PRESCRIÇÃO TRABALHISTA E A PROBLEMÁTICA DO AVISO-PRÉVIO INDENIZADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRESCRIÇÃO TRABALHISTA E A PROBLEMÁTICA DO AVISO-PRÉVIO INDENIZADO"

Transcrição

1 PRESCRIÇÃO TRABALHISTA E A PROBLEMÁTICA DO AVISO-PRÉVIO INDENIZADO Geandre Bucair Santos 1 A Constituição Federal/88, em seu artigo 7º, inciso XXIX, determina o prazo prescricional para que o empregado possa promover a demanda trabalhista, e dispõe expressamente, in verbis: Art. 7º. [...] [...] XXIX - ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho. Como se vê, nos termos da Magna Carta, a prescrição é de dois anos (prescrição bienal) contados a partir do término do contrato de trabalho, abrangendo créditos anteriores a cinco anos (prescrição quinquenal) contados da data da reclamação. As referidas prescrições aplicam-se tanto aos trabalhadores urbanos quanto aos rurais, mas também são aplicáveis ao trabalhador avulso, nos termos da jurisprudência pacificada do Tribunal Superior do Trabalho, Orientação Jurisprudencial (OJ) n. 384 da SDI-1: OJ-SDI1-384 TRABALHADOR AVULSO. PRESCRIÇÃO BIENAL. TERMO INICIAL. É aplicável a prescrição bienal prevista no art. 7º, XXIX, da Constituição de 1988 ao trabalhador avulso, tendo como marco inicial a cessação do trabalho ultimado para cada tomador de serviço. 1 Advogado, professor titular da Universidade de Cuiabá da Cátedra de Direito Empresarial. Professor de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho do Complexo Educacional Damásio de Jesus em Cuiabá. Pós-graduado em Direito Empresarial pela Universidade Norte do Paraná. Pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro - RJ. Pósgraduado em Direito Processual do Trabalho pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro - RJ. Pós Graduado em Direito do Consumidor pela Universidade Norte do Paraná. Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais em Buenos Aires Argentina.

2 114 Prescrição trabalhista e a problemática do aviso-prévio indenizado Assim, consoante se extrai, o prazo prescricional bienal se inicia após a extinção do contrato de trabalho. Todavia, o próprio Tribunal Superior do Trabalho fixou entendimento no sentido de que o prazo do aviso-prévio, mesmo indenizado, deve ser levado em consideração para o início do prazo prescricional, consoante lição contida na Orientação Jurisprudencial (OJ) n. 83 da SDI-1, abaixo transcrita: OJ-SDI1-83 Aviso-prévio. INDENIZADO. PRESCRIÇÃO. Inserida em A prescrição começa a fluir no final da data do término do aviso-prévio. Art. 487, 1º, CLT. Em outras palavras, no entendimento do TST, o direito de ação só se inicia com o término do aviso, ainda que indenizado. No caso do avisoprévio indenizado deve o prazo do período de aviso ser projetado para produzir tal efeito sobre o prazo prescricional. Esse entendimento jurisprudencial de projeção do tempo de avisoprévio indenizado para o cômputo do prazo prescricional, data venia, colide com ensinamentos jurisprudenciais e doutrinários principalmente em relação à actio nata. Colide, por exemplo, no campo jurisprudencial, com o entendimento consolidado do próprio TST, em especial com o contido na Súmula nº 371, que sintetiza o entendimento de que: A projeção do contrato de trabalho para o futuro, pela concessão do aviso-prévio indenizado, tem efeitos limitados às vantagens econômicas obtidas no período do pré-aviso, ou seja, salários, reflexos e verbas rescisórias [...]. Ora, se os efeitos da projeção do aviso-prévio indenizado se limitam às vantagens econômicas obtidas no período do pré-aviso, saltam aos olhos que não tem como possa atingir o direito de ação, pois a prescrição tem incidência na seara processual. No campo doutrinário, por sua vez, colide com o princípio da actio nata, sobre o qual, praticada lesão a direito, e cientificado dessa lesão seu titular (ou outrem que possa exercê-lo), nasce o direito de ação. O direito de ação nasce para o empregado no momento em que este toma ciência da lesão do seu direito material. E na extinção de contra-

3 Geandre Bucair Santos 115 to de trabalho a possível lesão surge tão logo cessada a prestação laboral, marco definitivo dessa extinção. Nesse diapasão: PRESCRIÇÃO - TEORIA DA ACTIO NATA. O prazo prescricional somente começa a fluir a partir do instante no qual o titular do direito pode tentar exercê-lo. Enquanto isso não ocorre, não há que se falar em prescrição, já que o direito de ação só surge quando o direito material é violado. (TRT 5ª Região. Processo RO, ac. nº /2008, Relator Juiz Convocado PAULO CESAR TEMPORAL SOA- RES, 2ª. TURMA, DJ 04/04/2008). A nosso ver, portanto, a data da comunicação da rescisão do contrato de trabalho ao empregado, com a informação de que está dispensado do cumprimento do aviso-prévio, vez que indenizado, é o marco inicial para contagem do prazo prescricional bienal, pois a partir deste momento o empregado já possui legítimo interesse para a cobrança das verbas que entende devidas. Não se pode olvidar que a Orientação Jurisprudencial (OJ) n. 83 da SDI-1 foi elaborada em 1997, e que por certo foi revogada tacitamente face à lição contida na Súmula n. 371 do próprio c. TST de que a projeção do aviso se limita às vantagens econômicas do período do pré-aviso. Acrescem-se, ainda, ao fundamento ora explanado, os entendimentos sobre a natureza jurídica do aviso-prévio. É que a Lei Previdenciária nº 8.212/1991 dispõe que a parcela de aviso-prévio indenizado não integra o tempo de serviço efetivamente trabalhado, inclusive para contagem de aposentadoria (ou outros benefícios previdenciários). Nesse sentido, parece bem lógico que se a parcela de aviso-prévio indenizado efetivamente não cuida de retribuição ao trabalho prestado, tampouco de compensação por tempo à disposição do empregador, não se constituindo dessa forma salário de contribuição, a teor do disposto no artigo 28 da Lei n /91, não poderá também, de modo algum, servir como base para incidência de tempo para fins de prescrição, vez que o prazo prescricional, como já mencionado, conta-se a partir da extinção do contrato de trabalho (art. 7 XXIX da CF), momento em que não há mais prestação de serviços.

