Requisitos obrigatórios para ser competitivo no atual mercado.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Requisitos obrigatórios para ser competitivo no atual mercado."

Transcrição

1 Requisitos obrigatórios para ser competitivo no atual mercado.

2 Farmacêutico/Farmacista: Rodrigo Antônio Magalhães FORMAÇÃO ACADÊMICA Farmacêutico Bioquímico formado pela Universidade Federal de Goiás em Pós-graduado com M.B.A. em Gestão Avançada de Varejo Farmacêutico. Pós-graduação em Administração de Empresas e Docência de Nível Superior. Especialista em Manipulação Magistral Alopática e em Homeopatia. Mestrando executivo em Administração de Empresas (em andamento). EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Atual fundador e Diretor Geral do Instituto BULLA/ADTEC (Softwares, Cursos e Consultorias, em Administração Farmacêutica). Atual Diretor e Proprietário das Farmácias Cristo Redentor (Drogarias) e Farmácia Santa Fórmula (Farmácia de Manipulação), situadas no Sudoeste Goiano. Proprietário de Farmácia desde Atual Vice-Presidente da SBFC-GO (Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária Estado Goiás). Ex-Diretor e fundador da Rede Econômica de Farmácias do Sudoeste Goiano com mais de 100 Farmácias Filiadas (até 2008). Integrante da Comissão Técnica (G.T.) em Farmácia Comunitária do Conselho Federal de Farmácia (COMFAR-CFF). Ex-Fundador e Diretor das Farmácias Drogavida, Drogafarma e Drogarias Rio Preto. Foi consultor técnico do SEBRAE-Go por vários anos ( ). Foi colaborador da Universidade Martins de Varejo (Martins Atacadista). Vasta experiência prática e teórica em Administração Farmacêutica e em Planejamento Tributário e Contábil para farmácias e drogarias.

3 Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad FORMAÇÃO ACADÊMICA Farmacêutico com Habilitação em Farmácia Industrial pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás MBA em Gestão Avançada de Varejo Farmacêutico pela Gama Filho - RJ MBA Executivo em Liderança e Gestão Empresarial pelo IPOG (em andamento) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Atual Diretor do Instituto BULLA Empresa especializada em Varejo Farmacêutico que presta serviços de consultoria, capacitação e soluções voltadas para o mercado. Pharma & Cia 15 anos, onde ocupei a Diretoria Comercial da empresa. Integrante da Grupo de Trabalho sobre Farmácia do Conselho Federal de Farmácia Consultor de empresas e Palestrante para o Mercado Farmacêutico Professor das Faculdades Oswaldo Cruz nas disciplinas de Gestão de Farmácias e Drogarias e Marketing Aplicado ao Mercado Farmacêutico. Coordenador da Pós-graduação em Assuntos Regulatórios com Ênfase em Registro de Produtos - Incursos Conselheiro do Conselho Regional de Farmácia de Goiás Empresário, palestrante e consultor de varejo farmacêutico. Nos últimos anos ministrou cursos, palestras e consultorias em todos os Estados da Federação.

4

5 OBJETIVO DESTA APRESENTAÇÃO: Falhas comuns que ocorrem no funcionamento de Sistemas Informatizados (software) para Farmácias/Drogaria. Quais são os requisitos obrigatórios para ser competitivo no atual mercado. Tomada de Decisão

6 Administração (Gestão) >>> Executivo >>> Atendimento ao Ciclo de Negócios>>Sistemas Informatizados... Permite ser Profissional da Saúde >>>> Atendimento ao Paciente.

7 Passo a Passo para obter todo o material do Curso

8 Acesse:

9

10

11

12 Chave (Senha) de Acesso ao material do curso Presencial Goiânia (GO):

13 Para Reflexão Por que utilizo um Sistema Informatizado (software) em minha Farmácia/Drogaria? Palestrante: Prof. Farmacêutico Rodrigo Magalhães.

14 Por que preciso disto na minha Farmácia/Drogaria? Sistema gera Custos!! Por que sempre que preciso não consigo os dados que necessito... Serve só pra tirar Cupom Fiscal? É um Investimento ou uma Despesa? Vai gerar mais problemas ou trazer soluções? Os dados que o sistema mostra estão corretos? Como escolher um sistema (software)?

15 O problema Operações Internas Físicas 1) Compras 2) Entradas de Produtos 3) Estoque (Controle) 4) Financeiro 5) Vendas 6) Caixas 7) Crediário 8) Contabilidade 9) Administrativo (Diretoria) Sincronia Sistema Informatizado (Software) 1) Função de Reproduzir as Operações Físicas Internas Eletronicamente. 2) Gerar dados de cada Operação Interna.

16

17 Software em Casca: sem processos mapeados Software com mapeamento de processos conforme empresa SOFTWARES PARA FARMÁCIAS/DROGARIAS EXISTENTES NO MERCADO: Dois Grupos de softwares que são comercializados para Farmácias ou Drogarias: Não atende a Pequena e Média Farmácia/Drogaria Ineficiente: Baixo Custo Eficiente: Alto Custo

18 Deverá sempre haver Estudo de Fluxos Operacionais para desenvolvimento dos Sistemas Informatizados (software): Fluxo Operacional de Compra de Produtos:

19 Exemplos de Estudo de Fluxos Operacionais para desenvolvimento dos Sistemas Informatizados (software): Fluxo Operacional de Entrada de Produtos:

20 Exemplos de Estudo de Fluxos Operacionais para desenvolvimento dos Sistemas Informatizados (software): Fluxo Operacional de Estoque:

21 Exemplos de Estudo de Fluxos Operacionais para desenvolvimento dos Sistemas Informatizados (software): Fluxo Operacional de Venda de Produtos:

22 MATRIZ DE ADERÊNCIA: FORMA TÉCNICA PARA ESCOLHA DE UM SISTEMA PARA FARMÁCIA/DROGARIA ITENS A SEREM VERIFICADOS CONFORME O SETOR DA FARMÁCIA MATRIZ DE ADERÊNCIA Exemplo: 1) ENTRADAS DE PRODUTOS: Descrição 1) Fazer Entradas de Produtos capturando pela NF-e. 2) Atualizar Entradas pela NF-e de Entrada: 1)Preço de Custo de TODOS OS PRODUTOS. 2)Preço de Venda apenas dos Produtos LIBERADOS. 3) Produtos Liberados deverão passar por verificação do Preço de Venda e Emissão de Etiquetas antes de alterar o Preço de venda dos Produtos. 4) Distribuir o DESCONTO FINANCEIRO (no Boleto) para todos os Produtos da NF-e. 5) Distribuir o DESCONTO COMERCIAL UNIFICADO (no campo Descontos) para todos os Produtos da NF-e. 6) Inserir o Lote e Data de Vencimento de PRODUTOS CONTROLADOS no momento da Entrada dos Produtos.

23 ITENS A SEREM VERIFICADOS CONFORME O SETOR DA FARMÁCIA MATRIZ DE ADERÊNCIA Exemplo: 2) CONFERÊNCIA DE ESTOQUE: Descrição 1) Possibilitar conferir estoque sem necessidade de interromper a movimentação de vendas e entradas (ajuste de Estoque ON LINE no momento da conferência). 2) Recalcular a quantidade do Estoque Mínimo e Máximo conforme o Histórico de Vendas.

24 3) SAÍDAS: Descrição ITENS A SEREM VERIFICADOS CONFORME O SETOR DA FARMÁCIA MATRIZ DE ADERÊNCIA Exemplo: 1) Possibilitar a venda com mais de um vendedor (para calculo de comissões separadas). 2) Possibilitar que o Preço de Venda do Produto mostrado para o vendedor, saia já com um DESCONTO AUTOMÁTICO (já configurado). 3) Haver configuração de um DESCONTO MANUAL (arredondamento) em que o vendedor poderá conceder sobre o desconto automático, no momento da venda (para poder fechar a venda). 4) Obrigar que o vendedor utilize o Código de Barras na Venda. 5) Fazer a CAPTURA DOS DADOS DO CLIENTE momento da venda de Produtos Controlados. 6) Possibilidade de escolher o Lote no momento da Venda (dos Produtos Controlados).

