PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática (10 min) Acomodação dos alunos em semicírculo e realização da chamada.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática (10 min) Acomodação dos alunos em semicírculo e realização da chamada."

Transcrição

1 PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Bianca Bitencourt da Silva 1.2 Público alvo: Alunos do 8º e 9º ano 1.3 Duração: 2 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Área de triângulos equiláteros, geometria fractal. 2. Objetivos da proposta didática - Identificar um triângulo equilátero e suas dimensões; - Calcular a área de um triângulo equilátero; - Associar a geometria euclidiana e fractal ao cotidiano do aluno. 3. Desenvolvimento da proposta didática (10 min) Acomodação dos alunos em semicírculo e realização da chamada. (5 min) Será feita uma análise, questionamentos e reflexões sobre onde existe matemática na natureza. Podemos encontrar matemática nas construções em suas formas geométricas, nas medidas de diversas distancias diferente no dinheiro entre infinitas possibilidades a mais, porém podemos encontrar na natureza uma geometria diferente nomeada geometria fractal, geometria essa que resulta em figuras e imagens muito presentes em nosso dia-a-dia. (10 min) - Após isso será feito um questionamento e reflexão da possível matemática que possa existir nessas figuras mostradas. Dentre as respostas abaixo se espera que eles consigam enxergar a matemática como: temperatura para a formação do floco de neve, massa do repolho, quantidade de brócolis entre outras. As perguntas têm o intuito de analisar a criatividade do aluno e a perspectiva matemática deles. 1. Você acredita que possa existir matemática em um floco de neve? Se sim, diga como:

2 2. Você acredita que possa existir matemática em um repolho? Se sim, diga como: (20 min) Será usado um vídeo para fazer a introdução do que é fractal e aonde podemos encontra-los. Com recurso do projetor multimídia será mostrado figuras como: flocos de neve, brócolis entre outros exemplos de Fractais. Disponível em: < Tempo: 9:26.

3 Figura 1 Brócolis Figura 2 Floco de neve Figura 3 Babosa Figura 4 Repolho roxo Figura 5 Raios Figura 6 Neurônios Figura 7 Pavão Figura 8 Folha da samambaia

4 (15 min) Ainda com o projetor multimídia será feita uma breve síntese sobre a história dos fractais, mostrando e dialogando quem descobriu, aonde encontramos e o que são. A geometria Euclidiana que é a geometria que conhecemos e que forma quase tudo que vemos ao nosso redor acredita-se que nasceu no Egito nas margens do rio Nilo, quando este estava em época de enchentes e era preciso medir o quanto tamanho das inundações. Porém foi Euclides de Alexandria que viveu por volta de 300 a.c. que foi seu maior percursor de seus axiomas e postulados. Mas com o tempo essa geometria não conseguia estudar alguns fenômenos existentes na natureza e sem forma aos olhos da geometria Euclidiana, foi então que assim surgiu a geometria fractal. Um fractal é uma figura que pode ser quebrada em pequenos pedaços, sendo cada um desses pedaços uma reprodução do todo. (SALLUM. p. 1). Um fractal não pode ser visto porque é uma figura limite, porém, podemos ver as etapas de sua construção possibilitando uma ideia da figura toda. Seu maior percussor foi Benoit Mandelbrot o mesmo que nomeou tal geometria. (15 min) Será feito uma breve reflexão sobre a geometria euclidiana, utilizando conceitos para o estudo dos fractais, como: lados de triângulos, triângulos equiláteros, área de triângulos etc. Como podemos descrever um triângulo? Resposta esperada: Uma figura geométrica com três lados. Quantos ângulos internos tem um triângulo? Qual a soma deles? Resposta esperada: Três ângulos, 180º. Qual a classificação dos triângulos quanto aos ângulos? Resposta esperada: retângulo, acutângulo e obtusângulo. Qual a classificação dos triângulos quanto aos lados? Resposta esperada: Triângulo equilátero, isósceles e escaleno. O que é um Triângulo Equilátero? Resposta esperada: Triângulo onde todos os seus lados têm a mesma medida. Qual a fórmula para o cálculo da área de um triângulo qualquer? Resposta esperada: A =

5 Qual a fórmula para o cálculo da área de um triângulo equilátero? Resposta esperada: A = (10 min) Intervalo (20 min) Ainda com o intuito de revisar o conteúdo de triângulos e cálculo de área, será proposto um exercício para calcular a área de um triângulo qualquer. Um triângulo equilátero tem lado com medida 4, calcule sua área. Resposta esperada: A = = = 4 3 = 6,928 (5 min) Será mostrado o fractal Triângulo de Sierpinski O Triângulo de Sierpinski foi descoberto pelo matemático Waclav Sierpinski ( ). É obtido através de um processo iterativo de divisão de um triângulo equilátero em quatro triângulos semelhantes, visto que um destes triângulos está invertido, em relação ao original e é retirado do triângulo original sobrando apenas os outros três. Assim, repete-se no passo seguinte o mesmo procedimento em cada um dos três novos triângulos com a orientação original, e assim sucessivamente. O fractal obtido é estritamente auto-semelhante, ou seja, as partes da figura são cópias reduzidas de toda a figura. Figura 9 Triângulo de Sierpinsk

6 (10 min) Após mostrar o fractal a ser trabalhado, junto com os alunos vamos analisar afim de obter respostas como: Em relação ao primeiro triângulo, quanto vale a parte preta do segundo? Resposta esperada: 3/4 Em relação ao primeiro triângulo, quanto que vale a parte branca do segundo? Resposta esperada: ¼ (15 min) Será apresentado o cálculo da área de cada triângulo que será formado em suas respectivas fases desse fractal bem como a área total do fractal, a partir do cálculo de área de um triângulo equilátero. O Triangulo de Sierpinsk é dividido em níveis, em que: No nível 0 a área total do fractal é a própria área do triângulo e o número de triângulos é igual a 3 =1 triângulo. No nível 1 temos que a área de cada triângulo que compõem o fractal sendo ¼ da área do triângulo original, e a área total desse fractal sendo 3/4 da área do triângulo original obtendo o número de triângulos da seguinte forma 3¹=3 triângulos. No nível 2 vamos obter (1/4)² da área original para saber a área de cada triângulo e (3/4)² da área do triângulo original para saber a área do fractal inteiro, para o número de triângulos nesse nível temos 3²=9 triângulos.

