Dia Mundial do Meio Ambiente

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dia Mundial do Meio Ambiente"

Transcrição

1 Dia Mundial do Meio Ambiente 2017

2 Apresentação O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Através do Decreto Federal , de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente.

3 Finalidade O Dia Mundial do Meio Ambiente tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

4 Programa WED da ONU O Dia Mundial do Meio Ambiente, também denominado WED, chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. Por meio do WED, o programa da ONU para o Meio Ambiente personaliza questões ambientais e possibilita a cada um perceber não somente sua responsabilidade, mas também o poder de se tornar um agente para a mudança, apoiando uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável. O WED é também um dia para promover um mundo mais limpo e verde para si e para as gerações futuras. Para mais informações consulte o PNUMA.

5 DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE ATIVIDADES SUGERIDAS

6 Sugestões de Atividades Para participar do Dia Mundial do Meio Ambiente, sugerimos a você, professor, algumas atividades a serem realizadas com os alunos. Essas atividades estão apresentadas a seguir e algumas delas também serão divulgadas durante o primeiro Encontro Temático de Educação Ambiental.

7 Dia Mundial do Meio Ambiente Atividade 1: Gincana do Meio Ambiente

8 Atividade 1: Gincana do Meio Ambiente Orientações: Objetivos: Construir brinquedos de material reciclados e multiplicar essa ideia pela escola Intenções da Dinâmica: Desenvolver a criação e arte, além da consciência para o reaproveitamento de material, além de envolver toda a escola em ações em prol do meio ambiente Público-alvo: Qualquer público Número de participantes: Qualquer número Material a ser utilizado: diversos materiais reutilizável Desenvolvimento (passo a passo): - A proposta é construí uma espécie de festa junina do meio ambiente - O professor divide os alunos em grupo e cada grupo é responsável pela criação de um brinquedo (imagens sugestivas no anexo); - Antes, durante e após a criação dos brinquedos o professor sempre promovera rodas de conversa a respeito da reutilização, meio ambiente e a ações que devemos promover para ajudar o meio ambiente; - Na semana do meio ambiente, os grupos montam seu espaço na quadra ou pátio da escola e os outros alunos são convidados para brincarem em suas barraquinhas; - Importante que os alunos sempre mencionem para os que estão brincando do que foi feito aquele brinquedo e a importância que tem a reutilização para o meio ambiente; - Se o professor tiver tempo hábil também pode pedir que os alunos criem brinquedos para dar de brinde, sempre com material reutilizável, no anexo também estão algumas ideias. Avaliação: O professor avalia através das trocas de experiência e a construção de seus objetos

9 Dia Mundial do Meio Ambiente Atividade 2: Plantando uma Ideia

10 Atividade 2: Plantando uma Ideia Orientações: Objetivos: Distribuir sementes plantadas de flores Intenções da Dinâmica: Desenvolver a criação e arte, as práticas para cuidar de flor e despertar na criança amor pelo cultivo e pelo cuidar da natureza Público-alvo: Qualquer público Número de participantes: Qualquer número Material a ser utilizado: terra, copo plástico de café, semente de flor, tinta, papel, canetinha, glitter, lantejoula Desenvolvimento (passo a passo): - O primeiro passo é distribuir os copinhos de café e material para as crianças decorarem seus copinhos por fora, pode usar cola colorida, glitter, e qualquer outro material que desejar; - Quando os copinhos já estiverem secos, o professor distribui dentro do copo um pouco de terra; - Depois entrega para cada criança uma semente de flor a escolha, importante mostrar qual é a flor para a criança saber de que semente se trata; - O professor pede para os alunos plantarem suas flores e explica como é o processo de irrigação e cuidado com as plantas - O aluno pode levar para casa e trazer de volta na data que o professor determinar ou então deixar na escola, em lugar que bata sol; - Quando iniciar o crescimento da semente (importante pesquisar antes se o crescimento cairá na data da distribuição) todos os alunos devem trazer sua flores e colar junto a base do potinho o seguinte dizer não existem flores sem semente ; - Prova uma blitz na porta da escola e distribua as sementes para a comunidade durante a semana do meio ambiente. Avaliação: O professor avalia através das trocas de experiência e a construção de sua plantação, além de ver na germinação da semente o empenho do aluno e a importância do mesmo quanto ao meio ambiente.

