DIREITO DO TRABALHO. Sonia Soares

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO DO TRABALHO. Sonia Soares"

Transcrição

1 DIREITO DO TRABALHO Extinção do contrato de trabalho por iniciativa do empregador Dispensa arbitrária. Distinção de dispensa sem justa causa. Aviso prévio trabalhado ou indenizado. Dispensa por justa causa. Elementos. Sonia Soares

2 Extinção do contrato de trabalho O Contrato de Trabalho, como os negócios jurídicos em geral, nasce, cumpre-se de forma total ou parcial, pode sofrer alterações ao longo do tempo e por fim, extinguem-se. Para Maurício Godinho Delgado: a)a terminação do contrato de trabalho é um fato que transcende o mero interesse individual das partes; tem reflexos na estrutura e na dinâmica sociais, pois o desemprego não interessa à sociedade, ao menos em contexto de convivência e afirmação democráticas. b) Em uma democracia, todos os indivíduos são sujeitos de direitos, e a todos deve ser assegurada a dignidade, independente de sua riqueza pessoal ou familiar.

3 c) O trabalho com garantia mínima, torna-se, na prática, o grande instrumento de alcance do plano social da dignidade humana. d) O trabalho é um instrumento basilar de afirmação pessoal, profissional, moral e econômica do indivíduo na comunidade em que se insere.

4 Extinção Contratual Princípios Aplicáveis Princípio da Continuidade da Relação de Emprego Súmula nº 212 do TST DESPEDIMENTO. ÔNUS DA PROVA (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e O ônus de provar o término do contrato de trabalho, quando negados a prestação de serviço e o despedimento, é do empregador, pois o princípio da continuidade da relação de emprego constitui presunção favorável ao empregado. Princípio das Presunções Favoráveis ao Trabalhador Princípio da Norma mais Favorável Princípio da Boa-Fé

5 Introdução. Modalidades de rescisão Rescisão por iniciativa do empregador Dispensa Arbitrária x dispensa sem justa causa Dispensa por justa causa. Rescisão por iniciativa do empregado Sem justa causa do empregador (P. de demissão) Com justa causa do empregador (rescisão indireta) Aposentadoria (OJ. 177, SDI-1, TST) Por ato ou fato jurídico Morte Factum Principis Força Maior Por Iniciativa comum. Culpa recíproca. Acordo. PDV

6 PARTE 1 Rescisão por iniciativa do empregador Dispensa Arbitrária x dispensa sem justa causa Dispensa por justa causa.

7 Constituição Federal: Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: I - relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos; (Sem destaques no original)

8 Não há Lei Complementar até a presente data. O tema é regulamentado pelo art. 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias que aumentou em quatro vezes a indenização prevista no art. 6º, "caput" e 1º, da Lei 5.107/66 (10% sobre o saldo de FGTS). Multa de 40% x Indenização de 40%

9 TRATANDO DA REPRESENTAÇÃO DOS TRABALHADORES NA EMPRESA O art. 510-D [...] O 3º veda a dispensa arbitrária. Dispensa arbitrária é aquela que não se fundar em motivo: Disciplinar; Técnico; Econômico ou; Financeiro.

10 Dispensa sem justa causa. Não há regulamentação da garantia de modo que no Brasil é possível a dispensa sem justa causa, desde que satisfeita a indenização de 40% sobre o montante do FGTS e pagas as verbas rescisórias: Aviso prévio indenizado ou trabalhado; Férias vencidas (se houver) e proporcionais + 1/3; 13º salário proporcional; Saldo de salário se houver; É causa de liberação do FGTS e Seguro Desemprego

11 Aviso Prévio Conceito: comunicação que uma parte faz a outra, avisando-lhe que pretende proceder à dissolução do contrato de trabalho por prazo indeterminado. Alice Monteiro de Barros Segundo doutrina tríplice dimensão: o Comunicação à parte contrária da rescisão contratual, sem justa causa. o Prazo para a efetiva terminação do vínculo, que integra ao contrato para todos os efeitos e fins legais. o Pagamento do respectivo período de aviso, seja ele trabalhado, seja ele indenizado.

12 Prazo: o CR: Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: XXI - aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias, nos termos da lei;

13 Não se adquire estabilidade no curso do aviso prévio indenizado (S. 371 do TST), mas suspende seus efeitos. O aviso prévio será sempre de, no mínimo, 30 dias. O inciso XXI do art. 7º da CF acabou com a proporcionalidade da CLT. Redução de 02 horas ou 07 dias no final (art. 488 CLT); Inadmissível aviso prévio trabalhado em casa. (OJ 14, SDI-1, TST). Aviso prévio indenizado projeta o término para todos os fins, inclusive anotação na CTPS (OJ 82, SDI-1, TST) e para prescrição (OJ 83, SDI-1), salvo se houver controvérsia em relação ao direito ao aviso prévio.

14 o Proporcionalidade = Lei , de 11/10/2011. na proporção de 30 (trinta) dias aos empregados que contem até 1 (um) ano de serviço na mesma empresa Parágrafo único. Ao aviso prévio previsto neste artigo serão acrescidos 3 (três) dias por ano de serviço prestado na mesma empresa, até o máximo de 60 (sessenta) dias, perfazendo um total de até 90 (noventa) dias

15 03 dias a cada ano trabalhado; Limite de 60 dias adicionais (totalizando 90 dias). Não é devido pelo empregado quando pede demissão, eis que a proporcionalidade do aviso prévio é direito do trabalhador (art. 7º, caput, CF) e não do empregador. O excedente a 30 dias deve ser indenizado. A integralidade do aviso prévio indenizado projeta o término do contrato de trabalho para todos os fins econômicos. Contagem: Menos de um ano: 30 dias; Um ano completo e menos de dois anos: 33 dias Dois anos completos e menos de três: 36 dias Etc.

16 Condições de necessariedade: o Existência de contrato por prazo indeterminado o Dispensa sem justa causa; rescisão indireta ou por culpa recíproca o Art Aos contratos por prazo determinado, que contiverem cláusula asseguratória do direito recíproco de rescisão antes de expirado o termo ajustado, aplicam-se, caso seja exercido tal direito por qualquer das partes, os princípios que regem a rescisão dos contratos por prazo indeterminado.

17 CLT - Art.487 4º - É devido o aviso prévio na despedida indireta. Súmula nº 14 do TST CULPA RECÍPROCA (nova redação) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e Reconhecida a culpa recíproca na rescisão do contrato de trabalho (art. 484 da CLT), o empregado tem direito a 50% (cinqüenta por cento) do valor do aviso prévio, do décimo terceiro salário e das férias proporcionais. Súmula nº 163 do TST AVISO PRÉVIO. CONTRATO DE EXPERIÊNCIA (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e Cabe aviso prévio nas rescisões antecipadas dos contratos de experiência, na forma do art. 481 da CLT (ex-prejulgado nº 42).

