O projeto terá por objetivo abordar atividades que serão destinadas aos alunos do 1 Ciclo do Ensino Fundamental, mais precisamente com o 1ª série.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O projeto terá por objetivo abordar atividades que serão destinadas aos alunos do 1 Ciclo do Ensino Fundamental, mais precisamente com o 1ª série."

Transcrição

1 1TÍTULO DO PROJETO Eu e nós na sala de aula 2 CICLO OU SÉRIE ESCOLHIDA O projeto terá por objetivo abordar atividades que serão destinadas aos alunos do 1 Ciclo do Ensino Fundamental, mais precisamente com o 1ª série. 3 BLOCOS TEMÁTICO PROPOSTOS EIXO DO ENSINO RELIGIOSO EIXO DE HISTORIA EIXO DE GEOGRAFIA Alteridade(o eu/ eu sou eu com todos/ eu eos outros somos nós) Historia local de do cotidiano Conservando o Ambiente 4 AUTORA Caroline Costa (2 Semestre 2006) carolinecosta3@zipmail.com.br 5 FUNDAMENTAÇAO PEDAGÓGICA O projeto eu e nós na sala de aula será um fio norteado para o processo de alfabetização, uma opção que possibilitara o acesso à leitura, á escrita, o pleno desenvolvimento do aluno, a construção da identidade e o também o desenvolvimento da autonomia no decorrer das atividades e de tudo que será trabalhado. Sabendo que a sociedade em que vivemos, exige do indivíduo um conhecimento do seu meio, esse projeto pretende fazer com que se construa um

2 conhecimento faça do indivíduo ser capaz de agir de forma critica e consciente nesse meio que está inserido. O artigo 32 da Lei de Diretrizes e Bases ressalta que é importante que seja incentivado o aluno para que este domine a leitura, a escrita e o cálculo, pois se estenderá durante 8 anos, portanto esse incentivo é essencial desde a primeira série do primeiro ciclo. Dessa forma se faz necessário mostrar ao aluno o mundo letrado em que vive, mesmo que a leitura e a escrita não se façam presente no cotidiano de cada um. È é por meio de atividades, do estimulo e do incentivo que isso será construído aos poucos. O aluno deverá também compreender o seu ambiente natural, social podendo compreender e respeitar os fatos que ocorrem no mundo em que vive, sendo capaz de refletir sobre o que vem acontecendo e portanto tomando atitudes de mudanças que podem ser tomadas. A escola e a família também têm um papel muito importante para o desenvolvimento do aluno, pois a família proporciona a educação base desse aluno, e a escola proporciona um trabalho ligado com a família para que essa educação cresça. Com esse vinculo o aluno despertará em si mesmo o vinculo afetivo que se faz necessário pra o convívio social, em que saberá respeitar as diversidades culturais e manifestações religiosas que estão inseridas no seu dia-a -dia. O auto reconhecimento e o conhecimento do outro e do contexto social no qual a criança está inserida proporcionará a ela a percepção do processo de construção da historia nas constantes descobertas das mudanças em relação a si próprio e aos outros que convivem com elas. Ao ter o contato com fontes históricas, para identificar suas características a criança ter a oportunidade de compreender o uso dessas fontes como um documento revelador do seu momento. Ao proporcionar momentos de pesquisa, entrevistas, conversa com pessoas mais velha, a criança estará desenvolvendo sua autonomia e construindo sua identidade. Dessa forma será possibilitado as crianças que percebam a diferença que há entre seus colegas, suas famílias. Essa diferença ira transcender para a sala de aula, onde o professor como mediador das ações deverá propiciar um

3 ambiente agradável. Durante todo o ano as crianças irão conviver no mesmo local, a sala de aula. Essa sala de aula é um espaço com carteira e quadro de giz, para que seja transmitido o conhecimento. Tendo essa visão podem-se propor as crianças que esse ambiente seja modificado, as carteiras seja mudadas e os alunos sentem-se em diferentes lugares. Ao construírem a sua história, ao compreenderem a história de seus colegas, iram ter um convívio diferente dentro da sala de aula, tendo que ser trabalhado essas diferenças dentro da sala de aula, para que todos se respeitem trabalhando com a conservação desse ambiente de diferentes maneiras e trabalhando a questão dos valores. Através dessa estratégia o professor estará desenvolvendo muitos aspectos significativos para a vida da criança, desde a questão de espaço, valores, interação e etc. Também por meio disso, poderá verificar se essa mudança contribui para o aprendizado, rendimento e convivência dos alunos. As crianças que o projeto irá abordar (1ª série - 1º ciclo do Ensino Fundamental) segundo Piaget encontram-se na fase que ele caracterizou com Pré-operatório, ou seja, nessa fase as crianças procuram adiquirir habilidades verbais, pois conseguem nomear tudo o que as cerca e agem de acordo com a intuição. Esse estágio é conhecido também com o estágio da Inteligência Simbólica, o qual surge na criança a capacidade de trocar um objeto ou algo por uma representação. 6 OBJETIVOS PROPOSTOS Possibilitar o reconhecimento do contexto social no qual as crianças estão inseridas. Proporcionar condições para a construção da identidade; Desenvolver a autonomia Identificar diferenças entre seus colegas; Compreender o espaço sala de aula como um ambiente de convívio.

