Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes"

Transcrição

1 Unidade I Marketing Profª. Daniela Menezes

2 O que é Marketing? Marketing é:...um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de com valor com outros. Philip Kotler

3 O que é Marketing?... Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam a metas individuais e organizacionais. AMA (American Marketing Association)

4 Marketing x Vendas Marketing é a arte de vender produtos. Será?

5 Necessidades e Desejos Quando uma necessidade é focada num único objeto, em que somente ele é capaz de satisfazer a essa necessidade, isso se transforma em desejo. Ex. Coca-cola

6 Necessidades e Desejos N id d f t Necessidades referem-se a aspectos básicos da condição humana alimentar-se,. Vestir-se, ter um lugar para morar, etc..

7 Necessidades e Desejos Desejos são manifestações de nossa vontade. Não são necessidades. São desejos. Assim, temos o desejo de um carro novo, de um televisor maior, de um apartamento novo.

8 Interatividade Um cliente decide trocar de celular por um aparelho que lhe possibilita tirar fotografias. A partir desta afirmação podemos dizer que o cliente sentiu: a) Necessidade de trocar de aparelho celular; b) Desejo de obter um celular com câmera fotográfica embutida; c) Necessidade de obter um novo celular; d) N.D.A e) Todas as alternativas estão corretas.

9 Escopo de Marketing Marketing é um processo de troca que podem ou não ter lucros. As organizações sem fins lucrativos também possuem suas metas, como doação de sangue e votos para candidatos.

10 Escopo de Marketing Bens: Marketing destinado a criar trocas para produtos/ bens tangíveis. Serviços: Marketing destinado a criar trocas para produtos/ bens intangíveis. Pessoas: Marketing destinado a criar ações favoráveis a pessoas.

11 Escopo de Marketing Lugar: Marketing destinado a atrair pessoas para lugares Causa: Marketing destinado a criar apoio para idéias, questões e comportamentos. Organização: Marketing destinado a atrair doações, membros e voluntários.

12 Mercado Alvo e Segmentação. Primeiro passo de um profissional de Marketing é segmentar o mercado em que vai atuar.

13 Segmentação Segmentação é um processo de dividir um mercado em grupos de compradores potenciais que tenham necessidades e desejos semelhantes.

14 Mercado Alvo O Segmento específico selecionado por uma organização é chamado de Mercado- Alvo.

15 Processo de Segmentação Segmentação Demográfica: idade, sexo, raça, renda, ocupação, grau de instrução, religião, entre outros. Segmentação Geográfica: nações, estados, regiões, clima e densidade populacional

16 Processo de Segmentação Segmentação Psicográfica: estilo de vida, personalidade e valores. Segmentação Comportamental: ocasião, benefício, status de usuários, status de fidelidade, atitude em relação ao produto.

17 Estratégias de Segmentação Para a escolha do mercado alvo é preciso atentar-se aos seguintes critérios: Mensurabilidade: Medir tamanho e características. Tamanho do Segmento: Potencial de compra num período de tempo.

18 Estratégias de Segmentação Crescimento esperado do Segmento: O segmento pode ser pequeno porém com uma expectativa grande de crescimento. Ex: mercado de atletas (corredores em SP) Concorrência no segmento: é preciso avaliar se o mercado já está saturado.

19 Estratégias de Segmentação Custo para atingir o Segmento: o investimento para alcançar o mercado. Objetivos, recursos e forças organizacionais: o mercado deve ser compatível aos objetivos da organização.

20 Interatividade Por que é importante que o profissional de marketing conheça seu Mercado- Alvo? a) Para vender mais; b) Para conhecer o concorrente; c) Para identificar a quem se destina sua oferta e atender as necessidades do mercado. d) Para atender melhor a administração da empresa; e) NDA N.D.A

21 Mix de Marketing Para atender nosso mercado- alvo o profissional de Marketing trabalha com quatro variáveis que chamamos de Mix de Marketing ou Composto de Marketing: Os 4P s:

22 Mix de Marketing Preço: é composto pelo preço básico, descontos, prazos de pagamento, condições de crédito etc..;

23 Mix de Marketing Praça: diz respeito aos canais de distribuição (localizações), distribuição física (estoque), transporte, armazenagem etc.;

24 Mix de Marketing Produto: refere-se a variedade do produto, qualidade, características, nome da marca, design, embalagem, tamanhos, serviços, garantias, devoluções etc..;

25 Mix de Marketing Promoção: propaganda, promoção de vendas, publicidade, relações públicas, marketing direto (mala direta, telemarketing), forma de divulgação.

26 Modelos de Abordagem Marketing de Massa: Nesse tipo de marketing, a empresa possuí um único composto de marketing para atender a todo o mercado, sem distinção de mercado-alvo e segmentação. A empresa produz, distribui e faz a promoção em massa de um produto para todos os compradores. Ex: Produto: sal (tempero).

27 Modelos de Abordagem Marketing de segmento: Dividir uma parcela do mercado para aumentar a precisão do Marketing. Ex: Produto por segmento: arroz integral.

28 Modelos de Abordagem Marketing de Nicho: nicho de mercado é um mercado-alvo mais especifico que o formado pela segmentação. Muitas vezes é o processo de segmentar um mercado já segmentado. Exemplo: Fanta Uva.

29 Modelos de Abordagem Marketing individual: Adaptar o composto de marketing para clientes de forma individual. Exemplo: Serviços das montadoras pela internet, que você monta seu próprio carro, com acessórios específicos.

