DICAS DE COMO CONSTRUIR UM PLANEJAMENTO DE MARKETING DE SUCESSO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DICAS DE COMO CONSTRUIR UM PLANEJAMENTO DE MARKETING DE SUCESSO"

Transcrição

1 DICAS DE COMO CONSTRUIR UM PLANEJAMENTO DE MARKETING DE SUCESSO

2 Índice 1. I n t ro d u ç ã o E s t a b e l e ç a s e u s o b j e t i v o s e s t r at é g i c o s E n t e n d a o m e r c a d o T e n h a c l a ro em m e n t e q u a l s e u p ú b l i c o a l v o D e f i n a p l a n o s de a ç ã o P l a n e j e a e x e c u ç ã o d a s e s t r at é g i a s... 15

3 5 d i c a s de c o m o c o n s t r u i r um p l a n e j a m e n t o de m a r k e t i n g 03 Introdução Ter um planejamento de marketing pode garantir o posicionamento estratégico da organização trazendo os resultados esperados em vendas, fazendo com que seu negócio seja escalável. Segundo Philip Kotler, a utilização do plano demarketing torna a empresa mais preparada para enfrentar crises, pois estas podem ser previstas com antecedência. O aumento da concorrência exige, cada vez mais, que hajam diferenciais competitivos para que a sua empresa se destaque no mercado. Tendo uma proposta de valor estruturada no seu negócio, o principal desafio é garantir um planejamento de desafio é garantir um planejamento de marketing eficaz e que traga o retorno esperado nas ações. Um plano de Marketing bem estruturado proporciona ao departamento de marketing uma visão sistêmica sobre onde os seus esforços devem estar concentrados, observar e tirar o melhor proveito das oportunidades encontradas e potencializar os pontos fortes. Para ajudar estabelecer esse planejamento de marketing, construímos esse material e elencamos 5 dicas fundamentais do que precisa ser feito, são elas:

4 Estabeleça 1 seus objetivos estratégicos Segundo o Prof. Vicente Falconi, uma das maiores autoridades em gestão do Brasil, ter um planejamento estratégico é essencial para que uma empresa consiga atingir resultados consistentemente, com os esforços dos colaboradores sendo direcionados a um mesmo objetivo. Para definição de estratégias de marketing se faz fundamental haver um planejamento estratégico organizacional para que todos tenham claro em mente quais são os objetivos do negócio, afinal, quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. Para estabelecer o planejamento estratégico da sua empresa, você pode utilizar de algumas 5 d i c a s de c o m o c o n s t r u i r um p l a n e j a m e n t o de m a r k e t i n g 04 empresa você pode utilizar de algumas metodologia como BSC (Balanced Scorecard) que possibilita a medição e gestão de desempenho organizacional. A utilização da metodologia irá possibilitar que a definição e mensuração de indicadores de Marketing que auxiliarão na estratégia de tomada de decisão da empresa.

5 Estabeleça 1 seus objetivos estratégicos Balanced Scorecard É fundamental que na definição dos indicadores do marketing sejam mensurados dados relacionados 5 d i c a s de c o m o c o n s t r u i r um p l a n e j a m e n t o de m a r k e t i n g 05 sejam mensurados dados relacionados a conversão no funil de vendas, para que sejam analisados quantos visitantes se tornam leads (potenciais clientes), dentre eles leads quais chegam a ser oportunidades de negócio e dentre eles quantos se tornam de fato clientes. No BSC esses indicadores seriam mensurados na visão estratégica de clientes. Além desses indicadores mais estratégicos, devem ser mensurados indicadores táticos e operacionais que auxiliam a tomada de decisão por meio da análise do desempenho.

6 5 d i c a s de c o m o c o n s t r u i r um p l a n e j a m e n t o de m a r k e t i n g 06 2 Entenda o mercado Estudar o mercado é importante para que seu negócio consiga identificar oportunidades, tendências e os fatores que influenciam na decisão de compra do seu público-alvo. Isso será imprescindível para que seja possível melhorar o seu produto/serviço e se adequar a real necessidade dos clientes. Esse estudo pode ser feito por meio de uma coleta de dados secundários, aplicação de uma pesquisa de mercado e pela análise da concorrência E s t u d o d e d a d o s s e c u n d á r i o s No estudo de dados secundários (dados já publicados anteriormente que não foram coletados em prol da pesquisa em questão), devem ser analisados pontos como: CRESCIMENTO DE MERCADO; NECESSIDADE DE MERCADO; TENDÊNCIAS DE MERCADO; FATORES TECNOLÓGICOS; FATORES COMPORTAMENTAIS; FATORES SOCIAIS; FATORES POLÍTICOS E LEGAIS; FATORES SOCIOCULTURAIS.

7 5 d i c a s de c o m o c o n s t r u i r um p l a n e j a m e n t o de m a r k e t i n g 07 2 Entenda o mercado 2. 2 A n á l i s e d a c o n c o rr ê n c i a Além dessas informações, é importante que sejam coletadas também informações dos concorrentes, feita através de um estudo da concorrência que pode ser realizada por meio de uma pesquisa de cliente oculto. Antes de ir a campo e realizar a análise da concorrência, você deve definir quais são os concorrentes mais diretos e estabelecer um roteiro com as informações que serão coletadas, para que a análise seja clara e traga as informações necessárias p e s q u i s a d e m e r c a d o É possível conseguir todas essas informações também com uma pesquisa de mercado, necessária para entender as demandas e o perfil de hábitos do consumidor. Para realizar umas pesquisa de mercado, você precisa seguir os seguintes passos: 1º Defina o objetivo da sua pesquisa: Para que a pesquisa seja bem direcionada e colete as informações desejadas, é preciso definir quais objetivos da aplicação.

8 5 d i c a s de c o m o c o n s t r u i r um p l a n e j a m e n t o de m a r k e t i n g 08 2 Entenda o mercado 2º Estabeleça o público alvo que a pesquisa visa atingir: Nesse momento, defina para quem sua pesquisa será direcionada. Essa definição deve ser feita baseada no perfil do seu potencial cliente. 3º Escolha o tipo de pesquisa a ser realizada: A pesquisa pode ser quantitativa (baseada em números e excessos de respostas) ou qualitativa (caráter mais subjetivo, com informações mais abrangentes). 4º Defina a amostragem adequada: Deverá ser realizado um cálculo amostral que resulta nesse número de questionários mínimos para resultados fidedignos. Para isso, você precisa saber quantas pessoas atendem aos requisitos estabelecidos (Dependendo das restrições, essa informação pode ser coletada por meio de dados secundários em sites como IBGE, SEBRAE e etc.).

