Sistema de Informação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistema de Informação"

Transcrição

1 Sistema de Informação É um conjunto de partes coordenadas, que buscam prover a empresa com informações, com o objetivo de melhorar a tomada de decisões. Conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados que coletam, transformam e disseminam informações em uma organização (O Brien, 2001).

2 Sistema de informação Tipos de problemas a resolver Estruturados: operações ou transações, cujos processos de recuperação e controle de dados são repetitivos Facilmente automatizados Todos os dados relevantes são disponíveis Necessitam de pouco julgamento ou avaliação humana Ex: introdução de valores numéricos Semi-Estruturados: situações que, embora habituais, têm de ser adaptadas a cada caso específico Algumas partes podem ser automatizadas Necessitam de julgamento humano Ex: seleção de modelos de equipamentos Não-Estruturados: situações específicas, frequentemente únicas (ambientes complexos e dinâmicos) Dificilmente automatizados Necessitam de muito julgamento humano Ex: seleção de produtos/serviços a produzir/fornecer.

3 Sistema de Informação Os SI desempenham 3 papéis vitais em qualquer tipo de organização: Operacional Gerencial Estratégico Por existir diferentes níveis em uma organização, existem diferentes tipos de SI servindo a cada nível organizacional.

4 Sistema de Informação Nível organizacional gestores Tomam decisões estratégicas Funções dos de longo-prazo gestores sobre produtos e serviços a produzir percebem os desafios de negócio no ambiente, apresentando as estratégias organizacionais para responder a esses desafios; Executam os programas e atribuem recursos financeiros e humanos planos do gestores de topo para atingir a estratégia definida; têm a responsabilidade de chefia (são aqueles que mandam); criam novos produtos/serviços e até recriam a organização Monitoram de tempos as atividades a tempos; diárias da empresa devem direcionar trabalhos criativos usando novo conhecimento e informação.

5 Tipos de sistemas Sistemas de Informação

6 Sistema de Informação Por existir diferentes níveis em uma organização, existem diferentes tipos de sistemas servindo cada nível organizacional Fonte: Tipos de Sistemas de Informação (Laudon, 2003).

7 Fonte: Tipos de Sistemas de Informação (Laudon, 2003).

8 Sistemas de Informação Sistema de Processamento de Transação - SPT Dão suporte aos gerentes organizacionais no acompanhamento de atividades e transações elementares da organização. No nível operacional, tarefas, recursos e objetivos são pré-definidos e altamente estruturados. O principal propósito de sistemas responder questões de rotina: nesse nível é Quantas peça existem no estoque? O que aconteceu com o pagamento do Sr. Willian? Qual o tamanho da folha de pagamento este mês? Para responder esses tipos de questões a informação deve ser facilmente acessível, atual e precisa.

9 Sistemas informação Características importantes dos SPT: SPT estendem os limites entre as organizações e seus ambientes Os SPT são os principais produtores de informação para os outros tipos de sistema SPT cria a divisão entre organização e seu ambiente Os SPT fornecem tanto avaliações do desempenho organizacional atual quanto do passado. SPT pode ser visto como sistema organizacional de processamento de mensagem.

10 Sistemas de Informação Exemplo de Sistema de processamento de Transação SPT Sistema para armazenar depósitos bancários a partir de máquinas automáticas; Sistema para acompanhar o número de horas trabalhadas por dia pelos empregados de chão de fábrica Sistema para autorizar crédito a um cliente é feita por um supervisor de nível baixo de acordo com um critério prédefinido (decisão programada). Tudo que deve ser determinado é se o cliente atende os critérios Atividade do sistema Realiza e grava as transações rotineiras necessárias para conduzir o negócio. Exemplos: pedidos de venda, sistema de reserva de hotel, informações de clientes (para agências públicas), folha de pagamento, cadastro de empregados

11 Sistemas Informação Exemplo: SPT de Folha de Pagamentos: Fonte: Laudon, 2003.

12 Sistema de Informação Sistema de Informação Gerencial SIG Atendem ao nível gerencial: planejamento e controle. São projetados para servir o monitoramento, controle, tomada de decisão e atividades administrativas dos gerentes nível médio. Fornecem relatórios periódicos ao invés de informações instantâneas sobre as operações Características: Entradas: Alto Transacionais. volume de dados dos Sistemas Saídas: Relatórios e sumários executivos Usuários: Gerentes de nível médio.

13 Sistema de Informação Sistema de Informação Gerencial SIG Esses sistemas frequentemente respondem questões: o que.. se : Qual seria o impacto nos cronogramas de produção se dobrássemos as vendas no mês de dezembro? O que poderia acontecer ao nosso retorno de investimento se o cronograma da fábrica fosse atrasado por seis meses? Respostas a essas questões exigem novos dados de fora da organização assim como dados internos que não podem ser obtidos dos sistemas a nível operacional. Exemplo: Sistema de Processamento de Pedidos (SPP) => dados de vendas (arquivo SIG) Sistema de Planejamento de Recursos Materiais (TPS) => custo de produtos unitários (arquivo SIG) arquivos SIG => SIG => relatórios => gerentes

14 Sistema de Informação Características do SIG 1- Apóiam decisões estruturadas e não estruturadas nos níveis de controle operacional e gerencial. 2- São geralmente orientados para relatórios e controle. 3- SIG contam com dados e fluxo de dados existentes na empresa 4- SIG tem capacidade analítica limitada 5- SIG geralmente apóiam a tomada de decisão usando dados do passado e do presente. 6- SIG são relativamente inflexíveis 7- SIG tem uma orientação interna ao invés de externa 8- Requisitos de informação são conhecidos e estáveis 9- SIG exige um prolongado processo de análise e projeto.

15 Sistemas de Informação Sistema Nível Gerencial Nível Conhecimento Dão suporte aos knowledge workers e data workers de uma organização O propósito dos Sistemas a Nível de Conhecimento é ajudar a empresa a integrar novos conhecimentos nos negócios e auxiliar a organização a controlar o fluxo de papéis São as aplicações que mais crescem nos negócios atuais

16 Sistemas de Informação Sistemas de apoio na geração de conhecimento e de dados. Características: Entradas: Especificação de projetos e conteúdos não digitais; Saídas: Projetos, gráficos e documentos digitais; Usuários: Trabalhadores de Conhecimento e Trabalhadores dos Dados KMS e OAS servem a informação necessária ao nível-conhecimento da organização KMS auxiliam knowledge workers na criação e integração de novos conhecimentos na organização e garante que novas tecnologias sejam integradas apropriadamente nos negócios. Knowledge worker: pessoa com formação universitária em profissão reconhecida como engenheiro, médico, advogado e cientista. seu trabalho consiste principalmente em criar nova informação e conhecimento.

