Este material contém uma compilação de textos de diversos autores, tendo sido elaborado com o objetivo exclusivo de ser um apoio didático para o

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Este material contém uma compilação de textos de diversos autores, tendo sido elaborado com o objetivo exclusivo de ser um apoio didático para o"

Transcrição

1 Este material contém uma compilação de textos de diversos autores, tendo sido elaborado com o objetivo exclusivo de ser um apoio didático para o aluno em sala de aula. 2016

2 RELAÇÕES E FUNÇÕES Para iniciarmos o estudo de funções, devemos verificar alguns conceitos importantes. Uma função pode ser definida como uma relação, mas o que é uma relação e como podemos representar graficamente? PARES ORDENADOS Podemos escrever dois elementos de um conjunto como (x, y), não importando a ordem de apresentação dos elementos a e b, ou seja, os conjuntos (x, y)=(y, x), sendo que neste caso, podemos definir com um par não ordenados. Quando a ordenação de x e y tem um significado, definimos como pares ordenados, ou seja, podemos demonstrar por (x, y) o par ordenado formado pelos elementos x e y, onde x é o 1º elemento e y é o 2º elemento. Como propriedade, podemos definir que (x, Y) (y, x), a não ser que x=y. Os pares ordenados são representados no plano cartesiano, que consiste em dois eixos perpendiculares, em que no eixo horizontal estão os elementos x (eixo das abscissas) e no vertical os elementos de y (eixo das ordenadas). Recebe o nome de Plano Cartesiano por ter sido criado por René Descartes 1. Para entendermos melhor, vamos exemplificar. Observe o plano cartesiano a seguir: Ponto R é composto pelo par ordenado (-4;4); Ponto S é composto pelo par ordenado (-1;2); Ponto T é composto pelo par ordenado (-2;-1); Ponto U é composto pelo par ordenado (-3;0); 1 René Descartes ( ) nasceu no dia 31 de março em La Haye, antiga província de Touraine, hoje Descartes, na França. Filósofo, físico e matemático francês, é o famoso autor da frase "Penso Logo Existo".

3 Ponto V é composto pelo par ordenado (3;1). Os pares ordenados são elementos de um conjuntos, e para ampliarmos nossa visão, vamos admitir que os elementos de x e y pertencem ao conjunto dos números reis, então podemos representar matematicamente como: x y = {(x, y) x R e y R} Podemos definir como o produto cartesiano entre os elementos, no qual representaria todos os pares ordenados cujo os elementos pertencem ao conjunto dos números reais, além de que, cada par ordenado representa um único ponto no plano cartesiano. CONCEITO DE FUNÇÃO Em estudos de fenômenos econômicos, muitas vezes utilizamos de modelos matemáticos para descrevê-los e interpretá-los. Neste sentido, deve-se conhecer as estruturas, conceitos e comportamento das funções matemática para utilizar como ferramenta que auxiliam na resolução de problemas. As funções aparecem em muitas situações reais, em que o valor de uma variável pode depender do valor de uma outra variável. Por exemplo: em tempo a procura por um tipo de carne (frango, gado etc.) pode depender do preço atual no mercado; a poluição do ar depende do número de carros na rua; a área de um quadrado depende da medida de seus lados. No exemplo abaixo, a Tabela 1 traz a distribuição dos preços do quilo do contrafilé no decorrer dos meses de TABELA 1 Preço médio do quilo do contrafilé em São Paulo no ano de Mar Mai Nov Mês (t) Jan. Fev. Abr. Jun. Jul. Ago. Set. Out. Dez.. o. Preço (p) 6,70 6,75 6,80 6,88 6,95 7,01 7,06 7,14 7,20 7,28 7,36 7,45 Podemos notar que, a cada mês, há apenas um preço médio de carne. Assim, podemos dizer que cada preço, p, está associado a um mês, t, ou ainda que o preço depende do mês que escolhermos.

4 FONTE: Fleming et al, 2006 Mas, qual a definição de função? Considerando que cada par ordenado associa um valor y com um único valor x, qualquer coleção de pares ordenados constituirá uma relação entre os elementos x e y. Neste caso, podemos dizer que y está em função de x, o que pode ser denotado matematicamente por y = f(x). Na representação anterior, podemos definir x como argumentou ou variável independente e f(x) ou y como valor da função ou variável independente. O conjunto formado por todos os valores de x é conhecido como domínio da função, e o conjunto composto pelos elementos y é denominado imagem da função. CONJUNTOS E DIAGRAMAS Para compreender melhor as definições, vamos explorar um pouco mais dos conjuntos e diagramas. Toda relação entre conjuntos tem um domínio, uma imagem e um contradomínio. O domínio é representado pelo conjunto A, é o conjunto que domina a relação. O contradomínio é representado pelo conjunto B. A imagem é representada pelos elementos do contradomínio (conjunto B) que possuem correspondência com o domínio (conjunto A). Cabe lembrar que uma função é a relação entre dois conjuntos, no qual os elementos do conjunto A determina um único elemento no conjunto B, e, caso isso não ocorra, a relação não é considerada uma função. Embora a definição de uma função estipule que para cada x haja um único y, o inverso não é obrigatório, ou seja, um mesmo valor y pode ser associado legitimamente mais de um valor de x. Veja alguns exemplos:

5 A relação f não é uma função de A em B pois há um elemento em A que não possui imagem (número 1). A relação g não é função de A em B pois o elemento a possui duas imagens A relação h é função de A em B pois estão satisfeitas as duas condições: i) todos os elementos de A possuem imagem ii) não há nenhum elemento de A com mais de uma imagem OPERAÇÕES ESPECIAIS COM FUNÇÕES FUNÇÃO INVERSA De uma maneira bem simples, podemos dizer que a inversa de uma função f, denotada por f -1, é a função que desfaz a operação executada pela função f. Vamos entender melhor essa Ideia, através da ilustração abaixo. Ao definirmos uma função y = f(x) na forma f A B, ressaltamos que se trata de uma lei ou regra que a cada elemento de A se faz corresponder um único elemento de B. Em algumas funções para cada y B existe exatamente um valor x A tal que y = f(x). Nestes casos, define-se uma função g B A na forma x = g(y). A função g e dita inversa de f, e é denotada por f 1.

6 Nem todas as funções possuem inversa, como por exemplo, as funções do segundo grau que não possuem inversa a não ser que seja feita uma restrição conveniente no seu domínio e contradomínio. Exemplo: Determinar a função inversa de f(x) = 2x 1. FUNÇÕES MATEMÁTICAS APLICADAS Constantemente encontramos em nosso cotidiano situações envolvendo relações entre duas grandezas variáveis. Vejamos alguns exemplos: (a) O total mensal da conta de Água pago à Sanepar é uma relação entre a quantidade consumida e o valor da conta. (b) A receita obtida no final do mês na venda de um determinado produto pelo comerciante é uma relação entre a quantidade vendida e o preço de venda do produto. (c) O salário de um trabalhador que ganha por horas trabalhadas, é uma relação entre as horas que ele trabalhou e o valor pago por hora (d) O consumo de combustível de um carro, é uma relação com a quantidade de quilômetros rodados pelo carro. FUNÇÃO CUSTO Para compor uma função custo geralmente temos uma série de fatores, como, por exemplo, o custo fixo (aluguel, seguro, impostos, etc) e o custo variável em função da quantidade produzida de determinada mercadoria. Podemos expressá-la por: Custo Total = Custo Fixo + Custo Variável

7 FUNÇÃO RECEITA A função receita é composta com a quantidade arrecadada com a venda de x unidades de um determinando produto, isto é: a quantidade multiplicada pelo valor unitário. Receita = Quantidade x preço FUNÇÃO LUCRO Um produtor ou vendedor obtém seu lucro (ou a função lucro), retirando o custo do valor arrecadado com a receita. Lucro = Receita - Custo FUNÇÃO DEMANDA Considere as circunstâncias relativas a um fabricante, nas quais as únicas variáveis são preço p e a quantidade de mercadorias demandadas x, portanto a função demanda é uma relação entre a quantidade demandada x e o preço p. Em geral quando o preço é baixo, os consumidores procuram mais a mercadoria e viceversa. FUNÇÃO OFERTA Assim como a demanda, a oferta também pode ser expressa por uma função, relacionandose preço e quantidade oferecida de uma mercadoria. A função oferta é crescente, pois quando o preço sobe, existem mais produtores interessados em colocar no mercado quantidades cada vez maiores de seu produto, quando o preço caí, essa oferta diminui. PONTO DE EQUILÍBRIO Também chamado de Ponto de Nivelamento ou break-even. É utilizado na administração e na Economia, para analisar as implicações de várias decisões de fixação de preços e produção. Matematicamente é quando: Oferta = Demanda ou Custo = Receita FUNÇÃO UTILIDADE A função utilidade pretende medir a satisfação de um consumidor em função da quantidade consumida de certo bem ou serviço.

