3 Conceitos Clássicos de Ductilidade 3.1. Introdução

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3 Conceitos Clássicos de Ductilidade 3.1. Introdução"

Transcrição

1 3 Conceitos Clássicos de Dctilidade 3.1. Introdção As vigas de concreto armado reorçadas externamente com compósitos de ibra de carbono (CFC) apresentam m comportamento dierenciado em relação às vigas de concreto armado. Dentre os vários parâmetros qe intererem no comportamento de m elemento reorçado pode-se enatizar a dctilidade. A dctilidade é deinida como a capacidade do material, seção, elemento estrtral o sistema estrtral, de experimentar deormações inelásticas sem a perda de sa capacidade resistente, atingindo a rptra após m considerável acúmlo de energia inelástica de deormação. A dctilidade é ma medida da capacidade do elemento estrtral se deormar antes qe a rptra ocorra. A dctilidade tem inlência signiicativa no comportamento de m elemento reorçado com CFC, sendo m parâmetro atalmente mito pesqisado, com resltados experimentais ainda poco conclsivos. Portanto, az-se necessário a realização de pesqisas mais detalhadas sobre a avaliação da dctilidade, bscando-se analisar o desempenho das estrtras reorçadas com CFC, pois se o dimensionamento do reorço or inadeqado, o se armadra do reorço adotada or mito sperior à necessária, o elemento estrtral poderá apresentar m comportamento não dúctil. Os procedimentos convencionais para a determinação da dctilidade em elementos estrtrais são, geralmente, expressos por meio de ma relação chamada índice de dctilidade o ator de dctilidade. Entretanto, as deinições tradicionais são consideradas poco apropriadas para determinar a dctilidade de vigas de concreto armado reorçadas com compósitos, daí propor-se ma nova deinição de índice de dctilidade. Esse novo índice de dctilidade é baseado nas considerações da energia elástica e da energia inelástica. Dessa orma, a dctilidade passa a ser determinada por meio de m índice energético, qe se

2 Conceitos Clássicos de Dctilidade 59 caracteriza como ma orma mais eiciente para a determinação e análise da dctilidade em elementos estrtrais Índices de Dctilidade A dctilidade dos elementos de concreto estrtral é representada por meio de índices, com valores nméricos adimensionais qe visam expressar a capacidade de deormação desses elementos antes qe a rptra ocorra, de modo a se controlar os parâmetros qe possam garantir ma rptra dúctil. A dctilidade é analisada qanto à lecha, à crvatra e à rotação, por meio de valores retirados, respectivamente, dos diagramas de carga x lecha, momento x crvatra e momento x rotação do elemento estrtral. eqações: Em geral, deinem-se os três índices de dctilidade por meio das segintes índice de dctilidade de lecha µ = (3.1) índice de dctilidade de crvatra = µ (3.2) índice de dctilidade de rotação θ µ ϕ = (3.3) θ onde: a lecha na carga de rptra; a lecha qando da tensão de escoamento do aço da armadra longitdinal; a crvatra devido ao momento proveniente da carga de rptra;

3 Conceitos Clássicos de Dctilidade 60 a crvatra devido ao momento qando do escoamento da armadra longitdinal; θ a rotação devido ao momento proveniente da carga de rptra; θ a rotação devido ao momento qando do escoamento da armadra longitdinal Energia de Deormação O concreto é m material rágil, mas as estrtras de concreto armado e protendido são projetadas para terem m comportamento dúctil. Nesse comportamento, a dctilidade é proveniente da deormação inelástica da armadra convencional, permitindo a capacidade total de deormação do concreto e, portanto, consmindo ma qantidade sbstancial de energia antes da rptra. Em estrtras reorçadas, a rptra pode srgir da rptra do compósito e a deormação inelástica necessária pode não ser atingida. Geralmente as issras são indzidas pela enorme energia de deormação elástica liberada na rptra pelo polímero reorçado com ibra (PRF), o seja, a energia elástica liberada é absorvida em parte pelo concreto, acarretando o amento das issras e danos no concreto. As grandes deormações qe ocorrem antes da rptra não, necessariamente, representam ma dctilidade aceitável. A parte inelástica da deormação é ma componente essencial de dctilidade. Entretanto, as deinições convencionais não levam em conta, diretamente, a energia inelástica absorvida drante a deormação inelástica. Diversos pesqisadores assmem qe desde qe grandes lechas sejam alcançadas, tem-se ma adeqada dctilidade. Porém, grandes lechas podem ser provenientes do baixo módlo de elasticidade do sistema de reorço, o qe leva a ma grande qantidade de energia elástica do sistema. Os diagramas mencionados no item 3.2 são mostrados na Figra 3.1 e permitem determinar a energia potencial do elemento analisado por meio do cálclo das áreas deinidas sob as crvas obtidas em ensaios, sabendo-se qe a energia potencial total é a soma da energia inelástica e da energia elástica.

4 Conceitos Clássicos de Dctilidade 61 E = E + E (3.4) tot inel el F (N) carga x delexão (cm) (a) (Pa) momento x crvatra (Pa) (b) momento x rotação φ (%) (c) θ (rad) Figra 3.1 Diagramas tipo qe permitem analisar a energia potencial de deormação de elementos de concreto armado: a) carga x lecha; b) momento x crvatra; c) momento x rotação; adaptados de NAAAN e JEONG (2001).

5 Conceitos Clássicos de Dctilidade 62 Neste trabalho será adotada a metodologia proposta por NAAAN e JEONG (2001), estdada por ARAÚJO (2002), onde a dctilidade é avaliada por meio de m índice de dctilidade energético, o qal será comparado com os índices de dctilidade clássicos. Serão analisados os índices clássicos de dctilidade de lecha, de crvatra, e os índices de dctilidade energética de lecha e de crvatra Índice de Dctilidade Energética O índice de dctilidade energética representa a contína interação entre a ação aplicada e a deormação correspondente, de orma a se obter o comportamento real da estrtra, elemento o seção, até a rptra, avaliando-se as parcelas de energia de deormação armazenadas nos mesmos. Observa-se qe não é a deormação por si só qe contribi para a dctilidade, mas sim a energia absorvida drante a deormação elástica e inelástica dos elementos estrtrais. Admitindo-se a carga última como sendo 75% da carga total, deine-se a relação entre as energias por E Tot µ E = (3.5) E0,75P A E Tot corresponde à energia total obtida no diagrama em análise para a carga de rptra, e E 0, 75P representa a energia elástica obtida no diagrama analisado para m carga correspondente a 75% da carga de rptra. O cálclo da dctilidade por meio da energia, adotando-se para a energia elástica o valor qe corresponde no gráico a ma carga limite de até 75% da carga última, tem o objetivo de eliminar os problemas qe possam ocorrer com os dados de ensaio obtidos com a carga última, P. Dessa orma determina-se a dctilidade energética de lecha, de crvatra e de rotação tilizando-se as áreas dos respectivos diagramas, o seja, P, e θ, apresentados na Figra 3.1.

6 Conceitos Clássicos de Dctilidade 63 P P 0,75 P 0 a) real P E tot P 0,75 P E el 0 b) teórico Figra 3.2 Diagrama carga x lecha (P x ) real e teórico para obtenção das parcelas de energia; adaptada de ARAÚJO (2002). As deinições de NAAAN e JEONG (2001) oram eitas para estrtras de concreto armado sem qalqer tipo de reorço, a não ser o das barras de armadras internas de material compósito. Nesse caso sabe-se qe a armadra consege alcançar sa deormação inelástica antes da rptra, permitindo qe o concreto atinja a sa total capacidade de deormação, o qe acarreta o consmo de ma qantidade bastante signiicativa de energia inelástica. Se m sistema de reorço externo or adicionando às estrtras, essas passam a ter m conjnto capaz de absorver ma maior qantidade de carga, mas a sa capacidade de deormação não permanece a mesma, havendo ma tendência para a estrtra atingir a rptra sem qe esta tenha alcançado ma determinada deormação. As lechas em estrtras sem reorço e em estrtras reorçadas podem ser da mesma ordem de grandeza, mas as estrtras reorçadas possirão ma energia elástica acmlada mito maior qe a das estrtras sem reorço, e ma energia

