BUSCADORES DE SEGURANÇA PARA NÃO ERRAR VALORIZADORES DE ESPAÇO PARA NÃO SE PERDER DEMANDADORES DE CONFIANÇA MÉDICA BUSCADORES DE INSPIRAÇÃO PARA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BUSCADORES DE SEGURANÇA PARA NÃO ERRAR VALORIZADORES DE ESPAÇO PARA NÃO SE PERDER DEMANDADORES DE CONFIANÇA MÉDICA BUSCADORES DE INSPIRAÇÃO PARA"

Transcrição

1 BUSCADORES DE SEGURANÇA PARA NÃO ERRAR VALORIZADORES DE ESPAÇO PARA NÃO SE PERDER DEMANDADORES DE CONFIANÇA MÉDICA BUSCADORES DE INSPIRAÇÃO PARA COMPRA - BUSCADORES DE BEM ESTAR VALORIZADORES DE SUPORTE PARA GRÁVIDAS E NOVAS MÃES BUSCADORES DE EXPERTISE - CAÇADORES DE NOVIDADES BUSCADORES DE SOLUÇÕES DE BELEZA BUSCADORES DE TECNOLOGIA PARA A BELEZA - BUSCADORES DE TECNOLOGIA PARA MÃES E BEBÊS BUSCADORES DE TECNOLOGIA PARA O BEM ESTAR CAÇADORES DE SOLUÇÃO COMPLETA DE COMPRA VALORIZADORES DE CONVERSA E DISCURSO SOCIALIZADOR EXPECTADORES DE DISCURSO MASSIVO PARA TODOS VALORIZADORES AMBIENTE DIVERTIDO PARA FACILITAR A COMPRA AMBIENTE CLÍNICO PARA DAR SEGURANÇA AMBIENTE SOFISTICADO PARA DIFERENCIAR A COMPRA CURADORIA PARA GARANTIR A BELEZA CURADORIA PARA GARANTIR A SAÚDE BUSCADORES DE RELACIONAMENTO AO MEU ALCANCE QUANDO EU QUISER GARANTIA DE DIFERENCIAÇÃO DA MINHA BELEZA MELHOR OPÇÃO PARA QUANDO ESTOU EM RESTRIÇÃO CURADORIA PARA SER UMA BOA MÃE GARANTIA DAQUELE ALGO A MAIS QUE PRECISO MELHOR OPÇÃO PARA ATENDER O COLETIVO DE UMA VEZ SÓ - GARANTIA DE ATENDIMENTO EM SITUAÇÕES EXTREMAS MELHOR OPÇÃO PARA SEMPRE ECONOMIZAR OPORTUNIDADE DE BARGANHA NAQUELE ALGO A MAIS OPORTUNIDADE DE BARGANHA PARA MÃES CONSCIENTES AO MEU ALCANCE A PRONTA ENTREGA MELHOR OPÇÃO PARA NÃO SAIR DA ROTINA BUSCADORES DE SOLUÇÃO COMPLETA PARA O RITUAL DA BELEZA BUSCADORES DE SOLUÇÃO COMPLETA PARA A ROTINA MÃE E FILHO MELHOR OPÇÃO HÁ MUITOS ANOS

2 BUSCADORES DE SEGURANÇA PARA NÃO ERRAR VALORIZADORES DE ESPAÇO PARA NÃO SE PERDER DEMANDADORES DE CONFIANÇA MÉDICA BUSCADORES DE INSPIRAÇÃO PARA COMPRA - BUSCADORES DE BEM ESTAR VALORIZADORES DE SUPORTE PARA GRÁVIDAS E NOVAS MÃES BUSCADORES DE EXPERTISE - CAÇADORES DE NOVIDADES BUSCADORES DE SOLUÇÕES DE BELEZA BUSCADORES DE TECNOLOGIA PARA A BELEZA - BUSCADORES DE TECNOLOGIA PARA MÃES E BEBÊS BUSCADORES DE TECNOLOGIA PARA O BEM ESTAR CAÇADORES DE SOLUÇÃO COMPLETA DE COMPRA VALORIZADORES DE CONVERSA E DISCURSO SOCIALIZADOR EXPECTADORES DE DISCURSO MASSIVO PARA TODOS VALORIZADORES AMBIENTE DIVERTIDO PARA FACILITAR A COMPRA AMBIENTE CLÍNICO PARA DAR SEGURANÇA AMBIENTE SOFISTICADO SEGMENTAÇÃO DE SHOPPER CANAL FARMA MUITO ALÉM DO DEMOGRÁFICO PARA DIFERENCIAR A COMPRA CURADORIA PARA GARANTIR A BELEZA CURADORIA PARA GARANTIR A SAÚDE BUSCADORES DE RELACIONAMENTO AO MEU ALCANCE QUANDO EU QUISER GARANTIA DE DIFERENCIAÇÃO DA MINHA BELEZA MELHOR OPÇÃO PARA QUANDO ESTOU EM RESTRIÇÃO CURADORIA PARA SER UMA BOA MÃE GARANTIA DAQUELE ALGO A MAIS QUE PRECISO MELHOR OPÇÃO PARA ATENDER O COLETIVO DE UMA VEZ SÓ - GARANTIA DE ATENDIMENTO EM SITUAÇÕES EXTREMAS MELHOR OPÇÃO PARA SEMPRE ECONOMIZAR OPORTUNIDADE DE BARGANHA NAQUELE ALGO A MAIS OPORTUNIDADE DE BARGANHA PARA MÃES CONSCIENTES AO MEU ALCANCE A PRONTA ENTREGA MELHOR OPÇÃO PARA NÃO SAIR DA ROTINA BUSCADORES DE SOLUÇÃO COMPLETA PARA O RITUAL DA BELEZA BUSCADORES DE SOLUÇÃO COMPLETA PARA A ROTINA MÃE E FILHO MELHOR OPÇÃO HÁ MUITOS ANOS

3 Quando se trata de shopper marketing, a missão de compra é uma das principais ferramentas utilizadas para segmentar canais.

4 A forma atual de segmentar o canal farma se baseia principalmente em atributos que não levam em conta o posicionamento dos players do mercado. Redes Vs. Independentes Clusters demográficos Localização da farmácia HOJE Fonte: Popai (2012)

5 Mas quando um player/rede define um posicionamento e o shopper acredita nele, a percepção de missão de compra pode ser distorcida.

6 Um único canal como o farma passou a ser percebido conforme o posicionamento de seus players criando uma atitude na missão de compra dos shoppers.

7 Com essa realidade na nossa frente, nos desafiamos a encontrar novos modos de segmentar o canal farma. Procurando outros critérios que pudessem ser utilizados para diferenciar as redes entre si

8 Fases do estudo Qualitativa Semiótica Quantitativa

9 Estudo em números: Acompanhamento de Atividades de 5 shoppers heavy users do canal farma em suas rotinas de compra no canal por 15 dias. Levantamento e Decodificação de mais de 200 fotos de lojas de redes farmácias postadas pelas marcas ou shoppers em redes sociais. Survey Online com 300 respondentes em 3 regiões do Brasil.