9 5 d i c a s de c o m o c o n s t r u i r um p l a n e j a m e n t o de m a r k e t i n g 09 2 Entenda o mercado 5º Elabore o questionário: As perguntas do questionário precisam estar totalmente alinhadas com os objetivos estabelecidos e trazer as informações necessárias para tomada de decisão. 6º Aplique a pesquisa: A pesquisa pode ser aplicada de maneira presencial ou por meio de alguma plataforma online, como o Google Forms, Typeform, SurveyMonkey e etc. 7º Tabule e análise os dados: Após coletar todas as informações, você precisa tabular os dados e fazer o cruzamento de informações que permitam uma análise fidedigna, para que sejam tomadas as decisões.

10 5 d i c a s de c o m o c o n s t r u i r um p l a n e j a m e n t o de m a r k e t i n g 10 2 Entenda o mercado Em mercados cada vez mais competitivos, é preciso tomar as decisões certas para poder prosperar. De acordo com dados do Sebrae, um quarto das empresas abertas no Brasil fecha as portas antes de completar dois anos de existência. Metade quebra antes dos cinco anos de vida. Tendo tornado efetiva todas as ações para consolidar o estudo de mercado, você vai conseguir tomar decisões mais assertivas na sua empresa. O principal objetivo é fazer com que as estratégias traçadas sejam feitas baseadas em dados, não apenas em percepções.

11 3 Tenha claro em mente qual seu público alvo Para direcionar suas ações de maneira assertiva, se faz necessário identificar quem é o seu público alvo e estabelecer sua Buyer Persona, um perfil semi fictício que representa o cliente ideal de sua empresa. 5 d i c a s de c o m o c o n s t r u i r um p l a n e j a m e n t o de m a r k e t i n g 11 Com a persona estruturada, será possível segmentar e direcionar melhor as ações de marketing, conseguindo ainda mais resultados com menos esforços, melhorando o retorno sobre o investimento nas ações (ROI) e o custo por aquisição ao cliente (CAC). Para desenvolver sua persona de maneira eficiente, você pode utilizar a ferramenta desenvolvida pela Rock Content e Resultados Digitais. Com ela você consegue de forma prática e gratuita um documento em PDF com sua persona para compartilhar na sua empresa.

12 3 Tenha claro em mente qual seu público alvo CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO A FERRAMENTA 5 d i c a s de c o m o c o n s t r u i r um p l a n e j a m e n t o de m a r k e t i n g 12 A pesquisa de mercado também funciona como uma ferramenta para coletar as informações do perfil e hábito de consumo. Isso irá permitir que você estabeleça uma persona fiel a realidade do seu negócio e alinhada ao que se espera atingir, com informações verídicas.

13 4 Defina planos de ação 5 d i c a s de c o m o c o n s t r u i r um p l a n e j a m e n t o de m a r k e t i n g 13 Feitas todas essas análises, agora é o momento de desenvolver as ações. O recomendado é que os planos de ações sejam elaborados por meio da ferramenta 5W2H que possibilita que elas sejam bem pensadas, tornando-as implementáveis e aplicáveis. O ideal é que toda a equipe de marketing esteja envolvida na definição dos planos de ação, para que eles venham a se sentir parte do que está sendo criado e estejam engajados na execução. As ações podem ser de curto, médio e longo prazo e também serem divididas por complexidade baixa, média e alta. Isso irá nortear como média e alta. Isso irá nortear como deve ser feita a priorização. Com os planos de ação em 5w2h montados, vai ser possível construir todo o planejamento do que será feito, quem fará, porque deve ser feito, quando será feito, como será feito, quanto irá custar e onde será feito.

14 4 Defina planos de ação 5 d i c a s de c o m o c o n s t r u i r um p l a n e j a m e n t o de m a r k e t i n g 14 MÉTODO DOS 5W2H What O que? Que ação será executada? Who Quem? Quem irá executar a ação? 5W Where Onde? Onde a ação será executada? When Quando? Quando a ação será executada? Why Por quê? Por que a ação será executada? 2H How Como? Como será executada a ação? How much Quanto custa? Quanto custa para executar a ação? Ferramenta 5W2H

15 5 Planeje a execução das estratégias Para facilitar a execução de todas as estratégias, tudo que foi pensado precisar estar claro. É importante que haja um calendário das ações para que elas não venham a ser negligenciadas, e o planejamento seja monitorado com mais eficiência. Para garantir uma boa execução do que foi planejado, será necessário fazer com que hajam bons resultados da equipe do marketing para que todas as estratégias sejam colocadas em execução segundo o planejado. Deve ser feita uma avaliação do desempenho dos colaboradores da área com o objetivo de garantir que hajam bons resultados e sejam 5 d i c a s de c o m o c o n s t r u i r um p l a n e j a m e n t o de m a r k e t i n g 15 hajam bons resultados e sejam identificados os gargalos no processo, a fim de melhorá-los.

16 5 Planeje a execução das estratégias Planejamento de marketing consolidado, agora é só garantir a execução e colher os resultados! Lembre-se de que as métricas serão essenciais para medir o desempenho das ações. Faça com que tudo que seja feito, seja mensurado para que as boas práticas permaneçam e as demais sejam melhoradas. 5 d i c a s de c o m o c o n s t r u i r um p l a n e j a m e n t o de m a r k e t i n g 16 Espero que esse conteúdo tenha ajudado a desenvolver o planejamento de marketing do seu negócio. conte conosco para contribuir para que seu negócio esteja no TOPO!