25 3) SAÍDAS: ITENS A SEREM VERIFICADOS CONFORME O SETOR DA FARMÁCIA MATRIZ DE ADERÊNCIA Exemplo: Descrição 7) Fazer TELEVENDAS com Controle de Troco enviado, Endereço de Entrega (diferente do crediário), e Cadastro Simplificado de Cliente para Televenda. 8) Possibilitar Saída (ou venda) de Produtos para ENTREGA FUTURA. Caso não tenha Estoque suficiente para fazer a venda, o Estoque não pode ficar Negativo. 9) Possibilitar Saída de Produtos como PERDAS OU DETERIORAÇÃO.

26 3) SAÍDAS: Descrição ITENS A SEREM VERIFICADOS CONFORME O SETOR DA FARMÁCIA MATRIZ DE ADERÊNCIA Exemplo: 10) Possibilita r fazer Venda pelos PBM s: I. Farmácia Popular. II. Vida-link (Lab. Ache). III. TRN-Centre (Labs. Novatis, Bayer, Libbs e Pfizer). IV. E-pharma (Labs. Astrazeneca, Bristol, Boehringer, Eli Lilly, Janssen-Cilag, Mantecorp, Novartis, Pfizer, Ranbaxy, Teuto, Novo Nordisk e Lundbeck); V. Orizon (Laboratório Jansen?. VI. Pharmalink (Lab. Astrazeneca). 11) Possibilidade de conceder ao Cliente de Crediário o PREÇO MENOR DO PRODUTO no momento da venda (pega o desconto que esta no cadastro do Produto ou o Preço de Promoção Vale o que for menor). 12) Possibilidade de DEVOLUÇÃO DE PRODUTOS da Venda, com geração de Carta de Crédito (ou equivalente) para o Cliente? Em caso de Devolução de Produto, como é devolvido o valor para o Cliente?

27 ITENS A SEREM VERIFICADOS CONFORME O SETOR DA FARMÁCIA MATRIZ DE ADERÊNCIA Exemplo: 3) SAÍDAS: Descrição 13) Fazer o calculo da Comissão do Vendedor sendo possível definir a comissão por produto e por vendedor. 14) Possibilitar colocar PREÇO DE PROMOÇÃO nos Produtos e definir a DATA DE VALIDADE do Preço de Promoção. 15) Fazer venda para DEPENDENTES (ou Pessoas Autorizadas a Comprar), de um Cliente Titular ou Autorização para Compra.

28 4) CAIXAS: Descrição ITENS A SEREM VERIFICADOS CONFORME O SETOR DA FARMÁCIA MATRIZ DE ADERÊNCIA Exemplo: 1) Deverá possibilitar poder fechar a Pré-venda no Caixa por TEF (Cartão de Credito e Debito). 2) Trabalhar com mais de um usuário de Caixa ao mesmo tempo. 3) Emitir NF-e para o Cliente (dos Cupons já emitidos e selecionados). 4) Possibilitar fazer o RECEBIMENTO DE TÍTULOS (Duplicatas e Cheques Pré-datados) no Caixa. 5) Trazer no RELATÓRIO DE FECHAMENTO DE CAIXA o valor dos RECEBIMENTOS DE TÍTULOS (Duplicatas e Cheques Pré-datados) ocorridos. 6) Faz er RETIRADA e SUPRIMENTO no Caixa. 7) Deverá ser possível bloquear a ação do usuário de Caixa na seguintes operações: I. Cancelamento de venda. II. Alterar forma de pagamento de A Vista para A Prazo. Para realizar estas ações no Caixa deverá necessitar da Senha do Administrador.

29 5) CREDIÁRIO: ITENS A SEREM VERIFICADOS CONFORME O SETOR DA FARMÁCIA MATRIZ DE ADERÊNCIA Exemplo: Descrição 1) Deverá possibilitar definir no cadastro do cliente, o Desconto que foi negociado, para ser concedido automaticamente durante a venda. 2) Possibilitar fazer um FECHAMENTO MENSAL DOS CONVÊNIOS que solicitaram um FECHAMENTO DE CONTA com a emissão do Boleto Bancário para pagamento. 3) O FECHAMENTO DA CONTA deverá poder ser feito AUTOMATICAMENTE PELA DATA DO FECHAMENTO. Quando tem muitos convênios para fechar o sistema pega todos os que vencem na data do fechamento. 4) Possibilidade de fazer RECEBIMENTO DE TÍTULO apenas de parte do valor (pagamento parcial do título).

30 6) COMPRAS: Descrição ITENS A SEREM VERIFICADOS CONFORME O SETOR DA FARMÁCIA MATRIZ DE ADERÊNCIA Exemplo: 1) Gerar Pedido pelo ESTOQUE MÍNIMO e MÁXIMO. 2) Gerar Pedido pela ESTATÍSTICA DE VENDA para um determinado Período (número de dias definido pelo usuário). 3) Deverá gerar PEDIDO ELETRÔNICO para as distribuidoras: I. Panarello (Panpharma); II. Santa Cruz; III. Servimed; IV. Profarma. 4) Buscar o retorno das FALTAS DO PEDIDO ELETRÔNICO, gerando um novo pedido para ser reenviado para uma nova Distribuidora.

31 ITENS A SEREM VERIFICADOS CONFORME O SETOR DA FARMÁCIA MATRIZ DE ADERÊNCIA Exemplo: 7) FINANCEIRO: Descrição 1) Fazer controle de CONTAS A PAGAR e A RECEBER. 2) Fazer Controle de CONTA CORRENTE BANCÁRIA da Farmácia/Drogaria. 3) Montar Cadastro de CATEGORIAS DE DESPESAS (ou Centro de Custo ou equivalente). 4) Montar Cadastro de CATEGORIAS DE RENDIMENTOS.

32 ITENS A SEREM VERIFICADOS CONFORME O SETOR DA FARMÁCIA MATRIZ DE ADERÊNCIA Exemplo: 8) CONTABILIDADE: Descrição 1) Gerar o arquivo SINTEGRA para ser enviado para o Fisco. 2) Gerar o arquivo dos SPED: Fiscal, Contábil e PIS/COFINS.

33 9) ADMINISTRATIVO: Descrição ITENS A SEREM VERIFICADOS CONFORME O SETOR DA FARMÁCIA MATRIZ DE ADERÊNCIA Exemplo: 1) Fazer atualização de preços a partir de arquivos eletrônicos (revistas de preços). 2) Emitir RELATÓRIO DE VENDAS no período pelo CUPOM FISCAL EMITIDO. 3) Emitir RELATÓRIO DE VENDAS com os Produtos que foram vendidos, pelo seu PREÇO DE CUSTO MÉDIO e PREÇO DE CUSTO OFICIAL (Preço Fabrica). 4) Emitir RELATÓRIO DE VENDAS por Formas de Pagamento (Dinheiro, Cheque, Cheque Prédatado, Cartão Crédito, Cartão Debito, Duplicatas). 5) Emitir RELATÓRIO DE RECEBIMENTOS DE TÍTULOS de Clientes (valor pago pelos clientes). 6) Emitir Relatório dos DESCONTOS CONCEDIDOS NA VENDA para clientes. Os descontos concedidos são em relação Preço de Venda Oficial (Preço PMC) e em relação ao Preço de Venda (para os Produtos Liberados). 7) Transmitir o arquivo de SNGPC para a ANVISA.

34 9) ADMINISTRATIVO: Descrição ITENS A SEREM VERIFICADOS CONFORME O SETOR DA FARMÁCIA MATRIZ DE ADERÊNCIA Exemplo: 8) No arquivo de SNGPC permitir alterar a MOVIMENTAÇÃO de Entrada Saída e Estoque, dos Produtos Controlados antes de enviar o arquivo para a ANVISA. 9) Listar as Entradas dos Produtos com o valor da S.T. cobrada em cada NF-e. 10) Listar as Entradas dos Produtos com o valor dos Produtos pelo PREÇO DE CUSTO cobrado (sem a S.T.). 11) Listar as Entradas por NF-e, com o valor dos Produtos pelo PREÇO DE FÁBRICA. 12) Emitir as Venda e Entradas de Produtos conforme a Lista de Comercialização definido pelo Governo (Lista Positiva, Negativa, Neutra e Liberados). 13) Emitir Relatório das COMISSÕES DE VENDEDORES, com a demonstração do valor das comissões somente das VENDAS QUE FORAM RECEBIDAS no período. 14) Ter RELATÓRIO DE TÍTULOS do Crediário: Títulos Recebidos. Títulos a Receber. Títulos Vencidos.

