RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantas dessas proposições compostas são FALSAS? a) Nenhuma. b) Apenas uma. c) Apenas duas. d) Apenas três. e) Quatro.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantas dessas proposições compostas são FALSAS? a) Nenhuma. b) Apenas uma. c) Apenas duas. d) Apenas três. e) Quatro."

Transcrição

1 RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Uma proposição é uma sentença fechada que possui sentido completo e à qual se pode atribuir um valor lógico verdadeiro ou falso. Qual das sentenças apresentadas abaixo se trata de uma proposição? a) Quanto custa a inscrição deste concurso? b) Ao visitar o Rio de Janeiro, visite o Pão de Açúcar. c) A prova de Raciocínio lógico estava muito fácil. d) O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro. e) Ele é um analista judiciário muito competente. 02. Nas proposições compostas abaixo, temos que apenas uma delas possui valor lógico verdadeiro. Marque a opção em que isto ocorre. a) = 7 e = 10. b) 1 < = 4. c) 3 3 ou 5 5. d) Se = 5, então = 8. e) 7 é primo 4 é primo. 03. Dadas as proposições simples R e S, e sabendo que R é verdadeira e S é falsa, considere as seguintes proposições compostas: (1) R S (2) R ~S (3) ~(R ~S) (4) ~(~R S) Quantas dessas proposições compostas são FALSAS? a) Nenhuma. b) Apenas uma. c) Apenas duas. d) Apenas três. e) Quatro. 04. Considerando a proposição representada por (~A) (B ~A), marque a opção correta: a) A tabela-verdade da proposição dada no enunciado tem mais de 6 linhas. b) A proposição dada tem apenas valores lógicos V. c) A proposição dada tem apenas valores lógicos F. d) A proposição dada tem valores lógicos verdadeiros e falsos. e) A proposição dada não é uma contingência. 05. A negação da sentença "Cláudia está de aviso prévio ou Daniel não será promovido" é logicamente equivalente a: a) Cláudia não está de aviso prévio ou Daniel não será promovido. b) Cláudia está de aviso prévio e Daniel será promovido. c) Cláudia está de aviso prévio ou Daniel será promovido. d) Cláudia não está de aviso prévio e Daniel será promovido. e) Cláudia não está de aviso prévio e Daniel não será promovido.

2 06. Se Patrícia não defere o pedido, Sara não faz as anotações. Logo, a) Patrícia deferir o pedido é condição necessária para Sara não fazer as anotações. b) Patrícia deferir o pedido é condição suficiente para Sara fazer as anotações. c) Patrícia não deferir o pedido é condição necessária para Sara não fazer as anotações. d) Patrícia não deferir o pedido é condição suficiente para Sara fazer as anotações. e) Patrícia deferir o pedido é condição necessária para Sara fazer as anotações. 07. Sabendo que é verdade que "Alguns marinheiros sabem nadar" e que "nenhum piloto sabe nadar" então é necessariamente verdade que: a) Alguns marinheiros não são pilotos. b) Alguns marinheiros são pilotos. c) Nenhum marinheiro é piloto. d) Todos os pilotos são marinheiros. e) Todos os marinheiros são pilotos. 08. Supondo que Nenhum engenheiro foi reprovado no provão do MEC e que Alguns economistas foram reprovados, podemos logicamente concluir que: a) não pode haver engenheiro economista. b) algum engenheiro é economista. c) nenhum engenheiro é economista. d) todos os engenheiros são economistas. e) alguns economistas não são engenheiros. 09. Sendo "x N" a proposição x é um número natural e "x R" a proposição x é um número real, podemos afirmar que a negação da sentença todos os números naturais são reais é: a) ( x) (x N x R) b) ( x) (x N x R) c) ( x) (x N x R) d) ( x) (x N x R) e) ( x) (x N x R) 10. Considere que são verdadeiras as seguintes proposições: todos os candidatos que obtiveram nota acima de 8 na Redação foram aprovados no concurso e Lucas foi aprovado no concurso. Então, para que se tenha um argumento válido, a conclusão deve ser: a) Lucas teve nota acima de 8 na prova de Redação. b) Lucas não teve nota acima de 8 na prova de Redação. c) Lucas teve nota abaixo de 8 na prova de Redação. d) Lucas tirou exatamente 8 na prova de Redação. e) Nada se pode afirmar sobre a nota de Lucas na prova de Redação. GABARITO 01. C Comentário: Primeiramente, devemos saber que não se pode atribuir um valor de verdadeiro ou falso às sentenças interrogativas, exclamativas, imperativas, paradoxos, expressões sem predicado (sem verbo), expressões com sujeito desconhecido (Ex.: Ele, Aquele, Algum,...) e sentenças abertas (com variáveis), embora elas também expressem um pensamento completo. Desta forma, analisando as opções, teremos:

3 a) Não é proposição, pois se trata de uma sentença interrogativa. b) Não é proposição, porque apresenta uma sentença imperativa (... visite o Pão de Açúcar). c) É proposição, visto que tem sentido completo e podemos atribuir um valor lógico verdadeiro ou falso a ela. Podemos dizer se a prova de Rac. Lógico foi fácil (V) ou não (F). d) Não é proposição, pois temos aqui uma expressão sem predicado (sem verbo). e) Não é proposição, porque o termo Ele é um sujeito desconhecido (Quem é ele?). Não podemos atribuir um valor lógico verdadeiro ou falso a ela. Desta forma, o item correto é a letra C. 02. B Comentário: Analisando os itens, um por um, obtemos o seguinte: a) = 7 e = 10 (F e V) = F. b) 1 < = 4 (F V) = V. c) 3 3 ou 5 5 (F ou F) = F. d) Se = 5, então = 8 (V F) = F. e) 7 é primo 4 é primo (V F) = F. Daí, a única opção que apresenta valor lógico V para a proposição composta é a alternativa B. 03. A Comentário: Vamos à análise de cada uma delas, lembrando que o enunciado já disse que R = V e S = F. (1) R S (V F) = V. (2) R ~S (V ~F) = (V V) = V. (3) ~(~R S) ~(~V F) = ~(F F) = ~(F) = V. (4) ~(R S) ~(V F) = ~(F) = V. Com isso, a resposta é a letra A, pois nenhuma das proposições dadas é falsa! Todas elas são verdadeiras. 04. D Comentário: Sabendo que o número de linhas da tabela-verdade é dado pela expressão 2 Nº proposições simples, então a proposição dada tendo apenas duas proposições simples, A e B terá: 2 2 = 4 linhas. Logo, construindo a tabela-verdade da proposição do enunciado, obtemos: Portanto, concluímos que a opção correta é a letra D, pois a proposição apresenta valores lógicos verdadeiros e falsos. OBS: Contingência é uma proposição que possui valores lógicos verdadeiros e falsos em sua tabela verdade. 05. D Comentário: A negação de uma proposição da forma: A B é dado por: ~A ~B, ou seja, negase as duas proposições e troca-se o ou pelo e. As negações das proposições simples são:

4 Cláudia está de aviso prévio. Negação: Cláudia não está de aviso prévio. Daniel não será promovido. Negação: Daniel será promovido. Desta forma, a negação de "Cláudia está de aviso prévio OU Daniel não será promovido" será: Cláudia não está de aviso prévio E Daniel será promovido. Daí, a resposta correta é a opção D. 06. E Comentário: Esta questão requer que o candidato saiba as expressões que são equivalentes da condicional. Seja a condicional Se A então B, então ela terá como equivalentes as seguintes expressões: A é condição suficiente para B. B é condição necessária para A. Daí, sendo a proposição Se Patrícia não defere o pedido, Sara não faz as anotações, temos as seguintes equivalências: Patrícia não deferir o pedido é condição suficiente para Sara não fazer as anotações. Sara não fazer as anotações é condição necessária para Patrícia não deferir o pedido. Contudo, não encontramos nenhuma das duas nas opções dadas. Então, lembrando que outra equivalência de Se A então B é Se ~A então ~B, teremos: Se Sara faz as anotações então Patrícia defere o pedido. Esta proposição pode também ser escrita das seguintes formas: Sara fazer as anotações é condição suficiente para Patrícia deferir o pedido. Patrícia deferir o pedido é condição necessária para Sara fazer as anotações. (opção E) 07. A Comentário: Representando as proposições do enunciado na forma de conjuntos teremos: Onde: M = marinheiros; P = pilotos; SN = sabem nadar Temos duas possibilidades para o conjunto P porque o enunciado não fala se existem pilotos que são marinheiros. Porém, podemos afirmar com certeza que existem marinheiros que não são pilotos (parte cinza), que são aqueles que sabem nadar. Logo, a resposta certa é a alternativa A. 08. E Comentário: Representando as proposições do enunciado na forma de conjuntos teremos: Onde: ENG. = engenheiros; ECON. = economistas; R = reprovados no provão

5 O conjunto dos economistas pode ser representado de duas formas POSSÍVEIS, porque o enunciado não fala se existem economistas que são engenheiros. Porém, podemos afirmar com certeza que existem economistas que não são engenheiros parte hachurada, por terem sido reprovados. Portanto, a resposta correta é a opção E. 09. D Comentário: A proposição todos os números naturais são reais pode ser representada por: ( x) (x N x R). Sabe-se que ~( x) (x N x R) é equivalente a ( x) ~(x N x R). Portanto, a negação da proposição dada é: ( x) ~(x N x R) ( x) (x N x R) Basta lembrar da negação de uma condicional (mantém a primeira e nega a segunda). Logo, a opção correta é a alternativa D. 10. E Comentário: Fazendo um diagrama lógico para representar as premissas dadas, teremos: Desta forma podemos ver claramente que nada se pode afirmar a respeito da nota de Lucas na prova de redação, pois ele pode ou não ter tirado nota acima de 8. Logo, a resposta correta é a letra E.

Raciocínio Lógico. Object 1

Raciocínio Lógico. Object 1 Object 1 Raciocínio Lógico 01- Numa fábrica de brinquedos, 90 funcionários trabalham no setor de carros, 120 trabalham no setor de bonecas, 70 trabalham no setor de jogos; 40 trabalham tanto no setor de

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO

RACIOCÍNIO LÓGICO RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Três crianças Astolfo, Belarmino e Cleosvaldo brincavam, cada qual com um único tipo de brinquedo. Considere ainda as seguintes informações: - Os brinquedos são: Falcon, Playmobil

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso:

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso: O candidato CHRISTOPHER RODRIGUES DA SILVA VALE (n 1566), inscrito no cargo de ASSISTENTE ADMINISTRATIVO enviou recurso discordando do parecer dado referente à questão nº 12 da Prova nº 04 de Raciocínio

Leia mais

MATEMÁTICA Questões comentadas Daniela Arboite

MATEMÁTICA Questões comentadas Daniela Arboite MATEMÁTICA Questões comentadas Daniela Arboite TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais é punível

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Das sentenças dadas acima, quantas delas são proposições? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

RACIOCÍNIO LÓGICO. Das sentenças dadas acima, quantas delas são proposições? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Seja a seguinte sequência lógica: A, C, F, J, O,.... Sabendo que esta sequência segue um padrão lógico na sua formação, a próxima letra desta sequência é: a) W b) Z c) Y d) U e) T

Leia mais

AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3. AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5. AULA 3 Negação de proposições 8

AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3. AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5. AULA 3 Negação de proposições 8 Índice AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3 AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5 AULA 3 Negação de proposições 8 AULA 4 Tautologia, contradição, contingência e equivalência 11 AULA 5 Argumentação

Leia mais

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO SENTENÇAS OU PROPOSIÇÕES MODIICADORES São os elementos que expressam uma idéia, mesmo que absurda. Estudaremos apenas as proposições declarativas, que podem ser classificadas ou só como verdadeiras (),

Leia mais

RECEITA FEDERAL ANALISTA

RECEITA FEDERAL ANALISTA SENTENÇAS OU PROPOSIÇÕES São os elementos que expressam uma idéia, mesmo que absurda. Estudaremos apenas as proposições declarativas, que podem ser classificadas ou só como verdadeiras (V), ou só como

Leia mais

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Auditor Tributário ISS Gramado 2019 Professor: Alex Lira

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Auditor Tributário ISS Gramado 2019 Professor: Alex Lira Concurso: Professor: Alex Lira Prova comentada: Auditor Tributário ISS GRAMADO 2019 Raciocínio Lógico SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL... 3 QUESTÕES COMENTADAS... 3 LISTA DE QUESTÕES...

Leia mais

Com base nesse conteúdo, planejei o curso da seguinte maneira: Aula Conteúdo Data. Aula 00 Demonstrativa. Já disponível

Com base nesse conteúdo, planejei o curso da seguinte maneira: Aula Conteúdo Data. Aula 00 Demonstrativa. Já disponível Raciocínio Lógico p/ POLITEC-MT agrega alguns assuntos da matemática básica estudada no ensino médio. Vamos dar uma olhada no conteúdo: RACIOCÍNIO LÓGICO 1. Estruturas lógicas. 2. Lógica sentencial ou

Leia mais

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO Proposição Prof. Bruno Villar www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico PROPOSIÇÃO TEMA: PROPOSIÇÃO A proposição lógica é o alicerce na construção do conhecimento

Leia mais

CAPÍTULO I. Lógica Proposicional

CAPÍTULO I. Lógica Proposicional Lógica Proposicional CAPÍTULO I Lógica Proposicional Sumário: 1. Lógica proposicional 2. Proposição 2.1. Negação da proposição 2.2. Dupla negação 2.3. Proposição simples e composta 3. Princípios 4. Classificação

Leia mais

Raciocínio lógico matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos. PART 01

Raciocínio lógico matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos. PART 01 Raciocínio lógico matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos. PART 01 PROPOSIÇÕES Denomina-se proposição a toda frase declarativa, expressa em palavras ou

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 17/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 17/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 17/360 RLM INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

Raciocínio Lógico Matemático. Pré Prova TST

Raciocínio Lógico Matemático. Pré Prova TST Raciocínio Lógico Matemático Pré Prova TST # DICA 1 # LEMBRAR-SE DOS CONJUNTOS NUMÉRICOS ELEMENTARES Números Naturais N = {0, 1, 2, 3, 4,... } Números Inteiros Z = {..., -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3,...

Leia mais

INSS 2016 Técnico CESPE

INSS 2016 Técnico CESPE INSS 2016 Técnico CESPE Art. 21. A alíquota de contribuição dos segurados contribuinte individual e facultativo será de 20 por cento sobre o respectivo salário-de-contribuição. Considerando o art. 21 da

Leia mais

Aprendendo. Raciocínio. Lógico

Aprendendo. Raciocínio. Lógico Aprendendo Raciocínio Lógico Sentenças Abertas Raciocínio Lógico Sentenças matemáticas abertas ou simplesmente sentenças abertas são expressões que não podemos identificar como verdadeiras ou falsas. Exemplos:

Leia mais

Material Extra Aula 6 Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu

Material Extra Aula 6 Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu Auditor Fiscal Material Extra Aula 6 Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu Raciocínio Lógico SILOGISMO Silogismo Categórico é uma forma de raciocínio lógico na qual há duas premissas e uma conclusão distinta

Leia mais

Raciocínio Lógico. Negação da Conjunção e Disjunção Inclusiva (Lei de Morgan) Professor Edgar Abreu.

Raciocínio Lógico. Negação da Conjunção e Disjunção Inclusiva (Lei de Morgan) Professor Edgar Abreu. Raciocínio Lógico Negação da Conjunção e Disjunção Inclusiva (Lei de Morgan) Professor Edgar Abreu www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico NEGAÇÃO DE UMA PROPOSIÇÃO COMPOSTA Agora vamos aprender

Leia mais

70 Tons de. Raciocínio. Lógico

70 Tons de. Raciocínio. Lógico 70 Tons de Raciocínio Lógico BRDE 2015 Qual operação lógica descreve a tabela verdade da função Z abaixo cujo operandos são A e B? Considere que V significa Verdadeiro, e F, Falso. A B Z F F V F V V V

Leia mais

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Auditor Fiscal da SEFAZ-SC Professor: Alex Lira

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Auditor Fiscal da SEFAZ-SC Professor: Alex Lira Concurso: Auditor Fiscal da SEFAZ-SC Professor: Alex Lira Prova comentada: Auditor Fiscal SEFAZ-SC 2018 Raciocínio Lógico SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL... 3 QUESTÕES COMENTADAS... 3

Leia mais

Raciocínio Lógico. Matemático. Lógica Proposicional

Raciocínio Lógico. Matemático. Lógica Proposicional Raciocínio Lógico Matemático Lógica Proposicional Proposições Lógicas Denomina-se proposição toda frase declarativa, expressa em palavras ou símbolos, que exprima um juízo ao qual se possa atribuir, dentro

