DIREITO DO TRABALHO ESTABILIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO DO TRABALHO ESTABILIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES"

Transcrição

1 DIREITO DO TRABALHO ESTABILIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES

2 Nas palavras do saudoso mestre Valentin Carrion: Estabilidade é o direito de não ser despedido, senão em razão da prática de ato que tenha violado o contrato. A estabilidade real é a absoluta, a que resulta em reintegração do trabalhador e não se substitui por indenização, nem se quer com sua concordância.obra citada ao final Excelentíssimo Sergio Pinto Martins define: Estabilidade é o direito do empregado de continuar no emprego, mesmo à revelia do empregador, desde que inexista uma causa objetiva a determinar sua despedida. Prof. Amauri Mascaro Nascimento destaca: É o direito do trabalhador de permanecer no emprego, mesmo contra a vontade do empregador, enquanto existir uma causa relevante expressa em lei e que permita a sua dispensa. É o direito ao emprego. Estabilidade enquadra-se numa situação que se encontra em dois grupos: A estabilidade econômica trata diretamente dos fins pecuniários que o empregado precisa para se manter, garantindo assim sua sustentação. Já a estabilidade jurídica é aquela potestativa que se relaciona com a dispensa arbitrária do empregado. Na estabilidade encontra-se um complexo de medidas que visam atender aspectos na sociedade e pessoais do empregado, aquele, por exemplo, o direcionamento para o trabalhador conseguir nova ou primeira colocação no emprego, já a última a manutenção do emprego conseguido. Na legislação trabalhista a estabilidade aparece em vários momentos, cada um é revestido de peculiaridades próprias, onde sua manutenção deve ser feita continuamente, sob conseqüência de ver violado um precedente legal e por fim ser penalizado. CAUSAS DE ESTABILIDADE GESTAÇÃO: A empregada gestante, desde a confirmação da gravidez até 5 (cinco) meses após o parto" tem estabilidade das dispensas arbitrárias ou sem justa causa. Artigo 10º inciso II alínea b dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias.

3 Ocorrência no Contrato Determinado: O contrato determinado é uma forma de contrato com prazo pré- fixado para o seu término, onde as partes têm ciência do prazo. Ocorre que, se uma mulher ficar gestante na duração desse prazo e em razão da estabilidade provisória surgida durante a vigência do contrato determinado, discute-se se o prazo é mantido ou o contrato passa a sofrer com o fenômeno da interrupção, e dessa forma o prazo é dilatado. A figura do contrato determinado caracteriza-se numa forma de contratação com tempo previamente definido, as partes sabem, em primeira mão, o que pode acontecer durante o lapso do contrato, mas não após a conclusão do prazo. Por conseqüência, fatos surgidos durante o período do contrato determinado devem ser avaliados por dois prismas e se este estará num processo de suspensão ou interrupção, causas que podem modificar o período do prazo. A gestação é um fato perfeitamente possível de ocorrer no lapso de tempo do contrato determinado, porém este fato não interrompe a contagem do prazo firmado entre as partes, o qual é contínuo, e o fato não é suficiente para isso, pois não se trata de suspensão ou interrupção previstas em lei, sendo que a gestação permite a conclusão do prazo. Sua natureza não tem condições de desconfigurar o compromisso assumido, pois o empregador admite, planeja sua situação econômica e organizacional, assumindo os riscos de suas atividades, dentro do parâmetro da lei, razão pela qual não pode assumir o ônus de manter em seu seio fato alheio ao seu interesse. Razão é, que a previsão legal da estabilidade provisória é contra ato do empregador que usa da dispensa arbitrária ou sem justa causa, o que não ocorre nos contratos determinados que definem início e fim. A doutrina e a jurisprudência têm discutido a questão, e se manifestam de forma divergente, porém se destaca a desconfiguração da manutenção da estabilidade provisória no fim do prazo do contrato determinado. Gestante. Contrato de Experiência. Estabilidade provisória não assegura Orientação Jurisprudencial da SDI 196 TST.

4 Contrato de experiência. Não faz jus a empregada gestante à estabilidade quando celebra contrato por prazo determinado. (TST, RR /95.6, Candeia de Souza, Ac. 2ª T /96). TST na súmula 244 inciso III dispõe: Não há direito da empregada gestante à estabilidade provisória na hipótese de admissão mediante contrato de experiência, visto que a extinção da relação de emprego, em face do término do prazo, não constitui dispensa arbitrária ou sem justa causa. Exemplo: Se uma empregada com contrato de experiência por 90 (noventa) dias, confirmando ou não ao empregador sua gravidez no 60º (sexagésimo) dia, não terá estabilidade provisória se no último dia do prazo do contrato não houver interesse de uma das partes em continuar. Atenção! Diferente da situação mencionada é se durante o prazo do contrato determinado, o empregador resolve, antecipadamente, romper o contrato; e tendo sido confirmado o estado gravídico da empregada, se esta tem estabilidade provisória. O contrato determinado que se rompe antes do prazo, configura-se numa natureza arbitrária e reveste-se das conseqüências da dispensa sem justa causa. Se de fato isso ocorre, é aplicável a tutela legal prevista no artigo 10º da ADCT inciso II alínea b, e conseqüentemente tem direito à estabilidade provisória. Ocorre que se o fato assim se verifica, é importante entender se a garantia então é até o 5º (quinto) mês após o parto ou somente no prazo do contrato determinado. A garantia do emprego não muda o compromisso firmado entre as partes; ou seja, não transformará o contrato em prazo indeterminado, ocorrendo dispensa antes do término do prazo, a garantia se estende até o término, sem que haja alteração do compromisso firmado. Não cabe indenização em rescisão contratual, pois a lei não permite transacionar a garantia, dessa forma deverá a empregada permanecer no emprego até o último dia do prazo contratual. Ocorrência no Contrato Indeterminado: É na relação do contrato a prazo indeterminado que temos o verdadeiro sentido da estabilidade para empregada gestante, a dispensa arbitrária ou sem justa causa tem nesse tipo de contrato a expressão mais acentuada, e assim garante que após a confirmação da gravidez até 5 (cinco) meses após o parto tem estabilidade. Deve-se observar que a lei não faz menção quanto à prova da gravidez, mas que apenas ela deve ser confirmada; ou seja, declarada expressamente pela empregada, sob as penas da lei; ou como é mais comum, com a apresentação do atestado médico. Em nenhuma hipótese se configura o direito do empregador, em razão de suspeita de gravidez, exigir que a empregada faça exame específico a fim de apurar tal suspeita. Essa conduta é considerada crime com pena de 1 (um) a 2 (dois) anos e multa. Art. 2º da Lei 9.029/95

