RACIOCÍNIO LÓGICO TABELA VERDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RACIOCÍNIO LÓGICO TABELA VERDADE"

Transcrição

1 RACIOCÍNIO LÓGICO TABELA VERDADE Olá galera! Sou o Richard Falconi, Fundador do Já Passei e Professor da Disciplina de Raciocínio Lógico. Estou disponibilizando para vocês um conteúdo sobre TABELAS VERDADE, assunto importantíssimo na minha disciplina. Atualmente, com o edital de Escrevente Técnico Judiciário do TJ-SP aberto, temos 10 questões de Raciocínio Lógico para gabaritar! Abaixo temos uma questão da Banca VUNESP de lógica argumentativa que exige o conhecimento sobre tabela verdade para resolve-la. VUNESP / Analista de Sistemas Judiciário (TJM SP) / 2011 (e mais 1 concurso) Se afino as cordas, então o instrumento soa bem. Se o instrumento soa bem, então toco muito bem. Ou não toco muito bem ou sonho acordado. Afirmo ser verdadeira a frase: não sonho acordado. Dessa forma, conclui-se que a) sonho dormindo. b) o instrumento afinado não soa bem. c) as cordas não foram afinadas. d) mesmo afinado o instrumento não soa bem. e) toco bem acordado e dormindo. Um ponto muito importante que não pode ser esquecido é de que todas as proposições compostas citadas no enunciado serão verdadeiras, a não ser que no próprio enunciado diga que ela é falsa. Neste caso, como não há indícios que apontam nenhuma proposição falsa, trabalharemos sabendo que todas terão valores verdadeiros. Primeiro passo para resolver a questão: Precisamos identificar o que a questão nos traz de certeza. Essa certeza geralmente é indicada por uma proposição simples, como ocorre nesta questão. Temos 3 proposições compostas e uma simples. Se afino as cordas, então o instrumento soa bem. (proposição composta ligada pelo conectivo se, então )

2 Se o instrumento soa bem, então toco muito bem. (proposição composta ligada pelo conectivo se, então ) Ou não toco muito bem ou sonho acordado. (proposição composta ligada pelo conectivo ou, ou ) Afirmo ser verdadeira a frase: não sonho acordado. (proposição simples (sem conectivo)) De início, a única certeza que temos é de que Não sonho acordado. Agora precisamos verificar nas proposições compostas, onde se repete essa ação, assim poderemos começar a substituir para obter novas informações. Temos a proposição composta: Ou não toco muito bem ou sonho acordado. Nós já sabemos que não sonho acordado. Se temos uma proposição composta ligada pelo conectivo Ou, ou, onde a segunda premissa (consequente) é falsa, mas o valor final da composta é verdadeiro. Qual será o valor da primeira premissa (antecedente)? Se olharmos na tabela verdade do conectivo Ou, ou, veremos que para que uma composta tenha valor verdadeiro com uma de suas proposições falsa, a outra necessariamente deve ser verdadeira. Então já conseguimos identificar mais uma informação. Além de que Não sonho acordado, também sei que não toco muito bem. Seguimos na mesma linha de raciocínio e substituiremos essa informação em outra proposição para que possamos identificar novas certezas. A próxima a ser trabalhada será a proposição: Se o instrumento soa bem, então toco muito bem. Sabemos que não toco muito bem, ou seja, minha segunda parte (consequente) é falsa.

3 Se olharmos na tabela verdade do conectivo Se, então, veremos que para que uma composta tenha valor verdadeiro com sua consequente sendo falsa, necessariamente a antecedente também terá que ser falsa. Com isso ganhamos mais uma certeza: o instrumento não soa bem Em seguida substituiremos essa informação na última proposição composta. Se afino as cordas, então o instrumento soa bem. Esta segue a mesma tabela verdade da anterior, pois o conectivo é o mesmo. Sabemos que o instrumento não soa bem, ou seja, minha segunda parte (consequente) é falsa. Se olharmos na tabela verdade do conectivo Se, então, veremos que para que uma composta tenha valor verdadeiro com sua consequente sendo falsa, necessariamente a antecedente também terá que ser falsa. Com isso garantimos nossa última informação: não afino as cordas. Após conquistarmos todas as informações possíveis, devemos ler as alternativas para assinalar a correta. a) sonho dormindo. b) o instrumento afinado não soa bem. c) as cordas não foram afinadas. d) mesmo afinado o instrumento não soa bem. e) toco bem acordado e dormindo. Alternativa correta: C Percebam que ao longo do exercício precisamos consultar a tabela verdade de dois conectivos, porém em provas de concurso não teremos a opção de consultar tabelas, por isso a importância de saber construir sua tabela com rapidez e da forma correta. Para cada conectivo existe uma tabela verdade. As tabelas são usadas para que possamos identificar qual será o valor lógico de uma proposição composta qualquer. Então, quando queremos descobrir o valor lógico de uma proposição composta, devemos primeiro identificar qual conectivo está sendo usado e depois preencher a tabela verdade atribuindo os valores das proposições simples que compõem a composta.

4 Temos cinco conectivos lógicos: Conectivo Significado/Símbolo Conjunção e ^ Disjunção Inclusiva ou v Condicional Se, então -> Disjunção Exclusiva Ou, ou v Bicondicional se e somente se <-> Vamos começar aprendendo a fazer a tabela verdade do conectivo conjunção. Para facilitar nosso processo, optei por colorir as tabelas que utilizaremos, assim poderei destacar os pontos mais importantes, apenas citando a cor. Então, vamos lá. Observação: Notem nos exemplos abaixo que nossas tabelas estarão divididas em duas cores, uma parte cinza e outra roxa.

5 Conjunção e A parte que está na cor cinza sempre será preenchida da mesma forma, independente de qual for o conectivo. Nas colunas teremos p e q, representando duas proposições simples. Na primeira coluna preencheremos a seguinte sequência de valores: V, V, F, F. Já na segunda coluna preencheremos outra sequência de valores, dessa vez intercalados: V, F, V, F. Fazemos isso para que possamos ter todas as combinações de valores possíveis. (V+V), (V+F), (F+V), (F+F), conforme podemos observar na tabela a seguir. Todas as Tabelas Verdade terão a parte cinza em comum. Já a parte que está na cor roxa, será o resultado da nossa tabela verdade, ou seja, o valor da nossa proposição composta. Essa coluna sempre dependerá do conectivo que está sendo usado. Neste exemplo estamos usando o conectivo conjunção e. (consequente) verdadeira, o valor da nossa composta será verdadeira. (consequente) falsa, o valor da nossa composta será falsa. verdadeira, o valor da nossa composta será falsa. falsa, o valor da nossa composta será falsa.

