CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT"

Transcrição

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex Lennon de Souza Acadêmicos(as): Gabriele Cristine Habitzreuter, Larissa F. Foppa e Taiani Vicentini

2 SUMÁRIO 1. Cronograma 2. Introdução 3. Processo de Investigação 4. Análises dos Resultados Alcançados 5. Referências

3 CRONOGRAMA DO MÊS DE OUTUBRO Data PLANEJAMENTO 06/10 Aplicação de atividades. 10/10 Aplicação de atividades. 17/10 Aplicação de atividades. 20/10 Aplicação de atividades com o 4º e 5º ano. 24/10 Aplicação de atividades. 27/10 Elaboração do portfólio e aplicação de atividades com o 2º ano. 31/10 Elaboração do portfólio e dança da cadeira.

4 INTRODUÇÃO No mês de outubro, continuamos com a aplicação de atividades, tendo como objetivo alfabetizar as crianças que apresentam dificuldades no processo de alfabetização. As crianças que participavam no mês anterior continuaram a ser convidadas, duas vezes por semana, para realização de atividades por um período de quarenta e cinco minutos, tendo como foco a alfabetização. A aplicação contempla seis crianças, sendo cinco crianças do 3º ano e uma criança do 5º ano.

5 ATIVIDADES: 06/10 Nesse dia, antes de introduzir uma nova família silábica, a pibidiana viu a necessidade de trabalhar palavras com sílabas complexas, pois esta está sendo a maior dificuldade dos alunos que apresentaram uma melhora significativa no processo de alfabetização. Para isso, foi entregue aos alunos uma atividade impressa, na qual foram trabalhados os encontros BR QU VR LH, em que se tinha várias palavras e o aluno precisava completá-las com estas letras para descobrir a palavra e fazer a sua leitura, praticando assim a escrita, a leitura dessas silabas complexas e adicionando novas palavras ao seu repertório.

6 ATIVIDADES: 06/10 Quando todos os alunos finalizaram a atividade com o auxilio da pibidiana, foi feita coletivamente a leitura dessas palavras, para que os conseguissem ler e treinar as sílabas complexas dentro das palavras.

7 ATIVIDADES: 06/10

8 ATIVIDADES: 06/10 Para finalizar a aula, dialogamos sobre a nova família silábica do S, fazendo o som da letra, falando a mesma e posteriormente escreveram em uma folha, também foi solicitado que os alunos escrevessem 5 palavras com S.

9 ATIVIDADES: 10/10 Neste dia, realizamos uma atividade no quadro. Inicialmente escrevemos várias palavras no quadro que continham a família silábica do L e do Z. Enquanto as pibidianas iam escrevendo, a menina do 5º ano já ia lendo as palavras espontaneamente, enquanto outro aluno do terceiro ano, ao seu próprio ritmo, ia realizando a leitura. Ao final solicitamos que as crianças dividissem as palavras em suas folhas, colocando as palavras com L de um lado e as palavras com Z de outro.

10 FOTOS: 10/10

11 ATIVIDADES: 10/10 As crianças não demostraram dificuldade em realizar esta atividade. Depois, solicitamos que cada criança lesse algumas palavras. A menina do 5º ano não demostrou dificuldade. O menino do 3º ano, com TDH, ao seu próprio ritmo, conseguiu ler todas as palavras propostas. Os demais alunos demonstraram dificuldades, sendo que muitas vezes o aluno com TDH os auxiliou a ler as palavras.

12 ATIVIDADES: 17/10 Nesse dia, iniciamos a família silábica do S. Dessa forma, realizamos a leitura da folha mnemônica. Após a leitura, utilizamos o alfabeto móvel para formar a família silábica do S. Inicialmente as crianças não apresentaram dificuldade em identificar essa família silábica.

13 FOTOS 17/10

14 ATIVIDADES: 17/10 Guardamos o alfabeto móvel, entregamos para cada criança uma folha e solicitamos que elas escrevessem palavras que continham essa família silábica. Essa atividade se estendeu até o final da aula.

