PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO"

Transcrição

1 CRECHE MUNICIPAL TERTULIANA MARIA DE ARRUDA SOUZA MÂE NHARA PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CUIABÁ 2015

2 INTRODUÇÃO Partindo do pressuposto de que a creche é um espaço propício para promover a saúde, a formação de valores e hábitos saudáveis (e entre eles o da alimentação), o projeto Alimentação Saudável surge como um artifício a contribuir para conscientização de nossos alunos nas escolhas que envolvem sua alimentação. Neste sentido iremos trabalhar também as estações do ano o propósito é fazer com que a criança conheça e diferencie as estações do ano e a importância de cada uma para nossa vida o projeto tem como objetivo desenvolver atividades lúdicas e atrativas que leve as crianças a incitar um viver mais saudável. A creche se preocupa em propor experiências lúdicas presentes no cotidiano da educação infantil, na forma de brincadeiras, novas sensações, novas descobertas, enfim, contribuir para o desenvolvimento das capacidades físicas, cognitiva, afetiva, ética e a relação interpessoal: convívio pessoal, pois a brincadeira (especialmente na Educação Infantil) é a principal forma de aprendizagem e socialização da criança, proporcionando à criança a possibilidade de ser escultora do seu próprio saber, através de vivências lúdicas e significativas para o seu desenvolvimento. O educador deve organizar sua prática de forma a facilitar a construção da identidade, os processos de socialização e o desenvolvimento da autonomia das crianças. (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, 2013, P. 16) Segundo ANDRADE, 2007, p.37, O brincar, na sua relação com o lúdico, com o jogo, com a brincadeira pode ser explorado na perspectiva cultural, psicológica e educacional ora como ação livre e espontânea, ora como trabalho. Permeia todas as suas relações com o mundo, pois é o resultado das relações culturais, das relações sociais e do desenvolvimento de valores e atitudes.

3 JUSTIFICATIVA Trabalhar com a educação alimentar é muito importante, a escolha desse tema tão grandioso vem da importância de começar uma alimentação saudável desde muito cedo, para ter o conhecimento de como é importante uma boa alimentação para sua vida futuramente. Tem como foco buscar a curiosidade da criança, fazendo com que assim flua o projeto. A promoção de uma alimentação saudável na creche pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: ações de estímulo, ação de apoio e ação de orientação a práticas alimentares inadequadas. Através de atividades lúdicas e educativasserão transmitido às crianças a importância do alimento para uma boa saúde. É importante também que as crianças conheçam as estações do ano e assim possam definir o tipo de vestuário, alimentação e alimentos de cada estação do ano. A creche é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. OBJETIVO GERAL Promover e incentivar o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de forma atraente, lúdica e educativa,desenvolvendo os sentidos, estimulando a linguagem oral e visual. OBJETIVOS ESPECIFICOS Levar o aluno a valorizar uma boa alimentação. Falar dos tipos de alimentação adequada para cada estação. Aprender a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade. Saber adequar à alimentação as suas necessidades. Conhecer receitas diversas.

4 Adquirir hábitos para uma boa alimentação. Aproveitar os alimentos na época da estação e safra. Mostrar que no cardápio da creche ha alimentos naturais. Identificar os alimentos, cores, texturas e formatos. Estimular o cuidado com a higienização dos alimentos. Diferenciar as estações do ano e seus respectivos tipos de clima. Identificar as cores primárias através de pintura e gravuras. METODOLOGIA Através de atividades lúdicas iremos estimular as crianças sobre a importância da alimentação saudável e leva-la a conhecer as estações do ano e a influência de cada uma em nossa vida levando em conta a idade o limite de cada criança. Utilizaremos recursos variados e materiais reutilizáveis, legumes, áudio visual, entre outros. A metodologia utilizada neste projeto será mediante as rodas de conversas; contação de história; recontos feito pelas próprias crianças;leitura mediada/livro deleite;leitura mediada/livro com atividade após a leitura; Contação com atividade após a contação; Contação- deleite; Leitura animada deleite; Leitura animada com atividade após a leitura; representação por meio de desenhos, pinturas e colagens; oficinas de bonecos, fantoches; faz de conta; brincadeira de roda, com brinquedos e outros objetos; brincadeiras lúdicas; músicas infantis; pinturas com giz de cera e guache; apresentações de contação de histórias ou teatro dos educadores para as crianças e das crianças para os educadores, uma vez por mês, cada um em seu período ou em parceria dos períodos. Iremos também neste projeto dar continuidade ao projeto mala viajantevisando a necessidade e importância de continuar a inserir a família no contexto educativo da unidade mostrando que a responsabilidade na educação das nossas crianças é da instituição de educação em parceria com a família.

5 RECURSOS/ESTRATÉGIAS: Cozinha experimental Sentar em círculo para conversar Músicas Teatro/Vendinha Recorte, colagem e modelagem. Pesquisa em revistas, encartes e livros de receita infantil, internet e vídeos... Desenho livre Desfile Primavera ETAPAS DO PROJETO Conversa e registros sobre a alimentação preferida das crianças; Registro dos alimentos mais consumidos na família; Identificação de semelhanças entre hábitos alimentares dos alunos; Construção de jogos de memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes. Identificação das frutas, verduras e legumes através do olfato e tato; Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura, legumes e conversar sobre as preferências através da degustação; Trabalhar com recorte de frutas, verduras, legumes e pedir que os alunosconstruam um prato que represente uma alimentação saudável; Simulação de uma feira; Preparação e degustação de receitas saudáveis. Falar de algumas regiões brasileiras que são frias e quentes e sua cultura. Elaborar atividades de recorte, colagem, desenho e pinturas (comidas e vestiários das regiões).

