Planificação Anual 1º Ano AEC Expressão Musical 2014/2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Planificação Anual 1º Ano AEC Expressão Musical 2014/2015"

Transcrição

1 Planificação Anual 1º Ano AEC Expressão Musical 2014/2015 Unidades Conteúdos Competências Actividades Recursos/Materiais Unidade 1 Unidade 2 Primeira Abordagem lúdica de Sensibilização e exploração do sentido Da audição - I Voz II Corpo II Tomada de consciência do mundo dos sons A voz - I O corpo- I Jogos musicais para o desenvolvimento de capacidades Desenvolver a musicalidade através da percussão corporal. Desenvolver os aspetos essenciais da voz. Perceção do ambiente sonoro que nos envolve. Entoar canções infantis, com batimentos de ritmos (palmas, pés, dedos). Experiências com a voz: rir, cantar, chorar, falar. Perante vários objetos (martelo, relógio, sino, tambor, pauzinhos), imitar os sons que eles produzem. Audição de músicas infantis e gravações do meio ambiente e natureza. Experimentar diversas formas de produzir sons. Vivenciar diferentes atitudes e posturas corporais. Cantar canções. Convidar as crianças a emitir sons vocais. Acompanhar canções com gestos e percussão corporal. Experimentar percussões (batimentos, palmas, estalinhos,). Canções de embalar, canções populares infantis. Instrumentos musicais. Canções relativas ao corpo. Unidade 3 Voz III Corpo III Jogos musicais para o desenvolvimento de capapcidades Desenvolver, de modo pessoal, a utilização da voz. Proporcionar à criança formas de expressar e comunicar o que ouve. Cantar canções. Reproduzir pequenas melodias. Movimentar-se livremente a partir de sons vocais e intrumentais, melodias e canções, gravações, etc. Experimentar potencialidades sonoras de materiais e objectos. Instrumentos simples (bandinha). Leitor de CD s (gravações infantis) Pratos, tampas e talheres e outros utensílios. Gravações de interesse pedagógico.

2 Unidade 4 Voz - IV sensibilidade e memória auditiva I Atividades lúdicas e jogos musicais para o desenvolvimento das capacidades Motivar os alunos com dificuldades ou falta de interesse. Aquisição de um reportório de canções. Audição de canções de Natal. Recolhas. Entoar canções de Natal. Inventar batimentos e ritmos. Ensaiar o coro de Natal com todos os alunos. Discos de canções de Natal. Reconhecer ritmos e sons. Desenvolver a capacidade de interagir com o grupo. O professor inventa um ritmo e o aluno reproduz esse ritmo. Todo o grupo o repete. Outro aluno inventa outro ritmo e o grupo repete-o, e assim Unidade 5 Desenvolvimento da sensibilidade e memória auditiva.- II Atividades lúdicas sucessivamente, até terminar a roda. O professor emite um som grave, outro agudo e passa de. Quadro e giz. Discografia selecionada. um ao outro rapidamente. Os alunos repetem esses sons. Os alunos acompanham o próprio corpo: som grave (de cócoras, braços encolhidos e cabeça baixa); som agudo (posição de esticado, vertical).

3 Unidade 6 Expressão e criação musical - I Atividades lúdicas param o desenvolvimento das capacidades de expressão. Atividades destinadas a promover a criatividade Musical Capacidade de utilizar a voz e o corpo na linguagem de expressão musical. Capacidade de criar e improvisar musicalmente. Acompanhar canções com gestos e percussão corporal. Participar em coreografias elementares, inventando e reproduzindo gestos, movimentos, passos, etc. Movimentar-se livremente, na sala ou no ginásio, a partir de melodias e canções (gravações). Roupas (fantasias, adereços). Gravações da discografia recomendada. Unidade 7 Desenvolvim ento da sensibilidade e memória auditiva III Atividades lúdicas para o desenvolvimento da capacidade de identificar e relacionar os sons, consoante a sua origem, características e significação. Aprender a escutar.dar nome ao que se ouve. Relacionar e organizar sons. Identificar sons da natureza: sussurro da água, do vento, chilreio dos pássaros, outros sons. Reconhecer a estação do ano, suas características e sons. História da água. Os alunos imitam os sons da água (miudinha, chuvada, mar, rio, a cair da torneira, chuveiro, etc.). Audição da Fantasia Cristalina a gota de água. Aprendizagem de uma das canções da Fantasia.. Quadro. Papel de desenho. Livro da Fantasia. Unidade 8 Desenvolvimen to da sensibilidade e memória auditiva - IV Criação musical II Atividades lúdica para o desenvolvimento da linguagem musical: interpretação, expressão e interiorização. Adquirir conceitos que enriquecem a linguagem e o pensamento musical.audição de canções (animais e plantas). Entoar canções diversas. Aprender uma canção nova. Recolhas feitas pelas crianças. Acompanhar as canções com instrumentos simples (bandinha).audição comentada de obras para crianças. Criar e improvisar frases rítmicas e melodias. Livros de canções. Clavas. Gravações de música para crianças.

4 Desenvolver os aspetos essenciais da voz integrados no Unidade 9 Voz - V sensibilidade e memória auditiva V Atividades lúdicas e exercícios para o desenvolvimento das potencialidades da voz. Atividades facilitadoras da compreensão da organização dos sons desenvolvimento global.aprender a escutar e organizar sons. Experimentar as potencialidades sonoras de materiais e objectos (metal, madeira, lata, conchas).fazer variações bruscas de andamento (rápido, lento) e intensidade (forte, fraco). Ex.: Dizer uma lengalenga, mantendo o batimento das palmas, conforme o combinado).identificar sons isolados do meio próximo da Natureza. Gravações de sons.audição de Leitor de CD s e gravador. Fichas de aplicação. Instrumentos simples. gravações efetuadas na aula. Despertar as crianças para as vivências cíclicas das Festas Populares.Pôr as crianças em contacto com os instrumentos Unidade 10 Desenvolvimento e criação musical atelier do instrumento. Atividades lúdicas e exercícios para o desenvolvimento das potencialidades de criação musical e brinquedos regionais. Fazer recolhas de canções populares (na família, amigos, rancho folclórico da freguesia, etc). Aprender uma canção ou uma marcha de uma pessoa convidada ou do gravador. Audição de música popular e identificação dos instrumentos que a integram. Atelier para Leitor experimentar as potencialidades sonoras dos instrumentos da bandinha ou de outros materi ais.

