UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES."

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES. PROFESSOR ANGELO PERES. 1 AULA 5 PLANO COMERCIAL. PLANEJAMENTO DE VENDAS OU PLANO COMERCIAL. Conteúdo Teórico Para a Construção do plano Comercial. Nesta seção os alunos deverão descrever como será o processo comercial do negócio. Ou seja: Como será o relacionamento com o cliente? Como será a comunicação e a construção dos relacionamentos clientes x empresa? Que ações a empresa vai tomar a fim de gerar demanda para ela? 1 Angelo Peres: Mestre em Economia. Pós-Graduado em RH, Marketing e Gestão Estratégica. Professor universitário e de pós-graduação. Professor conteudista em programas de EAD, na UCAM e UCL. Professor-orientador em Planos de Negócios, na UCAM. Professor da FGV. Sócio Gestor da Peres & Peres Consultores Associados Empresa de consultoria especializada em RH. Coordenador Técnico da Comissão de Treinamento e membro efetivo da Comissão de RH da ABERJ Associação de Bancos no Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador, instrutor de treinamento e palestrante em temas ligados à gestão, gestão de recursos humanos, carreira e planejamento de carreira, estratégia, cultura, comportamento organizacional e empreendedorismo. Coautor do livro Estratégia, Cultura e Gestão de RH e autor dos livros Plano de Negócios e Empreendedorismo e Caderno de Recursos Humanos.

2 2 Isto é, a partir do desenho do comportamento do cliente-alvo e das especificidades do produto e do mercado, que deverá ser retirado na pesquisa de campo e das demais fontes de pesquisa (fontes secundárias), os alunos deverão apresentar as estratégias comerciais, a fim de melhor atender às necessidades e desejos deste alvo. Inicialmente, se deve entender que uma ação comercial (ou de vendas) difere da de marketing: AÇÃO DE MARKETING Ênfase nas necessidades, expectativas e desejos dos clientes. Primeiro a empresa identifica às necessidades e desejos dos clientes e depois determina como fabricar e oferecer o produto que satisfaça os desejos dos clientes, A administração é orientada para o mercado e para o cliente-alvo na busca de lucro. O planejamento é de longo prazo, feito em termos de produtos novos, serviços inéditos, mercados de amanhã e crescimento futuro. Enfatiza dos desejos e as necessidades dos compradores. AÇÃO COMERCIAL OU DE VENDAS Ênfase no produto ou no serviço. Primeiro a empresa fabrica o produto e depois define como vendê-lo. A administração é orientada para o volume de vendas. O planejamento é de curto prazo, feitos em termos de produtos, serviços e mercado (de hoje). Enfatiza a necessidade da empresa vendedora. Fonte e Adaptação: FUTRELL, 2003, p. 35. O plano comercial viabiliza a empresa a estabelecer uma política de vendas (ou comercial). Ou seja, estabelece as comissões, os prêmios e demais incentivos. Um plano comercial é um prolongamento do plano de marketing. É onde o plano de marketing não consegue ir.

3 3 No plano comercial, o estudante deverá apontar para os métodos de vendas a fim de persuadir o cliente-alvo. Ou seja, é uma ação de forçar uma demanda de consumo. Assim, uma ação comercial é aquela em que a empresa se estrutura para promover o produto no ponto de venda. Ou, se planeja para, através de sua equipe comercial, deixar o produto disponível para consumo imediato. Uma ação comercial se faz importante na medida em que uma ação promocional (ação de marketing) é cara e nem sempre atinge os alvos preferenciais. Dessa forma, as empresas, geralmente, estruturam-se a fim de que sua equipe comercial atenda satisfatoriamente o cliente; e, com isto, aumentar seu volume de vendas. No plano comercial, os alunos deverão deixar claro a seguintes etapas: a) Ter um plano de metas. Estes, se possível, devem ser de curto, médio e longo prazo; b) Ter indicadores de medição de vendas, reclamações, satisfação do cliente, devolução, vendas canceladas etc. c) Ter foco no cliente. d) Fazer uma previsão de sua demanda. Esta deve ser alinhada a atual situação econômica do país/cidade. e) Definir os recursos necessários (humanos, financeiros etc.). Ou seja, definir o orçamento para esta ação. f) Estabelecer um cronograma de ações de vendas. g) Entregar o produto prometido, no prazo acordado.

4 4 h) Ter atributos de qualidade claros e conhecidos. i) Ter uma ação de pós-venda. Isso é necessário para a aproximação do cliente à empresa. AÇÕES COMERCIAIS PARA PLANO DE NEGÓCIOS ETAPA PLANO COMERCIAL OU DE VENDAS AÇÕES OBSERVAÇÃO/AÇÃO ESPECÍFICA/PERÍODO Cartão de fidelidade Ano todo Cursos para clientes Épocas específicas do ano. De preferência em baixa temporada de vendas (sazonalidade) Aniversário dos clientes Ano todo Apresentação de um cliente à Ano todo empresa Demonstrações internas e externas Dependendo do produto o ano todo Dia do profissional-cliente Ano todo Oferecer garantia Ano todo Participação em eventos Períodos específicos do ano Serviços ao cliente e/ou Ano todo Consultoria de vendas e de utilização do produto Visitas (ou ligação) para os melhores clientes Ano todo. Principalmente em datas de lançamentos de produtos, promoções etc.

