3º Encontro Temático de 2017 Teoria das Inteligências Múltiplas no Contexto Escolar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3º Encontro Temático de 2017 Teoria das Inteligências Múltiplas no Contexto Escolar"

Transcrição

1 3º Encontro Temático de 2017 Teoria das Inteligências Múltiplas no Contexto Escolar

2 Sejam todos Bem Vindos!

3 Sensibilização Dinâmica: Poesia ao Acaso

4 ORIENTAÇÃO DINÂMICA: POESIA AO ACASO (Adaptado de JURADO, Juan José; NIETA, Manuel López de la. 101 jogos de lápis e papel para aprender e curtir. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016, p. 183.) Objetivos: aquecimento e entrosamento entre os participantes. Indicação: grupos. Tempo de duração: 30 minutos. Material necessário: Papel sulfite, canetas ou lápis. Procedimentos: formar grupos de 4 ou 5 participantes. Cada um terá um lápis e um pedaço de papel. Os membros dos grupos são numerados e escolhem um coordenador que deve ser sempre o número 1. O jogo começa quando o formador indica aos participantes que devem escrever uma série de palavras sobre o meio ambiente. Por exemplo: os de número 1, um nome; os de número 2 e 3, um adjetivo cada um; os de número 4, uma ação e os de número 5, um tempo verbal. Uma vez escritos, os papéis são dobrados e entregues ao coordenador de cada grupo, que os mistura. Depois, ele vai tirando um por um e escrevendo as palavras uma após a outra. O resultado é uma composição que se lê do jeito que ficou. Em seguida, os grupos têm 5 minutos para retocar a composição, usando artigos, conjunções, preposições, flexões de número e gênero etc., sem incluir nenhuma palavra nova nem mudar a ordem em que ficaram. Uma vez prontas as composições, cada equipe lê a sua em voz alta. As composições resultantes tanto podem ser coerentes quanto irracionais ou mesmo surrealistas. A avaliação final é feita conforme as regras. Regras e sanções: nenhum participante deve saber o que os demais escreveram na primeira fase. O formador supervisiona o resultado final de cada grupo, considerando válidos aqueles que se ativerem às regras estabelecidas. Cada coordenador de grupo dará aos demais grupos uma nota de 1 a 10, previamente acertada com seus colegas.

5 Objetivo do encontro

6 Pauta de trabalho Contextualização; Atividades do livro; Jogos; Próximos passos; Encerramento.

7 Contextualização

8 Aprendendo Juntos Debate sobre o conteúdo do vídeo

9 Atividade do Livro História A Cidade que Queremos : Aprenda com a Gente!

10 ORIENTAÇÃO Objetivos: proporcionar ao educando reflexões sobre a proposta da atividade Aprenda com a Gente ; Levar o educando à compreensão do substantivo coletivo; Compreender que o conjunto de seres ou coisas de uma mesma espécie é o substantivo coletivo; Potencializar a Inteligência Linguística ou Verbal. Intenções da dinâmica: contribuir de forma prazerosa com a reflexão pedagógica do educador no processo de ensinar o substantivo coletivo. Público-alvo: Educandos das turmas do 5º ano. Número de participantes: Não há limite de participantes. Material a ser utilizado: Imagens de seres e coisas e as filipetas com as descrições dos substantivos coletivos. Desenvolvimento (passo a passo): 1 Dividir os educadores em grupos; 2 Apresentar aos educadores as atividades propostas nas páginas 87, 88 e 89 do livro; 3 Socializar com os educadores conversando sobre os objetivos da atividade; 3 Entregar para cada grupo as imagens e as filipetas; 4 Propor aos grupos que associem as imagens à filipeta com o substantivo correspondente; 5 Socializar discutindo sobre a atividade. Avaliação: Que os educadores percebam que por meio de atividades lúdicas a aprendizagem se torna mais significativa. Material anexo: Banda, cacho, frota, réstia, multidão, elenco.

11 ORIENTAÇÃO

12 ORIENTAÇÃO

13 ORIENTAÇÃO

14 ORIENTAÇÃO

15 ORIENTAÇÃO

16 ORIENTAÇÃO

17 Atividade do Livro História A Cidade que Queremos : Pesquise com a Gente!

18 ORIENTAÇÃO Objetivos: Estimular os alunos sobre a importância de comer verduras e legumes para a sua saúde e bemestar. Intenções da dinâmica: Desenvolver a Inteligência Lógico Matemática através da comparação, classificação e correspondência de objetos. Público-alvo: Professores e multiplicadores do 5 ano do ensino fundamental e seus respectivos alunos. Número de participantes: 50 participantes. Material a ser utilizado: Pode ser: papel sulfite, papel pardo, papel cartão, cartolina, fita crepe ou cola, caneta piloto. Avaliação das atividades: Observação e feedback. Anexos: estão nos slides posteriores. Esta atividade pode ser feita individualmente ou em grupos. Na 1 atividade, os alunos deverão comparar e escrever as características de cada verdura ou legume e, em seguida, os pontos em comuns entre eles, dispostos no slide seguinte.

19 Atividade do Livro ALIMENTOS CARACTERÍSTICAS ABSTRAÇÃO EMPÍRICA PONTOS EM COMUM - COMPARAÇÃO: ABSTRAÇÃO REFLEXIVA Alface Rabanete

20 Atividade do Livro ALIMENTOS CARACTERÍSTICAS ABSTRAÇÃO EMPÍRICA PONTOS EM COMUM - COMPARAÇÃO: ABSTRAÇÃO REFLEXIVA Pepino Abobrinha

21 Atividade do Livro ALIMENTOS CARACTERÍSTICAS ABSTRAÇÃO EMPÍRICA PONTOS EM COMUM - COMPARAÇÃO: ABSTRAÇÃO REFLEXIVA Abóbora Tomate

22 ORIENTAÇÃO Na 2ª atividade, os alunos deverão classificar os vegetais de acordo com as características comuns entre eles, deixando no espaço somente aquele legume ou verdura que não possuir nenhuma correspondência com os outros elementos. Segue, no próximo slide, a ilustração da atividade.