5 Planificação Anual 1º Ano AEC Expressão Musical 2014/2015 Unidades Conteúdos Competências Actividades Recursos/Materiais A voz - I O corpo I Atividades lúdicas e exercícios para o desenvolvimento do Utilizar a voz de modo pessoal. Desenvolver a musicalidade através da percussão corporal. Cantar canções infantis.entoar rimas e lengalengas. Quadro. Instrumento simples. Leitor Unidade 1 potencial vocal e da expressão corporal. Experimentar sons vocais (cantar, chorar, falar, rir, etc). Experimentar canções com gestos e percussão corporal. Voz - II Corpo II Exercícios musicais de expressão vocal e corporal. Expressar e comunicar o que ouve.desenvolver a capacidade de inventar e reproduzir melodias. Reproduzir pequenas CD s e Unidade 2 melodias. Utilizar diferentes maneiras de produzir sons: com a voz, com percussão corporal. Movimentar-se livremente a partir de sons vocais e instrumentais, melodias, canções, gravações. Unidade 3 Desenvolvimento da sensibilidade e memória auditiva. I Aprofundamento da concentração na audição nusical para melhorar a interpretação dos sons. Aprender a escutar e dar nome ao que se ouve. Relacionar sons.identificar sons isolados do meio próximo e da Natureza. Reproduzir sons com a voz ou com os instrumentos. Audição de canções. Relacionar sons segundo a altura e localização. Entoar canções. Filmes de sensibilização para a música. Rádio. Leitor de CD s e CD s de música infantil.

6 Desenvolver o modo pessoal de utilizar a voz. Proporcionar Exercícios individuais com a vivências musicais em grupo. Desenvolver a musicalidade Voz - III voz. através da dança. Praticar sons vocais e instrumentais, CD s de Natal. Unidade 4 Corpo - III Instrumentos Práticas musicais em grupo. Abordagem da melodias e canções. Ensaiar um coro de Natal. Fazer a gravação do coro e, seguidamente, a sua audição. I dança numa perspectiva Participar em coreografias elementares (danças, passos, musical. gestos, etc). Utilizar os sons de instrumentos regionais ou outros construídos pelas crianças.

7 Planificação Anual 2º Ano AEC Expressão Musical 2014/2015 Unidades Conteúdos Competências Actividades Recursos/Materiais Exercícios e atividades lúdicas para Reconhecer ritmos e sons. Quadro Desenvolvimento da sensibilidade estimular a sensibilidade memória auditiva. Experiências com sons e objectos (um aluno, dois, um grupo, etc). QIM Giz de cor. e memória auditiva II Dividir a turma em grupos em exercícios de percussão: 1º grupo Unidade 1 palmas; 2º grupo dedos; 3º grupo pernas;4º grupo pés. Representar com desenhos (gráficos) alguns sons. Canções das profissões. Audição do som e representação no quadro com símbolos F f, etc. Expressão e criação musical I Participação em atividades musicais em conjunto. Capacidade de integrar e participar em projetos de grupo.participar em danças de roda, de fila, tradicionais, infantis. Promover o encontro da turma com músicos.inventar gestos, palavras e Instrumentos de orquestra. Máquina fotográfica. Unidade 2 sinais para expressar e comunicar: altura, timbre,duração, intensidade. Entoar canções, individual ou colectivamente. Idealizar projetos musicais e artísticos para o grupo. Instrumentos musicais.

8 Identificar sons. Aprender a escutar. Madeiras, canas, Experimentar as potencialidades cordas, esferovites, sonoras de materiais e objetos. peles, etc. Fazer experiências para obter sons DVD s, CD s e a partir de diferentes materiais. gravador. Unidade 3 Atelier de Instrumentos - I auditiva. III Práticas de construção e manipulação de instrumentos Atividades lúdicas para o aprofundamento da audição musical. Tocar instrumentos simples. Reproduzir com a voz sons isolados do meio próximo e da Natureza: apitos, travagem de carros, ruídos da água, canto dos pássaros, estalar de madeira, etc. Relacionar os sons que ouve com a sua origem. Organizar sons produzidos pelo mundo vegetal, por animais, água, vento, etc.

9 Planificação Anual 3º Ano AEC- Expressão Musical 2014/2015 Unidades Conteúdos Competências Actividades Recursos/Materiais Unidade 1 Expressão e criação musical II Exercícios e atividades facilitadoras da compreensão das características e das qualidades da música (altura, duração, dinâmica e abordagem da sua representação Representação gráfica do som. Desenvolver capacidades musicais. Reproduzir pequenas melodias ou sons de animais. Experimentar sons vocais (os que a criança pode reproduzir). Aprendizagem de canções. Entoar essa canção em coro, com ou sem gestos, acompanhada da bandinha. Representar graficamente, no quadro: forte/fraco; rápido/lento, Quadro. A voz. O corpo. Objetos, instrumentos. gráfica. com símbolos e instrumentos a combinar. Corpo IV. Expressão e Movimentos rítmicos. Expressão e criatividade. Sentir no corpo em movimento o som e a música. Desenvolver a musicalidade pelo movimento e dança. Fazer exercícios de modo a associar movimentos: à pulsação, ao andamento, à divisão Unidade 2 criação musical III. binária/ternária dinâmica. Marcar o ritmo de lengalengas, canções melodias, utilizando instrumentos ou a voz. Fazer variações bruscas de andamento ou intensidade. Participar em coreografias inventando e reproduzindo gestos,movimentos, passos. Unidade 3 Corpo V. Expressão e criação musical IV. Movimentos rítmicos. Expressão e criatividade. Aumentar as possibilidades do movimento corporal. Dar oportunidade de desenvolver a musicalidade. Movimentar-se livremente, a partir de sons vocais e instrumentais. Entoar as canções populares próprias da época. Escutar gravações e reproduzir sons dominantes. Utilizar instrumentos musicais. Participar em danças de roda, tradicionais e infantis. Instrumentos simples.

10 Planificação Anual 3º Ano AEC- Expressão Musical 2014/2015 Unidades Conteúdos Competências Actividades Recursos/Materiais Voz I Percussão corporal. Canções. Audição de peças de percussão. Experimentar percussão corporal. Entoar canções e melodias infantis. Os alunos imitam os batimentos do professor. Os alunos inventam batimentos (com Quadro. Bandinha musical. Leitor de CD s e CD s com Unidade 1 mãos, pés, dedos, língua). Estudar e cantar uma canção e bater obras Corpo - I palmas somente nos tempos fortes. Escrita de uma canção no seleccionadas. quadro, sua memorização e aprendizagem: - global e frase por frase. Atividades lúdicas e exercícios para o desenvolvimento do Aprender a escutar. Relacionar e organizar sons.participar em projetos que apelam às capacidades criativas. Identificar sons isolados: do meio próximo da Natureza. Reconhecimento de Gravações com sons da orquestra. Unidade 2 auditiva- I potencial vocal e da expressão corporal. ritmos: da vida (pulsação, respiração). Classificar sons segundo: timbre, duração, intensidade, altura e localização. Inventar sons e reproduzi-los em grupo.