5 5 Atração, Desenvolvimento e Administração da Força de Vendas Os vendedores, geralmente, desenvolvem várias atividades profissionais ao mesmo tempo no processo da venda. Entre elas, eles descobrem, cultivam novos clientes e comunicam informações sobre os produtos e serviços da empresa. Assim, a chave da venda é a produção da satisfação do cliente e gerar lucro para a empresa. Um bom vendedor sabe analisar dados das vendas, mensurar o potencial do seu mercado, coletar informações sobre este mercado e desenvolver estratégias comerciais, a fim de atender a sua missão: vender produtos e serviços a seu clientealvo e gerar lucro para sua empresa. Apesar do processo seletivo seja um desafio da área de recursos humanos, sua definição de tamanho, desempenho, perfil profissional, principais acontabilidades e de remuneração é uma atividade das área de marketing e comercial. Ela é a responsável por informar ao RH qual deverá ser o desenho de trabalhador pretendido pela empresa. Ou seja, cabe ao RH definir a estrutura da seleção dessa força (as etapas mais importantes do processo), porém, o perfil, o para que esta força será contratada e os desafios que ela deverá enfrentar é uma definição do processo acima descrito.

6 6 Portanto, não há um perfil básico para um vendedor. O que há é um número grande de tipos de empresas e de atividades que vão requerer do vendedor específicas habilidades e atitudes. Assim, não há um perfil genérico para todos os vendedores. Porém, espera-se que eles possuam persistência, iniciativa, autoconfiança e responsabilidade para com seu trabalho (KOTLER; ARMSTRONG, 1993). Quanto ao aspecto desenvolvimento da força de vendas o treinamento deverá focar: O vendedor deverá conhecer e identificar a empresa, conhecer os produtos e os serviços a serem vendidos (como funcionam, como são fabricados, tipos de usos etc.); Ele deverá conhecer as características dos clientes (hábitos e necessidades) e onde eles se encontram; Eles deverão conhecer os concorrentes, que produtos estes concorrentes possuem, quais são suas práticas etc.; Eles precisam ser treinados em técnicas de apresentações do produto/serviço da empresa e os argumentos de venda para cada produto/serviço oferecido; Administração do tempo, preparação de relatórios de vendas (em alguns casos); Comunicação eficaz; Postura profissional compatível com o negócio que a empresa possui. O Canal da Venda e o Processo Comercial O gestor comercial deverá sempre - se preocupar com o canal que vai utilizar para se comunicar com o cliente-alvo preferencial. Este canal, geralmente, é complexo. Por quê é complexo? Dado que ele pode ser um fabricante, por exemplo.

7 7 Se a empresa é uma varejista, por exemplo, ela dependo e muito da correta administração deste canal. A fim de minimizar determinadas dependências (econômica, social etc.), em muitas situações, os empresários do setor de serviços utilizam-se de algumas alternativas, entre elas, é a que chamamos de composto varejista. O que é composto varejista? É a ação que engloba todos os fatores controláveis que o varejista pode articular.

8 8 Entre eles, por exemplo: a linha de produtos, os preços, as promoções, a apresentação dos produtos na vitrine, o treinamento da força de vendas, o próprio ponto de venda (vitrine, por exemplo), entre outros. COMPOSTO VAREJISTA VARIÁVEIS DO COMPOSTO EXEMPLOS DE DECISÕES VAREJISTA Mix de produtos Variedade da linha, qualidade, serviços Preços Preços, crédito, benefícios Promoção Propaganda, ofertas, sinalização Apresentação Loja, posicionamento do produto, ou dos produtos, na loja. Pessoal Atendimento, rapidez, serviços Ponto Localização, acesso, visibilidade Mix de Produtos. É o composto de produtos que compõem a estrutura de negócios da empresa. Este composto deve satisfazer às necessidades e desejos dos clientes, bem como a motivação destes consumidores.

9 9 Todo mix de produtos tem origem na estratégia desenhada pelo marketing, bem como devem responder ao diferencial competitivo que a empresa desenha para si. De tal forma, a escolha adequada deste composto de produtos (mix de produtos) vai determinar o segmento que a empresa adotou, seu posicionamento e sua diferenciação na busca de sua vantagem competitiva. Diferenciar-se é a capacidade que uma empresa tem de ser diferente das demais competidoras em determinado mercado claramente especificado. Importante: Processo comercial é o conjunto de etapas que visam atender às necessidades das pessoas.

10 10 Estratégia Estratégia Estratégia AÇÕES Principal Secundária no Médio e outros COMERCIAIS Longo Prazo PREVISTAS Marcar Com um X SUA EMPRESA Visitas Periódicas aos Clientes Preferenciais Serviços de Pós-Venda Consultoria na Empresa Demonstração de produtos Disponibilizar um site para dúvidas online Telemarketing REFERÊNCIAS: FUTRELL, C.M. Vendas. São Paulo: Saraiva, KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: Prentice- Hall, PARENTE, J. Varejo no Brasil. São Paulo: Atlas, PERES, A. Plano de Negócios & Empreendedorismo. Juiz de Fora: Garcia, 2017.

