( ) ( ) Questões tipo exame. O número pedido é: Questões tipo exame Pág Os algarismos 1 e 2 podem ocupar 5 A. posições diferentes.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "( ) ( ) Questões tipo exame. O número pedido é: Questões tipo exame Pág Os algarismos 1 e 2 podem ocupar 5 A. posições diferentes."

Transcrição

1 Questões tipo exame Pág. 6.. Os algarismos e podem ocupar A posições diferentes. Os restantes lugares são ocupados por três algarismos escolhidos de entre oito, portanto, existem A maneiras diferentes de o fazer. Assim, o número total é igual a A A. No entanto, há que subtrair os números em que o algarismo das dezenas de milhar é 0. O número de posições diferentes de e é A e o número de posições diferentes dos sete algarismos restantes é A. O número a subtrair é A A. Logo, o número pedido é A A A A º caso: Os algarismos e ocupam a casa das dezenas de milhar e de milhar. Há A maneiras diferentes de fazer a escolha..º caso: Os algarismos e não ocupam a casa das dezenas de milhar. Esquematizando: A A (ao número total subtraem-se os números em que o algarismo das dezenas de milhar é 0). De modo análogo: A A A A Portanto, o número pedido é: A + A A 6.. Pretendem-se números pares, ou seja, números cujo algarismo das unidades é 0,,, 6 ou. Assim: números de um algarismo: números de dois algarismos: sendo o 0 o algarismo das unidades, há nove números; sendo o,, 6 ou o algarismo das unidades, há números; números de três algarismos: sendo o 0 o algarismo das unidades, há 9 A números; sendo o,, 6 ou o algarismo das unidades, há 9 ( A ) números. números de quatro algarismos: como se pretende que o número seja inferior a 000, o algarismo dos milhares apenas pode ser o, portanto, há A números. O número pedido é: A + A + A O produto dos números das bolas retiradas é igual a 9 em dois casos distintos: quando se retiram duas bolas com o número ou quando se retira uma bola com o número e uma bola com o número 9. Portanto, o número pedido é C + C C C C ( C C ) Ou 960 9!! 960!!!! Sequências em que a primeira bola ou a última têm o número 0 Todas as sequências. Para que a comissão seja mista temos duas hipóteses: uma rapariga e dois rapazes ou um rapaz e duas raparigas. 6 A resposta A + 6 A é correta pois:.ª hipótese um rapaz e duas raparigas 6 A ( é o número de maneiras de escolher o cargo que vai ser ocupado pelo rapaz; para cada uma destas maneiras, é o número opções para a escolha do rapaz e 6 A é o número de maneiras de escolher ordenadamente duas das 6 raparigas para preencherem os cargos não ocupados pelo rapaz);.ª hipótese uma rapariga e dois rapazes 6 A ( é o número de maneiras de escolher o cargo que vai ser ocupado pela rapariga; para cada uma destas maneiras, 6 é o número de opções para a escolha da rapariga e A é o número de maneiras de escolher ordenadamente dos rapazes para preencherem os cargos não ocupados pela rapariga). 6 Portanto, o número pedido é A + 6 A. A resposta A ( 6 A A ) + é correta, pois: A expressão A designa o número de comissões diferentes que se podem formar escolhem-se dos alunos para preencherem os cargos ordenadamente. A expressão 6 A é o número de maneiras de escolher ordenadamente das 6 raparigas para preencheram os três cargos.

2 A expressão A é o número de maneiras de escolher ordenadamente três dos rapazes para preencherem os três cargos. Portanto, a expressão A ( 6 A A ) +, sendo a diferença entre o número total de comissões e o número total de comissões só com raparigas e só com rapazes, representa o número de comissões mistas distintas que se podem formar... Sabemos que a soma de todos os elementos da linha de ordem n é igual a n. Vamos, assim, procurar descobrir o valor de n tal que n 0 6. Uma vez que 0 06, temos n 0. Se n 0, então os elementos da linha seguinte são da forma k C, com { 0,,,,..., } k. Portanto, o terceiro elemento da linha seguinte é C 0... Trata-se da linha de ordem 0 do Triângulo de Pascal. Pág. Esta linha tem elementos, pelo que o número de casos possíveis é C. O número de casos favoráveis é igual a 0, pois: C C, C C,, C C Portanto, a probabilidade pedida é C.. O termo geral do desenvolvimento é: p p p+ p p p p T C x x C x x x x p 99 p p p Cp x x Cpx x 99 p Cpx Para definirmos o termo independente de x procuramos determinar p tal que: 99 p 0 99 p p 9 Assim, o termo independente de x é C P C 66 6 C 6.. Número de casos possíveis:! A A! Formas de ordenar os restantes Escolha dos lugares para os avançados na fila da frente Escolha dos lugares para os defesas na fila de trás A A! P 0,00! Pág... O António tem livros na estante do seu quarto, pelo que pretende selecionar 6. Por outro lado, tem quatro livros de José Saramago e como pretende levar para a sua casa em São Jacinto, pelo menos, três destes livros, pode levar três ou quatro. Assim, o número de maneiras diferentes de o António fazer a sua escolha é C C + C C... O número de casos possíveis é 6!. A sequência dos dois livros de Valter Hugo Mãe pode ser estabelecida de! maneiras diferentes. A ordem de leitura dos restantes quatro livros juntamente com o bloco dos dois livros de Valter Hugo Mãe pode ser definida de! maneiras diferentes. Há, portanto,!! maneiras de fixar a sequência de leitura dos seis livros de forma que os dois livros de Valter Hugo Mãe fiquem um a seguir ao outro.. ( )!!. 6! P A B A P ( A B A) P A A B A ( B A) P( A) P( B A) P( A) P P B A 6.. Número de casos possíveis: C C (a escolha é feita entre avançados e médios) 9.. Existem duas hipóteses: dois vértices pertencem à reta r e um à reta t ou dois pertencem à reta t e um à reta r. O número pedido é C + C 0.

