MATEMÁTICA - 2 o ANO MÓDULO 43 PROBABILIDADE: CONDICIONAL E APLICAÇÕES GEOMÉTRICAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MATEMÁTICA - 2 o ANO MÓDULO 43 PROBABILIDADE: CONDICIONAL E APLICAÇÕES GEOMÉTRICAS"

Transcrição

1 MATEMÁTICA - 2 o ANO MÓDULO 43 PROBABILIDADE: CONDICIONAL E APLICAÇÕES GEOMÉTRICAS

2 Como pode cair no enem (ENEM) A vida na rua como ela é O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realizou, em parceria com a ONU, uma pesquisa nacional sobre a população que vive na rua, tendo sido ouvidas pessoas em 71 cidades brasileiras. Nesse levantamento, constatou-se que a maioria dessa população sabe ler e escrever (74%), que apenas 15,1% vivem de esmolas e que, entre os moradores de rua que ingressaram no Ensino Superior, 0,7% se diplomou. Outros dados da pesquisa são apresentados nos quadros a seguir: Alcoolismo/ drogas Desemprego Problemas familiares Perda de moradia Decepção amorosa Por que vive na rua? 20% 16% 36% 30% 30% No universo pesquisado, considere que P seja o conjunto das pessoas que vivem na rua por motivos de Alcoolismo/drogas e Q seja o conjunto daquelas cujo motivo para viverem na rua é a decepção amorosa. Escolhendo-se ao acaso uma pessoa no grupo pesquisado e supondo-se que seja igual a 40% a probabilidade de que essa pessoa faça parte do conjunto P ou do conjunto Q, então a probabilidade de que ela faça parte do conjunto interseção de P e Q é igual a: a) 12% b) 16% c) 20% d) 36% e) 52% Escolaridade Superior completo ou incompleto Médio completo ou incompleto Fundamental completo ou incompleto Nunca Estudaram 1,4% 7,0% 15,1% 58,7% (Isto É, 7/5/2008, p. 21. Com adaptações)

3 Fixação 1) Um baralho de 12 cartas tem 4 ases. Retiram-se duas cartas uma após outra. Qual a probabilidade de que a segunda seja um Ás, sabendo-se que a primeira é um Ás?

4 Fixação F A B a 2) Uma moeda é lançada 5 vezes. Qual a probabilidade de que apareça cara nas 5 vezes? 3 o

5 ixação ) Uma urna contém 20 bolas numeradas de 1 a 20. É retirada uma bola ao acaso. Considere s eventos: = {a bola retirada possui um número múltiplo de 2} = {a bola retirada possui um número múltiplo de 5} Então, a probabilidade do evento A B é de: ) b) c) d) e)

6 Fixação F a b 4) Uma urna contém 40 cartões, numerados de 1 a 40. Se retirarmos ao acaso um cartão dessa5 urna, qual a probabilidade de o número escrito no cartão ser um múltiplo de 4 ou múltiplo de 3? n l

7 ixação ) Dois jogadores, A e B, vão lançar um par de dados. Eles combinam que, se a soma dos úmeros dos dados for 5, A ganha, e se essa soma for 8, B é quem ganha. Os dados são ançados. Sabe-se que A não ganhou. Qual a probabilidade de B ter ganhado? ) c) ) d)

8 Fixação F 6) (UERJ) Um instituto de pesquisa colhe informações para saber as intenções de voto no 7 segundo turno das eleições para governador de um determinado estado. Os dados estãor indicados no quadro abaixo: e a INTENÇÃO DE VOTO PERCENTUAL b Candidato A 26% c Candidato B 40% d votos nulos 14% e votos brancos 20% Escolhendo aleatoriamente um dos entrevistados, verificou-se que ele não vota no candidato B. A probabilidade de que esse eleitor vote em branco é de: a) b) c) d) e)

9 ixação ) (UNIRIO) As probabilidades de três jogadores marcarem um gol cobrando um pênalti são espectivamente, 1/2, 2/5 e 5/6. Se cada um bater um único pênalti, a probabilidade de todos rrarem é de: ) 3% ) 5% ) 17% ) 20% ) 25%

10 Fixação F s b 8) (UNIFICADO) Numa caixa existem 5 balas de hortelã e 3 balas de mel. Retirando-se su-cessivamente e sem reposição duas dessas balas, a probabilidade de que as duas sejam de d hortelã é de: g a) d) b) e) c) a

11 ixação ) (UFRJ) O setor de controle de qualidade de uma pequena confecção fez um levantamento as peças produzidas, classificando-as como aproveitáveis ou não aproveitáveis. As porcentaens de peças aproveitáveis estão na tabela abaixo. PEÇA APROVEITÁVEL CAMISETA 96% BERMUDA 98% CALÇA 90% Um segundo levantamento verificou que 75% das camisetas aproveitáveis, 90% das bermudas proveitáveis e 85% das calças aproveitáveis são de 1 a qualidade. Escolhendo-se aleatoriamente uma calça e uma camiseta desa confecção, calcule a probabilidade p de que as condições a seguir sejam amas satisfeitas: a camiseta ser de 1 a qualidade e a calça não ser aproveitável.

12 Proposto 1) (UERJ) Um alvo de dardos é formado por três círculos concêntricos que definem as regiões I, II e III, conforme mostra a ilustração. Um atirador de dardos sempre acerta alguma região do alvo, sendo suas probabilidades de acertar as regiões I, II e III denominadas, respectivamente, P I, P II e P III. Para esse atirador, valem as seguintes relações: P II = 3P I P III = 2P II Calcule a probabilidade de que esse atirador acerte a região I exatamente duas vezes ao fazer dois lançamentos.