23 Atividade do Livro CLASSIFICAÇÃO VERDURAS E LEGUMES CLASSIFICAÇÃO POR CARACTERÍSTICAS

24 ORIENTAÇÃO Na 3 atividade, os participantes deverão analisar as relações existentes entre os elementos, escrevendo-as. Segue, no próximo slide, a ilustração.

25 Atividade do Livro CORRESPONDÊNCIA Qual a relação entre:

26 Atividade do Livro CORRESPONDÊNCIA Qual a relação entre:

27 Atividade do Livro História A Cidade que Queremos : Localize com a Gente!

28 ORIENTAÇÃO Objetivos: contrastar o uso consciente ou não consciente dos elementos da natureza. Intenções da dinâmica: estimular as Inteligências Múltiplas: Visoespacial, Linguística ou Verbal, Naturalista e Interpessoal. Público-alvo: a partir de 7 anos. Número de participantes: Não há limite de participantes. Material a ser utilizado: 4 cartões com as figuras dos elementos água, terra, fogo e ar; papel e caneta. Desenvolvimento (passo a passo): formar 4 grupos, cada grupo representará 1 (Um) elemento;/ Cada grupo deverá escrever 1 (Uma) situação que contribui com e 1 (Uma) que prejudica o meio ambiente decorrente do seu uso;/ 3 minutos será o tempo para os apontamentos;/ Em sentido horário, o elemento será passado de grupo em grupo e estes realizarão novos apontamentos;/ Ao final, cada grupo deverá ter 8 situações;/ O grupo irá expor os elementos e apontamentos a todos, ocasião em que o formador deverá intervir, realizando uma grande roda de conversa, identificando outras situações e trabalhando as conscientizações de forma harmoniosa. Avaliação: Feedback da atividade, conforme o enfoque dos objetivos.

29 Atividade do Livro História A Cidade que Queremos : Reflita com a Gente!

30 ORIENTAÇÃO Objetivos: Trabalhar a consciência e colaborar para a orientação do próximo. Intenções da dinâmica: Criar um cartaz de conscientização através de discussão que os alunos apresentaram em sala. Público-alvo: Qualquer publico. Número de participantes: Qualquer número. Material a ser utilizado: Livro didático, cartaz, fotos, imagens, canetas, lápis, tinta, etc. Desenvolvimento (passo a passo): - O professor pede aos alunos que, sozinhos ou com orientação, respondam as questões da pagina 97 do livro sobre o meio ambiente;/ Posteriormente, corrige com os alunos em debate;/ O professor propõe aos alunos que respondam as questões da página 98 do livro./ Após responderem, o professor divide a sala em grupos e pede aos alunos que discutam nos grupos suas respostas./ Depois de discutirem, o professor propõe que cada grupo, com base em suas respostas, crie cartazes de orientações para que a comunidade opte pela consciência na utilização daquilo que produz impacto na natureza e nas pessoas./ É importante depois utilizar esses cartazes em exposição pela escola e/ou em feiras ou eventos culturais da cidade. Avaliação: O professor avalia de acordo com as respostas, a produção e os tópicos apresentados pelos alunos.

31 Atividade do Livro História A Cidade que Queremos : Conviva Bem!

32 ORIENTAÇÃO Título da atividade: De Professor para Professor. Orientações: Objetivos: Analisar as boas práticas desenvolvidas pelos professores com seus alunos. Intenções da dinâmica: Divulgar o trabalho realizado pelos professores. Público-alvo: Qualquer público. Número de participantes: Qualquer número. Material a ser utilizado: Papel sulfite, lápis e canetas coloridos. Desenvolvimento (passo a passo): Dividir os participantes em grupos. Pedir para abrirem o Livro de Educação Ambiental na página 99. O grupo deverá propor 3 formas diferentes de realizar a atividade proposta. Posteriormente, abrindo a discussão com todos os presentes, essas ideias deverão ser apresentadas e debatidas. Posteriormente, as ideias deverão ser encaminhadas para a Coordenação Pedagógica do programa Caminhos para a Cidadania. Avaliação: Analisar quais são as sugestões dos professores quanto ao trabalho com o livro didático.

33 JOGO Conscientização Ambiental

34 JOGO Mancala

35 Próximos Passos Site: Caminhos para a Cidadania Caminhosparaacidadania.com.br

36 Encerramento Poema: Professor, você pode fazer a diferença com seu aluno.

37

Movimento: Maio Amarelo

Movimento: Maio Amarelo Movimento: Maio Amarelo 2017 Apresentação O Movimento Maio Amarelo surgiu com a preocupação constante em reduzir acidentes de trânsito, em transformar nossa sociedade em um povo mais fraterno e educado.