5 Aviso Prévio: O momento do rompimento do contrato de trabalho deve ser seguido do comunicado aviso prévio, assim preceitua o art. 487 da CLT. A questão é se o período de aviso prévio permite que a empregada usufrua da estabilidade se restar provada que a mesma estava grávida, independente do aviso ser trabalhado ou indenizado. Há entendimentos diversos, restando analisá-los. Com a reformulação do 6º artigo 487 da CLT, alguns juristas entendem existir uma extensão ao direito da empregada, pois integra a duração do aviso prévio em seu tempo de serviço e para todos os efeitos legais, não é possível deixar de interpretar que a garantia de emprego é um efeito legal, se legais também a estabilidade aqui está contemplada, como caracteriza Sergio Pinto Martins: Provando a empregada gestante que, durante o aviso prévio, se encontrava grávida, mesmo recebendo aviso prévio indenizado, fará jus à garantia de emprego, em razão de que o contrato de trabalho só termina no último dia do aviso prévio indenizado obra citada ao final. Mas também encontramos julgados que formalizam o aviso prévio indenizado ou trabalhado como um termo que passou a definir aquele contrato que estava na condição de prazo indeterminado, esse termo delimitou as características do contrato, passando o mesmo ter data de início e fim determinada, onde os direitos legais desse período são limitados, não devendo gerar estabilidade além da data limite. Esse tem sido o entendimento jurisprudencial, o qual tem consolidado no precedente normativo SDI 41. Estabilidade. Aquisição no Período do Aviso Prévio. Não-Reconhecida. Acórdão : Turma: 01 Data Julg.: 07/04/1997 Data Pub.: 23/04/1997 Processo : Relator: BRAZ JOSE MOLLICA AVISO PRÉVIO INDENIZADO. PROJEÇÃO. O AVISO PRÉVIO INDENIZA DO PROJETA FICTICIAMENTE A RELAÇÃO EMPREGATÍCIA ATÉ O FIM DO INTERREGNO LEGAL TÃO- SOMENTE PARA DAR AO EMPREGADO DIREITOS À PERCEPÇÃO DE CRÉDITOS PECUNIÁRIOS COMO SE REGULARMENTE ESTIVESSE TRABALHANDO, NÃO SE INSERINDO NESTE CAMPO O DIREITO À ESTABILIDADE PROVISÓRIA DA GESTANTE Acórdão : Turma: 06 Data Julg.: 16/07/2002 Data Pub.: 26/07/2002 Processo : Relator: RAFAEL E. PUGLIESE RIBEIRO Estabilidade gestante. Confirmação da gravidez. Aviso prévio. O aviso prévio tem função de estabelecer termo certo ao contrato sem termo. A impossibilidade da estabilidade no curso do aviso tem sido considerada pela jurisprudência uniforme do TST, como se infere do Precedente 41 da SDI: "Estabilidade. Aquisição no período do aviso prévio. Não reconhecida."

6 Acórdão : Turma: 03 Data Julg.: 19/02/2002 Data Pub.: 05/03/2002 Processo : Relator: SÉRGIO PINTO MARTINS Garantia de emprego da gestante. Comprovação após o aviso prévio. Inexistiu dispensa arbitrária com o objetivo de obstar o direito à garantia de emprego da gestante. A reclamante somente soube da gravidez muito mais de 30 dias depois do aviso prévio. Dessa forma, não se aplica ao caso dos autos a alínea b, do inciso II do artigo 10 do ADCT. Indevida a garantia de emprego. A aviso prévio limita a relação contratual entre empregador e empregado, essa limitação só pode sofrer suspensão, quando há impossibilidade de cumprir, caso contrário, o termo final não transmudará em razão da condição gravídica da empregada, podendo rescindir o contrato na data final do aviso, se provar que o início da gravidez se deu na constância do aviso; se o início da gestação foi antes do início do aviso e só houve prova durante o aviso, a garantia de emprego prevalece. A questão não é passiva, embora haja tendência em não manter a estabilidade. ABORTO INVOLUNTÁRIO - ESTABILIDADE Tribunal Superior do Trabalho tem entendido que ocorrendo aborto involuntário a estabilidade fica prejudicada. Tal entendimento se fundamenta no fato da Constituição garantir a proteção da maternidade e da infância através da estabilidade, em ocorrendo o aborto espontâneo a empregada gozo apenas de duas semanas de repouso, nos termos do art. 395 da CLT.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO ESTABILIDADES NO EMPREGO *Estabilidade x garantia de emprego - segundo Vólia Bonfim, a estabilidade é uma espécie do gênero garantia de emprego. Nesse sentido, todas as formas de se estimular o emprego,

Leia mais

ESTABILIDADE DO EMPREGO X ESTABILIDADE NO EMPREGO

ESTABILIDADE DO EMPREGO X ESTABILIDADE NO EMPREGO ESTABILIDADES ESTABILIDADE DO EMPREGO X ESTABILIDADE NO EMPREGO ESTABILIDADE DO EMPREGO: é a estabilidade no sentido econômico, que se refere a uma política geral que se caracteriza pelo conjunto de medidas

Leia mais

Estabilidade e. Direito do Trabalho. Garantias Provisórias do Emprego

Estabilidade e. Direito do Trabalho. Garantias Provisórias do Emprego Estabilidade e Direito do Trabalho Garantias Provisórias do Emprego Estabilidade Trata-se de estabilidade provisória que confere garantia temporária ao emprego. É a permanência obrigatória do empregado

Leia mais

Vistos, relatados e discutidos estes autos de Recurso de Revista n.º TST-RR , em que é Recorrente e Recorrida.