13 Proposto 2) (UERJ) Em um escritório, há dois porta-lápis: o porta-lápis A com 10 lápis, dentre os quais 3 estão apontados, e o porta-lápis B com 9 lápis, dentre os quais 4 estão apontados. Um funcionário retira um lápis qualquer ao acaso do porta-lápis A e o coloca no porta-lápis B. Novamente ao acaso, ele retira um lápis qualquer do porta-lápis B. A probabilidade de que este último lápis retirado não tenha ponta é igual a: a) 0,64 b) 0,57 c) 0,52 d) 0,42

14 Proposto 3) (ENEM) A tabela a seguir indica a posição relativa de quatro times de futebol na classificação geral de um torneio, em dois anos consecutivos. O símbolo significa que o time indicado na linha ficou, no ano de 2004, à frente do indicado na coluna. O símbolo significa que o time indicado na linha ficou, no ano de 2005, à frente do indicado na coluna. A probabilidade de que um desses quatro times, escolhido ao acaso, tenha obtido a mesma classificação no torneio, em 2004 e 2005, é igual a: a) 0,0 A B C D b) 0,25 A c) 0,50 d) 0,75 B e) 1,00 C D

15 Proposto 4) (UNICAMP) Uma urna contém 50 bolas que se distinguem apenas pelas seguintes características: x delas são brancas e numeradas sequencialmente com números naturais de 1 a x. x + 1 delas são azuis e numeradas sequencialmente com números naturais de 1 a x + 1. x + 2 delas são amarelas e numeradas sequencialmente com números naturais de 1 a x + 2. x + 3 delas são verdes e numeradas sequencialmente com números naturais de 1 a x + 3. a) Qual o valor numérico de x? b) Qual a probabilidade de ser retirada, ao acaso, uma bola azul ou uma bola com o número 12?

16 Proposto 5) (UERJ) Observe o gráfico abaixo, que foi publicado pela revista Veja: Escolhem-se, ao acaso, um homem e uma mulher na faixa etária de 45 a 49 anos. A probabilidade de ambos não terem cônjuge ou companheiro é de: a) 3% b) 5% c) 20% d) 30%

17 Proposto 6) (UFRJ) Duzentas bolas pretas e duzentas bolas brancas são distribuídas em duas urnas de modo que cada uma delas contenha cem bolas pretas e cem bolas brancas. Uma pessoa retira ao acaso uma bola de cada urna. Determine a probabilidade de que as duas bolas retiradas sejam de cores distintas.

18 Proposto 7) (UFF) Em uma bandeja há dez pastéis, dos quais três são de carne, três de queijo e quatro de camarão. Se Fabiana retirar, aleatoriamente e sem reposição, dois pastéis dessa bandeja, a probabilidade de os dois pastéis retirados serem de camarão é de: a) b) c) d) e)

19 Proposto 8) (UFRJ) Fernando e Cláudio foram pescar num lago onde só existem trutas e carpas. Fernando pescou, no total, o triplo da quantidade pescada por Cláudio. Fernando pescou duas vezes mais trutas do que carpas, enquanto Cláudio pescou quantidades iguais de carpas e trutas. Os peixes foram todos jogados num balaio e uma truta foi escolhida ao acaso desse balaio. Determine a probabilidade de que esta truta tenha sido pescada por Fernando.

20 Proposto 9) (UNESP) Um piloto de Fórmula 1 estima que suas chances de subir ao pódio numa dada prova são de 60% se chover no dia da prova, e de 20% se não chover. O serviço de meteorologia prevê que a probabilidade de chover durante a prova é de 75%. Nessas condições, calcule a probabilidade de que o piloto venha a subir ao pódio.

21 Proposto 10) (UFRJ) Um estudante caminha diariamente de casa para o colégio, onde não é permitido ingressar após às 7h30 min. No trajeto ele é obrigado a cruzar três ruas. Em cada rua, a travessia de pedestres é controlada por sinais de trânsito não sincronizados. A probabilidade de cada sinal estar aberto para o pedestre é igual a 2/3. Cada sinal aberto não atrasa o estudante, porém cada sinal fechado o retém por 1 minuto. O estudante caminha sempre com a mesma velocidade. Quando os sinais estão abertos, o estudante gasta exatamente 20 minutos para fazer o trajeto. Em certo dia, o estudante saiu de casa às 7h09min. Determine a probabilidade de o estudante, nesse dia, chegar atrasado ao colégio, ou seja, chegar após 7h30 min.

01 - (UEM PR) um resultado "cara sobre casa preta" é (MACK SP)

01 - (UEM PR) um resultado cara sobre casa preta é (MACK SP) ALUNO(A): Nº TURMA: 2º ANO PROF: Claudio Saldan CONTATO: saldan.mat@gmail.com LISTA DE EXERCÍCIOS PROBABILIDADE 0 - (UEM PR) Considere a situação ideal na qual uma moeda não-viciada, ao ser lançada sobre

Leia mais

1) Uma moeda é lançada vezes. Qual a probabilidade de sair coroa nas quatro vezes?

1) Uma moeda é lançada vezes. Qual a probabilidade de sair coroa nas quatro vezes? COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA AVALIAÇÃO: EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES III DATA: / / DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSOR(A): PAULO ARTUR SÁ TURMA: M SÉRIE: 2º ANO ALUNO(A) DATA PARA ENTREGA: / / ORIENTAÇÕES

Leia mais

Exemplo 2: Considere um dado viciado em que as probabilidades P({1}) = P({3}) = P({5}) = k e P({2}) = P({4}) = P({6}) = 2k.

Exemplo 2: Considere um dado viciado em que as probabilidades P({1}) = P({3}) = P({5}) = k e P({2}) = P({4}) = P({6}) = 2k. Probabilidades Aulas 53 e 5 prof. Aguiar - 03 Aula 53 Probabilidades Exemplo : Considere um dado honesto: Os eventos elementares são {}, {}, {3}, {}, {5} e {6} A probabilidade de sair qualquer evento elementar

Leia mais

Probabilidade e Estatística. Testes. Probabilidade Teórica. número de resultados do evento A número de resultados do espaço amostral S P(A) =

Probabilidade e Estatística. Testes. Probabilidade Teórica. número de resultados do evento A número de resultados do espaço amostral S P(A) = Aula n ọ 07 Probabilidade e Estatística Probabilidade Teórica P(A) = Regra da Soma número de resultados do evento A número de resultados do espaço amostral S P(A B) = P(A) + P(B) P(A B) Regra da Soma para

Leia mais

LISTA 29 - PROBABILIDADE 1

LISTA 29 - PROBABILIDADE 1 LISTA 9 - PROBABILIDADE ) Um time de futebol amador ganhou uma taça ao vencer um campeonato. Os jogadores decidiram que o próprio seria guardado na casa de um deles. Todos quiseram guardar a taça em suas

Leia mais

LMAT 6A4 - Probabilidade da união e da intersecção e distribuição binomial. Questão 1

LMAT 6A4 - Probabilidade da união e da intersecção e distribuição binomial. Questão 1 SE18 - Matemática LMAT 6A4 - Probabilidade da união e da intersecção e distribuição binomial Questão 1 (Enem 2016) Um adolescente vai a um parque de diversões tendo, prioritariamente, o desejo de ir a

Leia mais

Lista de Exercícios de Recuperação de MATEMÁTICA 2

Lista de Exercícios de Recuperação de MATEMÁTICA 2 Lista de Exercícios de Recuperação de MATEMÁTICA NOME Nº SÉRIE: DATA BIMESTRE PROFESSOR : Denis Rocha DISCIPLINA : Matemática EM ) Uma prova tem 4 testes com 5 alternativas cada um. Respondendo aleatoriamente

Leia mais

Lista de exercícios de Matemática Eventos, espaço amostral e definição de probabilidade. Probabilidade condicional. Exercícios gerais.