3 9.. O número de casos possíveis é escolhe um dos nove pontos) (cada um deles Existem duas hipóteses: os dois pontos escolhidos pertencem à reta r (existem casos) ou os dois pontos escolhidos pertencem à reta t (existem O número de casos favoráveis é +. casos). Atendendo à regra de Laplace, a probabilidade pedida é Por três pontos não colineares passa uma única circunferência e nenhuma circunferência passa por três pontos colineares. Assim, e para garantir que não escolhemos três pontos colineares, selecionamos dois pontos da reta r e um ponto da reta t ( C casos) ou selecionamos dois pontos da reta t e um ponto da reta s ( C casos). O número pedido é C + C. Relativamente à outra resposta correta, podemos considerar todas as maneiras diferentes de escolher três pontos de entre 9 os nove pontos representados ( ) C e, em seguida, subtrair o número de casos em que os três pontos não definem uma circunferência, que correspondem às situações em que os três pontos escolhidos estão sobre a reta r ( ) C. pontos estão sobre a reta t ( ) C C C. O número pedido é 9 ( + ) 0.. a) Número de casos possíveis: C C Número de retas que contêm arestas C. C C ou os três Pág. 9 b) P ( A B ) significa a probabilidade de a reta r conter uma diagonal de uma das faces do prisma sabendo que essa reta não está contida em nenhum dos planos das bases do prisma. O número de casos possíveis é: C A 6 sendo C o número total de retas que é possível definir escolhendo dois dos oito vértices e A o número dessas retas que estão contidas num dos planos das duas bases do prisma. Como se sabe que a reta r não está contida num dos planos das duas bases do prisma, o número de casos favoráveis é, ou seja, é o número de diagonais das faces laterais do prisma. Portanto, atendendo à regra de Laplace, P B A Há três maneiras de pintar as bases (as duas a azul (A), as duas a vermelho (V) ou uma de cada cor) e apenas uma maneira de pintar as faces laterais (note que o prisma com as faces V-A-V-A é igual ao prisma com as faces A-V-A-V). Portanto, o prisma pode ser pintado de maneiras diferentes.. Designando por A o acontecimento a carta é de paus e por B o acontecimento a carta é preta, a probabilidade pedida é P( B A). Do enunciado, sabemos que, deste grupo de cartas: a quarta parte é de paus, ou seja,. P B a terça parte são cartas pretas, ou seja, das cartas pretas, metade é de paus, ou seja, P ( A B ). P ( A B) P ( A B) 6 P( B A) P B A P B A ( ) + P B P B A P( A B) P( B) P( A B) P( A B) P( B) B P B P( A B) P B A.. Sejam os acontecimentos: A: O funcionário escolhido é mulher. B : O funcionário escolhido é licenciado. Pág. 0 Como 60% dos funcionários são licenciados, P( B ) 0,6.

4 Como 0% dos funcionários são mulheres, P( A ) 0,. Finalmente, como metade dos funcionários licenciados são mulheres, tem-se P ( A B ) 0,. Pretende-se determinar P ( B A ). B B P B 0, 0,6 0, P B A B 0, P ( B A), ou seja, 0, P ( B A ) 00% Para que x + y + z terão de ser duas coordenadas com módulo e uma nula: x y z ( x ±, y ± e z 0) ( ) 96 Há 96 casos favoráveis 96 P 6 9 a coordenada nula pode ser x, y ou z.. No contexto da situação descrita, P ( B A ) é a probabilidade de, lançando o dado duas vezes, o produto dos números saídos nos dois lançamentos ser igual a 0, sabendo que a soma dos números saídos nos dois lançamentos é igual a 0. A soma dos números saídos é igual a 0 em duas hipóteses: quando os dois números saídos são 0 ou quando um dos números saídos é um e o outro é um. Observando a tabela a seguir, verifica-se que há 0 casos possíveis: quatro da forma (0, 0) três da forma (, ) três da forma (, ) De entre estes, os que correspondem a produtos iguais a 0 são (0, 0). Assim, existem quatro casos favoráveis, pelo P B A 0 que:.. A superfície esférica de centro na origem e raio pode ser definida pela equação Número de casos possíveis: x y z Número de casos favoráveis x + y + z. Sabemos que quatro faces têm um número cujo valor absoluto é e duas faces têm inscrito o número 0. Pág... O número de casos possíveis é C (número de maneiras de escolher duas bolas de entre ). O número de casos favoráveis é 6 C 6 + C ( 6 C é o número de maneiras de escolher duas bolas vermelhas de entre nove e 6 C é o número de maneiras de escolher duas bolas verdes de entre seis). 6 6 C + C P. C.. No contexto da situação descrita, P ( A B ) é a probabilidade de, tirando em simultâneo duas bolas do saco, estas terem cor diferente, sabendo que a soma dos números das duas bolas é inferior a 9. Existem casos possíveis: e ; e ; e ; e ; e 6, e ; e ; e ; e, e 6; e ; e De entre estes, apenas um corresponde a bolas de cor B. diferente ( e ). Assim,.. P( B C A) ( ( )) B C P( A) ( ( )) P( A) + B C B C B A C B C + P A B C + ( ) B C P B A P C A P + 0 P( B A) P( C A) P B A P C A 6

5 .. Sejam A, B e C os acontecimentos: A: O cartão extraído tem um número par. B : O cartão extraído tem um número múltiplo de. C : O cartão extraído tem um número múltiplo de. Existem 60% dos cartões numerados com um número par, portanto, P( A ) 0,6. Dos cartões que estão numerado com um número par, de, ou seja, não estão numerados com um múltiplo P B A. Sabe-se, ainda, que 0% dos cartões estão numerados com um número par e múltiplo de, portanto, P( A C ) 0,. Por outro lado: P C A C 0, P ( C A) 0,6 6 A probabilidade de o cartão não estar numerado com um número múltiplo de nem com um número múltiplo de, sabendo que está numerado com um número par, é dada por: P B C A P B C A P ( B A) P ( C A) P( A B) P( A B) P( B) P( B) B B P( A B) P( B) P( A B) P( B) B P( A) P( A B) P( B) P( A B) P( A B) P( B ) P( A) P( B) P( A B) P( B) P( A B) P( A) P( B ) Portanto, P ( A B) P ( A B) A e B são independentes. 6.. Como A e B são independentes: P ( A B) se e só se os acontecimentos B P B B P ( A B) P B Pág... O número pedido é (! )! 9 (! é o número de maneiras de dispor ordenadamente os três grupos de cartas reais, valetes e damas para cada uma destas ordenações, existem! maneiras de dispor os reis,! maneiras de dispor os valetes e! maneiras de dispor as damas)... Seja A o acontecimento: Nas três cartas tiradas, há pelo menos um rei Tem-se que o acontecimento contrário de A é: A: Nas três cartas retiradas não há qualquer rei C P( A).. Sejam os acontecimentos: C B : A carta retirada é de paus, logo P( B ) 0,6. C : A carta retirada é um rei, logo P( C ) 0,. Por outro lado, a probabilidade de a carta retirada ser de paus ou ser um rei é 0%. Portanto, P( A B ) 0,. Sabemos que P( B C ) P( B) + P( C ) P( B C ). 0, 0,6 + 0, P B C P B C 0, Sendo positiva a probabilidade de retirar carta de paus e ser um rei, isto é, retirar o rei de paus, tal significa que é possível retirar essa carta, pelo que necessariamente ela está neste novo grupo de cartas... O número de casos possíveis é 6 C (número de maneiras diferentes de distribuir quatro peças iguais por 6 casas). O número de casos favoráveis é! (existem quatro possibilidades para colocar a primeira peça na primeira linha, três possibilidades para colocar a segunda peça na segunda linha, duas possibilidades para colocar a terceira na terceira linha e apenas uma possibilidade para colocar a última peça na última linha).! 6 Assim, a probabilidade pedida é 6. C.. Como as peças são todas iguais, o número de casos possíveis é o número de maneiras de escolher um conjunto de casas de entre as 6, ou seja, 6 C. Comecemos por contar os quadros em que está preenchida a diagonal indicada na figura.