11 Atividades lúdicas e Enriquecer a linguagem e o pensamento musical. exercícios para o Permitir que a criança desenvolva projectos próprios Gravações com canções. desenvolvimentodo potencial com a ajuda do professor. Os alunos identificam a pulsação Unidade 3 auditiva II. vocal e da expressão corporal. e/ou ritmo de: lengalengas, canções, melodias e danças, utilizando percussão corporal, instrumentos, voz, movimentam. Adaptar: textos para melodias, melodias para textos e textos param canções. Audições musicais. Atender à necessidade da criança de participar em projectos que Gravador. Gravações. façam apelo Fatos Canções. às suas capacidades. Audição da gravação oficial do Hino regionais. Unidade 4 auditiva III Danças. Nacional. Estudar e entoar o Hino Nacional com suporte instrumental pré-gravado. Documentar as produções próprias do Leitor de grupo. Os alunos participam em danças de roda e de fila tradicionais. Gravações. Interação entre voz, corpo e Dominar as vivências sonoro-musicais em actividades lúdicas e instrumento. explorar a relação interactiva entre voz, corpo e instrumento. sensibilidade e Os alunos individualmente ou em grupo, utilizam diferentes Unidade 5 memória auditiva IV maneiras de produzir sons: - Com a voz com percussão corporal; - Com objetos com instrumentos musicais. Com a orientação do professor, os alunos organizam: - Sequência de movimentos para sequências sonoras e vice-versa.

12 Unidade 6 auditiva visando a representação musical em grafismo I. Pulsação e ritmos. Representação gráfica do som. Identificar e marcar pulsação e/ou ritmo de: Canções, melodias, danças. Utilizar símbolos/ grafismos de leitura e escrita musical. Os alunos entoam uma canção e marcam a pulsação, batendo palmas ou clavas. Os alunos criam sons utilizando a voz, corpo e instrumentos para posterior representação gráfica. Inventar uma história e atribuir o grafismo Instrumentos de percussão. Grafismos. Quadro. inerente à sua ilustração musical. auditiva e reconhecimento dos isntrumentos Sons do meio próximo e da Natureza. Construção de fontes sonoras. Construção de instrumentos musicais. Aprender a escutar e procurar interpretar o que se ouve. Relacionar e organizar sons para desenvolver a sensibilidade musical dos alunos. Despertar as crianças para uma observação directa e convidar ao silêncio. Identificar sons isolados: - do meio próximo (ex.: sala de aula, um comboio, uma fábrica, Madeira. Canas. Instrumentos musicais simples. Cordas. Peles. Arame. Unidade 7 I. etc.) - da Natureza (ex.: pássaros, água, vento, gritos, cães a latir). Com material simples, os alunos constroem fontes sonoras elementares (ex.: dois pedaços de madeira com lixa; um pente e uma folha de papel).

13 Enriquecer a linguagem e o pensamento musical. Atender à necessidade de a criança participar em Unidade 8 auditiva V Ritmos de danças, lengalengas e canções. Coreografias elementares. projetos e atividades expressivas. Audição de canções infantis e tradicionais. Reproduzir com a ajuda do professor o ritmo dessas canções: com estalos, com batimento de palmas, com os pés, percussão nas pernas, etc. Voz. Expressar e comunicar através de entoação timbre expressão Canções. Atividades lúdicas de Corpo. capacidade de inventar reproduzir melodias. Desenvolver a Lengalengas. exploração musical I musicalidade. Identificar texturas sonoras. A turma entoa rimas, Unidade 9 lengalengas e canções. Os alunos reproduzem pequenas melodias. A turma movimenta-se livremente a partir de sons vocais e instrumentais melodias e canções gravações. Quadro QIM Danças. Texturas Participar em danças do reportório regional. Utilizar texturas Atividades lúdicas de ambientes sonoros. ambientes sonoros: canções, danças e outros ruídos diversos. exploração musical II. Ensaiar marchas populares com recurso a gravações. Imaginar um Unidade 10 arraial e, em grupo, reproduzir sons: de canções, música, foguetes, pregões, convites para as barracas, tômbolas, etc., de modo a criarem uma textura sonora.

14 Planificação Anual 4º Ano AEC- Expressão Musical 2014/2015 Unidades Conteúdos Competências Actividades Recursos/Materiais Atividades e exercícios de desenvolvimento da Voz. Corpo. auditiva. Expressão e criação musical. Recolher brinquedos musicais, generalizados no país, com Instrumentos musicais da região. Unidade 1 auditiva com recurso aos sons do imaginário infantil I interesse educativo. Descobrir no seu meio pessoas que sabem canções regionais. Aprendê-las e reproduzi-las na escola. Aprendizagem de Janeiras vários autores. Adotar textos para melodias e melodias param textos. Se possível, as crianças recorrem a artífices ou familiares para a obtenção de instrumentos musicais: pífaros, cavaquinhos, realejos, flautas, etc. Unidade 2 sensibilidade e memória auditiva - I Expressão musical I Atividades lúdicas e exercícios de sensibilização da audição e interpretação. Vivências musicais. Saber escutar os ritmos pessoais: pulsação, respiração. Saber escutar os sons da Natureza, os ruídos da cidade, etc. Exprimir vivências musicais e saber relacioná-las. Entoar canções simples, introduzindo o nome das notas. Ex.: Dó ré mi, eu comi, um pão mole mi fá sol, etc., etc.. Fazer um ambiente de silêncio, reter sons da Natureza e reproduzi-los. Audição de CD s e reproduzir depois sons retidos. Os alunos de olhos fechados ouvem tocar instrumentos simples e adivinham o nome. Distinguem sons graves e agudos. Quadro QIM

15 Atividades lúdicas param o Enriquecer a linguagem musical. Manifestar as suas vivências desenvolvimento da musicais. Estudo, audição e entoação do Hino Nacional. Em sensibilidade e linguagem musical. silêncio todos o escutam. A letra está escrita no quadro preto e é memória auditiva - II lida por todos. O Professor canta os 1 s versos; o grupo canta em Quadro QIM Unidade 3 Expressão e criação musical I seguida e assim sucessivamente. Por último, os alunos cantam todos o hino: dizem o texto respeitando o ritmo; entoam a melodia sem articular as palavras. Recolhas musicais Interessar as crianças pelas músicas natalícias. Expressão e criação tradicionais. Conseguir que os alunos manuseiem os audio- visuais da escola. musical Gravações. Utilizar os instrumentos criativamente. Recolha de canções tanto Unidade 4 II no ambiente familiar como na Comunidade. Ensaio de cânticos de Natal, utilizando o gravador, o rádio, o vídeo, Quadro QIIM Proporcionar às crianças a criação de ritmos e melodias com: maracas, ferrinhos, chincalhos, clavas, crótalos, guizos,etc.

16 auditiva. Expressão Atividades e exercícios de Voz. Corpo. e criação musical. Recolher brinquedos musicais, generalizados Instrumentos desenvolvimento da no país, com interesse educativo. Descobrir no seu meio pessoas musicais da região. que sabem canções regionais. Aprendê-las e reproduzi-las na Unidade 5 auditiva com recurso aos sons do imaginário infantil escola. Aprendizagem de Janeiras vários autores. Adotar textos para melodias e melodias param textos. Se possível, as crianças I recorrem a artífices ou familiares para a obtenção de instrumentos musicais: pífaros, cavaquinhos, realejos, flautas, etc. Atividades lúdicas e Voz. Dominar vivências sonoro-musicais. exercícios Corpo. Recolher canções do património oral. Dizer rimas e lengalengas. Unidade 6 de desenvolvimento da sensibilidade e espírito Cantar canções de vários autores/compositores de música para a infância. crítico Entoar canções tradicionais. musical I Adquirir conceitos que enriquecem a linguagem e o pensamento Exercícios e actividades musical. Dialogar sobre o meio ambiente sonoro, audições Unidade 7 lúdicas facilitadores da aprendizagem dos grafismos auditiva. Representação do som. musicais, encontros com músicos, etc. Os alunos combinam os símbolos para representação de certos sons e, graficamente, musicais I representam uma história e fazem a sua leitura musical. Figuras e notas.

