E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de abril

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de abril"

Transcrição

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas: Andreza dos Santos Silva, Larissa Popper Cassaniga, Lilliane Bia Celva e Jéssica Monique Buss.

2 1. Sumário 2. Cronograma 3. Introdução SUMÁRIO 4. Processo de Investigação: descrição sucinta da atividade 5. Análise dos Resultados Alcançados 6. Referências

3 CRONOGRAMA DE ABRIL DATA 1º encontro 07/04 2º encontro 14/04 3º encontro 28/04 4º encontro 30/04 PLANEJAMENTO Aplicação das atividades como tema Cinderela Aplicação das atividades como tema Sítio do Pica-pau Amarelo Elaboração do portfólio, e planejamento para o mês de abril Encontro mensal com a coordenadora de área na UNIFEBE.

4 INTRODUÇÃO O mês de abril teve como objetivo primordial, aprofundar o conhecimento sobre a literatura, valorizando o clássico infantil Cinderela e conhecendo o autor Monteiro Lobato com suas histórias sobre o Sítio do Pica-Pau amarelo. Lembrando que no dia 18/04 é comemorado o dia nacional do livro infantil, sendo assim, podemos refletir sobre a importância da literatura, perceber o quanto essa viagem no mundo da imaginação auxilia no desenvolvimento da criatividade, e do autoconhecimento, possibilitando o aprimoramento da linguagem oral e escrita. De acordo com Bambeger (1995, p. 37): [...] Compete à sociedade e à escola das a todas as crianças uma oportunidade igual, isto é, tirar o máximo proveito das possibilidades de leitura de cada criança, favorecendo-lhe os interesses nesse campo. As crianças cujas experiências antes e fora da escola não foram dirigidas positivamente para a leitura necessitam de ajuda especial.

5 A partir do reconhecimento da importância da leitura, houve êxito no trabalho desenvolvido, este que foi relevante, pois o foco voltado para a literatura permitiu nos aprofundar ainda mais a interpretação textual, vindo a sanar algumas das dificuldades apresentadas pelos alunos.

6 PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO Os encontros ocorridos durante o mês de abril foram quatro, sendo q caracterizaram pela contação de histórias Cinderela e do Gato Félix. No primeiro dia de ação na escola, tivemos como foco principal a contaçã Cinderela, cujo objetivo foi desenvolver atividades de conhecimento da personagens e objetos principais que faziam parte da história. Além deste outr fizeram parte desse contexto: diferenciar letras e desenhos; refletir sobre a históri a história; criar condições para que os educandos compreendessem a lei significados; reconhecer a ortografia das palavras; desenvolver a memorização; sons da língua; avançar na escrita alfabética ortográfica; estimular a lógica, a obs atenção; estimular o interesse; observar se a criança conseguia pintar o desenho o espaço; identificar em diferentes palavras a letra inicial do nome da Cinderela pesquisassem em jornais, revistas e folhetos outras palavras que também inici letra do nome da Cinderela (C); listar outras palavras relacionadas na história; pos integração da turma, por meio das atividades coletivas, vinculadas a história, assim a socialização entre os mesmos.

7 No segundo dia de ação na escola, inicialmente nos apresentamos como per Sítio do Pica-Pau Amarelo, a partir da personagem Dona Benta vivida pela bolsista interpretou a a história Gato Félix. Após isso, a Tia Anástácia na representaçã Andreza que fez para as crianças um delicioso bolo de milho e um suco de laranja. N foram feitas atividades que tinham como objetivo formar palavras; reconhecer as l fazer uso do recorte e da colagem; identificar os personagens contados na história vogais; consoantes e letras; reorganizar a palavra. Sendo assim, as atividades elaboradas para as crianças tiveram como foco a conhecimentos das mesmas acerca da alfabetização e letramento, bem como da escr A respeito de disso os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa afirma que: O domínio da língua tem estreita relação com a possibilidade de plena social,pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. O último encontro ocorrido na UNIFEBE foi uma reunião com a c institucional, com a finalidade de apresentar os portfólios mensais dos meses de març

8 Figuras 1,2 e 3 atividade: caça-palavras da cinderela

9 Figuras 4 e 5 Atividade: Jogo da Memória da Cinderela

10 Figuras 6 e 7 Atividade: Contação de Histórias de um dos clássicos do Monteiro Lobato: Sítio do Picapau Amarelo

11 Figura 8 Pibidianas á caráter com os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo e Figuras 9 e 10 Atividade: Observando livros.