6 CRONOGRAMA DO 3º BIMESTRE Semanas Dias Temas 1º 27/07 à 31/07/2015 Acolhida pós ferias - Brincadeiras recreativas. 2º 03/08 à 07/08/2015 Folclore, lendas, histórias / Dia dos pais. 3º 10/08 à 14/08/2015 Meios de transporte utilizando animais, transporte de cargas. Alimentos diferentes. 4º 17/08 à 21/08/2015 Diferentes tipos de alimentos 5º 24/08 à 28/08/2015 Dia do soldado, formas geométricas, alimentação saudável como comer e o que comer 6º 31/08 à 04/09/2015 Os diferentes tipos de animais. 7º 08/09 à 11/09/2015 Histórias com frutas 8º 14/09 à 18/09/2015 9º 21/09 à 25/09/ º 29/09 à 02/10/2015 Semana da pátria / Estações do ano / os 5 sentidos. Primavera / Dia da árvore / Construção de enfeites de jardim / Utilização de materiais reutilizáveis. Desfile da primavera / Confecção de flores, borboletas, cartazes. Obs: Em todas as semanas deve ser trabalhado o projeto a arte de contar histórias com narrativas, contos e dramatizações.

7 RECURSOS/ MATERIAIS Papel pardo, fita adesiva, tinta guache, papel A4, giz de cera, massa de modelar, legumes, flores, frutas, verduras, cartolinas, fantoches, cola colorida, revistas, vídeos, tnt, eva, papel, color set, papel cartão, pincel, cola branca, livros de histórias, etc. Avaliação A avaliação será feita no decorrer do projeto, permeando todo o processo de aprendizagem. Por isso, em cada atividade o professor deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelas crianças. É importante perceber se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento das crianças com a temática alimentação saudável e estações do ano. CULMINÂNCIA No encerramento do bimestre iremos fazer um desfile da primavera, onde os educadores irão se fantasiar de fadas e borboletas e as crianças com fantasias variadas e muitas flores para fazermos um lindo desfile.

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: BRASIL, LDB. Lei 9394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em < >. Acesso em: 12 de julho de 15. WEBIGRAFIA:

9 CRONOGRAMA: DO PROJETO A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS. 1ª semana Nome da História Técnica / 2ª feira / 3ª feira / 4ª feira / 5ª feira / 6ª feira Leitura mediada/livro - deleite Leitura mediada/livro com atividade após a leitura Leitura mediada/livro - deleite 2ª semana Nome da História Técnica / 2ª feira Leitura mediada/livro - deleite / 3ª feira / 4ª feira / 5ª feira / 6ª feira Contação com atividade após a contação Contação- deleite 3ª semana Nome da História Técnica / 2ª feira Leitura animada - deleite / 3ª feira / 4ª feira / 5ª feira / 6ª feira Leitura animada com atividade após a leitura Leitura mediada - deleite OBS: Este cronograma deve ser entregue a coordenadora pedagógica após ser totalmente preenchido com todas as atividades registradas para obtenção de certificado referente ao projeto A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS LITERATURA INFANTIL SME CUIABÁ / 2015

CRECHE MUNICIPAL MARIANA FERNANDES MACEDO

CRECHE MUNICIPAL MARIANA FERNANDES MACEDO Secretaria Municipal de Educação Diretoria de Politicas Educacionais Coordenadoria de Organização Curricular Gerencia de Educação Infantil CRECHE MUNICIPAL MARIANA FERNANDES MACEDO PROJETO ALIMENTAÇÃO

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO CUIABÁ 2015 Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar

Leia mais

PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL

PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL CRECHE MUNICIPAL TERTULIANA MARIA DE ARRUDA SOUZA MÂE NHARA Projeto do segundo bimestre PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL CUIABÁ 2015 Projeto: Diversidade Cultural INTRODUÇÂO Ao analisar o cenário atual da

Leia mais

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre Proposta Pedagógica 2017 (ANO) 2 Bimestre Professor: Aisha Coraci maternal III 2º Bimestre / 2017 PROJETO DE TRABALHO OBJETIVOS RECURSOS DIDÁTICOS Projeto Identidade Autonomia (sentidos) Ensinar não é

Leia mais

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I.

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I. Centro Educacional Mundo do Saber Palhoça, 18 de Fevereiro de 2013 Professora Bárbara pereira Turma Maternal I Projeto anual Justificativa O Projeto tem a importância essencial para a aprendizagem das

Leia mais

Projeto Natal - Qual o significado do natal? - Educação Infantil.

Projeto Natal - Qual o significado do natal? - Educação Infantil. Projeto Natal - Qual o significado do natal? - Educação Infantil. Confira a seguir o projeto natal para alunos da educação infantil. O que o aluno poderá aprender com esta aula Conhecer o significado e

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Gratidão e celebração Mês: Dezembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover o encerramento do ano de 2016, em que os alunos terão a oportunidade de resgatar

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR PEDAGÓGICO EDUSESC GAMA DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL

PLANO DE EXECUÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR PEDAGÓGICO EDUSESC GAMA DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL MATERIAL ALGODÃO ANILINA LÍQUIDA APONTADOR DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL Para atividades de construção de desenhos com perspectiva e textura. Trabalhos artísticos de técnicas das cores primárias

Leia mais

FICHA DE PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA CMEI MADRE ELISIA Professora:...

FICHA DE PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA CMEI MADRE ELISIA Professora:... Desenvolver a percepção visual, auditiva e a coordenação viso-motora. Desenvolver a orientação temporal (começo, meio e fim). Desenvolver orientação espacial. Coordenação viso-motora: 1. Desenho livre.