17 Utilização de texturas/ Participar em projetos que desenvolvam capacidades expressivas Expressão e criação musical ambientes sonoros. e criativas. Por si só ou em grupo, com a ajuda do Professor, III escolher meios para obter texturas e ambientes sonoros: em Livros. Unidade 8 canções, danças, histórias, dramatizações e gravações. Utilização do gravador para registar produções próprias ou do grupo. Organizar sequências de movimentos (coreografias simples) para sequências musicais. Aprender a escutar. Dar nome ao que se ouve. Atividades e exercícios Relacionar e organizar sons em experiências já realizadas. CD s e leitor de para o desenvolvimento da auditiva. Identificação de sons isolados do meio próximo, na Natureza. Unidade 9 sensibilidade e sentido Marcação da pulsação e/ou ritmo de: lengalengas, canções e crítico musical II melodias, utilizando percussão corporal, voz, movimentam. Organização de conjuntos de sons. Relacionar e classificar segundo: o timbre, duração, intensidade, altura e localização. Histórias sonoras. Produzir sons utilizando instrumentos musicais simples. Chincalhos Criação musical IV Criar sons que apliquem em histórias. Criar histórias que Castanholas. Assobios. Unidade 10 envolvam toda a turma. Experimentar os sons produzidos. Utilizar os sons para contar histórias. Utilizar uma história Tambor/Flauta. recolhida.

Expressão Musical ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012. Proposta de planos anuais

Expressão Musical ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012. Proposta de planos anuais ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 Expressão Musical Proposta de planos anuais 1.º, 2.º,3.º e 4.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico MÊS Setembro Módulo 1 Outubro Módulo 2

Leia mais

CURRÍCULO DE MÚSICA NO 1º CICLO Música nas Actividades de Enriquecimento Curricular. Cursos de Formação Contínua de Professores

CURRÍCULO DE MÚSICA NO 1º CICLO Música nas Actividades de Enriquecimento Curricular. Cursos de Formação Contínua de Professores CURRÍCULO DE MÚSICA NO 1º CICLO Música nas Actividades de Enriquecimento Curricular Cursos de Formação Contínua de Professores Meloteca 02/07/2008 1º ANO DE ESCOLARIDADE VOZ Desenvolver os aspectos essenciais

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. DINIS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. DINIS 1 NOTA INTRODUTÓRIA Programa Música - AEC (1º e 2º Ano - 1º CEB) (Adaptação do Programa do 1º Ciclo Plano da Meloteca) No âmbito da Expressão e Educação Musical, ao abrigo do Despacho n.º 9265-B/2013,

Leia mais

2012/13 [PLANO ANUAL - AEC DE EXPRESSÃO MUSICAL]

2012/13 [PLANO ANUAL - AEC DE EXPRESSÃO MUSICAL] 2012/13 [PLANO ANUAL - AEC DE EXPRESSÃO MUSICAL] Plano Anual de Expressão Musical Ano Letivo 2012/2013 Introdução: Esta atividade pretende que os alunos fortaleçam o gosto natural pela expressão musical

Leia mais

LINHAS DE EXPLORAÇÃO DO QUADRO DE COMPETÊNCIAS EXPRESSÃO MUSICAL

LINHAS DE EXPLORAÇÃO DO QUADRO DE COMPETÊNCIAS EXPRESSÃO MUSICAL ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DAS VELAS LINHAS DE EXPLORAÇÃO DO QUADRO DE COMPETÊNCIAS EXPRESSÃO MUSICAL 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 1 DO ENSINO BÁSICO CE 1 CE 5 CE 8 CE 12 CE 14 Interpretação e comunicação

Leia mais

PLANIFICAÇÕES AEC Expressão Musical

PLANIFICAÇÕES AEC Expressão Musical PLANIFICAÇÕES AEC Expressão Musical 1º Ano Sons do meio ambiente e da natureza / silêncio Sons do corpo (níveis corporais) Sons naturais e artificiais Sons fortes e fracos Sons pianos (p), médios (mf)

Leia mais

Competências Gerais a Desenvolver no Pré-Escolar

Competências Gerais a Desenvolver no Pré-Escolar Competências Gerais a Desenvolver no Pré-Escolar ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL SOCIALIZAÇÃO Desenvolver atitudes procedimentos e conceitos Interiorizar valores espirituais morais e críticos Desenvolver

Leia mais

Expressão Musical ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013. Proposta de planos anuais

Expressão Musical ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013. Proposta de planos anuais ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013 Expressão Musical Proposta de planos anuais 1.º, 2.º,3.º e 4.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico 1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano AEC de

Leia mais

PRINCÍPIOS DO PROGRAMA DE EXPRESSÃO MUSICAL

PRINCÍPIOS DO PROGRAMA DE EXPRESSÃO MUSICAL PRINCÍPIOS DO PROGRAMA DE EXPRESSÃO MUSICAL Música nas Actividades de Enriquecimento Curricular Princípios organizados por anos de escolaridade. Voz, corpo, instrumentos, audição, expressão e criação ao

Leia mais

AEC ALE EXPRESSÃO MUSICAL. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico

AEC ALE EXPRESSÃO MUSICAL. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO AEC ALE EXPRESSÃO MUSICAL Orientações Pedagógicas 1.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução A atividade de enriquecimento curricular, ALE (atividades lúdico-expressivas)

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE S. PEDRO DO SUL CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EXPRESSÃO ARTÍSTICA (1.º CICLO)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE S. PEDRO DO SUL CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EXPRESSÃO ARTÍSTICA (1.º CICLO) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EXPRESSÃO ARTÍSTICA (1.º CICLO) Ano Lectivo 201 / 2016 1 INTRODUÇÃO A prática do canto constitui a base da expressão e educação musical no 1º ciclo. É uma atividade de síntese na

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Actividades de Enriquecimento Curricular Expressão Dramática/Teatro e Corporal

PLANIFICAÇÃO ANUAL Actividades de Enriquecimento Curricular Expressão Dramática/Teatro e Corporal PLANIFICAÇÃO ANUAL Actividades de Enriquecimento Curricular Expressão Dramática/Teatro e Corporal Ano de escolaridade: 3.º e 4.º Ano Ano lectivo: 2011/2012 Professor/a da Disciplina:... Agrupamento/Escola:.