Leia mais

I. Se Antônio canta bem, então Bruna não é atriz. VERDADEIRA. Carlos é dançarino ou Bruna não é atriz. FALSA

I. Se Antônio canta bem, então Bruna não é atriz. VERDADEIRA. Carlos é dançarino ou Bruna não é atriz. FALSA AULA 02 12. (ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO-TJ-SP-VUNESP 2018) Carlos tem apenas 3 irmãs, e essas 3 irmãs cursam o ensino superior. Supondo verdadeira a afirmação apresentada, é correto afirmar que a) Carlos

Leia mais

Raciocínio. Lógico. Matemático

Raciocínio. Lógico. Matemático Raciocínio Lógico Matemático # DICA 1 # LEMBRAR-SE DOS CONJUNTOS NUMÉRICOS ELEMENTARES Números Naturais N = {0, 1, 2, 3, 4,... } Números Inteiros Z = {..., -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3,... } Números Racionais

Leia mais

Método das Tabelas para Validade Petrucio Viana

Método das Tabelas para Validade Petrucio Viana GAN00166: Lógica para Ciência da Computação Texto da Aula 8 Método das Tabelas para Validade Petrucio Viana Departamento de Análise, IME UFF Sumário 1 Simbolização de argumentos 1 1.1 Observação................................

Leia mais

Alex Lira. Olá, pessoal!!!

Alex Lira. Olá, pessoal!!! Olá, pessoal!!! Seguem abaixo os meus comentários das questões de Lógica que foram cobradas na prova para o cargo de Agente da Polícia Federal, elaborada pelo Cespe, realizada no último final de semana.

Leia mais

PROF. ARTHUR LIMA ESTRATÉGIA CONCURSOS

PROF. ARTHUR LIMA ESTRATÉGIA CONCURSOS PROF. ARTHUR LIMA ESTRATÉGIA CONCURSOS VUNESP CÂMARA SJC 2018) Um terreno tem 0,50 quilômetro quadrado de área. Em metros quadrados, a área desse terreno corresponde a (A) 5000000. (B) 500000. (C) 50000.

Leia mais

Anotações LÓGICA PROPOSICIONAL DEFEITOS DO RACIOCÍNIO HUMANO PROPOSIÇÕES RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 01 DEFINIÇÃO

Anotações LÓGICA PROPOSICIONAL DEFEITOS DO RACIOCÍNIO HUMANO PROPOSIÇÕES RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 01 DEFINIÇÃO RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 01 LÓGICA PROPOSICIONAL DEFINIÇÃO A Lógica estuda o pensamento como ele deveria ser, sem a influência de erros ou falácias. As falácias em torno do raciocínio humano se devem a atalhos

Leia mais

LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014

LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 1) Determinar o valor verdade da proposição (p q) r, sabendo-se que AL (p) =, AL (q) = e AL (r) =. Proposições são afirmações que podem ser julgadas como verdadeira

Leia mais

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico da Agente Penitenciário/MA, aplicada em 24/04/2016.

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico da Agente Penitenciário/MA, aplicada em 24/04/2016. de Raciocínio Lógico da gente Penitenciário/M, aplicada em 24/04/206. - sentença Se Maria é médica, então Silvio é engenheiro. é logicamente equivalente a () se Maria é médica, então Silvio é engenheiro.

Leia mais

Método das Tabelas para Validade

Método das Tabelas para Validade Lógica para Ciência da Computação I Lógica Matemática Texto 10 Método das Tabelas para Validade Sumário 1 Simbolização de argumentos 2 1.1 Observações................................ 3 1.2 Exercício resolvido............................

Leia mais

Questões de Concursos Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto

Questões de Concursos Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto Questões de Concursos Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Fabrício Biazotto Raciocínio Lógico 1. Considere as afirmações: I. A camisa é azul ou a gravata é branca. II. Ou o sapato é marrom ou a camisa

Leia mais

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO Raciocínio lógico: resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens, sequencias (com números, com figuras, de palavras). Raciocínio lógico-matemático: proposições,

Leia mais

Prova de Agente de Polícia Federal 2012 (CESPE) Solução e Comentários de Raciocínio Lógico Professor Valdenilson. Caderno de Questões Tipo I

Prova de Agente de Polícia Federal 2012 (CESPE) Solução e Comentários de Raciocínio Lógico Professor Valdenilson. Caderno de Questões Tipo I Prova de Agente de Polícia Federal 01 (CESPE) Solução e Comentários de Raciocínio Lógico Professor Valdenilson Caderno de Questões Tipo I Texto 1. Um jovem, ao ser flagrado no aeroporto portando certa

Leia mais

Raciocínio Lógico. Sentenças Abertas

Raciocínio Lógico. Sentenças Abertas Raciocínio Lógico Sentenças Abertas Sentenças matemáticas abertas ou simplesmente sentenças abertas são expressões que não podemos identificar como verdadeiras ou falsas. Exemplos: Ø x + 4 = 12. Essa expressão

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PROVA DE RACIOCÍCNIO LÓGICO P/ AGENTE PENITENCIÁRIO DO DF PROPOSTA DE RECURSO

RESOLUÇÃO DA PROVA DE RACIOCÍCNIO LÓGICO P/ AGENTE PENITENCIÁRIO DO DF PROPOSTA DE RECURSO RESOLUÇÃO DA PROVA DE RACIOCÍCNIO LÓGICO P/ AGENTE PENITENCIÁRIO DO DF PROPOSTA DE RECURSO Olá galera!!!! Hoje estou postando a resolução da prova de Raciocínio Lógico para agente penitenciário do DF,

Leia mais

Concurso Público Conteúdo

Concurso Público Conteúdo Concurso Público 2016 Conteúdo Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas

Leia mais

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Agente da Polícia Federal 2018 Professor: Alex Lira

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Agente da Polícia Federal 2018 Professor: Alex Lira Concurso: Professor: Alex Lira Prova comentada: Agente Polícia Federal 2018 Raciocínio Lógico SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL... 3 QUESTÕES COMENTADAS... 3 LISTA DE QUESTÕES... 10 Página

Leia mais

Ao utilizarmos os dados do problema para chegarmos a uma conclusão, estamos usando o raciocínio lógico.