11 Dia Mundial do Meio Ambiente Atividade 3: Tudo o que Voa

12 Atividade 3: Tudo o que Voa Orientações: Objetivos: Trabalhar a Fauna ou assuntos relacionados ao tema. Pássaros: papagaio, arara, maritaca, garça, tucano, pardal, gavião, coruja e outros. Insetos: abelha, vespa, besouro, cupins voadores... Intenções da Dinâmica: Estimular as Inteligências Múltiplas: Linguística ou Verbal, priorizando a interação, raciocínio lógico, agilidade, compreensão e capacidade cognitiva. Público-alvo: A partir de 6 anos. Número de participantes: Não há limite de participantes. Material a ser utilizado: Nenhum. Desenvolvimento (passo a passo): Formar um grande círculo; Todos deverão estar sentados e com as mãos sobre as pernas; Cada participante inicia com uma pequena situação e menciona algo que voa, levantando as 2 (Duas) mãos para o alto; Se o que foi mencionado voa mesmo, todos devem rapidamente levantar as 2 (Duas) mãos para o alto, confirmando a existência deste; Se o que foi mencionado não voa e alguém levantar as mãos, o participante deixa a brincadeira; Se o que foi mencionado voa mesmo e algum participante não levantar a mão, o participante também deixará a brincadeira; As situações deverão ser mencionadas sequencialmente e de forma rápida.

13 Atividade 3: Tudo o que Voa Orientações (continuação 1/1): Exemplo: - Ontem passei na escola e via voando alto um canário. (Canário voa, portanto todos devem levantar as 2 (Duas) mãos para o alto) - Ontem passei na escola e via voando alto uma vaca. (Vaca não voa, portanto ninguém deve levantar as mãos) Observações: Pede-se ao longo da brincadeira criar outras situações tais como: Fui na floresta é vi: No mar existe: No meu jardim tem: Avaliação: Feedback da atividade, conforme o enfoque dos objetivos.

14 Dia Mundial Meio Ambiente Atividade 4: Origami da Árvore

15 Atividade 4: Origami da Árvore Orientações: Objetivos: Trabalhar a concentração, memória, paciência, imaginação e satisfação emocional. Intenções da Dinâmica: Estimular as Inteligências Múltiplas: Visual Espacial, Intrapessoal, Corporal Cinestésica e a Lógico matemática. Público-alvo: A partir de 6 anos. Número de participantes: Não há limite. Material a ser utilizado: Papel, Lápis de Colorir e Régua. Desenvolvimento (passo a passo): Usar 2 papeis quadrados, dobrados ao meio; Desenhar o contorno de metade da árvore, em cada um dos papéis e recortar, como mostra a figura abaixo; Os alunos poderão colorir as árvores, fazer maquetes ou até mesmo escrever entre as folhas mensagens de preservação da natureza e levar para a família; Avaliação: Feedback da atividade, conforme o enfoque dos objetivos.

16 Dia Mundial do Meio Ambiente Atividade 5: Dia Mundial do Meio Ambiente

17 Atividade 5: Dia Mundial do Meio Ambiente Orientações: Objetivos: - Proporcionar ao educador reflexões sobre os temas ambientais em destaque no ano de 2017 (ONU e Ministério do Meio Ambiente); - Sensibilizar o educador a desenvolver ações de reflexão sobre o tema proposto; - Potencializar as inteligências Naturalistas e Pessoais; Intenções da Dinâmica: Contribuir com a reflexão pedagógica do educador, no processo de elaboração de atividade complementar com os alunos. Público-alvo: Educadores das turmas do 4. Ano. Número de participantes: Os participantes presentes no encontro temático. Material a ser utilizado: não há. Desenvolvimento (passo a passo): 1 Socializar com os educadores os temas ambientais em destaque no ano de 2017; 2 Compartilhar atividades já desenvolvidas nas escolas. (Ex. Caminhada no entorno escolar; Levar palestrantes de ongs, associações, parceiros ou secretaria do meio ambiente para a comunidade, entre outras coisas) Avaliação: Que os educadores se apropriem da importância da socialização na escola sobre a Semana Nacional do Meio Ambiente.

18

Movimento: Maio Amarelo

Movimento: Maio Amarelo Movimento: Maio Amarelo 2017 Apresentação O Movimento Maio Amarelo surgiu com a preocupação constante em reduzir acidentes de trânsito, em transformar nossa sociedade em um povo mais fraterno e educado.

