2º Encontro Temático de 2017 Materiais Instrucionais Significativos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2º Encontro Temático de 2017 Materiais Instrucionais Significativos"

Transcrição

1 2º Encontro Temático de 2017 Materiais Instrucionais Significativos

2 Sejam todos Bem Vindos!

3 Sensibilização Dinâmica: Colocar Palavras numa História

4 Orientação DINÂMICA: COLOCAR PALAVRAS NUMA HISTÓRIA (Adaptado de JURADO, Juan José; NIETA, Manuel López de la. 101 jogos de lápis e papel para aprender e curtir. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016, p. 39.) Objetivos: Aquecimento/ Promover interação entre os participantes. Indicação: Pequenos grupos. Tempo de duração: 30 minutos. Material necessário: Papel sulfite/ Canetas ou lápis. Procedimentos: Cada participante tem de três a cinco papeizinhos (todos os participantes têm a mesma quantidade) e deve escrever uma palavra em cada um deles, a qual diz respeito à educação no trânsito. Depois, todos os papeizinhos são misturados sem que ninguém veja as palavras escritas e redistribuídos aleatoriamente, de modo que cada jogador receba a mesma quantidade. Conforme a ordem previamente combinada, um participante começa tirando uma das palavras que recebeu e, depois, escreve em um pedaço de papel comum (folha, quadro etc.) uma frase contendo essa palavra. O jogador seguinte continua com um de seus papeizinhos, tendo que escrever a palavra que tirou completando a frase anterior (sozinha ou junto com outras palavras) ou em uma frase nova que se relacione com anterior. Os demais participantes devem fazer a mesma coisa, até todos terminarem as rodadas combinadas (1, 2, 3 ou mais), conforme os papéis entregues a cada um. Regras e sanções: Perde quem não conseguir inserir uma das palavras na história e na rodada que lhe corresponder. Não há limite de palavras no momento de escrever a frase para inserir a palavra desejada. A história que vai se formando deve ficar sempre à vista de todos os participantes.

5 Objetivo do Encontro

6 Pauta de Trabalho Contextualização; Atividades do livro; Jogos; Semana Nacional do Trânsito; Próximos passos; Encerramento.

7 Contextualização

8 Aprendendo Juntos Debate sobre o conteúdo do vídeo

9 Atividade do Livro História Falando sobre Folclore : Pesquise com a Gente!

10 Orientação Título da atividade: Jogo das palavras. Formador: Leandro Objetivos: Trabalhar o conhecimento das palavras folclóricas, tratando de palavras escritas com X, Z, S, CH, J, G, SS, C ou Ç e também trazer referências a palavras folclóricas. Intenções da dinâmica: Proporcionar uma troca de experiência e conhecimento. Público-alvo: Crianças. Número de participantes: Qualquer número. Material a ser utilizado: Painel de pontuação (projetor ou lousa), carta das palavras, caneta. Desenvolvimento (passo a passo): - O professor divide a sala em 4 grupos; - O jogo pode ser aplicado de duas maneiras: - PRIMEIRA: Entrega para o primeiro grupo a palavra On_a, faltando o Ç ; para o segundo grupo, a palavra Lobi_omem, faltando o S e assim vai com as palavras contidas na página 64 do livro de trânsito; - São 12 palavras e o professor entrega 3 para cada grupo, as 3 de uma vez ou uma por vez, a critério do professor; - Os alunos preenchem com a letra que julgam ser a correta. Cada acerto é um ponto para o grupo; - SEGUNDA: o professor pode criar um painel no projetor ou na lousa com todas as palavras e os grupos vão escolhendo as que querem responder. Avaliação: O professor avalia por meio das trocas de experiência se o aluno tem conhecimento das palavras e como elas são escritas. Essa avaliação é feita através da observação e dos acertos.

11 Atividade do Livro História Falando sobre Folclore : Pesquise com a Gente!

12 Orientação Objetivos: Atividade complementar ao livro do trânsito que tem como objetivo trabalhar com as crianças o conhecimento em frações. Intenções da dinâmica: Proporcionar uma troca de experiência e conhecimento sobre frações, além de trabalhar as inteligências corporal e espacial. Público-alvo: Qualquer público. Número de participantes: Qualquer número. Material a ser utilizado: Uma venda, envelopes contendo frações. Desenvolvimento (passo a passo): - O professor pode dividir a sala em grupos ou trabalhar com a sala inteira; - O professor escolhe dois alunos: um para ser o criador e outro para ser o adivinhador. O restante da sala será apenas a criação;/ O adivinhador fica com os olhos vendados, enquanto isso o criador abre o envelope para ver, sem falar, qual a fração que será trabalhada;/ O criador precisa montar na frente da sala com os outros alunos essa fração, orientando os alunos a ficarem enfileirados, alguns de pé e outros sentados, de forma que o total de alunos escolhidos represente as partes da fração e os sentados representem as partes que devem ser adivinhadas, formando a fração./ Exemplo: O criador recebe do envelope a fração três oitavos, ele vai escolher 8 crianças da sala para ir na frente e pedir que, dessas 8, 3 fiquem sentadas./ O adivinhador, com os olhos vendados, precisa adivinhar que fração os selecionados representam (no caso do exemplo, 3/8). Avaliação: O professor avalia através das trocas de experiência e da execução do exercício se o aluno tem conhecimento sobre frações.

13 Atividade do Livro História Falando sobre Folclore : Localize com a Gente!

14 Orientação Objetivos: Transferir o anel de uma laçada para outra do cordão, passando-o pelo nó central. Intenções da dinâmica: Desenvolver o raciocínio espacial e estratégico, coordenação motora, capacidade de observação, reflexão, além de ser uma terapia e uma forma de amenizar o estresse. Público-alvo: A partir de 7 anos até terceira idade. Número de participantes: Não há limite de participantes. Material a ser utilizado: Retângulos de caixa de papelão ou E.V.A;/ barbante;/ Argolas pequenas ou miçangas (a estrutura deverá ser entregue previamente cortada para os participantes). Desenvolvimento (passo a passo): Realizar a montagem e solucionar o quebra cabeça. Duração da atividade: Até 20 minutos. Avaliação: Feedback das intenções das dinâmicas, Material anexo: Vídeo.