30 Interatividade Baseando-se nas teorias de marketing estudadas acima, que tipo de abordagem de Marketing são mais utilizadas no mercado atual: a) Marketing de Massa. b) Marketing de Segmento. c) Marketing de Nicho. d) Marketing Individual. e) N.D.A

31 Orientação da empresa para o Mercado Refere-se da filosofia que a empresa deve seguir para guiar seus esforços de marketing.

32 Orientação da empresa para o Mercado De produção: Produtos de fácil acesso e baixo custo. De produto: Produtos com qualidade e desempenho superior a características inovadoras. De venda: Ampliar seus esforços em vendas e promoção.

33 Orientação da empresa para o Mercado De Marketing: Mais efetiva que a concorrência na criação entrega e comunicação. A orientação de Marketing é baseada em quatro pilares:

34 Orientação da empresa para o Mercado Mercado Alvo: Seleção de mercado alvo. Necessidade do cliente: Identificar as necessidades e desejos de seu mercado alvo. Marketing Integrado: Unir todos departamentos para atender o cliente. Lucratividade: Atingir os objetivos da Organização.

35 Gestor de Marketing Habilidade de fundamental importância para um profissional de marketing: Empreendedorismo: Experimentar novas idéias, ver problemas como oportunidade. Criatividade: Está ligada ao interesse e curiosidade de cada um. Competência: Noção lógica das Competência: Noção lógica das atividades.

36 Gestor de Marketing Liderança: O líder deve ser autêntico, desenvolver talentos e valorizar o trabalho em grupo. Ética: Característica individual a ser lapidada dia a dia. Transparência: Ser justo e sincero.

37 As mudanças para o Gestor de Marketing O profissional deve estar sempre atento as mudanças que fazem parte da vida, pois com elas surgem diversas oportunidades e ameaças.

38 Ambiente de Marketing O ambiente de marketing é constituído de fatores e forças externas ao marketing que afetam a relação com seu mercado- alvo. Exemplo: Evolução tecnológica.

39 Microambiente e Macroambiente Microambiente: Forças próximas a empresas que afetam sua capacidade de servir clientes: Fornecedores Canais de marketing, Concorrentes Empresa Cliente

40 Microambiente e Macroambiente Macroambiente: Forças sociais maiores que afetam o microambiente: Forças Demográficas Forças Econômicas Forças Naturais Forças Tecnológicas Político- legais Sócio- Culturais

41 Fatores que (des)equilibram Preferências locais e culturais: A decisão de compra é afetada a partir de tradições locais e culturais. Políticas governamentais: podem viabilizar ou impossibilitar investimentos em determinadas áreas. Concorrência: sempre estar atento, pois influência nas ações do mercado.

42 Fatores que (des)equilibram Nova tecnologia: Evolução traz mudanças nos produtos e nas formas de compras. Mudanças nos padrões de distribuição: Delivery, vendas on line.

43 Marketing de Gerações A população presenciou toda evolução do mercado mundial de geração em geração. Evolução tecnológica, descobertas científicas, mudanças na natureza entre outros.

44 Marketing de Gerações Influência da evolução para o marketing: Mudança dos costumes dos consumidores; Mudanças governamentais, econômicas e políticas; Mudança no comportamento de compra (mais exigência do consumidor)

45 Interatividade Podemos considerar como exemplo de forças do Macroambiente: a) Forças Demográficas; b) Forças Econômicas; c) Forças Naturais; d) Forças Tecnológicas; e) Todas as alternativas estão corretas.

46 As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas. Sun Tzu, cerca de 500 A.C. general e estrategista chinês.

47 ATÉ A PRÓXIMA!

Profª. Daniela Menezes. Unidade I MIX DE MARKETING

Profª. Daniela Menezes. Unidade I MIX DE MARKETING Profª. Daniela Menezes Unidade I MIX DE MARKETING O que é marketing? Marketing em nosso cotidiano: Fonte:http://www.colgate.com.br/PDP/ MundodaCrianca/BR/Images/dicas/11.jpg Fonte:http://www.oraldent.com.br/hporaldent/upload/

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse.

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. GESTÃO DE MARKETING (55) 84110601 Marketing é o processo de estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. Nickels & Wood (1999) O objetivo do marketing

Leia mais

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing AULA 14 Marketing Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing Objetivo - Estabelecer todas as bases para a ação no mercado. Benefícios - Explorar uma oportunidade oferecida pelo mercado. - Integrar

Leia mais

Capítulo 7. Segmentação, Identificação e Posicionamento de Mercado para Obter Vantagem Competitiva

Capítulo 7. Segmentação, Identificação e Posicionamento de Mercado para Obter Vantagem Competitiva Capítulo 7 Segmentação, Identificação e Posicionamento de Mercado para Obter Vantagem Competitiva 1 Etapas na Segmentação, Identificação e Posicionamento de Mercado (Fig. 7.1) Segmentação de mercado 1.

