NOVO TRCT Portaria 2.685/2011;

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOVO TRCT Portaria 2.685/2011;"

Transcrição

1 SEÇÃO DE RELAÇÕES DO TRABALHO NOVO TRCT Portaria 2.685/2011; Portaria 1.621/2010; Portaria 1.057/2012

2 Portaria 1.057/2012 (altera e complementa a Portaria 1.621/10, que instituiu os novos modelos do TRCT) Prorrogação da validade do modelo atual do TRCT até 31/10/12 ( a previsão anterior é de que o novo modelo seria obrigatório a partir de 1º/08/12) Obrigatoriedade do novo a partir de 1º/11/12

3 Portaria 1.057/2012 (altera e complementa a Portaria 1.621/10, que instituiu os novos modelos do TRCT) Criação de dois novos formulários: o Termo de Quitação e o Termo de Homologação Termo de Quitação: deverá ser utilizado em conjunto com o TRCT nas rescisões de contratos de trabalho com menos de um ano de serviço Termo de Homologação: deverá ser utilizado para as rescisões de contrato com mais de um ano de serviço

4 ALTERAÇÕES OCORRIDAS NO TRCT Antigo TRCT PORT O TRCT tinha duas páginas (uma com o Termo de Rescisão e junto a esta a formalização da rescisão). Novo TRCT PORT Tem apenas uma página.

5 ALTERAÇÕES OCORRIDAS NO TRCT Antigo TRCT PORT Não havia o termo de quitação da Rescisão (a formalização da rescisão estava junto ao TRCT). Novo TRCT PORT Foi criado o termo de quitação da Rescisão separado do TRCT.

6 ALTERAÇÕES OCORRIDAS NO TRCT Antigo TRCT PORT Havia ainda dois TRCT s presentes: o do Anexo I, para rescisões que não foram geradas pelo Sistema HOMOLOGNET o do Anexo II, para rescisões elaboradas no HOMOLOGNET, com os códigos do TRCT e código de segurança. Novo TRCT PORT Os TRCT s foram unificados, de forma a simplificar as Rescisões contratuais.

7 ALTERAÇÕES OCORRIDAS NO TRCT Antigo TRCT PORT O campo 22 Causa do Afastamento, utilizam-se os Códigos da própria CAIXA. No TRCT do anexo II da mesma Portaria, o próprio Sistema HOMOLOGNET realizará a geração dos códigos, os quais são divergentes da CAIXA. Exemplo: SJ2. Novo TRCT PORT O campo 22 foi unificado de forma a contemplar códigos predeterminados, ou seja, todos os Termos de Rescisão obedecerão aos códigos apresentados descritos nas instruções gerais da Portaria Nº subitem Instruções de Preenchimento.

8 ALTERAÇÕES OCORRIDAS NO TRCT Antigo TRCT PORT Não havia Novo TRCT PORT NOVIDADE: No Termo de Homologação de rescisão de contrato de trabalho da nova Portaria Nº o campo 156 Informações à Caixa deverá ser preenchido com a chave do Fundo de Garantia, e/ou demais informações solicitadas pela caixa. Tal campo não havia no TRCT anterior.

9 ALTERAÇÕES OCORRIDAS NO TRCT Antigo TRCT PORT Não havia Novo TRCT PORT NOVIDADE: Foi incluído também o campo 99 no TRCT Ajuste do Saldo devedor - Valor referente ao saldo devedor da rescisão contratual, a fim de que o valor rescisório não fique negativo e o campo ressalvas (Campo 155), destinado as ressalvas decorrentes da assistência da homologação.

10 AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL LEI de 13/11/2011 NOTA TÉCNICA Nº 184/2012/CGRT/SRT/MTE (encaminhada por meio do Memorando Circular SRT/MTE/nº 006/2012, de 07 de maio de 2012); Nota Técnica nº 35/2012/DMSC/GAB/SIT e Nota Técnica Conjunta SIT/SRT nº 01/2012

11 APLICAÇÃO SOMENTE É POSSÍVEL EM PROL DO EMPREGADO, NÃO SENDO APLICÁVEL AO EMPREGADOR. Ou seja, o acréscimo não se aplica ao aviso prévio dado no pedido de demissão, pelo empregado ao empregador

12 FUNDAMENTAÇÃO A nova Lei veio para regulamentar o disposto no Art. 7º, inciso XXI, da Constituição Federal/ 88, que prevê o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço como direito dos trabalhadores

13 PROPORCIONALIDADE O AVISO PRÉVIO TERÁ DURAÇÃO VARIANDO DE 30 A 90 DIAS CONFORME O TEMPO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AO EMPREGADOR.

14 PROPORCIONALIDADE Todos terão no mínimo 30 dias durante o primeiro ano de trabalho, somando a cada ano mais 3 dias, devendo ser considerada a projeção do aviso prévio para todos os efeitos. Assim, o acréscimo somente será computado a partir do momento em que se configure uma relação contratual QUE SUPERE UM ANO NA MESMA EMPRESA.

15 AVISO PRÉVIO - EFEITOS SOMENTE TERÁ VALIDADE PARA O AVISO PRÉVIO DADO APÓS A PUBLICAÇÃO DA LEI , OU SEJA, É APLICÁVEL A PARTIR DE 13/10/11. Obs: os seus efeitos são percebidos a partir de tal data, não havendo a possibilidade de se aplicar o conteúdo da norma para avisos já iniciados Fundamentação: É do recebimento da comunicação do aviso que se estabelece os seus efeitos jurídicos; A lei do tempo do ato jurídico é que deve reger a relação estabelecida; A lei não pode modificar uma situação já consolidada por lei anterior, salvo no caso de autorização expressa, o que não ocorre no caso

16 EFEITOS A PROJEÇÃO DO AVISO PRÉVIO DEVERÁ SER CONSIDERADA PARA TODOS OS FINS LEGAIS, REPERCUTINDO NAS VERBAS RESCISÓRIAS.