4 116 Prescrição trabalhista e a problemática do aviso-prévio indenizado Decisões recentes do Tribunal Superior do Trabalho e Superior Tribunal de Justiça atestam pela natureza indenizatória do aviso-prévio: RECURSO DE REVISTA CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS AVISO- PRÉVIO INDENIZADO. A indenização do aviso prévio não constitui pagamento que tenha por objetivo remunerar serviços prestados ou tempo à disposição do empregador, pois decorre da supressão da concessão do período de aviso-prévio por parte do empregador, conforme estabelecido no art. 487, parágrafo 1º, da CLT. A natureza indenizatória da parcela e a previsão contida no art. 214, parágrafo 9º, do Decreto nº 3.048/99 afastam a incidência da contribuição previdenciária. Logo, a decisão encontra-se em perfeita sintonia com a jurisprudência do TST, no sentido de que, mesmo após a alteração do art. 28, parágrafo 9º da Lei nº 8.212/91 pela Lei nº 9.528/97, que deixou de excluir expressamente o aviso-prévio indenizado da base de cálculo do salário de contribuição, não há como se cogitar da incidência das contribuições previdenciárias sobre aquela parcela, em razão de sua inequívoca natureza indenizatória. (RR , Rel. Ministro Vieira de Mello Filho, 1ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, DJ 25/03/2011). TRIBUTÁRIO. CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA. AVISO-PRÉVIO IN- DENIZADO. NATUREZA INDENIZATÓRIA. NÃO-INCIDÊNCIA. PRECE- DENTES. 1. A solução integral da controvérsia, com fundamento suficiente, não caracteriza ofensa ao art. 535 do CPC. 2. A Segunda Turma do STJ consolidou o entendimento de que o valor pago ao trabalhador a título de aviso-prévio indenizado, por não se destinar a retribuir o trabalho e possuir cunho indenizatório, não está sujeito à incidência da contribuição previdenciária sobre a folha de salários. 3. Recurso Especial não provido. (REsp /RS, Rel. Ministro Herman Benjamin, Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça, DJ 04/02/2011). Por isso, discordando do entendimento do TST, entendo que a ficção legal da projeção do aviso-prévio indenizado no tempo de serviço computado para vantagem pecuniária não afeta o prazo de prescrição do direito de ação, que tem incidência no processo, para o fim de prorrogá-lo. A admitir-se o contrário, o prazo prescricional passaria a ser de dois anos e trinta dias, contados da data do afastamento definitivo.

5 Geandre Bucair Santos 117 Aliás, ouso-me a dizer que pode chegar, inclusive, a dois anos e 90 dias, face ao disposto na Lei nº /2011, que introduziu nova regra na legislação trabalhista, a qual concede aviso-prévio de até 90 dias ao empregado, dependendo do tempo de trabalho. Assim, a nossa posição, nos moldes previstos constitucionalmente, é no sentido de que o direito à propositura de ação para pleitear parcelas decorrentes do contrato de trabalho prescreve em dois anos a contar da ruptura do vínculo laboral, não havendo se falar em projeção do avisoprévio indenizado para fins de contagem de prazo prescricional, vez que o aviso-prévio indenizado não constitui serviço prestado ou tempo à disposição do empregador, mas se trata verdadeiramente de um ressarcimento por uma obrigação não cumprida. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALMEIDA, André Luiz Paes de. Vade Mecum Trabalhista. 6. ed. São Paulo: Rideel, CASSAR, Vólia Bomfim. Direito do Trabalho. 5. ed. Niterói: Impetus, COSTA, Armando Casimiro; FERRARI, Irany; MARTINS, Melchíades Rodrigues. Consolidação das Leis do Trabalho. 38. ed. São Paulo: LTr, LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Curso de Direito Processual do Trabalho. 9. ed. São Paulo: LTr, 2011.