35 ITENS A SEREM VERIFICADOS CONFORME O SETOR DA FARMÁCIA MATRIZ DE ADERÊNCIA Exemplo: 9) ADMINISTRATIVO: Descrição 15) Relatório de VENDAS CANCELADAS (disponibilizando filtros para encontrar os produtos). 16) Relatório com o NÚMERO DE VENDAS TOTAIS ocorridas no período. 17) Emitir Relatório com a Lista de CAIXAS FECHADOS no período (Data, Valor e Usuário). 18) Emitir Vendas e Entradas de Produtos no período conforme a incidência de PIS/COFINS. 19) Emitir Relatório de Entradas de Produtos contendo o valor da S.T. paga nas NF-e do mês.

36 Falhas críticas nos softwares: Deriva da falta de PADRONIZAÇÃO dos Procedimentos Operacionais internos da Farmácia ou Drogaria, em conformidade com as funções existentes no Sistema Informatizado.

37 Falhas críticas mais comuns encontradas nos Softwares de Gestão para Farmácias/Drogarias 1. ENTRADAS DE PRODUTOS CÁLCULOS. 2. CADASTRO DE PRODUTOS COM DADOS EQUIVOCADOS. 3. CORRETA PRECIFICAÇÃO (TABELA DE PREÇOS PROMOCIONAL). 4. CONTROLE FINANCEIRO. 5. ATUALIZAÇÃO DOS PREÇOS DE VENDA E FÁBRICA. 6. CONTROLE DE DESVIOS DE ESTOQUE. 7. ESTOQUE REGULADOR. 8. DEMONSTRATIVOS DE RESULTADOS DO PERÍODO. 9. ARQUIVOS PARA A CONTABILIDADE. 10. SNGPC Ágil.

38 Exemplos de Falhas Críticas encontradas nos Sistemas Informatizados (softwares) específicos para Farmácias/Drogarias: 1) ENTRADAS DE PRODUTOS CÁLCULOS: a) A obtenção do Preço de Custo Líquido de cada produto na Entrada das Mercadorias. b) Considerar Desconto Financeiro (Boleto) para diminuir o Preço de Custo do Produto. a) Dificuldade no cálculo de separação dos valores referente a S.T. (ICMS) e o Desconto concedido pelo Fornecedor; principalmente quando são incluídos no Preço Unitário do Produto.

39 Analise de Entrada de uma NF-e:

40 Analise de Valores da NF-e: Descrição Preço Fabrica (R$) Preço Unit. (NFe) Desconto Total (R$) Desconto Total (%) Valor da S.T. embutida no Preço Unit. (R$) Valor da S.T. embutida no Preço Unit. (%) Valor Líquido do Desconto embutido no Preço (R$) Valor Líquido do Desconto (Verdadeiro) (%) DEXMINE 2,0 + 0,25mg 1bl x 20 comp. R$ 8,30 R$ 4,42 R$ 3,88 46,75 % R$ 0,69 8,31 % R$ 3,73 44,94% Glibeneck 5mg c/ 30 comp. R$ 9,72 R$ 1,31 R$ 8,41 86,52 % R$ 1,59 16,36 % R$ 6,82 70,16 % Epavitan sol oral 48 flac x 10ml R$ 59,06 R$ 19,90 R$ 39,16 66,31 % R$ 7,03 11,90 % R$ 32,13 54,40 %

41 Exemplos de Falhas Críticas encontradas nos Sistemas Informatizados (softwares) específicos para Farmácias/Drogarias: 2) CADASTRO DE PRODUTOS COM DADOS EQUIVOCADOS: a) Códigos Tributários: NCM; Listas de Comercialização; PIS/COFINS; Tipo e Percentual de ICMS; MVA (quando aplicável). b) Preços dos Produtos: Preço Fábrica; Preço PMC; Preço Venda; Preço Promoção; Custo Líquido; Custo Compra; Custo Médio. c) Grupos e Sub Grupos de Produtos: Padronização. d) Princípio Ativo do Produto para pesquisa dos Similares e Genéricos. e) Fabricante do Produto com erro. f) Quais Produtos são fornecidos por cada Distribuidora (Fornecedor).

42 Códigos deverão seguir uma lógica Listas Inicio Posição NCM Final Posição NCM Código PIS/COFINS Cód. ICMS MVA (%) ICMS (%) Lista Negativa ,00 17,00 Lista Positiva ,00 17,00 Lista Neutra ,00 17,00 Liberados Menor 3003 Maior ,00 17,00

43 A Importância de haver os diversos Preços do Produto no Cadastro, para cálculo posterior:

44 A Importância de haver o Princípio Ativo do Produto:

45 A Importância de haver os Produtos Alternativos para dispensação:

46 O sistema deverá memorizar quais os Produtos que são atendidos por cada Fornecedor: Importância: Para que ao Gerar a Compra possamos filtrar por Fornecedor, para sair apenas os produtos atendidos pelo mesmo.

47 Exemplos de Falhas Críticas encontradas nos Sistemas Informatizados (softwares) específicos para Farmácias/Drogarias: 3) CORRETA PRECIFICAÇÃO (TABELA DE PREÇOS PROMOCIONAL): a) Obtenção do Perfil de Venda como base para a Precificação. b) Montagem da Tabela de Preços de Promoção.

48 Tabela de Preços preparada de forma manual:

49 Tabela de Promoção Automática:

50 Tabela de Promoção Automática Busca o Perfil de Venda com base nas Vendas dos meses anteriores:

51 Exemplos de Falhas Críticas encontradas nos Sistemas Informatizados (softwares) específicos para Farmácias/Drogarias: 4) CONTROLE FINANCEIRO: a) A conciliação da Conta Corrente bancária com os valores originados no sistema informatizado da Farmácia. b) O Controle das Contas A Receber: Em especial valores de Cartões de Crédito e Débito. c) Controle e Fechamento de Caixa.

52 Conciliação dos Valores encontrados na C. Corrente com os Valores existentes no Sistema Informatizado (software) da Farmácia/Drogaria:

53 O Gerenciador Financeiro deverá refletir corretamente o Saldo Bancário e o Saldo Atual:

54 O Controle das Contas A Receber: Em especial valores de Cartões de Crédito e Débito:

55 Controle e Fechamento de Caixa:

56 Exemplos de Falhas Críticas encontradas nos Sistemas Informatizados (softwares) específicos para Farmácias/Drogarias: 5) ATUALIZAÇÃO DOS PREÇOS DE VENDA E FÁBRICA: a) Erros na Atualização Eletrônica de Preços dos Produtos Fracionados (embalagens múltiplas). b) Atualização de Preços via Entrada de Produtos (NF-e).

57 Erros na Atualização Eletrônica de Preços dos Produtos Fracionados (embalagens múltiplas):

58 Atualização de Preços via Entrada de Produtos (NF-e):

59 Exemplos de Falhas Críticas encontradas nos Sistemas Informatizados (softwares) específicos para Farmácias/Drogarias: 6) CONTROLE DE DESVIOS DE ESTOQUE: a) Inventários diários com erro de Estoque abaixo de 1,00%. b) Inventário deverá poder ocorrer com a Farmácia aberta (sem paralisar venda).

60 A Contagem deverá ser diária por amostragem e o sistema deverá gravar a diferença encontrada no Estoque para cálculo do percentual de diferença que será o parâmetro de comparação e de acompanhamento:

61 A contagem por amostragem deverá ser diária e o Percentual de erro de Estoque deverá ficar abaixo de 1,00%.

62 Exemplos de Falhas Críticas encontradas nos Sistemas Informatizados (softwares) específicos para Farmácias/Drogarias: 7) ESTOQUE REGULADOR: a) O cálculo do Estoque Mínimo e Máximo deverá ser realizada sobre a Média de Venda do mesmo Período do ano anterior, sendo observada a sazonalidade. O sistema deverá recalcular o Estoque Regulador a cada 90 dias para obter um Estoque ideal que corresponde a realidade. b) Calculo da Demanda ( D ) ou Média F = Ocorre deformidade relacionada ao CMV pela razão da sazonalidade. Contexto Geral da Reposição: Não recomendado sua aplicação em Farmácia.

63 Cálculo do Estoque Mínimo e Máximo deverá ser realizada sobre a Média de Venda:

64 Exemplos de Falhas Críticas encontradas nos Sistemas Informatizados (softwares) específicos para Farmácias/Drogarias: 8) DEMONSTRATIVOS DE RESULTADOS DO PERÍODO: a) Falta de dados suficientes para obtenção do Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) ou Demonstrativo de Lucros e Perdas (DLP): Deficiência na Padronização de formatos de apresentação. b) Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) deverá estar sincronizado com todas as Operações do Gerenciador Financeiro e Conciliado com o Banco. c) Dados insuficientes para obtenção de Indicadores como: Rotação de Estoque; Rotação de Crediário; Posicionamento Relativo, e as vezes até para cálculos básicos como o do Ticket Médio.

