E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Julho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Julho"

Transcrição

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Julho Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas: Andreza dos Santos Silva, Eliza Beatriz Schmitz, Larissa Pöpper Cassaniga, Lilliane Bia Celva e Jéssica Monique Buss.

2 SUMÁRIO 1. Sumário 2. Cronograma 3. Introdução 4. Processo de Investigação: descrição sucinta da atividade 5. Análise dos Resultados Alcançados 6. Referências

3 DATA 1º encontro 07/07 2º encontro 14/07 3º encontro 21/07 4º encontro 28/07 5º encontro 30/07 CRONOGRAMA DE JULHO PLANEJAMENTO Aplicação das atividades, ainda com foco no tema Festa Junina, e Planejamento do mês de Julho. Aplicação das atividades sobre gênero textual Quadrinhos. Aplicação das atividades referente ao tema Trânsito. Elaboração do Portfólio. Encontro mensal com a coordenadora de área na UNIFEBE.

4 INTRODUÇÃO O mês de julho caracterizou-se por uma diversidade de temas, tendo como objetivo geral, aprofundar o conhecimento sobre o gênero textual quadrinhos, juntamente com o tema Trânsito, e a junção de imagens e palavras, visto que é de suma importância desde cedo os alunos conhecerem os diversos tipos de textos, para assim, dominar as regras básicas de interpretação visual e textual. As atividades envolvidas abrangeram escrita, leitura, oralidade, e a imaginação das crianças, visando maior qualidade e possibilidade de uma maior compreensão textual. O ensino de Língua Portuguesa tem como objetivo ampliar as possibilidades do uso da linguagem e é por isso que as escolas devem trabalhar com textos que fazem parte da realidade do cotidiano dos educandos. É de suma importância a escola trabalhar com estratégias de produção de gêneros que circulem na comunidade discursiva, preparando assim o aluno para atuar efetivamente na realidade em que vive. ( SANTOS, p.2,2011)

5 PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO Os encontros deste mês de julho com os alunos, tiveram como foco a apresentação da importância da comunicação por meio de textos, sejam eles visuais ou escritos. A escola ainda encontrava-se em clima de festa junina, por esta razão, houve a possibilidade de finalizarmos as atividades que envolviam o tema acima. A atividade desenvolvida foi a pescaria das palavras, na qual haviam sílabas que ficavam viradas para baixo na barriga dos peixes e os alunos deveriam encontrar as sílabas que formavam alguma palavra referente à festa junina como: pinhão, pipoca, fogueira, dentre outras. Após juntarem as sílabas, os discentes deveriam formar as palavras com palitos de fósforos, para que houvesse a fixação da forma como se escreve as palavras em suas memórias.

6 O trabalho com a história em quadrinhos apresentou-se com o intuito de demonstrar a sua estrutura que utiliza o desenho e um discurso direto, apresentando uma sequência, além da utilização de balões para representar as falas dos personagens. Os sinais e placas de trânsito, além de ser algo que está presente no cotidiano dos alunos, também serviram para mostrar que a comunicação não acontece apenas através da fala ou da escrita, mas também por imagens e, é necessário que saibamos interpretá-las. O alunos realizaram as atividades com empenho e agilidade, sendo que, como já citado, fazem parte do seu dia a dia. A apresentação do texto em forma de imagem também ocorreu com a finalidade de demonstrar a importância da junção das duas, tornando-as um complemento da outra.

7 Além das atividades realizadas, houve também um trabalho diferenciado com um aluno que apresenta dificuldades em diferenciar as letras cursiva e de caixa alta, bem como, maiúscula e minúscula, apresentando um certo embaraço em fazer-se compreendido por meio da escrita. Sabe se que as publicações que circulam nos diversos âmbitos sociais, utilizam-se de diversos tipos de letras, e, é necessário que os alunos tenham conhecimento das mesmas, para que possam identificá-las ao deparar-se diante das variedades de textos que há. Por esta razão, buscamos demonstrar a distinção entre uma e outra, visando auxiliar o aluno a sanar a dificuldade que apresenta-se como obstáculo no seu processo de aprendizagem.