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência Parte 3. Profª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência Parte 3. Profª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO Parte 3 Profª. Eliane Conde - NORMAS ESPECÍFICAS DO DIREITO DO TRABALHO: EMPREGADOS URBANOS E RURAIS, conforme previsto no inciso XXIX do art. 7 da Constituição Federal, o prazo de

Leia mais

PRESCRIÇÃO TRABALHISTA. Prof. Me. Adeilson Freitas

PRESCRIÇÃO TRABALHISTA. Prof. Me. Adeilson Freitas PRESCRIÇÃO TRABALHISTA Prof. Me. Adeilson Freitas contato@adeilsonfreitas@adv.br www.adeilsonfreitas.adv.br OBJETIVO DA PRESCRIÇÃO Determinar um lapso temporal para que o detentor do direito possa exercê-lo

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência. Profª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência. Profª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO Profª. Eliane Conde Conceito: A prescrição e a decadência são institutos que decorrem da projeção de efeitos jurídicos pelo decurso do tempo. A prescrição e a decadência surgem pela

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br PRESCRIÇÃO DE AÇÕES CONTRA A FAZENDA PÚBLICA Art. 1º As dívidas passivas da União,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO AVISO PRÉVIO. Parte 2. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO AVISO PRÉVIO. Parte 2. Prof ª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO AVISO PRÉVIO Parte 2 Prof ª. Eliane Conde O aviso prévio indenizado ou não, projeta a extinção do contrato de trabalho para o término deste (artigo 487, 1º da CLT), devendo ser anotado

Leia mais

DA PRESCRIÇÃO E DA DECADÊNCIA PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

DA PRESCRIÇÃO E DA DECADÊNCIA PROFESSOR LEANDRO ANTUNES DA PRESCRIÇÃO E DA DECADÊNCIA PROFESSOR LEANDRO ANTUNES www.masterjuris.com.br Art. 7º, XXIX DA CF. ART. 11 DA CLT. Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria

Leia mais

Direito do Trabalho. Prescrição e Decadência

Direito do Trabalho. Prescrição e Decadência Direito do Trabalho Prescrição e Decadência Prescrição Prescrição é a perda do direito de pleitear em juízo um determinado direito, em virtude do transcurso de um período de tempo previsto em lei. Prescrição

Leia mais

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO Prof. Bianca Bastos INICIO, MOMENTO DE ARGUIÇÃO E CONTAGEM DO PRAZO PRESCRICIONAL LIMITE DA ARGUIÇÃO PRESCRIÇÃO ALTERAÇÃO DO PRAZO PELA LEI SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO PRESCRIÇÃO

Leia mais

AVISO-PRÉVIO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO - LEI Nº /2011 IMPLICAÇÕES TRABALHISTAS

AVISO-PRÉVIO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO - LEI Nº /2011 IMPLICAÇÕES TRABALHISTAS AVISO-PRÉVIO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO - LEI Nº. 12.506/2011 IMPLICAÇÕES TRABALHISTAS O Governo Federal sancionou a Lei nº. 12.506/2011 para determinar que o aviso-prévio, de que trata o Capítulo

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II AVISO PRÉVIO

DIREITO DO TRABALHO II AVISO PRÉVIO DIREITO DO TRABALHO II AVISO PRÉVIO CLT ART. 487 PRÉVIO Art. 487 - Não havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato deverá avisar a outra da sua resolução com a

Leia mais

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA Definição a) Prescrição perda da exigibilidade judicial de um direito (pretensão), em consequência de não ter sido exigido pelo credor ao devedor durante certo lapso de tempo art.

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 Nas relações de emprego por prazo indeterminado, quando

Leia mais

Aula Prática de Prescrição

Aula Prática de Prescrição LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Aula Prática de Prescrição Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, Advogado militante

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 4ª Turma GMFEO/RCA/NDJ/iap

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 4ª Turma GMFEO/RCA/NDJ/iap A C Ó R D Ã O 4ª Turma GMFEO/RCA/NDJ/iap RECURSO DE REVISTA. INCIDÊNCIA DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA. AVISO PRÉVIO PAGO EM DINHEIRO. I. Hipótese em que não se demonstrou a presença dos pressupostos previstos

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica A NATUREZA REMUNERATÓRIA DA VERBA PAGA AO EMPREGADO NOS QUINZE PRIMEIROS DIAS DE FRUIÇÃO DO DIREITO A AUXÍLIO-DOENÇA INCIDÊNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES DEVIDAS AO SESC E AO

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego Aviso prévio Parte II. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego Aviso prévio Parte II. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Cessação do contrato de emprego Aviso prévio Parte II Prof. Cláudio Freitas - TST Aviso prévio SUM -14 CULPA RECÍPROCA. Reconhecida a culpa recíproca na rescisão do contrato de trabalho

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Salário de Contribuição Parcelas Integrantes e não integrantes Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo - Lei nº 8.212/91 Art. 28, 8º e 9º - Decreto nº 3.048/99 Art. 214, 4º a 16 - Salário-de-contribuição

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Aviso prévio e estabilidade definitiva. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Aviso prévio e estabilidade definitiva. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Aviso prévio e estabilidade definitiva Prof. Hermes Cramacon Aviso prévio Consiste em uma comunicação que uma parte faz a outra de que pretende extinguir o pacto laboral. Deve ser concedido

Leia mais

ACIDENTE DO TRABALHO PRESCRIÇÃO TRABALHISTA ARTIGO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

ACIDENTE DO TRABALHO PRESCRIÇÃO TRABALHISTA ARTIGO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL PRESCRIÇÃO TRABALHISTA ARTIGO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 7º. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:... XXIX ação, quanto aos créditos

Leia mais

PROCESSO: AP

PROCESSO: AP Acórdão 4ª Turma Contribuições Previdenciárias. Juros da mora e correção monetária. As contribuições previdenciárias, a despeito de serem corrigidas monetariamente nos mesmos moldes das demais verbas deferidas

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO AVISO PRÉVIO Aviso a ser concedido com antecedência mínima de 30 dias em relação à data de extinção do contrato de trabalho (aviso prévio trabalhado), sob pena de ser devida indenização do período correspondente

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Trata-se de reclamação trabalhista sob o rito ordinário visto que a empresa foi fechada e seus representantes se encontram em local incerto e não sabido, à medida que o art. 825-B, II,

Leia mais

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Palestrante: Estabilidade gestante Estabilidade Acidentária Jornada 12 x 36 Períodos de Intervalo Insalubridade Prof. Cristiano Magalhães 1

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Dicas para a Prova Direito do Trabalho Prof. Rogério Renzetti Direito do Trabalho DICAS FINAIS DIREITO DO TRABALHO TRT 7ª REGIÃO DICA 1 Experiência prévia (art.