Leia mais

ANEXO D - Planejamento de Projetos de trabalho com as crianças. O PROJETO: MPB (Música Popular Brasileira)

ANEXO D - Planejamento de Projetos de trabalho com as crianças. O PROJETO: MPB (Música Popular Brasileira) 329 ANEXO D - Planejamento de Projetos de trabalho com as crianças O PROJETO: MPB (Música Popular Brasileira) JUSTIFICATIVA: Buscar ampliar o repertório cultural das crianças através de atividades relacionadas

Leia mais

vivências de diferentes atividades. Projeto Identidade Projeto Natureza e Sociedade - Ciências Portfólio Literário

vivências de diferentes atividades. Projeto Identidade Projeto Natureza e Sociedade - Ciências Portfólio Literário Material *itens da lista anexa Blocos - de vivências branco - 20 folhas encadernar na vertical (espiralados) com capa e contracapa transparentes (decorar contracapa do bloco) encadernar separadamente um

Leia mais

EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO. Para apontar os lápis jumbo.

EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO. Para apontar os lápis jumbo. EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS - 2019 MATERIAL ALGODÃO ANILINA LÍQUIDA APONTADOR DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL Para atividades de construção de desenhos com perspectiva e

Leia mais

Se tendes fé, encontrareis abundância em tudo.

Se tendes fé, encontrareis abundância em tudo. Se tendes fé, encontrareis abundância em tudo. Santa Maria Eufrásia LIVROS DIDÁTICOS DO JARDIM II (Grupo 5): LUZ DO SABER 5 ANOS - LINGUAGEM Editora: LUZ DO SABER Autor(es): FABIANA BARBOZA/ELIANE NASCIMENTO

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem Material *itens da lista anexa Quantidade PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS Data de utilização Unidade de Aprendizagem Descrição da atividade didática Livros de

Leia mais

PLANO DE ENSINO 3 º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 3 º TRIMESTRE Componente Curricular: Linguagem Oral e Escrita Professor: Meire / Gabriela Segmento: Educação Infantil Ano/Série: Maternal I Apresentação da disciplina A linguagem oral possibilita comunicar ideias, pensamentos

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO

PLANO DE EXECUÇÃO LIVROS DIDÁTICOS DO JARDIM I (grupo 4) LUZ DO SABER 4 ANOS - LINGUAGEM Editora: LUZ DO SABER Autor(es): FABIANA BARBOZA/ELIANE NASCIMENTO LUZ DO SABER 4 ANOS - MATEMÁTICA Editora: LUZ DO SABER Autor(es):

Leia mais

Projeto Identidade Projeto Natureza e Sociedade - Ciências Portfólio Literário. 01 Durante todo o ano Aulas de Artes e registros em todos os eixos.

Projeto Identidade Projeto Natureza e Sociedade - Ciências Portfólio Literário. 01 Durante todo o ano Aulas de Artes e registros em todos os eixos. PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2018 MATERNAL II(2 anos e 11 meses) Material *itens da lista anexa Quantidade Data de utilização Unidade de Aprendizagem Mídias virgem de DVD 01 Durante

Leia mais

A educação tem um guia e esse guia são as crianças. PLANEJAMENTO BIMESTRAL 3º Bimestre Letivo. Professora: Daiane Carvalho Turma - Maternal II

A educação tem um guia e esse guia são as crianças. PLANEJAMENTO BIMESTRAL 3º Bimestre Letivo. Professora: Daiane Carvalho Turma - Maternal II A educação tem um guia e esse guia são as crianças. PLANEJAMENTO BIMESTRAL 3º Bimestre Letivo Professora: Daiane Carvalho Turma - Maternal II Projeto de trabalho Objetivos Recursos Didáticos PROJETO LITERÁRIO:

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016 OBJETIVOS GERAIS: UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016 Disciplina: Linguagem Oral e Escrita Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil Adquirir habilidades para

Leia mais

Se tendes fé, encontrareis abundância em tudo.

Se tendes fé, encontrareis abundância em tudo. Se tendes fé, encontrareis abundância em tudo. Santa Maria Eufrásia LIVROS DIDÁTICOS DO JARDIM I (grupo 4) LUZ DO SABER 4 ANOS - LINGUAGEM Editora: LUZ DO SABER Autor(es): FABIANA BARBOZA/ELIANE NASCIMENTO

Leia mais

CRECHE MUNICIPAL MACÁRIA MILITONA DE SANTANA PROJETO TEMA: MINHA IDENTIDADE, MINHA HISTÓRIA

CRECHE MUNICIPAL MACÁRIA MILITONA DE SANTANA PROJETO TEMA: MINHA IDENTIDADE, MINHA HISTÓRIA CRECHE MUNICIPAL MACÁRIA MILITONA DE SANTANA PROJETO TEMA: MINHA IDENTIDADE, MINHA HISTÓRIA CUIABÁ-MT 2015 CRECHE MUNICIPAL MÁCARIA MILITONA DE SANTANA 1- Tema: Minha identidade, minha história 1.2- Faixa

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Alimentação saudável Mês: Abril Habilidade Sócio emocional: Consciência em ação organização e responsabilidade Período: 11 a 15 de Abril Duração: 1h Público: Creches

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE PARTICIPANTES: IDALINA DE SOUZA PEIXOTO MARIA DO CARMO SOUZA CONTO E RECONTO

Leia mais

PROJETO BRINQUEDOTECA PALMAS

PROJETO BRINQUEDOTECA PALMAS PROJETO BRINQUEDOTECA PALMAS INTRODUÇÃO A Brinquedoteca constitui-se em espaço preparado para estimular o educando a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um

Leia mais

GRUPO 04 ENSINO INFANTIL MATERIAL DE USO INDIVIDUAL / 2018 SALA DE AULA E SALA DE ARTES

GRUPO 04 ENSINO INFANTIL MATERIAL DE USO INDIVIDUAL / 2018 SALA DE AULA E SALA DE ARTES GRUPO 04 ENSINO INFANTIL MATERIAL DE USO INDIVIDUAL / 28 SALA DE AULA E SALA DE ARTES QUANT. MATERIAL JUSTIFICATIVA 04 Anilinas Usadas para colorir as atividades de artes ao longo do ano letivo com o objetivo

Leia mais

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 JUSTIFICATIVAS PARA O MATERIAL PEDAGÓGICO 2015 Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 01-Tela de arte para pintura 30x40: usada no contexto do projeto de artes plásticas. O objetivo

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS

LISTA DE MATERIAIS NÍVEL 1 Educação Infantil 01 estojo grande (para materiais de uso diário) 01 apontador para lápis jumbo, com depósito 01 tubo de cola branca, líquida, 90g 01 jogo de cola colorida 01 jogo de cola colorida

Leia mais

Organizar todas as atividades e os comunicados enviados para as famílias durante o ano letivo.