17 Sistemas de Informação Sistemas de apoio na geração de conhecimento e de dados. OAS: aplicações de tecnologia de informação projetadas para aumentar a produtividade dos data workers no escritório, apoiando as atividades de coordenação e comunicação. OAS aumentam a produtividade de data workers OAS ajudam principalmente os data workers. Data workers: pessoa com formação avançada menos formal como secretária, contador, escriturário e administrador seu trabalho consiste principalmente em processar ao invés de criar nova informação e conhecimento.

18 Exemplo de Relacionamento entre SPTs e SIG Fonte: Laudon, 2003

19 Sistema de informação Sistema de nível Estratégico sistema de Suporte à Decisão (DSS) Apoio gerencial na tomada de decisão não usual. São projetados para apoiar as atividades de planejamento de longo alcance dos gerentes senior Seu principal interesse é conciliar alterações no ambiente externo com a capacidade organizacional existente. Esses sistemas frequentemente respondem questões: Quais serão os níveis de emprego em 5 anos? Que produtos deveriam ser produzidos em 5 anos? Quais são as tendências de custo industrial a longo prazo e aonde nossa firma se encaixa? Características: Entradas: pequeno volume de dados; Saídas: Análise de decisão Usuários: Gerentes de nível médio.

20 Sistema de Informação Sistema de nível Estratégico Suporte à Decisão (DSS) sistema de Sistemas responsáveis para rodar diversas vezes em um dia afim de corresponder às mudanças de condições Maior poder analítico do que outros sistemas: constrói uma variedade de modelos de análise de dados Permite usuários iniciar e controlar o input e output Oferece flexibilidade, adaptabilidade e respostas rápidas

21 Características do DSS Sistema de Informação 1- Oferece aos usuários flexibilidade, adaptabilidade e uma resposta rápida 2- Permite ao usuários iniciar e controlar a entrada e a saída 3- Opera com pouco ou nenhum auxílio de programador profissional. 4- Fornece apoio para decisões e problemas cujas soluções não podem ser especificadas antecipadamente. 5- Usa sofisticadas ferramentas de modelagem e análise

22 Sistema de nível Estratégico Sistema de Suporte à Decisão (DSS) Sistema de Estimativa de Transportes (Laudon, 2003)

23 Sistema de Informação Sistema de nível Estratégico Sistema de Apoio ao Executivo (SAE ou ESS) Sistemas que atendem ao nível estratégico da organização. Características: Entradas: dados agregados; Saídas: Projeções Usuários: Gerentes Seniores. ESS servem as necessidades de informação ao nível de estratégico da organização ESS direcionam tomadas de decisão não estruturadas através de gráficos e comunicações avançadas. ESS são projetados para incorporar dados sobre eventos externos tais como novas leis de tributos e competidores, mas também desenham informação resumida de MIS e DSS internos

24 Sistema de Informação Sistema de nível Estratégico Sistema de Apoio ao Executivo (SAE ou ESS) ESS filtram, comprimem e rastreiam dados críticos enfatizando a redução de tempo e esforço exigido para obter informação útil para os executivos. ESS têm baixa capacidade analítica, empregando porém os softwares gráficos mais avançados e podendo emitir gráficos e dados a partir de várias fontes imediatamente para o executivo senior. ESS não são projetados para resolver problemas específicos, eles fornecem uma generalizada capacidade de computação e telecomunicação que pode ser aplicada a problemas que se alteram. ESS incorporam interfaces gráficas fáceis de usar porque o gerente senior usualmente não têm experiência com sistema de informação baseado em computador

25 Fonte: Laudon, 2003 Sistema de nível Estratégico Sistema de Suporte ao Executivo Exemplo de um sistema de Apoio ao Executivo

26 Fonte: Laudon, 2003 Inter-relacionamento entre os sistemas

27 Sistema de Informação Diferentes tipos de SI Empresariais SCM Supply Chain Management Tem como campo de ação os processos de negócio interorganizações, cobrindo toda a cadeia de fornecimento. Um objetivo principal dos SCM é permitir que os parceiros de negócio respondam rapidamente às alterações do mercado Fonte: Laudon, 2003

28 Sistema de Informação Diferentes tipos de SI Empresariais CRM Customer Relationship Management - Incidem sobre os processos de negócio centrado no cliente: Vendas, marketing, apoio e serviço ao cliente Estes SI disponibilizam metodologias e ferramentas que permitem a promoção da formação de relações individuais que proporcionem um melhor serviço ao cliente como objetivo de incrementar a sua satisfação global. Fonte: Laudon, 2003

29 Sistema de Informação Diferentes tipos de SI Empresariais ERP Enterprise Resource Planning Permitem às organizações automatizar e otimizar os processos de negócio em áreas como as finanças, a produção, a gestão de materiais, os recursos humanos, etc. Fonte: Laudon, 2003

30 Sistema de Informação Diferentes tipos de SI Empresariais MES ManufacturingExecutionSystems É responsável pelo controle das atividades produtivas na instalação da fábrica. Recebe informação do ERP, por exemplo: ordens de fabricação e instruções de trabalho, e gera as ordens de execução para os diversos postos de produção de acordo com uma avaliação da capacidade produtiva disponível Fonte: Laudon, 2003

31 Sistema de Informação Integração no processo de negócio é um conjunto de atividades através das quais uma organização deve ser estruturada com o objetivo de produzir valor (output) para os seus clientes. Fonte: Laudon, 2003

32 Mudanças no Processo de Gerenciamento SI: Sistemas Operacionais SI: Sistemas Gerenciais SI Sistemas Estratégicos Atualmente - SI ajudam a criar e disseminar conhecimento e informação pela organização

33 A Interdependência entre a Organização e o Sistema de Informação Hardware NEGÓCIO Estratégias Regras Procedimentos Software Banco de Dados Telecomu nicação

34 Sistema de Informação Integração de processos de negócio Exemplo de Integração de Processos de Negócios: Processamento de Pedidos: Fonte: Laudon, 2003

35 Sistema de Informação Integração de processos de negócio Gerenciamento de relações com os clientes Conjunto de aplicações integradas para abordar todos os aspectos de relacionamento com Clientes Fonte: Laudon, 2003

36 Sistema de Informação Integração de processos de negócio Gerenciamento de cadeia de suprimento Fonte: Laudon, 2003 Gerenciamento integrado dos processos de negócios: compra, fabricação e movimentação de produtos. Integra fornecedores, fabricantes, distribuidores e clientes; Redução de custos de estoques; Inclui logística reversa.