6 Restam oito peças para distribuir por casas. Temos então C quadros com esta diagonal preenchida e outros tantos quadros com a outra diagonal preenchida. Todavia, há quadros que foram contados duas vezes: os que têm as duas diagonais preenchidas. Para estes estarem preenchidos já só restam quatro peças para distribuir por oito casas e isso pode ser feito de C maneiras diferentes. Assim, há C C casos favoráveis. C C 6 C 0, O número de caminhos diferentes que ligam o ponto A ao ponto B, nas condições enumeradas, é C 9 (ou C ), ou seja, O número de caminhos diferentes que ligam o ponto A ao ponto C, nas condições referidas, é C e o número de caminhos diferentes que ligam o ponto C ao ponto B, nas condições enunciadas, é C. Portanto, C C é o número de casos favoráveis. O número de casos possíveis é C C C Pág. 0.. Foram dados tantos apertos de mão quantos os conjuntos de dois professores que se podem formar. Admitindo que representamos o número de professores por n, podemos traduzir o problema pela equação n C. n ( ) n n C n n 0 n n 0 0 ± + 0 n ± 99 n n 9 n 0 Como apenas a solução 0 é um número natural, então 0 é o número de professores do encontro. 0.. Neste encontro participaram 0 professores e destes 0% são do género feminino, portanto, no encontro participaram 0 mulheres e 0 homens. Pretende-se determinar o número de comissões com, no máximo, duas mulheres, formadas por seis professores. Estas têm duas mulheres, uma mulher ou nenhuma mulher. Assim: C + C 0 + C C O número de casos possíveis é o número de arranjos completos (porque pode haver repetição) de nove elementos (bolas) para três posições (extrações), ou seja, A 9 9 casos possíveis. 9 O número de casos favoráveis pode ser determinado observando que, entre os números presentes nas bolas,,, e 6 são divisores de 6. Assim, para que o produto seja 6, terão de sair bolas com os números:, e 6, o que pode acontecer de três maneiras diferentes (o número 6 pode sair em primeiro lugar, em segundo ou em terceiro);, e, o que pode acontecer de P! maneiras diferentes. Assim, o número de casos favoráveis é +! O número de casos prováveis é 9! (número de maneiras diferentes de nove bolas distintas poderem ocupar nove lugares). O número de casos favoráveis é!! 6 (! é o número de maneiras de ordenar as cinco bolas ímpares,! é o número de maneiras de ordenar as quatro bolas pares e seis é o número de posições que o bloco das quatro bolas pares pode ocupar).. Sejam os acontecimentos:!! 6. 9! A: O dado lançado foi o viciado. B : A face que ficou voltada para cima tinha o número. Pretende-se determinar a probabilidade de se ter lançado o dado viciado sabendo que a face que ficou voltada para cima tinha o número, ou seja, P( A B ). Construindo um diagrama em árvore, vem:

7 Assim: P ( A B) P ( B A) 0,6 0, e 0, P ( B A) P( A) P B B + B + 0, + 0, : P( B) B 0, P ( A B) 60.. O número de casos possíveis é 0 C 0. O número de casos favoráveis é C C ( 0 C 6 é o Pág. número de maneiras diferentes de escolher um conjunto de seis rapazes de entre 0; 0 C é o número de maneiras diferentes de escolher um conjunto de quatro raparigas de entre dez e duas é o número de equipas). C C C0 %... O número de casos possíveis é 0! (distribuir 0 camisolas diferentes por 0 alunos). O número de casos favoráveis é 0 A! ( 0 A é o número de maneiras de escolher ordenadamente três das 0 raparigas para ficarem com as camisolas, e e! é o número de maneiras de distribuir as restantes camisolas pelos outros alunos). : 0 A! 0 9! 0! 0 9! O número de casos possíveis é o número de maneiras de os 0 alunos se sentarem nos 0 lugares disponíveis, ou seja, 0!. O número de casos favoráveis é o número de maneiras de os 0 alunos se sentarem de tal forma que a Ana e a Sofia fiquem sentadas em frente uma da outra, mas nunca nas extremidades da mesa. Existem oito pares de lugares possíveis para a Ana e a Sofia. Para cada um desses pares de lugares, a Ana e a Sofia podem trocar de posição. Para cada maneira de a Ana e a Sofia se sentarem existem! maneiras de os restantes alunos se sentarem nos restantes lugares. Portanto, o número de casos favoráveis é!. Assim, a probabilidade pedida é!. 0! 9.. O desenvolvimento de x + x, ordenado segundo as potências decrescentes de x, é constituído por termos do tipo: p p p p+ p p T C x C x x x p p p Cpx x Cpx Para determinarmos o termo independente, procura-se determinar p tal que p 0 p 0. Assim, o termo independente é C O desenvolvimento de A( x ) tem 6 termos. O número de casos possíveis é 6 C (número de maneiras de escolher um conjunto de três elementos de entre 6). O número de casos favoráveis é C (o termo independente está escrito num dos cartões e esse cartão é um dos escolhidos. Portanto, pretende-se o número de maneiras de escolher conjuntos de dois elementos de entre ). C 0, 6 C 6... O desenvolvimento de A( x) ( x ) 6 tem termos, de coeficientes alternadamente positivos e negativos. O primeiro coeficiente é positivo e como há termos, 9 têm coeficientes positivos e têm coeficientes negativos.... Os coeficientes binomiais dos.º, 6.º e.º termos são, n n C C e 6 n C, respetivamente e como estes estão em progressão aritmética, temos que, para n 6 : p 9

8 C C C C n n n n 6 + n C n C n C6 n! n! n! +!!!! 6! 6! ( n ) ( n ) ( n ) n! 6!! ( n )( n ) n! + 6!! ( n ) ( n ) ( n ) n! + 6! 6! ( n ) n n! 0 n! + n n n! n 0 + n 9n + 0 n n Sejam A e B os acontecimentos: A: O avião está presente nesta área. B : O radar deteta a presença do avião. Se um avião está presente em determinada área, a probabilidade de um radar detetar a sua presença é 0,99, portanto, P ( B A ) 0,99 ; Se o avião não está presente nesta área, a probabilidade de um radar detetar erradamente a sua presença é 0,0, portanto P ( B A ) 0,0. A probabilidade de um avião estar presente nesta área é de 0,0, ou seja, P( A ) 0,0. Temos que: P ( A ) 0,0 0,9 ± 9 ± n n n n Como se pretende o menor número natural que verifique as condições enunciadas, temos que n. 6.. Designando por M o acontecimento: O cliente comprou um computador com monitor e por I o acontecimento: O cliente comprou um computador com impressora, Pág. os dados do problema podem ser apresentados numa tabela como a que se segue. P( M ) P M 0, 0, P ( I M ) P ( M ) P ( I M ) 0, 0, 0,0 P ( I ) P( I M ) + P ( I M ) 0, + 0,0 0, Pretende-se determinar P ( I M ) probabilidade pedida é 0,0., portanto, a 6.. Por observação da tabela construída em ,; P ( I ) 0, e P ( I ) 0, P I M P ( M ) P ( I ) 0, 0, 0, Como P ( M I ) P ( M ) P ( I ), podemos concluir que os acontecimentos M e I são independentes. M M I 0, 0,0 0, I 0, 0, 0, B P ( A B) P B P ( B A) + B B 0,9 0,0 0, 9 0,0 + 0,0 0,99 0,09 0, 0, 06.. Pretende-se determinar a P ( A B). P( B A) P B A 0,99 0,0 B P B A 0,0 0,0 0, P ( A C) B P( C B) ( ) P A C B P C B P A B C B P C B 0