18 Irrenunciabilidade: o O pedido de dispensa do cumprimento não exime o empregador de pagar o respectivo valor, salvo comprovação de haver o prestador do serviços obtido novo emprego. Súmula nº TST Aviso Prévio - Pedido de Dispensa de Cumprimento - Pagamento O direito ao aviso prévio é irrenunciável pelo empregado. O pedido de dispensa de cumprimento não exime o empregador de pagar o valor respectivo, salvo comprovação de haver o prestador dos serviços obtido novo emprego.

19 Forma de comunicação: o Não há forma solene na CLT Retratação aviso prévio: Art Dado o aviso prévio, a rescisão tornase efetiva depois de expirado o respectivo prazo, mas, se a parte notificante reconsiderar o ato, antes de seu termo, à outra parte é facultado aceitar ou não a reconsideração. Parágrafo único - Caso seja aceita a reconsideração ou continuando a prestação depois de expirado o prazo, o contrato continuará a vigorar, como se o aviso prévio não tivesse sido dado.

20 rescisão promovida pelo empregador: o Art O horário normal de trabalho do empregado, durante o prazo do aviso, e se a rescisão tiver sido promovida pelo empregador, será reduzido de 2 (duas) horas diárias, sem prejuízo do salário integral. o Parágrafo único - É facultado ao empregado trabalhar sem a redução das 2 (duas) horas diárias previstas neste artigo, caso em que poderá faltar ao serviço, sem prejuízo do salário integral, por 1 (um) dia, na hipótese do inciso l, e por 7 (sete) dias corridos, na hipótese do inciso li do art. 487 desta Consolidação

21 Particularidades: o Súmula 441. AVISO PRÉVIO. PROPORCIONALIDADE. O direito ao aviso prévio proporcional ao tempo de serviço somente é assegurado nas rescisões de contrato de trabalho ocorridas a partir da publicação da Lei nº , em 13 de outubro de o OJ 82 SDI 1- A data de saída a ser anotada na CTPS deve corresponder à do término do prazo do aviso prévio, ainda que indenizado. o OJ 83 SDI 1 - A prescrição começa a fluir no final da data do término do aviso prévio. Artigo 487, parágrafo 1º da CLT." o Súmula Aviso Prévio, mesmo indenizado, conta-se para efeito da indenização adicional prevista no artigo 9º da Lei 6708 de "

22 o Súmula nº 380 do TST AVISO PRÉVIO. INÍCIO DA CONTAGEM. ART. 132 DO CÓDIGO CIVIL DE 2002 Aplica-se a regra prevista no "caput" do art. 132 do Código Civil de 2002 à contagem do prazo do aviso prévio, excluindo-se o dia do começo e incluindo o do vencimento

23 Extinção do contrato de trabalho por iniciativa do empregador Natureza jurídica controvertida: o Direito potestativo do empregador; o Sanção disciplinar que decorre do poder diretivo; o Forma de extinção do contrato de trabalho; o Direito relativo do empregador.

24 Direito potestativo é a prerrogativa assegurada pela ordem jurídica a seu titular de alcançar efeitos jurídicos de seu interesse mediante o exclusivo exercício de sua própria vontade. (DELGADO) Entendimento majoritário da doutrina no sentido de que a dispensa feita pelo empregador é direito potestativo pleno perante o atual Direito do Trabalho Brasileiro, existindo apenas o dever de pagar as verbas rescisórias devidas.

25 Se considerado o direito potestativo = o empregador pode rescindir o contrato de trabalho e sequer precisa motiva = denúncia vazia do contrato de trabalho A rescisão unilateral se externa por meio de um ato jurídico, unilateral, de natureza receptícia, em relação à parte sujeita ao seu exercício. A eficácia do ato independe do aceite da outra. Não há forma solene, ato jurídico informal.

26 TIPO: RO-AC Nº: PROC Nº: TRT 2ª. R - 3ª T - DATA DE PUBLICAÇÃO:01/02/2013 REPOUSO SEMANAL REMUNERADO. CONCESSÃO APÓS OO critério da motivação jurídica da dispensa não é adotado pelo ordenamento jurídico brasileiro, vigorando, entre nós, a possibilidade de denúncia vazia do contrato pelo empregador. Assim, competia à autora o ônus de comprovar a alegada discriminação como motivo da dispensa. Deste ônus, entretanto, a reclamante não se desvencilhou a contento, posto que não produziu qualquer prova neste sentido (art. 818 da CLT, c.c., art. 333, I, CPC). Pelo não provimento do recurso.

27 Dispensa por justa causa. Conceito: Justa causa é todo ato faltoso do empregado que faz desaparecer a confiança e a boa-fé existentes entre as partes, tornando indesejável o prosseguimento da relação empregatícia. Elementos objetivos: tipificação em lei; Gravidade; Nexo de causalidade; Imediatidade; Proporcionalidade (entre o ato faltoso e a punição); Não se admite dupla penalidade;

28 As faltas graves instituídas no art. 482 da CLT devem ser interpretadas restritivamente. Tal como ocorre com o ilícito Penal, o ilícito trabalhista deve estar expressamente tipificado na norma.

29 Acórdão : Turma: 11 Data Julg.: 23/05/2017 Data Pub.: 30/05/2017 Processo : Relator: WILMA GOMES DA SILVA HERNANDES EMENTA: JUSTA CAUSA. A justa causa é a pena máxima a ser aplicada ao empregado e vem em dissonância ao Princípio da Continuidade da Relação de Emprego, que norteia o direito trabalhista. Por isso, deve ser analisada com cautela, observando-se todos os requisitos: falta grave (tipificada no art. 482 da CLT), nexo causal, imediatidade, singularidade da punição e proporcionalidade entre a falta e a pena.

30 Acórdão : Turma: 11 Data Julg.: 07/03/2017 Data Pub.: 14/03/2017 Processo : Relator: CELSO RICARDO PEEL FURTADO DE OLIVEIRA EMENTA: JUSTA CAUSA. A configuração da justa causa, ensejadora da rescisão do contrato de trabalho, ocorre sempre que o empregado cometer uma falta que, pela sua gravidade, impeça a continuação da relação de emprego, pela perda imediata e irreversível da fidúcia. Recurso ao qual se nega provimento.

31 Acórdão : Turma: 02 Data Julg.: 14/12/2016 Data Pub.: 17/02/2017 Processo : Relator: ROSA MARIA VILLA RESCISÃO CONTRATUAL POR JUSTA CAUSA. ATO DE IMPROBIDADE. IMEDIATIDADE. O tempo despendido pelo empregador na apuração dos fatos que determinaram a rescisão contratual por ato de improbidade, não revela a falta de imediatidade na aplicação da penalidade máxima contratual, mas a exigível prudência na atribuição de conduta ilícita ao trabalhador.

