Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad"

Transcrição

1

2 Farmacêutico/Farmacista: Rodrigo Antônio Magalhães FORMAÇÃO ACADÊMICA Farmacêutico Bioquímico formado pela Universidade Federal de Goiás em Pós-graduado com M.B.A. em Gestão Avançada de Varejo Farmacêutico. Pós-graduação em Administração de Empresas e Docência de Nível Superior. Especialista em Manipulação Magistral Alopática e em Homeopatia. Mestrando executivo em Administração de Empresas (em andamento). EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Atual fundador e Diretor Geral do Instituto BULLA/ADTEC (Softwares, Cursos e Consultorias, em Administração Farmacêutica). Atual Diretor e Proprietário das Farmácias Cristo Redentor (Drogarias) e Farmácia Santa Fórmula (Farmácia de Manipulação), situadas no Sudoeste Goiano. Proprietário de Farmácia desde Atual Vice-Presidente da SBFC-GO (Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária Estado Goiás). Ex-Diretor e fundador da Rede Econômica de Farmácias do Sudoeste Goiano com mais de 100 Farmácias Filiadas (até 2008). Integrante da Comissão Técnica (G.T.) em Farmácia Comunitária do Conselho Federal de Farmácia (COMFAR-CFF). Ex-Fundador e Diretor das Farmácias Drogavida, Drogafarma e Drogarias Rio Preto. Foi consultor técnico do SEBRAE-Go por vários anos ( ). Foi colaborador da Universidade Martins de Varejo (Martins Atacadista). Vasta experiência prática e teórica em Administração Farmacêutica e em Planejamento Tributário e Contábil para farmácias e drogarias.

3 Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad FORMAÇÃO ACADÊMICA Farmacêutico com Habilitação em Farmácia Industrial pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás MBA em Gestão Avançada de Varejo Farmacêutico pela Gama Filho - RJ MBA Executivo em Liderança e Gestão Empresarial pelo IPOG (em andamento) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Atual Diretor do Instituto BULLA Empresa especializada em Varejo Farmacêutico que presta serviços de consultoria, capacitação e soluções voltadas para o mercado. Pharma & Cia 15 anos, onde ocupei a Diretoria Comercial da empresa. Integrante da Grupo de Trabalho sobre Farmácia do Conselho Federal de Farmácia Consultor de empresas e Palestrante para o Mercado Farmacêutico Professor das Faculdades Oswaldo Cruz nas disciplinas de Gestão de Farmácias e Drogarias e Marketing Aplicado ao Mercado Farmacêutico. Coordenador da Pós-graduação em Assuntos Regulatórios com Ênfase em Registro de Produtos - Incursos Conselheiro do Conselho Regional de Farmácia de Goiás Empresário, palestrante e consultor de varejo farmacêutico. Nos últimos anos ministrou cursos, palestras e consultorias em todos os Estados da Federação.

4 OBJETIVO DESTA APRESENTAÇÃO: DEMONSTRAR AS FUNCIONALIDADES E CARACTERÍSTICAS DO MÉTODO BULLA AUTOMATIZADO (utilizando um ERP): A implantação da Metodologia de Gestão nas Farmácias e Drogarias, fica muito mais fácil de ser realizada. Com a nova automatização do Método Bulla, você utiliza um software para modelar o trabalho dos vários setores da Farmácia ou Drogaria.

5 Passo a Passo para obter todo o material do Curso

6 Acesse:

7

8

9

10 Chave (Senha) de Acesso ao material do curso Presencial Goiânia (GO):

11 O que é um sistema ERP? ERP (Enterprise Resource Planning - Planejamento dos Recursos Empresariais) - é um software integrado de gestão empresarial que auxilia no planejamento e organização das empresas. Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERP), é um conjunto de sistemas de informação que integram todos os dados de uma empresa, ou organização, em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional: financeiro, contabilidade, recursos humanos, produção, marketing, comercial/vendas, compras, suporte, pesquisa e desenvolvimento, logística, etc Esta é mais uma das diversas siglas comuns a informática e a gestão empresarial, como BI (Business Intelligence - Inteligência de Negócios) e CRM (Customer Relationship Management - Gerenciamento do relacionamento com o Cliente), ambas visam a organização das empresas, e há muito deixaram de ser uma opção, hoje são fundamentais para aquelas empresas que desejam manter-se competitivas e ter sucesso. *Robinson Klein Escritor

12 Como fazer uma boa Gestão

13 Dos 109 softwares homologados nos PBM s apenas 29 deles são específicos para Farmácias/Drogarias, e voltados para a Gestão ou Administração do estabelecimento. O restante trata-se de PDV ou TEF somente para passagem de vendas de forma simples ou software de outros setores que foram adaptados para o ramo Farmacêutico. Nº Software House UF Cidade 2 Info Brazil - Informática BA Feira de Santana BITFARMA BA Teixeira de Freitas Via Lógica - Sistemas CE Fortaleza Sistemas Integra ES Colatina Consys - Consultorias & Sistemas ES Espirito Santo PROSYSTEM DESENVOLVIMENTO ES Vitória Beta - Informática ES Vitória C&S Informatica GO Goiania / Gestcom GO Goiania Itec Gyn - Consultoria e Informática GO Goiania Teknosight Informática LTDA GO Goiania Unifar - Syncode Sistemas e Tecnologia GO Goiania Vetor Soluções LTDA GO Goiania Datarey Serviços de Informática LTDA ReyFarma Plus GO Goiania (Aparecida) SoftHouse Consultoria e Informática GO Rio Verde SOFTER comercio ltda MG Governador Valadares Platin - Informática SP São Paulo Proc FIT - Gestão Orientada a Processo SP São Paulo RPSoft Sistemas Com Prod. LTDA SP São Paulo Software Express SP São Paulo Zanthus - Tecnologia de Resultados SP São Paulo ª LINHA SISTEMAS SP VOTUPORANGA

14 Software em Casca: sem processos mapeados Software com mapeamento de processos conforme empresa Nossa Análise SOBRE OS SOFTWARES PARA FARMÁCIAS/DROGARIAS EXISTENTES NO MERCADO Nossa proposta: Dois Grupos de softwares que são comercializados para Farmácias ou Drogarias: Proposta: Software com mapeamento único de processos operacionais padronizados: Método de Gestão EMBARCADO Ineficiente: Baixo Custo 3ª Via Eficiente: MÉDIO CUSTO Eficiente: Alto Custo

15 Passo a Passo para implantação do Método Bulla de Gestão de forma Automatizada Palestrante: Prof. Farmacêutico Rodrigo Magalhães.

