Ano lectivo Ficha de trabalho nº 3

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ano lectivo Ficha de trabalho nº 3"

Transcrição

1 Disciplina Ano M.A.C.S. 11º Ano lectivo Ficha de trabalho nº /2015 Probabilidades 1. Um estojo tem 5 marcadores, 5 canetas e 3 lapiseiras. Retiram-se dois objectos do estojo, ao acaso, sucessivamente e com reposição. Qual a probabilidade de retirar: a) um marcador e uma caneta? b) pelo menos uma caneta? c) dois objectos iguais? 2. Relativamente a uma dada população sabe-se que: 40% dos indivíduos se vacinam contra a gripe; de entre os indivíduos vacinados 30% tiveram gripe; e de entre os indivíduos não vacinados 35% não tiveram gripe. Escolhido um indivíduo ao acaso, calcule a probabilidade de : a) ter tido gripe. b) ter sido vacinado, sabendo que teve gripe. 3. Um jogo consiste em lançar um dado perfeito e retirar uma bola de uma de duas urnas. Se no dado obtivermos um número inferior a 3 retiramos uma bola da urna A, senão retiramos uma bola da urna B. As bolas são indistinguíveis ao tacto. Na urna A existem duas bolas brancas e uma preta e na urna B existem duas bolas brancas e três bolas pretas. a) Qual a probabilidade de, com este jogo, obter bola branca? b) Tirei uma bola branca. Qual a probabilidade de que tenha saído da urna A? 4. Suponha que 5% da população portuguesa sofre de hipertensão e que de entre estes, 75% ingerem bebidas alcoólicas. Sabemos ainda que 42,5% ingerem bebidas alcoólicas e não são hipertensos. Escolhendo ao acaso um português, qual a probabilidade de: a) beber álcool? b) não beber álcool sabendo que não sofre de hipertensão? 5. Lança-se um dado equilibrado com as faces numeradas de 1 a 6. Considera os acontecimentos A: sair número par e B: sair um nº menor do que 4. Indica o valor de P(BlA). 6. Dos ouvintes de rádio, 35% ouvem a Mega-FM, 40% ouvem a RFM e 10% ouvem as duas estações. Ao escolher um ouvinte ao acaso, qual a probabilidade de: a) ouvir apenas a Mega? b) ouvir pelo menos uma das estações? c) ouvir a Mega, dado que não é ouvinte da RFM?

2 7. Na figura está representada a planificação de um dado equilibrado: Lança-se este dado duas vezes. Define a f.m.p. das seguintes variáveis aleatórias: X 1 : soma dos números saídos nos dois lançamentos X 2 : produto dos números saídos nos dois lançamentos 8. Supõe que entre todos aqueles que possuem carta de condução, 95% conduz. Dos que conduzem, 92% cumpre com regularidade as normas de trânsito, sendo multados apenas com uma probabilidade de 0,02. os condutores que não cumprem as regra de trânsito são multados com uma frequência de 75%. a) Qual a probabilidade de, escolhida ao acaso uma pessoa que possui carta de condução, este não ser multado? b) Um dado condutor com carta de condução nunca foi multado. Qual a probabilidade de não conduzir? 9. Uma urna tem 8 bolas azuis e 5 vermelhas. Extrai-se uma bola. Se a bola for vermelha, introduzimos na caixa três azuis; se a bola for azul, introduzimos na caixa três bolas vermelhas. Retira-se, em seguida, uma segunda bola da caixa (sem reposição da primeira). a) Calcula a probabilidade da segunda bola extraída ser vermelha. b) Calcula a probabilidade das duas bolas extraídas serem de cores diferentes. 10. Numa caixa existem 3 CD s de música Clássica, 4 CD s de Rock e 2 CD s de Metal. Retiram-se, sucessivamente e sem reposição, três CD s ao acaso. Calcula a probabilidade de: a) serem de três tipos de música diferente. b) serem do mesmo tipo de música. c) serem dois de Rock e um de Metal. d) pelo menos um ser de música clássica. 11. Uma das provas de um rally-paper consiste no condutor tirar de um saco, que contém 3 bolas azuis e 2 brancas, uma bola. Se tirar azul, o co-piloto retira uma carta de um baralho de 10 cartas, em que três têm prémio. Se tirar branca, o co-piloto retira uma carta de um baralho de 10 cartas, em que oito são premiadas. a) Determina a probabilidade de uma equipa tirar bola azul e não ganhar um prémio. b) Determina a probabilidade de uma equipa ganhar um prémio. 12. Na experiência aleatória que consiste em lançar duas vezes um dado e anotar o nº das faces que ficam voltadas para cima, considera os seguintes acontecimentos: A: pelo menos num dos lançamentos saiu a face dois B: a soma dos pontos obtidos nos dois lançamentos é cinco Justifica que P(BlA) = 2/11, começando por referir o que significa P(BlA).