11 11 REFERÊNCIAS Colocar nesta seção TODOS os autores citados ao longo do trabalho. GLOSSÁRIO Colocar nesta seção TODOS os termos tecno-científicos utilizados ao longo do trabalho e que carecem de melhor definição para um leigo. ANEXOS Seção destinada a TODOS documentos que fazem parte do trabalho, tais como: Contrato social da empresa; Contratos de prestação de serviços; CBO; Legislação; Etc.

UNIDADE TIJUCA. MBA EM NEGÓCIOS E MARKETING. Título do Trabalho. Nome completo do autor.

UNIDADE TIJUCA. MBA EM NEGÓCIOS E MARKETING. Título do Trabalho. Nome completo do autor. UNIDADE TIJUCA. MBA EM NEGÓCIOS E MARKETING. Título do Trabalho Nome completo do autor. Rio de Janeiro Mês / Ano UNIDADE TIJUCA. MBA EM NEGÓCIOS E MARKETING. Título do Trabalho LOGO DA EMPRESA Nome completo

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. DISCIPLINA TÓPICOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO. PROFESSOR ANGELO PERES.

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. DISCIPLINA TÓPICOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO. PROFESSOR ANGELO PERES. UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. DISCIPLINA TÓPICOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO. PROFESSOR ANGELO PERES. 1 AULA 1 - REGRAS DA ABNT PARA PLANOS DE NEGÓCIOS. TURMAS 2018.2. TEMPOS

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse.

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. GESTÃO DE MARKETING (55) 84110601 Marketing é o processo de estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. Nickels & Wood (1999) O objetivo do marketing

Leia mais

ÍNDICE. Vendas -3- CAPÍTULO 4 VENDAS PESSOAIS VENDAS PELO TELEFONE TELEMARKETING VENDA TÉCNICA... 56

ÍNDICE. Vendas -3- CAPÍTULO 4 VENDAS PESSOAIS VENDAS PELO TELEFONE TELEMARKETING VENDA TÉCNICA... 56 Vendas -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 VENDAS... 07 ETAPAS QUE COMPÕEM A VENDA... 09 FORMAS DE PROJEÇÃO DE VENDAS... 11 INFLUÊNCIAS INTERNAS NA ATIVIDADE DE VENDAS... 14 IMPORTÂNCIA DAS VENDAS PARA SOCIEDADE...

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Plano de Marketing Para Contadores Renato Marcão * a exemplo da maioria dos profissionais liberais, os contadores, consultores, auditores e demais profissionais da área de contabilidade

Leia mais

AULA 7 VANTAGEM COMPETITIVA

AULA 7 VANTAGEM COMPETITIVA UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA GESTÃO CONTEMPORÂNEA. PROFESSOR ANGELO PERES. 1 AULA 7 VANTAGEM COMPETITIVA O que é vantagem competitiva? O

Leia mais

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações)

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) Aula 05 e 06 Prof. M.e Thiago Flávio de Souza Lins-SP 2018 Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) AULA DIA MÊS CONTEÚDO 1 07 Fevereiro Plano de Ensino. Introdução aos conceitos de Marketing. 2

Leia mais

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09 Noções de Marketing 21/10/09 Atendimento. Marketing em empresas de serviços. Marketing de relacionamento. Segmentação de mercado e segmentação do setor bancário. Propaganda e Promoção. Satisfação, Valor

Leia mais

PLANO SUCINTO DE NEGÓCIO

PLANO SUCINTO DE NEGÓCIO PLANO SUCINTO DE NEGÓCIO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJECTO Título do projecto: Nome do responsável: Contacto telefónico Email: 1.1. Descrição sumária da Ideia de Negócio e suas características inovadoras (Descreva

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS. O Concurso. - Último concurso. - Características da banca. - Objeto de estudo da disciplina

TÉCNICAS DE VENDAS. O Concurso. - Último concurso. - Características da banca. - Objeto de estudo da disciplina O Concurso - Último concurso - Características da banca - Objeto de estudo da disciplina EDITAL TÉCNICAS DE VENDAS: Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado,

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIO, O QUE É?

PLANO DE NEGÓCIO, O QUE É? PLANO DE NEGÓCIO P l a n o d e N e g ó c i o é u m documento capaz de mostrar toda a viabilidade e estratégias do negócio, do ponto de vista e s t r u t u r a l, a d m i n i s t r a t i v o, estratégico,

Leia mais

Remuneração. Introdução

Remuneração. Introdução Remuneração Introdução Remuneração Remuneração se refere a todas as formas de retornos financeiros e serviços tangíveis e benefícios que os empregados recebem como parte da relação de emprego. Remuneração

Leia mais

Graduação em Administração

Graduação em Administração Graduação em Administração Disciplina: Planejamento Estratégico Aula 7 Cadeia de Valor São José dos Campos, março de 2011 Cadeia de Valor A vantagem competitiva de uma empresa não resulta simplesmente

Leia mais

Como a prestação de serviços pode ser ao mesmo tempo digital e humanizada? Como a prestação de serviço pode ser ao mesmo tempo digital e humanizada?