17 A Colina Tech busca através de estratégias de Marketing de Atração e Marketing de conteúdo, conectar soluções às necessidades e gerar resultados para sua empresa. (84)

DIGITAL E C O M O E S S A F E R R A M E N T A P O D E A J U D A R S U A E M P R E S A A G A N H A R V I S I B I L I D A D E

DIGITAL E C O M O E S S A F E R R A M E N T A P O D E A J U D A R S U A E M P R E S A A G A N H A R V I S I B I L I D A D E MARKETING DIGITAL E C O M O E S S A F E R R A M E N T A P O D E A J U D A R S U A E M P R E S A A G A N H A R V I S I B I L I D A D E SUMÁRIO 1 2 3 4 5 O QUE É COMO SURGIU AS VANTAGENS COMO USAR DICAS

Leia mais

Fórum de Custos. Planejamento Estratégico: Diretrizes Essenciais pa Sucesso Organizacional. Jader Pires

Fórum de Custos. Planejamento Estratégico: Diretrizes Essenciais pa Sucesso Organizacional. Jader Pires Fórum de Custos Planejamento Estratégico: Diretrizes Essenciais pa Sucesso Organizacional Jader Pires Diretor Superintendente Santa Casa de Araraquara Santa Casa de Araraquara 776 funcionários 197 médicos

Leia mais

Engana-se quem pensa que a gestão de mídias sociais e canais de conteúdo se resume a publicar qualquer coisa para se manter ativo.

Engana-se quem pensa que a gestão de mídias sociais e canais de conteúdo se resume a publicar qualquer coisa para se manter ativo. MARKETING DIGITAL Engana-se quem pensa que a gestão de mídias sociais e canais de conteúdo se resume a publicar qualquer coisa para se manter ativo. Existem processos que fazem com que as mídias sociais

Leia mais

MBA EM GESTÃO DA COMUNICAÇÃO E MÍDIAS DIGITAIS

MBA EM GESTÃO DA COMUNICAÇÃO E MÍDIAS DIGITAIS MBA EM GESTÃO DA COMUNICAÇÃO E MÍDIAS DIGITAIS OBJETIVOS DO CURSO Qualificar profissionais da comunicação, administração e marketing para explorarem as mídias digitais como canais de geração de negócios,

Leia mais

A T I V I D A D E E M S A L A - I D E A L I Z A Ç Ã O

A T I V I D A D E E M S A L A - I D E A L I Z A Ç Ã O A T I V I D A D E E M S A L A - I D E A L I Z A Ç Ã O A atividade desse módulo consiste em construir um funil de vendas para o projeto, assim como o processo estratégico de vendas e o modelo de gestão.

Leia mais

OMNI-CHANNEL: como entregar uma experiência consistente em todos os canais de atendimento

OMNI-CHANNEL: como entregar uma experiência consistente em todos os canais de atendimento OMNI-CHANNEL: como entregar uma experiência consistente em todos os canais de atendimento Sumário Introdução... 03 Afinal, o que é Omni-Channel?... 06 Quais são as suas vantagens?... 09 Como entregar uma

Leia mais

Plano de Ação 5W2H. Manual ilustrado da Planilha de Plano de Ação 5W2H

Plano de Ação 5W2H. Manual ilustrado da Planilha de Plano de Ação 5W2H Plano de Ação 5W2H Manual ilustrado da Planilha de Plano de Ação 5W2H SOBRE ESTE MANUAL Para facilitar o uso da sua planilha, desenvolvemos um manual ilustrado para auxiliar na navegação e no preenchimento

Leia mais

GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA

GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 AFINAL, O QUE É UMA CONTROLADORIA ESTRATÉGICA? 6 COMO ELA FUNCIONA NA PRÁTICA? 10 O QUE FAZ UM CONTROLLER? 14 COMO FAZER UMA CONTROLARIA DA MELHOR

Leia mais

AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE

AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE Prof Me Alan Mazuco AGENDA: 1. INTRODUÇÃO 2. O CICLO PDCA 3. INDICADORES 4. BSC 5. RESUMO 1 Introdução Nesta aula vamos conhecer as formas de

Leia mais

SOBRE O CURSO CONTEÚDO E CARGA HORÁRIA. 80% Marketing Digital + 20% Gestão

SOBRE O CURSO CONTEÚDO E CARGA HORÁRIA. 80% Marketing Digital + 20% Gestão SOBRE O CURSO Mais de 137 milhões de Brasileiros acessam a internet e quase a totalidade utilizam redes sociais, principalmente o Facebook. Seu paciente é uma dessas pessoas, e seu comportamento mudou.

Leia mais

Ferramentas de Marketing

Ferramentas de Marketing Pesquisa de Mercado, Treinamento de Vendas, Consultoria em Marketing SMGShare Marketing Group Ferramentas de Marketing O SMG presta consultoria para a adoção de Ferramentas de Marketing, auxiliando na

Leia mais

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS INTRODUÇÃO...3 PLANEJE AS ATIVIDADES DA EQUIPE...5 SEPARE A EQUIPE POR CATEGORIAS...9 PADRONIZE O PROCESSO DE VENDAS...11 REALIZE TREINAMENTOS...15

Leia mais

GUIA EMPRESA EXCELÊNCIA COM MARKETING

GUIA EMPRESA EXCELÊNCIA COM MARKETING GUIA EMPRESA EXCELÊNCIA COM AUTOMAÇÃO DE MARKETING Automação de Marketing tem o poder de simplificar e ao mesmo tempo qualificar todo o processo, que vai desde a área de marketing até a de vendas ou comercial.

