CONSTRUÇÕES COM RÉGUA E COMPASSO NÚMEROS CONSTRUTÍVEIS. Público alvo: Público em geral. Pré-requisito: elementos da geometria plana.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONSTRUÇÕES COM RÉGUA E COMPASSO NÚMEROS CONSTRUTÍVEIS. Público alvo: Público em geral. Pré-requisito: elementos da geometria plana."

Transcrição

1 1 CONSTRUÇÕES COM RÉGUA E COMPASSO NÚMEROS CONSTRUTÍVEIS Angélica Felix * angelicacqd@gmail.com Roberta Novais * roberta.novais@hotmail.com João Paulo dos Santos j.p.santos@mat.unb.br Universidade de Brasília Tema: construções com régua e compasso Modalidade: MC Público alvo: Público em geral. Pré-requisito: elementos da geometria plana. Palavras Chaves: Construções com régua e compasso; Geometria; Números Construtíveis. Resumo: O objetivo deste minicurso é, por meio da compreensão do significado de um número construtível, resgatar e mostrar quão importante é a construção com régua e compasso no ensino, além de relacionar geometria e álgebra apresentando novas resoluções de questões algébricas com construção geométrica. O minicurso está baseado numa sequência didática (Ferreira e Miranda) desenvolvida com base na metodologia de resolução de problemas (Saldanha), no âmbito do programa de Educação Tutorial PET, do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília. O problema motivador deste minicurso é que as Construções Geométricas estão cada vez mais ausentes dos currículos escolares. A partir disso, busca-se no significado de números construtíveis a base para a preparação desse minicurso. * * Alunas bolsistas do PETMAT - UnB

2 2 Objetivo: Como esse minicurso tem como público pessoas em geral, tem-se objetivos diferentes com relação a professores e alunos. Relacionado ao primeiro, procura-se mostrar que construções com régua e compasso é uma forte ferramenta no ensino da matemática e que esse conteúdo não é difícil de aprender para aqueles que não têm domínio ou mesmo conhecimento sobre tal. Quanto aos alunos, é esperado que, por meio de tal conteúdo motivador e intrigante e das atividades propostas, seja possível promover o desenvolvimento de um pensamento sistêmico, do espírito de cooperação e do estabelecimento de conexões entre conhecimentos prévios; habilidades necessárias a sua formação. Os objetivos específicos são: Resgatar a construção com régua e compasso no ensino; Relacionar geometria e álgebra, apresentando novas resoluções de questões através de construções geométricas; Compreender o significado de um número construtível; Mostrar que nem todo número é construtível. Justificativa: Segundo Wagner e Carneiro, (1993, p. 18) As Construções Geométricas devem, em nossa opinião, acompanhar qualquer curso de Geometria na escola secundária; visto que os problemas são motivadores, intrigantes e conduzem a descobertas de novas propriedades. Os mesmos são educativos no sentido em que cada um é necessário uma análise da situação, onde se deve fazer um planejamento da construção, seguindo-se a execução dessa construção, a posterior conclusão sobre o número de soluções distintas e também sobre a compatibilidade dos dados. Ainda sob influência de Wagner e Carneiro (1993, p. 29), irão ser tratados problemas de construção de forma completamente diferente. Se a solução de um problema não ocorre através dos recursos dados em geometria plana, pode-se adotar como incógnita algum segmento ainda desconhecido e tentar exprimi-lo em função dos elementos conhecidos. Com isso, é obtida uma fórmula que calcula esse segmento desconhecido em função dos dados do problema. Aliando, assim, álgebra à geometria.

3 3 Além disso, vale lembrar que a ideia de construção, segundo Wagner e Carneiro, (1993, p. 92 e 93) significava para os gregos, construir apenas com régua e compasso. A concepção grega de número real era inteiramente geométrica, a distinção entre construções com régua e compasso e construções mecânicas continha uma classificação de números reais, como ficaria claro séculos mais tarde. De fato, desde cedo os gregos esbarraram na dificuldade de, somente com a régua e compasso, duplicar o cubo, quadrar o círculo, tri-seccionar um ângulo genérico, por exemplo. A dificuldade encontrada por eles mostrou-lhes um problema, de que até hoje algumas pessoas não percebem, e acabam confundindo construções aproximadas ou mecânicas, com construções exatas, com régua e compasso. A história do completo esclarecimento deste problema é uma das mais interessantes e instrutivas da história da Matemática, passando pela consolidação dos números complexos, com o grande Gauss ( ), e pela teoria dos grupos com o genial Galois ( ). Metodologia: Nos dias atuais, grande parte da metodologia de ensino de matemática se reduz a um modelo de aulas expositivas no qual o professor se torna o centro e o aluno tem um papel de mero expectador cujo seu maior esforço é, normalmente, na resolução de exercícios de fixação. A metodologia de resolução de problemas (Saldanha) permite ao aluno ser um agente ativo de seu aprendizado e, mais do que isso, proporciona ao aluno aprender. Nesse sentido, o minicurso pretende também mostrar ao professor e ao aluno mais uma forma de ensinoaprendizagem, fazendo o uso de situações problemas para as construções dos números. Além disso, esse processo permite que os alunos e professores tenham segurança em tal conteúdo, fazendo-os enxergarem que a prática e a experiência são necessárias e que insucessos têm tanto valor quanto os sucessos. Segundo Saldanha, o fato de analisar os diferentes caminhos escolhidos pelos alunos e seus resultados obtidos é muito enriquecedor para a aprendizagem. Verificar o porquê que um caminho não pode ser usado, o que está incorreto, o que invalida a resposta, são atividades que devem ser desenvolvidas com a participação de todos. Tendo em vista estes aspectos, no primeiro encontro, serão trabalhadas as construções básicas: construção de retas paralelas, reta perpendicular e mediatriz. Tais construções serão utilizadas para construções elementares de números com régua e compasso. Serão trabalhadas as construções elementares de números: a+b; a-b; a.b ; a b e a.