8 CURVA DO ORÇAMENTO Quando se conhecem o orçamento (verba disponível) de um consumidor e os preços dos produtos que pretende comprar, pode-se estabelecer uma relação entre as quantidades desses produtos que podem ser adquiridos por ele com essa verba FUNÇÃO PRODUÇÃO A função produção Total ou função produção dá a quantidade produzida na unidade de tempo como função de um conjunto de fatores, chamados insumos de produção, tais como capital, trabalho, matéria-prima. TIPOS DE FUNÇÕES A definição y=f(x) é uma regra geral no sentido de que um mapeamento é possível, mas isso não quer dizer que as regras sempre estará explicita. Algumas funções podem ser representadas por regras específicas, tais como: função inversa, polinomial, racional, exponencial, logarítmicas, trigonométricas, entre outras. FUNÇÃO CONSTANTE Uma função cuja faixa consiste em somente um elemento é denominada uma função constante. Como exemplo, citamos a função: y = f(x) = 7 No qual pode ser expressa alternativamente como y= 7 ou f(x)= 7, cujo valor permanece o mesmo independentemente do valor de x. No plano cartesiano, tal função apareceria como uma reta horizontal. FUNÇÃO POLINOMIAL A palavra polinomial significa "vários termos" ou "multitermos", e uma função polinomial de uma única variável x tem a forma geral: f(x) = a n x n + a n 1 x n 1 + a n x + a 0

9 Onde: a0, a1,..., an, são os coeficientes da função (números reais). O domínio das funções polinomiais é sempre o conjunto dos números reais e o grau do polinômio representa o grau da função. Portanto, é possível dizer que: Se n=0; y = a 0 Função Constante Se n=1; y = a 0 + a 1 x Função Linear ou do 1º Grau Se n=2; y = a 0 + a 1 x + a 2 x² Função Quadrática Se n=2; y = a 0 + a 1 x + a 2 x 2 + a 3 x 3 Função Cúbica E assim em diante. Os indicadores sobrescritos das potencias de x são denominados expoentes. A potência mais alta envolvida, isto e, o valor de n, e usualmente denominada o grau da função polinomial; uma função quadrática, por exemplo, e um polinômio de segundo grau e uma função cúbica e um polinômio de terceiro grau. Vamos estudar mais detalhadamente as propriedades e características das funções polinomiais do primeiro e segundo graus, bem como suas aplicações. Função polinomial do primeiro grau Caracterização Geral Definição: uma função de 1º grau é dada por: Com a 0. f: R R y = f(x) = ax + b # a é chamado de coeficiente angular, ou taxa de variação média, ou simplesmente taxa de variação da variável dependente, y, em relação à variável independente, x, e pode ser calculado pela razão: a = variação em y variaçõ em x, ou seja, a = y 2 y 1 x 2 x 1 # graficamente, a representa a inclinação da reta que representa a função. # b é chamado de coeficiente linear, sendo que graficamente representa o ponto em que a reta corta o eixo y. # a representação gráfica da função do primeiro grau é dada por uma reta. # o domínio e o conjunto imagem são os reais. Veja um exemplo gráfico de função afim.

10 Custo (R$) x Conforme os valores dos coeficientes a e b, temos as situações a seguir: No exemplo a seguir, a tabela traz o custo para a produção de camisetas. Quantidade (q) Custo (C) Resolução: Notamos que, quando há um aumento de 5 unidades produzidas, o custo aumente em R$ 10,00; se há um aumento de 10 unidades, o custo aumenta 20. Com, notamos que uma variação na variável independente gera uma variação proporcional na variável dependente. Podemos observar os dados no gráfico abaixo: Quantidade (q)

11 Como observado, a função apresenta um comportamento linear, e podemos determinar o modelo através das definições de função do 1º grau. Inicialmente, podemos determinar o coeficiente angular. a = = = 2 Após, podemos determinar o coeficiente linear, escolhendo um ponto da tabela e substituindo na função já conhecida. f(x) = 2x + b 140 = 2 (20) + b 140 = 40 + b = b 100 = b Já podemos escrever a função que modela o custo para a produção de camisetas, considerando a quantidade x de camisetas produzidas, sendo: f(x) = 2x Restrição orçamentária: Supondo que uma empreiteira deseja comprar areia e pedra para fazer um calçamento e disponha de R$ Sabendo que o metro cúbico de areia custa R$ 50,00, enquanto o metro cúbico de pedra custa R$ 40,00, podemos obter uma expressão matemática que relacione os possíveis valores e quantidades de areia e pedra a serem compradas utilizando o orçamento de R$ 1.000,00. Resolução: sendo x a quantidade de areia a ser comprada então, o valor a ser gasto com areia será 50x. De modo análogo, sendo y a quantidade de pedra a ser comprada, então, o valor a ser gasto com pedra será 40y. A restrição orçamentária para a compra de dois produtos A e B, de acordo com um orçamento determinado, é dada pela expressão: valor gasto com A = valor gasto com B = orçamento Então, em nosso exemplo, a restrição orçamentária para a compra é: 50x + 40y = 1000 ou 50x + 40y 1000 = 0 EXERCÍCIOS 1) Faça o gráfico das funções e classifique de acordo com os valores assumidos pelos coeficientes angular e linear.

12 a) y = 2x + 3 b) y = 2 x 3 c) y = 0,8 d) y = t e) y = x Resumindo: Domínio Imagem Representação Gráfica Zero ou raiz Crescimento ou decrescimento Coeficiente angular a D(f)=R Im=R É uma reta Ponto em que o gráfico corta o eixo x, ou seja, valor de x tal que f(x)=0 y = f(x) = ax + b ax + b = 0 x = b a Para as funções do primeiro grau a análise pode ser feita através do sinal do coeficiente angula (a) a>0 função crescente a<0 função decrescente Obtido por: a = y 2 y 1 x 2 x 1 TESTE SEU CONHECIMENTO 1 Construa o gráfico das seguintes funções e de suas funções inversas.: a) g(x) = 3 x 2 b) f(x) = 3x 2 2 Determine a função que passa pelos pontos ( 1, 1) e ( 1,3). 2

13 Função polinomial do segundo grau Chama-se função do segundo grau a função que associa cada número real x, o número real ax² + bx + c. Em linguagem simbólica, podemos descrever como: f: R R f(x) = ax 2 + bx + c sendo a, b, c ε R, com a 0 Onde c, é o termo independente e define o ponto em que o gráfico corta o eixo y. As raízes da função, ou seja, o ponto onde o gráfico corta o eixo x, pode ser determinado pela fórmula de Báskara, definida como: Ou ainda: x = b ± b2 4ac 2a x = b ± 2a onde = b 2 4ac O domínio desta função é o conjunto dos reais e o conjunto imagem pode ser encontrado em função dos parâmetros a, b e c. O gráfico da função do segundo grau é uma parábola. Toda a parábola tem um eixo de simetria e sua concavidade pode ser voltada para cima ou para baixo. A concavidade pode ser definida pelo coeficiente a sendo que: se a> 0 concavidade para cima; se a< 0 concavidade para baixo. Podemos resumir o estudo do gráfico como:

14 EXERCÍCIOS 1 O consumo de energia elétrica para uma residência no decorrer dos meses é dado por E(t) = t² 8t + 210, onde o consumo E é dado em kwh e ao tempo associa-se t=0 a janeiro e assim sucessivamente. a) Determine o(s) mês(es) em que o consumo é de 195kwh; b) Qual o consumo mensal médio para o primeiro ano? c) Esboce o gráfico dos 12 meses de consumo; d) Terá período sem consumo? 2 O número N, de apólices vendidas por um vendedor de seguros, pode ser obtidos pela expressão N(t) = t² + 14t + 32, onde t representa o mês da venda. a) Qual o mês que foi vendido o máximo de seguros? b) Qual a média de vendas anual? 3 Para cada item a seguir, determine as raízes da função e o vértice da função. a) y = x² 4x 5 b) y = x² 8x + 16 c) y = 3x² + 6x + 9 d) y = x² + 4x 6

15 e) y = 4x² + 12x + 16 f) y = 2x² 4x 2 4 O preço da garrafa de um vinho varia de acordo com a relação p = 2q + 400, onde q representa a quantidade de garrafas comercializadas. Determine: a) A função receita; b) Qual a quantidade de garrafas a ser comercializada para que a receita seja máxima? Qual a receita máxima? c) Para quais quantidades comercializadas a receita é crescente? 5 Considerando as mesmas condições do problema anterior e o custo para a produção e comercialização das garrafas de vinho como C(x) = 240x Determine: a) Obtenha a função lucro; b) Qual a quantidade de garrafas a ser comercializada para que o lucro seja máximo? Qual o lucro máximo? 6 Para a comercialização de relógios, um lojista nota que a receita é dada por R(x) = 3x² + 120x e o custo é dado por C(x) = 2x² + 20x a) Esboce o gráfico da receita; b) Esboce o gráfico do lucro; c) Qual o lucro máximo? d) Em quais quantidades o lucro será positivo? 7 A produção de um funcionário, quando relacionada ao número de horas trabalhadas, leva à função P(t) = 2t² + 24t a) Em que momento a produção é máxima? Qual a produção máxima? b) Em que momento o funcionário não consegue mais produzir? c) Quais os intervalos de crescimento e decrescimento para a produção? Resumindo Domínio Representação Gráfica D(f)=R É uma parábola e o sinal do coeficiente a na expressão que representa genericamente a função do segundo grau (y = ax² + bx + c) O vértice da parábola, ou seja, o ponto de simetria da função é determinado por (V = ( b, ). 2a 4a