Leia mais

2º Encontro Temático de 2017 Materiais Instrucionais Significativos

2º Encontro Temático de 2017 Materiais Instrucionais Significativos 2º Encontro Temático de 2017 Materiais Instrucionais Significativos Sejam todos Bem Vindos! Sensibilização Dinâmica: Colocar Palavras numa História Orientação DINÂMICA: COLOCAR PALAVRAS NUMA HISTÓRIA (Adaptado

Leia mais

Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente Dia Mundial do Meio Ambiente 2017 Apresentação O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972,

Leia mais

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia SEQUENCIAS DIDÁTICAS

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia SEQUENCIAS DIDÁTICAS SEQUENCIAS DIDÁTICAS EXPRESSÃO CORPORAL E ARTÍSTICA Para explorar outras formas de expressão... Produção textual através do texto de imagem por meio da obra: Ritinha Bonitinha - Eva Furnari. Apresentação

Leia mais

APRENDENDO COM O LUDO AÇÃO E RADICAL

APRENDENDO COM O LUDO AÇÃO E RADICAL ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA- MS APRENDENDO COM O LUDO AÇÃO E RADICAL Ipezal/Angélica MS Abril 2012 ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA- MS APRENDENDO COM O LUDO AÇÃO

Leia mais

PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO

PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CRECHE MUNICIPAL TERTULIANA MARIA DE ARRUDA SOUZA MÂE NHARA PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CUIABÁ 2015 INTRODUÇÃO Partindo do pressuposto de que a creche é um espaço

Leia mais

MULTIPLICADORES: ENCONTROS TEMÁTICOS

MULTIPLICADORES: ENCONTROS TEMÁTICOS MULTIPLICADORES: ENCONTROS TEMÁTICOS 2017 Apresentação Esta apresentação pretende contribuir com informações para a multiplicação dos recursos pedagógicos do programa Caminhos para a Cidadania. Nela constam

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

Projeto Poesia. Atividade 1: Momento 1: Converse com a turma sobre o que é uma poesia, dê exemplos e apresente alguns poetas e poetisas.

Projeto Poesia. Atividade 1: Momento 1: Converse com a turma sobre o que é uma poesia, dê exemplos e apresente alguns poetas e poetisas. Projeto Poesia http://pixabay.com/pt/livros-certificado-cont%c3%aainer-pote-158066/ Público alvo: Educação Infantil / Crianças de 4 anos. Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: 5 semanas Justificativa:

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO. 2. DESENVOLVIMENTO DA AÇÃO COM OS ALUNOS Todas as atividades descritas a seguir são desenvolvidas em um período de 04 (quatro) horas.

1. APRESENTAÇÃO. 2. DESENVOLVIMENTO DA AÇÃO COM OS ALUNOS Todas as atividades descritas a seguir são desenvolvidas em um período de 04 (quatro) horas. 1. APRESENTAÇÃO O projeto A Caminho da Escola tem como objetivo discutir as questões ligadas à segurança no trânsito, visando capacitar os alunos para a tomada de decisão através de comportamentos adequados

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Alimentação saudável Mês: Abril Habilidade Sócio emocional: Consciência em ação organização e responsabilidade Período: 11 a 15 de Abril Duração: 1h Público: Creches

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional de Mato Grosso Catálogo de Eventos PROGRAMA JOVEM APRENDIZ. 26 a 30 participantes

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional de Mato Grosso Catálogo de Eventos PROGRAMA JOVEM APRENDIZ. 26 a 30 participantes Nome do Evento: Carga Horária: Total de Vagas: Natureza: Tipo: PROGRAMA JOVEM APRENDIZ 600 horas 26 a 30 participantes Aprendizagem Rural Curso Objetivo Geral: Proporcionar ao jovem aprendiz de origem

Leia mais

PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DO LÚDICO AO PRATO.

PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DO LÚDICO AO PRATO. PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DO LÚDICO AO PRATO. Tema: Alimentação. Público alvo: alunos do I ciclo final e II ciclo inicial da creche Henfil. Faixa etária: crianças entre 4 e 5 anos. Objetivos gerais:

Leia mais

Licenciandos; 3 Coordenador. I Encontro de Sensibilização Ambiental do Lourdes Guilherme. Tema: Revitalização do espaço escolar e qualidade de vida

Licenciandos; 3 Coordenador. I Encontro de Sensibilização Ambiental do Lourdes Guilherme. Tema: Revitalização do espaço escolar e qualidade de vida MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto Biologia Carla Tatiane 1 ; Evanoel Nunes 2 ; Ivaneide Alves

Leia mais

1º Encontro Temático de 2017 O Processo de Assimilação no Contexto da Aprendizagem

1º Encontro Temático de 2017 O Processo de Assimilação no Contexto da Aprendizagem 1º Encontro Temático de 2017 O Processo de Assimilação no Contexto da Aprendizagem Sejam todos Bem Vindos! SENSIBILIZAÇÃO Um Amigo da Internet Oi Carlinhos SENSIBILIZAÇÃO DINÂMICA: UM AMIGO DA INTERNET

Leia mais

BINGO DOS POLINÔMIOS. Apresentação: Jogo matemático

BINGO DOS POLINÔMIOS. Apresentação: Jogo matemático BINGO DOS POLINÔMIOS Apresentação: Jogo matemático Gabriel Jorge dos Santos 1 ; Jorge Luiz de Freitas 2 ; Sara Katiana Vieira da Silva 3 ; Taíse Barbosa Santos 4 Introdução Este jogo é voltado para a educação

Leia mais

Manual do Professor. Orientação e Supervisão : M. Ligia C. Carvalhal, *Projeto Microtodos, a microbiologia a serviço da cidadania.

Manual do Professor. Orientação e Supervisão : M. Ligia C. Carvalhal, *Projeto Microtodos, a microbiologia a serviço da cidadania. MicroLigue - o jogo das associações - Manual do Professor Autores: Roseane de Souza, M. Marta Carvalhal e M. Ligia C. Carvalhal. Ilustração: Daniela C. Velázquez. Orientação e Supervisão : M. Ligia C.