7 Conceitos Clássicos de Dctilidade 64 inelástica acmlada inerior à mesma, como está mostrado na Figra 3.3. Dessa orma, pode-se dizer qe a dctilidade em estrtras reorçadas será, em geral, menor do qe em estrtras convencionais. Figra 3.3 Comparação das parcelas da energia elástica e energia inelástica; adaptada de NAAAN e JEONG (2001) Em geral, qando m elemento reorçado com compósito de ibra de carbono apresenta grandes deormações, tem-se ma dctilidade energética bastante satisatória. Uma nova deinição de índice de dctilidade, considerandose a energia elástica e inelástica, oi estdada por ARAÚJO (2002) para a aplicação em estrtras com m sistema de reorço com compósitos de ibras de carbono. A Figra 3.4a ilstra m gráico teórico carga x lecha ( P ), onde se observam as parcelas de energia elástica e da energia total, dadas por: E E tot el = 2 1 (3.6) 1 Etot = Eel (3.7)

8 Conceitos Clássicos de Dctilidade 65 sendo os termos de energia obtidos por meio das áreas sob o diagrama P, segindo-se 1 Etot µ = + 1 (3.8) 2 Eel onde: µ índice de dctilidade energética; E energia total; to t E el energia elástica. A energia total E to t é calclada como sendo a área sob o diagrama carga x lecha para a carga última. Esta carga última pode ser deinida como sendo a carga de rptra, o então, como sendo a carga qe corresponde a ma parcela da carga máxima. A energia elástica E el corresponde a ma parte da energia total (Figra 3.4a) e é obtida após ma descarga do elemento estrtral, o qe pode ser obtido por meio de m teste de carga-descarga, e caso esse teste não possa ser realizado, esta pode ser calclada como sendo a área de m triânglo mostrado na Figra 3.4b, ormado pela linha vertical qe passa pela carga última, e pela linha qe tem como inclinação o valor médio das das primeiras linhas ormadas pelas deormações iniciais do diagrama carga x lecha (Figra 3.4b).

9 Conceitos Clássicos de Dctilidade 66 P P E el E tot 0 (a) P E inel P P 2 S 2 E el P 1 S S 1 0 (b) Figra 3.4 Esqema para a obtenção do índice de dctilidade energética: (a) crva teórica P ; (b) determinação da inclinação da linha de echamento do triânglo qe deine a área da energia elástica; adaptada de ARAÚJO (2002). A sistemática adotada sege em linhas gerais o estdo de ARAÚJO (2002), qe considera: E = E + E (3.9) tot inel el sendo qe a energia elástica é calclada por meio da área do triânglo (Figra 3.4b) dada por:

10 Conceitos Clássicos de Dctilidade 67 S P S + ( P P ) = (3.10) P 2 S onde S, S 1 e S 2 correspondem às linhas de inclinação ormadas pelas deormações iniciais do diagrama de P. Desta orma tem-se qe as mesmas deinições aplicáveis ao cálclo da dctilidade energética de lecha podem ser tilizadas para os diagramas de momento-crvatra e momento-rotação, qe permitem calclar, respectivamente, os índices de dctilidade energética para crvatra e para rotação. são: As expressões para a dctilidade energética de lecha, crvatra e rotação Dctilidade energética de lecha: 1 Etot µ = + 1 (3.11) 2 Eel Dctilidade energética de crvatra: 1 Etot µ = + 1 (3.12) 2 Eel Dctilidade energética de rotação: 1 Etot µ = + 1 θ (3.13) 2 Eel sendo as energias total e elástica obtidas nos respectivos gráicos Dctilidade de Vigas Reorçadas Apresenta-se o estdo teórico da dctilidade de vigas reorçadas por meio da relação momento x crvatra, ndamentando-se ma análise baseada na homogeneização da seção e na seção issrada. São mostrados também os procedimentos de cálclo tilizado na determinação dos índices de dctilidade energética de lecha e crvatra. Eeta-se a determinação da rotação plástica no

11 Conceitos Clássicos de Dctilidade 68 meio do vão da viga a partir dos valores de crvatras obtidas por meio do estdo da dctilidade Relação omento Fletor x Crvatra A relação momento x crvatra, é ndamental para a análise da dctilidade dos elementos estrtrais solicitados à lexão. A Figra 3.5 ilstra os parâmetros básicos para o estdo dessa relação. Figra Parâmetros básicos de ma viga solicitada à lexão. Para m elemento com comprimento x sbmetido ao momento letor, tem-se a deormação especíica na ibra sperior: h ε 2 S = EJ (3.14) e para a deormação especíica na ibra inerior tem-se h ε 2 i = + EJ (3.15) logo a rotação da seção é dada por ( ε + ε ) S i x ϕ = (3.16) h Deinindo-se a crvatra como o inverso do raio de crvatra, tem-se: ϕ ε S + ε i = 1 = = (3.17) r x h

12 Conceitos Clássicos de Dctilidade 69 e sbstitindo-se as expressões de ε S e ε I nessa eqação reslta onde J é dado pela eq. (3.32) 1 r = EJ A Figra 3.6 ilstra os estágios da relação (3.18) relativos ao comportamento de ma viga de concreto armado, desde a ase não issrada até a ase de rptra. Estágio 0 1 Seção não issrada Estágio 1-2 Formação de issras Estágio 2 3 Estabilização das issras Estágio 3 4 Escoamento do aço Figra 3.6 Estágios básicos da relação momento x crvatra.

13 Conceitos Clássicos de Dctilidade 70 Os estágios ilstrados na Figra 3.6 são: Estágio 0 1: Seção Não-Fissrada A seção não apresenta issras, donde a armadra de aço não contribi para a resistência da seção, qe pode ser considerada composta de m material homogêneo; Estágio 1 2: Formação de Fissras As primeiras issras começam a srgir, amentam e alcançam a zona de compressão da seção. As issras sbseqüentes possem comprimentos menores (devido a inlência das primeiras issras), pois a seção transversal não é plenamente tracionada. Novas issras poderão srgir jnto à armadra de lexão; Estágio 2 3: Estabilização das Fissras Nessa ase tem-se ma estabilização das issras, e não aparecem novas issras. As issras existentes têm sa abertra amentada; Estágio 3 4: Escoamento do Aço Após o crescimento palatino das issras tem-se o escoamento da armadra de lexão. A crvatra amenta acentadamente, enqanto o amento do momento letor é praticamente constante. Os acréscimos inais da crvatra ocorrem em virtde do peqeno amento do braço de alavanca interna, e o concreto na área de compressão atinge a rptra, o qe corresponde ao ponto 4 da Figra Vigas Reorçadas com Tecido de Fibra de Carbono Neste item será descrita ma sistemática encontrada na literatra, para se obter o diagrama, por meio da homogeneização da seção issrada.

14 Conceitos Clássicos de Dctilidade Homogeneização da Seção A análise da dctilidade da seção reorçada é realizada admitindo-se a seção homogeneizada. Os parâmetros dessa análise são mostrados na Figra 3.7. h CG t t b b Figra 3.7 Parâmetros geométricos da seção reorçada com CFC. As características dos materiais são: Compósito de Fibra de Carbono (CFC) E módlo de elasticidade da ibra; t espessra da ibra; b largra da ibra; A área de reorço. sendo qe: A = b t (3.19) Aço E s módlo de elasticidade do aço; A s área de armadra.

15 Conceitos Clássicos de Dctilidade 72 Concreto E c módlo de elasticidade do concreto; b largra da seção transversal; h altra da seção transversal; A a área da seção de concreto. c A relação entre os módlos de elasticidade do compósito de ibra de carbono e do concreto é dada por: E n = (3.20) E C A relação entre o módlo de elasticidade do aço e módlo de elasticidade do concreto é dada por: E S n = (3.21) E C = sendo qe E S 200GPa, E depende do tipo de prodto, e E é dado pela NB- 1 /2003 por meio da seginte expressão: EC = 5600 c (3.22) onde é a resistência à compressão do concreto (Pa). c C A área da seção transversal homogeneizada é dada por: t C ( n ) AS n A A = A (3.23) Adotando-se os segintes parâmetros geométricos: t h + = d (3.24) 2 onde d é a altra útil do reorço, tem-se

16 Conceitos Clássicos de Dctilidade 73 = A C h + AS d + A d 2 (3.25) A t onde é a distância do centro de gravidade da seção de concreto até a ibra sperior mais comprimida, com + t = h (3.26) sendo t a distância do centro de gravidade até a ibra inerior mais tracionada. O momento de inércia da seção homogeneizada é dado por: J 2 3 bh h = + A ( 1) ( ) 2 ( ) 2 C + n AS d + n A h d (3.27) Seção Fissrada A análise da relação em vigas reorçadas com compósitos de ibra de carbono sege a sistemática análoga à descrita no item A Figra 3.5 ilstra a compatibilidade cinemática da seção transversal. As deormações especíicas dos materiais são dadas por: deormação especíica do concreto: x ε C = (3.28) EJ deormação especíica do aço: ( d x) deormação especíica da ibra: ε S = (3.29) EJ ( d x) ε = (3.30) EJ

17 Conceitos Clássicos de Dctilidade 74 A crvatra da seção é dada por: = 1 = (3.31) r EJ A análise da relação como mostra a Figra 3.8. é admitida como ma relação tri-linear, tal Figra Relação tri-linear. Os estágios da relação tri-linear (Figra 3.9) são: Estágio 0 1: o momento solicitante não issra a viga, o seja, ; < Estágio 1 3: representa o estágio de pós-issração, mas sem a armadra longitdinal atingir o escoamento, o seja, ; Estágio 3 4: o momento solicitante é sperior ao momento de escoamento da seção, sendo admitido como cerca de 10 % inerior ao momento último, o seja, 0, 9.