15 FOTOS 17/10

16 ATIVIDADES: 20/10 Nesse dia, não foi feito aplicação de atividades com os alunos que a pibidiana vem auxiliando. Nesse dia as atividades foram realizadas com o 4º ano, na qual foi aplicado um outro projeto, em que os alunos tiveram de reescrever canções em forma de história. Os alunos foram divididos em grupos para facilitar o trabalho. Os alunos tiveram dificuldades, por ser algo diferente que não estão acostumados a fazer no dia-a-dia, por isto a pibidiana foi auxiliando nos grupos, em um primeiro momento deixou que todos fizessem a leitura da canção e depois passou para dialogar sobre o que haviam compreendido, para assim desencadear e dar dicas de como fazer a história.

17 ATIVIDADES: 20/10

18 ATIVIDADES: 20/10

19 ATIVIDADES: 20/10 No final da atividade, quando os grupos finalizaram as histórias, a pibidiana, junto à professora regente, realizou a leitura das histórias criadas e, posteriormente, as mesmas foram entregues para o professor supervisor para a revisão. As histórias ficaram criativas, algumas mais longa e outras mais curtas, até pelo fato que as canções variavam de tamanho, porém a maior parte fez a cópia de estrofes da canção e outras partes foram criadas com o que tinham de conhecimento sobre o assunto. Ademais, o supervisor também aplicou a atividade com outra turma para se ter um maior aproveitamento.

20 ATIVIDADES: 24/10 Entregamos a folha com as palavras que as crianças estavam escrevendo na aula anterior e solicitamos que elas verificassem a folha. Depois, instigamos cada criança a ler suas palavras. A criança do 5º ano conseguiu um número expressivo de palavras com pouquíssimos erros. Um dos meninos do 3º ano, que apresenta maior dificuldade, escreveu apenas 4 palavras.

21 FOTOS 24/10

22 ATIVIDADES: 24/10 Solicitamos que cada criança lesse suas palavras. A menina do 5º a no e o menino do 3º ano com TDH conseguiram ler todas as palavras. Os demais precisaram de ajuda das pibidianas ou dos colegas. Depois, cada criança foi até o quadro e uma das pibidianas ditou uma das palavras que possuía na folha do aluno. O aluno, então, deveria escrever essa palavra no quadro.

23 FOTOS 24/10

24 ATIVIDADES: 24/10 Alguns alunos apresentaram dificuldades em escrever no quadro a palavra ditada, necessitando de ajuda das pibidianas.

25 ATIVIDADES: 27/10 Nesse dia, não foi feita aplicação de atividades com os alunos que a pibidiana vem auxiliando. As atividades foram realizadas com o 2º ano, na qual foi dado continuidade ao projeto das histórias para as quais os alunos fizeram as ilustrações. Para isto, foram separados em grupos de três alunos, individualmente a pibidiana, junto à professora regente, fez a leitura das histórias para os grupos, dialogando sobre o tema para os alunos fazerem as ilustrações.

26 ATIVIDADES: 27/10

27 ATIVIDADES: 27/10

28 ATIVIDADES: 27/10 AMAR MARIA É MEU PENSAMENTO

29 ATIVIDADES: 27/10 AMAR MARIA É MEU PENSAMENTO

30 ATIVIDADES: 27/10 CANÇÃO DE ANIVERSÁRIO

31 ATIVIDADES: 27/10 BELA É A JUVENTUDE

32 ATIVIDADES: 31/10 Nesse dia, elaboramos o portfólio. Durante a aplicação, brincamos com a dança da cadeira, assim que a música parava, as crianças deviam pegar um dos papeis em baixo da cadeira e fazer a leitura. Dois alunos apresentaram dificuldades.

33 ANÁLISE DOS RESULTADOS As meninas que participam da intervenção pedagógica estão bem avançadas em relação aos meninos, elas já conseguem ler a maioria das palavras com sílabas simples e complexas, possuem poucos erros ortográficos e compreendem o sentido de frases e pequenos textos. O menino com TDH continua melhorando em seu processo de alfabetização e letramento, realizando a leitura de palavras e frases. Um dos meninos do 3º ano que apresenta um problema de dicção tem grande oscilação durante as intervenções. Os outros meninos aparentam estar estagnados no processo.

34 ANÁLISE DOS RESULTADOS Além do mais, o trabalho de uma pibidiana neste mês ficou comprometido, pois auxiliou no processo de transformar as canções e histórias e posteriormente na ilustração das mesmas, desta forma não tendo muitas atividades com os alunos que estão em processo de alfabetização. Porém foi um trabalho bastante prazeroso e dinâmico.