Lista de exercícios de Matemática Eventos, espaço amostral e definição de probabilidade. Probabilidade condicional. Exercícios gerais. p: João Alvaro w: www.matemaniacos.com.br e: joao.baptista@iff.edu.br. No lançamento de dois dados, D e D 2, tem-se o seguinte espaço amostral, dado em forma de tabela de dupla entrada. Lista de exercícios

Leia mais

Mat. Gabriel Miranda Monitor: Gabriella Teles

Mat. Gabriel Miranda Monitor: Gabriella Teles Professor: Luanna Ramos Gabriel Miranda Monitor: Gabriella Teles Probabilidade: Probabilidade da União de Eventos e Eventos independentes 26 jul RESUMO Já sabemos que podemos representar probabilidade

Leia mais

Probabilidades Aulas 55 e 56 prof. Aguiar

Probabilidades Aulas 55 e 56 prof. Aguiar Probabilidades Aulas 55 e 56 prof. Aguiar - 2013 Extra 1: Uma urna contém 3 bolas brancas, 2 bolas vermelhas e 2 bolas pretas. Sorteamos 4 bolas, sucessivamente e sem reposição. Qual é a probabilidade

Leia mais

b) 35 c) 14 d) 35 Gab: D

b) 35 c) 14 d) 35 Gab: D 0 - (PUC SP/006) Em um ônibus há apenas bancos vazios, cada qual com lugares. Quatro rapazes e quatro moças entram nesse ônibus e devem ocupar os bancos vagos. Se os lugares forem escolhidos aleatoriamente,

Leia mais

Os experimentos que repetidos sob as mesmas condições produzem resultados geralmente diferentes serão chamados experimentos aleatórios.

Os experimentos que repetidos sob as mesmas condições produzem resultados geralmente diferentes serão chamados experimentos aleatórios. PROBABILIDADE A teoria das Probabilidades é o ramo da Matemática que cria, desenvolve e em geral pesquisa modelos que podem ser utilizados para estudar experimentos ou fenômenos aleatórios. Os experimentos

Leia mais

Mat.Semana 2. PC Sampaio Alex Amaral Gabriel Ritter (Allan Pinho)

Mat.Semana 2. PC Sampaio Alex Amaral Gabriel Ritter (Allan Pinho) PC Sampaio Alex Amaral Gabriel Ritter (Allan Pinho) Semana 2 Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Os experimentos que repetidos sob as mesmas condições produzem resultados geralmente diferentes serão chamados experimentos aleatórios.

Os experimentos que repetidos sob as mesmas condições produzem resultados geralmente diferentes serão chamados experimentos aleatórios. PROBABILIDADE Prof. Aurimenes A teoria das Probabilidades é o ramo da Matemática que cria, desenvolve e em geral pesquisa modelos que podem ser utilizados para estudar experimentos ou fenômenos aleatórios.

Leia mais

Importante para o Enem:

Importante para o Enem: PROBABILIDADE Experimento aleatório Importante para o Enem: Espaço amostral de um experimento Aleatório Evento Importante para o Enem: P = Quero Tudo Na prática para o Enem: 1) Uma caixa contém 36 lâmpadas

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais Exercícios de exames e testes intermédios 1. Considere um dado cúbico, com as faces numeradas de 1 a 6, e um saco que contém cinco bolas, indistinguíveis

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais Exercícios de exames e testes intermédios 1. Uma pessoa lança um dado cúbico, com as faces numeradas de 1 a 6, e regista o número da face que ficou

Leia mais

ESPAÇO AMOSTRAL E EVENTO. 2) Jogando um dado ideal e anotando a face voltada para cima, teremos o espaço amostral E= {1,2,3,4,5,6}

ESPAÇO AMOSTRAL E EVENTO. 2) Jogando um dado ideal e anotando a face voltada para cima, teremos o espaço amostral E= {1,2,3,4,5,6} NOÇÕES DE PROBABILIDADE O estudo da probabilidade vem da necessidade de em certas situações, prevermos a possibilidade de ocorrência de determinados fatos. EXPERIMENTOS ALEATÓRIOS Experimentos aleatórios

Leia mais

PROBABILIDADE. Numero de Resultados Desejado Numero de Resultados Possiveis EXERCÍCIOS DE AULA

PROBABILIDADE. Numero de Resultados Desejado Numero de Resultados Possiveis EXERCÍCIOS DE AULA PROBABILIDADE São duas as questões pertinentes na resolução de um problema envolvendo probabilidades. Primeiro, é preciso quantificar o conjunto de todos os resultados possíveis, que será chamado de espaço

Leia mais

PROBABILIDADE PROPRIEDADES E AXIOMAS

PROBABILIDADE PROPRIEDADES E AXIOMAS PROBABILIDADE ESPAÇO AMOSTRAL É o conjunto de todos os possíveis resultados de um experimento aleatório. A este conjunto de elementos denominamos de espaço amostral ou conjunto universo, simbolizado por

Leia mais

c) 17 b) 4 17 e) 17 21

c) 17 b) 4 17 e) 17 21 Probabilidade I Exercícios. Dois jogadores A e B vão lançar um par de dados. Eles combinam que se a soma dos números dos dados for 5, A ganha e se a soma for 8, B é quem ganha. Os dados são lançados. Sabe-se

Leia mais

MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 17 PROBABILIDADE

MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 17 PROBABILIDADE MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 7 PROBABILIDADE Como pode cair no enem (ENEM) Em um blog de variedades, músicas, mantras e informações diversas, foram postados Contos de Halloween. Após a leitura, os visitantes