18 Conceitos Clássicos de Dctilidade 75 0,9 0 Figra Consideração do momento no estágio de rptra da seção. Uma análise simpliicada admite a relação bi-linear (Figra 3.10), onde não se tem m dos trechos da relação tri-linear (Figra 3.9). 0 Figra Relação bi-linear. Nesse modelo tem-se o momento de inércia de issração dado pela seginte eqação: J 3 bx = + na ( d x) 2 n A ( d x) 2 S + (3.32) 3 sendo o momento de issração dado por

19 Conceitos Clássicos de Dctilidade 76 ct J = (3.33) onde ct = ct, lexão é a tensão de tração na lexão dada por IHILY e TEDESCO (2000) = = 0, 62 (3.34) ct r c Da Figra 3.7 tem-se: t = t + (3.35) 2 A determinação da linha netra é dada por: ESTÁTICO = 0 (3.36) x 2 ( bx) na ( d x) n A ( d x) = 0 s (3.37) 2 ( na + n A ) x ( na d + n A d ) = x + s s (3.38) b b sendo qe as raízes dessa eqação do segndo gra ornecem a posição da linha netra. A compatibilidade cinemática ornece: ε C x ε x = ε C = ε (3.39) d x d x segindo-se para o momento de escoamento J = = EC J (3.40) n ( d x) A crvatra da seção no estágio 1-2 (Figra 3.10) é dada por:

20 Conceitos Clássicos de Dctilidade 77 com tem-se = A crvatra última é dada por: ( ) 0,35% (3.41) C = ε = (3.42) x x = (3.43) J eqec J eq = (3.44) E C Determinação dos Índices de Dctilidade Energéticos O procedimento para a determinação dos índices de dctilidade desenvolvido neste estdo ndamenta-se na crva experimental P. Tem como objetivo obter todos os índices de dctilidade energéticos por meio dos valores de carga e lecha para os estágios de issração, escoamento e rptra. Com o diagrama P da viga é possível determinar-se as energias total e elásticas, e obter o índice de dctilidade energético de lecha, bem como determinar os valores dos momentos e das crvatras. A Figra 3.11 apresenta o diagrama análise. P ndamental para a determinação da dctilidade por meio desta

21 Conceitos Clássicos de Dctilidade 78 P P E elástica O Figra 3.11 Gráico carga x lecha teórico. A energia total corresponde à área sob a crva P, qe pode ser determinada de várias ormas, seja pela integração da eqação da linha de tendência qe mais se aproxima do gráico real, o por meio de programas qe ornecem a área sob a crva. A determinação da energia elástica, qe corresponde a ma parte da energia total (Figra 3.11), é obtida após m descarregamento do elemento estrtral. Portanto, o cálclo da energia elástica pode ser expresso por: 1 E elástica P 2 = ( ) (3.45) onde: P carga de rptra; lecha de rptra; lecha qe delimita a área do trianglo qe ornece a energia elástica. Sendo: = (3.46) e sabendo-se qe P tgα = (3.47) onde:

22 Conceitos Clássicos de Dctilidade 79 P carga de issração; lecha de issração. com encontra-se o valor de. P tg α = (3.48) As energias total e elástica permitem a determinação do índice de dctilidade energético de lecha por meio da seginte expressão: 1 Etot µ = + 1 (3.49) 2 Eel De posse desses valores é possível determinar os respectivos valores de momento e crvatra de cada elemento estrtral, para cada m dos estágios em estdo. Com os valores de carga obtém-se os respectivos valores de momento, e com os valores das lechas e das cargas obtém-se as rigidezes dos elementos. Para a determinação da crvatra, conhecendo-se os momentos e as rigidezes tem-se: 1 = r ( EJ) = (3.50) A determinação do índice de dctilidade energético de crvatra é análogo ao índice de dctilidade energético de lechas, o seja, é necessário a determinação das energias total e elástica segindo-se os mesmos conceitos, porém analisando-se os diagramas de. A energia total, analisando-se os momentos e as crvatras, é obtida por meio da área total sob a crva, e a energia elástica é determinada pela seginte expressão: E elástica 1 = 2 ( ) (3.51)

23 Conceitos Clássicos de Dctilidade 80 onde: momento de rptra; crvatra de rptra; crvatra qe delimita a área do trianglo qe ornece a energia elástica. Com: = (3.52) e sabendo-se qe tg = α (3.53) onde momento de issração; crvatra de issração. com encontra-se o valor de. tgα = (3.54) As energias total e elástica permitem determinar o índice de dctilidade energético de crvatra por meio da seginte expressão: 1 Etot µ = + 1 (3.55) 2 Eel Dessa orma é possível visalizar a grande importância dos diagramas P, e dos diagramas dos para a determinação de índices de dctilidade energéticos. Todos os passos realizados para a determinação dos índices tilizando-se este procedimento são mostrados nos Anexos E, F e G.

24 Conceitos Clássicos de Dctilidade Rotação Plástica A rotação plástica é obtida por meio da análise das crvatras nos estágios de issração, de escoamento e de rptra. α α O α 0 κ α eq κ κ Figra 3.12 Gráico teórico da relação momento x crvatra. Para a determinação da rotação plástica é necessário analisar as crvatras das vigas. O esqema das crvatras ao longo da viga está ilstrado na Figra Esse esqema admite ma nção linear para a variação das crvatras. a l a a A 3 4,00 Figra 3.13 Esqema das crvatras das vigas. A rotação plástica é determinada por: ϕ = (3.58) PLÁSTICA A 3 onde é a dierença das áreas do trapézio da Figra 3.13, e A é a área 3 delimitada pela crvatra de issração (Figra 3.15).

25 Conceitos Clássicos de Dctilidade 82 Para se determinar Figra é necessário obter-se as áreas dos trapézios mostrados 1,25 4,00 2,50 1, 25 A 3 4,00 Figra 3.14 Esqema das crvatras com as dimensões das vigas. Dessa orma tem-se: A 1 = Trapézio maior 4,00 + 1,50 4,00 + 1,50 κ 75κ 2 2 = = 2, = 2, 75 A2 = Trapézio menor : 4,00 + 1,50 κ = 2, 75κ 2 Portanto: = A (3.56) 1 A 2 Sbstitindo-se os valores das áreas na expressão 3.56 reslta: 4,00 + 1,50 ( ) = 2, ( ) = 75 2 (3.57) X x cr Figra 3.15 Área delimitada pela crvatra de issração.

26 Conceitos Clássicos de Dctilidade 83 Analisando-se o triânglo ormado pela área delimitada pela crvatra de issração A 3 (Figra 3.15), tem-se a expressão para o cálclo da área: A 1 = 2 ( X x ) 3 cr (3.59) Por meio da Figra 3.16 obtém-se a expressão de x para a determinação de A 3. a x cr Figra 3.16 Esqema para obtenção de triânglos analisando-se a crvatra relativa ao escoamento. Com: tg α = a (3.60) e por meio da relação de triânglos a = (3.61) x cr reslta cr x = a (3.62)

27 Conceitos Clássicos de Dctilidade 84 Por meio da Figra 3.17 obtém-se a expressão de para a A 3 determinação de. X a X Figra 3.17 Esqema para obtenção da relação de triânglos analisando-se a crvatra relativa à rptra. Com tg α = a (3.63) e por meio da relação de triânglos a = (3.64) X cr reslta X = a cr (3.65) Como deinido anteriormente, a área A 3 é dada por: A 1 = 2 ( X x ) 3 cr (3.66) Sbstitindo-se as eqações 3.62 e 3.65 na eqação 3.66 tem-se:

28 Conceitos Clássicos de Dctilidade 85 ( ) 2 A 3 = a (3.67) 2 A rotação plástica, como deinida em 3.58, é dada por ϕ = (3.68) PLÁSTICA A 3 É possível determinar o valor da rotação plástica das vigas a partir dos valores das crvatras de issração, de escoamento e de rptra, por meio da análise dessas crvatras, e admitindo-se a existência de ma nção linear para a variação das crvatras. Todos os passos realizados para a determinação da rotação tilizando-se este procedimento são mostrados nos Anexos H.