10 Fase Qualitativa

11 Objetivo Identificar como se dá relação dos shoppers com as redes de farmácia em sua rotina. Detectar quais são os momentos em que as redes de farmácia se relacionam com eles e através de quais pontos de contato ou locais. Identificar quais são as razões para que cada shopper escolha determinada rede de farmácia e qual o reason to believe que as redes ofereciam aos shoppers.

12 Ao analisarmos o conteúdo dos diários descobrimos que cada um dos shoppers enxergava as lojas marcas e tinha diferentes missões e atitudes para cada player.. E por isso esperavam diferentes ofertas e contextos para irem até estas lojas.

13 MENÇÕES DIÁRIOS DE COMPRA O creme que uso na mãos é mais simples e uso o mesmo há anos, então se está acabando, passo em qualquer farmácia mais perto e compro e se tiver barato compro pra guardar. Renata (heavy user cosméticos) Eu preciso comprar uma vitamina que só consigo achar na Droga Raia, já até pedi em outras farmácias, mas eles nunca tem, mesmo tendo outros da mesma marca. Fabrício (heavy user de suplementos) Se eu fico sabendo de um dermocosmético novo na internet, eu sempre procuro na Onofre para experimentar, eles tem as melhores vendedoras, eles sabem explicar se vale a pena esse produto ou se tem algum similar. (Marcela (heavy user de dermocosméticos)

14 Ao aprofundarmos as análises identificamos um padrão entre os shoppers a relação necessidade x oferta estava absorvendo mais duas variáveis novas variáveis que qualificavam o critério de escolha. FÓRMULA DA DECISÃO = MISSÃO + ATITUDE OFERTA + CONTEXTO

15 FASE SEMIÓTICA

16 Objetivo IDENTIFICAR Símbolos nas lojas do canal farma que nos ajudassem a identificar padrões, diferenças, inovações e reasons to believe para os need states apresentados na fase qualitativa. AGRUPAR Redes que se apresentam de forma similar para estas soluções. Redes Mapeadas: RaiaDrogasil Drogaria SP Drogaria Venâncio Onofre Araújo; Pague Menos Panvel Nissei Extrafarma Big Bem Farmais

17 Drogaria Big Ben (PE) Ambiente farma inserido em loja de departamento

18 Drogaria Araújo (BH) Amplitude do sortimento. Servindo como loja de conveniência/mini mercado

19 Nível de Profundidade em categorias que não são medicamentos. Drogaria Pacheco

20 Drogaria Nissei (PR) Decisão de escolha: categoria exposta na vitrine da loja (imã).

21 Drogaria Venâncio (RJ) Programação de TV da loja: conteúdo dedicado a tutorial de maquiagem.

22 Drogaria Venâncio (RJ) Ambientação/Material de comunicação na entrada da loja.

23 Drogaria Araújo (BH) Serviços/Diferenciais Escolhidos para comunicação.

24 Tipos de ativação e categorias foco.

25 Panvel (Região Sul) Espaço dedicado a seções específicas no layout.

26 Panvel (Região Sul) Modelos diferentes de loja com sortimento reduzido definição de sortimento reduzido.

27 Mobiliários e espaços de interação diferentes das gôndolas tradicionais em quais categorias. Panvel (Região Sul)

28 Panvel (Região Sul) Sortimento com linhas exclusivas e parceria com marcas específicas.

29 Rede Pague Menos Uso de ilhas de promoção e categorias mais presentes no checkout

30 Drogaria Pacheco Tipo de sinalização de seção no ecommerce. Foco da comunicação no messaging.

31 Onofre e-commerce Segmentação de categorias por expectativa da shopper.

32 Ao analisarmos os símbolos presentes nas fotos encontramos o que poderiam ser os reasons to believe para estas percepções/demandas de Símbolos que aproximavam algumas redes e separavam outras.

33 As redes se utilizavam de sua comunicação, mensagens, sortimento, exposição, tipo de promoção, layout e nomenclatura de seções para entregar uma solução ao shopper.

34 Se há uma relação entre o need state do canal com o reason to believe das redes Este pode ser um caminho para construir uma nova forma de segmentação.

35 FASE QUANTITATIVA

36 Objetivo DEFINIR Quais dos need states mencionados pelos shoppers na etapa qualitativa poderiam ser fatores consistentes para segmentar os shoppers. DESCOBRIR Quais redes de farmácia, a partir destes fatores, poderiam se aproximar/agrupar, criando segmentos fortes o suficiente para definir um novo formato de clusterização neste canal.

37 COLETA DE DADOS Avaliando need states Os shopper avaliaram se 35 need states poderiam ser vistos como critérios de escolha de redes do canal farma. Depois escolheriam entre 36 redes disponíveis, quais mais tinham reasons to believe, ou seja, apresentavam uma solução para o need state.

38 FATORES Definição de fatores de escolha da rede. Com o intuito de testar quais need states tinham mais força para servir de critério de escolha, uma análise fatorial associou e reduzim os 35 need states em 13 novos fatores, novos e mais consistentes need-states.

39 FATORES 1. Comprar com Segurança e Confiança 2. Comprar com informação para validar a compra. 3. Mais espaço para facilitar a compra. 4. Sempre uma oportunidade de barganha 5. Tornar a compra um momento especial 6. Facilidade de compra a qualquer hora. 7. Comprar produtos selecionados para mim 8. Comprar o que há de mais novo. 9. Garantia de menor preço, sem erro. 10. Para encontrar mais do que o básico/óbvio. 11. As melhores lembranças/o clássico para todas as horas. 12. Muito além de produtos, uma prestação de serviço pra mim. 13. Produtos exclusivos que me satisfazem.

40 SEGMENTAÇÃO Utilizando a clusterização, foram encontrados 4 segmentos de shoppers Comparando as respostas de cada um deles, conseguimos entender melhor a percepção e processo decisório deles na hora da compra no canal farma.

41 APRESENTANDO ALGUNS SEGMENTOS

42 GRUPO 1 BUSCADORES DE INOVAÇÃO O SHOPPER Tem como principais razões de escolha de rede: 1. O acesso a lançamentos de novos produtos; 2. Prefere acessar informações da rede por mais touchpoints que os demais. 3. As categoria mais relevantes para lançamentos são: bem estar, cosméticos e produtos infantis; 4. Escolhem redes com ambiente sofisticado e tecnológico; 5. Valorizam mais as promoções na categoria de medicamentos. Quem entrega o Reason to believe?

43 GRUPO 2 BUSCADORES DE OPORTUNIDADES O SHOPPER Tem como principais razões de escolha de rede: 1. Lojas com as melhores marcas de medicamento; 2. Escolhem redes com ambiente acolhedor e clínico; 3. Querem os melhores preços em todas as categorias; 4. Valorizam promoções em cosméticos; 5. Preferem marcas de referência 6. Tem poucos touchpoints com o canal farma 7. Não se importam com sortimento amplo. Quem entrega o Reason to believe?

44 GRUPO 3 BUSCADORES DE CURADORIA DE INFORMAÇÃO O SHOPPER Tem como principais razões de escolha de rede: 1. Escolhem redes que escolhem marcas e produtos para eles ao invés de expor vários opções. 2. A confiança na equipe de farmacêuticos; 3. Buscam os touchpoints da rede como fonte de explicação de produtos. 4. Tem mais touchpoints que os shoppers de oportunidade, mas menos do que os inovadores. 5. Escolhem lojas de ambiente descontraído; Quem entrega o Reason to believe?

