LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES"

Transcrição

1 LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES 1- Ordene os dados indicando o 1º, 2º e 3º quartil 45, 56, 62, 67, 48, 51, 64, 71, 66, 52, 44, 58, 55, 61, 48, 50, 62, 51, 61, Faça a análise da distribuição de altura obtida a partir de uma amostra de 40 alunos de uma escola. Altura Frequência 3- Qual a reta ajustada que melhor representa a correlação entre a grandeza X e Y representada abaixo? Xi Yi Calcule a média, a mediana e a moda dos dados apresentados a seguir: 82, 86, 88, 84, 85, 85, 91, 93

2 5- Um professor está interessado em demonstrar que as notas de algumas disciplinas têm relação direta com as notas de outras. No caso foram analisados um conjunto de 12 alunos em duas disciplinas: Estatística e Cálculo. Analise se há uma correlação entre as notas das duas áreas. Aluno Nota em Matemática Nota em Estatística A 5 6 B 8 9 C 7 8 D E 6 5 F 7 7 G 9 8 H 3 4 I 8 6 J 5 3 K 4 7 L O quadro seguinte representa as alturas (em cm) de 40 alunos de uma classe. a) Construir uma tabela de freqüência das alturas dos alunos. b) Construir o histograma.

3 7- Meça os colegas de sua turma e pergunte a massa em kg. Construa uma correlação relacionando a altura e o peso dos colegas somente dos colegas. 8- Um fabricante pretende avaliar a correlação existente entre a temperatura do dia e o consumo de cerveja. Os dados foram inseridos na tabela a seguir. Avalie qual a correlação é mais adequada. 9- Calcule a correlação que relaciona a idade e a altura de uma criança.

4 10- Construa o histograma que represente a distribuição do peso dos estudantes de uma determinada escola.

5 Lista de Exercícios 2 Estatística e Probabilidades 1- Uma empresa precisa selecionar 1 novo colaborador entre 50 que realizaram 6 tipos de provas. 3 deles obtiveram as melhores notas: A, B e C, conforme a tabela. Considerando-se o critério de escolha o candidato com menor variância, qual deles deve ser escolhido? Candidato Prova 1 Prova 2 Prova 3 Prova 4 Prova 5 Prova 6 A 7 7, ,5 9 B C 7, ,5 σ 2 = ( Xi x) 2 ( n 1 ) 2- Cinco empregados coletados aleatoriamente de 3 empresas (A, B e C). Perguntou-se o salário deles (em salários mínimos) Em qual você trabalharia a partir dessa pesquisa? A B C 5, ,5 9 7

6 3- No exercício de correlação entre temperatura do dia ( o C) e consumo de cerveja (litros), calcule qual é o coeficiente R. T C Uma pesquisa com 100 pessoas mediu o tempo de reação para frear um carro em milisegundos. O valor médio obtido foi de 180ms com um desvio padrão de 50ms. Considerando que o tempo de reação obedece a lei da distribuição normal, qual é a probabilidade de encontrar uma pessoa com tempo de reação menor que 100ms? 5- Uma fabrica de cimentos necessita encher sacos com peso médio de 50kg. Mas em alguns casos o peso varia de acordo com a distribuição normal. Uma amostra de 20 sacos de cimento apresentou massa média de 50kg e desvio padrão de 2 kg. Se um saco de cimento for selecionado aleatoriamente no depósito para análise, qual a probabilidade de que ele tenha menos de 48kg?

7 Lista de exercícios 3 Estatística e probabilidades 1- Em um lançamento de duas moedas não viciadas (ao mesmo tempo), qual é a probabilidade de sair 2 coroas? 2- Uma caixa tem 3 bolas brancas e 2 bolas pretas. Selecionando-se aleatoriamente (por sorteio) 2 bolas sem reposição, qual a probabilidade de sair 2 bolas pretas? E se houvesse reposição? 3- Considere 3 lançamentos seguidos de uma moeda honesta. Qual a probabilidade de sair apenas 1 cara nesses 3 lançamentos? 4- Considere que dois dados honestos sejam lançados juntos. Em cada jogada, calcula-se a soma dos resultados. Qual a probabilidade de que a soma seja 6 ou 7? 5- Um piloto tem probabilidade de vencer uma corrida calculada em 1/5. Qual a probabilidade do piloto não vencer a corrida? 6- De um baralho de 52 cartas extraem-se 2 cartas sucessivamente e sem reposição. Qual a probabilidade de se obter um ás e um valete nessa ordem? 7- Lança-se dois dados não viciados. Se a soma dos pontos nos dois lados foi 8, calcule a probabilidade de ocorrer a face 5 em um deles? 8- Uma caixa tem 9 bolas, sendo 2 brancas, 3 vermelhas e 4 pretas. Qual a probabilidade de ser retirar uma bola que não seja preta? 9- Escolhe-se ao acaso um dos anagramas da palavra XADREZ. Qual a probabilidade da palavra escolhida começar por XA? 10- Uma urna contém bolas numeradas de 1 a 25. Uma bola é extraída ao acaso dessa urna. Qual a probabilidade de o número da bola sorteada ser múltiplo de 2 ou de 3?

8 Lista de exercícios número 4 1- Uma caixa contém 11 bolas numeradas de 1 a 11. Retirando-se uma delas ao acaso, observa-se que a mesma traz um número ímpar. Determinar a probabilidade de que esse número seja menor que Dois dados, um azul e um verde são lançados e cada uma das seis faces são equiprováveis nos dois dados. Qual a probabilidade do dado verde ter resultado 6 dado que a soma dos resultados foi 8? 3- Em uma comunidade, 15% das pessoas lêem o jornal A, 12% lêem o jornal B e 3% lêem ambos os jornais. Sorteando-se uma pessoa e sabendo que ela lê o jornal B, qual a probabilidade de que ela leia também o jornal A? 4- Em uma pesquisa realizada com consumidores sobre a preferência da marca de sabão em pó, verificou-se que utilizam a marca X, utilizam a marca Y, utilizam as duas marcas. Foi sorteada uma pessoa desse grupo e verificou-se que ela utiliza a marca X, Qual a probabilidade dessa pessoa também ser usuária da marca Y? 5- Uma caixa tem bolas numeradas de 1 a 10. Sorteamos 1 bola ao acaso. Qual a probabilidade da bola sorteada ser múltiplo de 2? E qual a probabilidade da bola ser múltiplo de 3?