8 APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES SOBRE A FESTA JUNINA (Pescaria das palavras)

9 APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES SOBRE A FESTA JUNINA (Pescaria e formação das palavras):

10 APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES SOBRE A FESTA JUNINA (Pescaria e formação das palavras):

11 ATIVIDADES SOBRE O GÊNERO TEXTUAL QUADRINHOS

12 ATIVIDADES SOBRE SINAIS E PLACAS DE TRÂNSITO Atividade: sinais de trânsito Atividade: placas de trânsito Jogo: Corrida das letras

13 Atividades de junção entre imagem e palavra

14 ATIVIDADE DIFERENCIADA DE ALFABETIZAÇÃO PARA O ALUNO COM DIFICULDADE

15 ANÁLISE DOS RESULTADOS Reconhecendo a importância da interação com os alunos para proporcionar o desenvolvimento de capacidades na leitura e na escrita, podemos observar um aprendizado espontâneo e significativo. Estamos aprimorando o conhecimento dos mesmos por meio de atividades diferenciadas de modo que complementem o trabalho das professoras regentes em sala de aula. Segundo Antunes (2003): Aprender é uma das coisas mais bonitas, mais gostosas da vida. Acontece em qualquer tempo, em qualquer idade, em qualquer lugar. Ajudar as pessoas a descobrir esse prazer, a degustar o sabor dessa iguaria é ascender as mais altas esferas da atuação humana.

16 Todas as atividades elaboradas e aplicadas durante este mês possuíam um cunho lúdico, pois integrava o cotidiano das crianças. A partir das atividades, as crianças puderam aprender e desenvolver o gosto pela leitura, além da utilização de textos não verbais. Desta forma, pode-se afirmar que os textos não verbais permitiram no fato de que as crianças aprenderam de uma forma que expandiu a sua imaginação e ampliou seus conhecimentos. Percebemos que conforme o trabalho foi sendo desenvolvido, os objetivos propostos nas atividades foram sendo alcançados, os discentes já se sentiam à vontade para opinar, e assim, o reconhecimento das letras iniciais das palavras, bem como, a junção de sílabas, formação de palavras, interpretação textual, dentre outros foram alcançados com sucesso. Concluímos que o trabalho desenvolvido neste mês foi de grande relevância para o desenvolvimento emocional e da oralidade e escrita dos alunos, sendo que se demonstraram mais seguros e participativos.

17 REFERÊNCIAS CURY, Augusto Jorge. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. Rio de Janeiro:Sextante, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A criança no ciclo de alfabetização. Cadernos 05 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, RIBAS, Marciele Stiegler; SOARES, Solange Toldo Formação De Professores Para Atuar Na Educação De Jovens E Adultos: Uma Reflexão Para O Desenvolvimento E Aperfeiçoamento Da Prática Docente. IX ANPED Sul: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul: SANTOS, Os gêneros textuais na sala de aula. Disponível em: < >. Acessado em: 26/06/2016

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Agosto

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Agosto CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Agosto Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de abril

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de abril CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora Supervisora:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de maio

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de maio CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de maio Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora Supervisora:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Maio

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Maio E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Maio Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Setembro

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Setembro CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti

E.E.F. Alberto Pretti E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Junho Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas:

Leia mais

Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes. Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi. Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho

Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes. Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi. Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Março Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex Lennon

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Setembro

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Setembro E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti. Março. Portfólio do mês de Abril. Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes

E.E.F. Alberto Pretti. Março. Portfólio do mês de Abril. Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de E.E.F. Alberto Pretti Março Portfólio do mês de Abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Fabiana Veríssimo

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Julho

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Julho E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Julho Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Outubro

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Outubro E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Outubro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex Lennon

Leia mais

EEB SÃO JOÃO BATISTA

EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Acadêmicos: Bruna Ramos da Luz Dener Laurindo

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex Lennon

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de março

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de março CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de março Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora Supervisora:

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS POR MEIO DE RECURSOS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE PITÁGORAS MA.