65

66 Análise de Fluxo de Caixa integrado com o Gerenciador Financeiro do próprio sistema:

67 Deverá haver comparativo dos Resultados entre os Meses:

68 Exemplos de Falhas Críticas encontradas nos Sistemas Informatizados (softwares) específicos para Farmácias/Drogarias: 9) ARQUIVOS PARA A CONTABILIDADE: a) Arquivo Inválido do SPED Fiscal e Contábil: Deriva da dificuldade de montar um Cadastro de Produtos, Clientes e Fornecedores de forma organizada e correta. b) Arquivo de Movimentação Financeira para montagem do Livro de Caixa: Buscar do Gerenciador Financeiro com Conciliação com o Banco.

69 Para cada Produto deverá ter as Regras e Códigos Tributários corretamente preenchidos para a montagem do Arquivo Digital Contábil:

70

71 O Relatório do Gerenciador Financeiro do Sistema Informatizado deverá servir para preparar o Livro Caixa Contábil:

72 Exemplos de Falhas Críticas encontradas nos Sistemas Informatizados (softwares) específicos para Farmácias/Drogarias: 10) SNGPC - Ágil: a) Filtragem dos critérios de atendimento no ato da venda, não permitindo vendas com dados faltantes. b) Envio e validação dos arquivos de medicamentos controlados com agilidade e sem tomar tempo do Farmacêutico Responsável.

73 A Venda do Controlado deverá ocorrer sem burocracias e agilidade:

74 Filtragem dos critérios de atendimento no ato da venda, não permitindo vendas com dados faltantes:

75 Sistema deverá ter o Estoque da ANVISA para visualização:

76 A transmissão deverá ser automática e sem necessitar de conferências longas e demoradas:

77 Requisitos obrigatórios para ser competitivo:

78 Para ser COMPETITIVO em um mercado cada vez mais disputado, é necessário conhecer o comprador (consumidor). Pesquisa UNICAMP Resultados do itens que são mais importantes para o consumidor escolher uma Farmácia.

79 CONCLUSÕES FATORES QUE INFLUENCIAM A ESCOLHA DA FARMÁCIA PREÇO PERCEPÇÃO DE PREÇOS BAIXOS ACESSO LOCALIZAÇÃO/ESTACIONAMENTO PRODUTO VARIEDADE/DISPONIBILIDADE FACILIDADES/BENEFICIOS CARTÕES/MEIOS DE PAGAMENTO ATENDIMENTO AGILIDADE / BOM TRATAMENTO APARÊNCIA BELEZA /CONFORTO Existe relação e interdependência entre os fatores considerados na escolha. A opção por determinada farmácia é resultado de um pensamento sistêmico influenciado pelos seis fatores. Para obter a preferência do consumidor é necessário atender o conjunto (seis) fatores. Prof. Rodnei Domingues Coordenador de Pesquisa rodnei@cpdec.com.br

80 Requisitos obrigatórios para ser competitivo: Na Gestão da Farmácia ficar atento aos seguintes quesitos: I. Obter com facilidade e PRECISÃO os Demonstrativos de Resultados. Conhecer COM PRECISÃO os valores das Variáveis que irão influenciar no Lucro Líquido da Farmácia/Drogaria: CMV; Despesas; Descontos. Conhecer o Lucro Líquido Operacional do estabelecimento diante destas variáveis. II. Administrar uma Tabela de Precificação dos Produtos, que traga a Percepção de Barateiro ao estabelecimento. Inclusão de PBM s e outros benefícios como forma de destacar a Farmácia como de menor preço.

81 Requisitos obrigatórios para ser competitivo: Na Gestão da Farmácia ficar atento aos seguintes quesitos: III. Controle rigoroso do Estoque (precisar e acompanhar o percentual de desvios de Estoque ou Diferenças). Mix de Produtos enxuto e com mínimo de Curva C ou D.

82 Requisitos obrigatórios para ser competitivo: IV. Controle rigoroso das Compras de Mercadorias conforme a Dotação Orçamentária de Compra. Minimizar as rupturas de estoque (quebra de serviço) sem Estoque desnecessário. V. Administração Técnica do Crediário, como forma de incrementar o volume de Vendas. Cartão Private Label e Cartão Fidelidade. Aumentar as Formas de Pagamentos.

83 Requisitos obrigatórios para ser competitivo: VI. Posicionamento de Identidade da Marca da Farmácia/Drogaria diante dos clientes. Marketing e Merchandising com foco em Resultados (baixo custo e alta performance de divulgação). VII. Treinamento dos Recursos Humanos: Fazer com periodicidade semanal e constante dos colaboradores como forma de manter uma cultura de bom atendimento. Utilização de vídeos e palestras direcionadas de curta duração.

84 Precisamos nos preocupar com os procedimentos internos (operações internas) para que possamos ter sucesso!! O Sistema Informatizado é a ferramenta que irá fazer com que eles sejam seguidos...

85 Realização:

86 PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia. 1(a) ed. Atlas, ANGELO, Claudio Felisoni, SILVEIRA, Jose Augusto e FÁVERO, Luiz Paulo. Finanças no Varejo: Gestão Operacional. São Paulo, 3(a). ed. Saint Paul Editora, MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. São Paulo, 9(a). ed. Atlas, PADOVEZE, Clóvis Luis. Introdução á Administração Financeira. São Paulo, Thomson, CHRISTOVÃO, Daniela e WATANABE, Marta. Guia Valor Econômico de Tributos. São Paulo, Ed. Globo, Revista ABCFARMA Sites Pesquisados:

87 Farmacêuticos: Rodrigo Magalhães Cadri Awad Contato pessoal: Empresa: (62) Prof. Cadri (63) Prof. Rodrigo Fone: (62) Site: Contato empresa: Assista aos Cursos on-line acessando:

88 Acesse:

89 Chave (Senha) de Acesso ao material do curso de Goiânia (GO):

Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad

Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad FORMAÇÃO ACADÊMICA Farmacêutico com Habilitação em Farmácia Industrial pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás MBA em Gestão Avançada de Varejo Farmacêutico

Leia mais

Análise dos Setores Operacionais da Farmácia Protocolos de funcionamento Administrativo

Análise dos Setores Operacionais da Farmácia Protocolos de funcionamento Administrativo Administração Farmacêutica Análise dos Setores Operacionais da Farmácia Protocolos de funcionamento Administrativo Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad FORMAÇÃO ACADÊMICA Farmacêutico com Habilitação em

Leia mais

Como melhorar os Resultados Financeiros de uma Farmácia ou Drogaria. Palestrante: Prof. Farmacêutico Dr. Rodrigo Magalhães.

Como melhorar os Resultados Financeiros de uma Farmácia ou Drogaria. Palestrante: Prof. Farmacêutico Dr. Rodrigo Magalhães. Como melhorar os Resultados Financeiros de uma Farmácia ou Drogaria Palestrante: Prof. Farmacêutico Dr. Rodrigo Magalhães. Palestrante Currículo abreviado Farmacêutico/Farmacista: Rodrigo Antônio Magalhães

Leia mais

Administração Farmacêutica

Administração Farmacêutica Administração Farmacêutica Análise dos Setores Operacionais da Farmácia ou Drogaria Protocolo de funcionamento Administrativo: Setor Financeiro Setor Financeiro Tarefas: Acompanhar os saldos das Contas

Leia mais

Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad

Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad FORMAÇÃO ACADÊMICA Farmacêutico com Habilitação em Farmácia Industrial pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás MBA em Gestão Avançada de Varejo Farmacêutico

Leia mais

Avance Sistemas e Consultoria

Avance Sistemas e Consultoria A Empresa Há mais de 20 anos, a Avance desenvolve, comercializa, implanta e oferece suporte em softwares para automação comercial. Com investimentos contínuos em inovação e qualidade, nosso objetivo é

Leia mais

SSPlus (8.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 8.0 1

SSPlus (8.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 8.0 1 REA SSPlus 8.0 1 REA Relatório Explicativo de Alterações SSPlus (8.0) Autor : Alana Trindade Criado em 17/11/2015 Impresso Arquivo REA Relatório Explicativo de Alterações Versão 8.0.138a REA SSPlus 8.0

Leia mais

Histórico de mudanças no ERP

Histórico de mudanças no ERP 1:11:31 HW Sistemas e Computadores LTDA Data Inicial: 16/08/2014 - Data Final: 29/01/201 - Release 4.0.9.1 CAIXA AUXILIAR 4.0 Correção Correção 1.214 29/01/201 Após quitar parcial um crédito e valor do

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA PA CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA PA CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA PA CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA Como prosperar com a farmácia ou drogaria em um mercado de alta competitividade. Farmacêutico/Farmacista: Rodrigo Antônio Magalhães FORMAÇÃO

Leia mais

TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado Movimentações de Estoque. 11.8x. março de 2015. Versão: 5.0

TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado Movimentações de Estoque. 11.8x. março de 2015. Versão: 5.0 TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado Movimentações de Estoque 11.8x março de 2015 Versão: 5.0 1 Sumário 1 Introdução... 3 2 Objetivos... 3 3 Movimentações de Estoque... 3 4 Parâmetros... 5 5 Cadastros...