9 Lista de exercícios 5- Estatística e Probabilidades 1-Qual a probabilidade de uma caixa de leite, escolhida aleatoriamente seja do tipo U, sabendo que ele está fora das especificações? Tipo B Tipo C Tipo U Total Dentro das especificações Fora das especificações Total Em uma rede de computadores, em 60% dos dias ocorre alguma falha. Construir a distribuição de probabilidades para a variável aleatória X = número de dias com falha na rede, considerando o período de observação de 3 dias. Suponha que os eventos são independentes. 3- Uma caixa tem 9 bolas, sendo 2 brancas, 3 vermelhas e 4 pretas. Qual a probabilidade de ser retirar uma bola que não seja preta? 4- Um casal pretende ter 3 filhos. Qual a probabilidade de nascerem dois meninos? 5- Dois aparelhos de alarme funcionam de forma independente, detectando presença com probabilidades de 0,95 e 0,90. Qual a probabilidade de que um dado problema seja detectado por apenas um dos aparelhos? 6- Em um lote de 12 peças, 4 são defeituosas. 2 peças são retiradas uma após a outra sem reposição e de forma aleatória. Qual a probabilidade de que ambas sejam boas? 7- Uma fábrica tem 3 máquinas A, B e C responsáveis por 40%, 50% e 10% da produção. Os percentuais de peças defeituosas produzidas pelas respectivas máquinas são: 3%, 5% e 2%. Uma peça é sorteada ao acaso e verifica-se que ela é defeituosa. Qual a probabilidade de que ela tenha vindo da máquina B?

10 8- Uma moeda viciada é lançada 8 vezes. A probabilidade de se obter cara em cada jogada é de 0,60. No total de lançamentos, qual a probabilidade de se obter 5 caras? 9- Uma central telefônica PABX recebe uma média de 5 chamadas por minuto. Qual a probabilidade de que a central não receber nenhuma chamada durante um intervalo de 1 minuto? 10- Um servidor HTTP recebe uma média de 3,5 acessos por minuto. Qual a probabilidade de observarmos apenas 2 acessos por minuto? 11- Considerando X como sendo uma variável aleatória discreta igual ao número de vezes em que ocorre a face CARA em 5 lançamentos de uma moeda honesta. Qual a probabilidade de ocorrer duas caras? Qual a probabilidade de ocorrer no máximo 2 caras? 12- Um banco de sangue catalogou doadores durante 5 dias. Os dados foram organizados na tabela. Analisando estas informações, calcule qual a probabilidade de um doador ter o sangue do tipo O ou do tipo A. Calcule também a probabilidade de um doador selecionado aleatoriamente ter o sangue tipo B ou que seu Rh seja negativo. Sangue tipo Sangue tipo Sangue tipo Sangue tipo Total O A B AB Fator Rh Fator Rh Total

11 13- Em uma amostra de 150 estudantes, 70 disseram que somente têm um aparelho de CD, 50 disseram que somente têm uma TV e 25 disseram que têm ambos. O Diagrama de Venn a seguir descreve esta situação. Se um estudante e selecionado ao acaso, qual e a probabilidade de que ele tenha somente um aparelho de CD? De que ele tenha somente uma TV? De que ele tenha tanto uma TV como um aparelho de CD? 14- Considerando um lote de peças. Admitamos que 10% delas sejam defeituosas. Duas peças são selecionadas aleatoriamente. Qual a probabilidade de que ambas sejam perfeitas? 15- Considere o circuito da figura. A probabilidade de que cada relé esteja fechado é de 12%. Todos os relés funcionam independentemente. Qual é a probabilidade de que o circuito permita a passagem de corrente entre A e B? 16 Uma multinacional produz circuitos integrados em 3 fábricas F1, F2 e F3 na proporção de 30%, 45% e 25% respectivamente. As probabilidades de que um circuito integrado produzido por essas fábricas não funcione são 1%, 2% e 3%. Escolhido ao acaso um circuito com defeito, qual a probabilidade de que ele seja fabricado na F1?

12 17- Um professor importante, residente no Rio de Janeiro, preocupado com um possível sequestro, adota a seguinte estratégia para se deslocar da sua casa até o escritório onde trabalha: duas vezes por semana usa um carro branco, duas vezes por semana usa um carro azul e uma vez por semana um carro cinza prateado; duas vezes por semana usa a rota A, duas vezes por semana a rota B e uma vez por semana a rota C; A decisão sobre qual rota e qual carro utilizar em uma dada semana é independente e é escolhida ao acaso no domingo à noite, porém sempre é mantida a proporção acima. Determine a probabilidade deste professor estar usando o carro azul na rota B em uma terça-feira durante uma semana sem feriados. 18- Suponha que numa linha de produção a probabilidade de se obter uma peça defeituosa (sucesso) é p=0,1. Toma-se uma amostra de 10 peças para serem inspecionadas. Qual a probabilidade de se obter: a) Uma peça defeituosa? b) Nenhuma peça defeituosa? c) Duas peças defeituosas? D) No mínimo duas peças defeituosas? E) No máximo duas peças defeituosas? 19- Um módulo eletrônico é formado por peças do tipo A, B e C. A taxa de defeitos em cada peça é de 50 por milhão, 80 por milhão e 120 por milhão respectivamente. Somente montando é possível perceber o defeito. Qual o número de módulos por milhão que darão o defeito? 20- Na Páscoa uma avó compra ovos para seus 8 netos. Ela comprou 1 chocolate Lacta e 2 chocolates Garotos para cada neto. Dentro do chocolate há brindes, sendo que a probabilidade de se encontrar um brinde no chocolate Lacta é de 1/8. Já para o chocolate Garoto a chance é de 1/16. Nesse caso, qual é a probabilidade do neto mais velho ser o único a ganhar um brinde no chocolate Lacta?