6 Análise dos Resultados

6 Análise dos Resultados 6 Análise dos Resltados 6.. Introdção Neste capítlo são apresentados e analisados os resltados obtidos nos ensaios das sete vigas e a determinação dos ses índices de dctilidade. As resistências das vigas

Leia mais

4 Estudos sobre Ductilidade de Vigas Reforçadas

4 Estudos sobre Ductilidade de Vigas Reforçadas 4 Estdos sobre Dctilidade de Vigas Reforçadas 4.1. Introdção Este capítlo apresenta algns estdos teóricos e experimentais encontrados na literatra sobre vigas de concreto armado reforçadas com compósitos

Leia mais

7 Conclusões e Sugestões para Trabalhos Futuros

7 Conclusões e Sugestões para Trabalhos Futuros 7 Conclsões e Sgestões para Trabalhos Ftros Este trabalho experimental estda a inflência do parâmetro dctilidade em sete vigas retanglares de concreto armado reforçadas à flexão com tecidos de fibra de

Leia mais

VIGAS DE CONCRETO ARMADO REFORÇADAS À FORÇA CORTANTE COM COMPÓSITOS DE FIBRAS DE CARBONO

VIGAS DE CONCRETO ARMADO REFORÇADAS À FORÇA CORTANTE COM COMPÓSITOS DE FIBRAS DE CARBONO VIGAS DE CONCRETO ARMADO REFORÇADAS À FORÇA CORTANTE COM COMPÓSITOS DE FIBRAS DE CARBONO Alno: Brno Peixoto Barbosa Orientador: Júlio Jerônimo Holtz Silva Filho Coorientador: Emil de Soza Sánchez Filho

Leia mais

colapso progressivo; armadura de proteção; estrutura; concreto armado.

colapso progressivo; armadura de proteção; estrutura; concreto armado. Análise da Estrtra para Avaliação do Colapso Progressivo Henriqe Innecco Longo Escola Politécnica da UFRJ / Departamento de Estrtras/ longohenriqe@gmail.com Resmo O objetivo deste trabalho é definir m

Leia mais

2 Materiais Compósitos Utilizados em Reforço Estrutural

2 Materiais Compósitos Utilizados em Reforço Estrutural 2 Materiais Compósitos Utilizados em Reorço Estrutural 2.1. Introdução A técnica de reorço de elementos estruturais através da colagem de chapas de aço apresenta o inconveniente de apresentar corrosão

Leia mais

4 Análise dimensional para determinação da frequência e fator de amplificação do pico máximo

4 Análise dimensional para determinação da frequência e fator de amplificação do pico máximo 4 Análise dimensional para determinação da freqência e fator de amplificação do pico máimo A análise cidadosa das eqações qe regem o escoamento pode fornecer informações sobre os parâmetros importantes

Leia mais

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 5)

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 5) 1 Notas de ala prática de Mecânica dos Solos II (parte 5) Hélio Marcos Fernandes Viana Conteúdo da ala prática Exercícios relacionados à porcentagem de adensamento, em ma profndidade específica de ma camada

Leia mais

MBrace ARI DE PAULA MACHADO

MBrace ARI DE PAULA MACHADO Apresentação: Ari de Paula Machado Consultor do Sistema Para o Brasil e America Latina 04.11.2004 2 Aplicação dos Sistemas Compostos Para Reorço o de Estruturas de Concreto Sistemas Estruturados Com Fibras

Leia mais

5 Exemplos de análise determinística 5.1. Introdução

5 Exemplos de análise determinística 5.1. Introdução 5 Exemplos de análise determinística 5.1. Introdção Para validação dos modelos nméricos determinísticos e comparações entre os procedimentos de solção, são efetadas análises de qatro exemplos. O primeiro

Leia mais

5 Apresentação e Análise dos Resultados

5 Apresentação e Análise dos Resultados 5 Apresentação e Análise dos Resultados 5.1. Introdução Neste capítulo são apresentados e analisados os resultados obtidos nos ensaios dos seis consoles, comparando-os com os valores teóricos dos modelos

Leia mais

REPARAÇÃO e REFORÇO de ESTRUTURAS Aula 5: VERIFICAÇÃO ESTRUTURAL e REFORÇOS : CAPACIDADE de CARGA e DIMENSIONAMENTO THOMAZ RIPPER

REPARAÇÃO e REFORÇO de ESTRUTURAS Aula 5: VERIFICAÇÃO ESTRUTURAL e REFORÇOS : CAPACIDADE de CARGA e DIMENSIONAMENTO THOMAZ RIPPER REPARAÇÃO e REFORÇO de ESTRUTURAS Aula 5: VERIFICAÇÃO ESTRUTURAL e REFORÇOS : CAPACIDADE de CARGA e DIMENSIONAMENTO THOMAZ RIPPER FLEXÃO VERIFICAÇÃO ESTRUTURAL RESISTÊNCIA RESIDUAL ANÁLISE ELÁSTICA com

Leia mais

Lista de Exercício 3 Elastoplasticidade e Análise Liimite 18/05/2017. A flexão na barra BC ocorre no plano de maior inércia da seção transversal.

Lista de Exercício 3 Elastoplasticidade e Análise Liimite 18/05/2017. A flexão na barra BC ocorre no plano de maior inércia da seção transversal. Exercício 1 Para o sistema estrutural da figura 1a, para o qual os diagramas de momento fletor em AB e força normal em BC da solução elástica são indicados na figura 1b, estudar pelo método passo-a-passo

Leia mais

ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRAS PROF.: VICTOR MACHADO

ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRAS PROF.: VICTOR MACHADO ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRAS PROF.: VICTOR MACHADO UNIDADE II - ESTRUTURAS METÁLICAS VIGAS DE ALMA CHEIA INTRODUÇÃO No projeto no estado limite último de vigas sujeitas à flexão simples calculam-se,

Leia mais

Resistência dos Materiais Teoria 2ª Parte

Resistência dos Materiais Teoria 2ª Parte Condições de Equilíbrio Estático Interno Equilíbrio Estático Interno Analogamente ao estudado anteriormente para o Equilíbrio Estático Externo, o Interno tem um objetivo geral e comum de cada peça estrutural:

Leia mais

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos I (parte 12)

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos I (parte 12) 1 Notas de ala prática de Mecânica dos Solos I (parte 1) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Exercícios de permeabilidade dos solos evolvendo a aplicação das leis de Bernoilli e Darcy 1. o ) Considerando-se

Leia mais

V SEMINÁRIO E WORKSHOP EM ENGENHARIA OCEÂNICA Rio Grande, 07 a 09 de Novembro de 2012

V SEMINÁRIO E WORKSHOP EM ENGENHARIA OCEÂNICA Rio Grande, 07 a 09 de Novembro de 2012 V SEMINÁRIO E WORKSHOP EM ENGENHARIA OCEÂNICA Rio Grande, 07 a 09 de Novembro de 2012 MODELO DE CÁLCULO SIMPLIFICADO PARA A DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE RESISTENTE DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO REFORÇADAS

Leia mais

Construções Metálicas I AULA 6 Flexão

Construções Metálicas I AULA 6 Flexão Universidade Federal de Ouro Preto Escola de inas Ouro Preto - G Construções etálicas I AULA 6 Flexão Introdução No estado limite último de vigas sujeitas à flexão simples calculam-se, para as seções críticas:

Leia mais

2 a Prova de Mecânica dos Fluidos II PME /05/2012 Nome: No. USP

2 a Prova de Mecânica dos Fluidos II PME /05/2012 Nome: No. USP a Prova de Mecânica dos Flidos II PME 8/5/ Nome: No. USP ª. Qestão (. pontos). Vamos admitir m escoamento trblento de ar (ρ=,kg/m ; ν=,6-5 m /s) sobre m aerofólio esbelto em regime permanente. Medidas

Leia mais

5 Resultados Experimentais

5 Resultados Experimentais 5 Resultados Experimentais 5.1. Introdução Neste capítulo são apresentados os resultados medidos dos dois testes experimentais em escala real realizados para a comparação dos resultados teóricos. 5.2.