32 Acórdão : Turma: 11 Data Julg.: 04/04/2017 Data Pub.: 11/04/2017 Processo : Relator: ADRIANA PRADO LIMA EMENTA: JUSTA CAUSA. A justa causa, considerada como fato gerador da extinção contratual, é a pena máxima a ser aplicada ao empregado e vem em dissonância ao Princípio da Continuidade da Relação de Emprego, que norteia o direito trabalhista. Por isso, deve ser analisada com cautela, observando-se todos os requisitos para a sua aplicação. Hipótese em que a empregadora optou pelo despedimento sem justa causa com a paga das verbas decorrentes, o que configurou perdão tácito quanto a eventual falta do empregado.

33 Elementos subjetivos: dolo ou culpa; vontade do empregado na prática da falta; personalidade do agente; antecedentes; grau de instrução ou de cultura, motivação etc. Tipificação das justas causas: Brasil adota sistema enumerativo, lei específica as hipóteses de justa causa Entendimento majoritário, erro material na tipificação de falta grave cometida, não enseja a nulidade da justa causa Comunicação da justa causa pelo empregador

34 HIPÓTESES: A) ato de improbidade = ato de desonestidade. Normalmente (mas não necessariamente) relacionado com um ato tipificado como ilícito penal. Normalmente (mas não necessariamente) relacionado à lesão do patrimônio do empregador ou de terceiros (clientes, fornecedores, etc).

35 B) Incontinência de Conduta ou Mau Procedimento: Incontinência de conduta: Ato que viola a moral relacionado à sexualidade Mau procedimento: Ato que viola a moral de uma determinada comunidade. É circunstancial (deve ser examinado o ato em conjunto com a moral da comunidade específica). mau procedimento atos contrários ao comportamento normal do trabalhador; a rigor utilizado como todas as hipóteses de atos faltosos que se referem a comportamentos incompatíveis com o comportamento padrão usual. Wagner Giglio constitui mau procedimento todo e qualquer ato faltoso grave, praticado pelo empregado, que torne impossível, ou sobremaneira onerosa, a manutenção do vínculo empregatício, e que não se enquadre na definição das demais justas causas (Melchíades p.190)

36 C) Negociação Habitual: Sem permissão do empregador E Quando constituir concorrência OU For prejudicial ao andamento do serviço D) Condenação Criminal: Condenação Criminal (não enquadra a prisão civil) + Passada em Julgado + Sem suspensão da pena = Impossibilidade de cumprimento do contrato

37 E) desídia no desempenho das respectivas funções; Russomano:Empregado tem o dever de ser diligente e interessado nas tarefas; desídia violação do dever; negligência, imprudência má vontade revelada pelo empregado na execução dos seus serviços José Augusto Rodrigues Pinto:Falta de cumprimento pelo empregado no exercício de suas funções do dever de trabalhar diligentemente, motivando justa causa para denúncia do contrato. Amauri Mascaro Nascimento: divergência quanto à caracterização de faltas reiteradas e sem justificação ao serviço como desídia, preferindo alguns tipificar como ato de indisciplin. Sustentam que desídia é justa causa que se perfaz no desempenho das funções Normalmente é a hipótese escolhida para exemplificar a necessidade de dosagem da pena (faltas injustificadas, atrasos, etc). Pode, entretanto, ocorrer desídia grave que, em um único evento, autorize a justa causa.

38 F) Embriaguez: Habitual ou em serviço. Uma leitura açodada faz parecer que a embriaguez, sendo habitual, não precisa ser em serviço. A embriaguez já foi reconhecida pela OMS como doença. Logo, somente pode ocorrer a justa causa se em serviço. Verificar a potencialidade do fato.

39 Acórdão : Turma: 04 Data Julg.: 02/08/2016 Data Pub.: 16/08/2016 Processo : Relator: IVETE RIBEIRO DISPENSA POR JUSTA CAUSA. EMBRIAGUEZ HABITUAL OU EM SERVIÇO. RECONHECIMENTO DO ALCOOLISMO COMO DOENÇA. DISPENSA ABUSIVA QUE DÁ DIREITO À REINTEGRAÇÃO. O alcoolismo, atualmente, é formalmente reconhecido como doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, como tal, deve ser tratada. Havendo a constatação de que o empregado sofria de uma doença, competia à empresa encaminhá-lo ao médico do trabalho para que esta fosse adequadamente tratada, ou então para o INSS para que fosse feito o afastamento previdenciário pelo período em que ficasse constatada a incapacidade laborativa do empregado. As circunstâncias em que ocorreu a dispensa do reclamante permitem concluir que esta foi feita de forma abusiva, visto que fundamentada em condições de saúde do reclamante, violando direitos fundamentais do trabalhador, o que não pode ser tolerado pela ordem jurídica vigente, razão pela qual a reintegração do autor no serviço é medida que se impõe.

40 Acórdão : Turma: 11 Data Julg.: 21/06/2016 Data Pub.: 28/06/2016 Processo : Relator: SERGIO ROBERTO RODRIGUES EMENTA: REVERSÃO DA JUSTA CAUSA. DIFERENÇA ENTRE EMBRIAGUEZ HABITUAL E EMBRIAGUEZ NO SERVIÇO. Imperioso destacar que a situação dos autos não se confunde com a embriaguez habitual, em que se recomenda o afastamento do trabalhador pelo INSS. Ao contrário. Em momento algum o demandante relatou em sua petição inicial que tivesse sérios problemas com bebida, tampouco houve juntada de documentos ou produção de provas nesse sentido. Inclusive em depoimento pessoal o autor informa que apenas tomava medicação controlada, não tendo mais ingerido bebida alcoólica. Outrossim, não há nos autos qualquer documento que comprove o uso de medicação controlada pelo trabalhador, como lhe incumbia, à luz do artigo 818, da CLT. Recurso a que se nega provimento.

41 Acórdão : Turma: 17 Data Julg.: 11/05/2017 Data Pub.: 19/05/2017 Processo : Relator: ÁLVARO ALVES NÔGA DEPENDÊNCIA QUÍMICA. PROGRAMA DE REABILITAÇÃO OFERECIDO PELA EMPRESA. AUSÊNCIA DE REABILITAÇÃO. FALTAS. DESÍDIA. NÃO CARACTERIZAÇÃO. O fato de a empresa oferecer programa de reabilitação para o qual o autor não se adaptou não afasta a obrigação de a empresa, uma vez frustrada a possibilidade de reabilitação através de seu programa, encaminhar o empregado para o INSS. Programas de reabilitação promovidos por empresas são iniciativas louváveis, mas não podem servir de lastro, quando frustrados, para a dispensa do empregado que padece de dependência química, sob pena de se subverter a finalidade para o qual se destinam que é buscar a reabilitação do ser humano subjacente à figura do empregado.

42 Acórdão : Turma: 03 Data Julg.: 09/05/2017 Data Pub.: 18/05/2017 Processo : Relator: LUCIANA CARLA CORREA BERTOCCO DEPENDENTE QUÍMICO. DISPENSA POR JUSTA CAUSA. IMPOSSIBILIDADE. Não caracteriza a dispensa por justa causa o comportamento faltoso de trabalhador que sofre de dependência química, por se constituir doença que altera a cognição do indivíduo. Apelo provido no tópico.