Leia mais

3º Encontro Temático de 2017 Teoria das Inteligências Múltiplas no Contexto Escolar

3º Encontro Temático de 2017 Teoria das Inteligências Múltiplas no Contexto Escolar 3º Encontro Temático de 2017 Teoria das Inteligências Múltiplas no Contexto Escolar Sejam todos Bem Vindos! Sensibilização Dinâmica: Poesia ao Acaso ORIENTAÇÃO DINÂMICA: POESIA AO ACASO (Adaptado de JURADO,

Leia mais

Guia de Sugestões e Boas Práticas

Guia de Sugestões e Boas Práticas Guia de Sugestões e Boas Práticas Introdução Quando a gente ajuda alguém, também está ajudando a si mesmo. Descobrindo as próprias potencialidades, aumentando a autoestima e ajudando a criar uma realidade

Leia mais

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Brasil Mapa do Brasil (pessoas na sociedade) Linguagem: Revisão das vogais A, E, I, O, U Escrita

Leia mais

Campanha: Caminhos, Arte e Cidadania

Campanha: Caminhos, Arte e Cidadania Campanha: Caminhos, Arte e Cidadania 2017 Apresentação Caminhos, Arte e Cidadania é uma campanha direcionada aos alunos do 4º ano, sendo uma forma de transmitir de maneira divertida mensagens de segurança

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 PLANEJAMENTO SEMANAL GRUPO 4 e 5 2017 GRUPO ARARA ADI: JANAINA Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 Jogos Pedagógicos Massinha Desenho Dirigido da história contada Parque no Gramado Pesquisa

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Identidade pessoal: EU e diferenças físicas Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação motora Sociedade: Reconhecer-se

Leia mais

PRÉ 1- Módulo 2 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1- Módulo 2 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Estimular a imaginação para a aprendizagem significativa. Linguagem: Revisão das vogais A,E,I,O,U Escrita bastão

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 2 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 2 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Brasil Mapa do Brasil (pessoas na sociedade) Natureza: A natureza e os animais- preservação da natureza que Deus criou

Leia mais

PROJETO. Justificativa do Projeto

PROJETO. Justificativa do Projeto PROJETO Turma: 3B Nome da professora: Geiza Morais Rosendo Nome do Projeto: O que tem no coração do Amazonas? Período do Projeto: 1º trimestre Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa do Projeto O projeto

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 5A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: Dos jardins de Curitiba às Cataratas do Iguaçu Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do Projeto: A lona das artes. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 O circo é um mundo mágico no qual

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Gratidão e celebração Mês: Dezembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover o encerramento do ano de 2016, em que os alunos terão a oportunidade de resgatar

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

[PLANO ANUAL - AEC DE ALE: ATIVIDADE LÚDICA E DE ANIMAÇÃO]

[PLANO ANUAL - AEC DE ALE: ATIVIDADE LÚDICA E DE ANIMAÇÃO] 2016/17 Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Ser Criança é. [PLANO ANUAL - AEC DE ALE: ATIVIDADE LÚDICA E DE ANIMAÇÃO] Plano Anual AEC de ALE: Atividade Lúdica e de Animação Ano Letivo 2016/2017 Introdução:

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Gratidão e celebração Mês: Dezembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover o encerramento do ano de 2016, em que os alunos terão a oportunidade de resgatar

Leia mais

Introdução ATIVIDADES DE ARTE. Atividades para crianças de 3 anos Pincéis naturais... 13

Introdução ATIVIDADES DE ARTE. Atividades para crianças de 3 anos Pincéis naturais... 13 Sumário Introdução... 11 ATIVIDADES DE ARTE Pincéis naturais... 13 Limpeza de praia!... 14 Tesouros naturais... 15 Papel reciclado colorido... 16 Balões como a Terra... 17 Brincadeira do Dia da Terra...

Leia mais

PROJETO DE GEOGRAFIA

PROJETO DE GEOGRAFIA PROJETO DE GEOGRAFIA 1.1 Titulo do Projeto: Escola Limpa é Escola Legal e Reciclar é Fundamental 1.2 Nome da escola: Escola Estadual Jorge Amado 1.3 Professor (Coordenador (a) do projeto: Silvia Maria

Leia mais

Excelente material para trabalhar com:

Excelente material para trabalhar com: Excelente material para trabalhar com: Massinha de modelar Tintas de diversas cores Cola colorida Canetinhas coloridas Tintas com gliter Bolinhas de papel Papeis coloridos picados Papeis coloridos rascados

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE TURMA: 5B NOME DO PROJETO: Os fenômenos naturais nos 4 elementos PERÍODO DO PROJETO: Setembro /18 a Dezembro /18

PROJETO 3º PERÍODO DE TURMA: 5B NOME DO PROJETO: Os fenômenos naturais nos 4 elementos PERÍODO DO PROJETO: Setembro /18 a Dezembro /18 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 5B NOME DO PROJETO: Os fenômenos naturais nos 4 elementos PERÍODO DO PROJETO: Setembro /18 a Dezembro /18 JUSTIFICATIVA: Atualmente, há em todos os segmentos de nossa

Leia mais

Inteligência Lingüística:

Inteligência Lingüística: Inteligência Lingüística: Capacidade de lidar bem com a linguagem, tanto na expressão verbal quanto escrita. A linguagem é considerada um exemplo preeminente da inteligência humana. Seja pra escrever ou

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 TURMA: Fase 5 B NOME DO PROJETO: Raizes Gaúchas: Do rio Guaíba a bela serra NOME DA PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Girio Vicenti PERÍODO DO PROJETO: Fevereiro /19 a Abril /19

Leia mais

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Profª Drª Renira Appa OBJETIVO Esclarecer o conceito mais abrangente de inteligência e facilitar uma prática saudável de se autoperceber e estar em estágio de evolução contínua.