7 (20 min) Aplicação de atividades. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO A partir das conclusões a respeito do fractal Triângulo de Sierpinsk (tabela), responda as questões seguintes: Calcule a área total do fractal Triângulo de Sierpinsk no nível 4 originado a partir de um triângulo com área de 8cm. Resposta esperada: A = 8 A 8 A 2,53 cm Um fractal se originou a partir de um triângulo equilátero com lado de 4 cm, calcule a área de cada triângulo que compõe um fractal Triângulo de Sierpinsk no nível 2 e calcule a área total desse fractal. Resposta esperada: A = A= 6,92 A = A = 3 4 = = 4 3 = 6,928cm 6,92 A =, = 0,43cm 6,92 A = ,92 A = 62,28 16 = 3,89cm Calcule a área de um total de um fractal triângulo de Sierpinsk no nível 3 originado por um triângulo com 76cm. Resposta esperada: A = x 76 A = x76 A = = 32,0625cm Qual a área de cada triângulo que forma um fractal triângulo de Sierpinsk no nível 6, sendo que o triângulo que originou esse fractal tinha 2cm. Resposta esperada: A = x2 A = x2 A = = 0, cm2 (20 min) Utilizando folha A4, tesoura e régua serão confeccionadas com os alunos fractais, para contato mais lúdico onde o aluno possa interagir com a progressão de um fractal com a figura. Como mostra a figura e o exemplo abaixo. -Dobrar uma folha A4 ao meio -Dividir a parte que foi dobrada em quatro partes e a parte lateral em duas partes.

8 -Com uma tesoura, na parte inferior eu foi divida em quatro partes, cortar as divisões do meio até a marca que foi cortada na lateral, e dobrar até a outra extremidade da folha. - Fazer esses passo até não conseguir mais dobrar. -Por fim, desdobrar toda a folha e dobrar os retângulos para fora. Figura 10 Fractal a ser construído. (15 min) Por meio de um questionário será feito perguntas em relação a aula ministrada. Também será questionado onde e como, na opinião do aluno, possa existir fractais e matemática na natureza. Questionário: 1. Em sua opinião existe matemática no seu cotidiano? Cite exemplos. 2. A partir da aula de hoje, você acredita que existem mais fractais na natureza? Cite exemplos. 3. Qual sua opinião sobre a aula de hoje?

9 4. Referências Bibliográficas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BEMFICA, Andrios. Fractais: Progressão e série geométrica, uma metodologia de ensino. Disponível em: < _progressao_e_serie_geometrica.pdf> Acesso em: 08 jun ÁVILA, Geraldo. Euclides, Geometria e Fundamentos. Rio de Janeiro: SBM, 2001 GARBI, Gilberto Geraldo. A Rainha das Ciências: Um passeio histórico pelo maravilhoso mundo da matemática. São Paulo: Livraria da Física OLIVEIRA, H.; SEGURADO, M. I.; PONTE, J. P. Explorar, investigar e discutir na aula de matemática. In A. Roque & M. J. Lagarto (Eds.), Actas do ProfMat 98 (pp ). Lisboa: APM, 1996 SALLUM, Élvia Mureb. Fractais no ensino médio. Revista do Professor de Matemática. Nº 57, 2ºquadrimestre de 2005.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA DIDÁTICA 1 Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Gabriel Prates Brener 1.2 Público alvo: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido:

Leia mais

FRACTAIS: a complexidade e a auto-semelhança dos padrões geométricos representadas com materiais concretos e tecnologia computacional

FRACTAIS: a complexidade e a auto-semelhança dos padrões geométricos representadas com materiais concretos e tecnologia computacional FRACTAIS: a complexidade e a auto-semelhança dos padrões geométricos representadas com materiais concretos e tecnologia computacional Profa. Ângela Maria Hartmann Monitores: Matheus Garcia Arantes; Victor

Leia mais

Fractais no ensino médio

Fractais no ensino médio Fractais no ensino médio Élvia Mureb Sallum IME USP O artigo Algoritmos e fractais com programas de GD publicado na RPM 49, p. 27, utiliza softwares de Geometria Dinâmica para a construção de fractais,

Leia mais

2ª Experiência : Medidas - Dimensões. 2ª Semana Dimensões no contexto da geometria fractal

2ª Experiência : Medidas - Dimensões. 2ª Semana Dimensões no contexto da geometria fractal 2ª Experiência : Medidas - Dimensões 2ª Semana Dimensões no contexto da geometria fractal Objetivos Na experiência de fractais, temos o objetivo de determinar a dimensão fractal de bolas de papel amassado.

Leia mais

PERÍMETRO O perímetro de um triângulo é igual à soma das medidas dos seus lados. Perímetro ABC = AB + AC + BC TRIÂNGULOS

PERÍMETRO O perímetro de um triângulo é igual à soma das medidas dos seus lados. Perímetro ABC = AB + AC + BC TRIÂNGULOS TRIÂNGULOS Conceito: Triângulo é um polígono de três lados. PERÍMETRO O perímetro de um triângulo é igual à soma das medidas dos seus lados. Perímetro ABC = AB + AC + BC CLASSIFICAÇÃO DOS TRIÂNGULOS Quanto

Leia mais

TEOREMA DE PITÁGORAS. TUTORA: Maria Claudia Padilha Tostes. CURSISTA: Eunice Marinho Santos GRUPO 1

TEOREMA DE PITÁGORAS. TUTORA: Maria Claudia Padilha Tostes. CURSISTA: Eunice Marinho Santos GRUPO 1 TEOREMA DE PITÁGORAS TUTORA: Maria Claudia Padilha Tostes CURSISTA: Eunice Marinho Santos GRUPO 1 Introdução: Matemático e filósofo grego, Pitágoras viveu por volta de 572 a.c. Pitágoras foi um matemático

Leia mais

O que é triângulo (*)

O que é triângulo (*) Escola SESI Jundiaí Anápolis Disciplina: Matemática Turma: 1º Ano Professor (a) : César Lopes de Assis O que é triângulo (*) Considere três pontos A, B e C não colineares. Chama-se triângulo à figura geométrica

Leia mais

Geometria Fractal. 1 o semestre 2007

Geometria Fractal. 1 o semestre 2007 Geometria Fractal Experiência 3 Gabriel R. S. Zarnauskas 1 o semestre 2007 Professor de matemática Universidade de Yale - USA A palavra fractal é derivada do adjetivo fractus e significa irregular ou quebrado.