4 4 Para as construções básicas será abordada a construção de um losango. Dado uma reta em um ponto pertencente a esta reta, é possível construir losangos com régua e compasso de duas maneiras distintas. Uma construção é tal que uma das suas diagonais pertence a reta dada; e a outra, de tal forma que um dos lados pertença a reta dada. Por meio dessa construção, das propriedades do losango e de indagações os alunos serão levados às construções de retas paralelas e perpendiculares. Dados os segmentos a e b deixaremos que os próprios participantes construam os segmentos a+b e a-b, uma vez que tal construção é simples. Agora, na construção de ab e a/b faremos referência ao teorema de Tales, observando as posições relativas de cada segmento e mostrando a importância da unidade nessas relações sem a qual x=ab seria um resultado sem significado geometricamente, pois x é um segmento e ab é uma área. Serão relembradas as relações métricas num triangulo retângulo, afim de que com essas informações e com a resolução da construção da ab o aluno seja capaz de explicar os passos dessa construção e assim construir a a. No segundo encontro, serão apresentadas construções de soluções de equação do 2º grau e de sistemas com régua e compasso. Será abordado o conceito de número construtível e apresentada o princípio básico da solução do problema de números construtíveis. Ao final, apresentaremos o problema clássico da duplicação do cubo (Silva). A partir das construções de soluções de equações do 2º Grau do tipo x²-ax+b²=0 com régua e compasso, serão mostradas duas possibilidades geométricas de interpretar a possibilidade de a equação ter ou não solução nos reais. Para a primeira possibilidade, lembramos que = a ² - 4b² que pode ser reescrito como = a² - (2b)². Geometricamente isto significa que é um dos catetos de um triângulo retângulo de hipotenusa a e outro cateto igual a 2b. Após a discussão da existência deste triângulo retângulo, podemos assim, fazer uma interpretação geométrica da solução da equação. A segunda será feita a partir da resolução da equação com régua e compasso que utiliza o fato de que R 1 R 2 =b² e R 1 +R 2 =a como ilustrado na figura abaixo, no qual AB=a:

5 5 Ao final apresentaremos o seguinte exercício de cunho motivador, visto que o mesmo passa por resolução de equação do 2º grau: Resolver o sistema formado pelas equações: x-y=a e xy=b². Atividades: As atividades serão realizadas em uma sala com quadro negro, apagador e giz. Utilizaremos réguas e compassos (30 unidades de cada) e folhas brancas para resolver os exercícios. Será produzida uma apostila com conteúdo e as atividades propostas. As atividades de cada encontro estão relacionadas abaixo: 1º encontro equivalente a uma aula de 1 hora e 30 minutos. 1. Apresentação dos autores, breve explicação do minicurso, expondo os objetivos e descrição das atividades que serão desenvolvidas durante os encontros. (Tempo estimado: 5 minutos) 2. Dando início às atividades do primeiro encontro, serão relembradas as propriedades do losango e feita a construção do mesmo de duas maneiras distintas. (Tempo estimado 30 minutos) 3. Dados dois segmentos a e b, os alunos irão construir a+b e a-b. Uma forma simples para tal construção é por transposição dos segmentos em uma reta. (Tempo estimado 10 minutos) 4. Introdução à importância da unidade para as construções de ab e a/b e construção dos mesmos. (Tempo estimado 30 minutos) 5. Apresentação de uma construção de a. (Tempo estimado 15 minutos) 2º encontro equivalente a uma aula de 1 hora e 30 minutos. 1. Construções de soluções de equação do 2º grau, apresentação de duas maneiras distintas e de sistemas com régua e compasso. (Tempo Estimado 40 minutos) 2. Apresentação do conceito de número construtível e do princípio básico da solução do problema de números construtíveis. (Tempo estimado 40 minutos) 3. Exposição do problema clássico da duplicação do cubo. (Tempo estimado 10 minutos)

6 6 Bibliografia FERREIRA, F. A., MIRANDA, D. F., Demonstrações em Geometria Euclidiana: uma sequência didática como recurso metodológico em um curso de Licenciatura de Matemática. XII Encontro Brasileiro dos Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2008, Rio Claro. (2008) SILVA, L.P. Jr; Construções Geométricas Por Régua e Compasso e Números Construtíveis f. Dissertação de Mestrado Profissional - PROFMAT, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande SALDANHA, M. A., Resolução de problemas: uma metodologia alternativa para o ensino e a aprendizagem de matemátia nas escolas do CASE, III EIEMAT Escola de Inverno de Educação Matemática, 1º Encontro Nacional PIBID Matemática WAGNER, E.; CARNEIRO, J.P.Q.; Construções Geométricas. 6ª edição. Rio de Janeiro: SBM, p. (Coleção do Professor de Matemática)

Experiências com alunos e professores sobre números construtíveis utilizando régua e compasso

Experiências com alunos e professores sobre números construtíveis utilizando régua e compasso Experiências com alunos e professores sobre números construtíveis utilizando régua e compasso Angélica Felix Laurindo Silva Universidade de Brasília Brasil angelicacqd@gmail.com João Paulo dos Santos Universidade

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA E DESENHO GEOMÉTRICO PERÍODO: 2 O. DISCIP. OBRIGATÓRIA ( X )