16 Passo nº 01 MENSUTAÇÃO E INDICADORES: Conceito do Método Bulla: Trace o DLP e o DFC de sua Farmácia de pelo menos os 3 últimos meses. Verifique as variáveis que irão influenciar no Lucro Operacional (D.D.C.) de forma a ajustar o Resultado do Lucro Operacional e o Fluxo de Caixa. Desenvolva outros Indicadores com os dados do DLP e do DFC.

17 Passo nº 01 MENSUTAÇÃO E INDICADORES Gestão automatizada: O Painel de Controle do Sistema ERP permite o acompanhamento pelo Gestor da Farmácia dos Indicadores de Lucratividade. O preenchimento automatizado dos Indicadores torna a visibilidade do negócio precisa e eficiente. Os seguintes Indicadores foram automatizados: DLP e DFC ocorrido e Simulado. CMV (Dotação Orçamentária de Compra) e o Lucro Operacional. Ticket Médio. Ponto de Equilíbrio Financeiro. Dotação Orçamentária de Compra por Grupos. Descontos para Clientes sobre a Venda Bruta por Grupos em percentual, e comparativo entre os meses do ano (ou período).

18

19 O DLP poderá demonstrar dados mais específicos, se o usuário clicar no botão ao lado de cada tipo de Operação. Assim podemos abrir o CMV e ver o valor para cada Grupo de Produtos:

20

21

22 Demonstrativo de Fluxo de Caixa:

23

24 Comparativo entre os meses e Médias de Resultados:

25 Relatório de Vendas por Produtos:

26 Passo nº 02 GERENCIAMENTO FINANCEIRO (Setor Financeiro): Conceito do Método Bulla: Faça o controle da Conta Corrente da Farmácia em um Gerenciador Financeiro e insira todas as Contas a Pagar no seu calendário de Pagamento. Aprenda a reconciliar o extrato do banco com os seus lançamentos diariamente. Prepare os relatórios das transações no Gerenciador Financeiro de forma que as Categorias de Despesas coincidam com as Despesas da Planilha de DLP e DFC. Defina o Capital de Giro + Lastro Rh + Lastro Inadimplência + Dinâmica Financeira

27 Gestão automatizada: Em um Sistema Automatizado ERP não há mais a necessidade de trabalhar com um Gerenciador Financeiro fora do Sistema Operacional. Eles estão integrados de forma totalmente automatizada. O controle do Extrato e do Saldo da Contas Corrente dos bancos, ocorre de forma totalmente automatizada. Faz as Baixas no Contas A Receber (como de Cartões por exemplo) e concilia os Depósitos com os valores originados no Fechamento do Caixa. Não há mais preocupação em Fechar Caixa e ter que fazer o dinheiro aparecer. Com o novo modelo de Gerenciamento Financeiro, o Gestor da Farmácia confere tudo no momento que buscar o arquivo do Extrato Bancário para dentro do Sistema Automatizado Bulla. O caixa do banco é que confere o Caixa da Farmácia!

28 Algumas Funcionalidades importantes de destaque: Conciliação automática dos valores lançados em Conta Corrente, via Arquivo OFX obtido direto nos Bancos. Alimentação automática do DLP e DFC com os valores das Despesas e Receitas que entraram na Conta Corrente. Demonstrativo do Saldo Bancário, e Contas A Pagar e a Receber. Demonstrativo do Peso das Despesas sobre a Venda Bruta e sobre o Valor Total das Despesas Operacionais. Demonstrativos da correlação entre Vendas Líquidas X Receitas Financeiras Operacionais.

29 Tela de Conferência Automatizada de Conta Corrente Banco e Cofre Gerência:

30 Tela de Conciliação Automática das operações que ocorreram no Banco:

31 Ao realizar os lançamentos financeiros, eles já são automaticamente verificados na Conta Bancária e conciliados de forma automática pelo Extrato Bancário. Veja uma tela de lançamento financeiro no detalhe:

32 Dotação Orçamentária ou também denominado de Planejamento Orçamentário. Consiste em definir um valor máximo para ser gasto em cada Categoria de Despesa, e ainda para cada Grupo de Produtos.

33 3) CONTROLE E MONITORAMENTO DOS ESTOQUES (Setor de Estoque): Conceito do Método Bulla: Calcular o Estoque Mínimo e Máximo dos Produtos, verificando a média de venda do período. Faça ajustes no Estoque Mínimo e Máximo colocando também quantidades em produtos que são vendáveis e que não tem histórico de venda na Farmácia. Monte o Estoque Ideal. Faça as compras necessárias para completar o estoque. Evite inchar o Estoque com Produtos com pouco Giro.

34 Gestão automatizada: No Sistema ERP podemos monitorar o Estoque da Farmácia/Drogaria, da forma que é preconizada pelo Método Bulla. Utilizando a estatística de venda dos produtos, podemos compor o Estoque Ideal de uma só vez, e a partir deste momento, apenas repor as quantidade vendidas. O conceito de monitorar o percentual de erro da quantidade em Estoque foi implementada de forma que o Gestor possa realizar pequenas contagens diárias de forma ágil e rápida, e obter um Indicador de erro do Estoque (%).

35 Note a importância da apresentação do Percentual de Erro de Estoque que é apresentada na tela:

36 Na Figura abaixo, demonstra o Relatório detalhado dos Produtos que apresentaram diferenças de Estoque com seus devidos Percentuais:

37 4) PREPARAÇÃO DAS COMPRAS (Setor de Compras): Conceito do Método Bulla: Rotineiramente faça compras retirando a lista de faltas dos produtos que atingiram o Estoque Mínimo. Reponha o estoque diariamente. Não compre nada para fazer estocagem durante pedidos de Rotina. Só faça Estoque em ocasiões em que o DFC esteja muito positivo. Rotineiramente obedeça a Dotação Orçamentária de Compra. Não substitua produtos na compra (compre somente as marcas que tiveram giro). Utilize o histórico de Venda para realizar Estatísticas de Compra. Aumento de Estoque deverão ser ocasionais quando o DFC apresentar disponibilidade econômica.

38 Gestão automatizada: Com a automatização do Método Bulla, as compras respeitam toda a Dotação Orçamentária, que são determinantes para que o dinheiro apareça no DFC. A automatização deste processo de compras, deverá manter o conceito do PEDIDO DE ROTINA e PEDIDO NEGOCIADO, que é tratado no Método Bulla. Os pedidos diários poderão ser encaminhados para sites B2B (exemplo: Cotefácil), para serem cotados entre diversas distribuidoras. Um indicador de compra principal é o acompanhamento do DESCONTO MÉDIO obtido de cada Fornecedor.