12 Figuras 11 e 12 Atividade: Formando Palavras

13 ANÁLISE DOS RESULTADOS A apresentação de uma literatura contextualizada, fez com que o interesse das crianças aumentasse, e participassem das atividades propostas. Segundo Debus (2006, p.21) [...]promover o encontro com a leitura literária significa ampliar o seu repertório lingüístico e cultural, possibilitando lhes uma outra compreensão da realidade. As atividades possuíam um cunho lúdico, pois integravam o clássico Cinderela, bem como, histórias do autor Monteiro Lobato. A partir destas histórias as crianças puderam aprender e desenvolver o gosto pela leitura, além da utilização de algumas regras gramaticais.

14 No início, os alunos sentiam-se retraídos e um pouco acanhados em falar, ou expor as suas opiniões, mas conforme o trabalho foi sendo desenvolvido, os discentes já se sentiam à vontade para opinar, e assim, o reconhecimento das letras iniciais das palavras, bem como, a junção de sílabas, formação de palavras, interpretação textual, dentre outros foram alcançados com sucesso. Desta forma, pode-se afirmar que a ludicidade é o melhor caminho a ser percorrido no processo de alfabetização e letramento, permitindo que as crianças aprendam de uma forma que expanda a sua imaginação.

15 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁGICAS BAMBEGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo: Ática, DEBUS, Eliane. Festaria de brincança. São Paulo: Paulus, Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília, 1995.

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Julho

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Julho CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Julho Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora Supervisora:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de maio

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de maio CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de maio Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora Supervisora:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Maio

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Maio E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Maio Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Agosto

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Agosto CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Agosto Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti. Março. Portfólio do mês de Abril. Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes

E.E.F. Alberto Pretti. Março. Portfólio do mês de Abril. Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de E.E.F. Alberto Pretti Março Portfólio do mês de Abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora

Leia mais

Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes. Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi. Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho

Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes. Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi. Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Março Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Setembro

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Setembro CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti

E.E.F. Alberto Pretti E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Junho Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas:

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Fabiana Veríssimo

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

LER PARA CRESCER APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA:

LER PARA CRESCER APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, ENSINO RELIGIOSO, LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, ARTE E EDUCAÇÃO FÍSICA 2º ANO LER PARA CRESCER APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: A Avaliação

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Julho

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Julho E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Julho Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas:

Leia mais

Mostra de Projetos Os Pés do Pavão

Mostra de Projetos Os Pés do Pavão Mostra de Projetos 2011 Os Pés do Pavão Mostra Local de: Dois Vizinhos Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Secretaria Municipal de Educação,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex Lennon

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): FÁTIMA OLIVEIRA PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: ALICE VIAJA NAS HISTÓRIAS AUTOR: Gianni Rodar Leitura; produção textual; oralidade; localização espacial. Competências Objetivo

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex Lennon

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Setembro

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Setembro E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Outubro

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Outubro E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Outubro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas:

Leia mais

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I.

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I. Centro Educacional Mundo do Saber Palhoça, 18 de Fevereiro de 2013 Professora Bárbara pereira Turma Maternal I Projeto anual Justificativa O Projeto tem a importância essencial para a aprendizagem das

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex Lennon

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de março

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de março CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de março Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora Supervisora:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

APRENDENDO A LER NO MUNDO ENCANTADO DE OZ. Projeto PIBID Curso: Pedagogia Fundação Educacional de Fernandópolis

APRENDENDO A LER NO MUNDO ENCANTADO DE OZ. Projeto PIBID Curso: Pedagogia Fundação Educacional de Fernandópolis APRENDENDO A LER NO MUNDO ENCANTADO DE OZ Projeto PIBID Curso: Pedagogia Fundação Educacional de Fernandópolis APRENDENDO A LER NO MUNDO ENCANTADO DE OZ Público Alvo: Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental

Leia mais

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Criança Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia,