AS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS POR MEIO DE RECURSOS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE PITÁGORAS MA. AS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS POR MEIO DE RECURSOS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE PITÁGORAS MA. RESUMO Joselina Almeida Diniz Cardoso. Semed- Paço do Lumiar

Leia mais

O LÚDICO COMO RECURSO COLABORATIVO NO PROCESSO DE ALFABET- IZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS

O LÚDICO COMO RECURSO COLABORATIVO NO PROCESSO DE ALFABET- IZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS O LÚDICO COMO RECURSO COLABORATIVO NO PROCESSO DE ALFABET- IZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS THE LUDIC AS COLABORATTIVE RESOURCE IN THE PROCESS OF LITERACY AND LETTERING IN THE INITIAL YEARS Andreza

Leia mais

EEB SÃO JOÃO BATISTA

EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professor(a) Supervisor(a): Carla Regiane Vargas

Leia mais

ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Junho

ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Junho CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Junho Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor Supervisor:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

PIBID UMA BREVE REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE

PIBID UMA BREVE REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE PIBID UMA BREVE REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE Andrieli Petrouski Guardacheski Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein,

Leia mais

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA Ana Paula de Souza Fernandes Universidade Estadual da Paraíba. E-mail: Aplins-@hotmail.com Beatriz Viera de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professor(a) Supervisor(a): Carla Regiane Vargas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professor(a) Supervisor(a): Carla Regiane Vargas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

OS NÚMEROS DO PNAIC UFMG/2015

OS NÚMEROS DO PNAIC UFMG/2015 ! OBJETIVOS 1) Apresentar os cronogramas de formação e articular agenda; 2) Verificar a instalação e funcionamento dos conselhos escolares; 3) Discutir possibilidades, limites e desafios das avaliações

Leia mais

A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO

A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO Anais da Semana de Pedagogia da UEM ISSN Online: 2316-9435 XXII Semana de Pedagogia X Encontro de Pesquisa em Educação 05 a 08 de Julho de 2016 A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA

E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professora Supervisora: Carla Regiane Vargas

Leia mais

Muito Prazer, meu nome é livro. Adamantina São Paulo 2014

Muito Prazer, meu nome é livro. Adamantina São Paulo 2014 Muito Prazer, meu nome é livro. Adamantina São Paulo 2014 Muito Prazer, meu nome é livro. Ana Claudia Tebaldi Ana Paula Tarifa Elizabeth Mitico Morita Sakata Siomara A. L. Marinho FACULDADES ADAMANTINENSES

Leia mais

APRENDENDO A LER NO MUNDO ENCANTADO DE OZ. Projeto PIBID Curso: Pedagogia Fundação Educacional de Fernandópolis

APRENDENDO A LER NO MUNDO ENCANTADO DE OZ. Projeto PIBID Curso: Pedagogia Fundação Educacional de Fernandópolis APRENDENDO A LER NO MUNDO ENCANTADO DE OZ Projeto PIBID Curso: Pedagogia Fundação Educacional de Fernandópolis APRENDENDO A LER NO MUNDO ENCANTADO DE OZ Público Alvo: Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO DE LETRAS/PORTUGUÊS Gêneros textuais como ferramenta para o ensino de Língua Portuguesa INTRODUÇÃO De acordo com os objetivos do programa, conforme portaria 096/2013 Capes, essa proposta de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

O OLHAR DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DO PNAIC 1

O OLHAR DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DO PNAIC 1 O OLHAR DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DO PNAIC 1 1. Introdução Nathany Gonçalves Santos Graduanda em Pedagogia/Unimontes; Bolsista de Iniciação Científica/ Fapemig

Leia mais

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO Maria Paula de Morais Silva maria.paula.demorais@gmail.com Valter Costa de Vasconcelos valteruepb@hotmail.com

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

TRILHA DOS ÁCIDOS E BASES: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA

TRILHA DOS ÁCIDOS E BASES: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA TRILHA DOS ÁCIDOS E BASES: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA Elionara Caroline Freire Cândido Barbosa(1); Jamerson Do Nascimento Lemos(1); Wellisson Venícius dos Santos Souza(2) Patrícia da

Leia mais

CIRCUITO LITERÁRIO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JUAREZ TÁVORA PARAÍBA

CIRCUITO LITERÁRIO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JUAREZ TÁVORA PARAÍBA CIRCUITO LITERÁRIO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JUAREZ TÁVORA PARAÍBA Lays da Silva Gomes Marques Laysmarques04@gmail.com Waldilson Duarte Cavalcante de Barros Universidade