Vistos, relatados e discutidos estes autos de Recurso de Revista n.º TST-RR , em que é Recorrente e Recorrida. Justiça do Trabalho Tribunal A C Ó R D Ã O (4.ª Turma) GMMAC/r5/awf/eo/l PROCESSO Nº TST-RR-11362-98.2016.5.03.0011 RECURSO DE REVISTA. RITO SUMARÍSSIMO. ESTABILIDADE DA GESTANTE. DESCONHECIMENTO DO ESTADO

Leia mais

ESTABILIDADE PROVISÓRIA Prof. Me. Adeilson Freitas

ESTABILIDADE PROVISÓRIA Prof. Me. Adeilson Freitas ESTABILIDADE PROVISÓRIA Prof. Me. Adeilson Freitas www.adeilsonfreitas.adv.br contato@adeilsonfreitas.adv.br INTRODUÇÃO CONCEITO: Estabilidade no emprego é garantia que o empregado tem de não ser despedido

Leia mais

A ESTABILIDADE DA APRENDIZ GESTANTE E

A ESTABILIDADE DA APRENDIZ GESTANTE E Matheus Florencio Rodrigues OAB/PR nº. 61.587 Assessor Jurídico www.inamare.org.br Fone: (44) 3026-4233 A ESTABILIDADE DA APRENDIZ GESTANTE E SEUS REFLEXOS NO CONTRATO DE APRENDIZAGEM Para Recordar...

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO AVISO PRÉVIO. Parte 2. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO AVISO PRÉVIO. Parte 2. Prof ª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO AVISO PRÉVIO Parte 2 Prof ª. Eliane Conde O aviso prévio indenizado ou não, projeta a extinção do contrato de trabalho para o término deste (artigo 487, 1º da CLT), devendo ser anotado

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II AVISO PRÉVIO

DIREITO DO TRABALHO II AVISO PRÉVIO DIREITO DO TRABALHO II AVISO PRÉVIO CLT ART. 487 PRÉVIO Art. 487 - Não havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato deverá avisar a outra da sua resolução com a

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO Gab Des Jorge Fernando Gonçalves da Fonte Avenida Presidente Antonio Carlos 251 10o andar - Gabinete 17 Castelo RIO

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (8ª Turma) GMMCP/aj/ac

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (8ª Turma) GMMCP/aj/ac Justiça do Trabalho Tribunal A C Ó R D Ã O (8ª Turma) GMMCP/aj/ac RECURSO DE REVISTA INTERPOSTO SOB A ÉGIDE DA LEI Nº 13.467/2017 ESTABILIDADE PROVISÓRIA GESTANTE AJUÍZAMENTO DA RECLAMAÇÃO TRABALHISTA

Leia mais

O eg. Tribunal Regional negou provimento ao Recurso Ordinário da Reclamante, ao fundamento de que não tem direito à

O eg. Tribunal Regional negou provimento ao Recurso Ordinário da Reclamante, ao fundamento de que não tem direito à A C Ó R D Ã O 6ª Turma GDCCAS/kl RECURSO DE REVISTA. LEI 13.467/2017. ESTABILIDADE PROVISÓRIA. GESTANTE. CONTRATO POR TEMPO DETERMINADO. APRENDIZAGEM. TRANSCENDÊNCIA. O processamento do recurso de revista

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO Acórdão 1a Turma ESTABILIDADE PROVISÓRIA DE GESTANTE. O fato de a empregada somente ter ciência de seu estado gravídico após a terminação contratual, não afasta o seu direito à estabilidade provisória

Leia mais

O TRT da 13ª Região, por meio do acórdão de fls. 427/432, negou provimento ao recurso ordinário interposto pelo

O TRT da 13ª Região, por meio do acórdão de fls. 427/432, negou provimento ao recurso ordinário interposto pelo Justiça do Trabalho Tribunal A C Ó R D Ã O (5ª Turma) GMABL/pmno RECURSO DE REVISTA INTERPOSTO SOB A ÉGIDE DA LEI Nº 13015/2014. EMPREGADO ELEITO MEMBRO DA CIPA. ESTABILIDADE PROVISÓRIA. CONTRATO DE EXPERIÊNCIA.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO ACÓRDÃO 9ª Turma ESTABILIDADE GESTANTE. PRAZO PARA AJUIZAMENTO DA AÇÃO. Segundo dispõe o art. 7º, XXIX da CF/88, é direito do trabalhador propor ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho,

Leia mais

ESTABILIDADE E GARANTIA DE EMPREGO DIREITO DO TRABALHO II. - Aula 3 Estabilidade x Garantia de Emprego. Conteúdo Programático desta aula

ESTABILIDADE E GARANTIA DE EMPREGO DIREITO DO TRABALHO II. - Aula 3 Estabilidade x Garantia de Emprego. Conteúdo Programático desta aula - Aula 3 Estabilidade x Garantia de Emprego Conteúdo Programático desta aula Estabilidade: Conceito. - Estabilidade x Garantia de Emprego - Reintegração x Readmissão; - Hipóteses de estabilidade: decenal,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II. - Aula 3 Estabilidade x Garantia de Emprego - DECENAL - GESTANTE E ACIDENTADO. Conteúdo Programático desta aula

DIREITO DO TRABALHO II. - Aula 3 Estabilidade x Garantia de Emprego - DECENAL - GESTANTE E ACIDENTADO. Conteúdo Programático desta aula - Aula 3 Estabilidade x Garantia de Emprego - DECENAL - GESTANTE E ACIDENTADO Conteúdo Programático desta aula Estabilidade: Conceito. - Estabilidade x Garantia de Emprego - Reintegração x Readmissão;

Leia mais

A empregada doméstica gestante tem estabilidade no emprego? Súmula nº 244 do TST - GESTANTE. ESTABILIDADE PROVISÓRIA.

A empregada doméstica gestante tem estabilidade no emprego? Súmula nº 244 do TST - GESTANTE. ESTABILIDADE PROVISÓRIA. A empregada doméstica gestante tem estabilidade no emprego? Sim, a Lei Complementar nº 150/2015 garante a empregada doméstica gestante a estabilidade no emprego desde a confirmação da gravidez até 5 (cinco)

Leia mais

PARECER Nº, DE RELATORA: Senadora LÍDICE DA MATA I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE RELATORA: Senadora LÍDICE DA MATA I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2013 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 61, de 2013, do Senador GIM, que dispõe sobre a estabilidade provisória da empregada

Leia mais

AVISO PRÉVIO. O AVISO PRÉVIO é um DEVER daquele que quer o encerramento do vínculo e um DIREITO daquele a quem é feita a comunicação.