9 + B P C B B C B P C B + ( ) B P C B B C B P C B B + P C B B C P C B P ( A B) + P ( C B) B B C P( B) P ( A B C) P ( B C) P A B C P A C B P B P A C B P A\ C B Pág Existem quatro hipóteses para o primeiro algarismo (,, ou ); para cada escolha do primeiro algarismo, existem dez hipóteses para o segundo algarismo (de 0 a 9); para cada escolha dos dois primeiros algarismos, existem dez hipóteses para o terceiro algarismo (de 0 a 9); e para cada escolha dos três primeiros algarismos, existem duas hipóteses para o quarto algarismo (0 ou ) O número pedido, incluindo o 00, é, portanto, O número de casos possíveis é º caso: O algarismo das unidades é 0.,,,, 0.º caso: O algarismo das unidades é.,,, Temos + 0 casos favoráveis P X P X Y P X Y 0.. Número de casos possíveis: 0! Pág. 6! 6! Maneiras de ordenar cinco rapazes mais o bloco das raparigas Maneira de ordenar o bloco das raparigas! 6! P 0! ou 0 C 0.. Número de casos possíveis: 0! M M M M M M 6! A 6! A P 0! 6 ou C C 0 6 Número de maneiras de colocar ordenadamente os rapazes nos lugares determinados pela fila das 6 raparigas.. Número de casos possíveis: P 0 Número de maneiras de ordenar as 6 raparigas! 0!!. Número de casos possíveis: C.. 6 C 6 6 P 9.. C C P pretas ou azuis ( + ) 9.. C + C C + C C brancas brancas pretas 0 0 P 9.. C 9 C + C 0 C 6 P

10 . Sejam os acontecimentos: D: A pessoa tem a doenç.a T: O teste deu positivo. P ( D ) 0,0 ; P ( T D ) 0, ; P T D 0,9 ; P ( T D ) 0,0 P T D 0, 0,.. P( B A ) ( ) P( A ) P B A ( ) P ( A ) B V A P B V A P + P ( A ) P ( A ) P B A V A P B A + P V A P D T P( T ) P D T 0,0 0,9 0,0 0,9 + 0,9 0, % 0. Sejam os acontecimentos: A: Respondeu ao acaso à questão. P ( A ) 0% C: A resposta está correta.. Pág. P ( C) P ( C) C P C A C P ( A ) P ( A A ) P ( B A ) P ( V A ) + + A + P B B + P V V

11 B C : A.ª bola é azul com número par P B C A significa probabilidade de a.ª bola retirada ser azul com número par sabendo que a.ª bola retirada tem número par. Número de casos possíveis:.ª bola.ª bola Há bolas com número par. Número de casos possíveis:.ª bola.ª bola A.ª bola é azul e par e a.ª é azul e par. A.ª bola é azul e par e a.ª é vermelha e par. + 6 Logo, P ( B C A) 6. 6

8 A do total de lançamentos, ou seja, x = 5625 Resposta: C

8 A do total de lançamentos, ou seja, x = 5625 Resposta: C Página 7 Preparar o Exame 0 07 Matemática A. x7x 7 Observa que sair primeiro o sabor laranja e depois o sabor morango são casos diferentes x Resposta: D. Repara que se os dois primeiros rebuçados foram

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Cálculo combinatório: Cálculo de Probabilidades Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Cálculo combinatório: Cálculo de Probabilidades Propostas de resolução MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Cálculo combinatório: Cálculo de Probabilidades Propostas de resolução Exercícios de exames e testes intermédios 1. Como são extraídos 4 cartões simultaneamente

Leia mais

4 3 10! Resposta pedida: 3! x 4! = 144 Resposta: C

4 3 10! Resposta pedida: 3! x 4! = 144 Resposta: C ágina 80. reparar o Exame 0 07 Matemática A 4 0! 4 x x 0!. Devemos escolher, das oito posições, duas para as letras A: temos 8 formas de o fazer. Das seis posições restantes, uma tem de ser para a letra

Leia mais

Proposta de teste de avaliação

Proposta de teste de avaliação Matemática A 1. O ANO DE ESOLARIDADE Duração: 90 minutos Data: aderno 1 (4 min) (é permitido o uso de calculadora) 1. Uma caixa contém seis bolas vermelhas, três bolas brancas e quatro bolas azuis. Tanto

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Cálculo combinatório: Cálculo de Probabilidades Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Cálculo combinatório: Cálculo de Probabilidades Propostas de resolução MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Cálculo combinatório: Cálculo de Probabilidades Propostas de resolução Exercícios de exames e testes intermédios 1. Determinando a probabilidade com recurso à Regra

Leia mais

Proposta de Resolução

Proposta de Resolução Novo Espaço Matemática A 1.º ano Proposta de Teste Intermédio [novembro 014] Proposta de Resolução GRUPO I 1. Seja Ω = { a, b, c, d} o espaço de resultados de uma eperiência aleatória. P ({ a} ) = P ({

Leia mais

CADERNO 1 (É permitido o uso de calculadora gráfica)

CADERNO 1 (É permitido o uso de calculadora gráfica) 1 CADERNO 1 (É permitido o uso de calculadora gráfica) 11 De 1 a 50 há dez números que são múltiplos de 5: 5,10,15,20,25,30,35,40,45,50 O número total de sequências de 5 elementos sem qualquer restrição

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº4 - Probabilidades - 12º ano Exames de 2011 a 2014

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº4 - Probabilidades - 12º ano Exames de 2011 a 2014 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº4 - Probabilidades - 12º ano Exames de 2011 a 2014 1. Seja o espaço de resultados associado a uma certa experiência aleatória. Sejam A e B dois acontecimentos

Leia mais

Se o número começar por 2, este algarismo já não pode ser o último

Se o número começar por 2, este algarismo já não pode ser o último reparar o Exame 0 0 Matemática A ágina 9. Resposta pedida: x = 09. asos possíveis: 09 asos favoráveis: x x = 9 Resposta pedida: 9 09. asos possíveis: 09 asos favoráveis: Existem x x x + x x x = 0 números

Leia mais

Proposta de teste de avaliação

Proposta de teste de avaliação Proposta de teste de avaliação Matemática A O ANO DE ESCOLARIDADE Duração: 90 minutos Data: O teste é constituído por dois grupos, I e II O Grupo I inclui cinco questões de escolha múltipla O Grupo II

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 12º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A Tema I Probabilidades e Combinatória

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 12º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A Tema I Probabilidades e Combinatória ESOLA SEUNDÁRIA OM 3º ILO D. DINIS º ANO DE ESOLARIDADE DE MATEMÁTIA A Tema I Probabilidades e ombinatória Tarefa nº do plano de trabalho nº 5. onsidere o seguinte problema: Um saco contém doze bolas,

Leia mais

2. Se A e B são acontecimentos incompatíveis, a sua interseção é o conjunto vazio, pelo que

2. Se A e B são acontecimentos incompatíveis, a sua interseção é o conjunto vazio, pelo que reparar o Exame 0 06 Matemática ágina 6. nalisemos cada opção: : e não são contrários pois a sua união não é o espaço amostral. Há, ainda, bolas pretas. : e não são contrários pois a sua união não é o

Leia mais

Matemática A RESOLUÇÃO GRUPO I. Teste Intermédio. Versão 1. Duração do Teste: 90 minutos º Ano de Escolaridade. 1.

