E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Setembro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Setembro"

Transcrição

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas: Andreza dos Santos Silva, Eduarda Cristina Peirão, Eliza Beatriz Schmitz, Larissa Pöpper Cassaniga, Jaqueline Aparecida Pereira, Jéssica Monique Buss e Patricia Aparecida Rosa Xavier.

2 SUMÁRIO 1. Sumário 2. Cronograma 3. Introdução 4. Processo de Investigação: descrição sucinta da atividade 5. Análise dos Resultados Alcançados 6. Referências

3 DATA 1º encontro 01/09 2º encontro 08/09 3º encontro 15/09 4º encontro 22/09 5º encontro 29/09 CRONOGRAMA DE AGOSTO PLANEJAMENTO Aplicação de atividades referente a Semana Cívica com o tema Sete de Setembro. Início do Tema Cartas, com aplicação de atividades. Dia de estudo, com os textos sobre Afetividade. Produção das cartas e aplicação de atividades. Elaboração do portfólio e finalização da produção de cartas para envio.

4 INTRODUÇÃO No mês de setembro, nosso planejamento teve como tema o gênero carta. Mas como no início do mês tivemos o dia da Independência, aproveitamos a semana cívica para trabalhar com os alunos, atividades referentes à este tema. Nos dias seguintes demos início as atividades com cartas. Primeiramente foram feitos exercícios para que os alunos pudessem conhecer um pouco sobre a estrutura de uma carta, pois nos dias de hoje isto é pouco utilizado e existem alunos que nem conheciam ou já tinham enviado uma. Após a aplicação de todas as atividades, demos início a produção de uma carta com cada aluno, e para finalizar, estas serão enviadas pelo correio e chegarão na casa dos alunos, para os destinatários escolhidos. Também neste mês tivemos um momento de estudo, no qual as Pibidianas puderam ler e discutir sobre os textos: A importância da afetividade na Aprendizagem escolar: o Afeto na relação professor aluno e Afetividade no processo de ensino-aprendizagem: as contribuições da teoria Walloniana.

5 PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO Os encontros deste mês tiveram como foco aprofundar os conhecimentos dos alunos acerca do gênero cartas. Conforme dito na introdução, primeiramente realizamos atividades referentes ao dia da Independência, que tinham como objetivo conhecer e explorar, sobre a história da nossa Pátria. Nessas atividades relembramos a vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política; como chegamos a liberdade dos escravos e o quanto nosso povo brasileiro já sofreu para conseguirmos a democracia. A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo. Ao viajar de Santos para São Paulo, D. Pedro recebeu uma carta da Coroa Portuguesa que exigia seu retorno imediato para Portugal e anulava a Constituinte. Diante desta situação, D. Pedro deu seu famoso grito, as margens do riacho Ipiranga: Independência ou Morte!

6 A primeira atividade realizada com os estudantes foi a leitura de um texto, sendo que cada um leu uma frase e assim por diante, após a participação de todos foi explicado melhor sobre o dia 7 de setembro. A atividade seguinte foi uma música, onde os alunos depois de lerem e cantarem responderam questões sobre a canção.

7 Outra atividade realizada, foi referente a bandeira do Brasil, onde tinha um questionário sobre a bandeira. Também foi feita a construção de uma bandeira com os alunos, que tinha como foco os elementos das cores da bandeira, com a utilização de materiais diversificados.

8

9 Para os alunos com dificuldades relacionadas as sílabas e letra cursiva foram propostas as seguintes atividades:

10 Na semana seguinte iniciou-se a aula com a explicação acerca do tema carta, na qual foi explicitado sobre sua composição, elaboração e de que forma ela chega ao seu destinatário. Em seguida, os alunos foram estimulados a escreverem uma carta utilizando a escrita e o desenho como ilustração para alguém de sua família. Esta será enviada pelo correio e chegará em suas casas. Para isto, foi pedido para que os alunos trouxessem o endereço de suas residências, porém, apenas um aluno trouxe, sendo necessário solicitar os demais na secretaria da escola.