45 GRUPO 4 BUSCADORES DE CONVENIÊNCIA O SHOPPER Tem como principais razões de escolha de rede: 1. Buscam lojas grandes; 2. Valorizam sortimento mais completo como diferencial para escolher; 3. Curadoria de informação é importante apenas em cosméticos. 4. Valorizam mais do que os outros: Proximidade de casa; serviço de delivery; cartão fidelidade; Quem entrega o Reason to believe?

46 REVISANDO ESTRATÉGIAS PARA O CANAL

47 APLICAÇÕES PARA O CANAL CRIANDO NOVAS ESTRATÉGIAS DE CATEGORIA CONTEXTUALIZADAS: PORTFÓLIO CENÁRIO CONEXÃO DIÁLOGO Entender os produtos destino e oferecer a variedade que o shopper procura Símbolos que confirmem a a entrega do need state. Reinvenção de Categorias através da exposição e pontos focais da loja Ativar triggers que funcionem como reason to believe e derrubar barreiras que façam o inverso.

48 APLICAÇÕES PARA CATEGORIAS CRIANDO NOVAS ESTRATÉGIAS DE CATEGORIA CONTEXTUALIZADAS: SORTIMENTO EXECUÇÃO MPDV PREÇO Entender os produtos destino e oferecer a variedade que o shopper procura Símbolos que confirmem a a entrega do need state. Reinvenção de Categorias através da exposição e pontos focais da loja Ativar triggers que funcionem como reason to believe e derrubar barreiras que façam o inverso.

49 BUSCADORES DE SEGURANÇA PARA NÃO ERRAR VALORIZADORES DE ESPAÇO PARA NÃO SE PERDER DEMANDADORES DE CONFIANÇA MÉDICA BUSCADORES DE INSPIRAÇÃO PARA COMPRA - BUSCADORES DE BEM ESTAR VALORIZADORES DE SUPORTE PARA GRÁVIDAS E NOVAS MÃES BUSCADORES DE EXPERTISE - CAÇADORES DE NOVIDADES BUSCADORES DE SOLUÇÕES DE BELEZA BUSCADORES DE TECNOLOGIA PARA A BELEZA - BUSCADORES DE TECNOLOGIA PARA MÃES E BEBÊS BUSCADORES DE TECNOLOGIA PARA O BEM ESTAR CAÇADORES DE SOLUÇÃO COMPLETA DE COMPRA VALORIZADORES DE CONVERSA E DISCURSO SOCIALIZADOR EXPECTADORES DE DISCURSO MASSIVO PARA TODOS VALORIZADORES AMBIENTE DIVERTIDO PARA FACILITAR A COMPRA AMBIENTE CLÍNICO PARA DAR SEGURANÇA AMBIENTE SOFISTICADO SEGMENTAÇÃO DE SHOPPER CANAL FARMA MUITO ALÉM DO DEMOGRÁFICO PARA DIFERENCIAR A COMPRA CURADORIA PARA GARANTIR A BELEZA CURADORIA PARA GARANTIR A SAÚDE BUSCADORES DE RELACIONAMENTO AO MEU ALCANCE QUANDO EU QUISER GARANTIA DE DIFERENCIAÇÃO DA MINHA BELEZA MELHOR OPÇÃO PARA QUANDO ESTOU EM RESTRIÇÃO CURADORIA PARA SER UMA BOA MÃE GARANTIA DAQUELE ALGO A MAIS QUE PRECISO MELHOR OPÇÃO PARA ATENDER O COLETIVO DE UMA VEZ SÓ - GARANTIA DE ATENDIMENTO EM SITUAÇÕES EXTREMAS MELHOR OPÇÃO PARA SEMPRE ECONOMIZAR OPORTUNIDADE DE BARGANHA NAQUELE ALGO A MAIS OPORTUNIDADE DE BARGANHA PARA MÃES CONSCIENTES AO MEU ALCANCE A PRONTA ENTREGA MELHOR OPÇÃO PARA NÃO SAIR DA ROTINA BUSCADORES DE SOLUÇÃO COMPLETA PARA O RITUAL DA BELEZA BUSCADORES DE SOLUÇÃO COMPLETA PARA A ROTINA MÃE E FILHO MELHOR OPÇÃO HÁ MUITOS ANOS

BUSCADORES DE SEGURANÇA PARA NÃO ERRAR VALORIZADORES DE ESPAÇO PARA NÃO SE PERDER DEMANDADORES DE CONFIANÇA MÉDICA BUSCADORES DE INSPIRAÇÃO PARA

BUSCADORES DE SEGURANÇA PARA NÃO ERRAR VALORIZADORES DE ESPAÇO PARA NÃO SE PERDER DEMANDADORES DE CONFIANÇA MÉDICA BUSCADORES DE INSPIRAÇÃO PARA BUSCADORES DE SEGURANÇA PARA NÃO ERRAR VALORIZADORES DE ESPAÇO PARA NÃO SE PERDER DEMANDADORES DE CONFIANÇA MÉDICA BUSCADORES DE INSPIRAÇÃO PARA COMPRA - BUSCADORES DE BEM ESTAR VALORIZADORES DE SUPORTE

Leia mais

Farmácias : Oportunidaes e Desafios

Farmácias : Oportunidaes e Desafios Seminário GVcev Farmácias : Oportunidaes e Desafios Ingredientes de Sucesso no Varejo de Farmacosméticos Lucien J. Geargeoura lucienjgeargeoura@gvmail.br Pesquisa do GVcev Ingredientes de Sucesso no Varejo

Leia mais

Pesquisa Nacional de Serviços Farmacêuticos

Pesquisa Nacional de Serviços Farmacêuticos Pesquisa Nacional de Serviços Farmacêuticos A visão dos farmacêuticos sobre esta nova área de negócios da farmácia CASSYANO CORRER Coordenador Assistência Farmacêutica Avançada Abrafarma projetofarma@abrafarma.com.br

Leia mais

Estrutura de Marca. Brand Key MJC. Posicionamento Tenda

Estrutura de Marca. Brand Key MJC. Posicionamento Tenda Posicionamento Tenda Demográfico: Homens e Mulheres A / B (Renda familiar entre R$ 6.000 e R$ 11.000) 25/35 anos Casais com ou sem filhos Atitudinal: Em busca do primeiro imóvel Preocupadas com o bem estar

Leia mais

Análise do mercado de drogarias e farmácias no Brasil 2008:

Análise do mercado de drogarias e farmácias no Brasil 2008: Cosméticos & Higiene Pessoal Série de Estudos de Mercado INTELLIGENT INSIGHTS Análise do mercado de drogarias e farmácias no Brasil 2008: Segmento de cosméticos e higiene pessoal 1ª Edição Publicado no

Leia mais

Desmistificando o Trade Marketing. Palestrante: Fatima Merlin Diretora Executiva Connect Shopper

Desmistificando o Trade Marketing. Palestrante: Fatima Merlin Diretora Executiva Connect Shopper Desmistificando o Trade Marketing Palestrante: Fatima Merlin Diretora Executiva Connect Shopper BOAS VINDAS APRESENTAÇÕES Agenda Introdução: Por que Trade Marketing De Trade Marketing ao Shopper Marketing:

Leia mais

HIGH TECH RETAIL. A Tecnologia e o Comportamento de Compra do Brasileiro

HIGH TECH RETAIL. A Tecnologia e o Comportamento de Compra do Brasileiro HIGH TECH RETAIL A Tecnologia e o Comportamento de Compra do Brasileiro EU, MOBILE A mobilidade integradora dos dois mundos EU, MOBILE A explosão dos smartphones, que devem rapidamente ganhar a população

Leia mais

Por que precisamos de pesquisa?