15 Orientação

16 Atividade do Livro História Falando sobre Folclore : Faça com a Gente!

17 Orientação Objetivos: Implementar a atividade Faça com a gente das páginas 70, 71 e 72. Intenções da dinâmica: Trabalhar a Inteligência Linguística através da percepção, conceituação e correspondência de seus conhecimentos prévios e aqueles já trabalhados pelo professor. Público-alvo: Professores e multiplicadores do 4 ano do ensino fundamental e seus respectivos alunos. Número de participantes: 50 participantes. Material a ser utilizado: Pode ser: papel sulfite, papel pardo e caneta piloto. Referência: Livro Caminhos para a Cidadania - Educação no Trânsito. Avaliação das atividades: Observação e feedback. Metodologia e anexos: Estão nos slides posteriores.

18 Orientação Os participantes deverão ser divididos em 5 grupos; Cada grupo terá como objetivo construir uma passarela através de 10 blocos (cartelas); Estes blocos (cartelas) possuem partes de frases que, juntas, formarão a frase inteira a partir das perguntas correspondentes; Serão 10 perguntas; O formador fará uma pergunta de cada vez; Os participantes responderão as perguntas montando as frases no chão, formando uma passarela; A atividade termina quando todos os grupos formarem a sua passarela; Caso errem as respostas, os participantes deverão reorganizá-las novamente.

19 Orientação Perguntas e respostas das atividades: 1 - Para que serve o cinto de segurança? R - Serve para proteger a vida e diminuir as consequências dos acidentes de trânsito. 2 - Qual a importância da faixa de pedestre ou faixa de segurança? R - Garantir que o pedestre possa atravessar a rua com total segurança. 3 - A passarela R -...Elimina 100 % dos atropelamentos. 4 - R- É proibido parar e estacionar. 5- O Programa Caminhos para a Cidadania tem como objetivo... R-...Promover a segurança no trânsito e proteger o meio ambiente.

20 Orientação 6- O que faz parte do folclore? R - Costumes, lendas e provérbios. 7- Durante o passeio na Fazenda História, os alunos conheceram alguns tipos de danças culturais como... R...frevo, baião e carimbó. 8 O que é pisca-pisca ou seta? R Luzes indicadoras de direção. 9 - Sr. Sérgio é... R- Motorista de ônibus O que o motorista deve fazer após a ultrapassagem? R Retornar à pista da direita.

21 Atividade do Livro

22 Atividade do Livro

23 Atividade do Livro História Caminhos da Amizade : Pesquise com a Gente!

24 Orientação Objetivos: Proporcionar ao aluno reflexões sobre a proposta da atividade Pesquise com a Gente ;/ Levar o educando à reflexão sobre os meios de transporte e suas características;/ Comparar e analisar dados;/ Potencializar a Inteligência Lógico Matemática. Intenções da dinâmica: Contribuir de forma prazerosa com a reflexão pedagógica do educando no processo de aprender os conteúdos de comparação e análise. Público-alvo: Alunos das turmas do 4º ano. Número de participantes: Os participantes presentes no encontro temático serão divididos em grupos. Material a ser utilizado: Imagens dos meios de transporte (ônibus de 2 andares, metrô, caminhão truck, carro de passeio e bicicleta familiar) e filipetas com características dos transportes. Desenvolvimento (passo a passo): 1 Dividir os alunos em grupos; 2 Apresentar a atividade proposta nas páginas 91 e 92 do livro; 3 Socializar com os educandos conversando sobre os objetivos da atividade; 3 Entregar para cada grupo as imagens dos meios de transporte e as filipetas com as características; 4 Propor aos grupos que associem as imagens dos meios de transporte às filipetas com as características; 5 Socializar discutindo a proposta da atividade. Avaliação: Que os educandos percebam que por meio de atividades lúdicas a aprendizagem se torna mais significativa. Material anexo: Nas próximas telas constam textos para as filipetas e imagens.

25 Orientação Produzir filipetas com as seguintes informações:

26 Orientação

27 Orientação

28 Orientação

29 Orientação

30 Orientação

31 Atividade do Livro História Falando sobre Folclore : Aprenda com a Gente!

32 Orientação Título da atividade: De Professor para Professor. Objetivos: Analisar as boas práticas desenvolvidas pelos professores com seus alunos. Intenções da dinâmica: Divulgar o trabalho realizado pelos professores. Público-alvo: Qualquer público. Número de participantes: Qualquer número. Material a ser utilizado: Papel sulfite, lápis e canetas coloridos. Desenvolvimento (passo a passo): Dividir os participantes em grupos. Pedir para abrirem o Livro de Educação no Trânsito na página 62. O grupo deverá propor 3 formas diferentes de realizar a atividade proposta. Depois, abrindo a discussão com todos os presentes, essas ideias deverão ser apresentadas e debatidas. Posteriormente, deverão ser encaminhadas para a Coordenação Pedagógica do programa Caminhos para a Cidadania. Avaliação: Analisar quais são as sugestões dos professores quanto à forma de trabalhar com o livro didático.

33 Jogo

34 Jogo Caminhos para a Cidadania

35 Semana Nacional do Trânsito Atividade 1: Segurança no Trânsito

36 Orientação Objetivos: Estimular o corpo docente e discente sobre a importância da segurança no trânsito e sua responsabilidade como pedestre e motorista. Intenções da dinâmica: Trabalhar as Inteligências Intra e interpessoal nos participantes. Público-alvo: Alunos do 4 ano do ensino fundamental. Número de participantes: Todos os alunos. Material a ser utilizado: Impressão das atividades que estão no slide posterior. Referência: Site ensinando com carinho : Avaliação das atividades: Observação e feedback. Anexos: Estão nos slides posteriores. Cada aluno receberá as impressões que estão no slide posterior e fará as devidas atividades.