11 Produção dos envelopes

12 ANÁLISE DOS RESULTADOS Com a finalização das atividades deste mês, concluímos que é de suma importância estimular a exploração de elementos referentes a nossa história nacional e a utilização da carta como meio de comunicação entre as pessoas, pois vivemos numa época digital e precisamos resgatar estas vivências. A afetividade esteve presente durante todo o processo de ensino-aprendizagem e a leitura que realizamos acerca deste tema ressaltou a importância de sermos professores afetuosos e acolhedores. A educação afetiva deveria ser a primeira preocupação dos educadores, porque é um elemento que condiciona o condicionamento, o caráter e a atividade cognitiva da criança. E o amor não é contrario ao conhecimento, podendo tornar-se lucidez, necessidade e alegria de aprender. Quando se ama o mundo, esse amor ilumina e ajuda a revela-lo e a descobri-lo. (SNYDERS, 1986) Sendo assim, acreditamos que o aluno deve ser visto de forma integral, valorizando os saberes que ele já traz consigo, bem como, sua história, auxiliando-o a superar as suas dificuldades para que ele possa alcançar um aprendizagem significativa.

13 REFERÊNCIAS A importância da afetividade na aprendizagem escolar: o afeto na relação professor aluno. Disponível em: Acessado em: 29/09/2016. CHAPELA, Luz María. O correio: história de umas cartas. Petrópolis, RJ: Autores & Agentes & Associados, 1988.

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Agosto

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Agosto CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Agosto Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti

E.E.F. Alberto Pretti E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Junho Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas:

Leia mais

Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes. Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi. Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho

Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes. Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi. Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Março Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Maio

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Maio E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Maio Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Julho

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Julho E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Julho Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti. Março. Portfólio do mês de Abril. Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes

E.E.F. Alberto Pretti. Março. Portfólio do mês de Abril. Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de E.E.F. Alberto Pretti Março Portfólio do mês de Abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Setembro

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Setembro E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Julho

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Julho CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Julho Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora Supervisora:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de maio

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de maio CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de maio Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora Supervisora:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Outubro

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Outubro E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Outubro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas:

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de abril

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de abril CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora Supervisora:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Junho

ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Junho CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Junho Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor Supervisor:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Fabiana Veríssimo

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

EEB SÃO JOÃO BATISTA

EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Acadêmicos: Bruna Ramos da Luz Dener Laurindo

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex Lennon

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professor(a) Supervisor(a): Carla Regiane Vargas

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de março

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de março CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de março Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora Supervisora:

Leia mais

Colorir sobre o 7 de Setembro

Colorir sobre o 7 de Setembro Desenhos para Pintar e Colorir sobre o 7 de Setembro 7 de Setembro Olá amigos e amigas do SOESCOLA. Hoje trago para vocês algumas sugestões de Desenhos para Colorir com o tema da Independência do Brasil

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex Lennon

Leia mais

E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA

E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professora Supervisora: Carla Regiane Vargas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

Avaliação Bimestral de História

Avaliação Bimestral de História HISTÓRIA DÉBORA 06 / 04 / 2015 5º ano 1º. Bimestre Abril / 2015 valor 10 pontos Avaliação Bimestral de História Lembre-se que esta avaliação tem o valor de 10 (dez) pontos. Preencha o cabeçalho com letra

Leia mais

1. VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA CIRANDA INFANTIL SEMENTE DA ESPERANÇA

1. VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA CIRANDA INFANTIL SEMENTE DA ESPERANÇA 1. VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA CIRANDA INFANTIL SEMENTE DA ESPERANÇA Josiane Gonçalves 1 Márcia Gomes Pêgo 2 RESUMO: O objetivo do presente texto é apresentar as reflexões e as práticas acerca