Organizar todas as atividades e os comunicados enviados para as famílias durante o ano letivo. LIVROS DIDÁTICOS DO JARDIM II (Grupo 5): LUZ DO SABER 5 ANOS - LINGUAGEM Editora: LUZ DO SABER Autor(es): FABIANA BARBOZA/ELIANE NASCIMENTO LUZ DO SABER 5 ANOS - MATEMÁTICA Editora: LUZ DO SABER Autor(es):

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

Contando e Recontando histórias na Educação Infantil...

Contando e Recontando histórias na Educação Infantil... ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE Contando e Recontando histórias na Educação Infantil... CAMPOS DE JÚLIO

Leia mais

TERÇA FEIRA (03) QUINTA FEIRA (05) Ciências (2): Dia das Mães (Confecção das lembrancinhas). Matemática (2): Trabalhar o Primeiro e o Último.

TERÇA FEIRA (03) QUINTA FEIRA (05) Ciências (2): Dia das Mães (Confecção das lembrancinhas). Matemática (2): Trabalhar o Primeiro e o Último. PLANO SEMANAL DE 02 A 06 DE MAIO PRÉ-ESCOLA I Arte: Pintura Livre Dia do Trabalhador. Português (2): Coordenação motora (Nome Próprio). Matemática (2): Primeiro e Último (Livro de Matemática). Ciências:

Leia mais

LISTA DE MATERIAL EDUCAÇÃO INFANTIL CSM 2017 NÍVEL I 1 ANO

LISTA DE MATERIAL EDUCAÇÃO INFANTIL CSM 2017 NÍVEL I 1 ANO NÍVEL I 1 ANO 1 lençolzinho (etiquetado) 2m de algodão cru 1 jogo de blocos (grande) para montar (peças apropriadas para a idade) para os meninos. 1 travesseiro pequeno - etiquetado ½ m de velcro Panelinhas

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

C o l é g i o D r u m m o n d

C o l é g i o D r u m m o n d LISTA DE MATERIAIS (1ºANO E. F. / 9 ANOS) 2011 Borrachas brancas, macias e grandes 02 Caderno de 96 folhas pautado capa dura grande com margem simples. 01 Caderno de cartografia para Inglês grande 01 Estojo

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS GRUPO 2 EDUCAÇÃO INFANTIL 2018 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPIRANGA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROJETO NUTRIÇÃO EM PRÉ-ESCOLARES

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPIRANGA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROJETO NUTRIÇÃO EM PRÉ-ESCOLARES ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPIRANGA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROJETO NUTRIÇÃO EM PRÉ-ESCOLARES 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1.1 TÍTULO: Avaliação Nutricional e Educação Alimentar

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS ESCOLARES EDUCAÇÃO INFANTIL. LISTA DE MATERIAIS PRÉ II

LISTA DE MATERIAIS ESCOLARES EDUCAÇÃO INFANTIL. LISTA DE MATERIAIS PRÉ II LISTA DE MATERIAIS PRÉ II 02 Lápis preto jumbo 01 Pacote de palitos de sorvete 02 Borrachas brancas, macias e grandes 02 Folhas de color set (cores variadas) 01 Apontador com depósito 02 Pacotes com 100

Leia mais

AGRUPAMENTO HORIZONTAL DE VILA NOVA DE MILFONTES. Projeto. Atividade de Enriquecimento Curricular das Ciências Experimentais. Água é vida!

AGRUPAMENTO HORIZONTAL DE VILA NOVA DE MILFONTES. Projeto. Atividade de Enriquecimento Curricular das Ciências Experimentais. Água é vida! Projeto Atividade de Enriquecimento Curricular das Ciências Experimentais Água é vida! Docentes: Marta Sousa Nélia Guerreiro Tema: Água é Vida! Turmas: Todas as turmas do agrupamento Apresentação: Este

Leia mais

PROJETO AURI VERDE 2018

PROJETO AURI VERDE 2018 PROJETO AURI VERDE 2018 Unidade: CEI Bentivi Agrupamento: Berçário II B - Faixa etária: 1 a 2 anos Professora: Edneide Oliveira Santos Azevedo Coordenadora: Shirley Ferreira de Souza Calabianqui O PROJETO

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

Objetivos Classificar as cores em primárias, secundárias, quentes, frias e neutras.

Objetivos Classificar as cores em primárias, secundárias, quentes, frias e neutras. As cores Atividade 1 Atividade 2 Objetivos Classificar as cores em primárias, secundárias, quentes, frias e neutras. Confecção do disco das cores. Materiais Papel branco, tinta guache, pincel, cola tesoura

Leia mais

Projeto Poesia. Atividade 1: Momento 1: Converse com a turma sobre o que é uma poesia, dê exemplos e apresente alguns poetas e poetisas.

Projeto Poesia. Atividade 1: Momento 1: Converse com a turma sobre o que é uma poesia, dê exemplos e apresente alguns poetas e poetisas. Projeto Poesia http://pixabay.com/pt/livros-certificado-cont%c3%aainer-pote-158066/ Público alvo: Educação Infantil / Crianças de 4 anos. Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: 5 semanas Justificativa:

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS - MINIMATERNAL INTEGRAL -2016

LISTA DE MATERIAIS - MINIMATERNAL INTEGRAL -2016 LISTA DE MATERIAIS - MINIMATERNAL 01 Folhas de E.V.A Cores Diversas 01 Folhas de E.V.A Fantasia 01 Caixa de giz de cera Jumbo 01 Pasta A3 Transparente 01 Rolo de fita durex Espessura fina 01 Pote de massa

Leia mais

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral:

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: PLANEJAMENTO Escola: Professora: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: Escola: Professora: Data: Acolhida e apresentação da professora e dos alunos. Conhecendo a sala e escola. Cartaz da rotina do dia.