16 Zero ou raiz Este ponto vai ser um ponto de máximo ou de mínimo da função em acordo com a concavidade. A existência de zeros para a função do segundo grau no contexto real fica condicionada ao fato de R. Tem-se os seguintes casos

17 FUNÇÃO NÃO AGÉBRICA Qualquer função expressa em termos de polinômios e/ou raízes (tal como raiz quadrada) de polinômios é uma função algébrica. As funções exponenciais e logarítmicas são exemplos de funções não algébrica, ou seja, a variável está no expoente. Na imagem abaixo, pode-se observar algumas funções e suas características gráficas: FUNÇÃO EXPONENCIAL E LOGARÍTIMICA Antes do estudo das funções exponenciais e logarítmicas, é importante que você revise os objetos matemáticos envolvidos: as potências e os logaritmos Potência

18 Logaritmos Apesar de um nome um pouco assustador logaritmo, o que se faz, nada mais é que a busca de um expoente, isto é, calcular o logaritmo de um número b > 0 numa base a > 0 e a 1, é encontrar uma maneira de escrever b como uma potência de a, melhor dizendo, qual expoente que devemos elevar a para obter b? De maneira geral, log a b = x ax = b com a > 0, a 1 e b > 0 *O número b é chamado de logaritmando; *O número a é chamado de base; *O número x é chamado de logaritmo.

19 Função Exponencial Definição: uma função exponencial é dada por: com a>0, a 1 e b 0 y = f(x) = b. a x # o coeficiente b representa o valor da função quando x=0 e dá o ponto em que a curva corta o eixo y. y = f(0) = b. a 0 y = b. 1 y = b Em situações práticas, é comum chamar o valor b de valor inicial. Esse coeficiente pode assumir valores positivos ou negativos, entretanto consideramos em nossos estudos apenas valores positivos para b. # se temos a base a > 1, a função é crescente, se temos a base 0 < a < 1, a função é decrescente, considerando b>0. Graficamente, podemos representar como: Como modelar uma função exponencial? Para o obter a função exponencial, precisamos determinar os coeficientes b e a. Temos a seguir três casos comuns de obtenção da função exponencial. I PROPORCIONALIDADE : Quando são fornecidos dados relativos às variáveis independentes e às correspondentes variáveis dependentes, período a período (isto é, dia a dia, mês a mês, unidade a unidade), devemos dividir a variável dependente do período anterior e compara os resultados. a = y 2 y 1 = y 3 y 4 = y 4 y 3,

20 Se os resultados forem iguais, temos um fenômeno que pode ser representado por uma função exponencial, sendo a base a da função exponencial. Para obter o coeficiente b, utilizamos um valor de x, seu correspondente y e o valor de a obtido anteriormente, substituindo tais valores na função y = b. a 0. Exemplo: A população de uma cidade nos anos de 1999 e 2003 é dada, conforme tabela abaixo. Ano População Obtenha uma função que forneça a população como uma função do ano, considerando que o ano de 1995 foi o ano inicial e que, de 1995 a 1999, o crescimento da população foi similar ao crescimento dado pela tabela. Resolução: Pelo enunciado, vamos primeiramente reelaborar a tabela, considerando y a variável que representa a população e x a variável que representa o tempo. Como foi solicitado, consideraremos 1995 o ano inicial, sendo conveniente fazer x = 0 para esse ano, x = 1 para o ano de 1996, x = 2 para o ano de 1997, e assim sucessivamente: Ano(x) População(y) as divisões: Para verificar se tal situação pode ser representada por uma função exponencial, faremos = 1, , = 1, , = 1, , Como os resultados são iguais, temos nesse exemplo uma função exponencial cuja base é dada por a = 1,02; o coeficiente b será obtido substituindo o valor a = 1,02 e um dos pares de valores de x e y dados, por exemplo, (x, y) (4; ) = b. 1,02 4

21 Assim, a função da população é dada por: b = b = , y = ,02 x II A PARTIR DE DOIS PONTOS: Em algumas situações, já é explicitado que se trata de uma função exponencial e, nesses casos, bastam apenas dois pares de valores relacionando x e y para determinar a expressão desejada. O procedimento consiste em substituir os dois pares de valores (x; y) na função f(x) = b. a x, formando um sistema de duas equações com duas incógnitas cuja solução fornece os coeficientes a e b. Para tal sistema, um modo rápido de resolvê-lo é realizar a divisão de uma equação pela outra, cancelando o coeficiente b, o que permite encontrar a. Em seguida, substituindo a em uma das equações, encontramos o coeficiente b. Exemplo: Em um silo de armazenamento, os grãos de cereais armazenados, com o tempo, começam a estragar, sendo que a quantidade de grãos ainda em condições de consumo começa a decair segundo um modelo exponencial. A tabela a seguir relaciona dois instantes e respectivas quantidades de grãos ainda em condições de consumo. Tempo após estocagem (x) 2 5 Quantidade aproveitável de cereais (y) Obtenha uma função que forneça a quantidade aproveitável de cereais como uma função do ano após a estocagem Resolução: Pelo enunciado, sabemos que o modelo é exponencial e que os pontos (2;576) e (5; 243) satisfazem a expressão y = b. a x, então substituindo. Com isso, obtemos o sistema: { b. a5 = 243 b. a 2 = 576 Sendo que resolvemos dividindo as duas equações: b. a 5 b. a 2 = a 5 2 = 0, a 3 3 = 0, a = 0, Substituindo o a = 0,75 em: a = 0, 75 b. a 2 = 576 b. (0,75) 2 = 576 b = 576 b = ,5625

22 Assim, a função que fornece a quantidade aproveitável de cereais é y = ,75 x III FATOR MULTIPLICATIVO: O fator multiplicativo é considerada a base da função exponencial e é obtido pela soma de 1 à porcentagem de aumento descrita na forma decimal. Em caso de diminuição, subtrai-se do 1 a porcentagem de diminuição escrita em forma decimal. # aumento de i% : a = 1 + i% 100 # diminuição de i% : a = 1 i% 100 Exemplo: A população de uma cidade é de habitantes e cresce 1,43% ao ano. Determine a expressão da população P como função do tempo í, isto é, P = f (t). Resolução: Pelo enunciado, a população será expressa conforme P(t) = b. a t. Estabelecendo primeiramente a base com aumento de i = 1,43%, temos a = 1 + 1, a = 1 + 0,0143 a = 1,0143 Sabemos também que a população inicial fornece o coeficiente b, isto é, b = , logo a função da população é P(t) = ,0143 t. Função Logarítmica As funções logarítmicas podem ser consideradas funções inversas da função exponencial. A funções é definida pela lei de formação: f(x) = log a x com a 1 e a > 0 Nesse tipo de função o domínio é representado pelo conjunto dos números reais maiores que zero e o contradomínio, o conjunto dos reais.

23 Exemplo: Analise a função f(x) = log 2 x Comparando as funções exponenciais e logarítmicas Função Exponencial Definição: Dado um número real a, tal que 0 < a 1, chama-se função exponencial de base a a função f de R em R que associa a cada x real o número a x. Domínio: D (f) = R Imagem: Im(f) = (0,+ ). Crescente se, e somente se a > 1 Decrescente se, e somente se 0 < a < 1 Com relação ao gráfico da função f(x) = a x, pode-se dizer que: 1 ) A curva que representa esta função está toda acima do eixo dos x, pois y = a x > 0 para todo x R. 2 ) A curva sempre corta o eixo y no ponto de ordenada 1, pois, se x = 0, então f(0) = a 0 = 1. Função Logarítmica Definição: Dado um número real a, tal que 0 < a 1, chama-se função exponencial de base a a função f de R em R que associa a cada x real o número log a x. Domínio: D(f) = (0,+ ) Imagem: Im(f) = R Crescente se, e somente se a > 1 Decrescente se, e somente se 0 < a < 1 Com relação ao gráfico da função f(x) = log a x pode-se dizer que: 1 ) A curva que representa esta função está todo a direita do eixo dos y, já que esta função só é definida para x > 0. 2 ) A curva corta o eixo dos x no ponto de abscissa1, pois, se x = 1, então f(1) = log a 1= 0.