Como a prestação de serviços pode ser ao mesmo tempo digital e humanizada? Como a prestação de serviço pode ser ao mesmo tempo digital e humanizada? Como a prestação de serviço pode ser ao mesmo tempo digital e humanizada? Início: 11 de setembro de 2017 Valor do curso: R$ 720,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Conhecer a estratégia

Leia mais

Marketing no Desporto

Marketing no Desporto Marketing Desportivo Funchal, 23 de Abril 2007 Rui Pedro Caramez pcaramez@sapo.pt Marketing no Desporto O conceito emergente de mercado O novo papel do cliente de desporto Isolado Relacionado O Clube Desportivo

Leia mais

Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal

Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal Varejo Multicanal: Integrando a loja física e a loja virtual Roseli Morena Porto Agenda A evolução: integrando tijolos e mouse Definição de Varejo Multicanal

Leia mais

Plano de Negócios. Como se tornar um empreendedor de sucesso. Prof. Ricardo Suñer Romera Unimódulo Centro Universitário

Plano de Negócios. Como se tornar um empreendedor de sucesso. Prof. Ricardo Suñer Romera Unimódulo Centro Universitário Plano de Negócios Como se tornar um empreendedor de sucesso Prof. Ricardo Suñer Romera rsromera@hotmail.com Unimódulo Centro Universitário O que é um Plano de Negócios? Um instrumento para planejar seu

Leia mais

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa.

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aprender a Empreender Objetivo: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes sobre

Leia mais

GESTÃO DA EQUIPE DE VENDAS: Como aumentar sua performance. Ingresso Julho Informações: (51)

GESTÃO DA EQUIPE DE VENDAS: Como aumentar sua performance. Ingresso Julho Informações: (51) GESTÃO DA EQUIPE DE VENDAS: Como aumentar sua performance Ingresso Julho 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Gestão da Equipe de Vendas: como aumentar sua performance O Desempenho

Leia mais

Marketing. Marketing -1-

Marketing. Marketing -1- Marketing -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 MARKETING... 07 MIX DE MARKETING... 08 MARKETING DE RELACIONAMENTO... 09 CONCORRENTES... 11 ESTRATÉGIA... 12 FERRAMENTAS... 19 PROMOÇÃO DE VENDAS... 22 CAPÍTULO 2 PESQUISA

Leia mais

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING MARKETING 2 O MARKETING... Não é acidental: Demanda processo de planejamento e execução Uso de ferramentas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL 0 Programa Analítico de Disciplina ADM33 Administração Mercadológica para Administradores Departamento de Administração e Contabilidade - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos:

Leia mais

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento.

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. Plano de negócio Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. O que é Plano de Negócio? Descrição

Leia mais

Iventys Consultoria em Educação Corporativa

Iventys Consultoria em Educação Corporativa Belém 2010 Apresentação A Iventys - Consultoria em Educação Corporativa é uma empresa especializada em realizar treinamentos e cursos voltados à qualificação e desempenho de profissionais e desenvolvimento

Leia mais

Marketing. Conceitos Fundamentais Evolução do Conceito de. Marketing. Análise ambiental

Marketing. Conceitos Fundamentais Evolução do Conceito de. Marketing. Análise ambiental Marketing Conceitos Fundamentais Evolução do Conceito de Marketing Análise ambiental Bibliografia : Princípios de Marketing KOTLER e ARMSTRONG; Marketing Criando valor para o cliente CHURCHILL JR e PETER;

Leia mais

Marketing: Marketing. Muita gente acha que Marketing é simplesmente Propaganda. Mas Marketing significa ENTENDER E ATENDER bem O MERCADO.

Marketing: Marketing. Muita gente acha que Marketing é simplesmente Propaganda. Mas Marketing significa ENTENDER E ATENDER bem O MERCADO. Marketing: Muita gente acha que Marketing é simplesmente Propaganda. Mas Marketing significa ENTENDER E ATENDER bem O MERCADO. Como se faz isso? Identifica-se as necessidades e desejos dos clientes, através

Leia mais

Capítulo 2. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing

Capítulo 2. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing Capítulo 2 Planejamento Estratégico e Processos de Marketing 1 Plano Formal Muitas empresas operam sem planos formais, ainda assim, estes planos podem fornecer muitos benefícios tais como: Encoraja a administração

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Prof. Marcelo Mello Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Gerenciamento de serviços Nas aulas anteriores estudamos: 1) Importância dos serviços; 2) Diferença entre produtos x serviços; 3) Composto de Marketing

Leia mais

O objetivo de montar uma linha de mercadorias é: 1. Atender as necessidades dos clientes; 2. Retomar posicionamento; 3. Maximizar lucro.

O objetivo de montar uma linha de mercadorias é: 1. Atender as necessidades dos clientes; 2. Retomar posicionamento; 3. Maximizar lucro. Mix Cláudio Pessanha Planejamento (Mix de Produtos) Produto, segundo a definição de Philip Kotler, é algo que pode ser oferecido a um mercado, para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo, que pode satisfazer

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

MARKETING ESTRATÉGICO

MARKETING ESTRATÉGICO Curso de Extensão 4ª Turma MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPREENDEDORES E NEGÓCIOS DE SUCESSO Professores: Apresentação Observar e analisar o ambiente externo são essenciais para a empresa que deseja conquistar

Leia mais

SOLUÇÃO INTEGRADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA SUA EMPRESA

SOLUÇÃO INTEGRADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA SUA EMPRESA ESTRATÉGIA MARKETING COMUNICAÇÃO GESTÃO COMERCIAL INTERNACIONALIZAÇÃO SOLUÇÃO INTEGRADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA SUA EMPRESA www.janunescarneiro.pt ESTRATÉGIA E MARKETING EVENTOS INTERNACIONALIZAÇÃO PROCESSOS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÂ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Origem do BSC Os primeiros estudos que deram origem ao Balanced Scorecard remontam a 1990, quando o Instituto Nolan Norton, uma unidade

Leia mais

Existem várias definições para varejo. Sua essência é a comercialização de produtos e serviços a consumidores finais. Henry Richter (1954, p.