Leia mais

PERFIS PULTRUDIDOS PARA REABILITAÇÃO ESTRUTURAL: AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE ANÁLISE E DIMENSIONAMENTO. Relatório A7.T2.IST.3

PERFIS PULTRUDIDOS PARA REABILITAÇÃO ESTRUTURAL: AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE ANÁLISE E DIMENSIONAMENTO. Relatório A7.T2.IST.3 PERFIS PULTRUDIDOS PARA REABILITAÇÃO ESTRUTURAL: AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE ANÁLISE E DIMENSIONAMENTO Relatório A7.T.IST.3 (comnicação apresentada na conerência Reabilitar 010 Encontro Nacional de Conservação

Leia mais

3 Teoria de Ondas Marítimas

3 Teoria de Ondas Marítimas 3 Teoria de Ondas Marítimas 3.1. Introdção Ondas do mar resltam da ação de forças sobre m flido de maneira a pertrbar o se estado inicial, isto é, deformá-lo. Estas forças são provocadas por diversos agentes

Leia mais

5 Exemplos de Aplicação 5.1. Introdução

5 Exemplos de Aplicação 5.1. Introdução 5 Exemplos de Aplicação 5.1. Introdução Neste capítulo são apresentados seis exemplos elaborados de orma que todas as opções de análises implementadas no programa de coniabilidade de estruturas, descritas

Leia mais

Flexão. Tensões na Flexão. e seu sentido é anti-horário. Estudar a flexão em barras é estudar o efeito dos momentos fletores nestas barras.

Flexão. Tensões na Flexão. e seu sentido é anti-horário. Estudar a flexão em barras é estudar o efeito dos momentos fletores nestas barras. Flexão Estudar a flexão em barras é estudar o efeito dos momentos fletores nestas barras. O estudo da flexão que se inicia, será dividido, para fim de entendimento, em duas partes: Tensões na flexão; Deformações

Leia mais

Tensões associadas a esforços internos

Tensões associadas a esforços internos Tensões associadas a esforços internos Refs.: Beer & Johnston, Resistência dos ateriais, 3ª ed., akron Botelho & archetti, Concreto rmado - Eu te amo, 3ª ed, Edgard Blücher, 00. Esforços axiais e tensões

Leia mais

FLEXÃO COMPOSTA RETA E OBLÍQUA

FLEXÃO COMPOSTA RETA E OBLÍQUA Universidade Federal de Ouro Preto - Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil CIV620-Construções de Concreto Armado FLEXÃO COMPOSTA RETA E OBLÍQUA Profa. Rovadávia Aline Jesus Ribas Ouro Preto,

Leia mais

Tensões. Professores: Nádia Forti Marco Carnio

Tensões. Professores: Nádia Forti Marco Carnio Tensões Professores: Nádia Forti Marco Carnio SOLICITAÇÃO AXIAL Se uma força tende a alongar o elemento, é chamada de força de tração. Se uma força tende a encurtar o elemento, é chamada de força de compressão.

Leia mais

Capítulo 3: Propriedades mecânicas dos materiais

Capítulo 3: Propriedades mecânicas dos materiais Capítulo 3: Propriedades mecânicas dos materiais O ensaio de tração e compressão A resistência de um material depende de sua capacidade de suportar uma carga sem deformação excessiva ou ruptura. Essa propriedade

Leia mais

II.9 LIGAÇÕES EXCÊNTRICAS

II.9 LIGAÇÕES EXCÊNTRICAS II.9 LIGAÇÕES EXCÊNTRICAS Existem diversas situações onde a resultante das cargas na ligação não passa pelo centro de gravidade do grupo de soldas. Neste caso temos uma ligação excêntrica e o eeito desta

Leia mais

Conceitos Fundamentais 1.1

Conceitos Fundamentais 1.1 Conceitos Fndamentais. Capítlo Conceitos Fndamentais. Introdção Um sólido deformável sob a acção de forças eternas, deformar-se-á e no sólido desenvolver-se-ão esforços internos. Estes esforços serão em

Leia mais

PROV O ENGENHARIA QUÍMICA. Questão nº 1. h = 0,1 m A. Padrão de Resposta Esperado: a) P AB = P A B. Sendo ρ água. >> ρ ar. Em B : P B. .

PROV O ENGENHARIA QUÍMICA. Questão nº 1. h = 0,1 m A. Padrão de Resposta Esperado: a) P AB = P A B. Sendo ρ água. >> ρ ar. Em B : P B. . PRO O 00 Qestão nº ar A B h = 0, m A B a) P AB = P A B Sendo ρ ága >> ρ ar : Em B : P B = (ρ ága. g) h + P A P A B = P B P A =.000 x 9,8 x 0, = 980 Pa (valor:,5 pontos) b) P ar = P man = 0 4 Pa Em termos

Leia mais

ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DE ESTRUTURAS VIA ANSYS

ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DE ESTRUTURAS VIA ANSYS 3 ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DE ESRUURAS VIA ANSYS Geralmente o MEF é o método nmérico de análise tilizado pare se obter os valores das fnções objetivo e das restrições, no qe diz respeito à maioria dos

Leia mais

DESEMPENHO DE TRÊS TÉCNICAS DE REFORÇO À FLEXÃO DE VIGAS DE BETÃO ARMADO COM CFRP

DESEMPENHO DE TRÊS TÉCNICAS DE REFORÇO À FLEXÃO DE VIGAS DE BETÃO ARMADO COM CFRP DESEMPENHO DE TRÊS TÉCNICAS DE REFORÇO À EXÃO DE VIGAS DE BETÃO ARMADO COM CFRP Adriano S. Fortes Alno de Dotoramento Dep. Engª Civil Escola de Engª Universidade do Minho Gimarães Joaqim A. O. Barros Prof.

Leia mais

2 Considerações sobre o Reforço para Avaliação da Resistência à Força Cortante

2 Considerações sobre o Reforço para Avaliação da Resistência à Força Cortante 2 Considerações sobre o Reorço para Avaliação da Resistência à Força Cortante 2.1. Introdução Os compósitos são o resultado da união de dois ou mais materiais de natureza distinta, que juntos possuem características

Leia mais

ESTRUTURAS METÁLICAS. Dimensionamento de Elementos Estruturais em Aço Segundo a NBR 8800:2008

ESTRUTURAS METÁLICAS. Dimensionamento de Elementos Estruturais em Aço Segundo a NBR 8800:2008 ESTRUTURAS METÁLICAS Dimensionamento de Elementos Estruturais em Aço Segundo a NBR 8800:2008 Condições de segurança Msd é o momento fletor solicitante de cálculo; Vsd é a força cortante solicitante de

Leia mais

1) Determine a energia de deformação (energia interna) da estrutura abaixo. Rigidez flexional = 4200 knm²

1) Determine a energia de deformação (energia interna) da estrutura abaixo. Rigidez flexional = 4200 knm² CE2 ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES II LISTA DE EXERCÍCIOS PREPARATÓRIA PARA O ENADE 1) Determine a energia de deformação (energia interna) da estrutura abaixo. Rigidez flexional 42 knm² Formulário: equação

Leia mais

2. Revisão Bibliográfica

2. Revisão Bibliográfica . Revisão Bibliográfica.1. Considerações iniciais Neste capítulo é apresentada uma revisão bibliográfica sobre pilares de concreto armado, dividida basicamente em duas partes. A primeira apresenta alguns

Leia mais

TENSÕES DE FLEXÃO e de CISALHAMENTO EM VIGAS

TENSÕES DE FLEXÃO e de CISALHAMENTO EM VIGAS DIRETORIA ACADÊMICA DE CONSTRUÇÃO CIVIL Tecnologia em Construção de Edifícios Disciplina: Construções em Concreto Armado TENSÕES DE FLEXÃO e de CISALHAMENTO EM VIGAS Notas de Aula: Edilberto Vitorino de

Leia mais

Ana Carolina Neves de Araújo

Ana Carolina Neves de Araújo Ana Carolina Neves de Araújo Estudo Experimental do Reorço à Flexão de Vigas de Concreto Armado Utilizando Compósitos com Tecido de Fibras de Carbono Dissertação apresentada ao Departamento de Engenharia

Leia mais

1- TIPOS DE ESFORÇOS

1- TIPOS DE ESFORÇOS 1- TIPOS DE ESFORÇOS Uma orça pode ser aplicada num corpo de dierentes maneiras, originando portanto, diversos tipos de solicitações, tais como: tração, compressão, cisalhamento, lexão e torção. Quando