Por que precisamos de pesquisa? Respostas que mudam o seu negócio Encontre as respostas que precisa para o dia a dia do seu negócio. Por que precisamos de pesquisa? felipe.schepers@opinionbox.com Achamos que sabemos o que pensam os nossos

Leia mais

Perfil e Desafios do Varejo Farmacêutico Brasileiro. A Visão da Abrafarma Dez/10

Perfil e Desafios do Varejo Farmacêutico Brasileiro. A Visão da Abrafarma Dez/10 Perfil e Desafios do Varejo Farmacêutico Brasileiro A Visão da Abrafarma Dez/10 1 A Abrafarma reúne as principais redes brasileiras 2 3 4 5 (outubro2009 a setembro2010 últimos 12 meses) 6 O varejo farma

Leia mais

RAFAEL D ANDREA FUNDADOR DA TOOLBOX

RAFAEL D ANDREA FUNDADOR DA TOOLBOX RAFAEL D ANDREA FUNDADOR DA TOOLBOX MÉTRICAS E CONSULTORIA E DA SHOPPERAGE PROFESSOR DE MARKETING DE CANAIS NO INSPER EM SÃO PAULO AUTOR DOS LIVROS: SHOPPER SAFARI 2014, UM OLHAR PARA O SHOPPER, 2013 (ED.

Leia mais

Visual Merchandising:

Visual Merchandising: 1 Visual Merchandising: Tendências, aprendizados e casos 4- O Consumidor e o Merchandising no Varejo Jose Augusto Domingues 1. Universo da Pesquisa de Varejo e VM 2 Design 1. Arquitetura 2. Layout 3. Ambientação

Leia mais

Mercado de sachê. Uma oportunidade a ser explorada

Mercado de sachê. Uma oportunidade a ser explorada O Projeto Mercado de sachê Uma oportunidade a ser explorada Cada vez mais o consumidor busca alternativas de produtos e serviços que possam atender às suas necessidades, com um custo que caiba em seu orçamento.

Leia mais

Condução de pesquisa em Branding

Condução de pesquisa em Branding Condução de pesquisa em Branding Passo-a-passo Visão Geral A aprendizagem deve ser focada e dinâmica. Quando contratam empresas de consultoria, os clientes querem que elas demonstrem capacidade intelectual

Leia mais

MERCHANDISING E LAYOUT PARA FARMÁCIAS E DROGARIAS: IMPULSIONANDO AS VENDAS. por Tatiana Ferrara Barros

MERCHANDISING E LAYOUT PARA FARMÁCIAS E DROGARIAS: IMPULSIONANDO AS VENDAS. por Tatiana Ferrara Barros MERCHANDISING E LAYOUT PARA FARMÁCIAS E DROGARIAS: IMPULSIONANDO AS VENDAS por PREFÁCIO Atuando no varejo farmacêutico, percebi que, com criatividade e conhecimento sobre as técnicas de merchandising,

Leia mais

BR Social. Apresentação Executiva Fevereiro 2018

BR Social. Apresentação Executiva Fevereiro 2018 BR Social Apresentação Executiva Fevereiro 2018 O Futuro é das marcas com propósito. Essa é a evolução do papel das marcas na sociedade, e não tem mais volta, ( ) não evoluir é nocivo para nossa existência.

Leia mais

GERENCIAMENTO POR CATEGORIA

GERENCIAMENTO POR CATEGORIA GERENCIAMENTO POR CATEGORIA O QUE É G.C.? Gerenciamento por Categoria (G.C.) é um modelo de gestão que a partir do profundo entendimento do shopper, e através da parceria entre fornecedor e varejo, por

Leia mais

Associação Brasileira de Automação GS1 Brasil

Associação Brasileira de Automação GS1 Brasil Associação Brasileira de Automação GS1 Brasil Estudo Empresas 7ª Edição: Tendências e comportamento no mercado nacional Agosto 2018 Parceria: H2R Pesquisas GS1 Brasil 2018 Detalhes do Estudo Tipo Dados

Leia mais

Palestrante: Sebastião Barroso Felix. Como aumentar as vendas da loja em 33%

Palestrante: Sebastião Barroso Felix. Como aumentar as vendas da loja em 33% Palestrante: Sebastião Barroso Felix Como aumentar as vendas da loja em 33% 03 Macro Estratégias Fluxo de Clientes em + 10% Aumentar a Conversão de Vendas em + 10% Tíquete Médio de Vendas em + 10% Aumentar

Leia mais

Como Vender Mais e Melhor

Como Vender Mais e Melhor Como Vender Mais e Melhor 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 OBJETIVO Este curso visa proporcionar ao participante a competência para identificar oportunidades de mercado e saber aproveitá-las,

Leia mais

Varejo de Material de Construção

Varejo de Material de Construção Seminário GVcev Varejo de Material de Construção Construção de Marca no Varejo de Material de Construção Prof a. D ra. Cristina Proença Objeto de Estudo M A R C A F A B R I C A N T E Fabricante Estratégia

Leia mais

UNIVERSIDADE CONSULTORAS E CONSULTORAS SENIORES MÓDULO 1

UNIVERSIDADE CONSULTORAS E CONSULTORAS SENIORES MÓDULO 1 UNIVERSIDADE CONSULTORAS E CONSULTORAS SENIORES MÓDULO 1 VENDAS NO SHOW NO CAMINHO NA PELE NA LINHA NO PAPEL FESTIVAL NO SHOW Evento diferenciado e divertido que favorece o atendimento personalizado; Oportunidade

Leia mais

09 a 12 de novembro de 2016

09 a 12 de novembro de 2016 COMO ELABORAR PESQUISA DE MERCADO 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 Missão do Sebrae Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orientar na implantação e no desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE RED JACKET. Módulo 2

UNIVERSIDADE RED JACKET. Módulo 2 UNIVERSIDADE RED JACKET Módulo 2 2 LOREM IPSUM IS SIMPLY DUMMY TEXT OF TE PRINTING AND TYPESETTING INDUSTRY. VENDAS Objetivos: Entender o papel de uma Consultora de Beleza e o que é preciso para ter sucesso

Leia mais

Exemplo de Marketing Mix no lançamento de um produto/serviço

Exemplo de Marketing Mix no lançamento de um produto/serviço Nesse artigo falaremos sobre: O que é o marketing mix (ou 4 Ps do marketing) Exemplo de marketing mix no lançamento de um produto ou serviço Se tem recursos e faz sentido, analise o retorno E se o produto

Leia mais

OD313 Marketing e Design. Naotake Fukushima : UFPR : OD313 Marketing e Design

OD313 Marketing e Design. Naotake Fukushima : UFPR : OD313 Marketing e Design Composto de Mkt: Produto R$16,75 R$4,25 2/35 Composto de MKT: Produto É a parte mais importante do composto, sem ele não existe o resto. O objeto principal p das relações de troca que podem ser oferecidas

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Sobre o GPA O GPA foi fundado em 1948. O Grupo está presente em todas as regiões do Brasil com 1.059 pontos de vendas e uma infraestrutura logística com 22 centros de distribuição

Leia mais

FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE

FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE PLANO DE MARKETING NOME DA EMPRESA / SEGMENTO AMERICANA 2016 FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Manual do Associado Versão:

Manual do Associado Versão: Manual do Associado Versão: 2019.1 Bem vindo a Rede de Farmácias que mais cresce na Bahia. Índice SOU Associado... - Deveres do associado... - Produtos Associados... - Acesso ao Painel... Logotipo Boa

Leia mais

UM CARTÃO. MILHARES DE BENEFÍCIOS!