43 G) Violação de segredo da empresa: Industrial ou comercial; Em razão da função ou não; No mais, auto-explicável. H) Indisciplina e Insubordinação Ato de indisciplina: Desobedecer à uma ordem geral e impessoal. Ato de insubordinação: Desobedecer à uma ordem direta e pessoal

44 I) Abandono de Emprego: Ausência reiterada ao trabalho + Animus de não retornar: Critério subjetivo. Jurisprudência alterou para critério objetivo (30 dias). Se caracterizado o animus antes dos 30 dias pode ser caracterizado o abandono. + Convocação para retorno Súmula nº 32 do TST ABANDONO DE EMPREGO (nova redação) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e Presume-se o abandono de emprego se o trabalhador não retornar ao serviço no prazo de 30 (trinta) dias após a cessação do benefício previdenciário nem justificar o motivo de não o fazer.

45 Súmula nº 32 do TST ABANDONO DE EMPREGO (nova redação) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e Presume-se o abandono de emprego se o trabalhador não retornar ao serviço no prazo de 30 (trinta) dias após a cessação do benefício previdenciário nem justificar o motivo de não o fazer.

46 Acórdão : Turma: 06 Data Julg.: 06/12/2016 Data Pub.: 14/12/2016 Processo : Relator: VALDIR FLORINDO JUSTA CAUSA. ABANDONO DE EMPREGO. AUSÊNCIAS INJUSTIFICADAS. Diante da invalidade dos cartões de ponto apenas quanto aos dois primeiros meses de trabalho (março e abril/2015), e, considerando as inúmeras faltas comprovadas nos demais cartões de ponto (maio, junho e julho), sem que houvesse justificativa por parte do autor para tais ocorrências, bem como, diante do telegrama da ré enviado ao autor de fl. 150, solicitando o seu retorno ao trabalho e a apresentação de justificativas para tais ausências (faltas), reputa-se correta a justa causa aplicada ao autor por abandono de emprego ( ), notadamente pelo fato do último dia de labor ter sido e a distribuição da presente demanda ter ocorrido somente em , com citação da ré apenas a partir de 20/08/2015.

47 Ato lesivo à honra ou boa fama e ofensas físicas... J) Físico ou Moral Contra qualquer pessoa em serviço. Conceito de em serviço. Imediações. Intencionalidade, ou seja, relação com o trabalho. Salvo legítima defesa K) Físico ou Moral. Contra empregador ou superior hierárquico. Em qualquer lugar. Intencionalidade, ou seja, relação com o trabalho. Salvo legítima defesa

48 L) Jogos de azar Ato que possa levar o empregado à sua instabilidade econômica. m) perda da habilitação ou dos requisitos estabelecidos em lei para o exercício da profissão, em decorrência de conduta dolosa do empregado. Nova modalidade de ilícito trabalhista a ensejar justa causa do trabalhador. Requisito é que a habilitação ou requisitos devem ser essenciais ao exercício da profissão e a conduta tem que ser dolosa, não cabendo falar em conduta culposa.

49 Outras Faltas graves fora do art. 482 da CLT: Art. 508 Bancário inadimplente (revogado). Artigo 158, parágrafo único CLT, recusa injustificada utilização de EPIs, bem como, inobservância de regras de saúde e segurança do trabalho. Declaração falsa e uso indevido de vale-transporte, art.7º., par. 3º., Dec /87 - Cuidado Recusa injustificada do motorista profissional de se submeter a teste e a programa de controle de uso de droga e de bebida alcoólica Lei dos Motoristas Profissionais vigente desde 11/09/2012 art A até 235-H CLT, VII, e parágrafo único 235-B Art. 240, parágrafo único Ferroviário que recusa a prorrogação de jornada em caso de urgência ou acidente. Art. 432 Aprendiz que não freqüenta o curso do aprendizado ou não tem razoável aproveitamento

50 BIBLIOGRAFIA: Barros, Alice Monteiro. Curso de Direito do Trabalho. LTr.10ª. Edição Delgado, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. LTr. 16ª. Edição Garcia, Gustavo Felipe Barbosa. Manual de Direito do Trabalho. Editora Gen/Método. 8ª. Edição Jorge Neto, Francisco Ferreira. Cavalcante, Jouberto de Quadros Pessoa. Direito do Trabalho. Atlas. 8ª. Edição. Martinez, Luciano. Curso de Direito do Trabalho. Ed.Saraiva. 4ª Edição Nascimento, Amauri Mascaro. Direito Contemporâneo do Trabalho. Saraiva Curso de Direito do Trabalho. Saraiva. 26ª Edição Resende. Ricardo, Direito do Trabalho Esquematizado. Editora Gen/Método. 3ª. Edição Sussekind, Arnaldo e outros Instituições de Direito do Trabalho. LTr. 19ª Edição. 2000

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA Rescisão com justa causa, sem justa causa e indireta Profa. Silvia Bertani CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO término do vínculo do emprego com a extinção das obrigações para

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 Nas relações de emprego por prazo indeterminado, quando

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II AVISO PRÉVIO

DIREITO DO TRABALHO II AVISO PRÉVIO DIREITO DO TRABALHO II AVISO PRÉVIO CLT ART. 487 PRÉVIO Art. 487 - Não havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato deverá avisar a outra da sua resolução com a

Leia mais

empregado e dispensá-lo do trabalho no período, o empregador indenizará o empregado. Quando ocorre a extinção de contrato de trabalho?

empregado e dispensá-lo do trabalho no período, o empregador indenizará o empregado. Quando ocorre a extinção de contrato de trabalho? Quando ocorre a extinção de contrato de Quando houver a cessação definitiva do vínculo empregatício. Quais as hipóteses de extinção do contrato de por iniciativa do empregado ou do empregador; por culpa

Leia mais

JUSTA CAUSA ARTIGO 482, CLT RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO II. Atos faltosos praticados pelo empregador

JUSTA CAUSA ARTIGO 482, CLT RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO II. Atos faltosos praticados pelo empregador Aula 8 Hipóteses. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca. FACEBOOK: MARIA INÊS GERARDO SITE: mariainesgerardo.com.br RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO JUSTA CAUSA (art.482, CLT) RESCISÃO INDIRETA

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Término do contrato de trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Término do contrato de trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Término do contrato de trabalho Prof. Hermes Cramacon Resilição do contrato de trabalho Uma ou ambas as partes resolvem, sem justo motivo, romper o pacto laboral. Dispensa sem justa

Leia mais

Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho

Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho E OUTROS TEMAS Suspensão Não há pagamento de salário Exemplo: Acidente de trabalho e serviço militar: suspenso o contrato de trabalho. Paga-se

Leia mais

Direito do Trabalho Extinção do Contrato Konrad Mota Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Direito do Trabalho Extinção do Contrato Konrad Mota Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Direito do Trabalho Extinção do Contrato Konrad Mota 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. SUMÁRIO Dispensa sem justa causa Dispensa por justa causa Rescisão indireta

Leia mais

Direito do Trabalho p/ TRT-CE Prof. Antonio Daud

Direito do Trabalho p/ TRT-CE Prof. Antonio Daud Direito do Trabalho p/ TRT-CE www.facebook.com/adaudjr @prof.antoniodaudjr COMO ESTUDAR DIREITO DO TRABALHO P/ TRT-CE? REFORMA TRABALHISTA? 1 Princípios e fontes do direito do trabalho. 8.4 Culpa recíproca.

