do teste. Teste Intermédio de Matemática A. Teste Intermédio de Matemática A Versão Teste Intermédio Matemática A Versão Dração do Teste: 90 mintos 9.0.0.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/004, de 6 de Março Na sa folha de respostas, indiqe

Leia mais

Química. Bioprocessos e Biotecnologia para contato:

Química. Bioprocessos e Biotecnologia  para contato: SIMULAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE REATORES CONTÍNUOS DE MISTURA PERFEITA CONTENDO ENZIMAS IMOBILIZADAS EM MATRIZES POROSAS PARA A CINÉTICA COM INIBIÇÃO POR SUBSTRATO PROBLEMA ENVOLVENDO MÚLTIPLOS ESTADOS ESTACIONÁRIOS

Leia mais

Modelagem Numérica de Flexão de Placas Segundo a Teoria de Kirchhoff

Modelagem Numérica de Flexão de Placas Segundo a Teoria de Kirchhoff Resumo odelagem Numérica de Flexão de Placas Segundo a Teoria de Kirchhoff aniel ias onnerat 1 1 Hiperestática Engenharia e Projetos Ltda. /ddmonnerat@yahoo.com.br A teoria clássica ou teoria de Kirchhoff

Leia mais

f R e P o D. Vimos que (Po x

f R e P o D. Vimos que (Po x Universidade Salvador UNIFACS Crsos de Engenharia Cálclo IV Proa: Ilka Reboças Freire Cálclo Vetorial Teto 0: Derivada Direcional e Gradiente. A Derivada Direcional Consideremos a nção escalar : D R R

Leia mais

Sistemas Reticulados

Sistemas Reticulados 6/0/017 E-US EF60 EF60 Estruturas na ruitetura III - Estruturas na ruitetura I I - Sistemas Reticulados Sistemas Reticulados e Laminares FU-US Deformações na Fleão Sistemas Reticulados (7/0/017) rofessores

Leia mais

3- Equação Diferencial Ordinária de 1 a Ordem Homogênea

3- Equação Diferencial Ordinária de 1 a Ordem Homogênea - Eqação Diferencial Ordinária de a Ordem Homogênea Definição de Fnção Homogênea: Se ma fnção f(, y) satisfaz a condição f(t, ty) n f(, y) para algm número real n, então dizemos qe f é ma fnção homogênea

Leia mais

Capítulo 4. Convecção Natural

Capítulo 4. Convecção Natural Capítlo 4 Convecção Natral eitra e Exercícios (Incropera & DeWitt) 6ª Edição Seções: 9. a 9.9 Exercícios: Cap. 9 6, 9, 3, 8, 5, 7, 30, 36, 45, 58, 75, 88, 9, 94, 05, 0 5ª Edição Seções: 9. a 9.9 Exercícios:

Leia mais

Cálculo 1 4ª Lista de Exercícios Derivadas

Cálculo 1 4ª Lista de Exercícios Derivadas www.matematiqes.com.br Cálclo 4ª Lista de Eercícios Derivadas ) Calclar as derivadas das epressões abaio, sando as fórmlas de derivação: a) y 4 4 d 4 b) f f c) y d d) y R : d df e) 6 f R : 6 d f) 5 y 4

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. ) uma base ortonormal positiva de versores de V. Digamos que a lei de transformação do operador T seja dada por:

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. ) uma base ortonormal positiva de versores de V. Digamos que a lei de transformação do operador T seja dada por: PME-00 - Mecânica dos Sólidos a ista de Exercícios Apresentar as unidades das seguintes grandezas, segundo o Sistema nternacional de Unidades (S..: a comprimento (l; i rotação (θ; b força concentrada (P;

Leia mais

QUESTÕES EXPERIMENTAIS DO ENSAIO ACELERADO COM ESTRESSE NA TEMPERATURA DE RELÉS

QUESTÕES EXPERIMENTAIS DO ENSAIO ACELERADO COM ESTRESSE NA TEMPERATURA DE RELÉS QUESTÕES EXPERMENTAS DO ENSAO ACELERADO COM ESTRESSE NA TEMPERATURA DE RELÉS Maira M. Camargo Núcleo de Gestão da Qalidade e Metrologia, FEAU, UNMEP; Rod. SP 306, km 1-13450-000 - Sta. Bárbara D Oeste