37 Sistema de Informação Integração de processos de negócio Comércio Colaborativo e Redes Setoriais Fonte: Laudon, 2003 Ampliação do Sistema de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos para trabalhar mais cooperativamente com os clientes, fornecedores e outras empresas do setor.

38 Sistema de Informação Integração de processos de negócio Sistemas Integrados (Visão tradicional - não integrada) Fonte: Laudon, 2003

39 Sistema de Informação Integração de processos de negócio Sistemas Integrados (Visão integrada) Fonte: Laudon, 2003 Integram várias áreas funcionais em processos de negócios que abrange a empresa toda

40 Sistema de Informação A Interdependência entre a Organização e o Sistema de Informação Nos sistemas atuais existe uma crescente interdependência entre estratégias, regras e procedimentos de negócios organizacionais e os Sistemas de Informação da Organização. Uma alteração em qualquer um desses componentes exige alterações nos outros componentes. Crescente poder e declínio do custo da tecnologia de informação aumentam o papel dos sistemas nas organizações

41 Sistemas de Informação Com o tempo os Sistemas de Informação vem tendo um importante papel na vida das organizações Sistema de Informação Alterações técnicas Sistema de Informação Controle Gerencial Sistema de Informação Atividades Núcleo Institucional tempo 1950s 1960s 1970s 1980s 1990s Nos primeiros sistemas a maioria das alterações eram técnicas (fáceis de realizar); sistemas mais velhos afetavam controle comportamental e gerencial; os sistemas atuais influenciam as atividades do núcleo organizacional relacionadas a produtos mercados, fornecedores e clientes

42 Sistemas de Informação A Necessidade de Planejar a Arquitetura de Informação de uma Organização Os Sistemas de Informação atuais exigem que o administrador compreenda as principais tecnologias de informação e saiba como acompanhá-las, planejá-las e administrá-las da maneira mais adequada para a organização. Os administradores também devem saber reconhecer problemas organizacionais e encontrar sistemas de solução. Para isso, é necessário conhecer a Arquitetura de Informação da Organização

43 Sistemas de Informação Arquitetura de Informação da Organização Arquitetura da Informação é a forma que a tecnologia da informação pode ser usada em uma organização para atingir metas ou funções selecionadas. Os administradores cada vez mais têm um papel crítico na determinação da arquitetura de informação da organização Conhecimento de sistemas e entendimento organizacional, juntos, modelam a arquitetura de informação da organização

44 Arquitetura de Informação da Organização coordenação Sistemas Estratégicos Aplicações de Negócios Funcionais Sistemas Gerenciais Sistemas de Conhecimento Sistemas Operacionais Vendas e Marketing Sistemas de Computador Fabricação Finanças Contabilidade Recursos Humanos Hardware Software Dados e Arquivos Telecomunicações

45 Sistemas de Informação Desafio dos Sistemas de Informação: Devido ao rápido desenvolvimento da tecnologia da informação não é fácil ou mecânico a construção de Sistemas de Informação que funcionem Por uma série de razões, construir, operar e manter Sistemas de Informação são atividades desafiantes Existem 5 desafios chave que os administradores devem prestar atenção:

46 Sistema de informação Questões-Chaves 1. O Desafio dos Negócios Estratégicos Como os negócios podem usar a tecnologia de informação para projetar organizações que sejam competitivas e eficiente? As organizações precisam repensar e reprojetar a maneira como projetam, produzem, liberam e mantêm bens e serviços É preciso usar a tecnologia da informação para simplificar e coordenar a comunicação, eliminar trabalho desnecessário e eliminar as ineficiências das estruturas organizacionais fora de moda

47 Sistema de informação Questões-Chaves 2. O Desafio da Globalização como as organizações podem entender o negócio e requisitos de sistema de um ambiente de economia globalizada? A economia globalizada clama por sistemas de informação que possam apoiar a produção e venda de bens em diferentes países. Devido as diferenças culturais, políticas e de linguagem, devem ser desenvolvidos sistemas de informação multinacionais integrados

48 Sistema de informação Questões-Chaves 3. O Desafio da Arquitetura de Informação: como as organizações podem desenvolver uma arquitetura de informação que apóie seus objetivos de negócio? A tecnologia da informação pode sugerir algumas novas maneiras de realizar negócios, no entanto as empresas ainda precisam ter uma clara idéia de seus objetivos de negócios e como eles podem ser melhor apoiados por sistemas de informação Muitas organizações não podem atingir seus objetivos por estarem incapacitadas por fragmentados e incompatíveis hardware, software, redes de telecomunicação e sistemas de informação.

49 Sistema de informação Questões-Chaves 4. O Desafio do Investimento em Sistemas de Informação: como as organizações podem determinar o valor do negócio dos Sistemas de Informação? Uma coisa é usar a tecnologia da informação para projetar, produzir, liberar e manter novos produtos. Outra coisa é fazer dinheiro com isto. Como um executivo senior deve pensar quando se defronta com uma importante transformação na arquitetura de informação?

50 Sistema de informação Questões-Chaves 5. O Desafio do Controle e da Responsabilidade: como as organizações podem projetar sistemas que as pessoas possam controlar e compreender? Como as organizações podem ter certeza que seus Sistemas de Informação são usados de maneira socialmente responsável e ética? Os sistemas são tão importantes para os negócios, governo e vida diária, que as organizações devem tomar atitudes especiais para garantir que eles sejam precisos, confiáveis e seguros.

51 Sistema de informação Referencias: Laudon K.C.& Laudon J.P., Management Information Systems, Ferreira, J.J.Pinto, A Integração do Negócio, disponivel em: pt.pdf

52 Sistema de informação Questões 1. Uma equipe de consultoria está projetando um sistema de informação gerencial para uma pequena industria, que produz dez diferentes modelos de bicicletas de alta performance, vendidas a distribuidores a lojas de bicicletas em toda America do Norte. Um dos principais problemas enfrentados consiste no fraco controle de estoque. Tem-se a impressão que existem muitas bicicletas em estoque, mas o modelo mais vendido está sempre em falta. O proprietário sugeriu que a sua equipe analisasse a viabilidade de implementação de um SIG industrial para ajudar a lidar com esse problema. Prepare um documento resumido descrevendo os subsistemas e as saídas associadas a um típico SIG. Esboce um diagrama que retrate os subsistemas envolvidos e quais os requisitos para integrá-lo. Em seguida, discuta onde o sistema de controle de estoque se encaixa. Quais as questões mais relevantes que devem ser avaliadas para o desenvolvimento de um SIG simples e integrado que atenda as necessidades dessa organização? Existem alguns pré-requisitos a serem atendidos antes de implementar o sistema de controle de estoque? Se sim, quais são? Quais os benefícios adicionais, além do melhor controle de estoque, podem ser esperados?