Leia mais

CURSO: ACOMPANHAMENTO DA PRÁTICA EDUCATIVA

CURSO: ACOMPANHAMENTO DA PRÁTICA EDUCATIVA CURSO: ACOMPANHAMENTO DA PRÁTICA EDUCATIVA Introdução Uma pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas indica que a maioria dos coordenadores pedagógicos deixam de fazer o acompanhamento da prática educativa

Leia mais

AGRUPAMENTO HORIZONTAL DE VILA NOVA DE MILFONTES. Projeto. Atividade de Enriquecimento Curricular das Ciências Experimentais. Água é vida!

AGRUPAMENTO HORIZONTAL DE VILA NOVA DE MILFONTES. Projeto. Atividade de Enriquecimento Curricular das Ciências Experimentais. Água é vida! Projeto Atividade de Enriquecimento Curricular das Ciências Experimentais Água é vida! Docentes: Marta Sousa Nélia Guerreiro Tema: Água é Vida! Turmas: Todas as turmas do agrupamento Apresentação: Este

Leia mais

ALIANDO A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA ATRAVÉS DO PIBID

ALIANDO A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA ATRAVÉS DO PIBID ALIANDO A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA ATRAVÉS DO PIBID 2 ALIANDO A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA ATRAVÉS DO PIBID BORGES Maria Jesus da Cunha 1 MORAES Adriana

Leia mais

Organização do professor presencial para as atividades do dia. Acolhida do professor presencial e Vivência das Equipes INÍCIO DA TRANSMISSÃO

Organização do professor presencial para as atividades do dia. Acolhida do professor presencial e Vivência das Equipes INÍCIO DA TRANSMISSÃO EJA 4ª etapa Mediação Tecnológica / Ano Letivo: 2014 Componente Curricular: Matemática Professores do Estúdio: Carlos Alberto Batista Bastos e Ageu Pedro de Souza Carga Horária: 200 horas/aula Data: 04/06/2014

Leia mais

ANEXO PLANO DE AÇÃO PROFESSOR

ANEXO PLANO DE AÇÃO PROFESSOR ANEXO 5.2.2. PLANO DE AÇÃO PROFESSOR Rua Bruxelas, nº 169 São Paulo - SP CEP 01259-020 Tel: (11) 2506-6570 escravonempensar@reporterbrasil.org.br www.escravonempensar.org.br O que é o plano de ação? O

Leia mais

Parceria. Iniciativa. Coordenação Técnica. Apoio

Parceria. Iniciativa. Coordenação Técnica. Apoio Apoio Parceria Coordenação Técnica Iniciativa AQUECIMENTO Objetivo principal: Integrar participantes de um grupo e esquentar para o trabalho que se inicia. A História do seu nome Em círculo, todos sentados

Leia mais

Tamyris Caroline da Silva. Pricila de Fátima Stankevecz TEMA: FUTEBOL DE BOTÃO. FAIXA ETÁRIA: pré I (4 a 5 anos) JUSTIFICATIVA:

Tamyris Caroline da Silva. Pricila de Fátima Stankevecz TEMA: FUTEBOL DE BOTÃO. FAIXA ETÁRIA: pré I (4 a 5 anos) JUSTIFICATIVA: Universidade Federal do Paraná Setor de Educação Disciplina: PIBID Discentes: Tamara de la Macarena Moreiras Bucciarelli, Tamyris Caroline da Silva Pricila de Fátima Stankevecz TEMA: FUTEBOL DE BOTÃO FAIXA

Leia mais

Fotografar olhos e dedos de alunos (formas de ler visão e Braille)

Fotografar olhos e dedos de alunos (formas de ler visão e Braille) Ação 1 Leio-te Promover a formação do utilizador. Integrar os novos alunos na dinâmica das BE. Criar uma dinâmica renovada no espaço das bibliotecas. Renovar o ambiente, tornando-o mais apelativo e sugestivo.

Leia mais

Projeto: Um Olhar de Adolescente

Projeto: Um Olhar de Adolescente Associação Pró-Brejaru CNPJ: 07.104.903/0001-61 Rua: Pascoal Mazzilli 10 - Brejaru, Palhoça, SC, CEP: 88133-600 (48) 3242-0643/99256583 E-mail:probrejaru@yahoo.com.br Projeto: Um Olhar de Adolescente Palhoça,

Leia mais

PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR:

PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR: PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR: NOS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO: NOS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO JUSTIFICATIVA: Produzir bons leitores é o grande desafio

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem Material *itens da lista anexa Quantidade PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS Data de utilização Unidade de Aprendizagem Descrição da atividade didática Livros de

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

Objetivo: Apresentar o Caderno V de modo a compreender sua concepção metodológica a partir de oficinas.

Objetivo: Apresentar o Caderno V de modo a compreender sua concepção metodológica a partir de oficinas. Pacto Nacional Para o Fortalecimento do Ensino Médio Encontro de Planejamento Professor Formador de IES Duílio Tavares de Lima 03/2015 CADERNO 5 - Áreas de conhecimento e integração curricular Tema: Apresentação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BRAGA OESTE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BRAGA OESTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BRAGA OESTE PLANO DE MELHORIA EQUIPA DE AVALIAÇÃO INTERNA 2015/2017 EqAI - 2015 Página 1 de 6 1. Resultados Em Português: incentivar a leitura; recontar as Académicos: histórias

Leia mais

JOGOS DOS ENIGMAS OFICINA Nº: 02. Convide o grupo para sentar nos tapetes e para aquecer, pergunte se sabem o que é um enigma.

