PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO"

Transcrição

1 CRECHE MUNICIPAL TERTULIANA MARIA DE ARRUDA SOUZA MÂE NHARA PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CUIABÁ 2015

2 INTRODUÇÃO Partindo do pressuposto de que a creche é um espaço propício para promover a saúde, a formação de valores e hábitos saudáveis (e entre eles o da alimentação), o projeto Alimentação Saudável surge como um artifício a contribuir para conscientização de nossos alunos nas escolhas que envolvem sua alimentação. Neste sentido iremos trabalhar também as estações do ano o propósito é fazer com que a criança conheça e diferencie as estações do ano e a importância de cada uma para nossa vida o projeto tem como objetivo desenvolver atividades lúdicas e atrativas que leve as crianças a incitar um viver mais saudável. A creche se preocupa em propor experiências lúdicas presentes no cotidiano da educação infantil, na forma de brincadeiras, novas sensações, novas descobertas, enfim, contribuir para o desenvolvimento das capacidades físicas, cognitiva, afetiva, ética e a relação interpessoal: convívio pessoal, pois a brincadeira (especialmente na Educação Infantil) é a principal forma de aprendizagem e socialização da criança, proporcionando à criança a possibilidade de ser escultora do seu próprio saber, através de vivências lúdicas e significativas para o seu desenvolvimento. O educador deve organizar sua prática de forma a facilitar a construção da identidade, os processos de socialização e o desenvolvimento da autonomia das crianças. (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, 2013, P. 16) Segundo ANDRADE, 2007, p.37, O brincar, na sua relação com o lúdico, com o jogo, com a brincadeira pode ser explorado na perspectiva cultural, psicológica e educacional ora como ação livre e espontânea, ora como trabalho. Permeia todas as suas relações com o mundo, pois é o resultado das relações culturais, das relações sociais e do desenvolvimento de valores e atitudes.

3 JUSTIFICATIVA Trabalhar com a educação alimentar é muito importante, a escolha desse tema tão grandioso vem da importância de começar uma alimentação saudável desde muito cedo, para ter o conhecimento de como é importante uma boa alimentação para sua vida futuramente. Tem como foco buscar a curiosidade da criança, fazendo com que assim flua o projeto. A promoção de uma alimentação saudável na creche pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: ações de estímulo, ação de apoio e ação de orientação a práticas alimentares inadequadas. Através de atividades lúdicas e educativasserão transmitido às crianças a importância do alimento para uma boa saúde. É importante também que as crianças conheçam as estações do ano e assim possam definir o tipo de vestuário, alimentação e alimentos de cada estação do ano. A creche é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. OBJETIVO GERAL Promover e incentivar o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de forma atraente, lúdica e educativa,desenvolvendo os sentidos, estimulando a linguagem oral e visual. OBJETIVOS ESPECIFICOS Levar o aluno a valorizar uma boa alimentação. Falar dos tipos de alimentação adequada para cada estação. Aprender a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade. Saber adequar à alimentação as suas necessidades. Conhecer receitas diversas.

4 Adquirir hábitos para uma boa alimentação. Aproveitar os alimentos na época da estação e safra. Mostrar que no cardápio da creche ha alimentos naturais. Identificar os alimentos, cores, texturas e formatos. Estimular o cuidado com a higienização dos alimentos. Diferenciar as estações do ano e seus respectivos tipos de clima. Identificar as cores primárias através de pintura e gravuras. METODOLOGIA Através de atividades lúdicas iremos estimular as crianças sobre a importância da alimentação saudável e leva-la a conhecer as estações do ano e a influência de cada uma em nossa vida levando em conta a idade o limite de cada criança. Utilizaremos recursos variados e materiais reutilizáveis, legumes, áudio visual, entre outros. A metodologia utilizada neste projeto será mediante as rodas de conversas; contação de história; recontos feito pelas próprias crianças;leitura mediada/livro deleite;leitura mediada/livro com atividade após a leitura; Contação com atividade após a contação; Contação- deleite; Leitura animada deleite; Leitura animada com atividade após a leitura; representação por meio de desenhos, pinturas e colagens; oficinas de bonecos, fantoches; faz de conta; brincadeira de roda, com brinquedos e outros objetos; brincadeiras lúdicas; músicas infantis; pinturas com giz de cera e guache; apresentações de contação de histórias ou teatro dos educadores para as crianças e das crianças para os educadores, uma vez por mês, cada um em seu período ou em parceria dos períodos. Iremos também neste projeto dar continuidade ao projeto mala viajantevisando a necessidade e importância de continuar a inserir a família no contexto educativo da unidade mostrando que a responsabilidade na educação das nossas crianças é da instituição de educação em parceria com a família.

5 RECURSOS/ESTRATÉGIAS: Cozinha experimental Sentar em círculo para conversar Músicas Teatro/Vendinha Recorte, colagem e modelagem. Pesquisa em revistas, encartes e livros de receita infantil, internet e vídeos... Desenho livre Desfile Primavera ETAPAS DO PROJETO Conversa e registros sobre a alimentação preferida das crianças; Registro dos alimentos mais consumidos na família; Identificação de semelhanças entre hábitos alimentares dos alunos; Construção de jogos de memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes. Identificação das frutas, verduras e legumes através do olfato e tato; Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura, legumes e conversar sobre as preferências através da degustação; Trabalhar com recorte de frutas, verduras, legumes e pedir que os alunosconstruam um prato que represente uma alimentação saudável; Simulação de uma feira; Preparação e degustação de receitas saudáveis. Falar de algumas regiões brasileiras que são frias e quentes e sua cultura. Elaborar atividades de recorte, colagem, desenho e pinturas (comidas e vestiários das regiões).