37 Orientação Marque com um (X) as maneiras como você se comporta no trânsito. ( ) Observa os sinais luminosos ( ) Usa sempre o cinto de segurança ( ) Atravessa as ruas nas faixas de segurança ( ) Obedece o guarda de trânsito ( ) Anda na calçada ( ) Procura ter muita atenção quando não há guardas nem sinais ( ) Não coloca o braço para fora da janela do veículo ( ) Espera o ônibus parar para descer ou subir ( ) Quando atravessa a rua, olha para os dois lados ( ) Verifica sempre se a porta do carro esta bem fechada ( ) Usa capacete para andar de motocicleta, junto com um adulto Faça a sua avaliação: Escreva quantas frases você marcou: Mais de 9 de 4 a 8 Menos de 4 Você é muito cuidadoso no trânsito Você precisa prestar mais atenção Você ainda não esta preparado para sair sozinho

38 Orientação COMPLETE 1. O motorista que avança no sinal vermelho pode provocar 2. É proibido nas proximidades de um hospital, em respeito aos doentes. 3. Quem atravessa a rua correndo, sem antes olhar o sinal, pode cair e ser 4. Colocar para fora da janela do carro é muito perigoso. 5. Uma criança não deve passear de numa rua movimentada. 6. Sentar-se no capô de um carro alheio demonstra falta de 7. Quem pega carona na traseira de um ônibus, põe em risco a própria

39 Semana Nacional do Trânsito Atividade 2: De Olho na Pista

40 Orientação Objetivos: Estimular o corpo docente e discente quanto à importância da segurança no trânsito e sua responsabilidade como pedestre e motorista. Intenções da dinâmica: Trabalhar as Inteligências Intra e Interpessoal nos participantes. Público-alvo: Alunos do 4 ano do ensino fundamental. Número de participantes: Todas as salas do 4 ano do ensino fundamental. Material a ser utilizado: Música De Olho na Pista (Patati Patatá) e a escolha dos professores. Referência: Site ensinando com carinho : Avaliação das atividades: Observação e feedback. Metodologia e anexos: Estão nos slides posteriores.

41 Orientação Os professores do 4 ano do ensino fundamental poderão promover na Semana Nacional do Trânsito o Projeto Semana do Trânsito ou escolher outro tema que achem mais propício; As regras do projeto estão no slide seguinte; A seguir, o slide com a música De Olho na Pista.

42 Atividade 2: De Olho na Pista PROJETO - SEMANA DO TRÂNSITO JUSTIFICATIVA A segurança tem se tornado uma das preocupações no mundo globalizado. A falta de atenção e as ações de imprudência têm desfeito valores e sonhos e levado muitas pessoas a se envolverem em acidentes que resultam em morte. Para compensar, de modo geral, a discordância entre o trânsito e a população, são necessários projetos e campanhas no sentido de conscientizar e conhecer o porque que começar esse trabalho dentro das escolas. OBJETIVO GERAL Conscientizar alunos, professores e funcionários quanto à segurança na locomoção de automóveis e pedestres para que o trânsito torne-se mais seguro.

43 Atividade 2: De Olho na Pista PROJETO - SEMANA DO TRÂNSITO OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Analisar as regras de como manter o trânsito seguro - Identificar as principais causas de acidentes no trânsito - Interpretar as placas de sinalização - Reconhecer as cores do trânsito - Trabalhar virtudes como: tolerância, paciência, atenção e responsabilidade DETALHAMENTO DAS AÇÕES - Fazer pesquisas em revistas, jornais ou Internet sobre as principais causas de acidentes - Construir um semáforo na sala de aula para reconhecimento das cores e seus significados - Construir um jogo da memória com placas de sinalização para desenvolver a percepção e memória dos alunos - Fazer uma entrevista com um motorista criando um debate com perguntas e respostas - Construir placas de trânsito para montagem de um mural de advertências na escola - Construir panfletos com mensagens educativas sobre o trânsito e entregar em cada sala de aula - Fazer uma dramatização com os alunos da música Motorista olha a pista

44 Atividade 2: De Olho na Pista PROJETO - SEMANA DO TRÂNSITO CULMINÂNCIA O encerramento do projeto poderá ser com a apresentação dos trabalhos construídos pelos alunos ou uma palestra sobre segurança no trânsito. PÚBLICO ATENDIDO Alunos do Ensino Fundamental

45 SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO Atividade 3: xxxx

46 SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO Atividade 4: xxxx

47 SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO Atividade 5: xxxx

48 Próximos Passos Site: Caminhos para a Cidadania Caminhosparaacidadania.com.br

49 Encerramento Vídeo: O Farol da Responsabilidade

50

3º Encontro Temático de 2017 Teoria das Inteligências Múltiplas no Contexto Escolar

3º Encontro Temático de 2017 Teoria das Inteligências Múltiplas no Contexto Escolar 3º Encontro Temático de 2017 Teoria das Inteligências Múltiplas no Contexto Escolar Sejam todos Bem Vindos! Sensibilização Dinâmica: Poesia ao Acaso ORIENTAÇÃO DINÂMICA: POESIA AO ACASO (Adaptado de JURADO,

Leia mais

Movimento: Maio Amarelo

Movimento: Maio Amarelo Movimento: Maio Amarelo 2017 Apresentação O Movimento Maio Amarelo surgiu com a preocupação constante em reduzir acidentes de trânsito, em transformar nossa sociedade em um povo mais fraterno e educado.

Leia mais

Projeto TRÂNSITO. Boas Boas Práticas VIDA. Atividades EDUCACIONAIS. caderno 2. Práticas

Projeto TRÂNSITO. Boas Boas Práticas VIDA. Atividades EDUCACIONAIS. caderno 2. Práticas Boas Boas Práticas Práticas Atividades EDUCACIONAIS caderno 2 Projeto TRÂNSITO & VIDA Caderno 2 O, através do Projeto Trânsito & Vida elaborou esse caderno de atividades colaborando na educação da criança,

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: NATUREZA E SOCIEDADE Série: JARDIM II Educação Infantil

PLANO DE CURSO Disciplina: NATUREZA E SOCIEDADE Série: JARDIM II Educação Infantil PLANO DE CURSO Disciplina: NATUREZA E SOCIEDADE Série: JARDIM II Educação Infantil UNIDADE IV: Identidade Quem sou eu? Meu nome Gênero: menino e menina Raça (Etnia) UNIDADE V: Meio de comunicação Escrito

Leia mais

Campanha: Caminhos, Arte e Cidadania

Campanha: Caminhos, Arte e Cidadania Campanha: Caminhos, Arte e Cidadania 2017 Apresentação Caminhos, Arte e Cidadania é uma campanha direcionada aos alunos do 4º ano, sendo uma forma de transmitir de maneira divertida mensagens de segurança