Matemática A RESOLUÇÃO GRUPO I. Teste Intermédio. Versão 1. Duração do Teste: 90 minutos º Ano de Escolaridade. 1. Teste Intermédio Matemática A Versão Duração do Teste: 90 minutos 9..0.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 7/00, de de março????????????? RESOLUÇÃO GRUPO I. Resposta (B) Tem-se, a 0+ b + 0,, pelo que

Leia mais

Tarefa nº_ 1.9 (C) 3 5

Tarefa nº_ 1.9 (C) 3 5 Tarefa nº_ 1.9 MATEMÁTICA Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório Nome: 12º Ano Data / / 1. Os códigos dos cofres fabricados por uma certa empresa, consistem numa sequência de cinco algarismos

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos Propostas de resolução MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos Propostas de resolução Exercícios de exames e testes intermédios 1. Como P (B) = 1 P ( B ) = P (B) P (A B) vem que P (B) = 1 0,7

Leia mais

TEMA 1 COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES FICHAS DE TRABALHO 12.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 1 COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES

TEMA 1 COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES FICHAS DE TRABALHO 12.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 1 COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES FICHAS DE TRABALHO.º ANO COMPILAÇÃO TEMA COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES Site: http://www.mathsuccess.pt Facebook: https://www.facebook.com/mathsuccess TEMA COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES Matemática A.º Ano

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº3 - Probabilidades - 12º ano Exames

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº3 - Probabilidades - 12º ano Exames AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº3 - Probabilidades - º ano Exames 006-007-00-009-00. Seja o espaço de resultados associado a uma certa experiência aleatória. Sejam A e B dois acontecimentos

Leia mais

12.º Ano de Escolaridade

12.º Ano de Escolaridade gabinete de avaliação educacional T E S T E I N T E R M É D I O D E M A T E M Á T I C A 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto) (Dec.-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto, para alunos

Leia mais

P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 2

P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 2 P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 2 GRUPO I ITENS DE ESCOLHA MÚLTIPLA 1. Nota: Na versão de 2014, no enunciado, onde está entre a e a -ésima linhas, inclusive deve estar entre

Leia mais

TESTE GLOBAL PROBABILIDADES 12.º ANO

TESTE GLOBAL PROBABILIDADES 12.º ANO TESTE GLOBAL PROBABILIDADES 2.º ANO NOME: N.º: TURMA: ANO LETIVO: / DATA: / / DURAÇÃO DO TESTE: 90 MINUTOS VERSÃO 2 Na tua folha de respostas, indica de forma legível a versão do teste. FORMULÁRIO Probabilidades

Leia mais

Nome do aluno: N.º: Para responder aos itens de escolha múltipla, não apresente cálculos nem justificações e escreva, na folha de respostas:

Nome do aluno: N.º: Para responder aos itens de escolha múltipla, não apresente cálculos nem justificações e escreva, na folha de respostas: Teste de Matemática A 2018 / 201 Teste N.º 1 Matemática A Duração do Teste (Caderno 1+ Caderno 2): 0 minutos 12.º Ano de Escolaridade Nome do aluno: N.º: Turma: Este teste é constituído por dois cadernos:

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Cálculo combinatório: Problemas de Contagem Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Cálculo combinatório: Problemas de Contagem Propostas de resolução MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Cálculo combinatório: Problemas de Contagem Propostas de resolução Exercícios de exames e testes intermédios 1. Considerando uma única fica horizontal, existem 4

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos Exercícios de exames e testes intermédios 1. Seja Ω o espaço amostral (espaço de resultados) associado a uma certa experiência

Leia mais

12.º Ano de Escolaridade

12.º Ano de Escolaridade gabinete de avaliação educacional T E S T E I N T E R M É D I O D E M A T E M Á T I C A 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto) (Dec.-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto, para alunos

Leia mais

TESTE DE PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA 12.º ANO

TESTE DE PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA 12.º ANO TESTE DE PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA 2.º ANO NOME: N.º: TURMA: ANO LETIVO: / AVALIAÇÃO: PROFESSOR: ENC. EDUCAÇÃO: DURAÇÃO DO TESTE: 90 MINUTOS O teste é constituído por dois grupos. O Grupo I é constituído

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Distribuições de probabilidades

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Distribuições de probabilidades MATEMÁTICA A - o Ano Probabilidades - Distribuições de probabilidades Exercícios de exames e testes intermédios. A tabela de distribuição de probabilidades de uma variável aleatória X é a seguinte. x i

Leia mais

P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 1

P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 1 P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 1 GRUPO I ITENS DE ESCOLHA MÚLTIPLA 1. Trata-se de uma permutação com repetições, ou seja, é uma sequência de oito letras em que a letra repete-se

Leia mais

P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 2

P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 2 P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 2 GRUPO I ITENS DE ESCOLHA MÚLTIPLA 1. A soma dos todos os elementos da linha do triângulo de Pascal é dada por. Assim vem:. Logo trata-se da

Leia mais

Exercícios de exames e provas oficiais

Exercícios de exames e provas oficiais mata Exercícios de exames e provas oficiais. Seja Ω, o conjunto finito, o espaço de resultados associado a uma experiência aleatória. Sejam A e B dois acontecimentos ( A e B ). A e B são acontecimentos

Leia mais

Ficha de trabalho - Combinatória. a) De quantas maneiras distintas se podem colocar os sete sabores no recipiente?

Ficha de trabalho - Combinatória. a) De quantas maneiras distintas se podem colocar os sete sabores no recipiente? 12º Ano - Matemática A Ficha de trabalho - Combinatória 1. No balcão de uma geladaria existe um recipiente com dez compartimentos, cinco à frente e cinco atrás, para colocar gelado. Em cada compartimento

Leia mais

Proposta de teste de avaliação

Proposta de teste de avaliação Proposta de teste de avaliação Matemática A. O ANO DE ESCOLARIDADE Duração: 90 minutos Data: Grupo I Na resposta aos itens deste grupo, selecione a opção correta. Escreva, na folha de respostas, o número

Leia mais

4. Seja A o acontecimento associado a uma experiência aleatória em que o espaço amostral é Quais as igualdades necessariamente falsas?

4. Seja A o acontecimento associado a uma experiência aleatória em que o espaço amostral é Quais as igualdades necessariamente falsas? mata. Lançou-se 70 vezes um dado em forma de tetraedro com as faces numeradas de a e obteve-se vezes a face, 0 vezes a face, vezes a face e as restantes a face. Determine a frequência relativa dos acontecimentos:

Leia mais

Questões de Exame Resolvidas. Matemática A. 12.º ano. Probabilidades e Combinatória

Questões de Exame Resolvidas. Matemática A. 12.º ano. Probabilidades e Combinatória Questões de Exame Resolvidas Matemática A.º ano Probabilidades e Combinatória Índice Resumo Teórico. Cálculo combinatório. Problemas de contagem 6.. Princípios fundamentais da contagem 6.. Arranjos e combinações

Leia mais

Proposta de teste de avaliação

Proposta de teste de avaliação Proposta de teste de avaliação Matemática A 1.º ANO DE ESCOLARIDADE Duração: 90 minutos Data: O teste é constituído por dois grupos, I e II. O Grupo I inclui quatro questões de escolha múltipla. O Grupo