6 CRONOGRAMA DO 3º BIMESTRE Semanas Dias Temas 1º 27/07 à 31/07/2015 Acolhida pós ferias - Brincadeiras recreativas. 2º 03/08 à 07/08/2015 Folclore, lendas, histórias / Dia dos pais. 3º 10/08 à 14/08/2015 Meios de transporte utilizando animais, transporte de cargas. Alimentos diferentes. 4º 17/08 à 21/08/2015 Diferentes tipos de alimentos 5º 24/08 à 28/08/2015 Dia do soldado, formas geométricas, alimentação saudável como comer e o que comer 6º 31/08 à 04/09/2015 Os diferentes tipos de animais. 7º 08/09 à 11/09/2015 Histórias com frutas 8º 14/09 à 18/09/2015 9º 21/09 à 25/09/ º 29/09 à 02/10/2015 Semana da pátria / Estações do ano / os 5 sentidos. Primavera / Dia da árvore / Construção de enfeites de jardim / Utilização de materiais reutilizáveis. Desfile da primavera / Confecção de flores, borboletas, cartazes. Obs: Em todas as semanas deve ser trabalhado o projeto a arte de contar histórias com narrativas, contos e dramatizações.

7 RECURSOS/ MATERIAIS Papel pardo, fita adesiva, tinta guache, papel A4, giz de cera, massa de modelar, legumes, flores, frutas, verduras, cartolinas, fantoches, cola colorida, revistas, vídeos, tnt, eva, papel, color set, papel cartão, pincel, cola branca, livros de histórias, etc. Avaliação A avaliação será feita no decorrer do projeto, permeando todo o processo de aprendizagem. Por isso, em cada atividade o professor deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelas crianças. É importante perceber se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento das crianças com a temática alimentação saudável e estações do ano. CULMINÂNCIA No encerramento do bimestre iremos fazer um desfile da primavera, onde os educadores irão se fantasiar de fadas e borboletas e as crianças com fantasias variadas e muitas flores para fazermos um lindo desfile.

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: BRASIL, LDB. Lei 9394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em < >. Acesso em: 12 de julho de 15. WEBIGRAFIA:

9 CRONOGRAMA: DO PROJETO A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS. 1ª semana Nome da História Técnica / 2ª feira / 3ª feira / 4ª feira / 5ª feira / 6ª feira Leitura mediada/livro - deleite Leitura mediada/livro com atividade após a leitura Leitura mediada/livro - deleite 2ª semana Nome da História Técnica / 2ª feira Leitura mediada/livro - deleite / 3ª feira / 4ª feira / 5ª feira / 6ª feira Contação com atividade após a contação Contação- deleite 3ª semana Nome da História Técnica / 2ª feira Leitura animada - deleite / 3ª feira / 4ª feira / 5ª feira / 6ª feira Leitura animada com atividade após a leitura Leitura mediada - deleite OBS: Este cronograma deve ser entregue a coordenadora pedagógica após ser totalmente preenchido com todas as atividades registradas para obtenção de certificado referente ao projeto A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS LITERATURA INFANTIL SME CUIABÁ / 2015

CRECHE MUNICIPAL MARIANA FERNANDES MACEDO

CRECHE MUNICIPAL MARIANA FERNANDES MACEDO Secretaria Municipal de Educação Diretoria de Politicas Educacionais Coordenadoria de Organização Curricular Gerencia de Educação Infantil CRECHE MUNICIPAL MARIANA FERNANDES MACEDO PROJETO ALIMENTAÇÃO

Leia mais

PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL

PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL CRECHE MUNICIPAL TERTULIANA MARIA DE ARRUDA SOUZA MÂE NHARA Projeto do segundo bimestre PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL CUIABÁ 2015 Projeto: Diversidade Cultural INTRODUÇÂO Ao analisar o cenário atual da

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO CUIABÁ 2015 Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar

Leia mais

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I.

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I. Centro Educacional Mundo do Saber Palhoça, 18 de Fevereiro de 2013 Professora Bárbara pereira Turma Maternal I Projeto anual Justificativa O Projeto tem a importância essencial para a aprendizagem das

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Gratidão e celebração Mês: Dezembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover o encerramento do ano de 2016, em que os alunos terão a oportunidade de resgatar

Leia mais

Projeto Natal - Qual o significado do natal? - Educação Infantil.

Projeto Natal - Qual o significado do natal? - Educação Infantil. Projeto Natal - Qual o significado do natal? - Educação Infantil. Confira a seguir o projeto natal para alunos da educação infantil. O que o aluno poderá aprender com esta aula Conhecer o significado e

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016 OBJETIVOS GERAIS: UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016 Disciplina: Linguagem Oral e Escrita Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil Adquirir habilidades para

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem Material *itens da lista anexa Quantidade PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS Data de utilização Unidade de Aprendizagem Descrição da atividade didática Livros de

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Alimentação saudável Mês: Abril Habilidade Sócio emocional: Consciência em ação organização e responsabilidade Período: 11 a 15 de Abril Duração: 1h Público: Creches

Leia mais

PROJETO BRINQUEDOTECA PALMAS

PROJETO BRINQUEDOTECA PALMAS PROJETO BRINQUEDOTECA PALMAS INTRODUÇÃO A Brinquedoteca constitui-se em espaço preparado para estimular o educando a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um

Leia mais

CRECHE MUNICIPAL MACÁRIA MILITONA DE SANTANA PROJETO TEMA: MINHA IDENTIDADE, MINHA HISTÓRIA

CRECHE MUNICIPAL MACÁRIA MILITONA DE SANTANA PROJETO TEMA: MINHA IDENTIDADE, MINHA HISTÓRIA CRECHE MUNICIPAL MACÁRIA MILITONA DE SANTANA PROJETO TEMA: MINHA IDENTIDADE, MINHA HISTÓRIA CUIABÁ-MT 2015 CRECHE MUNICIPAL MÁCARIA MILITONA DE SANTANA 1- Tema: Minha identidade, minha história 1.2- Faixa