Leia mais

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência:

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência: PROJETO Turma: Fase 5B Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: O velho Chico: um pedacinho do nosso Brasil Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

BRINCAR. Treze efeitos do. mini. pág 07. Raio X - Conjunto Sensorial e Prancha de Equilíbrio pág 04 e 05

BRINCAR. Treze efeitos do. mini. pág 07. Raio X - Conjunto Sensorial e Prancha de Equilíbrio pág 04 e 05 Ano 3 - Edição 30 - Julho/2018 mini Treze efeitos do BRINCAR pág 07 Brinquedos pedagógicos - Blocos de Encaixe pág 03 Raio X - Conjunto Sensorial e Prancha de Equilíbrio pág 04 e 05 DEPOIMENTO Conhecemos

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Comunicação não verbal Mês: Outubro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimule os alunos a comunicação não violenta através

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS 8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 2017 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

Ação 1 Somando Forças para Transformar o Mundo

Ação 1 Somando Forças para Transformar o Mundo Ação 1 Somando Forças para Transformar o Mundo Atividade: Somando Forças para Transformar o Mundo A proposta é você, voluntário PEB, exibir o vídeo IBGE Explica os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Leia mais

Escola Básica e Secundária do Porto Moniz Ano Letivo 2016/2017. Plano Anual de Atividades do Programa Eco Escolas

Escola Básica e Secundária do Porto Moniz Ano Letivo 2016/2017. Plano Anual de Atividades do Programa Eco Escolas Escola Básica e Secundária do Porto Moniz Ano Letivo 2016/2017 Plano Anual de Atividades do Programa Eco Escolas Plano Anual de Atividades do Programa Eco Escolas Ano Letivo 2016-2017 Calendarização Atividades

Leia mais

Na medida certa, vamos vencer a corrida da reciclagem?

Na medida certa, vamos vencer a corrida da reciclagem? Na medida certa, vamos vencer a corrida da reciclagem? A matemática está presente na vida da criança antes mesmo do período escolar, através de números, medidas, formas geométricas etc., e assim, sem a

Leia mais

Atividades Significativas: de 13/11/17 a 17/11/17 Dia 15/11 Expediente Suspenso Feriado Nacional

Atividades Significativas: de 13/11/17 a 17/11/17 Dia 15/11 Expediente Suspenso Feriado Nacional PLANEJAMENTO SEMANAL GRUPO 4 e 5 2017 GRUPO ARARA ADI: JANAINA Atividades Significativas: de 13/11/17 a 17/11/17 Dia 15/11 Expediente Suspenso Feriado Nacional Jogos de encaixe e de construção Massinha

Leia mais

PROJETO: PRESERVAÇÃO, CONSERVAÇÃO E DEVOLUÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO MATO GROSSO DO SUL

PROJETO: PRESERVAÇÃO, CONSERVAÇÃO E DEVOLUÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO MATO GROSSO DO SUL PROJETO: PRESERVAÇÃO, CONSERVAÇÃO E DEVOLUÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO MATO GROSSO DO SUL Campo Grande 2015 1. JUSTIFICATIVA Considerando a Resolução/FNDE nº 42, de

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL 2017 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Ano: 1º - Ensino Fundamental /Atividade Interdisciplinar Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: / /2017 Imagem disponível em:

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE PARTICIPANTES: IDALINA DE SOUZA PEIXOTO MARIA DO CARMO SOUZA CONTO E RECONTO

Leia mais

JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA CLARA COMPONENTE APOIO À FAMÍLIA. EB Eurico Gonçalves 2014/2015

JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA CLARA COMPONENTE APOIO À FAMÍLIA. EB Eurico Gonçalves 2014/2015 JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA CLARA COMPONENTE APOIO À FAMÍLIA EB Eurico Gonçalves 2014/2015 INTRODUÇÃO O projeto da Componente de Apoio à Família visa receber as crianças e permanecer com elas, antes e

Leia mais

CENTRO SOCIAL E COMUNITÁRIO DA VARZIELA PRÉ - ESCOLAR

CENTRO SOCIAL E COMUNITÁRIO DA VARZIELA PRÉ - ESCOLAR CENTRO SOCIAL E COMUNITÁRIO DA VARZIELA PRÉ - ESCOLAR TEMA CALENDARIZAÇÃO ATIVIDADES A REALIZAR METAS A ALCANÇAR RECURSOS NECESSÀRIOS Recursos humanos Período de adaptação e observação do nível de desenvolvimen

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Mundo dos games Mês: Maio Habilidade Socioemocional: Cooperação e empatia Período: 09 a 13 de Maio Duração: até 1h Público: Creche e Pré Descrição da atividade (resumo

Leia mais

Contando e Recontando histórias na Educação Infantil...