Ao utilizarmos os dados do problema para chegarmos a uma conclusão, estamos usando o raciocínio lógico. CENTRO UNVERSITÁRIO UNA NOÇÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO Professor: Rodrigo Eustáquio Borges A disciplina Lógica Matemática tem como objetivo capacitar o aluno a reconhecer e aplicar os conceitos fundamentais

Leia mais

Coordenação Prof. Aurimenes Alves. Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva

Coordenação Prof. Aurimenes Alves. Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva @ LÓGICA - 2 Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva 1) Proposição recíproca de p q : q p 2) Proposição contrária de p q: ~ p 3) Proposição contra positiva de p q: ~ p ex. Determinar:

Leia mais

Lógica. Professor Mauro Cesar Scheer

Lógica. Professor Mauro Cesar Scheer Lógica Professor Mauro Cesar Scheer Objetivos Reconhecer e manipular com os símbolos formais que são usados no Cálculo Proposicional (CPC) e Cálculo de Predicados (CP). Determinar o valor de verdade de

Leia mais

18/01/2016 LÓGICA MATEMÁTICA. Lógica é usada para guiar nossos pensamentos ou ações na busca da solução. LÓGICA

18/01/2016 LÓGICA MATEMÁTICA. Lógica é usada para guiar nossos pensamentos ou ações na busca da solução. LÓGICA LÓGICA MATEMÁTICA Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com Lógica é usada para guiar nossos pensamentos ou ações na busca da solução. LÓGICA A lógica está

Leia mais

Introdução à Logica Computacional. Aula: Lógica Proposicional - Sintaxe e Representação

Introdução à Logica Computacional. Aula: Lógica Proposicional - Sintaxe e Representação Introdução à Logica Computacional Aula: Lógica Proposicional - Sintaxe e Representação Agenda Resolução de exercício da aula 1 Definições Proposição simples Conectivos Proposição composta Sintaxe Exercício

Leia mais

RLM Material de Apoio Professor Jhoni Zini

RLM Material de Apoio Professor Jhoni Zini PRINCÍPIOS LÓGICOS 1. Segundo a lógica aristotélica, as proposições têm como uma de suas propriedades básicas poderem ser verdadeiras ou falsas, isto é, terem um valor de verdade. Assim sendo, a oração

Leia mais

FRENTE : B PÁGINA : 6 EXERCÍCIO : SALA 2

FRENTE : B PÁGINA : 6 EXERCÍCIO : SALA 2 FRENTE : B PÁGINA : 6 EXERCÍCIO : SALA 1 a) (V) b) ( ) Não é proposição. c) (F) d) ( ) Não é proposição. e) (V) f) ( ) Não é proposição. g) ( ) Não é uma proposição e sim uma sentença aberta, pois depende

Leia mais

Uma proposição composta é uma contradição, se for sempre falsa, independentemente do valor lógico das proposições simples que a compõem.

Uma proposição composta é uma contradição, se for sempre falsa, independentemente do valor lógico das proposições simples que a compõem. Tautologia Uma proposição composta é uma tautologia, se for sempre verdadeira, independentemente do valor lógico das proposições simples que a compõem. Exemplos: Contradição Uma proposição composta é uma

Leia mais

Atenção: Esse conectivo transmite a ideia de e / ou e não apenas a de exclusão como muitas pessoas imaginam.

Atenção: Esse conectivo transmite a ideia de e / ou e não apenas a de exclusão como muitas pessoas imaginam. CONCEITO DE PROPOSIÇÃO É todo conjunto de palavras ou símbolos que exprimem uma ideia de sentido completo e que, além disso, pode ser julgado como verdadeiro (V) ou falso (F). NÃO SÃO PROPOSIÇÕES Frases

Leia mais

BIZU PARA POLÍCIA FEDERAL PROFESSOR: GUILHERME NEVES

BIZU PARA POLÍCIA FEDERAL PROFESSOR: GUILHERME NEVES Olá, pessoal! Meu nome é Guilherme Neves e estou ministrando o curso de Raciocínio Lógico para o concurso da Polícia Federal que será realizado pelo CESPE-UnB. Vamos, de uma maneira sucinta, fazer uma

Leia mais

Aula 00. Raciocínio Lógico para Técnico do INSS. Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves. Prof.

Aula 00. Raciocínio Lógico para Técnico do INSS. Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves.  Prof. Aula 00 Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Raciocínio Lógico para INSS Apresentação... 3 Modelos de Questões Comentadas - CESPE... 4

Leia mais

Aula 1 Teoria com resolução de questões FGV

Aula 1 Teoria com resolução de questões FGV Aula 1 Teoria com resolução de questões FGV AULA 01 Olá futuro servidor do TRT 12, Meu nome é Fabio Paredes, sou professor de Raciocínio Lógico Matemático e terei o prazer de ajudá-los nesta árdua missão

Leia mais

Lógica formal. A) Sentenças I) Expressão II) Subdivisão 1. Aberta 2. Fechada III) Representação IV) Simbolização 1. Simples 2.

Lógica formal. A) Sentenças I) Expressão II) Subdivisão 1. Aberta 2. Fechada III) Representação IV) Simbolização 1. Simples 2. Lógica formal A) Sentenças I) Expressão II) Subdivisão 1. Aberta 2. Fechada III) Representação I) Simbolização 1. Simples 2. Composta B)Leis do pensamento I) Princípio da Identidade II) Principio do não-contraditório

Leia mais

Gabarito comentado do teste especial de Raciocínio Lógico para o concurso Terracap-DF. 26 funcionários no total, sendo 18 mulheres, logo 8 são homens.