Leia mais

EEB SÃO JOÃO BATISTA

EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professor(a) Supervisor(a): Carla Regiane Vargas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex Lennon

Leia mais

PLANO DE ENSINO 3º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 3º TRIMESTRE Componente Linguagem oral e escrita Professor Alessandra, Juliana e Leticia Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série Jardim II Apresentação da disciplina A aprendizagem da linguagem oral e escrita

Leia mais

Origami de Chapéu e espada de Soldado

Origami de Chapéu e espada de Soldado Origami de Chapéu e espada de Soldado Aqui você irá aprender a fazer um origami de chapéu de soldado. É muito fácil, ótimo para iniciantes na arte de dobrar papel e não leva muito tempo pra ficar pronto.

Leia mais

E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA

E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professora Supervisora: Carla Regiane Vargas

Leia mais

Módulo 1 Apresentação da música por meio de Slides. Explorar a música com questionamentos:

Módulo 1 Apresentação da música por meio de Slides. Explorar a música com questionamentos: Sequências Didáticas Tema: O PATO PATETA Poesia de Vinicius de Moraes 1. Objetivos: Oportunizar situações de aprendizagem para que o aluno desenvolva os seguintes direitos de aprendizagem: Ler texto com

Leia mais

O LÚDICO COMO RECURSO COLABORATIVO NO PROCESSO DE ALFABET- IZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS

O LÚDICO COMO RECURSO COLABORATIVO NO PROCESSO DE ALFABET- IZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS O LÚDICO COMO RECURSO COLABORATIVO NO PROCESSO DE ALFABET- IZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS THE LUDIC AS COLABORATTIVE RESOURCE IN THE PROCESS OF LITERACY AND LETTERING IN THE INITIAL YEARS Andreza

Leia mais

APRENDENDO COM OS ALIMENTOS

APRENDENDO COM OS ALIMENTOS PRÊMIO AMAVI DE EDUCAÇÃO 2013. QUALIDADE NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA APRENDENDO COM OS ALIMENTOS 2013 Professora: Mariza Schramm Adriano marizaschrammadriano@yahoo.com.br Turma de aplicação: 4º ano Tema: Aprendendo

Leia mais

Colorir sobre o 7 de Setembro

Colorir sobre o 7 de Setembro Desenhos para Pintar e Colorir sobre o 7 de Setembro 7 de Setembro Olá amigos e amigas do SOESCOLA. Hoje trago para vocês algumas sugestões de Desenhos para Colorir com o tema da Independência do Brasil

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex Lennon

Leia mais

E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA

E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professora Supervisora: Carla Regiane Vargas

Leia mais

PERCEPÇÕES E VIVÊNCIA DE DOIS GRADUANDOS EM ENFERMAGEM E BIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO BÁSICO

PERCEPÇÕES E VIVÊNCIA DE DOIS GRADUANDOS EM ENFERMAGEM E BIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO BÁSICO PERCEPÇÕES E VIVÊNCIA DE DOIS GRADUANDOS EM ENFERMAGEM E BIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO BÁSICO Marcos Martins da Costa¹, Alessandra Monteiro Rosini², Rafael Lemes de Aquino³ 1,2,3 Universidade Federal

Leia mais

EDUCAÇÃO COM AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO: ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

EDUCAÇÃO COM AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO: ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL EDUCAÇÃO COM AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO: ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL Rosemeire Chagas Matias de Oliveira (Autor) meirebeatriz@hotmail.com Patrícia Formiga

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professor(a) Supervisor(a): Carla Regiane Vargas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO QUÍMICA PORTFÓLIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO QUÍMICA PORTFÓLIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO QUÍMICA PORTFÓLIO Bolsista: Marcelo Fonseca Vivian DADOS DE IDENTIFICAÇÃO BOLSISTA: Marcelo Fonseca

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ives Alves de Jesus¹ ¹ Estudante do curso de licenciatura plena em pedagogia, Campus Crixás. yves-alves@outlook.com

Leia mais

MELHORANDO AS COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS EM LEITURA E ESCRITA.