Leia mais

O LÚDICO COMO RECURSO COLABORATIVO NO PROCESSO DE ALFABET- IZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS

O LÚDICO COMO RECURSO COLABORATIVO NO PROCESSO DE ALFABET- IZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS O LÚDICO COMO RECURSO COLABORATIVO NO PROCESSO DE ALFABET- IZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS THE LUDIC AS COLABORATTIVE RESOURCE IN THE PROCESS OF LITERACY AND LETTERING IN THE INITIAL YEARS Andreza

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

Monteiro Lobato e Sítio do Picapau Amarelo nas práticas pedagógicas de alfabetização.

Monteiro Lobato e Sítio do Picapau Amarelo nas práticas pedagógicas de alfabetização. Monteiro Lobato e Sítio do Picapau Amarelo nas práticas pedagógicas de alfabetização. A Literatura Infantil corresponde a um importante instrumento de construção de aprendizagem, tanto no que se refere

Leia mais

ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Junho

ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Junho CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Junho Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor Supervisor:

Leia mais

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Língua Portuguesa Nome:

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Língua Portuguesa Nome: 3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Língua Portuguesa Nome: Dia 18 de abril é lembrado como o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi criada em 2002 em homenagem a Monteiro Lobato, que foi

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES E PRINCÍPIOS DIDÁTICOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA

A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES E PRINCÍPIOS DIDÁTICOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES E PRINCÍPIOS DIDÁTICOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA SANTOS, M. M. O. ; MOYA, P. T. RESUMO A apropriação da linguagem escrita como

Leia mais

E.E. TENENTE JOSÉ LUCIANO PROJETO:PASSAPORTE DA LEITURA 2015 REPÚBLICA FEDERATIVA DO LIVRO 2º ANO

E.E. TENENTE JOSÉ LUCIANO PROJETO:PASSAPORTE DA LEITURA 2015 REPÚBLICA FEDERATIVA DO LIVRO 2º ANO E.E. TENENTE JOSÉ LUCIANO PROJETO:PASSAPORTE DA LEITURA 2015 REPÚBLICA FEDERATIVA DO LIVRO 2º ANO ESCOLA ESTADUAL TENENTE JOSÉ LUCIANO PROJETO:PASSAPORTE DA LEITURA-2015 Um livro tem asas longas e leves,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EVANGE GUALBERTO

INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EVANGE GUALBERTO Plano de Aula INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EVANGE GUALBERTO PLANO DE AULA: ALFABETIZANDO E LETRANDO ATRAVÉS DE CONTOS

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016 ( X ) ENSINO ( ) PESQUISA ( X ) EXTENSÃO

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016 ( X ) ENSINO ( ) PESQUISA ( X ) EXTENSÃO Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/1986 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. nº 286 de 21/12/2012 Mantida pela A.E.S.P. Av. Presidente Vargas, 725 Centro Tel.: (67) 3437-3804

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística.

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. PLANEJAMENTO: Identidade PROFESSORA: Iracema Pavão História trabalhada ao longo da sequência: Competências Objetivos Estratégias em Leitura; produção textual; oralidade; análise linguística. - Estimular

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin EMEF NOVA SARDENHA Turma: 2 Ano NOME DO LIVRO: O MENINO QUE DESCOBRIU AS PALAVRAS AUTORES: Cineas Santos e Gabriel Archanjo

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professor(a) Supervisor(a): Carla Regiane Vargas

Leia mais

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral:

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral: PLANEJAMENTO Julho NOME DO LIVRO: Estratégias de outras áreas do conhecimento A BRUXA SALOMÉ Leitura e escrita; Oralidade; Dias da Semana; Rimas. -Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando a como fonte

Leia mais

PRÉ 1- Módulo 2 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1- Módulo 2 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Estimular a imaginação para a aprendizagem significativa. Linguagem: Revisão das vogais A,E,I,O,U Escrita bastão

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM PRÁTIC DE ESCRIT PRÁTIC DE LEITUR ORLIDDE LÍNGU PORTUGUES 4º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Escuta de textos Escutar textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, analisando-os

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

PLANO DE ENSINO 3º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 3º TRIMESTRE Componente Linguagem oral e escrita Professor Alessandra, Juliana e Leticia Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série Jardim II Apresentação da disciplina A aprendizagem da linguagem oral e escrita

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL PROJETO Teatro com enfoque biológico abordando os temas transversais Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart Coordenadores Analía

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

PROJETO: SOU LETRANDO.