Leia mais

Mecânica dos Sólidos I Parte 4 Análise de Deformações

Mecânica dos Sólidos I Parte 4 Análise de Deformações Departamento de Engenharia Mecânica Parte 4 Análise de Deformações Prof. Arthr M. B. Braga 009.1 Deslocamento Q P z Deslocamento Q Q P P P Q Translação z Deslocamento P Q Q Q P P Movimento de Corpo Rígido

Leia mais

Resistência dos. Materiais. Capítulo 3. - Flexão

Resistência dos. Materiais. Capítulo 3. - Flexão Resistência dos Materiais - Flexão cetatos baseados nos livros: - Mechanics of Materials - Beer & Jonhson - Mecânica e Resistência dos Materiais V. Dias da Silva Índice Flexão Pura Flexão Simples Flexão

Leia mais

Simulação do Resfriamento de Chapas de Aço em Laminação Controlada. Cooling Simulation of Steel Sheets under Controlled Rolling

Simulação do Resfriamento de Chapas de Aço em Laminação Controlada. Cooling Simulation of Steel Sheets under Controlled Rolling SSN 57-7076 Revista Matéria, v. 9, n., pp. 4 54, 004 http://www.materia.coppe.frj.br/sarra/artigos/artigo0306 Simlação do Resfriamento de Chapas de Aço em Laminação Controlada RESUMO Sanderson L. G. de

Leia mais

Teoria das Estruturas I - Aula 08

Teoria das Estruturas I - Aula 08 Teoria das Estruturas I - Aula 08 Cálculo de Deslocamentos em Estruturas Isostáticas (1) Trabalho Externo das Cargas e Energia Interna de Deformação; Relações entre Energia de Deformação e Esforços Internos;

Leia mais

Sergio Persival Baroncini Proença

Sergio Persival Baroncini Proença ula n.4 : ESTUDO D FLEXÃO São Carlos, outubro de 001 Sergio Persival Baroncini Proença 3-) ESTUDO D FLEXÃO 3.1 -) Introdução No caso de barras de eixo reto e com um plano longitudinal de simetria, quando

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral I 1 o Teste - LEAN, MEAer, MEAmb, MEBiol, MEMec

Cálculo Diferencial e Integral I 1 o Teste - LEAN, MEAer, MEAmb, MEBiol, MEMec Cálclo Diferencial e Integral I 1 o Teste - LEAN, MEAer, MEAmb, MEBiol, MEMec 14 de Abril de 011-11 horas I (8.0 val. 1. (1.0 val. Seja A R o conjnto solção da ineqação + ( 0. Escreva A como ma nião de

Leia mais

MÉTODOS DE ENERGIA 1 INTRODUÇÃO

MÉTODOS DE ENERGIA 1 INTRODUÇÃO MÉTODOS DE ENERGIA 1 INTRODUÇÃO Quando não ocorre dissipação de energia, o trabalho realizado pelas cargas aplicadas e a energia são iguais, sendo o trabalho um produto vetorial da força pelo deslocamento.

Leia mais

Sumário e Objectivos. Setembro. Elementos Finitos 2ªAula

Sumário e Objectivos. Setembro. Elementos Finitos 2ªAula Sumário e Objectivos Sumário: Revisão de Alguns Conceitos Fundamentais da Mecânica dos Sólidos. Relações Deformações Deslocamentos. Relações Tensões Deformações Equações de Equilíbrio. Objectivos da Aula:

Leia mais

7 Conclusões e Sugestões para Trabalhos Futuros

7 Conclusões e Sugestões para Trabalhos Futuros 7 Conclsões e Sgestões para Trabalhos Ftros Este trabalho experimental estda a inflência do parâmetro dctilidade em sete vigas retanglares de concreto armado reforçadas à flexão com tecidos de fibra de

Leia mais

CAPÍTULO 4: DEFLEXÃO DE VIGAS

CAPÍTULO 4: DEFLEXÃO DE VIGAS urso de Engenharia iil Uniersidade Estadual de Maringá entro de Tecnologia Departamento de Engenharia iil PÍTUO : DEFEXÃO DE VIGS. Euação Diferencial da inha Elástica inha Elástica é a cura ue representa