Leia mais

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 JUSTIFICATIVAS PARA O MATERIAL PEDAGÓGICO 2015 Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 01-Tela de arte para pintura 30x40: usada no contexto do projeto de artes plásticas. O objetivo

Leia mais

PLANO DE ENSINO 3 º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 3 º TRIMESTRE Componente Natureza e Sociedade Professor: Fabrícia, Meire Ângela, Silvanete Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série: Maternal II Apresentação da disciplina Para a construção de um mundo socialmente

Leia mais

LISTA DE MATERIAL EDUCAÇÃO INFANTIL CSM 2017 NÍVEL I 1 ANO

LISTA DE MATERIAL EDUCAÇÃO INFANTIL CSM 2017 NÍVEL I 1 ANO NÍVEL I 1 ANO 1 lençolzinho (etiquetado) 2m de algodão cru 1 jogo de blocos (grande) para montar (peças apropriadas para a idade) para os meninos. 1 travesseiro pequeno - etiquetado ½ m de velcro Panelinhas

Leia mais

Objetivos Classificar as cores em primárias, secundárias, quentes, frias e neutras.

Objetivos Classificar as cores em primárias, secundárias, quentes, frias e neutras. As cores Atividade 1 Atividade 2 Objetivos Classificar as cores em primárias, secundárias, quentes, frias e neutras. Confecção do disco das cores. Materiais Papel branco, tinta guache, pincel, cola tesoura

Leia mais

Contando e Recontando histórias na Educação Infantil...

Contando e Recontando histórias na Educação Infantil... ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE Contando e Recontando histórias na Educação Infantil... CAMPOS DE JÚLIO

Leia mais

C o l é g i o D r u m m o n d

C o l é g i o D r u m m o n d LISTA DE MATERIAIS (1ºANO E. F. / 9 ANOS) 2011 Borrachas brancas, macias e grandes 02 Caderno de 96 folhas pautado capa dura grande com margem simples. 01 Caderno de cartografia para Inglês grande 01 Estojo

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS ESCOLARES EDUCAÇÃO INFANTIL. LISTA DE MATERIAIS PRÉ II

LISTA DE MATERIAIS ESCOLARES EDUCAÇÃO INFANTIL. LISTA DE MATERIAIS PRÉ II LISTA DE MATERIAIS PRÉ II 02 Lápis preto jumbo 01 Pacote de palitos de sorvete 02 Borrachas brancas, macias e grandes 02 Folhas de color set (cores variadas) 01 Apontador com depósito 02 Pacotes com 100

Leia mais

AGRUPAMENTO HORIZONTAL DE VILA NOVA DE MILFONTES. Projeto. Atividade de Enriquecimento Curricular das Ciências Experimentais. Água é vida!

AGRUPAMENTO HORIZONTAL DE VILA NOVA DE MILFONTES. Projeto. Atividade de Enriquecimento Curricular das Ciências Experimentais. Água é vida! Projeto Atividade de Enriquecimento Curricular das Ciências Experimentais Água é vida! Docentes: Marta Sousa Nélia Guerreiro Tema: Água é Vida! Turmas: Todas as turmas do agrupamento Apresentação: Este

Leia mais

CRECHE. Educadora Responsável. Cristiana Andias. 24 aos 36 meses sala A A CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJECTO PEDAGÓGICO

CRECHE. Educadora Responsável. Cristiana Andias. 24 aos 36 meses sala A A CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJECTO PEDAGÓGICO Educadora Responsável Cristiana Andias A CONTEXTUALIZAÇÃO DO 24 aos 36 meses sala A A Creche constitui uma das primeiras experiências da criança num sistema organizado, exterior ao seu circulo familiar,

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS - MINIMATERNAL INTEGRAL -2016

LISTA DE MATERIAIS - MINIMATERNAL INTEGRAL -2016 LISTA DE MATERIAIS - MINIMATERNAL 01 Folhas de E.V.A Cores Diversas 01 Folhas de E.V.A Fantasia 01 Caixa de giz de cera Jumbo 01 Pasta A3 Transparente 01 Rolo de fita durex Espessura fina 01 Pote de massa

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPIRANGA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROJETO NUTRIÇÃO EM PRÉ-ESCOLARES

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPIRANGA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROJETO NUTRIÇÃO EM PRÉ-ESCOLARES ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPIRANGA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROJETO NUTRIÇÃO EM PRÉ-ESCOLARES 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1.1 TÍTULO: Avaliação Nutricional e Educação Alimentar

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Gratidão e celebração Mês: Dezembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover o encerramento do ano de 2016, em que os alunos terão a oportunidade de resgatar

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MACAPÁ Instituto Apoena de Desenvolvimento Educacional Ltda Portaria de Autorização N 1222 de 23/12/2009 Portaria

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MACAPÁ Instituto Apoena de Desenvolvimento Educacional Ltda Portaria de Autorização N 1222 de 23/12/2009 Portaria 2014 Numa folha qualquer, eu desenho um sol amarelo. E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo... Um menino caminha e caminhando chega no muro, e ali logo em frente a esperar pela gente o futuro

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL 2017 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

LISTA DE MATERIAL EDUCAÇÃO INFANTIL CSM 2016 NÍVEL I 1 ANO

LISTA DE MATERIAL EDUCAÇÃO INFANTIL CSM 2016 NÍVEL I 1 ANO NÍVEL I 1 ANO 1 lençolzinho (etiquetado) 1m de algodão cru 1 jogo de blocos (grande) para montar (peças apropriadas para a idade) para os meninos. 1 travesseiro pequeno - etiquetado ½ m de velcro Panelinhas

Leia mais

Atividades Significativas: de 13/11/17 a 17/11/17 Dia 15/11 Expediente Suspenso Feriado Nacional

Atividades Significativas: de 13/11/17 a 17/11/17 Dia 15/11 Expediente Suspenso Feriado Nacional PLANEJAMENTO SEMANAL GRUPO 4 e 5 2017 GRUPO ARARA ADI: JANAINA Atividades Significativas: de 13/11/17 a 17/11/17 Dia 15/11 Expediente Suspenso Feriado Nacional Jogos de encaixe e de construção Massinha

Leia mais

PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DO LÚDICO AO PRATO.

PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DO LÚDICO AO PRATO. PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DO LÚDICO AO PRATO. Tema: Alimentação. Público alvo: alunos do I ciclo final e II ciclo inicial da creche Henfil. Faixa etária: crianças entre 4 e 5 anos. Objetivos gerais:

Leia mais

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 PLANEJAMENTO SEMANAL GRUPO 4 e 5 2017 GRUPO ARARA ADI: JANAINA Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 Jogos Pedagógicos Massinha Desenho Dirigido da história contada Parque no Gramado Pesquisa

Leia mais

TERÇA FEIRA (03) QUINTA FEIRA (05) Ciências (2): Dia das Mães (Confecção das lembrancinhas). Matemática (2): Trabalhar o Primeiro e o Último.

TERÇA FEIRA (03) QUINTA FEIRA (05) Ciências (2): Dia das Mães (Confecção das lembrancinhas). Matemática (2): Trabalhar o Primeiro e o Último. PLANO SEMANAL DE 02 A 06 DE MAIO PRÉ-ESCOLA I Arte: Pintura Livre Dia do Trabalhador. Português (2): Coordenação motora (Nome Próprio). Matemática (2): Primeiro e Último (Livro de Matemática). Ciências:

Leia mais

Projeto Poesia. Atividade 1: Momento 1: Converse com a turma sobre o que é uma poesia, dê exemplos e apresente alguns poetas e poetisas.

Projeto Poesia. Atividade 1: Momento 1: Converse com a turma sobre o que é uma poesia, dê exemplos e apresente alguns poetas e poetisas. Projeto Poesia http://pixabay.com/pt/livros-certificado-cont%c3%aainer-pote-158066/ Público alvo: Educação Infantil / Crianças de 4 anos. Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: 5 semanas Justificativa:

Leia mais

RELAÇÃO DE MATERIAIS INDIVIDUAIS / 2017 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPOS 1 e 2 MATERIAIS DE USO INDIVIDUAL (NA ESCOLA) MATERIAL UTILIZAÇÃO QUANTIDADE

RELAÇÃO DE MATERIAIS INDIVIDUAIS / 2017 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPOS 1 e 2 MATERIAIS DE USO INDIVIDUAL (NA ESCOLA) MATERIAL UTILIZAÇÃO QUANTIDADE C O L É G I O RELAÇÃO DE MATERIAIS INDIVIDUAIS / 2017 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPOS 1 e 2 MATERIAIS DE USO INDIVIDUAL (NA ESCOLA) MATERIAL UTILIZAÇÃO QUANTIDADE Classificadores plásticos (capa plástica dura

Leia mais

Material solicitado Plano de Execução Período. Uso individual da criança para guardar os materiais usados do dia a dia, na escola e em casa.

Material solicitado Plano de Execução Período. Uso individual da criança para guardar os materiais usados do dia a dia, na escola e em casa. COLÉGIO JESUS MARIA JOSÉ SEDE I - AE 5B Setor G Norte - Fone: (61) 3354-2444 - CEP 72.130-003 SEDE II - AE 08 QNG 46 Fone: (61) 3354-1838 - CEP 72.130-004 Taguatinga BRASÍLIA DF www.jmjbsb.edu.br CNPJ

Leia mais

LISTA DE MATERIAL INDIVIDUAL DO ALUNO EDUCAÇÃO INFANTIL - INFANTIL 4

LISTA DE MATERIAL INDIVIDUAL DO ALUNO EDUCAÇÃO INFANTIL - INFANTIL 4 LISTA DE MATERIAL INDIVIDUAL DO ALUNO EDUCAÇÃO INFANTIL - INFANTIL 4 Obs.: As imagens têm o intuito de auxiliar no reconhecimento das características do material solicitado, sem referenciar marcas. O material

Leia mais

Material solicitado Plano de Execução Período. Materiais de uso individual que ficarão com o educando

Material solicitado Plano de Execução Período. Materiais de uso individual que ficarão com o educando COLÉGIO JESUS MARIA JOSÉ SEDE I - AE 5B Setor G Norte - Fone: (61) 3354-2444 - CEP 72.130-003 SEDE II - AE 08 QNG 46 Fone: (61) 3354-1838 - CEP 72.130-004 Taguatinga BRASÍLIA DF www.jmjbsb.edu.br CNPJ

Leia mais

PROJETO - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

PROJETO - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PROJETO - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Surgimento: O presente projeto tem como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudável, ampliando os conhecimentos dos educandos sobre o tema. Duração:

Leia mais

OBJETIVO: Estimular a criatividade, curiosidade, fantasia, imaginação e estimular a linguagem oral.