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego. Obrigações decorrentes da cessação do contrato de emprego. Prof.

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego. Obrigações decorrentes da cessação do contrato de emprego. Prof. DIREITO DO TRABALHO Cessação do contrato de emprego Obrigações decorrentes da cessação do contrato de emprego. Prof. Cláudio Freitas -Aviso prévio: natureza Jurídica: ato unilateral de vontade e receptício.

Leia mais

Revisão da folha de pagamento - oportunidades de redução da carga tributária

Revisão da folha de pagamento - oportunidades de redução da carga tributária Revisão da folha de pagamento - oportunidades de redução da carga tributária Maria Carolina Maldonado M. Kraljevic Vanessa Inhasz Cardoso 07 de outubro de 2016 Discussão A Contribuição Previdenciária deve

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR C Ó R D Ã O (7ª Turma) GMDAR/MG/

PROCESSO Nº TST-RR C Ó R D Ã O (7ª Turma) GMDAR/MG/ C Ó R D Ã O (7ª Turma) GMDAR/MG/ RECURSO DE REVISTA. INÍCIO DO PRAZO PRESCRICIONAL. MORTE DO EMPREGADO. DATA DA BAIXA DA CTPS. RENÚNCIA À PRESCRIÇÃO. ARTIGOS 191 DO CÓDIGO CIVIL E 7º, XXIX, DA CONSTITUIÇÃO

Leia mais

Estudo de Caso: Direito Tributário e Previdenciário

Estudo de Caso: Direito Tributário e Previdenciário Estudo de Caso: Direito Tributário e Previdenciário Monitora: Carla Arruda www.masterjuris.com.br CASO 01 QUESTÃO 4 - FCC - Analista Judiciário (TRF 3ª Região)/Judiciária/"Sem Especialidade"/2014 Empresa

Leia mais

SISTEMA DE INDENIZAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO (FGTS) DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Indenização do tempo de serviço. Conteúdo Programático desta aula

SISTEMA DE INDENIZAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO (FGTS) DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Indenização do tempo de serviço. Conteúdo Programático desta aula Aula 9 Indenização do tempo de serviço Conteúdo Programático desta aula Indenização por tempo de serviço: conceito, fundamentos jurídicos e evolução histórica. O sistema do FGTS: evolução histórica; natureza

Leia mais

CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA

CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA PROJETO ZAC DE CAPACITAÇÃO CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA (ENTRADA EM VIGOR DA LEI N. 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017) 1 TEMA: TERMO DE QUITAÇÃO FALTAM DIAS 2 A Zilmara Alencar Consultoria Jurídica

Leia mais

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO Prof. Bianca Bastos Atualizada com a Lei 13.467/2017 INICIO, MOMENTO DE ARGUIÇÃO E CONTAGEM DO PRAZO PRESCRICIONAL LIMITE DA ARGUIÇÃO PRESCRIÇÃO ALTERAÇÃO DO PRAZO PELA

Leia mais

É o relatório do essencial.

É o relatório do essencial. 08ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP Processo nº00009712820135020008 TERMO DE AUDIÊNCIA Na Sala de Audiências desta MM. Vara, sob a Presidência da Exma. Juíza do Trabalho Auxiliar, Dra. Márcia Vasconcellos

Leia mais

A DEMORA ADMINISTRATIVA E A SUSPENSÃO DO PRAZO PRESCRICIONAL DE PRESTAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS

A DEMORA ADMINISTRATIVA E A SUSPENSÃO DO PRAZO PRESCRICIONAL DE PRESTAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS A DEMORA ADMINISTRATIVA E A SUSPENSÃO DO PRAZO PRESCRICIONAL DE PRESTAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS Elaborado em 07.2008 Rogério Camargo Gonçalves de Abreu Advogado (Graduação PUC-CAMPINAS) e Cientista Político

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte V. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte V. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais. Parte V Prof. Cláudio Freitas - DONO DA OBRA. OJ 191 DA SDI-1 DO TST. NOV ORIENTAÇÃO (2017) OJ-SDI1-191 CONTRATO DE EMPREITADA. DONO DA OBRA DE CONSTRUÇÃO CIVIL.

Leia mais

CÁLCULOS DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA E PARA PETIÇÃO INICIAL

CÁLCULOS DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA E PARA PETIÇÃO INICIAL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pelo Prof. Paulo Vitor (Aulas 36-06/08/2018 37-08/08/2018 38 13/08/2018 39 15/08/2018 40 20/08/2018 ) CÁLCULOS DE LIQUIDAÇÃO

Leia mais

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO Prof. Bianca Bastos INICIO, MOMENTO DE ARGUIÇÃO E CONTAGEM DO PRAZO PRESCRICIONAL LIMITE DA ARGUIÇÃO PRESCRIÇÃO ALTERAÇÃO DO PRAZO PELA LEI SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO PRESCRIÇÃO

Leia mais

Aula 07. O preposto da empresa deve ser empregado desta. Exceto quando se tratar de microempresa ou pequeno empresário.