MELHORANDO AS COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS EM LEITURA E ESCRITA. MELHORANDO AS COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS EM LEITURA E ESCRITA. Ana Maria Gonçalves Machado, Angela Valéria Rosa Vianna Fava, Eliane Aparecida Marcatto da Silva e Márcia Maria de Oliveira Tessarin. SEEC -

Leia mais

Material digital de apoio ao professor

Material digital de apoio ao professor Material digital de apoio ao professor categoria 5 conto ensino fundamental PNLD 08 Literário Material digital de apoio ao professor O autor Celso Sisto é um contador de histórias. Pesquisador na área

Leia mais

A LUDICIDADE COMO PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS 1

A LUDICIDADE COMO PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS 1 A LUDICIDADE COMO PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS 1 Lidiane Paiva Stochero 2, Douglas Dos Santos Taborda 3. 1 Análise bibliográfica sobre o lúdico como facilitador no processo educativo

Leia mais

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I.

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I. Centro Educacional Mundo do Saber Palhoça, 18 de Fevereiro de 2013 Professora Bárbara pereira Turma Maternal I Projeto anual Justificativa O Projeto tem a importância essencial para a aprendizagem das

Leia mais

TÍTULO: ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

TÍTULO: ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA:

Leia mais

TRILHA DOS ÁCIDOS E BASES: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA

TRILHA DOS ÁCIDOS E BASES: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA TRILHA DOS ÁCIDOS E BASES: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA Elionara Caroline Freire Cândido Barbosa(1); Jamerson Do Nascimento Lemos(1); Wellisson Venícius dos Santos Souza(2) Patrícia da

Leia mais

O propósito geral do trabalho é investigar a percepção de professores - estudantes do curso de Pedagogia do PARFOR / UFPI com relação à contribuição

O propósito geral do trabalho é investigar a percepção de professores - estudantes do curso de Pedagogia do PARFOR / UFPI com relação à contribuição A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO COM PROFESSORES-ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR / UFPI Fhernanda de Araújo Silva Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí E-mail:

Leia mais

No mundo da lua A importância da ludicidade na educação infantil.

No mundo da lua A importância da ludicidade na educação infantil. No mundo da lua A importância da ludicidade na educação infantil. Jackeline Barboza Ayres Affonso/UFF Mariana Calache Emmerick/UFF Resumo: O presente trabalho foi baseado em vivências dentro de sala de

Leia mais

UM POUCO SOBRE O PROJETO...

UM POUCO SOBRE O PROJETO... UM POUCO SOBRE O PROJETO... 1. JUSTIFICATIVA O ingresso no ensino superior implica uma série de mudanças em relação ao ensino médio que demandam adaptações dos estudantes à vida universitária, envolvendo

Leia mais

O ENSINO DE HISTÓRIA E O PROCESSO DE INTERAÇÃO DO ALUNO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 1

O ENSINO DE HISTÓRIA E O PROCESSO DE INTERAÇÃO DO ALUNO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 1 O ENSINO DE HISTÓRIA E O PROCESSO DE INTERAÇÃO DO ALUNO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 1 Patrícia Nascimento Mattos 2 Franciele Novaczyk Kilpinski Borré 3 Suelen Suckel Celestino 4 O presente trabalho refere-se

Leia mais

PROJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE INTERVENÇÕES DO PIBID

PROJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE INTERVENÇÕES DO PIBID PROJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE INTERVENÇÕES DO PIBID Autor(a): Vanice Pasinato Trindade Orientador(a): Aline Lopes Balladares; Coorientador: Daniel da Silva Silveira Introdução

Leia mais

2º Planejamento Trimestral. Nº de Aulas 7. Titulo do trabalho informatica aplicada à leitura e a alfabetizaçao