PARTE COMPLEMENTAR DO LIVRO: SEGREDOS DA ESTATÍSTICA APLICADA À GEOGRAFIA

PARTE COMPLEMENTAR DO LIVRO: SEGREDOS DA ESTATÍSTICA APLICADA À GEOGRAFIA PARTE COMPLEMENTAR DO LIVRO: SEGREDOS DA ESTATÍSTICA APLICADA À GEOGRAFIA Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação de direitos

Leia mais

GABARITO DA AVALIAÇÃO 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES

GABARITO DA AVALIAÇÃO 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES GABARITO DA AVALIAÇÃO 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES 014-1 1- Ordene os dados. Indique o 1º, º e 3º quartil. Desenhe o diagrama de caixa. Calcule a média e a mediana dos

Leia mais

1 Definição Clássica de Probabilidade

1 Definição Clássica de Probabilidade Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica - 2013 Aula 4 Professor: Carlos Sérgio UNIDADE 2 - Probabilidade: Definições (Notas de aula) 1 Definição Clássica

Leia mais

Disciplina de Estatística Prof. Msc Quintiliano Siqueira Schroden Nomelini LISTA DE PROBABILIDADES

Disciplina de Estatística Prof. Msc Quintiliano Siqueira Schroden Nomelini LISTA DE PROBABILIDADES Disciplina de Estatística Prof. Msc Quintiliano Siqueira Schroden Nomelini LISTA DE PROBABILIDADES 1) Determine a probabilidade de cada evento: a) Um nº par aparece no lançamento de um dado; b) Uma figura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Cálculo das Probabilidades e Estatística I. Segunda Lista de Exercícios

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Cálculo das Probabilidades e Estatística I. Segunda Lista de Exercícios UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Cálculo das Probabilidades e Estatística I Professora: Juliana Freitas Pires Segunda Lista de Exercícios Questão 1. Descreva o espaço amostral para cada um dos seguintes

Leia mais

2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB.

2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB. 2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB. 1) Classifique as seguintes variáveis aleatórias como discretas ou contínuas. X : o número de acidentes de automóvel por ano na rodovia BR 116. Y :

Leia mais

Se a bola retirada da urna 1 for branca temos, pelo princípio da multiplicação:

Se a bola retirada da urna 1 for branca temos, pelo princípio da multiplicação: Livro: Probabilidade - Aplicações à Estatística Paul L. Meyer Capitulo 3 Probabilidade Condicionada e Independência. 1. Probabilidade Condicionada. Definição: Definição. Dizemos que os representam uma

Leia mais

Se A =, o evento é impossível, por exemplo, obter 7 no lançamento de um dado.

Se A =, o evento é impossível, por exemplo, obter 7 no lançamento de um dado. PROBABILIDADE Espaço amostral Espaço amostral é o conjunto universo U de todos os resultados possíveis de um experimento aleatório. O número de elementos desse conjunto é indicado por n(u). Exemplos: No

Leia mais

Lista 2 Estatística 1. Uma urna possui 6 bolas azuis, 10 bolas vermelhas e 4 bolas amarelas. Tirando-se uma bola com reposição, calcule a

Lista 2 Estatística 1. Uma urna possui 6 bolas azuis, 10 bolas vermelhas e 4 bolas amarelas. Tirando-se uma bola com reposição, calcule a Lista 2 Estatística 1. Uma urna possui 6 bolas azuis, 10 bolas vermelhas e 4 bolas amarelas. Tirando-se uma bola com reposição, calcule a probabilidade se sair bola: a. azul; b. vermelha; c. amarela. 2.

Leia mais

Introdução à Estatística

Introdução à Estatística Introdução à Estatística Prof a. Juliana Freitas Pires Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba - UFPB juliana@de.ufpb.br Introdução a Probabilidade Existem dois tipos de experimentos:

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES Curso Serviço Social Estatística I 1º Ano 1º Semestre 2005/2006

UNIVERSIDADE DOS AÇORES Curso Serviço Social Estatística I 1º Ano 1º Semestre 2005/2006 UNIVERSIDADE DOS AÇORES Curso Serviço Social Estatística I 1º Ano 1º Semestre 2005/2006 Ficha de trabalho nº 1 Estatística Descritiva 1. Num conjunto de jovens estudantes pretende-se estudar; 1.1 A profissão

Leia mais

Os experimentos que repetidos sob as mesmas condições produzem resultados geralmente diferentes serão chamados experimentos aleatórios.

Os experimentos que repetidos sob as mesmas condições produzem resultados geralmente diferentes serão chamados experimentos aleatórios. PROBABILIDADE A teoria das Probabilidades é o ramo da Matemática que cria, desenvolve e em geral pesquisa modelos que podem ser utilizados para estudar experimentos ou fenômenos aleatórios. Os experimentos

Leia mais

Prof.: Joni Fusinato

Prof.: Joni Fusinato Introdução a Teoria da Probabilidade Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com Teoria da Probabilidade Consiste em utilizar a intuição humana para estudar os fenômenos do nosso

Leia mais

Os experimentos que repetidos sob as mesmas condições produzem resultados geralmente diferentes serão chamados experimentos aleatórios.

Os experimentos que repetidos sob as mesmas condições produzem resultados geralmente diferentes serão chamados experimentos aleatórios. PROBABILIDADE Prof. Aurimenes A teoria das Probabilidades é o ramo da Matemática que cria, desenvolve e em geral pesquisa modelos que podem ser utilizados para estudar experimentos ou fenômenos aleatórios.