53 Sistema de informação Questões 2. Você é responsável pelas previsões de venda de uma industria que emprega um sofisticado SSD para estabelecer a previsão de demanda de um produto. O que você precisa saber sobre o SSD utilizado?

Por existir diferentes níveis em uma organização, existem diferentes tipos de sistemas servindo cada nível organizacional

Por existir diferentes níveis em uma organização, existem diferentes tipos de sistemas servindo cada nível organizacional Por existir diferentes níveis em uma organização, existem diferentes tipos de sistemas servindo cada nível organizacional Fonte: Tipos de Sistemas de Informação (Laudon, 2003). Fonte: Tipos de Sistemas

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br Princípios da Teoria de Sistemas 1 Grupos diferentes dentro de uma organização necessitam

Leia mais

Sistemas de Apoio à Decisão. Ciências Contábeis Informática Aplicada

Sistemas de Apoio à Decisão. Ciências Contábeis Informática Aplicada Sistemas de Apoio à Decisão Ciências Contábeis Informática Aplicada Sistemas de Apoio à Decisão Segundo LAUDON (2004) apud SANTOS () afirma que um SAD tem por objetivo auxiliar o processo de decisão gerencial,

Leia mais

Sistemas de Informação X Tecnologia da Informação. Coletânea

Sistemas de Informação X Tecnologia da Informação. Coletânea Sistemas de Informação X Tecnologia da Informação Coletânea Fundamentos Organizacionais de Sistemas de Informação Conceito de Sistema e de Sistema de Informação Papel crítico que Sistemas de Informação

Leia mais

IF685 Gerenciamento de Dados e Informação - Prof. Robson Fidalgo 1

IF685 Gerenciamento de Dados e Informação - Prof. Robson Fidalgo 1 IF685 Gerenciamento de Dados e Informação - Prof. Robson Fidalgo 1 Banco de Dados Introdução Por: Robson do Nascimento Fidalgo rdnf@cin.ufpe.br IF685 Gerenciamento de Dados e Informação - Prof. Robson

Leia mais

Sistema. Atividades. Sistema de informações. Tipos de sistemas de informação. Everson Santos Araujo everson@everson.com.br

Sistema. Atividades. Sistema de informações. Tipos de sistemas de informação. Everson Santos Araujo everson@everson.com.br Sistema Tipos de sistemas de informação Everson Santos Araujo everson@everson.com.br Um sistema pode ser definido como um complexo de elementos em interação (Ludwig Von Bertalanffy) sistema é um conjunto

Leia mais

ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação

ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação UNIFEI Universidade Federal de Itajubá Prof. Dr. Alexandre Ferreira de Pinho 1 Componentes de uma empresa Organizando uma empresa: funções empresariais básicas Funções

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA 1 OBJETIVOS 1. Quais são as principais aplicações de sistemas na empresa? Que papel eles desempenham? 2. Como os sistemas de informação apóiam as principais funções empresariais:

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA Capítulo 2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA 2.1 2003 by Prentice Hall OBJETIVOS Quais são as principais aplicações de sistemas na empresa? Que papel eles desempenham? Como os sistemas de informação apóiam

Leia mais

Prof. Lucas Santiago

Prof. Lucas Santiago Classificação e Tipos de Sistemas de Informação Administração de Sistemas de Informação Prof. Lucas Santiago Classificação e Tipos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação são classificados por

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA 2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA OBJETIVOS Quais são as principais aplicações de sistemas na empresa? Que papel eles desempenham? Como os sistemas de informação apóiam as principais funções empresariais:

Leia mais

Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação

Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação Janniele Aparecida Conceitos Sistema de Informação Conjunto de componentes interrelacionados que coletam (ou recuperam), processam e armazenam e distribuem

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 3.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA 3.1 2003 by Prentice Hall 3 ão, Organizações ões, Administração e Estratégia OBJETIVOS

Leia mais

Governança de TI Funções Gerenciais e Estrutura Organizacional. Raimir Holanda raimir@tce.ce.gov.br

Governança de TI Funções Gerenciais e Estrutura Organizacional. Raimir Holanda raimir@tce.ce.gov.br Governança de TI Funções Gerenciais e Estrutura Organizacional Raimir Holanda raimir@tce.ce.gov.br Agenda Componentes de uma empresa Objetivos Organizacionais X Processos de negócios Gerenciamento integrado

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação I

Administração de Sistemas de Informação I Administração de Sistemas de Informação I Prof. Farinha Aula 04 Conceito Sistema de Informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo),

Leia mais

Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informações gerencias, editora Pearson, 2010. Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informação, editora LTC, 1999

Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informações gerencias, editora Pearson, 2010. Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informação, editora LTC, 1999 FSI capítulo 2 Referências bibliográficas: Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informações gerencias, editora Pearson, 2010 Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informação, editora LTC, 1999 Porter M., Competitive

Leia mais

Estratégias em Tecnologia da Informação

Estratégias em Tecnologia da Informação Estratégias em Tecnologia da Informação Capítulo 6 Sistemas de Informações Estratégicas Sistemas integrados e sistemas legados Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Material de apoio 2 Esclarecimentos

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação I

Administração de Sistemas de Informação I Administração de Sistemas de Informação I Prof. M.Sc. Anderson Pazin Aula 01 Sistema Sistema é um conjunto de elementos dinamicamente relacionados formando uma atividade para atingir um objetivo sobre

Leia mais

Conceitos. - Sistema de Informação, Estruturas e Classificação. - Dados x Informações. Edson Almeida Junior www.edsonalmeidajunior.com.