24

25 EXERCÍCIOS 1 - O montante de uma aplicação financeira no decorrer dos anos é M(x) = ,08 X, onde x representa o ano após a aplicação e x = 0, o momento em que foi realizada a aplicação. a) Calcule o montante após 1,5 e 10 anos da aplicação inicial. b) Após quanto tempo o montante será $ ,00? 2 - Uma máquina copiadora após a compra tem seu valor depreciado a uma taxa de 11,5% ao ano. Sabendo que o valor pode ser expresso por uma função exponencial e que o valor na compra é de $ ,00: a) Obtenha o valor V como função dos anos x após a compra da máquina copiadora. b) Obtenha o valor da máquina copiadora após 2; 5 e 10 anos da compra. c) Após quanto tempo o valor da máquina será a metade do valor inicial? 3 - Uma pessoa faz um empréstimo de $ , que será corrigido a uma taxa de 3,5% ao mês a juros compostos. a) Obtenha o montante da dívida M como função dos meses x após a data do empréstimo, isto é, M = f(x). b) Obtenha o montante da dívida após l, 12, 24 e 36 meses do empréstimo. c) Utilizando apenas a base da função, determine o aumento percentual em um ano. d) Após quanto tempo o valor do montante será $ ,00? 4 - Após estudos, verificou-se que é exponencial o crescimento do consumo de energia elétrica em uma zona industrial de uma certa cidade. Foram computados os valores do consumo em relação ao número de anos transcorridos após o início do estudo, e dois desses valores são dados na tabela a seguir: Tempo após início do estudo (x) 3 7 Consumo de energia (y) a) Obtenha o consumo de energia y como função dos anos x após o início do estudo, isto é, y = f(x). b) Qual o aumento percentual anual no consumo de energia?

26 c) Qual era a quantidade de energia consumida no ano do início do estudo? d) Sabe-se que o limite para fornecimento de energia, antes de haver colapso do sistema, é de GWh para tal região industrial. Se o crescimento do consumo continuar com as mesmas características, após quanto tempo haverá colapso do sistema de distribuição de energia? 5 - O montante de uma aplicação financeira no decorrer dos meses é dado pela tabela a seguir: Mês após a aplicação inicial (x) Montante (M) Verifique se o montante pode ser expresso como uma função exponencial em relação aos meses após a aplicação inicial. 6 - A população de uma cidade no decorrer dos anos é dada pela tabela a seguir: Ano (t) População (P) Verifique se a população pode ser expressa como uma função exponencial em relação aos anos após o início de sua contagem (í = 0). 7 - Uma organização sindical analisou as ofertas de empregos em uma cidade no decorrer dos meses e organizou alguns dos dados analisados conforme a tabela a seguir: Meses (t) Número de ofertas de empregos (N) a) Verifique se o número de ofertas de empregos pode ser expresso como uma função exponencial em relação aos meses após o início da análise (t = 0). b) qual será a oferta de emprego estimada para 12 meses?

CURSO ALCANCE UFPR Matemática 13/08/2016 Página 1 de 6

CURSO ALCANCE UFPR Matemática 13/08/2016 Página 1 de 6 CURSO ALCANCE UFPR Matemática 13/08/2016 Página 1 de 6 Introdução à funções Uma função é determinada por dois conjuntos e uma regra de associação entre os elementos destes conjuntos. Os conjuntos são chamados

Leia mais

OBJETIVOS DOS CAPÍTULOS

OBJETIVOS DOS CAPÍTULOS OBJETIVOS DOS CAPÍTULOS Capítulo 1 Nesse capítulo, você notará como muitas situações práticas nas áreas de administração, economia e ciências contábeis podem ser representadas por funções matemáticas.

Leia mais

8/8/2012. Matemática. Conteúdo da Aula. Objetivos: Tema 3 Função do Segundo Grau. Ivonete Melo de Carvalho, MSc. Função de Segundo Grau.

8/8/2012. Matemática. Conteúdo da Aula. Objetivos: Tema 3 Função do Segundo Grau. Ivonete Melo de Carvalho, MSc. Função de Segundo Grau. Matemática Tema 3 Função do Segundo Grau Ivonete Melo de Carvalho, MSc Conteúdo da Aula Função de Segundo Grau. Objetivos: Estudar a função do segundo grau, suas características e a suas aplicações. Construir

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande FURG. Instituto de Matemática, Estatística e Física IMEF Edital 15 CAPES. FUNÇÕES Parte A

Universidade Federal do Rio Grande FURG. Instituto de Matemática, Estatística e Física IMEF Edital 15 CAPES. FUNÇÕES Parte A Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Matemática, Estatística e Física IMEF Edital 5 CAPES FUNÇÕES Parte A Prof. Antônio Maurício Medeiros Alves Profª Denise Maria Varella Martinez UNIDADE

Leia mais

Unidade II MATEMÁTICA APLICADA. Prof. Luiz Felix

Unidade II MATEMÁTICA APLICADA. Prof. Luiz Felix Unidade II MATEMÁTICA APLICADA Prof. Luiz Felix Equações do 1º grau Resolver uma equação do 1º grau significa achar valores que estejam em seus domínios e que satisfaçam à sentença do problema, ou seja,

Leia mais

1. Considere os conjuntos A = {0; 2} e B = {1; 2; 3}. A respeito de produto cartesiano entre dois conjuntos, assinale a alternativa correta:

1. Considere os conjuntos A = {0; 2} e B = {1; 2; 3}. A respeito de produto cartesiano entre dois conjuntos, assinale a alternativa correta: . Considere os conjuntos A = {0; 2} e B = {; 2; 3}. A respeito de produto cartesiano entre dois conjuntos, assinale a alternativa correta: a. AxB = {(0; ); (0; 2); (0; 3); (2; ); (2; 2); (2; 3)} b. BxA

Leia mais

Capítulo 3. Fig Fig. 3.2

Capítulo 3. Fig Fig. 3.2 Capítulo 3 3.1. Definição No estudo científico e na engenharia muitas vezes precisamos descrever como uma quantidade varia ou depende de outra. O termo função foi primeiramente usado por Leibniz justamente

Leia mais

Equação de 2 grau. Assim: Øx² - 5x + 6 = 0 é um equação do 2º grau com a = 1, b = -5 e c = 6.

Equação de 2 grau. Assim: Øx² - 5x + 6 = 0 é um equação do 2º grau com a = 1, b = -5 e c = 6. Rumo ao EQUAÇÃO DE 2 GRAU Equação de 2 grau A equação de 2 grau é a equação na forma ax² + bx + c = 0, onde a, b e c são números reais e x é a variável (incógnita). O valor da incógnita x é determinado

Leia mais

Por vezes podemos identificar, em várias situações práticas, variáveis que estão em relação de dependência.

Por vezes podemos identificar, em várias situações práticas, variáveis que estão em relação de dependência. Título : B1 FUNÇÕES Conteúdo : 1. FUNÇÕES Na matemática, uma relação é apenas um conjunto de pares requisitados. Se utilizamos {} como o símbolo para o conjunto, temos abaixo alguns exemplos de relações

Leia mais

Conjuntos Numéricos. I) Números Naturais N = { 0, 1, 2, 3,... }

Conjuntos Numéricos. I) Números Naturais N = { 0, 1, 2, 3,... } Conjuntos Numéricos I) Números Naturais N = { 0, 1, 2, 3,... } II) Números Inteiros Z = {..., -2, -1, 0, 1, 2,... } Todo número natural é inteiro, isto é, N é um subconjunto de Z III) Números Racionais

Leia mais

FUNÇÕES Parte 2 Disciplina: Lógica Aplicada Prof. Rafael Dias Ribeiro. Autoria: Prof. Denise Candal

FUNÇÕES Parte 2 Disciplina: Lógica Aplicada Prof. Rafael Dias Ribeiro. Autoria: Prof. Denise Candal FUNÇÕES Parte 2 Disciplina: Lógica Aplicada Prof. Rafael Dias Ribeiro Autoria: Prof. Denise Candal Função Quadrática ou do 2 o grau Definição: Toda função do tipo y = ax 2 + bx + c, com {a, b, c} R e a

Leia mais

CÁLCULO I. Aula n o 02: Funções. Denir função e conhecer os seus elementos; Listar as principais funções e seus grácos.

CÁLCULO I. Aula n o 02: Funções. Denir função e conhecer os seus elementos; Listar as principais funções e seus grácos. CÁLCULO I Prof. Marcos Diniz Prof. André Almeida Prof. Edilson Neri Júnior Aula n o 02: Funções. Objetivos da Aula Denir função e conhecer os seus elementos; Reconhecer o gráco de uma função; Listar as

Leia mais

Lista Sabe-se que o gráfico abaixo representa uma função quadrática. Encontre a expressão que define esta função.

Lista Sabe-se que o gráfico abaixo representa uma função quadrática. Encontre a expressão que define esta função. 8 a LISTA DE EXERCÍCIOS Prof. Ânderson Vieira. Construir o gráfico cartesiano das funções definidas em R: (a) = (b) = (c) = (d) = (e) = (f) = (g) = (h) = +4 (i) = (j) = 4 0+4 (k) = + + (l) = +6 (m) = +

Leia mais

Capítulo 1. f : A B. elementos A com elementos de B ilustradas nos seguintes diagramas.