Existem várias definições para varejo. Sua essência é a comercialização de produtos e serviços a consumidores finais. Henry Richter (1954, p. AULA 15: As mudanças decorrentes da abertura de mercado por meio da globalização vêm modificando o mercado de varejo, principalmente com a vinda de fortes grupos do exterior, o que gera grande competitividade

Leia mais

Atendimento Holístico ao Cliente. Junho de 2017

Atendimento Holístico ao Cliente. Junho de 2017 Atendimento Holístico ao Cliente Junho de 2017 ICG Varejo O ICG Varejo é uma área de negócio do Instituto Catarinense de Gestão com foco em serviços especializados em Supermercados. Profissionais com mais

Leia mais

Etapas do processo de Administração Estratégica. DPS aula 3 Negócios

Etapas do processo de Administração Estratégica. DPS aula 3 Negócios Etapas do processo de Administração Estratégica Aula 3 Professor Douglas Pereira da Silva 1 2 As etapas envolvidas na administração estratégica Etapa 1: Análise do ambiente O processo de administração

Leia mais

Administração Mercadológica II

Administração Mercadológica II ADMINISTRAÇÃO Administração Mercadológica II Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS OFICIAIS JÁ APLICADAS Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br rev.1a Índice de Questões Prova: Administrador(a)

Leia mais

Vença A Crise Com 10 Dicas De Trade Marketing Nos Pontos De Venda

Vença A Crise Com 10 Dicas De Trade Marketing Nos Pontos De Venda Vença A Crise Com 10 Dicas De Trade Marketing Nos Pontos De Venda Que tal começarmos esse post falando sobre o que é o trade marketing. Ele nada mais é do que um processo onde o fabricante promove um contato

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA SERRA

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA SERRA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA SERRA Curso: Administração Professor: Denilton Macário de Paula Disciplina: Administração Mercadológica I PLANO DE ENSINO Período: 4º C/D/E Ano/Semestre: 2008/2 Carga Horária:

Leia mais

Como transformar o seu Negócio e sua Gestão numa história de sucesso? Planejamento e Gestão

Como transformar o seu Negócio e sua Gestão numa história de sucesso? Planejamento e Gestão Como transformar o seu Negócio e sua Início: 23 de outubro de 2017 Valor do curso: R$ 1.440,00 Consulte as condições de pagamento A definição do sucesso numa estratégia acontece a partir de uma série de

Leia mais

Marketing para Marcenarias. 29 de Março de 2019 Bento Gonçalves - RS

Marketing para Marcenarias. 29 de Março de 2019 Bento Gonçalves - RS Marketing para Marcenarias 29 de Março de 2019 Bento Gonçalves - RS Marcenaria como um negócio SONHO CONQUISTADO! Você é seu chefe e seus clientes te pagam pela sua criatividade, habilidades em marcenaria

Leia mais

ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS

ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS 1. Resumo Executivo (Síntese das principais informações que constam em seu PN. É a principal seção do Plano de Negócios, pois através dele é que o leitor decidirá se

Leia mais

MARKETING: FERRAMENTA COMPETITIVA GERENCIAL PARA O MERCADO

MARKETING: FERRAMENTA COMPETITIVA GERENCIAL PARA O MERCADO FARO - Faculdade de Rondônia 788 (Decreto Federal nº 96.577 de 24/08/1988) 453 (Portaria MEC de 29/04/2010) IJN - Instituto João Neórico 3443 (Portaria MEC / Sesu nº369 de 19/05/2008) MARKETING: FERRAMENTA

Leia mais

Profª Valéria Castro V

Profª Valéria Castro V Profª Valéria Castro Críticas Sistemas tradicionais de mensuração de desempenho devido ao foco em medidas financeiras de curto prazo. Dificultam a criação de valor econômico para o futuro. BSC propõe o

Leia mais

A orientação de Marketing e a

A orientação de Marketing e a A orientação de Marketing e a Orientação de Marketing Holístico UNIBAN Instituto de Comunicação Curso de Tecnologia em Marketing Unidade Tatuapé SP Disciplina Estratégias de Marketing Prof. Me. Francisco

Leia mais

Marketing. Prof. Tarcis Prado Júnior

Marketing. Prof. Tarcis Prado Júnior Marketing Prof. Tarcis Prado Júnior As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Estratégias de produto Como criar e adequar o portfólio de produtos e serviços de uma empresa

Leia mais

Desmistificando o Trade Marketing. Palestrante: Fatima Merlin Diretora Executiva Connect Shopper