UM CARTÃO. MILHARES DE BENEFÍCIOS! QUER FACILITAR SUA VIDA? UM CARTÃO. MILHARES DE BENEFÍCIOS! Saúde Medicamentos Assistência Residencial 24h Compras Online Funeral Multy Infinit Sorteio Mensal Desconto em Combustível Orientação Jurídica

Leia mais

5 Conclusões e Recomendações 5.1. Conclusão

5 Conclusões e Recomendações 5.1. Conclusão 70 5 Conclusões e Recomendações 5.1. Conclusão Este estudo buscou analisar o comportamento do consumidor multicanal e identificar os riscos percebidos e orientação de compra que influenciam na escolha

Leia mais

Coletiva de Imprensa. 29 de junho de 2017

Coletiva de Imprensa. 29 de junho de 2017 Coletiva de Imprensa 29 de junho de 2017 Associação Brasileira de Automação GS1 Brasil Estudo Consumidores e Empresas 5ª Edição: Tendências e comportamento no mercado nacional Junho 2017 GS1 Brasil 2017

Leia mais

A Indústria e o Varejo Integrados

A Indústria e o Varejo Integrados Seminário GVcev Visual Merchandising: A Indústria e o Varejo Integrados TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM MERCHANDISING NO VAREJO ROMANO G. PANSERA O tempo passa cada vez mais rápido O tempo está ficando achatado

Leia mais

Consumidor dos supermercados já chegou na era Omnichannel, revela pesquisa da APAS

Consumidor dos supermercados já chegou na era Omnichannel, revela pesquisa da APAS Consumidor dos supermercados já chegou na era Omnichannel, revela pesquisa da APAS 15% dos consumidores brasileiros fazem suas compras de produtos de supermercados pela internet; Aumenta o interesse do

Leia mais

MERCHANDISING. Obstáculo são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia seus olhos de sua meta. Henry Ford

MERCHANDISING. Obstáculo são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia seus olhos de sua meta. Henry Ford MERCHANDISING Obstáculo são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia seus olhos de sua meta. Henry Ford MERCHANDISING Merchandising O que é Merchandising? Conjunto de técnicas mercadológicas

Leia mais

O que é segmentação de clientes?

O que é segmentação de clientes? O que é: o segmento do cliente define o perfil do comprador, bem como seus hábitos e motivações na hora da compra. O segmento também define quais são os atributos que tornam um produto mais ou menos valioso.

Leia mais

Pesquisa Consumidor OMNICHANNEL Realização:

Pesquisa Consumidor OMNICHANNEL Realização: Pesquisa Consumidor OMNICHANNEL 2017 Realização: O Consumidor OMNICHANNEL O consumidor omnichannel é aquele que usa todos os canais de compras disponíveis: smartphones, tablets, computadores, televisão,

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIO Paper Print

PLANO DE NEGÓCIO Paper Print PLANO DE NEGÓCIO - pág.1/6 PLANO DE NEGÓCIO Paper Print maycon lins cruz de vasconcelos (maycon_lins@hotmail.com) Renan de Souza Ferreira (renanzinho.ferreira@hotmail.com) idejarlisson Morais de Sousa

Leia mais

AULA 23 Cuidados essenciais Formação de Equipe

AULA 23 Cuidados essenciais Formação de Equipe Cuidados essenciais Formação de Equipe Cuidado com a ansiedade Com o excesso de informações Falar a coisa certa no local errado Nem toda excelente cliente se torna excelente consultora Faça uma sessão

Leia mais

Índice VISÃO DE OFERTAS INTRODUÇÃO COMO FUNCIONA CONSIDERAÇÕES FINAIS VISÃO DE SELLERS. Crescimento por departamento O Panorama...

Índice VISÃO DE OFERTAS INTRODUÇÃO COMO FUNCIONA CONSIDERAÇÕES FINAIS VISÃO DE SELLERS. Crescimento por departamento O Panorama... Índice INTRODUÇÃO O Panorama... 03 A Precifica... 04 A Abcomm... 05 VISÃO DE OFERTAS Crescimento por departamento... 14 Marketplace vs. Sellers... 15 Ofertas Totais... 16 COMO FUNCIONA Metodologia... 06

Leia mais

NOVAS TENDÊNCIAS DAS CATEGORIAS DE PRODUTOS

NOVAS TENDÊNCIAS DAS CATEGORIAS DE PRODUTOS NOVAS TENDÊNCIAS DAS CATEGORIAS DE PRODUTOS QUEM É NOSSO CONSUMIDOR DE HOJE? MAIOR CONTENÇÃO DOS GASTOS ASSUME MENOS RISCOS FOCO NAS ESCOLHAS E DECISÕES DE COMPRA O CONSUMIDOR BRASILEIRO SOFRE COM DESEMPREGO

Leia mais

VAREJO MODA J U L H O

VAREJO MODA J U L H O VAREJO MODA J U L H O - 2 0 1 5 A REALIDADE A SER VIVIDA PELO VAREJO COMO ERA NOSSA JORNADA DE COMPRA A NOSSA NOVA JORNADA DE COMPRA CENÁRIO FONTE RELATÓRIO e-bit 2015 O comércio eletrônico brasileiro

Leia mais

Experiência do Cliente Rubens Fogli Netto Diretor Produtos Cartões Itaú

Experiência do Cliente Rubens Fogli Netto Diretor Produtos Cartões Itaú Experiência do Cliente Rubens Fogli Netto Diretor Produtos Cartões Itaú Como me relaciono com o cliente? O básico bem feito Abre a conta Estar 100% disponível Mensagens simples Fatura Recebe Senha Compras

Leia mais

COLETIVA DE IMPRENSA

COLETIVA DE IMPRENSA COLETIVA DE IMPRENSA HACKEANDO A MENTE DO OMNICONSUMIDOR Conhecendo o brasileiro super exigente que quer do varejo alimentar uma experiência completa digital e física AGENDA APAS Show 2019: novidades e

Leia mais

Composto de Mkt: Produto

Composto de Mkt: Produto Composto de Mkt: Produto Naotake Fukushima : UFPR : R$16,75 Naotake Fukushima : UFPR : R$4,25 2/35 Composto de MKT: Produto É a parte mais importante do composto, sem ele não existe o resto. O objeto principal

Leia mais

12 semanas para o TOPO!