AVISO PRÉVIO. O AVISO PRÉVIO é um DEVER daquele que quer o encerramento do vínculo e um DIREITO daquele a quem é feita a comunicação. AVISO PRÉVIO É a comunicação que uma parte faz à outra, no sentido de que pretende findar o contrato de trabalho. Partindo do empregador, a finalidade do AVISO PRÉVIO é possibilitar que o empregado procure

Leia mais

ESTABILIDADES TRABALHISTAS

ESTABILIDADES TRABALHISTAS ESTABILIDADES TRABALHISTAS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. ORIGENS E DEFINIÇÕES... 4 2. CLASSIFICAÇÃO...6 Estabilidade Absoluta ou definitiva:...6 Estabilidade Relativa, Provisória ou Temporária...6 3.

Leia mais

GESTANTE. AVISO PRÉVIO INDENIZADO. PROJEÇÃO. GARANTIA DE EMPREGO.

GESTANTE. AVISO PRÉVIO INDENIZADO. PROJEÇÃO. GARANTIA DE EMPREGO. GESTANTE. AVISO PRÉVIO INDENIZADO. PROJEÇÃO. GARANTIA DE EMPREGO. Irrelevante se a Autora não tinha ciência de sua gravidez no momento da rescisão, se o empregador não tinha conhecimento do estado gravídico

Leia mais

desprovido. (TST AIRR Rel. Min. Luiz Philippe Vieira de Mello Filho DJe p. 3045)

desprovido. (TST AIRR Rel. Min. Luiz Philippe Vieira de Mello Filho DJe p. 3045) AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA ESTABILIDADE DA GESTANTE EMPREGADA DOMÉSTICA Restando claro das razões do Agravo de Instrumento a existência de contrariedade aos ditames da Súmula nº 244, I

Leia mais

Como proceder nos contratos por prazo O que é estabilidade provisória? determinado?

Como proceder nos contratos por prazo O que é estabilidade provisória? determinado? O que é estabilidade provisória? É o período em que o empregado tem seu emprego garantido, não podendo ser dispensado por vontade do empregador, salvo por justa causa ou força maior. Encontram-se previstas

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego. Estabilidade e garantias provisórias no emprego. Prof.

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego. Estabilidade e garantias provisórias no emprego. Prof. DIREITO DO TRABALHO Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Estabilidade e garantias provisórias no emprego Prof. Cláudio Freitas - Estabilidade (definitiva) x garantia provisória no emprego.

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Trabalho doméstico. Parte IV. Prof. CláudioFreitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Trabalho doméstico. Parte IV. Prof. CláudioFreitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte IV Prof. CláudioFreitas - Vale transporte, pagamento de RSR, 13º salário e subsidiariedade Trabalho doméstico Art. 19. Observadas as

Leia mais

TERMINAÇÃO CONTR. E PROTEÇÃO EM FACE DA DISPENSA 1

TERMINAÇÃO CONTR. E PROTEÇÃO EM FACE DA DISPENSA 1 Aula 7: Estabilidade e Garantias de Emprego... 2 Introdução... 2 Conteúdo... 3 Estabilidade e garantia do emprego... 3 Atividade proposta... 3 Estabilidade e garantia de emprego... 4 Aprenda Mais... 6

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO 9 RESPOSTAS

ESTUDO DIRIGIDO 9 RESPOSTAS ESTUDO DIRIGIDO 9 RESPOSTAS 1. Garantias no Emprego 1.1. As duas figuras são extremamente próximas, já que ambas restringem as alternativas de extinção do contrato de trabalho. Não obstante a forte proximidade

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (5ª Turma) GMCB/ean

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (5ª Turma) GMCB/ean A C Ó R D Ã O (5ª Turma) GMCB/ean RECURSO DE REVISTA. RITO SUMARÍSSIMO. GARANTIA CONSTITUCIONAL DE ESTABILIDADE PROVISÓRIA DA GESTANTE. PROTEÇÃO DA MATERNIDADE E DO NASCITURO. DEMORA NO AJUIZAMENTO DA

Leia mais

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Palestrante: Estabilidade gestante Estabilidade Acidentária Jornada 12 x 36 Períodos de Intervalo Insalubridade Prof. Cristiano Magalhães 1

Leia mais

Relatório - Plano de Aula 28/01/ :34

Relatório - Plano de Aula 28/01/ :34 Página: 1/9 Disciplina: CCJ0101 - TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Semana Aula: 4 Direito do Trabalho e Processual do Trabalho (Aula 3/5) Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de: DESCRIÇÃO DO PLANO DE

Leia mais

ESTABILIDADE PROVISÓRIA

ESTABILIDADE PROVISÓRIA ESTABILIDADE PROVISÓRIA Estabilidade provisória é o período em que o empregado tem seu emprego garantido, não podendo ser dispensado por vontade do empregador, salvo por justa causa ou força maior. ESTABILIDADES

Leia mais

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS... 5 APRESENTAÇÃO VERBAS DEVIDAS NO TÉRMINO DO CONTRATO...11

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS... 5 APRESENTAÇÃO VERBAS DEVIDAS NO TÉRMINO DO CONTRATO...11 SUMÁRIO AGRADECIMENTOS...5 APRESENTAÇÃO....7 1. VERBAS DEVIDAS NO TÉRMINO DO CONTRATO... 11 1.1. DESPEDIDA SEM JUSTA CAUSA...11 1.2. DESPEDIDA COM JUSTA CAUSA...11 1.3. TÉRMINO DO CONTRATO A TERMO (PRAZO

Leia mais

ESTABILIDADE E FGTS. Direito do Trabalho II Prof. MsC. Roseniura Santos. Estabilidade Provisória

ESTABILIDADE E FGTS. Direito do Trabalho II Prof. MsC. Roseniura Santos. Estabilidade Provisória ESTABILIDADE E FGTS Direito do Trabalho II Prof. MsC. Roseniura Santos Estabilidade Provisória É A GARANTIA PROVISÓRIA do emprego que protege o empregado contra dispensa arbitrária ou sem justa causa,