Leia mais

PROBABILIDADE PROPRIEDADES E AXIOMAS

PROBABILIDADE PROPRIEDADES E AXIOMAS PROBABILIDADE ESPAÇO AMOSTRAL É o conjunto de todos os possíveis resultados de um experimento aleatório. A este conjunto de elementos denominamos de espaço amostral ou conjunto universo, simbolizado por

Leia mais

CAIXA ECONOMICA FEDERAL. Prof. Sérgio Altenfelder

CAIXA ECONOMICA FEDERAL. Prof. Sérgio Altenfelder 14.) (ICMS-MG/05) Um empréstimo contraído no início de abril, no valor de R$ 15.000,00 deve ser pago em dezoito prestações mensais iguais, a uma taxa de juros compostos de 2% ao mês, vencendo a primeira

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS ENVOLVENDO PROBABILIDADE

QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS ENVOLVENDO PROBABILIDADE QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS ENVOLVENDO PROBABILIDADE 1) Uma moeda não tendenciosa é lançada quatro vezes. A probabilidade de que sejam obtidas duas caras e duas coroas é: (A) 3/8 (B) ½ (C) 5/8 (D) 2/3

Leia mais

1. (Meyer,2000) Suponha que o conjunto fundamental seja formado pelos inteiros positivos

1. (Meyer,2000) Suponha que o conjunto fundamental seja formado pelos inteiros positivos Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Disciplina: LCE0211-Estatística Geral Prof. Idemauro Antonio Rodrigues de Lara 4 a lista de exercícios 1. (Meyer,2000) Suponha que

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística Distribuições Discretas de Probabilidade Prof. Narciso Gonçalves da Silva www.pessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Introdução Distribuições Discretas de Probabilidade Muitas variáveis

Leia mais

Lista de exercícios de Matemática Eventos, espaço amostral e definição de probabilidade. Probabilidade condicional. Exercícios gerais.

Lista de exercícios de Matemática Eventos, espaço amostral e definição de probabilidade. Probabilidade condicional. Exercícios gerais. p: João Alvaro w: www.matemaniacos.com.br e: joao.baptista@iff.edu.br. No lançamento de dois dados, D e D 2, tem-se o seguinte espaço amostral, dado em forma de tabela de dupla entrada. Lista de exercícios

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Estatística. Probabilidades

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Estatística. Probabilidades Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Estatística Probabilidades Aluna(o): Aluna(o): Turma: Responsável: Prof. Silvano Cesar da Costa L O N D R I N A Estado do Paraná

Leia mais

Matemática & Raciocínio Lógico

Matemática & Raciocínio Lógico Matemática & Raciocínio Lógico para concursos Prof. Me. Jamur Silveira www.professorjamur.com.br facebook: Professor Jamur PROBABILIDADE No estudo das probabilidades estamos interessados em estudar o experimento

Leia mais

EST012 - Estatística Econômica I Turma A - 1 o Semestre de 2019 Lista de Exercícios 3 - Variável aleatória

EST012 - Estatística Econômica I Turma A - 1 o Semestre de 2019 Lista de Exercícios 3 - Variável aleatória Exercício 1. Considere uma urna em que temos 4 bolas brancas e 6 bolas pretas. Vamos retirar, ao acaso, 3 bolas, uma após a outra e sem reposição. Sejam X: o número de bolas brancas e Y : o número de bolas

Leia mais

Prof. Luiz Alexandre Peternelli

Prof. Luiz Alexandre Peternelli Exercícios propostos 1. Numa prova há 7 questões do tipo verdadeiro-falso ( V ou F ). Calcule a probabilidade de acertarmos todas as 7 questões se: a) Escolhermos aleatoriamente as 7 respostas. b) Escolhermos

Leia mais

PROBABILIDADES PROBABILIDADE DE UM EVENTO EM UM ESPAÇO AMOSTRAL FINITO

PROBABILIDADES PROBABILIDADE DE UM EVENTO EM UM ESPAÇO AMOSTRAL FINITO PROBABILIDADES Probabilidade é um conceito filosófico e matemático que permite a quantificação da incerteza, permitindo que ela seja aferida, analisada e usada para a realização de previsões ou para a

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Departamento de Estatística Lista 1 - Julho de 2016

Universidade Federal da Paraíba Departamento de Estatística Lista 1 - Julho de 2016 1. Suponha que o conjunto fundamental seja formado pelos inteiros positivos de 1 a 10. Sejam A = {2, 3, 4}, B = {3, 4, 5} e C = {5, 6, 7}. Enumere os elementos dos seguintes conjuntos: (a) A c B. (b) A

Leia mais

Probabilidade em espaços discretos. Prof.: Joni Fusinato

Probabilidade em espaços discretos. Prof.: Joni Fusinato Probabilidade em espaços discretos Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com Probabilidade em espaços discretos Definições de Probabilidade Experimento Espaço Amostral Evento Probabilidade

Leia mais

Probabilidade e Estatística. Estimação de Parâmetros Intervalo de Confiança

Probabilidade e Estatística. Estimação de Parâmetros Intervalo de Confiança Probabilidade e Estatística Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva http://páginapessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Estimação de Parâmetros Intervalo de Confiança Introdução A inferência estatística é o processo

Leia mais

3. A probabilidade do evento de números pares. 4. O evento formado por número menor que três. 5. A probabilidade do evento número menor que três.

3. A probabilidade do evento de números pares. 4. O evento formado por número menor que três. 5. A probabilidade do evento número menor que três. 1 a Lista de Exercício - Estatística (Probabilidade) Profa. Ms. Ulcilea A. Severino Leal Algumas considerações importantes sobre a resolução dos exercícios. (i) Normas da língua culta, sequência lógica

Leia mais

LISTA 29 - PROBABILIDADE 1

LISTA 29 - PROBABILIDADE 1 LISTA 9 - PROBABILIDADE ) Um time de futebol amador ganhou uma taça ao vencer um campeonato. Os jogadores decidiram que o próprio seria guardado na casa de um deles. Todos quiseram guardar a taça em suas

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Disciplina Estatística Aplicada Curso Engenharia Mec. Gest. Industrial 4º Semestre 2º Folha Nº2: Probabilidades 1. Na inspecção final a uma componente electrónica esta é classificada

Leia mais

Teoria das Probabilidades

Teoria das Probabilidades Teoria das Prof. Eduardo Bezerra (CEFET/RJ) 23 de fevereiro de 2018 Eduardo Bezerra (CEFET/RJ) Teoria das 2018.1 1 / 54 Roteiro Experimento aleatório, espaço amostral, evento 1 Experimento aleatório, espaço