Leia mais

Estruturas de Betão Armado II 5 Lajes Vigadas Estados Limites

Estruturas de Betão Armado II 5 Lajes Vigadas Estados Limites Estruturas de Betão rmado II 1 ESTDO LIMITE ÚLTIMO DE RESISTÊNCI À FLEXÃO Nas lajes vigadas, em geral, os momentos são baixos, pelo que se pode utilizar expressões aproximadas para o dimensionamento das

Leia mais

Comportamento de Vigas de Concreto Armado Reforçadas com CFC Sujeitas a Carga de Impacto

Comportamento de Vigas de Concreto Armado Reforçadas com CFC Sujeitas a Carga de Impacto Roberto Machado dos Santos Comportamento de Vigas de Concreto Armado Reorçadas com CFC Sujeitas a Carga de Impacto Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do

Leia mais

Problema resolvido 4.2

Problema resolvido 4.2 Problema resolvido 4.2 A peça de máquina de ferro fundido é atendida por um momento M = 3 kn m. Sabendo-se que o módulo de elasticidade E = 165 GPa e desprezando os efeitos dos adoçamentos, determine (a)

Leia mais

Derivando-se em função das coordenadas generalizadas, θ 1 e θ 2, tem-se o sistema de equações não-lineares de equilíbrio:

Derivando-se em função das coordenadas generalizadas, θ 1 e θ 2, tem-se o sistema de equações não-lineares de equilíbrio: 3 Anáise Estática 3.. Modeo de Agsti A anáise estática, apretada a segir, mostra a infência das diferentes variáveis qe governam o comportamento do modeo, com ênfase na infência da rigidez reativa das

Leia mais

Propriedades mecânicas dos materiais

Propriedades mecânicas dos materiais Propriedades mecânicas dos materiais Ensaio de tração e compressão A resistência de um material depende de sua capacidade de suportar uma carga sem deformação excessiva ou ruptura. Essa propriedade é inerente

Leia mais

Exercícios de linha elástica - prof. Valério SA Universidade de São Paulo - USP

Exercícios de linha elástica - prof. Valério SA Universidade de São Paulo - USP São Paulo, dezembro de 2015. 1. Um pequeno veículo de peso P se move ao longo de uma viga de seção retangular de largura e altura de, respectivamente, 2 e 12 cm. Determinar a máxima distância s, conforme

Leia mais

Curso de Análise Matricial de Estruturas 1

Curso de Análise Matricial de Estruturas 1 Crso de Análise Matricial de Estrtras IV MÉODO DA IIDEZ IV. Solção eral A modelagem de m sistema estrtral para sa resolção através do método da rigidez deve preferencialmente apretar m número de coordenadas

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Curso de Eletromecânica

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Curso de Eletromecânica Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina CEFET/SC Unidade Araranguá RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Curso de Eletromecânica Prof. Fernando H. Milanese, Dr. Eng. milanese@cefetsc.edu.br Conteúdo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Curso de Graduação em Engenharia Civil ECC 1006 Concreto Armado A ESTRUTURAS. Gerson Moacyr Sisniegas Alva

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Curso de Graduação em Engenharia Civil ECC 1006 Concreto Armado A ESTRUTURAS. Gerson Moacyr Sisniegas Alva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Curso de Graduação em Engenharia Civil ECC 1006 Concreto Armado A COMPORTAMENTO DOS MATERIAIS E DAS ESTRUTURAS Gerson Moacyr Sisniegas Alva A prática sem teoria é cega

Leia mais

8 Resultados de Medições Indiretas

8 Resultados de Medições Indiretas 8 esltados de Medições Indiretas Fndamentos de Metrologia Motivação ±c c b ±b omo estimar a incerteza do valor de ma grandeza qe é calclada a partir de operações matemáticas ticas com os resltados de otras

Leia mais

Vibrações mecânicas. Este movimento chama-se vibração mecânica, em princípio representa sempre efeitos indesejáveis

Vibrações mecânicas. Este movimento chama-se vibração mecânica, em princípio representa sempre efeitos indesejáveis Vibrações mecânicas Jstiicação da ocorrência Sistema mecânico em eqilíbrio estável Introdz-se ma pertrbação por exemplo na orma do deslocamento Liberta-se Depois disso o sistema tende voltar à sa posição

Leia mais

5 Apresentação e Análise dos Resultados

5 Apresentação e Análise dos Resultados 5 Apresentação e Análise dos Resultados 5.1. Introdução Neste capítulo são apresentados e analisados os resultados obtidos nos ensaios das 18 vigas. Conforme definido no item 4.3, as vigas foram classificadas

Leia mais

mecânica e estruturas geodésicas II DR. CARLOS AURÉLIO NADAL Professor Titular

mecânica e estruturas geodésicas II DR. CARLOS AURÉLIO NADAL Professor Titular mecânica e estruturas geodésicas II DR. CARLOS AURÉLIO NADAL Professor Titular UNIDADES DE MEDIDAS UTILIZADAS N = Newton é uma unidade de medida de força, denominada em homenagem a Isaac Newton. Corresponde

Leia mais

Conteúdo. Resistência dos Materiais. Prof. Peterson Jaeger. 3. Concentração de tensões de tração. APOSTILA Versão 2013

Conteúdo. Resistência dos Materiais. Prof. Peterson Jaeger. 3. Concentração de tensões de tração. APOSTILA Versão 2013 Resistência dos Materiais APOSTILA Versão 2013 Prof. Peterson Jaeger Conteúdo 1. Propriedades mecânicas dos materiais 2. Deformação 3. Concentração de tensões de tração 4. Torção 1 A resistência de um

Leia mais

ESTRUTURAS METÁLICAS VIGAS DE ALMA CHEIA. Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá

ESTRUTURAS METÁLICAS VIGAS DE ALMA CHEIA. Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá ESTRUTURAS METÁLICAS VIGAS DE ALMA CHEIA Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá Vigas de Alma Cheia Vigas de Alma Cheia Conceitos gerais: As almas das vigas metálicas servem principalmente para ligar as

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio NECE. Experimento de ensino baseado em problemas. Módulo 01: Análise estrutural de vigas

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio NECE. Experimento de ensino baseado em problemas. Módulo 01: Análise estrutural de vigas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio NECE Experimento de ensino baseado em problemas Módulo 01: Análise estrutural de vigas Aula 02: Estruturas com barras sob corportamento axial

Leia mais

Curso de Dimensionamento de Estruturas de Aço Ligações em Aço EAD - CBCA. Módulo

Curso de Dimensionamento de Estruturas de Aço Ligações em Aço EAD - CBCA. Módulo Curso de Dimensionamento de Estruturas de Aço Ligações em Aço EAD - CBCA Módulo 3 Sumário Módulo 3 Dimensionamento das vigas a flexão 3.1 Dimensionamento de vigas de Perfil I isolado página 3 3.2 Dimensionamento

Leia mais

MECÂNICA DOS SÓLIDOS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS. Prof. Dr. Daniel Caetano

MECÂNICA DOS SÓLIDOS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS. Prof. Dr. Daniel Caetano MECÂNICA DOS SÓLIDOS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS Prof. Dr. Daniel Caetano 2019-1 Objetivos Conhecer o comportamento dos materiais na tração e compressão Compreender o gráfico de tensão x deformação

Leia mais

4 Modelo analítico 84

4 Modelo analítico 84 4 Modelo analítico 84 4 Modelo analítico O objetivo desta seção é apresentar uma metodologia de cálculo que servirá de base comparativa aos resultados dos métodos de elementos finitos empregados na seção

Leia mais

Capítulo 4 Propriedades Mecânicas dos Materiais

Capítulo 4 Propriedades Mecânicas dos Materiais Capítulo 4 Propriedades Mecânicas dos Materiais Resistência dos Materiais I SLIDES 04 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Propriedades Mecânicas dos Materiais 2 3 Propriedades

Leia mais

Capítulo 3 Comportamento mecânico dos materiais = = = =

Capítulo 3 Comportamento mecânico dos materiais = = = = apítlo omportamento mecânico dos materiais Problema Uma peça prismática de comprimento L e secção transversal rectanglar de altra 0cm e largra 0cm foi sjeita ao ensaio de tracção. variação de comprimento