JOGOS DOS ENIGMAS OFICINA Nº: 02. Convide o grupo para sentar nos tapetes e para aquecer, pergunte se sabem o que é um enigma. OFICINA Nº: 02 JOGOS DOS ENIGMAS ÁREA: Matemática FAIXA ETÁRIA: 13 a 16 anos CARGA HORÁRIA: 03 horas OBJETIVO: Desenvolver raciocínio lógico, resolver problemas e criar regras AÇÃO TEMPO ATIVIDADE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO

FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE PELC FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO 1 - IDENTIFICAÇÃO:

Leia mais

PROJETO: BRINCANDO DE FAZ DE CONTA: VIVÊNCIAS DE HISTÓRIAS INFANTIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA

PROJETO: BRINCANDO DE FAZ DE CONTA: VIVÊNCIAS DE HISTÓRIAS INFANTIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA Diretora: Irene Gomes Lepore Coordenadora Pedagógica: Alba Coppini Lopes Professora Responsável: Mariana Aparecida Ferreira de Camargo Professora Participante: Ana Claudia Silva Davini PROJETO: BRINCANDO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTOS DE PEDAGOGIAA PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTOS DE PEDAGOGIAA PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTOS DE PEDAGOGIAA PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 2017 Disciplina: Matemática Nível: Ensino Fundamental Série: 2º Ano

Leia mais

http://portaldoprofessor.mec.gov.br http://twitter.com/portalprofessor Implantação de ambientes tecnológicos nas escolas Distribuição de conteúdos educativos, soluções e sistemas de informação Formação

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL NÍVEL 1 LISTA DE MATERIAL E INFORMAÇÕES ANO 2017

EDUCAÇÃO INFANTIL NÍVEL 1 LISTA DE MATERIAL E INFORMAÇÕES ANO 2017 EDUCAÇÃO INFANTIL NÍVEL 1 LISTA DE MATERIAL E INFORMAÇÕES ANO 2017 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: 1. Os materiais e as sacolas com os materiais deverão estar identificados com o nome completo do aluno. É indispensável!

Leia mais

Formação de professores para a construção de autómatos

Formação de professores para a construção de autómatos Formação de professores para a construção de autómatos 1. Introdução Esta é uma proposta de um currículo de formação de professores para a construção de autómatos em contexto de sala de aula. A oficina

Leia mais

PIBID 2011 SUBPROJETO LETRAS

PIBID 2011 SUBPROJETO LETRAS PIBID 2011 SUBPROJETO LETRAS PLANOS DE AULAS BOLSISTAS: Jéssica Pereira, Denise Oliveira e Taiana Azevedo DATA DA AULA: 10 /09/2012 AULA No.: 1 PLANO DE AULA CONTEÚDOS: Dinâmica de grupo OBJETIVO GERAL:

Leia mais

PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FISCAL. PROJETO: CIDADANIA: APRENDENDO PARA A VIDA Profª Medianeira Garcia Geografia

PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FISCAL. PROJETO: CIDADANIA: APRENDENDO PARA A VIDA Profª Medianeira Garcia Geografia PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FISCAL PROJETO: CIDADANIA: APRENDENDO PARA A VIDA Profª Medianeira Garcia Geografia INTRODUÇÃO O projeto foi organizado por acreditarmos que o papel da escola e sua função

Leia mais

FORMAÇÃO à DISTÂNCIA (Encontros OEs + PAs)

FORMAÇÃO à DISTÂNCIA (Encontros OEs + PAs) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PNAIC EM AÇÃO 2016/2017 PREVISÃO FORMAÇÃO ORIENTADORES DE ESTUDO E PROFESSORES

Leia mais

Projeto Conhecendo as Formas Geométricas

Projeto Conhecendo as Formas Geométricas Blog Cantinho do Saber - http://cantinhodosaber.buscasulfluminense.com/ Projeto Conhecendo as Formas Geométricas Professora: Carolina (Blog Cantinho do Saber) Turma: Jardim II Turno: 2º turno Ano: 2014

Leia mais

PROPOSTA ATIVIDADES COM O JCLIC

PROPOSTA ATIVIDADES COM O JCLIC PROPOSTA ATIVIDADES COM O JCLIC 1 Título: Fontes de Energia 2 Autor: Greyce Devielle da Silva Ruiz 3 Aplicativo utilizado: JCLIC 4 Disciplina: Ciências 5 Objetivos: Apresentar aos educandos a composição

Leia mais

DESENHO, IDENTIDADE SOCIAL

DESENHO, IDENTIDADE SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO Isalém Ângelo Vieira da Silva DESENHO, IDENTIDADE SOCIAL ORIENTADORA: GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE

Leia mais

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ELIANE CALHEIROS

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ELIANE CALHEIROS SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ELIANE CALHEIROS OLIVIA EVANGELISTA BENEVIDES THIANE ARAUJO COSTA TRABALHANDO A MATEMÁTICA DE FORMA DIFERENCIADA A

Leia mais

CURSOS / OFICINAS DE ENSINO 1º SEMESTRE 2017 (2016.2)

CURSOS / OFICINAS DE ENSINO 1º SEMESTRE 2017 (2016.2) CURSOS / OFICINAS DE ENSINO 1º SEMESTRE 2017 (2016.2) MUNICIPIOS CURSO / OFICINA / CH OBJETIVO PÚBLICO ALVO DATAS Água Branca Amarante Anísio de Abreu Estatística Básica aplicada a Educação 30h Computação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Socialização das Experiências Docentes II JP0040 PROFESSOR: Ms. Patrícia Moura Pinho I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h Carga Horária Prática: 15h II

Leia mais

Projeto Volta às aulas

Projeto Volta às aulas Projeto Volta às aulas Educador(a), Este projeto tem como objetivo sugerir diferentes propostas para as primeiras aulas com a sua turma. Esse é um momento especial. Mesmo que você já conheça os alunos,