Leia mais

A) CARÁTER DETERMINANTE DA FALTA

A) CARÁTER DETERMINANTE DA FALTA A JUSTA CAUSA A) CARÁTER DETERMINANTE DA FALTA - deve haver uma relação de causa e efeito (nexo causal) entre a falta e a aplicação da pena - A aplicação da pena deve ser diretamente relacionado com a

Leia mais

Curso Êxito e Prof. Bruno Creado

Curso Êxito e Prof. Bruno Creado Curso Êxito e Prof. Bruno Creado Questões Comentadas (Aula 3) Segue às questões da Vunesp do concurso de procurador municipal, devidamente comentada. Alteração do contrato 1. Complete a frase: A mudança

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II

DIREITO DO TRABALHO II DIREITO DO TRABALHO II material 05 (Lázaro Luiz Mendonça Borges) 5. AVISO PRÉVIO 5.1. Definição de aviso prévio: é uma declaração unilateral receptícia, assim identificada porque somente gera efeito quando

Leia mais

DISPENSA COM JUSTA CAUSA E RESCISÃO INDIRETA

DISPENSA COM JUSTA CAUSA E RESCISÃO INDIRETA DISPENSA COM JUSTA CAUSA E RESCISÃO INDIRETA 1 Dispensa com justa causa Classificação modalidades de rescisão do contrato de trabalho por iniciativa do empregador, em virtude da prática de falta grave

Leia mais

JUSTA CAUSA ARTIGO 482, CLT RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO II. Atos faltosos praticados pelo empregador

JUSTA CAUSA ARTIGO 482, CLT RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO II. Atos faltosos praticados pelo empregador Aula 5 Hipóteses. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca. FACEBOOK: MARIA INÊS GERARDO SITE: mariainesgerardo.com.br RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO JUSTA CAUSA (art.482, CLT) RESCISÃO INDIRETA

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO I

DIREITO DO TRABALHO I DIREITO DO TRABALHO I AULA 12 Prof. Alisson de Sousa Dias prof.asdias@gmail.com A extinção do contrato de trabalho pode ocorrer por alcance do prazo determinado; por culpa do empregado ou do empregador;

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR371 Direito do Trabalho II

Programa Analítico de Disciplina DIR371 Direito do Trabalho II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 3 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 0 3

Leia mais

DIREITOS TRABALHISTAS

DIREITOS TRABALHISTAS 1 DIREITOS TRABALHISTAS Extinção do contrato de trabalho é o fim da relação jurídica de trabalho entre empregado e empregador, derivada de várias causas, com a extinção das obrigações entre as partes contratantes.

Leia mais

ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta.

ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta. ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta. a) O adiantamento da gratificação natalina deve ser pago no mesmo mês para todos os empregados da empresa,

Leia mais

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Palestrante: Estabilidade gestante Estabilidade Acidentária Jornada 12 x 36 Períodos de Intervalo Insalubridade Prof. Cristiano Magalhães 1

Leia mais

O contrato de trabalho

O contrato de trabalho Contrato de trabalho Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani O contrato de trabalho Contrato de trabalho: uma definição O contrato individual de trabalho é o acordo ou ajuste de vontades, pelo qual

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO ESTABILIDADES NO EMPREGO *Estabilidade x garantia de emprego - segundo Vólia Bonfim, a estabilidade é uma espécie do gênero garantia de emprego. Nesse sentido, todas as formas de se estimular o emprego,

Leia mais

Posicionamento Consultoria De Segmentos Contrato de Experiência - Afastamento

Posicionamento Consultoria De Segmentos Contrato de Experiência - Afastamento Contrato de Experiência - Afastamento 03/06/2016 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 6 5. Informações Complementares...

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos. Atraso no pagamento das verbas rescisórias (Art. 477, 8º- CLT)

Orientações Consultoria de Segmentos. Atraso no pagamento das verbas rescisórias (Art. 477, 8º- CLT) Atraso no pagamento das verbas rescisórias (Art. 477, 8º- CLT) 29/03/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 4 4 Conclusão... 5 5 Informações Complementares...

Leia mais

AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL

AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL OUTUBRO DE 2011 NOTA TÉCNICA AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL A Lei 12.506/11, publicada no Diário Oficial da União do dia 13 de outubro de 2011, amplia o aviso prévio dos atuais 30 dias para até 90 dias. Esta

Leia mais

O reclamante iniciou a prestação de serviços em favor da primeira reclamada em 02/01/2012. No entanto, mesmo trabalhando sob

O reclamante iniciou a prestação de serviços em favor da primeira reclamada em 02/01/2012. No entanto, mesmo trabalhando sob Excelentíssimo Juiz do Trabalho da Vara de Jose da Silva, nacionalidade, residente na, estado civil, CTPS no., RG, CPF, filho de, vem, respeitosamente, por meio de seu advogado, com procuração em anexo

Leia mais

TERMINAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

TERMINAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Aula 3 Terminação do Contrato de Trabalho Professora: Maria Inês Gerardo www.mariainesgerardo.com.br MARIA INÊS GERARDO Conteúdo Programático desta aula Causas de extinção do contrato de trabalho e os

Leia mais

ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO

ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO Introdução Nos termos do art. 2o da CLT, o empregador é quem admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços. Podemos observar que o empregador dirige o empregado, pois

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 As Férias é um direito do empregado e indisponível; As férias

Leia mais

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO INTRODUÇÃO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NOVOS MEIOS DE PRODUÇÃO ACIDENTES DO TRABALHO DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO AÇÕES TRABALHISTAS RESPONDABILIDADE

Leia mais

Com a Constituição Federal de 1988, houve uma mudança na natureza da responsabilidade do empregador em casos de acidente de trabalho.