Desmistificando o Trade Marketing. Palestrante: Fatima Merlin Diretora Executiva Connect Shopper Desmistificando o Trade Marketing Palestrante: Fatima Merlin Diretora Executiva Connect Shopper BOAS VINDAS APRESENTAÇÕES Agenda Introdução: Por que Trade Marketing De Trade Marketing ao Shopper Marketing:

Leia mais

Empreendedorismo. Prof (a) Responsável: Renata Rothenbuhler

Empreendedorismo. Prof (a) Responsável: Renata Rothenbuhler Empreendedorismo Prof (a) Responsável: Renata Rothenbuhler As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Plano de Negócios Desenvolver um plano de negócios é um fator chave

Leia mais

Fundamentos de Marketing e Comportamento do Consumidor

Fundamentos de Marketing e Comportamento do Consumidor Fundamentos de Marketing e Comportamento do Consumidor Prof. Dr. Andres Rodriguez Veloso 1º Semestre de 2017 2ª e 5ª feira Matutino 05/06/2017 Cap. 15 - Projeto e gerenciamento de canais integrados de

Leia mais

Banco do Brasil Revisão Véspera

Banco do Brasil Revisão Véspera Banco do Brasil Revisão Véspera Estratégias Genéricas de Marketing Marketing de resposta: Ocorre quando se identifica uma necessidade e prepara-se uma solução para atender a essa necessidade. Marketing

Leia mais

EMPREENDEDORISMO O PLANO DE NEGÓCIOS (ESTRUTURA)

EMPREENDEDORISMO O PLANO DE NEGÓCIOS (ESTRUTURA) EMPREENDEDORISMO O PLANO DE NEGÓCIOS OBJETIVOS Apresentar a estrutura do Plano de Negócios; Apresentar a importância de um Plano de Negócios. 2 ROTEIRO Introdução Plano de Negócios (Estrutura) Filme Conclusão

Leia mais

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade.

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade. Briefing 1) Modelo de briefing, por Gilmar Santos. Retirado de SANTOS, Gilmar. Princípios da Publicidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. Target: 14 a 60 Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio,

Leia mais

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA INÍCIO ESCRITÓRIO DEFINIÇÃO DOS SÓCIOS OBJETIVOS DA SOCIEDADE CRESCIMENTO E CONTRATAÇÃO ELABORAÇÃO DAS POLÍTICAS GESTÃO DEFINIÇÃO DE CARGOS E FUNÇÕES DIFERENCIAL

Leia mais

SSC570 Empreendedorismo. Marketing e Vendas. Ellen Francine Simone Souza ICMC/USP

SSC570 Empreendedorismo. Marketing e Vendas. Ellen Francine Simone Souza ICMC/USP SSC570 Empreendedorismo Marketing e Vendas Ellen Francine Simone Souza ICMC/USP 1 2 Marketing Não é sinônimo de esforço de venda, nem de propaganda.» Marketing: Arte de planejar o antes, o agora e o depois

Leia mais

Ferramentas de Marketing

Ferramentas de Marketing Pesquisa de Mercado, Treinamento de Vendas, Consultoria em Marketing SMGShare Marketing Group Ferramentas de Marketing O SMG presta consultoria para a adoção de Ferramentas de Marketing, auxiliando na

Leia mais

Éverton Saulo Silveira

Éverton Saulo Silveira Éverton Saulo Silveira Everton Saulo Silveira - Administração UFSJ - MBA Gestão de Negócios e Marketing - Trainer em Programação Neurolinguística - Master em Programação Neurolinguística - Practitioner

Leia mais

Planejamento de Trade Marketing: potencialize os canais de vendas digitais

Planejamento de Trade Marketing: potencialize os canais de vendas digitais Planejamento de Trade Marketing: potencialize os canais de vendas digitais MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200

Leia mais

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade para ler o conteúdo que

Leia mais

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo de Andrade Frederico Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Sobral/2015 Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo

Leia mais

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes Unidade I Marketing Profª. Daniela Menezes O que é Marketing? Marketing é:...um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta

Leia mais

Tudo que você precisa para avançar na gestão do seu negócio. PLANEJAMENTO DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS E MÉDICAS

Tudo que você precisa para avançar na gestão do seu negócio. PLANEJAMENTO DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS E MÉDICAS Tudo que você precisa para avançar na gestão do seu negócio. PLANEJAMENTO DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS E MÉDICAS E VOCÊ, JÁ PREPAROU O PLANEJAMENTO DA SUA CLÍNICA OU CONSULTÓRIO? Você quer ter mais resultados

Leia mais

Agenda da aula. 1 Indicadores de desempenho. 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa

Agenda da aula. 1 Indicadores de desempenho. 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa Agenda da aula 1 Indicadores de desempenho 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa Quais seriam os indicadores de Desempenho para o Departamento de Administração? Número de alunos

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

Projeto Na Medida MICROEMPRESA. Palestra de sensibilização Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS. Competências Gerais. Modalidade. Formato.

Projeto Na Medida MICROEMPRESA. Palestra de sensibilização Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS. Competências Gerais. Modalidade. Formato. Projeto Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS Palestra de sensibilização Na Medida Compreender a relevância do papel dos micro e pequenos empresários na economia brasileira e a necessidade da adoção das melhores

Leia mais

PÓS-VENDAS: POR QUE INVESTIR NA SATISFAÇÃO DE CLIENTES?