2º Planejamento Trimestral. Nº de Aulas 7. Titulo do trabalho informatica aplicada à leitura e a alfabetizaçao Escolaridade Período - Aulas 7 Turmas- 101/102 Titulo do trabalho informatica aplicada à leitura e a alfabetizaçao Objetivos: utilizar os recursos tecnologicos que aliados aos conteudos de cada ano, proporcionarão

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA NA MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES DO SEXTO E SÉTIMO ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM COARI

A INFLUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA NA MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES DO SEXTO E SÉTIMO ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM COARI A INFLUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA NA MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES DO SEXTO E SÉTIMO ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM COARI Mayra Alvarenga da Silva 1 Daniel de Sá Rodrigues 2

Leia mais

EXPERIÊNCIA DE UMA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS NATURAIS UFAM COMO PROFESSORA DE ALFABETIZAÇÃO DE ACADÊMICAS DA 3ª. IDADE ADULTA Luziene Esteves Coelho

EXPERIÊNCIA DE UMA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS NATURAIS UFAM COMO PROFESSORA DE ALFABETIZAÇÃO DE ACADÊMICAS DA 3ª. IDADE ADULTA Luziene Esteves Coelho Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia 100 6- RELATO DE EXPERIÊNCIA EXPERIÊNCIA DE UMA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS NATURAIS UFAM COMO PROFESSORA DE ALFABETIZAÇÃO DE ACADÊMICAS DA 3ª. IDADE ADULTA

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE EXTENSÃO PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO FUTURO PEDAGOGO

A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE EXTENSÃO PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO FUTURO PEDAGOGO A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE EXTENSÃO PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO FUTURO PEDAGOGO Área temática: Educação Coordenadora da Ação: Eli Coelho Guimarães Carneiro 1 Autoras: Eli Coelho Guimarães Carneiro²,

Leia mais

*Cintia Luz 1 *Ramona Müller da Silva 2 AS CONTRIBUIÇÕES DA PARTICIPAÇÃO DE DUAS ACADEMICAS BOLSISTAS DO PIBID TITULO

*Cintia Luz 1 *Ramona Müller da Silva 2 AS CONTRIBUIÇÕES DA PARTICIPAÇÃO DE DUAS ACADEMICAS BOLSISTAS DO PIBID TITULO *Cintia Luz 1 *Ramona Müller da Silva 2 AS CONTRIBUIÇÕES DA PARTICIPAÇÃO DE DUAS ACADEMICAS BOLSISTAS DO PIBID TITULO RESUMO Este artigo irá tratar sobre a experiência e as contribuições que o PIBID (Programa

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Iane Adeline Barbosa Cavalcante; Júlia Rodrigues Mouta; Ana Paula da Silva Cedro; Israel Rocha Brandão. Universidade

Leia mais

Professor Edmário Vicente 1

Professor Edmário Vicente 1 Professor Edmário Vicente 1 Professor Edmário Vicente 3 ANTECEDENTES DA EMANCIPAÇÃO Ideais Iluministas; Colônias espanholas na América; Independência dos Estados Unidos 1776; Revolução Francesa em 1789.

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO PELA PESQUISA SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MEDIO POLITÉCNICO 1

REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO PELA PESQUISA SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MEDIO POLITÉCNICO 1 REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO PELA PESQUISA SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MEDIO POLITÉCNICO 1 Aline Giovana Finger 2, Maria Cristina Pansera De Araújo 3. 1 Projeto de Iniciação Científica 2 Acadêmica do curso

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE ENSINO QUE FACILITAM A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. Márcia Maria Gurgel Ribeiro DEPED/PPGEd/CCSA

PROCEDIMENTOS DE ENSINO QUE FACILITAM A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. Márcia Maria Gurgel Ribeiro DEPED/PPGEd/CCSA PROCEDIMENTOS DE ENSINO QUE FACILITAM A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES Márcia Maria Gurgel Ribeiro DEPED/PPGEd/CCSA OBJETIVO Analisar os processos de ensino e de aprendizagem e suas significações no ensino