OBJETIVO: Estimular a criatividade, curiosidade, fantasia, imaginação e estimular a linguagem oral. EDUCAÇÃO INFANTIL PROJETO LEITURA: O FASCINANTE MUNDO DO CONTO DE FADAS. SEQUENCIA DIDÁTICA PARA TRABALHAR LEITURA E RECONTO DOS CLÁSSICOS INFANTIS: 1. CONTEÚDO: Livro: Chapeuzinho vermelho OBJETIVO: Estimular

Leia mais

02/05/14. Para início de Conversa. Tema 1 - A importância das Artes na Infância. Objetivos

02/05/14. Para início de Conversa. Tema 1 - A importância das Artes na Infância. Objetivos Tema 1 - A importância das Artes na Infância Para início de Conversa Objetivos Conhecer a importância do ensino das artes na educação infantil. Compreender a diferença das abordagens inatista e pragmática

Leia mais

Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos - Escola Básica Zeca Afonso Plano Anual de Atividades 2011/2012 Departamento do Pré escolar

Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos - Escola Básica Zeca Afonso Plano Anual de Atividades 2011/2012 Departamento do Pré escolar Atividades Objetivos Intervenientes Recursos/Custos Calendário Avaliação Receção na sala de aula (cada sala será identificada por uma fruta) Apresentação das equipes de sala às crianças Exploração de materiais

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS 2014 EDUCAÇÃO INFANTIL N 1 (3 anos)

LISTA DE MATERIAIS 2014 EDUCAÇÃO INFANTIL N 1 (3 anos) EDUCAÇÃO INFANTIL N 1 (3 anos) 03 folhas de E.V.A. liso 01 folha de E.V.A. estampado 02 colas glitter 02 colas coloridas 01 caixa de tinta a dedo 01 caixa de hidrocor (12 cores) 02 caixas de giz de cera

Leia mais

01 TUBO DE COLA GLÍTTER/01 TUBO DE COLA BRANCA/01 BLOCO DE CREATIVE PAPER/01 FOLHA DE PAPEL 40KG/01 POTE DE TINTA GUACHE

01 TUBO DE COLA GLÍTTER/01 TUBO DE COLA BRANCA/01 BLOCO DE CREATIVE PAPER/01 FOLHA DE PAPEL 40KG/01 POTE DE TINTA GUACHE 1º Ano Fundamental PLANO DE EXECUÇÃO DE USO DO MATERIAL EM ATIVIDADES EXTRAS Mês Datas Comemorativas Material Justificativa Objetivo Janeiro VOLTA ÀS AULAS BRANCA/01 BLOCO DE 40KG/01 POTE DE TINTA GUACHE

Leia mais

CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU PLANO ANUAL DE SALA SALA 2. Crescer a sorrir ANO ESCOLAR 2016/2017

CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU PLANO ANUAL DE SALA SALA 2. Crescer a sorrir ANO ESCOLAR 2016/2017 Crescer a sorrir Educadora de Infância: Daniela Caiado Auxiliar de Ação Educativa: Elisabete Carvalho ANO ESCOLAR 2016/2017 Página 1 de 7 Conhecer a Educadora e Auxiliar; Folhas; Organização do ambiente

Leia mais

Planejamento Anual Maternal I

Planejamento Anual Maternal I Planejamento Anual Maternal I ÁREAS DE CONHECIMENTO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Coordenação Motora Ampla. Coordenação Motora Fina. Discriminação Auditiva e Visual. Expressão Oral (histórias, contos, músicas,

Leia mais

Atendimento a crianças de dois anos a três anos e onze meses PLANEJAMENTO PARA O ANO LETIVO DE 2015

Atendimento a crianças de dois anos a três anos e onze meses PLANEJAMENTO PARA O ANO LETIVO DE 2015 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ Secretária Municipal de Educação Creche Municipal Josefa Catarina de Almeida Atendimento a crianças de dois anos a três anos e onze meses PLANEJAMENTO PARA O ANO LETIVO DE

Leia mais

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 PLANO DE UTILIZAÇÃO 2017 Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 01- Livro de história (plástico ou tecido): usado como recurso lúdico-pedagógico para incentivar o interesse pela

Leia mais

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Actividades 2012/2013

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Actividades 2012/2013 Setembro Recepção dos alunos (dias 03 a 07) Promover a integração/adaptação das crianças Desenvolver atitudes de auto-estima e auto-confiança Conhecer os colegas e a escola Conhecer as regras da sala Recepção

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

Informações Gerais Turno Integral

Informações Gerais Turno Integral COLÉGIO CURITIBANO ADVENTISTA BOM RETIRO Informações Gerais Turno Integral Tratar com mentes humanas é a mais bela obra em que já se ocuparam os homens. Ellen G. White 1) HORÁRIOS DO TURNO INTEGRAL Chegada

Leia mais

Flavia Ramos NUTRICIONISTA CRN:

Flavia Ramos NUTRICIONISTA CRN: Flavia Ramos NUTRICIONISTA CRN: 99100-2440 Educação Nutricional Infantil. Proposta inicial sujeita a alterações Definir: objetivo específico, frequência, tempo disponível total e diário, faixa etária a

Leia mais

Leitura e (re) contação de Lendas Folclóricas

Leitura e (re) contação de Lendas Folclóricas Leitura e (re) contação de Lendas Folclóricas Objetivo Geral: Ler e recontar lendas folclóricas. Justificativa: Segundo Jean Piaget a faixa etária dos 03 aos 06 anos, caracteriza-se por um pensamento préconceitual.

Leia mais

COLÉGIO ULBRA SÃO MATEUS LISTA DE MATERIAIS: 2017

COLÉGIO ULBRA SÃO MATEUS LISTA DE MATERIAIS: 2017 EDUCAÇÃO INFANTIL NÍVEL II 10 saquinhos plásticos sem furo 50 folhas de ofício coloridas 50 folhas de colorset (A4) 200 folhas de tamanho (A4) - branca 1 bloco de folhas A3 com espiral (com 50 folhas)

Leia mais

Obs.: as imagens têm o intuito de auxiliar no reconhecimento das características do material solicitado, sem referenciar marcas.