35 REFERÊNCIAS ARAUJO E OLIVEIRA, João Batista. Alfabetização de crianças e adultos: novos parâmetros. Belo Horizonte: Alfa Educativa, Capovilla, A. G. S., & Capovilla, F. C.. Alfabetização fônica: Construindo competência de leitura e escrita. 2 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, MORAIS, José. Criar leitores: para professores e educadores. Barueri: Manole, PICOLLI, Luciana; CAMINI, Patricia. Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade. Porto Alegre: Edelbra, SMITH, Corinne; STRICK, Lisa. Dificuldades de aprendizagem de A a Z: um guia completo para pais e educadores. Tradução Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex Lennon

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex Lennon

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex Lennon

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex Lennon

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Julho

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Julho E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Julho Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Setembro

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Setembro CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professor(a) Supervisor(a): Carla Regiane Vargas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti

E.E.F. Alberto Pretti E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Junho Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti. Março. Portfólio do mês de Abril. Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes

E.E.F. Alberto Pretti. Março. Portfólio do mês de Abril. Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de E.E.F. Alberto Pretti Março Portfólio do mês de Abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de maio

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de maio CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de maio Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora Supervisora:

Leia mais

Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes. Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi. Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho

Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes. Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi. Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Março Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Setembro

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Setembro E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Agosto

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Agosto CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Agosto Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora:

Leia mais

ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Junho

ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Junho CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Junho Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor Supervisor:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Maio

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Maio E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Maio Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas:

Leia mais

Atividades de ortografia para imprimir

Atividades de ortografia para imprimir Atividades de ortografia para imprimir Atividades de português com ortografia para imprimir, com as seguintes letras do alfabeto: G e J, P e B, Ch e X, Lh, SS e Sc, entre outros exercícios do tipo: Vamos

Leia mais

EEB SÃO JOÃO BATISTA

EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Acadêmicos: Bruna Ramos da Luz Dener Laurindo

Leia mais

A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado

A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado Professor(es) Apresentador(es): Maria Gildacy Araújo Lôbo Gomes Realização:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Outubro

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Outubro E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Outubro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Julho

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Julho CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Julho Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora Supervisora:

Leia mais

EXPERIÊNCIA DE UMA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS NATURAIS UFAM COMO PROFESSORA DE ALFABETIZAÇÃO DE ACADÊMICAS DA 3ª. IDADE ADULTA Luziene Esteves Coelho

EXPERIÊNCIA DE UMA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS NATURAIS UFAM COMO PROFESSORA DE ALFABETIZAÇÃO DE ACADÊMICAS DA 3ª. IDADE ADULTA Luziene Esteves Coelho Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia 100 6- RELATO DE EXPERIÊNCIA EXPERIÊNCIA DE UMA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS NATURAIS UFAM COMO PROFESSORA DE ALFABETIZAÇÃO DE ACADÊMICAS DA 3ª. IDADE ADULTA

Leia mais

Apresentação do método sintético

Apresentação do método sintético Maria Cristina Pereira Cotta e Angela Maria Rodrigues Marques Galvão O tempo passa e, em Educação, continuam as dúvidas quanto à escolha do método ideal para alfabetizar. Para acertar nessa escolha, a

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de abril

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de abril CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora Supervisora:

Leia mais

LETRAMENTO DIGITAL: NOVAS FORMAS DE LER E (D)ESCREVER O MUNDO

LETRAMENTO DIGITAL: NOVAS FORMAS DE LER E (D)ESCREVER O MUNDO LETRAMENTO DIGITAL: NOVAS FORMAS DE LER E (D)ESCREVER O MUNDO Jeanynni Fortunato Severo UFRPE - UAG Aliete Gomes Carneiro Rosa UFRPE - UAG INTRODUÇÃO Com o crescente acesso às TIC, e a utilização destas

Leia mais

EEB SÃO JOÃO BATISTA

EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professor(a) Supervisor(a): Carla Regiane Vargas

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E PRODUTURAS DE TEXTOS¹. Aline Serra de Jesus. Graduanda em Pedagogia

A ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E PRODUTURAS DE TEXTOS¹. Aline Serra de Jesus. Graduanda em Pedagogia A ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E PRODUTURAS DE TEXTOS¹ Aline Serra de Jesus Graduanda em Pedagogia Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E-mail: antoniojose1@hotmail.com Tyciana Vasconcelos