Leia mais

ABORDAGENS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE ENERGIA

ABORDAGENS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE ENERGIA ABORDAGENS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE ENERGIA Renally Gonçalves da Silva Universidade Estadual da Paraíba Renally.gs@gmail.com Alessandro Frederico da Silveira

Leia mais

ABAIXO DO BÁSICO. Língua Portuguesa - 4EF

ABAIXO DO BÁSICO. Língua Portuguesa - 4EF ABAIXO DO BÁSICO ATÉ 600 PONTOS Os alunos que se encontram no Padrão de Desempenho Abaixo do Básico apresentam manifestações de habilidades relacionadas à apropriação do sistema de escrita, como também

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado

A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado Professor(es) Apresentador(es): Maria Gildacy Araújo Lôbo Gomes Realização:

Leia mais

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias Ano 02

Leia mais

A LEITURA E A ESCRITA NA PERSPECTIVA DO PNAIC

A LEITURA E A ESCRITA NA PERSPECTIVA DO PNAIC A LEITURA E A ESCRITA NA PERSPECTIVA DO PNAIC Valdilene Maria Ferreira; Lidiane da Costa Galdino; Maria Betânia Barbosa Sousa Maria de Fátima Medeiros Pereira. Universidade Estadual Vale do Acaraú - uva

Leia mais

AÇÃO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS E O PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

AÇÃO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS E O PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA AÇÃO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS E O PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Juliana Maria Soares dos Santos PPFP - UEPB juliana.pedagogia@hotmail.com Gilmara Teixeira Costa Professora da Educação

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EVANGE GUALBERTO

INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EVANGE GUALBERTO Plano de Aula INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EVANGE GUALBERTO PLANO DE AULA: ALFABETIZANDO E LETRANDO ATRAVÉS DE CONTOS

Leia mais

COLÉGIO AGRÍCOLA ESTADUAL DE TOLEDO Ensino Médio Profissional Integrado

COLÉGIO AGRÍCOLA ESTADUAL DE TOLEDO Ensino Médio Profissional Integrado Professor (a): Tsália Kaliny Gomes de Sousa Disciplina: LEM- Inglês Ano 2014 Período: Integral CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONTEÚDOS BÁSICOS / ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS

Leia mais

TABELA NAVAL: USO DO LÚDICO NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA

TABELA NAVAL: USO DO LÚDICO NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA TABELA NAVAL: USO DO LÚDICO NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA Claudiana Maria da Silva 1 ; Maria Aparecida Nazário Cassiano 1 ; Juliana Andreza Figueirôa 2 ; Vera Lúcia da Silva Augusto Filha 3 ; Maria Josileide

Leia mais

HABILIDADES DE LEITURA

HABILIDADES DE LEITURA HABILIDADES DE LEITURA Coordenadora do subprojeto de Pedagogia: SERNAJOTO, Adriana Bolsista Supervisora: STIIRMER, Lilian D. Bolsistas ID: MACHJEWSKI, Miriam J. Ramos; SILVA, Elizete M. Vite da; SCHNEIDER,

Leia mais

Índice. Grupo Módulo 4

Índice. Grupo Módulo 4 GRUPO 5.4 MÓDULO 4 Índice 1. Níveis Conceituais Linguísticos...3 2. Nível 1 Pré-Silábico...3 3. Nível 2 Intermediário I...4 4. Nível 3 Silábico...5 5. Nível 4 Intermediário II ou Silábico-Alfabético...5

Leia mais

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS Escola Municipal Alfabeto Série: 2ª Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia Arcoverde PE Quando uma criança brinca, joga e finge, está criando

Leia mais

GENERÔS TEXTUAIS NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO PROJETO PIBID.