Leia mais

DIREITO TRABALHO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA PROFESSORA EVELIN POYARES

DIREITO TRABALHO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA PROFESSORA EVELIN POYARES DIREITO TRABALHO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA PROFESSORA EVELIN POYARES Análise de Tema: Contrato de Experiência O contrato de experiência tem por objetivo dar condições de mútuo conhecimento. Neste período

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Dicas para a Prova Direito do Trabalho Prof. Rogério Renzetti Direito do Trabalho DICAS FINAIS DIREITO DO TRABALHO TRT 7ª REGIÃO DICA 1 Experiência prévia (art.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO IDENTIFICAÇÃO PROCESSO PJE Nº 1000705-76.2017.5.02.0010 RECURSO ORDINÁRIO ORIGEM: 10ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO RECORRENTE:

Leia mais

AVISO-PRÉVIO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO - LEI Nº /2011 IMPLICAÇÕES TRABALHISTAS

AVISO-PRÉVIO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO - LEI Nº /2011 IMPLICAÇÕES TRABALHISTAS AVISO-PRÉVIO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO - LEI Nº. 12.506/2011 IMPLICAÇÕES TRABALHISTAS O Governo Federal sancionou a Lei nº. 12.506/2011 para determinar que o aviso-prévio, de que trata o Capítulo

Leia mais

Preparando você para o sucesso! ESTABILIDADES E GARANTIAS PROVISÓRIAS NO EMPREGO

Preparando você para o sucesso! ESTABILIDADES E GARANTIAS PROVISÓRIAS NO EMPREGO www.fagnersandes.com.br Preparando você para o sucesso! ESTABILIDADES E GARANTIAS PROVISÓRIAS NO EMPREGO Inicialmente, cabe registrar, que estabilidade é o direito do empregado de permanecer no emprego

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO AVISO PRÉVIO Aviso a ser concedido com antecedência mínima de 30 dias em relação à data de extinção do contrato de trabalho (aviso prévio trabalhado), sob pena de ser devida indenização do período correspondente

Leia mais

GUIA SOBRE ESTABILIDADES NO EMPREGO: ENTENDA QUAIS SÃO E COMO FUNCIONAM

GUIA SOBRE ESTABILIDADES NO EMPREGO: ENTENDA QUAIS SÃO E COMO FUNCIONAM GUIA SOBRE ESTABILIDADES NO EMPREGO: ENTENDA QUAIS SÃO E COMO FUNCIONAM INTRODUÇÃO 3 O QUE É ESTABILIDADE? 5 ESTABILIDADE DEFINITIVA 7 ESTABILIDADE PROVISÓRIA 9 A ESTABILIDADE E AS MULTAS PELO NÃO CUMPRIMENTO

Leia mais

Sustenta a agravante que o recurso de revista atendia aos pressupostos de cabimento, fls

Sustenta a agravante que o recurso de revista atendia aos pressupostos de cabimento, fls A C Ó R D Ã O 1ª Turma VMF/lm/mx/hz/drs RECURSO DE REVISTA - GESTANTE - ESTABILIDADE PROVISÓRIA - CONTRATO DE EXPERIÊNCIA. Estabelece o art. 10, II, "b", do ADCT/88 que é vedada a dispensa arbitrária ou

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Professora: Dulcinéia

DIREITO DO TRABALHO. Professora: Dulcinéia DIREITO DO TRABALHO Professora: Dulcinéia CONTRATO DE TRABALHO Por prazo Indeterminado: Art. 452 CLT - Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 6 (seis) meses, a outro

Leia mais

SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO FUNDAMENTOS Como um dos princípios do Direito do Trabalho, a continuidade da relação de emprego reflete-se no ordenamento jurídico, entre outros, por meio

Leia mais

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA 1 Contrato de trabalho é o negócio jurídico entre uma pessoa física (empregado) e outra pessoa física ou jurídica (empregador) sobre condições de trabalho, em que se busca a execução de uma atividade e

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 4ª Turma GDCCAS/CHG/csn

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 4ª Turma GDCCAS/CHG/csn Justiça do Trabalho Tribunal A C Ó R D Ã O 4ª Turma GDCCAS/CHG/csn RECURSO DE REVISTA. ACÓRDÃO REGIONAL PUBLICADO NA VIGÊNCIA DA LEI Nº 13.015/2014. ESTABILIDADE DA GESTANTE. NATIMORTO. I. O art. 10, II,

Leia mais

Resumo Aula-tema 03: Admissão de Empregado. Alteração nas Condições de Trabalho. Suspensão e Interrupção do Contrato.

Resumo Aula-tema 03: Admissão de Empregado. Alteração nas Condições de Trabalho. Suspensão e Interrupção do Contrato. Resumo Aula-tema 03: Admissão de Empregado. Alteração nas Condições de Trabalho. Suspensão e Interrupção do Contrato. Os temas centrais desta aula são: o início de uma relação de emprego, as possíveis

Leia mais

TEMA: ESTABILIDADES 1 ESTABILIDADE DA GESTANTE SUM 244 GESTANTE. ESTABILIDADE PROVISÓRIA (incorporadas as Orientações Jurisprudenciais nºs 88 e 196 da SBDI 1) Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005 I O

Leia mais

Disciplina: Direito e Processo do Trabalho 3º Semestre Professor Donizete Aparecido Gaeta Resumo de Aula. 16º Ponto Estabilidade

Disciplina: Direito e Processo do Trabalho 3º Semestre Professor Donizete Aparecido Gaeta Resumo de Aula. 16º Ponto Estabilidade 1. Conceito. 2. Classificação da estabilidade. 3. Tipos de estabilidade: Tempo de serviço. Dirigente sindical. Membro da CIPA. Gestante. Acidentado. Membro do FGTS. Diretor de cooperativa. Membro da Comissão

Leia mais

TEMA: PROTEÇÃO AO TRABALHO DA MULHER ARTIGOS: 372 AO 401, DA CLT

TEMA: PROTEÇÃO AO TRABALHO DA MULHER ARTIGOS: 372 AO 401, DA CLT TEMA: PROTEÇÃO AO TRABALHO DA MULHER ARTIGOS: 372 AO 401, DA CLT PROTEÇÃO CONSTITUCIONAL ARTIGO 7º, CONSTITUIÇÃO FEDERAL: Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem

Leia mais

Não terá direito a férias o trabalhador que, no curso do período aquisitivo, incorrer nas seguintes situações:

Não terá direito a férias o trabalhador que, no curso do período aquisitivo, incorrer nas seguintes situações: DEPARTAMENTO JURÍDICO PARECER/ORIENTAÇÃO Ref.:- FÉRIAS COLETIVAS Sumário 1. Introdução 2. Das Férias Coletivas 3. Do Abono Pecuniário 4. Do Adicional de Férias 5. Da Licença Remunerada 1. Introdução Todo

Leia mais

Amamentação é um direito fundamental!