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas Departamento Curricular/Ciclo: 1º Ciclo Disciplina: Expressões Artísticas e Físico-Motora Ano de escolaridade: 4º ano Ano letivo: 2015/2016 Perfil do aluno à saída do 1º ciclo: Participar na vida sala

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO EANES LOBATO Critérios de Avaliação Educação Pré Escolar Departamento Educação Pré Escolar Ano letivo 2013/2014 A avaliação do processo permite reconhecer a pertinência e sentido

Leia mais

BLOCOS CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES

BLOCOS CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES 1.º PERÍODO PLANIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR BLOCOS CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES. Reconhecimento da importância das artes plásticas;. Desenvolvimento progressivo das possibilidades

Leia mais

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 242 937 COD. 152 870

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 242 937 COD. 152 870 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO ( Aprovados em Conselho Pedagógico de 16 outubro de 2012 ) No caso específico da disciplina de E. Musical, do 5ºano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda ao nível

Leia mais

OBJECTIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO GERAL

OBJECTIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO GERAL INTRUDUÇÃO O homem constitui um todo harmonioso. Esta harmonia deve ser estimulada logo desde a primeira infância. A educação da criança deve decorrer num ambiente que lhe proporcione a alegria. Uma das

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR 2015/2016

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR 2015/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR 2015/2016 Critérios de Avaliação da Educação Pré-Escolar Página 1 Introdução O princípio consensualmente partilhado de que a avaliação é um elemento integrante e regulador

Leia mais

Índice 2.1. 2.2. 2.3. 2.4.

Índice 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. Índice 1. Introdução... p.2 2. Orientações programáticas do 1º Ciclo do Ensino Básico... p.4 2.1. Finalidades... p.4 2.2. Princípios Orientadores... p.4 2.3. Propostas de operacionalização curricular...

Leia mais

Composição de pequenas músicas a partir de outras já existentes e de versos; a partir de objetos, da voz, do corpo, do silêncio.

Composição de pequenas músicas a partir de outras já existentes e de versos; a partir de objetos, da voz, do corpo, do silêncio. MÚSICA A música é uma linguagem expressiva importante a ser incentivada desde os primeiros anos de vida. O trabalho com música na escola de Educação Infantil deve respeitar as diferenças regionais e suas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Musical 5º ano Ano Letivo 2013/2014

Leia mais

Informativo de Música. Por Isa Uehara

Informativo de Música. Por Isa Uehara Informativo de Música Por Isa Uehara Bosque das Letras Abril 2011 Música nas aulas para as crianças do berçário não se traduz apenas em melodia, ritmo ou harmonia. Os sons do entorno, do ambiente que as

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Português 1.º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Português 1.º ano 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Português 1.º ano 2015/2016 Domínio (Unidade / Tema) Subdomínio / Conteúdos

Leia mais

Projeto Educ arte 1.º PERÍODO. Planificação Conteúdo Objetivo Semana anual. Jogos de Apresentação Descobrir o teatro 1

Projeto Educ arte 1.º PERÍODO. Planificação Conteúdo Objetivo Semana anual. Jogos de Apresentação Descobrir o teatro 1 Projeto Educ arte Planificação Conteúdo Objetivo Semana anual 1.º PERÍODO Jogos de Apresentação Descobrir o teatro 1 Introdução à música: Saber distinguir ritmo de - Ritmo, melodia; melodia, perceber a

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (4 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (4 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (4 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Expressar curiosidade e desejo de saber; Reconhecer aspetos do mundo exterior mais próximo; Perceber a utilidade de usar os materiais do seu quotidiano;

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL 5.º ANO DE EDUCAÇÃO MUSICAL 5.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO Perfil do aluno no final do 5.º Ano O aluno canta a solo e em grupo, com intencionalidade expressiva, canções em diferentes tonalidades

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Actividades de Enriquecimento Curricular Expressão Dramática/Teatro e Corporal

PLANIFICAÇÃO ANUAL Actividades de Enriquecimento Curricular Expressão Dramática/Teatro e Corporal PLANIFICAÇÃO ANUAL Actividades de Enriquecimento Curricular Expressão Dramática/Teatro e Corporal Ano de escolaridade: 1.º e 2.º Ano Ano lectivo: 2011/2012 Professor/a da Disciplina:... Agrupamento/Escola:.

Leia mais

FORMAÇÃO MUSICAL E MÚSICA NAS AEC Formação musical suposta para cada ano do 1º ciclo. Cursos de Formação de Professores

FORMAÇÃO MUSICAL E MÚSICA NAS AEC Formação musical suposta para cada ano do 1º ciclo. Cursos de Formação de Professores FORMAÇÃO MUSICAL E MÚSICA NAS AEC Formação musical suposta para cada ano do 1º ciclo Cursos de Formação de Professores António José Ferreira 08/03/2008 Com a acção Formação Musical e Música no 1º Ciclo

Leia mais

Capacidades a desenvolver ao longo da opção de Dança

Capacidades a desenvolver ao longo da opção de Dança AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Opção de Dança Aulas Previstas 7º ano (50 minutos) 1ºP - 14 2ºP - 13 3ºP - 7 8º ano (50+50) 1ºP - 27 2ºP - 26 3ºP - 14 Os grandes

Leia mais

1) 2) 3) CD 4 Faixas: 80 80.

1) 2) 3) CD 4 Faixas: 80 80. 1ª Aula a) Cumprimentar cada criança cantando seu nome e dando um beijinho com fantoche. Nas primeiras aulas use sempre um fantoche na hora do cumprimento para ganhar a aproximação do aluno. Depois pode

Leia mais

CONSELHO DE DOCENTES DO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CONSELHO DE DOCENTES DO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Agrupamento de Vale de Ovil Escola Básica e Secundária do Vale de Ovil Código 345702 CONSELHO DE DOCENTES DO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A avaliação é qualitativa e contínua com o objectivo de reconhecer

Leia mais

Propiciar a socialização da criança através da participação numa comunidade mais ampla, onde descubra e domine regras próprias do convívio social.

Propiciar a socialização da criança através da participação numa comunidade mais ampla, onde descubra e domine regras próprias do convívio social. EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO MÚSICA

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO MÚSICA CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO MÚSICA OBJETIVOS GERAIS Explorar e identificar elementos da música para se expressar e interagir com outros; Interpretar músicas

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (5 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (5 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (5 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Conhecer diferentes termos espaciais (em pé, deitado, em cima, em baixo, à frente, atrás, dentro, fora ) Descrever itinerários diários (exemplos:

Leia mais

Planificação Curricular Pré-escolar

Planificação Curricular Pré-escolar PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Ciclo/ Área/ Disciplina: Pré-escolar Ano Letivo 2012/2013 Área de Formação pessoal e Social Esboço Curricular para a Educação de Infância (segundo as Orientações Curriculares

Leia mais

Desenvolvimento do pensamento e imaginação musical, isto é, a capacidade de imaginar e relacionar sons;

Desenvolvimento do pensamento e imaginação musical, isto é, a capacidade de imaginar e relacionar sons; DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTÍSTICA Educação Musical _ º ANO _ A Ano Letivo: 0/0. Introdução / Finalidades O processo de ensino e aprendizagem da educação musical consiste na interação de um conjunto

Leia mais

PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO MUSICAL

PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO MUSICAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE MÚSICA Metodologia da Educação Musical Profª Viviane Beineke PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO MUSICAL - exemplo de planejamento para a 2ª

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL III - 2012 OBJETIVOS - CRIANÇAS DE TRÊS ANOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL III - 2012 OBJETIVOS - CRIANÇAS DE TRÊS ANOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL III - 2012 OBJETIVOS - CRIANÇAS DE TRÊS ANOS De acordo com o PCN e o Referencial Curricular da Educação Infantil, a instituição deve criar um ambiente

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Infantil II Segmento I

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Infantil II Segmento I Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2010 Infantil II Segmento I PLANO DE CURSO 2009 INFANTIL II Disciplina: ARTES Série: INFANTIL II Segmento: I COMPETÊNCIAS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS -

Leia mais

Música é linguagem que organiza, intencionalmente, os sons e o silêncio, no continuum espaço-tempo.