3 13. Num município existem três forças activas: Socialistas, Social-Democratas e Ambientalistas. Efetuou-se um referendo para decidir se certo dia será declarado feriado local. Na tabela seguinte, estão registados os resultados percentuais obtidos em função da força política em que cada eleitor votou nas últimas eleições: Socialistas Social-democratas Ambientalistas Abstenção SIM 15% 25% 12% 8% NÃO 25% 5% 8% 2% Considera os acontecimentos S: votar sim no referendo e A: votar nos ambientalistas. Verifica se os acontecimentos S e A são independentes. 14. Três casais, os Nunes, os Martins e os Santos, vão ao cinema. Ficou decidido que uma mulher, escolhida ao acaso entre as três mulheres, paga três bilhetes e que um homem, escolhido ao acaso entre os três homens, paga os outros três. Qual a probabilidade do casal Nunes pagar os seis bilhetes? 15. Considera: - uma caixa com 9 bolas, indistinguíveis ao tacto, numeradas de 1 a 9 - um dado equilibrado, com as faces numeradas de 1 a 6 Lança-se o dado e tira-se, ao acaso, uma bola da caixa. Qual a probabilidade de os números saídos serem ambos menores do que 4? 16. Num Centro de Saúde trabalham três pediatras: o António, O Francisco e a Catarina. Em 40% das vezes que uma criança se dirige ao Centro para uma consulta de pediatria é o António o médico de serviço, dividindo os outros dois pediatras entre si as vezes restantes. Em cada consulta, o pediatra pode optar por oferecer ou não um balão à criança. Sabe-se que o António o faz em 30% das consultas, o Francisco em 45% e a Catarina em 60%. a) Calcula a probabilidade de, ao dirigir-se ao Centro para uma consulta de pediatria, ser atendido pela Catarina e receber um balão. b) Calcula a probabilidade de uma criança receber um balão numa consulta de pediatria no Centro. c) A Zezinha foi à consulta de pediatria no Centro e recebeu um balão. Qual a probabilidade de não ter sido atendida pelo Francisco? 17. Lança-se duas vezes um dado equilibrado, com as faces numeradas de 1 a 6. Considera a variável aleatória X: número de vezes que sai a face 6 nos dois lançamentos. Define a função massa de probabilidade da variável aleatória X. 18. Dos 120 alunos que se encontram inscritos no Desporto Escolar de uma determinada escola, 25 praticam caminhada, 35 praticam futebol e 65 não praticam nenhuma das duas modalidades. a) Qual a probabilidade de: a.1) praticar apenas futebol? a.2) praticar pelo menos uma das modalidades? a.3) praticar caminhada sabendo que não pratica futebol? b) Indica um acontecimento cuja probabilidade seja 5/25.

4 19. Realizou-se um inquérito aos alunos de uma escola sobre a ocupação dos tempos livres. Os dados obtidos foram os seguintes: - 10% ocupam o tempo livre na Internet e a praticarem desporto; - 60% praticam desporto; - 75% dos que não praticam desporto não utilizam a Internet. a) Escolhido um aluno ao acaso, qual a probabilidade de responder que ocupa os tempos livres exclusivamente na Internet? b) Encontrei um dos alunos que pratica desporto. Qual a probabilidade de ele não utilizar a Internet? 20. Suponha que uma caixa possui duas bolas pretas e quatro verdes, e, outra caixa possui uma bola preta e três bolas verdes. Passa-se uma bola da primeira caixa para a segunda, e retira-se uma bola da segunda caixa. Qual a probabilidade de que a bola extraída da segunda caixa seja verde? 21. Uma bolsa contém 5 moedas de prata e 5 de cobre. Extrai-se ao acaso e sem reposição duas moedas. Calcule a probabilidade de que: a) A segunda moeda extraída seja de prata, sabendo que a primeira era de cobre. b) Saia uma moeda de prata na 2ª tiragem. c) Uma e uma só das moedas seja de prata. d) Pelo menos uma das moedas seja de cobre. 22. Numa freguesia só há 4 médicos. Numa certa noite, adoecem 5 habitantes. Cada um deles escolhe, ao acaso, um dos médicos e chama-o pelo telefone. Qual é a probabilidade de que não chamem todos o mesmo médico? 23. Numa fábrica existem três máquinas iguais de uma mesma marca, que trabalham independentemente. A probabilidade de cada máquina avariar num dado espaço de tempo é 0.1. Seja X a variável aleatória que representa o número de máquinas que estão avariadas no espaço de tempo considerado. Define a função massa de probabilidade da variável X. 24. Num dado país 10% da população sofre de uma determinada doença: 6% de forma grave e 4% de forma moderada. Para o seu diagnóstico é efetuado um teste que dá resultado positivo: com probabilidade 1 para um indivíduo com doença na forma grave; com probabilidade 0.75 para um indivíduo com doença na forma moderada; com probabilidade 0.05 para um indivíduo não doente. a) Efetuando um teste num indivíduo ao acaso, qual a probabilidade de o resultado ser positivo? b) Se, para um dado indivíduo, o resultado do teste foi positivo, qual a probabilidade de ele ter a doença? c) Será que existe independência entre ter a doença na forma moderada e o teste dar positivo? Justifica.

5 25. Numa escola secundária há 1500 alunos dos quais 500 frequentam o 10º ano, 400 o 11ºano e 600 o 12ºano. As percentagens de alunos com dificuldades em Língua Portuguesa são: 20% para o 10º ano, 30% para o 11º ano e 25% para o 12º ano. Suponhamos que escolhemos ao acaso um aluno que tem dificuldades em Língua Portuguesa. Qual a probabilidade deste aluno frequentar o 10º ano? 26. Num saco há 4 bombons dos quais só um tem licor. A Conceição tira, ao acaso um bombom e come- -o. Se não comeu o de licor, experimenta outro. Repete o processo até conseguir comer o de licor. Seja X a variável aleatória nº de bombons sem licor que a Conceição comeu. a) Define a f.m.p. da variável X. b) Determine o valor médio e o desvio padrão. 27. Foi feito um estudo sobre as causas de acidentes rodoviários ao longo de um período de um ano num determinado país. As conclusões foram as seguintes: 15% dos acidentes provocaram a morte do condutor. Apenas 8% dos condutores que tiveram acidente mortal utilizavam cinto de segurança. 5% dos condutores que utilizavam cinto de segurança tiveram acidente mortal. Mostra que a probabilidade de usar cinto de segurança na altura do acidente é igual a 24%. Soluções: 1.a) 50/169 b) 105/169 c) 59/169 2.a) 0,51 b) 4/17 3.a) 22/45 b) 5/11 4.a) 0,4625 b) 21/ /3 7.a) 0,25 b) 0,65 c) 5/12 8.a) 0,92552 b) 0,054 9.a) 28/65 b) 119/ a) 2/7 b) 5/84 c) 1/7 d) 16/21 11.a) 21/50 b) 1/2 13.São 14. 1/ /6 16.a) 0,18 b) 0,435 c) 20/ a.1) 1/4 a.2) 11/24 a.3) 4/17 19.a) 1/10 b) 5/ /15 21.a) 5/9 b) 1/2 c) 5/9 d) 7/ / a) 0,135 b) 2/3 c) Não 25.0,2703