Leia mais

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO UNIDADE II AÇÕES E BASES DE SEGMENTAÇÃO

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO UNIDADE II AÇÕES E BASES DE SEGMENTAÇÃO SEGMENTAÇÃO DE MERCADO UNIDADE II AÇÕES E BASES DE SEGMENTAÇÃO Prof. Dr. João Luiz de Souza Lima Profª Isabel Souza Lima AÇÕES DE SEGMENTAÇÃO As organizações que vendem para o mercado industrial e consumidor

Leia mais

Fundamentos do Marketing. Prof. Ms. Marilia G. Graf

Fundamentos do Marketing. Prof. Ms. Marilia G. Graf Fundamentos do Marketing Prof. Ms. Marilia G. Graf Vários Conceitos Marketing e o processo social e gerencial pelo qual o indivíduo ou grupo de pessoas obtém aquilo que necessitam ou desejam através da

Leia mais

As organizações que vendem para o mercado industrial e consumidor reconhecem que não podem apelar para todos os compradores deste mercado.

As organizações que vendem para o mercado industrial e consumidor reconhecem que não podem apelar para todos os compradores deste mercado. As organizações que vendem para o mercado industrial e consumidor reconhecem que não podem apelar para todos os compradores deste mercado. E diferentes empresas têm ampla variação em suas habilidades,

Leia mais

Marketing Básico. Profª Rosicler Bettarelli Professora Rosicler dos Santos Bettarelli [Digite texto] Página 1

Marketing Básico. Profª Rosicler Bettarelli Professora Rosicler dos Santos Bettarelli [Digite texto] Página 1 2013 Marketing Básico Profª Rosicler Bettarelli Robettar@yahoo.com.br Professora Rosicler dos Santos Bettarelli [Digite texto] Página 1 Origem da palavra: Marketing s.m. (pal. ingl.) Economia. Estudo das

Leia mais

Informações de marketing

Informações de marketing Pesquisas Mercadológicas Informações de Marketing Informações de marketing O Sistema de Informações de Marketing (SIM) possibilita que a empresa organize um fluxo de informações necessárias para a tomada

Leia mais

Fundamentos de Gestão

Fundamentos de Gestão Fundamentos de Gestão Marketing LCI FEUP/FLUP 2009/10 Rui Padrão Conceito de Marketing MARKET ING 1 Conceito de Marketing O marketing é o conjunto dos métodos e dos meios de que uma organização dispõe

Leia mais

Marketing, Consumo, Estado e Sociedade

Marketing, Consumo, Estado e Sociedade Marketing, Consumo, Estado e Sociedade Conceito de Marketing...um processo pelo qual se planeja e efetua a concepção, a fixação do preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços que estimulam

Leia mais

Aula 12 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 12 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos Aula 12 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing

Leia mais

Segmentação de mercado. Bases de segmentação de mercado

Segmentação de mercado. Bases de segmentação de mercado Segmentação de mercado Bases de segmentação de mercado Sistema econômico baseado na oferta e procura de bens e serviços Local onde bens de serviços são comercializados Conjunto de compradores e vendedores

Leia mais

Segmentação de marketing Marcos Henrique Fortes

Segmentação de marketing Marcos Henrique Fortes Segmentação de marketing Marcos Henrique Fortes Objetivos da aula-06 A aula 6/16 tem como objetivo apresentar e explorar os seguintes tópicos: 1) Mecanismos de segmentação de mercados. 2) Processo de identificação

Leia mais

O Mercado consiste num grupo de compradores reais e potenciais de um determinado produto ou serviço.

O Mercado consiste num grupo de compradores reais e potenciais de um determinado produto ou serviço. O Mercado consiste num grupo de compradores reais e potenciais de um determinado produto ou serviço. O Mercado envolve o grupo de compradores (procura) e a Indústria o grupo de vendedores (demanda). O

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS. O Concurso. - Último concurso. - Características da banca. - Objeto de estudo da disciplina

TÉCNICAS DE VENDAS. O Concurso. - Último concurso. - Características da banca. - Objeto de estudo da disciplina O Concurso - Último concurso - Características da banca - Objeto de estudo da disciplina EDITAL TÉCNICAS DE VENDAS: Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado,

Leia mais

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO UNIDADE I CONCEITOS BÁSICOS

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO UNIDADE I CONCEITOS BÁSICOS SEGMENTAÇÃO DE MERCADO UNIDADE I CONCEITOS BÁSICOS Prof. Dr. João Luiz de Souza Lima Profª Isabel Souza Lima CONCEITOS DE MERCADO O Mercado consiste num grupo de compradores reais e potenciais de um determinado

Leia mais

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo Recursos de Materiais Professor Douglas Araujo Olá futuro servidor!! Vamos aprender sobre uma matéria que é essencial para seu concurso!! Nao deixe nada te atrapalhar durante seus estudos, vamos manter

Leia mais

MICRO AMBIENTE CONCORRENTE A. Administração Mercadológica I. Forças tecnológicas. Forças naturais. Empresa

MICRO AMBIENTE CONCORRENTE A. Administração Mercadológica I. Forças tecnológicas. Forças naturais. Empresa de Marketing Parte 02 Micro e Macro Os profissionais precisam praticar a administração de relacionamento de parceria. Eles devem trabalhar em estreito contato com parceiros de outros departamentos da empresa

Leia mais

Professora conteudista: Graziella Antunes Pereira

Professora conteudista: Graziella Antunes Pereira Marketing Professora conteudista: Graziella Antunes Pereira Sumário Marketing Unidade I 1 MARKETING...1 1.1 O que é marketing?...1 1.2 Escopo do marketing (ofertas básicas)...2 1.3 Conceitos preliminares...3