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA E DESENHO GEOMÉTRICO PERÍODO: 2 O. DISCIP. OBRIGATÓRIA ( X ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA COLEGIADO DO CURSO DE MATEMÀTICA PLANO DE CURSO DISCIPLINA: GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA E DESENHO GEOMÉTRICO PERÍODO: 2 O. DISCIP. OBRIGATÓRIA

Leia mais

Uma introdução histórica 1

Uma introdução histórica 1 A U L A Uma introdução histórica Meta da aula Apresentar alguns problemas clássicos que motivaram as estruturas algébricas modernas que formam o conteúdo do curso de Álgebra II. objetivos Ao final desta

Leia mais

Programa da Disciplina

Programa da Disciplina INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras Diretoria de Ensino / Coord. do Curso

Leia mais

Expressões Algébricas

Expressões Algébricas META: Resolver geometricamente problemas algébricos. AULA 11 OBJETIVOS: Introduzir a 4 a proporcional. Construir segmentos que resolvem uma equação algébrica. PRÉ-REQUISITOS O aluno deverá ter compreendido

Leia mais

PROBLEMA PLATEAU: SUPERFÍCIES MÍNIMAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS

PROBLEMA PLATEAU: SUPERFÍCIES MÍNIMAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS ANAIS PROBLEMA PLATEAU: SUPERFÍCIES MÍNIMAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS FERREIRA, Micaelli Teodoro Estudante do Curso de Matemática, bolsista (IC-FA) - ILACVN - UNILA; E-mail: mt.ferreira.2016@aluno.unila.edu.br;

Leia mais

Desenho Técnico e CAD Geometria Plana Desenho Geométrico. Geometria Plana Desenho Geométrico. Geometria Plana Desenho Geométrico

Desenho Técnico e CAD Geometria Plana Desenho Geométrico. Geometria Plana Desenho Geométrico. Geometria Plana Desenho Geométrico Desenho Técnico e CAD Prof. Luiz Antonio do Nascimento Engenharia Ambiental 3º Semestre Geometria: é a parte da Matemática que estuda o espaço e as figuras que o ocupam. Pode ser dividida em: : as figuras

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA:

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: ANO LETIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período Metas / Objetivos Conceitos / Conteúdos Aulas Previstas Números e

Leia mais

:: PIBID - MAT - UFRGS

:: PIBID - MAT - UFRGS :: PIBID - MAT - UFRGS :: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Instituto de Matemática e Estatística (IME) Departamento de Matemática Pura e Aplicada (DMPA) Plano de trabalho desenvolvido

Leia mais

10 BIBLIOGRAFIA. Acesso em 16 janeiro 2014.

10 BIBLIOGRAFIA. Acesso em 16 janeiro 2014. 10 BIBLIOGRAFIA [1] BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC, 1997. [2] CARVALHO J. P. de. Os três problemas clássicos

Leia mais

Construções com Régua e Compasso: Os Problemas Clássicos da Matemática Grega

Construções com Régua e Compasso: Os Problemas Clássicos da Matemática Grega Construções com Régua e Compasso: Os Problemas Clássicos da Matemática Grega Lúcio Fassarella Universidade Federal do Espírito Santo lucio.fassarella@ufes.br June 19, 2018 Lúcio Fassarella (UFES) Construções

Leia mais

7.º Ano. Planificação Matemática 2016/2017. Escola Básica Integrada de Fragoso 7.º Ano

7.º Ano. Planificação Matemática 2016/2017. Escola Básica Integrada de Fragoso 7.º Ano 7.º Ano Planificação Matemática 201/2017 Escola Básica Integrada de Fragoso 7.º Ano Geometria e medida Números e Operações Domínio Subdomínio Conteúdos Objetivos gerais / Metas Números racionais - Simétrico

Leia mais

ENSINO BÁSICO. ESCOLA: Secundária Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: Matemática ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS AULAS PREVISTAS

ENSINO BÁSICO. ESCOLA: Secundária Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: Matemática ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS AULAS PREVISTAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA: Secundária Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: Matemática ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES

Leia mais

Geometria e Medida: Figuras Geométricas

Geometria e Medida: Figuras Geométricas ANO LETIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 2º Período Metas / Objetivos Conceitos / Conteúdos Aulas Previstas Geometria

Leia mais

7º Ano. Planificação Matemática 2014/2015. Escola Básica Integrada de Fragoso 7º Ano

7º Ano. Planificação Matemática 2014/2015. Escola Básica Integrada de Fragoso 7º Ano 7º Ano Planificação Matemática 2014/2015 Escola Básica Integrada de Fragoso 7º Ano Domínio Subdomínio Conteúdos Objetivos gerais / Metas Números e Operações Números racionais - Simétrico da soma e da diferença

Leia mais

Construções Possíveis

Construções Possíveis META: Identificar construçõs possíveis. OBJETIVOS: Dividir o círculo em partes iguais. Apresentar critérios de construtibilidade. Entender porque os problemas clássicos não possuem solução. Construir polígonos

Leia mais

PLANEJAMENTOS ANUAIS

PLANEJAMENTOS ANUAIS ESTADO DO MARANHÃO UNIDADE REGIONAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS CENTRO DE ENSINO GOV. JOÃO CASTELO-PASTOS BONS PLANEJAMENTOS ANUAIS ANO LETIVO: 2016 DISCIPLINAS: TURNO(S): TURMAS: PROFESSOR: PLANO ANUAL DE ENSINO

Leia mais

LUGARES GEOMÉTRICOS Geometria Euclidiana e Desenho Geométrico PROF. HERCULES SARTI Mestre