Leia mais

4 SOLUÇÕES ANALÍTICAS

4 SOLUÇÕES ANALÍTICAS 4 SOLUÇÕES ANALÍTICAS 4 Desenvolvimento Dentre os mais diversos tipos de estruturas que fazem uso de materiais compósitos, os tubos cilindricos laminados são um caso particular em que soluções analíticas,

Leia mais

3 Conceitos Clássicos de Ductilidade 3.1. Introdução

3 Conceitos Clássicos de Ductilidade 3.1. Introdução 3 Conceitos Clássicos de Dctilidade 3.1. Introdção As vigas de concreto armado reorçadas externamente com compósitos de ibra de carbono (CFC) apresentam m comportamento dierenciado em relação às vigas

Leia mais

2 Cinemática 2.1 CINEMÁTICA DA PARTÍCULA Descrição do movimento

2 Cinemática 2.1 CINEMÁTICA DA PARTÍCULA Descrição do movimento 2 Cinemática A cinemática tem como objeto de estudo o movimento de sistemas mecânicos procurando descrever e analisar movimento do ponto de vista geométrico, sendo, para tal, irrelevantes os fenómenos

Leia mais

1 Introdução. Manoel DOMINGOS FILHO 1

1 Introdução. Manoel DOMINGOS FILHO 1 UMA APLICAÇÃO SOBRE A COMPARAÇÃO DE PREVISORES CLÁSSICOS E INVERSOS NO MODELO DE CALIBRAÇÃO ESTRUTURAL NA OBTENÇÃO DE MEDIDAS INDIRETAS REALIZADAS POR MEIO DE HIPSÔMETROS E PRANCHETA DENDOMÉTRICA Manoel

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GEOMETRICAS DE SUPERFICIES PLANAS

CARACTERÍSTICAS GEOMETRICAS DE SUPERFICIES PLANAS CARACTERÍSTCAS GEOMETRCAS DE SUPERFCES PLANAS 1 CENTRÓDES E BARCENTROS 1.1 ntrodução Freqüentemente consideramos a força peso dos corpos como cargas concentradas atuando num único ponto, quando na realidade

Leia mais

Composição de movimentos. P(x,y) y(t) x(t) descoberta de Galileu

Composição de movimentos. P(x,y) y(t) x(t) descoberta de Galileu Composição de movimentos P(,) (t) O (t) X descoberta de Galile Uma grande parte da discssão qe sege visa o caso particlar em qe temos m movimento nma direção X e otro na direção Y, e no qal o qe acontece

Leia mais

Efeitos de 2ª 2 Ordem

Efeitos de 2ª 2 Ordem Prof. uciano ima - lucianolima@uerj.br Eq.. Diferencial Efeitos 2ª 2 Ordem Programa de Pós-GraduaP Graduação em Engenharia Civil estrado Acadêmico Faculdade de Engenharia FEN/UERJ Professor: uciano Rodrigues

Leia mais

CONVECÃO NATURAL. É o processo de transferência de calor induzido por forças gravitacionais, centrífugas ou de Coriolis.

CONVECÃO NATURAL. É o processo de transferência de calor induzido por forças gravitacionais, centrífugas ou de Coriolis. CONVECÃO NAURA É o processo de transferência de calor indzido por forças gravitacionais, centrífgas o de Coriolis. A convecção natral ocorre na circlação atmosférica e oceânica, sistemas de refrigeração

Leia mais

Observe as retas a, b, c e d. Elas formam um feixe de retas paralelas.

Observe as retas a, b, c e d. Elas formam um feixe de retas paralelas. TEOREMA DE TALES CONTEÚDO Teorema de Tales AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Observe as retas a, b, c e d. Elas formam m feixe de retas paralelas. A retas f e g são retas transversais a esse feixe. Saiba mais

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA I/2013 DEPARTAMENTO DE ECONOMIA 18/7/13

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA I/2013 DEPARTAMENTO DE ECONOMIA 18/7/13 UNIVRSIDAD D BRASÍLIA I/3 DPARTANTO D CONOIA 8/7/3 TORIA DOS JOGOS - PÓS PROFSSOR AURÍCIO SOARS BUGARIN CO bgarin@nb.br htttp://www.bgarinmaricio.com PROVA GABARITO Problema -Direito e conomia A área de

Leia mais

Mecânica dos Sólidos II Parte 1 (Revisão)

Mecânica dos Sólidos II Parte 1 (Revisão) Departamento de Engenharia Mecânica Parte 1 (Revisão) Prof. Arthur M. B. Braga 214.2 ENG 174 Prof. Arthur M. B. Braga Secretaria do DEM ou Lab de Sensores a Fibra Óptica E-Mail: abraga@puc-rio.br Tel:

Leia mais

05/08/2014. RM = (RB ± IM) unidade. Como usar as informações disponíveis sobre o processo de medição e escrever corretamente o resultado da medição?