Obs.: as imagens têm o intuito de auxiliar no reconhecimento das características do material solicitado, sem referenciar marcas. Lista de Materiais do(a) Aluno(a) Entrega dos materiais do Infantil 08 DATA LOCAL 4/ (matutino) e 5/ (vespertino) Maristinha Pio XII Salas de aula Obs.: as imagens têm o intuito de auxiliar no reconhecimento

Leia mais

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais e,

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais e, PORTARIA Nº 6.941, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2013 DISPÕE SOBRE A AQUISIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DOS KITS DE MATERIAIS ESCOLARES PARA OS EDUCANDOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O SECRETÁRIO

Leia mais

MATERIAL COLETIVO TRAZER DIA 03/02 NA REUNIÃO DE PAIS QUANTIDADE

MATERIAL COLETIVO TRAZER DIA 03/02 NA REUNIÃO DE PAIS QUANTIDADE Lista de Material - 2017-1º ano do Ensino Fundamental Todo material INDIVIDUAL deverá ser ETIQUETADO com o nome do aluno MATERIAL COLETIVO TRAZER DIA 03/02 NA REUNIÃO DE PAIS 200 Folhas de papel sulfite

Leia mais

DEPARTAMENTO PRÉ-ESCOLAR - PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES

DEPARTAMENTO PRÉ-ESCOLAR - PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES 0 DEPARTAMENTO PRÉ-ESCOLAR - PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES Na planificação das atividades daremos continuidade ao projeto Crescer, Brincar e Aprender, do Departamento Pré Escolar que se concretizará também

Leia mais

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR 2018 MATERNAL. Materiais de higiene individual (Deverá estar com nome e permanecer na mochila do aluno para uso diário)

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR 2018 MATERNAL. Materiais de higiene individual (Deverá estar com nome e permanecer na mochila do aluno para uso diário) MATERNAL 01 copo plástico com tampa com o nome da criança 01 caixa de giz de cera c/ 6 cores (Meu 1º giz) 01 pincel nº 20 01 rolo de pintura 01 caixa de lápis de cor jumbo (6 cores) 100 folhas de papel

Leia mais

LISTA DE MATERIAL

LISTA DE MATERIAL Idade da criança: 02 anos completos até 30/06/2015 Creche I e II Todo material de uso individual deve ser marcado com o nome da criança 01 pasta com elástico de plástico (cor azul); 01 pasta sem elástico

Leia mais

A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NO INGRESSO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NO INGRESSO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NO INGRESSO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Gislaine Mª K. Dwulatka 1 Profª Rejane Klein 2 RESUMO: O presente artigo tem por finalidade apresentar as atividades de Estágio Supervisionado

Leia mais

Lista de Material 2017 Integral A (período: manhã) Maternal e Inf. 1

Lista de Material 2017 Integral A (período: manhã) Maternal e Inf. 1 Integral A (período: manhã) Maternal e Inf. 1 01 bloco de papel Eco Cores Novaprint textura visual180g/ m 2 01 caixa de cola colorida (sugestão: Plasticor) 01 caixa de cola colorida com glitter (sugestão:

Leia mais

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Atividades 2013/2014

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Atividades 2013/2014 Setembro Receção e Acolhimento dos alunos (dias 02 a 06) Integrar as novas crianças e promover a facilidade de interação no grupo Promover o bem-estar e o fácil convívio entre as crianças Atividades relacionadas

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL RIO BRILHANTE PROJETO IDENTIDADE: EU, NO MUNDO MÁGICO DA ALFABETIZAÇÃO!

ESCOLA MUNICIPAL RIO BRILHANTE PROJETO IDENTIDADE: EU, NO MUNDO MÁGICO DA ALFABETIZAÇÃO! ESCOLA MUNICIPAL RIO BRILHANTE PROJETO IDENTIDADE: EU, NO MUNDO MÁGICO DA ALFABETIZAÇÃO! RIO BRILHANTE MS MARÇO/MAIO 2012 ESCOLA MUNICIPAL RIO BRILHANTE Direção: Cleoni Eliani Kunz Scherer Coordenação:

Leia mais

A MATEMÁTICA E SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS

A MATEMÁTICA E SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS A MATEMÁTICA E SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E.M.E.F.I. Professor Manoel Ignácio de Moraes Sala 1 Sessão 1 Professora Apresentadora: Roseli dos Santos Bassanelli Pereira Realização: Foco O projeto está sendo

Leia mais

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2017

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2017 PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 27 Possibilitar as habilidades motoras. Desenhos, pinturas, colagens, modelagens com Rolo de fita dupla face. Construir (ou ajudar a construir) e descobrir

Leia mais

RELAÇÃO DE MATERIAL MATERNALZINHO 2016

RELAÇÃO DE MATERIAL MATERNALZINHO 2016 RELAÇÃO DE MATERIAL MATERNALZINHO 2016 01 folha de cartolina Collor set (rosa) 01 folha de cartolina estampada 01 folha de EVA camurça estampada (cor variada) 01 folha de EVA comum (laranja) 01 tubo de

Leia mais

LISTA DE MATERIA DIDÁTICO 2013 EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL I

LISTA DE MATERIA DIDÁTICO 2013 EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL I Educar é uma obra de amor (Madre Clélia) LISTA DE MATERIA DIDÁTICO 2013 EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL I 02 livros paradidáticos (ver lista de sugestão) 04 fotos 3x4 (para atividades de sala de aula) 03 folhas

Leia mais

Preocupação com a alimentação saudável

Preocupação com a alimentação saudável Preocupação com a alimentação saudável Projeto: Nossa alimentação nossa vida Você cuida da sua alimentação? Nosso objetivo é conhecer os alimentos e incentivar as pessoas a comerem alimentos mais saudáveis.