Leia mais

Alterações liberadas no período 21/09 a 06/10

Alterações liberadas no período 21/09 a 06/10 Alterações liberadas no período 21/09 a 06/10 Foram criados os seguintes relatórios para listagem de comissões de consultores e produtivos: o "Relatório 2058 - Comissão de Serviços por Consultor": Efetua

Leia mais

Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad

Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad Farmacêutico/Farmacista: Rodrigo Antônio Magalhães FORMAÇÃO ACADÊMICA Farmacêutico Bioquímico formado pela Universidade Federal de Goiás em 1984. Pós-graduado com M.B.A. em Gestão Avançada de Varejo Farmacêutico.

Leia mais

Neste tópico, você aprenderá a criar facilmente um banco de dados para uma nova empresa e a definir configurações comuns de uma empresa no SAP

Neste tópico, você aprenderá a criar facilmente um banco de dados para uma nova empresa e a definir configurações comuns de uma empresa no SAP Neste tópico, você aprenderá a criar facilmente um banco de dados para uma nova empresa e a definir configurações comuns de uma empresa no SAP Business One, em apenas uma etapa usando um assistente guiado.

Leia mais

Isabella relacionados à função. 02 27/08/09 Alterado o Título do cargo. Isabella 03 30/01/10 Alterado item 12. Isabella

Isabella relacionados à função. 02 27/08/09 Alterado o Título do cargo. Isabella 03 30/01/10 Alterado item 12. Isabella FUNÇÃO: Auxiliar Administrativo de Ponto de Venda PÁGINA: 1 de 5 ATRIBUIÇÃO OPERACIONAL AUXILIAR ADMINISTRATIVO I APLICAÇÃO: PONTOS DE VENDA Nº da Revisão Data da revisão Descrição da alteração Responsável

Leia mais

Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad

Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad Farmacêutico/Farmacista: Rodrigo Antônio Magalhães FORMAÇÃO ACADÊMICA Farmacêutico Bioquímico formado pela Universidade Federal de Goiás em 1984. Pós-graduado com M.B.A. em Gestão Avançada de Varejo Farmacêutico.

Leia mais

modernidade e eficiência em automação comercial ANOS

modernidade e eficiência em automação comercial ANOS modernidade e eficiência em automação comercial ANOS FUNCIONALIDADES Fácil de usar, contendo teclas de atalho para todos os comandos; Cadastro unificado de pessoas (Fornecedores, Clientes, Vendedores entre

Leia mais

procedimentos para vendas no Gestão orçamento

procedimentos para vendas no Gestão orçamento GESTÃO ORÇAMENTO LOJA procedimentos para vendas no Gestão orçamento 1 ÍNDICE Pag 1 - Gravação De Orçamento Em DINHEIRO 3 1.1 - Desconto De Verba 4 1.2 - Semaforo De Lucratividade 6 2 - Gravação De Orçamento

Leia mais

Guia de Implantação Bluesoft ERP Fechamento de Caixa

Guia de Implantação Bluesoft ERP Fechamento de Caixa Guia de Implantação Bluesoft ERP Fechamento de Caixa O que é o Fechamento de Caixa? O Fechamento de Caixa consiste, basicamente, em separar e conferir todos os recebimentos que há nos caixas. Essa tarefa

Leia mais

SPED Contribuições Pis, Cofins e INSS

SPED Contribuições Pis, Cofins e INSS Versão 6.04.00 Abril/2015 SPED Contribuições Pis, Cofins e INSS Passo a Passo: Cadastros, Configurações e Operações SPED Contribuições O SPED Contribuições é um arquivo digital instituído no Sistema Publico

Leia mais

SSPlus (8.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 8.0 1

SSPlus (8.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 8.0 1 REA SSPlus 8.0 1 REA Relatório Explicativo de Alterações SSPlus (8.0) Autor : Alana Trindade Criado em 30/09/2015 Impresso Arquivo REA Relatório Explicativo de Alterações Versão 8.0.125a REA SSPlus 8.0

Leia mais

2. Noções Gerais para o Uso do Sistema

2. Noções Gerais para o Uso do Sistema Índice 1. Introdução... 2. Noções Gerais para o Uso do Sistema... 2.1. Para Acessar o Sistema... 2.2. Menu Suspenso... 2.2.1. Vendas... 2.2.2. Consulta/Cadastros... 2.2.3. Menu Fiscal... 2.2.4. Caixa...

Leia mais

Nova tela de relatórios

Nova tela de relatórios Nova tela de relatórios A tela de Relatórios do sistema foi remodelada com a finalidade de deixá-la mais intuitiva. Agora são menos agrupamentos de relatórios e cores separam os tipos de relatórios. Além

Leia mais

SOLUÇÕES DE SOFTWARE - SMART

SOLUÇÕES DE SOFTWARE - SMART - SMART Histórico - Em 2000, é lançado o Smart Retail Package, solução que traz aos pequenos estabelecimentos de varejo a Tecnologia de Informacão presente nas grandes redes, dando maior poder de gerenciamento

Leia mais

Workshop Bulla para Gestores de Farmácias Quanto você quer ganhar com a sua farmácia?

Workshop Bulla para Gestores de Farmácias Quanto você quer ganhar com a sua farmácia? Workshop Bulla para Gestores de Farmácias Quanto você quer ganhar com a sua farmácia? Farmacêutico com Habilitação em Farmácia Industrial pela UFG MBA em Gestão Avançada de Varejo Farmacêutico pela Gama

Leia mais

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA)

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) ANEXO I Solicitação de Autorização de Funcionamento de Empresas Distribuidoras de Produtos Farmacêuticos (HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) A empresa interessada em desenvolver

Leia mais

2. Corrigida a pesquisa e filtro por grupo de estoque nível 1 que em alguns casos fazia com que o relatório fosse exibido em branco.

2. Corrigida a pesquisa e filtro por grupo de estoque nível 1 que em alguns casos fazia com que o relatório fosse exibido em branco. Release 3.99 Resumo das alterações Gerais Faturamento ERP-22761 Nota Fiscal Eletrônica v3.0 (XML) Falha na transmissão da NF-e Ao transmitir uma NF de entrada com frete internacional do tipo "Courrier",

Leia mais

TESOURARIA ONLINE VGTUZOPE

TESOURARIA ONLINE VGTUZOPE TESOURARIA ONLINE VGTUZOPE RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de comércio

Leia mais

Gerencial Software MANUAL DO USUÁRIO 1

Gerencial Software MANUAL DO USUÁRIO 1 MANUAL DO USUÁRIO 1 SUMÁRIO Tela de Login... 3 Telas de Atualização e Informação... 3 Cadastro de Clientes... 7 Cadastro de Grupos... 7 Cadastro de Subgrupos... 8 Cadastro de Fornecedores... 8 Cadastro

Leia mais

Precision. A sua Solução de Gestão Empresarial. Características do Sistema: Principais Recursos:

Precision. A sua Solução de Gestão Empresarial. Características do Sistema: Principais Recursos: A sua Solução de Gestão Empresarial O Precision é a solução de Gestão Empresarial de baixo custo que a Maggiore Sistemas disponibiliza para pequenas e médias empresas. Desenvolvido e comercializado em

Leia mais

Manual de Uso do Módulo. MerchFinanças

Manual de Uso do Módulo. MerchFinanças Manual de Uso do Módulo MerchFinanças Bento Gonçalves Julho de 2010 Conteúdo 1. Introdução... 4 2. Menu Cadastros... 5 2.1. Bancos/Contas... 5 2.1.1. Agências... 5 2.1.2. Bancos... 6 2.1.3. Contas... 7