4 7 RECURSOS DIDÁTICOS Para o desenvolvimento do projeto serão necessários os seguintes materiais: Cartolina, folha sulfite, canetinha, lápis, borracha, giz, caderno, lápis de cor, giz de cera, papel bobina. 8 DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES As atividades que serão norteadas, em primeiro momento irão proporcionar aos alunos que construam a sua história. Após todas as pesquisa que serão feitas, os alunos iram apresentarem os seus dados. Após todos conhecerem um pouco da historia de cada colega, será trabalhado a questão da convivência na sala de aula. Vão ocorrer as mudanças na sala de aula, então as atividades serão: -Pedir para os alunos se desenharem em uma folha com forma de porta retrato. -Expor para todos seus colegas. -Questionar aos alunos se ele sempre foram assim? Se eles mudaram? -Pedir para pesquisem em casa em fotos e verifiquem se mudaram. -A partir disso, argumentar a pedir para que eles contem o que mudaram e depois façam um desenho. - Questionar aos alunos se eles sabem quem escolheu o nome deles? Onde eles nasceram?qual o dia que nasceram? Quantos quilos, quantos centímetros? Etc. -Pedir para que façam uma pesquisa com os pais e tragam para a outra aula. -Fazer uma roda de conversa, e pedir para que contem o que cada um descobriu. - Pedir para que desenhem o que mais acharam de diferente entre eles e os colegas.e também em outro desenho o que achou de mais parecido.

5 -Montar um cartaz com a data de nascimento de cada um.expor na sala para que todos saibam o aniversario dos colegas. -Fazer uma roda de conversa e discutir como é a família de cada um. O que cada um faz?quem trabalha?quem estuda? O que você mais costa na sua família? A cidade onde nasceram, a quanto tempo mora nessa casa, e em quais cidades já moraram. Tem vizinho perto da sua casa. -Formar duplas com o colega e mostrar o que fizeram, fazendo com que o colega conheça a família do outro. -Construir, cada dupla, um desenho colocando as diferenças entre as famílias. -Em um roda de conversa discutir os assuntos pesquisados. Trabalhar nesse momento a questão de vizinhos e também a questão da convivência. -Pedir para que façam um desenho das pessoas que são seus vizinhos na sala de aula (quem senta na frente, atrás, do lado). Após terminar, entrevistar esses colegas e descobrir o que cada um mais gosta de brincar. - Fazer um levantamento de quantas meninas e quantos meninos há na sala. -Formar grupos o qual terão que descrever as brincadeiras preferidas das meninas e dos meninos. -Escolher uma brincadeira para se divertirem em uma atividade fora da sala. - Verificar a sala de aula e desenhar os objetos que há dentro dela. - Expôr os desenhos e questionar aos alunos se esses objetos podem ser modificados, trocados de lugar. -Deixar que os alunos organizassem a sala de uma outra forma. - Ao organizarem as carteiras pedir para que cada um escolha um outro lugar para sentar. Propor a eles que a cada 15 dias eles poderão mudar a sala de aula -Montar um mapa do tempo, (Organização das carteiras) para que a cada mudança os alunos identifiquem em qual carteira eles estão.

6 9 AVALIAÇÃO A avaliação será contínua ao longo da realização do projeto, através do acompanhamento do processo de aprendizagem. Será observado se a criança demonstra reconhecimento do seu contexto social, demonstra atitudes de autonomia, se ao reconhecer as diferenças entre seus colegas, sabem conviver com essas diferenças, e também como são as atitudes e o convívio com os demais colegas em sala de aula. 10 COMENTÁRIO DO TEMA A princípio imaginava que iria ser difícil desenvolver esse tema, mas após escolher os eixos percebi que um eixo complementava o outro e, num todo, possibilitariam o desenvolvimento atividades que contribuíssem para as crianças dessa faixa etária. O eixo escolhido para o Ensino Religioso, possibilita a exploração do quem sou eu? Do quem somos nós? Todas as questões iram possibilitar o reconhecimento do contexto social no qual as crianças estão inseridas. Em primeiro lugar irão levantar os dados da sua historia de vida, e depois em um momento de interação todos terão acesso a historia de vida de cada um (desde a religião que seguem até os costumes) Para isso é necessário o eixo estabelecido de História. Nesse eixo a criança irá identificar as características da sua família, os seus costumes e etc. Dessa forma poderão verificar que os seus colegas possuem costumes diferentes, em fim cada um tem a sua história de vida. Isso ira influenciar no cotidiano em sala de aula, pois vão aparecer as diferenças, as contradições. È nesse momento que se trabalhara o cotidiano na sala de aula, resgatando os valores para dentro da sala de aula. È nesse momento que se encaixa o eixo da Geografia, onde os alunos terão de conservar o ambiente tanto na questão física, mas também na questão

7 de convivência. Terão de compreender as salas de aula, poderão levantar hipóteses de modificar ou reorganizar a sala.isso poderá ser semanalmente, podendo fazer um mapa do tempo, ou seja, a cada modificação os alunos sentaram em diferentes lugares, e isso será registrado e depois verificado por quantos lugares o aluno passou. Essa estratégia poderá ser utilizada para verificar o rendimento dos alunos e se influencia na aprendizagem.