LUGARES GEOMÉTRICOS Geometria Euclidiana e Desenho Geométrico PROF. HERCULES SARTI Mestre LUGARES GEOMÉTRICOS Geometria Euclidiana e Desenho Geométrico PROF. HERCULES SARTI Mestre Lugar Geométrico Lugar geométrico é uma figura cujos pontos e somente eles satisfazem determinada condição. Todos

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 7.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 7.º ANO DE MATEMÁTICA 7.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de multiplicar e dividir números racionais relativos. No domínio da Geometria e Medida,

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 7.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 7.º ANO DE MATEMÁTICA - 7.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de multiplicar e dividir números racionais relativos. No domínio da Geometria e Medida,

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Rio Grande CAPÍTULO 4 GEOMETRIA ANALÍTICA

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Rio Grande CAPÍTULO 4 GEOMETRIA ANALÍTICA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Rio Grande CAPÍTULO 4 GEOMETRIA ANALÍTICA 4. Geometria Analítica 4.1. Introdução Geometria Analítica é a parte da Matemática,

Leia mais

Palavras-chave: Competências; habilidades; resolução de problemas.

Palavras-chave: Competências; habilidades; resolução de problemas. AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA: TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Camilla da Rosa Leandro (Bolsista PUIC) 1 Diva Marília Flemming (Profa. Orientadora) 2 INTRODUÇÃO Na Educação é frequente,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL: ANO LETIVO 2013/2014 DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7 º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL: ANO LETIVO 2013/2014 DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7 º ANO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS ÁREA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL: ANO LETIVO 2013/2014 DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7 º ANO CALENDARIZAÇÃO DO ANO LETIVO Período Início Fim Nº Semanas

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 9º Ano do Ensino Fundamental. 3º Bimestre 2012 PLANO DE TRABALHO

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 9º Ano do Ensino Fundamental. 3º Bimestre 2012 PLANO DE TRABALHO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA 9º Ano do Ensino Fundamental 3º Bimestre 2012 PLANO DE TRABALHO Cursista: SHEYLA DA SILVA MARTINS Tarefa 2: Círculo, Circunferência e Razões Trigonométricas

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA (1º SEMESTRE) 9º ANO. Introdução Potenciação. Radiciação

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA (1º SEMESTRE) 9º ANO. Introdução Potenciação. Radiciação ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA (1º SEMESTRE) 9º ANO Nome: Nº - Série/Ano Data: / / 2017. Professor(a): Cauê / Yuri / Marcello / Diego / Rafael Os conteúdos essenciais do semestre. ÁLGEBRA: Capítulo

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DA MATEMÁTICA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO LIETH MARIA MAZIERO

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DA MATEMÁTICA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO LIETH MARIA MAZIERO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DA MATEMÁTICA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO LIETH MARIA MAZIERO Produto Final da Dissertação apresentada à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leia mais

Geometria Dinâmica e a lei dos cossenos Marcus Alexandre Nunes e Maria Alice Gravina (publicado na Revista do Professor de Matemática, No.

Geometria Dinâmica e a lei dos cossenos Marcus Alexandre Nunes e Maria Alice Gravina (publicado na Revista do Professor de Matemática, No. Geometria Dinâmica e a lei dos cossenos Marcus Alexandre Nunes e Maria Alice Gravina (publicado na Revista do Professor de Matemática, No. 52) Todos nós, professores, sabemos o quanto é difícil despertar

Leia mais

1. Posição de retas 11 Construindo retas paralelas com régua e compasso 13

1. Posição de retas 11 Construindo retas paralelas com régua e compasso 13 Sumário CAPÍTULO 1 Construindo retas e ângulos 1. Posição de retas 11 Construindo retas paralelas com régua e compasso 13 2. Partes da reta 14 Construindo segmentos congruentes com régua e compasso 15

Leia mais

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS E DEMONSTRAÇÕES nível 2

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS E DEMONSTRAÇÕES nível 2 Prof. Élio Mega ONSTRUÇÕES GEOMÉTRIS E DEMONSTRÇÕES nível 2 partir do século V a, os matemáticos gregos desenvolveram uma parte da Matemática, intimamente ligada à Geometria, conhecida como onstruções

Leia mais

Como um Matemático Embrulha Presentes?

Como um Matemático Embrulha Presentes? 1 Como um Matemático Embrulha Presentes? Juliana Cordeiro da Cunha, Universidade de Brasília, julianapndeath@gmail.com Raquel Carneiro Dörr, Universidade de Brasília, raqueldoerr@gmail.com Resumo Esta

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período ANO LETIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período Metas / Objetivos Conceitos / Conteúdos Aulas Previstas Números e

Leia mais

Construções Elementares

Construções Elementares META: Introduzir as principais construções elementares. AULA 10 OBJETIVOS: Introduzir as construções elementares. Resolver problemas práticos. PRÉ-REQUISITOS Para um melhor aproveitamento o aluno deverá

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA PARFOR PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM I IDENTIFICAÇÃO: PROFESSOR (A)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA Terceira Etapa do Processo Seletivo Estendido 2011 PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA Terceira Etapa do Processo Seletivo Estendido 2011 PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA Terceira Etapa do Processo Seletivo Estendido 2011 PLANO DE ENSINO Disciplina: Introdução ao Cálculo Ementa Conjuntos numéricos: números

Leia mais

PLANO ANUAL DE DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL

PLANO ANUAL DE DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEDUC E.E.E.F.M. MARIA ARLETE TOLEDO Rua Ana Néri - n 6361 - fone: 3321 3876 PLANO ANUAL DE DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL Não há ramo