Com a Constituição Federal de 1988, houve uma mudança na natureza da responsabilidade do empregador em casos de acidente de trabalho. APLICAÇÃO DO ART. 7º, INCISO XXVIII, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL X ART. 927, PARÁGRAFO ÚNICO, DO CÓDIGO CIVIL. Com a Constituição Federal de 1988, houve uma mudança na natureza da responsabilidade do empregador

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Trata-se de reclamação trabalhista sob o rito ordinário visto que a empresa foi fechada e seus representantes se encontram em local incerto e não sabido, à medida que o art. 825-B, II,

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2011

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2011 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2011 DISCIPLINA: DIREITO DO II PROFESSOR: MARCELLO MANCILHA TURMA: 3º ANO INTEGRAL UNIDADES CONTEÚDOS

Leia mais

ESTABILIDADE DO EMPREGO X ESTABILIDADE NO EMPREGO

ESTABILIDADE DO EMPREGO X ESTABILIDADE NO EMPREGO ESTABILIDADES ESTABILIDADE DO EMPREGO X ESTABILIDADE NO EMPREGO ESTABILIDADE DO EMPREGO: é a estabilidade no sentido econômico, que se refere a uma política geral que se caracteriza pelo conjunto de medidas

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/01 DISCIPLINA: DIREITO DO II PROFESSOR: FRANCISCA JEANE PEREIRA DA SILVA MARTINS TURMAS: 8

Leia mais

S UMÁRIO. Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1

S UMÁRIO. Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1 S UMÁRIO Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1 1. Trabalho...1 1.1. Origem da palavra...1 1.2. Definição... 1 1.3. Conceito... 2 1.4. Característica...2 1.5. Divisão... 2 1.6. Fundamento...3 1.7. Breve histórico

Leia mais

Direito do Trabalho Questões Dissertativas Konrad Mota Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Direito do Trabalho Questões Dissertativas Konrad Mota Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Direito do Trabalho Questões Dissertativas Konrad Mota 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 01. Joana contava com 12 anos de idade quando foi contratada pela empresa

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO DR. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DE

EXCELENTÍSSIMO DR. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DE EXCELENTÍSSIMO DR. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DE José, brasileiro, estado civil, portador do RG, CPF, CTPS, residente e domiciliado na, vem, respeitosamente, por meio de seu advogado, conforme procuração

Leia mais

RESOLUÇÃO. Justa causa

RESOLUÇÃO. Justa causa Aula 4 Requisitos. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca. Conteúdo Programático desta aula Requisitos Justa causa Rescisão indireta Culpa recíproca RESOLUÇÃO Rompimento do contrato por inexecução

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Aviso Prévio Misto

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Aviso Prévio Misto Aviso Prévio Misto 01/12/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 4 5. Informações Complementares... 5 6.

Leia mais

O abandono de emprego configura-se quando estão presentes o elemento objetivo ou material e o elemento subjetivo ou psicológico.

O abandono de emprego configura-se quando estão presentes o elemento objetivo ou material e o elemento subjetivo ou psicológico. Abandono de emprego O abandono de emprego constitui falta grave, o que enseja a rescisão por justa causa do contrato de trabalho, conforme dispõe o art. 482, alínea "i" da CLT. A falta contínua e sem motivo

Leia mais

RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO. Júlio César Zanluca

RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO. Júlio César Zanluca RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO Júlio César Zanluca Justa causa é todo ato faltoso do empregado que faz desaparecer a confiança e a boa-fé existentes entre as partes, tornando

Leia mais

Veja os motivos que podem levar a uma demissão por justa causa

Veja os motivos que podem levar a uma demissão por justa causa Veja os motivos que podem levar a uma demissão por justa causa Assim como existem empresas que ferem e não cumprem direitos trabalhistas na outra ponta há colaboradores que quebram regras e causam desconforto

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Aviso prévio e estabilidade definitiva. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Aviso prévio e estabilidade definitiva. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Aviso prévio e estabilidade definitiva Prof. Hermes Cramacon Aviso prévio Consiste em uma comunicação que uma parte faz a outra de que pretende extinguir o pacto laboral. Deve ser concedido

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/01 DISCIPLINA: DO II PROFESSOR: FRANCISCA JEANE PEREIRA DA SILVA MARTINS TURMA: 8º DM / EN

Leia mais

Art. 1º - Ficam criados os cargos públicos de Agente Comunitário de Saúde, nos terem desta Lei.

Art. 1º - Ficam criados os cargos públicos de Agente Comunitário de Saúde, nos terem desta Lei. LEI nº 455/2008 de 22 de dezembro de 2008. "Dispõe sobre a criação de Cargos Públicos de Agente Comunitário de Saúde, com requisitos, atribuições e competências e dá outras providências". A PREFEITA MUNICIPAL

Leia mais

,UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O

,UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O ,UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O I IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Legislação Social e Trabalhista Ano Letivo:

Leia mais

AVISO-PRÉVIO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO - LEI Nº /2011 IMPLICAÇÕES TRABALHISTAS

AVISO-PRÉVIO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO - LEI Nº /2011 IMPLICAÇÕES TRABALHISTAS AVISO-PRÉVIO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO - LEI Nº. 12.506/2011 IMPLICAÇÕES TRABALHISTAS O Governo Federal sancionou a Lei nº. 12.506/2011 para determinar que o aviso-prévio, de que trata o Capítulo

Leia mais

SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO FUNDAMENTOS Como um dos princípios do Direito do Trabalho, a continuidade da relação de emprego reflete-se no ordenamento jurídico, entre outros, por meio

Leia mais

ESTABILIDADE E GARANTIA DE EMPREGO DIREITO DO TRABALHO II. - Aula 3 Estabilidade x Garantia de Emprego. Conteúdo Programático desta aula

ESTABILIDADE E GARANTIA DE EMPREGO DIREITO DO TRABALHO II. - Aula 3 Estabilidade x Garantia de Emprego. Conteúdo Programático desta aula - Aula 3 Estabilidade x Garantia de Emprego Conteúdo Programático desta aula Estabilidade: Conceito. - Estabilidade x Garantia de Emprego - Reintegração x Readmissão; - Hipóteses de estabilidade: decenal,

Leia mais

RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO DO TRABALHO. 1ª Edição JUN 2013

RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO DO TRABALHO. 1ª Edição JUN 2013 RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO DO TRABALHO 174 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS GABARITADAS Seleção das Questões: Prof.ª Renata Tiveron Coordenação e Organização: Mariane dos Reis 1ª Edição JUN 2013 TODOS

Leia mais

Fique alerta: 12 motivos de dispensa por justa causa

Fique alerta: 12 motivos de dispensa por justa causa Fique alerta: 12 motivos de dispensa por justa causa O QUE É JUSTA CAUSA? Justa Causa é todo ato faltoso, que faz desaparecer a confiança e a boa-fé existentes entre as partes, tornando impossível ou muito

Leia mais

PARECER Nº, DE RELATORA: Senadora LÍDICE DA MATA I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE RELATORA: Senadora LÍDICE DA MATA I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2013 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 61, de 2013, do Senador GIM, que dispõe sobre a estabilidade provisória da empregada

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL Via de regra,

Leia mais

Estabilidade e. Direito do Trabalho. Garantias Provisórias do Emprego

Estabilidade e. Direito do Trabalho. Garantias Provisórias do Emprego Estabilidade e Direito do Trabalho Garantias Provisórias do Emprego Estabilidade Trata-se de estabilidade provisória que confere garantia temporária ao emprego. É a permanência obrigatória do empregado

Leia mais

O que estudamos aula passada

O que estudamos aula passada O que estudamos aula passada Cessação, suspensão e interrupção dos contratos de trabalho Rescisão Contratual As formas de extinção do Contrato de Trabalho Pedido de demissão Dispensa sem justa causa Dispensa

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO ESTABILIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES

DIREITO DO TRABALHO ESTABILIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES DIREITO DO TRABALHO ESTABILIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES Nas palavras do saudoso mestre Valentin Carrion: Estabilidade é o direito de não ser despedido, senão em razão da prática de ato que tenha violado

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 5ª Turma EMP/sl/ebc RECURSO DE REVISTA.