39 As funcionalidades operacionais de compra garantem o correto acesso a tais conceitos, como por exemplo: Pedidos Gerados pelo Ponto de Pedido para adequar ao Estoque Ideal (Pedido de Rotina); Pedidos Gerados com base na estatística de Vendas em um determinado período (Pedido Negociado), somente com Saldo de DFC Positivo; Integração do módulo de compras como o site COTEFÁCIL, que propicia busca de Preços mais baixos (de forma totalmente livre); Controle dos valores de Compras tendo como base a Dotação Orçamentária conforme o CMV do mês anterior; Obtenção exata do Preço de Custo de cada produto, retirando a S.T. (Substituição Tributária) conforme preconiza no Curso do Método Bulla; Obtenção exata do Preço de Custo Médio de cada produto, para utilização Contábil, também conforme preconiza no Módulo de Contabilidade do Curso do Método Bulla; Atualização de Preços de Venda dos Produtos com exatidão, considerando os Markup definidos pela Regulamentação da CMED (ANVISA); Atualização de Preços de Venda dos Produtos Liberados de forma correta com o Mark-up definido previamente por Simulação no DLP/DFC.

40 Tela de Geração de Pedido pelo Estoque Mínimo e Máximo (Ponto de Pedido e Estoque Ideal):

41 Tela de Gerenciamento de Pedidos (Controle de chegada dos pedidos e pendencias):

42 Uma das funcionalidades mais importantes do sistema, é a possibilidade de mostrar ao Administrador o Desconto Médio obtido de cada Fornecedor, de forma correta e sem erros:

43 Detalhe do Relatório que demonstra o Desconto Médio obtido de cada Fornecedor:

44 Detalhe do Relatório que demonstra o Desconto Médio obtido por Grupo:

45 Detalhe do Relatório que demonstra o Desconto Médio obtido por LABORATÓRIO:

46 Detalhe do Relatório que demonstra o Desconto Médio obtido por LABORATÓRIO:

47 5) FECHAMENTO E MONITORAMENTO DE CAIXAS (Setor de Caixas): Conceito do Método Bulla: Garanta que o valor que entrou em dinheiro no dia (Venda a Vista + Recebimentos), seja integralmente depositado na Conta Corrente da Farmácia. Não permita desvios de dinheiro do Caixa para nenhum tipo de pagamento. Compare diariamente o valor do caixa com o deposito ocorrido na Conta Corrente da Farmácia. Evite conferências longas e demoradas do Caixa, utilizando métodos modernos de Gestão de Valores em Caixa.

48 Gestão automatizada: A conferência de Caixas fica a cargo do Banco em que o dinheiro é depositado. Não há a figura do gerente conferindo valor de Caixa. Durante o funcionamento do Caixa, os valores vão sendo depositados várias vezes ao dia, de forma que não forme um grande numerário em Caixa. A conciliação automática do Gerenciador Financeiro com o Banco confere a Saída para Deposito ocorrida no Caixa, com o valor que foi depositado.

49 Tela de Caixas Fechados para Auditoria:

50 Tela de Auditoria de Caixas (conferencia) realizado pelo responsável Financeiro:

51 No detalhe abaixo, foi pesquisado um Turno utilizando um filtro de data, e ao clicar sobre o Turno desejado, aparecem todos os valores deste Turno, inclusive se houve diferença no Fechamento e na Auditoria posterior ao Fechamento.

52 6) CREDIÁRIO (Setor de Crediário): Conceito do Método Bulla: Retire as contas inadimplentes do fichário da Farmácia, e proceda a sua eliminação do sistema. Monte um outro fichário somente para os inadimplentes. Separe fichários por fase da cobrança. Sobre o valor total das contas a receber deposite 3% na conta Lastro de Rh. Mensalmente, calcule o total de venda a prazo e faça o depósito do Lastro de Inadimplentes. A partir daí, também mensalmente, pague as notas inadimplentes com o dinheiro do Lastro. Implemente a abertura de novas fichas somente com o critério dos 5 filtros.

53 Gestão automatizada: A Gestão do Crediário contempla de forma automática as Fases da Cobrança (Preâmbulo-Cobrança-Inadimplência). Formação automática do Lastro de Inadimplência e outros ditames do Método Bulla, estão todos contemplados. Os Clientes são separados por Status de Cobrança, facilitando o envio de Mensagens de Aviso de Vencimento. Possibilita pontuação em Programa de Cartão Fidelidade. Possibilita terceirização do Crediário (Private Label).

54 Funcionalidades do ERP para o Crediário: Cadastro do Cliente contendo os 05 Filtros básicos para a liberação do crédito do cliente, com o limite previamente estipulado; Cadastro de diferentes Cartas de Cobrança, que podem ser enviadas por SMS (mensagem de texto), para o celular dos clientes em atraso; Possibilidade de definição da Fase de Cobrança do Cliente, que permite alterar a Situação do Cadastro do Cliente, com as seguintes situações: Preâmbulo- Bloqueado-Cobrança; Inadimplente. Filtro e Bloqueio automático dos clientes que estão em atraso; Baixa parcial e automática dos clientes que pagaram, inclusive os que pagaram via Boleto e que aparecem o dinheiro na Conta Corrente do banco (conciliação automática); Fechamento e Controle de Gestão de Convênios e seus Conveniados, com geração de Boletos e Demonstrativo das Compras, com envio por ; Funcionalidade de emissão de Cartão Fidelidade para os clientes, tendo forma de cadastrar quantos pontos irá acumular para cada Valor comprado pelo Cliente. Define também a premiação que o cliente irá ter. Possibilidade de emitir o Cartão Fidelidade imediato.

55 Tela de Controle de Cobrança e Verificação das Fases da Cobrança:

56 Na imagem, vemos uma Quitação dos Inadimplentes de forma automática pelo Preço de Custo Líquido dos Produtos, com utilização do Lastro de Inadimplentes:

57 A concessão de Crédito pelo Critério dos 5 Filtros. O sistema tem a marcação apropriada para cada um deles, conforme é demonstrado abaixo:

58 7) VENDAS (Setor de Vendas): Conceito do Método Bulla: Defina as listas de preços e promoções (estude perfil de venda). Estude descontos para cada produto sobre o Perfil de Venda da Farmácia e determine se o desconto médio estipulado esta dentro do limite planejado no DLP. Insira os Preços com os descontos no sistema. Prepare as Listas de Substituição e de Indicação e instrua os atendentes de balcão. Defina instruções e treinamento para os Atendentes de Balcão, em especial quanto as vendas de Produtos Controlados e PBM s.