Leia mais

Uso de Metáforas em Poesia e Canção

Uso de Metáforas em Poesia e Canção Uso de Metáforas em Poesia e Canção Ângela Gonçalves Trevisol Tamara dos Santos A partir de observações em sala de aula para a disciplina de Seminário para o ensino de literatura brasileira percebemos

Leia mais

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 1º SEGMENTO Aprimoramento da Leitura e da Escrita (3ª Fase)

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 1º SEGMENTO Aprimoramento da Leitura e da Escrita (3ª Fase) PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL CENFOP Centro de Formação Pedagógica PROPOSTA CURRICULAR PARA

Leia mais

Instituto Politécnico da Guarda. Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto. Catarina José Camacho de Caires nº 6509

Instituto Politécnico da Guarda. Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto. Catarina José Camacho de Caires nº 6509 Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto Didáctica da Expressões Expressão Dramática Plano de sessão Catarina José Camacho de Caires nº 6509 Sessão n.º 25 Idade

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 4ª Série Produção Gráfica CST Produção Multimídia A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio

Leia mais

PLANEJAMENTO (Parlenda)

PLANEJAMENTO (Parlenda) PLANEJAMENTO (Parlenda) Professora: Denise Pfeiffer Nome da Parlenda: Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística)

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Licenciatura EM educação básica intercultural TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Licenciatura EM educação básica intercultural TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura EM educação básica intercultural TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º - O Estágio Supervisionado de que trata este regulamento refere-se à formação de

Leia mais

Projeto Ambienta Rio: A escola faz a diferença.

Projeto Ambienta Rio: A escola faz a diferença. Projeto Ambienta Rio: A escola faz a diferença. E/SUBE/CED/GPEC Semana de Meio Ambiente Mostra de Trabalhos de Educação Ambiental das Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino Justificativa A Secretaria

Leia mais

Descrição dos Estágios do Núcleo 3-8º per./2017

Descrição dos Estágios do Núcleo 3-8º per./2017 para o Objetivo do Manhãs e tardes a combinar Escolas de Educação Infantil, Berçário Creche (CEI), EMEF Nilo Peçanha, Escola de Estadual de Ensino Fundamental 16h20m às 19h10m às O tempo médio dedicado

Leia mais

Perturbação do Espectro Autista (PEA)

Perturbação do Espectro Autista (PEA) CENTRO DE FORMAÇÃO DO SINDICATO DOS PROFESSORES DA MADEIRA Registo Escrito de Avaliação Processos atípicos de desenvolvimento: conhecer, compreender, avaliar e intervir Perturbação do Espectro Autista

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DIÁRIA 11/01/2011

PLANIFICAÇÃO DIÁRIA 11/01/2011 INSTITUIÇÃO FORMADORA: ISEC CURSO: Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino Básico PLANIFICAÇÃO DIÁRIA 11/01/2011 INSTITUIÇÃO DE INTERVENÇÃO: Jardim

Leia mais

APRESENTAÇÃO. É com esses propósitos que pela 17ª vez nos propomos a realizar em nossa Capital o Concurso de Redação Goiânia na Ponta do Lápis.

APRESENTAÇÃO. É com esses propósitos que pela 17ª vez nos propomos a realizar em nossa Capital o Concurso de Redação Goiânia na Ponta do Lápis. APRESENTAÇÃO O concurso de redação Goiânia na Ponta do Lápis é um projeto do jornal Tribuna do Planalto, desenvolvido com o apoio da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal da Educação

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Piedade

Colégio Nossa Senhora da Piedade Colégio Nossa Senhora da Piedade Docente: Marcela Rodriguês dos Santos/ Rubinaldo da Silva Araújo Carga horária: 80h Disciplina: Produção Textual Serie: 6 Ano Plano de Curso I Unidade Objetivo Geral: Desenvolver

Leia mais

A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado

A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado Professor(es) Apresentador(es): Maria Gildacy Araújo Lôbo Gomes Realização:

Leia mais

PRAÇA SARAIVA, CENTRO CEP.: TERESINA - PIAUÍ Página 1

PRAÇA SARAIVA, CENTRO CEP.: TERESINA - PIAUÍ Página 1 AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 II TRIMESTRE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PROFª TÁCIA/ DEYLLEN/ ANA LÚCIA/ CLÁUDIA/ LUCIANA/ SILVIA PROJETO FESTAS JUNINAS - AVALIAÇÃO PARCIAL Apresentação: A Avaliação

Leia mais

Barulho Empreendedor Escola Estadual João XXIII Sala 8 - Sessão 2

Barulho Empreendedor Escola Estadual João XXIII Sala 8 - Sessão 2 Barulho Empreendedor Escola Estadual João XXIII Sala 8 - Sessão 2 Professor(es) Apresentador(es): Kátia Valéria C.T.Peressinotto Marilda Suzani Gonçalves Realização: Foco Desenvolver competências e habilidades

Leia mais

SALADA, SALADINHA E.M.E.F.I. PROFª ARACY LEAL BERNARDI Sala 4 2ª sessão

SALADA, SALADINHA E.M.E.F.I. PROFª ARACY LEAL BERNARDI Sala 4 2ª sessão SALADA, SALADINHA E.M.E.F.I. PROFª ARACY LEAL BERNARDI Sala 4 2ª sessão Professor Apresentador: TELMA DE FÁTIMA BIFFI Realização: Foco Este projeto foi elaborado dentro da área de língua portuguesa, visando

Leia mais

PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL

PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL CRECHE MUNICIPAL TERTULIANA MARIA DE ARRUDA SOUZA MÂE NHARA Projeto do segundo bimestre PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL CUIABÁ 2015 Projeto: Diversidade Cultural INTRODUÇÂO Ao analisar o cenário atual da