Amamentação é um direito fundamental! Amamentação é um direito fundamental! O direito ao aleitamento materno possui proteção integral, portanto é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar o seu exercício com absoluta prioridade,

Leia mais

ACÓRDÃO RO Fl. 1. DESEMBARGADORA MARIA MADALENA TELESCA Órgão Julgador: 3ª Turma

ACÓRDÃO RO Fl. 1. DESEMBARGADORA MARIA MADALENA TELESCA Órgão Julgador: 3ª Turma 0000935-93.2013.5.04.0019 RO Fl. 1 DESEMBARGADORA MARIA MADALENA TELESCA Órgão Julgador: 3ª Turma Recorrente: Recorrido: Recorrido: Origem: Prolator da Sentença: GRAZIELE GONÇALVES DE ANDRADE - Adv. Jose

Leia mais

Estabilidade e Garantias Provisórias Gilsilene Passon

Estabilidade e Garantias Provisórias Gilsilene Passon Estabilidade e Garantias Provisórias 2017 Gilsilene Passon Base Principiológica Trabalhista Princípio Protetor; Princípio da Continuidade da Relação de Emprego. Antecedentes históricos no Brasil 1º A estabilidade

Leia mais

DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II PROFESSOR: EMERSON SPIGOSSO AULA: FÉRIAS

DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II PROFESSOR: EMERSON SPIGOSSO AULA: FÉRIAS DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II PROFESSOR: EMERSON SPIGOSSO AULA: FÉRIAS CONCEITO: período do contrato de trabalho em que o empregado deixa de trabalhar para restaurar suas energias, mas aufere remuneração

Leia mais

DESPEDIDA COLETIVA: A CRISE ECONÔMICA E A NECESSIDADE DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA.

DESPEDIDA COLETIVA: A CRISE ECONÔMICA E A NECESSIDADE DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA. DESPEDIDA COLETIVA: A CRISE ECONÔMICA E A NECESSIDADE DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA. Acredito que o pior momento econômico no País já tenha passado, mas é certo que ainda permanece, para algumas empresas, a necessidade

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 7ª TURMA VMF/cv/drs

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 7ª TURMA VMF/cv/drs A C Ó R D Ã O 7ª TURMA VMF/cv/drs RECURSO DE REVISTA GESTANTE PEDIDO DE DEMISSÃO - INICIATIVA DA EMPREGADA - ESTABILIDADE PROVISÓRIA INEXISTÊNCIA. O art. 10, II, b, do ADCT protege a empregada gestante

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR371 Direito do Trabalho II

Programa Analítico de Disciplina DIR371 Direito do Trabalho II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 3 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 0 3

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO PROCESSO nº 0011017-11.2017.5.03.0040 (ROPS) RECORRENTE: LIMITADA RECORRIDO: REPRESENTANTE: RELATOR(A): PAULA OLIVEIRA CANTELLI

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS Disciplina: Direito do Trabalho II Professora: Cláudia Glênia JUR: MATERIAL APENAS PARA ROTEIRO DISCIPLINAR, NÃO DEVE SER USADO

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Trata-se de reclamação trabalhista sob o rito ordinário visto que a empresa foi fechada e seus representantes se encontram em local incerto e não sabido, à medida que o art. 825-B, II,

Leia mais

Visão do segurado e do empregador

Visão do segurado e do empregador Visão do segurado e do empregador Limbo Jurídico Previdenciário, é a nomenclatura dada à situação do segurado que não está recebendo benefício por incapacidade do INSS, e não recebe salário da empresa

Leia mais

FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO (FGTS)

FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO (FGTS) FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO (FGTS) Previsão Legal: Lei n. 5.107/66 Lei n. 8.036/90 Decreto n. 88.684/90 Conceito: Denomina-se Fundo de Garantia do Tempo de Serviço um sistema de depósitos efetuados

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 4ª Turma JOD/aas/lb/fv RECURSO DE REVISTA. ESTABILIDADE PROVISÓRIA. GESTANTE. GRAVIDEZ NO CURSO DO AVISO PRÉVIO INDENIZADO. INDENIZAÇÃO DEVIDA. ABORTO ESPONTÂNEO SUPERVENIENTE 1. A atual,

Leia mais

SISTEMA DE INDENIZAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO (FGTS) DIREITO DO TRABALHO II. Aula 2 Indenização do tempo de serviço. Conteúdo Programático desta aula

SISTEMA DE INDENIZAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO (FGTS) DIREITO DO TRABALHO II. Aula 2 Indenização do tempo de serviço. Conteúdo Programático desta aula Aula 2 Indenização do tempo de serviço Conteúdo Programático desta aula Indenização por tempo de serviço: conceito, fundamentos jurídicos e evolução histórica. O sistema do FGTS: evolução histórica; natureza

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/01 DISCIPLINA: DO II PROFESSOR: FRANCISCA JEANE PEREIRA DA SILVA MARTINS TURMA: 8º DM / EN

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (4.ª Turma) GMMAC/r3/csl/r/ri

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (4.ª Turma) GMMAC/r3/csl/r/ri A C Ó R D Ã O (4.ª Turma) GMMAC/r3/csl/r/ri RECURSO DE REVISTA. RITO SUMARÍSSIMO. GESTANTE. RECUSA DA OFERTA DE RETORNO AO EMPREGO. RENÚNCIA NÃO CONFIGURADA. PROTEÇÃO AO DIREITO DO NASCITURO. ART. 10,