Capítulo 1. f : A B. elementos A com elementos de B ilustradas nos seguintes diagramas. Capítulo 1 Funções Sejam A e B conjuntos não vazios. Uma função com domínio A e contradomínio B é uma regra f que a cada elemento em A associa um único elemento em B. A notação usual para uma função f

Leia mais

b) Determinar as raízes de f(x) = g(x) quando m = 1/2. c) Determinar, em função de m, o número de raízes da equação f(x) = g(x).

b) Determinar as raízes de f(x) = g(x) quando m = 1/2. c) Determinar, em função de m, o número de raízes da equação f(x) = g(x). 1. (Fuvest 2000) a) Esboce, para x real, o gráfico da função f(x) = x - 2 + 2x + 1 - x - 6. O símbolo a indica o valor absoluto de um número real a e é definido por a = a, se a µ 0 e a = - a, se a < 0.

Leia mais

Capítulo 2. f : A B. 3. A regra em (3) não define uma função de A em B porque 4 A está associado a mais de um. elemento de B.

Capítulo 2. f : A B. 3. A regra em (3) não define uma função de A em B porque 4 A está associado a mais de um. elemento de B. Departamento de Matemática Disciplina MAT154 - Cálculo 1 Capítulo 2 Funções 2.1 Definição Sejam A e B conjuntos não vazios. Uma função com domínio A e contradomínio B é uma regra f que a cada elemento

Leia mais

Funções. Aula 9. Ricardo Ferreira Paraizo. e-tec Brasil Matemática Instrumental. Vince Petaccio. Fonte:

Funções. Aula 9. Ricardo Ferreira Paraizo. e-tec Brasil Matemática Instrumental. Vince Petaccio. Fonte: Funções Aula 9 Ricardo Ferreira Paraizo Vince Petaccio e-tec Brasil Matemática Instrumental Fonte: www.sxc.hu Meta Apresentar as funções dos 1º e 2º graus. Objetivos Após o estudo desta aula, você deverá

Leia mais

Funções Reais a uma Variável Real

Funções Reais a uma Variável Real Funções Reais a uma Variável Real 1 Introdução As funções são utilizadas para descrever o mundo real em termos matemáticos, é o que se chama de modelagem matemática para as diversas situações. Podem, por

Leia mais

Função de 1º Grau. Como construir um Gráfico. Função constante. Matemática Básica I. RANILDO LOPES Slides disponíveis no nosso SITE:

Função de 1º Grau. Como construir um Gráfico. Função constante. Matemática Básica I. RANILDO LOPES Slides disponíveis no nosso SITE: Matemática Básica Como construir um Gráfico Unidade 5. Gráficos de Funções Reais RANILDO LOPES Slides disponíveis no nosso SITE: https://ueedgartito.wordpress.com x y = f(x) x y x x 3 y x 4 y 3 y 4 x 5

Leia mais

MATEMÁTICA I FUNÇÕES. Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari

MATEMÁTICA I FUNÇÕES. Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari MATEMÁTICA I FUNÇÕES Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari amanda.perticarrari@unesp.br Conteúdo Função Variáveis Traçando Gráficos Domínio e Imagem Família de Funções Funções Polinomiais Funções Exponenciais

Leia mais

Capítulo 2. f : A B. elementos A com elementos de B ilustradas nos seguintes diagramas.

Capítulo 2. f : A B. elementos A com elementos de B ilustradas nos seguintes diagramas. Capítulo 2 Funções Sejam A e B conjuntos não vazios. Uma função com domínio A e contradomínio B é uma regra f que a cada elemento em A associa um único elemento em B. A notação usual para uma função f

Leia mais

LTDA APES PROF. RANILDO LOPES SITE:

LTDA APES PROF. RANILDO LOPES SITE: Matemática Aplicada - https://ranildolopes.wordpress.com/ - Prof. Ranildo Lopes - FACET 1 Faculdade de Ciências e Tecnologia de Teresina Associação Piauiense de Ensino Superior LTDA APES PROF. RANILDO

Leia mais

Matemática e suas tecnologias CONTEÚDOS POR ETAPA 1ª ETAPA 2ª ETAPA 3ª ETAPA. Função Afim Função Quadrática Função Exponencial ORIENTAÇÕES

Matemática e suas tecnologias CONTEÚDOS POR ETAPA 1ª ETAPA 2ª ETAPA 3ª ETAPA. Função Afim Função Quadrática Função Exponencial ORIENTAÇÕES Matemática e suas tecnologias MATEMÁTICA GLAYSON L. CARVALHO ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL RECUP. FINAL 5 pts,75 pts 8 º ANO A B CONTEÚDOS POR ETAPA ª ETAPA ª ETAPA ª ETAPA Função Afim Função Quadrática

Leia mais

CÁLCULO I. Reconhecer, através do gráco, a função que ele representa; (f + g)(x) = f(x) + g(x). (fg)(x) = f(x) g(x). f g

CÁLCULO I. Reconhecer, através do gráco, a função que ele representa; (f + g)(x) = f(x) + g(x). (fg)(x) = f(x) g(x). f g CÁLCULO I Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida Aula n o 03: Operações com funções. Funções Polinominais, Racionais e Trigonométricas Objetivos da Aula Denir operações com funções; Apresentar algumas

Leia mais

CÁLCULO FUNÇÕES DE UMA E VÁRIAS VARIÁVEIS Pedro A. Morettin, Samuel Hazzan, Wilton de O. Bussab.

CÁLCULO FUNÇÕES DE UMA E VÁRIAS VARIÁVEIS Pedro A. Morettin, Samuel Hazzan, Wilton de O. Bussab. Introdução Função é uma forma de estabelecer uma ligação entre dois conjuntos, sujeita a algumas condições. Antes, porém, será exposta uma forma de correspondência mais geral, chamada relação. Sejam dois

Leia mais

E-books PCNA. Vol. 1 MATEMÁTICA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 FUNÇÕES

E-books PCNA. Vol. 1 MATEMÁTICA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 FUNÇÕES E-books PCNA Vol. 1 MATEMÁTICA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 FUNÇÕES 1 MATEMÁTICA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 SUMÁRIO Apresentação -------------------------------------------------------2 Capítulo 3 ------------------------------------------------------

Leia mais

RESUMO - GRÁFICOS. O coeficiente de x, a, é chamado coeficiente angular da reta e está ligado à inclinação da reta

RESUMO - GRÁFICOS. O coeficiente de x, a, é chamado coeficiente angular da reta e está ligado à inclinação da reta RESUMO - GRÁFICOS Função do Primeiro Grau - f(x) = ax + b O gráfico de uma função do 1 o grau, y = ax + b, é uma reta. O coeficiente de x, a, é chamado coeficiente angular da reta e está ligado à inclinação

Leia mais

Matemática para contabilidade/mário INTRODUÇÃO. Vejamos os problemas.

Matemática para contabilidade/mário INTRODUÇÃO. Vejamos os problemas. INTRODUÇÃO Vejamos os problemas. 1- Seja a oferta de mercado de uma utilidade dada por: S = -20 + 2p, com p R$270,00. Poderíamos querer saber: a) A partir de que preço haverá oferta? b) Qual o valor da

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática 1 Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática MAT 101 - Fundamentos de Matemática I 2012/I 2 a Lista - Funções (Parte I) 1. Dados os conjuntos M = {1, 3, 5} e N

Leia mais

O objeto fundamental deste curso são as funções de uma variável real. As funções surgem quando uma quantidade depende de outra.

O objeto fundamental deste curso são as funções de uma variável real. As funções surgem quando uma quantidade depende de outra. Universidade Federal Fluminense Departamento de Análise GAN0045 Matemática para Economia Professora Ana Maria Luz 00. Unidade Revisão de função de uma variável real O objeto fundamental deste curso são

Leia mais

b) Determinar as raízes de f(x) = g(x) quando m = 1/2. c) Determinar, em função de m, o número de raízes da equação f(x) = g(x).

b) Determinar as raízes de f(x) = g(x) quando m = 1/2. c) Determinar, em função de m, o número de raízes da equação f(x) = g(x). 1. (Fuvest 2004) Seja m µ 0 um número real e sejam f e g funções reais definidas por f(x) = x - 2 x + 1 e g(x) = mx + 2m. a) Esboçar, no plano cartesiano representado a seguir, os gráficos de f e de g

Leia mais

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo LCE0130 Cálculo Diferencial e Integral

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo LCE0130 Cálculo Diferencial e Integral Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo LCE0130 Cálculo Diferencial e Integral Taciana Villela Savian Sala 304, pav. Engenharia, ramal 237 tvsavian@usp.br tacianavillela@gmail.com

Leia mais

Aulas particulares. Conteúdo

Aulas particulares. Conteúdo Conteúdo Capítulo 3...2 Funções...2 Função de 1º grau...2 Exercícios...6 Gabarito... 13 Função quadrática ou função do 2º grau... 15 Exercícios... 22 Gabarito... 29 Capítulo 3 Funções Função de 1º grau

Leia mais

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo. Módulo I: Cálculo Diferencial e Integral Fundamentos e tópicos de revisão

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo. Módulo I: Cálculo Diferencial e Integral Fundamentos e tópicos de revisão Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Módulo I: Cálculo Diferencial e Integral Fundamentos e tópicos de revisão Professora Renata Alcarde Sermarini Notas de aula do professor

Leia mais

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS BANCO DE EXERCÍCIOS - HORAS 9º ANO ESPECIALIZADO/CURSO ESCOLAS TÉCNICAS E MILITARES FOLHA Nº GABARITO COMENTADO ) A função será y,5x +, onde y (preço a ser pago) está em função de x (número de quilômetros

Leia mais

CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL CENTRO DE ENGENHARIA DA MOBILIDADE

CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL CENTRO DE ENGENHARIA DA MOBILIDADE CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA Funções polinomiais Logaritmo Aula 03 Funções Polinomiais Introdução: Polinômio Para a sucessão de termos comcom, um polinômio de grau n possui a seguinte forma : Ex : Funções

Leia mais

Observe na imagem a seguir, a trajetória realizada por uma bola no momento em que um jogador a chutou em direção ao gol.