Leia mais

Se tendes fé, encontrareis abundância em tudo.

Se tendes fé, encontrareis abundância em tudo. Se tendes fé, encontrareis abundância em tudo. Santa Maria Eufrásia LIVROS DIDÁTICOS DO MATERNAL (grupo 3): LUZ DO SABER 3 ANOS - LINGUAGEM Editora: LUZ DO SABER Autor(es): FABIANA BARBOZA/ELIANE NASCIMENTO

Leia mais

Informações Gerais Turno Integral

Informações Gerais Turno Integral COLÉGIO CURITIBANO ADVENTISTA BOM RETIRO Informações Gerais Turno Integral Tratar com mentes humanas é a mais bela obra em que já se ocuparam os homens. Ellen G. White 1) HORÁRIOS DO TURNO INTEGRAL Chegada

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MACAPÁ Instituto Apoena de Desenvolvimento Educacional Ltda Portaria de Autorização N 1222 de 23/12/2009 Portaria

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MACAPÁ Instituto Apoena de Desenvolvimento Educacional Ltda Portaria de Autorização N 1222 de 23/12/2009 Portaria 2014 Numa folha qualquer, eu desenho um sol amarelo. E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo... Um menino caminha e caminhando chega no muro, e ali logo em frente a esperar pela gente o futuro

Leia mais

GRUPO 03 ENSINO INFANTIL MATERIAL DE USO INDIVIDUAL / 2018 SALA DE AULA E SALA DE ARTES

GRUPO 03 ENSINO INFANTIL MATERIAL DE USO INDIVIDUAL / 2018 SALA DE AULA E SALA DE ARTES GRUPO 03 ENSINO INFANTIL MATERIAL DE USO INDIVIDUAL / 28 SALA DE AULA E SALA DE ARTES QUANT. MATERIAL JUSTIFICATIVA 12 Anilinas (cores diferentes) Obs.: utilizadas para alimentos Bloco de papel colorido

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO AURI VERDE 2017

PROJETO PEDAGÓGICO AURI VERDE 2017 PROJETO PEDAGÓGICO AURI VERDE 2017 Unidade: CEI Bentivi Agrupamento: Todas as turmas BII-A/B, MGI e MGII. - Faixa etária: 1 a 4 anos Professora: Marcellle Gasparim Vicente Professora: Edneide Oliveira

Leia mais

A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NO INGRESSO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NO INGRESSO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NO INGRESSO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Gislaine Mª K. Dwulatka 1 Profª Rejane Klein 2 RESUMO: O presente artigo tem por finalidade apresentar as atividades de Estágio Supervisionado

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS ESCOLARES EDUCAÇÃO INFANTIL. LISTA DE MATERIAIS PRÉ II

LISTA DE MATERIAIS ESCOLARES EDUCAÇÃO INFANTIL. LISTA DE MATERIAIS PRÉ II LISTA DE MATERIAIS PRÉ II 02 Lápis preto jumbo com unidades 02 Borrachas brancas, macias e grandes 02 Folhas de color set (cores variadas) Apontador com depósito 02 Pacotes com 0 folhas de sulfite Caixa

Leia mais

LIVROS DIDÁTICOS DO MATERNAL (grupo 3): LUZ DO SABER 3 ANOS - LINGUAGEM Editora: LUZ DO SABER Autor(es): FABIANA BARBOZA/ELIANE NASCIMENTO

LIVROS DIDÁTICOS DO MATERNAL (grupo 3): LUZ DO SABER 3 ANOS - LINGUAGEM Editora: LUZ DO SABER Autor(es): FABIANA BARBOZA/ELIANE NASCIMENTO LIVROS DIDÁTICOS DO MATERNAL (grupo 3): LUZ DO SABER 3 ANOS - LINGUAGEM Editora: LUZ DO SABER Autor(es): FABIANA BARBOZA/ELIANE NASCIMENTO LUZ DO SABER 3 ANOS - MATEMÁTICA Editora: LUZ DO SABER Autor(es):

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018 Componente Linguagem Oral e Escrita Professor: Janety/ Mara/ Alessandra Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série: Jardim I Apresentação da disciplina Através de trabalhos com textos reais (imagens,

Leia mais

PLANO DE ENSINO 3 º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 3 º TRIMESTRE Componente Natureza e Sociedade Professor: Fabrícia, Meire Ângela, Silvanete Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série: Maternal II Apresentação da disciplina Para a construção de um mundo socialmente

Leia mais

RELAÇÃO DE MATERIAIS INDIVIDUAIS / 2017 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPOS 1 e 2 MATERIAIS DE USO INDIVIDUAL (NA ESCOLA) MATERIAL UTILIZAÇÃO QUANTIDADE

RELAÇÃO DE MATERIAIS INDIVIDUAIS / 2017 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPOS 1 e 2 MATERIAIS DE USO INDIVIDUAL (NA ESCOLA) MATERIAL UTILIZAÇÃO QUANTIDADE C O L É G I O RELAÇÃO DE MATERIAIS INDIVIDUAIS / 2017 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPOS 1 e 2 MATERIAIS DE USO INDIVIDUAL (NA ESCOLA) MATERIAL UTILIZAÇÃO QUANTIDADE Classificadores plásticos (capa plástica dura