1. Num universo S os acontecimentos A e B são incompatíveis.

1. Num universo S os acontecimentos A e B são incompatíveis. 12ºANO ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO Matemática B Probabilidades 2007/08 1. Num universo S os acontecimentos A e B são incompatíveis. Sabe-se que: P( B ) = 0,1 e que P( A B ) = 0,6. Determina P(

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Distribuições de probabilidades

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Distribuições de probabilidades MATEMÁTICA A - o Ano Probabilidades - Distribuições de probabilidades Exercícios de exames e testes intermédios. A tabela de distribuição de probabilidades de uma variável aleatória X é a seguinte. x i

Leia mais

4. Seja A o acontecimento associado a uma experiência aleatória em que o espaço amostral é Quais as igualdades necessariamente falsas?

4. Seja A o acontecimento associado a uma experiência aleatória em que o espaço amostral é Quais as igualdades necessariamente falsas? mata. Lançou-se 70 vezes um dado em forma de tetraedro com as faces numeradas de a e obteve-se vezes a face, 0 vezes a face, vezes a face e as restantes a face. Determine a frequência relativa dos acontecimentos:

Leia mais

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. Matemática 9º Ano Probabilidades

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. Matemática 9º Ano Probabilidades Bem Explicado Centro de Explicações Lda. Matemática 9º Ano Probabilidades Nome: Data: / / 1. Das seguintes experiências diz, justificando, quais são as aleatórias: 1.1. Deitar um berlinde num copo de água

Leia mais

Capítulo 2. Noções básicas de probabilidade

Capítulo 2. Noções básicas de probabilidade Probabilidades e Estatística Colectânea de Exercícios 2004/05 LEIC + LERCI + LEE Capítulo 2 Noções básicas de probabilidade Exercício 1.1 Admita que um lote contém peças pesando 5, 10, 15, 20 g e que existem

Leia mais

24 de outubro de 2012

24 de outubro de 2012 Escola Básica de Santa Catarina Ficha de Avaliação de Matemática 24 de outubro de 2012 A PREENCHER PELO ALUNO 9ºano 90m Nome: nº Turma C A PREENCHER PELO PROFESSOR Classificação: Nível: ( ) Rubrica do

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais Exercícios de exames e testes intermédios 1. Considere um dado cúbico, com as faces numeradas de 1 a 6, e um saco que contém cinco bolas, indistinguíveis

Leia mais

Escola Secundária/2,3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática A Ano Lectivo 2011/12 Distribuição de probabilidades 12.º Ano

Escola Secundária/2,3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática A Ano Lectivo 2011/12 Distribuição de probabilidades 12.º Ano Escola Secundária/, da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática A Ano Lectivo 0/ Distribuição de probabilidades.º Ano Nome: N.º: Turma:. Numa turma do.º ano, a distribuição dos alunos por idade e sexo

Leia mais

Noções básicas de probabilidade

Noções básicas de probabilidade Probabilidades e Estatística + Probabilidades e Estatística I Colectânea de Exercícios 2002/03 LEFT + LMAC Capítulo 2 Noções básicas de probabilidade Exercício 2.1 Admita que um lote contém peças pesando

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais Exercícios de exames e testes intermédios 1. Uma pessoa lança um dado cúbico, com as faces numeradas de 1 a 6, e regista o número da face que ficou

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais Propostas de resolução MATEMÁTICA A - 1o Ano Probabilidades - Noções gerais Propostas de resolução Exercícios de exames e testes intermédios 1. Organizando todos os resultados possíveis para os dois números possíveis de observar,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº4 - Probabilidades - 12º ano Exames de 2011 a 2014

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº4 - Probabilidades - 12º ano Exames de 2011 a 2014 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº4 - Probabilidades - 12º ano Exames de 2011 a 2014 1. Seja o espaço de resultados associado a uma certa experiência aleatória. Sejam A e B dois acontecimentos

Leia mais

Ficha de trabalho - Combinatória. a) De quantas maneiras distintas se podem colocar os sete sabores no recipiente?

Ficha de trabalho - Combinatória. a) De quantas maneiras distintas se podem colocar os sete sabores no recipiente? 12º Ano - Matemática A Ficha de trabalho - Combinatória 1. No balcão de uma geladaria existe um recipiente com dez compartimentos, cinco à frente e cinco atrás, para colocar gelado. Em cada compartimento

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Curso Engenharia e Gestão Industrial 2º Semestre 1º Folha Nº2 1. Na inspecção final a um produto este é classificado como aceitável para lançamento no mercado ou não. O produto

Leia mais

Exercícios de exames e provas oficiais

Exercícios de exames e provas oficiais mata2 Eercícios de eames e provas oficiais. Uma caia tem seis bolas distinguíveis apenas pela cor: duas azuis e quatro pretas. Considere a eperiência aleatória que consiste em retirar dessa caia, simultaneamente

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. ANTÓNIO AUGUSTO LOURO ESCOLA DOS 2.º E 3.º CICLOS DR. ANTÓNIO AUGUSTO LOURO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. ANTÓNIO AUGUSTO LOURO ESCOLA DOS 2.º E 3.º CICLOS DR. ANTÓNIO AUGUSTO LOURO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. ANTÓNIO AUGUSTO LOURO ESCOLA DOS 2.º E 3.º CICLOS DR. ANTÓNIO AUGUSTO LOURO FICHA DE TRABALHO 2 REVISÕES PARA O 1º TESTE Ano Letivo 2014/2015 1. Considera as seguintes experiências

Leia mais

22 de Outubro de 2012

22 de Outubro de 2012 Escola Básica de Santa Catarina Ficha de Avaliação de Matemática 22 de Outubro de 2012 A PREENCHER PELO ALUNO 9ºano Nome: nº Turma A PREENCHER PELO PROFESSOR Classificação: Nível: ( ) Rubrica do professor:

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Disciplina Estatística Aplicada Curso Engenharia Mec. Gest. Industrial 4º Semestre 2º Folha Nº2: Probabilidades 1. Na inspecção final a uma componente electrónica esta é classificada

Leia mais

Lista de exercícios de Matemática Eventos, espaço amostral e definição de probabilidade. Probabilidade condicional. Exercícios gerais.