Aula 07. O preposto da empresa deve ser empregado desta. Exceto quando se tratar de microempresa ou pequeno empresário. Turma e Ano: Master B 2015 Matéria / Aula: Direito Processual do Trabalho Professor: Leandro Antunes Monitor: Rafael Felipe G. do Nascimento Aula 07 Assunto: procedimentos 1 O preposto da empresa deve

Leia mais

1.1. Qual é a previsão legal, prazo e forma para apresentação da resposta do réu (defesa) no processo do trabalho?

1.1. Qual é a previsão legal, prazo e forma para apresentação da resposta do réu (defesa) no processo do trabalho? Complexo de Ensino Damásio de Jesus Profa. Ana Karina Bloch Buso VI Exame Unificado da OAB 2ª Fase Direito do Trabalho Perguntas da 1ª semana: 1. Contestação. 2. Embargos de Declaração. 3. Prescrição.

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Trabalho rural. Parte II. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Trabalho rural. Parte II. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais Trabalho rural. Parte II Prof. Cláudio Freitas - Peculiaridades. Parte I 1) Trabalho noturno Lei 5.889/73. Art. 7º - Para os efeitos desta Lei, considera-se trabalho

Leia mais

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO Prof. Bianca Bastos Lei 13.467/2017 INICIO, MOMENTO DE ARGUIÇÃO E CONTAGEM DO PRAZO PRESCRICIONAL LIMITE DA ARGUIÇÃO PRESCRIÇÃO ALTERAÇÃO DO PRAZO PELA LEI SUSPENSÃO E

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Prescrição nas ações acidentárias Ricardo Soares de Olim* Introdução A EC 45 ampliou a competência da Justiça do Trabalho para apreciar os conflitos inerentes as relações de trabalho

Leia mais

SOBRESTAMENTO RICARF ART. 62-A, 1º

SOBRESTAMENTO RICARF ART. 62-A, 1º RICARF Art. 62-A Art. 62-A. As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça em matéria infraconstitucional, na sistemática prevista pelos

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Trabalho doméstico. Parte II. Prof. CláudioFreitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Trabalho doméstico. Parte II. Prof. CláudioFreitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte II Prof. CláudioFreitas - LC 150/2015: Normas de direito do trabalho, previdenciário e tributário. Revogação total da lei anterior (lei

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte II Termo inicial de contagem. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte II Termo inicial de contagem. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte II Termo inicial de contagem Prof. Marcello Leal 1 Termo inicial da prescrição Tributos lançados por homologação STJ, Súmula 436 - A entrega

Leia mais

2ª FASE OAB VII Exame Unificado Peça Prática. Professora Priscilla Fernandes Pereira

2ª FASE OAB VII Exame Unificado Peça Prática. Professora Priscilla Fernandes Pereira 2ª FASE OAB VII Exame Unificado Peça Prática Professora Priscilla Fernandes Pereira Caso Prático Pedro Monteiro foi contratado, em 08/05/2004, pela empresa Metalúrgica Máquinas LTDA, para exercer a função

Leia mais

INDENIZAÇÃO ADICIONAL - DEVIDA NA DESPEDIDA ANTES DA DATA-BASE

INDENIZAÇÃO ADICIONAL - DEVIDA NA DESPEDIDA ANTES DA DATA-BASE INDENIZAÇÃO ADICIONAL - DEVIDA NA DESPEDIDA ANTES DA DATA-BASE A Lei 6.708/79 e a Lei 7.238/84, ambas no artigo 9º, determinam uma Indenização Adicional, equivalente a um salário mensal, no caso de dispensa

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Prescrição Acidentária Luiz Salvador* O prazo tem início com o reconhecimento da incapacidade pela Previdência A doutrina e a jurisprudência têm entendimentos divergentes a respeito

Leia mais

Analista Tributário Gabarito Simulado Aula 14 Legislação Tributária Vilson Cortez

Analista Tributário Gabarito Simulado Aula 14 Legislação Tributária Vilson Cortez Analista Tributário Gabarito Simulado Aula 14 Legislação Tributária Vilson Cortez Gabarito 1. Errada 2. I) A isenção do IPI não tem disciplina expressa e explícita sobre seu crédito no texto constitucional.

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Responsabilidade Objetiva e Subjetiva / Prescrição Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em

Leia mais

Reforma trabalhista e a contratação do médico Estêvão Mallet

Reforma trabalhista e a contratação do médico Estêvão Mallet Reforma trabalhista e a contratação do médico Estêvão Mallet Professor de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Súmula 331 do TST III Não forma vínculo de emprego com

Leia mais

Orientações Consultoria De Segmentos Licença Remunerada Exclui o Direito do Terço Constitucional de Férias

Orientações Consultoria De Segmentos Licença Remunerada Exclui o Direito do Terço Constitucional de Férias Constitucional de Férias 01/09/2016 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 4 4. Conclusão... 6 5. Informações Complementares...