59 Gestão automatizada: O Sistema ERP esta preparado para realizar o Cadastro de Produtos que possam ser Substituídos durante a operação de Vendas. Este cadastro deverá ser feito previamente pelo Gestor, de forma a ocorrer com ética e segurança. No ato da venda, o sistema mostra quais são os produtos que tem fórmula igual ao produto que esta sendo vendido, mas permite a substituição apenas dos que estão cadastrados para tal finalidade. A Política de Desconto fica mais segura e disciplinada quando automatizada, pois permite que o desconto seja obrigatoriamente concedido para alguns produtos, e para outros ele poderá ser apenas sugerido para o Atendente de Balcão. As Vendas de Controlados e PBM s ocorrem de forma ágil e fácil.

60 No detalhe abaixo, ao passar uma venda os Descontos poderão ser fixados ou apenas sugeridos para o atendente de balcão. Veja detalhe das Sugestões de Venda que aparece para o Vendedor:

61

62 Durante a venda o sistema mostra os dados da Promoção. No detalhe, aparece uma venda para Entrega:

63 Na venda pelo telefone, o Endereço de Entrega é automaticamente encontrado (e poderá ser alterado pelo vendedor):

64 As Vendas poderão ser monitoradas diariamente conforme as Formas de Pagamento e o valor dos Descontos Médios que estão sendo concedidos. Veja no Relatório abaixo:

65 Veja no detalhe abaixo, uma Pré-Venda para Entrega Futura, aonde o cliente paga a compra efetuada, e o sistema irá efetuar o controle de entrega para quando tiver o produto no Estoque:

66 Detalhe de relatório com os detalhes da Venda por Hora do dia:

67 Análise da Vendas por Entregas diárias:

68 Análise dos DESCONTOS concedidos nas Vendas por Grupos de Produtos:

69 Análise dos DESCONTOS concedidos nas Vendas por Grupos de Produtos:

70 8) Divulgação (propaganda dos preços): Conceito do Método Bulla: Deverá ser preparada Tabelas de Promoção, tendo como base os Produtos Geradores de Tráfego. A divulgação dos Preços é essencial para causar uma PERCEPÇÃO DE BARATEIRO. Uso de Panfletos (Tabloides) e banners no local de venda são essenciais para causar uma boa impressão sobre os Preços.

71 Gestão automatizada: O Sistema ERP contribui de forma significativa para facilitar a iniciativa de Divulgação, a partir do momento que seja possível imprimir a Tabela de Promoção, para ser utilizada pelo Marketing. A Tabela de Promoção não pode ser estática, devendo ser alterada em vários momentos. A montagem e preparação desta Tabela de forma automatizada, é possível em pouco tempo, podendo ser alterada com facilidade. O Sistema ERP gera automaticamente uma proposta de TABELA DE PROMOÇÃO, em que busca o PERFIL DE VENDA da Farmácia, e facilita a inserção dos descontos nos produtos. O cálculo do DESCONTO MÉDIO é realizado na medida em que os descontos são inseridos em cada um dos produtos. O desconto médio total é monitorado para que haja Lucro Operacional. A impressão da TABELA DE PROMOÇÃO facilita a preparação de TABLÓIDES e FOLHETOS para a divulgação. As PROMOÇÕES poderão ser alteradas de forma fácil para criar um poder de divulgação dinâmico.

72 Tabela de Promoção de Produto montada pelo sistema automatizado

73 Tabela de Promoção sendo montada a partir do PERFIL DE VENDA da Farmácia:

74 Tabela de Promoção sendo montada a partir do ESTOQUE da Farmácia:

75 A funcionalidade permite que seja inserido um desconto para cada Produto, mostrando no rodapé da tela o desconto médio que esta ocorrendo:

76 Somente o desejo de mudar a Gestão não é o bastante. Terá que ocorrer AÇÃO para que haja mudanças. Utilize sempre técnica e ferramentas de automatização para ajudar a alcançar as mudanças necessárias. Este é o melhor caminho para o SUCESSO!!

77 Realização:

78 PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia. 1(a) ed. Atlas, ANGELO, Claudio Felisoni, SILVEIRA, Jose Augusto e FÁVERO, Luiz Paulo. Finanças no Varejo: Gestão Operacional. São Paulo, 3(a). ed. Saint Paul Editora, MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. São Paulo, 9(a). ed. Atlas, PADOVEZE, Clóvis Luis. Introdução á Administração Financeira. São Paulo, Thomson, CHRISTOVÃO, Daniela e WATANABE, Marta. Guia Valor Econômico de Tributos. São Paulo, Ed. Globo, Revista ABCFARMA Sites Pesquisados:

79 Farmacêuticos: Rodrigo Magalhães Cadri Awad Contato pessoal: Empresa: (62) Prof. Cadri (63) Prof. Rodrigo Fone: (62) Site: Contato empresa: Assista aos Cursos on-line acessando:

80 Acesse:

81 Chave (Senha) de Acesso ao material do curso de Goiânia (GO):

Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad

Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad FORMAÇÃO ACADÊMICA Farmacêutico com Habilitação em Farmácia Industrial pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás MBA em Gestão Avançada de Varejo Farmacêutico

Leia mais

Análise dos Setores Operacionais da Farmácia Protocolos de funcionamento Administrativo

Análise dos Setores Operacionais da Farmácia Protocolos de funcionamento Administrativo Administração Farmacêutica Análise dos Setores Operacionais da Farmácia Protocolos de funcionamento Administrativo Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad FORMAÇÃO ACADÊMICA Farmacêutico com Habilitação em

Leia mais

Como melhorar os Resultados Financeiros de uma Farmácia ou Drogaria. Palestrante: Prof. Farmacêutico Dr. Rodrigo Magalhães.

Como melhorar os Resultados Financeiros de uma Farmácia ou Drogaria. Palestrante: Prof. Farmacêutico Dr. Rodrigo Magalhães. Como melhorar os Resultados Financeiros de uma Farmácia ou Drogaria Palestrante: Prof. Farmacêutico Dr. Rodrigo Magalhães. Palestrante Currículo abreviado Farmacêutico/Farmacista: Rodrigo Antônio Magalhães

Leia mais

Administração Farmacêutica

Administração Farmacêutica Administração Farmacêutica Análise dos Setores Operacionais da Farmácia ou Drogaria Protocolo de funcionamento Administrativo: Setor Financeiro Setor Financeiro Tarefas: Acompanhar os saldos das Contas

Leia mais

Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad

Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad FORMAÇÃO ACADÊMICA Farmacêutico com Habilitação em Farmácia Industrial pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás MBA em Gestão Avançada de Varejo Farmacêutico

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA PA CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA PA CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA PA CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA Como prosperar com a farmácia ou drogaria em um mercado de alta competitividade. Farmacêutico/Farmacista: Rodrigo Antônio Magalhães FORMAÇÃO

Leia mais

SIAC SISTEMA ITAUTEC DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL

SIAC SISTEMA ITAUTEC DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL SIAC SISTEMA ITAUTEC DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL O SIAC é a solução integrada de automação comercial da Itautec para frente de loja. Um sistema que integra toda a área de vendas, fazendo com que a loja trabalhe

Leia mais

Requisitos obrigatórios para ser competitivo no atual mercado.