Leia mais

EMEB BERNADETE BARBOSA DE OLIVEIRA PLANO DE TRABALHO 2015

EMEB BERNADETE BARBOSA DE OLIVEIRA PLANO DE TRABALHO 2015 EMEB BERNADETE BARBOSA DE OLIVEIRA PLANO DE TRABALHO 2015 PERÍODO AÇÃO OBJETIVO ESTRATÉGIAS RECURSOS BIMESTRALMENTE DIAGNÓSTICO DIAGNOSTICAR O NIVEL DE APRENDIZAGEM DO ALUNO ATIVIDADE INDIVIDUAL DE ESCRITA,

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA OBJETIVOS GERAIS: UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA - 2016 Disciplina: Linguagem Oral e Escrita Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil Mostrar autonomia na utilização

Leia mais

OS OBJETIVOS TORNAR A EDUCAÇÃO A GRANDE PAUTA NACIONAL

OS OBJETIVOS TORNAR A EDUCAÇÃO A GRANDE PAUTA NACIONAL OS OBJETIVOS TORNAR A EDUCAÇÃO A GRANDE PAUTA NACIONAL Aumentar a consciência da sociedade de que Educação é a chave para o crescimento pessoal e do país Ampliar o conhecimento da população sobre as principais

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA - PERÍODO: 5º - 1º semestre 2016 DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA

CURSO: PEDAGOGIA - PERÍODO: 5º - 1º semestre 2016 DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA CURSO: PEDAGOGIA - PERÍODO: 5º - 1º semestre 2016 DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA PROJETO DE EXTENSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA Estágio Observação e Regência nas Séries Iniciais

Leia mais

A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA DE:

A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA DE: A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA DE: Trabalhos/Verificações da disciplina para o 1º semestre de 2010 Valor Data V1 (Verificação I): 10 pontos 11 de abril V2 (Verificação II): - OFICINA DE PRÁTICAS

Leia mais

Beatriz A. C. de Castro

Beatriz A. C. de Castro Estação Ciência Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo Beatriz A. C. de Castro beathayde@uol.com.br A realidade

Leia mais

LISTA DE MATERIAL DO 6º ANO

LISTA DE MATERIAL DO 6º ANO LISTA DE MATERIAL DO 6º ANO - 2017 01 caderno grande 200 folhas - somente para matemática 01 caderno grande 96 folhas para Português 01 caderno grande 200 folhas dividido entre as outras disciplinas ou

Leia mais

Agrupamento de Escolas D. António de Ataíde. Projeto. Clube de Ciências. Ano Letivo 2016/2017. Maria de Fátima Fortes

Agrupamento de Escolas D. António de Ataíde. Projeto. Clube de Ciências. Ano Letivo 2016/2017. Maria de Fátima Fortes Agrupamento de Escolas D. António de Ataíde Projeto Clube de Ciências Ano Letivo Maria de Fátima Fortes INTRODUÇÃO Para responder às transformações que ocorrem no mundo, é fundamental que os nossos alunos

Leia mais

ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014.

ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014. ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014. Prefeitura de Erechim Prefeito Paulo Alfredo Polis Vice-Prefeita Ana Lúcia de Oliveira

Leia mais

MÓDULO 3 - CONTAR HISTÓRIAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO E SENSIBILIZAÇÃO DE. Competências a serem Desenvolvidas:

MÓDULO 3 - CONTAR HISTÓRIAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO E SENSIBILIZAÇÃO DE. Competências a serem Desenvolvidas: MÓDULO 3 - CONTAR HISTÓRIAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO E SENSIBILIZAÇÃO DE EDUCADORES: INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS Competências a serem Desenvolvidas: O participante desenvolve o recurso de contar

Leia mais

1º Encontro Temático de 2017 Processo de Ensino-Aprendizagem

1º Encontro Temático de 2017 Processo de Ensino-Aprendizagem 1º Encontro Temático de 2017 Processo de Ensino-Aprendizagem Sejam todos Bem Vindos! Sensibilização Dinâmica: Troca de Desenhos Orientação DINÂMICA: TROCA DE DESENHOS (Adaptado de JURADO, Juan José; NIETA,

Leia mais

Projeto Educação na Interdisciplinaridade. Sustentabilidade na Escola. Oficina de Garagem

Projeto Educação na Interdisciplinaridade. Sustentabilidade na Escola. Oficina de Garagem Projeto Educação na Interdisciplinaridade Sustentabilidade na Escola Oficina de Garagem São Paulo 2016 Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o mundo Paulo Freire Apresentação

Leia mais

Matemática LIVRO 3 Unidade 3 O mundo à nossa volta. Atividade 1

Matemática LIVRO 3 Unidade 3 O mundo à nossa volta. Atividade 1 Atividade 1 a) Uma pesquisadora encontrou, na praia de Barra da Lagoa, em Santa Catarina, 5 ninhos de tartaruga marinha, com 6 ovos cada um. No total, quantos ovos a pesquisadora encontrou? Resposta:.

Leia mais

ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO

ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO 04/10 Victor Geografia Atividades das páginas 83 e 84. Livro Poliedro para 07/10 07/10 02/10 Valéria Ciências 74, 75 e 76 (07/10).