Leia mais

[ 1 ] Introdução. [ 2 ] Dica 1 - Tenha claro seu objetivo, crie uma estratégia. [ 3 ] Dica 2 Apresente a empresa e seus contatos

[ 1 ] Introdução. [ 2 ] Dica 1 - Tenha claro seu objetivo, crie uma estratégia. [ 3 ] Dica 2 Apresente a empresa e seus contatos [ 1 ] Introdução [ 2 ] Dica 1 - Tenha claro seu objetivo, crie uma estratégia [ 3 ] Dica 2 Apresente a empresa e seus contatos [ 4 ] Dica 3 Garanta sua presença. Crie conteúdos com frequência [ 5 ] Dica

Leia mais

marketing digital 10 conceitos que você precisa conhecer

marketing digital 10 conceitos que você precisa conhecer Não dá para fugir: O mundo está conectado. Não dá para fugir: o mundo está conectado. O que faz com que as estratégias digitais das empresas sejam de vital importância mesmo para aquelas que não estão

Leia mais

Passos importantes para fazer um. Plano de Marketing

Passos importantes para fazer um. Plano de Marketing Passos importantes para fazer um Plano de Marketing Sumário 1. Apresentação 3» 2. O que é Marketing? 5» 3. Vantagens do Planejamento de Marketing 7» 4. Como elaborar um bom Plano de Marketing? 10» 5. Como

Leia mais

- Margarida Kunsch -

- Margarida Kunsch - Para as organizações o planejamento é importante porque permite um redimensionamento contínuo de suas ações presentes e futuras. Possibilita conduzir os esforços para objetivos pré-estabelecidos, por meio

Leia mais

Gestão da Produção. Análise SWOT Balanced Scorecard Mapa Estratégico. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Empresas Classe Mundial

Gestão da Produção. Análise SWOT Balanced Scorecard Mapa Estratégico. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Empresas Classe Mundial Gestão da Produção Análise SWOT Balanced Scorecard Mapa Estratégico Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Empresas Classe Mundial ESTRATÉGIA PRODUTIVIDADE QUALIDADE Balanced ScoreCard Lean

Leia mais

6 ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CAPTAR NOVOS ALUNOS NA VOLTA ÀS AULAS

6 ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CAPTAR NOVOS ALUNOS NA VOLTA ÀS AULAS 6 ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CAPTAR NOVOS ALUNOS NA VOLTA ÀS AULAS INTRODUÇÃO... 3 ANUNCIE NO GOOGLE ADWORDS E FACEBOOK ADS... 5 PATROCINE POSTS NAS REDES SOCIAIS... 9 UTILIZE QR CODES NAS MÍDIAS OFFLINE...12

Leia mais

Módulo 1- Entendendo o Planejamento Estratégico e sua Necessidade

Módulo 1- Entendendo o Planejamento Estratégico e sua Necessidade 1 Página 1 Olá, Que bom que você chegou até este documento, isso significa que você já leu o e book introdutório sobre o curso, passou pelo Guia de Orientação, e continua interessado. No e book fiz uma

Leia mais

Aula 2: Técnicas facilitadoras que ajudam a o empreendedor. Por que planejar? Profa. Dra. Milagros Saucedo Nardo.

Aula 2: Técnicas facilitadoras que ajudam a o empreendedor. Por que planejar? Profa. Dra. Milagros Saucedo Nardo. Aula 2: Técnicas facilitadoras que ajudam a o empreendedor. Por que planejar? Profa. Dra. Milagros Saucedo Nardo. 2.Técnicas facilitadoras que ajudam a o empreendedorismo. 2.1 Papel do planejamento no

Leia mais

FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE

FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE PLANO DE MARKETING NOME DA EMPRESA / SEGMENTO AMERICANA 2016 FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONQUISTANDO RESULTADOS SUMÁRIO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONQUISTANDO RESULTADOS O que é?...3 Mas qual é o problema?...4 Subjetividade...5 Rotina...6 Comprometimento...7 7 Passos

Leia mais

Gestão baseada em. Competências. Maria Carolina Linhares Paula Galvão de Barba. Autoras do blog Mundo RH Kombo - Todos os direitos reservados

Gestão baseada em. Competências. Maria Carolina Linhares Paula Galvão de Barba. Autoras do blog Mundo RH Kombo - Todos os direitos reservados Gestão baseada em Competências Maria Carolina Linhares Paula Galvão de Barba Autoras do blog Mundo RH 2015 Kombo - Todos os direitos reservados O que é competência? Acredito que a grande maioria das pessoas

Leia mais

ebook: O que é e como funciona o Seis Sigma

ebook: O que é e como funciona o Seis Sigma ebook: O que é e como funciona o Seis Sigma Sumário Introdução...4 Histórico...5 O que é problema...8 O que é Seis Sigma...11 Como resolver problemas com Seis Sigma...15 Conclusão...25 2 3 Resultados Gerados

Leia mais

Curso de Mídias Pagas Online. Plano de Estudo

Curso de Mídias Pagas Online. Plano de Estudo Curso de Mídias Pagas Online Plano de Estudo Descrição Esta certificação permite ao aluno projetar e implementar estratégias pagas em diferentes plataformas e mídias digitais, como os Anúncios do Facebook

Leia mais

Marketing Digital Administração de Redes Sociais

Marketing Digital Administração de Redes Sociais Marketing Digital Administração de Redes Sociais A empresa EXCLUSIVKEY é uma das maiores empresas portuguesas no setor de Integração de Sistemas de Controlo de Acessos e Bilhética para as áreas de Desporto

Leia mais

Como o BI está revolucionando as indústrias

Como o BI está revolucionando as indústrias Como o BI está revolucionando as indústrias Introdução...3 O que é Business Intelligence?...5 Quais os benefícios do BI para as indústrias...7 Cases de sucesso da implementação de BI em indústrias...14

Leia mais

ESTUDO DE CASO MATRIZ BCG: ENTENDA MELHOR O CICLO DE VIDA DOS SEUS PRODUTOS

ESTUDO DE CASO MATRIZ BCG: ENTENDA MELHOR O CICLO DE VIDA DOS SEUS PRODUTOS ESTUDO DE CASO MATRIZ BCG: ENTENDA MELHOR O CICLO DE VIDA DOS SEUS PRODUTOS A Matriz BCG é uma técnica utilizada para analisar portfólio de produtos, nichos de atuação e unidades de negócio, tendo como

Leia mais

FAMEBLU Engenharia Civil

FAMEBLU Engenharia Civil Disciplina LOGÍSTICA EMPRESARIAL FAMEBLU Engenharia Civil Aula 8: Indicadores Conceito Indicadores de Desempenho KPI Como implantar indicadores Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Indicadores Indicadores

Leia mais

1. PROJETO DE PESQUISA

1. PROJETO DE PESQUISA 1. PROJETO DE PESQUISA O homem é naturalmente questionador e a busca por informações faz parte de suas ações cotidianas. Desde sua infância, ele observa tudo ao seu redor, toca em objetos, experimenta

Leia mais

QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA

QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA _ X QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA E S T R A T É G I C A E M A R K E T I N G N A S E S C O L A S Professor Elimar Melo + + ESCOLA E-mail: elimarmelo@hotmail.com elimarmelo@yahoo.com.br Contatos: (31) 9 8793.8915

Leia mais

BAM - Business Activity Monitoring. A importância de se monitorar os dados para atingir resultados

BAM - Business Activity Monitoring. A importância de se monitorar os dados para atingir resultados BAM - Business Activity Monitoring A importância de se monitorar os dados para atingir resultados Índice Introdução O que é o BAM? BAM e os processos produtivos Benefícios práticos do BAM Onde o BAM é

Leia mais

INTRODUÇÃO. Vamos lá? Então mãos à obra.