Leia mais

AEDB CURSO DE ADMINISTRAÇÃO AULA 9 GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS SUMÁRIO. Marketing na Empresa Global

AEDB CURSO DE ADMINISTRAÇÃO AULA 9 GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS SUMÁRIO. Marketing na Empresa Global AEDB CURSO DE ADMINISTRAÇÃO AULA 9 GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Prof Walfredo Ferreira, out. 2014 1 SUMÁRIO Marketing na Empresa Global o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação

Leia mais

ANÁLISE SWOT CONSIDERAÇÕES

ANÁLISE SWOT CONSIDERAÇÕES ANÁLISE SWOT CONSIDERAÇÕES Algumas consideradas mais significativas: Ela pode se diferenciar a partir da segmentação de seu mercado, seu posicionamento e seu Mix ( produto, preço, promoção e ponto de vendas/

Leia mais

GESTÃO Marketing 5.2-Segmentação, escolha de segmentos de mercado alvo (targeting) e posicionamento

GESTÃO Marketing 5.2-Segmentação, escolha de segmentos de mercado alvo (targeting) e posicionamento GESTÃO 5. - Marketing 5.2-Segmentação, escolha de segmentos de mercado alvo (targeting) e posicionamento Os mercados e o marketing foram encarados com visões distintas ao longo do tempo Marketing de massas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Teoria Geral da Administração Professora: Daniele Campos Grupo: Cassius Silva Abreu Italo B. Leão Bettega Luiza Cunha de Menezes Natália Souto Pereira Raphael Gebhard Martins

Leia mais

Marketing Prof (a) Responsável: Responsável: Tarcis Prado Júnior Júnior

Marketing Prof (a) Responsável: Responsável: Tarcis Prado Júnior Júnior Marketing Prof (a) Responsável: Tarcis Prado Júnior Quais os conceitos da Disciplina de Marketing? Compreender os conhecimentos adquiridos na produção de trabalhos acadêmicos na área de Marketing. Compreender

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING AULAS IV e V

GESTÃO DE MARKETING AULAS IV e V GESTÃO DE MARKETING AULAS IV e V Prof.: Renato Vieira DEFINIÇÕES CLIENTES Mercado é um conjunto de compradores reais e potenciais (clientes) de um produto. Esses compradores compartilham um desejo ou uma

Leia mais

Slide 1. Prof a. Tathyane Chaves. Slide 2

Slide 1. Prof a. Tathyane Chaves. Slide 2 1 Prof a. Tathyane Chaves 2 é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoções e distribuição de ideias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas

Leia mais

Segmentação de mercado

Segmentação de mercado Seleção de Mercado e Posicionamento -Princípios de Segmentação de Mercado -Níveis de Segmentação -Requisitos para Segmentação Eficaz -Estratégias de Posicionamento e Diferenciação Profa. Waléria Macaciel

Leia mais

Atendimento. Segmentação do Mercado. Professora Amanda Lima Tegon.

Atendimento. Segmentação do Mercado. Professora Amanda Lima Tegon. Atendimento Segmentação do Mercado Professora Amanda Lima Tegon www.acasadoconcurseiro.com.br Atendimento SEGMENTAÇÃO DE MERCADO O objetivo básico da segmentação é concentrar esforços de Marketing em

Leia mais

Mkt Internacional Introdução ao Marketing

Mkt Internacional Introdução ao Marketing Introdução ao Marketing Profa. Marta Fleming O Que é Marketing? Marketing é a atividade e o conjunto de instituições e processos para a criação, a comunicação e a entrega de ofertas que tenham valor para

Leia mais

Marketing. Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Júnior

Marketing. Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Júnior Marketing Prof (a) Responsável: Márcio Borges Lacerda Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Júnior Quais os conceitos da Disciplina de Marketing? Compreender os conhecimentos adquiridos na produção

Leia mais

Unidade: Planejamento de Marketing. Unidade I:

Unidade: Planejamento de Marketing. Unidade I: Unidade: Planejamento de Marketing Unidade I: 0 Unidade: Planejamento de Marketing Planejar é definir procedimentos de atuação com o objetivo de atingir determinada situação. No caso de um planejamento

Leia mais

Marketing. Marketing = Vendas. Marketing é o que dá dinheiro pra empresa. Marketing é a manipulação que a empresa faz para vender mais

Marketing. Marketing = Vendas. Marketing é o que dá dinheiro pra empresa. Marketing é a manipulação que a empresa faz para vender mais O que é marketing? Marketing Marketing = Vendas Marketing é o que dá dinheiro pra empresa Marketing é a manipulação que a empresa faz para vender mais Marketing Marketing = Vendas Marketing é o que dá

Leia mais

Administração do Relacionamento com os

Administração do Relacionamento com os Unidade II Administração do Relacionamento com os Clientes Prof. MSc. Marcelo S. Zambon Objetivos da Disciplina Neste módulo: Entendimento e importância da segmentação de mercado: O que são atributos valorizados

Leia mais

Segmentação de mercado

Segmentação de mercado Segmentação de mercado Capítulos 8 Luciano Mendes Entendendo o Valor no Processo Gerencial de Marketing Fonte: Kotler e Keller (2012) 2 Identificação de Segmentos de Mercado e Seleção de Mercados-Alvo

Leia mais

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING MARKETING 2 O MARKETING... Não é acidental: Demanda processo de planejamento e execução Uso de ferramentas