Leia mais

PLANO DE ENSINO 3º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 3º TRIMESTRE Componente Linguagem oral e escrita Professor Alessandra, Juliana e Leticia Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série Jardim II Apresentação da disciplina A aprendizagem da linguagem oral e escrita

Leia mais

Limites e possibilidades da Provinha Bagé: uma análise do desempenho e aprendizagem do aluno para redimensionar a prática das alfabetizadoras

Limites e possibilidades da Provinha Bagé: uma análise do desempenho e aprendizagem do aluno para redimensionar a prática das alfabetizadoras Limites e possibilidades da Provinha Bagé: uma análise do desempenho e aprendizagem do aluno para redimensionar a prática das alfabetizadoras Taiana Duarte Loguercio Provinha Bagé é o nome da avaliação

Leia mais

JOGOS PEDAGÓGICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

JOGOS PEDAGÓGICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA JOGOS PEDAGÓGICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Autores: BRUNA MUNIZ DE AGUIAR, DAYANE ALVES PEREIRA, DIEGO QUADROS ARAÚJO, LARISSA ALVES DE SOUZA, SÂMELLA PRISCILA FERREIRA

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Ana Caroline de Oliveira Campos Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/CAPES. anecarolinne16@hotmail.com

Leia mais

Oficina C. Imagem e som: A arte da Comunicação

Oficina C. Imagem e som: A arte da Comunicação Oficina C Imagem e som: A arte da Comunicação Cariacica, 08 de agosto de 2014 Data Proposta 27/03 (5ªf) Encontro Inaugural 07/04 (2ªf) Oficina A Presença da equipe da A Gazeta 16/05 (6ª f) Oficina B 03/06

Leia mais

Pequenos Poetas. 3º Ano

Pequenos Poetas. 3º Ano Pequenos Poetas 3º Ano Escola Escola Básica Municipal Padre Germano Brandt Turma 3º Ano Organização e orientação Professora Fabiani Cervi Colombi Professor Alex Lennon de Souza Bolsista Inajara Antunes

Leia mais

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.02

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.02 Daniela Macambira Livro do Aluno Vol.02 Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização - 1o ano Daniela Macambira Todos os direitos reservados Editora Autora Ana Cristina Miranda da Costa Daniela

Leia mais

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010 Abordagem Construtivista da alfabetização Aula de 02/05/2010 Dicas práticas para o planejamento do trabalho 1. LEIA EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS... Textos literários: contos tradicionais, histórias contemporâneas,

Leia mais

AMBIENTE EDUCATIVO NO CONTEXTO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

AMBIENTE EDUCATIVO NO CONTEXTO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL PROJETO de extensão fch/fumec AMBIENTE EDUCATIVO NO CONTEXTO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL COORDENADOR: Profa. Alessandra Latalisa De Sá (latalisa@fumec.br) Alunos: Bruna Larissa Martins T. Melo Cláudia

Leia mais

E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA

E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professora Supervisora: Carla Regiane Vargas

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI. Plano de aula 07 Produtos Notáveis

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI. Plano de aula 07 Produtos Notáveis ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI Plano de aula 07 Produtos Notáveis Bolsistas: Andressa Santos Vogel e Giulia Paini. Supervisora: Marlete Basso Roman. Disciplina:

Leia mais

O PIBID COMO DIVISOR DE ÁGUAS PARA UMA PEDAGOGIA LIVRE E CRIATIVA

O PIBID COMO DIVISOR DE ÁGUAS PARA UMA PEDAGOGIA LIVRE E CRIATIVA O PIBID COMO DIVISOR DE ÁGUAS PARA UMA PEDAGOGIA LIVRE E CRIATIVA Laurena Fragoso Martinez Blanco Acadêmica do Curso de Pedagogia da UNICENTRO Irati e bolsista do Programa Institucional de Iniciação á

Leia mais

Sequência Didática Parlendas

Sequência Didática Parlendas Sequência Didática Parlendas Novembro 2011 Sequencia didática Parlendas Justificativa: A parlenda, como uma proposta de trabalho nas classes iniciais de alfabetização atende o educando integralmente, enriquecendo

Leia mais

CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DA ESCRITA. Disciplina: Aquisição da língua escrita Angélica Merli Abril/2018

CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DA ESCRITA. Disciplina: Aquisição da língua escrita Angélica Merli Abril/2018 CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DA ESCRITA Disciplina: Aquisição da língua escrita Angélica Merli Abril/2018 1 OBJETIVO Discutir os pressupostos de duas concepções de linguagem relacionadas à aprendizagem

Leia mais

Alfabetização e letramento Outubro/2018 Angélica Merli

Alfabetização e letramento Outubro/2018 Angélica Merli Alfabetização e letramento Outubro/2018 Angélica Merli 1 Conhecer o procedimento utilizado pelo professor para determinar as hipóteses de escrita dos alunos não alfabetizados no decorrer do seu processo

Leia mais

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.02

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.02 Daniela Macambira Livro do Aluno Vol.02 Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização - 2o ano Aprender Editora Todos os direitos reservados Diretora Executiva Elaboração dos originais Ana Cristina

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI Plano de aula nº 13: Dia 22/10, 29/10, 05/11 e 12/11. Construção de Polígonos Bolsistas: Andressa Santos Vogel e Patricia Lombello

Leia mais

EEB SÃO JOÃO BATISTA

EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professor(a) Supervisor(a): Carla Regiane Vargas

Leia mais

CIRANDA DE MOVIMENTOS E CANTIGAS- UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E.E. ALFREDO PAULINO

CIRANDA DE MOVIMENTOS E CANTIGAS- UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E.E. ALFREDO PAULINO CIRANDA DE MOVIMENTOS E CANTIGAS- UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E.E. ALFREDO PAULINO Professor(es) Apresentador(es): MARIA DO ROSÁRIO ORDONIS JANAÍNA PRADO GONTIJO Realização: Foco do Projeto Desenvolver

Leia mais

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA ALFABETIZAÇÃO

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA ALFABETIZAÇÃO CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA ALFABETIZAÇÃO COMO ESCREVER, COMO LER? Duas situações: - Escreva a palavra Coxinha, - É igual à palavra pastel? Fga. Dra. Marisa S. Viana Jesus Fono.marisaviana@gmail.com -

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professor(a) Supervisor(a): Carla Regiane Vargas

Leia mais

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.01

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.01 Daniela Macambira Livro do Aluno Vol.01 Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização - 1o ano Daniela Macambira Todos os direitos reservados Editora Autora Ana Cristina Miranda da Costa Daniela

Leia mais

Atividades de ortografia com as letras lh e li

Atividades de ortografia com as letras lh e li Atividades de ortografia com as letras lh e li Atividades de português, Atividades de ortografia com Lh e Li, atividades ensino fundamental, atividades para imprimir, atividades educativas, tarefas de

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Fabiana Veríssimo

Leia mais

Português Matemática Ciências/Laboratório História Geografia. Filosofia Inglês Arte Ed. Física. Psicomotricidade Informática Biblioteca

Português Matemática Ciências/Laboratório História Geografia. Filosofia Inglês Arte Ed. Física. Psicomotricidade Informática Biblioteca O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis. José de Alencar Reunião

Leia mais

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA- LITERATURA, PALAVRAS E NÚMEROS

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA- LITERATURA, PALAVRAS E NÚMEROS 22 Eixo: Práticas do Ensino Fundamental I- Alfabetização e Letramento PEREIRA, Flávia Carolina 1 SILVA, Janice Mendes da 2 KNAUT, Michelle Souza Julio 3 Ao considerar a importância da literatura no processo

Leia mais

ROTEIRO 4 PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS CARGA HORÁRIA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ABRIL /2018

ROTEIRO 4 PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS CARGA HORÁRIA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ABRIL /2018 ROTEIRO 4 PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS CARGA HORÁRIA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ABRIL /2018 Prezados formadores locais Na quarta atividade de formação em serviço do PNAIC 2017/2018 iremos abordar a Produção

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL PADRE JOSÉ GONÇALVES DE SOUZA FELIXLÂNDIA M.G. SRE - Curvelo. Elaboração e execução: Edriane Maria Pereira da Silva Supervisora

ESCOLA ESTADUAL PADRE JOSÉ GONÇALVES DE SOUZA FELIXLÂNDIA M.G. SRE - Curvelo. Elaboração e execução: Edriane Maria Pereira da Silva Supervisora ESCOLA ESTADUAL PADRE JOSÉ GONÇALVES DE SOUZA FELIXLÂNDIA M.G. SRE - Curvelo Elaboração e execução: Edriane Maria Pereira da Silva Supervisora Maria Luciana Patrício Flausino Profª do 4º ano PRÓCIÊNCIA