Leia mais

II CÓDIGO: SÉRIE / FASE DO CURSO:2ª

II CÓDIGO: SÉRIE / FASE DO CURSO:2ª PLANO DE ENSINO CURSO: Matemática Licenciatura MODALIDADE: Presencial DISCIPLINA:Fundamentos Matemáticos II CÓDIGO: SÉRIE / FASE DO CURSO:2ª fase SEMESTRE LETIVO: 2016/2 CARGA HORARIA SEMESTRAL/ SEMANAL:

Leia mais

Universidade Federal do Amazonas. Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente PLANO DE ENSINO

Universidade Federal do Amazonas. Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente PLANO DE ENSINO CURSO: Ciências Matemática e Física PROFESSOR (A): Leonardo Dourado de Azevedo Neto TURMA: 01 PERÍODO LETIVO: 2012/1 CÓDIGO DA DISCIPLINA: IAM5 DADOS SOBRE A DISCIPLINA DISCIPLINA PRÉ REQUISITO Construções

Leia mais

Como um matemático embrulha presentes gastando pouco material?

Como um matemático embrulha presentes gastando pouco material? Como um matemático embrulha presentes gastando pouco material? Juliana Cordeiro da Cunha Universidade de Brasília Brasil julianapndeath@gmail.com Raquel Carneiro Dörr Universidade de Brasília Brasil raqueldoerr@gmail.com

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO EM GEOMETRIA: UMA ABORDAGEM POR MEIO DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS

DEMONSTRAÇÃO EM GEOMETRIA: UMA ABORDAGEM POR MEIO DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS na Contemporaneidade: desafios e possibilidades DEMONSTRAÇÃO EM GEOMETRIA: UMA ABORDAGEM POR MEIO DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS Gilson Bispo de Jesus UFRB/EMFOCO gilson@ufrb.edu.br Resumo Este minicurso tem

Leia mais

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS E DEMONSTRAÇÕES nível 1

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS E DEMONSTRAÇÕES nível 1 Prof. Élio Mega ONSTRUÇÕES GEOMÉTRIS E DEMONSTRÇÕES nível 1 partir do século V a, os matemáticos gregos desenvolveram uma parte da Matemática, intimamente ligada à Geometria, conhecida como onstruções

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA Terceira Etapa do Processo Seletivo Estendido 2010 Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA Terceira Etapa do Processo Seletivo Estendido 2010 Plano de Ensino UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA Terceira Etapa do Processo Seletivo Estendido 2010 Plano de Ensino Disciplina: Introdução ao Cálculo Ementa Conjuntos numéricos: números

Leia mais

Planificação de Matemática 7º ano. Ano letivo: 2014/15

Planificação de Matemática 7º ano. Ano letivo: 2014/15 Planificação 7º ano Ano letivo: 0/5.º Período: Capítulo - Números racionais Domínio: Números e operações (NO). Álgebra (ALG) Total previstas: 65 Apresentação e avaliação : Momentos avaliação: 6 Autoavaliação:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Jaqueline Gomides da Costa Técnico Integrado em Informática para

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 METAS DE APRENDIZAGEM: Multiplicar e dividir

Leia mais

Av. João Pessoa, 100 Magalhães Laguna / Santa Catarina CEP

Av. João Pessoa, 100 Magalhães Laguna / Santa Catarina CEP Disciplina: Matemática Curso: Ensino Médio Professor(a): Flávio Calônico Júnior Turma: 3ª Série E M E N T A II Trimestre 2013 Conteúdos Programáticos Data 21/maio 28/maio Conteúdo FUNÇÃO MODULAR Interpretação

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 017/018 PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO DISCIPLINA: Matemática ANO: 7º Total de aulas previstas: 1 Unidades Temáticas Conteúdos Descritores N.º Aulas Avaliação Primeiro período 7 aulas Todos os instrumentos

Leia mais

Projeto Pedagógico do Curso. de Formação Inicial e Continuada (FIC) em. Matemática Básica. Modalidade: presencial

Projeto Pedagógico do Curso. de Formação Inicial e Continuada (FIC) em. Matemática Básica. Modalidade: presencial Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Matemática Básica Modalidade: presencial Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Matemática Básica Modalidade:

Leia mais

Algumas sugestões para a gestão curricular do Programa e Metas curriculares de Matemática do 3º ciclo

Algumas sugestões para a gestão curricular do Programa e Metas curriculares de Matemática do 3º ciclo Algumas sugestões para a gestão curricular do Programa e Metas curriculares de Matemática do 3º ciclo No seguimento da análise das Orientações de Gestão Curricular para o Programa e Metas Curriculares

Leia mais

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO MATEMÁTICA Maio de º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO MATEMÁTICA Maio de º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO MATEMÁTICA Maio de 2018 Prova de 2018 7.º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as caraterísticas da prova extraordinária

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA PARFOR PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM I IDENTIFICAÇÃO: PROFESSOR (A)

Leia mais

Programação Acadêmica de 2011 Semestre 1

Programação Acadêmica de 2011 Semestre 1 Programação Acadêmica de 2011 Semestre 1 U = Unidade (Em cada semana haverá duas unidades a serem estudadas para cada disciplina) P = Aula Presencial A programação de cada disciplina prevê 12 aulas presenciais

Leia mais

2ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

2ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 2ª Ana e Eduardo 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 2 Foco: Os conjuntos numéricos. Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS MATA NORTE ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES TESTE SELETIVO Anexo IV PROGRAMAS

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS MATA NORTE ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES TESTE SELETIVO Anexo IV PROGRAMAS Anexo IV PROGRAMAS 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (antiga 5ª série) Língua Portuguesa 1. LEITURA, COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS, CONTEÚDOS GRAMATICAIS. 1.1. Leitura e compreensão de diferentes tipos de

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA PARFOR PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM I IDENTIFICAÇÃO: PROFESSOR (A)

Leia mais

Lista 5. Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 4.1, pág. 147 em diante.