Contando e Recontando histórias na Educação Infantil... ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE Contando e Recontando histórias na Educação Infantil... CAMPOS DE JÚLIO

Leia mais

Estratégia: 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira. 01/03 - Roda da conversa para falar da vogal A da. geométrica do Quadrado

Estratégia: 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira. 01/03 - Roda da conversa para falar da vogal A da. geométrica do Quadrado TURMA: B.1 e Meio e B.2 MÊS: MARÇO (01/03 até 31/03) PROJETO A NATUREZA / COR AMARELA / FIGURA GEOMÉTRICA O QUADRADO Família - Bichinhos do Jardim - Água - Outono / Frutas (8) Dia da Mulher - (20) Início

Leia mais

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 JUSTIFICATIVAS PARA O MATERIAL PEDAGÓGICO 2015 Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 01-Tela de arte para pintura 30x40: usada no contexto do projeto de artes plásticas. O objetivo

Leia mais

Apêndice B. Material de formação dos alunos. 1 Ficha 01

Apêndice B. Material de formação dos alunos. 1 Ficha 01 Apêndice B Material de formação dos alunos 1 Ficha 01 1) Temos 9 bolinhos iguais para distribuir igualmente entre três crianças. Quanto cada criança recebeu? Qual a sentença matemática que resolve o problema?

Leia mais

Escola Municipal de Ensino Fundamental Leopoldo Guilherme Ewerling

Escola Municipal de Ensino Fundamental Leopoldo Guilherme Ewerling Escola Municipal de Ensino Fundamental Leopoldo Guilherme Ewerling Concretizando sonhos na nossa escola 1 º,2 º,3º e 4 ºano Lidiane Maria Fagundes da Silva Michelle Leite São José do Hortêncio, 2016 Projeto

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Educação Infantil 2º Período. Quantidade Data de utilização Unidade de Aprendizagem

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Educação Infantil 2º Período. Quantidade Data de utilização Unidade de Aprendizagem PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Educação Infantil 2º Período Material *itens da lista anexa Quantidade Data de utilização Unidade de Aprendizagem Descrição da atividade didática Objetivos

Leia mais

Brincando e aprendendo com a princesa Isadora. Nome:

Brincando e aprendendo com a princesa Isadora. Nome: Brincando e aprendendo com a princesa Isadora Nome: O afeto é a maneira eficaz de se vencer barreiras e alcançar novos objetivos. A ludicidade e as adaptações para o desenvolvimento da habilidades, são

Leia mais

Sala: 5 anos (1) Educadora: Teresa Tojal

Sala: 5 anos (1) Educadora: Teresa Tojal Sala: 5 anos (1) Educadora: Teresa Tojal 1 SETEMBRO A Terra do Nunca (receção) Rececionar através da Terra do Nunca. Entrega das lembranças de boas vindas; Realização de diversos jogos alusivos ao tema;

Leia mais

Se tendes fé, encontrareis abundância em tudo.

Se tendes fé, encontrareis abundância em tudo. Se tendes fé, encontrareis abundância em tudo. Santa Maria Eufrásia LIVROS DIDÁTICOS DO JARDIM I (grupo 4) LUZ DO SABER 4 ANOS - LINGUAGEM Editora: LUZ DO SABER Autor(es): FABIANA BARBOZA/ELIANE NASCIMENTO

Leia mais

ATIVIDADES DIA DO CIRCO 27 DE MARÇO. Várias atividades para o Dia do Circo que é comemorado no dia 27 de março.

ATIVIDADES DIA DO CIRCO 27 DE MARÇO. Várias atividades para o Dia do Circo que é comemorado no dia 27 de março. ATIVIDADES DIA DO CIRCO 27 DE MARÇO ATIVIDADES DIA DO CIRCO 27 DE MARÇO Várias atividades para o Dia do Circo que é comemorado no dia 27 de março. Conteúdo dessa postagem: atividades do circo,

Leia mais

Lista de Materiais Educação Infantil Nível II

Lista de Materiais Educação Infantil Nível II Lista de Materiais 2017 Educação Infantil Nível II 100 folhas de tamanho A4 brancas 100 folhas tamanho A4 coloridas 200 folhas A3 50 folhas de color set A4 1 folha de EVA grande 1 caixa de lápis de cor

Leia mais

Registro do conjunto de atividades desenvolvidas no ano de 2018.