6 Revisando: Nas colunas cinza, sempre teremos o mesmo padrão de combinações. Na coluna roxa, iremos variar conforme o Conectivo Lógico. A maior dificuldade dos alunos que começam a estudar Raciocínio Lógico é justamente fazer a tabela verdade, pois são muitas combinações de conectivos com valores, portanto, devemos entender como montá-la. Há uma forma de facilitar a construção das tabelas. Em cada tabela verdade existe uma exceção. A Exceção é o que basta memorizar, pois o restante da tabela é possível ser feito automaticamente. Voltando à tabela conjunção para exemplificar: Neste caso a exceção da tabela é V+V=V, ou seja, quando tivermos uma proposição composta ligada pelo conectivo e, ela só será verdadeira se as duas proposições (antecedente e consequente) forem verdadeiras, caso ocorra qualquer outra combinação de valores, teremos uma composta falsa. Para esta tabela, basta memorizar a exceção:

7 Resumo da CONJUNÇÃO e Exemplo: Guilherme é médico e Manuela é professora. V V = V EXCEÇÃO V F = F F V = F F F = F Seguindo a mesma ideia de cores, faremos a seguir as tabelas dos demais conectivos.

8 Disjunção Inclusiva ou Neste exemplo estamos usando o conectivo disjunção inclusiva ou. (consequente) verdadeira, o valor da nossa composta será verdadeira. (consequente) falsa, o valor da nossa composta será verdadeira. verdadeira, o valor da nossa composta será verdadeira. falsa, o valor da nossa composta será falsa. Notem que também há uma exceção. Neste caso a exceção da tabela é F+F=F, ou seja, quando tivermos uma proposição composta ligada pelo conectivo ou, ela só será falsa se as duas proposições (antecedente e consequente) forem falsa, caso ocorra qualquer outra combinação de valores, teremos uma composta verdadeira. Para esta tabela, basta memorizar a exceção:

9 Resumo da Disjunção Inclusiva ou" Exemplo: Guilherme é médico ou Manuela é professora. V V = V V F = V F V = V F F = F EXCEÇÃO

10 Condicional Se, Então Neste exemplo estamos usando o conectivo condicional Se, então. (consequente) verdadeira, o valor da nossa composta será verdadeira. (consequente) falsa, o valor da nossa composta será falsa. verdadeira, o valor da nossa composta será verdadeira. falsa, o valor da nossa composta será verdadeira. Notem que também há uma exceção. Neste caso a exceção da tabela é V+F=F, ou seja, quando tivermos uma proposição composta ligada pelo conectivo Se, então, ela só será falsa se a antecedente for verdadeira e a consequente for falsa, caso ocorra qualquer outra combinação de valores, teremos uma composta verdadeira. Para esta tabela, basta memorizar a exceção:

11 Resumo da Condicional Se, então Exemplo: Se Thais estudar muito, então será aprovada no concurso. V V = V EXCEÇÃO V F = F F V = V F F = V

12 Disjunção Exclusiva Ou, ou Neste exemplo estamos usando o conectivo disjunção exclusiva Ou, ou. (consequente) verdadeira, o valor da nossa composta será falsa. (consequente) falsa, o valor da nossa composta será verdadeira. verdadeira, o valor da nossa composta será verdadeira. falsa, o valor da nossa composta será falsa. Notem que agora não há uma exceção de apenas uma combinação como nas outras tabelas, porém também existe uma forma mais fácil para conseguir construir a tabela verdade do conectivo disjunção exclusiva. Neste caso a exceção da tabela que deve ser lembrada é (2 valores (diferentes)), ou seja, quando tivermos uma proposição composta ligada pelo conectivo Ou, ou, ela só será verdadeira se os valores das duas proposições (antecedente e consequente) forem (diferentes), por exemplo, (V+F) ou (F+V). Se os valores das proposições (antecedente e consequente) forem =(iguais), teremos uma composta falsa. Para esta tabela, basta memorizar a exceção:

13 Resumo da Disjunção Exclusiva ou, ou" Exemplo: Ou Guilherme é médico ou Manuela é professora. V V = F V F = V EXCEÇÃO F V = V F F = F VALORES DIFERENTES, O RESULTADO DA COMPOSTA SERÁ VERDADEIRO

14 Bicondicional se e somente se Neste exemplo estamos usando o conectivo bicondicional se e somente se. (consequente) verdadeira, o valor da nossa composta será verdadeira. (consequente) falsa, o valor da nossa composta será falsa. verdadeira, o valor da nossa composta será falsa. falsa, o valor da nossa composta será verdadeira. Notem que a tabela do conectivo bicondicional tem o valor contrário ao da tabela do conectivo disjunção exclusiva que vimos anteriormente. Neste caso a exceção da tabela que deve ser lembrada é (2 valores =(iguais)), ou seja, quando tivermos uma proposição composta ligada pelo conectivo se e somente se, ela só será verdadeira se os valores das duas proposições (antecedente e consequente) forem =(iguais), por exemplo, (V+V) ou (F+F). Se os valores das proposições (antecedente e consequente) forem (diferentes), teremos uma composta falsa. Para esta tabela, basta memorizar a exceção:

15 Resumo da Bicondicional se e somente se Exemplo: Thais só será aprovada se e somente se estudar muito. EXCEÇÃO V V = V V F = F F V = F EXCEÇÃO F F = V VALORES IGUAIS, O RESULTADO DA COMPOSTA SERÁ VERDADEIRO

16 Conjunção: E Somente é Verdade se P e Q forem Verdade. Disjunção Inclusiva: Ou Somente é Falso se P e Q forem Falsos. Disjunção Exclusiva: Ou, ou Duas proposições de valores diferentes são Verdadeiras. Condicional: Se, então Somente é Falso se P for verdadeiro e Q for falsa. Bicondicional: Se e somente se Somente é Verdadeiro se ambos P e Q tiverem o mesmo valor.