Leia mais

COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA Data: 01/06/2016 Disciplina: Matemática Lista 7 Probabilidades

COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA Data: 01/06/2016 Disciplina: Matemática Lista 7 Probabilidades COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA Data: 01/06/2016 Disciplina: Matemática Lista 7 Probabilidades Período: 2 o Bimestre Série/Turma: 3 a série EM Professor: Wysner Max Valor: Aluno(a): 01 - Um vestibulando,

Leia mais

Matemática 2 Prof. Heitor Achilles

Matemática 2 Prof. Heitor Achilles 2 ª SÉRIE EM ORIENTAÇÕES FINAIS Matemática 2 Prof. Heitor Achilles ORIENTAÇÃO DE ESTUDO CONTEÚDOS PARA A RECUPERAÇÃO FINAL COMBINATÓRIA: PFC, Permutações simples, Combinações simples, Permutação com elementos

Leia mais

PROBABILIDADE. c) 1/4 d) 1/12 e) nda MATQUEST PROBABILIDADE PROF.: JOSÉ LUÍS

PROBABILIDADE. c) 1/4 d) 1/12 e) nda MATQUEST PROBABILIDADE PROF.: JOSÉ LUÍS MATQUEST PROBABILIDADE PROF.: JOSÉ LUÍS PROBABILIDADE 1- (Osec-SP) Foram preparadas noventa empadinhas de camarão, sendo que, a pedido, sessenta delas deveriam ser bem mais apimentadas. Por pressa e confusão

Leia mais

1) Calcular a probabilidade de se obter 2 prêmios ao abrirem-se 2 círculos de uma mesa com 25 círculos dos quais 5 são premiados.

1) Calcular a probabilidade de se obter 2 prêmios ao abrirem-se 2 círculos de uma mesa com 25 círculos dos quais 5 são premiados. COLÉGIO SANTA MARIA Matemática I / II - Professor: Flávio Verdugo Ferreira Lista de exercícios: Probabilidades 1) Calcular a probabilidade de se obter 2 prêmios ao abrirem-se 2 círculos de uma mesa com

Leia mais

Aula 10 - Erivaldo. Probabilidade

Aula 10 - Erivaldo. Probabilidade Aula 10 - Erivaldo Probabilidade Experimento determinístico Dizemos que um experimento é determinístico quando repetido em condições semelhantes conduz a resultados idênticos. Experimento aleatório Dizemos

Leia mais

Material Teórico - Módulo Probabilidade Condicional. Probabilidade Condicional - Parte 1. Segundo Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Módulo Probabilidade Condicional. Probabilidade Condicional - Parte 1. Segundo Ano do Ensino Médio Material Teórico - Módulo Probabilidade Condicional Probabilidade Condicional - Parte 1 Segundo Ano do Ensino Médio Autor: Prof. Fabrício Siqueira Benevides Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 1 Probabilidade

Leia mais

Matemática. Probabilidade Básica. Professor Dudan.

Matemática. Probabilidade Básica. Professor Dudan. Matemática Probabilidade Básica Professor Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática PROBABILIDADE Denifinição 0 P 1 Eventos favoráveis Probabilidade = Total de eventos 1. Se a probabilidade de chover

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Estatística. Probabilidades

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Estatística. Probabilidades Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Estatística Probabilidades Aluna(o): Aluna(o): Turma: Responsável: Prof. Silvano Cesar da Costa L O N D R I N A Estado do Paraná

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Probabilidade básica Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Probabilidade básica Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Probabilidade básica Prof. Dudan Matemática Probabilidade Denifinição 0 P 1 Eventos favoráveis Probabilidade = Total de eventos 1. Se a probabilidade de chover num dia de

Leia mais

1 Definição Clássica de Probabilidade

1 Definição Clássica de Probabilidade Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica - 2013 Aula 4 Professor: Carlos Sérgio UNIDADE 2 - Probabilidade: Definições (Notas de aula) 1 Definição Clássica

Leia mais

Lista 2 Estatística 1. Uma urna possui 6 bolas azuis, 10 bolas vermelhas e 4 bolas amarelas. Tirando-se uma bola com reposição, calcule a

Lista 2 Estatística 1. Uma urna possui 6 bolas azuis, 10 bolas vermelhas e 4 bolas amarelas. Tirando-se uma bola com reposição, calcule a Lista 2 Estatística 1. Uma urna possui 6 bolas azuis, 10 bolas vermelhas e 4 bolas amarelas. Tirando-se uma bola com reposição, calcule a probabilidade se sair bola: a. azul; b. vermelha; c. amarela. 2.

Leia mais

Atividade extra. Exercício 1. Exercício 2. Exercício 3. Matemática e suas Tecnologias Matemática

Atividade extra. Exercício 1. Exercício 2. Exercício 3. Matemática e suas Tecnologias Matemática Atividade extra Exercício 1 João queria sair de casa, mas não sabia qual era a previsão do tempo. Ao ligar a TV no canal do tempo, a jornalista anunciou que existia a possibilidade de chuva no fim da tarde

Leia mais

Resposta: Resposta: 4 ou seja, 1.

Resposta: Resposta: 4 ou seja, 1. 1. (Unicamp 2016) Uma moeda balanceada é lançada quatro vezes, obtendo-se cara exatamente três vezes. A probabilidade de que as caras tenham saído consecutivamente é igual a a) 1. 4 b). 8 c) 1. 2 d). 4

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES TURMA PM-PE PROBABILIDADE

BANCO DE QUESTÕES TURMA PM-PE PROBABILIDADE 01. (UNICAMP 016) Uma moeda balanceada é lançada quatro vezes, obtendo-se cara exatamente três vezes. A probabilidade de que as caras tenham saído consecutivamente é igual a A) 1. B). 8 C) 1. D). 0. (UNESP

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CE003 - ESTATÍSTICA II

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CE003 - ESTATÍSTICA II UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CE003 - ESTATÍSTICA II Segunda lista de Exercícios - Variáveis Aleatórias Professora Fernanda 1. Uma máquina caça níquel de cassino possui três roletas. Na primeira e segunda

Leia mais

COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA Data: 08/05/2016 Disciplina: Matemática Lista 5 Estatística

COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA Data: 08/05/2016 Disciplina: Matemática Lista 5 Estatística COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA Data: 08/05/2016 Disciplina: Matemática Lista 5 Estatística Período: 2 o Bimestre Série/Turma: 3 a série EM Professor: Wysner Max Valor: Nota: Aluno(a): 01 - Fazendo

Leia mais

3. Probabilidade P(A) =

3. Probabilidade P(A) = 7 3. Probabilidade Probabilidade é uma medida numérica da plausibilidade de que um evento ocorrerá. Assim, as probabilidades podem ser usadas como medidas do grau de incerteza e podem ser expressas de

Leia mais

3. A probabilidade do evento de números pares. 4. O evento formado por número menor que três. 5. A probabilidade do evento número menor que três.