Lista de exercícios de Matemática Eventos, espaço amostral e definição de probabilidade. Probabilidade condicional. Exercícios gerais. p: João Alvaro w: www.matemaniacos.com.br e: joao.baptista@iff.edu.br. No lançamento de dois dados, D e D 2, tem-se o seguinte espaço amostral, dado em forma de tabela de dupla entrada. Lista de exercícios

Leia mais

Exercícios de exames e provas oficiais

Exercícios de exames e provas oficiais mata Exercícios de exames e provas oficiais. Seja Ω, o conjunto finito, o espaço de resultados associado a uma experiência aleatória. Sejam A e B dois acontecimentos ( A e B ). A e B são acontecimentos

Leia mais

Nome do aluno: Nº. Classificação: E.Educação:

Nome do aluno: Nº. Classificação: E.Educação: 9º Ano ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE SANTA MARIA DA FEIRA Ano Letivo 2012/13 TURMA: A TESTE DE MATEMÁTICA Professora Lourdes Fonseca Nome do aluno: Nº Classificação: E.Educação: 1. Observa a roleta da sorte representada

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO

ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO Teste 1 Matemática 9.º C Nome: n.º Data: 14/10/2016 Classificação: Professor: Instruções gerais Não é permitido o uso de corretor. É permitido a utilização

Leia mais

Teste de Avaliação Escrita

Teste de Avaliação Escrita Teste de Avaliação Escrita Duração: 9 minutos 8 de outubro de Escola E.B., Eng. Nuno Mergulhão Portimão Ano Letivo /4 Matemática 9.º B Nome: N.º Classificação: Fraco (% 9%) Insuficiente (% 49%) Suficiente

Leia mais

FICHA DE TRABALHO N. O 9

FICHA DE TRABALHO N. O 9 FICHA DE TRABALHO N. O 9 ASSUNTO: Modelos de probabilidade: probabilidade condicional 1. Sejam A e B dois acontecimentos tais que: P (A) = 0,3 e P (B ) = 0,7 Determine P (A B ), sabendo que: 1.1 Os acontecimentos

Leia mais

LISTA 29 - PROBABILIDADE 1

LISTA 29 - PROBABILIDADE 1 LISTA 9 - PROBABILIDADE ) Um time de futebol amador ganhou uma taça ao vencer um campeonato. Os jogadores decidiram que o próprio seria guardado na casa de um deles. Todos quiseram guardar a taça em suas

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS

ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS FICHAS DE TRABALHO 9.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 6 ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS PROBABILIDADES Site: http://www.mathsuccess.pt Facebook: https://www.facebook.com/mathsuccess TEMA 6 ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO

Leia mais

Exercícios de provas oficiais

Exercícios de provas oficiais mata Exercícios de provas oficiais. Considere duas caixas, C e C. A caixa C tem bolas, das quais cinco são brancas e as restantes são pretas, A caixa C tem sete bolas, umas brancas e outras pretas. Considere

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos Exercícios de exames e testes intermédios 1. Seja Ω o espaço amostral (espaço de resultados) associado a uma certa experiência

Leia mais

22 de Outubro de 2012

22 de Outubro de 2012 Escola Básica de Santa Catarina Ficha de Avaliação de Matemática 22 de Outubro de 2012 A PREENCHER PELO ALUNO 9ºano Nome: nº Turma A PREENCHER PELO PROFESSOR Classificação: Nível: ( ) Rubrica do professor:

Leia mais

1 Definição Clássica de Probabilidade

1 Definição Clássica de Probabilidade Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica - 2013 Aula 4 Professor: Carlos Sérgio UNIDADE 2 - Probabilidade: Definições (Notas de aula) 1 Definição Clássica

Leia mais

2. Lança-se ao acaso uma moeda 4 vezes e conta-se o número de faces obtidas. Escreva o espaço amostral da experiência.

2. Lança-se ao acaso uma moeda 4 vezes e conta-se o número de faces obtidas. Escreva o espaço amostral da experiência. Escola Superior de Tecnologia de Viseu Fundamentos de Estatística 2010/2011 Ficha nº 2 1. Lançam-se ao acaso 2 moedas. a) Escreva o espaço de resultados da experiência. b) Descreva os acontecimentos elementares.

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 12º Ano de Matemática A Tema I Probabilidades e Combinatória. 1º Teste de avaliação.

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 12º Ano de Matemática A Tema I Probabilidades e Combinatória. 1º Teste de avaliação. Escola Secundária com º ciclo D. Dinis 1º Ano de Matemática A Tema I Probabilidades e Combinatória 1º Teste de avaliação Grupo I As cinco questões deste grupo são de escolha múltipla. Para cada uma delas

Leia mais

A B e A. Calcule as suas respectivas probabilidades.