17 Impossibilidade de se utilizar o próprio período do aviso prévio para majorá-lo O aviso prévio é uma extensão do contrato de trabalho; Como tal, seu cálculo tem como fato gerador o tempo de serviço prestado pelo empregado até a data do aviso, não sendo válido considerar para tanto o tempo do próprio aviso prévio. Ref.: Nota Técnica Conjunta SIT/SRT nº 01/2012

18 Aviso prévio misto (trabalhado e indenizado) Algumas entidades sindicais têm defendido que o trabalhador está dispensado de prestar serviços no período acrescido aos 30 dias originais do aviso NO ENTANTO NÃO EXISTE norma cogente que imponha ao empregador a adoção de aviso prévio misto (trabalhado e indenizado): como regra, ou o aviso prévio é todo trabalhado, ou é todo indenizado

19 Aviso prévio misto (trabalhado e indenizado) Essa modalidade pode ser adotada se houver previsão expressa, nesse sentido, em convenção ou acordo coletivo de trabalho A outra hipótese é a dispensa de cumprimento do aviso prévio. No caso dessa alteração, não pode haver prejuízo ao trabalhador (exemplo: a data de pagamento das parcelas rescisórias pode ser antecipada, jamais postergada)

20 CONTAGEM O ACRÉSCIMO DE QUE TRATA A LEI /11, conforme já dito, TEM INÍCIO A PARTIR DE UM ANO E UM DIA DE CONTRATO.

21 TABELA DE CÁLCULO TEMPO DE SERVIÇO /ANOS COMPLETOS AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO (nº de dias)

22 COMPLETANDO... NÃO EXISTE PROPORCIONALIDADE PARA A CONCESSÃO DO ACRÉSCIMO DOS DIAS. ( EX. 5 DIAS PARA UM ANO E OITO MESES)

23 ART. 488 CLT O dispositivo acima trata do cumprimento da jornada reduzida ou faculdade de ausência no trabalho, durante o aviso prévio. A nova LEI /11 em nada alterou sua aplicabilidade. CONTINUAM EM VIGÊNCIA REDUÇÃO DE DUAS HORAS DIÁRIAS (DURANTE TODO O AVISO-PRÉVIO) OU A REDUÇÃO DE 7 (SETE) DIAS CORRIDOS, a critério do trabalhador

24 LEI DE 29/10/1984 Art. 9º - O empregado dispensado, sem justa causa, no período de 30 (trinta) dias que antecede a data de sua correção salarial, terá direito à indenização adicional equivalente a um salário mensal, seja ele optante ou não pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço FGTS.

25 ENTENDIMENTO JURISPRUDENCIAL A JURISPRUDÊNCIA DOS NOSSOS TRIBUNAIS JÁ PACIFICOU O ENTENDIMENTO DE QUE A DISPENSA PREVISTA NO DISPOSTO DO ART. 9º DA LEI 7.238/84, COMPREENDE A DATA DO TÉRMINO DO CONTRATO DE TRABALHO, OU SEJA, TÉRMINO DO AVISO PRÉVIO, QUE RECAIA NOS TRINTA DIAS ANTERIORES À DATA BASE, SEJA O AVISO PRÉVIO INDENIZADO OU NÃO.

26 MULTA CABERÁ A MULTA DO ART. 9º DA LEI 7.238/84, CASO O TÉRMINO DO AVISO PRÉVIO RECAIA NOS TRINTA DIAS ANTERIORES À DATA BASE, MESMO QUE O AVISO TENHA DURAÇÃO SUPERIOR A 30 DIAS.

27 FINALIZANDO ainda sobre o aviso prévio proporcional AS CLÁUSULAS PACTUADAS EM ACORDO OU CONVENÇÃO COLETIVA QUE TRATAM DO AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL DEVERÃO SER OBSERVADAS, DESDE QUE RESPEITADA A PROPORCIONALIDADE MÍNIMA PREVISTA NA LEI Nº /11.

28 HOMOLOGNET É um sistema informatizado que virtualiza as informações do contrato de trabalho, gerando o TRCT.

29 QUEM PODE UTILIZAR Atualmente é utilizado no âmbito do Ministério do Trabalho no endereço eletrônico: ( Futuramente serão disponibilizados módulos que serão utilizados pelas entidades Sindicais.

30 ENTIDADES SINDICAIS Previsão de entrega do módulos para as Entidades Sindicais: - Novembro de Após o recebimento dos módulos ficará a critério de cada Entidade Sindical o cronograma de utilização.

31 PROCEDIMENTOS As empresas vinculadas à Entidade Sindical deverão produzir o TRCT no endereço eletrônico da referida Entidade: Ex.

32 ATUAL UTILIZAÇÃO No MTE o Sistema HomologNet é utilizado obrigatoriamente em vários Estados como por exemplo: RS, MS, etc...

33 Portaria HomologNet - MG A portaria nº 89 de 20/06/2012, institui o cronograma de utilização obrigatória e facultativamente do Sistema HomologNet em MG nas unidades do MTE.

34 MINAS GERAIS - UTILIZAÇÃO Cronograma: Obrigatório na SRTE/MG A partir de 02/01/2013 Facultativo na Gerências do MTE A partir de 01/10/2012 Previsão de utilização nas Agências do MTE - A partir de Junho de 2013.

35 DOCUMENTAÇÃO A documentação hábil ao procedimento homologatório ainda que realizado pelo sistema não sofre alterações.

36 PARTES Mesmo que o TRCT seja produzido pelo Sistema HomologNet a presença das partes é imprescindível para efetivação do procedimento.