Observe na imagem a seguir, a trajetória realizada por uma bola no momento em que um jogador a chutou em direção ao gol. FUNÇÃO QUADRÁTICA CONTEÚDOS Função quadrática Raízes da função quadrática Gráfico de função Ponto de máximo e de mínimo de uma função AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Observe na imagem a seguir, a trajetória

Leia mais

Unidade I. Prof. Luiz Felix

Unidade I. Prof. Luiz Felix Unidade I MATEMÁTICA APLICADA Prof. Luiz Felix Conjuntos Designa-se conjunto uma representação de objetos, podendo ser representado de três modos: representação ordinária A = 0, 1, 2, 3, 4 representação

Leia mais

Matemática Aplicada em C. Contábeis/Mário FUNÇÃO QUADRÁTICA

Matemática Aplicada em C. Contábeis/Mário FUNÇÃO QUADRÁTICA FUNÇÃO QUADRÁTICA Definição A função f: R R dada por f(x) = ax² + bx + c, com a, b, c reais e a 0, denomina-se função quadrática. Exemplos: f(x) = x² - 4x 3 (a = 1, b = -4, c = -3) f(x) = x² - 9 (a = 1,

Leia mais

MÉTODOS MATEMÁTICOS. Claudia Mazza Dias Sandra Mara C. Malta

MÉTODOS MATEMÁTICOS. Claudia Mazza Dias Sandra Mara C. Malta MÉTODOS MATEMÁTICOS Claudia Mazza Dias Sandra Mara C. Malta 1 Métodos Matemáticos Aulas: De 03/11 a 08/11-8:30 as 11:00h Ementa: 1. Funções 2. Eq. Diferenciais Ordinárias de 1 a ordem 3. Sistemas de Equações

Leia mais

MAT001 Cálculo Diferencial e Integral I

MAT001 Cálculo Diferencial e Integral I 1 MAT001 Cálculo Diferencial e Integral I GEOMETRIA ANALÍTICA Coordenadas de pontos no plano cartesiano Distâncias entre pontos Sejam e dois pontos no plano cartesiano A distância entre e é dada pela expressão

Leia mais

Cálculo I - Lista 1: Números reais. Desigualdades. Funções.

Cálculo I - Lista 1: Números reais. Desigualdades. Funções. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Universidade de São Paulo Cálculo I - Lista : Números reais Desigualdades Funções Prof Responsável: Andrés Vercik Um inteiro positivo n é par se n k para

Leia mais

Curso de Biomedicina

Curso de Biomedicina Curso de Biomedicina Centro de Ciências da Saúde Universidade Católica de Petrópolis Matemática - Biomedicina Fevereiro de 2018 Luís Rodrigo de O. Gonçalves luis.goncalves@ucp.br Petrópolis, 14 de Março

Leia mais

Matemática. FUNÇÃO de 1 GRAU. Professor Dudan

Matemática. FUNÇÃO de 1 GRAU. Professor Dudan Matemática FUNÇÃO de 1 GRAU Professor Dudan Função de 1 Grau Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, a qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma : onde a e b são números reais

Leia mais

Capítulo 2. Funções. 2.1 Funções

Capítulo 2. Funções. 2.1 Funções Capítulo Funções Ao final deste capítulo você deverá: Recordar o conceito de função, domínio e imagem; Enunciar e praticar as operações com funções; Identificar as funções elementares, calcular função

Leia mais

Função do 2 o Grau. 11.Sinal da função quadrática 12.Inequação do 2 o grau

Função do 2 o Grau. 11.Sinal da função quadrática 12.Inequação do 2 o grau UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA Função do o Grau Prof.: Rogério

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas. Instituto de Física e Matemática Pró-reitoria de Ensino. Módulo de Funções. Aula 01. Projeto GAMA

Universidade Federal de Pelotas. Instituto de Física e Matemática Pró-reitoria de Ensino. Módulo de Funções. Aula 01. Projeto GAMA Universidade Federal de Pelotas Instituto de Física e Matemática Pró-reitoria de Ensino Atividades de Reforço em Cálculo Módulo de Funções Aula 0 08/ Projeto GAMA Grupo de Apoio em Matemática Definição

Leia mais

1 FUNÇÃO - DEFINIÇÃO. Chama-se função do 1. grau toda função definida de por f(x) = ax + b com a, b e a 0.

1 FUNÇÃO - DEFINIÇÃO. Chama-se função do 1. grau toda função definida de por f(x) = ax + b com a, b e a 0. MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO FUNÇÃO - DEFINIÇÃO FUNÇÃO - DEFINIÇÃO Chama-se função do 1. grau toda função definida de por f(x) = ax + b com a, b e a 0. EXEMPLOS: f(x) = 5x 3, onde a = 5 e b = 3 (função afim)

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO ASSUNTO : FUNÇÕES

EXERCÍCIOS DE REVISÃO ASSUNTO : FUNÇÕES EXERCÍCIOS DE REVISÃO ASSUNTO : FUNÇÕES 3 a SÉRIE ENSINO MÉDIO - 009 ==================================================================================== 1) Para um número real fixo α, a função f(x) =

Leia mais

Campos dos Goytacazes/RJ Maio 2015

Campos dos Goytacazes/RJ Maio 2015 Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro Programa Tecnologia Comunicação Educação (PTCE) Apostila organizada por: Vanderlane Andrade Florindo Silvia Cristina Freitas Batista Carmem Lúcia Vieira

Leia mais

Funções quadráticas. Definição. Função quadrática é toda a função de R em R que pode ser. (ou seja, é toda a função r.v.r. polinomial de grau 2).

Funções quadráticas. Definição. Função quadrática é toda a função de R em R que pode ser. (ou seja, é toda a função r.v.r. polinomial de grau 2). FUNÇÃO QUADRÁTICA Funções quadráticas Definição Função quadrática é toda a função de R em R que pode ser definida por uma expressão analítica da forma ax 2 + bx + c, com a, b, c R e a 0 (ou seja, é toda

Leia mais

Resposta: f(g(x)) = x 5, onde g(x) é não negativa para todo x real. Assinale a alternativa cujo 5, 5 5, 5 3, 3. f(g(x) = x 5.

Resposta: f(g(x)) = x 5, onde g(x) é não negativa para todo x real. Assinale a alternativa cujo 5, 5 5, 5 3, 3. f(g(x) = x 5. 1. (Espcex (Aman) 016) Considere as funções reais f e g, tais que f(x) = x + 4 e f(g(x)) = x 5, onde g(x) é não negativa para todo x real. Assinale a alternativa cujo conjunto contém todos os possíveis

Leia mais

MATEMÁTICA Função do 1º grau e 2º grau conceitos iniciais. Prof Jorge Jr.

MATEMÁTICA Função do 1º grau e 2º grau conceitos iniciais. Prof Jorge Jr. MATEMÁTICA Função do 1º grau e 2º grau conceitos iniciais Prof Jorge Jr. A CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA Devido ao aumento da energia elétrica, Maria Eduarda resolveu registrar as suas despesas com a conta

Leia mais

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 05 Licenciatura em Matemática Osasco -2010

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 05 Licenciatura em Matemática Osasco -2010 1. Função Afim Uma função f: R R definida por uma expressão do tipo f x = a. x + b com a e b números reais constantes é denominada função afim ou função polinomial do primeiro grau. A função afim está

Leia mais

Esboço de Plano de Aula. Conteúdo específico: O uso do software WXMaxima nas equações do 1º Grau.