A B e A. Calcule as suas respectivas probabilidades. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPTO. DE ESTATÍSTICA LISTA 2-BIOESTATÍSTICA II (CE020) Prof. Benito Olivares Aguilera 1 o Sem./17 1. Expresse em termos de operações entre eventos:

Leia mais

Teste de Avaliação de MATEMÁTICA 12º ano

Teste de Avaliação de MATEMÁTICA 12º ano Teste de Avaliação de MATEMÁTICA º ano º Período de 0/ duração 90 min. Prof. Josué Baptista Turma: e º teste A 4 de Outubro Classificação: Nº Nome GRUPO I O Professor: As cinco questões deste grupo são

Leia mais

TESTE DE PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA 12.º ANO

TESTE DE PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA 12.º ANO TESTE DE PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA 2.º ANO NOME: N.º: TURMA: ANO LETIVO: / AVALIAÇÃO: PROFESSOR: ENC. EDUCAÇÃO: DURAÇÃO DO TESTE: 90 MINUTOS O teste é constituído por dois grupos. O Grupo I é constituído

Leia mais

2. Se A e B são acontecimentos incompatíveis, a sua interseção é o conjunto vazio, pelo que

2. Se A e B são acontecimentos incompatíveis, a sua interseção é o conjunto vazio, pelo que reparar o Exame 0 06 Matemática ágina 6. nalisemos cada opção: : e não são contrários pois a sua união não é o espaço amostral. Há, ainda, bolas pretas. : e não são contrários pois a sua união não é o

Leia mais

Lista 2 Estatística 1. Uma urna possui 6 bolas azuis, 10 bolas vermelhas e 4 bolas amarelas. Tirando-se uma bola com reposição, calcule a

Lista 2 Estatística 1. Uma urna possui 6 bolas azuis, 10 bolas vermelhas e 4 bolas amarelas. Tirando-se uma bola com reposição, calcule a Lista 2 Estatística 1. Uma urna possui 6 bolas azuis, 10 bolas vermelhas e 4 bolas amarelas. Tirando-se uma bola com reposição, calcule a probabilidade se sair bola: a. azul; b. vermelha; c. amarela. 2.

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Diogo Cão, Vila Real

Agrupamento de Escolas de Diogo Cão, Vila Real Agrupamento de Escolas de Diogo Cão, Vila Real 2015/2016 MATEMÁTICA FICHA DE TRABALHO 7 3º PERÍODO MAIO Nome: Nº Turma: 9º Data: CIRCUNFERÊNCIA 1. Relativamente à fig. 1 indica: 1.1 duas cordas; 1.2 a

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Probabilidade condicionada

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Probabilidade condicionada MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Probabilidade condicionada Exercícios de exames e testes intermédios 1. Considere duas caixas, C 1 e C 2. A caixa C 1 tem 12 bolas, das quais cinco são brancas e

Leia mais

Ministério da Educação. Nome:... Número:

Ministério da Educação. Nome:... Número: Ministério da Educação Nome:...... Número: Unidade Lectiva de: Introdução às Probabilidades e Estatística Ano Lectivo de 2003/2004 Código1334 Teste Formativo Nº 2 1. Considere que na selecção de trabalhadores

Leia mais

Proposta de teste de avaliação

Proposta de teste de avaliação Proposta de teste de avaliação Matemática A. O ANO DE ESCOLARIDADE Duração: 90 minutos Data: Grupo I Na resposta aos itens deste grupo, selecione a opção correta. Escreva, na folha de respostas, o número

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 12º Ano de Matemática A Tema I Probabilidades e Combinatória

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 12º Ano de Matemática A Tema I Probabilidades e Combinatória Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 12º Ano de Matemática A Tema I Probabilidades e Combinatória Tarefa nº 1 1. Verdadeiro ou Falso? 1.1. É pouco provável tirar um rei ao acaso de um baralho de 52

Leia mais

3. Probabilidade P(A) =

3. Probabilidade P(A) = 7 3. Probabilidade Probabilidade é uma medida numérica da plausibilidade de que um evento ocorrerá. Assim, as probabilidades podem ser usadas como medidas do grau de incerteza e podem ser expressas de

Leia mais

Matemática & Raciocínio Lógico

Matemática & Raciocínio Lógico Matemática & Raciocínio Lógico para concursos Prof. Me. Jamur Silveira www.professorjamur.com.br facebook: Professor Jamur PROBABILIDADE No estudo das probabilidades estamos interessados em estudar o experimento

Leia mais

UAlg esght PROBABILIDADE EXERCÍCIOS. Paulo Batista Basílio ( )

UAlg esght PROBABILIDADE EXERCÍCIOS. Paulo Batista Basílio ( ) UAlg esght PROBABILIDADE EXERCÍCIOS ( pbasilio@ualg.pt ) Dezembro 2014 Probabilidade - Exercícios 1 1. Extrai-se, ao acaso, uma bola de uma caixa que contém 6 bolas vermelhas, 4 bolas brancas e 5 bolas

Leia mais

5 de dezembro de 2012

5 de dezembro de 2012 Escola Básica de Santa Catarina Ficha de Avaliação de Matemática 5 de dezembro de 0 A PREENCHER PELO ALUNO 9ºano Nome: nº Turma C A PREENCHER PELO PROFESSOR Classificação: Nível: ( ) Rubrica do professor:

Leia mais

Proposta de teste de avaliação

Proposta de teste de avaliação Proposta de teste de avaliação Matemática A 1.º ANO DE ESCOLARIDADE Duração: 90 minutos Data: O teste é constituído por dois grupos, I e II. O Grupo I inclui quatro questões de escolha múltipla. O Grupo

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos Exercícios de exames e testes intermédios 1. Seja Ω, conjunto finito, o espaço de resultados associado a uma certa experiência

Leia mais

* Acontecimento elementar: é formado por um só elemento do conjunto de. * Acontecimento composto: é formado por dois ou mais elementos do conjunto

* Acontecimento elementar: é formado por um só elemento do conjunto de. * Acontecimento composto: é formado por dois ou mais elementos do conjunto PROBABILIDADE A linguagem das probabilidades Quando lidamos com probabilidade, as experiências podem ser consideradas: Aleatórias ou casuais: quando é impossível calcular o resultado à partida. Como exemplo

Leia mais

TEMA 1 COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES FICHAS DE TRABALHO 12.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 1 COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES

TEMA 1 COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES FICHAS DE TRABALHO 12.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 1 COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES FICHAS DE TRABALHO.º ANO COMPILAÇÃO TEMA COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES Site: http://www.mathsuccess.pt Facebook: https://www.facebook.com/mathsuccess TEMA COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES Matemática A.º Ano