Aula 3 Lógica Matemática

Aula 3 Lógica Matemática UNIP Ciência da Computação Prof. Gerson Pastre de Oliveira 1 Aula 3 Lógica Matemática Construção de tabelas-verdade 1) Proposições compostas e tabelas-verdade Várias proposições simples podem ser combinadas

Leia mais

Aprendendo. Raciocínio. Lógico

Aprendendo. Raciocínio. Lógico Aprendendo Raciocínio Lógico Raciocínio Lógico Equivalência de Proposições Compostas Duas proposições são consideradas EQUIVALENTES entre si, quando elas transmitem a mesma ideia. De forma prática, dizemos

Leia mais

BIZU PARA POLÍCIA FEDERAL PROFESSOR: GUILHERME NEVES

BIZU PARA POLÍCIA FEDERAL PROFESSOR: GUILHERME NEVES Olá, pessoal! Meu nome é Guilherme Neves e estou ministrando o curso de Raciocínio Lógico para o concurso da Polícia Federal que será realizado pelo CESPE-UnB. Vamos, de uma maneira sucinta, fazer uma

Leia mais

PROVA RESOLVIDA TJ/SP RACIOCÍNIO LÓGICO. Professor Guilherme Neves.

PROVA RESOLVIDA TJ/SP RACIOCÍNIO LÓGICO. Professor Guilherme Neves. TJ/SP - 2017 RACIOCÍNIO LÓGICO Professor Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Guilherme Neves 1 91. Uma negação lógica para a afirmação João é rico, ou Maria

Leia mais

Lógica Proposicional (cont.)

Lógica Proposicional (cont.) Lógica Proposicional (cont.) Conectivos lógicos Conjunção (e: ^) Disjunção (ou: v) Negação (não : ~) Condicional (se...então: ) Bicondicional (se somente se: ) 1 Negação de um proposição composta Negar

Leia mais

Raciocínio Lógico. Conectivo se e somente se (Bicondicional) Professor Edgar Abreu.

Raciocínio Lógico. Conectivo se e somente se (Bicondicional) Professor Edgar Abreu. Raciocínio Lógico Conectivo se e somente se (Bicondicional) Professor Edgar Abreu www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico BICONDICIONAL... SE SOMENTE SE... Recebe o nome de bicondicional toda

Leia mais

Gabarito comentado do teste especial de Raciocínio Lógico para o concurso Terracap-DF. 26 funcionários no total, sendo 18 mulheres, logo 8 são homens.

Gabarito comentado do teste especial de Raciocínio Lógico para o concurso Terracap-DF. 26 funcionários no total, sendo 18 mulheres, logo 8 são homens. Gabarito comentado do teste especial de Raciocínio Lógico para o concurso Terracap-DF Questão 01 26 funcionários no total, sendo 18 mulheres, logo 8 são homens. Questão 02 Gabarito: D Deve-se escolher

Leia mais

Raciocínio lógico matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos. PART 01

Raciocínio lógico matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos. PART 01 Raciocínio lógico matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos. PART 01 PROPOSIÇÕES Denomina-se proposição a toda frase declarativa, expressa em palavras ou

Leia mais

Compreender estruturas lógicas é, antes de tudo, compreender o que são proposições.

Compreender estruturas lógicas é, antes de tudo, compreender o que são proposições. Caros alunos, Antes de darmos início a nossa aula demonstrativa, vamos às apresentações pessoais e profissionais: meu nome é Letícia Protta, sou agente administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego,

Leia mais

CEM. RLM Tabela Verdade

CEM. RLM Tabela Verdade CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Tabela Verdade Período 2006 2016 1) IBFC - Agente Penitenciário (SEDS MG)-2014 Dentre as alternativas abaixo e considerando o valor lógico das proposições compostas, a

Leia mais

Lógica das Proposições

Lógica das Proposições Lógica das Proposições Transcrição - Podcast 1 Professor Carlos Mainardes Olá eu sou Carlos Mainardes do blog Matemática em Concursos, e esse material que estou disponibilizando trata de um assunto muito

Leia mais

Nome: Data: Semestre: Curso: TADS Disciplina: Matemática Aplicada à Computação Professor: Shalimar Villar. Noções de Lógica

Nome: Data: Semestre: Curso: TADS Disciplina: Matemática Aplicada à Computação Professor: Shalimar Villar. Noções de Lógica Nome: Data: Semestre: Curso: TADS Disciplina: Matemática Aplicada à Computação Professor: Shalimar Villar Noções de Lógica Proposição: É uma sentença declarativa, seja ela expressa de forma afirmativa

Leia mais

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Relação das Questões Comentadas... 8 Gabaritos... 11

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Relação das Questões Comentadas... 8 Gabaritos... 11 Aula demonstrativa Apresentação... Relação das Questões Comentadas... 8 Gabaritos... 11 1 Apresentação Olá pessoal! Saiu o edital para o TJ-SP. A banca organizadora é a VUNESP e esta é a aula demonstrativa

Leia mais

Matemática. Lógica Proposicional. Professor Dudan

Matemática. Lógica Proposicional. Professor Dudan Matemática Lógica Proposicional Professor Dudan Equivalência de Proposições Compostas Duas proposições são consideradas EQUIVALENTES entre si, quando elas transmitem a mesma ideia. De forma prática, dizemos

Leia mais

Questões de Concursos Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto

Questões de Concursos Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto Questões de Concursos Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Fabrício Biazotto Raciocínio Lógico 1. Considere as afirmações: I. A camisa é azul ou a gravata é branca. II. Ou o sapato é marrom ou a camisa

Leia mais

Aula 00 Aula Demonstrativa

Aula 00 Aula Demonstrativa Aula 00 Aula Demonstrativa Apresentação... 2 Resolução da prova de RLQ do concurso PECFAZ 2013/ESAF... 4 Relação das questões comentadas... 17 Gabaritos... 20 www.pontodosconcursos.com.br 1 Apresentação

Leia mais

TABELA-VERDADE PROF: FELIPPE LOUREIRO

TABELA-VERDADE PROF: FELIPPE LOUREIRO TABELA-VERDADE PROF: FELIPPE LOUREIRO DEFINIÇÃO: É uma tabela que representa todas as combinações de valorações possíveis para uma proposição composta. IMPORTANTE: Cada conectivo possui a sua lei e consequentemente,

Leia mais

AULA 01: Lógica (Parte 1)