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 5ª Turma EMP/sl/ebc RECURSO DE REVISTA. A C Ó R D Ã O 5ª Turma EMP/sl/ebc RECURSO DE REVISTA. INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. INADIMPLEMENTO DAS VERBAS RESCISÓRIAS. A jurisprudência desta Corte é no sentido de que a ausência de regular quitação

Leia mais

TEMA: ESTABILIDADES 1 ESTABILIDADE DA GESTANTE SUM 244 GESTANTE. ESTABILIDADE PROVISÓRIA (incorporadas as Orientações Jurisprudenciais nºs 88 e 196 da SBDI 1) Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005 I O

Leia mais

ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA. Alexandre Corrêa

ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA. Alexandre Corrêa ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA Alexandre Corrêa ROTINAS TRABALHISTAS AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA EXAMES OCUPACIONAIS AVISO PRÉVIO A Lei nº 12.506/2011 institui a

Leia mais

IUS RESUMOS. Contrato de Trabalho. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Contrato de Trabalho. Organizado por: Samille Lima Alves de Trabalho Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. CONTRATO DE TRABALHO... 3 1. Caracterizando o contrato de trabalho... 3 1.1 Conceito e características... 3 1.2 Elementos essenciais do contrato

Leia mais

NOVO TRCT Portaria 2.685/2011;

NOVO TRCT Portaria 2.685/2011; SEÇÃO DE RELAÇÕES DO TRABALHO NOVO TRCT Portaria 2.685/2011; Portaria 1.621/2010; Portaria 1.057/2012 Portaria 1.057/2012 (altera e complementa a Portaria 1.621/10, que instituiu os novos modelos do TRCT)

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROGRAMA CURSO EXTENSÃO EM TRABALHO E PREVIDÊNCIA CAPITULO I - DIREITO DO TRABALHO -- Princípios do Direito do Trabalho -- Relação de Trabalho e Relação de Emprego Natureza jurídica:

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical BREVES COMENTÁRIOS SOBRE A JUSTA CAUSA NA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. Lidiane Duarte Nogueira Advogada

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical BREVES COMENTÁRIOS SOBRE A JUSTA CAUSA NA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. Lidiane Duarte Nogueira Advogada TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical BREVES COMENTÁRIOS SOBRE A JUSTA CAUSA NA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Lidiane Duarte Nogueira Advogada Dos motivos que levam ao término o contrato de trabalho,

Leia mais

de emprego. 1º -. 2º - Enseja justa causa por abandono de emprego a falta injustificada por 30 (trinta) dias ininterruptos.

de emprego. 1º -. 2º - Enseja justa causa por abandono de emprego a falta injustificada por 30 (trinta) dias ininterruptos. PARECER Ementa: Indicação nº 059/2012. Assunto:Projeto de Lei nº 4001/2012,de Autoria do Senador Valdir Raupp, Pretende acrescentar parágrafos ao que art. 482 da CLT,para disciplinar o abandono de emprego.

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO Atualizado em 13/01/2016 PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIO PROTETOR Nas relações empregatícios sempre existe o conflito entre o detentor

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO p/ TRT 11ª Região

DIREITO DO TRABALHO p/ TRT 11ª Região 04 DIREITO DO TRABALHO p/ TRT 11ª Região REVISÃO e BATERIA INSANA DE QUESTÕES (BIQ) PROF. KLEBER PETEÁ (KLEBÃO) 1 1. APRESENTAÇÃO CURRÍCULO DO PROFESSOR Kleber Peteá (Klebão) é Auditor-Fiscal do Trabalho

Leia mais

DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA

DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA Le f is c L e g i s l a c a o F i s c a l CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL MINÁRIO DE ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO DE

Leia mais

PONTO 1: Fontes do Direito do Trabalho PONTO 2: Princípios 1. FONTES DO DIREITO DO TRABALHO. b.1) HETERÔNOMAS dispostas pelo legislador.

PONTO 1: Fontes do Direito do Trabalho PONTO 2: Princípios 1. FONTES DO DIREITO DO TRABALHO. b.1) HETERÔNOMAS dispostas pelo legislador. 1 DIREITO DO TRABALHO PONTO 1: Fontes do Direito do Trabalho PONTO 2: Princípios 1. FONTES DO a) MATERIAIS OU INFORMAIS São as fontes históricas. b) FORMAIS Há documentos. b.1) HETERÔNOMAS dispostas pelo

Leia mais

- Compreender a aplicação e interpretação das normas de Direito do Trabalho;

- Compreender a aplicação e interpretação das normas de Direito do Trabalho; 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 4 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO I NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Introdução ao Direito do Trabalho.

Leia mais

SISTEMA DE INDENIZAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO (FGTS) DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Indenização do tempo de serviço. Conteúdo Programático desta aula

SISTEMA DE INDENIZAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO (FGTS) DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Indenização do tempo de serviço. Conteúdo Programático desta aula Aula 9 Indenização do tempo de serviço Conteúdo Programático desta aula Indenização por tempo de serviço: conceito, fundamentos jurídicos e evolução histórica. O sistema do FGTS: evolução histórica; natureza

Leia mais

HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO CONTRATUAL DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Homologação da terminação do. Maria Inês Gerardo

HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO CONTRATUAL DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Homologação da terminação do. Maria Inês Gerardo Aula 9 Homologação da terminação do contrato de trabalho Maria Inês Gerardo www.mariainesgerardo.com.br Facebook: Maria Inês Gerardo Conteúdo Programático desta aula Homologação da terminação do contrato

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE PARANAGUÁ PR

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE PARANAGUÁ PR EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE PARANAGUÁ PR JOÃO DA SILVA, brasileiro, casado, auxiliar de produção, portador da Cédula de Identidade RG nº, inscrito no CPF sob nº, portador da

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Aviso Prévio Misto

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Aviso Prévio Misto Aviso Prévio Misto 01/12/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 4 5. Informações Complementares... 5 6.

Leia mais

DECRETO , DE 13 DE MARÇO DE 1974

DECRETO , DE 13 DE MARÇO DE 1974 DECRETO 73.841, DE 13 DE MARÇO DE 1974 Regulamenta a Lei 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário. O Presidente da República, no uso da atribuição que lhe confere o art. 81,

Leia mais

A falta do trabalhador ao serviço enseja o desconto do dia respectivo em sua remuneração, salvo se a falta for considerada justificada.