37 INOVAÇÃO Após a emissão para o MTE, o Trabalhador poderá consultar seu TRCT pelo site: HomologNet para o trabalhador Observe:

38

39 VANTAGENS O Sistema HomologNet possui capacidade ilimitada de armazenamento das informações prestadas; - Facilidade e agilidade no resgate das informações;

40 VANTAGENS O Sistema faz todos os cálculos de médias do trabalhador; - Segurança para o trabalhador e para o Empregador uma vez que o sistema possui a certificação do MTE.

NOTA TÉCNICA N2 $8 V 2012/CGRT/SRT/MTE

NOTA TÉCNICA N2 $8 V 2012/CGRT/SRT/MTE Secretaria de Relações do Trabalho Coordenação-Geral de Relações do Trabalho REFERENCIA: Processo n. 46034.000170/2011-69 INTERESSADO: Assessoria Parlamentar ASSUNTO: Lei n 12.506, de 11 de outubro de

Leia mais

AVISO-PRÉVIO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO - LEI Nº /2011 IMPLICAÇÕES TRABALHISTAS

AVISO-PRÉVIO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO - LEI Nº /2011 IMPLICAÇÕES TRABALHISTAS AVISO-PRÉVIO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO - LEI Nº. 12.506/2011 IMPLICAÇÕES TRABALHISTAS O Governo Federal sancionou a Lei nº. 12.506/2011 para determinar que o aviso-prévio, de que trata o Capítulo

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO AVISO PRÉVIO Aviso a ser concedido com antecedência mínima de 30 dias em relação à data de extinção do contrato de trabalho (aviso prévio trabalhado), sob pena de ser devida indenização do período correspondente

Leia mais

Introdução

Introdução Maria Antônia S. Almeida SRTE/MG Junho/2012 1 Introdução O Objetivo é apresentar o Sistema HomologNet sob o prisma das empresas e contabilidades na produção do TRCT. O primeiro passo é o cadastro no sistema

Leia mais

INDENIZAÇÃO ADICIONAL - DEVIDA NA DESPEDIDA ANTES DA DATA-BASE

INDENIZAÇÃO ADICIONAL - DEVIDA NA DESPEDIDA ANTES DA DATA-BASE INDENIZAÇÃO ADICIONAL - DEVIDA NA DESPEDIDA ANTES DA DATA-BASE A Lei 6.708/79 e a Lei 7.238/84, ambas no artigo 9º, determinam uma Indenização Adicional, equivalente a um salário mensal, no caso de dispensa

Leia mais

Assistência na Rescisão do Contrato de Trabalho

Assistência na Rescisão do Contrato de Trabalho Sistema Homolognet Assistência na Rescisão do Contrato de Trabalho Assistência na rescisão - Quando é devida a) nos contratos de trabalho firmados há mais de 1 ano; b) quando o cômputo do aviso prévio

Leia mais

Instruções Gerais Instruções de Impressão 1. O modelo deverá ser plano e impresso em papel A4, na cor branca, com 297 milímetros de altura e 210

Instruções Gerais Instruções de Impressão 1. O modelo deverá ser plano e impresso em papel A4, na cor branca, com 297 milímetros de altura e 210 MTE - Portaria Nº. 1.057, de 06.07.2011: Altera a portaria Nº. 1.621, de 14.07.2010, que aprovou os modelos de termos de rescisão do contrato de trabalho e termos de homologação (Com anexos). O MINISTRO

Leia mais

Sistema HomologNet MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO. MTE/SRTE/SERET - Novembro

Sistema HomologNet MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO. MTE/SRTE/SERET - Novembro MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO Sistema HomologNet SIRT Sistema Integrado de Relações do Trabalho MTE/SRTE/SERET - Novembro 2012 1 RESCISÃO DO CONTRATO TRABALHO: Situação

Leia mais

PORTARIA Nº 1, DE 22 DE MARÇO DE 2002

PORTARIA Nº 1, DE 22 DE MARÇO DE 2002 SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO PORTARIA Nº 1, DE 22 DE MARÇO DE 2002 Aprova, revoga, revisa e consolida ementas de orientações normativas da Secretaria de Relações do Trabalho. A Secretária de Relações

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 Nas relações de emprego por prazo indeterminado, quando

Leia mais

Aprova modelos de Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho e implanta o Sistema Homolognet.

Aprova modelos de Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho e implanta o Sistema Homolognet. PORTARIA n.º 1.474, de 29 de JUNHO de 2010 Aprova modelos de Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho e implanta o Sistema Homolognet. O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das atribuições

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO AVISO PRÉVIO. Parte 2. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO AVISO PRÉVIO. Parte 2. Prof ª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO AVISO PRÉVIO Parte 2 Prof ª. Eliane Conde O aviso prévio indenizado ou não, projeta a extinção do contrato de trabalho para o término deste (artigo 487, 1º da CLT), devendo ser anotado

Leia mais

Nº de fevereiro de 2014.

Nº de fevereiro de 2014. Nº 49 14 de fevereiro de 2014. AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL LEI 12.506/2011 Atento à reiterada jurisprudência do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, e às recomendações expedidas pelo Ministério do

Leia mais

Portaria MTE nº 1.621, de DOU 1 de

Portaria MTE nº 1.621, de DOU 1 de Portaria MTE nº 1.621, de 14.07.2010 - DOU 1 de 15.07.2010 Aprova modelos de Termos de Rescisão de Contrato de Trabalho e Termos de Homologação. O Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, no uso das atribuições

Leia mais

PORTARIA MTE Nº 1621/2010

PORTARIA MTE Nº 1621/2010 Page 1 of 6 PORTARIA MTE Nº 1621, DE 14.07.2010 (DOU DE 15.07.2010) Aprova modelos de Termos de Rescisão de Contrato de Trabalho e Termos de Homologação. O Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, no

Leia mais

AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL

AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL OUTUBRO DE 2011 NOTA TÉCNICA AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL A Lei 12.506/11, publicada no Diário Oficial da União do dia 13 de outubro de 2011, amplia o aviso prévio dos atuais 30 dias para até 90 dias. Esta

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Aviso Prévio Misto

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Aviso Prévio Misto Aviso Prévio Misto 01/12/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 4 5. Informações Complementares... 5 6.