Conceitos. - Sistema de Informação, Estruturas e Classificação. - Dados x Informações. Edson Almeida Junior www.edsonalmeidajunior.com. Conceitos - Sistema de Informação, Estruturas e Classificação - Dados x Informações Edson Almeida Junior www.edsonalmeidajunior.com.br Definição de Sistema Uma coleção de objetos unidos por alguma forma

Leia mais

Visão Geral dos Sistemas de Informação

Visão Geral dos Sistemas de Informação Visão Geral dos Sistemas de Informação Existem muitos tipos de sistemas de informação no mundo real. Todos eles utilizam recursos de hardware, software, rede e pessoas para transformar os recursos de dados

Leia mais

Tecnologia da Informação Aula 3 Revolução dos SI

Tecnologia da Informação Aula 3 Revolução dos SI Tecnologia da Informação Aula 3 Revolução dos SI Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@ifpe.edu.br Instituto Federal de Pernambuco Recife - PE Visão Geral Desafios Empresariais Administração * Monitora

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS O PODER DA INFORMAÇÃO Tem PODER quem toma DECISÃO Toma DECISÃO correta quem tem SABEDORIA Tem SABEDORIA quem usa CONHECIMENTO Tem CONHECIMENTO quem possui INFORMAÇÃO (Sem

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Ciências Contábeis Prof.: Maico Petry Tipos de SI DISCIPLINA: Sistemas de Informação Gerencial

Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Ciências Contábeis Prof.: Maico Petry Tipos de SI DISCIPLINA: Sistemas de Informação Gerencial Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Ciências Contábeis Prof.: Maico Petry Tipos de SI DISCIPLINA: Sistemas de Informação Gerencial Classificação dos Sistemas de Informação Os sistemas

Leia mais

Classificações dos SIs

Classificações dos SIs Classificações dos SIs Sandro da Silva dos Santos sandro.silva@sociesc.com.br Classificações dos SIs Classificações dos sistemas de informação Diversos tipo de classificações Por amplitude de suporte Por

Leia mais

Tipos de Sistema de Informação mais utilizados atualmente

Tipos de Sistema de Informação mais utilizados atualmente Tipos de Sistema de Informação mais utilizados atualmente FASES DA EVOLUÇÃO DOS SI E DO CONCEITO DE INFORMAÇÃO Período Conceito de informação 1950-1960 Mal necessário,necessidade burocrática. 1960-1970

Leia mais

Classificação dos Sistemas de Informação

Classificação dos Sistemas de Informação Sistemas de Informação Classificação dos Sistemas de Informação O que veremos? Conheceremos os tipos de Sistemas de Informação. Estaremos examinando o tipo de sistema de informação : Transacional Especialistas

Leia mais

Sistemas Integrados ASI - II

Sistemas Integrados ASI - II Sistemas Integrados ASI - II SISTEMAS INTEGRADOS Uma organização de grande porte tem muitos tipos diferentes de Sistemas de Informação que apóiam diferentes funções, níveis organizacionais e processos

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Prof. José Carlos Vaz Baseado em LAUDON, K. & LAUDON, J. Sistemas de Informação Gerenciais. Pearson, 2004 (5a. ed.).

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Prof. José Carlos Vaz Baseado em LAUDON, K. & LAUDON, J. Sistemas de Informação Gerenciais. Pearson, 2004 (5a. ed.). SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. José Carlos Vaz Baseado em LAUDON, K. & LAUDON, J. Sistemas de Informação Gerenciais. Pearson, 2004 (5a. ed.). O que é um sistema de informação? Um conjunto de componentes

Leia mais

E-Business global e colaboração

E-Business global e colaboração E-Business global e colaboração slide 1 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. 2.1 Copyright 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall Objetivos de estudo Quais as principais

Leia mais

SISTEMAS DE NEGÓCIOS. a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS

SISTEMAS DE NEGÓCIOS. a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS 1 SISTEMAS DE NEGÓCIOS a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS 1. COLABORAÇÃO NAS EMPRESAS Os sistemas colaborativos nas empresas nos oferecem ferramentas para nos ajudar a colaborar, comunicando idéias, compartilhando

Leia mais

DCC133 Introdução à Sistemas de Informação. E-business global e colaboração

DCC133 Introdução à Sistemas de Informação. E-business global e colaboração Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação DCC133 Introdução à Sistemas de Informação TÓPICO 2 E-business global e colaboração Prof. Tarcísio de Souza Lima OBJETIVOS DE ESTUDO Identificar e descrever

Leia mais

Tecnologias e Sistemas de Informação

Tecnologias e Sistemas de Informação Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 02 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Objetivo da Aula. Enterprise Resource Planning - ERP. Descrever os sistemas ERP, seus módulos e possíveis aplicações e tendências 23/4/2010

Objetivo da Aula. Enterprise Resource Planning - ERP. Descrever os sistemas ERP, seus módulos e possíveis aplicações e tendências 23/4/2010 Enterprise Resource Planning - ERP Objetivo da Aula Descrever os sistemas ERP, seus módulos e possíveis aplicações e tendências 2 1 Sumário Informação & TI Sistemas Legados ERP Classificação Módulos Medidas

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais

Sistemas de Informações Gerenciais Sistemas de Informações Gerenciais Aula 4 Sistema de Informação SI baseado em computadores Organização, administração e estratégia Professora: Cintia Caetano INTRODUÇÃO Sistemas de Informação são parte

Leia mais

Sistemas de Informação: tipos e características

Sistemas de Informação: tipos e características Sistemas de Informação: tipos e características Tipos de sistemas de informação. Os quatro tipos principais de sistemas de informação. Sistemas do ponto de vista de pessoal Sistemas de processamento de

Leia mais

Sistemas de Informações Transacionais SIT Sistemas de Informações Gerenciais SIG. Ana Clara Araújo Gomes da Silva araujo.anaclara@gmail.

Sistemas de Informações Transacionais SIT Sistemas de Informações Gerenciais SIG. Ana Clara Araújo Gomes da Silva araujo.anaclara@gmail. Sistemas de Informações Transacionais SIT Sistemas de Informações Gerenciais SIG Ana Clara Araújo Gomes da Silva araujo.anaclara@gmail.com Papéis fundamentais dos SI Os SI desempenham 3 papéis vitais em

Leia mais

Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais

Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais Capítulo 3: Sistemas de Apoio Gerenciais Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais Objetivos do Capítulo Explicar como os SI empresariais podem apoiar as necessidades de informação de executivos,

Leia mais

Sistemas Empresariais. Capítulo 3: Sistemas de Negócios. Colaboração SPT SIG

Sistemas Empresariais. Capítulo 3: Sistemas de Negócios. Colaboração SPT SIG Capítulo 3: Sistemas de Negócios Colaboração SPT SIG Objetivos do Capítulo Explicar como os SI empresariais podem apoiar as necessidades de informação de executivos, gerentes e profissionais de empresas.