Leia mais

P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 4

P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 4 P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 4 GRUPO I ITENS DE ESCOLHA MÚLTIPLA 1. O número de casos possíveis é. Para determinar o número de casos possíveis tem que se considerar três

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos Exercícios de exames e testes intermédios 1. Seja Ω, conjunto finito, o espaço de resultados associado a uma certa experiência

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 3

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 3 FIHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTIA A 1.º Ano Versão 3 Nome: N.º Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Quando,

Leia mais

P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 7

P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 7 P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 7 GRUPO I ITENS DE ESCOLHA MÚLTIPLA 1. Nas condições do enunciado, o número de triângulos que se podem formar com três dos doze pontos é (dos

Leia mais

P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 6

P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 6 P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 6 GRUPO I ITENS DE ESCOLHA MÚLTIPLA 1. Tem-se, ( Assim,. Resposta: B 2. Considere-se a variável aleatória : «peso dos alunos do.º ano» ( e os

Leia mais

Proposta de Exame Final Nacional do Ensino Secundário

Proposta de Exame Final Nacional do Ensino Secundário Proposta de Exame Final Nacional do Ensino Secundário Prova Escrita de Matemática A. O ANO DE ESCOLARIDADE Duração da Prova: 50 minutos Tolerância: 0 minutos Data: Grupo I Na resposta aos itens deste grupo,

Leia mais

12.º Ano de Escolaridade

12.º Ano de Escolaridade gabinete de avaliação educacional T E S T E I N T E R M É D I O D E M A T E M Á T I C A 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto) (Dec.-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto, para alunos

Leia mais

Prova Escrita de Matemática A 12. O Ano de Escolaridade Prova 635/Versões 1 e 2

Prova Escrita de Matemática A 12. O Ano de Escolaridade Prova 635/Versões 1 e 2 Eame Nacional de 0 (. a fase) Prova Escrita de Matemática A. O Ano de Escolaridade Prova /Versões e GRUPO I. Versão : (B); Versão : (A) Se apenas são distinguíveis pela cor, os discos brancos entre si

Leia mais

OBMEP 2010 Soluções da prova da 2ª Fase Nível 2. Questão 1

OBMEP 2010 Soluções da prova da 2ª Fase Nível 2. Questão 1 Questão a) Para saber o número que deve dizer ao matemágico, Joãozinho deve fazer quatro contas: ª conta: multiplicar o número no cartão escolhido por 2; 2ª conta: somar 3 ao resultado da primeira conta;

Leia mais

MATEMÁTICA APLICADA. 3 + está entre e 1. A Demonstre que a soma. < y? Justifique a sua resposta. B Se x e y são dois números reais positivos tais que

MATEMÁTICA APLICADA. 3 + está entre e 1. A Demonstre que a soma. < y? Justifique a sua resposta. B Se x e y são dois números reais positivos tais que 1 A Demonstre que a soma 7 1 3 + está entre e 1. 8 9 4 B Se x e y são dois números reais positivos tais que x < y e x y = 100, é correto afirmar que x < 10 < y? Justifique a sua resposta. 1 1 7 1 7 1 A

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Probabilidade condicionada Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Probabilidade condicionada Propostas de resolução MATEMÁTICA A - o Ano Probabilidades - Probabilidade condicionada Propostas de resolução Exercícios de exames e testes intermédios. No contexto do problema P ( B A ) é a probabilidade de retirar uma bola

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 1ª FASE 26 DE JUNHO Grupo I. Questões

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 1ª FASE 26 DE JUNHO Grupo I. Questões ROOSTA DE RESOLUÇÃO DA ROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA ROVA 5) ª FASE DE JUNHO 0 Grupo I Questões 5 7 8 Versão C A C B B D C D Versão B D B C B C A C Grupo II Seja w = + Tem-se que:

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais Propostas de resolução MATEMÁTICA A - 1o Ano Probabilidades - Noções gerais Propostas de resolução Exercícios de exames e testes intermédios 1. Organizando todos os resultados possíveis para os dois números possíveis de observar,

Leia mais

Análise Combinatória. Cálculo de Probabilidades. (aplicações na Geometria)

Análise Combinatória. Cálculo de Probabilidades. (aplicações na Geometria) FIHA DE TRABALHO N.º 6 TURMA:.ºA 06/07 novembro de 06 Análise ombinatória. álculo de Probabilidades. (aplicações na Geometria). Escolhem-se aleatoriamente dois vértices distintos de um cubo. Qual é a probabilidade

Leia mais

Escola Secundária/2,3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática A Ano Lectivo 2011/12 Distribuição de probabilidades 12.º Ano

Escola Secundária/2,3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática A Ano Lectivo 2011/12 Distribuição de probabilidades 12.º Ano Escola Secundária/, da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática A Ano Lectivo 0/ Distribuição de probabilidades.º Ano Nome: N.º: Turma:. Numa turma do.º ano, a distribuição dos alunos por idade e sexo

Leia mais

TEMA 1 PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA FICHA DE TRABALHO 12.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 1 PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA

TEMA 1 PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA FICHA DE TRABALHO 12.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 1 PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA FICHA DE TRABALHO.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 1 PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA Site: http://www.mathsuccess.pt Facebook: https://www.facebook.com/mathsuccess TEMA 1 PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA Matemática A.º

Leia mais

Proposta de Resolução do Exame do 12º ano Matemática A (Prova 635) Grupo I

Proposta de Resolução do Exame do 12º ano Matemática A (Prova 635) Grupo I Proposta de Resolução do Exame do 1º ano Matemática A (Prova 635) Grupo I 1. Como só existem bolas de dois tipos na caixa e a probabilidade de sair bola azul é 1, existem tantas bolas roxas quantas as

Leia mais

Nome do aluno: Nº. Classificação: E.Educação:

Nome do aluno: Nº. Classificação: E.Educação: 9º Ano ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE SANTA MARIA DA FEIRA Ano Letivo 2012/13 TURMA: A TESTE DE MATEMÁTICA Professora Lourdes Fonseca Nome do aluno: Nº Classificação: E.Educação: 1. Observa a roleta da sorte representada

Leia mais

Tarefa nº_ 1.8. Probabilidades e Combinatória Análise Combinatória

Tarefa nº_ 1.8. Probabilidades e Combinatória Análise Combinatória Tarefa nº_ 1.8 MATEMÁTICA Probabilidades e Combinatória Análise Combinatória Nome: 12º Ano Data / / 1. A Câmara Municipal de uma cidade decidiu alterar o sistema de matrículas das motorizadas. Assim, cada

Leia mais

Nome do aluno: N.º: Para responder aos itens de escolha múltipla, não apresente cálculos nem justificações e escreva, na folha de respostas:

Nome do aluno: N.º: Para responder aos itens de escolha múltipla, não apresente cálculos nem justificações e escreva, na folha de respostas: Teste de Matemática A 2017 / 2018 Teste N.º 4 Matemática A Duração do Teste (Caderno 1+ Caderno 2): 90 minutos 12.º Ano de Escolaridade Nome do aluno: N.º: Turma: Este teste é constituído por dois cadernos:

Leia mais

Teste Intermédio 2012

Teste Intermédio 2012 Teste Intermédio 01 1. Uma escola básica tem duas turmas de 9. ano: a turma e a turma. Os alunos da turma distribuem-se, por idades, de acordo com o seguinte diagrama circular. Idades dos alunos da turma