12 semanas para o TOPO! 12 semanas para o TOPO! Nada acontece até que alguém venda algo Conheça o que você vende Produto - conheça bem o seu produto só assim você passa segurança para seu cliente. Você apresenta seu produto com

Leia mais

Eficiência no atendimento para gerar valor para o cliente. Eduardo Audrá Diretor de Operações Grupo DPSP

Eficiência no atendimento para gerar valor para o cliente. Eduardo Audrá Diretor de Operações Grupo DPSP Eficiência no atendimento para gerar valor para o cliente Eduardo Audrá Diretor de Operações Grupo DPSP Eduardo Audrá Diretor de Operações DPSP Estudou Propaganda e Marketing na ESPM, tem experiência de

Leia mais

Mais conectividade, mais busca de simplificar e novas gerações de nativos digitais mudam a jornada de compra

Mais conectividade, mais busca de simplificar e novas gerações de nativos digitais mudam a jornada de compra Global Brazil Mais conectividade, mais busca de simplificar e novas gerações de nativos digitais mudam a jornada de compra Vida mais e mais conectada Mais busca de simplificar a vida Novas gerações de

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL. Central de relacionamentos PARA VOCÊ MAIS MARKETING

PROPOSTA COMERCIAL. Central de relacionamentos PARA VOCÊ MAIS MARKETING PROPOSTA COMERCIAL Central de relacionamentos 2017 PARA EMPRESAS ORGANIZAÇÃO PARA CLIENTES MAIS COMUNICAÇÃO PARA VOCÊ MAIS MARKETING www.onwebstudio.com.br contato@onwebstudio.com.br ORGANIZAR PARA AGILIZAR

Leia mais

Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal

Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal Varejo Multicanal: Integrando a loja física e a loja virtual Roseli Morena Porto Agenda A evolução: integrando tijolos e mouse Definição de Varejo Multicanal

Leia mais

Case de Cultura e Valores do GPA. Larissa Forte Gestão de Talentos e Desenvolvimento

Case de Cultura e Valores do GPA. Larissa Forte Gestão de Talentos e Desenvolvimento Case de Cultura e Valores do GPA Larissa Forte Gestão de Talentos e Desenvolvimento INTRODUÇÃO SOBRE O GPA GPA EM NÚMEROS RECEITA BRUTA 76,9 bilhões QUANTIDADE DE LOJAS 2.181 CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO 66

Leia mais

PIRÂMIDE ETÁRIA BRASIL

PIRÂMIDE ETÁRIA BRASIL GERAÇÃO 6.0 PIRÂMIDE ETÁRIA BRASIL 48% 2006 = 17 milhões 2016 = 25 milhões 2026 = 37 milhões http://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/ O NOSSO ESTUDO OBJETIVO Conhecer a relação deste target com

Leia mais

UMA CONEXÃO DIRETA DA SUA EMPRESA COM O SETOR DE FARMÁCIAS E TODO O MERCADO WELLNESS!

UMA CONEXÃO DIRETA DA SUA EMPRESA COM O SETOR DE FARMÁCIAS E TODO O MERCADO WELLNESS! UMA CONEXÃO DIRETA DA SUA EMPRESA COM O SETOR DE FARMÁCIAS E TODO O MERCADO WELLNESS! A BTFF abre um novo canal de relacionamento entre a indústria de suplementos alimentares, vitaminas, nutracêuticos,

Leia mais

PANORAMA DOS MARKETPLACES NO BRASIL

PANORAMA DOS MARKETPLACES NO BRASIL PANORAMA DOS MARKETPLACES NO BRASIL EDIÇÃO: SETEMBRO 2018 Índice INTRODUÇÃO SORTIMENTO DOS MARKETPLACES O Panorama 04 Ofertas 1P vs. Ofertas 3P 19 A Precifica 05 Ofertas 1P por departamento 21 Ofertas

Leia mais

Seu Shopping Decor e Gourmet do Brasil

Seu Shopping Decor e Gourmet do Brasil Seu Shopping Decor e Gourmet do Brasil O Montacasa tem como premissa reunir TUDO DAS MELHORES MARCAS, DAS MELHORES LOJAS EM UM SÓ LUGAR. Para os consumidores, nosso canal é um prato CHEIO DE Iluminação

Leia mais

Mobilidade Urbana: Transformações e Comportamento FIESP Setembro/2018

Mobilidade Urbana: Transformações e Comportamento FIESP Setembro/2018 Mobilidade Urbana: Transformações e Comportamento FIESP Setembro/2018 Apresentação Institucional O GPA em números 2.056 49 22 estados + DF + 140.000 Total de Lojas CDs e Entrepostos Presença no Brasil

Leia mais

Prof. Pesquisador Rodnei Domingues

Prof. Pesquisador Rodnei Domingues Prof. Pesquisador Rodnei Domingues PESQUISA Comportamento do consumidor 2016 comparado com 2010 Introdução Em 2010 a Febrafar promoveu uma pesquisa que tinha como objetivo conhecer os critérios que o

Leia mais

Marketing: Marketing. Muita gente acha que Marketing é simplesmente Propaganda. Mas Marketing significa ENTENDER E ATENDER bem O MERCADO.

Marketing: Marketing. Muita gente acha que Marketing é simplesmente Propaganda. Mas Marketing significa ENTENDER E ATENDER bem O MERCADO. Marketing: Muita gente acha que Marketing é simplesmente Propaganda. Mas Marketing significa ENTENDER E ATENDER bem O MERCADO. Como se faz isso? Identifica-se as necessidades e desejos dos clientes, através

Leia mais

WEBINAR ENTÃO É NATAL: AS JORNADAS DE COMPRA DE PRESENTES

WEBINAR ENTÃO É NATAL: AS JORNADAS DE COMPRA DE PRESENTES WEBINAR ENTÃO É NATAL: AS JORNADAS DE COMPRA DE PRESENTES MINISTRADOR Elizabeth Vaz Atendimento & Relacionamento B2WADS Oportunidades Categorias mais presenteadas Agenda Tipos de jornadas de compras de

Leia mais

UNIVERSIDADE RED JACKET. Módulo 2

UNIVERSIDADE RED JACKET. Módulo 2 UNIVERSIDADE RED JACKET Módulo 2 2 LOREM IPSUM IS SIMPLY DUMMY TEXT OF TE PRINTING AND TYPESETTING INDUSTRY. VENDAS Objetivos: Entender o papel de uma Consultora de Beleza e o que é preciso para ter sucesso

Leia mais

CONSUMO NA INTERNET Comparativo de compras físicas x virtuais

CONSUMO NA INTERNET Comparativo de compras físicas x virtuais CONSUMO NA INTERNET Comparativo de compras físicas x virtuais Maio de 2015 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Identificar as oportunidades no relacionamento entre as lojas físicas e virtuais para o varejo; Compreender

Leia mais

COMPARATIVO DO CONSUMO EM LOJAS FÍSICAS X LOJAS VIRTUAIS

COMPARATIVO DO CONSUMO EM LOJAS FÍSICAS X LOJAS VIRTUAIS COMPARATIVO DO CONSUMO EM LOJAS FÍSICAS X LOJAS VIRTUAIS 45% DOS CONSUMIDORES VIRTUAIS JÁ PREFEREM COMPRAR PELA INTERNET 90% fazem pesquisa virtual, antes de comprar em loja física O estudo do SPC Brasil