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan Professor (a): Vanessa Magnan PLANEJAMENTO (Identidade) Competências: Objetivos: Leitura, Oralidade, Escrita Compreender a importância do nome; Descobrir o prazer e o interesse pela leitura e pela escrita;

Leia mais

5 FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

5 FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICA 1 TEMA Aprender a ouvir o outro que possui uma religião diferente 2 SÉRIE 4ª série ou 2ª etapa do ciclo II 3 ALUNO Cristiane Guimarães Silva cristiane_puc_32@yahoo.com 4 OBJETIVOS Perceber que existem

Leia mais

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas Etapas para rotina de início de ano letivo para educação infantil Chegada e acolhida; Iniciação e rodinha; Lanche; Recreio; Banheiro/higiene; Brincadeira livre; Atividades Organizadas; Despedida. Dicas

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução... 2 Objetivos... 2 Possibilidades de Trabalho... 3

SUMÁRIO. Introdução... 2 Objetivos... 2 Possibilidades de Trabalho... 3 SUMÁRIO Introdução............................................ 2 Objetivos............................................. 2 Possibilidades de Trabalho........................... 3 Conhecimento Religioso

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

Projeto: conhecendo os dinossauros

Projeto: conhecendo os dinossauros Projeto: conhecendo os dinossauros Maria Aparecida Pereira mar.per@terra.com.br RESUMO Os dinossauros de uma maneira incrível habitam o imaginário das crianças, pois esses gigantes da pré-história estão

Leia mais

SEQUÊNCIA DE FIGURAS

SEQUÊNCIA DE FIGURAS SEQUÊNCIA DE FIGURAS Sala 1 Matemática EF I EMEF JOSÉ CRUZ Professora Apresentadora: MARIA INÊS LEME FERREIRA Realização: Justificativa Trabalhar as formas geométricas de forma concreta e lúdica para que

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE 1 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE Acadêmica: Carla Juliéte B. Amelini Professora Supervisora do estágio: Silandra Badch Rosa Universidade Luterana do Brasil

Leia mais

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa:

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar, apresentando na escola dificuldades de aprendizagem, decorrentes dessa

Leia mais

BRINCADEIRA TEM HORA?

BRINCADEIRA TEM HORA? BRINCADEIRA TEM HORA? Natalia Gonçalves EMEF Prof. Roberto Plínio Colacioppo No ano letivo de 2009, a escola onde leciono sofreu uma alteração em sua estrutura de horários e de distribuição dos anos de

Leia mais

Conhecendo nossa vizinhança

Conhecendo nossa vizinhança Conhecendo nossa vizinhança De acordo com os PCNs o ensino de Geografia pode levar os alunos a compreenderem de forma mais ampla a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

Sequência Didática 1-2 o Ano 1 o bimestre. Língua Portuguesa - 4 o Ano - Jogando mico com pares de substantivos abstratos e adjetivos

Sequência Didática 1-2 o Ano 1 o bimestre. Língua Portuguesa - 4 o Ano - Jogando mico com pares de substantivos abstratos e adjetivos www.apoioaaula.com.br Sequência Didática Sequência Didática 1-2 o Ano 1 o bimestre Língua Portuguesa - 4 o Ano - Jogando mico com pares de substantivos abstratos e adjetivos Introdução Uma das formas de

Leia mais

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018 Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil Novembro/ 2018 Coleção Monte e Remonte Estrutura da apresentação 1. Composição da Coleção 2. Fundamentação da Educação Infantil 3. Concepção pedagógica

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Comunicação não verbal Mês: Outubro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimule os alunos a comunicação não violenta através

Leia mais

ALBERTO DO SONHO AO VOO Editora: Scipione Autor: José Roberto Luchetti

ALBERTO DO SONHO AO VOO Editora: Scipione Autor: José Roberto Luchetti ALBERTO DO SONHO AO VOO Editora: Scipione Autor: José Roberto Luchetti Indicação: 4º ano do Ensino Fundamental Duração: 1 bimestre Disciplina: Arte, História e Língua Portuguesa Temas: Biografia de Santos

Leia mais

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS Carina da Silva Ourives Nanci Félix Veloso RESUMO ULBRA Cachoeira do Sul carinaourives046@gmail.com

Leia mais

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto Indicação: 3º ano do Ensino Fundamental Duração: 3 meses Disciplina: Geografia, História e Língua Portuguesa Temas: Escola, analfabetismo, trabalho