Leia mais

LISTA DE MATERIAL EDUCAÇÃO INFANTIL CSM 2016 NÍVEL I 1 ANO

LISTA DE MATERIAL EDUCAÇÃO INFANTIL CSM 2016 NÍVEL I 1 ANO NÍVEL I 1 ANO 1 lençolzinho (etiquetado) 1m de algodão cru 1 jogo de blocos (grande) para montar (peças apropriadas para a idade) para os meninos. 1 travesseiro pequeno - etiquetado ½ m de velcro Panelinhas

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE TEMA: BICHOS DE JARDIM AUTORAS: MARIA DO CARMO SOUZAE IDALINA DE SOUZA PEIXOTO

Leia mais

LISTA DE MATERIAL INDIVIDUAL DO ALUNO EDUCAÇÃO INFANTIL - INFANTIL 4

LISTA DE MATERIAL INDIVIDUAL DO ALUNO EDUCAÇÃO INFANTIL - INFANTIL 4 LISTA DE MATERIAL INDIVIDUAL DO ALUNO EDUCAÇÃO INFANTIL - INFANTIL 4 Obs.: As imagens têm o intuito de auxiliar no reconhecimento das características do material solicitado, sem referenciar marcas. O material

Leia mais

Proposta Pedagógica (ANO) 3 Bimestre

Proposta Pedagógica (ANO) 3 Bimestre Proposta Pedagógica 2017 (ANO) 3 Bimestre Professor: Aisha Coraci maternal III 3º Bimestre / 2018 (ANO) PROJETO DE TRABALHO OBJETIVOS RECURSOS DIDÁTICOS Projeto Literário O valor da Amizade A amizade se

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS 2014 EDUCAÇÃO INFANTIL N 1 (3 anos)

LISTA DE MATERIAIS 2014 EDUCAÇÃO INFANTIL N 1 (3 anos) EDUCAÇÃO INFANTIL N 1 (3 anos) 03 folhas de E.V.A. liso 01 folha de E.V.A. estampado 02 colas glitter 02 colas coloridas 01 caixa de tinta a dedo 01 caixa de hidrocor (12 cores) 02 caixas de giz de cera

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Maternal I A- Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

Material solicitado Plano de Execução Período. Uso individual da criança para guardar os materiais usados do dia a dia, na escola e em casa.

Material solicitado Plano de Execução Período. Uso individual da criança para guardar os materiais usados do dia a dia, na escola e em casa. COLÉGIO JESUS MARIA JOSÉ SEDE I - AE 5B Setor G Norte - Fone: (61) 3354-2444 - CEP 72.130-003 SEDE II - AE 08 QNG 46 Fone: (61) 3354-1838 - CEP 72.130-004 Taguatinga BRASÍLIA DF www.jmjbsb.edu.br CNPJ

Leia mais

LISTA DE MATERIA DIDÁTICO 2013 EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL I

LISTA DE MATERIA DIDÁTICO 2013 EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL I Educar é uma obra de amor (Madre Clélia) LISTA DE MATERIA DIDÁTICO 2013 EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL I 02 livros paradidáticos (ver lista de sugestão) 04 fotos 3x4 (para atividades de sala de aula) 03 folhas

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS ESCOLARES EDUCAÇÃO INFANTIL. LISTA DE MATERIAIS PRÉ II

LISTA DE MATERIAIS ESCOLARES EDUCAÇÃO INFANTIL. LISTA DE MATERIAIS PRÉ II LISTA DE MATERIAIS PRÉ II 02 Lápis preto jumbo Pasta com 1 plásticos 02 Borrachas brancas, macias e grandes 02 Folhas de color set (cores variadas) Apontador com depósito 02 Caixa de lápis de cor grande

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 LUCIANA DE SALES ANTIQUEIRA PLANEJAMENTO ANUAL 2018 ILHA SOLTEIRA SP PLANEJAMENTO ANUAL Objetivos do CCI para 2018: Valorizar na criança o desenvolvimento de sua identidade e aceitação das diferenças (étnicas,

Leia mais

PROJETO JOVEM ALLAMANIANO 2019 TEMA: 70 ANOS DE COMPROMISSO COM A FÉ E A EDUCAÇÃO!

PROJETO JOVEM ALLAMANIANO 2019 TEMA: 70 ANOS DE COMPROMISSO COM A FÉ E A EDUCAÇÃO! PROJETO JOVEM ALLAMANIANO 2019 TEMA: 70 ANOS DE COMPROMISSO COM A FÉ E A EDUCAÇÃO! - Subtema: A história do Colégio em meio a sete décadas de transformações tecnológicas. - Segmento: Educação Infantil.

Leia mais

01 TUBO DE COLA GLÍTTER/01 TUBO DE COLA BRANCA/01 BLOCO DE CREATIVE PAPER/01 FOLHA DE PAPEL 40KG/01 POTE DE TINTA GUACHE

01 TUBO DE COLA GLÍTTER/01 TUBO DE COLA BRANCA/01 BLOCO DE CREATIVE PAPER/01 FOLHA DE PAPEL 40KG/01 POTE DE TINTA GUACHE 1º Ano Fundamental PLANO DE EXECUÇÃO DE USO DO MATERIAL EM ATIVIDADES EXTRAS Mês Datas Comemorativas Material Justificativa Objetivo Janeiro VOLTA ÀS AULAS BRANCA/01 BLOCO DE 40KG/01 POTE DE TINTA GUACHE

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DO LÚDICO AO PRATO.

PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DO LÚDICO AO PRATO. PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DO LÚDICO AO PRATO. Tema: Alimentação. Público alvo: alunos do I ciclo final e II ciclo inicial da creche Henfil. Faixa etária: crianças entre 4 e 5 anos. Objetivos gerais:

Leia mais

Material solicitado Plano de Execução Período. Materiais de uso individual que ficarão com o educando

Material solicitado Plano de Execução Período. Materiais de uso individual que ficarão com o educando COLÉGIO JESUS MARIA JOSÉ SEDE I - AE 5B Setor G Norte - Fone: (61) 3354-2444 - CEP 72.130-003 SEDE II - AE 08 QNG 46 Fone: (61) 3354-1838 - CEP 72.130-004 Taguatinga BRASÍLIA DF www.jmjbsb.edu.br CNPJ

Leia mais

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas Etapas para rotina de início de ano letivo para educação infantil Chegada e acolhida; Iniciação e rodinha; Lanche; Recreio; Banheiro/higiene; Brincadeira livre; Atividades Organizadas; Despedida. Dicas

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL 2017 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO Lei Distrital nº 4311/2009 INFANTIL II

PLANO DE EXECUÇÃO Lei Distrital nº 4311/2009 INFANTIL II PLANO DE EXECUÇÃO 2017 - Lei Distrital nº 4311/2009 INFANTIL II O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais

Leia mais

LISTA DE MATERIAL

LISTA DE MATERIAL Idade da criança: 02 anos completos até 30/06/2015 Creche I e II Todo material de uso individual deve ser marcado com o nome da criança 01 pasta com elástico de plástico (cor azul); 01 pasta sem elástico

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Gratidão e celebração Mês: Dezembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover o encerramento do ano de 2016, em que os alunos terão a oportunidade de resgatar

Leia mais

GRUPO 02 ENSINO INFANTIL MATERIAL DE USO INDIVIDUAL / 2018 SALA DE AULA E SALA DE ARTES

GRUPO 02 ENSINO INFANTIL MATERIAL DE USO INDIVIDUAL / 2018 SALA DE AULA E SALA DE ARTES GRUPO ENSINO INFANTIL MATERIAL DE USO INDIVIDUAL / 28 SALA DE AULA E SALA DE ARTES QUANT. MATERIAL JUSTIFICATIVA Anilinas Obs.: utilizadas para alimentos 06 Botões grandes Usadas para colorir as atividades

Leia mais

Planejamento Anual Maternal I

Planejamento Anual Maternal I Planejamento Anual Maternal I ÁREAS DE CONHECIMENTO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Coordenação Motora Ampla. Coordenação Motora Fina. Discriminação Auditiva e Visual. Expressão Oral (histórias, contos, músicas,

Leia mais

COLÉGIO BATISTA Educação Cristã por Excelência Educação Infantil e Ensino Fundamental Menor Rua: Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, 108 Rio Verde

COLÉGIO BATISTA Educação Cristã por Excelência Educação Infantil e Ensino Fundamental Menor Rua: Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, 108 Rio Verde Fone: (94) 99120-56399 (94) 98119-5564 (94) 3356-1423 Parauapebas - PA LISTA DE MATERIAIS ESCOLAR (Ensino Fundamental 4º a 5º ANO - 2018 02 Caderno de 12 matérias 01 Caderno de desenho grande 08 Lápis

Leia mais

CRECHE. Educadora Responsável. Cristiana Andias. 24 aos 36 meses sala A A CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJECTO PEDAGÓGICO

CRECHE. Educadora Responsável. Cristiana Andias. 24 aos 36 meses sala A A CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJECTO PEDAGÓGICO Educadora Responsável Cristiana Andias A CONTEXTUALIZAÇÃO DO 24 aos 36 meses sala A A Creche constitui uma das primeiras experiências da criança num sistema organizado, exterior ao seu circulo familiar,

Leia mais

LISTA DE MATERIAL INDIVIDUAL DO ALUNO EDUCAÇÃO INFANTIL - INFANTIL 2

LISTA DE MATERIAL INDIVIDUAL DO ALUNO EDUCAÇÃO INFANTIL - INFANTIL 2 LISTA DE MATERIAL INDIVIDUAL DO ALUNO EDUCAÇÃO INFANTIL - INFANTIL 2 Obs.: As imagens têm o intuito de auxiliar no reconhecimento das características do material solicitado, sem referenciar marcas. O material

Leia mais

PLANO DE USO DE MATERIAL ESCOLAR

PLANO DE USO DE MATERIAL ESCOLAR PLANO DE USO DE MATERIAL ESCOLAR MATERNAL III Avental para atividades artísticas aulas de Proteção para o uniforme escolar, durante as Imagem - Arte e Linguagem pintura. Resma de folha A3 branco Bloco

Leia mais

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais didáticos e sua utilização, de acordo com a metodologia adotada

Leia mais

COLÉGIO STELLA MARIS LISTA DE MATERIAL ESCOLAR - MINI MATERNAL ( 2 anos )

COLÉGIO STELLA MARIS LISTA DE MATERIAL ESCOLAR - MINI MATERNAL ( 2 anos ) LISTA DE MATERIAL ESCOLAR - MINI MATERNAL - 2017 ( 2 anos ) - 1 caixa com gizão de cera jumbo - 1 estojo de guache 6 cores ( pintura a dedo ) - 1 estojo de cola colorida Plastipaint - 8 cx. de massa de

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 DISCIPLINA:

Leia mais

Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos - Escola Básica Zeca Afonso Plano Anual de Atividades 2011/2012 Departamento do Pré escolar

Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos - Escola Básica Zeca Afonso Plano Anual de Atividades 2011/2012 Departamento do Pré escolar Atividades Objetivos Intervenientes Recursos/Custos Calendário Avaliação Receção na sala de aula (cada sala será identificada por uma fruta) Apresentação das equipes de sala às crianças Exploração de materiais

Leia mais

OBJETIVO: Estimular a criatividade, curiosidade, fantasia, imaginação e estimular a linguagem oral.