Lista 5. Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 4.1, pág. 147 em diante. MA13 Exercícios das Unidades 8, 9 e 10 2014 Lista 5 Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 4.1, pág. 147 em diante. 1) As retas r, s e t são paralelas com s entre r e t. As transversais

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º

Leia mais

CONSTRUINDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS E ALGÉBRICOS ATRAVÉS DA LUDICIDADE

CONSTRUINDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS E ALGÉBRICOS ATRAVÉS DA LUDICIDADE CONSTRUINDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS E ALGÉBRICOS ATRAVÉS DA LUDICIDADE Justificativa Autores: Antônio Vital Kalline Stéfani Leandro Novais Mônica Cunha No final dos anos 60 e início dos anos 70, surge como

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 1.º Período Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 7.º ANO ANO LETIVO 2016/17 Números Racionais Números e operações NO7 Números racionais - Simétrico da soma

Leia mais

UMA PROPOSTA DIDÁTICA DO USO DO GEOGEBRA NAS AULAS DE GEOMETRIA

UMA PROPOSTA DIDÁTICA DO USO DO GEOGEBRA NAS AULAS DE GEOMETRIA UMA PROPOSTA DIDÁTICA DO USO DO GEOGEBRA NAS AULAS DE GEOMETRIA José Hélio Henrique de Lacerda (PIBIC/MATEMÁTICA/UEPB) heliohlacerda@gmail.com Helder Flaubert Lopes de Macêdo (MATEMÁTICA/UEPB) helderflm@gmail.com

Leia mais

Portal da OBMEP. Material Teórico - Módulo de Geometria Anaĺıtica 1. Terceiro Ano - Médio

Portal da OBMEP. Material Teórico - Módulo de Geometria Anaĺıtica 1. Terceiro Ano - Médio Material Teórico - Módulo de Geometria Anaĺıtica 1 Equação da Reta Terceiro Ano - Médio Autor: Prof Angelo Papa Neto Revisor: Prof Antonio Caminha M Neto 1 Condição de alinhamento de três pontos Consideremos

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Geometria Anaĺıtica 1. Terceiro Ano - Médio. Autor: Prof. Angelo Papa Neto Revisor: Prof. Antonio Caminha M.

Material Teórico - Módulo de Geometria Anaĺıtica 1. Terceiro Ano - Médio. Autor: Prof. Angelo Papa Neto Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Material Teórico - Módulo de Geometria Anaĺıtica 1 Equação da Reta Terceiro Ano - Médio Autor: Prof Angelo Papa Neto Revisor: Prof Antonio Caminha M Neto 1 Condição de alinhamento de três pontos Consideremos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. NOME DA DISCIPLINA: Desenho Geométrico CÓDIGO: 52 EMENTA

PLANO DE ENSINO. NOME DA DISCIPLINA: Desenho Geométrico CÓDIGO: 52 EMENTA PLANO DE ENSINO NOME DA DISCIPLINA: Desenho Geométrico CÓDIGO: 52 CURSO: Licenciatura em Matemática SEMESTRE: 5º PRÉ-REQUISITO: Matemática para o Ensino Fundamental CARGA HORÁRIA TEÓRICA: 16h / 20 aulas

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Matemática Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Matemática FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( X ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( X ) Presencial

Leia mais

O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS REGULARES. GT 01 Educação matemática no ensino fundamental: anos iniciais e anos finais

O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS REGULARES. GT 01 Educação matemática no ensino fundamental: anos iniciais e anos finais O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS REGULARES GT 01 Educação matemática no ensino fundamental: anos iniciais e anos finais Iguaracy Medeiros dos Santos, UFRN, iguaramedeiros@gmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 120 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA Registros Dinâmicos de Representação e Aprendizagem de Conceitos de

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA OBTENÇÃO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS DE FUNÇÕES SUJEITO Á RESTRIÇÕES Educação Matemática no Ensino Superior GT 12 RESUMO

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA OBTENÇÃO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS DE FUNÇÕES SUJEITO Á RESTRIÇÕES Educação Matemática no Ensino Superior GT 12 RESUMO A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA OBTENÇÃO DE MÁXIMOS E MÍNIMOS DE FUNÇÕES SUJEITO Á RESTRIÇÕES Educação Matemática no Ensino Superior GT 1 RESUMO Neste trabalho, apresentaremos uma proposta de estudo

Leia mais

TEOREMA DE PITÁGORAS. TUTORA: Maria Claudia Padilha Tostes. CURSISTA: Eunice Marinho Santos GRUPO 1

TEOREMA DE PITÁGORAS. TUTORA: Maria Claudia Padilha Tostes. CURSISTA: Eunice Marinho Santos GRUPO 1 TEOREMA DE PITÁGORAS TUTORA: Maria Claudia Padilha Tostes CURSISTA: Eunice Marinho Santos GRUPO 1 Introdução: Matemático e filósofo grego, Pitágoras viveu por volta de 572 a.c. Pitágoras foi um matemático

Leia mais

S E C G SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOÂN IA

S E C G SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOÂN IA PROJETO DE EXTENSÃO NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA BÁSICA Nivelamento em matemática básica PROPOSTA DE TRABALHO É uma proposta que visa levar o aluno a ter um melhor aproveitamento nas disciplinas que envolvem

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual. Ano Letivo 2017/2018 Matemática- 3º Ciclo 9º Ano

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual. Ano Letivo 2017/2018 Matemática- 3º Ciclo 9º Ano CONHECIMENTO DE FACTOS E DE PROCEDIMENTOS. RACIOCÍNIO MATEMÁTICO. COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. A MATEMÁTICA COMO UM TODO COERENTE. Reconhecer propriedades da relação de ordem em IR.