Leia mais

ESTABILIDADE E GARANTIA DE EMPREGO DIREITO DO TRABALHO II. - Aula 3 Estabilidade x Garantia de Emprego. Conteúdo Programático desta aula

ESTABILIDADE E GARANTIA DE EMPREGO DIREITO DO TRABALHO II. - Aula 3 Estabilidade x Garantia de Emprego. Conteúdo Programático desta aula - Aula 3 Estabilidade x Garantia de Emprego Conteúdo Programático desta aula Estabilidade: Conceito. - Estabilidade x Garantia de Emprego - Reintegração x Readmissão; - Hipóteses de estabilidade: decenal,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II. - Aula 3 Estabilidade x Garantia de Emprego - DECENAL - GESTANTE E ACIDENTADO. Conteúdo Programático desta aula

DIREITO DO TRABALHO II. - Aula 3 Estabilidade x Garantia de Emprego - DECENAL - GESTANTE E ACIDENTADO. Conteúdo Programático desta aula - Aula 3 Estabilidade x Garantia de Emprego - DECENAL - GESTANTE E ACIDENTADO Conteúdo Programático desta aula Estabilidade: Conceito. - Estabilidade x Garantia de Emprego - Reintegração x Readmissão;

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.441.909 - RS (2014/0056553-6) RELATORA : MINISTRA DIVA MALERBI (DESEMBARGADORA CONVOCADA TRF 3ª REGIÃO) RECORRENTE : FELIPE JAPPE DE FRANÇA ADVOGADO : FELIPE JAPPE DE FRANÇA (EM CAUSA

Leia mais

CÁLCULO TRABALHISTA. Hamilton Novo Lucena Junior. 2 a edição Revista, atualizada e ampliada

CÁLCULO TRABALHISTA. Hamilton Novo Lucena Junior. 2 a edição Revista, atualizada e ampliada Hamilton Novo Lucena Junior CÁLCULO TRABALHISTA em perguntas e respostas para elaboração de petição inicial dos conceitos à elaboração dos cálculos 2 a edição Revista, atualizada e ampliada 2019 2 PRESCRIÇÃO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.665.828 - DF (2017/0078229-8) RELATOR RECORRENTE RECORRIDO : MINISTRO HERMAN BENJAMIN : FAZENDA NACIONAL : CRIAR - CENTRO DE HABILITACAO INTEGRAR LTDA EPP ADVOGADOS : JACQUES MAURICIO

Leia mais

VERBO JURÍDICO CURSO REGULAR DE DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR: RODRIGO GALIA

VERBO JURÍDICO CURSO REGULAR DE DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR: RODRIGO GALIA VERBO JURÍDICO CURSO REGULAR DE DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR: RODRIGO GALIA EXERCÍCIOS SOBRE DECADÊNCIA E PRESCRIÇÃO I) Marque um X na alternativa correta: 01) Faz um ano que Tício teve rescindido o seu

Leia mais

DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II PROFESSOR: EMERSON SPIGOSSO AULA: FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO - FGTS

DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II PROFESSOR: EMERSON SPIGOSSO AULA: FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO - FGTS DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II PROFESSOR: EMERSON SPIGOSSO AULA: FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO - FGTS O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado como um sistema opcional, pela Lei

Leia mais

Curso Êxito e Prof. Bruno Creado

Curso Êxito e Prof. Bruno Creado Curso Êxito e Prof. Bruno Creado Questões Comentadas (Aula 3) Segue às questões da Vunesp do concurso de procurador municipal, devidamente comentada. Alteração do contrato 1. Complete a frase: A mudança

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES 2 JURISDIÇÃO 1- Generalidades 2- Imunidade de execução 2.1- Estados Estrangeiros RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. ESTADO ESTRANGEIRO. REPÚBLICA

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 10ª REGIÃO

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 10ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 10ª REGIÃO ATA DE AUDIÊNCIA PROCESSO: 0001877 77.2014.5.10.0002 RECLAMANTE: Elizeu Josué de Paula RECLAMADA: Contax Mobitel S/A Aos vinte

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO

REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO DR. THIAGO TRINDADE ABREU DA SILVA MENEGALDO Advogado Trabalhista, Sócio no escritório Geromes e Menegaldo Sociedade de Advogados, Professor em diversos cursos de

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (7ª Turma) GMDAR/FS/

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (7ª Turma) GMDAR/FS/ A C Ó R D Ã O (7ª Turma) GMDAR/FS/ RECURSO DE REVISTA INTERPOSTO ANTES DA LEI Nº 13.015/2014. MULTA DO ART. 477, 8º, DA CLT. CONTRATO DE TRABALHO POR PRAZO DETERMINADO. RESCISÃO ANTECIPADA. A penalidade

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Lei de execução fiscal. Aspectos polêmicos Kiyoshi Harada Sumário: 1 Introdução. 2 Da adjudicação pela Fazenda dos bens penhorados. 2.1 Necessidade de revogação do Decreto nº 51.908,

Leia mais

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DECADÊNCIA NO PROCESSO DO TRABALHO DECADÊNCIA A decadência é uma causa extintiva de direito pelo seu não exercício no prazo estipulado por lei. É a perda de um direito potestativo

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.419.386 - PR (2013/0385176-5) RELATORA : MINISTRA NANCY ANDRIGHI RECORRENTE : IPIRANGA PRODUTOS DE PETRÓLEO S/A ADVOGADO : ÂNGELA MARIA SANCHEZ E SILVA E OUTRO(S) - PR013907 RECORRIDO

Leia mais

3. Vale dizer que só e somente sindicatos poderão firmar convenções - de um lado um sindicato patronal e de outro um sindicato operário.