AULA 01: Lógica (Parte 1) AULA 01: Lógica (Parte 1) Raciocínio Lógico p/ M. Cidades (NM) SUMÁRIO PÁGINA 1. Conceitos Básicos de Lógica 1 2. Tautologia, Contradição e Contingência 22 3. Implicação Lógica 28 4. Equivalência Lógica

Leia mais

OBS.1: As palavras Se e então podem estar ocultas na. Proposição

OBS.1: As palavras Se e então podem estar ocultas na. Proposição RACIOCÍNIO LÓGICO PRO. IGOR BRASIL 1) Proposição: Observação!!! Não são proposições 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 2) Conectivos São utilizados em proposições.» O conectivo e é conhecido por, representado pelo símbolo

Leia mais

Raciocínio Lógico Matemático. Pré Prova TST

Raciocínio Lógico Matemático. Pré Prova TST Raciocínio Lógico Matemático Pré Prova TST # DICA 1 # LEMBRAR-SE DOS CONJUNTOS NUMÉRICOS ELEMENTARES Números Naturais N = {0, 1, 2, 3, 4,... } Números Inteiros Z = {..., -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3,...

Leia mais

Alex Lira. Olá, pessoal!!!

Alex Lira. Olá, pessoal!!! Olá, pessoal!!! Seguem abaixo os meus comentários das questões de Lógica que foram cobradas na prova para o cargo de Agente da Polícia Federal, elaborada pelo Cespe, realizada no último final de semana.

Leia mais

TABELA VERDADE. por: André Aparecido da Silva. Disponível em:

TABELA VERDADE. por: André Aparecido da Silva. Disponível em: TABELA VERDADE por: André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas/logica Normalmente, as proposições são representadas por letras minúsculas (p, q, r, s, etc). São outros exemplos

Leia mais

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula /

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula / 1 www.romulopassos.com.br / www.questoesnasaude.com.br GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH Professor Paulo Henrique PH Aula 03 R A C I O C Í N I O L Ó G I C O E B S E R H a u l a 0 2 Página 1 2 www.romulopassos.com.br

Leia mais

Raciocínio Lógico. Sentenças Abertas

Raciocínio Lógico. Sentenças Abertas Raciocínio Lógico Sentenças Abertas Sentenças matemáticas abertas ou simplesmente sentenças abertas são expressões que não podemos identificar como verdadeiras ou falsas. Exemplos: Ø x + 4 = 12. Essa expressão

Leia mais

22. Análise Combinatória - Permutação - Repetição - Circular - Condicional Análise Combinatória - Combinação e Arranjo

22. Análise Combinatória - Permutação - Repetição - Circular - Condicional Análise Combinatória - Combinação e Arranjo Conteúdo 1. Conceitos Iniciais... 6 2. Proposições [1]... 7 3. Proposições [2] Tautologia - Contradição - Contigência... 8 4. Não são Proposições... 9 5. Lógica argumentativa Negação... 10 6. Lógica argumentativa

Leia mais

Lógica Proposicional

Lógica Proposicional Lógica Proposicional Sentenças Abertas Sentenças matemáticas abertas ou simplesmente sentenças abertas são expressões que não podemos identificar como verdadeiras ou falsas. Exemplos: Ø x + 4 = 12. Essa

Leia mais

Racionalidade argumentativa da Filosofia e dimensão discursiva do trabalho filosófico

Racionalidade argumentativa da Filosofia e dimensão discursiva do trabalho filosófico Racionalidade argumentativa da Filosofia e dimensão discursiva do trabalho filosófico Aplicar tabelas de verdade na validação de formas argumentativas Ficha técnica Autores: Professores de Filosofia do

Leia mais

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Auditor Fiscal da SEFAZ-SC Professor: Alex Lira

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Auditor Fiscal da SEFAZ-SC Professor: Alex Lira Concurso: Auditor Fiscal da SEFAZ-SC Professor: Alex Lira Prova comentada: Auditor Fiscal SEFAZ-SC 2018 Raciocínio Lógico SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL... 3 QUESTÕES COMENTADAS... 3

Leia mais

Afirmações Matemáticas

Afirmações Matemáticas Afirmações Matemáticas Na aula passada, vimos que o objetivo desta disciplina é estudar estruturas matemáticas, afirmações sobre elas e como provar essas afirmações. Já falamos das estruturas principais,

Leia mais

QUESTÕES REVISÃO DE VÉSPERA FUNAI

QUESTÕES REVISÃO DE VÉSPERA FUNAI QUESTÕES REVISÃO DE VÉSPERA FUNAI RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Josimar Padilha EDITAL: RACIOCÍNIO LÓGICO E QUANTITATIVO: 1. Lógica e raciocínio lógico: problemas envolvendo lógica e raciocínio lógico. 2. Proposições:

Leia mais

Lógica Matemática UNIDADE I. Professora: M.Sc. Juciara do Nascimento César

Lógica Matemática UNIDADE I. Professora: M.Sc. Juciara do Nascimento César Lógica Matemática UNIDADE I Professora: M.Sc. Juciara do Nascimento César 1 A Lógica na Cultura Helênica A Lógica foi considerada na cultura clássica e medieval como um instrumento indispensável ao pensamento

Leia mais

Prova de Agente de Polícia Federal 2012 (CESPE) Solução e Comentários de Raciocínio Lógico Professor Valdenilson. Caderno de Questões Tipo I

Prova de Agente de Polícia Federal 2012 (CESPE) Solução e Comentários de Raciocínio Lógico Professor Valdenilson. Caderno de Questões Tipo I Prova de Agente de Polícia Federal 01 (CESPE) Solução e Comentários de Raciocínio Lógico Professor Valdenilson Caderno de Questões Tipo I Texto 1. Um jovem, ao ser flagrado no aeroporto portando certa

Leia mais

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 1

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 1 PROJETO KALI - 2015 MATEMÁTICA B AULA 1 Introdução Estudar e entender Matemática exige do aluno um esforço contínuo. Os conteúdos mais básicos são usados no aprendizado dos mais complexos e o raciocínio

Leia mais

Fundamentos da Lógica I

Fundamentos da Lógica I Fundamentos da Lógica I O conceito mais elementar no estudo da lógica primeiro a ser visto é o de Proposição. Trata-se, tão somente, de uma sentença algo que será declarado por meio de palavras ou de símbolos

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantas dessas proposições compostas são FALSAS? a) Nenhuma. b) Apenas uma. c) Apenas duas. d) Apenas três. e) Quatro.

RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantas dessas proposições compostas são FALSAS? a) Nenhuma. b) Apenas uma. c) Apenas duas. d) Apenas três. e) Quatro. RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Uma proposição é uma sentença fechada que possui sentido completo e à qual se pode atribuir um valor lógico verdadeiro ou falso. Qual das sentenças apresentadas abaixo se trata de

Leia mais

Lógica Texto 11. Texto 11. Tautologias. 1 Comportamento de um enunciado 2. 2 Classificação dos enunciados Exercícios...

Lógica Texto 11. Texto 11. Tautologias. 1 Comportamento de um enunciado 2. 2 Classificação dos enunciados Exercícios... Lógica para Ciência da Computação I Lógica Matemática Texto 11 Tautologias Sumário 1 Comportamento de um enunciado 2 1.1 Observações................................ 4 2 Classificação dos enunciados 4 2.1

Leia mais

Fundamentos da Computação 1. Aula 03

Fundamentos da Computação 1. Aula 03 Fundamentos da Computação 1 Aula 03 Conteúdo Introdução à Lógica. Definição da Sintaxe. Traduzindo Sentenças. Introdução à Lógica O que é lógica? Introdução à Lógica O que é lógica? Lógica é a análise

Leia mais

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas IBFC... 3

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas IBFC... 3 Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas IBFC... 3 www.pontodosconcursos.com.br 1 Apresentação Olá, pessoal Tudo bem com vocês? Em breve teremos o concurso do TCM/RJ e sabemos

Leia mais

(Lógica) Negação de Proposições, Tautologia, Contingência e Contradição.

(Lógica) Negação de Proposições, Tautologia, Contingência e Contradição. aula 07 (Lógica) Negação de Proposições, Tautologia, Contingência e Contradição. Professor: Renê Furtado Felix E-mail: rffelix70@yahoo.com.br Site: http://www.renecomputer.net/pdflog.html Negação de Proposições

Leia mais

Rodada #01 Raciocínio Lógico

Rodada #01 Raciocínio Lógico Rodada #01 Raciocínio Lógico Professor Guilherme Neves Assuntos da Rodada RACIOCÍNIO LÓGICO: Conjuntos e suas operações. Números naturais, inteiros, racionais e reais e suas operações. Representação na

Leia mais

Aula Demonstrativa RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO PARA TRT 11 a REGIÃO Introdução à Lógica. Professora: Karine Waldrich

Aula Demonstrativa RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO PARA TRT 11 a REGIÃO Introdução à Lógica. Professora: Karine Waldrich Aula Demonstrativa RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO PARA TRT 11 a REGIÃO Introdução à Lógica. Professora: Karine Waldrich Aula Demonstrativa Oi, tudo bem? Meu nome é Karine Waldrich. Nasci em Blumenau, Santa

Leia mais

Analista TRT 10 Região / CESPE 2013 /

Analista TRT 10 Região / CESPE 2013 / Ao comentar sobre as razões da dor na região lombar que seu paciente sentia, o médico fez as seguintes afirmativas. P1: Além de ser suportado pela estrutura óssea da coluna, seu peso é suportado também

Leia mais

Lógica Proposicional Parte 2

Lógica Proposicional Parte 2 Lógica Proposicional Parte 2 Como vimos na aula passada, podemos usar os operadores lógicos para combinar afirmações criando, assim, novas afirmações. Com o que vimos, já podemos combinar afirmações conhecidas

Leia mais

26. (Analista Judiciário TRF 3ª Região 2016/FCC) Considere verdadeiras as afirmações abaixo.

26. (Analista Judiciário TRF 3ª Região 2016/FCC) Considere verdadeiras as afirmações abaixo. 26. (Analista Judiciário TRF 3ª Região 2016/FCC) Considere verdadeiras as afirmações abaixo. Ou Bruno é médico, ou Carlos não é engenheiro. Se Durval é administrador, então Eliane não é secretária. Se

Leia mais

INSS 2016 Técnico CESPE

INSS 2016 Técnico CESPE INSS 2016 Técnico CESPE Art. 21. A alíquota de contribuição dos segurados contribuinte individual e facultativo será de 20 por cento sobre o respectivo salário-de-contribuição. Considerando o art. 21 da

Leia mais

AULA 00. Raciocínio Lógico. Aula Demonstrativa Professor Henrique Tiezzi.

AULA 00. Raciocínio Lógico. Aula Demonstrativa Professor Henrique Tiezzi. AULA 00 Raciocínio Lógico Aula Demonstrativa Professor Henrique Tiezzi www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Henrique Tiezzi 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Aula Conteúdo Programático

Leia mais

n. 5 Implicações Lógicas Def.: Diz-se que uma proposição P (p, q, r, ) implica V V V V F F F V V F F V

n. 5 Implicações Lógicas Def.: Diz-se que uma proposição P (p, q, r, ) implica V V V V F F F V V F F V n. 5 Implicações Lógicas A implicação lógica trata de um conjunto de afirmações, proposições simples ou compostas, cujo encadeamento lógico resultará em uma conclusão, a ser descoberta. Tal conclusão deverá

Leia mais

AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3. AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5. AULA 3 Negação de proposições 8

AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3. AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5. AULA 3 Negação de proposições 8 Índice AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3 AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5 AULA 3 Negação de proposições 8 AULA 4 Tautologia, contradição, contingência e equivalência 11 AULA 5 Argumentação

Leia mais

C o n h e c i m e n t o n o l o c a l e x a t o!

C o n h e c i m e n t o n o l o c a l e x a t o! C o n h e c i m e n t o n o l o c a l e x a t o! Passo a passo para você montar qualquer tabela verdade Oi, meu nome é SAMUEL VALENTIM, sou mestre em Física, na área de Cosmologia e gravitação e meus estudos

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS TADS 2008/1 1º PERÍODO MP1 1º ETAPA 11/07/2008 MATEMÁTICA PARA COMPUTAÇÃO 2008/1

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS TADS 2008/1 1º PERÍODO MP1 1º ETAPA 11/07/2008 MATEMÁTICA PARA COMPUTAÇÃO 2008/1 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS TADS 2008/1 1º PERÍODO MP1 1º ETAPA 11/07/2008 MATEMÁTICA PARA COMPUTAÇÃO 2008/1 Dados de identificação do Aluno: Nome: Login: Cidade: CA: Data da Prova: / / ORIENTAÇÃO

Leia mais

Aula 04 Operações Lógicas sobre Proposições. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes

Aula 04 Operações Lógicas sobre Proposições. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes Aula 04 Operações Lógicas sobre Proposições Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes Agenda da Aula Tabela da Verdade; Operações Lógicas sobre Proposições; Revisando As proposições

Leia mais

Matemática discreta e Lógica Matemática

Matemática discreta e Lógica Matemática AULA 2 - Proposicionais Prof. Dr. Hércules A. Oliveira UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa Departamento Acadêmico de Matemática Lógicas Proposições compostas - Definição 1

Leia mais

Raciocínio Lógico. Negação da Conjunção e Disjunção Inclusiva (Lei de Morgan) Professor Edgar Abreu.