Leia mais

administrar planejar executar acompanhar avaliar controlar motivar modelo de comunicação na organização a nível mensagens tomar decisões para agir

administrar planejar executar acompanhar avaliar controlar motivar modelo de comunicação na organização a nível mensagens tomar decisões para agir representação informação percepção real dado dados armazenamento processa mento transmissão dado interpretação mensagem tomada decisão escolha ação modelo de comunicação na organização administrar para

Leia mais

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Pirâmide da Gestão Profª. Kelly Hannel Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Diferentes tipos de SIs que atendem diversos níveis organizacionais Sistemas do nível operacional: dão suporte a gerentes operacionais

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL 2015 Sabemos que as empresas atualmente utilizam uma variedade muito grande de sistemas de informação. Se você analisar qualquer empresa que conheça, constatará que existem

Leia mais

SIE - Sistemas de Informação Empresarial. Fontes: O Brien, Turban, Cleber Matos

SIE - Sistemas de Informação Empresarial. Fontes: O Brien, Turban, Cleber Matos SIE - Sistemas de Informação Empresarial Visão Integrada Fontes: O Brien, Turban, Cleber Matos Visão Integrada do Papel dos SI s na Empresa O Brien [ Problema Organizacional ] [ Nível Organizacional ]

Leia mais

Sistemas Integrados de Gestão I

Sistemas Integrados de Gestão I Sistema Binário Faculdades Integradas Campos Salles Sistemas Integrados de Gestão I Aula - 8 Classificação dos sistemas de informação Carlos Antonio José Oliviero São Paulo - 2012 Tipos de SIs de acordo

Leia mais

SISTEMAS DE NEGÓCIOS B) INFORMAÇÃO GERENCIAL

SISTEMAS DE NEGÓCIOS B) INFORMAÇÃO GERENCIAL 1 SISTEMAS DE NEGÓCIOS B) INFORMAÇÃO GERENCIAL 1. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL (SIG) Conjunto integrado de pessoas, procedimentos, banco de dados e dispositivos que suprem os gerentes e os tomadores

Leia mais

Aula 03 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Aula 03 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Aula 03 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Na prática, não existe uma classificação rígida, permitindo aos autores e principalmente as empresas classificar seus sistemas de diversas maneiras. A ênfase

Leia mais

Sistemas de informação Gerencial

Sistemas de informação Gerencial + Sistemas de informação Gerencial Referência: LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de información gerencial. 12. ed. México: Pearson Educación, 2012. + Componentes de um sistema de informações n (LAUDON;LAUDON,

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Tipos de SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução 2 n As organizações modernas competem entre si para satisfazer as necessidades dos seus clientes de um modo

Leia mais

2.3. ORGANIZAÇÕES E GESTÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

2.3. ORGANIZAÇÕES E GESTÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2.3. ORGANIZAÇÕES E GESTÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO As Empresas e os Sistemas Problemas locais - impacto no sistema total. Empresas como subsistemas de um sistema maior. Uma empresa excede a soma de

Leia mais

O Desenvolvimento de Sistemas de Informação como campo privativo do Administrador

O Desenvolvimento de Sistemas de Informação como campo privativo do Administrador O Desenvolvimento de Sistemas de Informação como campo privativo do Administrador Com o advento da Escola Clássica da Administração, Taylor e Fayol proporcionaram para o mundo corporativo um método científico

Leia mais

Capítulo 2 E-Business global e colaboração

Capítulo 2 E-Business global e colaboração Objetivos de estudo Capítulo 2 E-Business global e colaboração Quais as principais características de um negócio que são relevantes para a compreensão do papel dos sistemas de informação? Como os sistemas

Leia mais

PERSPECTIVA FUNCIONAL DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TIPOS DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO

PERSPECTIVA FUNCIONAL DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TIPOS DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO CURSO: GESTÃO AMBIENTAL PROFESSOR: WENES SILVA DOS SANTOS ALUNOS: ANDRÉ VIANA CAVALCANTE, DANILO CARVALHO DE OLIVEIRA, GEISA MOREIRA DE SOUSA, FERNANDA MONTES, LIAMAR MONTES, PRISCILA CASTRO, RAIMUNDINHA

Leia mais

Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento. Coletar informação; e Identificar as direções.

Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento. Coletar informação; e Identificar as direções. Revisão 1 Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento Coletar informação; e Identificar as direções. Precisa; Clara; Econômica; Flexível; Confiável; Dirigida; Simples; Rápida;

Leia mais

SIG e SAE. Daniel Gondim

SIG e SAE. Daniel Gondim SIG e SAE Daniel Gondim Roteiro Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Conceitos Aplicações Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE) Conceitos Aplicações O SIG dá suporte às funções de planejamento, controle

Leia mais

Estudar os Sistemas de Processamento de Transação (SPT)

Estudar os Sistemas de Processamento de Transação (SPT) Estudar a Colaboração Empresarial. Objetivos do Capítulo Estudar os Sistemas de Processamento de Transação (SPT) Identificar o papel e alternativas de relatórios dos sistemas de informação gerencial. Estudar

Leia mais

Sistemas de Informações. Profº: Daniel Gondim

Sistemas de Informações. Profº: Daniel Gondim Sistemas de Informações Profº: Daniel Gondim 1 Roteiro O que é um sistema de informação. Entrada, processamento, saída, feedback. SI (Manuais e Computadorizados). Tipos de Sistema de Informação e Grupos

Leia mais

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Material de Apoio Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações.

Leia mais

Sistemas de Informação Empresarial. Gerencial

Sistemas de Informação Empresarial. Gerencial Sistemas de Informação Empresarial SIG Sistemas de Informação Gerencial Visão Integrada do Papel dos SI s na Empresa [ Problema Organizacional ] [ Nível Organizacional ] Estratégico SAD Gerência sênior

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1.1 2003 by Prentice Hall Sistemas de Informação José Celso Freire Junior Engenheiro Eletricista (UFRJ) Mestre em Sistemas Digitais (USP) Doutor em Engenharia de Software (Universit(

Leia mais

Tecnologia da Informação e Comunicação. Douglas Farias Cordeiro

Tecnologia da Informação e Comunicação. Douglas Farias Cordeiro Tecnologia da Informação e Comunicação Douglas Farias Cordeiro Algumas coisas que vimos até aqui Qual a diferença entre as funções do analista e do projetista? Como funciona o ciclo de vida de um projeto

Leia mais

Sistemas de Informação na Organização

Sistemas de Informação na Organização Sistemas de Informação na Organização Tipos de Sistemas de Informação TPS, KMS, MIS, DSS, ESS Perspectiva funcional dos SI Exemplos Perspectiva dos processos de negócio CRM SCM ERP Sistemas de Informação

Leia mais

Tipos de Sistemas de Informação Aula 02 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE

Tipos de Sistemas de Informação Aula 02 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Tipos de Sistemas de Informação Aula 02 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Sistemas de informação Manual técnicas de arquivamento e recuperação de informações de grandes arquivos.