3. Vale dizer que só e somente sindicatos poderão firmar convenções - de um lado um sindicato patronal e de outro um sindicato operário. BOLETIM SINDICAL 03 DE 2009 TEMA: Convenção coletiva de trabalho ENVIADO EM 24 de abril de 2009 1. Dando continuidade ao boletim sindical nº 002/2009 no qual abordamos as premissas básicas do processo

Leia mais

Centro Nacional de Inteligência da Justiça Federal

Centro Nacional de Inteligência da Justiça Federal Nota Técnica n. 004/2017 Brasília, 27 de fevereiro de 2018. Assunto: Reafirmação da DER mediante o cômputo de tempo de contribuição posterior ao ajuizamento da ação - proposta de afetação para os fins

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (Ac. 3ª Turma) GMALB/arcs/AB/lds

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (Ac. 3ª Turma) GMALB/arcs/AB/lds A C Ó R D Ã O (Ac. 3ª Turma) GMALB/arcs/AB/lds RECURSO DE REVISTA INTERPOSTO SOB A ÉGIDE DAS LEIS Nº 13.015/2014 E 13.105/2015. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO. DEVOLUÇÃO DE DESCONTOS EM CRÉDITO TRABALHISTA

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2011

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2011 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2011 DISCIPLINA: DIREITO DO II PROFESSOR: MARCELLO MANCILHA TURMA: 3º ANO INTEGRAL UNIDADES CONTEÚDOS

Leia mais

RELATÓRIO VOTO. Conhecimento. Presentes os pressupostos de admissibilidade, conheço do recurso. Fundamentação

RELATÓRIO VOTO. Conhecimento. Presentes os pressupostos de admissibilidade, conheço do recurso. Fundamentação PROCESSO TRT/SP Nº0007100-96.2009.5.02.0361 10ª TURMA Fls. 1 RECURSO ORDINÁRIO RECORRENTE: RECORRIDOS: ORIGEM: MARIA HELENA BARBOSA FERRAZ SCHIMIT IND COM IMP E EXPORTAÇÃO LTDA. E OUTRO 1ª Vara do Trabalho

Leia mais

IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA

IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA Jornada de Trabalho TEMPO A DISPOSIÇÃO: - É o período em que o empregado esteja a disposição do empregador, aguardando ou executando ordens. - Não será considerado tempo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pela Prof.ª. Bianca Bastos (Aulas 50 24/09/2018)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pela Prof.ª. Bianca Bastos (Aulas 50 24/09/2018) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pela Prof.ª. Bianca Bastos (Aulas 50 24/09/2018) PRESCRIÇÃO Prescrição era na teoria antiga, prescrição da ação, até

Leia mais

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS... 5 APRESENTAÇÃO VERBAS DEVIDAS NO TÉRMINO DO CONTRATO...11

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS... 5 APRESENTAÇÃO VERBAS DEVIDAS NO TÉRMINO DO CONTRATO...11 SUMÁRIO AGRADECIMENTOS...5 APRESENTAÇÃO....7 1. VERBAS DEVIDAS NO TÉRMINO DO CONTRATO... 11 1.1. DESPEDIDA SEM JUSTA CAUSA...11 1.2. DESPEDIDA COM JUSTA CAUSA...11 1.3. TÉRMINO DO CONTRATO A TERMO (PRAZO

Leia mais

ACÓRDÃO RO Fl. 1. JUIZ CONVOCADO MARCOS FAGUNDES SALOMÃO Órgão Julgador: 11ª Turma

ACÓRDÃO RO Fl. 1. JUIZ CONVOCADO MARCOS FAGUNDES SALOMÃO Órgão Julgador: 11ª Turma 0000674-86.2015.5.04.0851 RO Fl. 1 JUIZ CONVOCADO MARCOS FAGUNDES SALOMÃO Órgão Julgador: 11ª Turma Recorrente: ODAIR ANTONIO SCHROH JUNIOR - Adv. Leonilde Bonnani de Albuquerque Recorrido: WIND POWER

Leia mais

MÉRITO DO CONTRATO DE TRABALHO

MÉRITO DO CONTRATO DE TRABALHO PEÇA TREINO JOÃO CIDADÃO distribuiu, em 07/03/2014, Reclamação Trabalhista em face de seu empregador EMPRESA VIGILÂNCIA TOTAL LTDA e do tomador de serviços, BANCO FATURANDO S/A. Alegou, em síntese, que

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Competência em Razão da Matéria Parte 2. Prof.ª Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Competência em Razão da Matéria Parte 2. Prof.ª Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Parte 2 Prof.ª Eliane Conde A Justiça do Trabalho não tem competência para processar e julgar Ação de Cobrança ajuizada por profissional

Leia mais

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO TRIBUTÁRIO - DIREITO TRIBUTÁRIO

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO TRIBUTÁRIO - DIREITO TRIBUTÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO 1. Tema: Parcelamento de ofício da dívida tributária e prescrição. Termo inicial do prazo prescricional do crédito de IPTU. RECURSO ESPECIAL (REsp) O parcelamento de ofício da dívida

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 4ª TURMA GDCCAS/CVS/NC/iap

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 4ª TURMA GDCCAS/CVS/NC/iap A C Ó R D Ã O 4ª TURMA GDCCAS/CVS/NC/iap RECURSO DE REVISTA INTERPOSTO PELA UNIÃO (PGF), EM FACE DE DECISÃO PUBLICADA ANTES DA VIGÊNCIA DA LEI Nº 13.015/2014. PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO. ACORDO HOMOLOGADO

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Pagamento Parte IV Pagamento indevido. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Pagamento Parte IV Pagamento indevido. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Extinção do Crédito Tributário Pagamento Parte IV Prof. Marcello Leal 1 CTN, Art. 167. A restituição total ou parcial do tributo dá lugar à restituição, na mesma proporção, dos juros

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/01 DISCIPLINA: DIREITO DO II PROFESSOR: FRANCISCA JEANE PEREIRA DA SILVA MARTINS TURMAS: 8