Leia mais

As primeiras noções de mapa e a importância da Geografia nas séries iniciais

As primeiras noções de mapa e a importância da Geografia nas séries iniciais As primeiras noções de mapa e a importância da Geografia nas séries iniciais Ler e buscar informações Nas aulas de Geografia, é importante que a criança tenha espaço para desenhar e representar as situações,

Leia mais

RESGATE CULTURAL: CONSTRUINDO UMA PIPA

RESGATE CULTURAL: CONSTRUINDO UMA PIPA RESGATE CULTURAL: CONSTRUINDO UMA PIPA INTRODUÇÃO O presente trabalho elucida aspectos relevantes de um planejamento elaborado para uma turma de 3ª ano do Ensino Fundamental/Séries Iniciais que tem como

Leia mais

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO http://mariaotilha.com/acesso em 03/03/16 http://dicasderoteiro.com/acesso em 03/03/16 http://flaviamelissa.com.br/acesso

Leia mais

Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0

Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0 Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0 LEGO Education WeDo 2.0 foi desenvolvido para envolver e motivar os estudantes do Ensino Fundamental I a aprender conteúdos relacionados às áreas de Ciências

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO CUIABÁ 2015 Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar

Leia mais

PLANEJAMENTO (Rótulos) Portadores de texto - RÓTULOS Oralidade; ordem alfabética, produção de diferentes portadores de textos; argumentação;

PLANEJAMENTO (Rótulos) Portadores de texto - RÓTULOS Oralidade; ordem alfabética, produção de diferentes portadores de textos; argumentação; PLANEJAMENTO (Rótulos) Professor (a): Rosa Ilene Martini Garavaglia Portadores de texto - RÓTULOS Oralidade; ordem alfabética, produção de diferentes portadores de textos; argumentação; Competências criatividade.

Leia mais

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 PLANO DE UTILIZAÇÃO 2017 Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 01- Livro de história (plástico ou tecido): usado como recurso lúdico-pedagógico para incentivar o interesse pela

Leia mais

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre Proposta Pedagógica 2017 (ANO) 2 Bimestre Professor: Aisha Coraci maternal III 2º Bimestre / 2017 PROJETO DE TRABALHO OBJETIVOS RECURSOS DIDÁTICOS Projeto Identidade Autonomia (sentidos) Ensinar não é

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL I. Reconhecer e distinguir os sentimentos. Palavras e Sentimentos. 2 aulas

ENSINO FUNDAMENTAL I. Reconhecer e distinguir os sentimentos. Palavras e Sentimentos. 2 aulas ENSINO FUNDAMENTAL I Palavras e Sentimentos Em prosa e verso Reconhecer e distinguir os Roda de conversa: explorar os diversos ; incentivar os alunos a perceberem o valor do que sentimos; explicar a importância

Leia mais

Projeto: Sala ambiente e Grafite. Cajado Temático

Projeto: Sala ambiente e Grafite. Cajado Temático Projeto: Sala ambiente e Grafite Cajado Temático Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção.( Paulo Freire) JUSTIFICATIVA: A ideia das salas ambiente

Leia mais

5 FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

5 FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICA 1 TEMA Kardecistas falam de Deus 2 SÉRIE 3ª série ou 1ª etapa do ciclo II 3 ALUNO Maysa Nogueira da Silva maysa_ns@hotmail.com 4 OBJETIVOS Perceber que o Trascendente têm diferentes representações nas

Leia mais

Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade Planificação/Critérios de Avaliação Estudo do Meio 1ºAno Estratégias/ Recursos

Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade Planificação/Critérios de Avaliação Estudo do Meio 1ºAno Estratégias/ Recursos Domínio (Unidade/ Tema) Subdomínio / Conteúdos Meta de Aprendizagem geral Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade Planificação/Critérios de Avaliação Estudo do Meio 1ºAno Estratégias/ Recursos Avaliação:

Leia mais

PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I

PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I MÓDULO TEMAS CONTEÚDO CONCEITUAL QUANTIDADE DE AULAS DESCOBRINDO A SI MESMO A importância dos nomes Estou mudando Em prosa e verso Descobrir a si mesmo e compreender

Leia mais

HISTÓRIA LOCAL E DO COTIDIANO ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO E PARADIDÁTICO ACERCA DO TEMA

HISTÓRIA LOCAL E DO COTIDIANO ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO E PARADIDÁTICO ACERCA DO TEMA HISTÓRIA LOCAL E DO COTIDIANO ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO E PARADIDÁTICO ACERCA DO TEMA Acadêmica: Joseane Santos da Silva Costa Docente: Sinóvia Rauber Disciplina: História para o início da escolarização

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CASA DA CRIANÇA DE JAÚ Rua: Botelho de Miranda, 64 Fone: (14) CEP: Jaú SP

ASSOCIAÇÃO CASA DA CRIANÇA DE JAÚ Rua: Botelho de Miranda, 64 Fone: (14) CEP: Jaú SP MÊS JANEIRO- TEMA NOSSAS FÉRIAS Criar um contato com as Educadores, Crianças e Criar um vínculo através da Fazendo parte do dia a dia, crianças e educadores do funcionários da instituição do comunicação.