Registro do conjunto de atividades desenvolvidas no ano de 2018. Relatório de atividades 2018 Registro do conjunto de atividades desenvolvidas no ano de 2018. Equipe que transforma Gestão Diretor Presidente Dado Montenegro Coordenação Geral e Estratégica Fabrini Andrade

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas,com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência constitui-se pela ousadia dos que sonham e o conhecimento

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO

PLANO DE EXECUÇÃO LIVROS DIDÁTICOS DO JARDIM I (grupo 4) LUZ DO SABER 4 ANOS - LINGUAGEM Editora: LUZ DO SABER Autor(es): FABIANA BARBOZA/ELIANE NASCIMENTO LUZ DO SABER 4 ANOS - MATEMÁTICA Editora: LUZ DO SABER Autor(es):

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas Etapas para rotina de início de ano letivo para educação infantil Chegada e acolhida; Iniciação e rodinha; Lanche; Recreio; Banheiro/higiene; Brincadeira livre; Atividades Organizadas; Despedida. Dicas

Leia mais

Relacionamentos intrapessoal e interpessoal RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA EDUCAÇÃO. Comprometido. Inteligência Linguística

Relacionamentos intrapessoal e interpessoal RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA EDUCAÇÃO. Comprometido. Inteligência Linguística RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA EDUCAÇÃO Relacionamentos intrapessoal e interpessoal Prof. Msc Rita de Cassia Moser Alcaraz Comprometido Envolvimento: ato ou efeito de envolver-se, envoltura 2 relacionamento,

Leia mais

Projetos de Leitura 2018

Projetos de Leitura 2018 Projetos de Leitura 2018 01 Sumário Um ano de aprendizados e encantamentos Projeto: Concurso eu escrevo minha história Projeto: Maratona do Livro Infantil Projeto: Concurso Jovem Repórter Projeto: Prêmio

Leia mais

PLANO DE ENSINO 3 º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 3 º TRIMESTRE Componente Curricular: Linguagem Oral e Escrita Professor: Meire / Gabriela Segmento: Educação Infantil Ano/Série: Maternal I Apresentação da disciplina A linguagem oral possibilita comunicar ideias, pensamentos

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 4B NOME DO PROJETO: A matemática no nosso dia a dia. PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu da necessidade da turma em aprender

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Gratidão e celebração Mês: Dezembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover o encerramento do ano de 2016, em que os alunos terão a oportunidade de resgatar

Leia mais

Medir-Medindo 1 com o Ludo, o sonhador Os Primeiros Passos na Geometria com o Geoplano

Medir-Medindo 1 com o Ludo, o sonhador Os Primeiros Passos na Geometria com o Geoplano O Educador/Professor coloca como desafio a - Desenvolver a motricidade fina; criação no Geoplano de figuras com três lados. - Dossier - Desenvolver a concentração, a De seguida solicita às crianças que

Leia mais

Tema: TAINÁ E MATERNAL em: Uma aventura pela floresta

Tema: TAINÁ E MATERNAL em: Uma aventura pela floresta POLÍCIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE ENSINO DA POLÍCIA MILITAR CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL VIDA E MOVIMENTO Home Page: www.ceivm.com.br E-mail: cepmcreche@pm.sc.gov.br Tema: TAINÁ E MATERNAL em:

Leia mais

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina.

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina. 7 12 Anos ESTAS IMAGENS SÃO UM RODOPIO!///////////////////// 3 CINEMA EM CASA!//////////////////////////////////////////////////// 4 QUE FEITIÇO É ESTE?/////////////////////////////////////////////////

Leia mais

GRUPO 04 ENSINO INFANTIL MATERIAL DE USO INDIVIDUAL / 2018 SALA DE AULA E SALA DE ARTES

GRUPO 04 ENSINO INFANTIL MATERIAL DE USO INDIVIDUAL / 2018 SALA DE AULA E SALA DE ARTES GRUPO 04 ENSINO INFANTIL MATERIAL DE USO INDIVIDUAL / 28 SALA DE AULA E SALA DE ARTES QUANT. MATERIAL JUSTIFICATIVA 04 Anilinas Usadas para colorir as atividades de artes ao longo do ano letivo com o objetivo

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 1º Trimestre DAR VIDA no(s) encontro(s) com os amigos descobrindo o Amigo Jesus Manhã Início do ano letivo Portaria Sala Polivalente Todo o pessoal entra mais cedo para acolher cada criança e os pais Proporcionar