PROJETO: SOU LETRANDO. PROJETO: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr Mário Vieira Marques (CIEP) São Luiz Gonzaga, 2016 1.TEMA Projeto de Leitura: Sou Letrando. 2.PROBLEMA

Leia mais

EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA: ANÁLISE DO ENSINO/APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS GRAMATICAIS SOB A ÓTICA DE MONTEIRO LOBATO

EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA: ANÁLISE DO ENSINO/APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS GRAMATICAIS SOB A ÓTICA DE MONTEIRO LOBATO 357 de 368 EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA: ANÁLISE DO ENSINO/APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS GRAMATICAIS SOB A ÓTICA DE MONTEIRO LOBATO Davi Porto * Elane Nardotto Rios ** elanenardoto@yahoo.com.br Elâne Francisca

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL horas. Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL horas. Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Serena Silva EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 2017 20 horas Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE Início:

Leia mais

EEB SÃO JOÃO BATISTA

EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Acadêmicos: Bruna Ramos da Luz Dener Laurindo

Leia mais

SEMEC Lendo e Escrevendo

SEMEC Lendo e Escrevendo SEMEC Lendo e PREFEITURA MUNICIPAL DE IELMO MARINHO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA ESCOLA MUNICIPAL REGINA PIO GONÇALVES TURMA: 4 e 5 ANOS TURNO: MATUTINO PROFESSORA: ELIANE CAMPELO SISTEMA

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Maternal I A- Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3

ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3 ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3 RESUMO O presente trabalho relata a experiência vivenciada pelos

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA OBJETIVOS GERAIS: UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA - 2016 Disciplina: Linguagem Oral e Escrita Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil Mostrar autonomia na utilização

Leia mais

01- Qual era o nome completo de Monteiro Lobato? R.: 02- Onde e quando ele nasceu? R.:

01- Qual era o nome completo de Monteiro Lobato? R.: 02- Onde e quando ele nasceu? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 2 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ==================================================================== TEXTO 1 UM ESCRITOR E AS CRIANÇAS

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem Material *itens da lista anexa Quantidade PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS Data de utilização Unidade de Aprendizagem Descrição da atividade didática Livros de

Leia mais

E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA

E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professora Supervisora: Carla Regiane Vargas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA Isabel Lima da Silva Oliveira ¹ Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, limaisabel16@gmail.com

Leia mais

MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO:

MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental I- TURMA: 3º

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

PROJETO CAFÉ LITERÁRIO: DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA

PROJETO CAFÉ LITERÁRIO: DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA PROJETO CAFÉ LITERÁRIO: DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA Aline Nascimento 1. Introdução O projeto Café Literário tem por finalidade estimular a leitura e a escrita no Ensino Fundamental, apresentando aos

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ PROJETO CAFÉ LITERÁRIO: DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ PROJETO CAFÉ LITERÁRIO: DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ PROJETO CAFÉ LITERÁRIO: DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA Aline Nascimento 1. Introdução O projeto Café Literário tem por finalidade estimular a leitura e a escrita

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES ENSINO FUNDAMENTAL

PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES ENSINO FUNDAMENTAL PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES ENSINO FUNDAMENTAL A maior conquista do ser humano, é a sabedoria que ele adquiri. (Dri) Taquarussu- MS 2.011 PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES ENSINO FUNDAMENTAL ANO: 2 TURNO: MATUTINO

Leia mais

A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS. Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes. Professora Silandra Badch Rosa

A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS. Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes. Professora Silandra Badch Rosa RESUMO A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes Professora Silandra Badch Rosa ULBRA Cachoeira do Sul andrezafreitasmendes@hotmail.com Este trabalho

Leia mais

HABILIDADES DE LEITURA

HABILIDADES DE LEITURA HABILIDADES DE LEITURA Coordenadora do subprojeto de Pedagogia: SERNAJOTO, Adriana Bolsista Supervisora: STIIRMER, Lilian D. Bolsistas ID: MACHJEWSKI, Miriam J. Ramos; SILVA, Elizete M. Vite da; SCHNEIDER,