Leia mais

P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 5

P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 5 P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 5 GRUPO I ITENS DE ESCOLHA MÚLTIPLA 1. Agrupando num bloco a Ana, a Bruna, o Carlos, a Diana e o Eduardo, o bloco e os restantes sete amigos

Leia mais

P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 4

P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 4 P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 4 GRUPO I ITENS DE ESCOLHA MÚLTIPLA 1. O número de casos possíveis é. Para determinar o número de casos possíveis tem que se considerar três

Leia mais

Soluções da Lista de Exercícios Unidade 15

Soluções da Lista de Exercícios Unidade 15 Soluções da Lista de Exercícios Unidade 15 1. Um armário ficará aberto se ele for mexido um número ímpar de vezes. Por outro lado, o armário de ordem k é mexido pelas pessoas cujos números são divisores

Leia mais

Colégio D.Dinis Ano Letivo 2014/ º Ano Ficha de trabalho Nº08. Revisões Geometria no Plano e no Espaço (10º ano)

Colégio D.Dinis Ano Letivo 2014/ º Ano Ficha de trabalho Nº08. Revisões Geometria no Plano e no Espaço (10º ano) Tema: Colégio D.Dinis Ano Letivo 2014/2015 12º Ano Ficha de trabalho Nº08 1º Período O professor: Hugo Soares/Isabel Braga Data: Outubro 2014 Revisões Geometria no Plano e no Espaço (10º ano) 1. Retas

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA A PROVA MODELO N.º 2 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO 12.º ANO DE ESCOLARIDADE

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA A PROVA MODELO N.º 2 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO 12.º ANO DE ESCOLARIDADE EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA A PROVA MODELO N.º 2 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO 12.º ANO DE ESCOLARIDADE Site: http://recursos-para-matematica.webnode.pt/ Facebook: https://www.facebook.com/recursos.para.matematica

Leia mais

P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 3

P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 3 P R O P O S T A D E R E S O L U Ç Ã O D O E X A M E T I P O 3 GRUPO I ITENS DE ESCOLHA MÚLTIPLA 1. O vetor é um vetor normal ao plano e o vetor é um vetor normal ao plano. Os planos e são perpendiculares

Leia mais

COLEÇÃO DARLAN MOUTINHO VOL. 01 RESOLUÇÕES

COLEÇÃO DARLAN MOUTINHO VOL. 01 RESOLUÇÕES COLEÇÃO DARLAN MOUTINHO VOL. 0 RESOLUÇÕES Me ta PÁGINA 8 0 0 Havendo apenas bolas verdes e azuis na urna, segue que a resposta é dada por Basta dividirmos o número de ocorrências, pelo número total de

Leia mais

2016/2017 outubro de 2016

2016/2017 outubro de 2016 FICHA DE TRABALHO N.º 5 TURMA:12.ºA 2016/2017 outubro de 2016 Análise Combinatória; Triângulo de Pascal; Binómio de Newton; Aplicações ao Cálculo das Probabilidades 1. A Sara é colecionadora e tem 200

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais Exercícios de exames e testes intermédios 1. Considere um dado cúbico, com as faces numeradas de 1 a 6, e um saco que contém cinco bolas, indistinguíveis

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 1o Ano 007-1 a Fase Proposta de resolução GRUPO I 1. Calculando o valor do ite, temos: x + 1 1 x + 4 x = x + 4 x ) = 1 4 + ) = 1 4 4 + = 1 0 =. Resolvendo a inequação temos

Leia mais

Escola Secundária da Sobreda. Análise Combinatória e Probabilidades. Actividade 4

Escola Secundária da Sobreda. Análise Combinatória e Probabilidades. Actividade 4 Escola Secundária da Sobreda Análise Combinatória e Probabilidades Actividade 4 Os vinte alunos de uma turma de uma escola secundária resolveram formar uma comissão de três de entre eles para organizar

Leia mais

Nome do aluno: N.º: Para responder aos itens de escolha múltipla, não apresente cálculos nem justificações e escreva, na folha de respostas:

Nome do aluno: N.º: Para responder aos itens de escolha múltipla, não apresente cálculos nem justificações e escreva, na folha de respostas: Teste de Matemática A 2017 / 2018 Teste N.º 2 Matemática A Duração do Teste (Caderno 1+ Caderno 2): 90 minutos 12.º Ano de Escolaridade Nome do aluno: N.º: Turma: Este teste é constituído por dois cadernos:

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Diogo Cão, Vila Real

Agrupamento de Escolas de Diogo Cão, Vila Real Agrupamento de Escolas de Diogo Cão, Vila Real 2015/2016 MATEMÁTICA FICHA DE TRABALHO 7 3º PERÍODO MAIO Nome: Nº Turma: 9º Data: CIRCUNFERÊNCIA 1. Relativamente à fig. 1 indica: 1.1 duas cordas; 1.2 a

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 1ª FASE 26 DE JUNHO Grupo I. Questões

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 1ª FASE 26 DE JUNHO Grupo I. Questões Associação de rofessores de Matemática Contactos: Rua Dr João Couto, nº 7-A 500- Lisboa Tel: +5 7 0 / 7 0 77 Fax: +5 7 http://wwwapmpt email: geral@apmpt ROOSTA DE RESOLUÇÃO DA ROVA DE MATEMÁTICA A DO

Leia mais

Solução da prova da 1.ª Fase. b) Queremos os números interessantes do tipo ABC6. Isso implica que A x B x C = 6. Temos dois casos a considerar:

Solução da prova da 1.ª Fase. b) Queremos os números interessantes do tipo ABC6. Isso implica que A x B x C = 6. Temos dois casos a considerar: Solução da prova da 1.ª Fase Nível 3 Ensino Médio 1. a Fase 15 de setembro de 018 QUESTÃO 1 a) Para que o número 14A8 seja interessante devemos ter: 1 x 4 x A = 8; logo, A =. b) Queremos os números interessantes

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 1ª FASE 23 DE JUNHO 2017 GRUPO I

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 1ª FASE 23 DE JUNHO 2017 GRUPO I PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) ª FASE 3 DE JUNHO 07. GRUPO I Dado que os algarismos que são usados são os do conjunto {,, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 4

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 4 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 4 Nome: N.º Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Quando,

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais Exercícios de exames e testes intermédios 1. Uma pessoa lança um dado cúbico, com as faces numeradas de 1 a 6, e regista o número da face que ficou

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 2

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 2 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 2 Nome: N.º Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Quando,

Leia mais

Matemática A. Teste Intermédio Matemática A. Versão 1. Teste Intermédio. Versão 1. Duração do Teste: 90 minutos º Ano de Escolaridade

Matemática A. Teste Intermédio Matemática A. Versão 1. Teste Intermédio. Versão 1. Duração do Teste: 90 minutos º Ano de Escolaridade Teste Intermédio Matemática A Versão 1 Teste Intermédio Matemática A Versão 1 Duração do Teste: 90 minutos 4.12.2009 12.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março Na sua folha de respostas,

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO FAMALICÃO ANADIA FICHA DE TRABALHO N.º2 DE MATEMÁTICA Data: Outubro de 2009 Turmas: 12ºA e 12ºB TÉCNICAS DE CONTAGEM: Arranjos com repetição ; Arranjos sem repetição;