Leia mais

CAPÍTULO 3 PROBABILIDADE

CAPÍTULO 3 PROBABILIDADE CAPÍTULO 3 PROBABILIDADE 1. Conceitos 1.1 Experimento determinístico Um experimento se diz determinístico quando repetido em mesmas condições conduz a resultados idênticos. Exemplo 1: De uma urna que contém

Leia mais

Lista de exercícios Defina o espaço amostral para cada um dos seguintes experimentos aleatórios:

Lista de exercícios Defina o espaço amostral para cada um dos seguintes experimentos aleatórios: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Centro de Ciências Agrárias Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural Disciplina: Noções de Probabilidade e Estatística (221171) - 2019 Prof. a

Leia mais

3 a Lista de PE. Universidade de Brasília Departamento de Estatística

3 a Lista de PE. Universidade de Brasília Departamento de Estatística Universidade de Brasília Departamento de Estatística 3 a Lista de PE 1. Duas bolas são escolhidas aleatoriamente de uma urna contendo 8 bolas brancas, 4 pretas, e duas bolas laranjas. Suponha que um jogador

Leia mais

PROBABILIDADE. Numero de Resultados Desejado Numero de Resultados Possiveis EXERCÍCIOS DE AULA

PROBABILIDADE. Numero de Resultados Desejado Numero de Resultados Possiveis EXERCÍCIOS DE AULA PROBABILIDADE São duas as questões pertinentes na resolução de um problema envolvendo probabilidades. Primeiro, é preciso quantificar o conjunto de todos os resultados possíveis, que será chamado de espaço

Leia mais

PROBABILIDADE. Curso: Logística e Transportes Disciplina: Estatística Profa. Eliane Cabariti

PROBABILIDADE. Curso: Logística e Transportes Disciplina: Estatística Profa. Eliane Cabariti Curso: Logística e Transportes Disciplina: Estatística Profa. Eliane Cabariti PROBABILIDADE Dizemos que a probabilidade é uma medida da quantidade de incerteza que existe em um determinado experimento.

Leia mais

Lista de Exercícios 1 Probabilidades Escola Politécnica, Ciclo Básico

Lista de Exercícios 1 Probabilidades Escola Politécnica, Ciclo Básico Lista de Exercícios 1 Probabilidades 0303200 Escola Politécnica, Ciclo Básico 1 o semestre 2017 1) Historicamente sabe-se que 10% dos artigos de uma firma são de segunda qualidade. Um inspetor de controle

Leia mais

Lista de Exercícios 1 Probabilidades Escola Politécnica, Ciclo Básico

Lista de Exercícios 1 Probabilidades Escola Politécnica, Ciclo Básico Lista de Exercícios 1 Probabilidades 0303200 Escola Politécnica, Ciclo Básico 1 o semestre 2017 1) Historicamente sabe-se que 10% dos artigos de uma firma são de segunda qualidade. Um inspetor de controle

Leia mais

3. Probabilidade P(A) =

3. Probabilidade P(A) = 7 3. Probabilidade Probabilidade é uma medida numérica da plausibilidade de que um evento ocorrerá. Assim, as probabilidades podem ser usadas como medidas do grau de incerteza e podem ser expressas de

Leia mais

Probabilidade. Probabilidade e Estatística. Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva

Probabilidade. Probabilidade e Estatística. Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva Probabilidade e Estatística Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva http://paginapessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Probabilidade Probabilidade Experimento Aleatório Um experimento é dito aleatório quando satisfaz

Leia mais

1073/B - Introdução à Estatística Econômica

1073/B - Introdução à Estatística Econômica Lista de exercicios 2 Prof. Marcus Guimaraes 1073/B - Introdução à Estatística Econômica Ciências Econômicas 1) Suponha um espaço amostral S constituido de 4 elementos: S={a 1,a2,a3,a4}. Qual das funções

Leia mais

Probabilidade e Estatística Probabilidade Condicional

Probabilidade e Estatística Probabilidade Condicional Introdução Probabilidade e Estatística Probabilidade Condicional Em algumas situações, a probabilidade de ocorrência de um certo evento pode ser afetada se tivermos alguma informação sobre a ocorrência

Leia mais

Segunda Lista de Exercícios Cálculo de Probabilidades II Prof. Michel H. Montoril

Segunda Lista de Exercícios Cálculo de Probabilidades II Prof. Michel H. Montoril Exercício 1. Uma urna contém 4 bolas numeradas: {1, 2, 2, 3}. Retira-se dessa urna duas bolas aleatoriamente e sem reposição. Sejam 1 : O número da primeira bola escolhida; 2 : O número da segunda bola

Leia mais

Exercícios propostos:

Exercícios propostos: INF 16 Exercícios propostos: 1. Sabendo-se que Y=X-5 e que E(X)= e V(X)=1, calcule: a)e(y); b)v(y); c)e(x+y); d)e(x + Y ); e)v(x+y); Resp.: 1; 9; 5; 15; 81. Uma urna contém 5 bolas brancas e 7 bolas pretas.

Leia mais

Variáveis Aleatórias. Probabilidade e Estatística. Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva

Variáveis Aleatórias. Probabilidade e Estatística. Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva Probabilidade e Estatística Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva http://paginapessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Variáveis Aleatórias Variável Aleatória Variável aleatória (VA) é uma função que associa a cada

Leia mais

Probabilidade Condicional e Independência

Probabilidade Condicional e Independência Meyer, P. L., Probabilidade: aplicações à Estatística, 2ª edição, Livros Técnicos e Científicos Editora, Rio de Janeiro, 1983. 1. A urna 1 contém x bolas brancas e y bolas vermelhas. A urna 2 contém z

Leia mais

3 NOÇÕES DE PROBABILIDADE

3 NOÇÕES DE PROBABILIDADE 3 NOÇÕES DE PROILIDDE 3.1 Conjuntos Um conjunto pode ser considerado como uma coleção de objetos chamados elementos do conjunto. Em geral denota-se conjunto por letras maiúsculas,, C,... e a sua representação

Leia mais

Lista 2: Probabilidade Condicional

Lista 2: Probabilidade Condicional Probabilidade Lista 2: Probabilidade Condicional 1) Em uma competição de aeromodelismo, vence o participante que conseguir pousar mais vezes seu aeroplano na área especificada. Esta área consiste em um