Leia mais

PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL

PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL CRECHE MUNICIPAL TERTULIANA MARIA DE ARRUDA SOUZA MÂE NHARA Projeto do segundo bimestre PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL CUIABÁ 2015 Projeto: Diversidade Cultural INTRODUÇÂO Ao analisar o cenário atual da

Leia mais

Público alvo: Alunos do 4º do Ensino Fundamental da escola EMEF Professor. Responsáveis pelo desenvolvimento: Acadêmicas do curso de Pedagogia da FEF,

Público alvo: Alunos do 4º do Ensino Fundamental da escola EMEF Professor. Responsáveis pelo desenvolvimento: Acadêmicas do curso de Pedagogia da FEF, PROJETO: CIÊNCIAS EM AÇÃO. Público alvo: Alunos do 4º do Ensino Fundamental da escola EMEF Professor Ivonete Amaral da Silva. Duração: 11 meses Responsáveis pelo desenvolvimento: Acadêmicas do curso de

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ACADÊMICA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ACADÊMICA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ACADÊMICA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Acadêmica Julia Konorat de Souza Orientadora Professora Dra Vera Lícia de Souza Baruki Introdução Este trabalho

Leia mais

CIDADE PARA CRIANÇAS

CIDADE PARA CRIANÇAS CIDADE PARA CRIANÇAS CURSO DE OFICINAS EDUCATIVAS Aprendizagem espacial é essencial para o desenvolvimento das crianças. O espaço e o ambiente onde estamos inseridos determinam em muitas medidas nossa

Leia mais

BUSCANDO O EQUILÍBRIO Opa! Segura aí!

BUSCANDO O EQUILÍBRIO Opa! Segura aí! BUSCANDO O EQUILÍBRIO Opa! Segura aí! CHEHADE, Andrea¹; NASO, Débora¹; RANA, Débora¹; RODRIGUES, Carminha¹. Ano de desenvolvimento: 2008 Faixa etária das crianças: 4 anos Para uma mente completa, Estude

Leia mais

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias Ano 02

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

Sequência didática 9 TRAJETOS E PONTOS DE REFERÊNCIA

Sequência didática 9 TRAJETOS E PONTOS DE REFERÊNCIA TRAJETOS E PONTOS DE REFERÊNCIA Objetivos gerais Nesta sequência didática, o objetivo é estimular o desenvolvimento inicial do raciocínio geográfico e do pensamento espacial do aluno, trabalhando as noções

Leia mais

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I.

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I. Centro Educacional Mundo do Saber Palhoça, 18 de Fevereiro de 2013 Professora Bárbara pereira Turma Maternal I Projeto anual Justificativa O Projeto tem a importância essencial para a aprendizagem das

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Estimular a curiosidade dos estudantes para novas criações. Instigar o pensamento e argumentação crítica dos estudantes.

Leia mais

O Maior Tesouro da Humanidade

O Maior Tesouro da Humanidade elaboração: Tatiana Pita Mestre em Educação pela PUC (SP) O Maior Tesouro da Humanidade escrito por ilustrado por Patrícia Engel Secco Fábio Sgroi 2 O prazer da leitura Ler é um exercício de voar sem sair

Leia mais

O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. Resumo: UNIDADE 2. Abril de 2013

O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. Resumo: UNIDADE 2. Abril de 2013 O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO Resumo: UNIDADE 2 Abril de 2013 Segundo Libâneo (1994), o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO ADRIANO SILVA CAROLINE PEREIRA DA SILVA FLÁVIA BARNER COUTO ISABELA JAPYASSU JULIANA RIGHI MARINA MARQUES Sequência didática abordando o conteúdo de Geometria

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO Lei Distrital nº 4311/2009 INFANTIL II

PLANO DE EXECUÇÃO Lei Distrital nº 4311/2009 INFANTIL II PLANO DE EXECUÇÃO 2017 - Lei Distrital nº 4311/2009 INFANTIL II O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: GEOGRAFIA Série: 3º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: GEOGRAFIA Série: 3º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: GEOGRAFIA Série: 3º ano Ensino Fundamental 1ºBIMESTRE UNIDADE 1 As sociedades organizam o Cap. 1: O em que você vive Você e seu lugar Um lugar especial Cap. 2: O geográfico As

Leia mais

olhar da gente depende do Ellen Pestili Suplemento do Professor Elaborado por Paula Strano e Aline Sá Martins

olhar da gente depende do Ellen Pestili Suplemento do Professor Elaborado por Paula Strano e Aline Sá Martins Igual ou diferente, olhar da gente depende do Suplemento do Professor Elaborado por Paula Strano e Aline Sá Martins Ellen Pestili Conhecendo a coleção Letra e Cor é a coleção de Ellen Pestili que traz

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

Projeto Poesia. Atividade 1: Momento 1: Converse com a turma sobre o que é uma poesia, dê exemplos e apresente alguns poetas e poetisas.