INTRODUÇÃO. Vamos lá? Então mãos à obra. INTRODUÇÃO Ter uma comunicação interna eficaz auxilia no desenvolvimento de uma cultura colaborativa e ajuda a alinhar os membros de uma organização às estratégias da empresa. Segundo estudo da Tower Watson,

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Novembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Finalizar o conteúdo da Disciplina Governança de

Leia mais

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL ALINHAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL Alinhamento Estratégico é um conceito da Administração que se fundamenta no princípio de que um determinado número de pessoas funciona melhor quando funciona como

Leia mais

2018 1º Semestre. Disciplina: Planejamento Estratégico. Tutor Presencial: Alex Bernardi

2018 1º Semestre. Disciplina: Planejamento Estratégico. Tutor Presencial: Alex Bernardi 2018 1º Semestre Disciplina: Planejamento Estratégico Tutor Presencial: Alex Bernardi BSC Balanced Scorecard Indicadores Balanceados de Desempenho Este é o nome de uma metodologia voltada à gestão estratégica

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO Projeto Integrador Curso: Gestão de Tecnologia da Informação Módulo I Matutino Disciplina: Tópicos Especiais em Administração Prof.: Itair Pereria Alunos: Valdivino de

Leia mais

DRE Gerencial. Como utilizar o Demonstrativo de Resultados do Exercício para diagnosticar a saúde financeira da empresa

DRE Gerencial. Como utilizar o Demonstrativo de Resultados do Exercício para diagnosticar a saúde financeira da empresa DRE Gerencial Como utilizar o Demonstrativo de Resultados do Exercício para diagnosticar a saúde financeira da empresa Introdução INTRODUÇÃO O DRE Gerencial é um tipo de relatório indispensável para os

Leia mais

Quanto custa? Formação de preços tem importância fundamental na hora de fazer o posicionamento estratégico da empresa. kamila schneider.

Quanto custa? Formação de preços tem importância fundamental na hora de fazer o posicionamento estratégico da empresa. kamila schneider. Formação de preços tem importância fundamental na hora de fazer o posicionamento estratégico da empresa kamila schneider Quanto custa? 14 julho2011 www.portalmercadobrasil.com.br Fator fundamental na hora

Leia mais

5 dicas infalíveis para aumentar as vendas de Planos de Saúde com Marketing Digital. Seja mais produtivo nas suas vendas de Planos de Saúde

5 dicas infalíveis para aumentar as vendas de Planos de Saúde com Marketing Digital. Seja mais produtivo nas suas vendas de Planos de Saúde 5 dicas infalíveis para aumentar as vendas de Planos de Saúde com Marketing Digital Seja mais produtivo nas suas vendas de Planos de Saúde Índice Introdução Receba prospects todos os dias. Produza mais

Leia mais

Como montar um planejamento de conteúdo que realmente funciona? Luísa Barwinski

Como montar um planejamento de conteúdo que realmente funciona? Luísa Barwinski Como montar um planejamento de conteúdo que realmente funciona? Luísa Barwinski HEY! EU SOU A LUÍSA! o/ LUíSA BARWINSKI luisa@motdigital.com O QUE É PLANEJAMENTO DE CONTEÚDO? LUíSA BARWINSKI luisa@motdigital.com

Leia mais

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD SUMÁRIO 1. Intodução 2. Gestão orientada a resultados 3. Acompanhamento e análise de resultados 4. Conclusão 2 3 Introdução

Leia mais

ESTRATÉGIAS PARA MARKETING DE CONTEÚDO E INBOUND MARKETING

ESTRATÉGIAS PARA MARKETING DE CONTEÚDO E INBOUND MARKETING ESTRATÉGIAS PARA MARKETING DE CONTEÚDO E INBOUND MARKETING Objetivos Promover o aperfeiçoamento teórico e prático sobre os fundamentos, as estratégias, as ferramentas e a operação do uso de marketing de

Leia mais

DESEMPENHO DE SEU CONSULTÓRIO DESEMPENHO DE SEU CONSULTÓRIO: SAIBA QUAIS MÉTRICAS VOCÊ DEVE MONITORAR

DESEMPENHO DE SEU CONSULTÓRIO DESEMPENHO DE SEU CONSULTÓRIO: SAIBA QUAIS MÉTRICAS VOCÊ DEVE MONITORAR DESEMPENHO DE SEU CONSULTÓRIO DESEMPENHO DE SEU CONSULTÓRIO: SAIBA QUAIS MÉTRICAS VOCÊ DEVE MONITORAR Introdução 03 O que são métricas? 05 As métricas que precisam de sua atenção 08 Como as métricas podem

Leia mais

Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs)

Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs) KPIs? KPIs? KPIs? KPIs? Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs) Uma nova visão de gestão, controle e crescimento organizacional A nova dinâmica dos Negócios Em um cenário que

Leia mais

Entendendo + sobre Funil de Vendas. Ideias para Negócios IPN Estratégia em Vendas Online Pós-Vendas Marketing

Entendendo + sobre Funil de Vendas. Ideias para Negócios IPN Estratégia em Vendas Online Pós-Vendas Marketing @IDEIASPARANEGOCIOS @IDEIASPARANEGOCIOSBR Entendendo + sobre Funil de Vendas @IDEIASPARANEGOCIOS @IDEIASPARANEGOCIOSBR Entender sobre as Vantagens do Funil de Vendas é crucial para quem aplica o modelo

Leia mais

Desmistificando o Trade Marketing. Palestrante: Fatima Merlin Diretora Executiva Connect Shopper