Leia mais

Ministério da Educação. Nome:... Número:

Ministério da Educação. Nome:... Número: Ministério da Educação Nome:...... Número: Unidade Lectiva de: Introdução às Probabilidades e Estatística Ano Lectivo de 2003/2004 Código1334 Teste Formativo Nº 2 1. Considere que na selecção de trabalhadores

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CE003 - ESTATÍSTICA II

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CE003 - ESTATÍSTICA II UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CE003 - ESTATÍSTICA II Segunda lista de Exercícios - Variáveis Aleatórias Professora Fernanda 1. Uma máquina caça níquel de cassino possui três roletas. Na primeira e segunda

Leia mais

Probabilidade. Professora Ana Hermínia Andrade. Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise

Probabilidade. Professora Ana Hermínia Andrade. Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise Probabilidade Professora Ana Hermínia Andrade Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise Período 2016.2 Você reconhece algum desses experimentos? Alguns

Leia mais

ESTATÍSTICA. Prof. Ari Antonio, Me. Ciências Econômicas. Unemat Sinop 2012

ESTATÍSTICA. Prof. Ari Antonio, Me. Ciências Econômicas. Unemat Sinop 2012 ESTTÍSTIC rof. ri ntonio, Me Ciências Econômicas Unemat Sinop 2012 1. robabilidades Diz respeito a experiências aleatórias: - Lançamento de uma moeda - Lançamento de um par de dados - Retirada de uma carta

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais Propostas de resolução MATEMÁTICA A - 1o Ano Probabilidades - Noções gerais Propostas de resolução Exercícios de exames e testes intermédios 1. Organizando todos os resultados possíveis para os dois números possíveis de observar,

Leia mais

EST012 - Estatística Econômica I Turma A - 1 o Semestre de 2019 Lista de Exercícios 2 - Introdução à Probabilidade

EST012 - Estatística Econômica I Turma A - 1 o Semestre de 2019 Lista de Exercícios 2 - Introdução à Probabilidade Exercício 1. Em um lançamento de um dado convencional, sejam os seguintes eventos: E 1 : face par; E 2 : face que não seja 1 ou 4 e E 3 : face maior ou igual a 3. Calcule: (a) P(E 1 ); (b) P(E 1 E 2 );

Leia mais

Matemática 9.º ano PROBABILIDADES + ESTATÍSTICA

Matemática 9.º ano PROBABILIDADES + ESTATÍSTICA Matemática 9.º ano PROBABILIDADES + ESTATÍSTICA 01. Num saco estão 10 bolas indistinguíveis ao tato, das quais 6 são azuis e 4 são verdes. Retiram-se, sucessivamente e sem reposição duas bolas. Determine

Leia mais

Portal da OBMEP. Material Teórico - Módulo de FRAÇÃO COMO PORCENTAGEM E COMO PROBABILIDADE. Fração como Probabilidade. Sexto Ano do Ensino Fundamental

Portal da OBMEP. Material Teórico - Módulo de FRAÇÃO COMO PORCENTAGEM E COMO PROBABILIDADE. Fração como Probabilidade. Sexto Ano do Ensino Fundamental Material Teórico - Módulo de FRAÇÃO COMO PORCENTAGEM E COMO PROBABILIDADE Fração como Probabilidade Sexto Ano do Ensino Fundamental Prof. Francisco Bruno Holanda Prof. Antonio Caminha Muniz Neto 1 Introdução

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística stica Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva http://paginapessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Inferência Estatística stica e Distribuições Amostrais Inferência Estatística stica O objetivo

Leia mais

T o e r o ia a da P oba ba i b lida d de

T o e r o ia a da P oba ba i b lida d de Teoria da Probabilidade Prof. Joni Fusinato Teoria da Probabilidade Consiste em utilizar a intuição humana para estudar os fenômenos do nosso cotidiano. Usa o princípio básico do aprendizado humano que

Leia mais

3.3. Diga qual é o número médio e a variância dos animais que sobrevivem?

3.3. Diga qual é o número médio e a variância dos animais que sobrevivem? 1. Um treinador de andebol tem à sua disposição 20 jogadores dos quais deve selecionar 10 para formar uma equipa para um jogo. 12 dos jogadores são atacantes e os restantes saõ defesas. 1.1. Se o selecionador

Leia mais

1 Distribuição de Bernoulli

1 Distribuição de Bernoulli Centro de Ciências e Tecnlogia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica - 2013 Aula 6 Professor: Carlos Sérgio Distribuições Teóricas de Probabilidades de Variáveis Aleatórias Discretas

Leia mais

A B e A. Calcule as suas respectivas probabilidades.

A B e A. Calcule as suas respectivas probabilidades. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPTO. DE ESTATÍSTICA LISTA 2-BIOESTATÍSTICA II (CE020) Prof. Benito Olivares Aguilera 1 o Sem./17 1. Expresse em termos de operações entre eventos:

Leia mais

Teoria das Probabilidades

Teoria das Probabilidades 08/06/07 Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Estatística Aplicada I Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica Universidade Federal do Pará Instituto

Leia mais

1 Distribuições Discretas de Probabilidade

1 Distribuições Discretas de Probabilidade 1 Distribuições Discretas de Probabilidade A distribuição discreta descreve quantidades aleatórias (dados de interesse) que podem assumir valores particulares e os valores são finitos. Por exemplo, uma

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 12º Ano de Matemática A Tema I Probabilidades e Combinatória. 1º Teste de avaliação.