Requisitos obrigatórios para ser competitivo no atual mercado. Requisitos obrigatórios para ser competitivo no atual mercado. Farmacêutico/Farmacista: Rodrigo Antônio Magalhães FORMAÇÃO ACADÊMICA Farmacêutico Bioquímico formado pela Universidade Federal de Goiás em

Leia mais

LMA, Solução em Sistemas

LMA, Solução em Sistemas LMA, Solução em Sistemas Ao longo dos anos os sistemas para gestão empresarial se tornaram fundamentais, e por meio dessa ferramenta as empresas aperfeiçoam os processos e os integram para uma gestão mais

Leia mais

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Mastermaq Softwares Há quase 20 anos no mercado, a Mastermaq está entre as maiores software houses do país e é especialista em soluções para Gestão

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

SOLUÇÕES NASSOFT ERP - GESTÃO EMPRESARIAL

SOLUÇÕES NASSOFT ERP - GESTÃO EMPRESARIAL SOLUÇÕES NASSOFT ERP - GESTÃO EMPRESARIAL NASSOFT ERP MANAGER Padronização em gestão Para ser líder de mercado é preciso estratégia Para ter estratégia é preciso inteligência Não há inteligência sem informação

Leia mais

Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad

Farmacêutico/Farmacista: Cadri Awad Farmacêutico/Farmacista: Rodrigo Antônio Magalhães FORMAÇÃO ACADÊMICA Farmacêutico Bioquímico formado pela Universidade Federal de Goiás em 1984. Pós-graduado com M.B.A. em Gestão Avançada de Varejo Farmacêutico.

Leia mais

Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica I Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Conteúdo Part I Introdução

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Reunião de Executivos 25/03/2015 Mafra

Reunião de Executivos 25/03/2015 Mafra Reunião de Executivos 25/03/2015 Mafra - Ferramentas importantes para o dia a dia - Relacionamento com o Associado - Melhorias recentes - Módulo Financeiro Espaço Gestor Funções do SISPC que

Leia mais

Varejo. A gestão definitiva para sua empresa

Varejo. A gestão definitiva para sua empresa Varejo A gestão definitiva para sua empresa Introdução Indicado para estabelecimentos comerciais, rede de lojas ou franquias, o sistema FENÍCIA AUTOMAÇÃO COMERCIAL traz uma série de tecnologias de alto

Leia mais

2. Noções Gerais para o Uso do Sistema

2. Noções Gerais para o Uso do Sistema Índice 1. Introdução... 2. Noções Gerais para o Uso do Sistema... 2.1. Para Acessar o Sistema... 2.2. Menu Suspenso... 2.2.1. Vendas... 2.2.2. Consulta/Cadastros... 2.2.3. Menu Fiscal... 2.2.4. Caixa...

Leia mais

Apresentação Análise Essencial Projeto Implantação do Sistema Treinamento Suporte Técnico

Apresentação Análise Essencial Projeto Implantação do Sistema Treinamento Suporte Técnico Apresentação Um projeto de informatização tem como principal função analisar as características da empresa e apontar os pontos onde são necessários controles informatizados, fazendo uma análise junto à

Leia mais

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 2013 Relatório Gerencial Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 Sumário 1. Objetivo... 4 2. Seleção dos registros... 4 2.1 Seleção dos executores... 4 2.2 Parâmetros...

Leia mais

Uma parceria para o seu Sucesso

Uma parceria para o seu Sucesso Uma parceria para o seu Sucesso Solução Cadia Análise de Vendas A Cadia Consulting, com mais de 14 anos de experiência na implementação e desenvolvimento de soluções verticais, sobre a plataforma Microsoft

Leia mais

SOLUÇÕES EM GESTÃO DE RELACIONAMENTO

SOLUÇÕES EM GESTÃO DE RELACIONAMENTO SOLUÇÕES EM GESTÃO DE RELACIONAMENTO A M2 Data Center é uma empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias voltadas para agregarem valor às empresas, permitindo assim um melhor posicionamento

Leia mais

Avenida Jamaris, 100, 10º e 3º andar, Moema São Paulo SP 04078-000 55 (11) 5051-8880

Avenida Jamaris, 100, 10º e 3º andar, Moema São Paulo SP 04078-000 55 (11) 5051-8880 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA E DOS SERVIÇOS AUDITORIA CONSULTORIA EMPRESARIAL CORPORATE FINANCE EXPANSÃO DE NEGÓCIOS CONTABILIDADE INTRODUÇÃO A FATORA tem mais de 10 anos de experiência em auditoria e consultoria

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MASTER VENDAS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MASTER VENDAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO MASTER VENDAS 1. CONCEITO Master Vendas não é somente um sistema, e sim, um novo conceito de gestão para sua empresa. Foi desenvolvido por profissionais de informática juntamente com

Leia mais

MANUAL ESCOLA FLEX. Revisado em 09/07/2008. Sistema Flex www.sistemaflex.com

MANUAL ESCOLA FLEX. Revisado em 09/07/2008. Sistema Flex www.sistemaflex.com MANUAL ESCOLA FLEX Revisado em 09/07/2008 Sistema Flex www.sistemaflex.com Índice Manual Escola Flex Índice... 2 Tela de Abertura (Splash Screen)... 3 Login... 4 Seleção de Empresas... 5 Tela Principal...

Leia mais

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais...

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais... Sumário UNICO...... 3 Cadastros... 4 Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5 Produtos...... 6 Serviços...... 6 Outros...... 6 Vendas... 7 Notas Fiscais... 7 Estoque...8 Financeiro......