Leia mais

Fundamentos de Marketing Sessão 26 07/06/18

Fundamentos de Marketing Sessão 26 07/06/18 Fundamentos de Marketing Sessão 26 07/06/18 1º semestre / 2018 Profa Kavita Hamza kavita@usp.br Composto de Marketing Produto Produto Produto Produto Produto Produto MARCA / NOME / LOGO Produto COR /

Leia mais

EAD 541 FUNDAMENTOS DE MARKETING

EAD 541 FUNDAMENTOS DE MARKETING EAD 541 FUNDAMENTOS DE MARKETING Professor Dr. Celso Grisi 2º Semestre 2017 O AMBIENTE DE MARKETING O MICROAMBIENTE DA EMPRESA A tarefa da Administração de Marketing: construir relacionamento com clientes

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Gestão e Marketing em Serviços de Beleza Código: --- Pré-requisito:

Leia mais

MARKETING: FERRAMENTA COMPETITIVA GERENCIAL PARA O MERCADO

MARKETING: FERRAMENTA COMPETITIVA GERENCIAL PARA O MERCADO FARO - Faculdade de Rondônia 788 (Decreto Federal nº 96.577 de 24/08/1988) 453 (Portaria MEC de 29/04/2010) IJN - Instituto João Neórico 3443 (Portaria MEC / Sesu nº369 de 19/05/2008) MARKETING: FERRAMENTA

Leia mais

A Pesquisa de Marketing envolve a coleta de informações relevantes sobre problemas de marketing específicos, com os quais a empresa se defronta.

A Pesquisa de Marketing envolve a coleta de informações relevantes sobre problemas de marketing específicos, com os quais a empresa se defronta. A Pesquisa de Marketing envolve a coleta de informações relevantes sobre problemas de marketing específicos, com os quais a empresa se defronta. Todo Profissional de Marketing necessita de Pesquisas de

Leia mais

Análise do Mercado Consumidor

Análise do Mercado Consumidor Gestão de Marketing Análise do Mercado Consumidor Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Análise do Mercado Consumidor

Leia mais

Prof. Ms. Leandro Mazzei 2015

Prof. Ms. Leandro Mazzei 2015 Prof. Ms. Leandro Mazzei 2015 Ligação com a modalidade de Judô. Atleta do E.C. Pinheiros e C.A. Paulistano Bacharelado em Esporte Escola de Esporte e Educação Física da Universidade de São Paulo Pós-Graduação

Leia mais

Marketing. Marketing -1-

Marketing. Marketing -1- Marketing -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 MARKETING... 07 MIX DE MARKETING... 08 MARKETING DE RELACIONAMENTO... 09 CONCORRENTES... 11 ESTRATÉGIA... 12 FERRAMENTAS... 19 PROMOÇÃO DE VENDAS... 22 CAPÍTULO 2 PESQUISA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Prof. Gilson B. Feitosa

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Prof. Gilson B. Feitosa ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Prof. Gilson B. Feitosa APRESENTAÇÕES. Quem é você? Onde trabalha? Quais suas expectativas em relação à disciplina? ESCLARECIMENTOS INICIAIS. Contrato de convivência. Avaliações,

Leia mais

Empreendedorismo. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 04 - Segmentação de Mercado. Cursos de Computação

Empreendedorismo. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 04 - Segmentação de Mercado. Cursos de Computação Cursos de Computação Empreendedorismo Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira Aula 04 - Segmentação de Mercado Referência: Slides do professor Jose Sergio Resende Casagrande Segmentação de Mercado Segmentação de mercado

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS INSCRIÇÕES ON LINE PROGRAMAÇÃO DE CURSOS FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL DE 2017 Aqui você escolhe o curso que deseja fazer, de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Tudo pela

Leia mais

RAD 1404 Pesquisa de Marketing Semana 2 Segmentação de Mercado

RAD 1404 Pesquisa de Marketing Semana 2 Segmentação de Mercado RAD 1404 Pesquisa de Marketing Semana 2 Segmentação de Mercado Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho Conceito de Segmentação de Mercado Segmentação Definição: "O processo de dividir vários grandes mercados

Leia mais

Gerenciamento de Produtos,

Gerenciamento de Produtos, Unidade I Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas Prof a. Daniela Menezes Produto No coração de uma marca há um grande produto. O produto é um elemento chave na oferta ao mercado. Líderes de mercado

Leia mais

NECESSIDADE DO CLIENTE E DE CONSUMO. Marketing e empreendedorismo EDUTEC / SATC Prof. Diego Piovesan Medeiros

NECESSIDADE DO CLIENTE E DE CONSUMO. Marketing e empreendedorismo EDUTEC / SATC Prof. Diego Piovesan Medeiros NECESSIDADE DO CLIENTE E DE CONSUMO Marketing e empreendedorismo EDUTEC / SATC Prof. Diego Piovesan Medeiros Outros Conceitos II Necessidades Estado de privação do indivíduo Físicas Sociais Individuais

Leia mais

Administração Mercadológica I

Administração Mercadológica I Ambiente de Marketing Parte 01 O Marketing facilita a produção e o consumo DISCREPÂNCIAS DE QUANTIDADE: Os produtores preferem fabricar e vender em grandes quantidades. Os consumidores preferem comprar