Gabarito comentado do teste especial de Raciocínio Lógico para o concurso Terracap-DF. 26 funcionários no total, sendo 18 mulheres, logo 8 são homens. Gabarito comentado do teste especial de Raciocínio Lógico para o concurso Terracap-DF Questão 01 26 funcionários no total, sendo 18 mulheres, logo 8 são homens. Questão 02 Gabarito: D Deve-se escolher

Leia mais

LÓGICA MATEMÁTICA. Quando a precedência não estiver explicitada através de parênteses, a ordem é a seguinte: RELEMBRANDO 23/02/2016

LÓGICA MATEMÁTICA. Quando a precedência não estiver explicitada através de parênteses, a ordem é a seguinte: RELEMBRANDO 23/02/2016 LÓGICA MATEMÁTICA Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com RELEMBRANDO Quando a precedência não estiver explicitada através de parênteses, a ordem é a seguinte:

Leia mais

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO Negação da conjunção e disjunção inclusiva (Lei de Morgan) / Negação da condicional / Negação da bicondicional e Disjunção Exclusiva Prof. Bruno Villar www.acasadoconcurseiro.com.br

Leia mais

22. Análise Combinatória - Permutação - Repetição - Circular - Condicional Análise Combinatória - Combinação e Arranjo

22. Análise Combinatória - Permutação - Repetição - Circular - Condicional Análise Combinatória - Combinação e Arranjo Conteúdo 1. Conceitos Iniciais... 6 2. Proposições [1]... 7 3. Proposições [2] Tautologia - Contradição - Contigência... 8 4. Não são Proposições... 9 5. Lógica argumentativa Negação... 10 6. Lógica argumentativa

Leia mais

Matemática. Nas mesmas condições, juntando 16 mesas, o número de pessoas que poderão ser acomodadas é: a) 32 b) 40 c) 36 d) 38 e) 34

Matemática. Nas mesmas condições, juntando 16 mesas, o número de pessoas que poderão ser acomodadas é: a) 32 b) 40 c) 36 d) 38 e) 34 Matemática 01- A negação da proposição Ana viu uma assombração ou Bia não ficou assustada é equivalente a: a) Ana não viu uma assombração ou Bia ficou assustada. b) Ana viu uma assombração ou Bia não ficou

Leia mais

REQUERIMENTO: O Candidato requer a alteração do gabarito da questão para letra A

REQUERIMENTO: O Candidato requer a alteração do gabarito da questão para letra A RECORRENTE: CLEITON DE PAULA TAVARES PAIVA INSCRIÇÃO Nº. 0019 REQUERIMENTO: O Candidato requer a alteração do gabarito da questão para letra A O impetrante requer a alteração do gabarito da questão de

Leia mais

RACIOCÍNIO ANALÍTICO COMUNICAÇÃO EFICIENTE DE ARGUMENTOS - LINGUAGEM- Professor Josimar Padilha

RACIOCÍNIO ANALÍTICO COMUNICAÇÃO EFICIENTE DE ARGUMENTOS - LINGUAGEM- Professor Josimar Padilha RACIOCÍNIO ANALÍTICO COMUNICAÇÃO EFICIENTE DE ARGUMENTOS - LINGUAGEM- Professor Josimar Padilha I SENTENÇAS Expressão de um pensamento completo. São compostas por um sujeito (algo que se declara) e por

Leia mais

PROVA RESOLVIDA TJ/SP RACIOCÍNIO LÓGICO. Professor Guilherme Neves.

PROVA RESOLVIDA TJ/SP RACIOCÍNIO LÓGICO. Professor Guilherme Neves. TJ/SP - 2017 RACIOCÍNIO LÓGICO Professor Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Guilherme Neves 1 91. Uma negação lógica para a afirmação João é rico, ou Maria

Leia mais

OS 70 TONS DE RACIOCÍNIO LÓGICO

OS 70 TONS DE RACIOCÍNIO LÓGICO OS 70 TONS DE RACIOCÍNIO LÓGICO DIAGRAMAS LÓGICOS Diagramas lógicos Todo Sinônimos: qualquer um ou outra similar. Representação: Conclusão: Todo A é B. Alguns elementos de B são A ou existem B que são

Leia mais

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula /

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula / 1 www.romulopassos.com.br / www.questoesnasaude.com.br GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH Professor Paulo Henrique PH Aula 04 R A C I O C Í N I O L Ó G I C O E B S E R H a u l a 0 2 Página 1 2 www.romulopassos.com.br

Leia mais

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico da DPU (Nível Médio) de 2016, aplicada em 24/01/2016.

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico da DPU (Nível Médio) de 2016, aplicada em 24/01/2016. Resolução da Prova de Raciocínio Lógico da DPU (Nível Médio) de 2016, aplicada em 24/01/2016. Em uma festa com 15 convidados, foram servidos 30 bombons: 10 de morango, 10 de cereja e 10 de pistache. Ao

Leia mais

Questões de Concursos Aula 03 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto

Questões de Concursos Aula 03 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto Questões de Concursos Aula 03 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Fabrício Biazotto Raciocínio Lógico 1. Sabendo que os valores lógicos das proposições simples p e q são, respectivamente, a verdade e a falsidade,

Leia mais

Matemática Régis Cortes. Lógica matemática

Matemática Régis Cortes. Lógica matemática Lógica matemática 1 INTRODUÇÃO Neste roteiro, o principal objetivo será a investigação da validade de ARGUMENTOS: conjunto de enunciados dos quais um é a CONCLUSÃO e os demais PREMISSAS. Os argumentos