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 2ª FASE 18 DE JUNHO Grupo I

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 2ª FASE 18 DE JUNHO Grupo I PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 5) ª FASE 18 DE JUNHO 01 Grupo I Questões 1 4 5 7 8 Versão 1 B C A D B A C A Versão A D B B C A D C Grupo II 1 11 z

Leia mais

Solução: a) Observamos que temos as seguintes linhas entre as cidades: A B C

Solução: a) Observamos que temos as seguintes linhas entre as cidades: A B C Exercício 1 Há 3 linhas de ônibus entre as cidades A e B e 2 linhas de ônibus entre B e C. De quantas maneiras uma pessoa pode viajar: (a) indo de A até C, passando por B? (b) indo e voltando entre A e

Leia mais

Grupo I. Na resposta a cada um dos itens deste grupo, selecione a única opção correta. (C) (D) 11 20

Grupo I. Na resposta a cada um dos itens deste grupo, selecione a única opção correta. (C) (D) 11 20 Eames Nacionais eame nacional do ensino secundário Decreto Lei n. 7/00, de 6 de março Prova Escrita de Matemática A. Ano de Escolaridade Prova 6/.ª Fase Duração da Prova: 0 minutos. Tolerância: 0 minutos

Leia mais

Teste Intermédio de MATEMÁTICA - 9o ano 10 de maio de 2012

Teste Intermédio de MATEMÁTICA - 9o ano 10 de maio de 2012 Teste Intermédio de MATEMÁTICA - 9o ano 10 de maio de 01 Proposta de resolução 1. 1.1. Como, na turma A os alunos com 15 anos são 7% do total, a probabilidade de escolher ao acaso um aluno desta turma

Leia mais

12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA VERSÃO 2

12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA VERSÃO 2 gabinete de avaliação educacional T E S T E I N T E R M É D I O D E M A T E M Á T I C A A 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) Duração da Prova: 90 minutos 7/Dezembro/2006

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA A PROVA MODELO N.º 3 12.º ANO DE ESCOLARIDADE

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA A PROVA MODELO N.º 3 12.º ANO DE ESCOLARIDADE EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA A PROVA MODELO N.º 3 12.º ANO DE ESCOLARIDADE Site: http://recursos-para-matematica.webnode.pt/ Facebook: https://www.facebook.com/recursos.para.matematica

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DA RAMADA. Teste de Matemática A. 28 de outubro de º E. Grupo I

ESCOLA SECUNDÁRIA DA RAMADA. Teste de Matemática A. 28 de outubro de º E. Grupo I ESCOLA SECUNDÁRIA DA RAMADA Teste de Matemática A 28 de outubro de 206 2º E Versão Grupo I As cinco questões deste grupo são de escolha múltipla. Para cada uma delas, são indicadas quatro alternativas,

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 1

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 1 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 1 Nome: N.º Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Quando,

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 3

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 3 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão Nome: N.º Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Quando,

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 1ª FASE 23 DE JUNHO 2017 GRUPO I

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 1ª FASE 23 DE JUNHO 2017 GRUPO I Associação de Professores de Matemática Contactos: Rua Dr. João Couto, n.º 7-A 500-36 Lisboa Tel.: +35 76 36 90 / 7 03 77 Fax: +35 76 64 4 http://www.apm.pt email: geral@apm.pt PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano 2008-1 a Fase Proposta de resolução GRUPO I 1. Como se pretende ordenar 5 elementos amigos) em 5 posições lugares), existem 5 A 5 = P 5 = 5! casos possíveis. Como

Leia mais

CONTAGEM. (a) uma semana (b) um mês (c) dois meses (d) quatro meses (e) seis meses

CONTAGEM. (a) uma semana (b) um mês (c) dois meses (d) quatro meses (e) seis meses CONTAGEM Exercício 1(OBMEP 2011) Podemos montar paisagens colocando lado a lado, em qualquer ordem, os cinco quadros da figura. Trocando a ordem dos quadros uma vez por dia, por quanto tempo, aproximadamente,

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase Prova Escrita de MATEMÁTICA A - o Ano 06 - a Fase Proposta de resolução GRUPO I. Como P A B ) P A B ) P A B), temos que: P A B ) 0,6 P A B) 0,6 P A B) 0,6 P A B) 0,4 Como P A B) P A) + P B) P A B) P A

Leia mais

Exercícios de provas oficiais

Exercícios de provas oficiais mata Exercícios de provas oficiais. Considere duas caixas, C e C. A caixa C tem bolas, das quais cinco são brancas e as restantes são pretas, A caixa C tem sete bolas, umas brancas e outras pretas. Considere

Leia mais

Análise Combinatória AULA 1. Métodos Simples de Contagem

Análise Combinatória AULA 1. Métodos Simples de Contagem Análise Combinatória AULA 1 Métodos Simples de Contagem Tales Augusto de Almeida 1. Introdução A primeira ideia que surge no imaginário de qualquer estudante quando ele ouve a palavra contagem seria exatamente

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO

ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO Teste 1 Matemática 9.º C Nome: n.º Data: 14/10/2016 Classificação: Professor: Instruções gerais Não é permitido o uso de corretor. É permitido a utilização

Leia mais

TEMA 1 COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES FICHAS DE TRABALHO 12.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 1 COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES

TEMA 1 COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES FICHAS DE TRABALHO 12.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 1 COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES FICHAS DE TRABALHO 12.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 1 COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES Site: http://www.mathsuccess.pt Facebook: https://www.facebook.com/mathsuccess TEMA 1 COMBINATÓRIA E PROBABILIDADES Matemática

Leia mais

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. Matemática 9º Ano Probabilidades

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. Matemática 9º Ano Probabilidades Bem Explicado Centro de Explicações Lda. Matemática 9º Ano Probabilidades Nome: Data: / / 1. Das seguintes experiências diz, justificando, quais são as aleatórias: 1.1. Deitar um berlinde num copo de água

Leia mais

Proposta de resolução da Prova de Matemática A (código 635) 21 de Junho de 2010

Proposta de resolução da Prova de Matemática A (código 635) 21 de Junho de 2010 Proposta de resolução da Prova de Matemática A (código 635) 1. Como A e B são acontecimentos incompatíveis, 0 e Ou seja, de acordo com os dados do enunciado, 70% 30% 40% Versão 1: B Versão : C. Como se

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 1o Ano 009-1 a Fase Proposta de resolução GRUPO I 1. Como existem 4 cartas de cada tipo, existem 4 4 4 4 4 4 = 4 6 sequências do tipo 4 6 7 Dama Rei existem 4 hipóteses

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 2ª FASE 18 DE JUNHO Grupo I. Grupo II.

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 2ª FASE 18 DE JUNHO Grupo I. Grupo II. Associação de Professores de Matemática Contactos: Rua Dr. João Couto, n.º 7-A 1500- Lisboa Tel.: +51 1 71 90 / 1 711 0 77 Fax: +51 1 71 4 4 http://www.apm.pt email: geral@apm.pt PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

Leia mais

12.º Ano de Escolaridade

12.º Ano de Escolaridade gabinete de avaliação educacional T E S T E I N T E R M É D I O D E M A T E M Á T I C A 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto) (Dec.-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto, para alunos

Leia mais