Leia mais

PROBABILIDADE. c) 1/4 d) 1/12 e) nda MATQUEST PROBABILIDADE PROF.: JOSÉ LUÍS

PROBABILIDADE. c) 1/4 d) 1/12 e) nda MATQUEST PROBABILIDADE PROF.: JOSÉ LUÍS MATQUEST PROBABILIDADE PROF.: JOSÉ LUÍS PROBABILIDADE 1- (Osec-SP) Foram preparadas noventa empadinhas de camarão, sendo que, a pedido, sessenta delas deveriam ser bem mais apimentadas. Por pressa e confusão

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO Área Científica Matemática Probabilidades e Estatística Curso Engenharia do Ambiente º Semestre º Ficha n.º: Probabilidades e Variáveis Aleatórias. Lançam-se ao acaso moedas. a) Escreva o espaço de resultados

Leia mais

Noção de fenómeno aleatório e de experiência aleatória

Noção de fenómeno aleatório e de experiência aleatória Muitas vezes deparamo-nos com situações de incerteza, fenómenos aleatórios, em que não se pode prever o resultado. Pelo contrário, nos fenómenos deterministas conseguimos dizer antecipadamente o que vai

Leia mais

PROBABILIDADE - INTRODUÇÃO

PROBABILIDADE - INTRODUÇÃO E.E. Dona Antônia Valadares MATEMÁTICA 1º ANO ANÁLISE COMBINATÓRIA PROBABILIDADE - INTRODUÇÃO PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA http://donaantoniavaladares.comunidades.net TEORIA DAS PROBABILIDADES A teoria

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº1 - Probabilidades - 12º ano Exames

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº1 - Probabilidades - 12º ano Exames AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº - Probabilidades - 2º ano Exames 2000-200-2002-2003. Uma caixa contém cinco bolas brancas e cinco bolas pretas, indistinguíveis ao tato. Tiram-se

Leia mais

PROBABILIDADE PROPRIEDADES E AXIOMAS

PROBABILIDADE PROPRIEDADES E AXIOMAS PROBABILIDADE ESPAÇO AMOSTRAL É o conjunto de todos os possíveis resultados de um experimento aleatório. A este conjunto de elementos denominamos de espaço amostral ou conjunto universo, simbolizado por

Leia mais

Prof.: Joni Fusinato

Prof.: Joni Fusinato Introdução a Teoria da Probabilidade Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com Teoria da Probabilidade Consiste em utilizar a intuição humana para estudar os fenômenos do nosso

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia de Viseu. Probabilidades e Estatística 2007/2008 Ficha nº 2

Escola Superior de Tecnologia de Viseu. Probabilidades e Estatística 2007/2008 Ficha nº 2 1. Lançam-se ao acaso 2 moedas. a) Escreva o espaço de resultados da experiência. b) Descreva os acontecimentos elementares. c) Represente os acontecimentos: A= {sair uma face} B= {sair no máximo uma face}

Leia mais

22 de Outubro de 2012

22 de Outubro de 2012 Escola Básica de Santa Catarina Ficha de Avaliação de Matemática 22 de Outubro de 2012 A PREENCHER PELO ALUNO 9ºano Nome: nº Turma A PREENCHER PELO PROFESSOR Classificação: Nível: ( ) Rubrica do professor:

Leia mais

Matemática 9.º ano PROBABILIDADES + ESTATÍSTICA

Matemática 9.º ano PROBABILIDADES + ESTATÍSTICA Matemática 9.º ano PROBABILIDADES + ESTATÍSTICA 01. Num saco estão 10 bolas indistinguíveis ao tato, das quais 6 são azuis e 4 são verdes. Retiram-se, sucessivamente e sem reposição duas bolas. Determine

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 12º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A. TESTE Nº 1 Grupo I

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 12º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A. TESTE Nº 1 Grupo I ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A TESTE Nº Grupo I As cinco questões deste grupo são de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas quatro alternativas,

Leia mais

Nome N. Turma. Estatística e Probabilidades. Compilação de Exercícios do Banco de Itens

Nome N. Turma. Estatística e Probabilidades. Compilação de Exercícios do Banco de Itens A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S 172 303 MÃES D ÁGUA SEDE - Escola Básica e Secundária Mães d Água Nome N. Turma Estatística e Probabilidades Compilação de Exercícios do Banco de Itens 1 1. A probabilidade

Leia mais

Probabilidade em espaços discretos. Prof.: Joni Fusinato

Probabilidade em espaços discretos. Prof.: Joni Fusinato Probabilidade em espaços discretos Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com Probabilidade em espaços discretos Definições de Probabilidade Experimento Espaço Amostral Evento Probabilidade

Leia mais

T o e r o ia a da P oba ba i b lida d de

T o e r o ia a da P oba ba i b lida d de Teoria da Probabilidade Prof. Joni Fusinato Teoria da Probabilidade Consiste em utilizar a intuição humana para estudar os fenômenos do nosso cotidiano. Usa o princípio básico do aprendizado humano que

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DA RAMADA. Teste de Matemática A. 28 de outubro de º E. Grupo I

ESCOLA SECUNDÁRIA DA RAMADA. Teste de Matemática A. 28 de outubro de º E. Grupo I ESCOLA SECUNDÁRIA DA RAMADA Teste de Matemática A 28 de outubro de 206 2º E Versão Grupo I As cinco questões deste grupo são de escolha múltipla. Para cada uma delas, são indicadas quatro alternativas,

Leia mais

Se A =, o evento é impossível, por exemplo, obter 7 no lançamento de um dado.