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

Construção dos Poliedros: Cubo e Tetraedro e suas Aplicações

Construção dos Poliedros: Cubo e Tetraedro e suas Aplicações Construção dos Poliedros: Cubo e Tetraedro e suas Aplicações Rita de Cássia Pavani Lamas, Departamento de Matemática, IBILCE-UNESP rita@ibilce.unesp.br Uma aplicação da congruência de triângulos e polígonos

Leia mais

Explorando construções de cônicas *

Explorando construções de cônicas * Explorando construções de cônicas * João Calixto Garcia e Vanderlei Marcos do Nascimento 03 de março de 2014 Resumo O assunto Construções Geométricas mostra-se um belo instrumento para o ensino da Matemática.

Leia mais

Material Teórico - Módulo: Vetores em R 2 e R 3. Módulo e Produto Escalar - Parte 2. Terceiro Ano - Médio

Material Teórico - Módulo: Vetores em R 2 e R 3. Módulo e Produto Escalar - Parte 2. Terceiro Ano - Médio Material Teórico - Módulo: Vetores em R 2 e R 3 Módulo e Produto Escalar - Parte 2 Terceiro Ano - Médio Autor: Prof. Angelo Papa Neto Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto Nesta segunda parte, veremos

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DE IRRACIONALIDADE DE ALGUNS NÚMEROS USANDO DOBRADURAS

DEMONSTRAÇÃO DE IRRACIONALIDADE DE ALGUNS NÚMEROS USANDO DOBRADURAS DEMONSTRAÇÃO DE IRRACIONALIDADE DE ALGUNS NÚMEROS USANDO DOBRADURAS Caio Antony de Matos Andrade (1); Ismael Sandro da Silva (2); Daniel Cordeiro de Morais Filho (3) 1 - Bolsista do Grupo PET-Matemática

Leia mais

PET FÍSICA GEOMETRIA ANALÍTICA TATIANA MIRANDA DE SOUZA JOSE CARLOS DE MORAES SILVA FREDERICO ALAN DE OLIVEIRA CRUZ

PET FÍSICA GEOMETRIA ANALÍTICA TATIANA MIRANDA DE SOUZA JOSE CARLOS DE MORAES SILVA FREDERICO ALAN DE OLIVEIRA CRUZ PET FÍSICA GEOMETRIA ANALÍTICA Aula 9 TATIANA MIRANDA DE SOUZA JOSE CARLOS DE MORAES SILVA FREDERICO ALAN DE OLIVEIRA CRUZ AGRADECIMENTOS Esse material foi produzido com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS. Palavras-chave: Investigação; teorema de Pitágoras; Materiais manipuláveis.

DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS. Palavras-chave: Investigação; teorema de Pitágoras; Materiais manipuláveis. DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS Anelize de Angelis Huss ne_huss@hotmail.com André Luiz Steigenberger andre_alst@hotmail.com Victor Hugo dos Santos Gois victor.gois28@hotmail.com

Leia mais

Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ. Matemática 3º Ano - 3º Bimestre / Plano de Trabalho. Geometria Analítica. Tarefa 2

Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ. Matemática 3º Ano - 3º Bimestre / Plano de Trabalho. Geometria Analítica. Tarefa 2 Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ Matemática 3º Ano - 3º Bimestre / 2014 Plano de Trabalho Geometria Analítica Tarefa 2 Cursista: Jocimar de Avila Tutora: Danúbia 1 S u m á r i o Introdução.....................................

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA PARFOR PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM I IDENTIFICAÇÃO: PROFESSOR (A)

Leia mais

MATERIAL MANIPULÁVEL PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS COMPLEXOS: O GEOPLEXO

MATERIAL MANIPULÁVEL PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS COMPLEXOS: O GEOPLEXO MATERIAL MANIPULÁVEL PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS COMPLEXOS: O GEOPLEXO Alexandre Adriano Bernardi UTFPR Pato Branco aabernardi@gmail.com Fredy Maglorio Sobrado Suárez UTFPR Pato Branco fredy@utfpr.edu.br

Leia mais

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS UTILIZANDO RÉGUA E COMPASSO: UMA PROPOSTA EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE GEOMETRIA PLANA

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS UTILIZANDO RÉGUA E COMPASSO: UMA PROPOSTA EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE GEOMETRIA PLANA CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS UTILIZANDO RÉGUA E COMPASSO: UMA PROPOSTA EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE GEOMETRIA PLANA Eduardo Gomes Lopes; Anderson Rodrigo Oliveira da Silva; Thiago Olímpio Silva; Instituto Federal

Leia mais

O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA MATEMÁTICA Apresentação: Pôster Geovana Medeiros 1 ; Marcos Leonan 2 ; Francismar Holanda 3

O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA MATEMÁTICA Apresentação: Pôster Geovana Medeiros 1 ; Marcos Leonan 2 ; Francismar Holanda 3 O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA MATEMÁTICA Apresentação: Pôster Geovana Medeiros 1 ; Marcos Leonan 2 ; Francismar Holanda 3 Introdução O interesse por essa temática deriva das dificuldades tanto

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual. Ano Letivo 2016/17 Matemática- 3º Ciclo 9º Ano

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual. Ano Letivo 2016/17 Matemática- 3º Ciclo 9º Ano Reconhecer propriedades da relação de ordem em IR. Definir intervalos de números reais. Operar com valores aproximados de números reais. Resolver inequações do 1.º grau. CONHECIMENTO DE FACTOS E DE PROCEDIMENTOS.