Leia mais

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS FUNDAMENTAIS

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS FUNDAMENTAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS FUNDAMENTAIS 2 1 NOÇÕES DE GEOMETRIA PLANA 1.1 GEOMETRIA A necessidade de medir terras

Leia mais

Aula síntese. Dimensão fractal Professor Tiago Fiorini. Introdução

Aula síntese. Dimensão fractal Professor Tiago Fiorini. Introdução Aula síntese Dimensão fractal Professor Tiago Fiorini Introdução Fractais (do latim fractus, fração, quebrado) são figuras da geometria não- Euclidiana. As raízes conceituais dos fractais remontam a tentativas

Leia mais

DESCOBRINDO A GEOMETRIA FRACTAL

DESCOBRINDO A GEOMETRIA FRACTAL DESCOBRINDO A GEOMETRIA FRACTAL Ródio, Júlia 1 ; Wille, Larissa 1 ; Barão, Vitória 1 ; Vicari, Indianara 1 ; Lopes, Camila 2 1 Instituto Federal Catarinense, Concórdia/SC INTRODUÇÃO Por volta da primeira

Leia mais

ALUNO(a): Data da prova: 29/05. O sinal de menos ( ) colocado antes de um número indica o oposto desse número. Assim: 11 é o oposto de 11.

ALUNO(a): Data da prova: 29/05. O sinal de menos ( ) colocado antes de um número indica o oposto desse número. Assim: 11 é o oposto de 11. GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: Matemática SÉRIE: 7º ALUNO(a): Data da prova: 29/05 No Anhanguera você é + Enem 1.Dois números de sinais contrários são opostos? Justifique. O sinal de menos (

Leia mais

Figura 1: Vila africana de Logone Birni [2]

Figura 1: Vila africana de Logone Birni [2] Geometria Fractal Fractais são objetos em que cada parte é semelhante ao objeto como um todo. Isso significa que os padrões da figura inteira são repetidos em cada parte, só que numa escala de tamanho

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Andressa Franco Vargas 1.2 Público alvo: Alunos do 8º e 9º ano 1.3 Duração: 120 minutos 1.4 Conteúdo desenvolvido: Teorema de Pitágoras:

Leia mais

Relações Trigonométricas nos Triângulos

Relações Trigonométricas nos Triângulos Relações Trigonométricas nos Triângulos Introdução - Triângulos Um triângulo é uma figura geométric a plana, constituída por três lados e três ângulos internos. Esses ângulos, tradicionalmente, são medidos

Leia mais

A FORMA das coisas. Anne Rooney Por Margarete Farias Medeiros Geometria Plana/2017 IFC- Campus Avançado Sombrio

A FORMA das coisas. Anne Rooney Por Margarete Farias Medeiros Geometria Plana/2017 IFC- Campus Avançado Sombrio A FORMA das coisas Anne Rooney Por Margarete Farias Medeiros Geometria Plana/2017 IFC- Campus Avançado Sombrio A Geometria A Geometria - trabalhar com distâncias, áreas e volumes no mundo real foi uma

Leia mais

O que é triângulo (*) (*) Extraído do livro: Vencendo com a matemática; Miguel Asis Name, Editora Brasil

O que é triângulo (*) (*) Extraído do livro: Vencendo com a matemática; Miguel Asis Name, Editora Brasil Escola SESI Jundiaí Anápolis Disciplina: Matemática Turma: Geometria 1º Ano Professor (a) : César Lopes de Assis O que é triângulo (*) (*) Extraído do livro: Vencendo com a matemática; Miguel Asis Name,

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. A atividade será divididas em etapas. Cada etapa e o tempo previsto estão descritos a seguir.

PROPOSTA DIDÁTICA. A atividade será divididas em etapas. Cada etapa e o tempo previsto estão descritos a seguir. PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Tanara da Silva Dicetti 1.2 Público alvo: 6 e 7 anos 1.3 Duração: 2 Horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Áreas de figuras planas 2. Objetivo(s)

Leia mais

Geometria e geometria molecular: um estudo quimicomatemático

Geometria e geometria molecular: um estudo quimicomatemático Trabalho apresentado no CNMAC, Gramado - RS, 2016. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics Geometria e geometria molecular: um estudo quimicomatemático Geraldo

Leia mais

Curva de Koch: Uma abordagem para o Ensino Médio

Curva de Koch: Uma abordagem para o Ensino Médio Curva de Koch: Uma abordagem para o Ensino Médio Luana Leal 19.dez.2016 1 Fundamentação Teórica Cada vez mais a educação está ocupando espaço no que diz respeito ao que é essencial na formação das pessoas,

Leia mais

A respeito da soma dos ângulos internos e da soma dos ângulos externos de um quadrilátero, temos os seguintes resultados:

A respeito da soma dos ângulos internos e da soma dos ângulos externos de um quadrilátero, temos os seguintes resultados: Quadriláteros Nesta aula vamos estudar os quadriláteros e os seus elementos: lados, ângulos internos, ângulos externos, diagonais, etc. Além disso, vamos definir e observar algumas propriedades importantes