Leia mais

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia PLANOS DE AULA

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia PLANOS DE AULA PLANOS DE AULA PLANOS DE AULA EXECUTADOS NA ESCOLA UFRN/PIBID PROJETO INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ULISSES DE GÓIS Bolsistas: Jacqueline Ferreira/Jucélia Penha/Priscila

Leia mais

8º Ano Ensino Fundamental

8º Ano Ensino Fundamental 8º Ano Ensino Fundamental Disciplina: Geografia Professora: Jeovana Tonet Atividade: Matéria para revista sobre um país. Conteúdo: Países Capitalistas II Bimestre / 2019 Objetivos: Propor aos alunos atividades

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS COMO RECURSO PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS COMO RECURSO PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS COMO RECURSO PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Monica Layne Silva de Assis 1 * (IC), Andreia Cristina da Silva 2 (PQ), monicalayne.2012@live.com 1 Bolsista Pró-Licenciatura, acadêmica

Leia mais

FORMAÇÃO PNAIC. Ceale* Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Faculdade de Educação (FaE) UFMG

FORMAÇÃO PNAIC. Ceale* Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Faculdade de Educação (FaE) UFMG FORMAÇÃO PNAIC Ceale* Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita Faculdade de Educação (FaE) UFMG OBJETIVOS DA FORMAÇÃO PNAIC Formar orientadores de estudo que se constituam como formadores para atuar

Leia mais

Linguagem e aquisição da escrita AULA 11/05/18 ANGÉLICA MERLI

Linguagem e aquisição da escrita AULA 11/05/18 ANGÉLICA MERLI Linguagem e aquisição da escrita AULA 11/05/18 ANGÉLICA MERLI A produção de textos na alfabetização Dificuldades mais comuns na escrita das crianças: ortografia, cópias e ditados A produção de textos na

Leia mais

CIRCUITO LITERÁRIO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JUAREZ TÁVORA PARAÍBA

CIRCUITO LITERÁRIO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JUAREZ TÁVORA PARAÍBA CIRCUITO LITERÁRIO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JUAREZ TÁVORA PARAÍBA Lays da Silva Gomes Marques Laysmarques04@gmail.com Waldilson Duarte Cavalcante de Barros Universidade

Leia mais

PLANEJAMENTO (PARLENDAS) Leitura; produção textual; oralidade; localização espacial.

PLANEJAMENTO (PARLENDAS) Leitura; produção textual; oralidade; localização espacial. PLANEJAMENTO (PARLENDAS) Professor (a):sandra Regina Menti NOME DA ATIVIDADE: Competências Objetivos TRABALHANDO LENDAS Leitura; produção textual; oralidade; localização espacial. Introduzir palavras referentes

Leia mais

Sítio do Pica-Pau Amarelo: lugar ideal ou não ideal de se viver?

Sítio do Pica-Pau Amarelo: lugar ideal ou não ideal de se viver? AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE ENSINO RELIGIOSO, GEOGRAFIA E HISTÓRIA 3º ANO Sítio do Pica-Pau Amarelo: lugar ideal ou não ideal de se viver? APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Unida aos objetivos

Leia mais

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS Escola Municipal Alfabeto Série: 2ª Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia Arcoverde PE Quando uma criança brinca, joga e finge, está criando

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental UNIDADE I: GÊNEROS LITERÁRIOS Poesias Trabalhar conceitos, estruturas e produções do gênero. Biografia Entrevista Texto informativo

Leia mais

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA- LITERATURA, PALAVRAS E NÚMEROS

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA- LITERATURA, PALAVRAS E NÚMEROS 22 Eixo: Práticas do Ensino Fundamental I- Alfabetização e Letramento PEREIRA, Flávia Carolina 1 SILVA, Janice Mendes da 2 KNAUT, Michelle Souza Julio 3 Ao considerar a importância da literatura no processo

Leia mais

PIBID UMA BREVE REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE

PIBID UMA BREVE REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE PIBID UMA BREVE REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE Andrieli Petrouski Guardacheski Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein,

Leia mais

Jogos e Brincadeiras introduzem a multiplicação. 3 A e B

Jogos e Brincadeiras introduzem a multiplicação. 3 A e B Jogos e Brincadeiras introduzem a multiplicação 3 A e B Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Com

Leia mais

Viajando pelo Folclore Brasileiro. E.M.E.B. Nossa Senhora Do Loreto. Professor(es) Apresentador(es): Mariane de Oliveira Santos.