Leia mais

CAPÍTULO IV ASPECTOS NORMATIVOS PARA CONTENTORES

CAPÍTULO IV ASPECTOS NORMATIVOS PARA CONTENTORES CAPÍTULO IV ASPECTOS NORMATIVOS PARA CONTENTORES 4.1 Introdução Neste capítulo, apresentam-se as disposições normativas dos eurocódigos estruturais que podem ser usadas para verificar a segurança dos elementos

Leia mais

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas Referências Bibliográficas AMERICAN CONETE INSTITUTE. ACI 44 2: Gide for the Design and Constrction of the Externall Bonded FRP Sstems for Strengthening Concrete Strctres; U.S.A. AMERICAN SOCIETY for TESTING

Leia mais

3. Hidráulica dos escoamentos em canais de leito fixo Classificação dos escoamentos

3. Hidráulica dos escoamentos em canais de leito fixo Classificação dos escoamentos 3. Hidrálica dos escoamentos em canais de leito ixo Revisão de conceitos de Hidrálica Geral 3.1. Classiicação dos escoamentos Número de Reynolds: exprime a importância das orças de viscosidade em relação

Leia mais

ALBERT EINSTEIN INSTITUTO ISRAELITA DE ENSINO E PESQUISA CENTRO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE ABRAM SZAJMAN

ALBERT EINSTEIN INSTITUTO ISRAELITA DE ENSINO E PESQUISA CENTRO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE ABRAM SZAJMAN ALBERT EINSTEIN INSTITUTO ISRAELITA DE ENSINO E PESQUISA CENTRO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE ABRAM SZAJMAN CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA CLÍNICA DISCIPLINA: GESTÃO DE TECNOLOGIAS MÉDICAS TEMA:REGULAÇÃO

Leia mais

Resistência dos. Materiais. Capítulo 3. - Flexão

Resistência dos. Materiais. Capítulo 3. - Flexão Resistência dos Materiais - Flexão cetatos baseados nos livros: - Mechanics of Materials - Beer & Jonhson - Mecânica e Resistência dos Materiais V. Dias da Silva Índice Flexão Pura Flexão Simples Flexão

Leia mais

Curso de Engenharia Civil. Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil CAPÍTULO 3: FLEXÃO

Curso de Engenharia Civil. Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil CAPÍTULO 3: FLEXÃO Curso de Engenharia Civil Universidade Estadual de aringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil CÍTULO 3: FLEXÃO 3. Revisão de Esforços nternos étodo das Seção: 3. Revisão de Esforços nternos

Leia mais

2 Treliça de Mörsch 2.1. Histórico

2 Treliça de Mörsch 2.1. Histórico 2 Treliça de Mörsch 2.1. Histórico Quando é aplicado um carregamento a uma viga de concreto armado, desenvolvem-se campos de tensões de tração, os tirantes, e campos de tensões de compressão, as bielas.

Leia mais

Cálculo Vetorial. Geometria Analítica e Álgebra Linear - MA Aula 04 - Vetores. Profa Dra Emília Marques Depto de Matemática

Cálculo Vetorial. Geometria Analítica e Álgebra Linear - MA Aula 04 - Vetores. Profa Dra Emília Marques Depto de Matemática Cálclo Vetorial Estdaremos neste tópico as grandezas etoriais, sas operações, propriedades e aplicações. Este estdo se jstifica pelo fato de, na natreza, se apresentarem 2 tipo de grandezas, as escalares

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE VIGAS AO CISALHAMENTO

DIMENSIONAMENTO DE VIGAS AO CISALHAMENTO DIMENSIONAMENTO DE VIGAS AO CISALHAMENTO O dimensionamento de uma viga de concreto armado no estado limite último engloba duas etapas, cálculo da armadura transversal, ou armadura de cisalhamento, para

Leia mais

ESTRUTURAS DE CONCRETO PROTENDIDO

ESTRUTURAS DE CONCRETO PROTENDIDO ESTRUTURAS DE CONCRETO PROTENDIDO 6 RESISTÊNCIA ÚLTIMA À FLEXÃO Profª Gláucia Nolasco de Almeida Mello NÍVEIS DE DEFORMAÇÃO (ESTÁDIOS) Profª Gláucia Nolasco de Almeida Mello Estádio I (estado elástico):

Leia mais

CÁLCULO I. 1 Teorema do Confronto. Objetivos da Aula

CÁLCULO I. 1 Teorema do Confronto. Objetivos da Aula CÁLCULO I Prof. Marcos Diniz Prof. André Almeida Prof. Edilson Neri Júnior Prof. Emerson Veiga Prof. Tiago Coelho Ala n o 07: Teorema do Confronto. Limite Fndamental Trigonométrico. Teorema do Valor Intermediário.

Leia mais

Exame Final de EDI-38 Concreto Estrutural I Prof. Flávio Mendes Neto Dezembro de 2006 Sem consulta (duração máxima: 4 horas)

Exame Final de EDI-38 Concreto Estrutural I Prof. Flávio Mendes Neto Dezembro de 2006 Sem consulta (duração máxima: 4 horas) 1 Exame Final de EDI-38 Concreto Estrutural I rof. Flávio Mendes Neto Dezembro de 2006 Sem consulta (duração máxima: 4 horas) Esta prova tem 4 páginas e 5 questões (divididas em 9 itens). Considere os

Leia mais

4 Exemplos de Validação e Análise de Resultados

4 Exemplos de Validação e Análise de Resultados 4 Exemplos de Validação e Análise de Resultados Os exemplos apresentados neste capítulo se referem a algumas vigas de edifícios de concreto armado que foram retiradas de projetos estruturais existentes

Leia mais

Estruturas de concreto Armado II. Aula IV Flexão Simples Equações de Equilíbrio da Seção

Estruturas de concreto Armado II. Aula IV Flexão Simples Equações de Equilíbrio da Seção Estruturas de concreto Armado II Aula IV Flexão Simples Equações de Equilíbrio da Seção Fonte / Material de Apoio: Apostila Fundamentos do Concreto e Projeto de Edifícios Prof. Libânio M. Pinheiro UFSCAR

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. ) uma base ortonormal positiva de versores de V. Digamos que a lei de transformação do operador T seja dada por:

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. ) uma base ortonormal positiva de versores de V. Digamos que a lei de transformação do operador T seja dada por: PME-00 - Mecânica dos Sólidos a ista de Exercícios Apresentar as unidades das seguintes grandezas, segundo o Sistema nternacional de Unidades (S..: a comprimento (l; i rotação (θ; b força concentrada (P;

Leia mais

FATOR DE CONCENTRAÇÃO DE TENSÃO À FADIGA - COMPARAÇÃO ENTRE VALORES EXPERIMENTAIS E OBTIDOS COM A UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE ELEMENTOS FINITOS

FATOR DE CONCENTRAÇÃO DE TENSÃO À FADIGA - COMPARAÇÃO ENTRE VALORES EXPERIMENTAIS E OBTIDOS COM A UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE ELEMENTOS FINITOS FATOR DE CONCENTRAÇÃO DE TENSÃO À FADIGA - COMPARAÇÃO ENTRE VALORES EXPERIMENTAIS E OBTIDOS COM A UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE EMENTOS FINITOS Liz Daré Neto Gstavo Tietz Cazeri Edardo Carlos Bianchi Rodrigo

Leia mais

PROVAS DE ACESSO E INGRESSO PARA OS MAIORES DE 23 ANOS

PROVAS DE ACESSO E INGRESSO PARA OS MAIORES DE 23 ANOS PROVAS DE ACESSO E INGRESSO PARA OS MAIORES DE ANOS Ano Lectivo: 009 / 00 Folha de Escola onde se realiza esta prova: Data: 6 / 0 / 009 Prova: MATEMÁTICA Nome do Candidato: Docente(s): Docmento de Identificação

Leia mais

, Equação ESFORÇO NORMAL SIMPLES 3.1 BARRA CARREGADA AXIALMENTE

, Equação ESFORÇO NORMAL SIMPLES 3.1 BARRA CARREGADA AXIALMENTE 3 ESFORÇO NORMAL SIMPLES O esforço normal simples ocorre quando na seção transversal do prisma atua uma força normal a ela (resultante) e aplicada em seu centro de gravidade (CG). 3.1 BARRA CARREGADA AXIALMENTE

Leia mais

Curso de Dimensionamento de Pilares Mistos EAD - CBCA. Módulo

Curso de Dimensionamento de Pilares Mistos EAD - CBCA. Módulo Curso de Dimensionamento de Pilares Mistos EAD - CBCA Módulo 4 Sumário Módulo 4 Dimensionamento de Pilares Mistos 4.1. Considerações Gerais página 3 4.2. Critérios de dimensionamento página 3 4.3. Dimensionamento