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 12º Ano de Matemática A Tema I Probabilidades e Combinatória. 1º Teste de avaliação. Escola Secundária com º ciclo D. Dinis 1º Ano de Matemática A Tema I Probabilidades e Combinatória 1º Teste de avaliação Grupo I As cinco questões deste grupo são de escolha múltipla. Para cada uma delas

Leia mais

2. Nas Figuras 1a a 1d, assinale a área correspondente ao evento indicado na legenda. Figura 1: Exercício 2

2. Nas Figuras 1a a 1d, assinale a área correspondente ao evento indicado na legenda. Figura 1: Exercício 2 GET00189 Probabilidade I Lista de exercícios - Capítulo 1 Profa. Ana Maria Lima de Farias SEÇÃO 1.1 Experimento aleatório, espaço amostral e evento 1. Lançam-se três moedas. Enumere o espaço amostral e

Leia mais

Lista de exercícios Defina o espaço amostral para cada um dos seguintes experimentos aleatórios:

Lista de exercícios Defina o espaço amostral para cada um dos seguintes experimentos aleatórios: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Centro de Ciências Agrárias Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural Disciplina: Noções de Probabilidade e Estatística (221171) - 2018 Prof. a

Leia mais

Teoria da Probabilidade

Teoria da Probabilidade Teoria da Probabilidade Luis Henrique Assumpção Lolis 14 de fevereiro de 2014 Luis Henrique Assumpção Lolis Teoria da Probabilidade 1 Conteúdo 1 O Experimento Aleatório 2 Espaço de amostras 3 Álgebra dos

Leia mais

Teoria das Probabilidades

Teoria das Probabilidades Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Estatística Aplicada I Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica 08:8 ESTATÍSTICA APLICADA I - Teoria das

Leia mais

Confiabilidade de sistemas. Uma importante aplicação de probabilidade nas engenharias é no estudo da confiabilidade de sistemas.

Confiabilidade de sistemas. Uma importante aplicação de probabilidade nas engenharias é no estudo da confiabilidade de sistemas. Confiabilidade de sistemas Uma importante aplicação de probabilidade nas engenharias é no estudo da confiabilidade de sistemas. Uma definição pratica de confiabilidade corresponde à probabilidade de um

Leia mais

Estatística Aplicada. Prof. Carlos Alberto Stechhahn EXERCÍCIOS - REVISÃO ESPAÇO AMOSTRAL - EVENTOS PROBABILIDADE. Administração. p(a) = n(a) / n(u)

Estatística Aplicada. Prof. Carlos Alberto Stechhahn EXERCÍCIOS - REVISÃO ESPAÇO AMOSTRAL - EVENTOS PROBABILIDADE. Administração. p(a) = n(a) / n(u) Estatística Aplicada Administração p(a) = n(a) / n(u) EXERCÍCIOS - REVISÃO ESPAÇO AMOSTRAL - EVENTOS PROBABILIDADE Prof. Carlos Alberto Stechhahn 2014 1. Tema: Noções de Probabilidade 1) Considere o lançamento

Leia mais

Chama-se evento todo subconjunto de um espaço amostral. PROBABILIDADE. Introdução

Chama-se evento todo subconjunto de um espaço amostral. PROBABILIDADE. Introdução Introdução PROBABILIDADE Há certos fenômenos (ou experimentos) que, embora sejam repetidos muitas vezes e sob condições idênticas, não apresentam os mesmos resultados. Por exemplo, no lançamento de uma

Leia mais

Exercícios de Probabilidade

Exercícios de Probabilidade Exercícios de Probabilidade Fernando Loureiro 7 de Junho de 06 Exercícios Resolvidos. (ESGRANRIO/PETROBRAS 0) Um jogo consiste em lançar uma moeda honesta até obter duas caras consecutivas ou duas coroas

Leia mais

AULA 08 Probabilidade

AULA 08 Probabilidade Cursinho Pré-Vestibular da UFSCar São Carlos Matemática Professora Elvira e Monitores Ana Carolina e Bruno AULA 08 Conceitos e assuntos envolvidos: Espaço amostral Evento Combinação de eventos Espaço Amostral

Leia mais

Aula 16 - Erivaldo. Probabilidade

Aula 16 - Erivaldo. Probabilidade Aula 16 - Erivaldo Probabilidade Probabilidade Experimento aleatório Experimento em que não pode-se afirmar com certeza o resultado final, mas sabe-se todos os seus possíveis resultados. Exemplos: 1) Lançar

Leia mais

2. Nas Figuras 1a a 1d, assinale a área correspondente ao evento indicado na legenda. Figura 1: Exercício 2

2. Nas Figuras 1a a 1d, assinale a área correspondente ao evento indicado na legenda. Figura 1: Exercício 2 GET00116 Fundamentos de Estatística Aplicada Lista de exercícios Probabilidade Profa. Ana Maria Lima de Farias Capítulo 1 Probabilidade: Conceitos Básicos 1. Lançam-se três moedas. Enumere o espaço amostral

Leia mais

Profa. Patrícia G. P. Lourençano Disciplina: Estatística Lista de exercícios de probabilidade

Profa. Patrícia G. P. Lourençano Disciplina: Estatística Lista de exercícios de probabilidade Profa. Patrícia G. P. Lourençano Disciplina: Estatística Lista de exercícios de probabilidade 1. Se P(A) = 1/2 e P(B) = 1/4 e A e B são eventos mutuamente exclusivos, calcule: (a) P(A c ) (b) P(B c ) (c)

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES Matemática e suas Tecnologias CÓDIGO DA PROVA / SIMULADO Aluno(a): POMA - Matemática Questões Professores: Neydiwan PC 0-0 - 4 ª Série º Bimestre - N 0 / 06 / 06 LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES Este caderno

Leia mais

c) 17 b) 4 17 e) 17 21

c) 17 b) 4 17 e) 17 21 Probabilidade I Exercícios. Dois jogadores A e B vão lançar um par de dados. Eles combinam que se a soma dos números dos dados for 5, A ganha e se a soma for 8, B é quem ganha. Os dados são lançados. Sabe-se

Leia mais

Prova 2 - FEELT Valor: 25 pontos 14/11/2018. Data limite para entregar a prova: 22/11/2018 (quinta-feira).