Leia mais

PROJETO: LEITURA TEMA: TRÂNSITO SEGURO NA ESCOLA PROFESSORA: EDNA RODRIGUES LUZIANO LAURENTINO

PROJETO: LEITURA TEMA: TRÂNSITO SEGURO NA ESCOLA PROFESSORA: EDNA RODRIGUES LUZIANO LAURENTINO PROJETO: LEITURA TEMA: TRÂNSITO SEGURO NA ESCOLA PROFESSORA: EDNA RODRIGUES LUZIANO LAURENTINO TURMA: 2º ANO B PERÍODO: MATUTINO ANO LETIVO 2016 APRESENTAÇÃO Sabendo do importante papel transformador da

Leia mais

Apresentação. Caros estudantes, pais, professores, funcionários e comunidade em geral,

Apresentação. Caros estudantes, pais, professores, funcionários e comunidade em geral, Apresentação Caros estudantes, pais, professores, funcionários e comunidade em geral, Sabemos que hoje os acidentes de trânsito são um problema, não só em nossa cidade, mas em todo o mundo. Diariamente,

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Revisão das vogais A,E,I,O,U Escrita bastão das vogais Associação das vogais aos nomes:

Leia mais

CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL

CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Tatiana Schmitz UNISINOS e-mail@sinos.net Ana Paula de Quadros UNISINOS anapauladequadros@gmail.com

Leia mais

EXEMPLAR DO PROFESSOR

EXEMPLAR DO PROFESSOR EXEMPLR DO PROFESSOR 1) Quais são os elementos do trânsito? R: Homem, via e os veículos. 2) Qual é o elemento mais importante do trânsito? R: Homem. 3) Quais os dois grandes grupos de tipos de vias? R:

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES PROFESSOR DISCIPLINA TURMA DEISE MENEZES GEOGRAFIA 201 ALUNO SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br Questão 1 Marque um ( X

Leia mais

Manual do Professor. Orientação e Supervisão : M. Ligia C. Carvalhal, *Projeto Microtodos, a microbiologia a serviço da cidadania.

Manual do Professor. Orientação e Supervisão : M. Ligia C. Carvalhal, *Projeto Microtodos, a microbiologia a serviço da cidadania. MicroLigue - o jogo das associações - Manual do Professor Autores: Roseane de Souza, M. Marta Carvalhal e M. Ligia C. Carvalhal. Ilustração: Daniela C. Velázquez. Orientação e Supervisão : M. Ligia C.

Leia mais

ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 1. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 1. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 1 Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Identidade pessoal: EU e diferenças físicas Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação

Leia mais

PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO

PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática Piraquara Março/2014 PLANO DE TRABALHO - 2º ANO CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Geometria: - Noções

Leia mais

PREVENÇÃO RODOVIÁRIA

PREVENÇÃO RODOVIÁRIA PREVENÇÃO RODOVIÁRIA OS NOSSOS COMPORTAMENTOS Marisa Soares Gabinete de Mobilidade Câmara Municipal de Penafiel 1 março de 2013 5 e 8 de Abril de 2013 Prevenção Rodoviária A prevenção rodoviária tem como

Leia mais

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Brasil Mapa do Brasil (pessoas na sociedade) Linguagem: Revisão das vogais A, E, I, O, U Escrita

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 3. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 3. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 3 Orientações ao professor Módulo 3...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de Transporte Linguagem: Letra J - som/imagem/escrita Letra K - som/imagem/escrita

Leia mais

Módulo de Prevenção e Segurança Rodoviária E.R.E.R. Escola de Referência para a Educação Rodoviária

Módulo de Prevenção e Segurança Rodoviária E.R.E.R. Escola de Referência para a Educação Rodoviária Módulo de Prevenção e Segurança Rodoviária E.R.E.R. Escola de Referência para a Educação Rodoviária 1.ª Fase Aulas teóricas - Apresentação/motivação para o desenvolvimento da atividade Manual do Aluno

Leia mais

1º Encontro Temático de 2017 O Processo de Assimilação no Contexto da Aprendizagem

1º Encontro Temático de 2017 O Processo de Assimilação no Contexto da Aprendizagem 1º Encontro Temático de 2017 O Processo de Assimilação no Contexto da Aprendizagem Sejam todos Bem Vindos! SENSIBILIZAÇÃO Um Amigo da Internet Oi Carlinhos SENSIBILIZAÇÃO DINÂMICA: UM AMIGO DA INTERNET

Leia mais

Análise de software. 1 o software analisado: Workshop Vila Sésamo

Análise de software. 1 o software analisado: Workshop Vila Sésamo Análise de software 1 o software analisado: Workshop Vila Sésamo Este software estimula a criatividade da criança, também desenvolve noções de espaço e distribuição na tela. Nele, a criança dispõe de diversos

Leia mais

IDFG VIAJANDO PELO MUNDO DA MATEMÁGICA

IDFG VIAJANDO PELO MUNDO DA MATEMÁGICA IDFG VIAJANDO PELO MUNDO DA MATEMÁGICA Professores de Matemática: Cleo Cayton Débora Alyne Letícia Santos Luiz Carlos Dantas Professores de Educação Física: Coordenadores Pedagógicos: Jaqueline Arlindo

Leia mais

3º Workshop. O uso do dicionário. em sala de aula

3º Workshop. O uso do dicionário. em sala de aula 3º O uso do dicionário 2013 em sala de aula Nome da Disciplina Atenção! MATERIAL DISPONÍVEL NAS SALA VIRTUAL - ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PROJETOS INTEGRADORES - WORKSHOP 4: O uso do dicionário em sala

Leia mais

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 3. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 3. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 3 Orientações ao professor Módulo 3...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de Transporte Linguagem: Letra J - som/imagem/escrita Letra K - som/imagem/escrita Fonema e

Leia mais

6 ano Ensino fundamental

6 ano Ensino fundamental 6 ano Ensino fundamental Orientações dos Trabalhos Bimestrais II Bimestre / 2018 Disciplina: Geografia Professor(a): Luciane Regina Maurer Felipiak Atividade: Analise e produção cartográfica Tema/Conteúdo:

Leia mais

SOFTWARES EDUCATIVOS

SOFTWARES EDUCATIVOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE COMPUTAÇÃO ELETRÔNICA - NCE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO - PGTIAE SOFTWARES EDUCATIVOS Anne Caroline de Oliveira

Leia mais

Comunidade de Prática Virtual Inclusiva Formação de Professores

Comunidade de Prática Virtual Inclusiva Formação de Professores O Mate erial Dourado Montessor ri O material Dourado ou Montessori é constituído por cubinhos, cubão, que representam: barras, placas e Observe que o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada

Leia mais

Sequência Didática Parlendas

Sequência Didática Parlendas Sequência Didática Parlendas Novembro 2011 Sequencia didática Parlendas Justificativa: A parlenda, como uma proposta de trabalho nas classes iniciais de alfabetização atende o educando integralmente, enriquecendo

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação motora Natureza: A Criação: 1ª dia da criação Dia e noite Matemática:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA PRODUTO DA DISSERTAÇÃO PROPOSTA DE ENSINO DE ESTATÍSTICA EM UMATURMA DE NONO ANO DO ENSINO

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 3 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 3 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 3...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de Transporte Linguagem: Letra J - som/imagem/escrita Letra K - som/imagem/escrita Fonema e grafema das letras

Leia mais

COMO SOFTWARES DE JOGOS PODEM INFLUENCIAR NA EDUCAÇÃO

COMO SOFTWARES DE JOGOS PODEM INFLUENCIAR NA EDUCAÇÃO COMO SOFTWARES DE JOGOS PODEM INFLUENCIAR NA EDUCAÇÃO Rômulo Batista Ventrella 1, Renato Luiz Gambarato 2 1 Tecnólogo em Informática para Negócios, FATEC Botucatu,romulo.ventrella@gmail.com. 2 Mestre em

Leia mais

Jogo da Vida - Trânsito

Jogo da Vida - Trânsito JOGO 5 O ANO: Jogo da Vida - Trânsito Componente Curricular Matemática, Português. Competências da BNCC presentes nesta atividade Conhecimento, Comunicação, Responsabilidade e Cidadania. Habilidades/competências

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 1ºAno 1.1 HISTÓRIA E GEOGRAFIA 3º período 1 de outubro de 2015 OUÇA A LEITURA DO TEXTO ABAIXO FEITA POR SUA PROFESSORA. QUEM SOU EU? OLÁ, MEU NOME É ANTÔNIO GOMES DE OLIVEIRA. MINHA MÃE SE CHAMA LAURA

Leia mais

PRÉ 1- Módulo 3 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1- Módulo 3 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 3...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Saber que os meios de transporte são importantes para a nossa locomoção e bem estar. Sociedade: Meios de Transporte

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA Regulamenta o funcionamento da Brinquedoteca no âmbito da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés. Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE PROBABILIDADE.

PLANO DE TRABALHO SOBRE PROBABILIDADE. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: Colégio Estadual Santos Dias PROFESSOR: André de carvalho Rapozo MATRÍCULA: 0870081-7 SÉRIE: 3 ano do Ensino Médio

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 4B NOME DO PROJETO: A matemática no nosso dia a dia. PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu da necessidade da turma em aprender

Leia mais

NOME: ESCOLA: TURMA: PROFESSOR(A): ESTE LIVRO É SEU! COLE A SUA FOTO (OU FAÇA O SEU DESENHO) E ESCREVA AS SUAS INFORMAÇÕES.

NOME: ESCOLA: TURMA: PROFESSOR(A): ESTE LIVRO É SEU! COLE A SUA FOTO (OU FAÇA O SEU DESENHO) E ESCREVA AS SUAS INFORMAÇÕES. 1 Prefeito: Luciano Santos Rezende Secretário Municipal de Segurança Urbana: Coronel Fronzio Calheira Mota ESTE LIVRO É SEU! COLE A SUA FOTO (OU FAÇA O SEU DESENHO) E ESCREVA AS SUAS INFORMAÇÕES. Subsecretário

Leia mais

Nome: Professora: 3º Ano:

Nome: Professora: 3º Ano: Nome: Professora: 3º Ano: 2015 Queridos(as) alunos(as), Nosso 3º ano tem sido muito legal, porque estamos aprendendo muitas coisas novas e interessantes. O nosso projeto Todos podem se comunicar nos proporcionou

Leia mais

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan Professor (a): Vanessa Magnan PLANEJAMENTO (Identidade) Competências: Objetivos: Leitura, Oralidade, Escrita Compreender a importância do nome; Descobrir o prazer e o interesse pela leitura e pela escrita;

Leia mais

Relatório Projeto Educação no Trânsito Bridgestone #NósSomosOTrânsito

Relatório Projeto Educação no Trânsito Bridgestone #NósSomosOTrânsito Relatório Projeto Educação no Trânsito Bridgestone #NósSomosOTrânsito SUMÁRIO SOBRE O PROJETO... 03 NOSSO JEITO DE SERVIR... 04 POR ONDE PASSAMOS... 05 NÚMEROS DO PROJETO... 06 CIRCUITO DE ATIVIDADES...

Leia mais

PASSAPORTE. #NósSomosOTrânsito. Mafra - SC São Pedro - SP Santo André - SP Campinas - SP Camaçari - BA. Não joque este folheto nas vias públicas.

PASSAPORTE. #NósSomosOTrânsito. Mafra - SC São Pedro - SP Santo André - SP Campinas - SP Camaçari - BA. Não joque este folheto nas vias públicas. PASSAPORTE Não joque este folheto nas vias públicas. #NósSomosOTrânsito Mafra - SC São Pedro - SP Santo André - SP Campinas - SP Camaçari - BA Nome Cidade Escola Data OBJETIVOS ( ) Aprender um pouco mais

Leia mais

TABELA DE MULTAS 2017 VALORES E TIPOS DE INFRAÇÕES ATUALIZADOS 2 fev, 2017

TABELA DE MULTAS 2017 VALORES E TIPOS DE INFRAÇÕES ATUALIZADOS 2 fev, 2017 TABELA DE MULTAS 2017 VALORES E TIPOS DE INFRAÇÕES ATUALIZADOS 2 fev, 2017 Se você já tirou sua carteira de habilitação, aqui vai um teste: quantos pontos o condutor que dirige embriagado leva na carteira?

Leia mais

OS NÚMEROS RACIONAIS MATERIAL QUE COMPÕEM O KIT: O kit é composto por uma moldura, com o formato abaixo:

OS NÚMEROS RACIONAIS MATERIAL QUE COMPÕEM O KIT: O kit é composto por uma moldura, com o formato abaixo: OS NÚMEROS RACIONAIS MATERIAL QUE COMPÕEM O KIT: O kit é composto por uma moldura, com o formato abaixo: peças de dimensões cm x cm, correspondente a / 5 peças de dimensões cm x (/5)cm, correspondente

Leia mais

ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 APRESENTAÇÃO... 3 FICHAS TEMÁTICAS O JOGO DO SEMÁFORO A SOPA DE LETRAS O JOGO DAS DIFERENÇAS...

ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 APRESENTAÇÃO... 3 FICHAS TEMÁTICAS O JOGO DO SEMÁFORO A SOPA DE LETRAS O JOGO DAS DIFERENÇAS... ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 APRESENTAÇÃO... 3 FICHAS TEMÁTICAS... 21 O JOGO DO SEMÁFORO... 22 A SOPA DE LETRAS... 23 O JOGO DAS DIFERENÇAS... 24 O JOGO DOS SINAIS... 25 O CAMINHO CERTO... 29 AS PALAVRAS EM

Leia mais

Números naturais. material dourado

Números naturais. material dourado UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2018.2 Números naturais material dourado Prof. Adriano Vargas Freitas A educadora

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

CADÊ O PAR? JOGO DE INCLUSÃO

CADÊ O PAR? JOGO DE INCLUSÃO 15 Eixo: Práticas para Educação Especial SILVA,Geovana de Deus da 1 VIDA,Giselle Marina Rinaldi Vida 2 KNAUT, Michelle Souza Julio 3 Assim como no Ensino Regular, na Educação Especial o processo educacional

Leia mais

Educando para a vida

Educando para a vida Educando para a vida Programa criança Viva: educando para a vida o Programa Criança Viva foi criado pelo TransÔnibus Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de nova iguaçu, em 1996, a partir

Leia mais

Índice. 1. Oficinas de Português Oficinas de Matemática Como Trabalhar Matemática nas Situações Cotidianas?... 4

Índice. 1. Oficinas de Português Oficinas de Matemática Como Trabalhar Matemática nas Situações Cotidianas?... 4 GRUPO 5.3 MÓDULO 16 Índice 1. Oficinas de Português...3 2. Oficinas de Matemática...4 2.1. Como Trabalhar Matemática nas Situações Cotidianas?... 4 2 1. OFICINAS DE PORTUGUÊS Atividade 1: Escrita compartilhada.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA BÁSICA ANTONIETA SILVEIRA DE SOUZA ENSINO FUNDAMENTAL I (4º e 5º ANO)

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA BÁSICA ANTONIETA SILVEIRA DE SOUZA ENSINO FUNDAMENTAL I (4º e 5º ANO) PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA BÁSICA ANTONIETA SILVEIRA DE SOUZA ENSINO FUNDAMENTAL I (4º e 5º ANO) CASSIANO CASTRO DANIELLA ANGELITA MARQUES ELISABETE MARIA R. CAMPOS VANIA

Leia mais

ESCALA LÚDICA PRÉ-ESCOLAR DE KNOX - ADAPTADA

ESCALA LÚDICA PRÉ-ESCOLAR DE KNOX - ADAPTADA ESCALA LÚDICA PRÉ-ESCOLAR DE KNOX - ADAPTADA Nome: Data: / / Data de Nascimento: / / Idade: Avaliador: 60 À 7 MESES Observação: pontuação geral pontos: executou satisfatoriamente a tarefa/ apresentou o

Leia mais

O que é Coordenação Motora Ampla?

O que é Coordenação Motora Ampla? O que é Coordenação Motora Ampla? Utilização de grupos de músculos maiores e o desenvolvimento de habilidades como correr, pular, chutar, subir e descer escadas que podem ser desenvolvidas a partir de

Leia mais

PRAÇA SARAIVA, CENTRO CEP.: TERESINA - PIAUÍ Página 1

PRAÇA SARAIVA, CENTRO CEP.: TERESINA - PIAUÍ Página 1 AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 II TRIMESTRE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PROFª TÁCIA/ DEYLLEN/ ANA LÚCIA/ CLÁUDIA/ LUCIANA/ SILVIA PROJETO FESTAS JUNINAS - AVALIAÇÃO PARCIAL Apresentação: A Avaliação

Leia mais

Conhecendo nossa vizinhança

Conhecendo nossa vizinhança Conhecendo nossa vizinhança De acordo com os PCNs o ensino de Geografia pode levar os alunos a compreenderem de forma mais ampla a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente

Leia mais

2) O condutor que levar pessoas, animais ou cargas nas partes externas do veículo, terá como punição:

2) O condutor que levar pessoas, animais ou cargas nas partes externas do veículo, terá como punição: 1) A figura abaixo ilustra as manobras efetuadas pelos veículos A e B, em um cruzamento. O veículo A realiza as manobras 1 e 2 e o veículo B realiza as manobras 3 e 4, sendo assim, podemos considerar infrações

Leia mais

Interdisciplinaridade em Sala de Aula

Interdisciplinaridade em Sala de Aula Interdisciplinaridade em Sala de Aula INTERDISCIPLINARIDADE A interdisciplinaridade é conceito em construção, e precisa da contribuição de todos os atores educativos, para a construção de um elo entre

Leia mais

SITUAÇÃO DE USO Compreensão de placas de sinalização e de como devemos respeitá-las no dia a dia. MARCADORES Comportamento; Rotinas; Educação

SITUAÇÃO DE USO Compreensão de placas de sinalização e de como devemos respeitá-las no dia a dia. MARCADORES Comportamento; Rotinas; Educação UNIDADE: Por um trânsito transitável / Brasil SITUAÇÃO DE USO Compreensão de placas de sinalização e de como devemos respeitá-las no dia a dia. MARCADORES Comportamento; Rotinas; Educação EXPECTATIVAS

Leia mais

Prof. Dr. Geraldo Peçanha de Almeida

Prof. Dr. Geraldo Peçanha de Almeida 2 Este material foi recolhido durante minhas andanças pelo Brasil afora. Foram sugestões de professores que estão atuando em educação básica. Tratei cada jogo com os conhecimentos que tenho em psicomotricidade,

Leia mais

Jogo da Vida - Trânsito

Jogo da Vida - Trânsito JOGO 5 O ANO: Jogo da Vida - Trânsito introdução Em meados dos anos de 1980, foi lançado o Jogo da Vida, o jogo de tabuleiro que combina os desafios da vida real com o universo lúdico infantil. A grande

Leia mais

4º Trimestre de 2017: Os amigos de Jesus

4º Trimestre de 2017: Os amigos de Jesus O PIL KIDS (Programa de Incentivo à Leitura Infantil), foi desenvolvido para ajudar, de forma lúdica, na fixação das lições propostas nas revistas infantis de EBD da Editora Betel. As atividades semanais

Leia mais

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral:

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral: PLANEJAMENTO Julho NOME DO LIVRO: Estratégias de outras áreas do conhecimento A BRUXA SALOMÉ Leitura e escrita; Oralidade; Dias da Semana; Rimas. -Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando a como fonte

Leia mais

INFORMAÇÕES. Obs.: Não será permitido o uso de bonés e/ou outra camiseta sobre a do colégio.