Leia mais

Aprendizagem da Escrita: Revisitando saberes

Aprendizagem da Escrita: Revisitando saberes Sondagem Aprendizagem da Escrita: Revisitando saberes Pelas pesquisas de FERREIRO e TEBEROSKY (1979), sabe-se que a criança já pensa sobre a escrita antes mesmo da alfabetização, isto é, a aquisição da

Leia mais

Produção de textos na alfabetização

Produção de textos na alfabetização Produção de textos na alfabetização Dania Monteiro Vieira Costa Produção de textos na alfabetização Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Costa,

Leia mais

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.01

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.01 Daniela Macambira Livro do Aluno Vol.01 Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização - 2o ano Aprender Editora Todos os direitos reservados Diretora Executiva Elaboração dos originais Ana Cristina

Leia mais

Relatório Fotográfico PIBID

Relatório Fotográfico PIBID Relatório Fotográfico PIBID - 2014 Subprojeto Matemática-Campus Bagé Escola: Luis Maria Ferraz Supervisora: Débora Figueira No dia 9 de junho ocorreu a primeira reunião semanal, onde na presença das bolsistas

Leia mais

RELATO DE EXPERIENCIA DE RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PROFESSORA ALFABETIZADORA

RELATO DE EXPERIENCIA DE RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PROFESSORA ALFABETIZADORA RELATO DE EXPERIENCIA APRESENTAÇÃO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PROFESSORA ALFABETIZADORA Professor: Raimunda Alcântara Dantas Coordenador: Andreza Batalha Costa Magalhães Orientador: Enilene da Paixão

Leia mais

PNAIC PIOS. UNIDADE 1, ANO 1. Equipe do PNAIC-CEAD

PNAIC PIOS. UNIDADE 1, ANO 1. Equipe do PNAIC-CEAD PNAIC CURRÍCULO CULO NA ALFABETIZAÇÃO: CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS. PIOS. UNIDADE 1, ANO 1 Equipe do PNAIC-CEAD CEAD-UFOP Coordenadora Geral: Profa. Dra. Gláucia Jorge Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Hércules

Leia mais

ESTADO DO TOCANTINS COLÉGIO ESTADUAL LAVANDEIRA 1 CONCURSO DE REDAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO (DPU)

ESTADO DO TOCANTINS COLÉGIO ESTADUAL LAVANDEIRA 1 CONCURSO DE REDAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO (DPU) ESTADO DO TOCANTINS COLÉGIO ESTADUAL LAVANDEIRA 1 CONCURSO DE REDAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO (DPU) O PLANO DE SENSIBILIZAÇÃO E MOBILILIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR. RESUMO DAS AÇÕES EU TENHO DIREITO

Leia mais

Indicações e propostas para uma boa política municipal de Educação

Indicações e propostas para uma boa política municipal de Educação ESTUDO DE CASO Limeira, São Paulo. Indicações e propostas para uma boa política municipal de Educação Adriana Dibbern Capicotto* Introdução Os sistemas educacionais não têm conseguido alfabetizar adequadamente.

Leia mais

Conceito de método. Os métodos tradicionais de alfabetização. Métodos de marcha sintética. Métodos de marcha analítica.

Conceito de método. Os métodos tradicionais de alfabetização. Métodos de marcha sintética. Métodos de marcha analítica. Conceito de método Os métodos tradicionais de alfabetização Métodos de marcha sintética Métodos de marcha analítica Método Global Métodos mistos ou analítico-sintéticos Caminho para atingir um fim Ação

Leia mais

VI Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola /II Seminário Institucional do PIBID-UNIUBE TITULO O FOLCLORE BRASILEIRO DENTRO DA EDUCAÇÃO

VI Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola /II Seminário Institucional do PIBID-UNIUBE TITULO O FOLCLORE BRASILEIRO DENTRO DA EDUCAÇÃO VI Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola /II Seminário Institucional do PIBID-UNIUBE TITULO O FOLCLORE BRASILEIRO DENTRO DA EDUCAÇÃO Rosimeire Cristina da silva rosicristinadasilva@gmail.com Linha

Leia mais

PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO CAMPO

PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO CAMPO PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO CAMPO Resumo Raquel Pirangi Barros UEPB rpbfjmc@gmail.com Patrícia Cristina de Aragão Araújo UEPB cristina-aragao21@hotmail.com