Desmistificando o Trade Marketing. Palestrante: Fatima Merlin Diretora Executiva Connect Shopper Desmistificando o Trade Marketing Palestrante: Fatima Merlin Diretora Executiva Connect Shopper BOAS VINDAS APRESENTAÇÕES Agenda Introdução: Por que Trade Marketing De Trade Marketing ao Shopper Marketing:

Leia mais

As visões de Negócio. Analista de Negócio 3.0. Segundo Módulo: Parte 2

As visões de Negócio. Analista de Negócio 3.0. Segundo Módulo: Parte 2 Segundo Módulo: Parte 2 As visões de Negócio 1 Quais são visões de Negócio? Para conhecer o negócio o Analista de precisa ter: - Visão da Estratégia - Visão de Processos (Operação) - Visão de Valor da

Leia mais

ATENDIMENTO: 100 VISITAS: 50

ATENDIMENTO: 100 VISITAS: 50 O Funil de Vendas pode ser utilizado pelas imobiliárias para o acompanhamento do cliente, a partir do momento em que ele entra em contato, até quando realiza o negócio. ATENDIMENTO: 100 50% VISITAS: 50

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: CONCEITOS E PRINCÍPIOS. Plano Diretor de Tecnologia da Informação Governança em TI

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: CONCEITOS E PRINCÍPIOS. Plano Diretor de Tecnologia da Informação Governança em TI SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: CONCEITOS E PRINCÍPIOS Plano Diretor de Tecnologia da Informação Governança em TI BRASIL MODERNO Plano Diretor é importante porque é o planejamento dos recursos para viabilização

Leia mais

Plano de. Digital. Template por: SEOptimization. Junho Template de Plano de Marketing Digital SEOptimization.pt

Plano de. Digital. Template por: SEOptimization. Junho Template de Plano de Marketing Digital SEOptimization.pt Plano de Digital Template por: SEOptimization Junho 2016 1 Índice 1. Sumário Executivo 2. Conselhos SEOptimization 3. Objetivos 4. Análise Situacional 5. Estratégia 6. Tácticas 7. Anexos 2 Sumário Executivo

Leia mais

COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO

COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO OFICINA EMPRESARIAL COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO - ATENDIMENTO COLETIVO - 01 Como tudo começou... Manuais da série Como elaborar Atividade 02 03 04 Pág.10 manual 05 Definição do público-alvo e

Leia mais

Criando uma promoção de vendas que funciona

Criando uma promoção de vendas que funciona Muita gente não sabe a hora certa ou como fazer uma promoção adequada às necessidades mercadológicas de suas empresas. Trata-se de uma estratégia de mercado que tem diferentes objetivos que devem ser bem

Leia mais

5 Componentes chaves para melhorar a credibilidade da sua marca

5 Componentes chaves para melhorar a credibilidade da sua marca 5 Componentes chaves para melhorar a credibilidade da sua marca Fortaleça sua marca para conquistar e fidelizar novos clientes Por: Cheryl Baldwin Consultora de Marketing Digital da WSI Fortaleça sua marca

Leia mais

Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha

Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Prof. Léo Noronha Introdução aos processos organizacionais Qualquer tamanho de empresa, até as informais ou do terceiro setor. Visão moderna de gestão organizacional,

Leia mais

TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Duração: 12 horas de consultoria

TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Duração: 12 horas de consultoria TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Investimento: R$ 1.440,00 Duração: 12 horas de consultoria Consultoria na empresa: Estratégias para recrutamento e seleção Aprenda técnicas e conhecimentos

Leia mais

Gestão. Comunicação. Tomada de decisões. Avaliação

Gestão. Comunicação. Tomada de decisões. Avaliação DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Gestão PLANEJAMENTO Organização Seleção e contratação Comunicação Tomada de decisões

Leia mais

Marketing Digital Como Funciona? Veja Como Realmente, ele se aplicou no mercado em grande escala.

Marketing Digital Como Funciona? Veja Como Realmente, ele se aplicou no mercado em grande escala. Marketing Digital Como Funciona? Veja Como Realmente, ele se aplicou no mercado em grande escala. Marketing Digital Como Funciona? São ações de comunicação, que as empresas e produtores, podem se utilizar

Leia mais

ESTRATÉGICO. Faça seu planejamento de maneira rápida usando o BUSINESS MODEL CANVAS

ESTRATÉGICO. Faça seu planejamento de maneira rápida usando o BUSINESS MODEL CANVAS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Faça seu planejamento de maneira rápida usando o IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO O planejamento estratégico é uma ferramenta que pode te ajudar a antecipar diversas situações e deixar

Leia mais

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO DIGITAL. Marketing nas Redes Sociais + Google Adwords

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO DIGITAL. Marketing nas Redes Sociais + Google Adwords Marketing nas Redes Sociais Prezado(a), Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o

Leia mais

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios Este conteúdo faz parte da série: Plano de Negócios Ver 7 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Por que o plano de marketing é essencial para o plano de negócios Como fazer o plano de marketing

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA A gestão por competências tem como principal objetivo melhorar o desempenho dos funcionários

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Faça seu planejamento de maneira rápida usando o BUSINESS MODEL CANVAS Soluções Empresariais para Advogados A Importância do Planejamento Estratégico O planejamento estratégico

Leia mais

O GUIA PARA CRIAÇÃO DE PERSONAS

O GUIA PARA CRIAÇÃO DE PERSONAS O GUIA PARA CRIAÇÃO DE PERSONAS #1 #2 #3 #4 UMA INTRODUÇÃO A BUYER PERSONAS SCRIPT DE ENTREVISTA DAS BUYER PERSONAS O TEMPLATE DE BUYER PERSONAS UM EXEMPLO DE BUYER PERSONAS 1. INTRODUÇÃO A BUYER PERSONAS

Leia mais

E - B O O K VENDA 300% MAIS USANDO O FACEBOOK.