INFORMAÇÕES. Obs.: Não será permitido o uso de bonés e/ou outra camiseta sobre a do colégio. Seja bem-vindo(a) ao Mônica Centro de Estudos! Desejamos que o ano letivo de 27 seja repleto de oportunidades que lhe permitam usar a criatividade, superar limites e romper barreiras. É através da interação

Leia mais

www. iguatemy.com.br LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR.

www. iguatemy.com.br LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR. www. iguatemy.com.br COMUNICADO 31-03 de Outubro de 2014 Ed. Infantil / Berçário / Integral LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR. Semana

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadoras: Cida e Rita

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadoras: Cida e Rita Plano de Aula 01 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadoras: Cida e Rita Dia : 15/02/2016 Título: BOAS-VINDAS Horário: 20 às

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 6 ROCHA OU AREIA? Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Quem ouve esses meus ensinamentos e vive

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Maceió, 16 de julho de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Senhores pais ou responsáveis Estamos iniciando o terceiro bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão

Leia mais

DINÂMICA DE GRUPO LUCIANA LINS

DINÂMICA DE GRUPO LUCIANA LINS DINÂMICA DE GRUPO LUCIANA LINS comunicação INTRODUÇÃO relacionamento Atividades em Grupo Projetos Encontros Simpósios Workshops Aulas Motivação Trabalho em grupo interação INTRODUÇÃO Kurt Lewin (1944)

Leia mais

O sonho de dirigir não pode virar pesadelo.

O sonho de dirigir não pode virar pesadelo. Quem está na direção precisa saber que, no trânsito, existem muitas responsabilidades. Desde criança, sonhamos com esse dia: completar 18 anos e poder dirigir. Tirar a Carteira Nacional de Habilitação

Leia mais

Parceria. Iniciativa. Coordenação Técnica. Apoio

Parceria. Iniciativa. Coordenação Técnica. Apoio Apoio Parceria Coordenação Técnica Iniciativa AQUECIMENTO Objetivo principal: Integrar participantes de um grupo e esquentar para o trabalho que se inicia. A História do seu nome Em círculo, todos sentados

Leia mais

TUMBLIGANDO 1 (ACROBACIA DE SOLO PARA ADOLESCENTES)

TUMBLIGANDO 1 (ACROBACIA DE SOLO PARA ADOLESCENTES) OFICINA Nº: 01 TUMBLIGANDO 1 (ACROBACIA DE SOLO PARA ADOLESCENTES) ÁREA: Circo FAIXA ETÁRIA: 13 a 16 anos. CARGA HORÁRIA: 03 horas. OBJETIVOS: Conhecer o universo do circo e suas vertentes. Realizar uma

Leia mais

NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO AGENTE DE APOIO E SEGURANÇA

NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO AGENTE DE APOIO E SEGURANÇA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMETÁ CONCURSO PÚBLICO PROVA OBJETIVA: 02 de fevereiro de 2014 NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO AGENTE DE APOIO E SEGURANÇA Nome do Candidato: Nº de Inscrição: Assinatura INSTRUÇÕES

Leia mais

O LÚDICO E A GEOMORFOLOGIA: APLICABILIDADES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O LÚDICO E A GEOMORFOLOGIA: APLICABILIDADES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL O LÚDICO E A GEOMORFOLOGIA: APLICABILIDADES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Francielle de Oliveira Costa 1 ; Jorge José Araujo da Silva 2 Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte E-mail:

Leia mais

ENSINO DE FRAÇÕES NA RESIDENCIA PEDAGÓGICA COM O DOMINÓ FRACIONÁRIO

ENSINO DE FRAÇÕES NA RESIDENCIA PEDAGÓGICA COM O DOMINÓ FRACIONÁRIO XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 ENSINO DE FRAÇÕES NA RESIDENCIA PEDAGÓGICA COM O DOMINÓ FRACIONÁRIO

Leia mais

Atividades para o Projeto Proclamação da República

Atividades para o Projeto Proclamação da República Atividades para o Projeto Proclamação da República Propor Desenhos para colorir e colagens (Educação Infantil); Produções textuais com os alunos (Individuais ou coletivas); Confecções de Lembrancinhas

Leia mais

Aqui vão algumas ideias de como usar as cartas temáticas em sua sala de aula:

Aqui vão algumas ideias de como usar as cartas temáticas em sua sala de aula: Baralho de Matemática Aqui vão algumas ideias de como usar as cartas temáticas em sua sala de aula: Os alunos devem se capazes de trabalhar com a tabuada dos números: 2, 3, 4, 5, 9, 10 e 11 e podem ser

Leia mais

TAPETE DAS LIGAÇÕES: UMA ABORDAGEM LÚDICA SOBRE AS LIGAÇÕES QUÍMICAS E SEUS CONCEITOS

TAPETE DAS LIGAÇÕES: UMA ABORDAGEM LÚDICA SOBRE AS LIGAÇÕES QUÍMICAS E SEUS CONCEITOS TAPETE DAS LIGAÇÕES: UMA ABORDAGEM LÚDICA SOBRE AS LIGAÇÕES QUÍMICAS E SEUS CONCEITOS Patricia da Conceição Novaes(1); Eleneide Rodrigues de Moraes(1); Elionara Carolina Freire Cândido Barbosa (2); Cíntia

Leia mais

JOGO DA VELHA DA POTENCIAÇÃO: VIVÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA

JOGO DA VELHA DA POTENCIAÇÃO: VIVÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA JOGO DA VELHA DA POTENCIAÇÃO: VIVÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA Petrônio Fernandes da Silva; Anderson Diego Silva Gonçalves; Jânio Elpídio de Medeiros. Universidade Federal da Paraíba, petroniof9@gmail.com;

Leia mais

TRABALHO E ALIMENTAÇÃO: QUANTO GANHA, QUANTO PAGA... Resolver situações problema utilizando as quatro operações e porcentagens;

TRABALHO E ALIMENTAÇÃO: QUANTO GANHA, QUANTO PAGA... Resolver situações problema utilizando as quatro operações e porcentagens; TRABALHO E ALIMENTAÇÃO: QUANTO GANHA, QUANTO PAGA... Para atender às demandas do trabalho contemporâneo é inegável que a matemática pode dar uma grande contribuição à medida que explora a resolução de

Leia mais

GRUPO ESCOTEIRO JOÃO OSCALINO

GRUPO ESCOTEIRO JOÃO OSCALINO o jogo elefante colorido Uma criança é escolhida para comandar o jogo. Ela fica na frente das demais e diz: Elefantinho colorido! O grupo responde: Que cor? O comandante escolhe uma cor e os demais saem

Leia mais

Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente Dia Mundial do Meio Ambiente 2017 Apresentação O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972,

Leia mais

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação.