Leia mais

Alfabetização e letramento. Angélica Merli Fevereiro/2018

Alfabetização e letramento. Angélica Merli Fevereiro/2018 Alfabetização e letramento Angélica Merli Fevereiro/2018 1 2 Métodos sintéticos X Métodos analíticos Objetivo: Discutir diferentes métodos de alfabetização que, em cada momento da história da alfabetização,

Leia mais

A INSERÇÃO SOCIAL DO ESTUDANTE NOS USOS DE ESCRITA POR MEIO DE PROJETOS DE LETRAMENTO: RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DE UM PROJETO

A INSERÇÃO SOCIAL DO ESTUDANTE NOS USOS DE ESCRITA POR MEIO DE PROJETOS DE LETRAMENTO: RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DE UM PROJETO A INSERÇÃO SOCIAL DO ESTUDANTE NOS USOS DE ESCRITA POR MEIO DE PROJETOS DE LETRAMENTO: RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DE UM PROJETO Girlene da Silva Rezende 1 Leiliane Soares Vieira Realizamos o projeto de letramento

Leia mais

As capacidades lingüísticas da alfabetização

As capacidades lingüísticas da alfabetização As capacidades lingüísticas da alfabetização A seção apresenta, na forma de verbetes, conceitos e concepções que são fundamentos da abordagem proposta. A seção apresenta os objetivos e a estrutura do texto

Leia mais

Manual do Educador. 2ºano / 1ª série

Manual do Educador. 2ºano / 1ª série Manual do Educador 2ºano / 1ª série Manual do Educador Prezado Professor (a), Elaboramos duas opções de avaliações diagnósticas para sua escolha, a fim de contribuir melhor no trabalho didático, bem como

Leia mais

METODOLOGIA DA ALF L A F BE B TI T ZA Z ÇÃ Ç O

METODOLOGIA DA ALF L A F BE B TI T ZA Z ÇÃ Ç O METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO Prof. Tiago S. de Oliveira Faculdade Polis das Artes psicoptiago@gmail.com www.faculdadepolis.com.br www.professortiago.jimdo.com www.greatlive.jimdo.com Como você foi alfabetizado?

Leia mais

MELHORANDO AS COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS EM LEITURA E ESCRITA.

MELHORANDO AS COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS EM LEITURA E ESCRITA. MELHORANDO AS COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS EM LEITURA E ESCRITA. Ana Maria Gonçalves Machado, Angela Valéria Rosa Vianna Fava, Eliane Aparecida Marcatto da Silva e Márcia Maria de Oliveira Tessarin. SEEC -

Leia mais

Índice. Grupo Módulo 4

Índice. Grupo Módulo 4 GRUPO 5.4 MÓDULO 4 Índice 1. Níveis Conceituais Linguísticos...3 2. Nível 1 Pré-Silábico...3 3. Nível 2 Intermediário I...4 4. Nível 3 Silábico...5 5. Nível 4 Intermediário II ou Silábico-Alfabético...5

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA REFLEXÕES E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA HIPÓTESE DE ESCRITA

LÍNGUA PORTUGUESA REFLEXÕES E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA HIPÓTESE DE ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA REFLEXÕES E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA HIPÓTESE DE ESCRITA ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA PIRAQUARA SMED- 2015 COMO INTERVIR EM CADA UMA DAS HIPÓTESES HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA: Criação

Leia mais

Pedagogia PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Pedagogia PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Disciplinas: Educação de Jovens e Adultos, Processos Escolares de Inclusão, Língua Brasileira de Sinais LIBRAS, Projeto de Ensino em Educação e Seminário VIII. Semestre: 8º PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA

E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professora Supervisora: Carla Regiane Vargas

Leia mais

Ditado para sondagem na alfabetização

Ditado para sondagem na alfabetização Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/7765/ditado-parasondagem-na-alfabetizacao Publicado em NOVA ESCOLA Edição 63, 06 de Julho 2016 Anos iniciais do Ensino Fundamental Alfabetização Sala

Leia mais

Como você foi alfabetizado?