E - B O O K VENDA 300% MAIS USANDO O FACEBOOK. E - B O O K VENDA 300% MAIS USANDO O FACEBOOK. Marketing Digital: Redes Sociais POR QUE VOCÊ ESTÁ PARADO? Se todos estão na montanha, é lá que você deve estar. Se o que você quer é ser visto, não faz sentido

Leia mais

Gestão de Negócios (8)

Gestão de Negócios (8) Gestão de Negócios (8) Modelo: BALANCED SCORECARD Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday A grande idéia O Balanced Scorecard (painel balanceado de controle) usa, essencialmente, a medição integral de desempenho

Leia mais

CALINA MARKETING DIGITAL

CALINA MARKETING DIGITAL 10 DICAS DE MARKETING DIGITAL Para Você Aumentar Sua Receita Sem Gastar Nada CALINA MARKETING DIGITAL CALINA MARKETING DIGITAL 10 DICAS DE MARKETING DIGITAL PARA VOCÊ AUMENTAR SUA RECEITA SEM GASTAR NADA

Leia mais

Trata-se do processo de auditoria dos requisitos e da qualidade, assim como dos resultados das medições de controle de qualidade, de maneira a

Trata-se do processo de auditoria dos requisitos e da qualidade, assim como dos resultados das medições de controle de qualidade, de maneira a Aula 18 1 2 Trata-se do processo de auditoria dos requisitos e da qualidade, assim como dos resultados das medições de controle de qualidade, de maneira a garantir o uso de padrões de qualidade e definições

Leia mais

COMO UTILIZAR AS REDES SOCIAIS PARA CONQUISTAR MAIS ALUNOS

COMO UTILIZAR AS REDES SOCIAIS PARA CONQUISTAR MAIS ALUNOS COMO UTILIZAR AS REDES SOCIAIS PARA CONQUISTAR MAIS ALUNOS QUAIS OS BENEFÍCIOS DE TER UM PERFIL OU UMA PÁGINA DA SUA ESCOLA? As redes sociais são um excelente canal para se aproximar da comunidade escolar

Leia mais

Melhoria de Processos. Adoção do Lean Office

Melhoria de Processos. Adoção do Lean Office Melhoria de Processos Adoção do Lean Office Planejamento, Estrutura e Operação de Vendas Mapa Estratégico. Indicadores. Processos Lean. Força de Vendas O que vocês pensam sobre melhoria de processos? Quais

Leia mais

Monitoramento do Processo. Indicadores. Consultor: Gabriela Barbosa

Monitoramento do Processo. Indicadores. Consultor: Gabriela Barbosa Monitoramento do Processo Indicadores Consultor: Gabriela Barbosa Objetivos Capacitar os participantes na elaboração da ferramenta de indicadores. Objetivos Conhecer conceitos de medição dos processos

Leia mais

A GESTÃO ESTRATÉGICA PARA CAPTAÇÃO E RETENÇÃO DE ALUNOS

A GESTÃO ESTRATÉGICA PARA CAPTAÇÃO E RETENÇÃO DE ALUNOS A GESTÃO ESTRATÉGICA PARA CAPTAÇÃO E RETENÇÃO DE ALUNOS APRESENTAÇÃO GT DE COMUNICAÇÃO E MARKETING ANEC 2018 1. A ERA DA INFORMAÇÃO. 2. CRIAÇÃO DE LEADS 3. COMO CRIAR PERSONAS 4. CASE EVENTO UCDB A ERA

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL. Desenvolvimento WEB. Eco Ventures PROPOSTA NUMERO: 0275 / Planejado para

PROPOSTA COMERCIAL. Desenvolvimento WEB. Eco Ventures PROPOSTA NUMERO: 0275 / Planejado para PROPOSTA NUMERO: 0275 / 2017 PROPOSTA COMERCIAL Desenvolvimento WEB Planejado para Eco Ventures INFINITY STUDIO Sergio Hidalgo Jr. 11 3571-0422 JUNHO / 2017 (123) 4567 8910 11 hello@maleo.com www.maleo.com

Leia mais

09 a 12 de novembro de 2016

09 a 12 de novembro de 2016 COMO ELABORAR PESQUISA DE MERCADO 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 Missão do Sebrae Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orientar na implantação e no desenvolvimento

Leia mais

Consultor de Marketing Político. Ednelson Prado

Consultor de Marketing Político. Ednelson Prado Consultor de Marketing Político Ednelson Prado Ednelson Prado CEO da Vincere Comunicação (Marketing Político Digital) Jornalista com especialização em Gestão da Comunicação Digital, possui mais de 20 anos

Leia mais

Planejamento Estratégico Prático e Eficaz para Prestadores de Serviços Jurídicos

Planejamento Estratégico Prático e Eficaz para Prestadores de Serviços Jurídicos Planejamento Estratégico Prático e Eficaz para Prestadores de Serviços Jurídicos Sérgio Fadel sfadel@maxpromo.com.br Blog: administracaonaadvocacia.wordpress.com Onde estão as oportunidades? Quem deve

Leia mais

UX CASES. Gambiarra A Festa - Campanha Quiz Funcionários English Words Idiomaterapia - Divulgação Grupo Kids

UX CASES. Gambiarra A Festa - Campanha Quiz Funcionários English Words Idiomaterapia - Divulgação Grupo Kids UX CASES Gambiarra A Festa - Campanha Quiz Funcionários English Words Idiomaterapia - Divulgação Grupo Kids FRANCO, FRANCISCO Formado em publicidade, já atuei com marketing e direção de arte. Quando me

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Geonir Paulo Schnorr ETAPAS. Graduado em Matemática Especialista em Banco de Dados

PESQUISA DE MERCADO. Geonir Paulo Schnorr ETAPAS. Graduado em Matemática Especialista em Banco de Dados PESQUISA DE MERCADO CONCEITOS ETAPAS Geonir Paulo Schnorr Graduado em Matemática Especialista em Banco de Dados Graduando em Estatística CONCEITOS Pesquisa de Mercado A pesquisa de mercado é a ferramenta

Leia mais

Será que isso funciona?

Será que isso funciona? Será que isso funciona? Funciona para Contabilidade? ? Sim Funciona principalmente para: Aumentar os pedidos de orçamentos e Aumentar a entrada de novos clientes Mas se funciona porque nem todos conseguem?