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

ÍNDICE 1 Introdução 3 2 Principais Recursos 4 3 Segurança 4 4 Roubo/Estravio do cartão MerchCard 4 5 Noções Gerais para o Uso do Sistema 5

ÍNDICE 1 Introdução 3 2 Principais Recursos 4 3 Segurança 4 4 Roubo/Estravio do cartão MerchCard 4 5 Noções Gerais para o Uso do Sistema 5 BENTO GONÇALVES Julho de 2005 ÍNDICE 1 Introdução 3 2 Principais Recursos 4 3 Segurança 4 4 Roubo/Estravio do cartão MerchCard 4 5 Noções Gerais para o Uso do Sistema 5 5.1 Para acessar o sistema 5 5.2

Leia mais

Sistema INTEGRATO. Administrativo Financeiro Estoque

Sistema INTEGRATO. Administrativo Financeiro Estoque 2012 Sistema INTEGRATO Administrativo Financeiro Estoque Há mais de 12 anos atuando com sucesso. Adaptável aos mais diversos ramos de comércio e serviços. Poderosa ferramenta para a gestão empresarial.

Leia mais

PDV: DE OLHO NA RENTABILIDADE

PDV: DE OLHO NA RENTABILIDADE PDV: DE OLHO NA RENTABILIDADE Muitas vezes o desconhecimento sobre políticas de estoque, finanças e parcerias comerciais é a principal explicação das dificuldades que muitas empresas têm em progredir ou

Leia mais

Utility Systems - Gestão 2.0 para gráficas, bureaus e acabamento

Utility Systems - Gestão 2.0 para gráficas, bureaus e acabamento Utility Systems - Gestão 2.0 para gráficas, bureaus e acabamento www.utility.com.br VISÃO GERAL O Utility é um aplicativo web, multiplataforma, que possui cinco módulos independentes capazes de oferecer

Leia mais

Guia de Implantação Bluesoft ERP Fechamento de Caixa

Guia de Implantação Bluesoft ERP Fechamento de Caixa Guia de Implantação Bluesoft ERP Fechamento de Caixa O que é o Fechamento de Caixa? O Fechamento de Caixa consiste, basicamente, em separar e conferir todos os recebimentos que há nos caixas. Essa tarefa

Leia mais

Utility Systems FULL - Gestão 2.0 para gráficas, bureaus e acabamento

Utility Systems FULL - Gestão 2.0 para gráficas, bureaus e acabamento Utility Systems FULL - Gestão 2.0 para gráficas, bureaus e acabamento www.utility.com.br VISÃO GERAL O Utility é um aplicativo web, multiplataforma, que possui cinco módulos independentes capazes de oferecer

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Manual do Sistema "Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM" Editorial Brazil Informatica I Vida em Mãos - Controle Financeiro para PALM Conteúdo Part I Introdução 2 1 Fala Comigo -... Sistema de Atendimento

Leia mais

SOLUÇÕES PARA O VAREJO

SOLUÇÕES PARA O VAREJO SOLUÇÕES PARA O VAREJO Tecnologia e Praticidade ao seu alcance. Frente de loja com gerenciamento local ou via web. Controle das atividades financeiras e de estoque TEF (dedicado,discado e IP) Homologação

Leia mais

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização WebEDI - Tumelero Manual de Utilização Pedidos de Compra Notas Fiscais Relação de Produtos 1. INTRODUÇÃO Esse documento descreve o novo processo de comunicação e troca de arquivos entre a TUMELERO e seus

Leia mais

O que é ERP e suas vantagens

O que é ERP e suas vantagens Sistema 8Box ERP O que é ERP e suas vantagens Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e

Leia mais

Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida - Controle Financeiro Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro" Editorial Brazil Informatica I Vida - Controle Financeiro Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... Financeiro 2 Part II Novidades Versão 2.9 (Contas)

Leia mais

Tutorial. O Trade e o SNGPC

Tutorial. O Trade e o SNGPC Tutorial O Trade e o SNGPC Este tutorial explica como realizar no Trade Solution as principais atividades relacionadas ao SNGPC - Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados 1. Introdução

Leia mais

Guia de Recursos e Funcionalidades

Guia de Recursos e Funcionalidades Guia de Recursos e Funcionalidades Sobre o Treasy O Treasy é uma solução completa para Planejamento e Controladoria, com o melhor custo x benefício do mercado. Confira alguns dos recursos disponíveis para

Leia mais

Dicas Logycware Utilizando o E-commerce vinculado ao Gestor Comercial. Copyright Logycware Sistemas de Informática 2011 Todos os Direitos Reservados

Dicas Logycware Utilizando o E-commerce vinculado ao Gestor Comercial. Copyright Logycware Sistemas de Informática 2011 Todos os Direitos Reservados 1 Dicas Logycware Utilizando o E-commerce vinculado ao Gestor Comercial Copyright Logycware Sistemas de Informática 2011 Todos os Direitos Reservados 2 Sumário Tutorial de Utilização do Gestor e-commerce...

Leia mais

COMERCIAL) 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. E-

COMERCIAL) 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. E- 2014 ÍNDICE 1. Cadastros básicos 2. Módulos básicos (Incluso em todas as versões) CMC BASE 3. Agenda 4. Arquivos 5. Empresas ou Cadastros de empresas 6. Pessoas ou cadastro de pessoas 7. Módulos que compõem

Leia mais

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA Necessidade de informatizar a empresa Uma senhora muito simpática, Dona Maria das Coxinhas, feliz proprietária de um comércio de salgadinhos, está,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO METROPOLITANO DE SÃO PAULO CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO METROPOLITANO DE SÃO PAULO CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS CENTRO UNIVERSITÁRIO METROPOLITANO DE SÃO PAULO CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS SUPPLY CHAIN, REESTRUTURANDO A ÁREA DE COMPRAS: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA LUNAMED. FABIO RAPHAEL C. DE OLIVEIRA KARINA

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Sumário 1. Ambiente Group Shopping... 3 2. Alteração na Tela de Contratos e Controle de Edições... 7 3. Propagação de Contratos... 10 4. Configuração de Impressora

Leia mais

Tecnologia e Praticidade ao Seu Alcance

Tecnologia e Praticidade ao Seu Alcance Tecnologia e Praticidade ao Seu Alcance PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO Mais de 21.000 Pontos de vendas ativos Frente de loja com gerenciamento local ou via web Homologação Fiscal em todo o Brasil

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 Vendas... 3 1.1

Leia mais

webba PLATAFORMA DE ECOMMERCE

webba PLATAFORMA DE ECOMMERCE A EMPRESA A Webba foi fundada em 2008 com foco em soluções para que nossos clientes possam vender mais e melhor, amamos trabalhar com e-commerce, mais que desenvolver softwares nós desenvolvemos soluções

Leia mais

S E M P R E E.R.P. Sistema de Gestão Empresarial. Angel Brasil Sistemas +55 14 8147-0493 - +55 14 3221-0840. www.angelbrasilsistemas.com.