Leia mais

GEOMETRIA FRACTAL: UMA ABORDAGEM DIVERSIFICADA PARA A SALA DE AULA

GEOMETRIA FRACTAL: UMA ABORDAGEM DIVERSIFICADA PARA A SALA DE AULA GEOMETRIA FRACTAL: UMA ABORDAGEM DIVERSIFICADA PARA A SALA DE AULA Beatriz Rudek Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) b.yarudek2010@hotmail.com Priscila Lúcia Tartare Universidade Estadual

Leia mais

EXPLORANDO A GEOMETRIA FRACTAL NA SALA DE AULA

EXPLORANDO A GEOMETRIA FRACTAL NA SALA DE AULA EXPLORANDO A GEOMETRIA FRACTAL NA SALA DE AULA Karla Aparecida Lovis Universidade Estadual de Maringá karlalovis@hotmail.com Evelyn Rosana Cardoso Universidade Estadual de Maringá prof_evelyn@hotmail.com

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID 1. Dados de identificação. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA DIDÁTICA 1.1 Nome do bolsista. Bruno Santana do Prado. 1.2 Público alvo: 8 e 9 ano. 1.3 Duração: 2,5 horas. 1.4 Conteúdo desenvolvido: Teorema

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL TUTOR: PROF.DR. DANIEL CORDEIRO DE MORAIS FILHO ANÁLISE

Leia mais

INTRODUÇÃO 3 DESENVOLVIMENTO 4. Atividade 1 As semelhanças com Tales de Mileto 5. Atividade 2 Recordando o Teorema de Pitágoras 6

INTRODUÇÃO 3 DESENVOLVIMENTO 4. Atividade 1 As semelhanças com Tales de Mileto 5. Atividade 2 Recordando o Teorema de Pitágoras 6 TAARREEFFAA 4 CURRSSIISSTTAA:: ADONIILL GONÇÇAALLVVEESS DEE CAARRVVAALLHO 1ªª SÉÉRRIIEE DO ENSSIINO MÉÉDIIO GRRUPPO 1 TUTTORR:: BRRUNO MORRAAIISS LEEMOSS INTRODUÇÃO 3 DESENVOLVIMENTO 4 Atividade 1 As semelhanças

Leia mais

ATIVIDADES COM POLÍGONOS

ATIVIDADES COM POLÍGONOS ATIVIDADES COM POLÍGONOS Observação. Para o desenvolvimento das seguintes Atividades, levando em conta que Polígonos é uma coleção de peças com um número elevado de elementos, utilizamos as subcoleções

Leia mais

Prova da segunda fase

Prova da segunda fase Prova da segunda fase Instruções: 07/02/2004 O tempo de duração da prova é de 3 horas. A prova pode ser resolvida a lápis ou a tinta. É permitido o uso de calculadora. NOME: CÓDIGO: Pontuação: primeira

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Eledinéia Diandra Vieira Klein 1.2 Público alvo:6 ao 9 ano do Ensino Fundamental e Curso Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido:

Leia mais

SOLUCÃO DAS ATIVIDADES COM POLÍGONOS

SOLUCÃO DAS ATIVIDADES COM POLÍGONOS SOLUCÃO DAS ATIVIDADES COM POLÍGONOS 1. Classificação das vinte figuras de Polígonos segundo o número dos seus lados. Representação em tabela. Número lados de Polígono Representação gráfica Três lados

Leia mais

MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL

MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP APRESENTAÇÃO Nesta apostila, a intenção é que você adquira a capacidade de visualizar e nomear, pontos, retas, planos, ângulos e reconhecer triângulos. É uma pequena

Leia mais

Resolva os exercícios utilizando a linguagem de programação C

Resolva os exercícios utilizando a linguagem de programação C MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO Resolva os exercícios utilizando a linguagem de programação C 1 Manipulação de dados

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA MARÇO DE 2014 NOME

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA MARÇO DE 2014 NOME AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA MARÇO DE 2014 NOME 1. Na figura, as retas e têm a mesma direção e. Os pontos estão assinalados com letras maiúsculas e os ângulos com letras minúsculas.

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Professor: João Carmo

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Professor: João Carmo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Professor: João Carmo DEFINIÇÃO Triângulo ou trilátero é um polígono de três lados. Observações: a) O triângulo não possui diagonais;

Leia mais

MAT Geometria Euclidiana Plana. Um pouco de história

MAT Geometria Euclidiana Plana. Um pouco de história Geometria Euclidiana Plana Um pouco de história Prof a. Introdução Estudo axiomático da geometria estudada no ensino fundamental e médio, a Geometria Euclidiana Plana. Método axiomático (dedutivo): utilizado

Leia mais

A lei dos senos. Na Aula 42 vimos que a Lei dos co-senos é. a 2 = b 2 + c 2-2bc cos Â

A lei dos senos. Na Aula 42 vimos que a Lei dos co-senos é. a 2 = b 2 + c 2-2bc cos  A UA UL LA A lei dos senos Introdução Na Aula 4 vimos que a Lei dos co-senos é uma importante ferramenta matemática para o cálculo de medidas de lados e ângulos de triângulos quaisquer, isto é, de triângulos

Leia mais

Desenho Técnico e CAD Geometria Plana Desenho Geométrico. Geometria Plana Desenho Geométrico. Geometria Plana Desenho Geométrico

Desenho Técnico e CAD Geometria Plana Desenho Geométrico. Geometria Plana Desenho Geométrico. Geometria Plana Desenho Geométrico Desenho Técnico e CAD Prof. Luiz Antonio do Nascimento Engenharia Ambiental 3º Semestre Geometria: é a parte da Matemática que estuda o espaço e as figuras que o ocupam. Pode ser dividida em: : as figuras

Leia mais

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS E DEMONSTRAÇÕES nível 1

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS E DEMONSTRAÇÕES nível 1 Prof. Élio Mega ONSTRUÇÕES GEOMÉTRIS E DEMONSTRÇÕES nível 1 partir do século V a, os matemáticos gregos desenvolveram uma parte da Matemática, intimamente ligada à Geometria, conhecida como onstruções