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: NATUREZA E SOCIEDADE Série: JARDIM II Educação Infantil

PLANO DE CURSO Disciplina: NATUREZA E SOCIEDADE Série: JARDIM II Educação Infantil PLANO DE CURSO Disciplina: NATUREZA E SOCIEDADE Série: JARDIM II Educação Infantil UNIDADE IV: Identidade Quem sou eu? Meu nome Gênero: menino e menina Raça (Etnia) UNIDADE V: Meio de comunicação Escrito

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA OBJETIVOS GERAIS: UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA - 2016 Disciplina: Linguagem Oral e Escrita Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil Mostrar autonomia na utilização

Leia mais

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR º Ano. Materiais de higiene individual (Deverá estar com nome e permanecer na mochila do aluno para uso diário)

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR º Ano. Materiais de higiene individual (Deverá estar com nome e permanecer na mochila do aluno para uso diário) 1º Ano 02 cadernos capa dura brochurão 96 fls (grande) 01 caderno de desenho grande 48 fls (sem seda) 01 pasta polionda 2 cm (vermelha) 06 lápis pretos nº 2 01 apontador com depósito 02 borrachas grandes

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

LISTA DE MATERIAIS º ANO ENSINO FUNDAMENTAL LISTA DE MATERIAIS 2014-1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 150 folhas A4 gramatura 180g 50 folhas A3 gramatura 180g 02 blocos A4 coloridos 02 caixas de massa plástica (macia) 12 unidades 01 pote de tinta auto relevo

Leia mais

Centro Social Monsenhor Júlio Martins

Centro Social Monsenhor Júlio Martins Centro Social Monsenhor Júlio Martins Plano Anual de Atividades 2014/2015 Tema do Projeto Educativo: Brincar a Aprender Tema do Projeto Curricular de Turma: Descobrir com as emoções Sala dos 3,4 e 5 anos

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 DISCIPLINA:

Leia mais

Plano de Intervenção Expressão Plástica Ano de execução: 2015

Plano de Intervenção Expressão Plástica Ano de execução: 2015 Plano de Intervenção Expressão Plástica Ano de execução: 2015 Técnica responsável: Marina Rita O presente projeto visa desenvolver atividades de expressão plástica com um grupo de 31 clientes da resposta

Leia mais

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO PLANO DE EXECUÇÃO 2017 - Lei Distrital nº 4311/2009 O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais didáticos

Leia mais

Interdisciplinaridade em Sala de Aula

Interdisciplinaridade em Sala de Aula Interdisciplinaridade em Sala de Aula INTERDISCIPLINARIDADE A interdisciplinaridade é conceito em construção, e precisa da contribuição de todos os atores educativos, para a construção de um elo entre

Leia mais

Lista de Material

Lista de Material 1º Ano do Ensino Fundamental Material Individual 01 caderno capa dura grande 96 folhas (azul) 01 caderno de desenho 01 tesoura sem ponta com nome 01 caixa de lápis de cor 12 cores 01 caixa de lápis hidrocor

Leia mais

PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR:

PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR: PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR: NOS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO: NOS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO JUSTIFICATIVA: Produzir bons leitores é o grande desafio

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ 4 ANOS / 2017 LISTA DE MATERIAIS

EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ 4 ANOS / 2017 LISTA DE MATERIAIS EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ 4 ANOS / 2017 1 Pasta Arquivo Biográfico adquirida na loja Novo Tempo Rua José de Alencar, 292 - NH 1 Tesoura sem ponta (boa qualidade cuidar mão dominante da criança) 1 Pasta polionda

Leia mais

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR -2017

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR -2017 MATERNAL I TODOS OS MATERIAIS DEVEM SER ENTREGUE EM CAIXA COM TAMPA - RESISTENTE 01 Brinquedo pedagógico 02 Caixas lápis de cor grosso (1 Semestre/2 Semestre) 01 Tesoura 04 Tubos de cola branca (Grande)

Leia mais

Lista de Materiais do(a) Aluno(a) do Infantil

Lista de Materiais do(a) Aluno(a) do Infantil Lista de Materiais do(a) Aluno(a) do Infantil 5 2018 Data Local 24/1 (matutino) e 25/1 (vespertino) Maristinha Pio XII salas de aula Obs.: as imagens têm o intuito de auxiliar no reconhecimento das características

Leia mais

COLÉGIO SANTA ESCOLÁSTICA LISTA DE MATERIAL º ano

COLÉGIO SANTA ESCOLÁSTICA LISTA DE MATERIAL º ano LISTA DE MATERIAL 2018 1º ano 1 jogo de canetas hidrocor (marcar o nome em todas) 6 lápis pretos nº 2 (marcar o nome em todos) 3 colas em bastão 40g 1 pincel redondo nº 16 1 tesoura sem ponta (gravar o

Leia mais

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Atividades 2016/2017

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Atividades 2016/2017 Setembro Dias 01 a 04 de Setembro Receção e Integração dos alunos v Integrar/adaptar as crianças no CATL; v Desenvolver laços de relação entre criança/criança; equipa do CATL/crianças; v v Atividades relacionadas

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral:

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral: PLANEJAMENTO Julho NOME DO LIVRO: Estratégias de outras áreas do conhecimento A BRUXA SALOMÉ Leitura e escrita; Oralidade; Dias da Semana; Rimas. -Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando a como fonte