3. A probabilidade do evento de números pares. 4. O evento formado por número menor que três. 5. A probabilidade do evento número menor que três. 1 a Lista de Exercício - Estatística (Probabilidade) Profa. Ms. Ulcilea A. Severino Leal Algumas considerações importantes sobre a resolução dos exercícios. (i) Normas da língua culta, sequência lógica

Leia mais

Chama-se evento todo subconjunto de um espaço amostral. PROBABILIDADE. Introdução

Chama-se evento todo subconjunto de um espaço amostral. PROBABILIDADE. Introdução Introdução PROBABILIDADE Há certos fenômenos (ou experimentos) que, embora sejam repetidos muitas vezes e sob condições idênticas, não apresentam os mesmos resultados. Por exemplo, no lançamento de uma

Leia mais

AULA 08 Probabilidade

AULA 08 Probabilidade Cursinho Pré-Vestibular da UFSCar São Carlos Matemática Professora Elvira e Monitores Ana Carolina e Bruno AULA 08 Conceitos e assuntos envolvidos: Espaço amostral Evento Combinação de eventos Espaço Amostral

Leia mais

Estatística Aplicada. Prof. Carlos Alberto Stechhahn EXERCÍCIOS - REVISÃO ESPAÇO AMOSTRAL - EVENTOS PROBABILIDADE. Administração. p(a) = n(a) / n(u)

Estatística Aplicada. Prof. Carlos Alberto Stechhahn EXERCÍCIOS - REVISÃO ESPAÇO AMOSTRAL - EVENTOS PROBABILIDADE. Administração. p(a) = n(a) / n(u) Estatística Aplicada Administração p(a) = n(a) / n(u) EXERCÍCIOS - REVISÃO ESPAÇO AMOSTRAL - EVENTOS PROBABILIDADE Prof. Carlos Alberto Stechhahn 2014 1. Tema: Noções de Probabilidade 1) Considere o lançamento

Leia mais

2. Nas Figuras 1a a 1d, assinale a área correspondente ao evento indicado na legenda. Figura 1: Exercício 2

2. Nas Figuras 1a a 1d, assinale a área correspondente ao evento indicado na legenda. Figura 1: Exercício 2 GET00189 Probabilidade I Lista de exercícios - Capítulo 1 Profa. Ana Maria Lima de Farias SEÇÃO 1.1 Experimento aleatório, espaço amostral e evento 1. Lançam-se três moedas. Enumere o espaço amostral e

Leia mais

MATEMÁTICA MÓDULO 4 PROBABILIDADE

MATEMÁTICA MÓDULO 4 PROBABILIDADE PROBABILIDADE Consideremos um experimento com resultados imprevisíveis e mutuamente exclusivos, ou seja, cada repetição desse experimento é impossível prever com certeza qual o resultado que será obtido,

Leia mais

Atividade extra. Exercício 1. Exercício 2. Exercício 3. Matemática e suas Tecnologias Matemática

Atividade extra. Exercício 1. Exercício 2. Exercício 3. Matemática e suas Tecnologias Matemática Atividade extra Exercício 1 Um teste de múltipla escolha e composto de 12 questões, com 5 alternativas de resposta, sendo que somente uma, é correta. Qual a probabilidade de uma pessoa, marcando aleatoriamente

Leia mais

Probabilidade em espaços discretos. Prof.: Joni Fusinato

Probabilidade em espaços discretos. Prof.: Joni Fusinato Probabilidade em espaços discretos Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com Probabilidade em espaços discretos Definições de Probabilidade Experimento Espaço Amostral Evento Probabilidade

Leia mais

Aula 16 - Erivaldo. Probabilidade

Aula 16 - Erivaldo. Probabilidade Aula 16 - Erivaldo Probabilidade Probabilidade Experimento aleatório Experimento em que não pode-se afirmar com certeza o resultado final, mas sabe-se todos os seus possíveis resultados. Exemplos: 1) Lançar

Leia mais

4. Seja A o acontecimento associado a uma experiência aleatória em que o espaço amostral é Quais as igualdades necessariamente falsas?

4. Seja A o acontecimento associado a uma experiência aleatória em que o espaço amostral é Quais as igualdades necessariamente falsas? mata. Lançou-se 70 vezes um dado em forma de tetraedro com as faces numeradas de a e obteve-se vezes a face, 0 vezes a face, vezes a face e as restantes a face. Determine a frequência relativa dos acontecimentos:

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2 1º BIMESTRE 2014

PLANO DE TRABALHO 2 1º BIMESTRE 2014 PLANO DE TRABALHO 2 1º BIMESTRE 2014 FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: CIEP 343 PROFª EMÍLIA DINIZ LIGIÉRO PROFESSOR: ANA CRISTINA PEREIRA COSTA MATRÍCULA:

Leia mais

MATEMÁTICA - 2 o ANO MÓDULO 44 PROBABILIDADE: APLICAÇÕES COM COMBINATÓRIA

MATEMÁTICA - 2 o ANO MÓDULO 44 PROBABILIDADE: APLICAÇÕES COM COMBINATÓRIA MATEMÁTICA - 2 o ANO MÓDULO 44 PROBABILIDADE: APLICAÇÕES COM COMBINATÓRIA Como pode cair no enem Um piloto de corridas estima que suas chances de ganhar em uma dada prova são de 80% se chover no dia da

Leia mais

Tópicos. Conjuntos Fatorial Combinações Permutações Probabilidade Binômio de Newton triângulo de Pascal

Tópicos. Conjuntos Fatorial Combinações Permutações Probabilidade Binômio de Newton triângulo de Pascal Probabilidade Tópicos Conjuntos Fatorial Combinações Permutações Probabilidade Binômio de Newton triângulo de Pascal Conjuntos Conjunto: Na matemática, um conjunto é uma coleção de elementos com características

Leia mais

CAPÍTULO 3 PROBABILIDADE

CAPÍTULO 3 PROBABILIDADE CAPÍTULO 3 PROBABILIDADE 1. Conceitos 1.1 Experimento determinístico Um experimento se diz determinístico quando repetido em mesmas condições conduz a resultados idênticos. Exemplo 1: De uma urna que contém

Leia mais

Q05. Ainda sobre os eventos A, B, C e D do exercício 03, quais são mutuamente exclusivos?