Leia mais

Divisibilidade: múltiplos e divisores

Divisibilidade: múltiplos e divisores DIVISIBILIDADE: MÚLTIPLOS E DIVISORES Divisibilidade: múltiplos e divisores Entender o conceito de múltiplos e divisores; Conhecer as regras de divisibilidade. 1) a) {0, 3, 6, 9...} b) 0, 13 e 26 c) 21,

Leia mais

EXPLORANDO O CONJUNTO DE CANTOR DOS TERÇOS MÉDIOS: UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA

EXPLORANDO O CONJUNTO DE CANTOR DOS TERÇOS MÉDIOS: UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA EXPLORANDO O CONJUNTO DE CANTOR DOS TERÇOS MÉDIOS: UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA BACCARIN, Fabio Luis UNESPAR/FECEA fbaccarin@fecea.br Agência Financiadora: CAPES RESUMO: Este trabalho procura apresentar

Leia mais

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Aula 18: Euclides e Os Elementos 11/05/2015 2 Euclides século III a.c. Pouco se sabe sobre a personalidade de Euclides. Viveu provavelmente

Leia mais

POLÍGONOS TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS

POLÍGONOS TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS 7º ANO POLÍGONOS TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS Ângulos e triângulos Nuno Marreiros Antes de começar O Alfabeto Grego O alfabeto utilizado para escrever a Língua grega teve o seu desenvolvimento por volta

Leia mais

fractais Os fractais naturais e matemáticos podem ser extremamente bonitos, e uma das coisas extraordinárias sobre a aprendizagem dos fractais é descobrir que a ciência, matemática e arte estão intimamente

Leia mais

ÂNGULOS. Dados dois pontos distintos, a reunião do conjunto desses dois pontos com o conjunto dos pontos que estão entre eles é o segmento de reta.

ÂNGULOS. Dados dois pontos distintos, a reunião do conjunto desses dois pontos com o conjunto dos pontos que estão entre eles é o segmento de reta. ÂNGULOS 1 CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES 1.1 Notação de ponto, reta e plano: a) Letras: Ponto: letras maiúsculas: A, B, C,... Reta: letras minúsculas: a,b,c... Plano: letras gregas minúsculas: α, β, γ,...

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática (10 min) - Acomodação dos alunos, apresentação dos bolsistas e realização da chamada.

PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática (10 min) - Acomodação dos alunos, apresentação dos bolsistas e realização da chamada. PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: André da Silva Alves 1.2 Série/Ano/Turma: 6º e 7º ano 1.3 Turno: manhã 1.4 Data: 10/07 Lauro Dornelles e 15/07 Oswaldo Aranha 1.5 Tempo

Leia mais

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano Geometria Figuras no plano Retas, semirretas e segmentos de reta Ângulos: amplitude e medição Polígonos: propriedades e classificação Círculo e circunferência: propriedades e construção Reflexão, rotação

Leia mais

Que espaço ocupa um Fractal? *

Que espaço ocupa um Fractal? * Que espaço ocupa um Fractal? * Andresa Fontana e Andréia Collin ** Resumo: A geometria é muito utilizada nas mais diversas áreas. A chamada Geometria Euclidiana é própria para descrever fenômenos ordenados

Leia mais

Matemática GEOMETRIA PLANA. Professor Dudan

Matemática GEOMETRIA PLANA. Professor Dudan Matemática GEOMETRIA PLANA Professor Dudan Ângulos Geometria Plana Ângulo é a região de um plano concebida pelo encontro de duas semirretas que possuem uma origem em comum, chamada vértice do ângulo. A

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ BIBLIOTECA DE OBJETOS MATEMÁTICOS COORDENADOR: Dr. MARCIO LIMA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ BIBLIOTECA DE OBJETOS MATEMÁTICOS COORDENADOR: Dr. MARCIO LIMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ BIBLIOTECA DE OBJETOS MATEMÁTICOS COORDENADOR: Dr. MARCIO LIMA TEXTO: Fractais AUTOR: André Brito (estagiário da BOM) ORIENTADOR: Dr. Professor Márcio Lima (coordenador da

Leia mais

Exemplo Aplicando a proporcionalidade existente no Teorema de Tales, determine o valor dos segmentos AB e BC na ilustração a seguir:

Exemplo Aplicando a proporcionalidade existente no Teorema de Tales, determine o valor dos segmentos AB e BC na ilustração a seguir: GEOMETRIA PLANA TEOREMA DE TALES O Teorema de Tales pode ser determinado pela seguinte lei de correspondência: Se duas retas transversais são cortadas por um feixe de retas paralelas, então a razão entre

Leia mais

Aulas de Geometria Figuras Geométricas

Aulas de Geometria Figuras Geométricas Aulas de Geometria Figuras Geométricas No plano, triângulo (também aceito como trilátero) é a figura geométrica que ocupa o espaço interno limitado por três linhas retas que concorrem, duas a duas, em

Leia mais

MATEMÁTICA. Capítulo 2 LIVRO 1. Triângulos. Páginas: 157 à169

MATEMÁTICA. Capítulo 2 LIVRO 1. Triângulos. Páginas: 157 à169 MATEMÁTICA LIVRO 1 Capítulo 2 Triângulos Páginas: 157 à169 I. Soma dos Ângulos Internos Teorema demonstração: a soma das medidas dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 180 x B β y r // AC A γ

Leia mais

INVESTIGAÇÕES EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: A GEOMETRIA FRACTAL E AS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS INFINITAS

INVESTIGAÇÕES EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: A GEOMETRIA FRACTAL E AS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS INFINITAS INVESTIGAÇÕES EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: A GEOMETRIA FRACTAL E AS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS INFINITAS Dora Soraia Kindel 1 Resumo: Conceitos envolvendo a ideia de infinito têm intrigado a humanidade há

Leia mais

Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ. Matemática 2º Ano 3º Bimestre/2012

Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ. Matemática 2º Ano 3º Bimestre/2012 Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 2º Ano 3º Bimestre/2012 Plano de Trabalho 2 Pirâmides e Cones Cursista: Ângela Pereira Cerqueira Halfeld Tutora: Ana Paula

Leia mais

Planificação Anual (por unidades)

Planificação Anual (por unidades) Planificação Anual (por unidades) Total de tempos letivos planificados: 10 Disciplina: MATEMÁTICA 5º ANO Ano letivo: 01/015 Período Unidade didática Nº DE TEMPOS PREVISTOS Total - Apresentação. - Atividades

Leia mais

Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria. Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de Questões de geometria das provas da OBMEP

Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria. Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de Questões de geometria das provas da OBMEP Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de 2012 Questões de geometria das provas da OBMEP http://www.obmep.org.br/provas.htm 1. Área: conceito e áreas do quadrado

Leia mais

GEOMETRIA PLANA. Segmentos congruentes: Dois segmentos ou ângulos são congruentes quando têm as mesmas medidas.