S E M P R E E.R.P. Sistema de Gestão Empresarial. Angel Brasil Sistemas +55 14 8147-0493 - +55 14 3221-0840. www.angelbrasilsistemas.com. S E M P R E Sistema de Gestão Empresarial E.R.P. +55 14 8147-0493 - +55 14 3221-0840 www.angelbrasilsistemas.com.br O SEMPRE É UM E.R.P. Enterprise Resource Planning Definição de ERP Sistemas Integrados

Leia mais

Movimento. Financeiro. Bancário. Contas a Pagar. Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber. Lançamento de Contas a Receber (simples)

Movimento. Financeiro. Bancário. Contas a Pagar. Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber. Lançamento de Contas a Receber (simples) Movimento Financeiro Contas a Pagar Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber Lançamento de Contas a Receber (simples) Movimento de Caixa Fechamento Caixa Bancos Apropriações de Centros de

Leia mais

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Material de Apoio SEB - Contas a Pagar Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Conteúdo CONFIGURAÇÃO... 3 Cadastro de Fornecedores... 3 Métodos de Pagamento...

Leia mais

www.gerenciadoreficaz.com.br

www.gerenciadoreficaz.com.br Fone: (62) 4141-8464 E-mail: regraconsultoria@hotmail.com www.gerenciadoreficaz.com.br Guia Prático do Usuário Manual de Instalação Gerenciador Eficaz 7 2 Manual do Usuário Gerenciador Eficaz 7 Instalando

Leia mais

procedimentos para vendas no Gestão orçamento

procedimentos para vendas no Gestão orçamento GESTÃO ORÇAMENTO LOJA procedimentos para vendas no Gestão orçamento 1 ÍNDICE Pag 1 - Gravação De Orçamento Em DINHEIRO 3 1.1 - Desconto De Verba 4 1.2 - Semaforo De Lucratividade 6 2 - Gravação De Orçamento

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS Asia Shipping Transportes Internacionais Ltda. como cópia não controlada P á g i n a 1 7 ÍNDICE NR TÓPICO PÁG. 1 Introdução & Política 2 Objetivo 3 Responsabilidade

Leia mais

Processo de Controle das Reposições da loja

Processo de Controle das Reposições da loja Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido

Leia mais

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF)

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF) 1 Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão SEM Impressora de cupom fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa...3 2. Configurações dos Parâmetros......3 3. Cadastro de cliente...4

Leia mais

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM CNPJ: 10.793.118/0001-78 Projeto T2Ti ERP. Módulo Comercial. Vendas e Faturamento

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM CNPJ: 10.793.118/0001-78 Projeto T2Ti ERP. Módulo Comercial. Vendas e Faturamento Módulo Comercial Vendas e Faturamento Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre o Módulo Comercial Vendas e Faturamento. Todas informações aqui disponibilizadas foram retiradas no todo

Leia mais

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166 Sistema Nota Já Este manual tem por objetivo apresentar o sistema NotaJá a fim de auxiliar o usuário com todos os processos de cadastro, lançamentos de notas, cancelamentos, inutilizações, notas complementares

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO CRM SOLUTION EM 05/02/2011

TUTORIAL DO USUÁRIO CRM SOLUTION EM 05/02/2011 TUTORIAL DO USUÁRIO CRM SOLUTION EM 05/02/2011 Manual de operação revisão 20110205 Pagina 1/18 Login no Sistema Para poder utilizar o sistema. 1 - Receba com o gestor do sistema o endereço na WEB no qual

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Curva ABC. Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br

Curva ABC. Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br Curva ABC Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br Sumário Introdução... 3 Utilização no sistema TCar-Win... 3 Configuração da curva ABC... 4 Configuração

Leia mais

NeXT ERP Sistema de gestão empresarial A solução integrada e eficiente para sua empresa

NeXT ERP Sistema de gestão empresarial A solução integrada e eficiente para sua empresa Gerencie facilmente seu negócio com o NeXT ERP O que é o NeXT Software? - Um avançado software integrado capaz de automatizar e integrar os processos de negócio de sua empresa - Possibilita que as informações

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema Financeiro Opções Disponíveis a partir da versão 8.0.40 do Sistema Micropost

Manual de Utilização do Sistema Financeiro Opções Disponíveis a partir da versão 8.0.40 do Sistema Micropost O Novo Gerenciador Financeiro Micropost é acessado através do botão "Gerenciador Financeiro" na tela principal do sistema (como mostra a figura 1). Caso o botão esteja desabilitado deve-se entrar nas configurações

Leia mais

Agendamento de Produtos de Uso Contínuo

Agendamento de Produtos de Uso Contínuo Agendamento de Produtos de Uso Contínuo Os usuários do Call Center do ASAsys agora podem agendar ligações para os clientes de produtos de uso contínuo para oferecer o produto do cliente antes que ele acabe.

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CORPORATIVA

SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CORPORATIVA SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CORPORATIVA SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÕES Um Sistema de Informação não precisa ter essencialmente

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Sumário 1 CONCEITO... 4 2 REQUISITOS... 4 3 CONFIGURAÇÕES... 4 3.1 Permissões de Acesso... 4 3.2 Plano de Contas... 5 3.2.1 Parcelado... 6 3.2.2 Parcelamento Notas a Prazo...

Leia mais

Tecnologia da Informação Aula 3 Revolução dos SI

Tecnologia da Informação Aula 3 Revolução dos SI Tecnologia da Informação Aula 3 Revolução dos SI Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@ifpe.edu.br Instituto Federal de Pernambuco Recife - PE Visão Geral Desafios Empresariais Administração * Monitora

Leia mais

INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO... 3. CONTAS A RECEBER... 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER...

INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO... 3. CONTAS A RECEBER... 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER... 1 2 INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO......6 3. CONTAS A RECEBER......6 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER...6 3.2. LANÇAMENTO MANUAL DE CONTAS A RECEBER...7 3.3. GERAÇÃO

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente Conceito ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente O Sagres Diário é uma ferramenta que disponibiliza rotinas que facilitam a comunicação entre a comunidade Docente e Discente de uma instituição,

Leia mais

Perfil. Nossa estratégia de crescimento reside na excelência operacional, na inovação, no desenvolvimento do produto e no foco no cliente.