Leia mais

SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES (SPT) PARADA OBRIGATÓRIA!!! SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SPT, SIG e ERP) CONTEÚDO DA AULA

SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES (SPT) PARADA OBRIGATÓRIA!!! SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SPT, SIG e ERP) CONTEÚDO DA AULA PROF.ª MARCIA CRISTINA DOS REIS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 14/08/2012 Aula 4 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SPT, SIG e ERP) PARADA OBRIGATÓRIA!!! LEITURA DO LIVRO DO TURBAN, RAINER JR E POTTER Sistemas SPT p. 212

Leia mais

Universidade Federal de Itajubá EPR 806 Sistemas de Informação

Universidade Federal de Itajubá EPR 806 Sistemas de Informação Tipos de Sistemas de Informação Sistemas sob a Perspectiva de Grupos Usuários Sistemas de apoio ao executivo (SAE); Universidade Federal de Itajubá EPR 806 Sistemas de Informação Segundo semestre de 2012

Leia mais

Os Sistemas de Informação e a Evolução das Organizações

Os Sistemas de Informação e a Evolução das Organizações Os Sistemas de Informação e a Evolução das Organizações Leonardo C. de Oliveira1, Diogo D. S. de Oliveira1, Noemio C. Neto 1, Norberto B. de Araripe1, Thiago N. Simões1, Antônio L. M. S. Cardoso 1,2 1.Introdução

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO @ribeirord FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br Sistemas de Informação Sistemas de Apoio às Operações Sistemas

Leia mais

Sistemas de Informação e Decisão. Douglas Farias Cordeiro

Sistemas de Informação e Decisão. Douglas Farias Cordeiro Sistemas de Informação e Decisão Douglas Farias Cordeiro Algumas coisas que vimos até aqui! Durante o ciclo de vida de desenvolvimento de um SI: Qual a diferença entre os produtos obtidos na fase de definição

Leia mais

Dados x Informações. Os Sistemas de Informação podem ser:

Dados x Informações. Os Sistemas de Informação podem ser: CONCEITOS INICIAIS O tratamento da informação precisa ser visto como um recurso da empresa. Deve ser planejado, administrado e controlado de forma eficaz, desenvolvendo aplicações com base nos processos,

Leia mais

Unidade III PRINCÍPIOS DE SISTEMAS DE. Prof. Luís Rodolfo

Unidade III PRINCÍPIOS DE SISTEMAS DE. Prof. Luís Rodolfo Unidade III PRINCÍPIOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Luís Rodolfo Vantagens e desvantagens de uma rede para a organização Maior agilidade com o uso intenso de redes de computadores; Grandes interações

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais

Sistemas de Informações Gerenciais Conteúdo Gerenciais Direcionadores de Arquitetura de TI Tipologia dos sistemas da informação Prof. Ms. Maria C. Lage marialage.prof@gmail.com As preocupações corporativas Gerenciar Mudanças Crescimento

Leia mais

COMO AS ORGANIZAÇÕES USAM OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

COMO AS ORGANIZAÇÕES USAM OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMO AS ORGANIZAÇÕES USAM OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. José Luiz Mendes Prof. Gerson Volney Lagemann Prof. Ricardo José Pfitscher 2/78 Relembrando Organização empresarial: Organização complexa e formal

Leia mais

Classificação dos Sistemas de Informação

Classificação dos Sistemas de Informação Sistemas de Informação Classificação dos Sistemas de Informação O que veremos? Estaremos examinando o tipo de sistema de informação Gerencial. Veremos também, outras classificações dos sistemas de informação.

Leia mais

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação UNIDADE XI Sistema De Apoio à Gestão Empresarial Professor : Hiarly Alves www.har-ti.com Fortaleza - 2014 Tópicos Conceitos de software de gestão administrativas Principais softwares de gestão do mercado

Leia mais

Tópicos Especiais em Economia e Gestão da Saúde

Tópicos Especiais em Economia e Gestão da Saúde Tópicos Especiais em Economia e Gestão da Saúde Sistemas de Informações ( Parte I) Patrícia Paula Dias de Sá Residente de Administração em Gestão Hospitalar Hospital Universitário - UFJF Ato ou efeito

Leia mais

UMC/EPN 2013 - Sistemas de Informações Aula 02. Os Sistemas de Informação vistos de uma Perspectiva de Negócios

UMC/EPN 2013 - Sistemas de Informações Aula 02. Os Sistemas de Informação vistos de uma Perspectiva de Negócios Os Sistemas de Informação vistos de uma Perspectiva de Negócios Organização Sistemasde Informação Tecnologiada informação Gerenciamento Maio / 2013 31 Os Sistemas de Informação vistos de uma Perspectiva

Leia mais

MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos

MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos Prof. Martius V. Rodriguez y Rodriguez, DSc martius@kmpress.com.br MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação Gestão do Conhecimento evolução conceitual.

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Aula 02

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Aula 02 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Aula 02 SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL Valorização das características humanas; Querer Fazer (atitude, determinação, interesse); Saber como fazer (habilidade, técnica); Saber o que e porque

Leia mais

Gestão da Informação

Gestão da Informação Gestão da Informação Aplicações de suporte à Gestão da Informação na empresa Luis Borges Gouveia, lmbg@ufp.pt Aveiro, Fevereiro de 2001 Sistemas de informação para empresas Manutenção e exploração de sistemas

Leia mais

APLICATIVOS CORPORATIVOS

APLICATIVOS CORPORATIVOS Sistema de Informação e Tecnologia FEQ 0411 Prof Luciel Henrique de Oliveira luciel@uol.com.br Capítulo 3 APLICATIVOS CORPORATIVOS PRADO, Edmir P.V.; SOUZA, Cesar A. de. (org). Fundamentos de Sistemas

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informações: Exercício 1

Fundamentos de Sistemas de Informações: Exercício 1 Fundamentos de Sistemas de Informações: Exercício 1 Fundação Getúlio Vargas Estudantes na Escola de Administração da FGV utilizam seu laboratório de informática, onde os microcomputadores estão em rede