GEOMETRIA PLANA. Segmentos congruentes: Dois segmentos ou ângulos são congruentes quando têm as mesmas medidas. PARTE 01 GEOMETRIA PLANA Introdução A Geometria está apoiada sobre alguns postulados, axiomas, definições e teoremas, sendo que essas definições e postulados são usados para demonstrar a validade de cada

Leia mais

TRIÂNGULOS. Condição de existência de um triângulo

TRIÂNGULOS. Condição de existência de um triângulo TRIÂNGULOS Condição de existência de um triângulo Em todo triângulo, a soma das medidas de dois lados sempre tem que ser maior que a medida do terceiro lado. EXERCÍCIO 1º Será que conseguiríamos desenhar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Bianca Bitencourt da Silva 1.2 Público alvo: Alunos de 7º a 9º ano e Magistério 1.3 Duração: 2 aulas de 2 h e 30 min cada 1.4 Conteúdo

Leia mais

Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 3º ano Geometria Analítica

Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 3º ano Geometria Analítica Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 3º ano Geometria Analítica Tarefa 02 Cursista: Maria Amelia de Moraes Corrêa Tutora: Maria Cláudia Padilha Tostes 1 S u m

Leia mais

Equilátero Isósceles Escaleno

Equilátero Isósceles Escaleno TRIÂNGULOS Triângulo são polígonos formados por três lados. Os polígonos, por sua vez, são figuras geométricas formadas por segmentos de reta que, dois a dois, tocam-se em seus pontos extremos, mas que

Leia mais

A Geometria Euclidiana

A Geometria Euclidiana A Geometria Euclidiana Euclides foi um dos maiores matemáticos gregos da antiguidade. Não se sabe com certeza a data do seu nascimento, talvez tenha sido por volta do ano 35 antes de Cristo. Sabe-se que

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2A

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2A CADERNO DE EXERCÍCIOS A Ensino Fundamental Ciências da Natureza I Conteúdo Habilidade da Questão Matriz da EJA/FB 1 Raio e diâmetro da circunferência H4 Ângulos H6 3 Operações com números H9 negativos

Leia mais

Explorando Poliedros

Explorando Poliedros Reforço escolar M ate mática Explorando Poliedros Dinâmica 6 2ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática 2ª do Ensino Médio Geométrico Introdução à geometria espacial Aluno Primeira

Leia mais

Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 2º ano 2º Bimestre de 2014 Plano de Trabalho

Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 2º ano 2º Bimestre de 2014 Plano de Trabalho Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 2º ano 2º Bimestre de 2014 Plano de Trabalho Geometria Espacial Prismas e Cilindros Tarefa 2 Cursista: Maria Candida Pereira

Leia mais

1 PLANO DE AULA III - INTEGRAL 1.1 AULA SOBRE INTEGRAL DEFINIDA

1 PLANO DE AULA III - INTEGRAL 1.1 AULA SOBRE INTEGRAL DEFINIDA 1 PLANO DE AULA III - INTEGRAL Para concluir as aulas sobre ideia intuitiva e conceitos iniciais do Cálculo, abordamos nesse plano de aula a integral definida. 1.1 AULA SOBRE INTEGRAL DEFINIDA Propomos

Leia mais

Revisional 3 Bim - MARCELO

Revisional 3 Bim - MARCELO 6º Ano Revisional 3 Bim - MARCELO 1) Represente no papel quatro pontos distintos e, por eles, determine dois segmentos de reta distintos. 2) Observe os segmentos de reta na figura. Escreva quantos são

Leia mais

Uma introdução histórica 1

Uma introdução histórica 1 A U L A Uma introdução histórica Meta da aula Apresentar alguns problemas clássicos que motivaram as estruturas algébricas modernas que formam o conteúdo do curso de Álgebra II. objetivos Ao final desta

Leia mais

50h, se 0 h 8 p(h) = 75(h 8) + 400, se 8 < h (h 10) + 550, se 10 < h 24

50h, se 0 h 8 p(h) = 75(h 8) + 400, se 8 < h (h 10) + 550, se 10 < h 24 QUESTÕES-AULA 31 1. Uma empresa paga R $ 50, 00 por hora trabalhada se o número de horas estiver entre 0 e 8. Quando o número de horas é maior do que oito e menor do que 10, paga-se 50 % a mais por hora

Leia mais

DESENHO TÉCNICO 1. Professor: Gleison Renan Inácio Curso: Mecânica

DESENHO TÉCNICO 1. Professor: Gleison Renan Inácio Curso: Mecânica DESENHO TÉCNICO 1 Professor: Gleison Renan Inácio gleison.renan@ifsc.edu.br Curso: Mecânica - Aula 04 Técnicas de Desenho Exerícios de projeção Recapitulando as avaliações? Objetivos da Disciplina Pontualidade

Leia mais

CONSTRUÇÕES COM RÉGUA E COMPASSO NÚMEROS CONSTRUTÍVEIS. Público alvo: Público em geral. Pré-requisito: elementos da geometria plana.