Música é linguagem que organiza, intencionalmente, os sons e o silêncio, no continuum espaço-tempo. CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL SESC/SEDU MÓDULO 1: ELEMENTOS DA MÚSICA PROF. DARCY ALCANTARA (UFES) CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL SESC/SEDU DOMINGO - MANHÃ REVISÃO DOS CONCEITOS DE MÚSICA, RITMO E MELODIA

Leia mais

Marcos de Aprendizagem Música. Eixo Competência Conteúdos Habilidades

Marcos de Aprendizagem Música. Eixo Competência Conteúdos Habilidades Apreciação e Percepção Musical Alcance progressivo do desenvolvimento auditivo musical, rítmico, melódico, harmônico e tímbrico e a memória musical nos processos de apreciação e percepção. Som e suas propriedades

Leia mais

PROJETO CURRICULAR DE ESCOLA

PROJETO CURRICULAR DE ESCOLA PROJETO CURRICULAR DE ESCOLA ANO LETIVO 2015/ 2016 1 Índice Introdução... 3 Definindo Projeto Curricular de Jardim de Infância... 4 Projeto Curricular de Jardim de Infância MENINO DO MUNDO Intencionalidades...

Leia mais

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE Unidade II ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL Profa. Ana Lucia M. Gasbarro A formação pessoal e social da criança, áreas de conhecimento e desenvolvimento da criança Introdução A importância

Leia mais

Foto: Carlos Filipe Fotografia Profissional. Educação e Expressão Musical 2011/12

Foto: Carlos Filipe Fotografia Profissional. Educação e Expressão Musical 2011/12 Plano de Intervenção Pedagógica Foto: Carlos Filipe Fotografia Profissional Educação e Expressão Musical 2011/12 1 Entidade adjudicada: A Musikater é uma organização em nome individual, sedeada em Condeixa-a-

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DO PROJETO EDUCATIVO. Concerto encenado em classe de conjunto: estudo sobre perceções e aprendizagens

PROGRAMAÇÃO DO PROJETO EDUCATIVO. Concerto encenado em classe de conjunto: estudo sobre perceções e aprendizagens PROGRAMAÇÃO DO PROJETO EDUCATIVO Concerto encenado em classe de conjunto: estudo sobre perceções e aprendizagens Ana Estevens, nº 120138001 Trabalho realizado na Unidade Curricular de Processos de Experimentação

Leia mais

de conteúdos Timbre Alteração tímbrica Realce tímbrico Expressividade Dinâmica Legato e staccato Densidade sonora Altura Intervalos Melódicos e

de conteúdos Timbre Alteração tímbrica Realce tímbrico Expressividade Dinâmica Legato e staccato Densidade sonora Altura Intervalos Melódicos e Planificação 2014/2015 6º ano Educação Musical Núcleos organizadores Interpretação e Comunicação Metas de aprendizagem O aluno decide sobre a aplicação de elementos de dinâmica e agógica na interpretação

Leia mais

Critérios de Avaliação Educação Pré Escolar 2014/2015. Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Departamento do Pré Escolar 1

Critérios de Avaliação Educação Pré Escolar 2014/2015. Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Departamento do Pré Escolar 1 Critérios de Avaliação Educação Pré Escolar 2014/2015 Departamento do Pré Escolar 1 Introdução O princípio consensualmente partilhado de que a avaliação é um elemento integrante e regulador da prática

Leia mais

Planificação MÚSICA TIMORENSE NO 2.º CICLO: APRENDIZAGENS ARTÍSTICAS E CULTURAIS

Planificação MÚSICA TIMORENSE NO 2.º CICLO: APRENDIZAGENS ARTÍSTICAS E CULTURAIS MÚSICA TIMORENSE NO 2.º CICLO: APRENDIZAGENS ARTÍSTICAS E CULTURAIS Sessão n.º 1 1- Apresentação do projeto: objectivos e finalidades; 2- Apresentação dos objetivos e finalidades; 3- Música Timorense (He-le-le);

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 3ª ETAPA / 2014 MATERNAL III Srs. pais ou responsáveis, caros alunos, Vocês estão recebendo a programação da 3ª Etapa de 2014. Este material serve

Leia mais

Planejamento (Música)

Planejamento (Música) Planejamento (Música) Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin MÚSICA Competências Objetivo Geral Objetivos Específicos Estratégias em Língua Portuguesa Estratégias de outras áreas do conhecimento

Leia mais

Anexos I. Objetivos para a Educação Pré-Escolar

Anexos I. Objetivos para a Educação Pré-Escolar Anexos I Objetivos para a Educação Pré-Escolar Domínio da Matemática CONHECI MENTO DO MUNDO FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL 3 ANOS 1.º PERÍODO Independência/Autonomia Saber o seu nome Conhecer e utilizar o seu

Leia mais

Aprendizagem na Educação Musical

Aprendizagem na Educação Musical Aprendizagem na Educação Musical Flávia Rizzon Universidade Federal do Rio Grande do Sul Resumo: O presente texto refere-se à importância de reavaliar a didática na área da Educação Musical, relacionando-a

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Musical 6º ano Ano Letivo 2015/2016

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 1ª ETAPA / 2013 MATERNAL III PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 2013 MATERNAL 3 ANOS Organize suas atividades de forma ordenada, dando a cada uma o seu tempo

Leia mais

Planificação Anual. Competências Aprendizagens Atividades/Estratégias Avaliação. Registo e produções - Confiança

Planificação Anual. Competências Aprendizagens Atividades/Estratégias Avaliação. Registo e produções - Confiança Planificação Anual Professor: Gabriela Maria R. D. T. L. C. Silva Disciplina: Ano: préescolar Turma: I Ano letivo: 2014-2015 Competências Aprendizagens Atividades/Estratégias Avaliação Facilitar a adaptação

Leia mais

A Arte e as Crianças

A Arte e as Crianças A Arte e as Crianças A criança pequena consegue exteriorizar espontaneamente a sua personalidade e as suas experiências inter-individuais, graças aos diversos meios de expressão que estão à sua disposição.