Leia mais

5 EDI - As montadores e suas distribuidoras

5 EDI - As montadores e suas distribuidoras 77 5 EDI - As montadores e suas distribuidoras No mundo, o setor automobilístico passa por uma forte transformação decorrente do processo de globalização associado à revolução tecnológica, que vem alterando

Leia mais

ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS

ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS ASSESSORIA DE IMPRENSA: Função GERENTE. Assessorar a Diretoria da Ceasa; Promover e divulgar notícias relacionadas a Ceasa; Estreitar o relacionamento da mídia com

Leia mais

Sistema representação G3.ss. Tabela de Clientes. Tabela de Representantes. Tabela de Fornecedores

Sistema representação G3.ss. Tabela de Clientes. Tabela de Representantes. Tabela de Fornecedores Tabela de Clientes Além de registrar os dados principais do cliente, pode-se registrar vários contatos, o endereço de cobrança e de entrega (se forem diferentes do principal). Cada cliente tem um registro

Leia mais

INFORMATIVO VSM. Setembro/2015 1

INFORMATIVO VSM. Setembro/2015 1 1 NOTA PARANAENSE A fim de sanar possíveis dúvidas referente à Nota Paranaense, segue abaixo o procedimento a ser realizado pelos estabelecimentos que atuam no varejo no Estado do Paraná: 1 PERGUNTE SE

Leia mais

ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11

ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11 MANUAL DE USO DO SISTEMA GOVERNO DIGITAL ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11 2.0. SOLICITAÇÕES DE AIDF E AUTORIZAÇÃO DE EMISSÃO DE NOTA

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Abaixo, questionamentos referentes ao certame supracitado e respostas conforme área técnica da CESAMA.

Abaixo, questionamentos referentes ao certame supracitado e respostas conforme área técnica da CESAMA. Juiz de Fora, 17 de maio de 2013. Referência: Concorrência 009/12 Objeto: Contratação de empresa especializada para fornecimento de licenças de uso perpétuo, implantação, customização, treinamento e manutenção

Leia mais

PRODUTEC INTEGRAÇÃO INTELIGENTE

PRODUTEC INTEGRAÇÃO INTELIGENTE PRODUTEC INTEGRAÇÃO INTELIGENTE Com duas décadas e meia no mercado, a garantia de excelência e segurança são marcas registradas dos produtos e serviços Produtec. Direcionados à gestão empresarial, as soluções

Leia mais

Av. Padre Claret, 146 Conj. 503 Centro Esteio/ RS Fone/ Fax: (51) 3033-6663 www.maxce.com.br

Av. Padre Claret, 146 Conj. 503 Centro Esteio/ RS Fone/ Fax: (51) 3033-6663 www.maxce.com.br PARÂMETROS DE LANÇAMENTOS PARAMETRIZAÅÇO PARA O MÉDULO LANÅAMENTOS NO SISTEMA ARQUIVO > LANÅAMENTOS > PARÑMETROS E CONFIGURAÅÖES PREENCHIMENTO DAS GUIAS: 1. GUIA IMPOSTOS: a) Contas relacionadas à apuração

Leia mais

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF)

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF) 1 Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão SEM Impressora de cupom fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa...3 2. Configurações dos Parâmetros......3 3. Cadastro de cliente...4

Leia mais

Já Pensou em um Sistema de Gestão? Então Pense no GESTOR!

Já Pensou em um Sistema de Gestão? Então Pense no GESTOR! Já Pensou em um Sistema de Gestão? Então Pense no GESTOR! Conheça as vantagens de ter o sistema Gestor, como sua melhor ferramenta de trabalho! Clique sobre a imagem para mais detalhes Para mais detalhes

Leia mais

- No primeiro campo informe o numero da empresa que serão copiadas as informações.(ex: 9999)

- No primeiro campo informe o numero da empresa que serão copiadas as informações.(ex: 9999) 1 2 1. Duplicação das informações de uma empresa para outra Juntamente com a instalação do sistema Office encaminhamos anexada a empresa modelo, que contem cadastros que podem ser utilizados nas empresas

Leia mais

www.softtecnologia.com.br smarterp Tecnologia e Gestão Empresarial

www.softtecnologia.com.br smarterp Tecnologia e Gestão Empresarial www.softtecnologia.com.br smarterp Tecnologia e Gestão Empresarial O MERCADO NOSSA METODOLOGIA DE TRABALHO GRANDES VENDORS CONTRATOS CORPORATIVOS ALTO CUSTO DE IMPLANTAÇÃO E CONSULTORIA POUCA CUSTOMIZAÇÃO

Leia mais

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR Roteiro para utilização do GEP Versão de referência: GEP V1.00 Índice analítico I Apresentação... 2 I.1 Controles básicos do sistema;... 2 I.2 Primeiro acesso... 2 I.3 Para trocar a senha:... 3 I.4 Áreas

Leia mais

Unidade III MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino

Unidade III MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino Unidade III MARKETING DE VAREJO E NEGOCIAÇÃO Profa. Cláudia Palladino Compras, abastecimento e distribuição de mercadorias Os varejistas: Precisam garantir o abastecimento de acordo com as decisões relacionadas

Leia mais

Assistente Financeiro com Sistema Nasajon

Assistente Financeiro com Sistema Nasajon CURSOS DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL Assistente Financeiro com Sistema Nasajon Objetivo: Conhecer, de forma teórica e prática, os conceitos fundamentais de finanças e a aplicação no Controller, o sistema

Leia mais

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos Indústria - Cadastro de produtos O módulo indústria permite controlar a produção dos produtos fabricados pela empresa. É possível criar um produto final e definir as matérias-primas que fazem parte de

Leia mais

SSPlus (8.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 8.0 1

SSPlus (8.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 8.0 1 REA SSPlus 8.0 1 REA Relatório Explicativo de Alterações SSPlus (8.0) Autor : Alana Trindade Criado em 02/04/2016 Impresso Arquivo REA Relatório Explicativo de Alterações Versão 8.0.188a REA SSPlus 8.0

Leia mais

Cliente: Processos. Nº 02ª Parte Configuração Geral Menu Data Responsável

Cliente: Processos. Nº 02ª Parte Configuração Geral Menu Data Responsável SisGEF DISTRIBUIDOR DE MEDICAMENTO Roteiro de Implantação Cliente: Data Início: Nº 01ª Parte Dados Gerais, Segurança e Outros Menu Data Responsável 01 Instalação do Sistema e Identificação da Estação PCM

Leia mais

Layout Padrão Febraban 240 posições V08.4 http://www.febraban.org.br. 3.5 - Vendor

Layout Padrão Febraban 240 posições V08.4 http://www.febraban.org.br. 3.5 - Vendor 3.5 - Vendor 89 3.5.1 - Descrição do Processo Objetivo O produto Vendor tem por objetivo disponibilizar, aos clientes (Vendedores) do Banco, os meios de viabilizar o processo de financiamento de suas vendas,

Leia mais

Índice Pagina venda de produtos...03 Desconto em Produtos (Venda)...03 Venda com Entrega...04 Venda Fiado (Promissória)...05 Transferência de

Índice Pagina venda de produtos...03 Desconto em Produtos (Venda)...03 Venda com Entrega...04 Venda Fiado (Promissória)...05 Transferência de Índice Pagina venda de produtos...03 Desconto em Produtos (Venda)...03 Venda com Entrega...04 Venda Fiado (Promissória)...05 Transferência de produtos para uma filial...05 Ajuste de preço de produto...05

Leia mais

VERSÃO 5.12.0 VERSÃO 5.0.0 FINANCEIRO NEFRODATA ESTOQUE FINALIZAÇÃO: 10 JUN.

VERSÃO 5.12.0 VERSÃO 5.0.0 FINANCEIRO NEFRODATA ESTOQUE FINALIZAÇÃO: 10 JUN. VERSÃO 5.12.0 VERSÃO 5.0.0 FINANCEIRO NEFRODATA ESTOQUE ACD2016 FINALIZAÇÃO: 10 JUN. 13 04 NOV.2014 FEV. 201313 JUN. 2016 PUBLICAÇÃO: Prezado Cliente, Neste documento estão descritas todas as novidades

Leia mais

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso Carrera Pessoal 2015 Guia de uso Bem vindo ao Carrera Pessoal 2015, o gerenciador financeiro ideal. Utilizando o Carrera Pessoal você poderá administrar com facilidade as suas finanças e/ou da sua família.