Raciocínio Lógico. Negação da Conjunção e Disjunção Inclusiva (Lei de Morgan) Professor Edgar Abreu. Raciocínio Lógico Negação da Conjunção e Disjunção Inclusiva (Lei de Morgan) Professor Edgar Abreu www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico NEGAÇÃO DE UMA PROPOSIÇÃO COMPOSTA Agora vamos aprender

Leia mais

Lógica Computacional DCC/FCUP 2017/18

Lógica Computacional DCC/FCUP 2017/18 2017/18 Raciocínios 1 Se o André adormecer e alguém o acordar, ele diz palavrões 2 O André adormeceu 3 Não disse palavrões 4 Ninguém o acordou Será um raciocínio válido? Raciocínios Forma geral do raciocínio

Leia mais

Aprendendo. Raciocínio. Lógico

Aprendendo. Raciocínio. Lógico Aprendendo Raciocínio Lógico Sentenças Abertas Raciocínio Lógico Sentenças matemáticas abertas ou simplesmente sentenças abertas são expressões que não podemos identificar como verdadeiras ou falsas. Exemplos:

Leia mais

Lógica em Computação. .: Calculo Proposicional :. Prof. Luís Rodrigo

Lógica em Computação. .: Calculo Proposicional :. Prof. Luís Rodrigo .: Calculo Proposicional :. Prof. Luís Rodrigo {} [/] Proposição e Conectivos Proposição Simples Uma proposição simples (ou enunciado, ou sentença), é uma declaração que exprime um pensamento com sentido

Leia mais

Prova TCE/SP Resolvida Raciocínio Lógico e Matemático Agente da Fiscalização. Prof. Thiago Cardoso. Olá, Alunos, tudo bem?

Prova TCE/SP Resolvida Raciocínio Lógico e Matemático Agente da Fiscalização. Prof. Thiago Cardoso. Olá, Alunos, tudo bem? Olá, Alunos, tudo bem? A prova do TCE/SP 2017 foi dentro do esperado, um pouco acima do nível de dificuldade padrão da Vunesp, porém, nada do outro mundo. Nesse arquivo, estamos corrigindo a prova de.

Leia mais

Cálculo proposicional

Cálculo proposicional O estudo da lógica é a análise de métodos de raciocínio. No estudo desses métodos, a lógica esta interessada principalmente na forma e não no conteúdo dos argumentos. Lógica: conhecimento das formas gerais

Leia mais

ACLÉSIO MOREIRA RACIOCÍNIO LÓGICO

ACLÉSIO MOREIRA RACIOCÍNIO LÓGICO ACLÉSIO MOREIRA RACIOCÍNIO LÓGICO LÓGICA PROPOSICIONAL 01. (IBFC 2016) A conjunção entre duas proposições compostas é verdadeira se: a) os valores lógicos de ambas as proposições forem falsos b) se o valor

Leia mais

CEDERJ MÉTODOS DETERMINÍSTICOS 1 - EP4. Prezado Aluno,

CEDERJ MÉTODOS DETERMINÍSTICOS 1 - EP4. Prezado Aluno, CEDERJ MÉTODOS DETERMINÍSTICOS 1 - EP4 Prezado Aluno, Neste EP daremos sequência ao nosso estudo da linguagem da lógica matemática. Aqui veremos o conectivo que causa mais dificuldades para os alunos e

Leia mais

Aula 1 Teoria com resolução de questões FGV

Aula 1 Teoria com resolução de questões FGV Aula 1 Teoria com resolução de questões FGV AULA 01 Olá futuro servidor do TRT 12, Meu nome é Fabio Paredes, sou professor de Raciocínio Lógico Matemático e terei o prazer de ajudá-los nesta árdua missão

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO LÓGICA PROPOSICIONAL

RACIOCÍNIO LÓGICO LÓGICA PROPOSICIONAL RACIOCÍNIO LÓGICO LÓGICA PROPOSICIONAL Atualizado em 12/11/2015 LÓGICA PROPOSICIONAL Lógica é a ciência que estuda as leis do pensamento e a arte de aplicá-las corretamente na investigação e demonstração

Leia mais

Aula 7: Dedução Natural 2

Aula 7: Dedução Natural 2 Lógica para Computação Segundo Semestre, 2014 DAINF-UTFPR Aula 7: Dedução Natural 2 Prof. Ricardo Dutra da Silva -introdução Dada uma premissa A, nós podemos concluir A B para qualquer fórmula B. A justificativa

Leia mais

n. 3 Construção de Tabelas-Verdade

n. 3 Construção de Tabelas-Verdade n. 3 Construção de Tabelas-Verdade Dadas várias proposições simples: p, q, r, s,..., podemos combiná-las pelos conectivos lógicos: Negação (~) ou ( ) Conjunção ( ) Disjunção ( ) Condicional ( ) Bicondicional

Leia mais

Aula 00. Raciocínio Lógico para Técnico do INSS. Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves. Prof.

Aula 00. Raciocínio Lógico para Técnico do INSS. Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves.  Prof. Aula 00 Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Raciocínio Lógico para INSS Apresentação... 3 Modelos de Questões Comentadas - CESPE... 4

Leia mais

Aula 00. Matemática Financeira para ISS-Cuiabá. Matemática Financeira Professor: Guilherme Neves. Prof.