Perfil. Nossa estratégia de crescimento reside na excelência operacional, na inovação, no desenvolvimento do produto e no foco no cliente. Institucional Perfil A ARTSOFT SISTEMAS é uma empresa Brasileira, fundada em 1986, especializada no desenvolvimento de soluções em sistemas integrados de gestão empresarial ERP, customizáveis de acordo

Leia mais

Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais

Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais Capítulo 3: Sistemas de Apoio Gerenciais Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais Objetivos do Capítulo Explicar como os SI empresariais podem apoiar as necessidades de informação de executivos,

Leia mais

Tempo é dinheiro. Em outras palavras, GPR-Cob

Tempo é dinheiro. Em outras palavras, GPR-Cob Tempo é dinheiro. Em outras palavras, GPR-Cob Conheça o software de gestão de cobrança que vai ajudar sua empresa a otimizar processos e melhorar resultados. Empresas de cobrança têm um grande desafio:

Leia mais

Sistemas Empresariais. Capítulo 3: Sistemas de Negócios. Colaboração SPT SIG

Sistemas Empresariais. Capítulo 3: Sistemas de Negócios. Colaboração SPT SIG Capítulo 3: Sistemas de Negócios Colaboração SPT SIG Objetivos do Capítulo Explicar como os SI empresariais podem apoiar as necessidades de informação de executivos, gerentes e profissionais de empresas.

Leia mais

O Utility foi desenvolvido para atender de forma simples e integrada os setores de Vendas, Produção, Financeiro e Gerencial.

O Utility foi desenvolvido para atender de forma simples e integrada os setores de Vendas, Produção, Financeiro e Gerencial. UTILITY ERP 1.0 www.utility.com.br VISÃO GERAL O Utility é um aplicativo web, multiplataforma, que possui cinco módulos independentes capazes de oferecer recursos que irão facilitar o gerenciamento da

Leia mais

CIGAM SOFTWARE CORPORATIVA LTDA.

CIGAM SOFTWARE CORPORATIVA LTDA. CIGAM SOFTWARE CORPORATIVA LTDA. Raquel Engeroff Neusa Cristina Schnorenberger Novo Hamburgo RS Vídeo Institucional Estratégia Visão Missão Ser uma das 5 maiores empresas de software de gestão empresarial

Leia mais

Gerencie a sala de espera e garanta a satisfação dos pacientes

Gerencie a sala de espera e garanta a satisfação dos pacientes Centralx Clinic O ciclo de trabalho completo em um só sistema. Para ambientes de alta produtividade, do agendamento à consulta, do faturamento ao rateio entre prestadores de serviço, o Centralx Clinic

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CRM PROFESSIONAL ANEXO III ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO - CRM PROFESSIONAL

GUIA DE ORIENTAÇÕES ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CRM PROFESSIONAL ANEXO III ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO - CRM PROFESSIONAL ANEXO III ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO - CRM PROFESSIONAL GUIA DE ORIENTAÇÕES ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CRM PROFESSIONAL ANEXO III ROTEIRO DE CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO DO CRM PROFESSIONAL SUMÁRIO

Leia mais

Software de gestão para pequenas empresas excelentes.

Software de gestão para pequenas empresas excelentes. Software de gestão para pequenas empresas excelentes. Qual sua estratégia para o sucesso? Seja qual for a estratégia, para o pequeno empresário do varejo entender o que o cliente quer, se antecipar e ter

Leia mais

SOFTWARE PROFIT 2011.

SOFTWARE PROFIT 2011. apresenta o SOFTWARE PROFIT 2011. GESTÃO DE TRANSPORTES O software PROFIT já está implantado há mais de 3 anos na REQUIN TRANSPORTES, em Belo Horizonte, e mais recentemente na ASUS. É um programa direcionado

Leia mais

SCPI 8.0. Novas funcionalidades. Conciliação Bancária Automática:

SCPI 8.0. Novas funcionalidades. Conciliação Bancária Automática: SCPI 8.0 Novas funcionalidades A partir de agora o SCPI conta com algumas novas funcionalidades que valem a pena serem comentadas, e dar uma breve introdução de seu funcionamento. Entre elas podemos destacar:

Leia mais

Manual de Normas e Procedimentos Comercial.

Manual de Normas e Procedimentos Comercial. Manual de Normas e Procedimentos Comercial. Gerência Comercial. Referência: Versão: Revisado 1.1 Data: 21/07/2014 21de Julho de 2014 Sumário Definição da Área Comercial.... 3 Representação da área comercial....

Leia mais

Manual - Relatórios Gerenciais.

Manual - Relatórios Gerenciais. Manual - Relatórios Gerenciais. Perguntas que temos que responder quase que diariamente sobre: Vendas Financeiro Produção Emissão: 04/02/2014 Revisão: 28/05/2015 Revisado por: Juliana 1 Área de Vendas

Leia mais

BTS AUTOMAÇÃO BTS AUTOMAÇÃO. Por que usar um ERP? Melhorar processos Reduzir erros Controle e integração Maximizar receitas Diminuir perdas

BTS AUTOMAÇÃO BTS AUTOMAÇÃO. Por que usar um ERP? Melhorar processos Reduzir erros Controle e integração Maximizar receitas Diminuir perdas Por que usar um ERP? Melhorar processos Reduzir erros Controle e integração Maximizar receitas Diminuir perdas O que um ERP faz? Aumentar a produtividade Permite mais qualidade Maior rentabilidade O que

Leia mais

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0 www.sms.agenciaglobo.net 1 ACESSO O SISTEMA 1.1 - Para acessar o sistema de envio entre no site http://sms.agenciaglobo.net/

Leia mais

CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3.

CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3. CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3. PROBLEMA: É UM OBSTÁCULO QUE ESTÁ ENTRE O LOCAL ONDE SE ESTÁ E O LOCAL EM QUE SE GOSTARIA DE ESTAR. ALÉM DISSO, UM PROBLEMA

Leia mais

MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO

MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO AO SISTEMA BOLETO - PESSOA FÍSICA - DEZEMBRO 2009 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. CADASTRO 3 3. ACESSO ÀS FUNCIONALIDADES DO SISTEMA 6 3.1. NADA CONSTA 8 3.2. BOLETO BANCÁRIO 8

Leia mais

Cobre Bem Tecnologia

Cobre Bem Tecnologia Cobre Bem Tecnologia A Empresa Fundada em 1995, a Cobre Bem Tecnologia, sempre visou produzir softwares que automatizassem cada vez mais as cobranças utilizando para isso uma tecnologia de ponta. Com a

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

SOLUÇÕES DE SOFTWARE. Histórico

SOLUÇÕES DE SOFTWARE. Histórico Histórico - Originado do Software Practico, produto presente em mais de 2000 clientes o Smart Practico foi produzido em 2007 visando atender as necessidades do micro varejo. Este produto possui todas as

Leia mais

O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques

O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques Seguindo a estrutura proposta em Dornelas (2005), apresentada a seguir, podemos montar um plano de negócios de forma eficaz. É importante frisar

Leia mais