Leia mais

JUR 015/2018. Belo Horizonte, 05 de novembro de ASSUNTO: ORIENTAÇÕES SOBRE DISPENSA DE PROFESSORES E AUXILIARES FINAL DO ANO DE 2018

JUR 015/2018. Belo Horizonte, 05 de novembro de ASSUNTO: ORIENTAÇÕES SOBRE DISPENSA DE PROFESSORES E AUXILIARES FINAL DO ANO DE 2018 JUR 015/2018 Belo Horizonte, 05 de novembro de 2018. ASSUNTO: ORIENTAÇÕES SOBRE DISPENSA DE PROFESSORES E AUXILIARES FINAL DO ANO DE 2018 Prezado(a) Diretor(a), Com o propósito de atender à demanda das

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego. Obrigações decorrentes da cessação do contrato de emprego. Prof.

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego. Obrigações decorrentes da cessação do contrato de emprego. Prof. DIREITO DO TRABALHO Cessação do contrato de emprego Obrigações decorrentes da cessação do contrato de emprego. Prof. Cláudio Freitas -Aviso prévio: natureza Jurídica: ato unilateral de vontade e receptício.

Leia mais

COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA. Agosto de 2017

COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA. Agosto de 2017 COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA Agosto de 2017 O que é a Reforma Trabalhista? Mudanças na Contratação Mudanças no dia a dia Mudanças na Rescisão INTRODUÇÃO: O QUE É A REFORMA TRABALHISTA

Leia mais

I - Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho - Anexo II; II - Termo de Homologação sem ressalvas - Anexo III; e

I - Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho - Anexo II; II - Termo de Homologação sem ressalvas - Anexo III; e PORTARIA N o 1621 DE 14 DE JULHO DE 2010 Aprova modelos de Termos de Rescisão de Contrato de Trabalho e Termos de Homologação. O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos. Atraso no pagamento das verbas rescisórias (Art. 477, 8º- CLT)

Orientações Consultoria de Segmentos. Atraso no pagamento das verbas rescisórias (Art. 477, 8º- CLT) Atraso no pagamento das verbas rescisórias (Art. 477, 8º- CLT) 29/03/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 4 4 Conclusão... 5 5 Informações Complementares...

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos. Quando o empregado é demitido no período de 30 (trinta) dias que antecede a data-base

Parecer Consultoria Tributária Segmentos. Quando o empregado é demitido no período de 30 (trinta) dias que antecede a data-base Quando o 23/06/2014 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1 Procedimento... 3 3 Análise da Consultoria... 3 3.1 Lei 12.506/2011... 4 3.2 Exemplos práticos... 5 4 Conclusão...

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Cálculo das verbas rescosórias *Adriano Martins Pinheiro Este artigo apontará quais são as verbas rescisórias a serem recebidas após a rescisão. Enumeramos as possibilidades de rescisão:

Leia mais

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação das Leis do Trabalho aprovada pelo Decreto- Lei

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Data Desligamento e Verbas Rescisórias Rais

Orientações Consultoria de Segmentos Data Desligamento e Verbas Rescisórias Rais 17/03/2016 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 4 3. Análise da Legislação... 4 4. Conclusão... 12 5. Informações Complementares... 13 6. Referências... 14

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ALTERAÇÕES NO CONTRATO DE TRABALHO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ALTERAÇÕES NO CONTRATO DE TRABALHO RELATÓRIO DE ATIVIDADES ALTERAÇÕES NO CONTRATO DE TRABALHO Departamento Sindical - DESIN Lei 13.467/2017 Modernização Trabalhista Introdução - Promulgação da Lei 13.467 de 11 de julho de 2017 LEI 13.467/17

Leia mais

TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO CNPJ/CEI 14.754.104/00-04 03 Endereço (logradouro, nº, andar, apartamento) RODOVIA BR 1 SN 0 - SUL 05 Município 06 UF RECIFE PE TERMO DE RESCISÃO DO DE TRABALHO IDENTIFICAÇÃO DO EMPREGADOR 07 CEP 50.790-900

Leia mais

Qual o prazo para a mantenedora comunicar a demissão no fim do semestre?

Qual o prazo para a mantenedora comunicar a demissão no fim do semestre? Qual o prazo para a mantenedora comunicar a demissão no fim do semestre? A demissão pode ser comunicada até um dia antes do início das férias, com aviso prévio obrigatoriamente indenizado e desligamento

Leia mais

AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL. CRÍTICA À NOTA TÉCNICA 184 DO MTE.

AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL. CRÍTICA À NOTA TÉCNICA 184 DO MTE. AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL. CRÍTICA À NOTA TÉCNICA 184 DO MTE. VICTOR FARJALLA A Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, por intermédio da Coordenação-Geral de Relações do

Leia mais

Circular Sinapro-SP Nº A/C: Depto. Recursos Humanos

Circular Sinapro-SP Nº A/C: Depto. Recursos Humanos Circular Sinapro-SP Nº 18.2012 A/C: Depto. Recursos Humanos São Paulo, 27 de agosto de 2012 CIRCULAR SINAPRO-SP Nº 18.2012 A/C: Depto. Recursos Humanos Ref.: Novo prazo para utilização dos novos modelos

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELATÓRIO DE ATIVIDADES LEI 13.467/2017 MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA Visão Geral Departamento Sindical - DESIN - Considerações Iniciais - Relações Coletivas de Trabalho LEI 13.467/17 Modernização

Leia mais

HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO CONTRATUAL DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Homologação da terminação do. Maria Inês Gerardo

HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO CONTRATUAL DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Homologação da terminação do. Maria Inês Gerardo Aula 9 Homologação da terminação do contrato de trabalho Maria Inês Gerardo www.mariainesgerardo.com.br Facebook: Maria Inês Gerardo Conteúdo Programático desta aula Homologação da terminação do contrato

Leia mais

PORTARIA MTE Nº 1.621, DE 14 DE JULHO DE 2010 (DOU ) Aprova modelos de Termos de Rescisão de Contrato de Trabalho e Termos de Homologação.

PORTARIA MTE Nº 1.621, DE 14 DE JULHO DE 2010 (DOU ) Aprova modelos de Termos de Rescisão de Contrato de Trabalho e Termos de Homologação. PORTARIA MTE Nº 1.621, DE 14 DE JULHO DE 2010 (DOU 15.07.2010) Aprova modelos de Termos de Rescisão de Contrato de Trabalho e Termos de Homologação. O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 S Sumário Introdução, 1 1 Folha de Pagamento, 7 1 Salário, 8 1.1 Salário-hora para 40 horas semanais: divisor 200 (duzentos), 9 1.2 Depósito de salários em conta bancária, 10 2 Horas extras, 10 2.1 Integração

Leia mais

TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO TERMO DE RESCISÃO DO DE TRABALHO IDENTIFICAÇÃO DO EMPREGADOR CNPJ/CEI 07.199.061/00-79 03 Endereço (logradouro, nº, andar, apartamento) Rua Cláudio Brotherhood 540 - LJ 05 Município 06 UF 07 CEP Recife

Leia mais

PORTARIA MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO Nº DE D.O.U.:

PORTARIA MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO Nº DE D.O.U.: PORTARIA MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO Nº 1.057 DE 06.07.2012 D.O.U.: 09.07.2012 Altera a Portaria nº 1.621, de 14 de julho de 2010, que aprovou os modelos de Termos de Rescisão do Contrato

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2015/2016. Confira a autenticidade no endereço

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2015/2016. Confira a autenticidade no endereço ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2015/2016 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: PR001404/2015 DATA DE REGISTRO NO MTE: 20/04/2015 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR019141/2015 NÚMERO DO PROCESSO: 46212.005615/2015-22 DATA DO

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego Aviso prévio Parte II. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego Aviso prévio Parte II. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Cessação do contrato de emprego Aviso prévio Parte II Prof. Cláudio Freitas - TST Aviso prévio SUM -14 CULPA RECÍPROCA. Reconhecida a culpa recíproca na rescisão do contrato de trabalho

Leia mais

Alterações no Gozo de Férias ART. 134.

Alterações no Gozo de Férias ART. 134. REFORMA TRABALHISTA LEI 13.467/17 Alterações no Gozo de Férias ART. 134. 1 o As férias poderão ser usufruídas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a quatorze dias corridos

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II AVISO PRÉVIO

DIREITO DO TRABALHO II AVISO PRÉVIO DIREITO DO TRABALHO II AVISO PRÉVIO CLT ART. 487 PRÉVIO Art. 487 - Não havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato deverá avisar a outra da sua resolução com a

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA REFLEXOS NA RELAÇÃO DE EMPREGO

REFORMA TRABALHISTA REFLEXOS NA RELAÇÃO DE EMPREGO LUCIANO DOS SANTOS NUNES - CONSULTORIA TRABALHISTA - PERÍCIA CONTÁBIL REFORMA TRABALHISTA REFLEXOS NA RELAÇÃO DE EMPREGO TERESINA-PI 13-9-2017 LEIS Nºs 13.134/2015 e 13.135/2015 NOVAS REGRAS DO SEGURO-

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Aviso Prévio Misto

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Aviso Prévio Misto Aviso Prévio Misto 01/12/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 4 5. Informações Complementares... 5 6.

Leia mais

Rescisão. GPE Gestão de Pessoal

Rescisão. GPE Gestão de Pessoal GPE Gestão de Pessoal Sumário 1 Introdução... 3 1.1 Objetivos do Treinamento... 3 2 Fluxo do Ambiente... 3 3 Conceito... 5 4 Aviso Prévio - Conceito... 5 5 Cálculo - Pré-Requisitos... 6 6 Tipos de Rescisão...

Leia mais

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DO FGTS

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DO FGTS CAIXA ECONÔMICA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DO FGTS O Edital do FGTS consta disponível na página da CAIXA na Internet no endereço www.caixa.gov.br, pelo caminho FGTS Empresa, Edital Eletrônico, em

Leia mais

Ainda que a maior parte das demissões se concentre no fim do ano, o final do semestre também é uma época acontecem mudanças de emprego.