PÓS-VENDAS: POR QUE INVESTIR NA SATISFAÇÃO DE CLIENTES? PÓS-VENDAS: POR QUE INVESTIR NA SATISFAÇÃO DE CLIENTES? Satisfação de Clientes Por que investir em satisfação de clientes? Satisfação de Clientes Satisfazer Clientes é... 1-8 Nota: 9-10 Processos Eficientes

Leia mais

DICAS DE COMO CONSTRUIR UM PLANEJAMENTO DE MARKETING DE SUCESSO

DICAS DE COMO CONSTRUIR UM PLANEJAMENTO DE MARKETING DE SUCESSO DICAS DE COMO CONSTRUIR UM PLANEJAMENTO DE MARKETING DE SUCESSO Índice 1. I n t ro d u ç ã o... 03 2. E s t a b e l e ç a s e u s o b j e t i v o s e s t r at é g i c o s... 04 3. E n t e n d a o m e r

Leia mais

Os 4Ps, 4Cs e 4Es do Marketing

Os 4Ps, 4Cs e 4Es do Marketing Os 4Ps, 4Cs e 4Es do Marketing Prof. Fábio Campos Nos anos 50 e 60 surgem os teóricos e teorizadores Jerome McCarthy criou os 4Ps no final dos anos 50, quando o marketing ainda era centrado no produto

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Prof. Gilson B. Feitosa

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Prof. Gilson B. Feitosa ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Prof. Gilson B. Feitosa APRESENTAÇÕES. Quem é você? Onde trabalha? Quais suas expectativas em relação à disciplina? ESCLARECIMENTOS INICIAIS. Contrato de convivência. Avaliações,

Leia mais

FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE

FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE PLANO DE MARKETING NOME DA EMPRESA / SEGMENTO AMERICANA 2016 FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

em 2019 dicas para vender mais GUIA DA FARMÁCIA

em 2019 dicas para vender mais GUIA DA FARMÁCIA 10 dicas para em 2019 vender mais A expectativa é de que a mudança de governo e a aprovação de reformas impulsionem a economia brasileira; o varejo precisa estar preparado para aproveitar o bom momento

Leia mais

AE06 OS NÍVEIS DE PLANEJAMENTO

AE06 OS NÍVEIS DE PLANEJAMENTO 1 2 Nessa aula vamos começar a conhecer as principais estratégias que sua empresa poderá adotar para competir no mercado. conhecer os níveis de planejamento e seus papéis na estratégia empresarial 3 1.

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC: Mairiporã Código: 271 Município: Mairiporã EE: Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

PROFESSORA: KALYANA CAMPELO CONTEÚDO: REVISÃO I - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS DATA:

PROFESSORA: KALYANA CAMPELO CONTEÚDO: REVISÃO I - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS DATA: PROFESSORA: KALYANA CAMPELO CONTEÚDO: REVISÃO I - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS DATA: 25.10.2018 REVISÃO I INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS Origem do Marketing marketing envolve a identificação

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Gestão e Marketing em Serviços de Beleza Código: --- Pré-requisito:

Leia mais

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Prof. RICARDO FRANCO TEIXEIRA 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA ANALISTA FGV

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Prof. RICARDO FRANCO TEIXEIRA 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA ANALISTA FGV ANALISTA 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Prof. RICARDO FRANCO TEIXEIRA Doutorando em Administração de Empresas (UNR), Mestre em Sistemas de Gestão (UFF), Especialista em Management pela EPGE/FGV, Engenheiro Civil

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Marketing de Varejo Código: Professor: Me. Daiany Macieira Varjão e-mail: Daiany.varjao@fasete.edu.br CH

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza PESQUISA DE MERCADO Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Algumas dúvidas envolvidas

Leia mais

o que é Associativismo? Aprofunde seus conhecimentos sobre a estratégia e saiba quais são as expectativas do mercado.

o que é Associativismo? Aprofunde seus conhecimentos sobre a estratégia e saiba quais são as expectativas do mercado. o que é Associativismo? Aprofunde seus conhecimentos sobre a estratégia e saiba quais são as expectativas do mercado. Neste e-book você vai encontrar: - Barreiras do mercado - O que são redes associativistas?

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso n.º 206 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

Posicionamento estratégico Marcos Henrique Fortes

Posicionamento estratégico Marcos Henrique Fortes Posicionamento estratégico Marcos Henrique Fortes Objetivos da aula 11 A aula 11/16 tem como objetivos apresentar e explorar os seguintes tópicos: 1) Posicionamento estratégico - Liderança no custo total

Leia mais

A BUSCA PELO POSICIONAMENTO DA MARCA

A BUSCA PELO POSICIONAMENTO DA MARCA A BUSCA PELO POSICIONAMENTO DA MARCA ELEVANDO SEUS CONCEITOS EGT-030 Administração de Marketing Prof.: Carlos Carrasco Turma : 3º Período Semestre / Ano: 1º Semestre / 2014 Equipe: Breno Souza, Francisco

Leia mais

Marketing. Prof. Responsável: : Tarcis Prado Júnior

Marketing. Prof. Responsável: : Tarcis Prado Júnior Marketing Prof. Responsável: : Tarcis Prado Júnior As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Estratégias de produto Como criar e adequar o portfólio de produtos e serviços