05/08/2014. RM = (RB ± IM) unidade. Como usar as informações disponíveis sobre o processo de medição e escrever corretamente o resultado da medição? 6 Resltados de Medições Diretas Fndamentos da Metrologia Científica e Indstrial Slides do livrofmci Motivação definição do mensrando procedimento de medição resltado da medição condições ambientais operador

Leia mais

Método dos Elementos Finitos Aplicado a Peças Esbeltas Sujeitas à Carregamento Axial

Método dos Elementos Finitos Aplicado a Peças Esbeltas Sujeitas à Carregamento Axial Método dos Elementos Fntos Aplcado a Peças Esbeltas Suetas à Carregamento Aal Profa Mldred Balln Hecke, D.Sc UFPR - CESEC 1 Programa da aula: l TREIÇAS: Revsão de concetos da Resstênca dos Materas, com

Leia mais

VERSÃO 1. Prova Escrita de Matemática A. 12.º Ano de Escolaridade. Prova 635/1.ª Fase. Braille. Duração da Prova: 150 minutos. Tolerância: 30 minutos.

VERSÃO 1. Prova Escrita de Matemática A. 12.º Ano de Escolaridade. Prova 635/1.ª Fase. Braille. Duração da Prova: 150 minutos. Tolerância: 30 minutos. EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n.º 19/01, de 5 de jlho Prova Escrita de Matemática A 1.º Ano de Escolaridade Prova 65/1.ª Fase 11 Páginas Braille Dração da Prova: 150 mintos. Tolerância:

Leia mais

LOM Teoria da Elasticidade Aplicada

LOM Teoria da Elasticidade Aplicada Departamento de Engenharia de Materiais (DEMAR) Escola de Engenharia de orena (EE) Universidade de São Paulo (USP) OM3 - Teoria da Elasticidade Aplicada Parte 4 - Análise Numérica de Tensões e Deformações

Leia mais

LOCALIZAÇÃO TEMPO-FREQUÊNCIA: UMA DESCRIÇÃO DA ANÁLISE WAVELET EM TEMPO CONTÍNUO

LOCALIZAÇÃO TEMPO-FREQUÊNCIA: UMA DESCRIÇÃO DA ANÁLISE WAVELET EM TEMPO CONTÍNUO LOCALIZAÇÃO TEMPO-FREQUÊNCIA: UMA DESCRIÇÃO DA ANÁLISE WAVELET EM TEMPO CONTÍNUO Hmberto Gimenes Macedo, Virginia Klasner de Oliveira, Francisco Carlos Rocha Fernandes, Carlos Henriqe Netto Lahoz Universidade

Leia mais

DERIVADAS E DIFERENCIAIS II. Nice Maria Americano da Costa

DERIVADAS E DIFERENCIAIS II. Nice Maria Americano da Costa DERIVADAS E DIFERENCIAIS II Nice Maria Americano da Costa DERIVADAS DE ALGUMAS FUNÇÕES ELEMENTARES f f sen f f tg f cot f log f ln f e n a f n n f f sen sen f loga e f f e f sec f ec PROPRIEDADES Teorema.

Leia mais

Módulo de elasticidade ou módulo de Young

Módulo de elasticidade ou módulo de Young CAPÍTULO FLEXÃO DE VIGA Antecedendo a apresentação da formulação de diversos tipos de elementos de viga, efectua-se em seguida uma revisão dos fundamentos da flexão de vigas. Apenas são consideradas as

Leia mais

SOLICITAÇÕES COMBINADAS (FLEXÃO COMPOSTA)

SOLICITAÇÕES COMBINADAS (FLEXÃO COMPOSTA) Versão 2009 (FLEXÃO COMPOSTA) As chamadas Solicitações Simples são: a) Tração e Compressão (Solicitação Aial): age somente esforço normal N na seção b) Torção: age somente momento torsor T na seção c)