Leia mais

O meu mundo! Plano Anual de Atividades - Berçário CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU

O meu mundo! Plano Anual de Atividades - Berçário CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU O meu mundo! Educadora de Infância: Sofia Marques Auxiliar da ação educativa: Idalina Alexandre Auxiliar da ação educativa: Manuela Oliveira Página 1 de 5 INTRODUÇÃO O plano de atividades é, como o nome

Leia mais

margouillat photo/shutterstock.com/id/br Plantação de cana-de-açúcar. Planta de mandioca. Mangueira. Ligue os alimentos às partes das plantas:

margouillat photo/shutterstock.com/id/br Plantação de cana-de-açúcar. Planta de mandioca. Mangueira. Ligue os alimentos às partes das plantas: 1 Leia o texto e complete as lacunas. As folhas são responsáveis pela, processo que garante a produção de alimento para a planta. Para realizá-lo, é necessária a presença de no ambiente, ou seja, a planta

Leia mais

ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO

ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO 04/12 Luciana Português Revisão de: advérbio, preposição e anúncio e classificados 03/12 Luciana Português Recuperação- Capítulos

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 EI02EO02 Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios EI02CG01 Apropriar-se de gestos e

Leia mais

Escola do 1º Ciclo com Pré Escolar Ribeiro Domingos Dias. Projeto Escolar: Hortas Biológicas

Escola do 1º Ciclo com Pré Escolar Ribeiro Domingos Dias. Projeto Escolar: Hortas Biológicas Escola do 1º Ciclo com Pré Escolar Ribeiro Domingos Dias Projeto Escolar: Hortas Biológicas Professores: Ana Luísa Costa Ilda Azevedo Juliano Silva Pedro Lameirinhas Rui Vieira Ano Letivo:2017/2018 ÍNDICE

Leia mais

Plano de Intervenção. Iniciação Científica: Boneco Ecológico

Plano de Intervenção. Iniciação Científica: Boneco Ecológico Plano de Intervenção Iniciação Científica: Boneco Ecológico Por Jamille Scapin Eichner e Kaenara Munhoz CONTEXTUALIZAÇÃO A preservação do meio ambiente é muito importante para que possamos ter, no futuro,

Leia mais

Plano Anual de Atividades

Plano Anual de Atividades Calendarização Actividades Objectivos Intervenientes Recursos Dia 2 de setembro Dias 21, 22, 23, 24, 25 e 28 de setembro Recepção das crianças à escola Reunião de pais e Encarregados de Educação Dia 23

Leia mais

DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CARTA DE BELGRADO - 1975 Defende as bases para um programa mundial de Educação Ambiental que possa tornar possível o desenvolvimento de novos conceitos

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA NO ESPAÇO ESCOLAR

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA NO ESPAÇO ESCOLAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA NO ESPAÇO ESCOLAR ANDRADE, Rosilene da Silva (Bolsista do PIBID). REGO, Janielle Kaline do (Bolsista do PIBID). SILVA, Mariana Oliveira da (Bolsista do PIBID).

Leia mais

Prof. Dr. Geraldo Peçanha de Almeida

Prof. Dr. Geraldo Peçanha de Almeida 2 Este material foi recolhido durante minhas andanças pelo Brasil afora. Foram sugestões de professores que estão atuando em educação básica. Tratei cada jogo com os conhecimentos que tenho em psicomotricidade,

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA VERACEL- PEAV

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA VERACEL- PEAV PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA VERACEL- PEAV Objetivo do PEAV: Educação Ambiental voltada para a cidadania e resgate do sentimento de pertencimento da Terra. Educação Ambiental nas comunidades Visitas

Leia mais

Horta, pomar e jardim, não tem fim

Horta, pomar e jardim, não tem fim Horta, pomar e jardim, não tem fim brincadeira Suplemento do Professor Elaborado por Paula Strano e Aline Sá Martins Ellen Pestili Conhecendo a coleção Letra e Cor é a coleção de Ellen Pestili que traz

Leia mais

EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO. Para apontar os lápis jumbo.

EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO. Para apontar os lápis jumbo. EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS - 2019 MATERIAL ALGODÃO ANILINA LÍQUIDA APONTADOR DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL Para atividades de construção de desenhos com perspectiva e

Leia mais

EB1/PE DA NAZARÉ Docente: Sandra do Rosário Gouveia Martins

EB1/PE DA NAZARÉ Docente: Sandra do Rosário Gouveia Martins EB1/PE DA NAZARÉ Docente: Sandra do Rosário Gouveia Martins Fundamentos A planificação que se segue foi realizada de acordo com os Projetos Curriculares de cada turma e respeitando as linhas do Projeto

Leia mais

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2019

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2019 PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 29 04 Possibilitar as habilidades motoras. Desenhos, pinturas, colagens, modelagens com base no próprio repertório e na construção proposta nas investigações.