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO

RACIOCÍNIO LÓGICO RACIOCÍNIO LÓGICO 01- Analise as premissas e a conclusão do argumento a seguir e responda se é VÁLIDO ou NÃO. "Basta ser estudioso para vencer no concurso; ora, todos os alunos do curso Degrau Cultural

Leia mais

Prova ANATEL / CESPE 2012 /

Prova ANATEL / CESPE 2012 / Prova AATL / CSP 2012 m ação judicial contra operadora de telefonia móvel, o defensor do cliente que interpôs a ação apresentou a argumentação a seguir. P1: A quantidade de interrupções nas chamadas realizadas

Leia mais

- Na parte de lógica o mais importante são as equivalências e negações de proposições

- Na parte de lógica o mais importante são as equivalências e negações de proposições Dicas Conceitos importantes - Na parte de lógica o mais importante são as equivalências e negações de proposições - Na parte de Análise Combinatória, o candidato devem conhecer bem esses 3 conceitos -

Leia mais

Resumo de Filosofia. Preposição frase declarativa com um certo valor de verdade

Resumo de Filosofia. Preposição frase declarativa com um certo valor de verdade Resumo de Filosofia Capítulo I Argumentação e Lógica Formal Validade e Verdade O que é um argumento? Um argumento é um conjunto de proposições em que se pretende justificar ou defender uma delas, a conclusão,

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Ano X - Concurso Público Conteúdo

Apostilas OBJETIVA Ano X - Concurso Público Conteúdo Conteúdo Introdução Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional). 3.1 Proposições simples e compostas. 3.2 Tabelas-verdade.

Leia mais

Prof. Tiago Semprebom, Dr. Eng. 09 de abril de 2013

Prof. Tiago Semprebom, Dr. Eng. 09 de abril de 2013 Lógica Clássica e Lógica Simbólica Prof. Tiago Semprebom, Dr. Eng. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Santa Catarina - Campus São José tisemp@ifsc.edu.br 09 de abril de 2013 Prof. Tiago

Leia mais

Apresentação do curso

Apresentação do curso Matemática Básica Humberto José Bortolossi Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense Apresentação do curso Parte 1 Parte 1 Matemática Básica 1 Parte 1 Matemática Básica 2 Conteúdo

Leia mais

CEM. RLM Diagramas Lógicos

CEM. RLM Diagramas Lógicos CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Período 2014 2016 1) FCC - AFRE RJ/SEFAZ RJ/2014 Suponha que sejam verdadeiras as seguintes informações: I. Todos os empregados da empresa Alfa são competentes. II. Mário

Leia mais

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 1

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 1 PROJETO KALI - 2015 MATEMÁTICA B AULA 1 Introdução Estudar e entender Matemática exige do aluno um esforço contínuo. Os conteúdos mais básicos são usados no aprendizado dos mais complexos e o raciocínio

Leia mais

Aprendendo. Raciocínio. Lógico

Aprendendo. Raciocínio. Lógico Aprendendo Raciocínio Lógico Raciocínio Lógico Equivalência de Proposições Compostas Duas proposições são consideradas EQUIVALENTES entre si, quando elas transmitem a mesma ideia. De forma prática, dizemos

Leia mais

Fundamentos da Computação 1. Aula 03

Fundamentos da Computação 1. Aula 03 Fundamentos da Computação 1 Aula 03 Conteúdo Introdução à Lógica. Definição da Sintaxe. Traduzindo Sentenças. Introdução à Lógica O que é lógica? Introdução à Lógica O que é lógica? Lógica é a análise

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO PARA IBGE Aula 02 Parte 1 Prof. Guilherme Neves

RACIOCÍNIO LÓGICO PARA IBGE Aula 02 Parte 1 Prof. Guilherme Neves Olá! Antes de começarmos o assunto desta aula, vamos resolver algumas questões da FGV referentes aos assuntos da aula passada. 01. (Pref. de Osasco 2014/FGV) Marcos afirmou: Todos os medicamentos que estão

Leia mais

AULA 01: Lógica (Parte 1)

AULA 01: Lógica (Parte 1) AULA 01: Lógica (Parte 1) Raciocínio Lógico p/ M. Cidades (NM) SUMÁRIO PÁGINA 1. Conceitos Básicos de Lógica 1 2. Tautologia, Contradição e Contingência 22 3. Implicação Lógica 28 4. Equivalência Lógica

Leia mais

19/05/2017 DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO

19/05/2017 DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO 1. (VUNESP PERITO CRIMINAL PC-SP 2014) Das alternativas apresentadas, assinale a única que contém uma proposição lógica. a) Ser um perito criminal ou não ser? Que dúvida!

Leia mais

Matemática Discreta - 04

Matemática Discreta - 04 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Matemática Discreta - 04 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO PAPILOSCOPISTA 2018 Raciocínio Lógico

POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO PAPILOSCOPISTA 2018 Raciocínio Lógico Questão 61 POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO PAPILOSCOPISTA 2018 Raciocínio Lógico Pertencer ao conjunto A, pode ser apenas A ou pode ser apenas A e B ou pode ser A e B e C, mas não pode ser apenas A e C. Pertencer

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Raciocínio Lógico-Matemático p/ TRT 2ª Região (TJAA)

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Raciocínio Lógico-Matemático p/ TRT 2ª Região (TJAA) Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Raciocínio Lógico-Matemático p/ TRT 2ª Região (TJAA) - 2018 Professor: Hugo Lima Relatório 00 - Lógica Proposicional Apresentação...1 Cronograma de Relatórios...3

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO-QUANTITATIVO Prova comentada ANAC / ANALISTA / 2016 Professor Josimar Padilha