Leia mais

Mecânica dos Sólidos I Parte 3 Estado Plano de Tensão

Mecânica dos Sólidos I Parte 3 Estado Plano de Tensão Departamento de Engenharia Mecânica Parte 3 Estado Plano de Tensão Prof. Arthur M. B. Braga 15.1 Mecânica dos Sólidos Problema F 1 Corpo sujeito a ação de esforços eternos (forças, momentos, etc.) F 7

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais - Flexão Acetatos e imagens baseados nos livros: - Mechanics of Materials - Beer & Jonhson - Mecânica e Resistência dos Materiais V. Dias da Silva - Resistência dos Materiais, R.C. Hibbeler Índice Flexão

Leia mais

MECÂNICA DO CONTÍNUO. Tópico 3. Método dos Trabalhos Virtuais

MECÂNICA DO CONTÍNUO. Tópico 3. Método dos Trabalhos Virtuais MECÂNICA DO CONTÍNUO Tópico 3 Método dos Trabalhos Virtuais PROF. ISAAC NL SILVA Aspecto físico do equilíbrio Instável Estável P y1 y2 P Indiferente P Aspecto matemático: Eq. Instável d 2 V/dx 2

Leia mais

PME Mecânica dos Sólidos I 4 a Lista de Exercícios

PME Mecânica dos Sólidos I 4 a Lista de Exercícios ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA PME-300 - Mecânica dos Sólidos I 4 a Lista de Eercícios 1) Seja o tensor das deformações em um dado ponto de um sólido

Leia mais

Física II (Química) FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 9

Física II (Química) FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 9 591036 Física II (Química) FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 9 A Equação de Onda em Uma Dimensão Ondas transversais em uma corda esticada Já vimos no estudo sobre oscilações que os físicos gostam de

Leia mais

CAPÍTULO VII FLEXÃO PURA

CAPÍTULO VII FLEXÃO PURA 59 CAPÍTULO VII FLEXÃO PURA I. ELEMENTOS DE VIGA São elementos lineares, isto é, que apresentam uma das dimensões (comprimento) muito maior do que as outras duas (dimensões da seção transversal) e que

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Terceira Edição CAPÍTULO RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr. Análise de Tensões no Estado Plano Capítulo 6 Análise de Tensões no Estado Plano 6.1 Introdução 6. Estado Plano

Leia mais

FUZZY NA ANÁLISE DE SIMILARIDADES POR COMPUTADOR

FUZZY NA ANÁLISE DE SIMILARIDADES POR COMPUTADOR FUZZY NA ANÁLISE DE SIMILARIDADES POR COMPUTADOR José Arnaldo Barra Montevechi José Hamilton Chaves Gorglho Júnior EFEI Escola Federal de Engenharia de Itajbá - Brasil RESUMO Este artigo descreve m procedimento

Leia mais

Revisão, apêndice A Streeter: SISTEMAS DE FORÇAS, MOMENTOS, CENTROS DE GRAVIDADE

Revisão, apêndice A Streeter: SISTEMAS DE FORÇAS, MOMENTOS, CENTROS DE GRAVIDADE UNVERSDDE FEDERL D BH ESCOL POLTÉCNC DEPRTMENTO DE ENGENHR QUÍMC ENG 008 Fenômenos de Transporte Profª Fátima Lopes FORÇS HDRÁULCS SOBRE SUPERFÍCES SUBMERSS Revisão, apêndice Streeter: SSTEMS DE FORÇS,

Leia mais

Estudo do comportamento da análise isogeométrica para o problema de Hemker

Estudo do comportamento da análise isogeométrica para o problema de Hemker Trabalho apresentado no CNMAC, Gramado - RS, 26. Proceeding Series of the Brazilian Society of Comptational and Applied Mathematics Estdo do comportamento da análise isogeométrica para o problema de Hemker

Leia mais

ANÁLISE MATRICIAL DE ESTRUTURAS

ANÁLISE MATRICIAL DE ESTRUTURAS UNIVRIDD DO OT D NT CTRIN UNOC ÁR D CIÊNCI XT D TRR CURO: NGNHRI CIVI DICIPIN: NÁI MTRICI D TRUTUR PROFOR: JCKON NTONIO CRI NÁI MTRICI D TRUTUR Professor: Jackson ntonio Carelli i UMÁRIO IT D FIGUR...

Leia mais