Aula 00. Matemática Financeira para ISS-Cuiabá. Matemática Financeira Professor: Guilherme Neves.  Prof. Aula 00 Matemática Financeira Professor: Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Matemática Financeira Apresentação... 3 Modelos de questões resolvidas FGV... 4 Relação

Leia mais

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula /

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula / 1 www.romulopassos.com.br / www.questoesnasaude.com.br GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH Professor Paulo Henrique PH Aula 02 R A C I O C Í N I O L Ó G I C O E B S E R H a u l a 0 2 Página 1 2 www.romulopassos.com.br

Leia mais

Aula de Raciocínio Lógico em Exercícios Questões MP/RJ Professora: Karine Waldrich

Aula de Raciocínio Lógico em Exercícios Questões MP/RJ Professora: Karine Waldrich Aula de Raciocínio Lógico em Exercícios Questões MP/RJ Professora: Karine Waldrich Boa noite! Hoje continuamos nosso estudo das provas da FGV do último fim de semana... Desta vez com a prova de analista.

Leia mais

Simulado Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto

Simulado Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto Simulado Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Fabrício Biazotto Raciocínio Lógico 1. Se S = (P Q) (P R), então a última coluna da tabela-verdade de S conterá, de cima para baixo e na ordem em que aparecem,

Leia mais

Unidade: Proposições Logicamente Equivalentes. Unidade I:

Unidade: Proposições Logicamente Equivalentes. Unidade I: Unidade: Proposições Logicamente Equivalentes Unidade I: 0 Unidade: Proposições Logicamente Equivalentes Nesta unidade, veremos a partir de nossos estudos em tabelas-verdade as proposições logicamente

Leia mais

Raciocínio lógico matemático

Raciocínio lógico matemático Raciocínio lógico matemático Unidade 2: Introdução à lógica Seção 2.3 Equivalências, contradições e tautologias 1 Proposições compostas Composta de duas ou mais proposições simples Tanto a primeira como

Leia mais

VERDADES E MENTIRAS. Quem está mentindo e quem está dizendo a verdade. Quantas pessoas estão mentindo e quantas estão dizendo a verdade

VERDADES E MENTIRAS. Quem está mentindo e quem está dizendo a verdade. Quantas pessoas estão mentindo e quantas estão dizendo a verdade VERDADES E MENTIRAS Chamamos de a um tipo específico de questão, cujo enunciado nos apresenta uma situação qualquer, envolvendo normalmente alguns personagens, que irão declarar algo. O ponto principal

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Raciocínio Lógico-Matemático p/ TRT 2ª Região (TJAA)

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Raciocínio Lógico-Matemático p/ TRT 2ª Região (TJAA) Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Raciocínio Lógico-Matemático p/ TRT 2ª Região (TJAA) - 2018 Professor: Hugo Lima Relatório 00 - Lógica Proposicional Apresentação...1 Cronograma de Relatórios...3

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO QUANTITATIVO PARA AFRFB PROFESSOR: GUILHERME NEVES. Módulo de um número real... 2 Equações modulares... 5

RACIOCÍNIO LÓGICO QUANTITATIVO PARA AFRFB PROFESSOR: GUILHERME NEVES. Módulo de um número real... 2 Equações modulares... 5 Aula 6 Parte 3 Módulo de um número real... Equações modulares... 5 Prof. Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br 1 Módulo de um número real Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Nesta terceira parte da

Leia mais

Prova TCE/SP Resolvida Raciocínio Lógico e Matemático Agente da Fiscalização - Administração. Prof. Thiago Cardoso. Olá, Alunos, tudo bem?

Prova TCE/SP Resolvida Raciocínio Lógico e Matemático Agente da Fiscalização - Administração. Prof. Thiago Cardoso. Olá, Alunos, tudo bem? Olá, Alunos, tudo bem? A prova do TCE/SP 2017 foi dentro do esperado, um pouco acima do nível de dificuldade padrão da Vunesp, porém, nada do outro mundo. Nesse arquivo, estamos corrigindo a prova de.

Leia mais

LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014

LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 1) Determinar o valor verdade da proposição (p q) r, sabendo-se que AL (p) =, AL (q) = e AL (r) =. Proposições são afirmações que podem ser julgadas como verdadeira

Leia mais

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Auditor Tributário ISS Gramado 2019 Professor: Alex Lira

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Auditor Tributário ISS Gramado 2019 Professor: Alex Lira Concurso: Professor: Alex Lira Prova comentada: Auditor Tributário ISS GRAMADO 2019 Raciocínio Lógico SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL... 3 QUESTÕES COMENTADAS... 3 LISTA DE QUESTÕES...

Leia mais

Raciocínio Lógico Matemático Cap. 3 Tautologias, Contradições e Contingências

Raciocínio Lógico Matemático Cap. 3 Tautologias, Contradições e Contingências Raciocínio Lógico Matemático Cap. 3 Tautologias, Contradições e Contingências Capítulo3 Tautologias, Contradições e Contingências No capítulo anterior discutimos alguns aspectos da lógica matemática, destacando

Leia mais

Lógica Proposicional

Lógica Proposicional Lógica Proposicional Equivalência de Proposições Compostas Duas proposições são consideradas EQUIVALENTES entre si, quando elas transmitem a mesma ideia. De forma prática, dizemos que duas proposições

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 3

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 3 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 3 Nome: N.º Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Quando,

Leia mais

Gestão Empresarial Prof. Ânderson Vieira

Gestão Empresarial Prof. Ânderson Vieira NOÇÕES DE LÓGICA Gestão Empresarial Prof. Ânderson ieira A maioria do texto apresentado neste arquivo é do livro Fundamentos de Matemática Elementar, ol. 1, Gelson Iezzi e Carlos Murakami (eja [1]). Algumas

Leia mais

Rodada #01 Raciocínio Lógico

Rodada #01 Raciocínio Lógico Rodada #01 Raciocínio Lógico Professor Guilherme Neves Assuntos da Rodada MATEMÁTICA 1. Operações com números reais. 2. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. 3. Razão e proporção. 4. Porcentagem.

Leia mais

Lógica Proposicional Parte 3

Lógica Proposicional Parte 3 Lógica Proposicional Parte 3 Nesta aula, vamos mostrar como usar os conhecimentos sobre regras de inferência para descobrir (ou inferir) novas proposições a partir de proposições dadas. Ilustraremos esse

Leia mais

Lógica formal. A) Sentenças I) Expressão II) Subdivisão 1. Aberta 2. Fechada III) Representação IV) Simbolização 1. Simples 2.