A falta do trabalhador ao serviço enseja o desconto do dia respectivo em sua remuneração, salvo se a falta for considerada justificada. As faltas não justificadas por lei não dão direito a salários e demais conseqüências legais, e podem resultar em falta leve ou grave, conforme as circunstâncias ou repetição; mas podem ter justificativa

Leia mais

Direito Trabalhista 1

Direito Trabalhista 1 Direito Trabalhista 1 Dispensa indireta. Dano Moral. Outras modalidades de extinção do contrato de trabalho A despedida indireta Considera-se despedida indireta a falta grave praticada pelo empregador

Leia mais

Ementa aulas dia 27 de abril de 2015 ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL

Ementa aulas dia 27 de abril de 2015 ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL Ementa aulas dia 27 de abril de 2015 ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL Professor: Pós-Doutor Marco Antônio César Villatore (Titular do Doutorado em Direito

Leia mais

MÉRITO DO CONTRATO DE TRABALHO

MÉRITO DO CONTRATO DE TRABALHO PEÇA TREINO JOÃO CIDADÃO distribuiu, em 07/03/2014, Reclamação Trabalhista em face de seu empregador EMPRESA VIGILÂNCIA TOTAL LTDA e do tomador de serviços, BANCO FATURANDO S/A. Alegou, em síntese, que

Leia mais

INDENIZAÇÃO ADICIONAL - DEVIDA NA DESPEDIDA ANTES DA DATA-BASE

INDENIZAÇÃO ADICIONAL - DEVIDA NA DESPEDIDA ANTES DA DATA-BASE INDENIZAÇÃO ADICIONAL - DEVIDA NA DESPEDIDA ANTES DA DATA-BASE A Lei 6.708/79 e a Lei 7.238/84, ambas no artigo 9º, determinam uma Indenização Adicional, equivalente a um salário mensal, no caso de dispensa

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica A NATUREZA REMUNERATÓRIA DA VERBA PAGA AO EMPREGADO NOS QUINZE PRIMEIROS DIAS DE FRUIÇÃO DO DIREITO A AUXÍLIO-DOENÇA INCIDÊNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES DEVIDAS AO SESC E AO

Leia mais

Jornada de trabalho.

Jornada de trabalho. Jornada de trabalho. 1. Conceito: é uma medida de tempo no qual se inclui o labor diário. a) 1ª concepção: teoria do tempo efetivamente trabalhado, sendo o período do dia em que o empregado efetivamente

Leia mais

Orientações Consultoria De Segmentos Salário Complessivo

Orientações Consultoria De Segmentos Salário Complessivo 30/04/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 4 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares... 5 6. Referências... 5 7.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 5º Semestre DISCIPLINA: Direito Individual do Trabalho CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas/aula I EMENTA Fundamentos históricos

Leia mais

PRESCRIÇÃO TRABALHISTA E A PROBLEMÁTICA DO AVISO-PRÉVIO INDENIZADO

PRESCRIÇÃO TRABALHISTA E A PROBLEMÁTICA DO AVISO-PRÉVIO INDENIZADO PRESCRIÇÃO TRABALHISTA E A PROBLEMÁTICA DO AVISO-PRÉVIO INDENIZADO Geandre Bucair Santos 1 A Constituição Federal/88, em seu artigo 7º, inciso XXIX, determina o prazo prescricional para que o empregado

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Fontes e princípios do Direito do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Fontes e princípios do Direito do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Fontes e princípios do Direito do Trabalho Prof. Hermes Cramacon 1. Fontes materiais - norma ainda não positivada. Momento pré-jurídico. Correntes de pensamento econômico, jurídico,

Leia mais

Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 17

Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 17 Coleção Sinopses para Concursos... 15 Guia de leitura da Coleção... 17 Capítulo 1 FONTES DO DIREITO DO TRABALHO... 19 1. Conceito... 19 2. Classificação... 19 2.1. Fontes materiais... 19 2.2. Fontes formais...

Leia mais

TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA... (NR)... Art. 223-G...

TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA... (NR)... Art. 223-G... TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA Jornada 12 x 36: Art. 59-A. Em exceção ao disposto no art. 59 desta Consolidação e em legislação específica, é facultado

Leia mais

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Ética e Legislação Profissional Assunto: Legislação Trabalhista/Construção Civil Prof.

Leia mais

REGIMES DE COMPENSAÇÃO DE HORÁRIO DE TRABALHO

REGIMES DE COMPENSAÇÃO DE HORÁRIO DE TRABALHO REGIMES DE COMPENSAÇÃO DE HORÁRIO DE TRABALHO 1 1. EMENTA - Parecer sintético sobre COMPENSAÇÃO DE HORÁRIO DE TRABALHO abrangendo aspectos gerais dos regimes de "BANCO DE HORAS", "SEMANA INGLESA" e "SEMANA

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Curso 503 Direito Diurno Disciplina

Leia mais

DISPENSA POR JUSTA CAUSA: DA LEGALIDADE E DA PROPORCIONALIDADE

DISPENSA POR JUSTA CAUSA: DA LEGALIDADE E DA PROPORCIONALIDADE 1 DISPENSA POR JUSTA CAUSA: DA LEGALIDADE E DA PROPORCIONALIDADE RAMOS, K. C. M. Resumo: A demissão do obreiro por justa causa ocorre com bastante frequência no meio ambiente do trabalho, ensejando a posterior

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO Material de Estudo Legislação: art. 2º, 3º, 6º e 7º, 62, 428-433 da CLT; 7º, XXXII e parágrafo único, da CRFB/88; Lei n.º 5.859/1972

Leia mais

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA Definição a) Prescrição perda da exigibilidade judicial de um direito (pretensão), em consequência de não ter sido exigido pelo credor ao devedor durante certo lapso de tempo art.

Leia mais

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM Aldair procurou assistência de profissional da advocacia, relatando que fora contratado, em 1º/10/2010, para trabalhar como frentista no Posto Régis e Irmãos, em Camboriú SC, e imotivadamente demitido,

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL O(A) examinando(a) deverá apresentar uma ação de consignação em pagamento endereçada ao juiz do trabalho. Como fundamento, deverá argumentar a rescisão por abandono de emprego, invocando

Leia mais

Orientações Consultoria De Segmentos Licença Não Remunerada

Orientações Consultoria De Segmentos Licença Não Remunerada 11/04/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 3.1 Solicitado pelo Empregado... 4 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares...

Leia mais

A RECEITA FEDERAL VAI TORNAR OBRIGATÓRIA, A PARTIR DO ANO QUE VEM, A UTILIZAÇÃO DO ESOCIAL POR TODAS AS EMPRESAS.

A RECEITA FEDERAL VAI TORNAR OBRIGATÓRIA, A PARTIR DO ANO QUE VEM, A UTILIZAÇÃO DO ESOCIAL POR TODAS AS EMPRESAS. C 19 de junho de 2017. lipping Jurídico A RECEITA FEDERAL VAI TORNAR OBRIGATÓRIA, A PARTIR DO ANO QUE VEM, A UTILIZAÇÃO DO ESOCIAL POR TODAS AS EMPRESAS. O sistema vai seguir o mesmo modelo do esocial

Leia mais

RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Homologação Necessidade de assistência pelo sindicato ou Ministério do Trabalho no pedido de demissão de empregados com mais de um ano de serviço. Necessidade de homologação

Leia mais