Leia mais

RETURN ON INVESTMENT EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

RETURN ON INVESTMENT EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO RETURN ON INVESTMENT EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Rodrigo Costa GUIMARÃES 1 Mário Augusto Andreta CARVALHO² RESUMO: Este artigo apresenta algumas definições que envolvem ROI, que em inglês significa Return

Leia mais

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO Menos de 10% das estratégias efetivamente formuladas são eficientemente executadas Revista Fortune Na maioria das falhas - em torno de 70% - o problema real não é estratégia ruim...

Leia mais

Os 4 Ps do Marketing estão superados. Acrescentei a eles outros amigos que são fundamentais nos resultados. Vamos a todos os Ps.

Os 4 Ps do Marketing estão superados. Acrescentei a eles outros amigos que são fundamentais nos resultados. Vamos a todos os Ps. Utilize o Marketing de conteúdo. Saiba como aumentar as suas vendas, como converter visitantes em leads e leads em clientes. Agende já uma reunião e vamos fazer o seu negócio deslanchar. Marketing é coisa

Leia mais

Curso: Gestão de Adwords / Links Patrocinados

Curso: Gestão de Adwords / Links Patrocinados Curso: Gestão de Adwords / Links Patrocinados Data: 14 e 15 de Maio Localização: À Definir Carga horária: 16 Horas Sobre o Curso: Presencial Emissão Certificado Material de Apoio O Google hoje é um repositório

Leia mais

sua Captação de Alunos

sua Captação de Alunos Como Como Planejar Planejar Mensurar e Mensurar e sua Captação de Alunos sua Captação de Alunos Como Planejar e Mensurar sua Leonardo Lopes Braga Captação de Alunos Formado em Design Gráfico pela Universidade

Leia mais

"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana". Carl Jung

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana. Carl Jung Instituição de Coaching, Treinamento & Desenvolvimento Humano, com atuação em todo Brasil com a Missão de disseminar a cultura do Coaching para todas as pessoas que puderem fazer uso da metodologia como

Leia mais

Aprenda a captar s com infoprodutos

Aprenda a captar  s com infoprodutos Aprenda a captar e-mails com infoprodutos APRENDA A CAPTAR E-MAILS COM INFOPRODUTOS Você já percebeu como a oferta de infoprodutos aumentou bastante como estratégia de marketing digital? Sabe por quê?

Leia mais

Estratégias Básicas Para Qualquer Negócio

Estratégias Básicas Para Qualquer Negócio IDEALIZA DIGITAL Marketing Digital Estratégias Básicas Para Qualquer Negócio AGÊNCIA IDEALIZA DIGITAL Consultoria em marketing digital e vendas online agenciaidealizadigital.com MARKETING DIGITAL E S T

Leia mais

GUIA: COMO MONTAR UM PLANO DE MARKETING PARA SUA ACADEMIA

GUIA: COMO MONTAR UM PLANO DE MARKETING PARA SUA ACADEMIA GUIA: COMO MONTAR UM PLANO DE MARKETING PARA SUA ACADEMIA Introdução...3 Por que minha academia precisa de um plano de Marketing?...6 Como ele deve ser feito?... 11 Conclusão...20 Sobre a RadioAcademia...22

Leia mais

14/01/ Identificação do Cliente -Pesquisa de Mercado. Qual o Perfil? Como eles São?

14/01/ Identificação do Cliente -Pesquisa de Mercado. Qual o Perfil? Como eles São? 5.1.2. Identificação do Cliente -Pesquisa de Mercado Qual o Perfil? Como eles São? Estilo de Vida? Como vivem? Passatempos, hábitos? Costumes? O que estão comprando? Desenvolver pesquisa usando o facebook

Leia mais

Treinamento Google Analytics. Conteúdo Programático

Treinamento Google Analytics. Conteúdo Programático Treinamento Google Analytics Pré requisito: Ter envolvimento com projetos digitais ou interesse em ingressar na área de marketing digital. Incluso no material : 8 apostilas + 1 caneta + 1 camiseta + coffee

Leia mais

Business intelligence para instituições de ensino. Olhe para as métricas certas

Business intelligence para instituições de ensino. Olhe para as métricas certas Business intelligence para instituições de ensino Olhe para as métricas certas Conteúdo Índice Introdução...4 Como olhar para as métricas certas quando...5 temos grandes volumes de dados para analisar?...5

Leia mais

GUIA DEFINITIVO DA PESQUISA DE MERCADO ONLINE. Tudo o que você precisa saber para fazer uma pesquisa de mercado sem sair da frente do computador

GUIA DEFINITIVO DA PESQUISA DE MERCADO ONLINE. Tudo o que você precisa saber para fazer uma pesquisa de mercado sem sair da frente do computador GUIA DEFINITIVO DA PESQUISA DE MERCADO ONLINE Tudo o que você precisa saber para fazer uma pesquisa de mercado sem sair da frente do computador Índice Guia definitivo da pesquisa de mercado online Introdução

Leia mais

Marketing Estratégico Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Marketing Estratégico Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Aula 09 Prof. Ewerton Monti Objetivo principal das empresas: Satisfação das necessidades das pessoas. Incluindo consumidores, empregados, acionistas, sociedade, fornecedores

Leia mais

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?.

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?. A MÍDIA E O MÍDIA O que é mídia? O papel do mídia no contexto de uma campanha. Habilidades e competências para o trabalho nesta área. A importância da mídia para uma campanha de sucesso. O que é mídia?

Leia mais

DEPOIS DO PLANEJAMENTO DE MARKETING: AS MÉTRICAS. Beatriz Costa

DEPOIS DO PLANEJAMENTO DE MARKETING: AS MÉTRICAS. Beatriz Costa DEPOIS DO PLANEJAMENTO DE MARKETING: AS MÉTRICAS Beatriz Costa FAZER A GESTÃO DO PLANEJAMENTO DE MKT Estratégia Visão Ações e medições O QUE NÃO PODE SER MEDIDO, NÃO É GERENCIADO 1) VISÃO Planejar / Adquirir

Leia mais

Programa de Gestão da Performance

Programa de Gestão da Performance Programa de Gestão da Performance O impulso para ir mais longe está em suas mãos. Cada dia do ano é um passo à frente no seu desenvolvimento. Movimente-se! Quer ir mais longe? O primeiro passo é ler este

Leia mais