Leia mais

Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho*

Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho* 55 Capítulo 3 Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho* 3.1 APRESENTAÇÃO Suponhamos o caso de uma pessoa que se afasta do emprego por motivo de doença. Seu contrato de trabalho continua em vigor,

Leia mais

Ementa aulas dia 27 de abril de 2015 ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL

Ementa aulas dia 27 de abril de 2015 ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL Ementa aulas dia 27 de abril de 2015 ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL Professor: Pós-Doutor Marco Antônio César Villatore (Titular do Doutorado em Direito

Leia mais

O reclamante iniciou a prestação de serviços em favor da primeira reclamada em 02/01/2012. No entanto, mesmo trabalhando sob

O reclamante iniciou a prestação de serviços em favor da primeira reclamada em 02/01/2012. No entanto, mesmo trabalhando sob Excelentíssimo Juiz do Trabalho da Vara de Jose da Silva, nacionalidade, residente na, estado civil, CTPS no., RG, CPF, filho de, vem, respeitosamente, por meio de seu advogado, com procuração em anexo

Leia mais

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. e GARANTIAS PROVISÓRIAS DE EMPREGO. Antero Arantes Martins

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. e GARANTIAS PROVISÓRIAS DE EMPREGO. Antero Arantes Martins EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. e GARANTIAS PROVISÓRIAS DE EMPREGO Antero Arantes Martins Introdução. Modalidades de rescisão. Rescisão por iniciativa do empregador Dispensa Arbitrária x dispensa sem

Leia mais

Direito do Trabalho Leandro Antunes

Direito do Trabalho Leandro Antunes Direito do Trabalho Leandro Antunes Supremo Tribunal Federal TEMA: ESTABILIDADE PROCESSO: RE 629053/SP, rel. Min. Marco Aurélio, red. p/ ac. Min. Alexandre de Moraes, julgamento em 10.10.2018. (RE-629053)

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 Nas relações de emprego por prazo indeterminado, quando

Leia mais

Direito do Trabalho p/ TRT-CE Prof. Antonio Daud

Direito do Trabalho p/ TRT-CE Prof. Antonio Daud Direito do Trabalho p/ TRT-CE www.facebook.com/adaudjr @prof.antoniodaudjr COMO ESTUDAR DIREITO DO TRABALHO P/ TRT-CE? REFORMA TRABALHISTA? 1 Princípios e fontes do direito do trabalho. 8.4 Culpa recíproca.

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (7ª Turma) GMDAR/FS/

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (7ª Turma) GMDAR/FS/ A C Ó R D Ã O (7ª Turma) GMDAR/FS/ RECURSO DE REVISTA INTERPOSTO ANTES DA LEI Nº 13.015/2014. MULTA DO ART. 477, 8º, DA CLT. CONTRATO DE TRABALHO POR PRAZO DETERMINADO. RESCISÃO ANTECIPADA. A penalidade

Leia mais

ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA. Alexandre Corrêa

ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA. Alexandre Corrêa ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA Alexandre Corrêa ROTINAS TRABALHISTAS AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA EXAMES OCUPACIONAIS AVISO PRÉVIO A Lei nº 12.506/2011 institui a

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (3ª Turma) GMALB/rhs/scm/AB/ri

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (3ª Turma) GMALB/rhs/scm/AB/ri A C Ó R D Ã O (3ª Turma) GMALB/rhs/scm/AB/ri RECURSO DE REVISTA INTERPOSTO SOB A ÉGIDE DAS LEIS N os 13.015/2014, 13.105/2015 E 13.467/2017. ESTABILIDADE PRÉ-APOSENTADORIA PREVISTA EM NORMA COLETIVA. O

Leia mais

EMPREGADO (ART. 3) EMPREGADOR (ART. 2) Lei /16 Proíbe revista íntima do empregador em funcionários e clientes.

EMPREGADO (ART. 3) EMPREGADOR (ART. 2) Lei /16 Proíbe revista íntima do empregador em funcionários e clientes. EMPREGADO (ART. 3) Art. 6: Trabalho em casa é igual ao realizado na empresa. A) Pessoalidade B) Subordinação C) Não-eventual D) Onerosidade EMPREGADOR (ART. 2) Aquele que assume os riscos do negócio. *Empresas

Leia mais

A reclamante interpõe agravo de instrumento (fls.210/219) em face da decisão de admissibilidade (fls. 204/209)

A reclamante interpõe agravo de instrumento (fls.210/219) em face da decisão de admissibilidade (fls. 204/209) A C Ó R D Ã O (2ª Turma) GMMHM/emfz/ I - AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA INTERPOSTO NA VIGÊNCIA DA LEI 13.015/2014. GESTANTE. MENOR APRENDIZ. ESTABILIDADE PROVISÓRIA. NORMAS DE ORDEM PÚBLICA.

Leia mais

Não obstante, passou a existir algumas estabilidades provisórias em detrimento de casos específicos como será visto posteriormente.

Não obstante, passou a existir algumas estabilidades provisórias em detrimento de casos específicos como será visto posteriormente. DIREITO DO TRABALHO 1. Estabilidade Anteriormente a lei do FGTS, o empregado adquiria a estabilidade no emprego após 10 anos de serviço no mesmo empregador. Assim, a partir disso, o empregado estável ficava

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/01 DISCIPLINA: DIREITO DO II PROFESSOR: FRANCISCA JEANE PEREIRA DA SILVA MARTINS TURMAS: 8

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego Aviso prévio Parte II. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego Aviso prévio Parte II. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Cessação do contrato de emprego Aviso prévio Parte II Prof. Cláudio Freitas - TST Aviso prévio SUM -14 CULPA RECÍPROCA. Reconhecida a culpa recíproca na rescisão do contrato de trabalho

Leia mais

RESCISÕES TRABALHISTAS. Por Olavo Pinto Lima

RESCISÕES TRABALHISTAS. Por Olavo Pinto Lima RESCISÕES TRABALHISTAS Por Olavo Pinto Lima Conceitos introdutórios Contrato de Trabalho e suas espécies Espécies de contratos de emprego 1 - Por prazo indeterminado É a forma padrão e comum de contrato.