Leia mais

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. TÍTULO DO PROGRAMA As letrinhas mágicas 2. EPISÓDIO(S) TRABALHADO(S): A máquina de pesadelos 3. SINOPSE DO(S) EPISÓDIO(S) ESPECÍFICO(S) Na série As letrinhas mágicas,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES. Ano letivo 2015/2016

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES. Ano letivo 2015/2016 EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES Ano letivo 2015/2016 3.º Ano Descoberta e organização progressiva de volumes Modelagem

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação

Critérios Gerais de Avaliação Critérios Gerais de Avaliação Educação Pré-Escolar 2014/15 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa em cada nível de educação e

Leia mais

Exposição e relato de experiências de Objetos Educacionais Construção de Instrumentos Musicais Artesanais. Rio Verde GO

Exposição e relato de experiências de Objetos Educacionais Construção de Instrumentos Musicais Artesanais. Rio Verde GO EMEFTI PROFESSOR WALDYR EMRICH PORTILHO GESTORA: GERLIANESANTANA GOUVEIA CABRAL COORD. ÁREA: ARISTÓTELES MESQUITA DE LIMA NETTO PROFESSORA SUPERVISORA: ELIZANGELA F. RODRIGUES Exposição e relato de experiências

Leia mais

Projeto Iniciação Musical no Jardim de Infância

Projeto Iniciação Musical no Jardim de Infância Projeto Iniciação Musical no Jardim de Infância ( ) o movimento, o cantar e o tocar se tornam um todo ( ) Com base na espontaneidade dos jogos musicais e corporais das crianças, que têm, na sua base razões

Leia mais

OBJECTIVOS DO PROJECTO

OBJECTIVOS DO PROJECTO INTRODUÇÃO Este projecto destina-se às crianças dos três aos seis anos de idade. A Lei Quadro da Educação Pré-escolar estabelece como princípio geral que a educação pré-escolar é a primeira etapa da educação

Leia mais

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem.

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem. Brasília, 24 de fevereiro de 2014. Senhores Pais e/ou Responsáveis, Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Maternal II, durante o 1º

Leia mais

Desenvolvimento Eixo movimento - crianças de 4 a 8 meses. Objetivos Dimensões Atividades Material Indicador. Reconhecimento progressivo de segmentos

Desenvolvimento Eixo movimento - crianças de 4 a 8 meses. Objetivos Dimensões Atividades Material Indicador. Reconhecimento progressivo de segmentos Desenvolvimento Eixo movimento - de 4 a 8 meses. Objetivos Dimensões Atividades Material Indicador. Reconhecimento progressivo de segmentos Papel laminado. Espelho de parede. e elementos do próprio Almofadas.

Leia mais

PROGRAMA QUALIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA MÚSICA VERA MARIA RODRIGUES ALVES SÃO PAULO ABRIL

PROGRAMA QUALIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA MÚSICA VERA MARIA RODRIGUES ALVES SÃO PAULO ABRIL 1 PROGRAMA QUALIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA MÚSICA VERA MARIA RODRIGUES ALVES SÃO PAULO ABRIL 2015 ROTEIRO 2 1. O que é Música 2. Para fazer música na creche é preciso: 3. O que devemos evitar 4. Qualidades

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES ENSINO BÁSICO 2º CICLO PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES ENSINO BÁSICO 2º CICLO PLANIFICAÇÃO ANUAL Domínios e Subdomínios Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação: Interpretação e Comunicação INDICADORES O aluno canta controlando a emissão vocal em termos de afinação e respiração. O

Leia mais

O presente documento dá a conhecer os seguintes aspetos relativos à prova:

O presente documento dá a conhecer os seguintes aspetos relativos à prova: INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA EDUCAÇÃO MUSICAL Prova Escrita Abril de 2015 Prova nº 12 2015 ---------------------------------------------------------------------------------------- 2º Ciclo

Leia mais

Escola Bem-Me-Quer - Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial Rua Bonfim, 1621 - CEP 85.901-150 Toledo - Paraná

Escola Bem-Me-Quer - Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial Rua Bonfim, 1621 - CEP 85.901-150 Toledo - Paraná Escola Bem-Me-Quer - Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial Rua Bonfim, 1621 - CEP 85.901-150 Toledo - Paraná Plano de Trabalho Docente 2014 Educação Infantil Estimulação

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Revelar curiosidade e desejo de saber; Explorar situações de descoberta e exploração do mundo físico; Compreender mundo exterior mais próximo e do

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 34, Toledo PR Fone: 377-850 PLANEJAMENTO ANUAL DE MÚSICA SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR: Carla Iappe

Leia mais

Salas: 12 aos 24 Meses - Sala de 1 ano (1) Educador: Gilberto Carmo

Salas: 12 aos 24 Meses - Sala de 1 ano (1) Educador: Gilberto Carmo Salas: 12 aos 24 Meses - Sala de 1 ano (1) Educador: Gilberto Carmo SETEMBRO Adaptação A escola e o grupo Outono Observar o meio Explorar o meio envolvente Adaptar-se ao espaço e ao grupo Deslocar-se autonomamente

Leia mais

1) O que é a consciência fonológica?

1) O que é a consciência fonológica? 1) O que é a consciência fonológica? É a consciência de que a linguagem oral (frases, palavras ) é composta por sequências de sons com significado. Ter consciência fonológica proporciona a capacidade de

Leia mais

Departamento de Expressões. Planificação Anual de Educação Musical 2015/2016. 5º Ano

Departamento de Expressões. Planificação Anual de Educação Musical 2015/2016. 5º Ano Departamento de Expressões Planificação Anual de Educação Musical 2015/2016 5º Ano 1º PERÍODO Conceitos Conteúdos Objetivos Meio ambiente, vocal, corporal e Instrumentos de percussão: família das peles,

Leia mais

Composição musical na educação infantil: uma experiência possível

Composição musical na educação infantil: uma experiência possível Composição musical na educação infantil: uma experiência possível Francine Kemmer Cernev francine@cernev.com.br Universidade Estadual de Londrina/ Colégio Nossa Senhora do Rosário, Cornélio Procópio/PR/

Leia mais

Plano Anual. Interação e socialização da criança no meio social familiar e escolar. Ampliação progressiva do conhecimento do mundo.

Plano Anual. Interação e socialização da criança no meio social familiar e escolar. Ampliação progressiva do conhecimento do mundo. Centro Educacional Mundo do Saber Maternal II Ano Letivo: 2013 Tema: A fazenda do tio Chico Professora: Heloiza Regina Gervin Plano Anual Eu sou tio Chico, um menino muito esperto e que adora brincar e

Leia mais

Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita

Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita I n t e r v e n ç ã o E d u c a t i v a O acompanhamento musical do canto e da dança permite enriquecer e diversificar a expressão musical. Este acompanhamento pode ser realizado pelas crianças, pelo educador

Leia mais

Educação Musical: Criação, Linguagem e Conhecimento

Educação Musical: Criação, Linguagem e Conhecimento Educação Musical: Criação, Linguagem e Conhecimento INTRODUÇÃO Educadores musicais têm manifestado sua preocupação com a observância da Lei nº 11769, que é a lei de inclusão da música no currículo das

Leia mais

Expressão Musical - Som

Expressão Musical - Som Expressão Musical - Som 1º Ciclo Dos 6 aos 10 anos Página U m a Q u e s t ã o d e S e x o ( s ) É uma exposição orientada, preferencialmente, para alunos do 3ºciclo e do secundário. No entanto, alguns