GENERÔS TEXTUAIS NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO PROJETO PIBID. GENERÔS TEXTUAIS NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO PROJETO PIBID. Luana Sardinha Lourenço Universidade Sagrado Coração, Bauru/SP e-mail: luusardinha@gmail.com Vivian Palomo de Paula Universidade Sagrado

Leia mais

O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA

O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA ISSN 2316-7785 O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA Camila Dorneles da Rosa camiladornelesdarosa@gmail.com Fabielli De Juli fabielli_july@hotmail.com Jéssica Marilda Gomes Mendes jessica_gomes_mendes@hotmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL PROJETO Teatro com enfoque biológico abordando os temas transversais Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart Coordenadores Analía

Leia mais

ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3

ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3 ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3 RESUMO O presente trabalho relata a experiência vivenciada pelos

Leia mais

ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM Vaneska Aparecida Borges 1 Layanne Barbosa Pazzinatto 2 Seixas Oliveira Rezende 3 Regisnei Aparecido de Oliveira

Leia mais

A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA ANÁLISE DOS MATERIAIS UTILIZADOS NAS EMBALAGENS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II 1

A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA ANÁLISE DOS MATERIAIS UTILIZADOS NAS EMBALAGENS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II 1 A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA ANÁLISE DOS MATERIAIS UTILIZADOS NAS EMBALAGENS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II 1 Yasmini Cristina Vernilo Pinatti; Isabella Alves Brunetti; Ana Laura

Leia mais

E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA

E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professora Supervisora: Carla Regiane Vargas

Leia mais

Desafiar a turma com jogos de alfabetização

Desafiar a turma com jogos de alfabetização Desafiar a turma com jogos de alfabetização O jogo é uma atividade que desafia e mobiliza diferente saberes, pensamentos e emoções. O objetivo primeiro do jogador é acertar para ganhar o jogo e, além disso,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL PROJETO A utilização de aulas práticas e jogos didáticos no ensino de Genética: uma proposta para construção da aprendizagem. Instituto Estadual de Educação

Leia mais

JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA

JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA ISSN 2316-7785 JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA Andressa Franco Vargas Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete andressavargas1@hotmail.com Bianca Bitencourt

Leia mais

SALAS DE APOIO À APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

SALAS DE APOIO À APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA (X) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA SALAS DE APOIO À APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

Leia mais

A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele²

A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele² A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele² RESUMO O presente trabalho relata a experiência vivenciada pelas acadêmicas do curso de Pedagogia/ULBRA Campus Guaíba, coordenadora

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

LEITURA, APRENDIZAGEM E CIDADANIA: LEITURA NA ÁREA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA COMO DE PROMOÇÃO DE APRENDIZADO DO CONTEÚDO E FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS

LEITURA, APRENDIZAGEM E CIDADANIA: LEITURA NA ÁREA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA COMO DE PROMOÇÃO DE APRENDIZADO DO CONTEÚDO E FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS LEITURA, APRENDIZAGEM E CIDADANIA: LEITURA NA ÁREA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA COMO DE PROMOÇÃO DE APRENDIZADO DO CONTEÚDO E FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS Rosilda Cajaiba Barbosa 1 Lucas Santos Campos 2 INTRODUÇÃO

Leia mais

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA Isabel Lima da Silva Oliveira ¹ Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, limaisabel16@gmail.com

Leia mais

Uma Nova Versão ao Conto de Chapeuzinho Vermelho

Uma Nova Versão ao Conto de Chapeuzinho Vermelho Uma Nova Versão ao Conto de Chapeuzinho Vermelho Mariângela Gomes de Assis- Universidade Estadual da Paraíba UEPB mariangelag.assis@hotmailcom Elisângela Justino- Universidade Estadual da Paraíba UEPB

Leia mais

JOGOS PEDAGÓGICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

JOGOS PEDAGÓGICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA JOGOS PEDAGÓGICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Autores: BRUNA MUNIZ DE AGUIAR, DAYANE ALVES PEREIRA, DIEGO QUADROS ARAÚJO, LARISSA ALVES DE SOUZA, SÂMELLA PRISCILA FERREIRA

Leia mais

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1 1 As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1 Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 2 Objetivo Compreender os processos

Leia mais

O JOGO TAPA CERTO DA BIOLOGIA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE CITOLOGIA. Palavras-chave: Aprendizagem, atividades práticas, capacidades, ensinar.