CONSTRUÇÕES COM RÉGUA E COMPASSO NÚMEROS CONSTRUTÍVEIS. Público alvo: Público em geral. Pré-requisito: elementos da geometria plana. 1 CONSTRUÇÕES COM RÉGUA E COMPASSO NÚMEROS CONSTRUTÍVEIS Angélica Felix * angelicacqd@gmail.com Roberta Novais * roberta.novais@hotmail.com João Paulo dos Santos j.p.santos@mat.unb.br Universidade de Brasília

Leia mais

2TEMA: ABORDAGEM DA GEOMETRIA NUM OLHAR INTERDISCIPLINAR

2TEMA: ABORDAGEM DA GEOMETRIA NUM OLHAR INTERDISCIPLINAR 1 SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1.1 Identificação Secretaria do Estado de Educação Gerência Regional de Educação Escola Estadual de Educação Básica Protásio Joaquim da Cunha. Disciplina: Matemática Professores: Bolsistas

Leia mais

Formação Continuada em Matemática

Formação Continuada em Matemática Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 1º ano 2º Bimestre 2013 Tarefa 2 Plano de trabalho: Relações Trigonométricas no Triângulo Retângulo Cursista: Vania Cristina

Leia mais

Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ. Matemática 3º Ano - 3º Bimestre / Plano de Trabalho. Geometria Analítica. Tarefa 2

Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ. Matemática 3º Ano - 3º Bimestre / Plano de Trabalho. Geometria Analítica. Tarefa 2 Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ Matemática 3º Ano - 3º Bimestre / 2014 Plano de Trabalho Geometria Analítica Tarefa 2 Cursista: Jocimar de Avila Tutora: Danúbia 1 S u m á r i o Introdução.....................................

Leia mais

TRIGONOMETRIA NA CIRCUNFERÊNCIA

TRIGONOMETRIA NA CIRCUNFERÊNCIA Formação Continuada em Matemática SEEDUC CECIERJ Matemática 1º Ano 3º Bimestre / 2014 Plano de Trabalho TRIGONOMETRIA NA CIRCUNFERÊNCIA Tarefa 2 Cursista : Ana Cristina França Pontes Vieira Tutor : Rodolfo

Leia mais

Geometria (euclidiana)

Geometria (euclidiana) Geometria (euclidiana) Professor: jair.donadelli@ufabc.edu.br página da disciplina na web: http://professor.ufabc.edu.br/~jair.donadelli/geometria Professor: jair.donadelli@ufabc.edu.br MA13 Geometria

Leia mais

TOPOLOGIA GEOMÉTRICA: UM ESTUDO DAS SUPERFÍCIES UNILATERAIS COMO FORMA DE CONTRIBUIÇÃO NA EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO E PRÁTICA DA MEDIÇÃO

TOPOLOGIA GEOMÉTRICA: UM ESTUDO DAS SUPERFÍCIES UNILATERAIS COMO FORMA DE CONTRIBUIÇÃO NA EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO E PRÁTICA DA MEDIÇÃO TOPOLOGIA GEOMÉTRICA: UM ESTUDO DAS SUPERFÍCIES UNILATERAIS COMO FORMA DE CONTRIBUIÇÃO NA EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO E PRÁTICA DA MEDIÇÃO Autor (1); Maria Gerrylane Pereira dos Santos; Co-autor (1); Northon

Leia mais

Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 2 Nome: Mônica de Freitas Paradela Regional: Metropolitana I Tutor: Mônica Motta.

Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 2 Nome: Mônica de Freitas Paradela Regional: Metropolitana I Tutor: Mônica Motta. Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 2 Nome: Mônica de Freitas Paradela Regional: Metropolitana I Tutor: Mônica Motta lano de Ação (PA) SUMÁRIO: INTRODUÇÃO......03 DESENVOLVIMENTO......03 MATERIAL

Leia mais

MATEMÁTICA. 01. Um polígono convexo que possui todos os lados congruentes e todos os ângulos internos congruentes é chamado de...

MATEMÁTICA. 01. Um polígono convexo que possui todos os lados congruentes e todos os ângulos internos congruentes é chamado de... Página 1 de 12 MATEMÁTICA 01. Um polígono convexo que possui todos os lados congruentes e todos os ângulos internos congruentes é chamado de... ( a ) Excêntrico. ( b ) Côncavo. ( c ) Regular. ( d ) Isósceles.

Leia mais

MATEMÁTICA APLICADA À AGRIMENSURA PROF. JORGE WILSON

MATEMÁTICA APLICADA À AGRIMENSURA PROF. JORGE WILSON MATEMÁTICA APLICADA À AGRIMENSURA PROF. JORGE WILSON PROFJWPS@GMAIL.COM DEFINIÇÕES GEOMETRIA PLANA Ponto: Um elemento do espaço que define uma posição. Reta: Conjunto infinito de pontos. Dois pontos são

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Gabriel Prates Brener 1.2 Público alvo: 6º ao 9º ano Ensino Fundamental e Curso Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido:

Leia mais

2. O valor do décimo termo é

2. O valor do décimo termo é PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS ) Em uma PG, o primeiro termo é e o terceiro, a) b) 4 c) d) 6 e). O valor do décimo termo é ) O número de termos de uma PG é ímpar e seu termo médio é 9. Pode-se afirmar que o produto

Leia mais

Sobre a Reta de Euler

Sobre a Reta de Euler Sobre a Reta de Euler Bárbara C. Toledo limabarbarac@gmail.com Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG, Brasil Thiago Fontes Santos santostf@iceb.ufop.br Universidade Federal de Ouro Preto,

Leia mais

SUPER 30 PROFESSOR HAMILTON VINÍCIUS. Competência de área 1 Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.

SUPER 30 PROFESSOR HAMILTON VINÍCIUS. Competência de área 1 Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. Competência de área 1 Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. 1 H2 - Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem. Quais principais conteúdos abordados

Leia mais

FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ

FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ FORMAÇÃO CONTINUADA FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ Matemática 2º ano 3ºBimestre / 2013 Plano de Trabalho 2 Cursista Isa Louro Delbons Grupo - 01 Tutor Andréa Silva de Lima 1 Figura 1 - http://www.fondosescritorio.net/wallpapers/3-d/3d/piramide.htm

Leia mais

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS E DEMONSTRAÇÕES nível 2

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS E DEMONSTRAÇÕES nível 2 Prof. Élio Mega ONSTRUÇÕES GEOMÉTRIS E DEMONSTRÇÕES nível 2 partir do século V a, os matemáticos gregos desenvolveram uma parte da Matemática, intimamente ligada à Geometria, conhecida como onstruções

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARÍBA PROJETO PIBID

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARÍBA PROJETO PIBID UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARÍBA PROJETO PIBID RELATO DE EXPERIÊNCIA NA BIENAL DA ARTE NO COLÉGIO SESQUICENTENÁRIO. Introdução: A arte acompanha o desenvolvimento da humanidade desde o início de sua existência.