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO JOÃO DE PADUA

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO JOÃO DE PADUA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO JOÃO DE PADUA Recorrente: Rildo Jaime Recorrido: Soluções Empresariais Ltda. e Metalúrgica Cristina Ltda. Processo n. 644-44.2001.5.03.0015

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES 2 1- COMPETÊNCIA 1.1- COMPETÊNCIA MATERIAL Constituição Federal Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: I- as ações oriundas

Leia mais

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DIREITO DO TRABALHO II. Aula 7 Prescrição e decadência

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DIREITO DO TRABALHO II. Aula 7 Prescrição e decadência Aula 7 Prescrição e decadência Conteúdo Programático desta aula Prescrição e decadência: conceito, distinções, prazos, prescrição total e parcial. Regras especiais: anotação da carteira de trabalho, menor,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA 20ª. VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO RJ

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA 20ª. VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO RJ EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA 20ª. VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO RJ RT n 0001948-10.2011.5.03.0020 PEDRO DE OLIVEIRA (completo, sem abreviaturas e em caixa alta), pessoa física, brasileiro, estado

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.546.152 - RS (2015/0187071-9) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS AGRAVANTE : UNIÃO AGRAVADO : ANAYDE DOS SANTOS PAIXÃO ADVOGADOS : CAMILA DARIENZO QUINTEIRO SILVEIRA E OUTRO(S)

Leia mais

Conteúdo Programático desta aula. Prescrição e decadência: conceito, distinções, prazos, prescrição total e parcial. Regras

Conteúdo Programático desta aula. Prescrição e decadência: conceito, distinções, prazos, prescrição total e parcial. Regras Aula 10: Prescrição e decadência: Conteúdo Programático desta aula Prescrição e decadência: conceito, distinções, prazos, prescrição total e parcial. Regras especiais: anotação da carteira de trabalho,

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS Disciplina: Direito do Trabalho II Professora: Cláudia Glênia JUR: MATERIAL APENAS PARA ROTEIRO DISCIPLINAR, NÃO DEVE SER USADO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 1.158.805 - SC (2009/0032560-5) RELATORA : MINISTRA ELIANA CALMON : INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA EMENTA PROCESSUAL CIVIL

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO Gab Des Jorge Fernando Gonçalves da Fonte Avenida Presidente Antonio Carlos 251 10o andar - Gabinete 17 Castelo RIO

Leia mais

1. Prescrição do Trabalhador Rural:

1. Prescrição do Trabalhador Rural: 1 DIREITO DO TRABALHO PONTO 1: Prescrição do Trabalhador Rural PONTO 2: Prescrição de Ofício PONTO 3: Prescrição das Contribuições Previdenciárias PONTO 4: Prescrição Intercorrente PONTO 5: Prescrição

Leia mais

Espelho Trabalho Peça

Espelho Trabalho Peça Espelho Trabalho Peça 1) Estrutura inicial O candidato deve elaborar uma contestação, indicando o fundamento legal (artigo 847 da CLT ou artigo 300 do CPC), com encaminhamento ao Excelentíssimo Senhor

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 31 - Data 23 de janeiro de 2019 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS.

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II material 04 (Lázaro Luiz Mendonça Borges)

DIREITO DO TRABALHO II material 04 (Lázaro Luiz Mendonça Borges) DIREITO DO TRABALHO II material 04 (Lázaro Luiz Mendonça Borges) 4. Fundo de Garantia do Tempo de Serviço FGTS: O regime do FGTS foi instituído no Brasil em 1967, e era optativo ao trabalhador, sendo que

Leia mais

A nova redação da Súmula 277 do TST e a integração das cláusulas normativas dos acordos coletivos ou convenções coletivas nos contratos de trabalho.

A nova redação da Súmula 277 do TST e a integração das cláusulas normativas dos acordos coletivos ou convenções coletivas nos contratos de trabalho. A nova redação da Súmula 277 do TST e a integração das cláusulas normativas dos acordos coletivos ou convenções coletivas nos contratos de trabalho. Convenção Coletiva de Trabalho É um ato jurídico pactuado

Leia mais

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos

PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. Prof. Bianca Bastos PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO Prof. Bianca Bastos Atualizada com a Lei 13.467/2017 CONCEITO PRESCRIÇÃO NATUREZA JURÍDICA PRAZOS INÍCIO e TÉRMINO DO PRAZO TOTAL E PARCIAL ATO ÚNICO PRESCRIÇÃO : CONCEITO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO BENEDITO GONÇALVES AGRAVANTE : AGAMENON CORDEIRO DE CARVALHO ADVOGADO : MÁRCIO VIEIRA DA CONCEIÇÃO E OUTRO(S) : MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ PROCURADORES : DÉBORA DE ARAÚJO HAMAD E OUTRO(S)

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/01 DISCIPLINA: DO II PROFESSOR: FRANCISCA JEANE PEREIRA DA SILVA MARTINS TURMA: 8º DM / EN

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS CLASSE: MANDADO DE SEGURANÇA INDIVIDUAL IMPETRANTE: SILVIO PESSOA JUNIOR IMPETRADO: CHEFE DA AGENCIA DA PREVIDENCIA SOCIAL - APS BH OESTE Sentença Tipo A SENTENÇA SILVIO PESSOA JUNIOR, qualificado na inicial,

Leia mais

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO INTRODUÇÃO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NOVOS MEIOS DE PRODUÇÃO ACIDENTES DO TRABALHO DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO AÇÕES TRABALHISTAS RESPONDABILIDADE

Leia mais