OBJETIVO: Estimular a criatividade, curiosidade, fantasia, imaginação e estimular a linguagem oral. EDUCAÇÃO INFANTIL PROJETO LEITURA: O FASCINANTE MUNDO DO CONTO DE FADAS. SEQUENCIA DIDÁTICA PARA TRABALHAR LEITURA E RECONTO DOS CLÁSSICOS INFANTIS: 1. CONTEÚDO: Livro: Chapeuzinho vermelho OBJETIVO: Estimular

Leia mais

IMPORTANTE A partir de 18/02/2019 entrada somente com uniforme completo. VENDA DE UNIFORMES. JARDIM I (02 anos) UNIFORME COMPLETO

IMPORTANTE A partir de 18/02/2019 entrada somente com uniforme completo. VENDA DE UNIFORMES. JARDIM I (02 anos) UNIFORME COMPLETO JARDIM I (02 anos) DATA: 31/01 e 01/02/2019 (quinta e sexta-feira) :7:00h às 18:00h Mochila média COM RODINHAS (mais ou menos 40cm de altura) Adesivo com motivos infantis exceto time de Cola branca de

Leia mais

02/05/14. Para início de Conversa. Tema 1 - A importância das Artes na Infância. Objetivos

02/05/14. Para início de Conversa. Tema 1 - A importância das Artes na Infância. Objetivos Tema 1 - A importância das Artes na Infância Para início de Conversa Objetivos Conhecer a importância do ensino das artes na educação infantil. Compreender a diferença das abordagens inatista e pragmática

Leia mais

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Criança Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia,

Leia mais

COLÉGIO ULBRA SÃO MATEUS LISTA DE MATERIAIS: 2017

COLÉGIO ULBRA SÃO MATEUS LISTA DE MATERIAIS: 2017 EDUCAÇÃO INFANTIL NÍVEL II 10 saquinhos plásticos sem furo 50 folhas de ofício coloridas 50 folhas de colorset (A4) 200 folhas de tamanho (A4) - branca 1 bloco de folhas A3 com espiral (com 50 folhas)

Leia mais

LISTA DE MATERIAL - 1º ano

LISTA DE MATERIAL - 1º ano LISTA DE MATERIAL - º ano Cadernos de matérias (uso individual) Todas Escrita Estojo (uso individual) Todas Escrita Tesoura de ponta redonda (uso individual) Todas Recorte e colagem Lápis preto Nº (uso

Leia mais

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 PLANEJAMENTO SEMANAL GRUPO 4 e 5 2017 GRUPO ARARA ADI: JANAINA Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 Jogos Pedagógicos Massinha Desenho Dirigido da história contada Parque no Gramado Pesquisa

Leia mais

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2019

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2019 PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 29 04 Possibilitar as habilidades motoras. Desenhos, pinturas, colagens, modelagens com base no próprio repertório e na construção proposta nas investigações.

Leia mais

Obs.: as imagens têm o intuito de auxiliar no reconhecimento das características do material solicitado, sem referenciar marcas.

Obs.: as imagens têm o intuito de auxiliar no reconhecimento das características do material solicitado, sem referenciar marcas. Lista de Materiais do(a) Aluno(a) Entrega dos materiais do Infantil 08 DATA LOCAL 4/ (matutino) e 5/ (vespertino) Maristinha Pio XII Salas de aula Obs.: as imagens têm o intuito de auxiliar no reconhecimento

Leia mais

1º ANO. Lista de materiais. Ensino Fundamental I

1º ANO. Lista de materiais. Ensino Fundamental I 1º ANO Lista de materiais Ensino Fundamental I 05 folhas papel de seda rosa 02 metros de TNT amarelo 01 caderno de pauta verde capa dura brochura amarelo pequeno 100 folhas (Português) 01 caderno quadriculado

Leia mais

Atendimento a crianças de dois anos a três anos e onze meses PLANEJAMENTO PARA O ANO LETIVO DE 2015

Atendimento a crianças de dois anos a três anos e onze meses PLANEJAMENTO PARA O ANO LETIVO DE 2015 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ Secretária Municipal de Educação Creche Municipal Josefa Catarina de Almeida Atendimento a crianças de dois anos a três anos e onze meses PLANEJAMENTO PARA O ANO LETIVO DE

Leia mais

COLÉGIO STELLA MARIS LISTA DE MATERIAL ESCOLAR - MINI MATERNAL ( 2 anos )

COLÉGIO STELLA MARIS LISTA DE MATERIAL ESCOLAR - MINI MATERNAL ( 2 anos ) LISTA DE MATERIAL ESCOLAR - MINI MATERNAL - 2018 ( 2 anos ) - 1 estojo de guache 6 cores ( pintura a dedo ) - 1 estojo de cola colorida Plastipaint - 8 cx. de massa de modelar 12 cores - 4 tubos de cola

Leia mais

LISTA DE MATERIAL - GRUPO 5

LISTA DE MATERIAL - GRUPO 5 LISTA DE MATERIAL - GRUPO 5 1 Bucha de espuma Todas Arte e textura 1 Pacote de Palito de churrasco Todas Coord. Motora, projetos sazonais 1 Caixa de piloto 12 unidades Todas Murais sazonais 1 Pacote de

Leia mais

MATERIAL COLETIVO TRAZER DIA 03/02 NA REUNIÃO DE PAIS QUANTIDADE

MATERIAL COLETIVO TRAZER DIA 03/02 NA REUNIÃO DE PAIS QUANTIDADE Lista de Material - 2017-1º ano do Ensino Fundamental Todo material INDIVIDUAL deverá ser ETIQUETADO com o nome do aluno MATERIAL COLETIVO TRAZER DIA 03/02 NA REUNIÃO DE PAIS 200 Folhas de papel sulfite

Leia mais

Atividades Significativas: de 13/11/17 a 17/11/17 Dia 15/11 Expediente Suspenso Feriado Nacional

Atividades Significativas: de 13/11/17 a 17/11/17 Dia 15/11 Expediente Suspenso Feriado Nacional PLANEJAMENTO SEMANAL GRUPO 4 e 5 2017 GRUPO ARARA ADI: JANAINA Atividades Significativas: de 13/11/17 a 17/11/17 Dia 15/11 Expediente Suspenso Feriado Nacional Jogos de encaixe e de construção Massinha

Leia mais