Leia mais

Derivada. Aula 09 Cálculo Diferencial. Professor: Éwerton Veríssimo

Derivada. Aula 09 Cálculo Diferencial. Professor: Éwerton Veríssimo Derivada Ala 09 Cálclo Dierencial Proessor: Éwerton Veríssimo Derivada: Conceito Físico Taa de Variação A dosagem de m medicamento pode variar conorme o tempo de tratamento do paciente. O desgaste das

Leia mais

Figura 1: Corte e planta da estrutura, seção transversal da viga e da laje da marquise

Figura 1: Corte e planta da estrutura, seção transversal da viga e da laje da marquise Exemplo 4: Viga de apoio de marquise 1. Geometria e resistências ELU: Torção Combinada, Dimensionamento 1,50 m h=0,50 m 0,10 m 0,20 m Espessura mínima da laje em balanço cf. item 13.2.4.1 e = 1, cf. Tabela

Leia mais

Osciladores lineares contínuos

Osciladores lineares contínuos Osciladores lineares contínos Apontamentos da Disciplina de Dinâmica e Engenharia Sísmica Mestrado em Engenharia de Estrtras Institto Sperior Técnico ís Gerreiro Março de 1999 Osciladores ineares Contínos

Leia mais

a) Flexão Pura: Quando não há esforço cortante atuando na seção, ou seja só atua o momento fletor. Como na região central do exemplo abaixo.

a) Flexão Pura: Quando não há esforço cortante atuando na seção, ou seja só atua o momento fletor. Como na região central do exemplo abaixo. 7 Flexão Simples Para o estudo das estruturas em concreto armado devemos estudar os esforços internos gerados pelas cargas, neste primeiro momento iremos estudar a flexão. 7.1 Tipo de flexão a) Flexão

Leia mais

Flexão. Diagramas de força cortante e momento fletor. Diagramas de força cortante e momento fletor

Flexão. Diagramas de força cortante e momento fletor. Diagramas de força cortante e momento fletor Capítulo 6: Flexão Adaptado pela prof. Dra. Danielle Bond Diagramas de força cortante e momento fletor Elementos delgados que suportam carregamentos aplicados perpendicularmente a seu eixo longitudinal

Leia mais

Construções Metálicas I AULA 5 Compressão

Construções Metálicas I AULA 5 Compressão Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Ouro Preto - MG Construções Metálicas I AULA 5 Compressão Introdução Denomina-se coluna uma peça vertical sujeita à compressão centrada. Exemplos de peças

Leia mais

AULA Exercícios. DETERMINAR A EXPRESSÃO GERAL E A MATRIZ DE UMA TL CONHECIDAS AS IMAGENS DE UMA BASE DO

AULA Exercícios. DETERMINAR A EXPRESSÃO GERAL E A MATRIZ DE UMA TL CONHECIDAS AS IMAGENS DE UMA BASE DO Note bem: a leitra destes apontamentos não dispensa de modo algm a leitra atenta da bibliografia principal da cadeira Chama-se a atenção para a importância do trabalho pessoal a realizar pelo alno resolvendo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA ANÁLISE EXPERIMENTAL DA PUNÇÃO EM LAJES LISAS DE CONCRETO ARMADO COM SISTEMA CONSTRUTIO BUBBLEDECK EDUARDO ELOSO DOS SANTOS MONOGRAFIA DE PROJETO FINAL EM ESTRUTURAS E CONSTRUÇÃO CIIL UNIERSIDADE DE BRASÍLIA

Leia mais

BS compósito. Sumário. BS compósito. BS compósito. BS compósito. BS compósito. Bem ou serviço compósito = dinheiro Exercícios 2 Exercícios 3

BS compósito. Sumário. BS compósito. BS compósito. BS compósito. BS compósito. Bem ou serviço compósito = dinheiro Exercícios 2 Exercícios 3 Smário Bem o serviço compósito = dinheiro Exercícios Exercícios 3 Na análise qe fizemos, há dois BS e estdamos com os gostos interferem com o orçamento odemos estender a análise a N BS No entanto, temos

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DAS ARMADURAS LONGITUDINAIS DE VIGAS T

DIMENSIONAMENTO DAS ARMADURAS LONGITUDINAIS DE VIGAS T DIMENSIONAMENTO DAS ARMADURAS LONGITUDINAIS DE VIGAS T Prof. Henrique Innecco Longo e-mail longohenrique@gmail.com b f h f h d d Departamento de Estruturas Escola Politécnica da Universidade Federal do

Leia mais

Escola de Engenharia Universidade Presbiteriana Mackenzie Departamento de Engenharia Elétrica

Escola de Engenharia Universidade Presbiteriana Mackenzie Departamento de Engenharia Elétrica PROBLEMA 01 (Sussekind, p.264, prob.9.3) Determinar, pelo Método dos Nós, os esforços normais nas barras da treliça. vãos: 2m x 2m PROBLEMA 02 (Sussekind, p.264, prob.9.5) Determinar, pelo Método dos Nós,

Leia mais

Assunto: Características Geométricas das Figuras Planas Prof. Ederaldo Azevedo Aula 6 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br O dimensionamento e a verificação da capacidade resistente de barras, como de

Leia mais

Professor Assistente do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica da USP.

Professor Assistente do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica da USP. EXEMPLOS DE IGAS CISALHAMENTO E FLEXÃO Januário Pellegrino Neto 1 Proessor Associado da Escola de Engenharia Mauá CEUN-IMT; Proessor Assistente do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica

Leia mais

Aula 6 Propriedades dos materiais

Aula 6 Propriedades dos materiais Aula 6 Propriedades Mecânicas dos Materiais E-mail: daniel.boari@ufabc.edu.br Universidade Federal do ABC Princípios de Reabilitação e Tecnologias Assistivas 3º Quadrimestre de 2018 Conceitos fundamentais

Leia mais

1 ESCOLA POLITÉCNICA DA USP Estrutura Mecânica Eduardo L. L. Cabral ESCOLA POLITÉCNICA DA USP

1 ESCOLA POLITÉCNICA DA USP Estrutura Mecânica Eduardo L. L. Cabral ESCOLA POLITÉCNICA DA USP elcabral@usp.br 1 PMR2560 Robótica Estrutura Mecânica Eduardo L. L. Cabral elcabral@usp.br elcabral@usp.br 2 Objetivos - ligamentos: Características; Materiais utilizados; Balanceamento: Estático (contra-peso,

Leia mais

ISEP LEI AMATA - 1S. 2009/10 CÁLCULO DIFERENCIAL EM IR

ISEP LEI AMATA - 1S. 2009/10 CÁLCULO DIFERENCIAL EM IR ISEP LEI AMATA - S. 9/ CÁLCULO DIFERENCIAL EM IR Cálclo Dierencial em IR Derivaa e ma nção nm ponto Q Q As rectas PQ, PQ epq 3 são rectas secantes à crva. P Q 3 t A recta t é tangente à crva no ponto P.

Leia mais

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS TÉRMICAS

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS TÉRMICAS IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS TÉRMICAS 9th BRAZILIAN CONGRESS OF THERMAL ENGINEERING AND SCIENCES Paper CIT0-016 COMPORTAMENTO HIRODINÂMICO DE UMA PELÍCULA LÍQUIDA DESCENDENTE EM PLACA

Leia mais

São as vigas que são fabricadas com mais de um material.

São as vigas que são fabricadas com mais de um material. - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALÚRGICA DE VOLTA REDONDA PROFESSORA: SALETE SOUZA DE OLIVEIRA BUFFONI DISCIPLINA: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Tensões em Vigas Tópicos

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais - Flexão Acetatos e imagens baseados nos livros: - Mechanics of Materials - Beer & Jonhson - Mecânica e Resistência dos Materiais V. Dias da Silva - Resistência dos Materiais, R.C. Hibbeler Índice Flexão

Leia mais

Análise dos Principais Parâmetros Envolvidos na Previsão da Capacidade de Carga de Estacas Metálicas através de Fórmulas Dinâmicas

Análise dos Principais Parâmetros Envolvidos na Previsão da Capacidade de Carga de Estacas Metálicas através de Fórmulas Dinâmicas Análise dos Principais Parâmetros Envolvidos na Previsão da Capacidade de Carga de Estacas Metálicas através de Fórmlas Dinâmicas Daniela Saavedra Cenci Gradanda em Engenharia Civil, Universidade Federal

Leia mais