Prova 2 - FEELT Valor: 25 pontos 14/11/2018. Data limite para entregar a prova: 22/11/2018 (quinta-feira). Instrucões Utilize um método randômico 1 para selecionar 5 das 20 questões que irão compor sua prova. Por exemplo, simule o lançamento de um dado de 20 faces (www.roll-dice-online.com) para obter 5 números

Leia mais

Exercícios de Probabilidade - Lista 1. Profa. Ana Maria Farias

Exercícios de Probabilidade - Lista 1. Profa. Ana Maria Farias Exercícios de Probabilidade - Lista 1 Profa. Ana Maria Farias 1. Lançam-se três moedas. Enumere o espaço amostral e os eventos A = faces iguais ; B = cara na primeira moeda ; C = coroa na segunda e terceira

Leia mais

SME0320 Estatistica ICMC-USP Ricardo Ehlers Lista 4

SME0320 Estatistica ICMC-USP Ricardo Ehlers Lista 4 SME0320 Estatistica ICMC-USP Ricardo Ehlers Lista 4 1. Dois dados honestos são lançados. Calcule a probabilidade condicional de que pelo menos um deles caia no 6 se os dados cairam em números diferentes.

Leia mais

5) Qual a probabilidade de sair um ás de ouros quando retiramos uma carta de um baralho de 52 cartas?

5) Qual a probabilidade de sair um ás de ouros quando retiramos uma carta de um baralho de 52 cartas? TERCEIRA LISTA DE EXERCÍCIOS DE PROBABILIDADE CURSO: MATEMÁTICA PROF. LUIZ CELONI 1) Dê um espaço amostral para cada experimento abaixo. a) Uma urna contém bolas vermelhas (V), bolas brancas (B) e bolas

Leia mais

PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS DE PROBABILIDADE

PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS DE PROBABILIDADE PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS DE PROBABILIDADE 3.1 INTRODUÇÃO Muitas variáveis aleatórias associadas a experimentos aleatórios têm propriedades similares e, portanto, podem ser descritas através de

Leia mais

A tabela abaixo apresenta a distribuição dos equipamentos de uma grande empresa.

A tabela abaixo apresenta a distribuição dos equipamentos de uma grande empresa. A tabela abaixo apresenta a distribuição dos equipamentos de uma grande empresa. Qual é a probabilidade de que um equipamento selecionado aleatoriamente esteja inativo ou seja do tipo A? a) 6/27 b) 14/27

Leia mais

Matemática E Extensivo V. 5

Matemática E Extensivo V. 5 Extensivo V. Exercícios 0) Casos possíveis: {,,,,, } Casos favoráveis: {,, } Assim, a probabilidade é: 0) 70% P Casos possíveis: 7 + 0 possibilidades Casos favoráveis: 7 (7 bolas pretas) P 7 0,7 70% 0

Leia mais

Coordenadoria de Matemática. Apostila de Probabilidade

Coordenadoria de Matemática. Apostila de Probabilidade Coordenadoria de Matemática Apostila de Probabilidade Vitória ES 1. INTRODUÇÃO CAPÍTULO 03 Quando investigamos algum fenômeno, verificamos a necessidade de descrevê-lo por um modelo matemático que permite

Leia mais

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL ESTATISTICA (exercícios) 1.) As alturas dos jogadores de basquete da Seleção Brasileira são 1,98 m; 2,04 m; 2,06 m; 2,02 m e 2,05 m. A média de altura dessa seleção, em m, é de: a.) 2,01 b.) 2,02 c.) 2,03

Leia mais

Atividade extra. Exercício 1. Exercício 2. Exercício 3. Matemática e suas Tecnologias Matemática

Atividade extra. Exercício 1. Exercício 2. Exercício 3. Matemática e suas Tecnologias Matemática Atividade extra Exercício 1 João queria sair de casa, mas não sabia qual era a previsão do tempo. Ao ligar a TV no canal do tempo, a jornalista anunciou que existia a possibilidade de chuva no fim da tarde

Leia mais

Probabilidade e Estatística Preparação para P1

Probabilidade e Estatística Preparação para P1 robabilidade e Estatística reparação para rof.: Duarte ) Uma TV que valia R$ 00,00, entrou em promoção e sofreu uma redução de 0% em seu preço. Qual é o novo preço da TV? ) Um produto foi vendido por R$

Leia mais

Probabilidade Condicional (grupo 2)

Probabilidade Condicional (grupo 2) page 39 Capítulo 5 Probabilidade Condicional (grupo 2) Veremos a seguir exemplos de situações onde a probabilidade de um evento émodificadapelainformação de que um outro evento ocorreu, levando-nos a definir

Leia mais

Processos Estocásticos

Processos Estocásticos Processos Estocásticos Primeira Lista de Exercícios de junho de 0 Quantos códigos de quatro letras podem ser construídos usando-se as letras a, b, c, d, e, f se: a nenhuma letra puder ser repetida? b qualquer

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais Exercícios de exames e testes intermédios 1. Considere um dado cúbico, com as faces numeradas de 1 a 6, e um saco que contém cinco bolas, indistinguíveis

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais Exercícios de exames e testes intermédios 1. Uma pessoa lança um dado cúbico, com as faces numeradas de 1 a 6, e regista o número da face que ficou

Leia mais

Trabalho de Recuperação Final - 3 Ano - Ensino Médio

Trabalho de Recuperação Final - 3 Ano - Ensino Médio Trabalho de Recuperação Final - 3 Ano - Ensino Médio 1. (Fuvest) Considere o experimento que consiste no lançamento de um dado perfeito (todas as seis faces têm probabilidades iguais). Com relação a esse

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS

ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS FICHAS DE TRABALHO 9.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 6 ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS PROBABILIDADES Site: http://www.mathsuccess.pt Facebook: https://www.facebook.com/mathsuccess TEMA 6 ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Curso Engenharia e Gestão Industrial 2º Semestre 1º Folha Nº2 1. Na inspecção final a um produto este é classificado como aceitável para lançamento no mercado ou não. O produto

Leia mais

GET00116 Fundamentos de Estatística Aplicada Lista de Exercícios de Revisão para a P1 Profa. Ana Maria Farias

GET00116 Fundamentos de Estatística Aplicada Lista de Exercícios de Revisão para a P1 Profa. Ana Maria Farias GET00116 Fundamentos de Estatística Aplicada Lista de Exercícios de Revisão para a P1 Profa. Ana Maria Farias CONTEXTO PARA AS QUESTÕES 1 a 3 Em um estudo sobre a pontualidade de empresas aéreas, coletaram-se

Leia mais