Leia mais

PLANO SUCINTO DE NEGÓCIO

PLANO SUCINTO DE NEGÓCIO PLANO SUCINTO DE NEGÓCIO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJECTO Título do projecto: Nome do responsável: Contacto telefónico Email: 1.1. Descrição sumária da Ideia de Negócio e suas características inovadoras (Descreva

Leia mais

ATIVIDADE INOVAÇÕES EM MARKETING APRESENTAÇÃO DAS NOVIDADES EM MARKETING

ATIVIDADE INOVAÇÕES EM MARKETING APRESENTAÇÃO DAS NOVIDADES EM MARKETING ATIVIDADE INOVAÇÕES EM MARKETING APRESENTAÇÃO DAS NOVIDADES EM MARKETING A HISTÓRIA DO MARKETING MARKETING? Conceitos de marketing Definição Social Marketing é um processo social pelo qual indivíduos e

Leia mais

Unidade I MARKETING ESPORTIVO E. Profa. Daniela Menezes

Unidade I MARKETING ESPORTIVO E. Profa. Daniela Menezes Unidade I MARKETING ESPORTIVO E CULTURAL Profa. Daniela Menezes Marketing Esportivo Antes de entendermos o que realmente é Marketing Esportivo, vamos entender o que é Marketing. Segundo Philip Kotler (

Leia mais

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa.

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aprender a Empreender Objetivo: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes sobre

Leia mais

25/3/2009. Prof. Dr. Daniel Bertoli Gonçalves Marketing

25/3/2009. Prof. Dr. Daniel Bertoli Gonçalves Marketing Marketing RH Finanças Materiais Produção Prof. Dr. Daniel Bertoli Gonçalves Marketing Origens necessidade dos industriais em administrar a nova realidade oriunda da Revolução Industrial, que causou uma

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE. Resumo da matéria. Segmentação e posicionamento do mercado Nome: Alexandra Paulo Nº21160.

ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE. Resumo da matéria. Segmentação e posicionamento do mercado Nome: Alexandra Paulo Nº21160. ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE Resumo da matéria Segmentação e posicionamento do mercado 15-10-2012 Nome: Alexandra Paulo Nº21160 Turma 11ºI Ìndice: Introdução... 2 Segmentação... 3 Posicionamento...

Leia mais

Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo

Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Educação do Planalto Norte - CEPLAN Visão de Marketing Prof. Delcio Pereira Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo Quais

Leia mais

SUMÁRIO PREFÁCIO, XIII

SUMÁRIO PREFÁCIO, XIII SUMÁRIO PREFÁCIO, XIII 1 MARKETING: UMA INTRODUÇÃO, 1 1 Por que estudar marketing, 1 2 O que é marketing, 2 2.1 Análise de um caso prático: H2OH, 3 2.2 Composto de marketing, 4 2.3 iphone Apple, 4 2.4

Leia mais

Os 4 Ps do Marketing estão superados. Acrescentei a eles outros amigos que são fundamentais nos resultados. Vamos a todos os Ps.

Os 4 Ps do Marketing estão superados. Acrescentei a eles outros amigos que são fundamentais nos resultados. Vamos a todos os Ps. Utilize o Marketing de conteúdo. Saiba como aumentar as suas vendas, como converter visitantes em leads e leads em clientes. Agende já uma reunião e vamos fazer o seu negócio deslanchar. Marketing é coisa

Leia mais

Negócios internacionais AVALIAÇÃO DE OPORTUNIDADES NO MERCADO GLOBAL

Negócios internacionais AVALIAÇÃO DE OPORTUNIDADES NO MERCADO GLOBAL Negócios internacionais AVALIAÇÃO DE OPORTUNIDADES NO MERCADO GLOBAL AVALIAÇÃO DE MERCADOS GLOBAIS (I): OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIAS Qual o preparo organizacional para a internacionalização? Os produtos

Leia mais

Branding Estratégias de Posicionamento e Valor da Marca no mercado imobiliário

Branding Estratégias de Posicionamento e Valor da Marca no mercado imobiliário Branding Estratégias de Posicionamento e Valor da Marca no mercado imobiliário Sérgio Santos Setembro de 2012 1 Objetivos APRESENTAR ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO ESUAIMPORTÂNCIA APRESENTAR CONCEITOS DE

Leia mais

Segmentação como Estratégia de Marketing

Segmentação como Estratégia de Marketing Segmentação como Estratégia de Marketing UNIBAN Instituto de Comunicação Curso de Tecnologia em Marketing Unidade Tatuapé SP Disciplina Estratégias de Marketing Prof. Me. Francisco Leite Aulas de 25.10.11

Leia mais

UNI 2 UNI N ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS FUNDAMENTOS. Análise das questões críticas. Alternativas de estratégias gerais. Análise das forças competitivas

UNI 2 UNI N ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS FUNDAMENTOS. Análise das questões críticas. Alternativas de estratégias gerais. Análise das forças competitivas Atingir objetivos vários caminhos estratégias UNI 2 UNI 1 UNI 3 UNI N ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS FUNDAMENTOS Fundamentos Análise das questões críticas Estratégias

Leia mais

Capítulo 1. Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente

Capítulo 1. Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente 1 O que é Marketing? Um processo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação,

Leia mais

Os consumidores e organizações, dessa forma, são agrupados em mercados-alvo e reagem de maneira semelhante aos estímulos de marketing.