Leia mais

Associação Brasileira de Automação GS1 Brasil

Associação Brasileira de Automação GS1 Brasil Associação Brasileira de Automação GS1 Brasil Estudo Consumidores e Empresas 7ª Edição: Tendências e comportamento no mercado nacional Julho 2018 GS1 Brasil 2018 Detalhes do Estudo Tipo Dados Público Metodologia

Leia mais

12 semanas para o TOPO! 2ª semana

12 semanas para o TOPO! 2ª semana 12 semanas para o TOPO! 2ª semana Danielle Siriani Diretora Executiva Mary Kay VENDAS PLANEJE SEU LUCRO! Como calcular? Multiplique seu lucro por 2,5 (Pedido de 40%) ou por 2 (Pedido de 50%) e divida por

Leia mais

Administração do Relacionamento com os

Administração do Relacionamento com os Unidade II Administração do Relacionamento com os Clientes Prof. MSc. Marcelo S. Zambon Objetivos da Disciplina Neste módulo: Entendimento e importância da segmentação de mercado: O que são atributos valorizados

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

Desenvolvendo Produtos para o Mercado de Flores e Plantas. Prof. Paulo Hercilio Viegas Rodrigues

Desenvolvendo Produtos para o Mercado de Flores e Plantas. Prof. Paulo Hercilio Viegas Rodrigues Desenvolvendo Produtos para o Mercado de Flores e Plantas Prof. Paulo Hercilio Viegas Rodrigues Características do Mercado de Flores Grande variedade de produtos Aumento das produções regionais Distribuição

Leia mais

Dicas importantes do marketing do Magalu para a sua operação

Dicas importantes do marketing do Magalu para a sua operação Dicas importantes do marketing do Magalu para a sua operação A Data Como foi a data nos últimos anos e qual a expectativa para 2019 Dia do Consumidor já é uma data grande 1/3 dos internautas já conhecem

Leia mais

5.1.Universo e Amostra

5.1.Universo e Amostra 73 5 A Pesquisa Neste capítulo, são apresentados os métodos e as técnicas de pesquisa utilizadas nesta dissertação. Quanto aos meios, a pesquisa realizada pode ser definida como bibliográfica, porque se

Leia mais

SAIBA TUDO SOBRE A CONSULTORIA DE IMAGEM

SAIBA TUDO SOBRE A CONSULTORIA DE IMAGEM SAIBA TUDO SOBRE A CONSULTORIA DE IMAGEM INTRO DUÇÃO São necessários apenas 10 segundos para que uma pessoa formule uma primeira impressão sobre alguém. E todos nós fazemos isso, mesmo que de maneira involuntária.

Leia mais

Associação Brasileira de Automação GS1 Brasil

Associação Brasileira de Automação GS1 Brasil Associação Brasileira de Automação GS1 Brasil Estudo Consumidores e Empresas 6ª Edição: Tendências e comportamento no mercado nacional Janeiro 2018 GS1 Brasil 2018 CONSUMIDOR BRASILEIRO CONECTADO E INFORMADO

Leia mais

DIFERENTES FORMATOS E POSICIONAMENTOS PARA ATENDER MELHOR O SEU CONSUMIDOR

DIFERENTES FORMATOS E POSICIONAMENTOS PARA ATENDER MELHOR O SEU CONSUMIDOR DIFERENTES FORMATOS E POSICIONAMENTOS PARA ATENDER MELHOR O SEU CONSUMIDOR ECONOMIA É A PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO DOS BRASILEIROS Var% PIB Brasil -3,8% 2015 vs 2014 AGROPECUÁRIA: +1,8% INDÚSTRIA: -6,2% SERVIÇOS:

Leia mais

12 semanas para o TOPO! 9ª semana

12 semanas para o TOPO! 9ª semana 12 semanas para o TOPO! 9ª semana VENDAS Nada acontece até que alguém venda algo Mary Kay Ash Conheça o que você vende Produto - conheça bem o seu produto só assim você passa segurança para seu cliente.

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES.

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES. UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES. PROFESSOR ANGELO PERES. 1 AULA 5 PLANO COMERCIAL. PLANEJAMENTO

Leia mais

Pesquisa Mobilidade Urbana 2017

Pesquisa Mobilidade Urbana 2017 Pesquisa Mobilidade Urbana 2017 INFORMAÇÕES METODOLÓGICAS OBJETIVO DA PESQUISA: CONHECER OS HÁBITOS DOS CONSUMIDORES DE BH SOBRE MOBILIDADE URBANA, LOCAIS PREFERIDOS PARA COMPRAS E MEIOS DE TRANSPORTE

Leia mais

APOSTILA Como criar uma marca de Moda. Mônica Penteado

APOSTILA Como criar uma marca de Moda. Mônica Penteado APOSTILA Como criar uma marca de Moda Mônica Penteado Uma MARCA se estabelece através de um tripé que a sustenta MARCA PRODUTO VENDA DA IMAGEM COMUNICAÇÃO Etapas de criação de uma marca 1.O que vamos desenvolver

Leia mais

Merchandising e Exibitécnica. Conceitos iniciais Prof. Esp. Rodolfo Nakamura

Merchandising e Exibitécnica. Conceitos iniciais Prof. Esp. Rodolfo Nakamura Merchandising e Exibitécnica Conceitos iniciais Prof. Esp. Rodolfo Nakamura Para você... (discuta com seu companheiro de jornada) O que é Merchandising em Ponto de Venda? O que é Exibitécnica? Merchandising

Leia mais

Como DOBRAR o Lucro dos Seus Clientes e Do Seu Negócio. O MAPA COMPLETO para Vender Todos os Dias

Como DOBRAR o Lucro dos Seus Clientes e Do Seu Negócio. O MAPA COMPLETO para Vender Todos os Dias Como DOBRAR o Lucro dos Seus Clientes e Do Seu Negócio O MAPA COMPLETO para Vender Todos os Dias Natanael Oliveira Co-fundador Marketing Com Digital MISSÃO: DOBRAR O FATURAMENTO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS.