Leia mais

Gestão da Inovação. Recursos produtivos, inovação e ciclo de vida do produto

Gestão da Inovação. Recursos produtivos, inovação e ciclo de vida do produto Gestão da Inovação Recursos produtivos, inovação e ciclo de vida do produto 1 Fonte Leitura para a aula REIS, Fernanda Oliveira Alves de. O ciclo de vida do produto e as estratégias de mercado na gestão

Leia mais

PAEX Parceiros para a Excelência. ESTRATÉGIA E GESTÃO Prof. Volnei P. Garcia

PAEX Parceiros para a Excelência. ESTRATÉGIA E GESTÃO Prof. Volnei P. Garcia PAEX Parceiros para a Excelência ESTRATÉGIA E GESTÃO Prof. Volnei P. Garcia A CRIAÇÃO DE VALOR PARA OS STAKEHOLDERS O melhor lugar para se trabalhar Sociedade Órgãos Reguladores O maior retorno sobre o

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL (PP) I e II (TCC I e II) ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS

PRÁTICA PROFISSIONAL (PP) I e II (TCC I e II) ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS PRÁTICA PROFISSIONAL (PP) I e II (TCC I e II) ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS Disciplinas: 254CD-04 Projeto de Negócios (TCC I - Via Empreendedora/240h) 254PN-04 Plano de Negócios (TCC II - Via Empreendedora/240h)

Leia mais

MAI5027 Empreendedorismo. Marketing e Vendas. Profa. Ellen Francine ICMC/USP

MAI5027 Empreendedorismo. Marketing e Vendas. Profa. Ellen Francine ICMC/USP MAI5027 Empreendedorismo Marketing e Vendas Profa. Ellen Francine ICMC/USP 1 2 Marketing Não é sinônimo de esforço de venda, nem de propaganda.» Marketing: Arte de planejar o antes, o agora e o depois

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS EMENTA GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS DISCIPLINA: Estratégias Competitivas e BSC EMENTA: Organização e ambiente organizacional, Desafios estratégicos e adaptação estratégica. Abordagens recentes a respeito

Leia mais

Cadeia de valor: agregando valor

Cadeia de valor: agregando valor MSc. Paulo Cesar C. Rodrigues paulo.rodrigues@usc.br www.paulorodrigues.pro.br Mestre em Engenharia de Produção A principal preocupação de empresas, tanto de produto como de serviços, tem se voltado para

Leia mais

Mapa Funcional Comércio Página 24

Mapa Funcional Comércio Página 24 FICHA DE OCUPAÇÃO EIXO: GESTÃO E NEGÓCIOS SEGMENTO: COMÉRCIO OCUPAÇÃO: VENDEDOR CBOs associadas: 5211-10 Vendedor de Comércio Varejista e 5211-05 Vendedor de Comércio Atacadista SUBORDINAÇÃO: Gerente e

Leia mais

TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Duração: 12 horas de consultoria

TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Duração: 12 horas de consultoria TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Investimento: R$ 1.440,00 Duração: 12 horas de consultoria Consultoria na empresa: Estratégias para recrutamento e seleção Aprenda técnicas e conhecimentos

Leia mais

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo Recursos de Materiais Professor Douglas Araujo Olá futuro servidor!! Vamos aprender sobre uma matéria que é essencial para seu concurso!! Nao deixe nada te atrapalhar durante seus estudos, vamos manter

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Apresentação do professor

Apresentação do professor MINICURSO: Estratégias de Gestão para MEI (microempreendedor individual) MÓDULO DE HOJE: Marketing e plano de negócios Prof. Me. Érico Pagotto 1 1 Apresentação do professor Formação acadêmica: * graduação

Leia mais

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS INTRODUÇÃO...3 PLANEJE AS ATIVIDADES DA EQUIPE...5 SEPARE A EQUIPE POR CATEGORIAS...9 PADRONIZE O PROCESSO DE VENDAS...11 REALIZE TREINAMENTOS...15

Leia mais

MARKETING MIX DE MARKETING E FIDELIZAÇÃO. TAMIRES CARDOSO DE SOUZA - Aluna do 6º semestre de Administração de Empresas UNIFIA

MARKETING MIX DE MARKETING E FIDELIZAÇÃO. TAMIRES CARDOSO DE SOUZA - Aluna do 6º semestre de Administração de Empresas UNIFIA MARKETING MIX DE MARKETING E FIDELIZAÇÃO TAMIRES CARDOSO DE SOUZA - Aluna do 6º semestre de Administração de Empresas UNIFIA RESUMO Quando falamos em marketing, o que vem em mente da maioria das pessoas

Leia mais

FRAMEWORK DE CLASSIFICAÇÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO - APQC

FRAMEWORK DE CLASSIFICAÇÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO - APQC FRAMEWORK DE CLASSIFICAÇÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO - APQC A experiência mostra que o potencial de benchmarking para impulsionar uma melhoria radical está ligado diretamente com comparações criativas e

Leia mais

Óbvio Camisas criativas¹

Óbvio Camisas criativas¹ Óbvio Camisas criativas¹ Alexsandro Junio ALMEIDA² Jéssica Natali de Oliveira COSTA³ Lamounier Lucas Pereira JÚNIOR 4 Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, MG RESUMO Quando se fala em embalagem,

Leia mais