Viajando pelo Folclore Brasileiro. E.M.E.B. Nossa Senhora Do Loreto. Professor(es) Apresentador(es): Mariane de Oliveira Santos. Viajando pelo Folclore Brasileiro E.M.E.B. Nossa Senhora Do Loreto Professor(es) Apresentador(es): Mariane de Oliveira Santos Realização: Foco do Projeto Ampliar o repertório do grupo quanto ao tema folclore.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professor(a) Supervisor(a): Carla Regiane Vargas

Leia mais

A HORA DO CONTO COMO ESTRATÉGIA DE INCENTIVO À LEITURA

A HORA DO CONTO COMO ESTRATÉGIA DE INCENTIVO À LEITURA A HORA DO CONTO COMO ESTRATÉGIA DE INCENTIVO À LEITURA Maiza Kelly de Carvalho Silva (1); Ana Carolyna Vieira Silva(2); Ana Luísa da Silva (2); Nádia Rodrigues de Faria (2). 1 Supervisora de Pedagogia

Leia mais

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1 1 As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1 Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 2 Objetivo Compreender os processos

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ: Uma Revisão de Literatura

A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ: Uma Revisão de Literatura A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ: Uma Revisão de Literatura DUARTE, Maiza Batista de Oliveira (Unopar) Tecno_maiza@hotmail.com MATEUS, Elaine Cristina (UEL) lainemateus7@gmail.com RESUMO:

Leia mais

EEB SÃO JOÃO BATISTA

EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professor(a) Supervisor(a): Carla Regiane Vargas

Leia mais

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Introdução aos estudos de língua materna

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Introdução aos estudos de língua materna CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras 2017 5º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Introdução aos estudos de língua materna 04h/a xxx xxx 60 h/a xxx xxx EMENTA Iniciação ao estudo de problemas

Leia mais

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto Indicação: 3º ano do Ensino Fundamental Duração: 3 meses Disciplina: Geografia, História e Língua Portuguesa Temas: Escola, analfabetismo, trabalho

Leia mais

LEITURA NA ESCOLA RESUMO

LEITURA NA ESCOLA RESUMO LEITURA NA ESCOLA Adriana Sernajoto Eliane Martinelli Diana Constantini RESUMO Com o objetivo de familiarizar as crianças com os livros e estimular o interesse pela leitura, buscando cativá-los e atrai-los,

Leia mais

CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DA ESCRITA. Disciplina: Aquisição da língua escrita Angélica Merli Abril/2018

CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DA ESCRITA. Disciplina: Aquisição da língua escrita Angélica Merli Abril/2018 CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DA ESCRITA Disciplina: Aquisição da língua escrita Angélica Merli Abril/2018 1 OBJETIVO Discutir os pressupostos de duas concepções de linguagem relacionadas à aprendizagem

Leia mais

A ARTE DE CONTAR HISTORIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

A ARTE DE CONTAR HISTORIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL 5 A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL Eixo: Práticas para Educação Especial BRIGIDO, Elaine Maria Matuchewski 1 GRANDE, Ana Paula de Souza Silva e Tavares 2 LANZONI, Carolina Filus Oleinik

Leia mais

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa:

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar, apresentando na escola dificuldades de aprendizagem, decorrentes dessa

Leia mais

COLÉGIO AGRÍCOLA ESTADUAL DE TOLEDO Ensino Médio Profissional Integrado

COLÉGIO AGRÍCOLA ESTADUAL DE TOLEDO Ensino Médio Profissional Integrado Professor (a): Tsália Kaliny Gomes de Sousa Disciplina: LEM- Inglês Ano 2014 Período: Integral CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONTEÚDOS BÁSICOS / ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS

Leia mais