Projeto Poesia. Atividade 1: Momento 1: Converse com a turma sobre o que é uma poesia, dê exemplos e apresente alguns poetas e poetisas. Projeto Poesia http://pixabay.com/pt/livros-certificado-cont%c3%aainer-pote-158066/ Público alvo: Educação Infantil / Crianças de 4 anos. Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: 5 semanas Justificativa:

Leia mais

1º bimestre Quadro bimestral

1º bimestre Quadro bimestral Objetos de conhecimento Letramento matemático Recordar o que foi estudado anteriormente. Apresentação das unidades temáticas. Habilidades Referência no material didático Propostas de atividade Fontes de

Leia mais

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE.

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. - Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. A COLEÇÃO FUNDAMENTOS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística.

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. PLANEJAMENTO: Identidade PROFESSORA: Iracema Pavão História trabalhada ao longo da sequência: Competências Objetivos Estratégias em Leitura; produção textual; oralidade; análise linguística. - Estimular

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DIÁRIA 19/01/2011

PLANIFICAÇÃO DIÁRIA 19/01/2011 INSTITUIÇÃO FORMADORA: ISEC CURSO: Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino Básico PLANIFICAÇÃO DIÁRIA 19/01/2011 INSTITUIÇÃO DE INTERVENÇÃO: Jardim

Leia mais

Manual do Professor. Orientação e Supervisão : M. Ligia C. Carvalhal, *Projeto Microtodos, a microbiologia a serviço da cidadania.

Manual do Professor. Orientação e Supervisão : M. Ligia C. Carvalhal, *Projeto Microtodos, a microbiologia a serviço da cidadania. MicroLigue - o jogo das associações - Manual do Professor Autores: Roseane de Souza, M. Marta Carvalhal e M. Ligia C. Carvalhal. Ilustração: Daniela C. Velázquez. Orientação e Supervisão : M. Ligia C.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PAISAGEM NO ENSINO DA GEOGRAFIA

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PAISAGEM NO ENSINO DA GEOGRAFIA A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PAISAGEM NO ENSINO DA GEOGRAFIA Autora: Alcione Pereira da Silva Universidade Federal do Maranhão Alcione.1980@hotmail.com.br Co-autora: Aldaene Ferreira Silva Universidade Federal

Leia mais

Atividades para o Projeto Proclamação da República

Atividades para o Projeto Proclamação da República Atividades para o Projeto Proclamação da República Propor Desenhos para colorir e colagens (Educação Infantil); Produções textuais com os alunos (Individuais ou coletivas); Confecções de Lembrancinhas

Leia mais

Vamos brincar de reinventar histórias

Vamos brincar de reinventar histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de reinventar histórias Ano 03 Unidade 04 Material

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTOS DE PEDAGOGIAA PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTOS DE PEDAGOGIAA PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTOS DE PEDAGOGIAA PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 2017 Disciplina: Matemática Nível: Ensino Fundamental Série: 2º Ano

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Iane Adeline Barbosa Cavalcante; Júlia Rodrigues Mouta; Ana Paula da Silva Cedro; Israel Rocha Brandão. Universidade

Leia mais

Promoção da Saúde na Educação Básica

Promoção da Saúde na Educação Básica UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Promoção da Saúde na Educação Básica Projeto de Extensão submetido ao Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação,

Leia mais

NATUREZA E SOCIEDADE RCNEI-REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

NATUREZA E SOCIEDADE RCNEI-REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NATUREZA E SOCIEDADE RCNEI-REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Práticas no eixo Natureza e Sociedade Como você trabalho no eixo Natureza e Sociedade? Quais os materiais você utiliza

Leia mais

Atividade Tempo Descrição Materiais Apresentação do Triângulo de Pascal

Atividade Tempo Descrição Materiais Apresentação do Triângulo de Pascal Introdução Bagunçando Pascal 3º ao 5º anos Esta atividade estimula os alunos a explorar padrões de números no Triângulo de Pascal. Eles vão investigar e questionar o que acontece quando as regras vão mudando.