Lógica formal. A) Sentenças I) Expressão II) Subdivisão 1. Aberta 2. Fechada III) Representação IV) Simbolização 1. Simples 2. Lógica formal A) Sentenças I) Expressão II) Subdivisão 1. Aberta 2. Fechada III) Representação I) Simbolização 1. Simples 2. Composta B)Leis do pensamento I) Princípio da Identidade II) Principio do não-contraditório

Leia mais

Vimos que a todo o argumento corresponde uma estrutura. Por exemplo ao argumento. Se a Lua é cúbica, então os humanos voam.

Vimos que a todo o argumento corresponde uma estrutura. Por exemplo ao argumento. Se a Lua é cúbica, então os humanos voam. Matemática Discreta ESTiG\IPB 2012/13 Cap1 Lógica pg 10 Lógica formal (continuação) Vamos a partir de agora falar de lógica formal, em particular da Lógica Proposicional e da Lógica de Predicados. Todos

Leia mais

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO 1 - (IBFC - AGERBA - ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO - 2017) A negação da frase O Sol é uma estrela e a Lua é um satélite de acordo com a equivalência lógica proposicional, é dada

Leia mais

Aula 6: Dedução Natural

Aula 6: Dedução Natural Lógica para Computação Primeiro Semestre, 2015 DAINF-UTFPR Aula 6: Dedução Natural Prof. Ricardo Dutra da Silva Em busca de uma forma de dedução mais próxima do que uma pessoa costuma fazer, foi criado

Leia mais

I. Se Antônio canta bem, então Bruna não é atriz. VERDADEIRA. Carlos é dançarino ou Bruna não é atriz. FALSA

I. Se Antônio canta bem, então Bruna não é atriz. VERDADEIRA. Carlos é dançarino ou Bruna não é atriz. FALSA AULA 02 12. (ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO-TJ-SP-VUNESP 2018) Carlos tem apenas 3 irmãs, e essas 3 irmãs cursam o ensino superior. Supondo verdadeira a afirmação apresentada, é correto afirmar que a) Carlos

Leia mais

Rodada #1 Raciocínio Lógico

Rodada #1 Raciocínio Lógico Rodada #1 Raciocínio Lógico Professor Guilherme Neves Assuntos da Rodada Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações

Leia mais

Aula 00 Passo Estratégico de Raciocínio Lógico Quantitativo - Receita Federal 2017/2018

Aula 00 Passo Estratégico de Raciocínio Lógico Quantitativo - Receita Federal 2017/2018 Aula 00 Passo Estratégico de Raciocínio Lógico Quantitativo - Receita Federal 2017/2018 Professor: Hugo Lima Relatório 00 - Lógica Proposicional Apresentação...1 Cronograma de Relatórios...3 Introdução...5

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO TEORIA 86 EXERCÍCIOS POR ASSUNTOS RESOLVIDOS E QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS. Edição junho 2017

RACIOCÍNIO LÓGICO TEORIA 86 EXERCÍCIOS POR ASSUNTOS RESOLVIDOS E QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS. Edição junho 2017 RACIOCÍNIO LÓGICO TEORIA 86 EXERCÍCIOS POR ASSUNTOS RESOLVIDOS E QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS Edição junho 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material, por

Leia mais

Anotações LÓGICA PROPOSICIONAL DEFEITOS DO RACIOCÍNIO HUMANO PROPOSIÇÕES RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 01 DEFINIÇÃO

Anotações LÓGICA PROPOSICIONAL DEFEITOS DO RACIOCÍNIO HUMANO PROPOSIÇÕES RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 01 DEFINIÇÃO RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 01 LÓGICA PROPOSICIONAL DEFINIÇÃO A Lógica estuda o pensamento como ele deveria ser, sem a influência de erros ou falácias. As falácias em torno do raciocínio humano se devem a atalhos

Leia mais

CAPÍTULO I. Lógica Proposicional

CAPÍTULO I. Lógica Proposicional Lógica Proposicional CAPÍTULO I Lógica Proposicional Sumário: 1. Lógica proposicional 2. Proposição 2.1. Negação da proposição 2.2. Dupla negação 2.3. Proposição simples e composta 3. Princípios 4. Classificação

Leia mais

Raciocínio Lógico para ANALISTA LEGISLATIVO - APOIO TÉCNICO AO PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL Aula Demonstrativa Professor: Karine Waldrich

Raciocínio Lógico para ANALISTA LEGISLATIVO - APOIO TÉCNICO AO PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL Aula Demonstrativa Professor: Karine Waldrich Aula 00 Raciocínio Lógico para ANALISTA LEGISLATIVO - APOIO TÉCNICO AO PROCESSO LEGISLATIVO SENADO FEDERAL Aula Demonstrativa Professor: Karine Waldrich www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa

Leia mais

3 AULA. Valorações e Tabelas de Verdade LIVRO. META: Apresentar tabelas de verdade para classificar proposições lógicas.

3 AULA. Valorações e Tabelas de Verdade LIVRO. META: Apresentar tabelas de verdade para classificar proposições lógicas. 1 LIVRO Valorações e Tabelas de Verdade META: Apresentar tabelas de verdade para classificar proposições lógicas. OBJETIVOS: Ao fim da aula os alunos deverão ser capazes de: Aplicar valorações de um conjunto

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 00. Professor: Hugo Lima. Passo Estratégico de Raciocínio Lógico-Matemático p/ TRT-RJ (TJAA) - AOCP DEMO

Livro Eletrônico. Aula 00. Professor: Hugo Lima. Passo Estratégico de Raciocínio Lógico-Matemático p/ TRT-RJ (TJAA) - AOCP DEMO Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Raciocínio Lógico-Matemático p/ TRT-RJ (TJAA) - AOCP Professor: Hugo Lima Relatório 00 - Lógica Proposicional Apresentação...1 Cronograma de Relatórios...3

Leia mais

Material Teórico - Módulo Matrizes e Sistemas Lineares. Sistemas Lineares - Parte 2. Terceiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Módulo Matrizes e Sistemas Lineares. Sistemas Lineares - Parte 2. Terceiro Ano do Ensino Médio Material Teórico - Módulo Matrizes e Sistemas Lineares Sistemas Lineares - Parte 2 Terceiro Ano do Ensino Médio Autor: Prof Fabrício Siqueira Benevides Revisor: Prof Antonio Caminha M Neto 1 A representação

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 1

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 1 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 1 Nome: N.º Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Quando,

Leia mais