RACIOCÍNIO LÓGICO-QUANTITATIVO Prova comentada ANAC / ANALISTA / 2016 Professor Josimar Padilha RACIOCÍNIO LÓGICO-QUANTITATIVO Prova comentada ANAC / ANALISTA / 2016 Professor Josimar Padilha 1. A negação da proposição se choveu, então o voo vai atrasar pode ser logicamente descrita por: a. não choveu

Leia mais

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula /

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula / 1 www.romulopassos.com.br / www.questoesnasaude.com.br GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH Professor Paulo Henrique PH Aula 03 R A C I O C Í N I O L Ó G I C O E B S E R H a u l a 0 2 Página 1 2 www.romulopassos.com.br

Leia mais

Matemática & Raciocínio Lógico

Matemática & Raciocínio Lógico Matemática & Raciocínio Lógico para concursos Prof. Me. Jamur Silveira www.professorjamur.com.br facebook: Professor Jamur RACIOCÍNIO LÓGICO: Proposições logicamente equivalentes (Símbolo ) São proposições

Leia mais

Matemática Computacional

Matemática Computacional Matemática Computacional SLIDE 1I Professor Júlio Cesar da Silva juliocesar@eloquium.com.br site: http://eloquium.com.br/ twitter: @profjuliocsilva facebook: https://www.facebook.com/paginaeloquium Google+:

Leia mais

Com relação a lógica sentencial, contagem e combinação, julgue os itens a seguir.

Com relação a lógica sentencial, contagem e combinação, julgue os itens a seguir. Considerando-se como V a proposição "Sem linguagem, não há acesso à realidade", conclui-se que a proposição "Se não há linguagem, então não há acesso à realidade" é também V. Certo Errado Com relação a

Leia mais

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO 1 - (IBFC - AGERBA - ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO - 2017) A negação da frase O Sol é uma estrela e a Lua é um satélite de acordo com a equivalência lógica proposicional, é dada

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO TEORIA 86 EXERCÍCIOS POR ASSUNTOS RESOLVIDOS E QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS. Edição junho 2017

RACIOCÍNIO LÓGICO TEORIA 86 EXERCÍCIOS POR ASSUNTOS RESOLVIDOS E QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS. Edição junho 2017 RACIOCÍNIO LÓGICO TEORIA 86 EXERCÍCIOS POR ASSUNTOS RESOLVIDOS E QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS Edição junho 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material, por

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SEBRAE/SE RECURSOS

PROCESSO SELETIVO SEBRAE/SE RECURSOS PROCESSO SELETIVO SEBRAE/SE - 2010 RECURSOS Trata-se de resultado da análise dos recursos interpostos contra a publicação do GABARITO, conforme disposto no Edital 01/2010 do Processo Seletivo SEBRAE/SE.

Leia mais

Não sou o melhor, sei disso, mas faço o melhor que posso!! RANILDO LOPES

Não sou o melhor, sei disso, mas faço o melhor que posso!! RANILDO LOPES Lógica Matemática e Computacional Não sou o melhor, sei disso, mas faço o melhor que posso!! RANILDO LOPES 2. Conceitos Preliminares 2.1. Sentença, Verdade e Proposição Cálculo Proposicional Como primeira

Leia mais

Lógica. Cálculo Proposicional. Introdução

Lógica. Cálculo Proposicional. Introdução Lógica Cálculo Proposicional Introdução Lógica - Definição Formalização de alguma linguagem Sintaxe Especificação precisa das expressões legais Semântica Significado das expressões Dedução Provê regras

Leia mais

A partir das proposições Se não tem informações precisas ao tomar decisões, então o policial toma decisões ruins e Se o policial teve treinamento

A partir das proposições Se não tem informações precisas ao tomar decisões, então o policial toma decisões ruins e Se o policial teve treinamento Se as premissas P1 e P2 de um argumento forem dadas, respectivamente, por Todos os leões são pardos e Existem gatos que são pardos, e a sua conclusão P3 for dada por Existem gatos que são leões, então

Leia mais

Raciocínio Lógico. Argumento com Quantificadores Válidos (Silogismo) Professor Edgar Abreu.

Raciocínio Lógico. Argumento com Quantificadores Válidos (Silogismo) Professor Edgar Abreu. Raciocínio Lógico Argumento com Quantificadores Válidos (Silogismo) Professor Edgar Abreu www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico ARGUMENTO COM QUANTIFICADORES VÁLIDO SILOGISMO QUESTÃO COMENTADA

Leia mais

Raciocínio Lógico e Matemático

Raciocínio Lógico e Matemático CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Raciocínio Lógico e Matemático Polícia Legislativa Câmara dos Deputados Período: 2007-2017 Sumário Raciocínio Lógico e Matemática... 3 Tabela verdade das proposições compostas...

Leia mais

Aula 00 Passo Estratégico de Raciocínio Lógico Quantitativo - Receita Federal 2017/2018

Aula 00 Passo Estratégico de Raciocínio Lógico Quantitativo - Receita Federal 2017/2018 Aula 00 Passo Estratégico de Raciocínio Lógico Quantitativo - Receita Federal 2017/2018 Professor: Hugo Lima Relatório 00 - Lógica Proposicional Apresentação...1 Cronograma de Relatórios...3 Introdução...5

Leia mais

Matemática EXCETO

Matemática EXCETO Matemática 01 Considere as seguintes afirmações abaixo: I 0,777... é um número racional. II é maior que 5/3. III Todo número par pode ser escrito na forma 2n + 1. Estão corretas apenas as afirmações a)

Leia mais

Para provar uma implicação se p, então q, é suficiente fazer o seguinte:

Para provar uma implicação se p, então q, é suficiente fazer o seguinte: Prova de Implicações Uma implicação é verdadeira quando a verdade do seu antecedente acarreta a verdade do seu consequente. Ex.: Considere a implicação: Se chove, então a rua está molhada. Observe que

Leia mais