Leia mais

Projeto Conhecendo as Formas Geométricas

Projeto Conhecendo as Formas Geométricas Blog Cantinho do Saber - http://cantinhodosaber.buscasulfluminense.com/ Projeto Conhecendo as Formas Geométricas Professora: Carolina (Blog Cantinho do Saber) Turma: Jardim II Turno: 2º turno Ano: 2014

Leia mais

Plano Anual de Atividades 2016/2017 CENTRO SOCIAL E COMUNITÁRIO DA VARZIELA Creche (Sala 2)

Plano Anual de Atividades 2016/2017 CENTRO SOCIAL E COMUNITÁRIO DA VARZIELA Creche (Sala 2) CALENDARIZAÇÃO TEMA OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS HUMANOS RECURSOS MATERIAIS AVALIAÇÃO - Conhecer a Instituição, os - educandos, os docentes e funcionários; Setembro Abertura do Ano Letivo - Fomentar a

Leia mais

Relação de Materiais. Maternal Baby/ livros de Literatura Infantil (de pano ou. plástico) e ou livros resistentes;

Relação de Materiais. Maternal Baby/ livros de Literatura Infantil (de pano ou. plástico) e ou livros resistentes; Maternal Baby/2015 01 foto RECENTE 3 X 4; 01 caixa com 6 tintas têmperas 01 tinta de rosto (da cor da sua preferência); 01 brocha pequena; 01 tubo de cola branca com o bico fino; 03 tubos de cola colorida;

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

LISTA DE MATERIAIS º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 150 folhas A4 gramatura 180g 50 folhas A3 gramatura 180g 02 blocos A4 coloridos 02 caixas de massa plástica (macia) 12 unidades 01 pote de tinta alto relevo 02 potes de tinta guache cores diferentes 01

Leia mais

Estratégias. 1º Período. Tema: O grupo Subtema: Adaptação

Estratégias. 1º Período. Tema: O grupo Subtema: Adaptação Identificação do Estagiário: Sara Raquel Ramalho Pereira Ano letivo: 2013/ 2014 Identificação da Instituição: Jardim-de- Infância Adriano Correia de Oliveira Educador Cooperante: Graça Xavier Tema do PCT:

Leia mais

CULTURA AFRO-BRASILEIRA, CONSTRUINDO IDENTIDADES

CULTURA AFRO-BRASILEIRA, CONSTRUINDO IDENTIDADES CULTURA AFRO-BRASILEIRA, CONSTRUINDO IDENTIDADES E.E PROF. ALCINDO SOARES DO NASCIMENTO Professor(es) Apresentador(es): Mariana Pinto Ramalho Terossi Simone Pereira Cardoso Realização: Foco do Projeto

Leia mais

6º. Prêmio CET de Educação de Trânsito. Projeto Educação de Trânsito. Público alvo do trabalho: Crianças de 3 e 4 anos e a Comunidade da escola.

6º. Prêmio CET de Educação de Trânsito. Projeto Educação de Trânsito. Público alvo do trabalho: Crianças de 3 e 4 anos e a Comunidade da escola. 6º. Prêmio CET de Educação de Trânsito Projeto Educação de Trânsito Justificativa Público alvo do trabalho: Crianças de 3 e 4 anos e a Comunidade da escola. Considerando que as praticas pedagógicas que

Leia mais

MATERNAL EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERNAL EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL EDUCAÇÃO INFANTIL adquiridos antes do início das aulas: 03/02/2014 A preferência por determinadas marcas se deve à constatação, em anos anteriores, de fatores como durabilidade, qualidade, entre

Leia mais

PLANO DE ENSINO 3º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 3º TRIMESTRE Componente Linguagem oral e escrita Professor Alessandra, Juliana e Leticia Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série Jardim II Apresentação da disciplina A aprendizagem da linguagem oral e escrita

Leia mais

Material de uso coletivo

Material de uso coletivo Livros Construindo e Aprendendo Língua Portuguesa 1º ano Editora - Construir Construindo e Aprendendo Matemática 1º ano Livros - Ético Sistema de Ensino Fundamento 1 com 4 cadernos Novo Eu Gosto - 6 anos

Leia mais

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades Externato Cantinho Escolar Plano Anual de Atividades Ano letivo 2016 / 2017 Pré-escolar e 1º Ciclo Receção dos Fomentar a integração da criança no meio escolar. Promover a socialização dos alunos. Receção

Leia mais

Projeto: conhecendo os dinossauros

Projeto: conhecendo os dinossauros Projeto: conhecendo os dinossauros Maria Aparecida Pereira mar.per@terra.com.br RESUMO Os dinossauros de uma maneira incrível habitam o imaginário das crianças, pois esses gigantes da pré-história estão

Leia mais

Trabalho apresentado na disciplina Psicologia da Educação III Prof. Dra. Luciene Tognetta. Jaqueline Freitas Naiara Massola Sara Chierici

Trabalho apresentado na disciplina Psicologia da Educação III Prof. Dra. Luciene Tognetta. Jaqueline Freitas Naiara Massola Sara Chierici Trabalho apresentado na disciplina Psicologia da Educação III Prof. Dra. Luciene Tognetta Jaqueline Freitas Naiara Massola Sara Chierici Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho 2016 1 Sondar

Leia mais

Todo o material deverá ser encapado com plástico vermelho e etiquetado. Não será aceito o uso de fichário nem lapiseira. Nome do aluno: turma:

Todo o material deverá ser encapado com plástico vermelho e etiquetado. Não será aceito o uso de fichário nem lapiseira. Nome do aluno: turma: Lista de Material 1º ano 1 resma de papel A4 (se possível Chamex Office) 1 metro de contact transparente 10 envelopes brancos (tamanho ofício) 2 folhas de papel celofane 1 folha de papel crepom decorada

Leia mais