O JOGO TAPA CERTO DA BIOLOGIA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE CITOLOGIA. Palavras-chave: Aprendizagem, atividades práticas, capacidades, ensinar. O JOGO TAPA CERTO DA BIOLOGIA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE CITOLOGIA Área Temática: Educação Priscila Antunes Schamne (Coordenadora da Ação de Extensão) Priscila Antunes Schamne 1 Janaina Cosmedamiana

Leia mais

LETRAMENTO E RESGATE CULTURAL: RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DE UM PROJETO DE LETRAMENTO

LETRAMENTO E RESGATE CULTURAL: RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DE UM PROJETO DE LETRAMENTO LETRAMENTO E RESGATE CULTURAL: RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DE UM PROJETO DE LETRAMENTO Laurita Rodrigues de Amorim 1 Nei de Lima Rocha O presente relatório de aplicação de um projeto de letramento foi realizado

Leia mais

AEE Pessoas com Surdez AEE EM LÍNGUA PORTUGUESA

AEE Pessoas com Surdez AEE EM LÍNGUA PORTUGUESA AEE Pessoas com Surdez AEE EM LÍNGUA PORTUGUESA MARIA SALOMÉ SOARES DALLAN Mestranda em Educação Universidade São Francisco (USF) Docente de Pós-Graduação - ATUALIZE Professora da Rede Municipal de Paulínia

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA Regulamenta o funcionamento da Brinquedoteca no âmbito da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés. Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento

Leia mais

IV SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Desenvolvendo comportamento leitor na primeira infância

IV SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Desenvolvendo comportamento leitor na primeira infância IV SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolvendo comportamento leitor na primeira infância De 24 e 26 de agosto de 2016 APRESENTAÇÃO Nos dias 24 e 26 de agosto de 2016, a rede municipal

Leia mais

JOGOS DE TABULEIRO: ferramenta pedagógica utilizada na construção do conhecimento químico

JOGOS DE TABULEIRO: ferramenta pedagógica utilizada na construção do conhecimento químico JOGOS DE TABULEIRO: ferramenta pedagógica utilizada na construção do conhecimento químico Simone Nóbrega Catão (1); Kátia Fabiana Pereira de Ataíde ; Eduardo Gomes Onofre (Orientador) Universidade Estadual

Leia mais

PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA

PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA Paulo Célio Soares 1 Luciano Alves Pereira, Flaviane Rezende De Almeida, Daniele Ouverney Francisco 2 Resumo Este artigo tem como objetivo

Leia mais

A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS. Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes. Professora Silandra Badch Rosa

A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS. Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes. Professora Silandra Badch Rosa RESUMO A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes Professora Silandra Badch Rosa ULBRA Cachoeira do Sul andrezafreitasmendes@hotmail.com Este trabalho

Leia mais

A GEOMETRIA E O LÚDICO

A GEOMETRIA E O LÚDICO ISSN 2316-7785 A GEOMETRIA E O LÚDICO Alzenira de Oliveira Carvalho Escola Prof.ª Berta Vieira de Andrade BVA oliveiraalzenira@gmail.com Alaiane Silva da Cunha Universidade Federal do Acre lai1989paulo@hotmail.com

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE QUEBRA-CABEÇAS E JOGOS DA MEMÓRIA COMO FONTE DE CONHECIMENTO DA TABELA PERIÓDICA NO ENSINO DE QUÍMICA

UTILIZAÇÃO DE QUEBRA-CABEÇAS E JOGOS DA MEMÓRIA COMO FONTE DE CONHECIMENTO DA TABELA PERIÓDICA NO ENSINO DE QUÍMICA UTILIZAÇÃO DE QUEBRA-CABEÇAS E JOGOS DA MEMÓRIA COMO FONTE DE CONHECIMENTO DA TABELA PERIÓDICA NO ENSINO DE QUÍMICA Cibele Kemísia Sobral Souza(1); Karoline Santos Venancio (1); Paulo Xavier de Moraes

Leia mais

Elaboração de itens de resposta para alunos do Ensino Médio (Linguagens e Códigos).