Ainda que a maior parte das demissões se concentre no fim do ano, o final do semestre também é uma época acontecem mudanças de emprego. Ainda que a maior parte das demissões se concentre no fim do ano, o final do semestre também é uma época acontecem mudanças de emprego. Por isso é importante conferir as orientações sobre demissão sem

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017 REFORMA TRABALHISTA LEI 13.467/2017 E-Social O que é? Sistema de coleta de informação das relações trabalhistas. O sistema entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018, para empresas com faturamento

Leia mais

ENTENDENDO A PLANILHA DE CUSTOS: MÓDULO 3

ENTENDENDO A PLANILHA DE CUSTOS: MÓDULO 3 ENTENDENDO A PLANILHA DE CUSTOS: MÓDULO 3 Especialista em Gestão Pública e em Orçamento Público. Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU Fundador e Colaborador do Portal L&C. Dando continuidade ao

Leia mais

Portal Nacional de Direito do Trabalho Portaria MTE nº /2010 Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho

Portal Nacional de Direito do Trabalho  Portaria MTE nº /2010 Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho Portal Nacional de Direito do Trabalho www.pndt.com.br Portaria MTE nº 01.474/2010 Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho PORTARIA MTE Nº 1.474, DE 29.06.2010 DOU 30.06.2010 Aprova modelos de Termo

Leia mais

TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO ANEXO I TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO IDENTIFICAÇÃO DO EMPREGADOR 01 CNPJ/CEI 02 Razão Social/Nome 03 Endereço (logradouro, nº, andar, apartamento) 04 Bairro 05 Município 06 UF 07 CEP 08 CNAE

Leia mais

A nova lei do aviso prévio - Como calcular?

A nova lei do aviso prévio - Como calcular? A nova lei do aviso prévio - Como calcular? Todo empregador já passou por uma situação em que dispensou o trabalhador sem justa causa, e ficou sem saber como realizar o cálculo do aviso prévio após a edição

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 S Sumário Introdução, 1 1 Folha de Pagamento, 7 1 Salário, 8 1.1 Salário-hora para 40 horas semanais: divisor 200 (duzentos), 9 1.2 Depósito de salários em conta bancária, 9 2 Horas extras, 10 2.1 Integração

Leia mais

CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA

CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA PROJETO ZAC DE CAPACITAÇÃO CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA (ENTRADA EM VIGOR DA LEI N. 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017) 1 TEMA: ASSISTÊNCIA E HOMOLOGAÇÃO SINDICAL DA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

Leia mais

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Palestrante: Estabilidade gestante Estabilidade Acidentária Jornada 12 x 36 Períodos de Intervalo Insalubridade Prof. Cristiano Magalhães 1

Leia mais

Portaria MTE nº 1.474, de DOU

Portaria MTE nº 1.474, de DOU Portaria MTE nº 1.474, de 29.06.2010 - DOU 30.06.2010 Aprova modelos de Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho e implanta o Sistema Homolognet. O Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, no uso das

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017 REFORMA TRABALHISTA (Lei nº 13.467, de 13.07.2017) Data de início de vigência: 11/11/2017 Direitos trabalhistas preservados: (não podem ser suprimidos ou reduzidos em acordo ou convenção coletiva de trabalho

Leia mais

Curso/Disciplina: Reforma Trabalhista (Direito e Processo do Trabalho) Objetivo Aula: 14 Professor(a): Rogério Renzetti Monitor(a): Aula 14

Curso/Disciplina: Reforma Trabalhista (Direito e Processo do Trabalho) Objetivo Aula: 14 Professor(a): Rogério Renzetti Monitor(a): Aula 14 Curso/Disciplina: Reforma Trabalhista (Direito e Processo do Trabalho) Objetivo Aula: 14 Professor(a): Rogério Renzetti Monitor(a): Aula 14 1. DA EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO NA REFORMA TRABALHISTA

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017 REFORMA TRABALHISTA LEI 13.467/2017 INTRODUÇÃO A Lei n 13.467, de 13 de Julho de 2017, entrou em vigor a partir de 11 de novembro de 2017. Ela irá alterar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) trazendo

Leia mais

ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA. Alexandre Corrêa

ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA. Alexandre Corrêa ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA Alexandre Corrêa ROTINAS TRABALHISTAS AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA EXAMES OCUPACIONAIS AVISO PRÉVIO A Lei nº 12.506/2011 institui a

Leia mais

Jornada de trabalho.

Jornada de trabalho. Jornada de trabalho. 1. Conceito: é uma medida de tempo no qual se inclui o labor diário. a) 1ª concepção: teoria do tempo efetivamente trabalhado, sendo o período do dia em que o empregado efetivamente

Leia mais

ÚLTIMO DIÁRIO PESQUISADO

ÚLTIMO DIÁRIO PESQUISADO ÚLTIMO DIÁRIO PESQUISADO 21/06/2012 Fascículo Semanal nº 25 Ano XLVI 2012 FECHAMENTO: 21/06/2012 EXPEDIÇÃO: 24/06/2012 PÁGINAS: 292/287 Sumário FONTE RECOLHIMENTO EM Julho/2012 Tabela Prática...291 PREVIDÊNCIA

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015/2015

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015/2015 CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015/2015 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: MG001345/2015 DATA DE REGISTRO NO MTE: 09/04/2015 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR018129/2015 NÚMERO DO PROCESSO: 46241.000367/2015-86 DATA

Leia mais

Informamos ainda que estamos à disposição para elucidar eventuais dúvidas. Atenciosamente, Natan Schiper Diretor Secretário

Informamos ainda que estamos à disposição para elucidar eventuais dúvidas. Atenciosamente, Natan Schiper Diretor Secretário Rio de Janeiro, 21 de agosto de 2012 Of. Circ. Nº 349/12 Senhor Presidente, A Portaria nº 1.057, de 06 de julho de 2011, do Ministério do Trabalho e Emprego, publicada no Diário Oficial da União no dia

Leia mais

TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO IDENTIFICAÇÃO DO EMPREGADOR 01 CNPJ/CEI 02 Razão Social/Nome 03 Endereço (logradouro, nº, andar, apartamento) 04 Bairro RUA TIQUARA, 67 TATUAPE 05 Município 06