Q05. Ainda sobre os eventos A, B, C e D do exercício 03, quais são mutuamente exclusivos? LISTA BÁSICA POIA PROBABILIDADES A história da teoria das probabilidades teve início com os jogos de cartas, de dados e de roleta. Esse é o motivo da grande existência de exemplos de jogos de azar no estudo

Leia mais

Matemática & Raciocínio Lógico

Matemática & Raciocínio Lógico Matemática & Raciocínio Lógico para concursos Prof. Me. Jamur Silveira www.professorjamur.com.br facebook: Professor Jamur PROBABILIDADE No estudo das probabilidades estamos interessados em estudar o experimento

Leia mais

Se A =, o evento é impossível, por exemplo, obter 7 no lançamento de um dado.

Se A =, o evento é impossível, por exemplo, obter 7 no lançamento de um dado. PROBABILIDADE Espaço amostral Espaço amostral é o conjunto universo U de todos os resultados possíveis de um experimento aleatório. O número de elementos desse conjunto é indicado por n(u). Exemplos: No

Leia mais

Introdução à Estatística

Introdução à Estatística Introdução à Estatística Prof a. Juliana Freitas Pires Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba - UFPB juliana@de.ufpb.br Introdução a Probabilidade Existem dois tipos de experimentos:

Leia mais

Mat1- Lista Probabilidade-2 série- 2013

Mat1- Lista Probabilidade-2 série- 2013 Mat1- Lista Probabilidade-2 série- 2013 1. (Unicamp simulado 2011) Uma empresa tem 5000 funcionários. Desses, 48% têm mais de 30 anos e 36% são especializados. Entre os especializados, 1400 têm mais de

Leia mais

Ano lectivo Ficha de trabalho nº 3

Ano lectivo Ficha de trabalho nº 3 Disciplina Ano M.A.C.S. 11º Ano lectivo Ficha de trabalho nº 3 2014/2015 Probabilidades 1. Um estojo tem 5 marcadores, 5 canetas e 3 lapiseiras. Retiram-se dois objectos do estojo, ao acaso, sucessivamente

Leia mais

Lista 3 - Introdução à Probabilidade e Estatística

Lista 3 - Introdução à Probabilidade e Estatística Lista - Introdução à Probabilidade e Estatística Probabilidade em Espaços Equiprováveis 1 Num evento científico temos 1 físicos e 11 matemáticos. Três deles serão escolhidos aleatoriamente para participar

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS: PROBABILIDADE PROBLEMAS GERAIS Prof. Rogerinho

LISTA DE EXERCÍCIOS: PROBABILIDADE PROBLEMAS GERAIS Prof. Rogerinho LISTA DE EXERCÍCIOS: PROBABILIDADE PROBLEMAS GERAIS Prof. Rogerinho NOME: Nº: TURMA: 0. (Ufscar) Um espaço amostral é um conjunto cujos elementos representam todos os resultados possíveis de algum experimento.

Leia mais

Prof. Luiz Alexandre Peternelli

Prof. Luiz Alexandre Peternelli Exercícios propostos 1. Numa prova há 7 questões do tipo verdadeiro-falso ( V ou F ). Calcule a probabilidade de acertarmos todas as 7 questões se: a) Escolhermos aleatoriamente as 7 respostas. b) Escolhermos

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO. Matemática

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO. Matemática ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO (NO PERÍODO DE FÉRIAS ESCOLARES) ANO 2014/20 PROFESSOR (a) DISCIPLINA Matemática ALUNO (a) SÉRIE 2º ano 1. OBJETIVO

Leia mais

Exercícios Obrigatórios

Exercícios Obrigatórios Exercícios Obrigatórios ) (UFRGS/20) Observe a figura abaixo. Na figura, um triângulo equilátero está inscrito em um círculo, e um hexágono regular está circunscrito ao mesmo círculo. Quando se lança um

Leia mais

Matemática E Extensivo V. 5

Matemática E Extensivo V. 5 Extensivo V. Exercícios 0) Casos possíveis: {,,,,, } Casos favoráveis: {,, } Assim, a probabilidade é: 0) 70% P Casos possíveis: 7 + 0 possibilidades Casos favoráveis: 7 (7 bolas pretas) P 7 0,7 70% 0

Leia mais

2. Se A e B são acontecimentos incompatíveis, a sua interseção é o conjunto vazio, pelo que

2. Se A e B são acontecimentos incompatíveis, a sua interseção é o conjunto vazio, pelo que reparar o Exame 0 06 Matemática ágina 6. nalisemos cada opção: : e não são contrários pois a sua união não é o espaço amostral. Há, ainda, bolas pretas. : e não são contrários pois a sua união não é o

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Noções gerais Propostas de resolução MATEMÁTICA A - 1o Ano Probabilidades - Noções gerais Propostas de resolução Exercícios de exames e testes intermédios 1. Organizando todos os resultados possíveis para os dois números possíveis de observar,

Leia mais

3. (Apostila 1 - ex.1.4) Defina um espaço amostral para cada um dos seguintes experimentos

3. (Apostila 1 - ex.1.4) Defina um espaço amostral para cada um dos seguintes experimentos Primeira Lista de Exercícios Introdução à probabilidade e à estatística Prof Patrícia Lusié Assunto: Probabilidade. 1. (Apostila 1 - ex.1.1) Lançam-se três moedas. Enumerar o espaço amostral e os eventos

Leia mais

Estatística Aplicada. Prof. Carlos Alberto Stechhahn PARTE I ESPAÇO AMOSTRAL - EVENTOS PROBABILIDADE PROBABILIDADE CONDICIONAL.