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO DR. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DE

EXCELENTÍSSIMO DR. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DE EXCELENTÍSSIMO DR. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DE José, brasileiro, estado civil, portador do RG, CPF, CTPS, residente e domiciliado na, vem, respeitosamente, por meio de seu advogado, conforme procuração

Leia mais

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA Rescisão com justa causa, sem justa causa e indireta Profa. Silvia Bertani CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO término do vínculo do emprego com a extinção das obrigações para

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL O(A) examinando(a) deverá apresentar uma ação de consignação em pagamento endereçada ao juiz do trabalho. Como fundamento, deverá argumentar a rescisão por abandono de emprego, invocando

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE sábado. Prof. Eraldo.

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE sábado. Prof. Eraldo. PÓS GRADUAÇÃO LEGALE 1 18-08-18 sábado Prof. Eraldo prof-eraldo@uol.com.br ESTABILIDADE OU GARANTIA NO EMPREGO 2 Estabilidade: é a situação que torna o emprego definitivo, salvo se o trabalhador cometer

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 6ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 6ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 6ª REGIÃO PROCESSO Nº TRT 0001528 37.2014.5.06.0018 (RO) ÓRGÃO JULGADOR : 1ª TURMA RELATOR : DESEMBARGADOR EDUARDO PUGLIESI RECORRENTE

Leia mais

PROTEÇÃO À MATERNIDADE E ESTABILIDADE PROVISÓRIA NOS CARGOS EM COMISSÃO

PROTEÇÃO À MATERNIDADE E ESTABILIDADE PROVISÓRIA NOS CARGOS EM COMISSÃO PROTEÇÃO À MATERNIDADE E ESTABILIDADE PROVISÓRIA NOS CARGOS EM COMISSÃO Isabela Sant Ana Eguren 1 Resumo O resumo tem por objetivo um olhar às garantias fundamentais da mulher, de que forma o ordenamento

Leia mais

I Guerra Mundial 1915 Funcionário Público com dez anos de vinculo adquiriu estabilidade.

I Guerra Mundial 1915 Funcionário Público com dez anos de vinculo adquiriu estabilidade. ESTABILIDADE NA RELAÇÃO DE EMPREGO Estabilidade provisória é o período em que o empregado tem seu emprego garantido, não podendo ser dispensado por vontade do empregador, salvo por justa causa ou força

Leia mais

A ESTABILIDADE DAS GESTANTES NO CONTRATO DE TRABALHO POR TEMPO DETERMINADO

A ESTABILIDADE DAS GESTANTES NO CONTRATO DE TRABALHO POR TEMPO DETERMINADO A ESTABILIDADE DAS GESTANTES NO CONTRATO DE TRABALHO POR TEMPO DETERMINADO Alice Maria de Oliveira 1 Everson da Silva Camargo 2 RESUMO O presente trabalho analisa a garantia de emprego das gestantes quando

Leia mais

Posicionamento Consultoria De Segmentos Contrato de Experiência - Afastamento

Posicionamento Consultoria De Segmentos Contrato de Experiência - Afastamento Contrato de Experiência - Afastamento 03/06/2016 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 6 5. Informações Complementares...

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Direito Disciplina: Direito do Trabalho I Código: DIR30 Professor: Frank Land Ribeiro Bastos E-mail: frank.bastos@fasete.edu.br CH

Leia mais

1. ESTABILIDADE E PROTEÇÃO NA RELAÇÃO DE EMPREGO. Estabilidade propriamente dita não existe mais.

1. ESTABILIDADE E PROTEÇÃO NA RELAÇÃO DE EMPREGO. Estabilidade propriamente dita não existe mais. 1 DIREITO DO TRABALHO PROCESSO DO TRABALHO PONTO 1: Estabilidade e Proteção na Relação de Emprego 1. ESTABILIDADE E PROTEÇÃO NA RELAÇÃO DE EMPREGO Noção de estabilidade: certeza de imutabilidade, de continuidade.

Leia mais

A C Ó R D Ã O 4ª Turma JOD/aas/fv RECURSO DE REVISTA. ESTABILIDADE

A C Ó R D Ã O 4ª Turma JOD/aas/fv RECURSO DE REVISTA. ESTABILIDADE A C Ó R D Ã O 4ª Turma JOD/aas/fv RECURSO DE REVISTA. ESTABILIDADE PROVISÓRIA. GESTANTE. DESCONHECIMENTO DO ESTADO GRAVÍDICO. EXTINÇÃO DO CONTRATO POR INICIATIVA DA EMPREGADA. VALIDADE 1. A estabilidade

Leia mais

Nº de fevereiro de 2014.

Nº de fevereiro de 2014. Nº 49 14 de fevereiro de 2014. AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL LEI 12.506/2011 Atento à reiterada jurisprudência do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, e às recomendações expedidas pelo Ministério do

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO APELAÇÃO/REEXAME NECESSÁRIO Nº 0000816-14.2014.4.03.6000/MS 2014.60.00.000816-1/MS D.E. Publicado em 24/08/2015 RELATOR : Desembargador Federal MAIRAN

Leia mais

A falta de aviso prévio por parte do empregador implica no pagamento da remuneração equivalente aos dias de aviso.

A falta de aviso prévio por parte do empregador implica no pagamento da remuneração equivalente aos dias de aviso. AVISO PRÉVIO É a comunicação de um dos sujeitos da relação empregatícia, ao outro, de que haverá o rompimento do contrato, sendo de no mínimo 30 dias. O ato é informal, podendo ser verbal, mas o comum

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Guilherme de Luca

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Guilherme de Luca DIREITO DO TRABALHO Dos contratos de natureza trabalhista : formação do vínculo précontratual, contratual e pós-contratual Parte 7 Prof. Guilherme de Luca - CLASSIFICAÇÃO - O contrato individual de trabalho

Leia mais

PLANO DE SAÚDE. (após extinção do Contrato de Trabalho) DR. THIAGO TRINDADE ABREU DA SILVA MENEGALDO

PLANO DE SAÚDE. (após extinção do Contrato de Trabalho) DR. THIAGO TRINDADE ABREU DA SILVA MENEGALDO PLANO DE SAÚDE (após extinção do Contrato de Trabalho) @thiago_menegaldo DR. THIAGO TRINDADE ABREU DA SILVA MENEGALDO Advogado trabalhista, sócio no escritório de advocacia Geromes e Menegaldo Sociedade

Leia mais