Leia mais

1º, 2º, -art CLT

1º, 2º, -art CLT 1º, 2º, -art. 477 - CLT 1º - O pedido de demissão ou recibo de quitação de rescisão, do contrato de trabalho, firmado por empregado com mais de 1 (um) ano de serviço, só será válido quando feito com a

Leia mais

Reforma Trabalhista. O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR

Reforma Trabalhista. O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR Reforma Trabalhista O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA SECRETÁRIO DE RELAÇÕES DO TRABALHO - SRT Nº 15 DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA SECRETÁRIO DE RELAÇÕES DO TRABALHO - SRT Nº 15 DE INSTRUÇÃO NORMATIVA SECRETÁRIO DE RELAÇÕES DO TRABALHO - SRT Nº 15 DE 14.07.2010 D.O.U.: 15.07.2010 Estabelece procedimentos para assistência e homologação na rescisão de contrato de trabalho. A SECRETÁRIA

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017

REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017 REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017 Principais Pontos 1) Negociação Coletiva tem prevalência sobre a lei quando, entre outros temas, dispuser sobre: jornada de trabalho Banco de Horas anual Intervalos Intrajornada

Leia mais

Rescisão do Contrato de Trabalho

Rescisão do Contrato de Trabalho Rescisão do Contrato de Trabalho Ana Paula Ferreira Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP em 1984. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/SP 83.285. Consultora trabalhista e previdenciária

Leia mais

S Aviso Prévio

S Aviso Prévio S-2250 Aviso Prévio Este evento tem como objetivo registrar a comunicação e o possível cancelamento do aviso prévio de iniciativa do empregador ou do empregado, o evento do aviso prévio faz parte dos eventos

Leia mais

TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO

TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO IDENTIFICAÇÃO DO EMPREGADOR 01 CNPJ/CEI 02 Razão Social/Nome 04.543.651/0001-89 03 Endereço ( logradouro, nº, andar, apartamento ) 04 Bairro RUA FRANCISCO MUCCIOLO

Leia mais

Prazo de envio. Este evento deve ser enviado em até 10 (dez) dias de sua comunicação.

Prazo de envio. Este evento deve ser enviado em até 10 (dez) dias de sua comunicação. Conceito do evento: Este evento tem como objetivo registrar a comunicação e o possível cancelamento do aviso prévio de iniciativa do empregador ou do empregado. Aviso prévio é o documento de comunicação,

Leia mais

Principais Alterações da Reforma Trabalhista

Principais Alterações da Reforma Trabalhista Principais Alterações da Reforma Trabalhista Tema Trabalhista Banco de Horas Contribuição Sindical Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho Danos Morais CLT Vigente NOVAS REGRAS - Mudanças com a Lei

Leia mais

DIREITO NAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 4 JORNADA DE TRABALHO

DIREITO NAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 4 JORNADA DE TRABALHO DIREITO NAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 4 JORNADA DE TRABALHO Índice 1. Jornada de trabalho...3 2. Formas de Prorrogação da Jornada de Trabalho...4 3. Horas Extras no Caso de Força Maior...5 4. Trabalho Noturno...6

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016

DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016 DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016 CESSAÇÃO DO CONTRATO POR FALECIMENTO DO EMPREGADO O contrato de trabalho é intuitu personae (personalíssimo), por isto o falecimento do empregado acarreta

Leia mais

Relatório Trabalhista

Relatório Trabalhista Rotinas de Pessoal & Recursos Humanos www.sato.adm.br - sato@sato.adm.br - fone (11) 4742-6674 Desde 1987 Legislação Consultoria Assessoria Informativos Treinamento Auditoria Pesquisa Qualidade Relatório

Leia mais

ENTENDA SEUS DIREITOS. O SINDEMED reservou este espaço para esclarecer seus direitos trabalhistas. O que é Banco de horas?

ENTENDA SEUS DIREITOS. O SINDEMED reservou este espaço para esclarecer seus direitos trabalhistas. O que é Banco de horas? ENTENDA SEUS DIREITOS O SINDEMED reservou este espaço para esclarecer seus direitos trabalhistas. O que é Banco de horas? O chamado banco de horas é uma possibilidade admissível de controle e compensação

Leia mais

Aplicação dos Preceitos da Lei n /2017 e da MP 808/2017

Aplicação dos Preceitos da Lei n /2017 e da MP 808/2017 REFORMA TRABALHISTA Aplicação dos Preceitos da Lei n. 13.467/2017 e da MP 808/2017 Palestrante: Luís Alves de Freitas Lima Auditor Fiscal do Trabalho Professor Universitário A apresentação não representa

Leia mais

HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO CONTRATUAL DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Homologação da terminação do. Maria Inês Gerardo

HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO CONTRATUAL DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Homologação da terminação do. Maria Inês Gerardo Aula 9 Homologação da terminação do contrato de trabalho Maria Inês Gerardo www.mariainesgerardo.com.br Facebook: Maria Inês Gerardo Conteúdo Programático desta aula Homologação da terminação do contrato

Leia mais

Relatório Trabalhista

Relatório Trabalhista Rotinas de Pessoal & Recursos Humanos www.sato.adm.br - sato@sato.adm.br - fone (11) 4742-6674 1987-2012 Legislação Consultoria Assessoria Informativos Treinamento Auditoria Pesquisa Qualidade Relatório

Leia mais

O empregado doméstico faz jus as férias anuais de quantos dias?