Como você foi alfabetizado? METODOLOGIA E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Como você foi alfabetizado? Prof. Tiago S. de Oliveira psicoptiago@gmail.com www.professortiago.jimdo.com www.greatlive.jimdo.com 2 O neuropediatra Harry

Leia mais

DO SINGULAR AO PLURAL: A APRENDIZAGEM INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA

DO SINGULAR AO PLURAL: A APRENDIZAGEM INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA DO SINGULAR AO PLURAL: A APRENDIZAGEM INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA VINÍCIUS ADRIANO DE FREITAS E-MAILS: vinicius.freitas@unifamma.edu.br viniadriano@hotmail.com OS ESPAÇOS DISCURSIVOS NA ESCOLA (BRASIL,

Leia mais

A leitura e a escrita na Educação Infantil: as referências do Projeto Paralapracá

A leitura e a escrita na Educação Infantil: as referências do Projeto Paralapracá A leitura e a escrita na Educação Infantil: as referências do Projeto Paralapracá Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa. (Emília Ferreiro)

Leia mais

O CONTO NA SALA DE AULA: DESPERTANDO O HÁBITO DA LEITURA E FAZENDO O LETRAMENTO LITERÁRIO.

O CONTO NA SALA DE AULA: DESPERTANDO O HÁBITO DA LEITURA E FAZENDO O LETRAMENTO LITERÁRIO. O CONTO NA SALA DE AULA: DESPERTANDO O HÁBITO DA LEITURA E FAZENDO O LETRAMENTO LITERÁRIO. Sonali Duarte Jerônimo 1 ; Fabíola Jerônimo Duarte 2 UFRN- Universidade Federal do Rio grande do Norte 1. sonaly_med@yahoo.com.br

Leia mais

Métodos de Alfabetização

Métodos de Alfabetização Aulas 12 e 13/04 Métodos de Alfabetização Conceito de método Os métodos tradicionais de alfabetização Métodos de marcha sintética Métodos de marcha analítica Método Global Métodos mistos ou analítico-sintéticos

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUDAMENTAL: PROMOVENDO O CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUDAMENTAL: PROMOVENDO O CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUDAMENTAL: PROMOVENDO O CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA Edson de Oliveira Costa (1); Rafaela Cristina dos Santos Lima (2); (1) Universidade Federal de Campina Grande/Centro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/UFSC/SC. RELATÓRIO SUCINTO: MÊS março

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/UFSC/SC. RELATÓRIO SUCINTO: MÊS março 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/UFSC/SC 1. Dados do Município ou GERED a) Município: Florianópolis b)município/gered: Secretaria Municipal RELATÓRIO

Leia mais

A AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NO LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO (ALFABETIZAÇÃO)

A AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NO LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO (ALFABETIZAÇÃO) A AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NO LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO (ALFABETIZAÇÃO) Luna Estéfany Silva Santos Discente de Pedagogia DCIE/UESC, e-mail: lunaestefanys@gmail.com Maria Elizabete Souza

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO ENVOLVENDO OS INTERVALOS DE LEITURA NO CURSO DE LETRAS DE ARAGUAÍNA

AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO ENVOLVENDO OS INTERVALOS DE LEITURA NO CURSO DE LETRAS DE ARAGUAÍNA AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO ENVOLVENDO OS INTERVALOS DE LEITURA NO CURSO DE LETRAS DE ARAGUAÍNA Nome dos autores: Deborah Sousa Dias 1 ; Hilda Gomes Dutra Magalhães²; 1 Aluna do Curso

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 1º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 1º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 1º ano Ensino Fundamental CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER UNIDADE 1 E assim surgiu a escrita Origem da escrita Nossas primeiras

Leia mais

ORALIDADE E ESCRITA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA EJA A ORALIDADE E A ESCRITA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO

ORALIDADE E ESCRITA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA EJA A ORALIDADE E A ESCRITA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO ORALIDADE E ESCRITA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA EJA Aline Rodrigues da Costa - FaE/UFMG 1 Daiane Marques Silva FaE/UFMG 2 Prof ª Drª Francisca Izabel Pereira Maciel FaE/UFMG 3 A ORALIDADE E A ESCRITA NA

Leia mais

capacitação em musicalização infantil Mirella Aires Alves

capacitação em musicalização infantil Mirella Aires Alves capacitação em musicalização infantil Mirella Aires Alves Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA OBJETIVOS GERAIS: UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA - 2016 Disciplina: Linguagem Oral e Escrita Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil Mostrar autonomia na utilização

Leia mais