Leia mais

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA EJA Ensino Fundamental 2º Segmento Fase/Ano: 4ª Fase 6º e 7º Ano Ano Letivo: 2014 Componente Curricular: Geografia Professores do Estúdio: Jefferson Lima e Ludmila Dutra Carga

Leia mais

FIGURAS Aula 2. André Luís Corte Brochi Professor das Faculdades COC. 14 e 15 de Abril

FIGURAS Aula 2. André Luís Corte Brochi Professor das Faculdades COC. 14 e 15 de Abril FIGURAS Aula 2 André Luís Corte Brochi Professor das Faculdades COC 14 e 15 de Abril Objetivos Interagir com os professores sobre atividades envolvendo figuras. Sugerir atividades práticas relacionadas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Socialização das Experiências Docentes I Código JP0033 PROFESSORAS: Dr.ª Silvana Maria Gritti e Ms. Paula Trindade da Silva Selbach I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária

Leia mais

FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO

FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE PELC FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER 1 - IDENTIFICAÇÃO: PROGRAMAÇÃO

Leia mais

FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO (X) PELC TODAS AS IDADES ( ) PELC VIDA SAUDÁVEL ( ) PELC PRONASCI CONSIDERAÇÕES:

FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO (X) PELC TODAS AS IDADES ( ) PELC VIDA SAUDÁVEL ( ) PELC PRONASCI CONSIDERAÇÕES: MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE PELC FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO 1 - IDENTIFICAÇÃO:

Leia mais

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010 Abordagem Construtivista da alfabetização Aula de 02/05/2010 Dicas práticas para o planejamento do trabalho 1. LEIA EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS... Textos literários: contos tradicionais, histórias contemporâneas,

Leia mais

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias Ano 02

Leia mais

I Mostra Escolar de Arte e Artesanato. Yvy Pytã

I Mostra Escolar de Arte e Artesanato. Yvy Pytã I Mostra Escolar de Arte e Artesanato Yvy Pytã 1 Objetivo da Mostra: - Oportunizar o aprendizado e o gosto pela cultura gaúcha e missioneira através da realização de obras de arte e artesanato; - Proporcionar

Leia mais

INSTRUMENTO AVALIATIVO

INSTRUMENTO AVALIATIVO INSTRUMENTO AVALIATIVO 6º ANO 3º BIMESTRE 2016 CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES AVALIAÇÃO ESPECÍFICA Avaliações Específicas 22/08 23/08 24/08 25/08 26/08 Ciências Geografia Português Filosofia Inglês Redação Arte

Leia mais

SOCIEDADE E INDIVÍDUO EM DISCUSSÃO

SOCIEDADE E INDIVÍDUO EM DISCUSSÃO 1 SOCIEDADE E INDIVÍDUO EM DISCUSSÃO Acadêmica: Raquel Luchese Orientadora: SilandraBadch Rosa Universidade Luterana do Brasil- ULBRA raquelluchese@hotmail.com RESUMO O presente trabalho refere-se ao Estágio

Leia mais

REUNIÃO COM OS EDUCADORES DO 2º SEGMENTO

REUNIÃO COM OS EDUCADORES DO 2º SEGMENTO PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL REUNIÃO COM OS EDUCADORES DO 2º SEGMENTO Não é no silêncio que

Leia mais

Fábulas Desenvolvendo o gosto pela leitura E.E. Prof.ª Lurdes Penna Carmelo Sala 7 1ª Sessão

Fábulas Desenvolvendo o gosto pela leitura E.E. Prof.ª Lurdes Penna Carmelo Sala 7 1ª Sessão Fábulas Desenvolvendo o gosto pela leitura E.E. Prof.ª Lurdes Penna Carmelo Sala 7 1ª Sessão Professor(es) Apresentador(es): Daiane Cristina da Silva Rosana Aparecida Rodrigues da Silva Realização: Foco

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Comunicação não verbal Mês: Outubro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimule os alunos a comunicação não violenta através

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE ALAGOAS ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ARTHUR RAMOS PARLAMENTO JUVENIL DO MERCOSUL. João Victor Santos

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE ALAGOAS ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ARTHUR RAMOS PARLAMENTO JUVENIL DO MERCOSUL. João Victor Santos SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE ALAGOAS ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ARTHUR RAMOS PARLAMENTO JUVENIL DO MERCOSUL João Victor Santos Inclusão Educativa Trajetos para uma educação inclusiva Pilar 2016 RESUMO

Leia mais

TABELA NAVAL: USO DO LÚDICO NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA

TABELA NAVAL: USO DO LÚDICO NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA TABELA NAVAL: USO DO LÚDICO NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA Claudiana Maria da Silva 1 ; Maria Aparecida Nazário Cassiano 1 ; Juliana Andreza Figueirôa 2 ; Vera Lúcia da Silva Augusto Filha 3 ; Maria Josileide

Leia mais

POLÍGONOS Descrição Polígonos Polígonos Polígonos

POLÍGONOS Descrição Polígonos Polígonos Polígonos POLÍGONOS Descrição Polígonos é um conjunto de figuras planas, especificamente são regiões poligonais, às quais por simplificação da linguagem chamamos de polígonos, identificando cada figura pelo nome

Leia mais

PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE FORMADORES

PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE FORMADORES O Programa de Certificação de Formadores busca capacitar profissionais da área da educação como formadores de professores e gestores educacionais. Com esta certificação, os formadores poderão ministrar

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE RIBEIRÃO PIRES

FACULDADES INTEGRADAS DE RIBEIRÃO PIRES FACULDADES INTEGRADAS DE RIBEIRÃO PIRES CURSO DEMATEMÁTICA - LICENCIATURA Versão 2016.1 Manual de Estágio Supervisionado Ribeirão Pires Prezado acadêmico Este manual destina-se a orientar o aluno de Licenciatura

Leia mais

Professores e Professoras

Professores e Professoras Professores e Professoras Estimados (as) Colegas Professores(as), Este material tem por objetivo trazer ideias para você que se dedica a educação e busca na sua pratica cotidiana fazer a diferença na vida

Leia mais