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE. Av. Conselheiro Aguiar, nº 4635, salas 407/408, Boa Viagem, Recife/PE 81-3325.0725 81-8639.0762

MANUAL DO CLIENTE. Av. Conselheiro Aguiar, nº 4635, salas 407/408, Boa Viagem, Recife/PE 81-3325.0725 81-8639.0762 MANUAL DO CLIENTE Av. Conselheiro Aguiar, nº 4635, salas 407/408, Boa Viagem, Recife/PE 81-3325.0725 81-8639.0762 www.hvrcontabil.com.br contato@hvrcontabil.com.br INTRODUÇÃO Este manual tem como finalidade

Leia mais

GERA GESTÃO E CONTROLE DE TÍTULOS: parte I

GERA GESTÃO E CONTROLE DE TÍTULOS: parte I Olá! Você verá a seguir um importante treinamento que vai facilitar suas atividades diárias! Ao acessá-lo pela primeira vez, procure assistir até o final. Caso não consiga, você poderá reiniciar de onde

Leia mais

ALTERAÇÃO ICMS MEDICAMENTOS GENÉRICOS NO ESTADO DE SÃO PAULO

ALTERAÇÃO ICMS MEDICAMENTOS GENÉRICOS NO ESTADO DE SÃO PAULO ALTERAÇÃO ICMS MEDICAMENTOS GENÉRICOS NO ESTADO DE SÃO PAULO Lei nº 6.005/2015 Versão (1.0) Histórico de Revisões DATA VERSÃO 19/02/2016 1.0 DESCRIÇÃO (PROJETO) Desenvolvimento do documento. AUTOR Estéfano

Leia mais

Sistema Gestão Comercial 2012

Sistema Gestão Comercial 2012 Sistema Gestão Comercial 2012 Charles Mendonça Analista de Sistemas Charles Informática Tecnologia & Sistemas Charles System Gestão Empresarial O Charles System é um software para empresas ou profissionais

Leia mais

Proposta Comercial. SGVO - Sistema de Gerenciamento de Vendas Online Software de Gestão (CadastrandoCupom.com.br)

Proposta Comercial. SGVO - Sistema de Gerenciamento de Vendas Online Software de Gestão (CadastrandoCupom.com.br) Av Washington Luis,774 Santo Amaro, 04662-001 São Paulo (SP) Fone: (11)2364-4998 http:// egsweb@egsweb.com.br Proposta Comercial SGVO - Sistema de Gerenciamento de Vendas Online Software de Gestão (CadastrandoCupom.com.br)

Leia mais

SOLUÇÕES DE SOFTWARE. Histórico

SOLUÇÕES DE SOFTWARE. Histórico Histórico - Originado do Software Practico, produto presente em mais de 2000 clientes o Smart Practico foi produzido em 2007 visando atender as necessidades do micro varejo. Este produto possui todas as

Leia mais

Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad

Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad Farmacêutico/Farmacista: Rodrigo Antônio Magalhães FORMAÇÃO ACADÊMICA Farmacêutico Bioquímico formado pela Universidade Federal de Goiás em 1984. Pós-graduado com M.B.A. em Gestão Avançada de Varejo Farmacêutico.

Leia mais

Manual de Instruções. Programa para Baixar e Transmitir Arquivos XML XML CONQUER MÓDULO TRANSMISSOR

Manual de Instruções. Programa para Baixar e Transmitir Arquivos XML XML CONQUER MÓDULO TRANSMISSOR 1 Manual de Instruções Programa para Baixar e Transmitir Arquivos XML XML CONQUER MÓDULO TRANSMISSOR Sumário Apresentação... 2 Instalação... 3 Utilização... 4 Menu Cadastro... 5 XML NFE Notas Emitidas

Leia mais

Apostila PDV Frente de Caixa

Apostila PDV Frente de Caixa Apostila PDV Frente de Caixa Sumário Sincronização dos dados...4 Menu PDV...4 Abrir PDV...4 PDV (Ctrl+V)...4 Processos de Vendas...5 Venda em Dinheiro...5 Venda em Cartão de Débito...6 Venda em Cartão

Leia mais

Processo de Compras GENS

Processo de Compras GENS Processo de Compras GENS Manual do Colaborador Versão 2.0 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO... 3 1.1 Objetivos... 3 1.1.1 Objetivo da definição do Processo de Compras... 3 1.1.2 Objetivo deste Manual... 3 2. PROCESSO

Leia mais

RELATÓRIOS GERENCIAIS

RELATÓRIOS GERENCIAIS RELATÓRIOS GERENCIAIS Neste treinamento vamos abordar o funcionamento dos seguintes relatórios gerenciais do SisMoura: Curva ABC Fluxo de Caixa Semanal Análise de Lucratividade Análise Financeira o Ponto

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.07 Relatórios...3 Mix de Compra...3 Peças >> Relatórios >> Mix de Compra Peças...3 Mix de Vendas...4 Peças >> Relatórios >> Mix de Venda Peças...4 Tabela de Preços...6 Peças

Leia mais

Além de facilitar a administração de suas contas, o DDA é mais seguro e contribui com o meio-ambiente.

Além de facilitar a administração de suas contas, o DDA é mais seguro e contribui com o meio-ambiente. Manual de utilização Apresentação Pelo novo sistema desenvolvido pelo Santander em conjunto com a FEBRABAN, você ou sua empresa pode(m) acessar de forma eletrônica (Internet, Pagamento a Fornecedor, Superlinha

Leia mais

Update Clientes Set Tipo_inscricao_estadual = "1-CONTRIBUINTE ICMS" Where [Inscrição estadual] <> "" And [Inscrição estadual] <> "ISENTO"

Update Clientes Set Tipo_inscricao_estadual = 1-CONTRIBUINTE ICMS Where [Inscrição estadual] <>  And [Inscrição estadual] <> ISENTO Projeto/Versão/Release: IS2 AUTOMOTIVE / EVOLUTION / 58 Data Release: 01/07/2014 Procedimentos Atualização: Ao adaptar tabela Configuracoes, preencher os campos novos com: [Série NFCe Padrão] = 01 [Modelo

Leia mais

O sistema é dividido por quatro menus principais: Cadastro, Comercial, Estoque e Pesquisa como verá a seguir:

O sistema é dividido por quatro menus principais: Cadastro, Comercial, Estoque e Pesquisa como verá a seguir: Visão Rápida do sistema Administrativo LC O sistema Administrativo LC é um sistema completo para administrar o seu escritório, loja ou comercio em geral. Nosso sistema pode ser customizado a necessidade

Leia mais

Cordilheira Escrita Fiscal 2.109A

Cordilheira Escrita Fiscal 2.109A LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Perguntas e respostas sobre a RDC nº 44/2010

Perguntas e respostas sobre a RDC nº 44/2010 Perguntas e Respostas (atualizada em 27/01/2011) 1. De que trata a RDC 44/2010? Esta resolução estabelece novos mecanismos para a prescrição e o controle da dispensação de medicamentos antimicrobianos.

Leia mais

..:Sgi-Plus:.. Manual completo do sistema de vendas Sgi-plus. Site..: http:// www.giovaneinformatica.com.br

..:Sgi-Plus:.. Manual completo do sistema de vendas Sgi-plus. Site..: http:// www.giovaneinformatica.com.br ..:Sgi-Plus:.. Manual completo do sistema de vendas Sgi-plus Site..: http:// www.giovaneinformatica.com.br E-mail..: suporte@giovaneinformatica.com.br 1-) CADASTRANDO DE PRODUTOS -Detalhes da tela -Salvando

Leia mais

D E S C R I Ç Ã O S U M Á R I A D A S A T R I B U I Ç Õ E S

D E S C R I Ç Ã O S U M Á R I A D A S A T R I B U I Ç Õ E S GRUPO 8 Cargo: Cargo Exercido: Nível Analista Analista de Gestão de Riscos, Caixa e Tesouraria I Unidade: PRESIDÊNCIA / SURIC / Gerência de Gestão de Riscos ou SUFIN / Gerências de Gestão de Caixa ou Tesouraria

Leia mais

O AR_AUTOMAÇÃO ou AR_RETAGUARDA, é um programa feito principalmente para o gerenciamento da empresa, neste módulo encontram-se todos os relatórios,

O AR_AUTOMAÇÃO ou AR_RETAGUARDA, é um programa feito principalmente para o gerenciamento da empresa, neste módulo encontram-se todos os relatórios, O AR_AUTOMAÇÃO ou AR_RETAGUARDA, é um programa feito principalmente para o gerenciamento da empresa, neste módulo encontram-se todos os relatórios, parte financeira, entrada de mercadorias entre outros.