Leia mais

ESCOLA TERRA BRASIL E ASSOCIAÇÃO FLORESTA PROTEGIDA MẼBÊNGÔKRE / KAYAPÓ PROJETO DE INTERCULTURALIDADE: OS DE CÁ E OS DE LÁ

ESCOLA TERRA BRASIL E ASSOCIAÇÃO FLORESTA PROTEGIDA MẼBÊNGÔKRE / KAYAPÓ PROJETO DE INTERCULTURALIDADE: OS DE CÁ E OS DE LÁ ESCOLA TERRA BRASIL E ASSOCIAÇÃO FLORESTA PROTEGIDA MẼBÊNGÔKRE / KAYAPÓ PROJETO DE INTERCULTURALIDADE: OS DE CÁ E OS DE LÁ ATIBAIA 2018 Associação Floresta Protegida e Escola Terra Brasil. Projeto de interculturalidade:

Leia mais

PROFESSORA EM MINHA CASA Maria de Fátima Destro de Arruda SME-Prefeitura de Caieiras, SP

PROFESSORA EM MINHA CASA Maria de Fátima Destro de Arruda SME-Prefeitura de Caieiras, SP PROFESSORA EM MINHA CASA Maria de Fátima Destro de Arruda SME-Prefeitura de Caieiras, SP arrudadestro@yahoo.com.br RESUMO O projeto Professora em minha casa tem como objetivo a interação efetiva de professor

Leia mais

Anexo 1: Equipa educativa no jardim-de-infância. Coordenadora. Assistentes Operacionais. Anexo 2: Equipa educativa na creche

Anexo 1: Equipa educativa no jardim-de-infância. Coordenadora. Assistentes Operacionais. Anexo 2: Equipa educativa na creche Anexos Anexo 1: Equipa educativa no jardim-de-infância Coordenadora Educadoras de infância Assistentes Operacionais Professores do 1º CEB Anexo 2: Equipa educativa na creche Pessoal Docente Pessoal Não-docente

Leia mais

A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS. Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes. Professora Silandra Badch Rosa

A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS. Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes. Professora Silandra Badch Rosa RESUMO A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes Professora Silandra Badch Rosa ULBRA Cachoeira do Sul andrezafreitasmendes@hotmail.com Este trabalho

Leia mais

INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO

INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO Nome do(a) autor(a) Alane de Morais dos Santos Instituição

Leia mais

LITERATURA INFANTIL E ARTES VISUAIS: UM MUNDO DE IMAGENS E SENTIDOS.

LITERATURA INFANTIL E ARTES VISUAIS: UM MUNDO DE IMAGENS E SENTIDOS. LITERATURA INFANTIL E ARTES VISUAIS: UM MUNDO DE IMAGENS E SENTIDOS. Lúcia Maria de Almeida 1 ; Maria do Socorro Lima de Sousa Umbelino 2, Josemere Gomes de Brito Silva Andrade 3, Álvaro da Costa Freire

Leia mais

Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs

Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs Colégio Pe. João Bagozzi Formação de Educadores Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs http://blog.portalpositivo.com.br/ticbagozzi Projeto: Quem não se comunica, se trumbica... Objetivos e

Leia mais

ANÁLISE E VIVÊNCIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA E.I. MARCELINO ALVES DE MATOS

ANÁLISE E VIVÊNCIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA E.I. MARCELINO ALVES DE MATOS ANÁLISE E VIVÊNCIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA 1 INTRODUÇÃO E.I. MARCELINO ALVES DE MATOS Érika Holanda Loupo da Silva erika-loupo@hotmail.com Larissa Carlos da Costa larissacarloscosta@gmail.com Itallo

Leia mais

A CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA E O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS PARA O PREPARO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PARA O ENEM

A CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA E O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS PARA O PREPARO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PARA O ENEM A CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA E O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS PARA O PREPARO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PARA O ENEM Sávia Cristina Vidal saviavidal@yahoo.com.br Orientadora:

Leia mais

D S T Q Q S S Visitas às unidades (cronograma a ser enviado para a coordenação) 12 a 16 - Solicitações de aproveitamento de disciplina

D S T Q Q S S Visitas às unidades (cronograma a ser enviado para a coordenação) 12 a 16 - Solicitações de aproveitamento de disciplina l JANEIRO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 39 30 31 01 Confraternização Universal 05 a 26 - Período de solicitação de Retorno ao curso 09 - Visitas às

Leia mais

SOCIEDADE E INDIVÍDUO EM DISCUSSÃO

SOCIEDADE E INDIVÍDUO EM DISCUSSÃO 1 SOCIEDADE E INDIVÍDUO EM DISCUSSÃO Acadêmica: Raquel Luchese Orientadora: SilandraBadch Rosa Universidade Luterana do Brasil- ULBRA raquelluchese@hotmail.com RESUMO O presente trabalho refere-se ao Estágio

Leia mais

PROJETO: SOU LETRANDO.

PROJETO: SOU LETRANDO. PROJETO: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr Mário Vieira Marques (CIEP) São Luiz Gonzaga, 2016 1.TEMA Projeto de Leitura: Sou Letrando. 2.PROBLEMA

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EJA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

A UTILIZAÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EJA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. A UTILIZAÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EJA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Autor: Fernanda Cíntia Costa Matos Universidade Federal do Ceará fcintiacm@gmail.com

Leia mais

PLANO DE AULA LIVROS DIGITAIS

PLANO DE AULA LIVROS DIGITAIS PLANO DE AULA LIVROS DIGITAIS Plano de Aula - Livros Digitais Seja protagonista da sua própria história. Leda Brito Dos Santos 2015 Autora: Leda Brito dos Santos Naturalidade: Feira de Santana - BA Graduanda

Leia mais

APRENDENDO BRINCANDO - UMA ATIVIDADE VIA PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA/SMO/SC RESUMO

APRENDENDO BRINCANDO - UMA ATIVIDADE VIA PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA/SMO/SC RESUMO APRENDENDO BRINCANDO - UMA ATIVIDADE VIA PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA/SMO/SC JULIANA CONCHESKI DOS SANTOS RONALDO DE LARA KATIANE FRAPORTI ANDRÉA JAQUELINE PRATES RIBEIRO RESUMO No segundo semestre do ano letivo

Leia mais

Conselho Universitário - CONSUNI

Conselho Universitário - CONSUNI Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI PROCESSO nº 82/16 PROCEDÊNCIA: PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO. ASSUNTO: PROGRAMA PERMANENTE DE EXTENSÃO ACOMPANHAMENTO

Leia mais

BIBLIOTECA ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO E ENSINO DA GEOGRAFIA. Apresentação: Comunicação Oral

BIBLIOTECA ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO E ENSINO DA GEOGRAFIA. Apresentação: Comunicação Oral BIBLIOTECA ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO E ENSINO DA GEOGRAFIA Apresentação: Comunicação Oral Larissa Regina da Silva 1 ; Ana Beatriz Almeida da Cunha 2 ; Eduardo Santos Rufino 3 ; Eliza Pinto

Leia mais

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es):

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es): FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa s Estudos

Leia mais

ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3

ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3 ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3 RESUMO O presente trabalho relata a experiência vivenciada pelos

Leia mais

VI Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola /II Seminário Institucional do PIBID-UNIUBE TITULO O FOLCLORE BRASILEIRO DENTRO DA EDUCAÇÃO