Estatística Aplicada. Prof. Carlos Alberto Stechhahn PARTE I ESPAÇO AMOSTRAL - EVENTOS PROBABILIDADE PROBABILIDADE CONDICIONAL. Estatística Aplicada Administração p(a) = n(a) / n(u) PARTE I ESPAÇO AMOSTRAL - EVENTOS PROBABILIDADE PROBABILIDADE CONDICIONAL Prof. Carlos Alberto Stechhahn 2014 1. Noções de Probabilidade Chama-se experimento

Leia mais

Probabilidade Condicional (grupo 2)

Probabilidade Condicional (grupo 2) page 39 Capítulo 5 Probabilidade Condicional (grupo 2) Veremos a seguir exemplos de situações onde a probabilidade de um evento émodificadapelainformação de que um outro evento ocorreu, levando-nos a definir

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos Exercícios de exames e testes intermédios 1. Seja Ω o espaço amostral (espaço de resultados) associado a uma certa experiência

Leia mais

1. Num universo S os acontecimentos A e B são incompatíveis.

1. Num universo S os acontecimentos A e B são incompatíveis. 12ºANO ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO Matemática B Probabilidades 2007/08 1. Num universo S os acontecimentos A e B são incompatíveis. Sabe-se que: P( B ) = 0,1 e que P( A B ) = 0,6. Determina P(

Leia mais

COLEÇÃO DARLAN MOUTINHO VOL. 01 RESOLUÇÕES

COLEÇÃO DARLAN MOUTINHO VOL. 01 RESOLUÇÕES COLEÇÃO DARLAN MOUTINHO VOL. 0 RESOLUÇÕES Me ta PÁGINA 8 0 0 Havendo apenas bolas verdes e azuis na urna, segue que a resposta é dada por Basta dividirmos o número de ocorrências, pelo número total de

Leia mais

Atividades de Função do 1 Grau e 2 Grau, Exponencial e Logaritmo, Matemática Básica, Problemas de contagem e Geometria Básica

Atividades de Função do 1 Grau e 2 Grau, Exponencial e Logaritmo, Matemática Básica, Problemas de contagem e Geometria Básica DISCIPLINA: Matemática DATA: 24/05/2017 Atividades de Função do 1 Grau e 2 Grau, Exponencial e Logaritmo, Matemática Básica, Problemas de contagem e Geometria Básica 01 - Um time de futebol amador ganhou

Leia mais

Conjuntos. Parte I. Página 1. mdc x,y = 33;

Conjuntos. Parte I.  Página 1. mdc x,y = 33; Parte I Conjuntos 1. (Ufsj 2013) O diagrama que representa o conjunto ( A B) C ( C B) A é a) b) c) d) 2. (Cefet MG 2013) Em uma enquete realizada com pessoas de idade superior a 30 anos, pesquisou-se as

Leia mais

a) 6,0% b) 6,4% c) 7,2% d) 7,8% e) 8,0% a) 7. d) 14. total de lançamentos c) 15

a) 6,0% b) 6,4% c) 7,2% d) 7,8% e) 8,0% a) 7. d) 14. total de lançamentos c) 15 . (Ufsm 204) A tabela mostra o resultado de uma pesquisa sobre tipos sanguíneos em que foram testadas 600 pessoas. Qual é a probabilidade de uma pessoa escolhida ao acaso ter sangue do tipo A + ou A? 4.

Leia mais

UAlg esght PROBABILIDADE EXERCÍCIOS. Paulo Batista Basílio ( )

UAlg esght PROBABILIDADE EXERCÍCIOS. Paulo Batista Basílio ( ) UAlg esght PROBABILIDADE EXERCÍCIOS ( pbasilio@ualg.pt ) Dezembro 2014 Probabilidade - Exercícios 1 1. Extrai-se, ao acaso, uma bola de uma caixa que contém 6 bolas vermelhas, 4 bolas brancas e 5 bolas

Leia mais

n! = n (n 1) (n 2) 1.

n! = n (n 1) (n 2) 1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande Aula - Análise Combinatória e Probabilidade Prof. Emerson Dutra E-mail: emerson.dutra@vgd.ifmt.edu.br Página

Leia mais

Exercícios de Probabilidade - Lista 1. Profa. Ana Maria Farias

Exercícios de Probabilidade - Lista 1. Profa. Ana Maria Farias Exercícios de Probabilidade - Lista 1 Profa. Ana Maria Farias 1. Lançam-se três moedas. Enumere o espaço amostral e os eventos A = faces iguais ; B = cara na primeira moeda ; C = coroa na segunda e terceira

Leia mais

A tabela abaixo apresenta a distribuição dos equipamentos de uma grande empresa.

A tabela abaixo apresenta a distribuição dos equipamentos de uma grande empresa. A tabela abaixo apresenta a distribuição dos equipamentos de uma grande empresa. Qual é a probabilidade de que um equipamento selecionado aleatoriamente esteja inativo ou seja do tipo A? a) 6/27 b) 14/27

Leia mais

REDE ISAAC NEWTON ENSINO FUNDAMENTAL 2º ano PROFESSORA: LUCIANO VIEIRA / F LUCIANO ALUNO(A): Nº: MATEMÁTICA

REDE ISAAC NEWTON ENSINO FUNDAMENTAL 2º ano PROFESSORA: LUCIANO VIEIRA / F LUCIANO ALUNO(A): Nº: MATEMÁTICA REDE ISAAC NEWTON ENSINO FUNDAMENTAL 2º ano PROFESSORA: LUCIANO VIEIRA / F LUCIANO DATA: / / TURMA: ALUNO(A): Nº: UNIDADE: ( ) Riacho Fundo ( ) Taguatinga Sul MATEMÁTICA 0. (UFRGS - VESTIBULAR 205) Escolhe-se

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO

ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO Teste 1 Matemática 9.º C Nome: n.º Data: 14/10/2016 Classificação: Professor: Instruções gerais Não é permitido o uso de corretor. É permitido a utilização

Leia mais

Estatística: Probabilidade e Distribuições

Estatística: Probabilidade e Distribuições Estatística: Probabilidade e Distribuições Disciplina de Estatística 2012/2 Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental Profª. Ms. Valéria Espíndola Lessa 1 Aula de Hoje 23/11/2012 Estudo da Probabilidade Distribuição