Leia mais

Sistema OMMINI. http://www.ommini.com.br/home/

Sistema OMMINI. http://www.ommini.com.br/home/ Sistema OMMINI http://www.ommini.com.br/home/ Sistema integrado a qualquer aplicativo ERP com análises precisas de Inteligência Empresarial ou Business Intelligence. O conceito surgiu na década de 90 e

Leia mais

Informativo de Versão 18.09cb

Informativo de Versão 18.09cb Informativo de Versão 18.09cb Índice Resulth Business... 3 Movimento Cobrança Eletrônica / Remessa (Chamado 23025)... 3 Movimento Digitação e Emissão NF-e (Chamado 23538)... 4 Cadastro de Produtos (Chamado

Leia mais

SUPORTE TÉCNICO EBS. E-mail: Envie-nos suas dúvidas e/ou sugestões para suporte@ebs.com.br.

SUPORTE TÉCNICO EBS. E-mail: Envie-nos suas dúvidas e/ou sugestões para suporte@ebs.com.br. C C P SUPORTE TÉCNICO EBS Horário de atendimento: Das 08h30min às 18h, de Segunda a Sexta-feira. Formas de atendimento: E-mail: Envie-nos suas dúvidas e/ou sugestões para suporte@ebs.com.br. Suporte On-Line

Leia mais

Documentação de Controle de Acesso Descrição das opções disponíveis

Documentação de Controle de Acesso Descrição das opções disponíveis Módulo Cadastro SIGLA Digital Relação de Controles de Acesso Página 1 de 22 Documentação de Controle de Acesso Descrição das opções disponíveis Agenda Telefônica Cadastro simplificado de telefones. Tem

Leia mais

1. Funcionalidades da opção SAC 1

1. Funcionalidades da opção SAC 1 PÓS VENDA 1. Funcionalidades da opção SAC 1 1.1 Avarias 2 1.1.1 Dano no produto em transporte 2 1.1.2 Defeito no produto 2 1.2 Devoluções 4 1.2.1 Devolução Desistência 4 1.2.2 Devolução Não fez o pedido

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL DO CLUBE DE INVESTIMENTO SINERGIA

ESTATUTO SOCIAL DO CLUBE DE INVESTIMENTO SINERGIA ESTATUTO SOCIAL DO CLUBE DE INVESTIMENTO SINERGIA I Denominação e Objetivo Artigo 1º O Clube de Investimento SINERGIA é constituído por número limitado de membros que têm por objetivo a aplicação de recursos

Leia mais

Ideia Tecnologia. Consultoria LIMITE DE CRÉDITO. Autor: Jonas Santos Silva

Ideia Tecnologia. Consultoria LIMITE DE CRÉDITO. Autor: Jonas Santos Silva Ideia Tecnologia Consultoria LIMITE DE CRÉDITO Autor: Jonas Santos Silva Prezado cliente, com o objetivo de tornar a sua experiência com nosso software cada vez melhor e produtiva, nós estamos desenvolvendo

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

Solução para Automação Comercial

Solução para Automação Comercial Solução para Automação Comercial Programa Aplicativo Fiscal Emissor Cupom Fiscal (PAF-ECF) Impressoras Fiscais Permite comunicação com diversos modelos de impressoras fiscais, tais como: Daruma, Bematech,

Leia mais

Manual NOV - PDV. Versão 1.0

Manual NOV - PDV. Versão 1.0 Manual NOV - PDV Versão 1.0 Sumário 01 Captura de Nota Fiscal...3 02 Remessa de Entrada...6 03 Remessa de Saída......9 04 Pedido Normal...12 05 Pedido Especial...16 06 Nota Fiscal Avulsa...18 07 Controle

Leia mais

Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI

Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI Módulo 12 Gerenciamento Financeiro Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a

Leia mais

DESENVOLVENDO O SISTEMA

DESENVOLVENDO O SISTEMA DESENVOLVENDO O SISTEMA Declaração da Necessidade O primeiro passo do processo de análise de sistema envolve a identificação da necessidade [Pressman-95]. Normalmente o analista reúne-se com o usuário

Leia mais

LMA, Solução em Sistemas

LMA, Solução em Sistemas LMA, Solução em Sistemas Ao longo dos anos os sistemas para gestão empresarial se tornaram fundamentais, e por meio dessa ferramenta as empresas aperfeiçoam os processos e os integram para uma gestão mais

Leia mais

Cartilha Básica Sobre Tributação e Aplicação em Drogarias

Cartilha Básica Sobre Tributação e Aplicação em Drogarias BIG AUTOMAÇÃO Cartilha Básica Sobre Tributação e Aplicação em Drogarias Sumário Índice de Figuras... 3 Histórico de Revisões... 4 Introdução... 5 Imposto... 5 Taxa... 5 Contribuição... 5 Tributos... 5

Leia mais

Perguntas e respostas sobre a RDC nº 44/2010

Perguntas e respostas sobre a RDC nº 44/2010 1. De que trata a RDC 44/2010? Esta resolução estabelece novos mecanismos para a prescrição e o controle da dispensação de medicamentos antimicrobianos. As novas regras estabelecem adequações de embalagem

Leia mais

Averbação eletrônica

Averbação eletrônica Averbação eletrônica Introdução A averbação dos documentos antes do transporte é de fundamental importância para a cobertura de possíveis sinistros. Observar a transmissão e autorização da averbação antes

Leia mais

Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins

Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins 29/05/2012 1 O Sped fiscal e Pis/Confins é uma arquivo gerado através do sistema da SD Informática, onde este arquivo contem todos os dados de entrada e saída

Leia mais

Atualização do Sistema T-Car-Win Versão 1.15.5

Atualização do Sistema T-Car-Win Versão 1.15.5 Atualização do Sistema T-Car-Win Versão 1.15.5 O sistema T-Car-Win está sendo atualizado para a versão 1.15.5. Esta versão tem o objetivo de agregar as seguintes funcionalidades ao sistema: Possibilidade

Leia mais

1.4 Será permitido somente 01(um) cadastro por CPF ao Programa Fidelidade epontua, na condição de cliente.

1.4 Será permitido somente 01(um) cadastro por CPF ao Programa Fidelidade epontua, na condição de cliente. 1. Adesão ao Programa Fidelidade 1.1 A adesão dos clientes (exclusivamente pessoas físicas, residentes e domiciliadas em território nacional, com idade superior a 18 (dezoito) anos que possuam CPF) ao

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

NOVO MÓDULO PATRIMÔNIO

NOVO MÓDULO PATRIMÔNIO NOVO MÓDULO PATRIMÔNIO 1 PARÂMETROS 1.1 Aba Geral 1. No quadro Período, no campo: Observação: Após ser efetuado o cálculo de qualquer período, o campo Inicial, não poderá mais ser alterado. Inicial, informe

Leia mais

Importa Danfe e Entrada de Mercadorias Como lançar nota de entrada manualmente SAT? COMO LANÇAR NOTA DE ENTRADA MANUALMENTE PELO SAT?

Importa Danfe e Entrada de Mercadorias Como lançar nota de entrada manualmente SAT? COMO LANÇAR NOTA DE ENTRADA MANUALMENTE PELO SAT? Como lançar nota de entrada manualmente SAT? COMO LANÇAR NOTA DE ENTRADA MANUALMENTE PELO SAT? Entrada de Mercadorias É a reprodução integral de todas as notas de entrada de mercadoria na empresa. A entrada

Leia mais

SSPlus (8.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 8.0 1

SSPlus (8.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 8.0 1 REA SSPlus 8.0 1 REA Relatório Explicativo de Alterações SSPlus (8.0) Autor : Alana Trindade Criado em 08/12/2015 Impresso Arquivo REA Relatório Explicativo de Alterações Versão 8.0.148a REA SSPlus 8.0

Leia mais

Dúvidas Frequentes. Central de Atendimento ao Fornecedor

Dúvidas Frequentes. Central de Atendimento ao Fornecedor Dúvidas Frequentes Central de Atendimento ao Fornecedor Fornecedor de Material 1- Sou um fornecedor Raízen devidamente Homologado e preciso entregar o material solicitado em uma de suas unidades, como

Leia mais