O empregado doméstico faz jus as férias anuais de quantos dias? O empregado doméstico faz jus as férias anuais de quantos dias? O artigo 17 da Lei Complementar nº 150/2015 prevê férias anuais remuneradas de 30 dias para esta categoria. Art. 17. O empregado doméstico

Leia mais

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017**

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017** reforma trabalhista. lei nº 13.429/2017* lei nº 13.467/2017** principais mudanças. trabalho temporário...3 terceirização...4 relações de trabalho...5 trabalho intermitente, teletrabalho (home office) férias...6

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015/2016

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015/2016 CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015/2016 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: PE000159/2015 DATA DE REGISTRO NO MTE: 02/03/2015 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR010403/2015 NÚMERO DO PROCESSO: 46213.004527/2015-01 DATA

Leia mais

TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO

TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO IDENTIFICAÇÃO DO EMPREGADOR 01 CNPJ/CEI 02 Razão Social/Nome 04.543.651/0001-89 03 Endereço ( logradouro, nº, andar, apartamento ) 04 Bairro RUA FRANCISCO MUCCIOLO

Leia mais

TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO

TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO IDENTIFICAÇÃO DO EMPREGADOR 01 CNPJ/CEI 02 Razão Social/Nome 04.543.651/0001-89 03 Endereço ( logradouro, nº, andar, apartamento ) 04 Bairro RUA FRANCISCO MUCCIOLO

Leia mais

Principais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho

Principais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho SINPEFESP-(empregados)-SINDELIVRE-(patronal) Principais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho 2012/2013. VIGÊNCIA E DATA-BASE As cláusulas e condições da presente Convenção Coletiva de Trabalho que

Leia mais

Portaria MTE nº 1.621, de 14 de julho de 2010

Portaria MTE nº 1.621, de 14 de julho de 2010 Portaria MTE nº 1.621, de 14 de julho de 2010 Diário Oficial da União nº 134, de 15 de julho de 2010 (quinta-feira) Seção 1 Pág. 108/109/110/111 Ministério do Trabalho e Emprego GABINETE O MINISTRO PORTARIA

Leia mais

TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO

TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO IDENTIFICAÇÃO DO EMPREGADOR 01 CNPJ/CEI 02 Razão Social/Nome 04.543.651/0001-89 03 Endereço ( logradouro, nº, andar, apartamento ) 04 Bairro RUA FRANCISCO MUCCIOLO

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço

Confira a autenticidade no endereço ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2017/2019 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RS002133/2017 DATA DE REGISTRO NO MTE: 25/08/2017 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR049820/2017 NÚMERO DO PROCESSO: 46272.003047/2017-82 DATA DO

Leia mais

O QUE É JOVEM APRENDIZ?

O QUE É JOVEM APRENDIZ? O QUE É JOVEM APRENDIZ? O programa jovem aprendiz é um projeto do governo federal criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00) com o objetivo de que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem

Leia mais

Orientações Consultoria De Segmentos Licença Não Remunerada

Orientações Consultoria De Segmentos Licença Não Remunerada 11/04/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 3.1 Solicitado pelo Empregado... 4 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares...

Leia mais

Secretaria de Relações do Trabalho edita Instrução Normativa estabelecendo procedimentos. na Rescisão Contratual

Secretaria de Relações do Trabalho edita Instrução Normativa estabelecendo procedimentos. na Rescisão Contratual Secretaria de Relações do Trabalho edita Instrução Normativa estabelecendo procedimentos na Rescisão Contratual MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº

Leia mais

TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO IDENTIFICAÇÃO DO EMPREGADOR 01 CNPJ/CEI 02 Razão Social/Nome 11.183.311/0001-50 N.N.O. - SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS LTDA - ME 03 Endereço (logradouro, nº, andar,

Leia mais

TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO IDENTIFICAÇÃO DO EMPREGADOR 01 CNPJ/CEI 02 Razão Social/Nome 03.382.011/0001-71 REPOR SERVICOS COMERCIAIS LTDA 03 Endereço (logradouro, nº, andar, apartamento)

Leia mais

GRATIFICAÇÕES, ADICIONAIS, AUXÍLIOS E OUTROS 13º SALÁRIO

GRATIFICAÇÕES, ADICIONAIS, AUXÍLIOS E OUTROS 13º SALÁRIO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2018/2019 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: MG002609/2018 DATA DE REGISTRO NO MTE: 24/07/2018 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR038110/2018 NÚMERO DO PROCESSO: 46211.002900/2018-44 DATA DO

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA RESCISÕES DO CONTRATO DE TRABALHO DOS EMPREGADOS

PROCEDIMENTOS PARA RESCISÕES DO CONTRATO DE TRABALHO DOS EMPREGADOS PROCEDIMENTOS PARA RESCISÕES DO CONTRATO DE TRABALHO DOS EMPREGADOS 1. TIPOS DE RESCISÕES DE CONTRATOS DE TRABALHO (+USUAIS) E PRAZOS DE PAGAMENTO DAS VERBAS RESCISÓRIAS No momento do recebimento do pedido

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA SIT Nº 114, DE DOU DE REP. DOU DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA SIT Nº 114, DE DOU DE REP. DOU DE INSTRUÇÃO NORMATIVA SIT Nº 114, DE 05.11.2014 - DOU DE 12.11.2014 - REP. DOU DE 18.11.2014 Estabelece diretrizes e disciplina a fiscalização do trabalho temporário regido pela Lei nº 6.019, de 03 de janeiro

Leia mais

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO ORIENTAÇÕES TRABALHO

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO ORIENTAÇÕES TRABALHO VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO ORIENTAÇÕES TRABALHO Orientador Empresarial RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO-TRCT-TERMOS DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO-CONSIDERAÇÕES.

Leia mais

RESCISÕES TRABALHISTAS. Por Olavo Pinto Lima

RESCISÕES TRABALHISTAS. Por Olavo Pinto Lima RESCISÕES TRABALHISTAS Por Olavo Pinto Lima Conceitos introdutórios Contrato de Trabalho e suas espécies Espécies de contratos de emprego 1 - Por prazo indeterminado É a forma padrão e comum de contrato.

Leia mais