Esboço de Plano de Aula. Conteúdo específico: O uso do software WXMaxima nas equações do 1º Grau. Esboço de Plano de Aula Bolsista: Rafael de Oliveira. Duração: 120 minutos. Conteúdo: Equações do 1º Grau. Conteúdo específico: O uso do software WXMaxima nas equações do 1º Grau. Objetivo geral: Permitir

Leia mais

Unidade II. Unidade II

Unidade II. Unidade II Unidade II Unidade II 5 Funções 5.1 Conceitos introdutórios Neste tópico, alguns conceitos preliminares ao estudo de funções serão apresentados, tais como plano cartesiano e relações entre conjuntos. 5.1.1

Leia mais

1 a série E.M. Professores Tiago Miranda e Cleber Assis

1 a série E.M. Professores Tiago Miranda e Cleber Assis Módulo de Função Quadrática Noções Básicas: Definição, Máximos e Mínimos 1 a série E.M. Professores Tiago Miranda e Cleber Assis Função Quadrática Noções Básicas: Definição, Máximos e Mínimos 1 Exercícios

Leia mais

Funções I. Funções Lineares Funções Quadráticas

Funções I. Funções Lineares Funções Quadráticas Funções I Funções Lineares Funções Quadráticas 1 Definição Uma função é dada por uma terna(a, B, ƒ), em que A e B são conjuntos e ƒ é uma relação entre os elementos de A e B que satisfaz a seguinte propriedade:

Leia mais

A FUNÇÃO LINEAR E O UBER 1. Trabalho desenvolvido por alunos do 2º ano do Colégio Tiradentes e apresentado na II Feira Regional de Matemática 2

A FUNÇÃO LINEAR E O UBER 1. Trabalho desenvolvido por alunos do 2º ano do Colégio Tiradentes e apresentado na II Feira Regional de Matemática 2 A FUNÇÃO LINEAR E O UBER 1 Sandra Marisa Horszczaruk Centenaro 2, Andrey Macedo Da Silva 3, Eduardo Zanatta Kapp 4, Sandra Marisa Horszczaruk Centenaro 5 1 Trabalho desenvolvido por alunos do 2º ano do

Leia mais

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Calculo para Tecnologia (Equação de 1o e 2o graus, Porcentagem, razão e proporção. Regra de três, Logaritmo, Funções Trigométricas ) Prof. Wagner

Leia mais

Universidade Católica de Petrópolis. Matemática 1. Funções Funções Polinomiais v Baseado nas notas de aula de Matemática I

Universidade Católica de Petrópolis. Matemática 1. Funções Funções Polinomiais v Baseado nas notas de aula de Matemática I Universidade Católica de Petrópolis Matemática 1 Funções Funções Polinomiais v. 0.1 Baseado nas notas de aula de Matemática I da prof. Eliane dos Santos de Souza Coutinho Luís Rodrigo de O. Gonçalves luis.goncalves@ucp.br

Leia mais

O ESTUDO DAS FUNÇÕES INTRODUÇÃO

O ESTUDO DAS FUNÇÕES INTRODUÇÃO O ESTUDO DAS FUNÇÕES INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO As funções explicitam relações matemáticas especiais entre duas grandezas. As grandezas envolvidas nessas relações são conhecidas como variável dependente

Leia mais

Universidade Católica de Petrópolis. Matemática 1. Funções Funções Polinomiais v Baseado nas notas de aula de Matemática I

Universidade Católica de Petrópolis. Matemática 1. Funções Funções Polinomiais v Baseado nas notas de aula de Matemática I Universidade Católica de Petrópolis Matemática 1 Funções v. 0.1 Baseado nas notas de aula de Matemática I da prof. Eliane dos Santos de Souza Coutinho Luís Rodrigo de O. Gonçalves luisrodrigoog@gmail.com

Leia mais

ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2018

ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2018 ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2018 ITEM 1 DA ADA No desenho, a seguir, estão representados os pontos M e N que correspondem à localização de dois animais. Atividades relacionadas

Leia mais

Notas de aula: Cálculo e Matemática Aplicados à Notas de aula: Gestão Ambiental

Notas de aula: Cálculo e Matemática Aplicados à Notas de aula: Gestão Ambiental Notas de aula: Cálculo e Matemática Aplicados à Notas de aula: Gestão Ambiental 1 Funções Definição: Sejam A e B, dois conjuntos, A /0, B /0. Uma função definida em A com valores em B é uma lei que associa

Leia mais

Centro de Estudos Gilberto Gualberto Ancorando a sua aprendizagem LISTA FUNÇÕES

Centro de Estudos Gilberto Gualberto Ancorando a sua aprendizagem LISTA FUNÇÕES Questão 01 - A quantidade mensalmente vendida x, em toneladas, de certo produto, relaciona-se com seu preço por tonelada p, em reais, através da equação p = 2 000 0,5x. O custo de produção mensal em reais

Leia mais

2º semestre de Engenharia Civil/Mecânica Cálculo 1

2º semestre de Engenharia Civil/Mecânica Cálculo 1 º semestre de Engenharia Civil/Mecânica Cálculo Conteúdo: Função do º grau (Função Afim) Introdução No estudo científico de qualquer fato sempre procuramos identificar grandezas mensuráveis ligadas a ele

Leia mais

Acadêmico(a) Turma: Capítulo 6: Funções

Acadêmico(a) Turma: Capítulo 6: Funções 1 Acadêmico(a) Turma: Capítulo 6: Funções Toda função envolve uma relação de dependência entre elementos, números e/ou incógnitas. Em toda função existe um elemento que pode variar livremente, chamado

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA MATEMÁTICA 1 ANO/ 2 BIMESTRE/ 2013 (grupo 5) PLANO DE TRABALHO 1 FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1 GRAU TAREFA: 1 CURSISTA: Cátia Pereira da Silva Souza TUTORA: Leziete Cubeiro da

Leia mais

Notas de Aulas 3 - Cônicas Prof Carlos A S Soares

Notas de Aulas 3 - Cônicas Prof Carlos A S Soares Notas de Aulas 3 - Cônicas Prof Carlos A S Soares 1 Parábolas 1.1 Conceito e Elementos Definição 1.1 Sejam l uma reta e F um ponto não pertencente a l. Chamamos parábola de diretriz l e foco F o conjunto

Leia mais

MATERIAL MATEMÁTICA II

MATERIAL MATEMÁTICA II MATERIAL DE MATEMÁTICA II CAPÍTULO II FUNÇÕES Curso: Administração Prof. Msc. Edmundo Tork 2 2. Funções 2.1 Introdução É comum nos depararmos com situações onde o valor de uma quantidade depende de outra.

Leia mais

Universidade Católica de Petrópolis. Matemática 1. Funções Polinomiais Aula 5: Funções Quadráticas v Baseado nas notas de aula de Matemática I

Universidade Católica de Petrópolis. Matemática 1. Funções Polinomiais Aula 5: Funções Quadráticas v Baseado nas notas de aula de Matemática I Universidade Católica de Petrópolis Matemática 1 Funções Polinomiais Aula 5: Funções Quadráticas v. 0.2 Baseado nas notas de aula de Matemática I da prof. Eliane dos Santos de Souza Coutinho Luís Rodrigo

Leia mais

Função Afim. Definição. Gráfico

Função Afim. Definição. Gráfico Função Afim Definição Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, a qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma f(x) = ax + b, onde a e b são números reais dados e a 0. Na função

Leia mais

ALUNO(A): Prof.: André Luiz Acesse: 02/05/2012

ALUNO(A): Prof.: André Luiz Acesse:  02/05/2012 1. FUNÇÃO 1.1. DEFINIÇÃO Uma função é um conjunto de pares ordenados de números (x,y) no qual duas duplas ordenadas distintas não podem ter o mesmo primeiro número, ou seja, garante que y seja único para

Leia mais

( 5,2 ). Quantas soluções existem?

( 5,2 ). Quantas soluções existem? Escola Secundária com º ciclo D Dinis 0º Ano de Matemática A Funções e Gráficos Generalidades Funções polinomiais Função módulo Considere as funções da família y = a(x b) Tarefa nº De que tipo de funções

Leia mais

E. S. JERÓNIMO EMILIANO DE ANDRADE DE ANGRA DO HEROISMO. Conteúdo Programáticos / Matemática e a Realidade. Curso de Nível III Técnico de Laboratório

E. S. JERÓNIMO EMILIANO DE ANDRADE DE ANGRA DO HEROISMO. Conteúdo Programáticos / Matemática e a Realidade. Curso de Nível III Técnico de Laboratório E. S. JERÓNIMO EMILIANO DE ANDRADE DE ANGRA DO HEROISMO Curso de Nível III Técnico de Laboratório Técnico Administrativo PROFIJ Conteúdo Programáticos / Matemática e a Realidade 2º Ano Ano Lectivo de 2008/2009

Leia mais

TECNÓLOGO EM CONSTRUÇÃO CIVIL. Aula 5 _ Função Polinomial do 1º Grau Professor Luciano Nóbrega

TECNÓLOGO EM CONSTRUÇÃO CIVIL. Aula 5 _ Função Polinomial do 1º Grau Professor Luciano Nóbrega 1 TECNÓLOGO EM CONSTRUÇÃO CIVIL Aula 5 _ Função Polinomial do 1º Grau Professor Luciano Nóbrega 2 FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU Uma função polinomial do 1º grau (ou simplesmente, função do 1º grau) é uma

Leia mais

Relação de Conjuntos. Produto cartesiano A = 1,2 e o conjunto B = 2,3,4 queremos o produto cartesiano A x B

Relação de Conjuntos. Produto cartesiano A = 1,2 e o conjunto B = 2,3,4 queremos o produto cartesiano A x B Relação de Conjuntos Produto cartesiano A = 1,2 e o conjunto B = 2,3,4 queremos o produto cartesiano A x B A x B = { 1,2, 1,3, 1,4, 2,2, 2,3, 2,4 } A B 1 2 2 3 4 Funções Uma Relação será função se: 1.