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Prof a. Dr a. Julhane A. Thomas

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Geometria Plana

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Geometria Plana Curso 1503 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0007203A - Geometria Plana Docente(s) Luiz Henrique da Cruz Silvestrini Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ Matemática 3ºE.M 3º Bimestre/2013 Plano de Trabalho 2 Geometria Analítica Tarefa 2 Cursista: Vinícius Bento Ferro Tutora: Maria

Leia mais

1ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

1ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 1ª Ana e Eduardo 8º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 1 Foco: Leitura Compreender e utilizar textos, selecionando dados, tirando conclusões, estabelecendo relações,

Leia mais

Geometria Analítica. Geometria Analítica Geometria É importante compreender a geometria, para dar resposta a questões como: 15/08/2012

Geometria Analítica. Geometria Analítica Geometria É importante compreender a geometria, para dar resposta a questões como: 15/08/2012 Prof. Luiz Antonio do Nascimento luiz.anascimento@sp.senac.br www.lnascimento.com.br Geometria A Geometria é um ramo da matemática preocupado com questões de forma, tamanho e posição relativa de figuras

Leia mais

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Pontos Positivos Os pontos positivos foram verificados quando começamos com o uso das ferramentas tecnológicas onde melhorou a motivação consequentemente melhorando

Leia mais

Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo Moita. Escola Básica 2º e 3º Ciclos Fragata do Tejo

Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo Moita. Escola Básica 2º e 3º Ciclos Fragata do Tejo Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo Moita Escola Básica 2º e 3º Ciclos Fragata do Tejo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E PERFIL DAS APRENDIZAGENS PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 2.º e 3.º Ciclos 2016-2017 Índice

Leia mais

x. 20= x= 40 = 35 y

x. 20= x= 40 = 35 y 20 25 = 28 x x. 20= 25.28 x= 25.28 20 x = 35. Resolvendo a medida y agora, vimos que x = 35, logo o raciocínio é, 25 40 = x y 25 40 = 35 y 25.y = 40.35 y= 40.35 30 y = 56. Exemplo-03. Ao executar a fiação

Leia mais

Teorema de Pitágoras Roberto de Oliveira

Teorema de Pitágoras Roberto de Oliveira FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ Colégio: CIEP 302 CHARLES DICKENS Professor: ROBERTO DE OLIVEIRA Matrículas: 09602046/ 09721721 Série: 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Leia mais

MATEMÁTICA. A é a matriz inversa de A.

MATEMÁTICA. A é a matriz inversa de A. MATEMÁTICA 41 - O estado do Paraná tem uma área de aproximadamente 200.000 km 2. Atualmente, em quatro milhões de hectares do estado se planta soja, sendo que um grão de soja ocupa um volume de 1 cm 3.

Leia mais

Produtos Notáveis. 2 Proposta de ensino Proposta da atividade: O Quadrado da soma Quadrado da diferença. 4

Produtos Notáveis. 2 Proposta de ensino Proposta da atividade: O Quadrado da soma Quadrado da diferença. 4 Programa de Iniciação a Docência em Matemática (UEM 2010)- Outubro 9: 1 9. c PIBID-MAT www.dma.uem.br/pibid Produtos Notáveis Priscila Costa Ferreira de Jesus e Tatiane Oliveira Santos Resumo: Neste trabalho

Leia mais

Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 3º ano Geometria Analítica

Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 3º ano Geometria Analítica Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 3º ano Geometria Analítica Tarefa 02 Cursista: Maria Amelia de Moraes Corrêa Tutora: Maria Cláudia Padilha Tostes 1 S u m

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Águeda Escola Básica Fernando Caldeira

Agrupamento de Escolas de Águeda Escola Básica Fernando Caldeira Agrupamento de Escolas de Águeda Escola Básica Fernando Caldeira Currículo da disciplina de Matemática - 7ºano Unidade 1 Números inteiros Propriedades da adição de números racionais Multiplicação de números

Leia mais

ESCOLA EB 2,3 DR. ANTÓNIO CHORA BARROSO ANO LETIVO 2013/2014. Planificação a Longo Prazo. Matemática 7º ano

ESCOLA EB 2,3 DR. ANTÓNIO CHORA BARROSO ANO LETIVO 2013/2014. Planificação a Longo Prazo. Matemática 7º ano ESCOLA EB 2,3 DR. ANTÓNIO CHORA BARROSO ANO LETIVO 203/204 Planificação a Longo Prazo Matemática 7º ano Finalidades, organização temporal e avaliação Grupo Disciplinar 500 Departamento de Matemática e

Leia mais

O Cálculo Desenhado. A poética dos números. Autora: Mariane Brito Azevedo Borges

O Cálculo Desenhado. A poética dos números. Autora: Mariane Brito Azevedo Borges O Cálculo Desenhado A poética dos números Autora: Mariane Brito Azevedo Borges (mariane.azevedo@eba.ufrj.br) Coautora: Beatriz dos Ramos Pinto (bia_rp1@yahoo.com.br) 1 Introdução Atualmente, observa-se

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Grupo 500 Planificação Anual / Critérios de Avaliação Disciplina: Matemática _ 9.º ano 2016 / 2017 Início Fim

Leia mais

OFICINA UMA NOVA ABORDAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS: APLICAÇÕES, DESAFIOS E DEMONSTRAÇÕES.

OFICINA UMA NOVA ABORDAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS: APLICAÇÕES, DESAFIOS E DEMONSTRAÇÕES. Luing Argôlo Santos (UESC) discipuluing@yahoo.com.br OFICINA UMA NOVA ABORDAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS: APLICAÇÕES, DESAFIOS E DEMONSTRAÇÕES. Público alvo: Professores da educação básica, graduados e

Leia mais