Elaboração de itens de resposta para alunos do Ensino Médio (Linguagens e Códigos). Elaboração de itens de resposta para alunos do Ensino Médio (Linguagens e Códigos). E.E. Frederico Marcicano Sala 1, Sessão 2 Professor(es) Apresentador(es): Cláudia Marques Kátia Gussoni Maria Aparecida

Leia mais

PIBID: aperfeiçoando o ensino de Física na Escola Estadual Berilo Wanderley

PIBID: aperfeiçoando o ensino de Física na Escola Estadual Berilo Wanderley PIBID: aperfeiçoando o ensino de Física na Escola Estadual Berilo Wanderley Emanuel Freitas de ALMEIDA (1); Luiz Roberto da SILVA (2); Wenna Karolla da Rocha MARINHO (3); Raimundo Nonato de MEDEIROS JUNIOR

Leia mais

O REFORÇO NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA

O REFORÇO NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

LITERACINE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA LINGUAGEM ORAL

LITERACINE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA LINGUAGEM ORAL LITERACINE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA LINGUAGEM ORAL Juliana da Silva Cabral PIBID Universidade Estadual da Paraíba/ julianacabralletras2@gmail.com Andréia Rafael de Araújo PIBID Universidade Estadual

Leia mais

GT 4 - LETRAMENTO E LITERATURA INFANTIL REFLEXÃO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM CARTILHA

GT 4 - LETRAMENTO E LITERATURA INFANTIL REFLEXÃO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM CARTILHA GT 4 - LETRAMENTO E LITERATURA INFANTIL REFLEXÃO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM ESTUDO DA CARTILHA Jaqueline dos Santos Nascimento Universidade Federal de Sergipe jsn.jaque@hotmail.com RESUMO: A alfabetização

Leia mais

E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA

E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professora Supervisora: Carla Regiane Vargas

Leia mais

Metodologia Científica. Construindo Saberes

Metodologia Científica. Construindo Saberes Metodologia Científica Construindo Saberes Trabalho com Projetos A pesquisa promove saberes Estímulo ao desenvolvimento da ciência Construção e busca por novos conhecimentos Buscar novos horizontes Desenvolvimento

Leia mais

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016 PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016 O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal,

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental UNIDADE I: GÊNEROS LITERÁRIOS Poesias Trabalhar conceitos, estruturas e produções do gênero. Biografia Entrevista Texto informativo

Leia mais

OFICINA DE PRODUÇÃO DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

OFICINA DE PRODUÇÃO DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA OFICINA DE PRODUÇÃO DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA Dioclécio dos Santos Araújo (1); Andrey Thalisson Cavalcante Ribeiro (1); Maria do Socorro dos Santos Lima (2); Cléoma Maria Toscano Henriques (3) Universidade

Leia mais

EXPLORANDO O GEOPLANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1

EXPLORANDO O GEOPLANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 EXPLORANDO O GEOPLANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 Alessandra Dos Santos Corrêa 2, Claudia Marchesan 3, Silvane Grespan Dill 4, Nádia Zampieri 5, Mariane De Moura 6. 1 O geoplano é um recurso para explorar figuras

Leia mais

EXPERIÊNCIAS VIVIDAS: APRENDENDO PELA PESQUISA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA 1 LIVED EXPERIENCES: LEARNING THROUGH THE RESEARCH IN THE SCIENCES OF NATURE

EXPERIÊNCIAS VIVIDAS: APRENDENDO PELA PESQUISA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA 1 LIVED EXPERIENCES: LEARNING THROUGH THE RESEARCH IN THE SCIENCES OF NATURE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS: APRENDENDO PELA PESQUISA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA 1 LIVED EXPERIENCES: LEARNING THROUGH THE RESEARCH IN THE SCIENCES OF NATURE Jaíne De Fátima Soares 2, Debora Grasiela Batista Dos

Leia mais

PROJETO DE LEITURA: O TABULEIRO DA BAIANA

PROJETO DE LEITURA: O TABULEIRO DA BAIANA PROJETO DE LEITURA: O TABULEIRO DA BAIANA Sala 5 Língua Portuguesa EF I E.M.E.I.E.F PROFª ODILA DE SOUZA OLIVEIRA Professora Apresentadora: WANDA ARAÚJO ALKMIM GALVÃO Realização: Justificativa A História

Leia mais