Os consumidores e organizações, dessa forma, são agrupados em mercados-alvo e reagem de maneira semelhante aos estímulos de marketing. Módulo 15 Segmentando mercados de consumo Há alguns anos que os profissionais de marketing perceberam que não se pode atender todo o mercado com um único composto de produto. Nem todos os consumidores

Leia mais

Aula Mercado para as MPE s. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho

Aula Mercado para as MPE s. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho Aula Mercado para as MPE s Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho Mercado e Composição de Preços Estudo de Mercado 2 2 Estudo de Mercado O Estudo de Mercado é uma ferramenta para auxiliar na tomada de

Leia mais

FEJEMG 2017 Modelo de Negócios e Segmentação

FEJEMG 2017 Modelo de Negócios e Segmentação FEJEMG 2017 Modelo de Negócios e Segmentação Conteúdo Introdução de mercado; Definição de negócio; Como validar o modelo de negócio? Conteúdo Introdução de mercado; Definição de negócio; Como validar o

Leia mais

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações)

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) Aula 05 e 06 Prof. M.e Thiago Flávio de Souza Lins-SP 2018 Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) AULA DIA MÊS CONTEÚDO 1 07 Fevereiro Plano de Ensino. Introdução aos conceitos de Marketing. 2

Leia mais

O Papel do Macroambiente

O Papel do Macroambiente O Papel do Macroambiente Ambiente Político e Legal Competidores Potenciais Ambiente Tecnológico Poder dos Fornecedores Rivalidade entre os os Competidores Poder dos Compradores Ambiente Demográfico Ambiente

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. Prof. M. Sc. João Artur Izzo

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. Prof. M. Sc. João Artur Izzo ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Prof. M. Sc. João Artur Izzo PRINCIPAIS CONCEITOS RELACIONADOS AO MARKETING O senso comum nos leva a crer que marketing significa vendas e propaganda, mas isso é um engano.

Leia mais

EMPREENDEDORISMO X RISCOS

EMPREENDEDORISMO X RISCOS EMPREENDEDORISMO X RISCOS Moreira, Alessandro Messias. M835e Empreendedorismo x riscos / Alessandro Messias Moreira. Varginha, 2015. 38 slides; il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso:

Leia mais

Briefing Geral. to brief : resumir

Briefing Geral. to brief : resumir http://www.mxstudio.com.br/forum/index.php?showtopic=3389 Briefing Geral to brief : resumir Briefing: resumo; conjunto de dados fornecidos pelo anunciante para orientar a sua agência na elaboração de um

Leia mais

Marketing. Níveis de Desempenho: Níveis de Desempenho: Níveis de Desempenho: Marketing de Massa. Níveis de Desempenho: 23/11/2015

Marketing. Níveis de Desempenho: Níveis de Desempenho: Níveis de Desempenho: Marketing de Massa. Níveis de Desempenho: 23/11/2015 MARKETING DE CRIAÇÃO DE NECESSIDADE: Marketing É quando uma empresa lança um produto ou serviço no mercado sem identificação de sua necessidade. Professor Scherr MARKETING DE RESPOSTA: É quando uma necessidade

Leia mais

Conceitos & Raízes do Marketing

Conceitos & Raízes do Marketing Conceitos & Raízes do Marketing A Cultura de desenvolver o desejo ao público/sujeito MARKETING Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo a identificação e a satisfação das necessidades

Leia mais

SUMÁRIO. PREFÁCIO À 5 a EDIÇÃO...XI

SUMÁRIO. PREFÁCIO À 5 a EDIÇÃO...XI SUMÁRIO PREFÁCIO À 5 a EDIÇÃO...XI 1 MARKETING, MARKETING E MARKETING: VISÃO GERAL... 1 1.1 Produção, consumo e marketing... 2 1.2 Definições e concepções de marketing... 4 1.3 Esquemas de marketing: os

Leia mais

Mix promocional. Comportamento do Consumidor diante da propaganda. Ma. Rosemarly Candil

Mix promocional. Comportamento do Consumidor diante da propaganda. Ma. Rosemarly Candil Mix promocional. Comportamento do Consumidor diante da propaganda. Ma. Rosemarly Candil A partir da década de 90 acessibilidade e volume de informações fluem de todos os lados, o caminho dos produtos/serviços

Leia mais

Capítulo 3. O Ambiente de Marketing

Capítulo 3. O Ambiente de Marketing Capítulo 3 O Ambiente de Marketing 1 Ambiente de Marketing Ambiente de marketing é constituído de participantes e forças externas a ele que afetam a capacidade de administração de marketing e desenvolver

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA SERRA

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA SERRA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA SERRA Curso: Administração Professor: Denilton Macário de Paula Disciplina: Administração Mercadológica I PLANO DE ENSINO Período: 4º C/D/E Ano/Semestre: 2008/2 Carga Horária:

Leia mais

Ciclo de Vida dos Produto

Ciclo de Vida dos Produto Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing Ciclo de Vida dos Produto cynaracarvalho@yahoo.com.br Conceitos

Leia mais

MICROAMBIENTE MICROAMBIENTE

MICROAMBIENTE MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS FORNECEDORES CONSUMIDORES CONCORRÊNCIA PÚBLICOS INTERMEDIÁRIOS EMPRESA TENDÊNCIAS IMPACTOS Forças microambientais, são mais próximas, tangíveis, e sensíveis ao desenvolvimento e

Leia mais

Capítulo 2. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing

Capítulo 2. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing Capítulo 2 Planejamento Estratégico e Processos de Marketing 1 Plano Formal Muitas empresas operam sem planos formais, ainda assim, estes planos podem fornecer muitos benefícios tais como: Encoraja a administração

Leia mais

AULA 3 MENTALIDADE DE MARKETING CAP. 2 KOTLER E LEE CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA.