Leia mais

Ranking ABAD/Nielsen de Maio 2012

Ranking ABAD/Nielsen de Maio 2012 Ranking ABAD/Nielsen 2012 21 de Maio 2012 Agenda Quais são as forças que estão transformando o consumo? Qual o desempenho do setor Atacadista-Distribuidor? Quais são os desafios e oportunidades? Reflexões

Leia mais

MARKETING DE CONTEÚDO. Como conquistar e encantar clientes

MARKETING DE CONTEÚDO. Como conquistar e encantar clientes MARKETING DE CONTEÚDO Como conquistar e encantar clientes Introdução Muito obrigada pelo seu interesse em ler meu ebook! Meu objetivo ao criar esse material foi capacitar empresários e profissionais liberais

Leia mais

3º ENCONTRO BRASILEIRO DE SEGUROS MASSIFICADOS

3º ENCONTRO BRASILEIRO DE SEGUROS MASSIFICADOS 3º ENCONTRO BRASILEIRO DE SEGUROS MASSIFICADOS Como avaliar a inovação de produtos na era digital Roberto G. Uhl Digital Channels Manager, Argo Seguros Brasil Case Protector Digital Mobile Inovando na

Leia mais

CANVAS. Criando novos Modelos de Negócios

CANVAS. Criando novos Modelos de Negócios CANVAS Criando novos Modelos de Negócios Criar Valor Distribuir Capturar O que é um modelo de negócio Modelo de negócio Business Model Generation Canvas Um modelo de negócio descreve a lógica de como

Leia mais

Mulheres. Por que falar delas? D E C I S O R A S D E C O M P R A ditam o comportamento de consumo e decidem grande parte das compras do lar

Mulheres. Por que falar delas? D E C I S O R A S D E C O M P R A ditam o comportamento de consumo e decidem grande parte das compras do lar Mulheres Por que falar delas? D E C I S O R A S D E C O M P R A ditam o comportamento de consumo e decidem grande parte das compras do lar E M P O D E R A D A S um grande peso na economia brasileira A

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE DISTRIBUIÇÃO PARA A BAIXA RENDA

ESTRATÉGIAS DE DISTRIBUIÇÃO PARA A BAIXA RENDA ESTRATÉGIAS DE DISTRIBUIÇÃO PARA A BAIXA RENDA 2009 edgard.barki@fgv.br CURSOS PESQUISAS PROGRAMA BAIXA RENDA FÓRUM DISCUSSÃO SEMINÁRIOS PESQUISA SOBRE DISTRIBUIÇÃO PARA BAIXA RENDA - GVcev PERGUNTA CENTRAL

Leia mais

RELATÓRIO TOP MINDERS INDÚSTRIA novembro 2016

RELATÓRIO TOP MINDERS INDÚSTRIA novembro 2016 RELATÓRIO TOP MINDERS INDÚSTRIA novembro 2016 O EVENTO Com a participação de diversos profissionais envolvidos na gestão das áreas B2B de grandes empresas, o Top Minders realizado em novembros de 2016

Leia mais

Um pouco mais sobre a maior franquia de bolos caseiros do Brasil

Um pouco mais sobre a maior franquia de bolos caseiros do Brasil Um pouco mais sobre a maior franquia de bolos caseiros do Brasil Conceito Quem um dia não teve a experiência de sentar-se à mesa, junto da família, e saborear uma bela fatia do famoso bolo caseiro da vovó

Leia mais

Ministrante. Trabalhou no Centro de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG ( );

Ministrante. Trabalhou no Centro de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG ( ); Ministrante Engenheiro de Produção (UFMG) MBA em Engenharia e Inovação Mestrando em Inovação Tecnológica e PI (UFMG) Diretor de Presidente da Techmall S.A.; Membro do Comitê de Seleção de Startups; Trabalhou

Leia mais

Supermercados: Desafios e Perspectivas

Supermercados: Desafios e Perspectivas Seminário GVcev Supermercados: Desafios e Perspectivas Para onde caminham as Centrais de Negócios Fatima Merlin Diretora de Retail & Shopper Insigths O que é o Painel de Consumidores? Pesquisa contínua

Leia mais

Palestrante: Cristina Lopes

Palestrante: Cristina Lopes Palestrante: Cristina Lopes Sobre a Hortifruti Localização 41 Lojas ES RJ SP 2 Lojas HF 28 Lojas HF 11 Lojas HF e NT Sobre a Hortifruti Conceito Experiência de Compra Layout exclusivo das lojas somado

Leia mais

AMBEV BRUNO MARSILLAC

AMBEV BRUNO MARSILLAC AMBEV BRUNO MARSILLAC COLABORAÇÃO COLABORAÇÃO COOPERAÇÃO PARCERIA TROCA COMO A INDÚSTRIA E O VAREJO PODEM COLABORAR? DEVEMOS CONHECER PROFUNDAMENTE PRODUTO CLIENTE OPORTUNIDADES DEVEMOS CONHECER PROFUNDAMENTE

Leia mais

Digital 05/11/2017. Digital

Digital 05/11/2017. Digital Murillo Digital Boccia 05/11/2017 Digital Mundo mudando rápido Total afinidade com mundo digital - Natura é uma grande rede social; Centenas de gerentes de Relacionamento Natura se conectam a milhares

Leia mais

Marketing Estratégico Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Marketing Estratégico Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Click to edit Master subtitle style. dlog Todos os Direitos

Click to edit Master subtitle style. dlog Todos os Direitos JADLOG A sua encomenda na 1ª Classe. Operando com um sofisticado e inovador sistema de logística, a Jadlog oferece uma gama completa de serviços e produtos para encomendas expressas em todo o território

Leia mais

Reunião Pública. Apimec

Reunião Pública. Apimec Reunião Pública Apimec Grupo Profarma Grupo Profarma R$ 6 bi de faturamento 4º maior comprador Farma 40.000 clientes na Distribuição +6.500 colaboradores 2,4 mi de consumidores/mês Parceiro estratégico

Leia mais

Webdesign 3D Ilustração Tratamento e Edição Profissional de Imagens Design

Webdesign 3D Ilustração Tratamento e Edição Profissional de Imagens Design Studio Design Studio Design MAIS QUE UMA SIMPLES FÁBRICA DE SÍMBOLOS GRÁFICOS Após anos de vivência em agências de publicidade percebemos que os valores para o desenvolvimento de campanhas, peças,

Leia mais

Seminário GVcev Eletroeletrônicos Estratégias e tendências

Seminário GVcev Eletroeletrônicos Estratégias e tendências Seminário GVcev Eletroeletrônicos Estratégias e tendências Inovação em Produtos e Canais Concheta Feliciano Inovar é uma questão de sobrevivência Simplicidade Estilo Cocooning Bem Estar Inovação 1 Eu sou

Leia mais

OFERECENDO A OPORTUNIDADE. Se for uma pessoa que se mostrou interessada, ofereço a oportunidade do negócio, dizendo:

OFERECENDO A OPORTUNIDADE. Se for uma pessoa que se mostrou interessada, ofereço a oportunidade do negócio, dizendo: Fechamento OFERECENDO A OPORTUNIDADE Se for uma pessoa que se mostrou interessada, ofereço a oportunidade do negócio, dizendo: Maria, pude observar você hoje e Acredito que você seria uma ótima consultora.

Leia mais

Quem vê a cara não vê o coração?

Quem vê a cara não vê o coração? Como preparar sua loja para VENDER MAI$? Quem vê a cara não vê o coração? FACHADA Quem vê a cara não vê o coração? A fachada da loja deve despertar o interesse dos clientes logo nos primeiros segundos,

Leia mais

FIDELIZAÇÃO = VENDA GARANTIDA. As pessoas querem se sentir lembradas e importantes!!!!

FIDELIZAÇÃO = VENDA GARANTIDA. As pessoas querem se sentir lembradas e importantes!!!! FIDELIZAÇÃO = VENDA GARANTIDA As pessoas querem se sentir lembradas e importantes!!!! IMPORTANTE Por que as empresas perdem clientes???? 14% QUALIDADE 3% SE MUDAM 9% PREÇO 5% NOVOS HABITOS 1% MORREM 68%

Leia mais