Leia mais

EST012 - Estatística Econômica I Turma A - 1 o Semestre de 2019 Lista de Exercícios 3 - Variável aleatória

EST012 - Estatística Econômica I Turma A - 1 o Semestre de 2019 Lista de Exercícios 3 - Variável aleatória Exercício 1. Considere uma urna em que temos 4 bolas brancas e 6 bolas pretas. Vamos retirar, ao acaso, 3 bolas, uma após a outra e sem reposição. Sejam X: o número de bolas brancas e Y : o número de bolas

Leia mais

Noções sobre Probabilidade

Noções sobre Probabilidade Noções sobre Probabilidade Introdução Vimos anteriormente como apresentar dados em tabelas e gráficos, e também como calcular medidas que descrevem características específicas destes dados. Mas além de

Leia mais

2. Nas Figuras 1a a 1d, assinale a área correspondente ao evento indicado na legenda. Figura 1: Exercício 2

2. Nas Figuras 1a a 1d, assinale a área correspondente ao evento indicado na legenda. Figura 1: Exercício 2 GET00116 Fundamentos de Estatística Aplicada Lista de exercícios Probabilidade Profa. Ana Maria Lima de Farias Capítulo 1 Probabilidade: Conceitos Básicos 1. Lançam-se três moedas. Enumere o espaço amostral

Leia mais

Pode ser a observação de um fenômeno natural:

Pode ser a observação de um fenômeno natural: MAE 116 Introdução à Probabilidade FEA -2º Semestre de 2017 1 Experimento Designaremos por Experimento todo processo que nos fornece dados: Pode ser a observação de um fenômeno natural: 4observação astronômica

Leia mais

Exercícios. 1. (Uerj 2017) Considere o conjunto de números naturais abaixo e os procedimentos subsequentes:

Exercícios. 1. (Uerj 2017) Considere o conjunto de números naturais abaixo e os procedimentos subsequentes: Probabilidade - Questões Extras Exercícios 1. (Uerj 01) Considere o conjunto de números naturais abaixo e os procedimentos subsequentes: A {0, 1,, 3, 4, 5, 6,, 8, 9} 1. Cada número primo de A foi multiplicado

Leia mais

Exercícios de Matemática Probabilidade

Exercícios de Matemática Probabilidade Exercícios de Matemática Probabilidade TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES. (Enem) Um apostador tem três opções para participar de certa modalidade de jogo, que consiste no sorteio aleatório de um número

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE.

LISTA DE EXERCÍCIOS ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE. LISTA DE EXERCÍCIOS ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE. 03 EXERCÍCIOS EXTRAÍDOS LIVRO: MATEMÁTICA NOS VESTIBULARES VOL 5 (FUVEST) Um recenseamento revelou as seguintes características sobre a idade e

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Departamento de Estatística Lista 1 - Julho de 2016

Universidade Federal da Paraíba Departamento de Estatística Lista 1 - Julho de 2016 1. Suponha que o conjunto fundamental seja formado pelos inteiros positivos de 1 a 10. Sejam A = {2, 3, 4}, B = {3, 4, 5} e C = {5, 6, 7}. Enumere os elementos dos seguintes conjuntos: (a) A c B. (b) A

Leia mais

RESUMO TEÓRICO AULA 03: NOÇÕES DE PROBABILIDADE 3.1. INTRODUÇÃO 3.2. ESPAÇO AMOSTRAL S DIAGRAMA DE ÁRVORE 3.3. EVENTO E. marcelorenato.

RESUMO TEÓRICO AULA 03: NOÇÕES DE PROBABILIDADE 3.1. INTRODUÇÃO 3.2. ESPAÇO AMOSTRAL S DIAGRAMA DE ÁRVORE 3.3. EVENTO E. marcelorenato. RESUMO TEÓRICO AULA 0: NOÇÕES DE ROBABILIDADE.. INTRODUÇÃO rofessor Marcelo Renato Há certos fenômenos ou experimentos que, emora sejam repetidos muitas vezes e so condições idênticas, não apresentam os

Leia mais

Noção de fenómeno aleatório e de experiência aleatória

Noção de fenómeno aleatório e de experiência aleatória Muitas vezes deparamo-nos com situações de incerteza, fenómenos aleatórios, em que não se pode prever o resultado. Pelo contrário, nos fenómenos deterministas conseguimos dizer antecipadamente o que vai

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Teoremas e operações com conjuntos Exercícios de exames e testes intermédios 1. Seja Ω, conjunto finito, o espaço de resultados associado a uma certa experiência

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 12º Ano Turma B - C.C.H. de Ciências e Tecnologias - 1ª Teste de Avaliação de Matemática A V1 Duração: 90 min 04 Nov. 09 Prof.: Na folha de respostas, indicar de forma legível

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Distribuições de probabilidades

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Distribuições de probabilidades MATEMÁTICA A - o Ano Probabilidades - Distribuições de probabilidades Exercícios de exames e testes intermédios. A tabela de distribuição de probabilidades de uma variável aleatória X é a seguinte. x i

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES 1- Ordene os dados indicando o 1º, 2º e 3º quartil 45, 56, 62, 67, 48, 51, 64, 71, 66, 52, 44, 58, 55, 61, 48, 50, 62, 51, 61, 55 2- Faça a análise da

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Curso Engenharia e Gestão Industrial 2º Semestre 1º Folha Nº2 1. Na inspecção final a um produto este é classificado como aceitável para lançamento no mercado ou não. O produto

Leia mais

Processos Estocásticos. Luiz Affonso Guedes

Processos Estocásticos. Luiz Affonso Guedes Processos Estocásticos Luiz Affonso Guedes Sumário Probabilidade Variáveis Aleatórias Funções de Uma Variável Aleatória Funções de Várias Variáveis Aleatórias Momentos e Estatística Condicional Teorema

Leia mais

acaso e colocado sobre uma mesa. Se a cor exposta é vermelha, calcule a probabilidade de o cartão escolhido ter a outra cor também vermelha.

acaso e colocado sobre uma mesa. Se a cor exposta é vermelha, calcule a probabilidade de o cartão escolhido ter a outra cor também vermelha. 1. (Unicamp) Em Matemática, um número natural a é chamado palíndromo se seus algarismos, escritos em ordem inversa, produzem o mesmo número. Por exemplo, 8, 22 e 373 são palíndromos. Pergunta-se: a) Quantos

Leia mais