Leia mais

III-1 Comprimento de Arco

III-1 Comprimento de Arco Nesta aula vamos iniciar com o tratamento de integral que não calcula apenas área sob uma curva. Especificamente, o processo ainda é unidimensional, mas envolve conceitos de geometria (especificamente

Leia mais

Uma abordagem da geometria fractal para o ensino médio

Uma abordagem da geometria fractal para o ensino médio Uma abordagem da geometria fractal para o ensino médio An approach to fractal geometry for high school ISSN 2316-9664 Volume 10, dez. 2017 Edição Ermac Clayton Eugenio Santos de Paula UNESP Universidade

Leia mais

SEGUNDA ATIVIDADE PROPOSTA

SEGUNDA ATIVIDADE PROPOSTA 1 SEGUNDA ATIVIDADE PROPOSTA Confecção de um Cone e suas secções Construir um cone de uma folha, analisando suas secções de acordo com o ângulo formado com uma de suas geratrizes, dando ênfase à figura

Leia mais

Relações Métricas nos Triângulos. Joyce Danielle de Araújo

Relações Métricas nos Triângulos. Joyce Danielle de Araújo Relações Métricas nos Triângulos Joyce Danielle de Araújo Trigonometria A palavra trigonometria é de origem grega, onde: Trigonos = Triângulo Metrein = Mensuração - Relação entre ângulos e distâncias;

Leia mais

Experiência 3 Geometria Fractal. Profa: Adriana O. Delgado Ed. Oscar Sala, sala 105 Ramal: 6961

Experiência 3 Geometria Fractal. Profa: Adriana O. Delgado   Ed. Oscar Sala, sala 105 Ramal: 6961 Experiência 3 Geometria Fractal Profa: Adriana O. Delgado email: prof.adridelgado@yahoo.com.br Ed. Oscar Sala, sala 105 Ramal: 6961 Introdução Na experiência passada Esfera Disco Bastão 3 m =K 3.φ 2 m

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NA CLASSIFICAÇÃO DAS FIGURAS PLANAS

A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NA CLASSIFICAÇÃO DAS FIGURAS PLANAS A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NA CLASSIFICAÇÃO DAS FIGURAS PLANAS SANTOS, Adriano Eusébio dos 1 ;GOMES, Malu Alexandre 2 ; RIBEIRO, Elizete Maria Possamai 3 (1) Acadêmico do Curso de Licenciatura de Matemática,

Leia mais

O ENSINO DE FRACTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM ESTUDO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO PARANÁ

O ENSINO DE FRACTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM ESTUDO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO PARANÁ O ENSINO DE FRACTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM ESTUDO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO PARANÁ Fernando Henrique Silva UENP/CCP fernandoh12@hotmail.com Flávia Keiko Siviero Simada UENP/CCP flaviashimada@hotmail.com

Leia mais

ATIVIDADE: METODOS DE DIVISÃO DE SEGMENTOS E DA CIRCUFERENCIA.

ATIVIDADE: METODOS DE DIVISÃO DE SEGMENTOS E DA CIRCUFERENCIA. ANEXO 7 Referente a Ação 7 5. ATIVIDADE DE PREPARAÇÃO DOS BOLSISTAS ALUNOS MINI-CURSO Construções Geométricas: Esta atividade foi desenvolvida na Universidade com o objetivo de habilitar os bolsistas em

Leia mais

Questão 1. (Enem 2016) Uma liga metálica sai do forno a uma temperatura de ºC e diminui 1% de sua temperatura a cada 30 min.

Questão 1. (Enem 2016) Uma liga metálica sai do forno a uma temperatura de ºC e diminui 1% de sua temperatura a cada 30 min. SE18 - Matemática LMAT 4B1 - Progressão geométrica Questão 1 (Enem 2016) Uma liga metálica sai do forno a uma temperatura de 3.000 ºC e diminui 1% de sua temperatura a cada 30 min. Use 0,477 como aproximação

Leia mais

Caderno 1: 30 minutos. Tolerância: 10 minutos. (é permitido o uso de calculadora)

Caderno 1: 30 minutos. Tolerância: 10 minutos. (é permitido o uso de calculadora) Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Prova 62/1.ª Fase/2015 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho A PREENCHER PELO ALUNO Nome completo Documento de identificação Assinatura do Aluno CC

Leia mais

Aula 01 Ciclo 03. Professora Laís Pereira EMEF Antônio Aires de Almeida Gravataí

Aula 01 Ciclo 03. Professora Laís Pereira EMEF Antônio Aires de Almeida Gravataí Aula 01 Ciclo 03 Professora Laís Pereira EMEF Antônio Aires de Almeida Gravataí Área e Perímetro Área e perímetro são duas medidas distintas, onde a área é a medida de uma superfície e o perímetro é a

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES NA REDE MUNICIPAL DE GURUPI TO

CURSO DE CAPACITAÇÃO O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES NA REDE MUNICIPAL DE GURUPI TO CURSO DE CAPACITAÇÃO O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES NA REDE MUNICIPAL DE GURUPI TO A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Leia mais

Um pouco de história. Ariane Piovezan Entringer. Geometria Euclidiana Plana - Introdução

Um pouco de história. Ariane Piovezan Entringer. Geometria Euclidiana Plana - Introdução Geometria Euclidiana Plana - Um pouco de história Prof a. Introdução Daremos início ao estudo axiomático da geometria estudada no ensino fundamental e médio, a Geometria Euclidiana Plana. Faremos uso do

Leia mais