Leia mais

Lista de Recomendação - Verificação Suplementar Prof. Marcos Matemática

Lista de Recomendação - Verificação Suplementar Prof. Marcos Matemática Nome: Lista de Recomendação - Verificação Suplementar Prof. Marcos Matemática 1. O valor de x, de modo que os números 3x 1, x + 3 e x + 9 estejam, nessa ordem, em PA é: 2. O centésimo número natural par

Leia mais

Objetivos. Expressar o vértice da parábola em termos do discriminante e dos

Objetivos. Expressar o vértice da parábola em termos do discriminante e dos MÓDULO 1 - AULA 17 Aula 17 Parábola - aplicações Objetivos Expressar o vértice da parábola em termos do discriminante e dos coeficientes da equação quadrática Expressar as raízes das equações quadráticas

Leia mais

PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Matemática Nível: Ensino Médio Tempo estimado: 5 aulas de 45 min Tema: Função do 1º Grau Subtema: Definição, Gráficos, Zero da Função, Equação do 1º Grau, Sinal

Leia mais

Universidade Católica de Petrópolis. Matemática 1. Funções Polinomiais Aula 5: Funções Quadráticas v Baseado nas notas de aula de Matemática I

Universidade Católica de Petrópolis. Matemática 1. Funções Polinomiais Aula 5: Funções Quadráticas v Baseado nas notas de aula de Matemática I Universidade Católica de Petrópolis Matemática 1 Funções Polinomiais Aula 5: Funções Quadráticas v. 0.1 Baseado nas notas de aula de Matemática I da prof. Eliane dos Santos de Souza Coutinho Luís Rodrigo

Leia mais

MATEMÁTICA. Conceito de Funções. Professor : Dêner Rocha

MATEMÁTICA. Conceito de Funções. Professor : Dêner Rocha MATEMÁTICA Conceito de Funções Professor : Dêner Rocha Monster Concursos 1 Noção de Função 1º) Dados A = {-, -1, 0, 1, } e B = {-8, -6, -4, -3, 0, 3, 6, 7} e a correspondência entre A e B dada pela fórmula

Leia mais

1. Seja f uma função afim definida por f(x) = 4x 5. Determine os valores do domínio dessa função que produzem imagem no intervalo [ 3, 3].

1. Seja f uma função afim definida por f(x) = 4x 5. Determine os valores do domínio dessa função que produzem imagem no intervalo [ 3, 3]. Lista de Exercícios - Função Afim 1. Seja f uma função afim definida por f(x) = 4x 5. Determine os valores do domínio dessa função que produzem imagem no intervalo [ 3, 3]. 2. As frutas que antes se compravam

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES TURMA PM-PE FUNÇÕES

BANCO DE QUESTÕES TURMA PM-PE FUNÇÕES 01. (ESPCEX-AMAN/016) Considere as funções reais f e g, tais que f(x) x 4 e f(g(x)) x 5, onde g(x) é não negativa para todo x real. Assinale a alternativa cujo conjunto contém todos os possíveis valores

Leia mais

2. Escreva em cada caso o intervalo real representado nas retas:

2. Escreva em cada caso o intervalo real representado nas retas: ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 018 4º BIMESTRE TRABALHO DE RECUPERAÇÃO Nome: Nº Turma Data Nota Disciplina: Matemática Prof. Tallyne Siqueira Valor 1. Represente na reta real os intervalos:

Leia mais

Matemática I Tecnólogo em Construção de Edifícios e Tecnólogo em Refrigeração e Climatização. y = ax² + bx + c

Matemática I Tecnólogo em Construção de Edifícios e Tecnólogo em Refrigeração e Climatização. y = ax² + bx + c 47 6. Função Quadrática É todo função que pode ser escrita na forma: f: R R y = ax² + bx + c Em que a, b e c são constantes reais e a 0, caso contrário a função seria afim. Já estudamos um tipo de função

Leia mais

As funções do 1º grau estão presentes em

As funções do 1º grau estão presentes em Postado em 01 / 04 / 13 FUNÇÃO DO 1º GRAU Aluno(: 1.1.2 TURMA: 1- FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU As funções do 1º grau estão presentes em diversas situações do cotidiano. Vejamos um exemplo: Uma loja de eletrodomésticos

Leia mais

COLÉGIOMARQUES RODRIGUES- SIMULADO

COLÉGIOMARQUES RODRIGUES- SIMULADO COLÉGIOMARQUES RODRIGUES- SIMULADO PROF(A) MARILEIDE DISCIPLINA MATEMÁTICA SIMULADO: P Estrada da Água Branca, Realengo RJ Tel: () 46-70 wwwcolegiomrcombr ALUNO TURMA 90 Questão atraves do diagrama abaixo,

Leia mais

Resposta - Questão 01: Equação genérica do segundo grau: f(x) = ax² + bx + c. a) f(x) = x² 7x + 10 a = 1 b = 7 c = 10 I Cálculo das raízes:

Resposta - Questão 01: Equação genérica do segundo grau: f(x) = ax² + bx + c. a) f(x) = x² 7x + 10 a = 1 b = 7 c = 10 I Cálculo das raízes: 1) Estude as raízes, determine o vértice, interseção com o eixo y, eixo de simetria, esboce o gráfico e estude o sinal das funções a seguir. a. f(x) = x 2 7x + 10 b. g(x) = x 2 + 4x + 4 c. y = -3x 2 +

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Resumo. Nesta aula, veremos que o sinal da derivada segunda de uma função dá informações

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Resumo. Nesta aula, veremos que o sinal da derivada segunda de uma função dá informações CÁLCULO L NOTAS DA DÉCIMA SEGUNDA AULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Resumo. Nesta aula, veremos que o sinal da derivada segunda de uma função dá informações sobre a concavidade do gráfico desta função.

Leia mais

ABORDAGEM DAS FUNÇÕES EXPONENCIAL E LOGARÍTMICA NUMA PESPECTIVA CONCEITUAL E GRÁFICA NO ENSINO MÉDIO

ABORDAGEM DAS FUNÇÕES EXPONENCIAL E LOGARÍTMICA NUMA PESPECTIVA CONCEITUAL E GRÁFICA NO ENSINO MÉDIO APÊNDICE 106 107 APÊNDICE A (ATIVIDADES REFORMULADAS) - CADERNO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS ABORDAGEM DAS FUNÇÕES EXPONENCIAL E LOGARÍTMICA NUMA PESPECTIVA CONCEITUAL E GRÁFICA NO ENSINO MÉDIO Mestrando:

Leia mais

Faculdade Tecnológica de Carapicuíba Tecnologia em Logística Ênfase em Transportes Notas da Disciplina de Matemática (versão 2.1)

Faculdade Tecnológica de Carapicuíba Tecnologia em Logística Ênfase em Transportes Notas da Disciplina de Matemática (versão 2.1) Faculdade Tecnológica de Carapicuíba Tecnologia em Logística Ênfase em Transportes Notas da Disciplina de Matemática (versão 2.1) A Matemática apresenta invenções tão sutis que poderão servir não só para

Leia mais

Capítulo 3. Função afim. ANOTAÇÕES EM AULA Capítulo 3 Função afim 1.5 CONEXÕES COM A MATEMÁTICA

Capítulo 3. Função afim. ANOTAÇÕES EM AULA Capítulo 3 Função afim 1.5 CONEXÕES COM A MATEMÁTICA Capítulo 3 Função afim 1.5 Função afim Uma função f: R R é função afim quando existem os números reais a e b tais que f(x) = ax + b para todo x R. Exemplos f(x) =, em que: a = e b = 6 g(x) = 7x, em que:

Leia mais

Curso de Biomedicina

Curso de Biomedicina Curso de Biomedicina Centro de Ciências da Saúde Universidade Católica de Petrópolis Matemática - Biomedicina Funções Polinomiais do 2o. Grau Maio de 2018 Luís Rodrigo de O. Gonçalves luis.goncalves@ucp.br

Leia mais

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Igor/ Eduardo 9º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C3 - Espaço e forma Números racionais. Números irracionais. Números reais. Relações métricas nos triângulos retângulos.

Leia mais

Matemática. FUNÇÃO de 1 GRAU. Professor Dudan

Matemática. FUNÇÃO de 1 GRAU. Professor Dudan Matemática FUNÇÃO de 1 GRAU Professor Dudan Função de 1 Grau Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, a qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma : onde a e b são números reais

Leia mais

Matemática Básica Relações / Funções

Matemática Básica Relações / Funções Matemática Básica Relações / Funções 04 1. Relações (a) Produto cartesiano Dados dois conjuntos A e B, não vazios, denomina-se produto cartesiano de A por B ao conjunto A B cujos elementos são todos os

Leia mais

Lista 00: Números Reais e Funções

Lista 00: Números Reais e Funções GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CAMPUS JUAZEIRO/BA COLEG. DE ENG. ELÉTRICA PROF. PEDRO MACÁRIO DE MOURA MATEMÁTICA APLICADA À ZOOTÉCNIA Discente CPF

Leia mais