VI Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola /II Seminário Institucional do PIBID-UNIUBE TITULO O FOLCLORE BRASILEIRO DENTRO DA EDUCAÇÃO VI Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola /II Seminário Institucional do PIBID-UNIUBE TITULO O FOLCLORE BRASILEIRO DENTRO DA EDUCAÇÃO Rosimeire Cristina da silva rosicristinadasilva@gmail.com Linha

Leia mais

PESQUISA EM SALA DE AULA E FORMAÇÃO DOCENTE

PESQUISA EM SALA DE AULA E FORMAÇÃO DOCENTE PESQUISA EM SALA DE AULA E FORMAÇÃO DOCENTE Anelise Carvalho dos Reis Carla Webber Ligia Chies Maria Angélica Magagnini Borges Cineri Fachin Moraes O seguinte texto tem o intuito de demostrar e refletir

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018 Componente Linguagem Oral e Escrita Professor: Janety/ Mara/ Alessandra Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série: Jardim I Apresentação da disciplina Através de trabalhos com textos reais (imagens,

Leia mais

4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS ALCANÇADOS INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NOME DO BOLSISTA: LINCOLN ARTHUR RADONS DE CARVALHO

4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS ALCANÇADOS INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NOME DO BOLSISTA: LINCOLN ARTHUR RADONS DE CARVALHO 4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS ALCANÇADOS INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NOME DO BOLSISTA: LINCOLN ARTHUR RADONS DE CARVALHO ESCOLA CONVENIADA: COLÉGIO ESTADUAL JARDIM EUROPA Nome da atividade / participantes

Leia mais

Plano Anual de Atividades

Plano Anual de Atividades Plano Anual de Atividades Setembro Mês Tema Objetivos Atividades Recursos Envolvidos Avaliação Adaptação/ Cantar a canção Bom Socialização dia ; Promover a adaptação das crianças às regras, rotinas da

Leia mais

A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado

A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado Professor(es) Apresentador(es): Maria Gildacy Araújo Lôbo Gomes Realização:

Leia mais

Contemplada no Caderno 2 de Língua Portuguesa SA 2 Roda de Leitura e Pesquisa

Contemplada no Caderno 2 de Língua Portuguesa SA 2 Roda de Leitura e Pesquisa LETRAS - RODA DE LEITURA Contemplada no Caderno 2 de Língua Portuguesa SA 2 Roda de Leitura e Pesquisa OBJETIVOS: Privilegiar o trabalho com a leitura, em que os alunos devem ser incentivados a ler. Refletir

Leia mais

PORTFÓLIO DE MATEMÁTICA: UM INSTRUMENTO DE ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

PORTFÓLIO DE MATEMÁTICA: UM INSTRUMENTO DE ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PORTFÓLIO DE MATEMÁTICA: UM INSTRUMENTO DE ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM Aline Silva De Bona Orientador: Marcus Vinicius de Azevedo Basso PPGENSIMAT IM- UFRGS/2010 Motivação: Compreender as dificuldades

Leia mais

A tecnologia aplicada ao ensino: Inserindo computadores nas escolas

A tecnologia aplicada ao ensino: Inserindo computadores nas escolas 149 Saber Digital A tecnologia aplicada ao ensino: Inserindo computadores nas escolas Robson da Silva Oliveira Discente da Faeterj Paracambi rs.oliver89@gmail.com Wendell Carlos Motta Maciel da Silva Discente

Leia mais

PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS FIFE

PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS FIFE PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS FIFE ANGELINA M. A. SANDRIM DOS SANTOS GRACE KELLY ALVES BREJÃO PATRÍCIA PEREIRA BREJÃO CARVALHO QUILME

Leia mais

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Criança Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia,

Leia mais

Mostra de Projetos "Programa A União Faz a Vida no município de Turvo"

Mostra de Projetos Programa A União Faz a Vida no município de Turvo Mostra de Projetos 2011 "Programa A União Faz a Vida no município de Turvo" Mostra Local de: Guarapuava Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Cooperativa de Crédito Rural

Leia mais