Se A =, o evento é impossível, por exemplo, obter 7 no lançamento de um dado. PROBABILIDADE Espaço amostral Espaço amostral é o conjunto universo U de todos os resultados possíveis de um experimento aleatório. O número de elementos desse conjunto é indicado por n(u). Exemplos: No

Leia mais

Estatística Aplicada. Prof. Carlos Alberto Stechhahn EXERCÍCIOS - REVISÃO ESPAÇO AMOSTRAL - EVENTOS PROBABILIDADE. Administração. p(a) = n(a) / n(u)

Estatística Aplicada. Prof. Carlos Alberto Stechhahn EXERCÍCIOS - REVISÃO ESPAÇO AMOSTRAL - EVENTOS PROBABILIDADE. Administração. p(a) = n(a) / n(u) Estatística Aplicada Administração p(a) = n(a) / n(u) EXERCÍCIOS - REVISÃO ESPAÇO AMOSTRAL - EVENTOS PROBABILIDADE Prof. Carlos Alberto Stechhahn 2014 1. Tema: Noções de Probabilidade 1) Considere o lançamento

Leia mais

PROBABILIDADE. Numero de Resultados Desejado Numero de Resultados Possiveis EXERCÍCIOS DE AULA

PROBABILIDADE. Numero de Resultados Desejado Numero de Resultados Possiveis EXERCÍCIOS DE AULA PROBABILIDADE São duas as questões pertinentes na resolução de um problema envolvendo probabilidades. Primeiro, é preciso quantificar o conjunto de todos os resultados possíveis, que será chamado de espaço

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES 1- Ordene os dados indicando o 1º, 2º e 3º quartil 45, 56, 62, 67, 48, 51, 64, 71, 66, 52, 44, 58, 55, 61, 48, 50, 62, 51, 61, 55 2- Faça a análise da

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº3 - Probabilidades - 12º ano Exames

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº3 - Probabilidades - 12º ano Exames AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº3 - Probabilidades - º ano Exames 006-007-00-009-00. Seja o espaço de resultados associado a uma certa experiência aleatória. Sejam A e B dois acontecimentos

Leia mais

2. Nas Figuras 1a a 1d, assinale a área correspondente ao evento indicado na legenda. Figura 1: Exercício 2

2. Nas Figuras 1a a 1d, assinale a área correspondente ao evento indicado na legenda. Figura 1: Exercício 2 GET00116 Fundamentos de Estatística Aplicada Lista de exercícios Probabilidade Profa. Ana Maria Lima de Farias Capítulo 1 Probabilidade: Conceitos Básicos 1. Lançam-se três moedas. Enumere o espaço amostral

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Probabilidades e Estatística Curso Engenharia do Ambiente 2º Semestre 1º Ficha n.º1: Probabilidades e Variáveis Aleatórias 1. Lançam- ao acaso 2 moedas. a) Escreva o espaço de resultados

Leia mais

Exercícios de Probabilidade - Lista 1. Profa. Ana Maria Farias

Exercícios de Probabilidade - Lista 1. Profa. Ana Maria Farias Exercícios de Probabilidade - Lista 1 Profa. Ana Maria Farias 1. Lançam-se três moedas. Enumere o espaço amostral e os eventos A = faces iguais ; B = cara na primeira moeda ; C = coroa na segunda e terceira

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Estatística. Probabilidades

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Estatística. Probabilidades Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Estatística Probabilidades Aluna(o): Aluna(o): Turma: Responsável: Prof. Silvano Cesar da Costa L O N D R I N A Estado do Paraná

Leia mais

2. Nas Figuras 1a a 1d, assinale a área correspondente ao evento indicado na legenda. Figura 1: Exercício 2

2. Nas Figuras 1a a 1d, assinale a área correspondente ao evento indicado na legenda. Figura 1: Exercício 2 GET00189 Probabilidade I Lista de exercícios - Capítulo 1 Profa. Ana Maria Lima de Farias SEÇÃO 1.1 Experimento aleatório, espaço amostral e evento 1. Lançam-se três moedas. Enumere o espaço amostral e

Leia mais

Aula 16 - Erivaldo. Probabilidade

Aula 16 - Erivaldo. Probabilidade Aula 16 - Erivaldo Probabilidade Probabilidade Experimento aleatório Experimento em que não pode-se afirmar com certeza o resultado final, mas sabe-se todos os seus possíveis resultados. Exemplos: 1) Lançar

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 12º Ano Turma A - C.C.H. de Ciências e Tecnologias - 1ª Teste de Avaliação de Matemática A V1 Duração: 90 min 05 Nov. 09 Prof.: Na folha de respostas, indicar de forma legível

Leia mais

Noções sobre Probabilidade

Noções sobre Probabilidade Noções sobre Probabilidade Introdução Vimos anteriormente como apresentar dados em tabelas e gráficos, e também como calcular medidas que descrevem características específicas destes dados. Mas além de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO Campus Universitário do Araguaia Instituto de Ciências Exatas e da Terra Curso: Licenciatura em Matemática

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO Campus Universitário do Araguaia Instituto de Ciências Exatas e da Terra Curso: Licenciatura em Matemática UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO Campus Universitário do Araguaia Instituto de Ciências Exatas e da Terra Curso: Licenciatura em Matemática 1 a Lista de Exercícios de Probabilidade e Estatística 1.

Leia mais

(D) 1 (A) 1 (C) 1 2 (B) 2

(D) 1 (A) 1 (C) 1 2 (B) 2 20 No clube desportivo Os Medalhados vai ser sorteada uma viagem aos próximos Jogos Olímpicos. As 90 rifas para o sorteio foram numeradas de 1 a 90 e foram todas vendidas. 20.1. O João tem 14 anos. Qual

Leia mais

b) 35 c) 14 d) 35 Gab: D

b) 35 c) 14 d) 35 Gab: D 0 - (PUC SP/006) Em um ônibus há apenas bancos vazios, cada qual com lugares. Quatro rapazes e quatro moças entram nesse ônibus e devem ocupar os bancos vagos. Se os lugares forem escolhidos aleatoriamente,

Leia mais

4 3 10! Resposta pedida: 3! x 4! = 144 Resposta: C

4 3 10! Resposta pedida: 3! x 4! = 144 Resposta: C ágina 80. reparar o Exame 0 07 Matemática A 4 0! 4 x x 0!. Devemos escolher, das oito posições, duas para as letras A: temos 8 formas de o fazer. Das seis posições restantes, uma tem de ser para a letra