AULA 3 MENTALIDADE DE MARKETING CAP. 2 KOTLER E LEE CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. AULA 3 MENTALIDADE DE MARKETING CAP. 2 KOTLER E LEE CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING MENTALIDADE DE MARKETING: PRINCÍPIOS Adotar foco centrado no cliente Segmentar

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I MIX DE MARKETING MIX DE MARKETING CONTEXTO EMPRESARIAL MACRO-AMBIENTE MICRO-AMBIENTE EMPRESA MARKETING MIX DE MARKETING Motiva Persuade Cria Preferência Cria Clima Favorável

Leia mais

Vantagem Competitiva com SI

Vantagem Competitiva com SI Vantagem Competitiva com SI CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade Federal

Leia mais

Estratégia de Negócios em TI

Estratégia de Negócios em TI 1 Estratégia de Negócios em TI Apresentação Prof. Mestre Walteno Martins Parreira Júnior Prof. Walteno Martins Parreira Jr 1 A Gestão Estratégica compreende três requisitos 1- Planejamento (processo de

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS Marketing Prof. Augusto Santana 31/01/2013 INTRODUÇÃO Atividade de Marketing Consiste em determinar as necessidades e

Leia mais

DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE

DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE Análise do Ambiente DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE - É o processo de monitoração do ambiente organizacional que visa identificar os riscos e oportunidades, tanto presentes como futuros, que possam influenciar

Leia mais

empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO.

empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO. empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO. PROCESSO EMPREENDEDOR SE DESENVOLVE AO LONGO DO TEMPO E SE MOVE POR MEIO DE FASES DISTINTAS, MAS INTIMAMENTE

Leia mais

Jonas Barbosa Leite Filho

Jonas Barbosa Leite Filho Jonas Barbosa Leite Filho Funcionário Banco do Brasil 33 anos Cargos ocupados: Escriturário; Supervisor Consultor Auditor Gerente de Agência Formação Acadêmica: Administração de empresas; Pós Graduação

Leia mais

IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600

IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600 IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600 O plano de marketing busca orientar o processo decisório de mercado de uma empresa. Deve identificar as oportunidades

Leia mais

Planejamento Estratégico Análise: Externa, Variáveis Ambientais. Unidade 05 Material Complementar

Planejamento Estratégico Análise: Externa, Variáveis Ambientais. Unidade 05 Material Complementar O Ambiente Organizacional O ambiente organizacional é composto de fatores ou elementos externos e internos que lhe influencia, o funcionamento. Tipos de Ambiente Basicamente, há três subambientes que compõem

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS Faça você mesmo

PLANO DE NEGÓCIOS Faça você mesmo PLANO DE NEGÓCIOS Faça você mesmo INTRODUÇÃO É um instrumento que visa estruturar as principais concepções e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio pretendido, proporcionando uma

Leia mais

MERCADO, CLIENTES E CONCORRENTES

MERCADO, CLIENTES E CONCORRENTES MERCADO, CLIENTES E CONCORRENTES CLIENTE A definição do negócio deve partir de fora para dentro e do ponto de vista do cliente e não do produto/serviço que você pretende oferecer. mercado consumidor

Leia mais

MARKETING. Licenciatura em Informática de Gestão. 3º Ano Curricular. 2º Semestre. Anabela Marcos. 2012_2013 Luís Azevedo

MARKETING. Licenciatura em Informática de Gestão. 3º Ano Curricular. 2º Semestre. Anabela Marcos. 2012_2013 Luís Azevedo MARKETING Licenciatura em Informática de Gestão 3º Ano Curricular 2º Semestre Anabela Marcos 1 Aula 1 (4 de Março) Bibliografia Philip Kotler Princípios de Marketing e Mercator para o século XXI Valor

Leia mais

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Promoção Prof. M e André F. A. Fagundes Prof. M e André F. A. Fagundes 1 Comunicação de marketing É o meio pelo qual as empresas buscam informar,

Leia mais

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área Visão por meio das atividades de valor) Preço Prazo Assistência Técnica Modelo de gestão Análise de aspectos políticos governamentais, econômicos e legais Planejamento estratégico Orçamento empresarial

Leia mais

TÉCNICO EM FARMÁCIA TURMA

TÉCNICO EM FARMÁCIA TURMA TÉCNICO EM FARMÁCIA TURMA 2018-2019 MATÉRIA: PROMOÇÃO E VENDAS DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS MARKETING E SEUS CONCEITOS AULA 01 CLEBER GALVÃO FRANÇA O QUE MARKETING NÃO É... Remédio contra crises Bicho de

Leia mais

Aula 1 MARKETING E PROCESSO DE GESTÃO E MERCADO 30 / 03 / 2016

Aula 1 MARKETING E PROCESSO DE GESTÃO E MERCADO 30 / 03 / 2016 Aula 1 MARKETING E PROCESSO DE GESTÃO E MERCADO 30 / 03 / 2016 Marketing é A ciência que faz as pessoas gastarem o que não têm, com algo que elas não precisam. Autor Desconhecido DE ONDE VEM O MARKETING???

Leia mais