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I EDUCAÇÃO INFANTIL Maceió, 12 de março de 2015. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I Senhores pais ou responsáveis Iniciamos esta semana os projetos pedagógicos do 1 Trimestre letivo. As turmas de Jardim

Leia mais

A ATIVIDADE DE MUSICALIZAÇÃO NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

A ATIVIDADE DE MUSICALIZAÇÃO NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA A ATIVIDADE DE MUSICALIZAÇÃO NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Resumo VIEGAS, Elis Regina dos Santos 1 - UFGD Grupo de Trabalho - Didática: Teorias, Metodologias

Leia mais

EDUCAÇÃO MUSICAL MATERNAL II

EDUCAÇÃO MUSICAL MATERNAL II EDUCAÇÃO MUSICAL MATERNAL II Músicas infantis. Danças, músicas e personagens folclóricos. Conhecer textos e melodias folclóricos; Entoar músicas do folclore brasileiro; Dançar músicas folclóricas; Imitar

Leia mais

MÚSICA E CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1

MÚSICA E CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 MÚSICA E CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 Autora: Juliete Soares de Albuquerque Graduanda do Curso de Pedagogia Unidade Acadêmica de Educação/CFP/UFCG Co-autora: Geruslandia Almeida

Leia mais

Danças Luso Ibéricas 2011

Danças Luso Ibéricas 2011 Danças Luso Ibéricas Sevilhanas Pilar Madeira 11 Conteúdo 1. Introdução:... 3 2. Identificação de necessidades:... 4 3. Fundamentação da acção:... 4 4. Objectivo geral:... 5 4.1 Objectivo específico:...

Leia mais

Departamento da Educação Pré-Escolar/1.º Ciclo. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pré-Escolar

Departamento da Educação Pré-Escolar/1.º Ciclo. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pré-Escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA BÁRBARA Departamento Pré-Escolar/1º Ciclo 151 956 Departamento da Educação Pré-Escolar/1.º Ciclo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pré-Escolar Área

Leia mais

1. Identificação 2. Contextualização/Caracterização do grupo/justificação da planificação 1

1. Identificação 2. Contextualização/Caracterização do grupo/justificação da planificação 1 1. Identificação Agrupamento de Escolas Zona Urbana de Viseu Nº de crianças e idades abrangidas: 20 (3 aos 6 anos) Ano letivo: 2012/2013 2. Contextualização/Caracterização do grupo/justificação da planificação

Leia mais

Planificação das sessões de implementação do projeto educativo

Planificação das sessões de implementação do projeto educativo Planificação das sessões de implementação do projeto educativo Sessão nº 1 (2 de outubro de 2013) - Conhecer o projeto que será implementado ao longo do primeiro período; - Compreender os conceitos de

Leia mais

ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA

ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA PROJETO: ARTES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL O CORPO E A MENTE EM AÇÃO LUCAS DO RIO VERDE 2009 APRESENTAÇÃO Em primeiro lugar é preciso compreender

Leia mais

Cumprimento das actividades definidas no Plano Curricular Anual

Cumprimento das actividades definidas no Plano Curricular Anual Cumprimento das actividades definidas no Plano Curricular Anual Áreas de Conteúdo Actividades planificadas e realizadas Actividades planificadas e não realizadas Actividades não planificadas e realizadas

Leia mais

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário 1 e 2) Educadora: Rita Gomes

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário 1 e 2) Educadora: Rita Gomes Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário 1 e 2) Educadora: Rita Gomes SETEMBRO Adaptação A escola e o grupo Outono Observar o meio envolvente Adaptar-se ao espaço e ao grupo Explorar o meio envolvente Criar

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME. Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME. Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados Unidade 4 O mundo secreto das tocas e dos ninhos Unidade 5 Luz, sombra e ação! Unidade

Leia mais

CRECHE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2012/2013. Telef: 238490000 Fax: 238490003 Av. Cidade da Covilhã Apto. 52 6290-322 Gouveia - www.abpg.

CRECHE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2012/2013. Telef: 238490000 Fax: 238490003 Av. Cidade da Covilhã Apto. 52 6290-322 Gouveia - www.abpg. CRECHE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2012/2013 Unidade 1 Vamos à escola PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2012/2013 Unidade 2 Uma árvore de Natal muito familiar Mês: Outubro/Novembro/Dezembro Objetivos

Leia mais

OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades: OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL V - 2012 A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

Leia mais

2 Critérios globais de avaliação a critérios de avaliação das crianças com N.E.E. Anexo I Critérios de avaliação das crianças de 3, 4 e 5 anos

2 Critérios globais de avaliação a critérios de avaliação das crianças com N.E.E. Anexo I Critérios de avaliação das crianças de 3, 4 e 5 anos INDÍCE 1 Introdução 2 Critérios globais de avaliação a critérios de avaliação das crianças com N.E.E 3 Modalidades da avaliação a Avaliação formativa b Avaliação diagnóstica 4 Instrumentos de avaliação

Leia mais

TEMAS e QUANTIDADE DE AULAS. 1. Conceitos de Música - 6 aulas. 2. Criação de Canção - 6 aulas. 3. Pedal e Ostinato - 6 aulas

TEMAS e QUANTIDADE DE AULAS. 1. Conceitos de Música - 6 aulas. 2. Criação de Canção - 6 aulas. 3. Pedal e Ostinato - 6 aulas RELAÇÃO DE AULAS PUBLICADAS NO PORTAL DO PROFESSOR - MEC http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html Colégio de Aplicação da UFRJ Equipe de Música Período: outubro, novembro e dezembro de 2009; maio,

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL. PRÉ I Professoras Caroline e Ana Lucia Habilidades vivenciadas no 2º bimestre 2011

EDUCAÇÃO INFANTIL. PRÉ I Professoras Caroline e Ana Lucia Habilidades vivenciadas no 2º bimestre 2011 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezados Pais e/ou Responsáveis, Estamos vivenciando o segundo bimestre letivo e o processo de aprendizagem representa pra nós, motivo de alegria e conquistas diárias. Confiram as habilidades

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém Plano Anual de Atividades de Animação 2015/2016

Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém Plano Anual de Atividades de Animação 2015/2016 Calendarização / Mês Tema Objetivos Responsáveis pela Atividade Outubro Outono - Desenvolver o gosto pelo saber; Halloween - Valorizar diferentes formas de conhecimento, Dia Mundial da Alimentação comunicação

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: Nível 3 PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Maria Helena Walber Criar desenhos, pinturas, modelagens, colagens a partir do próprio repertório;

Leia mais

A LINGUAGEM ESCRITA COMO UMA DAS MÚLTIPLAS

A LINGUAGEM ESCRITA COMO UMA DAS MÚLTIPLAS A LINGUAGEM ESCRITA COMO UMA DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DA CRIANÇA Professor(a), no tema anterior, A criança de seis anos no ensino fundamental, falamos sobre quem são e como são essas crianças que ingressam

Leia mais