Leia mais

12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA VERSÃO 2

12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA VERSÃO 2 gabinete de avaliação educacional T E S T E I N T E R M É D I O D E M A T E M Á T I C A A 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) Duração da Prova: 90 minutos 7/Dezembro/2006

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Probabilidade condicionada Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Probabilidade condicionada Propostas de resolução MATEMÁTICA A - o Ano Probabilidades - Probabilidade condicionada Propostas de resolução Exercícios de exames e testes intermédios. No contexto do problema P ( B A ) é a probabilidade de retirar uma bola

Leia mais

PROBABILIDADES PROBABILIDADE DE UM EVENTO EM UM ESPAÇO AMOSTRAL FINITO

PROBABILIDADES PROBABILIDADE DE UM EVENTO EM UM ESPAÇO AMOSTRAL FINITO PROBABILIDADES Probabilidade é um conceito filosófico e matemático que permite a quantificação da incerteza, permitindo que ela seja aferida, analisada e usada para a realização de previsões ou para a

Leia mais

INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE

INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE Foto extraída em http://www.alea.pt Profª Maria Eliane Universidade Estadual de Santa Cruz USO DE PROBABILIDADES EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO Escolhas pessoais Previsão do tempo

Leia mais

Atividade extra. Exercício 1. Exercício 2. Exercício 3. Matemática e suas Tecnologias Matemática

Atividade extra. Exercício 1. Exercício 2. Exercício 3. Matemática e suas Tecnologias Matemática Atividade extra Exercício 1 Um teste de múltipla escolha e composto de 12 questões, com 5 alternativas de resposta, sendo que somente uma, é correta. Qual a probabilidade de uma pessoa, marcando aleatoriamente

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 1

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 1 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 1 Nome: N.º Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Quando,

Leia mais

Proposta de Resolução

Proposta de Resolução Novo Espaço Matemática A 1.º ano Proposta de Teste Intermédio [novembro 014] Proposta de Resolução GRUPO I 1. Seja Ω = { a, b, c, d} o espaço de resultados de uma eperiência aleatória. P ({ a} ) = P ({

Leia mais

Ficha de Avaliação. Matemática A. Duração do Teste: 90 minutos. 12.º Ano de Escolaridade. Teste de Matemática A 12.º Ano Página 1

Ficha de Avaliação. Matemática A. Duração do Teste: 90 minutos. 12.º Ano de Escolaridade. Teste de Matemática A 12.º Ano Página 1 Ficha de Avaliação Matemática A Duração do Teste: 90 minutos 12.º Ano de Escolaridade Teste de Matemática A 12.º Ano Página 1 1. Colocaram-se numa urna 12 bolas, indistinguíveis pelo tato, numeradas de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Cálculo das Probabilidades e Estatística I. Segunda Lista de Exercícios

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Cálculo das Probabilidades e Estatística I. Segunda Lista de Exercícios UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Cálculo das Probabilidades e Estatística I Professora: Juliana Freitas Pires Segunda Lista de Exercícios Questão 1. Descreva o espaço amostral para cada um dos seguintes

Leia mais

MATEMÁTICA - 2 o ANO MÓDULO 43 PROBABILIDADE: CONDICIONAL E APLICAÇÕES GEOMÉTRICAS

MATEMÁTICA - 2 o ANO MÓDULO 43 PROBABILIDADE: CONDICIONAL E APLICAÇÕES GEOMÉTRICAS MATEMÁTICA - 2 o ANO MÓDULO 43 PROBABILIDADE: CONDICIONAL E APLICAÇÕES GEOMÉTRICAS Como pode cair no enem (ENEM) A vida na rua como ela é O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realizou,

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 3

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 3 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão Nome: N.º Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Quando,

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 4

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 4 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 4 Nome: N.º Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Quando,

Leia mais

Atividade extra. Exercício 1. Exercício 2. Exercício 3. Matemática e suas Tecnologias Matemática

Atividade extra. Exercício 1. Exercício 2. Exercício 3. Matemática e suas Tecnologias Matemática Atividade extra Exercício 1 João queria sair de casa, mas não sabia qual era a previsão do tempo. Ao ligar a TV no canal do tempo, a jornalista anunciou que existia a possibilidade de chuva no fim da tarde

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 2

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 2 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 2 Nome: N.º Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Quando,

Leia mais

( ) ( ) Questões tipo exame. O número pedido é: Questões tipo exame Pág Os algarismos 1 e 2 podem ocupar 5 A. posições diferentes.

( ) ( ) Questões tipo exame. O número pedido é: Questões tipo exame Pág Os algarismos 1 e 2 podem ocupar 5 A. posições diferentes. Questões tipo exame Pág. 6.. Os algarismos e podem ocupar A posições diferentes. Os restantes lugares são ocupados por três algarismos escolhidos de entre oito, portanto, existem A maneiras diferentes

Leia mais

PEDRO A. BARBETTA Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, 2006.

PEDRO A. BARBETTA Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, 2006. Como usar modelos de probabilidade para entender melhor os fenômenos aleatórios Capítulos 7 e 8. Estatística Aplicada às Ciências Sociais Sexta Edição Pedro Alberto Barbetta Florianópolis: Editora da UFSC,

Leia mais

TEMA 1 PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA FICHA DE TRABALHO 12.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 1 PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA

TEMA 1 PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA FICHA DE TRABALHO 12.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 1 PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA FICHA DE TRABALHO.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 1 PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA Site: http://www.mathsuccess.pt Facebook: https://www.facebook.com/mathsuccess TEMA 1 PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA Matemática A.º

Leia mais

Se a bola retirada da urna 1 for branca temos, pelo princípio da multiplicação:

Se a bola retirada da urna 1 for branca temos, pelo princípio da multiplicação: Livro: Probabilidade - Aplicações à Estatística Paul L. Meyer Capitulo 3 Probabilidade Condicionada e Independência. 1. Probabilidade Condicionada. Definição: Definição. Dizemos que os representam uma

Leia mais