Leia mais

PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO

PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CRECHE MUNICIPAL TERTULIANA MARIA DE ARRUDA SOUZA MÂE NHARA PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CUIABÁ 2015 INTRODUÇÃO Partindo do pressuposto de que a creche é um espaço

Leia mais

vivências de diferentes atividades. Projeto Identidade Projeto Natureza e Sociedade - Ciências Portfólio Literário

vivências de diferentes atividades. Projeto Identidade Projeto Natureza e Sociedade - Ciências Portfólio Literário Material *itens da lista anexa Blocos - de vivências branco - 20 folhas encadernar na vertical (espiralados) com capa e contracapa transparentes (decorar contracapa do bloco) encadernar separadamente um

Leia mais

Interdisciplinaridade em Sala de Aula

Interdisciplinaridade em Sala de Aula Interdisciplinaridade em Sala de Aula INTERDISCIPLINARIDADE A interdisciplinaridade é conceito em construção, e precisa da contribuição de todos os atores educativos, para a construção de um elo entre

Leia mais

PLANETA ARTE: desenhando e compartilhando arte através de um ambiente virtual de aprendizagem

PLANETA ARTE: desenhando e compartilhando arte através de um ambiente virtual de aprendizagem UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA DIGITAL APLICADA À EDUCAÇÃO PLANETA ARTE: desenhando e compartilhando arte através

Leia mais

Organização do Espaço Físico na Creche

Organização do Espaço Físico na Creche Organização do Espaço Físico na Creche O Espaço Físico não apenas contribui para a realização da educação, mas é em si uma forma silenciosa de educar. Como afirma Antonio Viñao Frago, referindo-se ao espaço

Leia mais

CHUVA DE IDEIAS PEDAGÓGICAS ESCOLA: PROFESSOR (A): Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

CHUVA DE IDEIAS PEDAGÓGICAS ESCOLA: PROFESSOR (A): Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. ESCOLA: CHUVA DE IDEIAS PEDAGÓGICAS PROFESSOR (A): Queridos (as) professores (as): Hoje vamos evidenciar o pensar e o agir no contexto escolar, com uma ampla chuva de ideias pedagógicas, para que o planejamento

Leia mais

Prof. Eduarda Maria Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena

Prof. Eduarda Maria Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena Prof. Eduarda Maria Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena Objetivos da aula de hoje Discutir sobre a concepção de currículo; Compreender

Leia mais

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017 REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017 Pauta do encontro Apresentação dos professores, concepção das áreas e conteúdos de ensino; Organização do tempo (apresentação dos professores e momento para tirar dúvidas);

Leia mais

1. TÍTULO Eu e o outro pensamos diferentes rezamos diferentes.

1. TÍTULO Eu e o outro pensamos diferentes rezamos diferentes. 1. TÍTULO Eu e o outro pensamos diferentes rezamos diferentes. 2. CICLO OU SÉRIE Primeira etapa do primeiro ciclo ou primeira série 3. ÁREAS DESENVOLVIDAS Ensino Religioso, Artes, Língua Portuguesa, História.

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL BARASUOL, Cristiano de Castro 1 ; NASCIMENTO, Rosangela Conceição Gomes 2 Palavras-chave: Educação Física. Anos Iniciais. Currículo

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NO ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NO ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NO ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Sergio Celio Klamt * Lilian Kelly Brizolla Isquierdo Gonçalves** 1 Eduarda Oliveira *** 1 RESUMO O presente

Leia mais

TÍTULO: MAX WEBER: AÇÃO SOCIAL E OS TIPOS DE AÇÕES SOCIAIS

TÍTULO: MAX WEBER: AÇÃO SOCIAL E OS TIPOS DE AÇÕES SOCIAIS 1 TÍTULO: MAX WEBER: AÇÃO SOCIAL E OS TIPOS DE AÇÕES SOCIAIS AUTOR: DOUGLAS JOSÉ KLANN CONTATO: douglasjklann@gmail.com OBJETIVO GERAL: Compreender a vida social e as ações individuais a partir da Sociologia

Leia mais

Explorando estratégias pedagógicas através de Nós no mundo

Explorando estratégias pedagógicas através de Nós no mundo Explorando estratégias pedagógicas através de Nós no mundo Mary Lúcia Pedroso Konrath Mara Lúcia Fernandes Carneiro Marie Jane Soares Carvalho Liane Margarida Rockenbach Tarouco Dezembro de 2006. Desenvolvimento

Leia mais

6. Lembre-se de um dia que você foi muito feliz e desenhe seu auto retrato de acordo com aquele momento.

6. Lembre-se de um dia que você foi muito feliz e desenhe seu auto retrato de acordo com aquele momento. Projeto Colcha de retalho.. A colcha de retalhos (Conceil Correa da Silva, Nye Ribeiro Silva) que retrata a história da avó que costura uma colcha através de pedaços diferentes de tecido. Com este gesto

Leia mais

Publico alvo: alunos do 1º ao 9º ano E.E. Otávio Gonçalves Gomes

Publico alvo: alunos do 1º ao 9º ano E.E. Otávio Gonçalves Gomes Projeto Brasil misturado Duração: 01/11/12 a 30/11/12 Publico alvo: alunos do 1º ao 9º ano E.E. Otávio Gonçalves Gomes Culminância: Dia 30 de novembro Característica: Projeto interdisciplinar, envolvendo

Leia mais

AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS: Ciências

AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS: Ciências AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS: Ciências Data: 17/02 Tema: Dengue, chicungunya: sintomas e prevenção Objetivo: Compartilhar conhecimento a respeito do tema Descrição da atividade: Jornal falado Participação

Leia mais

1º bimestre Sequência didática 2

1º bimestre Sequência didática 2 Título: As cidades e seus mapas Duração: 2 aulas Introdução Esta sequência didática pretende trabalhar noções cartográficas por meio das representações de mapas e imagens de satélites do espaço urbano.