Leia mais

Componentes do SI. Organização. Pessoas. Tecnologia. Unidades que exercem diferentes funções, tais como: vendas, produção, educação;

Componentes do SI. Organização. Pessoas. Tecnologia. Unidades que exercem diferentes funções, tais como: vendas, produção, educação; Componentes do SI Realimentam o SI com novos dados que geram novas informações; Interagem diretamente com o SI. Utilizam as informações geradas para algum processo de tomada de decisão (ambiente de trabalho);

Leia mais

Sistemas de Informação. O uso de sistemas de informações como ferramentas de gestão

Sistemas de Informação. O uso de sistemas de informações como ferramentas de gestão Sistemas de Informação O uso de sistemas de informações como ferramentas de gestão Objetivos Impactos na gestão das empresas: Macro mudanças no ambiente Novas tecnologias de comunicação e informática Macro

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SIG. Diferença entre relatórios gerados pelo SPT e os gerados pelo SIG

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SIG. Diferença entre relatórios gerados pelo SPT e os gerados pelo SIG Introdução SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SIG A finalidade principal de um SIG é ajudar uma organização a atingir as suas metas, fornecendo aos administradores uma visão das operações regulares da empresa,

Leia mais

Informática. Conceitos Básicos. Informação e Sistemas de Informação. Aula 3. Introdução aos Sistemas

Informática. Conceitos Básicos. Informação e Sistemas de Informação. Aula 3. Introdução aos Sistemas Informática Aula 3 Conceitos Básicos. Informação e Sistemas de Informação Comunicação Empresarial 2º Ano Ano lectivo 2003-2004 Introdução aos Sistemas A Teoria dos Sistemas proporciona um meio poderoso

Leia mais

CEA439 - Gestão da Tecnologia da Informação

CEA439 - Gestão da Tecnologia da Informação CEA439 - Gestão da Tecnologia da Informação Janniele Aparecida Como uma empresa consegue administrar toda a informação presente nesses sistemas? Não fica caro manter tantos sistemas diferentes? Como os

Leia mais

Sistemas de Informações

Sistemas de Informações Sistemas de Informações Sistemas de Informações Prof. Marco Pozam- mpozam@gmail.com A U L A 0 2 Ementa da disciplina Sistemas de Informações Gerenciais: Conceitos e Operacionalização. Suporte ao processo

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Juliana Grigol Fonsechi - 5147903 Chang Ming - 4915182 Vanessa Herculano de Oliveira - 5146840

Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Juliana Grigol Fonsechi - 5147903 Chang Ming - 4915182 Vanessa Herculano de Oliveira - 5146840 Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Juliana Grigol Fonsechi - 5147903 Chang Ming - 4915182 Vanessa Herculano de Oliveira - 5146840 1 Contexto Reclamações comuns dos executivos: Há muita informação

Leia mais

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.1 2007 by Prentice Hall OBJETIVOS DE ESTUDO Identificar e descrever as principais características das empresas que são importantes

Leia mais

SISTEMAS ERP ENTERPRISE RESOURCES PLANNING

SISTEMAS ERP ENTERPRISE RESOURCES PLANNING SISTEMAS ERP ENTERPRISE RESOURCES PLANNING SISTEMAS ERP ENTERPRISE RESOURCEES PLANNING O ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) consiste num sistema interfuncional que tem por missão integrar e automatizar

Leia mais

Workflow como Proposta de. Workflow. O Gerenciamento de Processos. Prof. Roquemar Baldam roquemar@pep.ufrj.br

Workflow como Proposta de. Workflow. O Gerenciamento de Processos. Prof. Roquemar Baldam roquemar@pep.ufrj.br Workflow como Proposta de Automação Flexível O Gerenciamento de Processos Planejamento do BPM Diretrizes e Especificações Seleção de processo críticos Alinhamento de processos à estratégia www.iconenet.com.br

Leia mais

Universidade Cruzeiro do Sul. Campus Virtual Unidade I: Unidade: Processos Mercadológicos

Universidade Cruzeiro do Sul. Campus Virtual Unidade I: Unidade: Processos Mercadológicos Universidade Cruzeiro do Sul Campus Virtual Unidade I: Unidade: Processos Mercadológicos 2010 0 O Processo pode ser entendido como a sequência de atividades que começa na percepção das necessidades explícitas

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CORPORATIVA

SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CORPORATIVA SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CORPORATIVA SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÕES Um Sistema de Informação não precisa ter essencialmente

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL

ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 1.1 Capítulo 1 ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL 1.1 2003 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 1 Administra,cão da Empresa Digital

Leia mais

ERP Enterprise Resourse Planning Sistemas de Gestão Empresarial

ERP Enterprise Resourse Planning Sistemas de Gestão Empresarial ERP Enterprise Resourse Planning Sistemas de Gestão Empresarial Prof. Pedro Luiz de O. Costa Bisneto 14/09/2003 Sumário Introdução... 2 Enterprise Resourse Planning... 2 Business Inteligence... 3 Vantagens

Leia mais

Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera

Leia mais

Tipos de Sistemas de Informação

Tipos de Sistemas de Informação Tipos de Sistemas de Informação Parte 2 Aula 4 Fundamentos de SI Prof. Walteno Martins Parreira Jr Quais são as principais classificações de sistemas de informação? É comum encontrar sistemas para calcular

Leia mais

ANALISE DE SISTEMAS. Gabriela Trevisan

ANALISE DE SISTEMAS. Gabriela Trevisan ANALISE DE SISTEMAS Gabriela Trevisan O que é o Analista? Estuda processos a fim de encontrar o melhor caminho racional para que a informação possa ser processada. Estuda os diversos sistemas existentes

Leia mais

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica Ementários Disciplina: Gestão Estratégica Ementa: Os níveis e tipos de estratégias e sua formulação. O planejamento estratégico e a competitividade empresarial. Métodos de análise estratégica do ambiente

Leia mais

E-business - como as empresas usam os sistemas de informação. Administração de Sistema de Informação I

E-business - como as empresas usam os sistemas de informação. Administração de Sistema de Informação I E-business - como as empresas usam os sistemas de informação Administração de Sistema de Informação I Supply Chain Management - Cadeia de suprimento Sistemas de Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos Os

Leia mais

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO DIFERENCIAL ESTRATÉGICO NAS ORGANIZAÇÕES

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO DIFERENCIAL ESTRATÉGICO NAS ORGANIZAÇÕES A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO DIFERENCIAL ESTRATÉGICO NAS ORGANIZAÇÕES Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br ROTEIRO Componentes de um SI Software de aplicação vs. software de

Leia mais