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 O eu, o outro e o nós Traços, sons, cores e quantidades, relações e transformações Unidade temática Eu, minha escola e meus colegas necessidades

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO II

PLANEJAMENTO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO II PLANEJAMENTO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO II PROFESSORA: MARI ANO: 2018 COLÉGIO: REAL DIREÇÃO: EVA CHICANOWSKI COORDENADORA: FÁTIMA GREGOLAN GRUPO II PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM 1. Ampliar a coordenação

Leia mais

PROJETO: A TERRA PEDE SOCORRO! PODEMOS AJUDAR?

PROJETO: A TERRA PEDE SOCORRO! PODEMOS AJUDAR? EMEF Professora Ubaldina Santo Amaro do Amaral PROJETO: A TERRA PEDE SOCORRO! PODEMOS AJUDAR? 1º TRIMESTRE Boa Esperança - ES 2015 PROJETO PEDAGÓGICO IDENTIFICAÇÃO: Escola: EMEF Professora Ubaldina Santo

Leia mais

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Actividades 2012/2013

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Actividades 2012/2013 Setembro Recepção dos alunos (dias 03 a 07) Promover a integração/adaptação das crianças Desenvolver atitudes de auto-estima e auto-confiança Conhecer os colegas e a escola Conhecer as regras da sala Recepção

Leia mais

PROJETO EAThink2015 Unidade de Aprendizagem de Educação para a Cidadania Global 1º CICLO. Não Faças Lixo!

PROJETO EAThink2015 Unidade de Aprendizagem de Educação para a Cidadania Global 1º CICLO. Não Faças Lixo! PROJETO EAThink2015 Unidade de Aprendizagem de Educação para a Cidadania Global 1º CICLO Não Faças Lixo! www.eathink2015.org 120 min AUTOR: Kopin PAÍS: Malta TÍTULO: Não faças lixo! IDADE DOS ESTUDANTES:

Leia mais

Objectivos Pedagógicos

Objectivos Pedagógicos CD com cerca de 6000 fichas de trabalho, indicadas para pré- crianças escolar e 1º ciclo para com necessidades educativas especiais. Objectivos Pedagógicos O Meu Primeiro Alfabeto Este grupo de trabalho

Leia mais

As primeiras noções de mapa e a importância da Geografia nas séries iniciais

As primeiras noções de mapa e a importância da Geografia nas séries iniciais As primeiras noções de mapa e a importância da Geografia nas séries iniciais Ler e buscar informações Nas aulas de Geografia, é importante que a criança tenha espaço para desenhar e representar as situações,

Leia mais

Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita.

Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita. Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita. Este Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita é um excelente recurso para trabalhar o Dia da Consciência Negra que é comemorado em 20 de novembro em todo

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4B Nome da professora: Jamile Silva de Sá Nome do Projeto: Quando eu crescer, quero ser? Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 Todos quando crianças sonham em

Leia mais

Ponto de Apoio. Edição 161

Ponto de Apoio. Edição 161 Ponto de Apoio Edição 161 1 Tema do Mês Felicidade Histórias Turma em... A amizade nos fortalece; Dado em... Juntos, somos mais felizes; Seja bem-vinda!; Gentileza sempre!; O sabor da convivência; Cada

Leia mais

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 3. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 3. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 3 Orientações ao professor Módulo 3...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de Transporte Linguagem: Letra J - som/imagem/escrita Letra K - som/imagem/escrita Fonema e

Leia mais

13 a 17 de novembro de Articulação

13 a 17 de novembro de Articulação 13 a 17 de novembro de 2017 Articulação Departamento de Educação Especial Plano Individual de Transição no Jardim de Infância A aluna Maria Fialho, do 8ºB, encontra-se a realizar atividades PIT, pelo segundo

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR PEDAGÓGICO EDUSESC GAMA DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL

PLANO DE EXECUÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR PEDAGÓGICO EDUSESC GAMA DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL MATERIAL ALGODÃO ANILINA LÍQUIDA APONTADOR DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL Para atividades de construção de desenhos com perspectiva e textura. Trabalhos artísticos de técnicas das cores primárias

Leia mais

Colégio Luterano Rui Barbosa Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Profissional

Colégio Luterano Rui Barbosa Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Profissional LISTA DE MATERIAL 2018 - BERÇÁRIO II 1 pote de massa de modelar 500g cor rosa 4 envelopes para folha sulfite 1 tubo de cola 90g 3 babadores (deverão ficar no colégio) 1 livro de história capa dura (observar

Leia mais