Leia mais

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais didáticos e sua utilização, de acordo com a metodologia adotada

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

PROJETOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

PROJETOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PROJETOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PROJETOS: Construção de Projetos Prof. Me. Renato Borges Palavras-chave: projetos; metodologia; constrição. 1 Os objetivos da Disciplina Levar o estudante a compreender

Leia mais

3º Encontro Temático de 2017 Teoria das Inteligências Múltiplas no Contexto Escolar

3º Encontro Temático de 2017 Teoria das Inteligências Múltiplas no Contexto Escolar 3º Encontro Temático de 2017 Teoria das Inteligências Múltiplas no Contexto Escolar Sejam todos Bem Vindos! Sensibilização Dinâmica: Poesia ao Acaso ORIENTAÇÃO DINÂMICA: POESIA AO ACASO (Adaptado de JURADO,

Leia mais

A INCLUSÃO NUMA PERSPECTIVA EDUCATIVA: APRENDENDO A RESPEITAR AS DIFERENÇAS ATRAVÉS DA LITERATUTA INFANTIL.

A INCLUSÃO NUMA PERSPECTIVA EDUCATIVA: APRENDENDO A RESPEITAR AS DIFERENÇAS ATRAVÉS DA LITERATUTA INFANTIL. A INCLUSÃO NUMA PERSPECTIVA EDUCATIVA: APRENDENDO A RESPEITAR AS DIFERENÇAS ATRAVÉS DA LITERATUTA INFANTIL. Camila de Assis Pimentel; Adriely Renally Barbosa Cavalcanti ; Maria Rita Ribeiro Neta; Letícia

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA BÁSICA ANTONIETA SILVEIRA DE SOUZA ENSINO FUNDAMENTAL I (4º e 5º ANO)

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA BÁSICA ANTONIETA SILVEIRA DE SOUZA ENSINO FUNDAMENTAL I (4º e 5º ANO) PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA BÁSICA ANTONIETA SILVEIRA DE SOUZA ENSINO FUNDAMENTAL I (4º e 5º ANO) CASSIANO CASTRO DANIELLA ANGELITA MARQUES ELISABETE MARIA R. CAMPOS VANIA

Leia mais

TRABALHANDO A LEITURA ORAL 4º INTRODUÇÃO

TRABALHANDO A LEITURA ORAL 4º INTRODUÇÃO TRABALHANDO A LEITURA ORAL INTRODUÇÃO A leitura tem sido considerada um importante e indispensável instrumento de desenvolvimento individual e social. O homem que sabe ler e escrever tem melhores condições

Leia mais

Aulas de Terça-Feira

Aulas de Terça-Feira Aulas dadas: Conteúdos e tarefas da Semana- 101 Semana de 31 a 4 de novembro de 2016 Problemas matemáticos (adição) Musica *Baile de Halloween ------------------------------ Formar palavras com as silabas

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem Material *itens da lista anexa Quantidade PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS Data de utilização Unidade de Aprendizagem Descrição da atividade didática Livros de

Leia mais

MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO:

MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental I- TURMA: 3º

Leia mais

PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR:

PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR: PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR: NOS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO: NOS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO JUSTIFICATIVA: Produzir bons leitores é o grande desafio

Leia mais

Palavras-chave: História, conhecimento, aprendizagem significativa.

Palavras-chave: História, conhecimento, aprendizagem significativa. 1 CONHECENDO O MUNICÍPIO E FAZENDO NOSSA HISTÓRIA Luciana Mourales Leonardi Sílvia Maria Barreto dos Santos ULBRA lu.m.leonardi@hotmail.com RESUMO O projeto desenvolvido no Estágio de Anos Iniciais, do

Leia mais

PROJETO PORTO DE HISTÓRIAS

PROJETO PORTO DE HISTÓRIAS PROJETO PORTO DE HISTÓRIAS Izabel Maria Lopes Ano: 1º ano do Ensino Médio. Componente curricular: Língua Portuguesa. Livro Base: Porto de Histórias Moacyr Scliar Tempo previsto: 20 horas/aula. Introdução

Leia mais

PLANO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO

PLANO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO PLANO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO Habilitação: Técnico em Química Área Profissional: Controle e Processos Industriais Carga horária total: 1.720 h/a - 5. Objetivos do Estágio: 1.433 horas mais

Leia mais

INTERVENÇÃO. Interações Ecológicas

INTERVENÇÃO. Interações Ecológicas INTERVENÇÃO Interações Ecológicas Por: Alice Lemos Costa CONTEXTUALIZAÇÃO A Ecologia é a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio, buscando compreender e analisar

Leia mais