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação. Título: A árvore dos meus dois quintais Autor: Jonas Ribeiro Ilustrações: Veruschka Guerra Formato: 21 cm x 27,5 cm Número de páginas: 24 Elaboradora do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação A

Leia mais

Vamos examinar os caminhões um pouco mais de perto. Tim, um motorista profissional de caminhão, vai nos ajudar.

Vamos examinar os caminhões um pouco mais de perto. Tim, um motorista profissional de caminhão, vai nos ajudar. PARAR OLHAR ACENAR Todos os anos, muitas pessoas ficam feridas ou morrem em acidentes de trânsito que, às vezes, envolvem caminhões. É importante que todos saibam como se manter seguros no trânsito para

Leia mais

Sequência Didática. Nome do Bolsista/Voluntário: Licencianda do curso de Matemática Carina Barbosa Maduro

Sequência Didática. Nome do Bolsista/Voluntário: Licencianda do curso de Matemática Carina Barbosa Maduro Sequência Didática Nome do Bolsista/Voluntário: Licencianda do curso de Matemática Carina Barbosa Maduro Perfil do Sujeito/Aluno a quem a sequência foi destinada: A Sequência Didática foi desenvolvida

Leia mais

Foto 1: Jogo: Roda-Roda Equações

Foto 1: Jogo: Roda-Roda Equações Registro PIBID Matemática 2016 ELABORAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS Foram elaborados Jogos didáticos envolvendo as equações do 2º grau colaborativamente com os alunos do nono ano da escola participante EELAS.

Leia mais

Obs.: Não será permitido o uso de bonés e/ou outra camiseta sobre a do colégio.

Obs.: Não será permitido o uso de bonés e/ou outra camiseta sobre a do colégio. Bem-vindo (a) ao Mônica Centro de Estudos! Desejamos a todos um ano letivo de 28 repleto de oportunidades que permitam usar a criatividade, superar limites e romper barreiras. A interação com os colegas,

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VALORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA CAATINGA NATASHA DA COSTA CAJAZEIRAS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VALORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA CAATINGA NATASHA DA COSTA CAJAZEIRAS EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VALORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA CAATINGA NATASHA DA COSTA CAJAZEIRAS ITAITUBA 2015 1. RESUMO Este projeto caracteriza-se por um trabalho bibliográfico com o objetivo de conhecer e preservar

Leia mais

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica,

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica, PROJETO TECENDO CIDADANIA: PROJETO DE APOIO AO ESTUDO DOS TEMAS TRANSVERSAIS Autores: Leonardo Cristovam de JESUS, aluno do IFC Campus Avançado Sombrio e bolsista do projeto. Ana Maria de MORAES, Pedagoga

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

Semana Nacional do Trânsito Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre

Semana Nacional do Trânsito Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO RIO GRANDE DO SUL DIVISÃO DE HABILITAÇÃO E ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Semana Nacional do Trânsito 2014 Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre

Leia mais

Exemplos de Brinquedos Criados/Adaptados

Exemplos de Brinquedos Criados/Adaptados Exemplos de Brinquedos Criados/Adaptados 22 Santa Marli Pires dos Santos Descrição 1. TORRE A torre consiste num conjunto de 20 caixas de papelão (com tamanhos diferentes, 1cm de diferença de uma para

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

Por que ter medo da tecnologia se ela pode ser uma facilitadora da. educação?

Por que ter medo da tecnologia se ela pode ser uma facilitadora da. educação? Por que ter medo da tecnologia se ela pode ser uma facilitadora da educação? O que a Shakira, o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, e o ator, Ashton Kutcher, têm em comum? Todos eles já descobriram que

Leia mais

UM BICHINHO NA LINHA. projeto pedagógico. Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP. (11)

UM BICHINHO NA LINHA. projeto pedagógico. Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP. (11) projeto pedagógico UM BICHINHO NA LINHA UM BICHINHO NA LINHA TEXTO EM LETRA BASTÃO Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br www.editoramelhoramentos.com.br

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 04 JACÓ, O HOMEM QUE TEVE UM ENCONTRO COM DEUS Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO [...] quando

Leia mais

Turma da Reoferta Estágio Curricular Supervisionado III Ensino Médio

Turma da Reoferta Estágio Curricular Supervisionado III Ensino Médio Turma da Reoferta 2014 Estágio Curricular Supervisionado III Ensino Médio Sequência Didática Etapas de Produção O que é a SD? - Um conjunto de atividades ligadas entre si e planejadas para o ensino de

Leia mais

As regras de trânsito e o Código da Estrada. Se for a pé...

As regras de trânsito e o Código da Estrada. Se for a pé... GUIA DO PROFESSOR O Guia do Professor tem como objetivo auxiliá-lo no ensino da temática da segurança rodoviária. Composto por cinco temas, este guia apresenta o conteúdo essencial de cada um e algumas

Leia mais

1º bimestre Sequência didática 2

1º bimestre Sequência didática 2 Título: As cidades e seus mapas Duração: 2 aulas Introdução Esta sequência didática pretende trabalhar noções cartográficas por meio das representações de mapas e imagens de satélites do espaço urbano.

Leia mais

Formação Continuada Nova EJA. Plano de Ação 3

Formação Continuada Nova EJA. Plano de Ação 3 Nome: José Eugenio Pires Matilde Regional: Metropolitana VI Tutor: Nilton Miguel da Silva Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 3 1. INTRODUÇÃO Este Plano de Ação está sendo elaborado com o intuito

Leia mais